Lembro dos vídeos mais antigos sobre essa aeronave, muitas pessoas se confundiam ao dizer que ela não teria chances contra caças, e zoavam ela sem saber seu real objetivo, ataque leve/treinamento, é uma máquina excelente para esses objetivos.
@@marcosturok Muitas pessoas n entendem q existem diferentes tipos de ferramentas para diferentes tarefas. Uma parafusadeira pode ser mais tecnológica, mas nunca colocará um prego TÃO bem como um martelo
Concordo que a princípio Portugal poderá usar como plataforma de treinamento, mas principalmente como patrulha marítima no arquipélago dos Açores e na ilha da Madeira e também nas missões da ONU em vários lugares da África.
Para patrulha marítima o uso de drones é mais que suficiente. A compra do Super Tucano não faz sentido para Portugal, pois é um país que tem outras necessidades na sua Força Aérea.
Este avião não é adequado para patrulha oceânica. Nem tem a capacidade de instalar os equipamentos necessários para o fazer. Nem a energia nem o espaço necessário. Isto servirá para apoiar as forças armadas portuguesas em África. Porque Portugal tem tropas em África de todo, isso é um mistério.
Realmente @@tiagogomes3807 não é um avião radar como um P-8A, todavia poderá executar missões de patrulha dirigida ou intercepção e até mesmo ataques diretos a embarcações piratas, operando a partir de bases das ilhas, pois pode portar uma enorme variedade de armas e tanques extras de combustível.
Portugal já está pensando dois passos a frente. Com a popularização dos Drones, em breve o EMB-314 pode vir a se tornar a melhor plataforma para abater esse tipo de recurso do oponente, assim como os ingleses faziam com as V-1 e V-2. E fora o mais provável emprego geral de treinamento avançado, e a "caça a drones", ainda tem um vetor excelente para suporte de tropas, caso venha a ser necessário.
@@evertondiniz93 cara, guerra é isso, Logística+Grana/Eficiência. Usar uma aeronave com custo de HV de $5k pra bater drone de $30k não compensa. Fora que para um caça a reação moderno acompanhar um drone é complicadíssimo, a velocidade de STALL deles é ridiculamente baixa, complica a vida dos pilotos.
Portugal está interessado no Super Tucano por 3 razões principais: 1 - Treinar Pilotos 2- Patrulha Oceânica/ Caça submarina 3 -Acabar com a violação do espaço aéreo nacional por aeronaves (monomotor ou bimotor) vindas de Marrocos, usadas para tráfico de droga. Eventualmente, também seria utilizado para operações de busca no mar ou vigilância/prevenção de incêndios. Também não é de descartar a sua utilização em cenários de guerra, para onde Portugal envie as suas forças militares.
Não só... Uma característica muito importante do A29 é poder voar em baixa velocidade sem perder sustentação, o que ajuda ele a cobrir grandes áreas e acompanhar aeronaves mais lentas, veículos em terra e embarcações na água com mais facilidade, tarefas que podem ser mais custosas para outros tipos de caças!
Felicidades a Brasil tengo que admitir que la calidad de avinica que estan produciendo es impresionanate , son la vanguardia de latinoamerica en este momento !!!!!Tucano SuperTucano, KC 390, apuntando a la venta internacional!!!!me saco el gorro
Hum sempre assumi que o avião é perfeito para nós. Em complemento com outros países da NATO o avião pode efectivar a superioridade aérea possibilitada por caças com suporte de proximidade e caçar drones/mísseis de cruzeiro. Além disso em tempos de paz o avião poderá ajudar a monitorizar a costa Portuguesa muitas vezes maior que o nosso território e com muitas lanchas rápidas de tráfego que vem do Norte de África para entrar na Europa. Eu acho que o avião faz todo o sentido para Portugal - parece feito à medida. Se juntarmos a fábrica da Embraer em Évora provavelmente facilitar manutenção até estaríamos muito interessados é que a Embraer vendesse também a outros países NATO e haja manutenção feita em Portugal para a versão N.
@@marcosmartins374680% do ouro que foi explorado pelos portugueses, ficou aí no Brasil meu caro, se vocês ficaram agora sem ele, não é culpa nossa.😂
Todo o território português não é adequadamente vigiado, só a parte terrestre é. Acho que o Tucano é bem interessante para patrulhar o gigantesco território marinho português a um custo mais baixo que de outras aeronaves…
Drone não serve pra colocar medo em barco de pesca invadindo áreas exclusivas@@cabidela - ou só diz onde está ou destrói, não tem meio termo. Um tucano dando rasante sim...
@@cabidela Português so fala merda em, quando entrar um navio estrangeiro nas suas aguas manda um dronezinho pra defender, pelo amor de deus tu acha que esses drones suicidas tem algum impacto com navios
@@emanuelfaria2377Sério? Um monomotor para operações sobre a água? 🎉🎉🎉 Bravo! Podem ser interessantes para operações em África mas... Mais dinheiro mal gasto! Os interesses estratégicos de Portugal são no MAR!
Um exelente negocio para Portugal ainda melhor se podermos ter uma linha de montagem ca em portugal assim ganharia portugal e brasil tendo como objectivo a distribuição pela europa e alguns paises de africa. Portugal sendo um pais pacífico e pequeno nao tem grande necessidade do A29 mas para treinamento e a melhor plataforma. Mas portugal esta a ter a mesma luta que o brasil a inexistência de uma defesa de curto / medio e longo alcance. Um abraço para todos e obrigado pela maravilhosa informação que este canal fornece
Portugal e um pais pequeno mas com sua zona geográfica o arquipélago da Madeira proximo do norte africa e com arquipélago dos Açores que é grande ,Portugal acaba por ter um grande espaco aereo e um grande espaco maritimo e necessita de ter um forte desempenho de pratulhamento os F16;sao armas com asas e velocidade de alta altitude com supertucano a situacao sera diferente ,principalmente com a continuidade da passagem de navios russos a passar proximo dos Açores.
Eu mesmo já tinha avançado com esta notícia há dias, noutro vídeo do Marcelo. Mas há um erro na análise dos especialistas brasileiros: eles olham para Portugal como um país pequeno e esquecem-se que a ZEE lusa, por causa dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, tem quase o tamanho de metade do Brasil. Os aviões de instrução intermédia Epsilon TB 30 franceses, usado pela Força Aérea Portuguesa, já estão antiquados e o Super Tucano pode cumprir essa função, com a vantagem de o mesmo poder servir em missões de ataque ao solo e/ou de interseção de drones inimigos. Acredito que, até pelas fortes ligações que existem entre a FAP e a Embraer, este avião estará, em breve, a voar sobre os céus de Portugal.
Vai ser muito útil para Portugal, tanto para treinar seus pilotos, quanto para o monitoramento marítimo, visto que como já foi dito, esse caça pode ser equipado com vários mísseis da atualidade, e, também, pelo País ter vários arquipélagos (ilhas).
@@Oscarito633Existem poucos drones a jato e mesmo estes são subsônicos, e não deve ser muito difícil transformar um super tucano em um vetor autônomo.
@@AdrianoSouzaGoncalves deixando esses Vira-latas de lado,isso que você disse me lembrou que o Azerbaijão fez isso, adaptou os Aviões Antonov An-2, os maiores Monomotores do mundo como Aviões Drone,tanto para observação quanto para ataques Kamikaze, contra as posições Armênias em Nagorno Karabakh. Baseado nisso,é Crível que realmente o Super Tucano poderia ser facilmente adaptado para um Drone em caso de Extrema Necessidade.
Existem 4 cidades brasileiras que são maiores que Portugal em território, e 1 cidade maior em população, justamente por Portugal ser pequeno que essa aeronave é boa pra ele, podendo voar todo seu território com baixo custo.
Portugal é aproximadamente 6000 km² menor que o estado de Pernambuco. Não existem cidades brasileiras do tamanho de Portugal. Reveja o que você escreveu.
Como Português, apoio a decisão. É um avião muito barato de operar e faz bem o trabalho para o qual foi designado. Só tenho pena do nosso país não fazer como o Brasil e investir na criação de tecnologia própria...
@@cabidela a participação portuguesa na A-29N será a montagem em território português pela OGMA e a integração de sistemas de uso exclusivo da OTAN, como o datalink LINK16, IFF e sistema de comunicações.
@Leanttz Mesmo assim ainda está errado, a avionica do KC 390 é desenvolvida pela Embraer e AEL. A fuselagem é construída em diversos países incluindo Portugal, os motores são os mesmos dos aviões Airbus etc... Portugal não possui tanta participação quanto se pensa. Mais informações é só entrar no site oficial da Embraer defesa e segurança,lá estará mais detalhado.
@Leanttz "Parte importante do programa KC-390, a OGMA é responsável pela fabricação de 10 painéis que compõem a fuselagem central, sponsons direitos e esquerdo (carenagem do trem de pouso central) e os lemes de profundidade do cargueiro militar. Esses componentes são produzidos com material composto e ligas metálicas. As peças fabricadas em Portugal são enviadas de navio ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde fica a linha de montagem final do KC-390 (ou “C-390 Millennium” na designação comercial)." -Embraer Boa parte dos sistemas e avionicas é desenvolvido no Brasil pela Embraer, DCTA, AEL ( subsidiária de ISRAEL). A participação de Portugal se limitar na integração de sistemas OTAN ( Nenhum desenvolvido em Portugal), e as partes da Fuselagem.
O super tucano o A-29 foi feito para ataques leves e treinamento, mas também ataques a o solo. Poucos sabem mais aeronaves super sônicas são as piores para ataque o solo porque tem uma capacidade muito reduzida de gerenciamento de rasantes e de lançamento de armas a o solo como misseis foguetes e bombas, o sub sônico como o AMX 1 A-1 tem um capacidade ainda maio, mas perfeito para ataque a o solo são os de heles devido não terem limites de voo rasantes e de gerenciamento de solos, tem uma boa função e por te essa baixa capacidade de gerenciamento de solo que os aviões de combate super sônicos e sub sônicos, não opera foguetes e tem capacidade limitadas de bombas geralmente preferem opera bombas de lançamento a longa distancia, e metralhadoras e canhão deles e mais para o combate a curta distancia não ataque a o solo.
@@fernandopovoas1522 Solo e terra chão, e um termo técnico nas regras da escrita da língua portuguesa, que não sigo as regras 100% minha escrita no português e antigo, mas as vez falo no moderno. Solo e chão terra mesmo.
Marcelo, levando em consideração que o convés do NAM ATLÂNTICO não suportaria o emprego de aeronaves de asa fixa supersônicas como FA18 ou mesmo os A4, seria possível a utilização dos A29 Super Tucano com tanques extras de combustível e armados com mísseis anti navio para a proteção e vigilância marítima da Amazônia Azul sobretudo no que tange a pescaria predatória na nossa costa? Acredita que seria fácil a adaptação para operação dessa aeronave no NAM ATLÂNTICO?
Segundo um pouco do que vi por lá, será provavelmente para treinamento, pude ver um pouco lá na cidade de Beja ( região do Alentejo ) e talvez transferência de tecnologia e ser feito em Évora na antiga fábrica da Embraer que foi vendida
Sem dúvida que será principalmente usado para controlo marítimo. No Sul tem surgido muitas lanchas rápidas que são difíceis de detectar e intimidar pelos F16. Este avião será excelente para essa missão
@@JoaoPredo-oe7rj mas não há aviões de narcotráfico em Portugal. São uma ocorrência muito, mesmo muito rara. O que há são lanchas rápidas vindas de Marrocos e mais recentemente, NarcoSubmarinos vindos da América do Sul.
O objectivo principal é sim a instrução e principalmente a introdução dos pilotos a uma plataforma aérea de armas, mas o outro objetivo é mesmo a necessidade de uma aeronave para CAS /COIN (contra insurgencia) para apoio às nossas forças nacionais destacadas (FND) na República centro Africana ao serviço da ONU, desde o início desta missão há uns anos que os elementos no terreno carecem de um helicópteros blindados de evacuação e ataque ligeiro bem como aeronaves de ataque ligeiro capazes de realizar apoio aéreo próximo e reconhecimento, uma missão que requeria especificamente este tipo de aeronave, com bastante autonomia, capacidade de fogo razoável, capaz de operar em pistas não preparadas que é o caso do terreno lá e principalmente no ambiente quente e árido do continente Africano, como tal o A-29 é a escolha perfeita, para vigilância do espaço aéreo Português mantém-se o F-16 que muito em breve será também substituído pelo F-35.
Prezado editor parabéns pelo seu projeto, em relação ao VETOR A29 SUPERTUCANO seria uma boa plataforma para a EMBRAER CRIAR O A29 SEA SUPER, este vetor tem característica de emprego em ar terra e mar, deve ter um motor com 30 % de HP a mais e uma conversão do tipo do SKYHOK Norte Americano, pois a EMBRAER já tem conhecimento de engenharia do vetor aqui destacado e poderia evoluir esses conhecimento do SKYHOK para o A29, criando um vetor Ava içado para ser usado pela Marinha do Brasil na Amazônia e. Zonas ribeirinha criando um porta avião do tipo barcaça escatobar com refúgio em slipung montanha russa, esses sistema já foi estudada por nossa marinha em 1970, esse estudo deu certo, só nao foi implementado, é de fácil manutenção e pode ter aplicação em zonas de mar costeira até 400 km da costa de praia, com auxílio de 4 navios de emprego rápido, temos engenharia Naval para isso, o Brasil tem cérebros bons é só dar oportunidade e ter bons salários.
Aparentemente, a compra desta aeronave pela Força Aérea Portuguesa, vem preencher duas lacunas: 1ª - A capacidade de treino avançado para futuros pilotos dos caças F-16M, 2ª - Apoio aéreo de tropas portuguesas em missões em Africa, nomeadamente na República Centro Africana, local onde as tropas portuguesas carecem de apoio aérea próximo. Além disso, a portuguesa OGMA, tem capacidade de produzir, atualizar e reparar aeronaves Super Tucano desde 2023, o que significará que esta aeronave irá trazer um retorno financeiro à economia Portuguesa, abrindo também a porta à venda desta aeronave a países da NATO, tal como aconteceu com o KC-390. Mais um excelente vídeo deste canal, abraço e votos de muito sucesso 😁
A Ogma pertence a Embraer, boa parte do dinheiro vai voltar ao brasil... Portugal ganha (e muito) com postos de trabalho e qualificação da mão de obra.
Portugal em território é pequeno mas em área marítima e grande e o A 29 é uma excelente aeronave para patrulhamento marítimo.Penso que Portugal o deve comprar!
@@TiagoBarufi que animal. É exatamente o contrário do patriotismo essa merda q vc falou. Quando o Brasil faz algo direito todos nós ganhamos valor, tanto aqui quanto fora do país. Patriotismo também não significa odiar quem nasceu em outro país, é amar o seu. Vai estudar cara, tá passando vergonha falando isso.
Já foi publicado em Diário da República a criação do grupo de trabalho para tratar de avaliar e comprar os Tucano. Para Portugal vem satisfazer uma necessidade que nunca teve, o apoio aéreo próximo. Em Portugal vão substituir os atuais aviões de treino, vão servir para patrulha maritima, e vão também acompanhar as missões de Portugal na NATO. As nossas tropas em missões na ONU dependem sempre de terceiros para apoio aéreo, isso vai acabar com os Tucano. Depois da bem sucedida parceria com os KC-390, esta é mais uma parceria para mais uma avião Brasileiro cumprir os requisitos NATO e entrar no mercado europeu. Tal como aconteceu com o KC-390, Portugal vai ajudar na certificação, e já existem instalações em Portugal para os testes
Acho que também poderia ser usada como suporte a incêndios, uma função desempenhada por drones mas que seria uma boa plataforma. Uma aquisição invulgar, a própria plataforma é invulgar. Acredito que será usada para treinamento e vigilância (controlo avançado).
Lembrando que a OGMA de Lisboa também contribui para montar os Milenium agora , potencialmente poderá montar sob licença esse avião. A Shorts britanica monta e exporta sob licença os tucano,pro Líbano e Quênia, porque Portugal não poderia fazer o mesmo ?
Absolutamente toda infantaria precisa de suporte aéreo. Qualquer país que tenha um exército regular pode se beneficiar do Super Tucano, pelo menos nesse importante aspecto.
Amigo, existe uma outra razão possível para Portugal querer essa aeronave. Portugal ainda preserva uma área razoável de floresta que todos os anos, nesta altura do ano, é alvo de incêndios devastadores, muitos deles de origem criminosa. Essa aeronave poderá ajudar na vigilância dessas áreas, deletando os fogos no seu início e até podendo interceptar possível criminosos...
Boa opção para Marinha, um avião muito bem armado, metralhadoras, foguetes, misseis e bombas guiadas. Bem mais barato que um helicóptero de ataque mesmo usado . Tendo o perfil dos fuzileiros navais , tomada de praia, ataque a fortificacoes.
Já se fala há bastante tempo da necessidade de aviões deste tipo bem como helicópteros de evacuação para a RCA(missão ONU) e aliada à lacuna de deixada pela retirada dos alpha jet no treino avançado dos pilotos penso que sejam estes os motivos da aquisição. Apesar de para este último ponto não ser ideal por ser um aviao turboprop mas as alternativas são caras e não são tão boas para CAS. Penso que o governo português quer apostar mais em plataformas de uso múltiplo
Também para ser um revendedor do produto, pois esse mesmo raciocínio foi ótimo para o KC 390. Além que o super tucano seja uma opção para caçar drones, mas isso é uma suposição da minha parte.
É um ótimo avião, no seu campo de atuação. Só acho que suas metralhadoras .50 poderiam ser substituídas por um canhão de 20mm incorporada à fuselagem. Um maior poder de fogo seria util.
Por quê NÃO? Afinal é um vetor já testado no front com louvor. É o orgulho da engenharia brasileira. Seu custo benefício é ótimo. Os países da Europa são relativamente pequenos, em média a medida é semelhante aos estados brasileiros. Um caça igual ao A29 com certeza seria uma grande aquisição para qualquer país do mundo, principalmente diante das contingências impostas pela atual conjuntura econômico-financeira mundial.
As missões em África do Exército português vêm referindo a necessidade de termos aviões de capacidade de ataque leve ao solo e pelos vistos os estudos sobre o Super Tucano enquadram-se dentro das possibilidades pretendidas nesse tipo combate. Mas estão em estudo ou estiveram outras aeronaves....Se a guerra na Ucrânia se prolongar o esforço de reequipamento vai acelerar nas FA portuguesas.
mencionar verbo 1.transitivo direto fazer alusão, referência a; fazer menção de (alguém ou algo); citar, referir. "o diretor mencionou, em seu discurso, os nomes de todos os funcionários" 2. transitivo direto e bitransitivo fazer notar ou dar a conhecer (por escrito ou oralmente); assinalar, consignar, relatar, registrar. "mencionei-lhe o meu desagrado (pela ocorrência) referir verbo 1. pronominal ter relação com. "o pronome relativo se refere a seu antecedente" 2. transitivo direto e bitransitivo expor de viva voz ou por escrito; contar, narrar, relatar. "a crônica refere assunto interessante"
Deve ser principalmente para treino porque os alphajet estao a ficar velhos, ainda assim se bem equipado pode dar apoio de proximidade melhor que qualquer outro.
Acho que a principal razão seria o patrulhamento marítimo dado a enorme zona económica exclusiva do nosso país, permitindo assim poder vigiá-la de forma mais eficaz.
Esta aeronave pode ser muito útil em várias situações: - Nas missões em África Portugal depende de apoio aéreo de outros países. - Na patrulha marítima, parece ser uma óptima ferramenta para operar nos arquipélagos dos Açores e Madeira e na costa sul onde é frequente o tráfico de pessoas e estupefacientes por via marítima. - Patrulha aérea, há alguns anos um pequeno avião a hélice invadiu os espaço aéreo português sem ter sido interceptado, era demasiado lento para os F16 e demasiado rápido para os EH-101. O Super Tucano teria interceptado este tipo de aeronave sem dificuldade.
Acabei de ver um aqui em Portugal voando, saiu de Alverca, ouvi o som dele a primeira vez na apresentação da esquadrilha da fumaça, nunca esqueci, vi voando aqui e já falei é um a-29 super tucano, e fui conferir no flightradar24 e era ele mesmo 😅. Foda, é o da Embraer cinza. Decolou de Alverca AVR
Só quem viu de perto o ronco dessa aeronave sabe o respeito que ela impõe, mesmo sendo turbo hélice, tive o prazer de presenciar o show aeronáutico que acontecia no campo de marte em SP
Realmente Portugal não precisa de um vetor como o super tucano para servir dentro do país, porém, se precisarem dar apoio para alguma nação amiga ou aliado na África, seria útil.
Este tipo de avião seria também muito bom para o uso na proteção das ilhas Salvagens. Estariam basados no Porto Santo e se for preciso iam rápidamente as Salvagens.
Alem de ser um ótimo avião de caça e ataque ao solo, o super tucano sera um bom vetor de ataque a drones e acredito que em breve será também transformado em drone, dispensando o piloto embarcado.
Se ele der certo para vigilância marítima, poderia testar ele em substituição aos AF1 da MB, utilizando também para ataques... tem um custo operacional baixo e poderia assim manter a doutrina de aaas fixas na MB e até com uma quantidade maior de aeronaves que temos hoje.
Não entendo porque a Marinha não usa uma versão navalizada. Tem melhor avionica e melhor custo que os Douglas A-4 KU atuais. Possivelmente, sendo leves poderiam pousar no NAM Atlântico, com as devidas modificações.
Gostaria de saber se o Super tucano tem tecnologia e está preparado para um embate, tipo Mig, Rafale, E Grippen ou sua função melhor, seria um patrulhamento e monitorarento do espaço aéreo.
Além de ser empregado em treino de pilotos! Será utilizado na vigilância de florestas para prevenir propagação de incêndios! Também será implementado nos Açores e Madeira na vigilância dos mares uma vez que Portugal carece de recursos neste aspecto!
Diferentemente dos Falcões, Aguias, Fantasmas, Tornados, Alavancas e outros nomes para dar medo, esse caça leve recebeu um nome carismático e apropriadíssimo ao modelo: "SUPER TUCANO". Uma feliz escolha de codenome.
Portugal vai comprar entre 15 a 20 caças f35 de 5a geração, mas estes caças exigem muita manutenção e 90 % das nossas pistas nao são adequadas, em caso de emergência isso pode ser fatal, Portugal percisa de um caça secundário que seja versátil e leve para pequenas missões como abater drones ou outros perigos espontâneos.
O Tucano foi um acerto comercial pelo nicho que ocupa ao custo de manutenção que promove. Se não fosse o lobby das indústrias americanas ele estaria ainda melhor no cenário internacional
Amigo esta muito enganado e engana se a si proprio , o problema e a poltica externa brasileira que quando se aliou aos comunistas e posicao politica na Ucrânia trouxe muitas consequencias e muitas nao sao visiveis mas que existe retaliacao existe. Ja comecou desde Austrália a India Alemanha etc
@@danielabreu7812 aí concordo com vc. mas, se você tivesse assim como eu, assistido de um certo Francisco Gomes Neto (pesquisa aí quem é) entenderia também o problema lobby americano
O Tucano foi um sucesso sim, mas não é mais produzido. A aeronave em questão é o Super Tucano, que é outro avião. E ele é montado também nos Estados Unidos, pela Sierra Nevada Corporation (parceira da Embraer) a partir de kits CKD fabricados em Gavião Peixoto, para atender a países da área de influência dos EUA. Os da Nigéria foram vendidos assim, com financiamento via FMS.
Por aquilo que ouvi falar na altura, os Super Tucano, são para substituir o T34Y. Vão ser destinados a instrução e para algumas tarefas que o F16 não é eficaz... Isto, foi o que ouvi falar na altura
não sou um conhecedor, mas parece-me que a compra do A 29 faz muito mais sentido para Portugal, do que andar-se aí a falar na compra de F 35. Os Socata Epsilon para instrução são limitados e são antigos, os A 29 apenas para instrução são mal empregados, mas para instrução e também para vigilância do espaço aéreo são capazes de ser melhores que os F 16 . . . não me esqueço daquela em que já mais que uma vez os F 16 não conseguem controlar uma avioneta a voar sem comunicações, plano de voo e sem identificação por . . . voar baixo de mais e devagar de mais e entretanto aterrar algures.
Alguns dias atrás eu estive em campinas assistindo a esquadrilha da fumaça... E vou te falar, o que esse avião é capaz é muito doido. Fiquei impressionado com as manobras
O Japão pode ser um bom comprador também para fazer ronda fronteriça e também oceânica, pois como dito no video se o Super Tucano é essencial e ambiente inóspito com toda a certeza seria muito bom para saltar entre ilhas no Ocodente para patrulha e verificação meteorológica.
Lembro dos vídeos mais antigos sobre essa aeronave, muitas pessoas se confundiam ao dizer que ela não teria chances contra caças, e zoavam ela sem saber seu real objetivo, ataque leve/treinamento, é uma máquina excelente para esses objetivos.
Sábias palavras.
@@marcosturok Muitas pessoas n entendem q existem diferentes tipos de ferramentas para diferentes tarefas.
Uma parafusadeira pode ser mais tecnológica, mas nunca colocará um prego TÃO bem como um martelo
É aquele ditado: "para quem só conhece martelo, tudo vira prego"
Ataque leve.esse.teco teco não aguenta dez minutos na linha de frente em combate. Um simes Igla ja derruba essa aeronave
@@marcioantoniobelletti2776 E qual avião o Ingla não derruba?
O A-29 é um orgulho da indústria aeronáutica brasileira, além de ser um caça lindo!
só mídia , kkk esse super periquito a hélice, besta é quem acredita, é pq portugal tem filiais da embraer.
uma das poucas coisas que podemos nos orgulhar, infelizmente...
Nem é e nem será produzido no Brasil, Engenharia Brasileira(non-sense), produzido nos EUA. 🎉
Comprar um avião porque ele é lindo? Tanta estupidez.
É um caça lindo...para 1945.
Concordo que a princípio Portugal poderá usar como plataforma de treinamento, mas principalmente como patrulha marítima no arquipélago dos Açores e na ilha da Madeira e também nas missões da ONU em vários lugares da África.
Portugal tem outro grande problema: narcotráfico. As redes de droga estão cada vez mais ativas no Atlântico.
@@tiagocanelas7830 o PCC tá entrando com força total em Portugal
Para patrulha marítima o uso de drones é mais que suficiente. A compra do Super Tucano não faz sentido para Portugal, pois é um país que tem outras necessidades na sua Força Aérea.
Este avião não é adequado para patrulha oceânica.
Nem tem a capacidade de instalar os equipamentos necessários para o fazer.
Nem a energia nem o espaço necessário.
Isto servirá para apoiar as forças armadas portuguesas em África.
Porque Portugal tem tropas em África de todo, isso é um mistério.
Realmente @@tiagogomes3807 não é um avião radar como um P-8A, todavia poderá executar missões de patrulha dirigida ou intercepção e até mesmo ataques diretos a embarcações piratas, operando a partir de bases das ilhas, pois pode portar uma enorme variedade de armas e tanques extras de combustível.
Portugal já está pensando dois passos a frente.
Com a popularização dos Drones, em breve o EMB-314 pode vir a se tornar a melhor plataforma para abater esse tipo de recurso do oponente, assim como os ingleses faziam com as V-1 e V-2.
E fora o mais provável emprego geral de treinamento avançado, e a "caça a drones", ainda tem um vetor excelente para suporte de tropas, caso venha a ser necessário.
Fala do ataque russo a Kiev Marcelo Ucranete?? 😂😂😂😂
Cara, na guerra da Ucrânia estão abatendo os drones com o Yak-1, um caça da segunda guerra mundial.
@@KhinzalNuclearNuclear quem é marcelo ucranete?
@@evertondiniz93 cara, guerra é isso, Logística+Grana/Eficiência.
Usar uma aeronave com custo de HV de $5k pra bater drone de $30k não compensa.
Fora que para um caça a reação moderno acompanhar um drone é complicadíssimo, a velocidade de STALL deles é ridiculamente baixa, complica a vida dos pilotos.
Pensei nisso também
Portugal está interessado no Super Tucano por 3 razões principais:
1 - Treinar Pilotos
2- Patrulha Oceânica/ Caça submarina
3 -Acabar com a violação do espaço aéreo nacional por aeronaves (monomotor ou bimotor) vindas de Marrocos, usadas para tráfico de droga.
Eventualmente, também seria utilizado para operações de busca no mar ou vigilância/prevenção de incêndios.
Também não é de descartar a sua utilização em cenários de guerra, para onde Portugal envie as suas forças militares.
Não só...
Uma característica muito importante do A29 é poder voar em baixa velocidade sem perder sustentação, o que ajuda ele a cobrir grandes áreas e acompanhar aeronaves mais lentas, veículos em terra e embarcações na água com mais facilidade, tarefas que podem ser mais custosas para outros tipos de caças!
Em tempo: não existe T-29. Somente A-29A e A-29B.
Obrigado amigo. Corrigi o engano.@@AlexandreFontoura61
E??
Felicidades a Brasil tengo que admitir que la calidad de avinica que estan produciendo es impresionanate , son la vanguardia de latinoamerica en este momento !!!!!Tucano SuperTucano, KC 390, apuntando a la venta internacional!!!!me saco el gorro
Bom e Barato
Hum sempre assumi que o avião é perfeito para nós. Em complemento com outros países da NATO o avião pode efectivar a superioridade aérea possibilitada por caças com suporte de proximidade e caçar drones/mísseis de cruzeiro. Além disso em tempos de paz o avião poderá ajudar a monitorizar a costa Portuguesa muitas vezes maior que o nosso território e com muitas lanchas rápidas de tráfego que vem do Norte de África para entrar na Europa. Eu acho que o avião faz todo o sentido para Portugal - parece feito à medida. Se juntarmos a fábrica da Embraer em Évora provavelmente facilitar manutenção até estaríamos muito interessados é que a Embraer vendesse também a outros países NATO e haja manutenção feita em Portugal para a versão N.
FAP sabe e conhecem bem o A29, se estão cogitando compra- lá, e pq há planos muito bem elaborados e pensado para a mesma!!
Queremos porque é bom e barato de operar🇵🇹🇧🇷💪
Suspeitos... já nos roubaram de mais ........ aaaaaaaa se dependesse de nós brasileiros......devolvam nosso ouro ☠️
@@marcosmartins3746 Vai pedir as ONG que vos roubam todos os dias na Amazónia para a França 👼👼👼👼
@@marcosmartins374680% do ouro que foi explorado pelos portugueses, ficou aí no Brasil meu caro, se vocês ficaram agora sem ele, não é culpa nossa.😂
@@marcosmartins3746Faça um favor: feche a boquinha de pelo sua, fecha?
@@marcosmartins3746e se vocês não se calam com a história do ouro, vamos ai buscar o resto
Todo o território português não é adequadamente vigiado, só a parte terrestre é.
Acho que o Tucano é bem interessante para patrulhar o gigantesco território marinho português a um custo mais baixo que de outras aeronaves…
Tens drones aéreos para essa missão. Estão a ser desenvolvidos drones marinhos para a mesma missão.
Drone não serve pra colocar medo em barco de pesca invadindo áreas exclusivas@@cabidela - ou só diz onde está ou destrói, não tem meio termo. Um tucano dando rasante sim...
@@cabidela Português so fala merda em, quando entrar um navio estrangeiro nas suas aguas manda um dronezinho pra defender, pelo amor de deus tu acha que esses drones suicidas tem algum impacto com navios
@@zekrausche exato até chegar o navio multiproposito e operar drones o super tucano pode fazer vigilância/treino de pilotos🇵🇹🇧🇷
@@emanuelfaria2377Sério? Um monomotor para operações sobre a água? 🎉🎉🎉 Bravo!
Podem ser interessantes para operações em África mas... Mais dinheiro mal gasto!
Os interesses estratégicos de Portugal são no MAR!
Um exelente negocio para Portugal ainda melhor se podermos ter uma linha de montagem ca em portugal assim ganharia portugal e brasil tendo como objectivo a distribuição pela europa e alguns paises de africa. Portugal sendo um pais pacífico e pequeno nao tem grande necessidade do A29 mas para treinamento e a melhor plataforma. Mas portugal esta a ter a mesma luta que o brasil a inexistência de uma defesa de curto / medio e longo alcance. Um abraço para todos e obrigado pela maravilhosa informação que este canal fornece
Portugal e um pais pequeno mas com sua zona geográfica o arquipélago da Madeira proximo do norte africa e com arquipélago dos Açores que é grande ,Portugal acaba por ter um grande espaco aereo e um grande espaco maritimo e necessita de ter um forte desempenho de pratulhamento os F16;sao armas com asas e velocidade de alta altitude com supertucano a situacao sera diferente ,principalmente com a continuidade da passagem de navios russos a passar proximo dos Açores.
Eu mesmo já tinha avançado com esta notícia há dias, noutro vídeo do Marcelo. Mas há um erro na análise dos especialistas brasileiros: eles olham para Portugal como um país pequeno e esquecem-se que a ZEE lusa, por causa dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, tem quase o tamanho de metade do Brasil. Os aviões de instrução intermédia Epsilon TB 30 franceses, usado pela Força Aérea Portuguesa, já estão antiquados e o Super Tucano pode cumprir essa função, com a vantagem de o mesmo poder servir em missões de ataque ao solo e/ou de interseção de drones inimigos. Acredito que, até pelas fortes ligações que existem entre a FAP e a Embraer, este avião estará, em breve, a voar sobre os céus de Portugal.
Inclusive há a possibilidade de uso do A29 como patrulheiro/ atacante contra barcos /lanchas pesqueiras ou ilegais
@@robertomedeiros8880 Exatamente, muito bem notado. Seriam muito mais rápidos e eficazes do que os helicópteros ou os C-290.
Exactamente!
Vai ser muito útil para Portugal, tanto para treinar seus pilotos, quanto para o monitoramento marítimo, visto que como já foi dito, esse caça pode ser equipado com vários mísseis da atualidade, e, também, pelo País ter vários arquipélagos (ilhas).
Marcelo como sempre muito bem informado e atualizado. O melhor canal sobre informações militares do país. Parabéns!
O A29 Super Tucano é um Ótimo Meio Termo entre um Caça-Bombardeiro e um Drone, Podendo eventualmente atuar como interceptador de Drones Adversários.
@@Oscarito633Existem poucos drones a jato e mesmo estes são subsônicos, e não deve ser muito difícil transformar um super tucano em um vetor autônomo.
@@Oscarito633Estas desatualizado, já estão usando drones para isso! Não precisa de uma basuca para matar um rato!
Qualquer pomba derruba essa caroça
@@AdrianoSouzaGoncalves deixando esses Vira-latas de lado,isso que você disse me lembrou que o Azerbaijão fez isso, adaptou os Aviões Antonov An-2, os maiores Monomotores do mundo como Aviões Drone,tanto para observação quanto para ataques Kamikaze, contra as posições Armênias em Nagorno Karabakh. Baseado nisso,é Crível que realmente o Super Tucano poderia ser facilmente adaptado para um Drone em caso de Extrema Necessidade.
@@Oscarito633vira-latas a vista ! 😂😂😂😂😂
Valeu obrigado 🤠 pode ser para usar nos territórios de além mar. Ilhas Canárias etc
Tambien en las Islas Baleares y en Corcega.
Existem 4 cidades brasileiras que são maiores que Portugal em território, e 1 cidade maior em população, justamente por Portugal ser pequeno que essa aeronave é boa pra ele, podendo voar todo seu território com baixo custo.
Top
Umas das razões para Portugal adquirir essas aeronaves e por conta da presença em missões na Africa…
Fala do ataque russo a Kiev Marcelo Ucranete!!! 😂😂😂😂😂😂
Portugal é aproximadamente 6000 km² menor que o estado de Pernambuco. Não existem cidades brasileiras do tamanho de Portugal. Reveja o que você escreveu.
Aqui no Brasil o mínimo do mínimo era temos pelo menos 100 Caças para cobrirmos o nosso território, mas nem isso temos.
Como Português, apoio a decisão. É um avião muito barato de operar e faz bem o trabalho para o qual foi designado. Só tenho pena do nosso país não fazer como o Brasil e investir na criação de tecnologia própria...
Pesquise a percentagem de participação da indústria portuguesa neste avião.
Quase 0 @@cabidela
@@cabidela a participação portuguesa na A-29N será a montagem em território português pela OGMA e a integração de sistemas de uso exclusivo da OTAN, como o datalink LINK16, IFF e sistema de comunicações.
@Leanttz Mesmo assim ainda está errado, a avionica do KC 390 é desenvolvida pela Embraer e AEL. A fuselagem é construída em diversos países incluindo Portugal, os motores são os mesmos dos aviões Airbus etc... Portugal não possui tanta participação quanto se pensa. Mais informações é só entrar no site oficial da Embraer defesa e segurança,lá estará mais detalhado.
@Leanttz "Parte importante do programa KC-390, a OGMA é responsável pela fabricação de 10 painéis que compõem a fuselagem central, sponsons direitos e esquerdo (carenagem do trem de pouso central) e os lemes de profundidade do cargueiro militar. Esses componentes são produzidos com material composto e ligas metálicas.
As peças fabricadas em Portugal são enviadas de navio ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde fica a linha de montagem final do KC-390 (ou “C-390 Millennium” na designação comercial)."
-Embraer
Boa parte dos sistemas e avionicas é desenvolvido no Brasil pela Embraer, DCTA, AEL ( subsidiária de ISRAEL). A participação de Portugal se limitar na integração de sistemas OTAN ( Nenhum desenvolvido em Portugal), e as partes da Fuselagem.
O super tucano o A-29 foi feito para ataques leves e treinamento, mas também ataques a o solo. Poucos sabem mais aeronaves super sônicas são as piores para ataque o solo porque tem uma capacidade muito reduzida de gerenciamento de rasantes e de lançamento de armas a o solo como misseis foguetes e bombas, o sub sônico como o AMX 1 A-1 tem um capacidade ainda maio, mas perfeito para ataque a o solo são os de heles devido não terem limites de voo rasantes e de gerenciamento de solos, tem uma boa função e por te essa baixa capacidade de gerenciamento de solo que os aviões de combate super sônicos e sub sônicos, não opera foguetes e tem capacidade limitadas de bombas geralmente preferem opera bombas de lançamento a longa distancia, e metralhadoras e canhão deles e mais para o combate a curta distancia não ataque a o solo.
Ao solo.
O que é * a o * ??!
@@fernandopovoas1522 Solo e terra chão, e um termo técnico nas regras da escrita da língua portuguesa, que não sigo as regras 100% minha escrita no português e antigo, mas as vez falo no moderno. Solo e chão terra mesmo.
Marcelo, levando em consideração que o convés do NAM ATLÂNTICO não suportaria o emprego de aeronaves de asa fixa supersônicas como FA18 ou mesmo os A4, seria possível a utilização dos A29 Super Tucano com tanques extras de combustível e armados com mísseis anti navio para a proteção e vigilância marítima da Amazônia Azul sobretudo no que tange a pescaria predatória na nossa costa? Acredita que seria fácil a adaptação para operação dessa aeronave no NAM ATLÂNTICO?
Não. De modo algum.
No Atlântico talvez dê pra instalar o lança foguetes Astros 2020.
Isso sim elevaria o poder de fogo do Atlântico.
E ainda com a provável montagem da aeronave por cá (moro aqui), em Évora na filial da Embraer Portugal 🇵🇹🇧🇷😊
Eita Ozires Silva, Fundador da Embraer, um visionário a frente do seu tempo.
Segundo um pouco do que vi por lá, será provavelmente para treinamento, pude ver um pouco lá na cidade de Beja ( região do Alentejo ) e talvez transferência de tecnologia e ser feito em Évora na antiga fábrica da Embraer que foi vendida
O super tucano tbm pode ser usado para abater drones de ataque que voam a baixa altitude e velocidade, como os tipos iranianos.
Quem já viu um show da Esquadrilha da Fumaça com certeza saiu impressionado com a capacidade do Super Tucano em mãos habilidosas
Isso e daquelas vezes que o Brasil decide tirar a bunda do sofá...
Exato, decidiu tirar uma vez e a necessidade fez ele criar a melhor aeronave de ataque leve do mundo
Sem dúvida que será principalmente usado para controlo marítimo.
No Sul tem surgido muitas lanchas rápidas que são difíceis de detectar e intimidar pelos F16.
Este avião será excelente para essa missão
Quando isto levantar voo, já a lancha chegou, descarregou e está de regresso a Marrocos.
@@tiagogomes3807não, é um bom caça pra isso, tanto que um monte de avião de narcotráfico é abatido pelo Brasil
@@JoaoPredo-oe7rj mas não há aviões de narcotráfico em Portugal.
São uma ocorrência muito, mesmo muito rara.
O que há são lanchas rápidas vindas de Marrocos e mais recentemente, NarcoSubmarinos vindos da América do Sul.
@@tiagogomes3807 Garanto que em menos de 20 minutos, o a29 levanta voo e faz a devida interceptacão...
O objectivo principal é sim a instrução e principalmente a introdução dos pilotos a uma plataforma aérea de armas, mas o outro objetivo é mesmo a necessidade de uma aeronave para CAS /COIN (contra insurgencia) para apoio às nossas forças nacionais destacadas (FND) na República centro Africana ao serviço da ONU, desde o início desta missão há uns anos que os elementos no terreno carecem de um helicópteros blindados de evacuação e ataque ligeiro bem como aeronaves de ataque ligeiro capazes de realizar apoio aéreo próximo e reconhecimento, uma missão que requeria especificamente este tipo de aeronave, com bastante autonomia, capacidade de fogo razoável, capaz de operar em pistas não preparadas que é o caso do terreno lá e principalmente no ambiente quente e árido do continente Africano, como tal o A-29 é a escolha perfeita, para vigilância do espaço aéreo Português mantém-se o F-16 que muito em breve será também substituído pelo F-35.
O super tucano pode ser usado para abater drones?
Sim, a maioria dos drones de tamanho médio não são difíceis de serem abatidos, já que não contam com os mesmos sistemas de combate de um caça.
Bom pra derrubar Esquerdista narcotraficante! ❤❤
Poderiam ser usados para atacar drones grandes com as suas metralhadoras
Prezado editor parabéns pelo seu projeto, em relação ao VETOR A29 SUPERTUCANO seria uma boa plataforma para a EMBRAER CRIAR O A29 SEA SUPER, este vetor tem característica de emprego em ar terra e mar, deve ter um motor com 30 % de HP a mais e uma conversão do tipo do SKYHOK Norte Americano, pois a EMBRAER já tem conhecimento de engenharia do vetor aqui destacado e poderia evoluir esses conhecimento do SKYHOK para o A29, criando um vetor Ava içado para ser usado pela Marinha do Brasil na Amazônia e. Zonas ribeirinha criando um porta avião do tipo barcaça escatobar com refúgio em slipung montanha russa, esses sistema já foi estudada por nossa marinha em 1970, esse estudo deu certo, só nao foi implementado, é de fácil manutenção e pode ter aplicação em zonas de mar costeira até 400 km da costa de praia, com auxílio de 4 navios de emprego rápido, temos engenharia Naval para isso, o Brasil tem cérebros bons é só dar oportunidade e ter bons salários.
Já chego na voadora no like, pois sei que o conteúdo do canal é de excelente qualidade! Parabéns ao Marcelo e equipe.
Pega na bemga dele
Faltou falar q Portugal tem uma zona de exploração exclusiva no Atlântico muito grande, o Tucano cabe bem aí para vigiar tal área
Sim em principio eles vêem para Portugal para treino de pilotos.
Aparentemente, a compra desta aeronave pela Força Aérea Portuguesa, vem preencher duas lacunas:
1ª - A capacidade de treino avançado para futuros pilotos dos caças F-16M,
2ª - Apoio aéreo de tropas portuguesas em missões em Africa, nomeadamente na República Centro Africana, local onde as tropas portuguesas carecem de apoio aérea próximo.
Além disso, a portuguesa OGMA, tem capacidade de produzir, atualizar e reparar aeronaves Super Tucano desde 2023, o que significará que esta aeronave irá trazer um retorno financeiro à economia Portuguesa, abrindo também a porta à venda desta aeronave a países da NATO, tal como aconteceu com o KC-390.
Mais um excelente vídeo deste canal, abraço e votos de muito sucesso 😁
A Ogma pertence a Embraer, boa parte do dinheiro vai voltar ao brasil... Portugal ganha (e muito) com postos de trabalho e qualificação da mão de obra.
Só se for para treino como disseste e vigilância ( realmente preço hora é imbatível) a ver vamos
Esse canal na minha opinião é sem dúvidas o melhor canal sobre geopolítica do TH-cam, eu não perco nenhum vídeo!!!
Portugal em território é pequeno mas em área marítima e grande e o A 29 é uma excelente aeronave para patrulhamento marítimo.Penso que Portugal o deve comprar!
Agora senti orgulho do BR
Somos dois😂😂😂
Coisa rara hj em dia, mas sempre bom 🙌🏻
Patriotismo é isso mesmo: se orgulhar de coisas que você não fez e odiar pessoas que você não conhece.
@@TiagoBarufi que animal. É exatamente o contrário do patriotismo essa merda q vc falou. Quando o Brasil faz algo direito todos nós ganhamos valor, tanto aqui quanto fora do país. Patriotismo também não significa odiar quem nasceu em outro país, é amar o seu. Vai estudar cara, tá passando vergonha falando isso.
@@TiagoBarufi na sua concepção? Na minha não é assim. Graça e paz.
Paz na Terra 🌎
Já foi publicado em Diário da República a criação do grupo de trabalho para tratar de avaliar e comprar os Tucano. Para Portugal vem satisfazer uma necessidade que nunca teve, o apoio aéreo próximo. Em Portugal vão substituir os atuais aviões de treino, vão servir para patrulha maritima, e vão também acompanhar as missões de Portugal na NATO. As nossas tropas em missões na ONU dependem sempre de terceiros para apoio aéreo, isso vai acabar com os Tucano. Depois da bem sucedida parceria com os KC-390, esta é mais uma parceria para mais uma avião Brasileiro cumprir os requisitos NATO e entrar no mercado europeu. Tal como aconteceu com o KC-390, Portugal vai ajudar na certificação, e já existem instalações em Portugal para os testes
Acho que também poderia ser usada como suporte a incêndios, uma função desempenhada por drones mas que seria uma boa plataforma.
Uma aquisição invulgar, a própria plataforma é invulgar. Acredito que será usada para treinamento e vigilância (controlo avançado).
Lembrando que a OGMA de Lisboa também contribui para montar os Milenium agora , potencialmente poderá montar sob licença esse avião. A Shorts britanica monta e exporta sob licença os tucano,pro Líbano e Quênia, porque Portugal não poderia fazer o mesmo ?
Portugal têm um espaço marítimo um dos maiores do mundo!
Super Tucano Gol de placa da Embraer. Além de muito bonito tbm e muito eficiente.
Absolutamente toda infantaria precisa de suporte aéreo. Qualquer país que tenha um exército regular pode se beneficiar do Super Tucano, pelo menos nesse importante aspecto.
Amigo, existe uma outra razão possível para Portugal querer essa aeronave. Portugal ainda preserva uma área razoável de floresta que todos os anos, nesta altura do ano, é alvo de incêndios devastadores, muitos deles de origem criminosa. Essa aeronave poderá ajudar na vigilância dessas áreas, deletando os fogos no seu início e até podendo interceptar possível criminosos...
Já existem drones para essas missões.
@@cabidelaa maiores dos drones não tem capacidade de interceptação e ataque
@@JoorgeJunior ora, mas ninguém vai atacar um incendiário. O objectivo dos drones é detectar focos de incêndio para os apagar o mais cedo possível.
@@cabidelaCom drone você não pode treinar pilotos e interceptar, apenas vigiar
Boa opção para Marinha, um avião muito bem armado, metralhadoras, foguetes, misseis e bombas guiadas.
Bem mais barato que um helicóptero de ataque mesmo usado .
Tendo o perfil dos fuzileiros navais , tomada de praia, ataque a fortificacoes.
adoro essa mídia de informações geo políticas
Vc é gay?
@@heylelben-sachar3180 Não, ele é um boyceta
País como Timor 🇹🇱 Leste tambem preciso de operár esse A-29 super tocano.
Já se fala há bastante tempo da necessidade de aviões deste tipo bem como helicópteros de evacuação para a RCA(missão ONU) e aliada à lacuna de deixada pela retirada dos alpha jet no treino avançado dos pilotos penso que sejam estes os motivos da aquisição. Apesar de para este último ponto não ser ideal por ser um aviao turboprop mas as alternativas são caras e não são tão boas para CAS. Penso que o governo português quer apostar mais em plataformas de uso múltiplo
Também para ser um revendedor do produto, pois esse mesmo raciocínio foi ótimo para o KC 390. Além que o super tucano seja uma opção para caçar drones, mas isso é uma suposição da minha parte.
É um ótimo avião, no seu campo de atuação. Só acho que suas metralhadoras .50 poderiam ser substituídas por um canhão de 20mm incorporada à fuselagem. Um maior poder de fogo seria util.
Por quê NÃO? Afinal é um vetor já testado no front com louvor. É o orgulho da engenharia brasileira. Seu custo benefício é ótimo. Os países da Europa são relativamente pequenos, em média a medida é semelhante aos estados brasileiros. Um caça igual ao A29 com certeza seria uma grande aquisição para qualquer país do mundo, principalmente diante das contingências impostas pela atual conjuntura econômico-financeira mundial.
As missões em África do Exército português vêm referindo a necessidade de termos aviões de capacidade de ataque leve ao solo e pelos vistos os estudos sobre o Super Tucano enquadram-se dentro das possibilidades pretendidas nesse tipo combate. Mas estão em estudo ou estiveram outras aeronaves....Se a guerra na Ucrânia se prolongar o esforço de reequipamento vai acelerar nas FA portuguesas.
mencionar
verbo
1.transitivo direto
fazer alusão, referência a; fazer menção de (alguém ou algo); citar, referir.
"o diretor mencionou, em seu discurso, os nomes de todos os funcionários"
2. transitivo direto e bitransitivo
fazer notar ou dar a conhecer (por escrito ou oralmente); assinalar, consignar, relatar, registrar.
"mencionei-lhe o meu desagrado (pela ocorrência)
referir
verbo
1. pronominal
ter relação com.
"o pronome relativo se refere a seu antecedente"
2. transitivo direto e bitransitivo
expor de viva voz ou por escrito; contar, narrar, relatar.
"a crônica refere assunto interessante"
Deve ser principalmente para treino porque os alphajet estao a ficar velhos, ainda assim se bem equipado pode dar apoio de proximidade melhor que qualquer outro.
Orgulho do brasil, com um povo e um governo que desvaloriza seus produtos, a embraer simplesmente faz milagres!!
Pode aplicar também para apoio aproximado às linhas de frente
Acho que a principal razão seria o patrulhamento marítimo dado a enorme zona económica exclusiva do nosso país, permitindo assim poder vigiá-la de forma mais eficaz.
Bem legal isso de Portugal comprar o nosso Super Tucano.
Agora o nosso Brasil está em destaque. 👍
Esta aeronave pode ser muito útil em várias situações:
- Nas missões em África Portugal depende de apoio aéreo de outros países.
- Na patrulha marítima, parece ser uma óptima ferramenta para operar nos arquipélagos dos Açores e Madeira e na costa sul onde é frequente o tráfico de pessoas e estupefacientes por via marítima.
- Patrulha aérea, há alguns anos um pequeno avião a hélice invadiu os espaço aéreo português sem ter sido interceptado, era demasiado lento para os F16 e demasiado rápido para os EH-101. O Super Tucano teria interceptado este tipo de aeronave sem dificuldade.
Gosto desde avião desde que o vi, é mesmo bonito👌!! Sendo econômico já é o suficiente para ter utilidade em Portugal.
Acabei de ver um aqui em Portugal voando, saiu de Alverca, ouvi o som dele a primeira vez na apresentação da esquadrilha da fumaça, nunca esqueci, vi voando aqui e já falei é um a-29 super tucano, e fui conferir no flightradar24 e era ele mesmo 😅. Foda, é o da Embraer cinza. Decolou de Alverca AVR
Super Tucano é um orgulho nacional 🇧🇷
Parabéns a indústria do nosso estado. Parabéns aos envolvidos! Orgulho nacional.
Só quem viu de perto o ronco dessa aeronave sabe o respeito que ela impõe, mesmo sendo turbo hélice, tive o prazer de presenciar o show aeronáutico que acontecia no campo de marte em SP
Super Tucanos agora na OTAN.
Tá um pouco atrasado, esse padrão existe desde abril de 2023...
O Super tucano já operou pela OTAN, quando os EUA operam ele na USAF e depois passou para as forças especiais.
Realmente Portugal não precisa de um vetor como o super tucano para servir dentro do país, porém, se precisarem dar apoio para alguma nação amiga ou aliado na África, seria útil.
Dado a forma como os conflitos estão acontecendo o super tucano esta se tornando uma aeronave conveniente para os cenários de combate atuais
Este tipo de avião seria também muito bom para o uso na proteção das ilhas Salvagens. Estariam basados no Porto Santo e se for preciso iam rápidamente as Salvagens.
Alem de ser um ótimo avião de caça e ataque ao solo, o super tucano sera um bom vetor de ataque a drones e acredito que em breve será também transformado em drone, dispensando o piloto embarcado.
A Embraer deveria considerar o marketing e lançar um suposto supertucano drones’s hunter. Aí é só esperar as encomendas…
Se ele der certo para vigilância marítima, poderia testar ele em substituição aos AF1 da MB, utilizando também para ataques... tem um custo operacional baixo e poderia assim manter a doutrina de aaas fixas na MB e até com uma quantidade maior de aeronaves que temos hoje.
É isso aí, FAP FAP! 🇧🇷🇵🇹 Só bora.
Setembro ta chegando hein.
Que Portugal receba com felicidade o melhor caça de ataque leve do mundo.
Não se esqueçam que a pesca ilicita em Portugal também é um grande problema principalmente aqui na Ilha da Madeira e nos Açores.
A versatilidade dessa aeronave é mesmo impressionante.
Não entendo porque a Marinha não usa uma versão navalizada. Tem melhor avionica e melhor custo que os Douglas A-4 KU atuais. Possivelmente, sendo leves poderiam pousar no NAM Atlântico, com as devidas modificações.
Buen avión de entrenamiento y multirol para defender Portugal. Hace pocos años España compró aviones similares, pilatus pc-7.
Parabéns ao nosso país por desenvolver um equipamento tão bom, simples mas moderno e capaz.
Gostaria de saber se o Super tucano tem tecnologia e está preparado para um embate, tipo Mig, Rafale, E Grippen ou sua função melhor, seria um patrulhamento e monitorarento do espaço aéreo.
Já vi o KC-390 sobrevoando Lisboa
é uma máquina incrível dentro do seu espaço de trabalho .
Durante alguns anos a Academia da força aérea brasileira AFA, formou alguns cadetes da força aérea portuguesa.
Uma das necessidades desta aquisição além do treinamento são as missões na NATO sobretudo na África Central.
Além de ser empregado em treino de pilotos! Será utilizado na vigilância de florestas para prevenir propagação de incêndios! Também será implementado nos Açores e Madeira na vigilância dos mares uma vez que Portugal carece de recursos neste aspecto!
Faz um vídeo sobre a versão anterior do tucano A-27
Pensava até que já estavam a ser produzidos cá.
Diferentemente dos Falcões, Aguias, Fantasmas, Tornados, Alavancas e outros nomes para dar medo, esse caça leve recebeu um nome carismático e apropriadíssimo ao modelo: "SUPER TUCANO". Uma feliz escolha de codenome.
Ótimo vídeo 👏
Portugal vai comprar entre 15 a 20 caças f35 de 5a geração, mas estes caças exigem muita manutenção e 90 % das nossas pistas nao são adequadas, em caso de emergência isso pode ser fatal, Portugal percisa de um caça secundário que seja versátil e leve para pequenas missões como abater drones ou outros perigos espontâneos.
O Tucano foi um acerto comercial pelo nicho que ocupa ao custo de manutenção que promove. Se não fosse o lobby das indústrias americanas ele estaria ainda melhor no cenário internacional
No 🎯
Amigo esta muito enganado e engana se a si proprio , o problema e a poltica externa brasileira que quando se aliou aos comunistas e posicao politica na Ucrânia trouxe muitas consequencias e muitas nao sao visiveis mas que existe retaliacao existe. Ja comecou desde Austrália a India Alemanha etc
@@franciscoaugustoAquinoSim 😂
@@danielabreu7812 aí concordo com vc. mas, se você tivesse assim como eu, assistido de um certo Francisco Gomes Neto (pesquisa aí quem é) entenderia também o problema lobby americano
O Tucano foi um sucesso sim, mas não é mais produzido. A aeronave em questão é o Super Tucano, que é outro avião. E ele é montado também nos Estados Unidos, pela Sierra Nevada Corporation (parceira da Embraer) a partir de kits CKD fabricados em Gavião Peixoto, para atender a países da área de influência dos EUA. Os da Nigéria foram vendidos assim, com financiamento via FMS.
Primeirooo!!! Sucesso, Marcelo!!!! 👏🏻🔝👏🏻🔝
.kkkkkkkkkk achei que seria o primeiro a comentar aki
Não, eu fui o primeiro
Tu é fera boiólista😂😂😂😂😂😂😂
Boiólista! Boióla paulista 😂😂😂😂😂😂
Por aquilo que ouvi falar na altura, os Super Tucano, são para substituir o T34Y. Vão ser destinados a instrução e para algumas tarefas que o F16 não é eficaz... Isto, foi o que ouvi falar na altura
não sou um conhecedor, mas parece-me que a compra do A 29 faz muito mais sentido para Portugal, do que andar-se aí a falar na compra de F 35. Os Socata Epsilon para instrução são limitados e são antigos, os A 29 apenas para instrução são mal empregados, mas para instrução e também para vigilância do espaço aéreo são capazes de ser melhores que os F 16 . . . não me esqueço daquela em que já mais que uma vez os F 16 não conseguem controlar uma avioneta a voar sem comunicações, plano de voo e sem identificação por . . . voar baixo de mais e devagar de mais e entretanto aterrar algures.
Alguns dias atrás eu estive em campinas assistindo a esquadrilha da fumaça... E vou te falar, o que esse avião é capaz é muito doido. Fiquei impressionado com as manobras
O Japão pode ser um bom comprador também para fazer ronda fronteriça e também oceânica, pois como dito no video se o Super Tucano é essencial e ambiente inóspito com toda a certeza seria muito bom para saltar entre ilhas no Ocodente para patrulha e verificação meteorológica.
Iria magoar os interesses da China... nunca acontecerá. E lá o jogo é outro, inadequado pro Stucano.
Marcelo, apenas por curiosidade, um civil pode comprar um Tucano? Obg.