Já fui um sujeito bem preconceituoso e obviamente teci alguns comentários ruins à época. Fato que eu cresço e cresci. Orgulho de evoluir e ir pensando melhor sobre a vida. Esse filme é excelente e sua explanação com o simbolismo todo da obra apenas apontou o que eu achei que tinha visto, de fato, e não sabia e, mais ainda: me fez chorar! Lindo texto! Que filme!!
Falaa Paulo, agora que vi seu comentário aqui, obrigado demais pelo seu relato, muito bom saber como nos transformamos ao longo dos anos, grande abraço meu amigo!
Que maximo o seu relato Paulo Amaral!! Concordo com vc a respeito do filme que muitas coisas me passaram despercebido e com as explicacoes do Dr Ricardo ficou ainda mais incrivel o proposito do filme. Um abraco para vc e sucesso em todas as dimensoes de sua vida.
...de fato , atuaçao de Ledger é tocante por demais ...ele consegue nos colocar dentro dele , sentir tudo .. tudo que dentro dele se delacera ....Pho...d..!!
Tem o detalhe da camisa tb: no armário de jack a camisa está sob a de ennis como se estivesse protegendo cuidando. E no final está ao contrário Ennis está protegendo, cuidando,abraçando tudo aquilo
Lembro da época em que esse filme foi lançado. Fez um barulho e tanto. E sendo em 2005, quando eu tinha meus 17 anos, a gente sequer usava a palavra gay. Perguntávamos: "Você é entendido?", para saber se a pessoa era do vale ou não. Doido né?! Fico contente ao notar que ser LGBT hoje em dia é um pouco mais fácil. Assim como foi mais fácil para mim em relação aos que vieram antes. E será mais fácil àqueles que virão.
Esse filme é uma obra-prima do cinema. As paisagens pinceladas pela fotografia, a profundidade do drama dos personagens e a trilha sonora que possui cortes secos ao longo do filme, como se aquela história não pudesse ser livre. Tudo isso torna este um dos filmes mais lindos que assisti.
Gosto demais desse filme. Ele é baseado no conto homônimo de Annie Prouxl, que é mais seco, e embora sendo igualmente bom, acho que o filme vai mais além, nos dando mais material para refletir. Ricardo, você arrasou nessa análise!
assisti ha 4 dias e esse filme causou danos graves e profundos no meu psicológico, simplesmente nao consigo desassociar ou parar de pensar sobre (ao todo ja vi umas 7 vezes nesse periodo). lindo e tragico na mesma intensidade e sinceramente me arrependo de ter visto. nao me fez bem, meus olhos se enchem sempre que lembro daquela ultima briga deles, ate meu cabelo ta caindo da quantidade de estresse que me proporcionou. tenho nem palavras pra descrever o que senti quando soube q o heath ledger morreu.
É muito bacana quando uma história nos faz refletir e rever pensamentos e sentimentos ! De certa forma , ao assistir ou ler tais obras, se você estiver aberto à aprendizagem, certamente se tornará um pouco melhor ! Mas é importante separar ficção da realidade e não deixar que isso nos atinja diretamente , chorar , se emocionar e ficar reflexivo por alguns dias é super normal , mas se passa disso e isso te afeta de modo negativo é um alerta que se acende , talvez o filme lhe trouxe gatilhos , e procurar ajuda é necessário , espero que fique bem ❤️🩹
Eu lhe entendo Sebert...mas eu lhe dou como sugestao ao finalizar um filme ou uma serie que o impactou profundamente....procure conectar-se com algo mais relax como por exemplo : escutar umas musicas que vc curte, ler algo bacana ou ate mesmo assistir um filme ou uma serie romantica ou uma bela comedia....abracos e harmonia sempre
A primeira vez que assisti o filme me fez mal também. Eu era muito novo, foi o primeiro filme homo/bissexual que eu vi e eu não estava com a saúde mental muito boa. Eu o vi escondido, por medo de alguém me pegar assistindo o filme. Eu fiquei por mais ou menos 2 semanas muito abalado e entristecido com o filme. Já faz muito tempo que tenho vontade de assistir de novo, mas ao lembrar de como me fez mal eu fico um pouco receoso de assistir.
é sem duvida o melhor filme da minha vida... junto com A cor Púrpura. ambos são as sombras da minha psique..me emociono em vez apenas trechos desses filmes..
Olá! Sei que vc esta fazendo uma análise a partir do filme, tambem sei que há acaloradas discussões sobre a cena retratando a morte de Jack ser ou não imaginação do Ennis. Mas o fato é que, no conto, que inspirou a produção cinematografica, está claro que Ennis imaginou. Enquanto a esposa de Jack relata, ele mentalmente nega que seja verdade o que está ouvindo e pensa, usando os mesmos termos quando tinha contado a Jack sobre a morte de um cowboy gay que ele foi obrigado a ver quando era criança "pegaram ele". Inclusive a edição sugere isso, inserindo as cenas logo apos a imagem do Ennis surgiulr em tela escutando ao telefone. Gostaria de sugerir o filme Reino de Deus ( God's Own Country), drama britânico de 2017, com tematica e ambientação similar a Brockback Mountain, inclusive com fotogramas que remetem ao filme estarunidense, mas é um filme que ousa em explicitar, bem mais que o filme de Ang Lee, a paixão e o desejo dos protagonistas. Tambem trata de uma jornada de amadurecimento de um deles.
Concordo mas na minha opinião a morte de Jack ficou subentendida, há várias hipóteses no filme. Por exemplo tem uma cena que Jack diz a Enis: Não sei se vou suportar ficar sem vc, quem sabe na troca de pneus ele mesmo cometeu suicidio pelo fato de não conseguir viver ao lado de Ennis, outra coisa Alma sabia do caso deles vai saber se ela mandou matar enfim pode ter sido várias questões.
Vi esse filme no cinema. Chorei. Vi mais umas duas vezes depois, ao longo da vida, e chorei. Se eu ver de novo, vou chorar. É uma história ao mesmo tempo linda, triste e forte.
"[...] Uma vida inaltêntica pode até aparentar ser completa, embora jamais vá ser suficiente. Muitas vezes ocultar a sombra funciona como um mecanismo de sobrevivência. É mais conveniente rechaçar o inconsciente tudo aquilo que pode ser usado contra nós mesmos . A sombra apesar de assustadora é a instância mais autêntica da psique, nos ensina a lidar com todas as particularidades da personalidade [...]" (RICARDO CHAGAS)
Terminei o vídeo e sua análise impecável, mais uma vez! Já havia percebido um detalhe ou outro do simbolismo do filme, mas você abriu ainda mais interpretações para essa obra de arte.
Esse filme é maravilhoso. A atuação do Heath Ledger é sensacional, fora do normal. Deveria ter ganhado vários prêmios. Além do Ennis relutar em assumir sua homossexualidade, tem o aspecto da vida sem freios do Jack, ao contrário do Ennis que era todo certinho. A atuação da esposa do Ennis , sabendo sem poder demonstrar também é excelente.
Esse filme foi muito impactante p/mim. (Por razões pessoais) Lembro que na sala de cinema as pessoas escondiam o choro. Escondendo as lágrimas. (pelo menos as mais próximas a mim). Tenho esse filme....em dvd, blu ray, cd trilha sonora, poster. Assisti umas 200 vezes rsss Brokeback 4 ever ! ( rsss )
Quando assisti no cinema tinha pessoas rindo e eu chorando muito. Filme lindo demais. A análise feita pelo canal me possibilitou refletir de forma ampliada sobre a história
Um dos meus filmes preferidos . Lindo e sensível . Ótima análise. 🎉❤ como sempre choro neste filme , chorei até na análise. “ eu sempre achei que essa montanha onde os pássaros cantam era apenas uma imaginação fértil do meu marido “ diz a viúva . 😢
@@MinutosdeSanidade sim, um deboche que dói muito. Sobre a sua análise: eu não sabia que tinham pessoas que achavam que as cenas dele apanhando poderiam ser apenas imaginação. Sempre interpretei como uma forma sutil de mostrar : olha, socialmente a gente diz isso, mas a realidade é essa aqui. Legal ver que tinham formas diferentes de ver a mesma cena. De qualquer forma, a direção desse filme é sublime :) Parabéns pela análise. Estou aguardando sobre US do Jordan Peele ;)
Adorei a análise. Sou novo por aqui. Comecei vendo o post sobre “Ataque dos Cães” e achei maravilhoso, apesar do sufixo -ismo (doença). Mas voltando a este, quantos detalhes interessantes você traz, que não havia notado! A cor dos chapéus, por exemplo… De fato, o filme ficou ainda mais lindo depois desta análise. Deu vontade de assistir de novo, mas não sei se aguento. É lindo, mas triste demais, ainda mais por conta de que o Heath morreu tragicamente. 😢 Mas amei a análise! Gratidão!
Top demais a análise! Filme excepcional! Existem pessoas que vivem bem com seus fantasmas, outras precisam se libertar, sendo assim, cada deve seguir o seu caninho! A escolha dos caminhos a seguir sempre vai ter um preço! E é isso...
O mais importante dessa obra é que se trata de relacionamentos humanos independente da orientação sexual. Assim, conforme analise feita sobre nossas sombras, o filme deixa a grande mensagem através do personagem Erenest que devemos nos libertar dos nossos traumas. Parabéns pelo vídeo e pela edição das imagens.
@@claudiamariarodriguesdelim2578 eu entendo o seu questionamento mas não cabia no filme aprofundar no drama das mulheres, já que o foco era total nos dois protagonistas, mas já devem ter filmes com essa mesma temática onde explora essa questão. Nesse sentido ambos saem machucados por pressão de uma sociedade podre e preconceituosa, eu mesmo quando adolescente e gay já quis arrumar uma namorada só pra esconder já que as pessoas já estavam julgando, mas ainda bem que não fiz isso simplesmente moldei meu comportamento para alguém introvertido e usava essa desculpa quando alguém tocava no assunto.
Dr Ricardo. Parabens pelo belissimo trabalho! Descobri por a caso o seu canal e fiquei impactado com a sua leitura. Eu sou um leitor "assíduo" de tudo que envolve a area psiquica: livros, entrevistas, documentarios e etc....estou na espectativa de ver outros videos seus....daqui de Israel o pais que eu moro ha anos lhe desejo todas as felicidades do Mundo e muita saude. abracos e shalom😍😀
Já assisti inúmeras vezes a esse filme e cada vez o amo mais. Como psicanalista, consigo ter tbém a mesma opinião que vc me sua análise no vídeo. É linda a história, sensível, bela, grandioso o amor deles. Mas o fim foi muito doloroso. Um filme para pensar sobre nossas intolerâncias e preconceitos. ❤
Este filme é uma obra prima do cinema! Um verdadeiro clássico! Trazia um tema polêmico, com uma análise muito técnica sobre o assunto, e sobre o amor, pois é nítido o amor forte entre ambos personagens
Fui comprar o livro pra fazer uma comparação com o filme,qual não foi minha surpresa quando a vendedora ficou me evitando,demorou pra atender e no final quis saber o que eu tinha achado de tão interessante num livro sobre "bichas"acreditem,fiquei pasma.Preconceito total.Enfim.......estamos em evolução,mas a estrada é longa.🙁
Me inscrevi no canal. Achei q seria uma analize chata falanciosa de YT e q eu discordar com quase tudo, mas me surpreendeu como sua analize foi bem mais cinematográfica e didática, pra aprender mais sobre construção de personagens em um roteiro. Obrigado, Parabéns!!
Sou apreciador da sétima arte e colecionador.... De tudo que eu tenho, sempre digo que se tivesse que escolher ficar apenas com um item, com certeza será "O segredo de Brokeback Mountain", na época foi uma lição de que viver de aparências em prol da hipócrita sociedade, só traz infelicidade. Jack Twist e Ennie del Mar vocês são os caras!
Amo este filme porque ele mostra a o amor entre dois homens !!! Amor de verdade . De sentir falta da pessoa em sua vida e sentir necessidade de estar com ela.
Achei interessante a abordagem simbólica especialmente levando em consideração o lado sombra. Observo que muitas pessoas fazem referência a ele de forma inadequada que você explicou corretamente. O lado sombra é quase inacessível e somente uma experiência muito intensa é possível acessá-lo. Eu não assisti a esse filme com uma perspectiva filosófica, pois à época eu estava passando por uma fase muito pragmática na minha vida que foi espelhada pelo filme. Estava cansado de ver homens casados, com filhos, em casamentos tradicionais, interessados em ter relacionamentos homossexuais comigo. Felizmente, não tenho mais cara de 30 anos e não sofro mais tanto assédio sexual, ainda mais dessa natureza, mas o filme me mostrou a verdadeira m* que é a vida dessas pessoas em relacionamentos de conveniências. Lembro que minha interpretação sobre o final do filme foi outra, de que o personagem principal estava chocado vendo a estória de sua vida se repetindo na vida da filha, e como ele poderia ter feito diferente no passado e salvado a sua vida e a de seu amante.
E de pensar q esse filme fantásticos, com roteiro perfeito e diálogos complexos, perdeu o Óscar de melhor filme p Crash, um filme esquecível! E tudo isso, pelo preconceito q rondava e ainda roda a Academia de Hollywood! Falou de cowboys, ou do estado do Texas, dizer a palavra homossexua1smo é praticamente visto como algo a ser escondido....
Amo demais esse filme, mas ele sempre me deixa na bad quando termino de assistir 😢 ele e 'Orações Para Bobby' me quebram total... aliás esse último que citei, me fez chorar uma caixa dgua 😭 mds
Esse filme foi o responsável pelo pontapé que eu dei na minha vida! Imagine saber o que você sente, mas não ter CONCEITOS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS para dar um nome e explicar quem você é por sentir-se assim e tudo o que você vê e ouve ao seu redor são discriminações, inferiorizações, estranhamentos e agressões!!! A arte é política. E arte política DESPERTA e SALVA VIDAS!
Muitíssima interessante análise! Achei uma extrapolação "suspeita" essa ideia de um ser a sombra do outro. Será que foi essa a intenção de quem criou a história? O filme mexe demais comigo, pois há um homem em minha vida que me remete a essa história sofrida.
Que incrível achar seu canal! Bela sugestão do TH-cam ! Tudo a ver com o trabalho que realizo na área do aconselhamento á luz dos símbolos. Gostaria de sugerir sua análise para um filme emblematicamente metafórico de Rainer Werner Fassbinder - QUERELLE - Acho que você poderia trazer muita coisa incrível ao conhecimento de muitos de seus seguidores e futuros seguidores. Parabéns!
@@MinutosdeSanidade Muto agradecido! Essa obra (Querelle) é um prato cheio para uma análise à luz do simbolo. Caso inclusive você não conheça o filme tenho certeza de que se fascinará.
Genial. Não havia percebido tal conexão com Jung. Sincronicamente falando, esse livro de Jung será a próxima leitura. Faça uma análise de O Jantar. Qual seria a escola central? A gestalt?
Heath Ledger não ter sido premiado por esse filme é uma das maiores injustiças da história do Oscar.
O prêmio de melhor ator tava bem disputado naquele ano, mas o que eu achei absurdo foi o filme perder o Oscar de melhor filme para Crash.
@@suelennataliacanteleo filme foi sabotado pela academia na época, que ainda era muito conservadora
Já fui um sujeito bem preconceituoso e obviamente teci alguns comentários ruins à época. Fato que eu cresço e cresci. Orgulho de evoluir e ir pensando melhor sobre a vida. Esse filme é excelente e sua explanação com o simbolismo todo da obra apenas apontou o que eu achei que tinha visto, de fato, e não sabia e, mais ainda: me fez chorar! Lindo texto! Que filme!!
Falaa Paulo, agora que vi seu comentário aqui, obrigado demais pelo seu relato, muito bom saber como nos transformamos ao longo dos anos, grande abraço meu amigo!
Que maximo o seu relato Paulo Amaral!! Concordo com vc a respeito do filme que muitas coisas me passaram despercebido e com as explicacoes do Dr Ricardo ficou ainda mais incrivel o proposito do filme. Um abraco para vc e sucesso em todas as dimensoes de sua vida.
Cara, vc e o tipo de ser humano que o mundo precisa. Um abraço.
@@seidlerguimaraes7572 obrigado, meu caro! Estamos aqui pra tentar crescer em diversos campos.. na ideia então…
Naquela época era bem comum piadas sobre esse filme, faziam paródias e tal, hj em dia ele se tornou um clássico do romance.
Esse filme parte meu coração. Atuação nota 10 do elenco, principalmente do Heath Ledger
Com certeza, sempre que assisto a qualquer filme com ele fico levemente melancólico.
meu filme triste favorito
...de fato , atuaçao de Ledger é tocante por demais ...ele consegue nos colocar dentro dele , sentir tudo ..
tudo que dentro dele se delacera ....Pho...d..!!
Tem o detalhe da camisa tb: no armário de jack a camisa está sob a de ennis como se estivesse protegendo cuidando. E no final está ao contrário Ennis está protegendo, cuidando,abraçando tudo aquilo
Muito profundo, forte, triste, sofrido, frustado , desesperançado. Doloroso
Que excelente análise! Não tinha feito essa leitura. Detalhes que passam despercebidos, mas que são de uma riqueza e sensibilidade imensuráveis.
Chorei lendo esse comentário, ótima observação
Vc é muito é gay
@@FabioSantos-v8vvc também, não tenta fugir disso porque senão vai ser pior 😉
Lembro da época em que esse filme foi lançado. Fez um barulho e tanto. E sendo em 2005, quando eu tinha meus 17 anos, a gente sequer usava a palavra gay. Perguntávamos: "Você é entendido?", para saber se a pessoa era do vale ou não. Doido né?! Fico contente ao notar que ser LGBT hoje em dia é um pouco mais fácil. Assim como foi mais fácil para mim em relação aos que vieram antes. E será mais fácil àqueles que virão.
Obrigado pelo seu relato, Cleuzio! Hoje é um pouco mais fácil, e de fato, temos muito a melhorar ainda.
😂😂, hj eu lembrei q em 2013, um amigo me perguntou se eu era "entendido"...
Também acho, o mundo não vai deixar de ser homofóbico, racista e afins.
Mas as gerações vão surgindo e cada vez mais essas mazelas perdem forças.
Para mim não foi e não é nada fácil.
Eu tive que jogar fora um DVD pirata porque minha irmã achou.
Esse filme é uma obra-prima do cinema.
As paisagens pinceladas pela fotografia, a profundidade do drama dos personagens e a trilha sonora que possui cortes secos ao longo do filme, como se aquela história não pudesse ser livre. Tudo isso torna este um dos filmes mais lindos que assisti.
A trilha do Santaolalla é perfeita, combina demais com o filme.
Sinto isso tbm, lindo demais, vontade de virar uma cowgirl e ir morar naquelas montanhas kk
Adorei seu comentário, esse filme é espetacular, exatamente isso! 👏👏👏
O filme ficou, a meu ver, ainda mais lindo depois dessa análise. Sensacional!
Muito obrigado pela gentileza de sempre, Jussara! :) Bom te ver por aqui.
Esse filme é magnífico e me trás vários pensamentos e medos internos.
Tu é gay né. .
Solta a franga amiga deixa de besteira
Eu sinto a mesma coisa....
Vcs são muito bicha
O que gosto nesse filme é que ele foi dirigido por Ang Lee. Um diretor que dirigiu o O tigre e o dragão e Hulk,e logo após essa obra magnífica!
Bem diversificado :D
@@MinutosdeSanidade Lembro de assistir esse filme com minha mãe e ela adorou!
@@alcionesouza166 ele já havia dirigido um filme LGBT antes. "O Banquete de Casamento", lançado em 1993. Mas esse tem uma pegada de comédia romântica
@@penelopealvarenga2326 não sabia. Obrigado
Achei legal que o ennis simplesmente gostou do Jack.... Até pq o Ennis não se interessou mais por nenhum homem. Que atuações! Filme muito reflexivo.
Ele n se permitia gostar. O Jack foi o único que conseguiu quebrar essa barreira.
Gosto demais desse filme. Ele é baseado no conto homônimo de Annie Prouxl, que é mais seco, e embora sendo igualmente bom, acho que o filme vai mais além, nos dando mais material para refletir. Ricardo, você arrasou nessa análise!
Muitoo obrigado mesmo Denise, não sabia que era baseado em um conto! Vou atrás!
Esse filme marcou demais a minha vida, precisamos viver intensamente e valorizar nossa autenticidade.
Eu amo esse filme.
É tão profundo , tão real.
Eu gostei muito.
Eu era pequeno quando vi esse filme...eu era repleto de preconceitos...hj chegando aos 30 anos percebo q esse filme é uma obra prima.
É um filme maravilhos. Assisti ele algumas vezes quando era mais novo, bem escondido de tudo e todos.
Espero que hoje não precise mais assisti-lo escondido, obrigado pelo comentário!
assisti ha 4 dias e esse filme causou danos graves e profundos no meu psicológico, simplesmente nao consigo desassociar ou parar de pensar sobre (ao todo ja vi umas 7 vezes nesse periodo). lindo e tragico na mesma intensidade e sinceramente me arrependo de ter visto. nao me fez bem, meus olhos se enchem sempre que lembro daquela ultima briga deles, ate meu cabelo ta caindo da quantidade de estresse que me proporcionou. tenho nem palavras pra descrever o que senti quando soube q o heath ledger morreu.
É muito bacana quando uma história nos faz refletir e rever pensamentos e sentimentos ! De certa forma , ao assistir ou ler tais obras, se você estiver aberto à aprendizagem, certamente se tornará um pouco melhor ! Mas é importante separar ficção da realidade e não deixar que isso nos atinja diretamente , chorar , se emocionar e ficar reflexivo por alguns dias é super normal , mas se passa disso e isso te afeta de modo negativo é um alerta que se acende , talvez o filme lhe trouxe gatilhos , e procurar ajuda é necessário , espero que fique bem ❤️🩹
Aconteceu comigo 😢 levou mais de mês pra recuperar. Forte demais. Boa sorte!
@@Fabi-Coelho Muito bom Fabi Coelho...importante a sua leitura
Eu lhe entendo Sebert...mas eu lhe dou como sugestao ao finalizar um filme ou uma serie que o impactou profundamente....procure conectar-se com algo mais relax como por exemplo : escutar umas musicas que vc curte, ler algo bacana ou ate mesmo assistir um filme ou uma serie romantica ou uma bela comedia....abracos e harmonia sempre
A primeira vez que assisti o filme me fez mal também. Eu era muito novo, foi o primeiro filme homo/bissexual que eu vi e eu não estava com a saúde mental muito boa. Eu o vi escondido, por medo de alguém me pegar assistindo o filme. Eu fiquei por mais ou menos 2 semanas muito abalado e entristecido com o filme. Já faz muito tempo que tenho vontade de assistir de novo, mas ao lembrar de como me fez mal eu fico um pouco receoso de assistir.
é sem duvida o melhor filme da minha vida... junto com A cor Púrpura. ambos são as sombras da minha psique..me emociono em vez apenas trechos desses filmes..
Me deu ate vontade de assistir novamente, haha. Obrigado! Amo suas analises!
Eu que agradeço a gentileza! Reassistir filmes bons é uma ótima maneira de passar o domingo 😁
Olá! Sei que vc esta fazendo uma análise a partir do filme, tambem sei que há acaloradas discussões sobre a cena retratando a morte de Jack ser ou não imaginação do Ennis. Mas o fato é que, no conto, que inspirou a produção cinematografica, está claro que Ennis imaginou. Enquanto a esposa de Jack relata, ele mentalmente nega que seja verdade o que está ouvindo e pensa, usando os mesmos termos quando tinha contado a Jack sobre a morte de um cowboy gay que ele foi obrigado a ver quando era criança "pegaram ele". Inclusive a edição sugere isso, inserindo as cenas logo apos a imagem do Ennis surgiulr em tela escutando ao telefone.
Gostaria de sugerir o filme Reino de Deus ( God's Own Country), drama britânico de 2017, com tematica e ambientação similar a Brockback Mountain, inclusive com fotogramas que remetem ao filme estarunidense, mas é um filme que ousa em explicitar, bem mais que o filme de Ang Lee, a paixão e o desejo dos protagonistas. Tambem trata de uma jornada de amadurecimento de um deles.
Concordo mas na minha opinião a morte de Jack ficou subentendida, há várias hipóteses no filme. Por exemplo tem uma cena que Jack diz a Enis: Não sei se vou suportar ficar sem vc, quem sabe na troca de pneus ele mesmo cometeu suicidio pelo fato de não conseguir viver ao lado de Ennis, outra coisa Alma sabia do caso deles vai saber se ela mandou matar enfim pode ter sido várias questões.
Um dos melhores filmes de Drama que já vi, só tristeza, amo.
Concordo!
Vi esse filme no cinema. Chorei. Vi mais umas duas vezes depois, ao longo da vida, e chorei. Se eu ver de novo, vou chorar. É uma história ao mesmo tempo linda, triste e forte.
Análise linda. Parabéns! Fiquei muito emocionada revendo essa história.
Assisti esse clássico somente hoje, e estou em pedaços. Pedaços.
"[...] Uma vida inaltêntica pode até aparentar ser completa, embora jamais vá ser suficiente. Muitas vezes ocultar a sombra funciona como um mecanismo de sobrevivência. É mais conveniente rechaçar o inconsciente tudo aquilo que pode ser usado contra nós mesmos . A sombra apesar de assustadora é a instância mais autêntica da psique, nos ensina a lidar com todas as particularidades da personalidade [...]" (RICARDO CHAGAS)
Terminei o vídeo e sua análise impecável, mais uma vez!
Já havia percebido um detalhe ou outro do simbolismo do filme, mas você abriu ainda mais interpretações para essa obra de arte.
Obrigado!
Esse filme é maravilhoso. A atuação do Heath Ledger é sensacional, fora do normal. Deveria ter ganhado vários prêmios. Além do Ennis relutar em assumir sua homossexualidade, tem o aspecto da vida sem freios do Jack, ao contrário do Ennis que era todo certinho. A atuação da esposa do Ennis , sabendo sem poder demonstrar também é excelente.
Sua análise foi extremamente detalhada e esclarecedora. Parabéns!
Obrigado 😃
Esse filme foi muito impactante p/mim. (Por razões pessoais) Lembro que na sala de cinema as pessoas escondiam o choro. Escondendo as lágrimas. (pelo menos as mais próximas a mim).
Tenho esse filme....em dvd, blu ray, cd trilha sonora, poster. Assisti umas 200 vezes rsss
Brokeback 4 ever ! ( rsss )
Quando assisti no cinema tinha pessoas rindo e eu chorando muito. Filme lindo demais. A análise feita pelo canal me possibilitou refletir de forma ampliada sobre a história
Um dos meus filmes preferidos . Lindo e sensível . Ótima análise. 🎉❤ como sempre choro neste filme , chorei até na análise. “ eu sempre achei que essa montanha onde os pássaros cantam era apenas uma imaginação fértil do meu marido “ diz a viúva . 😢
Pois é, essa parte é especialmente cruel, parece que ela fala com raiva sobre o local.
@@MinutosdeSanidade sim, um deboche que dói muito. Sobre a sua análise: eu não sabia que tinham pessoas que achavam que as cenas dele apanhando poderiam ser apenas imaginação. Sempre interpretei como uma forma sutil de mostrar : olha, socialmente a gente diz isso, mas a realidade é essa aqui. Legal ver que tinham formas diferentes de ver a mesma cena. De qualquer forma, a direção desse filme é sublime :) Parabéns pela análise. Estou aguardando sobre US do Jordan Peele ;)
Ang Lee transformou esse filme em obra prima.
Esse filme é lindo eu choro toda vez que eu assisto 😍
Análise e interpretação arquetipoca impecável, tinha ser ser um intuitivo introvertido para produzir um conteúdo tão simbólico e cheio de significados
Hahahahahaha :D
Esse filme é uma obra prima, de uma delicadeza e intensidade tocantes. Já procurei pra assistir de novo mas não encontrei.
Tem disponível no prime vídeo , em redes abertas não acham mais
Tem na Netflix
@@eusouopereratem na Netflix
Um dos melhores filmes dessa temática.
Adorei a análise. Sou novo por aqui. Comecei vendo o post sobre “Ataque dos Cães” e achei maravilhoso, apesar do sufixo -ismo (doença). Mas voltando a este, quantos detalhes interessantes você traz, que não havia notado! A cor dos chapéus, por exemplo… De fato, o filme ficou ainda mais lindo depois desta análise. Deu vontade de assistir de novo, mas não sei se aguento. É lindo, mas triste demais, ainda mais por conta de que o Heath morreu tragicamente. 😢 Mas amei a análise! Gratidão!
Cara, quando o Jack morre eu fico devastado cara, tipo assim----
Ótimo filme, ótima atuação. Simplesmente sensível e amoroso.
Maravilha de análise! É um filme hj clássico e emocionante. A cena final , das camisas, uma dentro da outra, da trilha sonora. Emoção!!!
De arrepiar mesmo, obrigado pelo comentário!
Lembro até hoje de como o público no cinema foi “pego de surpresa” pela temática. Mas no final, assistiram todos.
Top demais a análise! Filme excepcional! Existem pessoas que vivem bem com seus fantasmas, outras precisam se libertar, sendo assim, cada deve seguir o seu caninho! A escolha dos caminhos a seguir sempre vai ter um preço! E é isso...
Esse é um dos melhores filmes que já assisti na vida❤
Um dos melhores que vi na vida.
Que lindo, que lindo!
O mais importante dessa obra é que se trata de relacionamentos humanos independente da orientação sexual. Assim, conforme analise feita sobre nossas sombras, o filme deixa a grande mensagem através do personagem Erenest que devemos nos libertar dos nossos traumas. Parabéns pelo vídeo e pela edição das imagens.
Excelente o seu ponto de vista Ronaldo!!!
Amei sua explicação psicológica do filme.
Vou assistir o filme novamente.
Que análise linda desse filme vigoroso! Melhor não poderia. Concisão, precisão e cheia de sentido.
O pior é que ninguém escreve sobre o drama das mulheres que foram usadas para esconder a homossexualidade dos maridos, através do casamento.
Se as mulheres não procurassem esse esteriótipo, não poderiam ser enganadas. E as vezes o próprio gay não se aceita (é o caso do filme).
@@wenyx1 na maioria das vezes, a mulher não tinha escolha. E o gay levava ela junto para sua vida bosta.
Excelente isso mesmo, muito triste né
@@claudiamariarodriguesdelim2578 eu entendo o seu questionamento mas não cabia no filme aprofundar no drama das mulheres, já que o foco era total nos dois protagonistas, mas já devem ter filmes com essa mesma temática onde explora essa questão. Nesse sentido ambos saem machucados por pressão de uma sociedade podre e preconceituosa, eu mesmo quando adolescente e gay já quis arrumar uma namorada só pra esconder já que as pessoas já estavam julgando, mas ainda bem que não fiz isso simplesmente moldei meu comportamento para alguém introvertido e usava essa desculpa quando alguém tocava no assunto.
@@JoaoAntonio-hy3up nunca vi nenhum filme sobre o lado das mulheres casadas com gays.
Ricardo, faça uma analise de me chame pelo seu nome, é meu filme preferido! Cheio de simbolismos e relações com a cultura grega 😍
Ótima sugestão, adoro o filme, eventualmente vou trazer sim!
Excelente filme que sofreu preconceito no Oscar, onde agora liberou geral.
Esse filme é magnífico. Lembro de assistir no início da adolescência. Voltei a assistir recentemente. Uma verdadeira obra-prima
esse filme me emocionou mto, um profundo pesar por ter uma breve noção do q é viver desse jeito tendo q se esconder
E Heath Ledger e Jake Gylenhaal são espetaculares!!!!
Dr Ricardo. Parabens pelo belissimo trabalho! Descobri por a caso o seu canal e fiquei impactado com a sua leitura. Eu sou um leitor "assíduo" de tudo que envolve a area psiquica: livros, entrevistas, documentarios e etc....estou na espectativa de ver outros videos seus....daqui de Israel o pais que eu moro ha anos lhe desejo todas as felicidades do Mundo e muita saude. abracos e shalom😍😀
Um filme que me prendeu até o final... o que é difícil acontecer...
Já assisti inúmeras vezes a esse filme e cada vez o amo mais. Como psicanalista, consigo ter tbém a mesma opinião que vc me sua análise no vídeo. É linda a história, sensível, bela, grandioso o amor deles. Mas o fim foi muito doloroso. Um filme para pensar sobre nossas intolerâncias e preconceitos. ❤
Este filme é uma obra prima do cinema! Um verdadeiro clássico! Trazia um tema polêmico, com uma análise muito técnica sobre o assunto, e sobre o amor, pois é nítido o amor forte entre ambos personagens
Assisti esse filme novamente semana passada, muito obg pela análise. Esse é um dos meus filmes favoritos.
Eu que agradeço!
Fui comprar o livro pra fazer uma comparação com o filme,qual não foi minha surpresa quando a vendedora ficou me evitando,demorou pra atender e no final quis saber o que eu tinha achado de tão interessante num livro sobre "bichas"acreditem,fiquei pasma.Preconceito total.Enfim.......estamos em evolução,mas a estrada é longa.🙁
Putz, lamentável que isso ainda aconteça. Fiquei curioso para ler o livro!
É bom reclamar com o gerente ou dono da livraria. Ela não tem que se meter nisso.
Eis que você cruza com uma mulher que não entende nada sobre as mulheres.
Enfim a incoerência.
Nossa!!! Que absurdo!!!Simone um abraco!!
E van gé li ca
Eu tinha 24 anos quando assisti no cinema esse filme . Lindo filme .
6:14 a analise dessa cena no canal Entre Planos é muito esclarecedora
Já indiquei pra vários amigos, mas estranhamente se afastam de mim e não querem mais conversa depois 😕
Ué... :O
T4lisson, parabens pela a sua iniciativa de compartilhar com as suas sugestoes e qto ao feedback das pessoas vc ignora....vc eh show e um abracao
Muito interessante a analise psicológica do filme, pois sou estudante de psicologia.
Quando assistir esse filme.. chorei muito no final
Eu amo esse filme e tudo que representa. Deveria ter ganhado o Oscar de melhor filme de 2005.
Me inscrevi no canal. Achei q seria uma analize chata falanciosa de YT e q eu discordar com quase tudo, mas me surpreendeu como sua analize foi bem mais cinematográfica e didática, pra aprender mais sobre construção de personagens em um roteiro. Obrigado, Parabéns!!
Muito obrigado 😁
O final desse filme me deu uma tristeza 😢
Que análise incrível! ❤
Que analise BOA! Meus parabéns!
Obrigado 😃
Maravilhosa a sua análise! Muito profunda e técnica, parabéns!
Muito boa análise do filme, parabéns!
Obrigado!
Sou apreciador da sétima arte e colecionador.... De tudo que eu tenho, sempre digo que se tivesse que escolher ficar apenas com um item, com certeza será "O segredo de Brokeback Mountain", na época foi uma lição de que viver de aparências em prol da hipócrita sociedade, só traz infelicidade. Jack Twist e Ennie del Mar vocês são os caras!
Amo este filme porque ele mostra a o amor entre dois homens !!! Amor de verdade . De sentir falta da pessoa em sua vida e sentir necessidade de estar com ela.
Isso e viadagem
Preciso ver esse filme novamente
Adorei a análise, esse filme jamais poderia ficar de fora! ❤
Com certeza, obrigado, Alice!
Achei interessante a abordagem simbólica especialmente levando em consideração o lado sombra. Observo que muitas pessoas fazem referência a ele de forma inadequada que você explicou corretamente. O lado sombra é quase inacessível e somente uma experiência muito intensa é possível acessá-lo. Eu não assisti a esse filme com uma perspectiva filosófica, pois à época eu estava passando por uma fase muito pragmática na minha vida que foi espelhada pelo filme. Estava cansado de ver homens casados, com filhos, em casamentos tradicionais, interessados em ter relacionamentos homossexuais comigo. Felizmente, não tenho mais cara de 30 anos e não sofro mais tanto assédio sexual, ainda mais dessa natureza, mas o filme me mostrou a verdadeira m* que é a vida dessas pessoas em relacionamentos de conveniências. Lembro que minha interpretação sobre o final do filme foi outra, de que o personagem principal estava chocado vendo a estória de sua vida se repetindo na vida da filha, e como ele poderia ter feito diferente no passado e salvado a sua vida e a de seu amante.
E de pensar q esse filme fantásticos, com roteiro perfeito e diálogos complexos, perdeu o Óscar de melhor filme p Crash, um filme esquecível! E tudo isso, pelo preconceito q rondava e ainda roda a Academia de Hollywood! Falou de cowboys, ou do estado do Texas, dizer a palavra homossexua1smo é praticamente visto como algo a ser escondido....
Crash é um filme legal, mas nem se compara, nem se compara...
Boa análise!
Uau! Parabens pelo canal! perfeita reflexão sobre o filme a partir da sombra psicológica! Vou assistir outra vez Obrigado!
Maravilhoso Filme.❤
Eu que agradeço! Sempre bom assistir esse filme.
Esse filme é tão bom, mas é muito triste.
Amo demais esse filme, mas ele sempre me deixa na bad quando termino de assistir 😢 ele e 'Orações Para Bobby' me quebram total... aliás esse último que citei, me fez chorar uma caixa dgua 😭 mds
Esse filme foi o responsável pelo pontapé que eu dei na minha vida!
Imagine saber o que você sente, mas não ter CONCEITOS, PALAVRAS, SIGNIFICADOS para dar um nome e explicar quem você é por sentir-se assim e tudo o que você vê e ouve ao seu redor são discriminações, inferiorizações, estranhamentos e agressões!!!
A arte é política. E arte política DESPERTA e SALVA VIDAS!
Vc virou uma bichona depois que viu esse filme.
@FabioSantos-v8hayahauahayw v
Muitíssima interessante análise! Achei uma extrapolação "suspeita" essa ideia de um ser a sombra do outro. Será que foi essa a intenção de quem criou a história? O filme mexe demais comigo, pois há um homem em minha vida que me remete a essa história sofrida.
Esse filme é maravilhoso...E tão triste
Eu amo esse filme. Achei uma tremenda injustiça Hugh Leadger nao ter ganhado o Oscar. Todos os atores foram excelentes em seus papeis. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Já inscrevi. Amo análises de filmes ❤❤
Ricardo? Boa analise
Esse filme me deixou triste e solitário, acho até q um pouco depressivo não tenho coragem ms de assistir, é um bom filme só q muito triste...😖😖😖😖
Eu amo esse filme ❤
Eu amo esse canal❤
Filme excelente. Muito bem feito!
Maravilhoso o teu canal. Parabéns!!!!!
Muito obrigado 😊
excelente vídeo
Que incrível achar seu canal! Bela sugestão do TH-cam ! Tudo a ver com o trabalho que realizo na área do aconselhamento á luz dos símbolos. Gostaria de sugerir sua análise para um filme emblematicamente metafórico de Rainer Werner Fassbinder - QUERELLE - Acho que você poderia trazer muita coisa incrível ao conhecimento de muitos de seus seguidores e futuros seguidores. Parabéns!
Obrigado, coloquei na lista sua sugestão!
@@MinutosdeSanidade Muto agradecido! Essa obra (Querelle) é um prato cheio para uma análise à luz do simbolo.
Caso inclusive você não conheça o filme tenho certeza de que se fascinará.
Filme triste e lindo
Muito bom!!!
Genial. Não havia percebido tal conexão com Jung. Sincronicamente falando, esse livro de Jung será a próxima leitura. Faça uma análise de O Jantar. Qual seria a escola central? A gestalt?
Tenho de assistir ao filme! Obrigado pela dica.
Esse filme é muito muito lindo
otimo video
Vivi bem isso aí...
Ainda no processo.
adorei o video!!! você pretende fazer análise psicológica de “my own private idaho”? 🙂
Faz sobre Moonlight
Perfeito
Obrigado!