Descubra como ser você.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 446

  • @maykondss
    @maykondss 3 หลายเดือนก่อน +502

    10:00 recentemente eu tenho evitado usar o "eu sou" para situações problemáticas como "eu sou ansioso... eu sou tímido... eu sou isso eu sou aquilo" e optando por fazer uma pequena alteração... *"eu...estou"* ,"eu estou ansioso, eu estou aflito a situação não é ruim... ela está ruim...".
    Isso parece simples, mas ajuda muito no reconhecimento do que eu sou e do que eu estou.

    • @hotwill5
      @hotwill5 3 หลายเดือนก่อน +24

      Recentemente tenho feito algo parecido, mas ao invés de "estou", eu prefiro ultilizar o "penso" ( Eu penso que estou ansioso). isso em si já me traz um estalo e me traz retornar a realidade em que não sou aquilo e sim estou pensando q sou

    • @kamily5453
      @kamily5453 3 หลายเดือนก่อน +6

      Ninguém é...
      Estamos sendo....

    • @rafaelmarcos9733
      @rafaelmarcos9733 2 หลายเดือนก่อน +4

      Gostei da abordagem, vou experimentar aplicar também

    • @Isabelle-lv1rd
      @Isabelle-lv1rd หลายเดือนก่อน +1

      Obg pela ideia

    • @vcnaoestarindopqcolocoukko440
      @vcnaoestarindopqcolocoukko440 หลายเดือนก่อน

      Gostei disso

  • @Beemalu03
    @Beemalu03 3 หลายเดือนก่อน +457

    Não sou de comentar em vídeos, mas não pude deixar de comentar o quanto esse vídeo é um reflexo de mim mesma. Amo seu canal e toda a produção que vc faz, mas esse realmente tocou num ponto que venho questionando parte da minha vida praticamente inteira. Sinto que a fase da adolescência principalmente nos fragmenta só pra que cada pedaço nosso se encaixe num grupo, pra não nos sentirmos sozinhos, mas no fim nenhum deles é oq somos de verdade. Enfim, muito obrigada por esse vídeo, e por favor nunca pare de gravar essas reflexões maravilhosas❤️

    • @caio8914
      @caio8914 3 หลายเดือนก่อน

      Passa zap novinha

    • @laviniaabido8049
      @laviniaabido8049 3 หลายเดือนก่อน +5

      Também me fez refletir bastante e ressignificar pensamentos

    • @mathheuskauan
      @mathheuskauan 3 หลายเดือนก่อน +3

      Seu ponto de vista é magnífico. Me pergunto sobre aqueles que na adolescência eram solitários, será se eles tinha uma melhor reflexão sobre si mesmos? Considerando que não precisaram se fragmentar para se encaixar e se sentir parte. Eu me identifiquei bastante com sua reflexão, eu posso até ser uma prova dela.

    • @Beemalu03
      @Beemalu03 3 หลายเดือนก่อน +7

      @@mathheuskauan fico feliz que tenha gostado da minha reflexão :)
      Um ponto importante é que existem aqueles que gostam de estar sozinhos e aqueles que não conseguem se encaixar perfeitamente em um nicho específico. Acredito que eu sou ambas as coisas (introvertida e tímida, evoluindo mais pra uma ansiedade social). Acredito que na infância geralmente não temos medo de sermos nós mesmos pelo ponto de vista inocente. Já na adolescência começamos a perceber que se vc não é o padrão esperado (seja por aparência, preferências ou até não tão carismático) vc é excluído, e se vc é excluído vc não é ngm. Fora questões mentais, externas, traumas de infância que nos levam a gerar múltiplas facetas de nós mesmos. O importante é reconhecer o quão nocivo isso é e mudar nosso pensamento. Desenvolver amor próprio também ajuda a sermos verdadeiros com outros e principalmente com quem de fato somos. Não sei se fez mto sentido, mas é assim que penso kkkk, às vezes tenho um pouco de dificuldade de colocar meus pensamentos em palavras.

    • @mathheuskauan
      @mathheuskauan 3 หลายเดือนก่อน +2

      @@Beemalu03 Realmente me preocupo muito com as dores que a vida pode me causar nessa questão social, viver sem essa preocupação acho que seria o mais próximo de ser eu mesmo. Eu achava antes esse papo sobre ansiedade besteira, mas as vezes eu sinto tipo alguns apertos no meu coração e ele começa a acelerar em algumas interações sociais, agora percebo que eu sou uma pessoa que tem ansiedade ou um medo que seja, Vou lutar pra mudar isso. Eu adorei poder ter essa interação, você deve ser uma pessoa muito legal. Abraços!

  • @Ksyni
    @Ksyni 3 หลายเดือนก่อน +240

    7:36 "Medo de me machucarem", e quando menos se percebe você é quem machuca a si mesmo dentro de um ciclo de paralização... Não se torna sobre ser inseguro, mas possuir a insegurança, absolut cinema.

    • @hurmandral
      @hurmandral 3 หลายเดือนก่อน +1

      isso é difícil de visualizar, pqp cinema

    • @Cetim..c
      @Cetim..c 3 หลายเดือนก่อน +1

      eu vivo nesse ciclo de paralizaçao

    • @julianavieira8162
      @julianavieira8162 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@Cetim..ceu tbm

    • @kamilalins5824
      @kamilalins5824 2 หลายเดือนก่อน

      SIIM!!

  • @lorrayneesqueciacontaabert7825
    @lorrayneesqueciacontaabert7825 3 หลายเดือนก่อน +53

    Se tornar adulto é difícil. Me vejo perdida nos meus 20 anos, sem saber quem sou e com fantasmas de quem poderia ter sido. Obrigada pelo vídeo e pela forma de representar tão bem esse complexidade de sentimentos que é existir.

  • @Lost_time_doctor
    @Lost_time_doctor 3 หลายเดือนก่อน +258

    Lembrei do Ludoviajante ♡

    • @chrisbatalha8328
      @chrisbatalha8328 3 หลายเดือนก่อน +14

      Achei que fossem a mesma pessoa inclusive

    • @Lost_time_doctor
      @Lost_time_doctor 3 หลายเดือนก่อน +6

      ​@@chrisbatalha8328 eu tbm mas eu percebi que a voz era diferente

    • @leticiatavares2690
      @leticiatavares2690 2 หลายเดือนก่อน +5

      Também lembrei dele imediatamente 😮

    • @emersonsun9186
      @emersonsun9186 2 หลายเดือนก่อน

      eu achei que era ele, pensei que era um canal secundario kkk

    • @ingridgil4132
      @ingridgil4132 2 หลายเดือนก่อน +19

      Chega a ser plagio de tão igual, me incomodou muito!!

  • @Pedrolojalima2001
    @Pedrolojalima2001 3 หลายเดือนก่อน +49

    Todo sofrimento agudo é um grito autentico de um aspecto verdadeiro de nós que quer superar um aspecto falso de nós

  • @marcotulio471
    @marcotulio471 3 หลายเดือนก่อน +69

    Mano nmrl o algoritmo me trouxe o melhor vídeo q eu vi em muito tempo, mto foda

    • @cauanaornelassilva9831
      @cauanaornelassilva9831 2 หลายเดือนก่อน +1

      Sim!!! Acho que não dei motivos para porém fiquei feliz porque gosto

  • @PigSus-e1b
    @PigSus-e1b 3 หลายเดือนก่อน +33

    Carta aberta para Vinicius:
    Depois que conheci seu canal, eu pude compreender bem melhor o espectro sentimental do meu próprio cerne. Eu só tenho a agradecer por tais reflexões, que definitivamente me influenciaram a ser alguém melhor. Eu te peço que não pare, eu tenho problemas com relação a ser eu mesmo, mas nunca entendi o motivo para esse pensamento. Sempre me senti deslocado das pessoas, sempre dizem que eu sou um robô. Mas, a a partir desse vídeo, consegui compreender alguma de minhas falhas, e acho que eles tinham razão. Agradeço por existir, caro amigo, nunca esquecerei de suas reflexões tão verdadeiras.

  • @GabrielVieiraMartins-gr2ew
    @GabrielVieiraMartins-gr2ew 3 หลายเดือนก่อน +19

    A dor é tão importante quanto o prazer. A dor sentida em uma interação social vem da falta de liberdade, a limitação que os outros ou vc mesmo coloca sobre vc, fazendo que coloque uma máscara social. A falta de liberdade impede de sermos nós mesmos. Quando vc é livre para sentir dor, esse sofrimento terá um significado maior sobre vc. Vc sendo vc mesmo em uma interação social que não da certo apenas diz q vc não se da bem com a outra pessoa, que vc percebeu algum problema que a outra tem, ou vc percebe um problema que você mesmo tem. A diferença dessa dor é que ela surgi quando você é livre para ser você mesmo.
    Uma das melhores formas de saber quem você é é apenas sendo. Agir naturalmente, enfrentando os seus medos e refletindo dps sobre suas quem vc é. Se vc tem algum hábito que não gosta, toda vez que cometer é só pensar "putz, eu fiz isso, não posso repetir" e seguir em frente, sem colocar um peso enorme sobre si mesmo. Errar nem sempre significa que você ainda é o mesmo, errar significa que você está percebendo o seu erro e pode continuar tentando não cometer. Quando vc tira o peso de ser vc mesmo e de cometer erros, vc se torna livre e mais leve. A dor faz ganha outro significado e vc descobre os seus prazeres.

  • @rons96
    @rons96 3 หลายเดือนก่อน +87

    Finalmente, depois de 1 mês de jejum eu pude almoçar, obrigado.
    Faça um vídeo qualquer, mas nao pare de postar. Nosso país está passando por uma crise espiritual e intelectual muito séria, você é absolutamente necessário neste cenário, pois não há nada parecido contigo e seu conteúdo em todo o youtube.

    • @mentesemevolucao
      @mentesemevolucao 3 หลายเดือนก่อน +4

      Os vídeos dele realmente são muito bons, mas também gostaria de deixar aqui uma recomendação de um outro canal também excelente @CorvoSeco, não sei se já chegou a ver, trás reflexões sobre o Eu e existência, excelente para meditação também... Espero que goste!!

    • @sofiamaria4085
      @sofiamaria4085 3 หลายเดือนก่อน

      @@mentesemevolucaoo canal Antídoto também é muito bom

    • @thamirisaquino
      @thamirisaquino หลายเดือนก่อน

      tbm tem o Ludoviajante

  • @sahrafs
    @sahrafs 2 หลายเดือนก่อน +8

    Algo aparentemente simples mas que me tocou bastante, no tipo "UAU, NOSSA! ksks": "Eu só vou descobrindo quem eu sou, a cada dado distante, quando eu experimento coisas e circunstâncias que evocam em mim respostas que me permitem conhecer o que eu penso, o que eu gosto, o que eu desejo... É tudo uma resposta ao mundo; o conhecimento de mim é sempre conhecimento do mundo, já que EU SÓ EXISTO EM RELAÇÃO COM O MUNDO."

  • @felopzsx
    @felopzsx 3 หลายเดือนก่อน +123

    A solidão é uma oportunidade de conhecimento de quem ficará contigo pelo resto da sua vida, a única pessoa a quem vale a pena tentar conhecer ao máximo possível. Perceberás nessa jornada que nunca alcançará o pleno conhecimento desse ser que habita você, desse infinito universo que se esconde por detrás dos seus olhos. E isso é belo, porque apenas evidencia o quão infinito você é. Conheça não só a ti, mas ao todo, porque há muito a se encontrar dentro de si. No entanto, tudo que há dentro de si é um reflexo indireto da sua vivência e interação com o mundo exterior

    • @edu_8804
      @edu_8804 3 หลายเดือนก่อน +2

      Tá porra irmão, sinceramente, belíssimas palavras.

    • @heloane-dc8333
      @heloane-dc8333 3 หลายเดือนก่อน +1

      A solidão só me deixou depressivs msm

    • @sarapriscila1824
      @sarapriscila1824 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@heloane-dc8333Ela me deixou vazia, dificultando eu me conhecer :-:

    • @garigarimpeiro4064
      @garigarimpeiro4064 3 หลายเดือนก่อน +7

      ​@@heloane-dc8333É diferente a solidão da solitude. Na solidão, você não escolhe estar sozinho, você foi obrigado a estar sozinho. Busque tornar essa solidão em solitude, pois está sim é gratificante. No começo é doloroso e insuportável, mas com o tempo é como um vício sem cura. Você se dedica mais, pois sabe que seu presente depende unicamente de você, e assim começa a viver de verdade (no meu ponto de vista).

    • @Matheux.zyx1
      @Matheux.zyx1 หลายเดือนก่อน

      Qual é a coisa mais importante na vida?

  • @viniciusmartins1642
    @viniciusmartins1642 3 หลายเดือนก่อน +11

    6:53 "Aprender a ser quem você é envolve aprender a estar vivo através de algo que não seja dor e sim o prazer."

  • @maykondss
    @maykondss 3 หลายเดือนก่อน +97

    "Sinto mil capacidades brotarem em mim. Ora sou brejeira, alegre, lânguida, ora melancólica. Tenho raízes, mas sou fluida. Toda dourada, fluindo..."
    - Virgínia Woolf

  • @Mariano-go4ih
    @Mariano-go4ih 3 หลายเดือนก่อน +44

    Eu pessoalmente trocaria 'dor' por 'sofrimento'. A dor é inevitável, porém o quanto sofremos a partir daquela dor cabe a nós.

    • @ClaraUbiali
      @ClaraUbiali 12 วันที่ผ่านมา

      Mas acredito que ele não nega o fato da dor ser inevitável e sim problematiza apenas o "ver o mundo através da dor"
      Mesmo a dor existindo e sendo inevitável, não precisamos ver o mundo através dela

  • @arianesaraiva6731
    @arianesaraiva6731 12 วันที่ผ่านมา +1

    Acabei de descobrir o canal com esse vídeo, sugestão do YT. Que feliz descoberta. Adorei o humor, delicadeza e claro, a reflexão em si. Bom ouvir que é seu sonho e que não vai parar ❤.

  • @leilo41
    @leilo41 2 หลายเดือนก่อน +2

    10:25 Verdade, chega á ser doentio isso, definir as pessoas pelo que você não quer ou quer que elas sejam ao invés de deixar ser(igual você disse). O narcisismo faz as pessoas forçarem uma imagem nas outras e em si sem se importar com a realidade e o que são por dentro

  • @iperbueno719
    @iperbueno719 3 หลายเดือนก่อน +15

    Eu gostei muito da parte de que é preciso separar os sentimentos ruins de si próprio. Não havia pensando que a ansiedade e depressão são formas de travar nós mesmos, e ficar auto afirmando isso pra gente é ruim. Porém é preciso entender que elas existem, MAS são um parte de nós, não por inteiro. Obrigado pela reflexão!

  • @victorribeirobaradel8747
    @victorribeirobaradel8747 4 วันที่ผ่านมา +1

    Esse vídeo é uma verdadeira Obra de Arte, de Vinicius Gheolan. Foi uma experiência renovadora assistir e admirar a sua arte Vinicius

  • @greglimx
    @greglimx 3 หลายเดือนก่อน +27

    Q video bom da porra, imagino q uma das suas inspirações seja o Ludo 😅

    • @LARISSASANTOSDAROSA-q1v
      @LARISSASANTOSDAROSA-q1v 2 หลายเดือนก่อน +3

      Procurei por esse comentário, então não estou sozinha

  • @artvizcastro
    @artvizcastro 3 หลายเดือนก่อน +6

    Que vídeo absurdamente precioso! Por favor, continue exteriorizando esses trabalhos mais pessoais também

  • @sovi_da_baviera
    @sovi_da_baviera 3 หลายเดือนก่อน +11

    Explendido, simplismente expendido. Tamanha qualidade no youtube brasileiro é admirável, algo muito exótico e uma pérola que deve ser polida e guardada, por favor continue

  • @thecalisto1445
    @thecalisto1445 3 หลายเดือนก่อน +5

    você é tipo um remake do meu canal favorito, ludoviajante
    e sinceramente pondo trechos do meu filme favorito(sociedade dos poetas mortos), studio ghibli e uma brisa muito louca sobre ser "eu" em um vídeo de 14 minutos, você me ganhou muito vinicius
    ")

  • @eloxiss
    @eloxiss 2 หลายเดือนก่อน +6

    5:00
    “Eu não posso me conhecer antes de conhecer o mundo.” - Vinicius Gheolan

  • @e96-l9y
    @e96-l9y 3 หลายเดือนก่อน +24

    2:00 sim, apaixonei-me.

  • @arthurvasconcelos1906
    @arthurvasconcelos1906 3 หลายเดือนก่อน +5

    Vinícius, meus parabéns pelo vídeo. Não só pelo conteúdo magnífico, como pela qualidade de imagem. Obrigado por nos presentear dessa forma

  • @sofiamaria4085
    @sofiamaria4085 3 หลายเดือนก่อน +1

    1:13 essa parte me lembrou uma reflexão do livro A Insustentável leveza do ser que diz que a vida parece um esboço, mas esboço não é a palavra certa porque o esboço é um projeto de algo e como o "esboço" já é a própria vida, e não a preparação pra ela, viver uma vez é como nunca viver, não existe maneira certa de saber quais são as melhores escolhas, porque não existe meio de comparação, é "como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado"

  • @sahrafs
    @sahrafs 2 หลายเดือนก่อน +3

    "Quando eu sou incapaz de responder autenticamente ao mundo eu não consigo ser aquilo que eu sou de verdade... Como se tivesse uma trava me impedindo de ser... Quando isso acontece eu não ando; eu não sou, eu não deixo rastros pra que eu mesmo me descubra."

  • @thebrowser5890
    @thebrowser5890 3 หลายเดือนก่อน +5

    9:12
    Sobre essa pergunta eu acho importante pontuar que em primeira instância eu me sinto instruído a responder q fosse entre os amigos/família. Porém não deixei de ser quem sou em um momento de desconforto como nessa situação entre estranhos, aliás, é nesse momento em que se pode notar o indivíduo em "modo de defesa", tomando um cuidado a mais em falar, ou se expressar, por conta de inseguranças e tudo mais.
    E o que são nossas inseguranças se não a parte mais pura de nossa personalidade individual?

  • @purplekirby5254
    @purplekirby5254 2 หลายเดือนก่อน +1

    Este vídeo é simplesmente uma obra de arte, parabéns pelo esforço e pela conquista de ter criado um vídeo incrível e dinâmico, o roteiro tocante e a trilha sonora conversa com o vídeo, tudo colocado em seu devido lugar. Minha primeira vez no seu canal e com certeza essa foi uma ótima experiência, obrigada!

  • @annymoreiraa
    @annymoreiraa 3 หลายเดือนก่อน +3

    esse é com certeza um dos vídeos q mais mexeu cmg... parabéns pelo canal, tudo isso é incrível e nos proporciona uma reflexão sobre nós mesmos de forma incrível. Obrigada.

  • @UcsFan
    @UcsFan หลายเดือนก่อน +1

    Que vídeo *incrível,* e é, realmente a nossa aprendizagem é essa mesmo, eu por exemplo, quando fiz minha arte, conversei com pessoas que de fato queriam minha amizade ou amor, eu me tornei mais eu!
    Então olha, pra quem tá na dúvida, não fique mais tá? Vai fazer o que tú ama e veja os resultados

  • @maykondss
    @maykondss 3 หลายเดือนก่อน +4

    2:00 apaixonante ❤‍🔥

  • @Myrella_offic
    @Myrella_offic หลายเดือนก่อน +1

    Que vídeo maravilhoso, veio para mim na hora certa.

  • @yankabeatrizps
    @yankabeatrizps 3 หลายเดือนก่อน +3

    9:15 com base na minha experiência de vida, eu me sinto eu mesma nas duas situações e, ao mesmo tempo, em nenhuma delas. Pra mim, não tem como eu ser 100% eu em 100% das vezes, a sociedade tem vários tipos de ambientes onde eu posso expressar várias das minhas facetas.
    Eu acho que conseguir se adaptar ao local onde você está, obviamente sem se diminuir no processo, é algo necessário para se viver em sociedade, se não vc virar aqueles chatos com síndrome de Gabriela.

    • @Tata-o5u
      @Tata-o5u 3 หลายเดือนก่อน

      Sim moça concordo com vc ❤

  • @sahrafs
    @sahrafs 2 หลายเดือนก่อน +10

    "Meu mistério é simples: Eu não sei como estar viva."
    Clarice... Clarice...
    (Ninguém sabe)

  • @matelorenz3524
    @matelorenz3524 3 หลายเดือนก่อน +1

    mano vc é fodasticamente mto lindo ( falou exatamente tudo oq eu precisava ouvir ). Vc quebrou meu bloqueio mental e fez eu querer ser eu msm, na moral, pra mim esse vídeo acertou bem na ferida que sempre aterroriza minha cabeça, e ajudou a me sentir apto a mudar pra alguém que eu realmente gostaria que eu fosse e parar de ser refém do meu medo ❤

  • @trevorkun25
    @trevorkun25 3 หลายเดือนก่อน +37

    "Ache as coisas que te permitem ser você, agir espontaneamente:": Drogas.

    • @leh8079
      @leh8079 3 หลายเดือนก่อน +2

      Triste.. porém verdade.

    • @viniciusgheolan
      @viniciusgheolan  3 หลายเดือนก่อน +39

      Esse comentário é importante, por isso vou respondê-lo. É verdade que drogas (o álcool é o exemplo mais popular disso) muitas vezes têm o efeito de nos libertar de forças repressivas como a inibição e o medo, o que a princípio (yay) seria ótimo... Não fosse o fato de que a versão do "eu" que é libertada por elas é uma versão mutilada de mim mesmo, já que nesse processo elas também destroem o meu senso crítico, minha cognição, minha inteligência emocional, minha capacidade de empatia, etc. de forma que elas, na verdade, não me permitem "ser eu", e sim ser outra pessoa; uma versão muito mais empobrecida de mim mesmo. Pode-se dizer que elas são eficientes em derrubar as barreiras repressivas que a minha mente impõe sobre mim, mas também me derrubam junto com elas. O que acaba não ajudando muito.

    • @trevorkun25
      @trevorkun25 3 หลายเดือนก่อน +2

      Concordo no se chegar ao ponto de se tornar quase que ontologico ao ser o uso de drogas, mas ao mesmo tempo acredito que o "ser" ou sla "dasein" kkk se mantem na multiplicidade de estados de conciencia e modos de ser, que ao derrubar certas forças, nos permite em outros momentos fazer algo semelhante sem as substancias.
      Mas no fim concordo no problema da dependencia de substancia para ser "si mesmo", mas acho que mesmo quando usamos (de maneira conciente e com moderação" acessamos outros "eus" que complementam o maior.

  • @Antonio-ed5do
    @Antonio-ed5do 3 หลายเดือนก่อน +1

    Esse vídeo veio no momento certo, pois de certa forma esclareceu o que se passava em minha mente. Em um momento de pura euforia, aonde eu estava sendo eu mesmo e rindo atoa com meus amigos, eu percebi que ali eu estava sendo eu mesmo, e que aquela felicidade era a que eu queria a maior parte do tempo.
    Todos os dias quando eu tô em qualquer situação, eu me lembro dessa sensação e de ser mais eu mesmo e algumas inseguranças caem por terra.
    Obrigado por mais um vídeo maravilhoso!

  • @Ashlyncarv
    @Ashlyncarv 18 วันที่ผ่านมา

    senti a necessidade de ressaltar o quão belo e profundo este vídeo ficou, verdadeiramente me tocou e foi de importante reflexão e aprendizagem para mim. Seu jeito me lembrou também o Ludoviajante, meu criador favorito. Obrigado por ter feito vídeo tão incrível! Mais um inscrito :))

  • @Azatt11
    @Azatt11 หลายเดือนก่อน +2

    As vezes, eu me empenho tanto em aprender e melhorar em coisas complexas, que me esqueço das coisas simples, e é justamente essas coisas simples, que criam a base que você precisa pra conseguir evoluir na complexidade. Parece bobo, mas, na maioria das vezes, pra evoluir em algo, é preciso voltar ao básico e de certa forma "reaprender" um conceito que parece super óbvio e que todo mundo parece saber, mas que a gente se esquece, ou não observa da melhor maneira que poderíamos.
    Você não é o que os outros acham que você é e você também não precisa ser... Deixar de fazer algo que você quer, ou de agir da maneira que você quer agir, por medo da rejeição dos outros, do sofrimento e da dor vai te fazer sofrer muito mais e só vai alimentar um vazio dentro de você.
    Pare de agir de acordo com a imagem que as pessoas ao seu redor tem de você e pare de tentar se encaixar dentro de um grupo que você não tem vontade de estar, mas se sente no dever de estar por pressão. Apenas seja autêntico e faça o que você quer fazer, sem se importar com o que parecem dizer ou o que dizem de você, porque evitar as próprias vontades por medo do julgamento dos outros só vai te deixar com dúvidas e só vai te fazer se sentir mal com você mesmo, no fim, ninguém se importa com você da maneira que você realmente se importa consigo mesmo, porque tá todo mundo, o tempo todo, preocupado demais com a própria existência.
    Muito obrigado, seu vídeo me ajudou a enxergar algo simples, mas que eu nunca tinha, de fato, observado da melhor maneira.

  • @wellingtonclaudio9255
    @wellingtonclaudio9255 3 หลายเดือนก่อน +1

    Fiz até uma playlist, trabalhão achar esse maluco, parabéns pelo bom trabalho Vini, se cuida meu garoto

  • @_dVub
    @_dVub 3 หลายเดือนก่อน +1

    Prazer, Vinicius e obrigado! Estou nessa luta constante de tentar ''ser'' mais ''eu''. Estou frequentemente em situações como a que citou de calcular cada palavra que vou falar, cada gesto, postura e são poucos os momentos que eu consigo estar na presença de mim mesmo enquanto com outros. ''Esse medo me impede de... andar''. Suas palavras me ajudaram um pouco mais com esse pequeno mas GIGANTE passo que preciso dar para voltar a andar.

  • @Zaikron
    @Zaikron หลายเดือนก่อน

    Cara seus videos sao especiais, eu aprendo demais com eles por favor continue postando

  • @kryow5137
    @kryow5137 3 หลายเดือนก่อน +3

    conheci o canal agora, achei muito legal a didatica do seu video e a forma com que voce explica o que pensa. sucesso!

  • @LOTUS_EVL
    @LOTUS_EVL 3 หลายเดือนก่อน +5

    Como um perdido digo;
    há um infinito labirinto dentro de nós,a princípio as paredes são trasparentes e finas como folhas de papeis,com o passar dos anos,experiências e na maioria das vezes muito foco no social e pouca reflexão,o labirinto que era infinito porém visível se torna desafiador e enigmático.
    "Se penso logo existo" eu simplesmente abracei a minha simplicidade e me encontrei após medicações.Agora que possuo ciência de minha existência,só me resta questioná-la.
    "A vida é a busca e o conhecimento"
    Esqueci de comentar que nem todo vazio é preenchido pelo oque é terreno e tentar preenchê-lo assim,só nós cega.
    Desenvolva seu lado espiritual e medite.

    • @amomelancia
      @amomelancia 3 หลายเดือนก่อน +1

      Só Deus preenche o vazio q ele mesmo deixou em nós ☝🏻 (q é o relacionamento com ele)

  • @caiooteixeira6887
    @caiooteixeira6887 25 วันที่ผ่านมา

    Que video sensacional. Nao consigo descrever o quão boom esse video é; apenas feliz por ter visto algo tao perfeito

  • @jamilybrandao26
    @jamilybrandao26 3 หลายเดือนก่อน +2

    Acho esse formato de vídeo maravilhoso ❤

  • @Lanalisboua
    @Lanalisboua 2 หลายเดือนก่อน

    Obrigada pelo vídeo! Anexo essa poesia, e espero que ajude todos:
    Arte é mergulhar em sua profundidade.
    Quanto mais fundo, mais submerso.
    Fujo do que você acha certo, com ela me reconecto.
    Recomece, pois não há mudança para quem não se mexe.
    Suas raízes permanecem, mas você floresce.
    Reconheça seus valores, só você conhece suas dores.
    Livre-se de quem te apodrece; almas vazias te adoecem.
    Aprecie enquanto há tempo, pois quando for tarde, não viverás o lamento.
    Não falo de sentimentos, mas de momentos.
    Revivo a melancolia todos os dias, e com ela transformo devaneios em poesia.
    É necessário entender meu retrato; caso contrário, quão irônicos seriam meus relatos?
    Destrave a mente, pois não há lugar para aqueles que não te enxergam verdadeiramente.
    O caos me sustenta e enfraquece.
    O amor me prende e me liberta.
    É vagando pela imaginação que, por vezes, me encontro em resistência.
    Minha mente me põe à prova e brinca com minha sanidade. É na instabilidade que aprendo e não me rendo.
    Ela me tira da zona de conforto, me faz parecer um louco.
    Insisto nesse dilema: amo a paz, mas não fujo da guerra.
    Travo batalhas, causo revoluções, e, por vezes, me coloco na mira de um suicida.
    Há quem diga que o melhor é me render, mas que gosto teria a vida se eu me ausentasse toda vez que me sentisse coagida?

  • @West_dave
    @West_dave 3 หลายเดือนก่อน +1

    Po mano parabéns, esse está se tornando meu canal favorito. Te admiro pprt

  • @GG_Yung
    @GG_Yung 3 หลายเดือนก่อน +1

    Cara teu canal é simplesmente fantástico! Conteúdo Fenomenal! Arte pura mesmo!

  • @Anniha_Ana
    @Anniha_Ana 3 หลายเดือนก่อน +2

    NOSSA... Esse vídeo me encontrou no momento perfeito, estava refletindo sobre e acredito que esse vídeo me ajudou, obrigada

  • @kakausantos865
    @kakausantos865 หลายเดือนก่อน

    Caraca, esse vídeo é a resposta que eu buscava em minhas perguntas, sendo "como aprender a viver?" uma delas. Conteúdo excelente, irei "maratonar" o canal.

  • @white-pr4jf
    @white-pr4jf 3 หลายเดือนก่อน

    Mano seus vídeos são pura poesia! Super me identifico com seus vídeos e meu coraçãozinho fica sempre em paz. Não pare de gravar seu trabalho é incrível!!

  • @may-kr7iz
    @may-kr7iz หลายเดือนก่อน

    Cara eu precisava tanto desse vídeo, eu sempre fui ao até o momento em cai e me afundei num mar que se chama "sociedade", apartir daí nunca mais consegui me sentir eu mesma, no fundo eu sabia quem eu era mas naquele momento eu estava sendo algo que eu criei apartir da insegurança, e da sensação de que devo ser parte de algo. Enfim, isso me causou até dúvidas sobre o que eu queria fazer do meu futuro, eu mudei completamente os planos q eu tinha antes quando eu era mais eu, e depois fiquei em dúvida entre segui-los ou não, este vídeo me fez abrir os olhos, eu tenho que viver para nada e ninguém além de mim, vou ser eu e é isso✌️

  • @mariazaofarias
    @mariazaofarias 2 หลายเดือนก่อน

    Conheci seu canal agora. 21/10/24 posta maissss, amei esse. Já vou maratonar os outros

  • @samiacosta.5089
    @samiacosta.5089 3 หลายเดือนก่อน +2

    Esse vídeo me fez lembrar intensamente do poema "Gansos Selvagens" da Mary Oliver

  • @gabiabreu5426
    @gabiabreu5426 2 หลายเดือนก่อน

    ai que incrível uma aprendizagem ou o livro dos prazeres ser seu livro favorito, eu li ele esse ano e me tocou muito também, e me senti tocada pelo seu vídeo da mesma forma... obrigada por isso

  • @tdmateuzin1362
    @tdmateuzin1362 3 หลายเดือนก่อน +1

    simplesmente compartilharei este canal com todos que conheço. Você é absurdo cara, seu canal tem uma qualidade insana

  • @CaioCesar-gl6uv
    @CaioCesar-gl6uv 3 หลายเดือนก่อน +2

    Irmão, tô vendo esse vídeo de noite com sono e vou pausar pq esse conteúdo merece genuína atenção

  • @ggkooki
    @ggkooki 3 หลายเดือนก่อน

    eu amo vídeos assim, como o seu
    esse foi um dos melhores vídeos nesse estilo q já vi EM TEMPOS! parabéns :)

  • @NataliaCanko
    @NataliaCanko 3 หลายเดือนก่อน

    Adorei o video, me esclareceu muito Vinicius!!!

  • @bmedu-
    @bmedu- 3 หลายเดือนก่อน +1

    bom vídeo cara, primeiro vídeo que eu acabo vendo teu e sensacional namoral

  • @Yasmim-r7d
    @Yasmim-r7d 3 หลายเดือนก่อน +3

    Eu tenho 12 anos e desde que conheci esse canal me apaixonei pela filosofia ❤

  • @Wesley-ju2cz
    @Wesley-ju2cz 3 หลายเดือนก่อน

    Po, cada video teu e uma bencao pra mim. Eu tenho passado meus dias muito perdido nos meus pensamentos e escrevo de vez em quando pra poder aliviar as ideias, mas conhecer uma visao diferente sobre um assunto reflexivo como esse me tranquiliza um pouco. Sinto que posso encontrar meu caminho. Obrigado por me dar uma dose de experanca.

  • @penelopeproducoes1951
    @penelopeproducoes1951 3 หลายเดือนก่อน

    Parabéns pelo vídeo cara! Comecei a ver seus vídeos mês passado e estou apaixonada pelo canal, fico feliz que tenha dito que não vai parar. Todo sucesso pra ti!

  • @sarahsantos-n8w
    @sarahsantos-n8w 2 หลายเดือนก่อน

    Essa estética de vídeo está MUITO boa, parabéns.

  • @elize6714
    @elize6714 3 หลายเดือนก่อน

    Nossa vc falou exatamente tudo oque eu precisava ouvir muito obrigada

  • @bonfireseeker
    @bonfireseeker 3 หลายเดือนก่อน +2

    13:30 demonio botou o apoia-se bem quando ia bater no canto

  • @Pedrolojalima2001
    @Pedrolojalima2001 3 หลายเดือนก่อน +1

    Sofrimento e prazer, estes são aspectos ativos da vida, e são aspetos inevitaveis tambem. Tudo que nega isso, inclusive querer viver uma vida toda só de prazer e satisfação, é a verdadeira forma inautentica de se viver.

  • @PretonoControle
    @PretonoControle 28 วันที่ผ่านมา

    Quanto mais fugimos da dor, mais longe ficamos de nos encontrar

  • @Pedrolojalima2001
    @Pedrolojalima2001 3 หลายเดือนก่อน +2

    Viver através da dor é viver de forma autentica A vida é muito trágica. Ela é uma eterna mudança entre um ponto A e um ponto B, de uma versão indesejada para uma versão desejada, por meio do sofrimento. Essas dinâmicas acontecem por meio de relações de poder e dominação entre duas ou mais coisas, como eu comigo mesmo, entre eu e outras formas de vida (como pessoas, animais ou plantas), entre eu e o ambiente, ou entre o ambiente e o ambiente, e assim por diante. Essas relações são de poder e dominação mútua. A versão indesejada não é necessariamente boa ou má, desagradável ou agradável, e a versão desejada também não é nem boa nem má, nem agradável nem desagradável; a versão indesejada é indesejada por força de um poder maior, que se relaciona comigo e tenta me superar. A versão desejada é simplesmente diferente da indesejada.
    Eu posso estar em uma versão indesejada e querer alcançar uma ver-são desejada; então, o sofrimento será esse canalizador. Eu mesmo serei o poder que torna indesejada minha versão atual e que busca se superar em outra versão. Ou então, posso estar caminhando na rua e ser atropelado por um carro; será o poder do carro sobre o meu poder de ser eu mesmo, tornando-me uma versão indesejada, superada e al-cançando uma versão desejada, diferente da anterior.
    Essas relações de poder movem o mundo e a vida por meio do sofri-mento. Por isso a vida é trágica; ela pode mudar sem razão ou senti-do, sem benefícios a se esperar, de forma caótica. A vida e o mundo são assim mesmo: relações de poder e dominação que provocam mu-danças de uma versão indesejada para uma desejada. A vida vive esse processo por meio do sofrimento. A vida é trágica; o sofrimento não garante recompensa após a jornada e transformação, nem garante prazer ou felicidade.
    O eu autêntico é aquele que conhece, aceita e afirma a vida como ela é e se expande no mundo, afirmando sua própria vontade de poder so-bre si, os outros e o ambiente. Ele aceita as transformações trágicas que acontecem em sua vida, ao mesmo tempo que busca mudanças em si próprio. Ele aceita a superação de si pelo mundo enquanto busca superar a si e o mundo. Ele ama e abraça a vida e o sofrimento tal como são, aceita qualquer destino, não espera por nada, não deseja que as coisas sejam diferentes. Ele suporta e resiste ao sofrimento co-rajosamente, de forma heroica. Ele não nega a vida; ele abraça e afir-ma que a vida é mudança, aceita ser mudado e aceita se mudar.
    Já o eu inautêntico nega a vida, o poder de si, do mundo e dos outros, e, portanto, nega a mudança e o sofrimento. Ele entorpece a si mesmo por meio de mentiras, como, por exemplo, um brasileiro que se acha ariano, ou tenta nivelar a vergonha e a culpa aos outros para anestesi-ar seus próprios sentimentos, ou usa drogas. A vida mais pura e livre é vivê-la de forma crua, sem ilusões, autoengano ou drogas, mesmo as farmacêuticas, na medida em que não morremos. Viver a vida de forma pura e autêntica é a verdadeira liberdade.
    O eu inautêntico pode tender para a direita, nunca querendo mudar, desejando sempre ser o mesmo, negando a mudança. Ou pode ir para a esquerda, querendo ser utopicamente diferente de sua vida; ele não quer mudar, ele quer ser diferente, deseja ser diferente no passado, desejando mudar o passado ou desejando ter nascido de outra forma; ou no presente, querendo ser outra coisa sem buscar a mudança; ou no futuro, lutando por um ideal de vida e de mundo que nunca será a realidade.
    O cristianismo, por exemplo, é uma forma de negação e entorpeci-mento da vida. Ele tenta lidar com a tragicidade fatalista de uma vida de sofrimento e mudança sem sentido e sem fim, transformando o so-frimento em virtude. Diz que o ponto A, a vida e o mundo na Terra são a versão indesejada e que, por meio do sofrimento, da miséria e da abdicação do próprio poder e expansão e afirmação desta vida, transforma mansidão e escassez em virtude, tudo em prol de uma vida eterna ao lado de Deus em um paraíso. Isso é uma utopia; é a negação da vida do eu inautêntico à esquerda, que quer que a vida e o mundo sejam diferentes. Lidam com a tragicidade dando sentido ao sofri-mento, dizendo que a tragédia é obra de Deus e que está tudo bem porque vamos ser perdoados e iremos para o céu. Os pecados não passam de uma negação da vida por meio de entorpecentes. O ho-mem, por ser doente, fraco ou covarde, cria valores morais opostos àquelas coisas que ele não pode ser ou ter, chamando isso de pecado. É uma forma de entorpecimento e autoengano, usando da mentira para nivelar seus sentimentos de impotência.
    Por que escolher sempre viver como o eu autêntico? O sofrimento sempre vai existir; em algum momento ele surge como um meio de movimento, pois as dinâmicas de poder permeiam toda a existência. Tanto na negação quanto na afirmação há sofrimento, e a forma mais nobre de se viver é escolhendo sempre o eu autêntico. Além disso, a tendência é sermos autênticos. Quando escolhemos o conforto e a alegria falsa da negação da vida, isso só valoriza ainda mais o eu au-têntico. Como? Tornando o sofrimento e os aspectos exclusivos da autenticidade cada vez maiores e mais evidentes, como um chamado para sermos autênticos. O eu inautêntico tende à morte da autentici-dade, isto é, à ausência de sofrimento por meio do suicídio. É por isso que o que não nos mata nos fortalece; enquanto não nos mata, nos fortalece.

  • @nicolelima6208
    @nicolelima6208 3 หลายเดือนก่อน

    que esse cara nunca pare de fazer video, eu já não consigo começar meu dia sem vir aqui e ver um video dele. o meu canal preferido

  • @fabianamarquesdasilva1272
    @fabianamarquesdasilva1272 3 หลายเดือนก่อน +1

    esse video traduziu tudo o que eu nunca soube colocar em palavras

  • @Tio_Ago
    @Tio_Ago 3 หลายเดือนก่อน +1

    Ok, você colocou recortes das 15 variações de Eroica de Beethoven como fundo, tem meu respeito e minha atenção 😮. Fale mais, mestre.
    Falando sério, seu conteúdo é estupendo e seu canal é incrível! Muito obrigado pela injeção de conhecimento e reflexão! ❤

  • @jpdroneves
    @jpdroneves 2 หลายเดือนก่อน

    Caí de paraquedas no vídeo e achei a estética do canal e a exposição de ideias extremamente interessantes.

  • @cauefernandes3902
    @cauefernandes3902 3 หลายเดือนก่อน

    Vinicius, parabéns, cara... Seus vídeos são verdadeiros convites calorosos aos diversos e vastos temas da filosofia. Parabéns pela qualidade do teu trabalho e não deixe de colocar as recomendações de leitura 😊

  • @yass2149
    @yass2149 2 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo espetacular! É quase que um retrato da vida, do sentido de como vivê-la! É claro, pelo menos para mim, foi o que coube à minha.

  • @diogenesleite6249
    @diogenesleite6249 3 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigado pelo vídeo. Ótima conteúdo para reflexão... Parabéns pelo seu trabalho

  • @umserhumanoqualquer7371
    @umserhumanoqualquer7371 2 หลายเดือนก่อน

    Adorei você, me inscrevi, que conteúdo RICO!!! Virei fã.

  • @DraLiviaCota
    @DraLiviaCota 2 หลายเดือนก่อน

    Ja estava achando o video incrivel, edição, musica, ideia. Mas qdo citou o livro da Clarice que eu amo e tbm me ajuda a aprender a viver, foi incricel! Obg!

  • @Pedro-ux3jx
    @Pedro-ux3jx 3 หลายเดือนก่อน

    Ótimo video, de verdade me fez pensar e concluir que eu realmente sou eu mesmo, eu nunca mudo a minha forma de ser. A verdade, e a honestidade andam sempre comigo

  • @tiagomoraesfilho8664
    @tiagomoraesfilho8664 3 หลายเดือนก่อน +1

    A gente se preocupa muito com oq acontece do lado de fora, sendo que quase tudo acontece do lado de dentro

  • @PriscilaMGP
    @PriscilaMGP 3 หลายเดือนก่อน

    encontrei seu canal por acaso, e só eu sei o quanto tem me ajudado a entender sobre minha vida e meu ser (até então, pensante)

  • @quielrib
    @quielrib 2 หลายเดือนก่อน

    POR MAIS CRIADORES DE CONTEÚDO COMO VC NO TH-cam

  • @vnipb0779
    @vnipb0779 3 หลายเดือนก่อน +1

    9:25 O cara sabe até meu nome, eu digo que o meu autoreconhecimento e grande porém ainda tem uma parte de mim que eu ainda não conheço, mas depois de assistir esse vídeo eu descubrir que pra ser eu é só fazer as coisas que eu amo

  • @sthefanydias8653
    @sthefanydias8653 3 หลายเดือนก่อน +1

    me ganhou com a referência ao guia do mochileiro!!!

  • @cafecomtodinho
    @cafecomtodinho 2 หลายเดือนก่อน

    Cara, eu estou sem palavras. Tudo que eu consigo fazer é bater palmas, sério que vídeo incrível.

  • @Vortx_13
    @Vortx_13 3 หลายเดือนก่อน

    Esse video é uma obra de arte, parabéns! Quando acabou, eu aplaudi automaticamente, minhas mãos se mexeram sozinhas. Continua fazendo esses videos!

  • @MoLe829
    @MoLe829 3 หลายเดือนก่อน +1

    Nosso cérebro funciona a partir de padroes aprendidos. E se voce nao passa por uma experiencia de auto-reflexao, dificilmente voce quebra esse padrao próprio. Esse é o grande exito da terapia - nos levar a mudar nossos padroes que nos prejudicam. A maior parte das pessoas vai passar a vida inteira vivendo, sendo, do mesmo modo com sempre foi. Conheço pessoas que passaram uma vida inteira, 30, 40, 50 anos vivendo do exato mesmo modo, fazendo exatamente as mesmas coisas, ou que tem comportamentos muito padrões - voce sabe exatamente o que a pessoa vai dizer ou como vai reagir em determinadas situações. Acredito que sao poucas pessoas que se dispoem a fazer reflexoes verdadeiras sobre si mesmo, seu modo de vida e sobre o ambiente ao redor. Tenho pavor de ser uma pessoa que é tao previsivel que quem esta perto diz extamente como vou agir, o que vou fazer, assim como vejo muitas. É como ser prisioneiro de si mesmo. Isso me apavora.

    • @Tata-o5u
      @Tata-o5u 3 หลายเดือนก่อน

      Vc faz terapia?
      Me fala ela ajuda mesmo ?

    • @MoLe829
      @MoLe829 3 หลายเดือนก่อน +1

      @@Tata-o5u Faço, ajuda demais. Porém, com a abordagem certa e um profissional que sabe o que faz. Mais indicada atualmente é a TCC e derivados. Eu procuraria um profissinal com mais tempo de clinica.

  • @antony313
    @antony313 3 หลายเดือนก่อน

    Amo seus vídeos eles sempre me ajudam e me divertem muito ❤

  • @thaiannecosta5727
    @thaiannecosta5727 3 หลายเดือนก่อน +2

    Acho que o mais próximo que eu estive de quem eu sou, foi quando eu era uma criança.

  • @insurgente_oficial
    @insurgente_oficial 3 หลายเดือนก่อน +1

    Esse vídeo é uma verdadeira expressão de poesia

  • @nickouniverse5923
    @nickouniverse5923 2 หลายเดือนก่อน

    Uma coisa que me identifiquei foi na parada das respostas. A incertezas fazem eu perder o sentido de mim mesmo, pois, parece que eu simplesmente me perco numa existência sem sentido por não ter um objetivo final, fazendo com que a confusão me faça questionar minhas táticas de pensamento... E eu odeio esse sentimento

  • @KynYou
    @KynYou 3 หลายเดือนก่อน

    Cai de paraquedas no seu canal, que obra de arte meu amigo!

  • @alicefigueredo5422
    @alicefigueredo5422 3 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo incrível, a edição, o conteúdo, maravilhoso!

  • @juliet1739
    @juliet1739 3 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigada, Vinicius, por ter mudado algo dentro de mim que eu nem sabia que tinha tanto medo de enxergar

  • @deborapontespedretti
    @deborapontespedretti 2 หลายเดือนก่อน

    Leve, sério e divertido! Amei a vibe

  • @AzShiro
    @AzShiro 3 หลายเดือนก่อน

    Parabéns pela obra de arte! Cara que vídeo incrível, sinceramente parabéns.👌👍

  • @familialima7291
    @familialima7291 2 หลายเดือนก่อน +1

    O que é o eu?
    Sem sua mãe
    Seu pai
    Seu nome
    Seu emprego
    Sem ser o que vc sabe
    Sem Seu ego
    Sua beleza
    Seu dinheiro
    Sua namorada
    Seus amigos
    Seus medos
    =nada
    Tudo isso molda vc ,
    Se vc mudar um deles um deses aspectos, vc muda.
    Seus gosto, suas escolhas, sua mentalidade etc
    E não foi vc que escolheu ser vc foi os outros ; 😮 é por isso que vc pode mudar ❤e vc consegue mudar ❤