Verdade.Sao pessoas tão inteligentes quanto qualquer pessoa e necessita tanto de oportunidade quanto de acreditar no seu valor pessoal.Tenho bons amigos vindos de Angola. Respeito os muito.
Precisam cobrar o governo por melhores escolas, por cursos profissionalizantes de boa qualidade. No Brasil também acontece de chegarem americanos e europeus e conseguirem bons empregos, mas isso não é porque são mais bonitinhos que a gente, é porque vêm de faculdades que os capacitam melhor, e as empresas querem pessoas capacitadas para poderem ter mais lucros.
Vdd os brancos foram literalmente excluidos de Angola depois da guerra colonial portuguesa muitas crianças portuguesas e famílias foram assasinadas a sangue frio. Muitos foram embora para Portugal e alguns para o Brasil. Poucos brancos ainda Estão em Angola.
Muito boa reportagem... Perspectivas de Mulatos, Pretos, Brancos e cabritos sobre a existência de diferentes níveis de racismo e a suas razões. Dos poucos Documentários que nos tempos de hoje também Aborda, ainda que de maneira soft e até inteligente, o preconceito do negro contra branco e mulato. Sou neto de retornados, os meus avós dizem que raras foram as vezes que viram racismo na Angola mas quando o viram, este era de ambas as partes, preto para branco e branco para preto. Racismo e preconceito puro e duro, dizem eles, viram quando chegaram a Portugal, devido essencialmente ao isolacionismo nacional típico da ditadura. O preconceito só se elimina com o extermínio da ignorância pessoal e através da educação. Acredito que eventualmente as relações entre civis de Portugal e Angola irão melhorar à medida que maior investimento for feito na formação de mulheres e homens mais conscientes!
Você está a mentir! Leia os teóricos do racismo e a história do racismo. Um negro ser racista contra branco é o tal do racismo reverso, isso não existe, é falácia dos brancos para desviar do olhar e defender seu racismo. O racismo é branco e sempre foi e será, não fale sem ter bases de leitura acerca do assunto. Os portugueses eram nas colônias racistas, não havia integração com os donos da terra, era segregação nua e crua, ainda hoje, são muito racistas, o branco em si é racista, porque o sistema assim o constrói, alguns aos poucos se humanizam.
7 ปีที่แล้ว +12
Angola é igual a todos os outros países do mundo. Onde os ricos estão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Prezado querido irmão Angolano, tive o privilégio de trabalhar em Luanda (capital de Angola) e vivenciar como o povo Angolano é um povo animado, trabalhador e possui uma riqueza cultural bem superior a Bahia qual vem ser filha de Angola. Quero muito voltar a Angola para estudar a cultura do povo Angolano. Gostaria que nos próximos vídeos você abordasse a como foi a independência de Angola e suas dificuldades de seu povo. E que agora com o novo Presidente o João Lourenço e os MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA. Vi que atual presidente já esta fazendo mudanças formidáveis para combater as desigualdades e beneficiar o povo Angolano. Aguardo seus comentários e obrigado.
Não vou dizer que os portugueses acertaram em tudo, nem que erraram em tudo, mas passou, não há como mudar. Mas, Angola está há quase 50 anos independente, sob o mesmo regime desde então, não houve alternância de poder nesse tempo, é um país rico em terras, em minerais, em petróleo, em gente para trabalhar, então porque no vídeo não aparece ninguém cobrando o atual governo por melhores escolas, por saneamento nos bairros da periferia? Têm mágoas, têm rancores, ok, é compreensível, mas não dá para cobrar o Salazar por isso, esse já deve ter acertado as suas contas com o Criador, têm que cobrar o atual governo, o povo angolano está perdendo os bons empregos para os estrangeiros por falta de capacitação, pois nenhum patrão contrata um funcionário ruim só porque gosta mais da cor dele, o contrata porque vai lhe dar lucro, e se der lucro pode até ser roxo pintado de bolinhas verdes. No Brasil ainda temos indígenas assimilados e não assimilados, e não por racismo, mas porque simplesmente chegou-se a conclusão que devem deixá-los com sua vida tradicional no meio do mato, muitos talvez nunca tenham visto um branco ou um negro.
Saí de angola em junho de 1975. Um ou dois anos antes, integrado num grupo, visitei um lugar no mato e ouvi conversas que os homens brancos tinham a família na ´metrópole´ e uma mulher negra na sua 'cobata'... A mulher negra sentia-se valorizada por se relacionar com homem branco, lembro-me disso!
@@josedasilva3030 dificil é explicar isso para algumas pessoas, cada um se relaciona com quem quiser 🤷♂️, mulher negra ou branca vai te xingar da mesma forma quando tu chegares em casa fora do horário kkkkk
O racismo aqui no Brasil, já é revoltante. Estou chocada em saber, que hoje, século XXI ainda existe racismo nos países da Africa querida, a quem devemos , em grande parte, a construção de nosso país! Bjs irmãos africanos!
Esse vídeo exagerou muito.Os Portugueses parece que odeiam os Angolanos,veja vídeos feitos pelos Brasileiros que moram aqui.Angola não há racismo,mas nas empresas os brancos t^rm facilidade em se chefes,alhas os governantes nos seus negócios como hipermercados,shoppings até Hoteis,preferem um gerente expatriado do que um Angolano.Os motivos acho que é porque eles própios reprovam a nossa educação.O Ministro da Educação e outros menbros do Governo,seus filhos estudam fora do país.O problema é esse.
@@Danielista1989 Você descreveu uma atitude racista. Talvez devesse estudar mais sobre o que é racismo, posto que você manifesta certa dificuldade em compreender tal fenômeno social. Há grandes autores sobre o tema. Abraços.
@@paulwinterle6211 muito esquisito. Pensei que os negros afriananos . Fossem como os brancos na Europa. Affs desisti de um dia ir a África. Sou brasileira com o pé na África. Sempre tive vontade de ir um dia conhecer o continente dos meus ancentrais. Q vieram para o BRASIL na época da escravidão. Não sábia q era assim
Porque alguém de cor clara não pode ser angolana, africana?? Mas alguém de cor mais escura tem de ser americano, europeu, etc..?? Isso não é preconceito também?
Meus irmãos, existem muitos países que foram colonizados! mais hoje alguns deles estão melhor que o proprio colonizador.Esquecem o passado trabalhem para um futuro melhor.
Vocês querem mesmo comparar países que tiveram sistema de colonização diferentes? Ótimo colocarem os EUA como exemplo, agora vamos olhar para o que RESTOU dos nativos de lá e como é a vida dos descendentes de negros que foram escravizados. Qualquer tipo de colonização só é benéfica para o colonizador, quem é colonizado só se ferra. E só lembrando que esse tipo de comparação tem por traz o modelo econômico e social que nos foi imposto pela colonização.
PRECONCEITO HÁ,mas racismo não esse tempo ,no tempo colonial talvez.O branco não aceita chamar preto no Angolano,e o Angolano não chama porque respeita o branco.Preconceito há mesmo entre nós porque tem as elites e os miseráveis,os desempregados e os filhos de generais que nem precisam trabalhar e ostentam pela cidade suja,aqui até dizemos que tem luxo no lixo.
Não é um racismo como havia nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália, etc, onde a lei tratava os não-brancos como bandidos, em Angola nunca chegou a ter uma lei assim, o que há é mais cultural, algumas etnias já não se davam bem e com a chegada do branco criou-se mais um elemento de discórdia. Dificilmente essas discriminações vão diminuir, em curto espaço de tempo, mas são proibidas por lei.
Não consigo perceber, como é que no século XXI ainda se continua a discutir o tom da pele humana. Tive a sorte de ter nascido numa família, em que os valores humanos se traduzem naquilo que as pessoas são, sem nunca se ter classificado ninguém pela cor. Aprendi desde o berço, que não há cores, mas sim "PESSOAS". O que sempre considerei, respeitei, e louvei, foi o caracter, a veracidade, a humanidade, a compreensão, de todos com quem convivi, convivo, e me relaciono, independentemente do seu tom de pele. Não podemos generalizar, nem temos o direito de fazer continuar a sustentar esse mau estar por causa do passado. Do passado, vivem apenas os museus. Infelizmente, a pureza é a única coisa que não se desenvolve com o crescimento, o que tanto lamento. O racismo existe em algumas partes do mundo, mesmo que sendo da mesma cor, pois já o senti pessoalmente em algumas partes da Europa, não sendo negro. São apenas pessoas tristes de espirito, egoístas, mal formadas, e que nunca evoluíram no tempo. Nenhuma raça humana é superior, como nenhuma fé religiosa é inferior. Não precisamos ser brancos nem negros para lutar contra o racismo, só precisamos é ser humanos. O respeito não tem cor, tem consciência. "Esqueçam o passado. Já passou. Concentrem-se apenas no presente, pois é nele que construímos o nosso futuro", e façamos o presente valer a pena. Saudações angolanas.
se uma empresa estrangeira se instala num país leva sua equipe administrativa da sua sede , acontece no Brasil, só não fica evidente pois o Brasil é multiracial de base branca.
sabedisso2013 também acredito que não 2 Pedro 3:13 Deus prometeu que: Mas há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça Ou pode ler também Apocalipse (revelação) 21:3-5
Boa! Claro que o racismo está institucionalizado em Angola e no mundo! Só não vê, quem não quer! É preciso muita educação, abertura de mentes e de visão!
E como no Brasil, os misturados ou como chamamos de brancos, obtém um grande número de privilégios, por serem próximo do ideal brancos. E lá e igualmente, eles tem um, certo poder.
Está aqui uma porrada de mentiras. Evidentemente existia rascismo, também do preto para o branco, mas os meus pais que nasceram em Angola têm fotografias da turma, onde mais de metade eram pretos, inclusive a própria professora era negra de São Tomé. Quanto aos autocarros, machimbumbos, tinha pretos e brancos desde que pagassem os bilhetes. Os portugueses continuam a amar todas as ex-colónias, incluindo o Brasil, e essa é a diferença com as demais potências colonizadoras europeias que se estão a cagar para a África, América latina e Ásia. Os mulatos são a prova da nossa mistura com os africanos, os demais europeus não se misturavam. Só existe uma raça, a humana, tudo o resto é incompetência dos governos.
interessante o documentário, dizer que as crianças não estão na escola é culpa do colonialismo é demais. é a falta de dinheiro e vontade politica do governo Angolano, não tem justificativa para a pobreza de Angola, racismo como! se toda a população é negra.
parem de por a culpa no colonialismo, o que e que voce como angolano fez para construir uma escola?????? deixem de passar a culpa nos brancos que voces puseram fora. em Portugal e pelo mundo inteiro os colonos reconstruiram as suas vidas.
Desde já parabenizar aos produtores desta reportagem que traz uma abordagem sobre o racismo mas na perspectiva angolana,tendo em conta que pouco ou nada se fala,havendo até quem diga o absurdo de que em Angola não existe tal coisa. Infelizmente não concordo com a afirmação que abre o vídeo, porque o nosso dia a dia nos prova exatamente o contrário, portanto ser negro aqui é quase como ser negro noutro continente qualquer,sofremos a mesma discriminação racial, com o agravante de que cá estamos em casa. Mas reportagens como essa constituem mais achas na fogueira do debate livre com vista a diminuição, senão erradicação deste mal trazido á bordo dos navios da colonização.
+Francisco Andre Caro Francisco (por coincidência meu último nome) entendo bem o que é "pigmentocracia" - que é como uma Lei do mais claro - mas vejo ela como um subproduto do Racismo, onde pessoas que não são de raça branca (raça do colonizador, no nosso caso) contentam-se com escassos resquícios desta em sua pigmentação, criando níveis que constituem a dita pigmentocracia citada por si.
+Francisco Andre o negro é discriminado em África devido a fatores históricos que nos relatam que durante os séculos de escravatura os colonizadores auxiliados pelo uso da bíblia pregavam a seus escravos a sua "superioridade racial" (provada cientificamente como sendo um absurdo), deturpavam as escrituras para atingir seus fins, além do facto de que sempre usaram a velha tática de Dividir para conquistar, puxando para seu lado estes aspirantes (Wannabe´s) a branco que acreditavam em tudo e traíam os seus, neste grupo também se inseriam os que se achavam de pele mais clara, muitas das vezes bastardos renegados pelos próprios brancos.
+Francisco Andre o triste (para os Wannabe´s) e em simultâneo engraçado (para mim) é o facto de o branco chamar negro a todos que se enquadrem nesta categoria, independentemente de se ser mais claro ou mais escuro. temos é de educar, consciencializar os nossos de que Ninguém esta acima de nós e nem nós estamos acima de Ninguém. N.B.: Comento apenas para elucidar alguns irmãos e apagar das mentes a formatação secular visando a igualdade e com o tempo obliterar expressões como "O branco inventa". Já agora quem tiver um tempinho pt.scribd.com/doc/8959647/INVENTORES-NEGROS#scribd
A discriminação tem o carater sócio econômico PRINCIPALMENTE , tanto faz em Angola, Brasil EUA etc os demais preconceitos só somam a tendencia de exclusão social!
Grande erro!. No Brasil há uma acentuada discriminação racial, que, apesar de leis que objetivam coibir e punir tais práticas, os índices ainda são elevados. Cuidado ao generalizar e difundir informações infundadas.
@@GabrielCarvalho-ud3vg um preto rico no Brasil, aos olhos da polícia, se não for identificado como rico, continua preto, ou seja, um alvo dessa instituição falida que é a polícia brasileira. então, não. a questão do racismo vem ainda antes da social. e, claro, a social perdura, porque os negros foram empurrados para o trabalho semiescravo pós escravatura oficial. não houve integração, reparação. e quando se tentou fazer, mesmo que minimamente através das cotas, vimos o que nossa classe média e elite fez.
Todos os países colonizados por europeus carregam consigo a chaga do racismo com seus povos nativos e descendentes de pessoas que foram escravizadas. Seja nos EUA, México, Brasil, África do Sul, Angola, Índia, Austrália...
Um comentário confortante em meio tantos outros incoerentes e de passar raiva. As consequências da colonização europeia, que esteve acompanhada de mãos dadas com a escravidão de africanos, deixou como consequência o racismo. As pessoas precisam ter consciência das dimensões do racismo e quanto ele é destrutivo.
Verdade-melhor era esses povos fazer sacrificios humanos-cada vilarejo um dialeto-ninguém se entendia--sempre em guerra uns contra os outros-escravidão total, pois o vosso melhor mercado era vender os vossos escravos------realemente eram melhor -kkkkkkkkk
eu sou um brasileiro branco que já pensei muito em ir até angola abrir uma empresa, fiquei com receio dessa questão, mas iria empregar pessoas pela sua capacidade de resolver problemas e não por cor de pele. Até pq sei que as universidades angolanas são melhores do que as que temos no Brasil por exemplo.
Salário mínimo aqui no Bostil é de 200$ dólares, um dos mais baixos do mundo e nível Haiti, tua renda tá mais próximo de um Haitiano que a de um europeu 🤣🤣💩🙈
Uma coisa é racismo e outra é preconceito! Angola é um país negro, eu sou angolana e tenho 17 anos e posso afirmar que se o estrangeiro é visto de forma oportunista é meio normal. Vejamos fomos escravizados por séculos e claro que o povo ficou ainda com aquela mágoa, medo, ressentimento. Mas vimos também muitos negros a colocarem-se inferiores a eles. E o mau é que o colorismo aqui é presente e isso é por causa dessa cena de pensar que tem a tonalidade mais clara é superior. Achar que ser claro muda alguma coisa. Somos um só povo uma só nação.
Não digo que está errada, mas vc foi doutrinada, são quase 50 anos de um governo que só ensina isso, que a culpa é sempre dos outros. E quem é melhor para se culpar do que o passado? Aquilo que não podemos mudar vamos ter que aceitar sempre. A pobreza, a falta de boas escolas, a falta de saúde, a falta de segurança nunca vão ser culpa do atual governo, é sempre culpa do passado. Adianta alguma coisa culpar o Savimbi? O Salazar? Adianta culpar os fazendeiros brasileiros por comprarem escravos africanos? Adianta culpar Roma por ter civilizado a Europa? São fatos, mas de nada adianta culpar o passado, ele não mudará o futuro. O que muda o futuro é cobrar o atual governo pelo fim da corrupção e por eleições livres! O que muda o futuro é dia de hoje e não o dia de ontem.
gostei do pensamento da senhora gestora de projetos sociais 'sizaltina cutaia, o que existe em angola não é racismo mas sim colorismo. todos angolanos na sua maioria são negros...
Não é uma questão racial mas sim uma questão educacional! O que existe sim é uma pobreza brutalmente grande na qualidade do ensino básico e universitário mas é uma pobreza brutal sim! Isso origina que mesmo universitários formados em Angola, pela fraqueza do ensino que receberam obriga as empresas a contratarem quadros fora. Basta olhar para o raiking das universidades africanas que nem uma só universidade Angolana que seja aparece nas 100 primeiras pela sua qualidade! Olhem é sim para a gagada governativa no ensino com o que estão a fazer! Conheço bastantes universitários formados no estrangeiros que esses sim ocupam lugares de destaque nas empresas. Não é por acaso que universitários Angolanos formados em portugal são os preferidos porque se sabe a qualidade do ensino que tiveram. Não inventem e olhem sim para a geração de pobres formados em Angola que são os que mais sofrem mas que foram enganados com um ensino sem qualidade alguma! Não inventem!
Sou brasileiro mas Portugal e um país agrário os grande centros tecnológicos da Europa não estão em Portugal. Agora eles tem uma segurança melhor .ja aqui no Brasil na minha região acho que no pais inteiro estamos passando por uma crise política muito grande que se resume também nas grandes empresas. .como Petrobras braskem odebrecht entre outras so a Petrobras que uma das tres empresas do mundo envolvido na indústria de transformação. Agora sobre o documentário angola terá muitos problemas no futuro senão começar a se preocupar com isso .e muito sério num país relativamente de negros comecarem a separar as pessoas por serem menos negras. Isto e absurdo o Brasil possui 5 região todas contribuem para o desenvolvimento de todos umas mas que as outras mas todas contribuem seja em materiais primas seja na mão de obras na logística nos experimentos ou na finalização. . Boa sorte angola não coloquem so culpas em portugual façam também sua parte.good luck .
kkkkkkk Dizer que Portugal agrário só para boi dormir---voce deve ser iletrado e cego-Brasil tem coisas boas como todo mundo---mas tem merda demais-devo conhecer esse Brasil muito melhor que voce e sei que existem vários brasis aí dentro----acorde
PRIMEIRÍSSIMA COISA: NÃO EXISTEM RAÇAS, ATUALMENTE EXISTE APENAS UMA ÚNICA RAÇA HUMANA - HOMO SAPIENS SAPIENS. De resto, existem diferenças características física EXTERNAS, apenas externas, dependentes da área geográfica onde se habita.
Eu entendi o sentido da reportagem, entender e conhecer a cultura, economia de um país de língua Portuguesa como o Brasil, aqui no Brasil pouco se fala de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, ainda quero conhecer a esses países, agora não mas depois da pandemia eu vou me organizar para isso, meu trisavô era de Angola e isso me dá muita vontade conhecer ainda mais Angola.
Aqui no brasil temos a mania de usar o cumprimento e aí negão?!beleza?! Como seria visto isso em angola? Desculpe me a ignorância,mas fiquei com duvida afinal faz parte do nosso cotidiano
Isso é um jeito de sempre jogarem a culpa nos outros, uma hora é culpa dos angolanos brancos, outra hora é culpa dos estrangeiros, outra hora é culpa da UNITA, ou dos chineses, ou do racismo. Mas, repara, nunca é culpa do atual governo que está há quase 50 anos enriquecendo enquanto o povo sofre cada vez mais com fome, doenças, criminalidade, etc, num país tão rico em petróleo, terras, águas, gente, minerais. Israel não tem nada, só areia, e parece uma tripinha no mapa, e o povo vive com tudo do bom e do melhor. A diferença, um governo que existe para isso, dar boa vida ao povo, e uma maneira de se conseguir isso é com boas escolas e boas universidades.
Qué interesante debate? Racimos em Angola es evidente,Dónde la codicia,la envidia,lojoria que tenhe o nosso povo por prodeguir rápido sem sacrificios,como outros paizis de Europa dai el racismo mental porqué u branco val i u negro no.Somos igual de competentes como los demos.
Wagner Paiva Racismo no Brasil nem se comprar com de outros países. Aqui tem,em todos os lugares,mas o Brasil é o país menos racista do mundo. Aqui é a coisa mais comum de ver negros casados/namorando com brancos. Um dos países mais racistas do mundo são países europeus e, principalmente,os EUA
africano dos santos dos santos Sim, corretíssimo, pq aqui o racisno é velado e estrutural diferente de países com EUA q o racismo é explícito. Houve uma evolução nos últimos anos mas ainda temos uma longa estrada....
@africano dos santos dos santos A atual condição no negro no Brasil foi definida na escravatura, se eram escravos e o governo brasileiro não é dos melhores em oferecer educação e cultura, naturalmente o negros ainda são ( e provavelmente será sempre ) a parte mais miserável da sociedade brasileira.
Diferente da Angola o Brasil é composto por quase 50 por cento de brancos e o restante mestiços (de todas as uniões raciais), negros e asiaticos, é obvio que existira algum tipo de racismo, porem o racismo no Brasil é combatido diariamente.
Mas que mentiroso estou a ouvir um tuga barbudo a dizer e a afirmar que os autocarros ou maximbombos eram separados, mas que mentira é essa? Nunca os maximbas foram separados nem nunca houve autocarro em função do dinheiro! MENTIRA!
Ninguém absolutamente nasce racista!esta é a boa notícia. Conclusão: então é a sociedade quem cria o racismo. Esta na hora para se parar com preconceitos.
rapaz..os cubanos foram para Angola apos a independencia..dizer que elevador no prédio é coisa de colonialista e imperialista era melhor fazer do elevador conduta de lixo....Cuba e o seu marxismo -leninismo só ajudou a empobrecer Angola.
Português não deixou escola boa em nenhum lugar. Mas vcs são independente a 50 anos, sou brasileiro não podemos culpar tudo que temos de ruim pela herança colonial. Foi uma merda, mas agora o futuro é nosso.
Você é branco então você, quera ou não faz parte dos colonizadores. Esse vídeo já é bem antigo, mas sempre deve ser de actualidade. Se um português / europeu / norte americano / sul americano envia uma pessoas em Angola, e obviamente normal que tenha uma boa posição. Depois tem a valorização da experiência e conhecimento. Não é porque uma pessoa tem estudos que vale igual a quem tem experiência e vários conhecimentos. Tal o senhor disse no vídeo, é fácil para as pessoas de queixar em racismo, mas a realidade é outra.
QUANDO EU ERA MIÚDO, SE DISSESSE A UM MAIS VELHO QUE ELE ERA NEGRO, O MAIS VELHO ,RESPONDIA, SE ME DESSE UM MURRO NO OLHO, QUAL A COR DO OLHO, EU DIZIA , QUE FICAVA NEGRO, ENTÃO , O MAIS VELHO , DIZIA, ESSA COR É NEGRA, EU NASCI PRETO, TU NASCESTE, BRANCO, OUTRO NASCEU MULATO, OUTRO FULA, ETC., AQUI EM ANGOLA, NÃO TEM NEGRO , SÓ PRETO . NUNCA FALA MAIS NEGRO PARA MIM. EM , ANGOLA HÁ PRETOS MULATOS, BRANCOS ETC.. EM MIÚDOS NUNCA OUVI A PALAVRA NEGRO. MORAVA EM S. PAULO, BRINCAVA NO SAMBIZANGA. BRINQUEI COM O ZÉ EDUARDO DOS SANTOS E IRMÃOS. ESTUDAMOS NO MESMO LICEU, SALVADOR CORREIA. NESSE TEMPO NÃO HAVIA CORES DE PESSOAS, ÉRAMOS TODOS PORTUGUESES E VIVÍAMOS TODOS BEM. OUVI UM PALERMA QUE DISSE QUE HAVIAM MACHIBOMBOS COM DOIS PREÇOS. PURA MENTIRA. HÁ PESSOAS QUE DIZEM COISAS ABSURDAS, NÃO SEI PORQUÊ. EU APANHAVA O MACHIMBOMBO NÚMERO 4 E 2 NUNCA VI PREÇOS DIFERENTES. ESSE , PARASITA DA SOCIEDADE, NUNCA ANDOU DE MACHIMBOMBO, PARA DIZER MENTIRAS. SE EM ANGOLA NÃO QUEREM SER PRETOS, DEVEM CHAMAR AOS BRANCOS DE EUROPEUS. O QUE NÃO ACEITO DIZEREM EUROPEUS. CADA UM DEVE ASSUMIR A COR COM QUE NASCEU, SABER VIVER A VIDA SEM COMPLEXOS. HÁ UM MONUMENTO NO MUNDO QUE É OBRA , EXCLUSIVA, DOS PORTUGUESES. ESSA OBRA MAGNÍFICA É A MULATA. A MULATA NÃO DIZ QUE NÃO É MULATA. ADORA, EM QUALQUER PARTE DO MUNDO SER MULATA. AQUELES QUE NÃO GOSTAM DOS BRANCOS , TAMBÉM NÃO DOS MULATOS. O ÚNICO MULATO QUE DISSE QUE O MAIOR DESGOSTO QUE TINHA ERA TER UM PAI BRANCO. MAS, ESSE MULATO ,QUE CONHECI BEM, DIZIA, TAMBÉM, QUE OS PRETO ERAM BURROS. UM GRADE BURRO ERA ELE, QUE NÃO SABIA ESTAR EM LADO NENHUM COM CIVILIZAÇÃO. ERA UM PARASITA DO POVO.
Angola tem quase 50 anos de independência, sob um mesmo regime, nunca deixaram haver democracia em Angola. Os governantes estão há 50 anos enriquecendo, e o povo empobrecendo. Se as empresas contratam estrangeiros e lhes pagam mais tenho certeza que não é porque gostam mais da cor deles, as empresas querem lucros, vão contratar os mais capacitados para terem maior lucro, e têm que pagar mais porque a pessoa só sai do seu país se for pra ganhar mais que ganharia em seu próprio país, se tivessem angolanos capacitados certamente as empresas os contratariam, pois além de eficazes ainda aceitariam trabalhar por menos, pois estão em sua terra, vivendo junto da sua família. O que falta em Angola são boas escolas, boas faculdades, bons cursos profissionalizantes. Têm que cobrar o atual governo por melhorias, dinheiro não falta, Angola é rica em terras, em minerais, em petróleo, etc, Não adianta reclamar do Salazar, que atrasou a vida de todo o "império" português, o passado não muda, têm que mudar o futuro.
Nação escolhida de Yahuah, é hora de derrubar seus ídolos e voltar para Yahuah, nosso Eloah. Yahuah está nos chamando, por favor não O ignore. Toda Glória, Honra e Louvor ao Altíssimo, Yahuah. Eu amo todos vocês.
Para mim o racismo não tem nenhum impacto social, eu sou o que sou assim como cada um é o que é, e isto não muda nada o que somos. Ser preto ou branco não faz diferença alguma, e ninguém devia se sentir ofendido por ser chamado pelo tom da sua pele penso eu. por incrível que pareça, o preto pode chamar o expatriado de branco, e isto não lhe vai causar problema algum, mas o expatriado branco não pode chamar nos de preto antes que se torne assunto... ... A única coisa que me chateia no racismo é ver o proprio negro a se fazer de branco e favorecer ao branco, e ver o branco maltratar um negro achando que somos bichos do mato e que vamos lhes contrair doenças difíceis que os vai levar a cova. Em suma têm razão entre nós não há mesmo respeito como como seres humanos como podemos cobrar respeito aos outros... Ainda somos bichos do mato será? OBS: Cabrito não nasce vaca. Tenho orgulho de ser negro, mas não tenho orgulho de passar fome. tenho orgulho de ser negro, mas não tenho orgulho de carregar um coração amargurado cheios de projetos maléficos para projetar sofrimento de um povo humilde e com vontade de contribuir para uma nação. A independência foi um ganho para os governantes da Africa e uma desgraça para o povo africano porque estamos a ser escravizados pelos nossos irmãos negros com sangue preto, coração preto e pensamentos pretos.
Cinquenta anos de independência, é meio século de História que os angolanos perderam devido às más políticas dos seus governantes. Não podemos levar a vida a culpar os colonizadores portugueses. Angola é um país com muita riqueza que dá para todos viverem numa sociedade mais justa , basta usar a cabeça.
mas quem é que discrimina em Angola,o branco que é só 1 por cento da população,o mestiço,ou o negro,o que é considerado negro em Angola eo que é considerado mestiço ou mulato?
Nenhuma colonização foi boa, a portuguesa podia não ser boa, mas quando comparada com outras potências europeias, em muito aspetos, acabou por ser melhor. De qualquer forma, quase 50 anos depois, poderiam estar bem melhor.
a cor da pele tem importancia porque influência a beleza e é sabido que homens e mulheres mais belos têm sempre mais vantagens quando são tão cultos ou tão inteligentes como os outros .....no meio de tantos Filhos de Eduardo dos santos porque foi logo a Isabel que se destacou e porque é que ela não casou com um negrão ? olhe-se para Cabo Verde o Pais Africano PALOP com maior desenvolvimento Humano , sistema politico mais solido e menor desiquilibrio social e sem recursos naturais ou agricolas ......imagine Cabo verde com recursos " Res sunt ut sint " ( as coisas são como são ) / se querem uma Angola só de Negrões e para negões -- força !
Síndrome dos coitadinhos.A colonização vai ser sempre o bode expiatório da incompetência dos povos.Olhem em frente Pou............rra e façam alguma coisa pela vida em vez de choramingarem.
CELESTINA ALMEIDA SEJA MAIS INTELECTUAL E MENOS EMOCIONADA, N VAMOS PARAR DE FALAR DA VERDADE QUE NÓS VIVEMOS E QUE NÓS SENTIMOS POR CAUSA DA TUA OPINIÃO POBRE .
Queria saber porque negro não consegue criar uma grande potência? Nem em seu próprio país de origem, conseguem se desenvolver economicamente, sem ofensa, por curiosidade gostaria de uma explicação...
Angola esteve até pouco mais de 40 anos atrás sendo colônia de Portugal, e após isso uma longa guerra Civil ..então..muito complicado ..o Brasil já é independente tem quase 200 anos e ainda não resolveu ..
A RDC é ingovernável, o povo vive da sua criatividade principalmente a juventude, vejam bem mesmo aqui em Luanda, muitos deles o que fazem para sobreviverem, 90% das reucachutagem, pequeno comércio, e outras actividades não menos importantes, pesembora muitos males que trouceram para o nosso pais, mas também contribuem e dispertam-nos, porque incutiu-se no país que todos devem ser doctores, e nem todos tem está vocação...
O problema de Angola está na governação.a realmente muito preconceito em Angola há, em 2014 ao serviço do petro Atlético do Huambo aonde eu jogava futebol , fomos a Benguela competir campeonato Nacional sub 17 . Houve tantos bons jogadores para levar o prémio de melhor jogador do campeonato simplesmente o eleito foi o mestiço da Acadêmica do Lobito sem qualidade nenhum para merecer o prémio.
deve ser o mesmo que ser loiro na Suécia, normal
marcio leporini mentira vivo na suecia
portugues e foda
na Alemanha
Kkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
os jovens angolanos São inteligentes capacitadas apenas precisam de oportunidades mostrar seu valor dar seu contributo
Verdade.Sao pessoas tão inteligentes quanto qualquer pessoa e necessita tanto de oportunidade quanto de acreditar no seu valor pessoal.Tenho bons amigos vindos de Angola. Respeito os muito.
Precisam cobrar o governo por melhores escolas, por cursos profissionalizantes de boa qualidade. No Brasil também acontece de chegarem americanos e europeus e conseguirem bons empregos, mas isso não é porque são mais bonitinhos que a gente, é porque vêm de faculdades que os capacitam melhor, e as empresas querem pessoas capacitadas para poderem ter mais lucros.
@@إشتركفيقناة-ج6ظ lá vem o racista
@@abeldap.g.5640 Claro que as empresas querem os melhores-----burros não dão produção. kkkkkkk
@user-mg8xu9ne5t 👳♂️💣🐷
muito boa reportagem!
O título devia ser "como é ser branco na Angola"
Vdd os brancos foram literalmente excluidos de Angola depois da guerra colonial portuguesa muitas crianças portuguesas e famílias foram assasinadas a sangue frio. Muitos foram embora para Portugal e alguns para o Brasil. Poucos brancos ainda Estão em Angola.
Muito boa reportagem... Perspectivas de Mulatos, Pretos, Brancos e cabritos sobre a existência de diferentes níveis de racismo e a suas razões.
Dos poucos Documentários que nos tempos de hoje também Aborda, ainda que de maneira soft e até inteligente, o preconceito do negro contra branco e mulato.
Sou neto de retornados, os meus avós dizem que raras foram as vezes que viram racismo na Angola mas quando o viram, este era de ambas as partes, preto para branco e branco para preto. Racismo e preconceito puro e duro, dizem eles, viram quando chegaram a Portugal, devido essencialmente ao isolacionismo nacional típico da ditadura.
O preconceito só se elimina com o extermínio da ignorância pessoal e através da educação. Acredito que eventualmente as relações entre civis de Portugal e Angola irão melhorar à medida que maior investimento for feito na formação de mulheres e homens mais conscientes!
Você está a mentir! Leia os teóricos do racismo e a história do racismo. Um negro ser racista contra branco é o tal do racismo reverso, isso não existe, é falácia dos brancos para desviar do olhar e defender seu racismo. O racismo é branco e sempre foi e será, não fale sem ter bases de leitura acerca do assunto. Os portugueses eram nas colônias racistas, não havia integração com os donos da terra, era segregação nua e crua, ainda hoje, são muito racistas, o branco em si é racista, porque o sistema assim o constrói, alguns aos poucos se humanizam.
Angola é igual a todos os outros países do mundo. Onde os ricos estão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Ora aqui está uma grande verdade.
Prezado querido irmão Angolano, tive o privilégio de trabalhar em Luanda (capital de Angola) e vivenciar como o povo Angolano é um povo animado, trabalhador e possui uma riqueza cultural bem superior a Bahia qual vem ser filha de Angola. Quero muito voltar a Angola para estudar a cultura do povo Angolano. Gostaria que nos próximos vídeos você abordasse a como foi a independência de Angola e suas dificuldades de seu povo. E que agora com o novo Presidente o João Lourenço e os MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA. Vi que atual presidente já esta fazendo mudanças formidáveis para combater as desigualdades e beneficiar o povo Angolano. Aguardo seus comentários e obrigado.
kkkkkk-Combater grandes desigualdades-------só para boi dormir. kkkkkkkkkkk
racismo não é, a opção é por pessoa com melhor formação mais capacitado profissional
És negro na tua terra, orgulha-te disso. Trabalha muito para seres rico e deixares de seres pobre.
Não vou dizer que os portugueses acertaram em tudo, nem que erraram em tudo, mas passou, não há como mudar. Mas, Angola está há quase 50 anos independente, sob o mesmo regime desde então, não houve alternância de poder nesse tempo, é um país rico em terras, em minerais, em petróleo, em gente para trabalhar, então porque no vídeo não aparece ninguém cobrando o atual governo por melhores escolas, por saneamento nos bairros da periferia? Têm mágoas, têm rancores, ok, é compreensível, mas não dá para cobrar o Salazar por isso, esse já deve ter acertado as suas contas com o Criador, têm que cobrar o atual governo, o povo angolano está perdendo os bons empregos para os estrangeiros por falta de capacitação, pois nenhum patrão contrata um funcionário ruim só porque gosta mais da cor dele, o contrata porque vai lhe dar lucro, e se der lucro pode até ser roxo pintado de bolinhas verdes. No Brasil ainda temos indígenas assimilados e não assimilados, e não por racismo, mas porque simplesmente chegou-se a conclusão que devem deixá-los com sua vida tradicional no meio do mato, muitos talvez nunca tenham visto um branco ou um negro.
Quanta mentira tu falou agora todo índio no Brasil convive em cidades
Saí de angola em junho de 1975. Um ou dois anos antes, integrado num grupo, visitei um lugar no mato e ouvi conversas que os homens brancos tinham a família na ´metrópole´ e uma mulher negra na sua 'cobata'... A mulher negra sentia-se valorizada por se relacionar com homem branco, lembro-me disso!
Conversa baixa
Eu sou negro e gosto das brancas nao por racismo e questao so de gosto
@@josedasilva3030 dificil é explicar isso para algumas pessoas, cada um se relaciona com quem quiser 🤷♂️, mulher negra ou branca vai te xingar da mesma forma quando tu chegares em casa fora do horário kkkkk
Era bom se todo branco tivesse uma mulher negra na cobata----kkkkkkkkk
Saíste por causa da guerra colonial portuguesa?
Isso eu chamo complexos de nascimento.
Os pretos têm de ter orgulho do seu continente africano .
Ser preto ou branco é a mesma coisa .
Vdd
Comentário estúpido, eduque-se. Veja os índices de desigualdade.
O racismo aqui no Brasil, já é revoltante. Estou chocada em saber, que hoje, século XXI ainda existe racismo nos países da Africa querida, a quem devemos , em grande parte, a construção de nosso país! Bjs irmãos africanos!
Esse vídeo exagerou muito.Os Portugueses parece que odeiam os Angolanos,veja vídeos feitos pelos Brasileiros que moram aqui.Angola não há racismo,mas nas empresas os brancos t^rm facilidade em se chefes,alhas os governantes nos seus negócios como hipermercados,shoppings até Hoteis,preferem um gerente expatriado do que um Angolano.Os motivos acho que é porque eles própios reprovam a nossa educação.O Ministro da Educação e outros menbros do Governo,seus filhos estudam fora do país.O problema é esse.
@@Danielista1989 Você descreveu uma atitude racista. Talvez devesse estudar mais sobre o que é racismo, posto que você manifesta certa dificuldade em compreender tal fenômeno social. Há grandes autores sobre o tema. Abraços.
@@Danielista1989 aconselho a ler e investigar mais sobre o assunto racismo .
Discurso de lacradora progressista🤮🤮
@@Danielista1989 Então o problema é só vosso
Muito do que ocorre em Angola, que foi relatado nesta matéria, ocorre aqui no Brasil.
Orgulhosa de ser caboverdiana somos felizes entramos e saimos sem ninguém para empedir
@@nelidalopes4422 mas a pessoa sofrer racismo em um local africano e absurdo nao quero mais conhecer aí angola.
Esse vídeo é estranho.
Uma vez que a população é maioritariamente negra
Eu sou angolano
Só pra você ver a gravidade
Há lugares que só claros e brancos trabalham SÓ
@@paulwinterle6211 muito esquisito. Pensei que os negros afriananos . Fossem como os brancos na Europa. Affs desisti de um dia ir a África. Sou brasileira com o pé na África. Sempre tive vontade de ir um dia conhecer o continente dos meus ancentrais. Q vieram para o BRASIL na época da escravidão. Não sábia q era assim
@@valeriareis1231 existem alguns lugares super bons tipo botsuana, Namíbia ou até mesmo África do sul
Sou negro em Angola?Eu não sei sou negro em Angola , acho que lá seria mulato.
@@valeriareis1231 kkkkkkk O NEGRO NO BRASIL É IGUAL AO BRANCO ? ENTÃO VOCE NÃO DEVE VIVER NO BRASIL QUE EU CONHECO MELHOR QUE VOCÊ
Mano ou meu ver é que isso esta errado aqui em Angola a casa é caras ou preços elevados
O povo Angolano têm que ter sabedoria para progredir. Tentem esquecer o mau e pensar no futuro. No futuro é que está o pensamento...
Como pensar no futuro se não sabes nem mesmo quem és.
Future.
Este video moustra uma Angola antes quando ainda tinha os Brancos, e na aqueles Tempo era muito mais limpo e Organizado que agora .....
Bates bem????
É verdade sim senhor.Agora os Portugueses é que são culpados? A História está feita. Só lamechices ........
Depende do país do governo e do povo, kigali é mais limpa q qualquer cidade brasileira
@@joseferreira855 Portuga estas bem???? Falas com ovo cozido na boca
Porque alguém de cor clara não pode ser angolana, africana?? Mas alguém de cor mais escura tem de ser americano, europeu, etc..?? Isso não é preconceito também?
Racista detectado
Meus irmãos, existem muitos países que foram colonizados! mais hoje alguns deles estão melhor que o proprio colonizador.Esquecem o passado trabalhem para um futuro melhor.
Verdade um deles é os EUA que e superior ao Reino Unido
Falem também da Índia, África do Sul, países do Oriente Médio também colonizados e estuprados por seus colonizadores e ainda carregam suas marcas.
Vocês querem mesmo comparar países que tiveram sistema de colonização diferentes? Ótimo colocarem os EUA como exemplo, agora vamos olhar para o que RESTOU dos nativos de lá e como é a vida dos descendentes de negros que foram escravizados. Qualquer tipo de colonização só é benéfica para o colonizador, quem é colonizado só se ferra. E só lembrando que esse tipo de comparação tem por traz o modelo econômico e social que nos foi imposto pela colonização.
@@juliamoraes5874 se comentário foi certeiro. Meus parabéns.
A China mesmo.. até meio pouco tempo era um país pobre e ocupado por tropas estrangeiras...hoje. É uma potência...
Que absurdo, racismo até em Angola? Quando essa humanidade vai se iluminar?
PRECONCEITO HÁ,mas racismo não esse tempo ,no tempo colonial talvez.O branco não aceita chamar preto no Angolano,e o Angolano não chama porque respeita o branco.Preconceito há mesmo entre nós porque tem as elites e os miseráveis,os desempregados e os filhos de generais que nem precisam trabalhar e ostentam pela cidade suja,aqui até dizemos que tem luxo no lixo.
Não é um racismo como havia nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália, etc, onde a lei tratava os não-brancos como bandidos, em Angola nunca chegou a ter uma lei assim, o que há é mais cultural, algumas etnias já não se davam bem e com a chegada do branco criou-se mais um elemento de discórdia. Dificilmente essas discriminações vão diminuir, em curto espaço de tempo, mas são proibidas por lei.
@@abeldap.g.5640 👏👏👏👏👏👏👏👏
@@Danielista1989observa-se isso mesmo, porém vi muito poucos comentar muito sobre o termo aí
Todos os angolanos têm de ver esse vídeo
Qual culpa dos portugas que os africanos fazem 10 filhos por cabeça?
Nada, mas pra um povo justificar seu fracasso sempre tem que culpar os outros
Edik Sharapova Estude
Rodrigo Von Kluge, realmente deve ser por isso, tem muitos filhos...
Regina Maura, mas é verdade, se reproduzem muito
Seu comentário é racista e justifica o vídeo acima.
Era aí onde morávamos !!!
Não consigo perceber, como é que no século XXI ainda se continua a discutir o tom da pele humana. Tive a sorte de ter nascido numa família, em que os valores humanos se traduzem naquilo que as pessoas são, sem nunca se ter classificado ninguém pela cor. Aprendi desde o berço, que não há cores, mas sim "PESSOAS". O que sempre considerei, respeitei, e louvei, foi o caracter, a veracidade, a humanidade, a compreensão, de todos com quem convivi, convivo, e me relaciono, independentemente do seu tom de pele. Não podemos generalizar, nem temos o direito de fazer continuar a sustentar esse mau estar por causa do passado. Do passado, vivem apenas os museus. Infelizmente, a pureza é a única coisa que não se desenvolve com o crescimento, o que tanto lamento. O racismo existe em algumas partes do mundo, mesmo que sendo da mesma cor, pois já o senti pessoalmente em algumas partes da Europa, não sendo negro. São apenas pessoas tristes de espirito, egoístas, mal formadas, e que nunca evoluíram no tempo. Nenhuma raça humana é superior, como nenhuma fé religiosa é inferior. Não precisamos ser brancos nem negros para lutar contra o racismo, só precisamos é ser humanos. O respeito não tem cor, tem consciência. "Esqueçam o passado. Já passou. Concentrem-se apenas no presente, pois é nele que construímos o nosso futuro", e façamos o presente valer a pena. Saudações angolanas.
Falas à toa, estude sobre racismo. Ademais, para desconstruir a sua mente leia Frantz Fanon “Pele negra, máscara branca” e “Os condenados da terra”.
Boas . Mas angola não é um pais de core de pele preta ?
@Angolanchico Boer 7500 O que queres dizer africanos ocidentais ?
se uma empresa estrangeira se instala num país leva sua equipe administrativa da sua sede , acontece no Brasil, só não fica evidente pois o Brasil é multiracial de base branca.
O RACISMO E AS DIFERENCAS VAO EXISTIR PARA SEMPRE ...DUVIDAS ?
NÃO!!!
sabedisso2013 também acredito que não
2 Pedro 3:13 Deus prometeu que:
Mas há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça
Ou pode ler também Apocalipse (revelação) 21:3-5
Tenho muitas!
Lutarei para que seja vdd
Boa!
Claro que o racismo está institucionalizado em Angola e no mundo!
Só não vê, quem não quer!
É preciso muita educação, abertura de mentes e de visão!
Acho os jovens angolanos muito inteligentes
E como no Brasil, os misturados ou como chamamos de brancos, obtém um grande número de privilégios, por serem próximo do ideal brancos. E lá e igualmente, eles tem um, certo poder.
Realismo Histórico os misturados não chamamos de Brancos e sim mestiços
Eu não sou misturado não, sou puro 😉 não vem colocando defeito kkkkkk (quem não entender dirá que sou racista).
qual é o objectivo desta reportagem?
E bem revoltante sabe que tem pessoas sofrendo preconceito dentro de seu próprio país.
Está aqui uma porrada de mentiras. Evidentemente existia rascismo, também do preto para o branco, mas os meus pais que nasceram em Angola têm fotografias da turma, onde mais de metade eram pretos, inclusive a própria professora era negra de São Tomé. Quanto aos autocarros, machimbumbos, tinha pretos e brancos desde que pagassem os bilhetes. Os portugueses continuam a amar todas as ex-colónias, incluindo o Brasil, e essa é a diferença com as demais potências colonizadoras europeias que se estão a cagar para a África, América latina e Ásia. Os mulatos são a prova da nossa mistura com os africanos, os demais europeus não se misturavam. Só existe uma raça, a humana, tudo o resto é incompetência dos governos.
No Brasil há uma acentuada discriminação racial, que, apesar de leis que objetivam coibir e punir tais práticas, os índices ainda são elevados.
Elevadissimos
Inacreditável . O racismo é revoltante.
interessante o documentário, dizer que as crianças não estão na escola é culpa do colonialismo é demais. é a falta de dinheiro e vontade politica do governo Angolano, não tem justificativa para a pobreza de Angola, racismo como! se toda a população é negra.
parem de por a culpa no colonialismo, o que e que voce como angolano fez para construir uma escola?????? deixem de passar a culpa nos brancos que voces puseram fora. em Portugal e pelo mundo inteiro os colonos reconstruiram as suas vidas.
Desde já parabenizar aos produtores desta reportagem que traz uma abordagem sobre o racismo mas na perspectiva angolana,tendo em conta que pouco ou nada se fala,havendo até quem diga o absurdo de que em Angola não existe tal coisa. Infelizmente não concordo com a afirmação que abre o vídeo, porque o nosso dia a dia nos prova exatamente o contrário, portanto ser negro aqui é quase como ser negro noutro continente qualquer,sofremos a mesma discriminação racial, com o agravante de que cá estamos em casa. Mas reportagens como essa constituem mais achas na fogueira do debate livre com vista a diminuição, senão erradicação deste mal trazido á bordo dos navios da colonização.
+Gandhi Lara O negro é discriminado em todo lado até mesmo na África.
+Francisco Andre Caro Francisco (por coincidência meu último nome) entendo bem o que é "pigmentocracia" - que é como uma Lei do mais claro - mas vejo ela como um subproduto do Racismo, onde pessoas que não são de raça branca (raça do colonizador, no nosso caso) contentam-se com escassos resquícios desta em sua pigmentação, criando níveis que constituem a dita pigmentocracia citada por si.
+Francisco Andre o negro é discriminado em África devido a fatores históricos que nos relatam que durante os séculos de escravatura os colonizadores auxiliados pelo uso da bíblia pregavam a seus escravos a sua "superioridade racial" (provada cientificamente como sendo um absurdo), deturpavam as escrituras para atingir seus fins, além do facto de que sempre usaram a velha tática de Dividir para conquistar, puxando para seu lado estes aspirantes (Wannabe´s) a branco que acreditavam em tudo e traíam os seus, neste grupo também se inseriam os que se achavam de pele mais clara, muitas das vezes bastardos renegados pelos próprios brancos.
+Francisco Andre o triste (para os Wannabe´s) e em simultâneo engraçado (para mim) é o facto de o branco chamar negro a todos que se enquadrem nesta categoria, independentemente de se ser mais claro ou mais escuro. temos é de educar, consciencializar os nossos de que Ninguém esta acima de nós e nem nós estamos acima de Ninguém.
N.B.: Comento apenas para elucidar alguns irmãos e apagar das mentes a formatação secular visando a igualdade e com o tempo obliterar expressões como "O branco inventa". Já agora quem tiver um tempinho pt.scribd.com/doc/8959647/INVENTORES-NEGROS#scribd
Não havia racismo em Angola no período português.
A discriminação tem o carater sócio econômico PRINCIPALMENTE , tanto faz em Angola, Brasil EUA etc os demais preconceitos só somam a tendencia de exclusão social!
Grande erro!. No Brasil há uma acentuada discriminação racial, que, apesar de leis que objetivam coibir e punir tais práticas, os índices ainda são elevados. Cuidado ao generalizar e difundir informações infundadas.
@@marianealves1551 Branco pobre é negro, negro rico é branco, com grana todo mundo é loiro do olho azul minha querida...
@@GabrielCarvalho-ud3vg um preto rico no Brasil, aos olhos da polícia, se não for identificado como rico, continua preto, ou seja, um alvo dessa instituição falida que é a polícia brasileira. então, não. a questão do racismo vem ainda antes da social. e, claro, a social perdura, porque os negros foram empurrados para o trabalho semiescravo pós escravatura oficial. não houve integração, reparação. e quando se tentou fazer, mesmo que minimamente através das cotas, vimos o que nossa classe média e elite fez.
Angola vingou séculos de colonialismo, e com juros, quando mandou Anselmo Ralph para Portugal
Não sei o que quer dizer com isso? A ministra Francisca Van Dunem também é angolana,
Consegues ser mais parvo que eu, parabéns!
Todos os países colonizados por europeus carregam consigo a chaga do racismo com seus povos nativos e descendentes de pessoas que foram escravizadas. Seja nos EUA, México, Brasil, África do Sul, Angola, Índia, Austrália...
Um comentário confortante em meio tantos outros incoerentes e de passar raiva. As consequências da colonização europeia, que esteve acompanhada de mãos dadas com a escravidão de africanos, deixou como consequência o racismo. As pessoas precisam ter consciência das dimensões do racismo e quanto ele é destrutivo.
Verdade-melhor era esses povos fazer sacrificios humanos-cada vilarejo um dialeto-ninguém se entendia--sempre em guerra uns contra os outros-escravidão total, pois o vosso melhor mercado era vender os vossos escravos------realemente eram melhor -kkkkkkkkk
Será q algum dia o racismo vai ter um fim?
Jamais terá!
Vai sim-quando toda gente morrer -o mundo ficar despovoado, pode acreditar .
@@angelopeptieiw8qwpwwSlua Nossa e lá se foram 6 anos 😅
eu sou um brasileiro branco que já pensei muito em ir até angola abrir uma empresa, fiquei com receio dessa questão, mas iria empregar pessoas pela sua capacidade de resolver problemas e não por cor de pele. Até pq sei que as universidades angolanas são melhores do que as que temos no Brasil por exemplo.
Também penso igual você kkk
Salário mínimo aqui no Bostil é de 200$ dólares, um dos mais baixos do mundo e nível Haiti, tua renda tá mais próximo de um Haitiano que a de um europeu 🤣🤣💩🙈
Acho que é mesma pergunta de como é ser angolano em angola, pois todos sao negros praticamente.
Uma coisa é racismo e outra é preconceito!
Angola é um país negro, eu sou angolana e tenho 17 anos e posso afirmar que se o estrangeiro é visto de forma oportunista é meio normal. Vejamos fomos escravizados por séculos e claro que o povo ficou ainda com aquela mágoa, medo, ressentimento.
Mas vimos também muitos negros a colocarem-se inferiores a eles.
E o mau é que o colorismo aqui é presente e isso é por causa dessa cena de pensar que tem a tonalidade mais clara é superior. Achar que ser claro muda alguma coisa.
Somos um só povo uma só nação.
Você entendi das coisas
muito bem Letica...mas o real problema em. Angola é a familia Santos e o MPLA
Não digo que está errada, mas vc foi doutrinada, são quase 50 anos de um governo que só ensina isso, que a culpa é sempre dos outros. E quem é melhor para se culpar do que o passado? Aquilo que não podemos mudar vamos ter que aceitar sempre. A pobreza, a falta de boas escolas, a falta de saúde, a falta de segurança nunca vão ser culpa do atual governo, é sempre culpa do passado. Adianta alguma coisa culpar o Savimbi? O Salazar? Adianta culpar os fazendeiros brasileiros por comprarem escravos africanos? Adianta culpar Roma por ter civilizado a Europa? São fatos, mas de nada adianta culpar o passado, ele não mudará o futuro. O que muda o futuro é cobrar o atual governo pelo fim da corrupção e por eleições livres! O que muda o futuro é dia de hoje e não o dia de ontem.
Não se esqueça quem primeiro colonizou --acho que foram os africanos-saiba a história
Quem primeiro colonizou foi os Árabes ,ficaram aí muito mais tempo que os europeus (séculos a mais ) mais falar deles é complicado né ?
gostei do pensamento da senhora gestora de projetos sociais 'sizaltina cutaia, o que existe em angola não é racismo mas sim colorismo.
todos angolanos na sua maioria são negros...
Como pode isso até na África. É o fim !
Não é uma questão racial mas sim uma questão educacional! O que existe sim é uma pobreza brutalmente grande na qualidade do ensino básico e universitário mas é uma pobreza brutal sim! Isso origina que mesmo universitários formados em Angola, pela fraqueza do ensino que receberam obriga as empresas a contratarem quadros fora. Basta olhar para o raiking das universidades africanas que nem uma só universidade Angolana que seja aparece nas 100 primeiras pela sua qualidade! Olhem é sim para a gagada governativa no ensino com o que estão a fazer! Conheço bastantes universitários formados no estrangeiros que esses sim ocupam lugares de destaque nas empresas. Não é por acaso que universitários Angolanos formados em portugal são os preferidos porque se sabe a qualidade do ensino que tiveram. Não inventem e olhem sim para a geração de pobres formados em Angola que são os que mais sofrem mas que foram enganados com um ensino sem qualidade alguma! Não inventem!
Sou brasileiro mas Portugal e um país agrário os grande centros tecnológicos da Europa não estão em Portugal. Agora eles tem uma segurança melhor .ja aqui no Brasil na minha região acho que no pais inteiro estamos passando por uma crise política muito grande que se resume também nas grandes empresas. .como Petrobras braskem odebrecht entre outras so a Petrobras que uma das tres empresas do mundo envolvido na indústria de transformação. Agora sobre o documentário angola terá muitos problemas no futuro senão começar a se preocupar com isso .e muito sério num país relativamente de negros comecarem a separar as pessoas por serem menos negras. Isto e absurdo o Brasil possui 5 região todas contribuem para o desenvolvimento de todos umas mas que as outras mas todas contribuem seja em materiais primas seja na mão de obras na logística nos experimentos ou na finalização. . Boa sorte angola não coloquem so culpas em portugual façam também sua parte.good luck .
País Agrário 😀😀😀😀
kkkkkkk Dizer que Portugal agrário só para boi dormir---voce deve ser iletrado e cego-Brasil tem coisas boas como todo mundo---mas tem merda demais-devo conhecer esse Brasil muito melhor que voce e sei que existem vários brasis aí dentro----acorde
já passou 50 anos e ainda andam com esta conversa . sejam sérios na vossa inoperância
????
Como assim ? Racismo em Angola? Que absurdo!
De facto, há mesmo racismo.
@@yuranpower tens certeza
parece minha cidade: sao luis MA
O quê que parece com tua cidade não entendí!!!!!❤❤❤❤❤
PRIMEIRÍSSIMA COISA: NÃO EXISTEM RAÇAS, ATUALMENTE EXISTE APENAS UMA ÚNICA RAÇA HUMANA - HOMO SAPIENS SAPIENS. De resto, existem diferenças características física EXTERNAS, apenas externas, dependentes da área geográfica onde se habita.
Eu entendi o sentido da reportagem, entender e conhecer a cultura, economia de um país de língua Portuguesa como o Brasil, aqui no Brasil pouco se fala de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, ainda quero conhecer a esses países, agora não mas depois da pandemia eu vou me organizar para isso, meu trisavô era de Angola e isso me dá muita vontade conhecer ainda mais Angola.
Serás bem vindo
Os brasileiros já tem tantos problemas ------querem lá saber de mais miséria --olha África------kkkkkkk
estão a ganhar mais que o próprio preto
Concordo alguns ate pensam que branco nao morre e imortal e outros bastam ver um branco tem dinheiro
Vdd
Meu sonho e conhecer Angola
mundo kpop
Não fica aí já temos muitos problemas assim
@@luismanuel1208 Adorei a resposta
Aqui no brasil temos a mania de usar o cumprimento e aí negão?!beleza?!
Como seria visto isso em angola?
Desculpe me a ignorância,mas fiquei com duvida afinal faz parte do nosso cotidiano
E aqui isso não é racismo, falamos tanto pra negros quanto pra brancos.
Esse cumprimento em Angola dava direito a ficar sem cabeça.
Lamentável !
Mas que merda de Titulo é essa? Angola é país dos negros.E aqui não há racismo.Há sim preconceitos com nós bakongos mas racismo não há
😂😂😂😂😂
Isso é um jeito de sempre jogarem a culpa nos outros, uma hora é culpa dos angolanos brancos, outra hora é culpa dos estrangeiros, outra hora é culpa da UNITA, ou dos chineses, ou do racismo. Mas, repara, nunca é culpa do atual governo que está há quase 50 anos enriquecendo enquanto o povo sofre cada vez mais com fome, doenças, criminalidade, etc, num país tão rico em petróleo, terras, águas, gente, minerais. Israel não tem nada, só areia, e parece uma tripinha no mapa, e o povo vive com tudo do bom e do melhor. A diferença, um governo que existe para isso, dar boa vida ao povo, e uma maneira de se conseguir isso é com boas escolas e boas universidades.
@@abeldap.g.5640 Falou verdade
Qué interesante debate? Racimos em Angola es evidente,Dónde la codicia,la envidia,lojoria que tenhe o nosso povo por prodeguir rápido sem sacrificios,como outros paizis de Europa dai el racismo mental porqué u branco val i u negro no.Somos igual de competentes como los demos.
Em Moçambique só há moçambicanos. Racismo já não se fala. O saudoso Presidente Samora Machel disse que Moçambique somente existe moçambicanos.
No Brasil é igual, dizem que é um país miscigenado e não tem racismo, mas sabemos que acontece o racismo todo dia.
Wagner Paiva
Racismo no Brasil nem se comprar com de outros países. Aqui tem,em todos os lugares,mas o Brasil é o país menos racista do mundo. Aqui é a coisa mais comum de ver negros casados/namorando com brancos. Um dos países mais racistas do mundo são países europeus e, principalmente,os EUA
Wagner Paiva ... o racismo existe no Brasil Porque a maioria da população BRASILEIRA é Branca mestiça e a minoria são Negros!!
africano dos santos dos santos Sim, corretíssimo, pq aqui o racisno é velado e estrutural diferente de países com EUA q o racismo é explícito. Houve uma evolução nos últimos anos mas ainda temos uma longa estrada....
@africano dos santos dos santos A atual condição no negro no Brasil foi definida na escravatura, se eram escravos e o governo brasileiro não é dos melhores em oferecer educação e cultura, naturalmente o negros ainda são ( e provavelmente será sempre ) a parte mais miserável da sociedade brasileira.
Diferente da Angola o Brasil é composto por quase 50 por cento de brancos e o restante mestiços (de todas as uniões raciais), negros e asiaticos, é obvio que existira algum tipo de racismo, porem o racismo no Brasil é combatido diariamente.
Mas que mentiroso estou a ouvir um tuga barbudo a dizer e a afirmar que os autocarros ou maximbombos eram separados, mas que mentira é essa? Nunca os maximbas foram separados nem nunca houve autocarro em função do dinheiro! MENTIRA!
É A COR DO DINHEIRO, DA ILUSÃO, E SÃO ESCRAVIZADOS, AGREDIDOS, E NÃO DIZEM NADA, EM PELNO SÉCULO 21!!!!
todos os brancos que estão ali são gatunos porra
É como alguns negros, mestiços e até brancos em Portugal. Não são todos mas há muitos. Se olhares ao espelho vês um.
Ninguém absolutamente nasce racista!esta é a boa notícia. Conclusão: então é a sociedade quem cria o racismo. Esta na hora para se parar com preconceitos.
Fiquem com os chineses e asiáticos e seu dinheiro, parabéns!!!
Eu não sabia o que era como que em Angola este país deve levar o modelo de Cuba,
levar uma pessoa por sua capacidade e não pela cor da pele
+Fernandes Diwapanga concordo consigo mano!
rapaz..os cubanos foram para Angola apos a independencia..dizer que elevador no prédio é coisa de colonialista e imperialista era melhor fazer do elevador conduta de lixo....Cuba e o seu marxismo -leninismo só ajudou a empobrecer Angola.
mas sempre permitiu a conquista e manutenção do poder pelo MPLA...
kkkkkkkk-------Modelo de Cuba é escravidão total--só burro mesmo
Eu tenhom 70 anos fui em algumas vezes vitima de racismo mas nao me lembro nem nunca vi em Luanda maximbombos para brancos e outros para pretos
Um absurdo! Ainda prefiro viver no meu país. Mesmo com problemas...
Herança colonial no seu melhor.
Até na própria Angola há racismo, parece uma piada isso, gente do céu 😮
Português não deixou escola boa em nenhum lugar.
Mas vcs são independente a 50 anos, sou brasileiro não podemos culpar tudo que temos de ruim pela herança colonial. Foi uma merda, mas agora o futuro é nosso.
Você é branco então você, quera ou não faz parte dos colonizadores.
Esse vídeo já é bem antigo, mas sempre deve ser de actualidade.
Se um português / europeu / norte americano / sul americano envia uma pessoas em Angola, e obviamente normal que tenha uma boa posição.
Depois tem a valorização da experiência e conhecimento. Não é porque uma pessoa tem estudos que vale igual a quem tem experiência e vários conhecimentos.
Tal o senhor disse no vídeo, é fácil para as pessoas de queixar em racismo, mas a realidade é outra.
QUANDO EU ERA MIÚDO, SE DISSESSE A UM MAIS VELHO QUE ELE ERA NEGRO, O MAIS VELHO ,RESPONDIA, SE ME DESSE UM MURRO NO OLHO, QUAL A COR DO OLHO, EU DIZIA , QUE FICAVA NEGRO, ENTÃO , O MAIS VELHO , DIZIA, ESSA COR É NEGRA, EU NASCI PRETO, TU NASCESTE, BRANCO, OUTRO NASCEU MULATO, OUTRO FULA, ETC., AQUI EM ANGOLA, NÃO TEM NEGRO , SÓ PRETO . NUNCA FALA MAIS NEGRO PARA MIM. EM , ANGOLA HÁ PRETOS MULATOS, BRANCOS ETC.. EM MIÚDOS NUNCA OUVI A PALAVRA NEGRO. MORAVA EM S. PAULO, BRINCAVA NO SAMBIZANGA. BRINQUEI COM O ZÉ EDUARDO DOS SANTOS E IRMÃOS. ESTUDAMOS NO MESMO LICEU, SALVADOR CORREIA. NESSE TEMPO NÃO HAVIA CORES DE PESSOAS, ÉRAMOS TODOS PORTUGUESES E VIVÍAMOS TODOS BEM. OUVI UM PALERMA QUE DISSE QUE HAVIAM MACHIBOMBOS COM DOIS PREÇOS. PURA MENTIRA. HÁ PESSOAS QUE DIZEM COISAS ABSURDAS, NÃO SEI PORQUÊ. EU APANHAVA O MACHIMBOMBO NÚMERO 4 E 2 NUNCA VI PREÇOS DIFERENTES. ESSE , PARASITA DA SOCIEDADE, NUNCA ANDOU DE MACHIMBOMBO, PARA DIZER MENTIRAS. SE EM ANGOLA NÃO QUEREM SER PRETOS, DEVEM CHAMAR AOS BRANCOS DE EUROPEUS. O QUE NÃO ACEITO DIZEREM EUROPEUS. CADA UM DEVE ASSUMIR A COR COM QUE NASCEU, SABER VIVER A VIDA SEM COMPLEXOS. HÁ UM MONUMENTO NO MUNDO QUE É OBRA , EXCLUSIVA, DOS PORTUGUESES. ESSA OBRA MAGNÍFICA É A MULATA. A MULATA NÃO DIZ QUE NÃO É MULATA. ADORA, EM QUALQUER PARTE DO MUNDO SER MULATA. AQUELES QUE NÃO GOSTAM DOS BRANCOS , TAMBÉM NÃO DOS MULATOS. O ÚNICO MULATO QUE DISSE QUE O MAIOR DESGOSTO QUE TINHA ERA TER UM PAI BRANCO. MAS, ESSE MULATO ,QUE CONHECI BEM, DIZIA, TAMBÉM, QUE OS PRETO ERAM BURROS. UM GRADE BURRO ERA ELE, QUE NÃO SABIA ESTAR EM LADO NENHUM COM CIVILIZAÇÃO. ERA UM PARASITA DO POVO.
Aqui no Brasil não é diferente...
... agora tá melhor!?
NADA AINDA TA GATO, TAMU EM CRISE PRA CONSEGUIR COMIDA PARECE SER IMPOSSÍVEL TUDO TA CARO EPHA N SEI O QUE TE DIZER
Angola tem quase 50 anos de independência, sob um mesmo regime, nunca deixaram haver democracia em Angola. Os governantes estão há 50 anos enriquecendo, e o povo empobrecendo. Se as empresas contratam estrangeiros e lhes pagam mais tenho certeza que não é porque gostam mais da cor deles, as empresas querem lucros, vão contratar os mais capacitados para terem maior lucro, e têm que pagar mais porque a pessoa só sai do seu país se for pra ganhar mais que ganharia em seu próprio país, se tivessem angolanos capacitados certamente as empresas os contratariam, pois além de eficazes ainda aceitariam trabalhar por menos, pois estão em sua terra, vivendo junto da sua família. O que falta em Angola são boas escolas, boas faculdades, bons cursos profissionalizantes. Têm que cobrar o atual governo por melhorias, dinheiro não falta, Angola é rica em terras, em minerais, em petróleo, etc, Não adianta reclamar do Salazar, que atrasou a vida de todo o "império" português, o passado não muda, têm que mudar o futuro.
Brincadeira...angola é de negros e como havia de ser? Ainda se perguntasse como é ser pobre.
Nação escolhida de Yahuah, é hora de derrubar seus ídolos e voltar para Yahuah, nosso Eloah.
Yahuah está nos chamando, por favor não O ignore.
Toda Glória, Honra e Louvor ao Altíssimo, Yahuah.
Eu amo todos vocês.
Para mim o racismo não tem nenhum impacto social, eu sou o que sou assim como cada um é o que é, e isto não muda nada o que somos. Ser preto ou branco não faz diferença alguma, e ninguém devia se sentir ofendido por ser chamado pelo tom da sua pele penso eu. por incrível que pareça, o preto pode chamar o expatriado de branco, e isto não lhe vai causar problema algum, mas o expatriado branco não pode chamar nos de preto antes que se torne assunto... ... A única coisa que me chateia no racismo é ver o proprio negro a se fazer de branco e favorecer ao branco, e ver o branco maltratar um negro achando que somos bichos do mato e que vamos lhes contrair doenças difíceis que os vai levar a cova. Em suma têm razão entre nós não há mesmo respeito como como seres humanos como podemos cobrar respeito aos outros... Ainda somos bichos do mato será?
OBS:
Cabrito não nasce vaca. Tenho orgulho de ser negro, mas não tenho orgulho de passar fome.
tenho orgulho de ser negro, mas não tenho orgulho de carregar um coração amargurado cheios de projetos maléficos para projetar sofrimento de um povo humilde e com vontade de contribuir para uma nação.
A independência foi um ganho para os governantes da Africa e uma desgraça para o povo africano porque estamos a ser escravizados pelos nossos irmãos negros com sangue preto, coração preto e pensamentos pretos.
ESPERA AI, ENTAO O TITULO NAO SE REFERE A ACTUALIDADE?????
Uma deputada creio se preocupando com escolha de futuros jogadores de futebol kkkk❤❤❤❤❤
Cinquenta anos de independência, é meio século de História que os angolanos perderam devido às más políticas dos seus governantes.
Não podemos levar a vida a culpar os colonizadores portugueses. Angola é um país com muita riqueza que dá para todos viverem numa sociedade mais justa , basta usar a cabeça.
Mano isso não é racismo!
Nos restaurantes só tem pulas e latons
mas quem é que discrimina em Angola,o branco que é só 1 por cento da população,o mestiço,ou o negro,o que é considerado negro em Angola eo que é considerado mestiço ou mulato?
O negro discrimina o branco é o mestiço
@@fonsecalopes2142 Você é angolano?
Não me admira que esta reportagem seja de um jornal português
Nenhuma colonização foi boa, a portuguesa podia não ser boa, mas quando comparada com outras potências europeias, em muito aspetos, acabou por ser melhor. De qualquer forma, quase 50 anos depois, poderiam estar bem melhor.
tem que ser normal nao?
Luaty Beirão 👌🏽❤️
Como é ser negro em Angola ? 99 % dos angolanos são negros kkkkkkk
YA TENS RAZÃO, ISSO ATÉ É ENGRAÇADO KKKKKKKKK
kkkkkkkkkkkk
a cor da pele tem importancia porque influência a beleza e é sabido que homens e mulheres mais belos têm sempre mais vantagens quando são tão cultos ou tão inteligentes como os outros .....no meio de tantos Filhos de Eduardo dos santos porque foi logo a Isabel que se destacou e porque é que ela não casou com um negrão ? olhe-se para Cabo Verde o Pais Africano PALOP com maior desenvolvimento Humano , sistema politico mais solido e menor desiquilibrio social e sem recursos naturais ou agricolas ......imagine Cabo verde com recursos " Res sunt ut sint " ( as coisas são como são ) / se querem uma Angola só de Negrões e para negões -- força !
Síndrome dos coitadinhos.A colonização vai ser sempre o bode expiatório da incompetência dos povos.Olhem em frente Pou............rra e façam alguma coisa pela vida em vez de choramingarem.
😂😂😂😂😂your level of ignorance surprises me
CELESTINA ALMEIDA SEJA MAIS INTELECTUAL E MENOS EMOCIONADA, N VAMOS PARAR DE FALAR DA VERDADE QUE NÓS VIVEMOS E QUE NÓS SENTIMOS POR CAUSA DA TUA OPINIÃO POBRE .
@@claudiobastos6091 👏👏👏👏👏👏
@@cley109 brigadão pela compreensão
@@claudiobastos6091 de nada
Queria saber porque negro não consegue criar uma grande potência? Nem em seu próprio país de origem, conseguem se desenvolver economicamente, sem ofensa, por curiosidade gostaria de uma explicação...
Eu sou brasileiro e mestiço o que atrasa eles e a desunião
Angola esteve até pouco mais de 40 anos atrás sendo colônia de Portugal, e após isso uma longa guerra Civil ..então..muito complicado ..o Brasil já é independente tem quase 200 anos e ainda não resolveu ..
@@donramonn12 👏👏👏👏👏👏👏
Compara a idade desse país com os eua por exemplo, pensa
Não conseguem pois vivem num continente rico e grande----mas sempre culpam os outros . kkkkkkkkk
A RDC é ingovernável, o povo vive da sua criatividade principalmente a juventude, vejam bem mesmo aqui em Luanda, muitos deles o que fazem para sobreviverem, 90% das reucachutagem, pequeno comércio, e outras actividades não menos importantes, pesembora muitos males que trouceram para o nosso pais, mas também contribuem e dispertam-nos, porque incutiu-se no país que todos devem ser doctores, e nem todos tem está vocação...
Sou negro em em Angola?Eu não sei sou negro em Angola , acho que lá seria mulato.
O problema de Angola está na governação.a realmente muito preconceito em Angola há, em 2014 ao serviço do petro Atlético do Huambo aonde eu jogava futebol , fomos a Benguela competir campeonato Nacional sub 17 . Houve tantos bons jogadores para levar o prémio de melhor jogador do campeonato simplesmente o eleito foi o mestiço da Acadêmica do Lobito sem qualidade nenhum para merecer o prémio.
MPLA partidos dos racistas.
Yha ganda verdade