Crítica às Olimpíadas de Matemática??? Vamos Esclarecer! (E a Visão de Terence Tao)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 79

  • @matematicaHobby
    @matematicaHobby  หลายเดือนก่อน +5

    *Formas de Apoiar o Canal*
    - Comprando nossas camisetas: reserva.ink/470704
    - Enviando qualquer valor usando a seguinte chave pix: *matematica.como.hobby@gmail.com*
    - Participando de nossa comunidade no Discord: discord.gg/BAxM7Qx8Vm
    - Me seguindo no Instagram: instagram.com/matematicahobby/
    - Clicando nos anúncios que aparecem no vídeo.

    • @dimensaoalfa
      @dimensaoalfa หลายเดือนก่อน +2

      Fixa o cometario Clóvis. Aí fica fácil pra ver logo no topo. Sucesso.

    • @individualunknow364
      @individualunknow364 หลายเดือนก่อน +1

      Fixa o comentário. Dá mais visibilidade.

    • @matematicaHobby
      @matematicaHobby  หลายเดือนก่อน

      @@dimensaoalfa @individualunknow364 valeu por avisarem!

  • @ProfessorMoriartyv
    @ProfessorMoriartyv หลายเดือนก่อน +16

    Muito bom o esclarecimento, apesar de vc já ter sido bem claro e conciso no vídeo passado. Essa parte das variáveis é MT importante. Sobre essa parte da bajulação, eu pensei bastante sobre isso quando tava na época das olimpíadas esportivas. Por mais que os atletas sejam respeitados e as pessoas saibam que é difícil, por ser algo palpável e que vc consegue enxergar, as pessoas geralmente n dão mt atenção caso vc n esteja no top 3(número escolhido ao acaso) de alguma modalidade. Pior, pegue um jogador considerado "ruim" da premier league. Mt gente jura de olhos fechados q se tivesse alí, seria bem melhor. As pessoas n tem a real noção do quão difícil é vc participar em olimpíadas de atletismo por exemplo, ou vc ser um boxeador. Por mais que elas saibam que perderiam, n parece algo tãooo distante deles. Totalmente diferente das olimpíadas de cunho intelectual, como as de matemática. A maioria das pessoas acredita que vc ganhar um ouro na OBM automaticamente faz de vc um "gênio", q n importa o quanto vc se esforce, vc nunca iria conseguir chegar alí. Parecem seres realmente divinos, e isso é mt chato. A pessoa convence a si mesma de q é mais fácil ficar na média, só pq n quer se esforçar o tanto que a outra pessoa se esforçou, e ent usa a desculpa de que "a pessoa já nasceu assim", e tem essa visão fortalecida por conta da maioria tbm pensar assim. Fatores externos influenciam MUITO. N precisa ser "gênio" (no sentido de ser alguém que já "nasceu" completamenente diferente, feito gauss ou von neumann) pra ganhar uma medalha ou ent passar num vestibular feito o ITA. E n há nenhum problema com isso, mt pelo contrário, o fato de vc ganhar algo tão grandioso pelo próprio esforço, por ter dedicado tanto tempo, parece algo bem mais satisfatório. Ent, achei excelente vc citar isso dos fatores externos. No caso de tao, eu acredito fortemente que ele é um misto dos dois. Ele sim, já nasceu quase que divino sksksksksks, e claro, teve todo o incentivo possível. Mas n é regra que pra vc ganhar algo como uma olimpíada ou passar no ITA, vc tbm precisa ser "quase divino".

    • @rafaelsouza4575
      @rafaelsouza4575 หลายเดือนก่อน +2

      Uma coisa é se tornar bom em algo, outra coisa é estar no topo da pirâmide. O ser humano tem a incrível habilidade do aprendizado, da adaptação, e por esforço, acho que quase todos os indivíduos podem se tornar bom em algo, ganhar aptidão pra aquilo. Agora, estar no topo da pirâmide é totalmente diferente, aí acredito que é realmente ter nascido com uma matéria prima diferente, que somado ao esforço, chegará lá.
      Dito isso, depende do que vc vai competir né. O ITA aprova uns 100 candidatos todo o ano e de uma geração, apesar de ser um vestibular restrito, não é tão assim, como você ser o primeiro colocado de algo da categoria adulto. Enfim, acho que os olimpícos são realmente feito de uma farinha diferente.... mas também é aquilo, tem gente que treina desde a tenra idade, 4, 5 anos. Quando essa pessoa chega aos 20 anos, ela já tem 15 só de experiência, umas 20 mil horas de prática, daí nesse patamar a aptidão aprendida pode parecer divina também.

    • @ProfessorMoriartyv
      @ProfessorMoriartyv หลายเดือนก่อน +2

      @@rafaelsouza4575 concordo plenamente. Sobre essa parte da aptidão aprendida parecer divina, eu concordo muito, pois como vc mesmo disse, são anos e anos de experiência. Eu n acho que os olímpicos são feitos de uma "farinha diferente", pelo menos n a maioria. Claro, existem alguns que realmente são, pessoas como ártur ávila, terence tao, Raul sarmiento. Porém eu n acho que é regra vc ser de uma farinha diferente pra vc ser olímpico, mesmo que a gente esteja falando da IMO. E tbm assim, o terence tao por exemplo. Acho que nós dois concordamos que o cara realmente já é mt diferente desde sempre, mas tao n é apenas um medalhista da IMO, ele é um recordista entre recordistas. Já é algo MT difícil vc ir pra IMO com qualquer idade. Mas ele foi pra IMO com 10 anos💀. Ent tem esse quesito tbm. E claro, o quesito ambiente influencia mt. Basta olhar colégios feito o farias brito por exemplo. N tem como comparar o farias brito com um colégio padrão tlg.

  • @murillodegodoy9389
    @murillodegodoy9389 หลายเดือนก่อน +11

    Eu acho que poderia trazer um ponto para essa discussão que foi mencionado já faz bastante tempo por um matemático brasileiro muito reconhecido, o Barone (do livro de Álgebra Linear mesmo), que dizia assim:
    "Em matemática, existem basicamente dois tipos de problemas: os que sabemos resolver, que chamamos de fáceis; os que não sabemos resolver, que chamamos de difíceis."

  • @franciscomarques8935
    @franciscomarques8935 หลายเดือนก่อน +18

    Boa tarde a todos! Eu vou falar sobre minha convivência com os medalhistas olímpicos
    Sou graduado pela Universidade Federal do Ceará. Tive o prazer de estudar com o Emanuel Carneiro. O próprio fez a graduação e o mestrado ao mesmo tempo. O cara é espetacular e uma ótima pessoa. Também estudei com outros, um inclusive medalhista de ouro na Olimpíada internacional Universitária na Macedônia em 2004, fora os outros. Os aluno olímpicos pelo que eu vivenciei levam vantagem devido ao seu estudo exaustivo desde criança, alguns não nem vida social. Eles estudam nas escolas preparatórias para Olimpíadas, assuntos da graduação, como teoria dos números. Eles estudam antes de fazer graduação: Teoria dos números e aprendem porque exemplo: Equações Diamantinas, Equações modulares e outras. Também estudam geometria plana e análise combinatória com livros feitos pra Olimpíadas. Já tem o " feeling" como um teorema, lema e outros. Eu vejo uma vantagem. Mas já tive professores doutores que nunca fizeram olimpiads e são grandes profissionais profissionais . Falando em livros também tenho muitos, ajuda bastante e como disse o apresentador do canal gera agradável de estudos. O importante é chegar lá e não criar im clima de rivalidade. Todos vão conseguir, basta crer em si próprio, mesmo que demore um pouco.

    • @franciscomarques8935
      @franciscomarques8935 หลายเดือนก่อน +4

      Cometi alguns erros de português, mas foi por causa do teclado. Espero que tenham entendido. Obrigado!

    • @Gabrielkmznwioqepxjsndjxxjkx
      @Gabrielkmznwioqepxjsndjxxjkx หลายเดือนก่อน

      bom depoimento​@@franciscomarques8935

    • @DaviGomesNobre
      @DaviGomesNobre หลายเดือนก่อน

      Não sabia que teoria dos números era matéria de graduação, para mim é o básico para fazer as questões olímpicas

  • @Rintauro314
    @Rintauro314 หลายเดือนก่อน +14

    Foi muito importante ter tocado na questão de correlação e causalidade, o pessoal não sabe a diferença que isso faz.
    Na realidade, se o pessoal estudar um pouco de filosofia e epistemologia podem se tornar mais humildes em relação a conhecimento em si e teriam mais cuidado com o princípio da causalidade.

  • @laertedias3523
    @laertedias3523 หลายเดือนก่อน +9

    Sou formado em Matemática e , infelizmente, esse endeusamentos das Olimpíadas atrapalha. Nunca fui bem em competições, mas, como um burro esforçado, consegui me graduar. Matemática é para todos, mesmo os não-medalhistas.

    • @prsgrind8794
      @prsgrind8794 หลายเดือนก่อน

      Acho que você não entendeu, um dos objetivos da OBM é "descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa".
      As olimpíadas são ações de Instituições sérias e de pesquisadores, é incrível, só no BR mesmo, pra ter gente criticando ações de fomento ao ensino e pesquisa...

    • @laertedias3523
      @laertedias3523 หลายเดือนก่อน +10

      @@prsgrind8794 Falei contra o endeusamento, não contra a aplicação. Os alunos, principalmente, os que estudam em escolas precárias, não são assistidos para esse exame. Com isso, parece que a matemática é algo misterioso e para gênios: o Brasil também é desigual no ensino da matemática.

    • @RatuGranola
      @RatuGranola 28 วันที่ผ่านมา +2

      ​​​​​​@@prsgrind8794 mas ai é que você se perde, o comentário acima já falou tudo mas eu vou completar dizendo que a própria ideia de usar uma competição como um mediador de "brilhantismo prematuro" é estúpido.
      Não dá pra mensurar inteligência dessa forma, dá pra fazer algumas relações questionáveis que até tem praticidade no mundo real, mas isso não deixa de ser algo limitado que só serve pra medir uma inteligência muito específica e nem é só por ser especificamente uma competição de matemática, é além disso.

  • @renatocampos9945
    @renatocampos9945 หลายเดือนก่อน +7

    Eu humildimente entendo essa questão da seguinte forma:
    As olimpíadas são o melhor ou único caminho para se tornar um pesquisador? Não, a matemática é bastante abrangente de modo que uma única abordagem não é suficiente para trabalhar com ela.
    Além disso participar de olimpíadas e ser pesquisador não são etapas de um mesmo processo, de modo que os olímpicos penam em alguma medida e devem estar cientes dessa transição.

  • @manoeljunior783
    @manoeljunior783 หลายเดือนก่อน +3

    Resumindo,computar é uma coisa, abstrair e provar é outra !

  • @Higor-bx2my
    @Higor-bx2my หลายเดือนก่อน +4

    Ser medalhista olímpico não é pré-requisito nenhum pra sair bem na Matemática Superior Universitária.😉

  • @davichaves2108
    @davichaves2108 หลายเดือนก่อน +1

    Mas a pessoa vai criar um amadurecimento bem raciocínio, pensamentos abstratos. Isso antes de fazer uma graduação, se ela chegar la e explorar e buscar evoluir ainda mais, vai tá bem a frente sim. Outras olimpíadas, como obm, IMO, O estudante já precisar ver conteúdos do ensino superior, álgebra linear, cálculo, teoria dos números. Primeiro semestre desses caras na faculdade vão amassar e com certeza vão ser os que terão mais oportunidades nas primeiras IC's devido notas. Isso vai gerar um passo a frente em relação aos outros

    • @tomvianareis4587
      @tomvianareis4587 หลายเดือนก่อน

      sim, cara. é algo óbvio e simples. pessoal tá criando polêmica onde n tem

  • @marcosglasner6412
    @marcosglasner6412 หลายเดือนก่อน +1

    Ótimo vídeo Cloves! Fazer matemática é algo como escrever uma poesia, deve estar recheado de beleza. Sempre adorei matemática, apesar de nunca ter me saído bem em questões do ITA, rsrs. Concordo plenamente com Terence Tao, a matemática vai bem mais além que resolver problemas do ITA ou participar de Olimpíadas. Adoro seus vídeos, você faz questão de mostrar a sensibilidade artística que um matemático deve ter, como ler "Os Miseráveis", do Victor Hugo, e encontra a beleza das palavras e frases em conceitos matemáticos. Matemática é vida!

    • @prsgrind8794
      @prsgrind8794 หลายเดือนก่อน +1

      Isso é uma ilusão que não condiz com a realidade na vida de um matemático, é uma ciência extremamente competitiva e em se tratando de matemática pura é extremamente díficil conseguir uma posição.
      A matemática é a ciência mais excludente, elitista e etarista que existe, é um jogo rápido, os resultados tem que aparecer cedo, “Young men should prove theorems, old men should write books.” G.H. Hardy

  • @0rhyan
    @0rhyan หลายเดือนก่อน +2

    Eu acho que você foi claro nas falas de seus vídeos anteriores. E também cogito que as suas opiniões são incomuns de serem ouvidas por alguns olímpicos e vestibulandos militares. Nas pessoas presentes em um ou ambos os contextos, o comum de ser ouvido é elogios, justamente por serem trajetórias muito difíceis em que poucos enfrentam, e menos ainda conquistam algo. Nesse sentido, imagino que apenas houve uma quebra de expectativa na cabeça dos ofendidos. É aquela máxima: em assunto delicado, todo cuidado é pouco.

    • @0rhyan
      @0rhyan หลายเดือนก่อน +1

      De qualquer forma, essa série de vídeos foi útil porque colocou em questão algumas crenças que alguns poderiam ter.

  • @jairorodrigues7964
    @jairorodrigues7964 หลายเดือนก่อน +5

    Cara, fazendo uma analogia:
    Um atleta olímpico que compete na modalidade "argolas" tem músculos? Claro.
    Um fisiculturista tem músculos? Tem também. Mas quem provavelmente terá mais força nos braços? Provavelmente o atleta.
    Um competidor de matemática provavelmente se ocupa de apurar o seu raciocínio para determinados temas de matemática. Porém, num curso de graduação em Matemática, mais do que treinar questões, ele terá que desenvolver habilidades para compreender os fundamentos e o desenvolvimento de alguns aspectos da matemática que não interessa a uma competição olímpica de matemática. Por exemplo, para um competidor de uma olimpíada de matemática não tem que provar, por exemplo, que "2+2=4". Numa graduação há disciplinas para tratar inclusive daquilo que é trivial, e portanto não precisamos provar nas nossas relações cotidianas. Se alguém me perguntar "quanto é 2 + 2?", eu saberei responder. Mas se ele me pedir para provar matematicamente isso, eu não saberei.
    Acho que é mais ou menos isso que se quer dizer em relação a uma pessoa ser boa numa olimpíada de matemática, mas não necessariamente ser uma boa graduanda em determinado assunto dessa formação. 🤷

  • @NoturnaAcadêmico
    @NoturnaAcadêmico หลายเดือนก่อน +1

    Eu acho que é bom para o incentivo, sabe, porque eu como estudante de escola pública vejo (me desculpa o linguajar e não quero desmerecer nenhum professor) a nojeira, infelizmente, do ensino da matemática e a superficialidade. Mas para o início de uma formação em matemática talvez, ou para uma faculdade de engenharia, como é o exemplo do ITA, uma escola de engenharia muito interessante, essa motivação e antes de tudo, um ensino aprofundado, seja muito beneficente para o aluno.

  • @ChristianMoraes451
    @ChristianMoraes451 26 วันที่ผ่านมา +1

    Estudar pra prova nem tem a ver com matemática, tanto é que os cara faz cursos específicos só pra isso ou seja o cara vai ficar específico pra resolver aqueles tipos de questões, mas não vai desenvolver realmente o pensamento matemático por causa que não estudou matemática.

  • @aulasdematematicaefisica
    @aulasdematematicaefisica หลายเดือนก่อน +3

    Matematica pode ter o seguinte problema tambem saber provar teoremas, mas nao saber usar eles.

  • @davidlawson8103
    @davidlawson8103 หลายเดือนก่อน +1

    Em outras oportunidades eu disse que você está no caminho certo para ser um grande matemático no futuro! Pois bem sei que apenas exercícios de Olimpíadas não não lhe torna mais criativo ... Mas os desafios da vida pode lhe garantir uma grata surpresa e lhe presentear com algo inédito! Assim foi com matemáticos do passado tais como Abel, Leibniz,René D’ Caetés etc... numa época em que não havia olimpíadas e nem mesmo a noção de matemática como é hoje! Eu bem sei que você escolheu a matemática e não a notoriedade de quem resolve problemas e exercícios!...continue pelo mesmo caminho auspicioso que tem trilhado a vida lhe brindará com gratas surpresas das descobertas que ainda estão por vir! 🤝😇

  • @leletih
    @leletih หลายเดือนก่อน +4

    Finalmente posso almoçar agora.

  • @joaol7383
    @joaol7383 หลายเดือนก่อน +2

    Opa clóvis, muito bom vídeo!! Vou deixar minha opinião aqui. Abandonei uma licenciatura em matemática a 1 ano pra estudar pra militar e neste ano fui aprovado. Posso afirmar que apesar de me dar bem nas disciplinas da licenciatura, tive certa dificuldade em matemática para os concursos. Na faculdade, nos preocupávamos mais em construir o pensamento matemático do que em resolver os problemas específicos cobrados no vestibular, de modo que o conhecimento que desenvolvi na universidade, pra esse ramo, foi quase que inútil. Talvez as pessoas que passem por um preparatório pensem que há uma vantagem cognitiva muito grande entre quem fez e quem não fez e que passar por esse tipo de experiência seja quase como um 'superpoder' sendo que, na verdade, os 'tipos de pensamentos' exigidos nas duas áreas são bem distintos.
    Quem estuda pra militares resolve milhares de exercícios de modo a fixar o conteúdo e de certa forma cobrir uma ampla gama de problemas que possam ser cobrados. Muitas vezes os alunos vão bem por já terem tomado contato com problemas semelhantes que eles de certa forma 'decoraram' e já tem uma ideia de como resolver, ou seja, esse tipo de estudante tem muitas 'ferramentas' pra resolver um problema de um assunto conhecido. Esse tipo de estudo é quase como uma 'ginástica mental. É treinamento extenuante, o aluno está sempre no limite, tentando aprender muitas coisas ao mesmo tempo, um volume muito grande de informações pra lembrar, conectar e aplicar.
    Acredito que, de início, eles tenham uma vantagem por serem capazes de aprender rápido um assunto de matemática pura como cálculo, álgebra vetorial, lógica matemática, etc. Talvez se desafiem mais com problemas difíceis desses assuntos por já terem esse costume, tenham mais ideias de como trabalhar novas propriedades aprendidas espelhando-se no conhecimento prévio de manipulação de outras propriedades, mas ao se depararem com uma nova 'forma de pensar', que talvez não tiveram contato antes, tenham tanta dificuldade quanto qualquer outra pessoa pois o pensamento foge muito daquilo que eles treinaram. Agora, talvez essa diferença possa aparecer inicialmente na dedicação. Muitos estudantes acostumam-se a ficar horas e horas estudando um mesmo assunto. Eu, por exemplo, chegava a estudar 13-14 horas por dia. Não sei se eu entrasse na faculdade novamente eu teria tanto tempo pra estudar, mas se fosse me dedicar exclusivamente a ela, provavelmente passaria essa média de tempo estudando e quebrando a cabeça com conceitos e problemas. Claro que um novo estudante poderia muito bem desenvolver esse habito e não sei em que medida isso se refletiria em notas, desempenho acadêmico e se traria uma vantagem muito grande em disciplinas mais abstratas e em pesquisa.
    No final das contas, acredito que quem não tenha passado por essa experiência pode se dar muito bem na matemática pura e não acredito que não ter feito isso quando mais novo seja uma sentença de fracasso, pois, afinal de contas, essas competências, quando não são descartáveis, são 'desenvolvíveis'. Abraço e sucesso na nova carreira!
    ial

    • @aulasdematematicaefisica
      @aulasdematematicaefisica หลายเดือนก่อน +2

      cara te dou exemplos dos concursos publicos para professores do fund 2 de matematica nas prefeituras, os doutores ficam la atras na classificacao, poucos figuram entre os 20 primeiros nos que prestei quem fica entre os primeiros tem somente a licenciatura. A diferenca eh que o professor de escola esta bem treinado e o que estava no doutorado nao, sao provas com muitas questoes e pouco tempo. Porem eh um treino, nao tem haver com saber, se der um tempo infinito o doutor vai resolver todas, mas como ele nao esta treinado acaba nao conseguiu concluir a prova de concurso num tempo curto.

  • @erlison
    @erlison หลายเดือนก่อน +2

    irmãozinho! se puder faça um vídeo desse livro 1001 Problemas de Matemática, sou muito afim de comprar ele, e gostaria que você nos apresentasse, mostrando o livro, seus pontos fortes e outros ... desde já obrigado e assisto todos os seus vídeos forte abraço

  • @leonardobranco8829
    @leonardobranco8829 หลายเดือนก่อน

    Sugestão: faça um vídeos sobre sua rotina!

  • @swim2912
    @swim2912 หลายเดือนก่อน +6

    Admiro sua educação, Clóvis! Uma outra coisa que conversei com uns amigos é como os cursos onlines renomados em militares são ruins em ensinar matemática e física, eles sugerem uma base matemática no FME e depois ficam se deleitando por anos em questões difíceis dessas matérias, está errado? Não. Mas é difícil dizer que esse alguém aprendeu matemática/física, visto que na verdade, ele domina apenas técnicas de resolução de questões de vestibulares. Isso liga com seu vídeo "polêmico" onde o professor disse que alunos de exames militares e alguns de olimpíadas tinham dificuldade num livro de cálculo mais denso em teoria, já que o forte deles é resolver questões.
    Acredito que a maioria que está no ensino superior concorda com você. A matemática no ensino superior ou até além disso, é muito mais sobre "maturidade matemática" e capacidade de abstração do que resoluções de questões. Uma sugestão de vídeo: Como Ler Livros Difíceis (e não desistir) do corre de phd.
    Ele fala sobre essa diferença entre tratar a matemática como um amontoado de exercícios difíceis e a matemática de um pesquisador ou bacharelado, e mesmo falando no vídeo que o público alvo não era vestibulando, alguns deles ainda se doeram.

    • @prsgrind8794
      @prsgrind8794 หลายเดือนก่อน

      Esse mundo de fantasia sobre "maturidade matemática" e capacidade de abstração, como se a matemática fosse uma filosofia especulativa na realidade não funciona assim, na academia tu vai ter que provar seu valor e sim, vai ter muita conta, vai ter muita cobrança e vai ter que fazer muita abstração abrindo contas e usando técnicas, é lamentável o malabarismo que fazem pra tirar o mérito de alunos que dominam assuntos básicos.
      Além disso, a verdade precisa ser dita, a matemática é a ciência mais excludente e etarista que existe, é um jogo rápido, os resultados tem que aparecer cedo, “Young men should prove theorems, old men should write books.” G.H. Hardy

    • @kauehomura
      @kauehomura หลายเดือนก่อน

      ​@@prsgrind8794Cara tu ainda tá chorando aqui? Além de ser uma piada em forma de pessoa, é um amargurado da vida que ainda teima em ter razão sem ter razão alguma. O Clóvis ainda mostrou a opinião do Terence Tao, o maior matemático vivo, que claramente derruba essa tua linha errónea e deturpada de pensamento e tu ainda nessa pira. Quem é tu por acaso? Um marmanjo que adora babar os testículos dos alunos olímpicos kkkkk Para com isso cara. Os mucilon das olimpíadas te comeram tão gostoso assim para tu está tão obcecado assim foi? Apaga os comentários pois tu só está passando vergonha cara.

  • @frederico_mattar
    @frederico_mattar หลายเดือนก่อน +2

    Lembro do Artur Ávila falar um pouco sobre isso lá por volta dos 20 minutos dessa aula na FGV:
    th-cam.com/video/NGMemv7ubkk/w-d-xo.html&ab_channel=FGV

  • @mariavictoriaalves4875
    @mariavictoriaalves4875 หลายเดือนก่อน +1

    Pelo oq eu pude entender dos comentários, a maioria deles está relacionando provas de concursos militares com base matemática e aprofundamento do que não é ensinado na escola. Tipo, se você não sabe responder uma questão do ITA ou etc, a sua base é um lixo e você não entende nada, segundo alguns.
    Mas, afinal, o que cada um interpreta como BASE?
    Acredito que, sim, quem estuda para concursos militares tem vantagem pois o concurso te obriga a aprender fundamentos e aprofundá-los, mas isso não quer dizer tudo.
    Acho que o equilíbrio, a vontade de aprender e a dedicação deveria bastar para cada caso. Seja você graduando, concurseiro ou um amante curioso.
    Abraços. Ótimos vídeos! ❤

  • @guimaraesalysson
    @guimaraesalysson หลายเดือนก่อน +1

    Mas será que não fizeram um propensity score matching naquele estudo pra ver a diferença entre quem faz olimpíada e quem não produzir mais ou menos ? Se espera que tenham feito. Seria +- um teste A/B em que a unica variação teria terem participado ou não de olimpíada

  • @brunocorrea7533
    @brunocorrea7533 หลายเดือนก่อน +1

    34 anos e acha tarde? Eu com 42, não sei nada e estou me interessando é o que então? :) SUCESSO SEMPRE!

  • @dimensaoalfa
    @dimensaoalfa หลายเดือนก่อน +1

    Deve ser uma sensação bacana poder participar de uma olimpiada de matemática e ainda ganhar uma medalha. Na minha epoca não houve essa oportunidade. Acho que nem existia ou não sabia que tinha mesmo porque estudei um colegio pequeno de bairro longe dos centros.
    Parabéns pelos vídeos Clóvis. ATé o proximo. o/

  • @jwilson4163
    @jwilson4163 หลายเดือนก่อน +1

    Onde se pode adquirir o livro 1001 problemas de matematica selecionados e resolvidos?

    • @lorkg0338
      @lorkg0338 หลายเดือนก่อน

      zlibrary ou tu pesquisa o nome do livro + google drive

    • @Soluciona_80
      @Soluciona_80 หลายเดือนก่อน

      Editora azimute

    • @intermatbasico4039
      @intermatbasico4039 หลายเดือนก่อน

      Editora azimute

  • @algebruh8307
    @algebruh8307 หลายเดือนก่อน

    Ja pensou em participar da competição Elon Lages Lima ?

  • @eliahbrandao
    @eliahbrandao หลายเดือนก่อน +1

    Clóvis, o que vai pegar na graduação em matemática serão as listas de exercícios, acredito que você vai curtir a parte de iniciação científica e quando estiver trabalhando no tcc.

  • @edbarros3504
    @edbarros3504 หลายเดือนก่อน +2

    Caro, o problema é que as pessoas parecem ter dificuldade não somente com textos, mas com a própria linguagem falada, o que é mais grave. Outro confusão, é que acham que fazer uma graduação ou ser pesquisador requer as mesmas habilidades de um participante de olimpíadas.

  • @luanneto8566
    @luanneto8566 หลายเดือนก่อน +4

    Com quantos anos você se interessou pela matemática?
    Forte abraço!

    • @rafaelsouza4575
      @rafaelsouza4575 หลายเดือนก่อน +3

      ele tem um vídeo que conta a história da vida dele, tu vai entender isso lá.

    • @kuraikurai
      @kuraikurai หลายเดือนก่อน

      @@rafaelsouza4575qual o nome do video? to tentando achar aqui

    • @dimensaoalfa
      @dimensaoalfa หลายเดือนก่อน

      @@kuraikurai Esse vídeo th-cam.com/video/BjTazpZcu6Q/w-d-xo.html Nesse vídeo ele fala um pouco da história dele.

    • @rafaelsouza4575
      @rafaelsouza4575 หลายเดือนก่อน

      @@kuraikurai th-cam.com/video/BjTazpZcu6Q/w-d-xo.htmlsi=4P4niV8wRi2darwf

    • @luanneto8566
      @luanneto8566 หลายเดือนก่อน

      @@rafaelsouza4575 Obrigado

  • @Mark_Whoame
    @Mark_Whoame หลายเดือนก่อน +17

    Finalmente o mano Clóvis apareceu kkkk, agora se eu te ver na rua podemos bater uma foto

    • @kuraikurai
      @kuraikurai หลายเดือนก่อน

      Ele contou a história dele em um vídeo antigo

  • @lfer_mat
    @lfer_mat หลายเดือนก่อน +2

    Ninguém fala que você precisa saber todas os nomes científicos de todos os seres vivos existentes para ser um pesquisador de biologia ou ninguém diz que você precisa saber todas os idiomas usados pela humanidade para ser um pesquisador na área de linguística hahahahaha

  • @Mark_Whoame
    @Mark_Whoame หลายเดือนก่อน

    Traz o vídeo sobre os vestibulares militares vai ser muito interessante

  • @intermatbasico4039
    @intermatbasico4039 หลายเดือนก่อน

    CONCORDO com vc ! Apenas acho o termo matemática moderna horrível. O moderno hoje é antigo amanhã.

  • @lain1314
    @lain1314 หลายเดือนก่อน +19

    Algumas pessoas se identificam com seus próprios títulos e esforços, e a crítica acaba por ofendê-las profundamente.

    • @Rintauro314
      @Rintauro314 หลายเดือนก่อน +4

      Vdd, ou seu ego o faz se sentir melhor e/ou superior aos demais fora do contexto , fazendo ele anular ou relativar críticas, por isso é comum falarem "ah, vc não sabe" ou "ah ,isso não condiz com a realidade" ou "você não resolve questões X ou Y" .

    • @rafaelsouza4575
      @rafaelsouza4575 หลายเดือนก่อน +4

      de algumas forma, isso me remete a uma frase que é: "as pessoas não são contra você, elas só são a favor delas."

  • @pense_comigo1
    @pense_comigo1 หลายเดือนก่อน

    como que vc filma? usa a câmera na cabeça ou na mão?

  • @victordias1840
    @victordias1840 หลายเดือนก่อน +1

    Sinceramente brincar de achar padrões em um triângulo de pascal e tentar provar por indução é um exercício melhor para treinar pra matemática superior do que ficar decorando as manipulações algébricas mirabolantes das provas militares.

    • @prsgrind8794
      @prsgrind8794 หลายเดือนก่อน +1

      Incrível o malabarismo que fazem pra tirar o mérito alheio...

    • @victordias1840
      @victordias1840 หลายเดือนก่อน

      @@prsgrind8794 não é demérito é apenas uma dica de um exercício de criatividade e descoberta na matemática, quando estamos no ensino superior o tipo de matemática que lidamos é diferente daquela que somos acostumados no ensino fundamental e médio, porque ao contrário dos livros escolares lidamos com problemas que ainda não têm resposta e não tem como olhar o gabarito no final do livro, matemática é muito além de decorar algumas fórmulas e manipulações algébricas elementares é uma atividade criativa e buscar padrões e aprender a demonstrar eles é um excelente exercício para aqueles que estão interessados em uma matemática orientada a pesquisa.

  • @guimaraesalysson
    @guimaraesalysson หลายเดือนก่อน +2

    Que assunto polêmico kkk

  • @douaizeit
    @douaizeit หลายเดือนก่อน +2

    Eu fico admirado como os matemáticos gostam de se perderem em picuinhas. hehehe

  • @prsgrind8794
    @prsgrind8794 หลายเดือนก่อน +1

    Uma palavra do professor Luciano castro, durante uma aula do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio - PAPMEM - IMPA, sobre a importância dos exercícios de olimpíadas de matemática: th-cam.com/video/DtS32XLHMaQ/w-d-xo.html
    Ações como olimpíadas de matemática são feitas no mundo todo para fomentar o ensino, pesquisa e descoberta de talentos, além de interferir no próprio ensino, divulgação cientifica e literatura técnica.

    • @kauehomura
      @kauehomura หลายเดือนก่อน

      Cara tu ainda tá chorando aqui? Além de ser uma piada em forma de pessoa, é um amargurado da vida que ainda teima em ter razão sem ter razão alguma. O Clóvis ainda mostrou a opinião do Terence Tao, o maior matemático vivo, que claramente derruba essa tua linha errónea e deturpada de pensamento e tu ainda nessa pira. Quem é tu por acaso? Um marmanjo que adora babar os testículos dos alunos olímpicos kkkkk Para com isso cara. Os mucilon das olimpíadas te comeram tão gostoso assim para tu está tão obcecado assim foi? Apaga os comentários pois tu só está passando vergonha cara.

    • @kauehomura
      @kauehomura หลายเดือนก่อน

      Cara tu ainda tá chorando aqui? Além de ser uma piada em forma de pessoa, é um amargurado da vida que ainda teima em ter razão sem ter razão alguma. O Clóvis ainda mostrou a opinião do Terence Tao, o maior matemático vivo, que claramente derruba essa tua linha errónea e deturpada de pensamento e tu ainda nessa pira. Quem é tu por acaso? Um cara que adora babar os testículos dos alunos olímpicos kkkkk Para com isso cara. Os mucilon das olimpíadas te comeram tão gostoso assim para tu está tão obcecado assim foi? Apaga os comentários pois tu só está passando vergonha cara.

  • @rennelou9717
    @rennelou9717 หลายเดือนก่อน +6

    tu tá querendo é arrumar treta pra dar engajamento hahahahha

    • @aulasdematematicaefisica
      @aulasdematematicaefisica หลายเดือนก่อน +2

      Proximo video dele vai ser: "Meu amigo Totoro é melhor que viagem de Chihiro." - Posso te provar !