O ministro extraordinário da Palavra. Deve celebrar do altar ( mesa da Eucaristia) e somente proclamar a Palavra e reflexão do ambão( mesa da palavra)? Ou deve fazer toda a celebração do ambão? Dando assim ênfase a o tipo de celebração que está acontecendo?
Oi Diácono, sou Flávio acompanho seu vídeos sou ministro da Palavra na minha Paróquia nossa senhora da conceição Messejana Fortaleza, sua benção, meu Pároco João Batista, vigário Padre André, um abraço.
Olá Flávio, Gratidão por sua mensagem. Fico muito feliz por saber do seu ministério, rogo ao Senhor que continue lhe concedendo as Luzes do Espírito Santo para bem servir a Deus. Deus te abençoe!
Moro em um município pequeno e perto da divisa entre duas paróquias da mesma diocese, por isso tenho contato com as duas. Em uma paródia na Celebração da Palavra o presidente senta-se na cadeira onde o padre senta e na outra paróquia o presidente fica na lateral do presbítero. Duas realidades diferentes em uma mesma diocese.
Olá Luiz, Na Igreja encontramos uma enorme diversidade, infelizmente. Poderíamos ser mais unidos nesta parte. Obrigado por sua contribuição. Deus te abençoe!
Olá @liturgicantos, Não é o mais adequado ter canto para este momento. Pois, corre-se o risco de fazer momento de adoração, e isso não é o recomendado para esta celebração. Deus te abençoe!
Adorei a dica,sâo coisas q muitas pessoase até mesml eu nao sabia sobre as músicas pq sou iniciante na cekebraçâo,mas foi de grande valia,Deus abençoe foi ótimo estas dicas!
Olá! A oração da paz é continuação do Pai-nosso, que deve ser rezada apenas pelo sacerdote. Na celebração da Palavra a oração do Pai-nosso encerra-se com o AMÉM. Deus te abençoe!
Boa noite diácono, sou ministro da palavra e sempre ao proclamar o evangelho falo "O Senhor esteja conosco", e tem outros ministros que ao celebrar falam "conosco", Qual é o certo? Obrigado pelo canal!!
Olá Rafaelzinho, Realmente há controvérsias entre os "entendedores" de Liturgia. Como fiel leigo, o mais adequado é falar "conosco". Obrigado por sua pergunta. Deus te abençoe!
Olá motiva455, Obrigado por sua mensagem. Lembro o que nos ensina os documentos da Igreja: o maior e verdadeiro momento de adoração acontece quando recebemos Jesus Sacramentado na Comunhão Eucarística. Deus te abençoe!
Diácono durante a celebração da palavra se pode usar o Missal Romano para a oração do dia, rito da comunhão e benção final? Ou devo usar a Liturgia Diária para isso?
Olá Cristiano, Apesar do Missal ser o livro da Santa Missa ele contém orações que utilizamos na celebração da Palavra, por isso pode utilizá-lo sim. Deus te abençoe!
Olá Murilo. A "paraliturgia" é um termo utilizado para designar algumas ações fora da liturgia. Por exemplo: cerco de Jericó, coroação de Nossa Senhora, procissões, entre outros. São ações que seguem um rito mas não são Liturgia. Por isso esta nomenclatura não se encaixa na celebração da Palavra, pois esta segue um rito totalmente preparado e "fixo" para ser seguido. Espero ter esclarecido. Qualquer coisa estamos por aqui. Deus te abençoe!
DIÁCONO SUA BENÇÃO,VC FALOU SOBRE LUGAR DE SENTAR SE NA CELEBRAÇÃO,QUE TEM QUE SER AO LADO DA CATEDRA PASTORAL,EXISTE ALGUM DOCUMENTO SOBRE ISSO,OU É APENAS OPINIÕES LITURGICAS?????? TAMBÉM SOU MINISTRO DA PALAVRA
Olá, Valmir Essa orientação existe apenas com relação à Cátedra. Quando falo pensando nas paróquias e comunidades é abrangendo essa orientação. Pois, quem "governa" a paróquia e suas comunidades é o pároco e, durante a Santa Missa é o sacerdote. Deus te abençoe!
Gostaria de saber quanto as intenções. Padres que passaram pela Paróquia dizem que não são válidas e outros dizem que são. Afinal, as intenções lidas antes da celebração da palavra são válidas ou não?
Olá Rodrigo, primeiramente agradeço sua contribuição e pergunta. Toda intenção apresentada na Santa Missa é válida, porém ela não precisa ser lida. Isso não valida ou invalida a intenção. O importante é o sacerdote desejar rezar nas intenções dos fiéis, conforme o Código de Direito Canônico parágrafo 950. Espero ter lhe ajudado. Deus te abençoe!
Com relação a Celebração da Palavra não se menciona nada no Código de Direito Canônico, mas parto do princípio que toda oração é válida. Enquanto toda a Igreja estiver orando junta o Senhor há de acolher nossas preces e intenções. Deus te abençoe!
O seminarista ,realizando a celebração da Palavra ou qualquer outro leigo pode beijar o altar? Ou esse ato é somente para os ministros ordenados?Por favor tirem_ me essa dúvida!
Maria, até onde aprendemos, sómente os ministros ordenados devem beijar o altar. ( Padres, Diáconos etc.. Nós ministros da Eucaristia e da palavra somos apenas extraordinários, ou seja fora do sacramento da ordem, por isso não devemos beijar o altar.
Muito bom o vídeo! Tenho certas dúvidas... na celebração da palavra pode se haver normalmente a procissão de entrada simples apenas com os coroinhas e ministros extraordinários? E também pode se usar os castiçais processionais no momento do evangelho? Ou são partes próprios apenas da Missa?
Tenho uma dúvidas rsrs... Posso pedir a benção ao diácono (semelhante a como fazemos com o padre) ? A celebração da palavra onde tanto os diáconos, como ministros extraordinários (incluindo mulheres) podem rezar orações normalmente rezadas somente por sarcedotes e etc, existe somente do CVII por diante ou antes do Concílio os diáconos já faziam celebração da palavra ?
Olá Leandro, as dúvida são ótimas pois nos auxiliam no crescimento. Pode pedir bênção ao diácono sim, pois ele ingressa o grau da Ordem e sua benção é ministerial. Dentro da celebração da Palavra há orações que podemos fazer assim como os sacerdotes, porém tem outras que não nos é permitido. A celebração da Palavra surge na necessidade de atender comunidades que não têm sacerdotes, mas esse surgimento vem após o Concílio Vaticano II. Obrigado por sua interação. Deus te abençoe!
Diácono, uma coisa não ficou claro para mim. Uma breve adoração ao Santíssimo, não seria oportuno para que as pessoas pudessem comungar ou não com mais dignidade? Não seria uma espécie de preparação para receber Jesus vivo na eucaristia?
Olá Izaaque, a adoração ao Santíssimo Sacramento é um ato de devoção e piedade popular, por isso tem seu espaço de realização fora da liturgia Eucarística. A celebração da missa é um momento sublime, onde a criatura se encontra com o Criador e o recebe na comunhão Eucarística. Essa é a adoração mais perfeita. A preparação é, ou deve ser, feita durante a participação ativa na Santa Missa. Deus te abençoe!
Olá Geraldo, a purificação das mãos deve ser realizado apenas por sacerdotes. Então, na celebração da Palavra não há esse gesto. Quem pratica esse gesto na celebração da Palavra é porque não sabe o que ele significa. Para lhe dar um exemplo, durante o Ano Litúrgico há um dia que o padre não celebra a missa, mas sim conduz uma celebração da Palavra, essa é a Sexta Feira da Paixão (Santa). Nesta celebração o sacerdote não purifica a mão. Espero ter lhe ajudado. Deus te abençoe!
Olá Júlio César, a celebração da Palavra deve ser presidida por ministros devidamente preparados, com idade superior à 18 anos. Mas não impede de que entre os coroinhas e acólitos realizem a leitura orante da Palavra de Deus. Deus te abençoe!
uma pergunta, quando a celebraçao é com mesc pode ter coroinha? eu ja servi na celebraçao da palavra da minha professora do 4o do fundamental, e ela estava com opa de ministra e eu de tunica, ela sentou na sede pastoral ficou meio desproporcional, pode isso? só teve incenso na adoraçao e nao durante a celebraçao
Olá, Um coroinha pode servir na celebração da Palavra, pois sempre tem algum serviço litúrgico que ele possa desempenhar. A questão de sentar na sede pastoral, até mencionei falando que não é recomendável, tendo em vista que é o local daquele que preside a celebração, mas também a comunidade. Já a utilização do incenso não é recomendável, ainda mais porque não há um momento de adoração previsto na celebração da Palavra. Deus te abençoe!
Sua bênção Diácono! Na celebração da palavra sendo um ministros extraordinário ou o próprio Diácono pode usar turibulo? Já presenciei algumas celebrações com uso de tal objeto litúrgico e com isso surgiu essa minha duvida.
Olá Paulo, por estarmos falando em Celebração da Palavra o destaque está na Palavra de Deus, assim sendo, se for usar o turíbulo esse só pode ser utilizado na Proclamação do Evangelho (e se for diácono). O melhor seria não usar o turíbulo para deixá-lo para as Santas Missas, destacando a importância da Eucaristia na vida da comunidade. Deus te abençoe!
Olá Edivânia, pode cantar as músicas sugeridas sim. Tome cuidado apenas com o canto do "ofertório", pois na celebração não há consagração, desta maneira não há oferta de pão e vinho. No mais, fique a vontade. Obrigado pela pergunta. Deus te abençoe!
Olá Lucas, A celebração da Palavra, presidida por um leigo, também tem o momento de reflexão e/ou partilha. Lembrando que seminarista é leigo. Deus te abençoe!
Olá Sônia. Quem estiver presidindo a celebração da Palavra (leigo ou diácono) senta nesta cadeira separada. Obrigado por sua pergunta. Deus te abençoe!
Olá Márcio, primeiramente agradeço pela contribuição. E respondendo a sua pergunta, sim. Um ministro da Palavra pode ser diácono permanente. Aconselho buscar em sua diocese se há um processo formativo para diáconos permanentes, pois nem todas as dioceses possuem este processo. Deus te abençoe!
Olá! As regras foram criadas pelos homens, mas é Deus quem vai nos capacitando e vai nos ajudando a atender pastoralmente o Povo de Deus. Deus te abençoe!
muito bem gostei obrigado Deus abençoe sempre
Olá Ivonte,
Muito obrigado por sua mensagem.
Deus te abençoe também!
O ministro extraordinário da Palavra. Deve celebrar do altar ( mesa da Eucaristia) e somente proclamar a Palavra e reflexão do ambão( mesa da palavra)? Ou deve fazer toda a celebração do ambão? Dando assim ênfase a o tipo de celebração que está acontecendo?
Oi Diácono, sou Flávio acompanho seu vídeos sou ministro da Palavra na minha Paróquia nossa senhora da conceição Messejana Fortaleza, sua benção, meu Pároco João Batista, vigário Padre André, um abraço.
Olá Flávio,
Gratidão por sua mensagem. Fico muito feliz por saber do seu ministério, rogo ao Senhor que continue lhe concedendo as Luzes do Espírito Santo para bem servir a Deus.
Deus te abençoe!
Moro em um município pequeno e perto da divisa entre duas paróquias da mesma diocese, por isso tenho contato com as duas. Em uma paródia na Celebração da Palavra o presidente senta-se na cadeira onde o padre senta e na outra paróquia o presidente fica na lateral do presbítero. Duas realidades diferentes em uma mesma diocese.
Olá Luiz,
Na Igreja encontramos uma enorme diversidade, infelizmente. Poderíamos ser mais unidos nesta parte. Obrigado por sua contribuição.
Deus te abençoe!
IGUAL A CATEDRA PRESENTE EM NOSSAS CATEDRAIS O PADRE NÃO PODE SENTAR SE NA CATEDRA SOMENTE OS BISPOS
Olá Esporte R,
Exatamente. Muito obrigado por sua contribuição.
Deus te abençoe!
Estou adorando seus videos Diácono, conteúdo excelente e didático, virei fã, estou maratonando!
Olá Iago,
Fico muito feliz por sua mensagem. Agradeço imensamente.
Deus te abençoe!
Como o Mesce faz a celebração da palavra? Ou não pode fazer a celebração.
Paz e bem o diácono da nossa paróquia ele pede um canto de louvor quando os ministro trás Jesus . Isso e certo . Se for , o que devemos cantar
Olá @liturgicantos,
Não é o mais adequado ter canto para este momento. Pois, corre-se o risco de fazer momento de adoração, e isso não é o recomendado para esta celebração.
Deus te abençoe!
Diácono, como fazer uma boa homilia?
diacono cleverson sua benção é o kleber maria muito boa a formação Deus abençoe
Olá Kleber.
Muito obrigado por sua mensagem.
Deus te abençoe!
Adorei a dica,sâo coisas q muitas pessoase até mesml eu nao sabia sobre as músicas pq sou iniciante na cekebraçâo,mas foi de grande valia,Deus abençoe foi ótimo estas dicas!
Olá Cleuza.
Muito obrigado por sua mensagem. Fico feliz por ter ajudado.
Deus te abençoe!
Ótimo video
FAZ UM VIDEO PARA O PESSOAL DO CORAL, PARA APRENDERMOS.
Olá Josiane,
Obrigado pela contribuição. Vamos organizar para gravar.
Deus te abençoe!
Minha dúvida é sobre a oração da paz.O leigo deve rezar
Olá!
A oração da paz é continuação do Pai-nosso, que deve ser rezada apenas pelo sacerdote. Na celebração da Palavra a oração do Pai-nosso encerra-se com o AMÉM.
Deus te abençoe!
Faça um vídeo para os coroinhas
Temos temas sendo preparados.
Obrigado pela dica
"Onde dois ou três estão reunidos em meu nome aí eu estarei "
🙏🙏🙏🙏
Olá Jocelma
Deus te abençoe!
Boa noite diácono, sou ministro da palavra e sempre ao proclamar o evangelho falo "O Senhor esteja conosco", e tem outros ministros que ao celebrar falam "conosco", Qual é o certo? Obrigado pelo canal!!
Olá Rafaelzinho,
Realmente há controvérsias entre os "entendedores" de Liturgia. Como fiel leigo, o mais adequado é falar "conosco".
Obrigado por sua pergunta.
Deus te abençoe!
Diácono,em nossa diocese é pedido pra ser feito o momento de adoração! Pedido do próprio padre nosso
Olá motiva455,
Obrigado por sua mensagem. Lembro o que nos ensina os documentos da Igreja: o maior e verdadeiro momento de adoração acontece quando recebemos Jesus Sacramentado na Comunhão Eucarística.
Deus te abençoe!
E após a Comunhão, quando é um leigo, reza-se o quê e no final da celebração?
Muito obrigada pelos esclarecimentos, Paz e Bem.
Gratidão Elizabete.
Deus te abençoe!
Muito bom!!!!
Muito obrigado Izabel.
Deus te abençoe!
Tambem nao e momento de solicitar doacoes.
Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Olá Esdras, agradeço sua partilha.
Deus te abençoe!
Diácono durante a celebração da palavra se pode usar o Missal Romano para a oração do dia, rito da comunhão e benção final?
Ou devo usar a Liturgia Diária para isso?
Olá Cristiano,
Apesar do Missal ser o livro da Santa Missa ele contém orações que utilizamos na celebração da Palavra, por isso pode utilizá-lo sim.
Deus te abençoe!
E muito bom tirar nossas duvidas👏👏👏🙏🙏
Olá Helena, obrigado por sua contribuição. Fico muito feliz em poder ajudar.
Deus te abençoe!
Diácono, obrigado... Pontos importantes!
Olá Marcos,
Fico feliz por ajudar.
Deus te abençoe!
Belíssima explicação,Deus abençoe Diácono.
Olá Jocelma, muito obrigado!
Deus te abençoe!
A benção, diácono.
Na celebração da palavra se reza o "cordeiro de Deus"?
Olá Clara.
A oração do Cordeiro de Deus se faz apenas na missa.
Deus te abençoe!
Esta era minha dúvida uffa..
Graças a Deus
Sou coroinha adorei saber
Olá Maria Eduarda, fico muito feliz por ajudar 😃
Deus te abençoe!
Olá eu sou coroinha também 😍
Olá Jeferson, que alegria em receber os coroinhas por aqui ☺️
Deus te abençoe e abençoe também seu ministério de coroinha.
Diácono, o que é uma paraliturgia? O que se encaixa nessa nomenclatura?
Olá Murilo. A "paraliturgia" é um termo utilizado para designar algumas ações fora da liturgia. Por exemplo: cerco de Jericó, coroação de Nossa Senhora, procissões, entre outros. São ações que seguem um rito mas não são Liturgia. Por isso esta nomenclatura não se encaixa na celebração da Palavra, pois esta segue um rito totalmente preparado e "fixo" para ser seguido.
Espero ter esclarecido. Qualquer coisa estamos por aqui.
Deus te abençoe!
Ótimas dicas, diácono se reza a oração pela paz na celebração da Palavra?
Olá Maria, creio ter lhe respondido esta pergunta recentemente.
Deus te abençoe!
O diácono, ao proclamar o Evangelho, diz 'o Senhor esteja conosco', e não 'convosco', como faz o padre.
Olá Lucas,
O diácono, como ministro ordenado, diz "convosco"
Deus te abençoe!
O Diácono ou Acólito que celebra a celebração da Palavra, não pode se assentar na Catedra do padre , mais se vc, tiver na sua comunidade tem Missa vá
Tem algum documento que fala qual o melhor dia pra fazer a vivência?
Olá Elidiane.
Há diversos documentos que orientam quanto a boa proclamação da Palavra, mas o melhor deles é a Introdução Geral ao Lecionário.
Quando tem celebração da palavra com ministros ou com seminarista tem procissão de entrada?
Olá Tiago,
É recomendado que se tenha procissão de entrada em todas as celebrações.
Deus te abençoe!
@@PordentrodaSacristia Obrigado!
DIÁCONO SUA BENÇÃO,VC FALOU SOBRE LUGAR DE SENTAR SE NA CELEBRAÇÃO,QUE TEM QUE SER AO LADO DA CATEDRA PASTORAL,EXISTE ALGUM DOCUMENTO SOBRE ISSO,OU É APENAS OPINIÕES LITURGICAS?????? TAMBÉM SOU MINISTRO DA PALAVRA
Olá, Valmir
Essa orientação existe apenas com relação à Cátedra. Quando falo pensando nas paróquias e comunidades é abrangendo essa orientação. Pois, quem "governa" a paróquia e suas comunidades é o pároco e, durante a Santa Missa é o sacerdote.
Deus te abençoe!
@@PordentrodaSacristia obrigado diácono pelo esclarecimento,paz e bem
Gostaria de saber quanto as intenções. Padres que passaram pela Paróquia dizem que não são válidas e outros dizem que são. Afinal, as intenções lidas antes da celebração da palavra são válidas ou não?
Olá Rodrigo, primeiramente agradeço sua contribuição e pergunta.
Toda intenção apresentada na Santa Missa é válida, porém ela não precisa ser lida. Isso não valida ou invalida a intenção. O importante é o sacerdote desejar rezar nas intenções dos fiéis, conforme o Código de Direito Canônico parágrafo 950.
Espero ter lhe ajudado.
Deus te abençoe!
Obrigado. Eu vou dar uma olhada no código. A minha pergunta era em relação se elas são válidas nas celebrações da palavra segundo um padre.
Com relação a Celebração da Palavra não se menciona nada no Código de Direito Canônico, mas parto do princípio que toda oração é válida. Enquanto toda a Igreja estiver orando junta o Senhor há de acolher nossas preces e intenções.
Deus te abençoe!
Celebração da Palavra existiu na história da igreja antes do concílio vaticano segundo ?
Não, foi uma adaptação que fizeram depois do Concílio
Boa noite diácono! Quanto ao canto, podemos cantar a saudação, a oração do dia e a proclamação do evangelho? Grato.
Olá Maurício, as orações e o evangelho deve ser cantado pelos ministros ordenados (diácono, padre ou bispo).
Deus te abençoe!
Boa tarde! O MINISTRO EXTRAORDINÁRIO da Sagrada Comunhão pode comungar direto da âmbula em uma Celebração da Palavra, mesmo sendo um fiel leigo?
Olá Drausio,
Não é o recomendado, com exceção de quando ele celebra sozinho. Neste caso não tem muito o que fazer.
Deus te abençoe!
Muito obrigado. Ajudou bastante. Deus abençoe 🙏🙏🙏
Olá Nelson, fico feliz por tê-lo ajudado.
Deus te abençoe também 🙏
Olá diácono. É correto o ministro dizer "O Senhor esteja conosco" antes da proclamação do Evangelho na celebração da palavra?
Olá Evaldo, essa é a expressão apropriada para os ministros NÃO ordenados.
Deus te abençoe!
O seminarista ,realizando a celebração da Palavra ou qualquer outro leigo pode beijar o altar? Ou esse ato é somente para os ministros ordenados?Por favor tirem_ me essa dúvida!
Maria, até onde aprendemos, sómente os ministros ordenados devem beijar o altar. ( Padres, Diáconos etc.. Nós ministros da Eucaristia e da palavra somos apenas extraordinários, ou seja fora do sacramento da ordem, por isso não devemos beijar o altar.
Quando o ministro coloca a ambula no altar e rezar o Pai Nosso é preciso tirar a tampa da ambula?
Olá Francisca, obrigado por sua pergunta.
Quando o ministro coloca a âmbula já pode destampa-la.
Deus te abençoe!
Muito bom o vídeo! Tenho certas dúvidas... na celebração da palavra pode se haver normalmente a procissão de entrada simples apenas com os coroinhas e ministros extraordinários? E também pode se usar os castiçais processionais no momento do evangelho? Ou são partes próprios apenas da Missa?
Olá Matheus, pode se fazer sim. Obrigado por sua pergunta.
Deus te abençoe!
Tenho uma dúvidas rsrs...
Posso pedir a benção ao diácono (semelhante a como fazemos com o padre) ?
A celebração da palavra onde tanto os diáconos, como ministros extraordinários (incluindo mulheres) podem rezar orações normalmente rezadas somente por sarcedotes e etc, existe somente do CVII por diante ou antes do Concílio os diáconos já faziam celebração da palavra ?
Olá Leandro, as dúvida são ótimas pois nos auxiliam no crescimento.
Pode pedir bênção ao diácono sim, pois ele ingressa o grau da Ordem e sua benção é ministerial.
Dentro da celebração da Palavra há orações que podemos fazer assim como os sacerdotes, porém tem outras que não nos é permitido.
A celebração da Palavra surge na necessidade de atender comunidades que não têm sacerdotes, mas esse surgimento vem após o Concílio Vaticano II.
Obrigado por sua interação.
Deus te abençoe!
@@PordentrodaSacristia Compreendi, grato !
Ótimo vídeo explicativo. Obrigado, diácono! Deus o abençoe 🙏🙏
Muito obrigado Miguel. Deus te abençoe também!
Diácono, uma coisa não ficou claro para mim. Uma breve adoração ao Santíssimo, não seria oportuno para que as pessoas pudessem comungar ou não com mais dignidade? Não seria uma espécie de preparação para receber Jesus vivo na eucaristia?
Olá Izaaque, a adoração ao Santíssimo Sacramento é um ato de devoção e piedade popular, por isso tem seu espaço de realização fora da liturgia Eucarística. A celebração da missa é um momento sublime, onde a criatura se encontra com o Criador e o recebe na comunhão Eucarística. Essa é a adoração mais perfeita. A preparação é, ou deve ser, feita durante a participação ativa na Santa Missa.
Deus te abençoe!
Por favor: é correto na celebração da palavra o diácono ou MESC purificar as mãos?
Olá Geraldo, a purificação das mãos deve ser realizado apenas por sacerdotes. Então, na celebração da Palavra não há esse gesto. Quem pratica esse gesto na celebração da Palavra é porque não sabe o que ele significa. Para lhe dar um exemplo, durante o Ano Litúrgico há um dia que o padre não celebra a missa, mas sim conduz uma celebração da Palavra, essa é a Sexta Feira da Paixão (Santa). Nesta celebração o sacerdote não purifica a mão.
Espero ter lhe ajudado.
Deus te abençoe!
Olá!
Coroinha/adolescente pode celebrar a celebração da palavra?
Olá Júlio César, a celebração da Palavra deve ser presidida por ministros devidamente preparados, com idade superior à 18 anos. Mas não impede de que entre os coroinhas e acólitos realizem a leitura orante da Palavra de Deus.
Deus te abençoe!
uma pergunta, quando a celebraçao é com mesc pode ter coroinha? eu ja servi na celebraçao da palavra da minha professora do 4o do fundamental, e ela estava com opa de ministra e eu de tunica, ela sentou na sede pastoral ficou meio desproporcional, pode isso? só teve incenso na adoraçao e nao durante a celebraçao
Olá,
Um coroinha pode servir na celebração da Palavra, pois sempre tem algum serviço litúrgico que ele possa desempenhar. A questão de sentar na sede pastoral, até mencionei falando que não é recomendável, tendo em vista que é o local daquele que preside a celebração, mas também a comunidade. Já a utilização do incenso não é recomendável, ainda mais porque não há um momento de adoração previsto na celebração da Palavra.
Deus te abençoe!
Na celebração da palavra tem coroinha ou não precisa nesse dia?
Olá Kawan, o ministério fica mais restrito, mas pode ter sim.
Deus te abençoe!
Sua bênção Diácono! Na celebração da palavra sendo um ministros extraordinário ou o próprio Diácono pode usar turibulo? Já presenciei algumas celebrações com uso de tal objeto litúrgico e com isso surgiu essa minha duvida.
Olá Paulo, por estarmos falando em Celebração da Palavra o destaque está na Palavra de Deus, assim sendo, se for usar o turíbulo esse só pode ser utilizado na Proclamação do Evangelho (e se for diácono). O melhor seria não usar o turíbulo para deixá-lo para as Santas Missas, destacando a importância da Eucaristia na vida da comunidade.
Deus te abençoe!
Boa tarde!vou começar a fazer celebração para os catequizandos amanhã, posso está cantando as músicas do jornal (O domingo)?
Olá Edivânia, pode cantar as músicas sugeridas sim. Tome cuidado apenas com o canto do "ofertório", pois na celebração não há consagração, desta maneira não há oferta de pão e vinho. No mais, fique a vontade. Obrigado pela pergunta.
Deus te abençoe!
Sua bênção diácono, ministro da eucaristia pode distribuir a eucaristia em celebração da palavra?
Olá Twenty, dentro da celebração da Palavra o ministro pode distribuir a Eucaristia sim.
Deus te abençoe!
@@PordentrodaSacristia Muito Obrigado.
Por nada
Se a celebração for presidida por um seminarista, ele pode fazer a homilia?
Olá Lucas,
A celebração da Palavra, presidida por um leigo, também tem o momento de reflexão e/ou partilha.
Lembrando que seminarista é leigo.
Deus te abençoe!
O leigo senta numa cadeira ao lado da cadeira do Padre também, ou apenas o diácono?
Olá Sônia.
Quem estiver presidindo a celebração da Palavra (leigo ou diácono) senta nesta cadeira separada.
Obrigado por sua pergunta.
Deus te abençoe!
O Diacono tambem pode celebrar da cátedra, pois é o redidente da celebração, esta sua informação deve ser opinião particular sua.
Boa tarde Diácono, um ministro da palavra casado pode se tornar Diácono?
Olá Márcio, primeiramente agradeço pela contribuição. E respondendo a sua pergunta, sim. Um ministro da Palavra pode ser diácono permanente. Aconselho buscar em sua diocese se há um processo formativo para diáconos permanentes, pois nem todas as dioceses possuem este processo.
Deus te abençoe!
Mulheres podem fazer celebração da Palavra?
Olá ESousa,
Sim, as mulheres podem presidir a celebração da Palavra.
Deus te abençoe!
@@PordentrodaSacristia obrigada por responder!!!
Uma singela observação: na celebração da palavra, não tem eucaristia e sim comunhão eucarística. O que é distribuída é a sagrada comunhão.
Obrigado pela observação Cláudio.
Deus te abençoe!
se for para cantar o canto da campanha da frateridade eu nem canto
Olá @user-ib9zn7tq8u ,
Nas celebrações litúrgicas nem é recomendado que este hino seja cantado mesmo, portanto você está certo.
Deus te abençoe!
Por isso que existe catequese, não é chegar na HR da celebração querer mostrar para o povo o que é celebração ou missa.
Olá Yuri.
Concordo que nossa catequese deve orientar muito mais nosso povo.
Obrigado por sua contribuição.
Deus te abençoe!
Olá ainda é permitido cantar hinos que contém a palavra axé cantados na missa ou celebração da palavra
A cadeira é do presidente.
A cadeira que ninguém senta e a Cátedra do bispo ou do papa
Na thumb pensei que era o cabo Daciolo kkkkkkkk
🤣🤣🤣
😂😂😂😂😂
Deus me livre
Humanismo d+
Nada de documentos e regras que existe e são válidas em toda ação pastoral
Olá!
As regras foram criadas pelos homens, mas é Deus quem vai nos capacitando e vai nos ajudando a atender pastoralmente o Povo de Deus.
Deus te abençoe!