Estava demorando muito para ele começar a se remexer na cadeira 😂😂😂 é muita potência para se restringir a uma poltrona !!! 😅😅😅 grande professor ! Só ele traz Espinoza tão claramente!!!
Espetacular. Esse Clovis só é, do jeito que poderia ser, em conformidade com a sua natureza de explicador, e que está no lugar que só poderia estar porque a natureza lhe concebeu assim do único jeito que só poderia ser. Salve, Espinoza!
Sou um leigo na matéria de filosofia, mas este pensamento nos ajuda a superar traumas, principalmente aqueles que envolve pensamentos de você poderia ter tomado uma decisão diferente. Quando você percebe que isso seria impossível você diminui a ansiedade e o estresse causado por tomadas de decisões. Se eu tomei uma decisão errada no passado isso foi devido ao nível de informações que eu possuía até então, se hoje sei que foi errada, foi devido a tudo que passei posteriormente e esta tomada de decisão.
Espinoza é O cara e o Clóvis um extraordinário explicador, e é graças a este, que podemos nos dar conta que falta uma variável fundamental nesta equação espinoziana, neste pensamento, a saber, a responsabilidade! Sim, essa é aquela cujas consequências sempre vem após as decisões tomadas. Como nem sempre estas consequências são as mais auspiciosas, fica a questão do porque seríamos penalizados por certas decisões se estas não poderiam ter sido diferentes do que foram ou que poderiam ter sido tomadas de outra forma? Deixo aos irmãos a “liberdade” dos comentários!😊
Muito interessante! Realmente as escolhas só podem ser feitas quando você tem uma onisciência. Não somos seres racionais, mas sim seres que racionalizam nossas escolhas já feitas.
As escolhas podem ser feitas com a bagagem que se possui no momento. Escolher é um poder. E como tal pode ser aprimorado ou aperfeiçoado. Escolhas feitas com o poder da onisciência seriam - em tese - escolhas perfeitas (ou não). "Ou nâo" porque onisciência é uma capacidade a ser definida e contrastada com outra capacidade: poder criador.
O que me encanta na evolução da filosofia é que ela, ao ser apurada, decantada ou centrifugada, pode garantir ao menos 1% de resultado sólido, prático e útil à humanidade. Já em relação ao Baruch, percebe-se claramente que esse percentual se expande, se multiplica e em muito excede à expectativa positiva da aplicação do pensamento humano, ao trazer à tona a genialidade de se reconhecer o óbvio, assim também revelando o relativismo inócuo que se vinha pretendendo impingir à inflexível realidade.
Muito esclarecedora essa aula. Não conhecia a plataforma e nem o professor. Muito clara e genial a didática do professor CLOVIS . Grata por ajudar-me a iluminar mais um pouco do meu NÃO saber. Mas creio que, para estudar Spinoza, quem é leigo deverá começar por outros pensadores e, por isso, sou a favor do estudo filosófico na formação de base da sociedade que, provavelmente, nunca será permitido pelos poderes dominantes.
"Não há o fora da caverna, só há o dentro da caverna, só há aqui, o mundo das coisas sensíveis, o mundo das coisas palpáveis, o mundo de Carla Peres" (prof. Clóvis) 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Que lindo ver o Professor Clóvis em uma época que eu não o conheci. Somos o Todo manifesto. Somos natureza. Causalidade... Abençoada seja sua capacidade de explicar e continua tão forte e interessante como era e como será.
Grande, cada vez maior (IMEMSO) professor e explicador Clóvis. Parabéns. Tenho orgulho de tê-lo conhecido em vários eventos acadêmicos.Vc, meu caro, tem um domínio.extraordinário.do conteúdo que expõe e explica. É firme, seguro, destemido e dono de uma fluência verbal que, em sentido análogo, brota, se derrama como uma enorme cachoeira ou cascata verbal. Nada o detém!!!
Na física você consegue prever o que vai acontecer com uma partícula no instante seguinte analisando tudo que pode interferir com a mesma no instante presente. Se vc extrapolar isso para todas as partículas do universo, o futuro de tudo já está determinado. Lógico que isso é um experimento material mental, e que é impossível vc determinar como estarão todas as partículas do universo no próximo instante, mas é assustadora a possibilidade do seu futuro (você é um monte de partículas) já estar determinado e vc não pode mudar...
você podera mudar o seu destino e seu corpo, ao mesmo tempo que adquirimos conhecimento tudo que nos aprendeu ficara no passado e tudo que nós aprenderemos sera o nosso novo horizonte, o destino que faz e nossas ações é nós mesmos, o mal do ser humano é colocar culpa em Deus etc por nao conquistar tais coisas e objetivos pessoais e profissionais
mas ao mesmo tempo disso tudo sempre haverá uma condição natural pra poder atrapalhar, mas como nos se encontrar mais fortes e conhecendo os caminhos,tudo ficará mais claro e não mais difícil diante de um desafio ou problema natural
eu encontrei em espinosa um embasamento filosófico pra uma maneira de pensar que eu já tinha a muito tempo, causa e efeito, não existe o caos, é só um nome que damos para a nossa não compreensão da ordem
confesso meu amigo q aí mesmo tempo em que confirmou meu raciocínio, tbm me levantou questionamentos sobre como o passado não é, não é material? Sendo o passado a experiência tão viva em nossa memória que assume o papel de base para nossa interação com o presente...
então o segredo da vida é ter o pleno entendimento de que o que você quer já está determinado e, como tal, escolher os caminhos para atingir estes objetivos, acreditando erroneamente que estas escolhas são livres, quando na verdade as causas e consequências já estão também igualmente determinadas. Como disse o Professor, eu me explico, com um exemplo: Quero ser saudável. Primeiro, preciso entender que sim, absolutamente, serei saudável porque isso já está determinado. Como tal, creio estar escolhendo comer comidas saudáveis e praticar exercícios, quando na verdade estas ações são como deveriam ser, e não poderiam ser diferentes, porque já está determinado que serei saudável. E já está determinado que farei as "escolhas" para atingir estes objetivos. Logo, em suma, não são as consequências que estão nas causas, apenas, mas as causas também estão nas consequências.
Se o futuro não é, e eu estou agindo no presente real em prol de um futuro imaginário que não é. Serei eu tbm um niilista Nietzschiano, negando o mundo real em prol de algo imaginário?
Magnífico ponto de vista do palestrante sobre o autor e filósofo em voga. Cada um com sua verdade e experiência sobre como e o que é a vida ou, a realidade que vivenciamos.
Ele ta explicando espinoza, que seria tipo que a gnt vive numa matrix natural que nossas decisões ja são predefinidas, tudo o que fazemos, nao escolhemos fazer, nós simplesmente fazemos pq fazemos e achamos que estamos escolhendo, como se fossemos um robô pré programado que envelhece.
Que aula fantástica! Ajuda a entender desde a visão Aristotélica de Moral, livre arbítrio nas ações até inexorabilidade em Espinoza. Se as escolhas são livres, a escolha precisa ser conhecida somente no momento de tomada de consciência dessa. Caso estudemos o cérebro e detectarmos a escolha antes do indivíduo, as causas materiais já se estabeleceram, apenas o indivíduo não sabe que sua "escolha" já foi feita. Um exemplo de experimento que permite resolver a questão da liberdade vs inexorabilidade.
Do ponto de vista da experiência concreta da consciência, continua havendo escolha e liberdade. Esse é o paradoxo que o determinismo materialista unilateral não resolve, desde os antigos gregos até a neurociência.
@@filosofiaantropologia-brun7808Se alguém te pergunta sua escolha 100 vezes e, antes que você a saiba responder, a pessoa já a sabe, então sua tomada de consciência de sua própria escolha é tardia em relação à previsão do outro. O contexto já existia, a resposta já é predita. Sua decisão ocorreu baseada em no estado corrente / contexto e é preditível. Alguma liberdade existe somente se a predição do seu comportamento não for 100% eficiente. Do contrário, é um sistema, por definição, determinístico. Sei sua escolha antes mesmo que você a saiba. Onde ficaria o espaço do arbítrio se a previsibilidade for total? Não há. Se for de 99%, há uma pequena margem de liberdade. Depende de qual nível de previsibilidade estamos falando.
@@eduardocarvalho2517, depende de qual tipo de escolha e comportamento você estiver falando. O que eu vou comer no instante que estou com fome, se assisto ou não um jogo de futebol ou um filme para me distrair, ou se vou decidir qual minha profissão, projeto de vida, onde morar, ou mesmo se vale a pena me dedicar ao estudo da história da filosofia? Está seguro de que se pode fazer uma predição com 100% de acerto diante de todas essas circunstâncias e variáveis? Mas eu não estava nem discutindo a perspectiva determinista em si mesma, apenas ressaltando que a experiência da consciência é outra perspectiva e não é "menos real" que a cadeia de causas materiais. Ou seja, este paradoxo persiste há mais de 2 mil anos e a neurociência não oferece solução.
Clóvis com cabelo. Ainda melhor. Cara! Como é bom ter Clóvis como professor. Aprendi algo sobre Campos de Bourdieu com ele. Muito mais que a pamonha. Quem leu e conhece o Clóvis sabe.
O que há, existe, o devir e o movimento no sentido da filosofia de Heráclito, se vai e finda. O que é constituído e se torna, vem de algo ou de uma causa conhecida ou desconhecida (a nível de um entendimento quântico). De certo que no substrato das coisas há uma substância principal, algo que compõe para que seja determinado. No que tange à ação como condicionada por uma rede de causalidades materiais, sem que aja o que ou quem a determine em sua essência, destrói o próprio entendimento do Ser, da Causa, tornando assim o efeito a causa e a causa o efeito. A efetivação do condicionamento de todas as coisas à uma rede de complexa causalidade, requer (por um lúcido entendimento da fenomenologia) atribuição à Deus ou Causa Una. Este é o entendimento necessário para se compreender o problema do materialismo na filosofia de Espinosa. Professor Clóvis é um Gênio!! Gosto muito de seus ensinamentos!!
Obrigada professor! Sou sua fã e fã de Espinosa também. ❤❤ Sempre achei muito pesado a questão do livre arbítrio, pois seja para o bem ou para o mal, ela nos tras consequências serias sobre nossas escolhas.Sendo assim, discordo meio que concordando com Espinosa.
Assine a nossa plataforma de streaming e veja o curso completo: casadosaber.info/A01_Pensadores_Espinosa
infelizmente não consigo pagar no momento, mas o farei assim que possível! obrigado por essa aula gratuita!
O irmão mais novo do professor Clovis é incrível. 👏👏
😂😂😂
Clovis em 2004
😂😂😂
Tem até cabelo...
Todas as características do professor Clóvis estão aí, mas ele é menos teatral do que o personagem que fez a fama dele.
Estava demorando muito para ele começar a se remexer na cadeira 😂😂😂 é muita potência para se restringir a uma poltrona !!! 😅😅😅 grande professor ! Só ele traz Espinoza tão claramente!!!
Pensei o mesmo! Ele é demais.
Espetacular. Esse Clovis só é, do jeito que poderia ser, em conformidade com a sua natureza de explicador, e que está no lugar que só poderia estar porque a natureza lhe concebeu assim do único jeito que só poderia ser. Salve, Espinoza!
Uma preciosidade! Desde muito jovem, nosso explicador já demonstrava toda a sua versatilidade em transmitir seus saberes.
O professor Clóvis nunca mudou, sempre foi um gênio.
Só senti falta dos palavrões :3
É que nessa época ele era solteiro . Não tinha ninguém estressando, ele 😂😂😂
Neh?
Isso se vai refinando com o tempo rsrs
Formidável @@ricardonunes2175
A expontaneidade, e o dom da palavra, em alguém, como só poderia ser! Com a filosofia a nossa visão do mundo muda. Professor incrível...
Essa skin do professor Clóvis me pegou desprevenido hahahaha Gênio demais! 👏🏾👏🏾👏🏾
Não é o professor, eu acredito que seja o irmão mais novo!
@@Savgrafittié o clóvis, só que mais novo.
Sou um leigo na matéria de filosofia, mas este pensamento nos ajuda a superar traumas, principalmente aqueles que envolve pensamentos de você poderia ter tomado uma decisão diferente. Quando você percebe que isso seria impossível você diminui a ansiedade e o estresse causado por tomadas de decisões. Se eu tomei uma decisão errada no passado isso foi devido ao nível de informações que eu possuía até então, se hoje sei que foi errada, foi devido a tudo que passei posteriormente e esta tomada de decisão.
Nossa!ver o Clóvis mais jovem e ainda Espinozando e tudo de bom.Obrigada!
🇨🇳 " Não zombar, não lamentar, não detestar, mas compreender". Baruch Spinoza
Obrigado.
20 anos atrás e já estava nesse nível 👏👏👏
Incrível!
Grande professor. Um dos maiores pensadores do Brasil.
Ia assistir a aula após o meu intervalo de almoço, mas soltei para ver o início e não consegui sair até terminar! Que professor incrível, cara!
Espinoza é O cara e o Clóvis um extraordinário explicador, e é graças a este, que podemos nos dar conta que falta uma variável fundamental nesta equação espinoziana, neste pensamento, a saber, a responsabilidade! Sim, essa é aquela cujas consequências sempre vem após as decisões tomadas. Como nem sempre estas consequências são as mais auspiciosas, fica a questão do porque seríamos penalizados por certas decisões se estas não poderiam ter sido diferentes do que foram ou que poderiam ter sido tomadas de outra forma? Deixo aos irmãos a “liberdade” dos comentários!😊
o cara me encanta me chamando de ignorante sem nem por um instante perder a razão
Incrível aula do nosso mestre! Só pode ser como é, a natureza de Clóvis é por essência de explicador
Muito interessante! Realmente as escolhas só podem ser feitas quando você tem uma onisciência. Não somos seres racionais, mas sim seres que racionalizam nossas escolhas já feitas.
As escolhas podem ser feitas com a bagagem que se possui no momento. Escolher é um poder. E como tal pode ser aprimorado ou aperfeiçoado. Escolhas feitas com o poder da onisciência seriam - em tese - escolhas perfeitas (ou não). "Ou nâo" porque onisciência é uma capacidade a ser definida e contrastada com outra capacidade: poder criador.
❤
Que privilégio dedicar cada instante da existência a escutar pessoas como você, mestre ! Obrigado ❤
O que me encanta na evolução da filosofia é que ela, ao ser apurada, decantada ou centrifugada, pode garantir ao menos 1% de resultado sólido, prático e útil à humanidade. Já em relação ao Baruch, percebe-se claramente que esse percentual se expande, se multiplica e em muito excede à expectativa positiva da aplicação do pensamento humano, ao trazer à tona a genialidade de se reconhecer o óbvio, assim também revelando o relativismo inócuo que se vinha pretendendo impingir à inflexível realidade.
Vídeo sensacional meu amigo.. Estou a 7 meses na profissão, tenho aprendido muito com seus vídeos.. parabéns campeão..
Excelente aula. Um comunicador que contagia com seu entusiasmo, a despeito da complexidade do tema.
CLOVIS DE BARROS FILHO... meodeossssssssssssssssss... um gênio da filosofia...👏👏👏
Espinosa transcendeu, atualmente muitos cientientistas tem q idéia de que o tempo não passa. Ele só é o presente
Cada dia parece mais jovem
Muito esclarecedora essa aula. Não conhecia a plataforma e nem o professor. Muito clara e genial a didática do professor CLOVIS . Grata por ajudar-me a iluminar mais um pouco do meu NÃO saber. Mas creio que, para estudar Spinoza, quem é leigo deverá começar por outros pensadores e, por isso, sou a favor do estudo filosófico na formação de base da sociedade que, provavelmente, nunca será permitido pelos poderes dominantes.
"Não há o fora da caverna, só há o dentro da caverna, só há aqui, o mundo das coisas sensíveis, o mundo das coisas palpáveis, o mundo de Carla Peres" (prof. Clóvis) 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Que lindo ver o Professor Clóvis em uma época que eu não o conheci.
Somos o Todo manifesto. Somos natureza. Causalidade...
Abençoada seja sua capacidade de explicar e continua tão forte e interessante como era e como será.
Monja Coen? Que bonito vê-la por aqui!
O professor Clóvis tem tanto prazer em explicar que é inaceitável que não tenhamos prazer ao escutá-lo.
Porque vc é o que é, então vc é!! Parabéns!
Que sistema de pensamento forte.
Fazer é real, logo só aquilo que decidirmos fazer será realizado. Faça!
Acabei de me escrever um canal como este e um ouro pena que no brasil o povo so quererm saber de dançinhas no tiktok
Grande, cada vez maior (IMEMSO) professor e explicador Clóvis. Parabéns. Tenho orgulho de tê-lo conhecido em vários eventos acadêmicos.Vc, meu caro, tem um domínio.extraordinário.do conteúdo que expõe e explica. É firme, seguro, destemido e dono de uma fluência verbal que, em sentido análogo, brota, se derrama como uma enorme cachoeira ou cascata verbal. Nada o detém!!!
Eu o estou achando mais magro
12:24 a parte do raio, do couve-flor.... e serem seres naturais. Essa parte é muito legal
Na física você consegue prever o que vai acontecer com uma partícula no instante seguinte analisando tudo que pode interferir com a mesma no instante presente. Se vc extrapolar isso para todas as partículas do universo, o futuro de tudo já está determinado. Lógico que isso é um experimento material mental, e que é impossível vc determinar como estarão todas as partículas do universo no próximo instante, mas é assustadora a possibilidade do seu futuro (você é um monte de partículas) já estar determinado e vc não pode mudar...
você podera mudar o seu destino e seu corpo, ao mesmo tempo que adquirimos conhecimento tudo que nos aprendeu ficara no passado e tudo que nós aprenderemos sera o nosso novo horizonte, o destino que faz e nossas ações é nós mesmos, o mal do ser humano é colocar culpa em Deus etc por nao conquistar tais coisas e objetivos pessoais e profissionais
mas ao mesmo tempo disso tudo sempre haverá uma condição natural pra poder atrapalhar, mas como nos se encontrar mais fortes e conhecendo os caminhos,tudo ficará mais claro e não mais difícil diante de um desafio ou problema natural
Faz todo o sentido…
eu encontrei em espinosa um embasamento filosófico pra uma maneira de pensar que eu já tinha a muito tempo, causa e efeito, não existe o caos, é só um nome que damos para a nossa não compreensão da ordem
confesso meu amigo q aí mesmo tempo em que confirmou meu raciocínio, tbm me levantou questionamentos sobre como o passado não é, não é material? Sendo o passado a experiência tão viva em nossa memória que assume o papel de base para nossa interação com o presente...
@@ivanivan2699 porque o próprio tempo é uma experiência enganosa, procure pesquisar sobre como o tempo passa para matéria na velocidade da luz
PARABENS PROFESSOR POR PRESERVAR OS FIOS DE CABELO QUE O TEMPO FOI LHE TIRANDO.
O tipo de coisa que ninguém poderá negar ou confirmar...
Tudo é como é como só poderia ser, tudo foi perfeitamente articulado para ser como foi e não poderia ser de outra forma se não a que foi.
Olavo, sempre com a razão.
amado e respeitado professor.
Desde jovem o Professor Clovis é um brilhante palestrante.
então o segredo da vida é ter o pleno entendimento de que o que você quer já está determinado e, como tal, escolher os caminhos para atingir estes objetivos, acreditando erroneamente que estas escolhas são livres, quando na verdade as causas e consequências já estão também igualmente determinadas. Como disse o Professor, eu me explico, com um exemplo: Quero ser saudável. Primeiro, preciso entender que sim, absolutamente, serei saudável porque isso já está determinado. Como tal, creio estar escolhendo comer comidas saudáveis e praticar exercícios, quando na verdade estas ações são como deveriam ser, e não poderiam ser diferentes, porque já está determinado que serei saudável. E já está determinado que farei as "escolhas" para atingir estes objetivos. Logo, em suma, não são as consequências que estão nas causas, apenas, mas as causas também estão nas consequências.
"A nervura do real", referência importante para conhecer o pensamento de Baruch Espinosa.
Se o futuro não é, e eu estou agindo no presente real em prol de um futuro imaginário que não é. Serei eu tbm um niilista Nietzschiano, negando o mundo real em prol de algo imaginário?
Professor Clóvis, me ensina a buscar o meu próprio caminho, me individual.
Eu que vim ver as ideias filosóficas de Espinosa , acabei com interesse ver as ideias filosóficas de Aristóteles kkk, que introdução foda !
Magnífico ponto de vista do palestrante sobre o autor e filósofo em voga. Cada um com sua verdade e experiência sobre como e o que é a vida ou, a realidade que vivenciamos.
Puxa vida!!! O professor era bem mais calminho quando jovem... um abraço Clovis!
ESPLENDIDA AULA. DE UMA CLAREZA UNICA . OBRIGADO PROFESSOR
Que aula, além da contraposição com Aristóteles que elucida tão bem o pensamento do autor.
Esse jovem tem mt talento! Pode até se tornar um filósofo um dia!!
Que professor mais didático.adorei conhecer vou estudar mais Espinoza. Me encantei
Não entendi quase nada do que foi dito... porém achei lindo!
Clóvis de Barros é magnífico e dá aulas com maestria
Ele ta explicando espinoza, que seria tipo que a gnt vive numa matrix natural que nossas decisões ja são predefinidas, tudo o que fazemos, nao escolhemos fazer, nós simplesmente fazemos pq fazemos e achamos que estamos escolhendo, como se fossemos um robô pré programado que envelhece.
Professor Clovis, bravissimo como sempre 👏
Brilhante
Esse Clóvis faz falta
Ele é maravilhoso!
A explicação de Clóvis é tão maravilhosa que pude entender que Spinoza estava errado e era um ser limitado.
genio desde 2004
Aula maravilhosa!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mas custei a reconhecer o professor Clóvis.🙃😄
Aula excelente, meu obrigado á todos os envolvidos nesse projeto 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼.
Que aula fantástica! Ajuda a entender desde a visão Aristotélica de Moral, livre arbítrio nas ações até inexorabilidade em Espinoza.
Se as escolhas são livres, a escolha precisa ser conhecida somente no momento de tomada de consciência dessa.
Caso estudemos o cérebro e detectarmos a escolha antes do indivíduo, as causas materiais já se estabeleceram, apenas o indivíduo não sabe que sua "escolha" já foi feita.
Um exemplo de experimento que permite resolver a questão da liberdade vs inexorabilidade.
Do ponto de vista da experiência concreta da consciência, continua havendo escolha e liberdade. Esse é o paradoxo que o determinismo materialista unilateral não resolve, desde os antigos gregos até a neurociência.
@@filosofiaantropologia-brun7808Se alguém te pergunta sua escolha 100 vezes e, antes que você a saiba responder, a pessoa já a sabe, então sua tomada de consciência de sua própria escolha é tardia em relação à previsão do outro.
O contexto já existia, a resposta já é predita. Sua decisão ocorreu baseada em no estado corrente / contexto e é preditível.
Alguma liberdade existe somente se a predição do seu comportamento não for 100% eficiente. Do contrário, é um sistema, por definição, determinístico.
Sei sua escolha antes mesmo que você a saiba.
Onde ficaria o espaço do arbítrio se a previsibilidade for total? Não há.
Se for de 99%, há uma pequena margem de liberdade.
Depende de qual nível de previsibilidade estamos falando.
@@eduardocarvalho2517, depende de qual tipo de escolha e comportamento você estiver falando. O que eu vou comer no instante que estou com fome, se assisto ou não um jogo de futebol ou um filme para me distrair, ou se vou decidir qual minha profissão, projeto de vida, onde morar, ou mesmo se vale a pena me dedicar ao estudo da história da filosofia? Está seguro de que se pode fazer uma predição com 100% de acerto diante de todas essas circunstâncias e variáveis? Mas eu não estava nem discutindo a perspectiva determinista em si mesma, apenas ressaltando que a experiência da consciência é outra perspectiva e não é "menos real" que a cadeia de causas materiais. Ou seja, este paradoxo persiste há mais de 2 mil anos e a neurociência não oferece solução.
O tempo nos faz aparecer e a desaparecer ...🇧🇷⚙️🤔
Professor clovis é muito bom
Clóvis com cabelo. Ainda melhor. Cara! Como é bom ter Clóvis como professor. Aprendi algo sobre Campos de Bourdieu com ele. Muito mais que a pamonha. Quem leu e conhece o Clóvis sabe.
Você é gênio Clovis, tamo junto!
Como estava jovenzinho!!!❤❤❤🎉🎉🎉
faço aniversário no dia 25/5. Nesse dia eu tinha 9 anos hehehe. informação que mudou seu dia, parabéns!
Tudo é natureza. A eternidade é apenas um instante
Mais um espetáculo deste professor incrível.
Lindo desde sempre!!!
Essa cara é foda! Muito bom!!!
RELIQUIA!!!!!! QUE MARAVILHA DE VIDEO, OBRIGADO CASA DO SABER.
Sensacional, gratidão pela aula 🙏❤️
Que professor!!! ♥️
❤
que aula foda porra
Ecelente ❤👏👏👏👏👏maravilhoso prof🍎
Esse é o melhor!
14:10 kkkkkkkkk
Aula valiosa, obrigado por compartilhar! Vou me inscrever para assistir o restante das aulas
Excelente, professor. Que Deus continue te abençoando.
Qual entre os deuses. Será que todos os de todos os povos? desde e o incio?
Meu lugar é aqui. Obrigado!!!
Segundo Espinoza esse Clóvis aí não existe! 😂😂 Sem dúvidas pra mim o professor é o maior explicador que já conheci.
❤❤❤
O que há, existe, o devir e o movimento no sentido da filosofia de Heráclito, se vai e finda. O que é constituído e se torna, vem de algo ou de uma causa conhecida ou desconhecida (a nível de um entendimento quântico). De certo que no substrato das coisas há uma substância principal, algo que compõe para que seja determinado. No que tange à ação como condicionada por uma rede de causalidades materiais, sem que aja o que ou quem a determine em sua essência, destrói o próprio entendimento do Ser, da Causa, tornando assim o efeito a causa e a causa o efeito. A efetivação do condicionamento de todas as coisas à uma rede de complexa causalidade, requer (por um lúcido entendimento da fenomenologia) atribuição à Deus ou Causa Una. Este é o entendimento necessário para se compreender o problema do materialismo na filosofia de Espinosa.
Professor Clóvis é um Gênio!! Gosto muito de seus ensinamentos!!
Obrigada professor! Sou sua fã e fã de Espinosa também. ❤❤ Sempre achei muito pesado a questão do livre arbítrio, pois seja para o bem ou para o mal, ela nos tras consequências serias sobre nossas escolhas.Sendo assim, discordo meio que concordando com Espinosa.
Incrível! Um excelente educador!
Que aula!
Nossa, que aula. Gratidão
Excelente explicação...
Professor Clovis ❤❤❤
Professor Clóvis é sensacional.
Que maravilha de aula!!!!!
Em Budismo Tathagata - epíteto de Buda - quem vem e vai do assim como é.
O que é, é, assim como é.
Que aula maravilhosa!!!
Melhor explanação possível
20:20 é absurdo, é perfeito
Sempre brilhante!!!
O "desapercebido" do Professor Clóvis, não passou despercebido