Vou maneirar mais no freio motor, deve ser por isso que minha relação não dura tanto como de outros motociclistas. O pessoal fica dizendo para usar mais o freio motor e assim prolongar a vida das pastilhas. Mas pensando bem, as pastilhas são mais baratas que uma relação nova. kkkkkkkkk As demais dicas eu já conhecia. Parabéns pelos vídeos, eles são muito úteis.
Freio motor você começa a usar assim que para de acelerar, a questão é fazer aquelas reduzida bruta que os cara faz pra parar a moto, isso é ruim até pro motor
Pois então Antonio, é mais ou menos por aí mesmo. Muitos já sabem e acabando "esquecendo/relaxando" e outros são pilotos novos, que precisam de mais informações. Abraço e obrigado pelo comentário!
Ideal tbm é ter o piloto sobre a moto durante o ajuste, para ficar mais preciso! E se é mais comum andar com garupa, que fique menos tensa (a corrente) na hora do ajuste!
Troquei a corrente da minha CB500X, durou 40.000 km, eu como moro em Ap e a garagem é divida com carro e moto, não possuo espaço para trabalhar nela, nesta usei c4 e óleo de motor. Porém esta corrente me levou de Recife para o Chile, Argentina e Uruguai. Com a que coloquei agora iremos ano que vem para o Ushuaia. Canal Rosa e Lu na Estrada no TH-cam.
Caraca Luciano, aí sim! A minha CB 500X tá com pouco mais de 11.000 km, também ainda não vejo desgaste nela mas confesso que as vezes acabo pecando na manutenção pelo mesmo motivo do seu: morar em apartamento e não ter espaço pra trabalhar na moto. Abraço e bons ventos na próxima viagem!
Luciano, você pode trocar ideia com um mecânico, mesmo que seja de automóveis, para usar um canto da oficina. Explique seu problema de falta de onde fazer a manutenção. Já fiz isso duas vezes e os mecânicos autorizaram. No meu caso, não pedi ferramentas emprestadas e não fiquei "alugando" o cara fazendo perguntas. Na primeira, fui para o canto da oficina que ele indicou e fiz a lubrificação e ajuste da corrente. Não lavei nesse dia. Deixei tudo mais limpo do que estava quando cheguei, o que garantiu ao meu amigo um lugar para fazer a manutenção sem emporcalhar a garagem do prédio dele (A oficina era perto do prédio de meu amigo, que passou a ir lá). Na segunda vez, estava em Minas Gerais e precisava trocar o óleo. Vi uma oficina e fui perguntar. O cara ficou meio desconfiado (placa do Rio☠😂. Eu sei, porque ele foi olhar), mas me deixou entrar na oficina, mas só perto da entrada. Troquei o óleo num lugar seguro, onde pude descartar o óleo velho no reservatório dele e até usei a pia para lavar as mãos, que ficaram bem sujas. É bom ter luvas na moto, para emergências (É ótimo estar com as mãos limpas depois de mexer na moto). Se o mecânico não permitir, o máximo que vai fazer é dizer não. Se puder seguir em frente, mesmo que precariamente, prossiga. Empurrar a moto na estrada, é convidar um oportunista a tentar a sorte. Se a moto não andar, não há o que fazer, a não ser contar com a sorte ou a ajuda do céu. Motociclistas ainda são solidários. Está diminuindo, mas ainda há muitos assim.
@@Motorede no meu condômino além de ter garagem pequena, não é coberta, o piso é de brita e não podemos usar água do condomínio para os veículos, mas é até certo, imagina como seria 280 famílias lavando seus carros ou motos? 🤦♂️
@@paulofelix3586 Paulo Félix, você me deu uma idéia, tenho um amigo que tem um galpão aqui perto da vizinhança, entrarei em contato com ele para realizar esta limpeza pelo menos uma vez por mês 👍. Entra no nosso canal, lá a gente da dicas como os custos de uma viagem de moto de Recife para Cusco no Peru e a Expedição do Atlântico ao Pacífico ao Pacífico. @Rosa e Lu na estrada
O pessoal reclama da Riffel, rodei aproximadamente 50000km com a relação original de uma Lander trocando somente o pinhão aos 30000km pois ficou banguela, pulando a corrente. Passei a lixadeira para cortar a corrente, pois não tem o local que abre a corrente e coloquei o kit com retentor da Riffel. A moto está acima de 80000km ou seja rodei 30000km e não troquei nada, nem o pinhão, rodo tranquilo e nem sempre lubrifico. Adorei saber que esta corrente precisa de manutenção só a cada 4000km, pois a cada 1500km eu troco o óleo e o pessoal sempre passa um óleo na corrente, assim nunca me preocupei em lubrificar. Se a corrente DID não tiver o sistema de abertura, jamais eu retiraria o quadro elástico para trocar a corrente, dá um trabalho imenso, fiz uma única vez pois estava rangindo , coloquei graxa no quadro e rodo até hoje. Se continuar assim troco a relação quando chegar aos 100.000km, aí farei eu mesmo uma nova revisão desmontando tudo novamente. PS: Na desmontagem de 50.000km para a lubrificação completa de todas as partes móveis, só troquei a relação, vela (iridium, troco a cada 50.000km, não precisa olhar, sempre está perfeita e limpa, vale o investimento), óleo da bengala e os consumíveis como pastilha de freios, pneus, óleo, filtro de óleo (toda troca de óleo), fluido de freio (anual) e filtro de ar (2 vezes em 80.000km). Lander não dá manutenção mesmo botando pra quebrar, talvez eu troque os rolamentos das rodas e caixa de direção aos 100.000km. Regulagem de válvulas eu só checo pois sempre esteve dentro das especificações (procurei na internet e peguei um calibre de lâminas emprestado), deve ser igual aos carros modernos, não desregula facilmente.
Não tem média, é vários fatores, chuva, areia, lubrificante, removedor, frequência, pista irregular, ajuste, piloto, revisão da moto, marca do kit... por aí vai
Muito bom o vídeo com as dicas. Vou aproveitar e ver os outros. Quanto a Kit tração é cada um que vejo quando vou fazer manutenção nas minha motos que dá raiva. A coroa parece uma arma NINJA, de tão desgastada. Querosene pra tirar a terra e graxa acumulada depois lavar deixar secar e lubrificar é fácil e não é todo domingo não que precisa fazer.
É isso Edvaldo. Não é falado sobre essas buchas pois demoram a desgastar e dar problema. Quando mencionamos sobre ela no vídeo foi referindo sobre motos mais rodadas e como um ponto de observação caso você perceba algo estranho após a troca do kit. Abraço!
@@Motorede bom , muito bom mesmo obrigado , é que aqui a cultura é achar que todos somos ricos , precisamos de dicas , de segurança sim e baixo custo , obrigado pela atenção dispenda.
Meu kit riffel com retentor que venho na crosser 150 tá com 30.000 km e o mecânico falou que ainda tá em 70% que vai rodar mais uns 30% antes de precisar trocar
Eu deixava a embreagem super baixa, mas era horrível pra subir as marchas e principalmente por no ponto morto. Passei a deixar a embreagem mais alta e ficou mto melhor.
É feio, mas as correntes duram muito, e a lubrificação também. Faz toda a diferença a corrente ficar protegida de pó e areia que são o que desgastam as correntes, pois são materiais altamente abrasivos.
Lubrificação, problema dos óleos e das graxas que exigem lavares a corrente constantemente para evitar que os elos fiquem presos por sujeira impregnada, já os Sprays grudam bem menos sujeira, sua lubrificação penetra aos retentores, e não precisa nem nunca mais lavares a relação, bons são os adesivos, mas caros, de bom de preço de 300 ml (para diminuir o respingo espere secar por mais de 3 horas, passe a noite): Wurth - Rost off “uso priofissional’’ uma passada dá 400 km sem lubrificação e o Ultra lub - lubricante pra corrente (vem com grafite) dá 600 km...
@@mlvpoa No fora de estrada sem sucesso com qualquer lubrificante que me durasse mais de 15 ou 20 km, nessas especiais, levo a moto um frasco pequeno de 100 ml, óleo de motor com pó de grafite, aplicado também após chuva. O "Rost Off uso profissional" dos desengripantes é dos mais espesso, deixa uma película que parece uma graxa depois de aplicado.
Ótima dúvida Wilker! Você deve ajustar a corrente de acordo com o que mostra no manual, ou na etiqueta que fica colada na balança que mostra o tamanho da folga (em milímetros), em seguida deve montar na moto (ou pedir que alguém monte nela) e fazer a verificação. Com uma pessoa montada na moto durante o processo pra esticar a corrente você não vai conseguir fazer do jeito certo e vai ser bem mais difícil. Então o passo é afrouxar as porcas/ajustes, fazer o ajuste da corrente, montar na moto e verificar tocando a corrente com a mão pra ver se ficou muito esticada.
Usso kit transmissão da riffel na moto que eu trabalho da caixa azul já está cm 17 mil km e nem está estralando kit bom creio que ele chegue aos 19 mil já vale a pena
Mermão, tenho uma tenere 600 antiga de um farol só qual coroa é ideal pra éla 40 ou 45 ?não faço trilha, uso normal e mais na cidade já estou com sessentão héhéhé! Grato desde ja pela sua atenção bom fim de semana 👍
Eu acho isso mais questão de gosto, dicas de pilotagem e outras do tipo pra min são irrelevante porque eu penso que você tem que ajudar como você quer, se sentir bem... baixa rotação eu diria que a moto fica com menos vibração, mais silenciosa, gasta menos combustível, freio motor é mais suave, freio motor em alta rotação é mais forte então desgasta menor a corrente em marcha alta = baixa rotação, questão de gosto, acho também que o motor pode durar mais, mais isso ja é teoria.
Gostaria de saber se tem algum problema em eu limpar minha corrente todo final de semana, e fazer a lubrificação dela, o lubrificante que eu uso é o C4 algum outro melhor ou similar a ele ?
Se tua moto for de baixa cilindrada use o c3. Usei uma lata de c4 que me rendeu quase 2 anos mas minha relação está no fim com apenas 22 mil km. C4 não é indicado para motos de baixa. Procura aqui no TH-cam sobre palestras da motul eles explicam tudo sobre lubrificantes de corrente.
@@albertdantas442 O Jean já deu uma explicada, mas nesses vídeos da Motul tem explicações completas mesmo. Vou tentar trazer alguns vídeos com eles aqui pro canal... Abraço!
Eu comprei o Kit tração da Tenere sendo que pinhão e coroa da Riffel e a corrente DID por fora. O detalhe é que comprei a coroa de 38 dentes da Lander X 2009 direto do site. Atendimento na época (maio de 2018) muito bom. Recomendo.
Óleos e graxas exige lavares a corrente constantemente para evitar os elos presos da sujeira impregnada já os Sprays gruda bem menos sugerira, sua lubrificação penetra aos retentores, e não precisa nem nunca mais lavares a relação, sprays bons são os adesivos, mas caros, recomendaria de bom de preço de 300 ml (para diminuir o respingo espere secar por mais de 3 horas, passe a noite): Wurth - Rost off “uso prioficional’’ um passada dá 400 km sem lubrificação e o Ultra lub - lubricante pra corrente (vem com grafite) dá 600 km.
@@neirocha9055 O C4 é o que tem de melhor, e é adesiva, sair dela é só para testar as inferiores, e a verdade independe que uses o negócio é não deixar a corrente seca. Boas estradas!
A pergunta que não quer calar, montar a trava da corrente no sentido da rotação ou ao contrário, meu professor do curso falou que é no sentido da rotação...
Ajuda aí ô, aúdio da visita tá baixo. Eu sempre uso os dois freios, mas não abro mão do uso do freio motor principalmente em dia de chuva usar ele nesses dias é notório a diferença na frenagem. Se fosse assim as montadoras de carro não recomendaria o uso do freio motor pra não estourar as correias e também as correntes.
Esse. Barulho acontece pq vc roda com a transmissao um dia vc precisa trocar um pneu talvez pq furou ou desgastou dai na hora de montar o mecanico coloca os dentes da coroa nao caseando com a corrente na ql ja estavam ...ou seja antes de tirar a corrente da coroa vcs precisa marcar a posiçao do elo da corrente e o dente da coroa.ė por isso q acontece o barulho e tbm andar com a corrente um poko solta os dente da coroa vai se inclinar
Minha dúvida é a seguinte porque minha relação mesmo nova pouco rodada ela perde o ajuste perfeito. Eu ajusto ela fica boa aperto e quando vou girar a roda está com folga e dou mais uma volta está esticada. Se eu solto fica muito frouxa se eu aperto fica mastigando. Como resolver isso? Balança torta?
DUVIDO Q MESMO VERIFICANDO PERIODICAMENTE UMA CORRENTE DURE 4.000 KM SEM LUBRIFICAR ..... 500 KM EU JA ACHO MUITO . MESMO USANDO UM LUBRIFICANTE + - QUALQUER CHUVISCO OU POEIRINHA JA GRUDA SUJEIRA .FICA A DICA P/ OS INICIANTES .
Bom dia, estes lubrificadores automáticos oferecem o conforto de não precisar lubrificar periodicamente seu kit, porém geralmente eles acabam despejando óleo sempre que a moto está em movimento, gastando óleo em excesso, sujando a moto e com risco de parte desse óleo ir parar no pneu. Além de ter maior probabilidade de colar sujeira no seu kit. Sempre recomendamos lubrificar a corrente conforme mostrado no vídeo. Ficamos à disposição!
Dudoso este personal de Riffel, se recomienda no ponerle directamente agua a la cadena, y en este video, hace incapie en el lavado con hidrolavadora, la verdad me quedan muchas dudas !
¿Hola todo bien? En primer lugar, apreciamos su contacto. Recomendamos seguir las recomendaciones en video para limpiar su kit. Estamos disponibles para más preguntas.
@@RiffelOficialbr muchas gracias por contestar, pero efectivamente, NO sigo las recomendaciones de ustedes, por lavar la cadenas así, me a durado apenas 13 mil kms en una moto pequeña de 250cc. Nuevamente agradezco su gesto.
Fui no mecânico um não alinhou a corrente ela pulou da moto cmg em cima por sorte tava devagar, e o outro apertou a corrente dms ficou super dura vc coloca o dedo ela nem mexe, os cara faz na pressa com ma vontade, eu tenho q pegar a chave do meu irmão e eu mesmo mexer, vou comprar umas chaves melhor coisa
Acredito que vocês estão distorcendo a informação... Eu mesmo menciono no vídeo pra usar o freio motor da forma correta, isso ajuda nas frenagens. O que a gente menciona que aumenta o desgaste é referente a redução brusca de marcha, gerando força contrária desnecessária na transmissão, apenas pra fazer a moto roncar. Esse tipo de "freio motor" é o que causa as chicotadas da corrente no kit transmissão, diminuindo a vida útil...
Vido muito bom. Mas acredito que falaram comentar alguns tópicos: 1 - Citar mais claramente os lubrificantes recomendados para correntes com e sem o'ring. 2 - Falar e enfatizar que: NUNCA, JAMAIS e EM HIPÓTESE ALGUMA deve se trocar corrente sem trocar juntamente coroa e pinhão. SEMPRE se troca TODO o conjunto. Tudo está gasto, mesmo que não pareça. E, a questão de não deixar a corrente muito justa envolve além da corrente, coroa e pinhão a força excessiva aplicada ao rolamento do eixo do pinhão, que pode ter sua vida útil reduzida ou mesmo até quebrar, o que vai envolver o desmonte do motor para troca.
Opa Eu uso diesel, dizem que querosene é muito forte e pode danificar a corrente. Limpo com diesel tem tempo, quando levo no lava jato peço para lavar com shampoo automotivo e diesel ou outro produto, sem ser solupam ou outro muito abrasivo. Pode usar de boa. Depois passa um detergente neutro, enxague, seque e lubrifique Minha relação está com 35000
Tanto uso diesel como querosene, o que tiver no dia, faço isso há mais de 18 anos sem problemas e os kits das minhas motos sempre duraram bastante. Mas sempre misturado com água, nunca puro.
Acho que talvez não tenha ficado claro quanto a isso, vamos estudar uma forma melhor de explicar o que acontece pra que vocês possam entender. Mas as reduções bruscas e agressivas sem o uso dos freios da moto, apenas no "sacão" com o freio motor, acaba fazendo uma força contrário chicoteando o kit transmissão. Isso não acontece na aceleração das motos convencionais, que são produzidas pra entregar a força de aceleração, de certa forma, linear.
@@Motorede acho que a questão é quando a pessoa solta a embreagem muito rápido, daí realmente faz um tranco pois o motor ta começando a perder giro e a marcha que entra abaixo gira muito mais rápido. É só ter bom senso e não soltar tudo de uma vez só quando reduzir, ou elevar o giro do motor, algo que nos carros se chama de "punta taco".
@@mlvpoa É mais ou menos por aí... Nas motos médias e maiores já tá começando a se tornar comum a embreagem assistida e deslizante, justamente pra evitar esses "trancos" na roda forçando a transmissão. Mas isso acontece por conta de redução brusca de marcha...
Bom dia Guilherme, é normal a corrente afrouxar. Vai dependendo da condição de uso e lubrificação para afrouxar mais ou menos em um determinado período. Certifique-se de que sua moto está com pinhão e coroa alinhados, e tome cuidado para não esticar a corrente demais deixando sem a folga necessária para que trabalhe de forma suave. Caso tenha mais alguma dúvida entre em contato. Estamos à disposição!
Percebi que tem umas informações erradas nesse vídeo. E essa relação Riffel é uma porcaria , mesmo a com retentor não presta. Prefira DID ou KMC que são muito superiores .A questão da lubrificação . Só dura 4000 km se vc ligar a moto dentro da sua garagem e deixar a moto no cavalete rodando ate chegar os 4k, porque rodando na rua nas condições adversas duvido muito. Outra coisa , o cara indicar não usar o freio motor da moto. O que é essencial para parar.kkkkkk Desse jeito a Riffel dura mesmo. E só colocar e andar na banguela. Sai fora picareta. O cara trabalha na Riffel ou é representante e ainda tem coragem de falar umas balelas dessas.
Não se deve usar produtos muito agressivos ou nocivos para o kit, desengripante serve para outros tipos de peças. No caso do kit transmissão o ideal é usar o desengraxante, esse sim ajuda a limpar.
caraca n sabia q haviam tantos motociclista nutella, parando na caixa, uso em último recurso minha titan 07/08 devo ter usado esse recurso 6x no máximo, troquei ano passado por uma fazer 150 ainda n utilizei 1x na atual
Papo furado eles querem é que a relação dure cada vez menos, eles ganham dinheiro com isso, se pensassem no consumidor, algum fabricante já teria criado um sistema de cardã pra moto de baixa cilindrada, eles querem e vivem de peças de reposição.
Sprays com grafite dura até 600 km se não pegares off, um bom de preço justo de 300 ml (para diminuir o respingo espere secar por mais de 3 horas, passe a noite) Ultra lub - lubricante pra corrente (vem com grafite).
ZUUNNMM. PQP.BLABLABLA.ZOIO DE AGUIA NA TRANSMISSAO PARA NAO PARECER GRAVIDAS.COM OU SEM OS RETENTORES SO LAVAR SEM DO SO COM H20 E DEPOIS ESTICAR SENTADO POIS CADA PESO E 1 PESO E FINALMENTE SO 1 SPRAY OU OLEO BEM FININHO ONDE O KIT AGRADECERA .SIMPLES .FORA ISSO E VELA E CAIXAO DA TRANSMISSAO ONDE E SIMPLES. 1 COM O DONO DURADOURA 2 OS QUE NAO SAO ATE QUE A MORTE OS SEPARE.RESUMINDO TO NEM AI COM QUEM ME CARREGUA .NAO INTENDO PORQUE ESSE SISTEMA DAS CRGS E DA IDADE DA PEDRA.OS DA YAMAHA E DA IDADE DA CRIACAO DO MUNDO.ONDE 1000X + TEM UMA GRANDE DURABILIDADE E AINDA SEM TER O BICHICHO DO RANRAN COMENDO O CUBO.SO NAS HONDA QUE VEJO ISSO A SECULOS ONDE TEM QUE ANALISAR O CUSTO BENEFICIO ONDE HOJE HOJE NA MINHA VIZAO PESSOAL A YAMAHA DERRUBA A HONDA. CARIDADE HUMILDADE .AVANTE21
Coloquei uma da minha moto hoje riff 125 top de linha adorou um ano
Vou maneirar mais no freio motor, deve ser por isso que minha relação não dura tanto como de outros motociclistas. O pessoal fica dizendo para usar mais o freio motor e assim prolongar a vida das pastilhas. Mas pensando bem, as pastilhas são mais baratas que uma relação nova. kkkkkkkkk As demais dicas eu já conhecia. Parabéns pelos vídeos, eles são muito úteis.
Depende... nem sempre, mais por segurança eu não deixo de usar o freio motor, ja é um reflexo, um freio a mais. 👍
Freio motor você começa a usar assim que para de acelerar, a questão é fazer aquelas reduzida bruta que os cara faz pra parar a moto, isso é ruim até pro motor
Faltou falar do alinhamento do eixo traseiro, seguindo as marcas que tem na balança 👏✌
Concordo mas..
Entra na questão de ajuste, um detalhe mais técnico, vídeo no tempo ideal, geralmente para público geral. Vídeo excelente.
Cara, só vídeo top!
Parabéns! 👏👏👏
Agradeço pelas dicas foi bastante esclarecido .
Gostei muito das dicas! Todo bom moticiclista já sabe disso, mas nigligencia sempre, por isso é importante tá sempre reforçando, parabéns seku!
Pois então Antonio, é mais ou menos por aí mesmo. Muitos já sabem e acabando "esquecendo/relaxando" e outros são pilotos novos, que precisam de mais informações. Abraço e obrigado pelo comentário!
O freio motor, ajuda a dar maior vida útil a embreagem e freios
Se usado de forma certa, o freio motor é um grande aliado!
Poise,e o kit de embreagem é mais caro que o kit transmissão, eu uso freio moto sempre,claro em conjunto com o freio.
@@valmirdelfino600F como assim?
@@valmirdelfino600F oq é freio motor?
@@jbassytb2328 reduzidas, quando você vem em uma marcha mais alta e reduz pra marcha anterior pra moto reduzir por conta do motor
Ideal tbm é ter o piloto sobre a moto durante o ajuste, para ficar mais preciso!
E se é mais comum andar com garupa, que fique menos tensa (a corrente) na hora do ajuste!
Isso depende da moto.
Tem moto que com peso aperta, e outras folgam. 👍
Troquei a corrente da minha CB500X, durou 40.000 km, eu como moro em Ap e a garagem é divida com carro e moto, não possuo espaço para trabalhar nela, nesta usei c4 e óleo de motor. Porém esta corrente me levou de Recife para o Chile, Argentina e Uruguai. Com a que coloquei agora iremos ano que vem para o Ushuaia. Canal Rosa e Lu na Estrada no TH-cam.
Caraca Luciano, aí sim! A minha CB 500X tá com pouco mais de 11.000 km, também ainda não vejo desgaste nela mas confesso que as vezes acabo pecando na manutenção pelo mesmo motivo do seu: morar em apartamento e não ter espaço pra trabalhar na moto. Abraço e bons ventos na próxima viagem!
Luciano, você pode trocar ideia com um mecânico, mesmo que seja de automóveis, para usar um canto da oficina. Explique seu problema de falta de onde fazer a manutenção.
Já fiz isso duas vezes e os mecânicos autorizaram. No meu caso, não pedi ferramentas emprestadas e não fiquei "alugando" o cara fazendo perguntas. Na primeira, fui para o canto da oficina que ele indicou e fiz a lubrificação e ajuste da corrente. Não lavei nesse dia. Deixei tudo mais limpo do que estava quando cheguei, o que garantiu ao meu amigo um lugar para fazer a manutenção sem emporcalhar a garagem do prédio dele (A oficina era perto do prédio de meu amigo, que passou a ir lá).
Na segunda vez, estava em Minas Gerais e precisava trocar o óleo. Vi uma oficina e fui perguntar. O cara ficou meio desconfiado (placa do Rio☠😂. Eu sei, porque ele foi olhar), mas me deixou entrar na oficina, mas só perto da entrada. Troquei o óleo num lugar seguro, onde pude descartar o óleo velho no reservatório dele e até usei a pia para lavar as mãos, que ficaram bem sujas. É bom ter luvas na moto, para emergências (É ótimo estar com as mãos limpas depois de mexer na moto).
Se o mecânico não permitir, o máximo que vai fazer é dizer não.
Se puder seguir em frente, mesmo que precariamente, prossiga. Empurrar a moto na estrada, é convidar um oportunista a tentar a sorte. Se a moto não andar, não há o que fazer, a não ser contar com a sorte ou a ajuda do céu.
Motociclistas ainda são solidários. Está diminuindo, mas ainda há muitos assim.
@@Motorede no meu condômino além de ter garagem pequena, não é coberta, o piso é de brita e não podemos usar água do condomínio para os veículos, mas é até certo, imagina como seria 280 famílias lavando seus carros ou motos? 🤦♂️
@@paulofelix3586 Paulo Félix, você me deu uma idéia, tenho um amigo que tem um galpão aqui perto da vizinhança, entrarei em contato com ele para realizar esta limpeza pelo menos uma vez por mês 👍. Entra no nosso canal, lá a gente da dicas como os custos de uma viagem de moto de Recife para Cusco no Peru e a Expedição do Atlântico ao Pacífico ao Pacífico.
@Rosa e Lu na estrada
@@lucianoricardo209 Boa! É muito bom ter um lugar coberto pra ficar livre do sol e da chuva.
Vou prestigiar o canal.
O cara conhece parabéns 👏
Puxa .Muito obrigado gostei muito dessa aula
Boas, eu tenho valvolina 90 e 140 que tenho para um camião que já vendi. Será que posso usar para lubrificar corrente de moto? Obrigado
O pessoal reclama da Riffel, rodei aproximadamente 50000km com a relação original de uma Lander trocando somente o pinhão aos 30000km pois ficou banguela, pulando a corrente. Passei a lixadeira para cortar a corrente, pois não tem o local que abre a corrente e coloquei o kit com retentor da Riffel. A moto está acima de 80000km ou seja rodei 30000km e não troquei nada, nem o pinhão, rodo tranquilo e nem sempre lubrifico. Adorei saber que esta corrente precisa de manutenção só a cada 4000km, pois a cada 1500km eu troco o óleo e o pessoal sempre passa um óleo na corrente, assim nunca me preocupei em lubrificar.
Se a corrente DID não tiver o sistema de abertura, jamais eu retiraria o quadro elástico para trocar a corrente, dá um trabalho imenso, fiz uma única vez pois estava rangindo , coloquei graxa no quadro e rodo até hoje.
Se continuar assim troco a relação quando chegar aos 100.000km, aí farei eu mesmo uma nova revisão desmontando tudo novamente.
PS: Na desmontagem de 50.000km para a lubrificação completa de todas as partes móveis, só troquei a relação, vela (iridium, troco a cada 50.000km, não precisa olhar, sempre está perfeita e limpa, vale o investimento), óleo da bengala e os consumíveis como pastilha de freios, pneus, óleo, filtro de óleo (toda troca de óleo), fluido de freio (anual) e filtro de ar (2 vezes em 80.000km). Lander não dá manutenção mesmo botando pra quebrar, talvez eu troque os rolamentos das rodas e caixa de direção aos 100.000km. Regulagem de válvulas eu só checo pois sempre esteve dentro das especificações (procurei na internet e peguei um calibre de lâminas emprestado), deve ser igual aos carros modernos, não desregula facilmente.
Oi Leandro, ficamos felizes em saber que gostou das informações. Ficamos à disposição caso tenha alguma dúvida. Vá mais longe. Vá com Riffel.
Excelentes dicas, em média, quantos Km duram um Kit de transmissão?
Não tem média, é vários fatores, chuva, areia, lubrificante, removedor, frequência, pista irregular, ajuste, piloto, revisão da moto, marca do kit... por aí vai
Oi, qual o melhor lubrificante para corrente da vercys 650?
Boa sempre nos atualizando valeu pelo vídeo dado like.
Valeu Fernando, tamo junto!
Trás mais vídeos de dicas pra manutenção
Muito bom o vídeo com as dicas. Vou aproveitar e ver os outros. Quanto a Kit tração é cada um que vejo quando vou fazer manutenção nas minha motos que dá raiva. A coroa parece uma arma NINJA, de tão desgastada. Querosene pra tirar a terra e graxa acumulada depois lavar deixar secar e lubrificar é fácil e não é todo domingo não que precisa fazer.
Valeu Ivandro, é isso aí! Manutenção correta e a moto vai longe! Absss
Gostei das dicas mas aqui em Brasília s oficinas não falam sobre bucha ou esse kit
Não se preocupar, essas buchas não dão problema antes de 5 anos, e conforme a moto nunca dará.
É isso Edvaldo. Não é falado sobre essas buchas pois demoram a desgastar e dar problema. Quando mencionamos sobre ela no vídeo foi referindo sobre motos mais rodadas e como um ponto de observação caso você perceba algo estranho após a troca do kit. Abraço!
@@Motorede bom , muito bom mesmo obrigado , é que aqui a cultura é achar que todos somos ricos , precisamos de dicas , de segurança sim e baixo custo , obrigado pela atenção dispenda.
Eu uso o lubrificador automático de corrente (tenho pra venda)e minha relação na Xj6 já rodou 27mil km e tá zeroooo ainda
Meu kit riffel com retentor que venho na crosser 150 tá com 30.000 km e o mecânico falou que ainda tá em 70% que vai rodar mais uns 30% antes de precisar trocar
Coloquei o kit riffell com retentor na fazer 150cc e não gostei, tenho q regular de vez em quando. Na did
não tinha esse problema.
Qual o certo pra lubrificar a corrente:
Com o Desigripante ou com óleo queimado?
Rodo na moto 200 km por dia, a minha todo dia limpo e lubrifico
Eu deixava a embreagem super baixa, mas era horrível pra subir as marchas e principalmente por no ponto morto.
Passei a deixar a embreagem mais alta e ficou mto melhor.
o exemplo que foi dado do motoqueiro freando com freio motor é em Teresópolis-RJ, minha cidade.
*Valeu pelas dicas Sekumello, tô sempre ligado no kit da minha CB Twister, forte abraço mano, Like 👍🤝.*
Pq nao
@@humbertomoreiragomes3622 Por que não o quê?
@@alexCB300F acho a mandei errado foi mal kk
@@humbertomoreiragomes3622 De boa kkkk valeu meu amigo abraço.
Saudações, qual é a opinião de vocês quanto aquelas CAPAS DE CORRENTES que cobrem TODO o sistema de transmissão?
É feio, mas as correntes duram muito, e a lubrificação também. Faz toda a diferença a corrente ficar protegida de pó e areia que são o que desgastam as correntes, pois são materiais altamente abrasivos.
Lubrificação, problema dos óleos e das graxas que exigem lavares a corrente constantemente para evitar que os elos fiquem presos por sujeira impregnada, já os Sprays grudam bem menos sujeira, sua lubrificação penetra aos retentores, e não precisa nem nunca mais lavares a relação, bons são os adesivos, mas caros, de bom de preço de 300 ml (para diminuir o respingo espere secar por mais de 3 horas, passe a noite): Wurth - Rost off “uso priofissional’’ uma passada dá 400 km sem lubrificação e o Ultra lub - lubricante pra corrente (vem com grafite) dá 600 km...
rost off é um desingripante normal, pode até servir para limpeza, mas não pra lubrificação!
@@mlvpoa No fora de estrada sem sucesso com qualquer lubrificante que me durasse mais de 15 ou 20 km, nessas especiais, levo a moto um frasco pequeno de 100 ml, óleo de motor com pó de grafite, aplicado também após chuva. O "Rost Off uso profissional" dos desengripantes é dos mais espesso, deixa uma película que parece uma graxa depois de aplicado.
Seku, me tira uma dúvida, na hora de ajustar a tensão da corrente, devemos estar montado na moto para ajustar a folga, ou ajustamos no cavalete mesmo?
Ótima dúvida Wilker! Você deve ajustar a corrente de acordo com o que mostra no manual, ou na etiqueta que fica colada na balança que mostra o tamanho da folga (em milímetros), em seguida deve montar na moto (ou pedir que alguém monte nela) e fazer a verificação. Com uma pessoa montada na moto durante o processo pra esticar a corrente você não vai conseguir fazer do jeito certo e vai ser bem mais difícil. Então o passo é afrouxar as porcas/ajustes, fazer o ajuste da corrente, montar na moto e verificar tocando a corrente com a mão pra ver se ficou muito esticada.
@@Motorede uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
@@Motorede uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
O que você diz sobre aquele esticador de corrente, onde não deixa a mesma vibrar?
muito bom .
Usso kit transmissão da riffel na moto que eu trabalho da caixa azul já está cm 17 mil km e nem está estralando kit bom creio que ele chegue aos 19 mil já vale a pena
Ótima informação! Continua mantendo a gente atualizado sobre quanto mil km vai rodar com ele, quero saber! Abraço!
Oi Dyego, Ficamos muito felizes em saber da sua preferência por nossa marca. Estamos sempre à disposição! Vá mais longe. Vá com Riffel.
Mermão, tenho uma tenere 600 antiga de um farol só qual coroa é ideal pra éla 40 ou 45 ?não faço trilha, uso normal e mais na cidade já estou com sessentão héhéhé! Grato desde ja pela sua atenção bom fim de semana 👍
Só uso vaz corrente kmc só graxa branca passa dos 38 mil km,essa riffel chega quantos mil
Sobre aqueles esticadores, com molas que são aplicados junto a balança. Ajuda alguma coisa??
DICA 7 : " NÃO ANDE COM MACHA ALTA EM BAIXA VELOCIDADE P ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL!!"🤔 faço muito isso!
Verdade
Eu acho isso mais questão de gosto, dicas de pilotagem e outras do tipo pra min são irrelevante porque eu penso que você tem que ajudar como você quer, se sentir bem... baixa rotação eu diria que a moto fica com menos vibração, mais silenciosa, gasta menos combustível, freio motor é mais suave, freio motor em alta rotação é mais forte então desgasta menor a corrente em marcha alta = baixa rotação, questão de gosto, acho também que o motor pode durar mais, mais isso ja é teoria.
Ótimas dicas
Ótimo vídeo
Gostaria de saber se tem algum problema em eu limpar minha corrente todo final de semana, e fazer a lubrificação dela, o lubrificante que eu uso é o C4 algum outro melhor ou similar a ele ?
Se tua moto for de baixa cilindrada use o c3.
Usei uma lata de c4 que me rendeu quase 2 anos mas minha relação está no fim com apenas 22 mil km. C4 não é indicado para motos de baixa.
Procura aqui no TH-cam sobre palestras da motul eles explicam tudo sobre lubrificantes de corrente.
th-cam.com/video/U1zU20SMu04/w-d-xo.html
Da uma olhada nesse vídeo, vai te ajudar muito ☝️☝️
Jean Carlos muito obrigado cara
@@albertdantas442 O Jean já deu uma explicada, mas nesses vídeos da Motul tem explicações completas mesmo. Vou tentar trazer alguns vídeos com eles aqui pro canal... Abraço!
Motorede será muito bom para o canal, vai ganhar ainda mais conhecimento para o seguidores do canal
Tensor de corrente altomatico ajuda na vida útil do kit de transmissão
A Riffel pra pinhão e coroa é legal, mas a corrente é feita com o exclusivo "aço-chiclete" de última geração.
Eu comprei o Kit tração da Tenere sendo que pinhão e coroa da Riffel e a corrente DID por fora. O detalhe é que comprei a coroa de 38 dentes da Lander X 2009 direto do site. Atendimento na época (maio de 2018) muito bom. Recomendo.
O que seria o tal "aço-chiclete" Marcelo? Não entendi muito bem kkkk
@@Motorede Corrente que tem que esticar a todo momento, igual chiclete. Entendeu?
@@301kmh Ah sim, agora entendi o que quis dizer kkk
@@Motorede Seria que estica? no caso dilata e mudaria os dentes????
Maravilha 🎉
Alguma sugestão de desengraxante e lubrificante?
Boa noite tudo bom.
Bom tenho uma moto fan 160 e quando passo pra 1 marcha ela faz um barulho diferente quando passo pra 2 marcha. É normal isso.
rapaz a minha lubrificação da corrente da minha moto e toda vez que eu lavo a moto..
Queria saber qual o melhor produto para lubrificar a corrente. Óleo, graxa ou graxa spray?
Use óleo 90 bom e barato
Óleos e graxas exige lavares a corrente constantemente para evitar os elos presos da sujeira impregnada já os Sprays gruda bem menos sugerira, sua lubrificação penetra aos retentores, e não precisa nem nunca mais lavares a relação, sprays bons são os adesivos, mas caros, recomendaria de bom de preço de 300 ml (para diminuir o respingo espere secar por mais de 3 horas, passe a noite): Wurth - Rost off “uso prioficional’’ um passada dá 400 km sem lubrificação e o Ultra lub - lubricante pra corrente (vem com grafite) dá 600 km.
@@dyegoteixeira8110 vlw, irmão!
@@MrGilberto72 vlw mano. Estou usando o MOTUL C4. Vou procurar esse que vc me indicou.
@@neirocha9055 O C4 é o que tem de melhor, e é adesiva, sair dela é só para testar as inferiores, e a verdade independe que uses o negócio é não deixar a corrente seca. Boas estradas!
Qual óleo usar?
A pergunta que não quer calar, montar a trava da corrente no sentido da rotação ou ao contrário, meu professor do curso falou que é no sentido da rotação...
Ajuda aí ô, aúdio da visita tá baixo. Eu sempre uso os dois freios, mas não abro mão do uso do freio motor principalmente em dia de chuva usar ele nesses dias é notório a diferença na frenagem. Se fosse assim as montadoras de carro não recomendaria o uso do freio motor pra não estourar as correias e também as correntes.
Responde aí ! Qual é o óleo que a fábrica usa nós kit de transmissao ?
O recomendado pra lubrificação de corrente de moto é o SAE 90 OU 80
DE PREFERÊNCIA O 90
Estou usando na bros 160 com retentor agora estou usando óleo Br 140 de transmissão está certo
Top hein 🙌🏻
Esse. Barulho acontece pq vc roda com a transmissao um dia vc precisa trocar um pneu talvez pq furou ou desgastou dai na hora de montar o mecanico coloca os dentes da coroa nao caseando com a corrente na ql ja estavam ...ou seja antes de tirar a corrente da coroa vcs precisa marcar a posiçao do elo da corrente e o dente da coroa.ė por isso q acontece o barulho e tbm andar com a corrente um poko solta os dente da coroa vai se inclinar
Minha dúvida é a seguinte porque minha relação mesmo nova pouco rodada ela perde o ajuste perfeito. Eu ajusto ela fica boa aperto e quando vou girar a roda está com folga e dou mais uma volta está esticada. Se eu solto fica muito frouxa se eu aperto fica mastigando. Como resolver isso? Balança torta?
Riffel manda um kitzao ai pra mim rsrsrs fazer testzao na minha croosser kkk
Olha aí Riffel, será que rola? kkkkkk
@@Motorede kkk
Tô com 1 ano usando kit de retentor na minha titan 160 lubrifico com motul c2 tá novinha ainda
Eu uso graxinha, minha relação n dura 10 mil km, a graxinha usar hj ,amanhã já tá seca
Joguei uma relação desta na Lander abs ,coloquei a sem retentor para conhecer a relação ,e vou dizer não durou 2 meses ,péssima relação essa riffel
Se com retentor posso lubrificar a cada 4000 km, desconsidero a parte de lavar a corrente a cada 500km? E só lavo a cada 4000km quando for lubrificar?
Aprendendo o geito certo depois de usar uma moto do zero km aos 115 mil km 😅
Subindo morro gasta corrente?
Rifel manda um hit top pra ver se e bom na xre 300 hahaha
DUVIDO Q MESMO VERIFICANDO PERIODICAMENTE UMA CORRENTE DURE 4.000 KM SEM LUBRIFICAR ..... 500 KM EU JA ACHO MUITO . MESMO USANDO UM LUBRIFICANTE + - QUALQUER CHUVISCO OU POEIRINHA JA GRUDA SUJEIRA .FICA A DICA P/ OS INICIANTES .
4milkm sem lubrificar, ja pode trocar a corrente hahahaha brincadeira Otimas dicas!
Também fiquei espantando! kkkkkk E olha que tão fazendo testes que podem mostrar um número ainda maior...
Porque acontece de mesmo depois de ajustar a corrente alguns pontos ficam frouxos outros mais apertados?
provavelmente apertaram demais a corrente, e forçou tanto que a coroa ficou oval... por isso algumas partes ficam frouxas e outras apertadas.
@@playtodrive o que fazer quando acontece isso?
Alguém usa aqueles lubrificantes automáticos de corrente? Será que vale a pena instalar?
Bom dia, estes lubrificadores automáticos oferecem o conforto de não precisar lubrificar periodicamente seu kit, porém geralmente eles acabam despejando óleo sempre que a moto está em movimento, gastando óleo em excesso, sujando a moto e com risco de parte desse óleo ir parar no pneu. Além de ter maior probabilidade de colar sujeira no seu kit. Sempre recomendamos lubrificar a corrente conforme mostrado no vídeo. Ficamos à disposição!
toda moto que eu dirijo fica com problemas na embreagem acredito que seja a forma errônea que eu dirijo.
Microfone pro convidado urgente. Abraco
Rolou um clima
Toda semana eu lavo e lubrifico com óleo 140
Dudoso este personal de Riffel, se recomienda no ponerle directamente agua a la cadena, y en este video, hace incapie en el lavado con hidrolavadora, la verdad me quedan muchas dudas !
¿Hola todo bien? En primer lugar, apreciamos su contacto. Recomendamos seguir las recomendaciones en video para limpiar su kit. Estamos disponibles para más preguntas.
@@RiffelOficialbr muchas gracias por contestar, pero efectivamente, NO sigo las recomendaciones de ustedes, por lavar la cadenas así, me a durado apenas 13 mil kms en una moto pequeña de 250cc. Nuevamente agradezco su gesto.
Fui no mecânico um não alinhou a corrente ela pulou da moto cmg em cima por sorte tava devagar, e o outro apertou a corrente dms ficou super dura vc coloca o dedo ela nem mexe, os cara faz na pressa com ma vontade, eu tenho q pegar a chave do meu irmão e eu mesmo mexer, vou comprar umas chaves melhor coisa
freio motor sempre, isso evita acidentes! dane-se se vai durar alguns km a menos!
Acredito que vocês estão distorcendo a informação... Eu mesmo menciono no vídeo pra usar o freio motor da forma correta, isso ajuda nas frenagens. O que a gente menciona que aumenta o desgaste é referente a redução brusca de marcha, gerando força contrária desnecessária na transmissão, apenas pra fazer a moto roncar. Esse tipo de "freio motor" é o que causa as chicotadas da corrente no kit transmissão, diminuindo a vida útil...
Freio motor é tudo.
@@Motorede as chicotadas acontecem se entrar com tempo errado do RPM.
Da pra reduzir com ronco e sem tranco.
Ótimo vídeo. Sucesso.
@@MrGilberto72 usando freio motor nao acende luz de freio consequencia o carro de tras te atropela!
Na dica de lubrificação não fala que produtor e o recomendado!!
Eu uso diesel para limpar a relação será que tô certo
Não o diesel fode com os elos, compra querosene que é bem melhor
Sobre o lubrificante para corrente qual vocês indicam , famoso óleo queimado ou alguma graxa específica ?
Óleo 90 bom e barato
Vido muito bom. Mas acredito que falaram comentar alguns tópicos:
1 - Citar mais claramente os lubrificantes recomendados para correntes com e sem o'ring.
2 - Falar e enfatizar que: NUNCA, JAMAIS e EM HIPÓTESE ALGUMA deve se trocar corrente sem trocar juntamente coroa e pinhão. SEMPRE se troca TODO o conjunto. Tudo está gasto, mesmo que não pareça.
E, a questão de não deixar a corrente muito justa envolve além da corrente, coroa e pinhão a força excessiva aplicada ao rolamento do eixo do pinhão, que pode ter sua vida útil reduzida ou mesmo até quebrar, o que vai envolver o desmonte do motor para troca.
Não usar o freio motor..? Vou ter que aprender pilotar de novo, freio motor é tão importante quanto o freio em si.
Não ficar usando atoa...
Igual o exemplo do vídeo, não tinha necessidade nenhuma.
Riffel agora parece ser feita de vidro pra desgastsr rapido
Posso usa querosene na limpeza da corrente com retentor? Da uma dica técnica 👍
Opa
Eu uso diesel, dizem que querosene é muito forte e pode danificar a corrente.
Limpo com diesel tem tempo, quando levo no lava jato peço para lavar com shampoo automotivo e diesel ou outro produto, sem ser solupam ou outro muito abrasivo.
Pode usar de boa.
Depois passa um detergente neutro, enxague, seque e lubrifique
Minha relação está com 35000
Tanto uso diesel como querosene, o que tiver no dia, faço isso há mais de 18 anos sem problemas e os kits das minhas motos sempre duraram bastante. Mas sempre misturado com água, nunca puro.
Quando ao freio motor, não tem nada haver. Se for assim então não pode acelerar, pois tá puxando à corrente . Igual o freio motor que tá segurando.
Acho que talvez não tenha ficado claro quanto a isso, vamos estudar uma forma melhor de explicar o que acontece pra que vocês possam entender. Mas as reduções bruscas e agressivas sem o uso dos freios da moto, apenas no "sacão" com o freio motor, acaba fazendo uma força contrário chicoteando o kit transmissão. Isso não acontece na aceleração das motos convencionais, que são produzidas pra entregar a força de aceleração, de certa forma, linear.
@@Motorede acho que a questão é quando a pessoa solta a embreagem muito rápido, daí realmente faz um tranco pois o motor ta começando a perder giro e a marcha que entra abaixo gira muito mais rápido. É só ter bom senso e não soltar tudo de uma vez só quando reduzir, ou elevar o giro do motor, algo que nos carros se chama de "punta taco".
@@mlvpoa É mais ou menos por aí... Nas motos médias e maiores já tá começando a se tornar comum a embreagem assistida e deslizante, justamente pra evitar esses "trancos" na roda forçando a transmissão. Mas isso acontece por conta de redução brusca de marcha...
Conversa 500km sem lubrificação
Pq minha corrente vive afrouxando? Toda semana tenho que apertar um pouquinho.
Bom dia Guilherme, é normal a corrente afrouxar. Vai dependendo da condição de uso e lubrificação para afrouxar mais ou menos em um determinado período. Certifique-se de que sua moto está com pinhão e coroa alinhados, e tome cuidado para não esticar a corrente demais deixando sem a folga necessária para que trabalhe de forma suave. Caso tenha mais alguma dúvida entre em contato. Estamos à disposição!
Percebi que tem umas informações erradas nesse vídeo. E essa relação Riffel é uma porcaria , mesmo a com retentor não presta. Prefira DID ou KMC que são muito superiores .A questão da lubrificação . Só dura 4000 km se vc ligar a moto dentro da sua garagem e deixar a moto no cavalete rodando ate chegar os 4k, porque rodando na rua nas condições adversas duvido muito. Outra coisa , o cara indicar não usar o freio motor da moto. O que é essencial para parar.kkkkkk Desse jeito a Riffel dura mesmo. E só colocar e andar na banguela. Sai fora picareta. O cara trabalha na Riffel ou é representante e ainda tem coragem de falar umas balelas dessas.
Tomara que não tenha jogado desingripante, ajuda a soltar os elos!
Não se deve usar produtos muito agressivos ou nocivos para o kit, desengripante serve para outros tipos de peças. No caso do kit transmissão o ideal é usar o desengraxante, esse sim ajuda a limpar.
👏👏👏👏👏👏
Só um Mic........o áudio ficou ruim........Sucesso
Ja sou fâ de vocês
O volume da voz do consultor tá baixo!!!
E o desengraxante come solto os anéis o'ring....
cadê as respostas do comentário
Resumindo : pra aumentar a vida útil do kit de transmissão, ( use a moto quando for nescessário)
dica 07 evite andar em estradas de terra e Lama kk dificilmente um kit chega em 20 mil km nessas estradas...
Média de 10 a 15k no máximo.
caraca n sabia q haviam tantos motociclista nutella, parando na caixa, uso em último recurso minha titan 07/08 devo ter usado esse recurso 6x no máximo, troquei ano passado por uma fazer 150 ainda n utilizei 1x na atual
Papo furado eles querem é que a relação dure cada vez menos, eles ganham dinheiro com isso, se pensassem no consumidor, algum fabricante já teria criado um sistema de cardã pra moto de baixa cilindrada, eles querem e vivem de peças de reposição.
Nunca vi igual ao deles não mela e ainda dura pra krai
Like
Tamo junto Patrick, valeu!
500 km haha 250 km já pode meter graxa
Uso motul c3 é rodo 500 km froxo.
th-cam.com/video/U1zU20SMu04/w-d-xo.html
Esse vídeo pode te esclarecer muita coisa.
Da uma olhada ai, vale a pena.
SILDEVAL LÊ MEU COMENTARIO DESTE VIDEO.
500 km piada nunca viajou de moto chuva nem pensar
Sprays com grafite dura até 600 km se não pegares off, um bom de preço justo de 300 ml (para diminuir o respingo espere secar por mais de 3 horas, passe a noite) Ultra lub - lubricante pra corrente (vem com grafite).
th-cam.com/video/U1zU20SMu04/w-d-xo.html
ZUUNNMM. PQP.BLABLABLA.ZOIO DE AGUIA NA TRANSMISSAO PARA NAO PARECER GRAVIDAS.COM OU SEM OS RETENTORES SO LAVAR SEM DO SO COM H20 E DEPOIS ESTICAR SENTADO POIS CADA PESO E 1 PESO E FINALMENTE SO 1 SPRAY OU OLEO BEM FININHO ONDE O KIT AGRADECERA .SIMPLES .FORA ISSO E VELA E CAIXAO DA TRANSMISSAO ONDE E SIMPLES. 1 COM O DONO DURADOURA 2 OS QUE NAO SAO ATE QUE A MORTE OS SEPARE.RESUMINDO TO NEM AI COM QUEM ME CARREGUA .NAO INTENDO PORQUE ESSE SISTEMA DAS CRGS E DA IDADE DA PEDRA.OS DA YAMAHA E DA IDADE DA CRIACAO DO MUNDO.ONDE 1000X + TEM UMA GRANDE DURABILIDADE E AINDA SEM TER O BICHICHO DO RANRAN COMENDO O CUBO.SO NAS HONDA QUE VEJO ISSO A SECULOS ONDE TEM QUE ANALISAR O CUSTO BENEFICIO ONDE HOJE HOJE NA MINHA VIZAO PESSOAL A YAMAHA DERRUBA A HONDA. CARIDADE HUMILDADE .AVANTE21