@@simao739 Que eu saiba os Estados Unidos é uma nação aliada... não é uma nação dona de Portugal! Às mentalidades fracas de esquerda têm uma mentalidade de vassalagem às outras nações,como de escravização do próprio povo!Quantas nações aliadas dos Estados unidos têm a própria indústria militar? Várias !
@@simao739estados unidos não manda em nada no entanto própria nato já anunciou que vais ter propria industria militar para não comprar aos Estados Unidos e um dos sítios mais pretendidos é mesmo Portugal por ser dos países mais seguros em questão guerra .
Os F-35 vão ser a asneira do século. São na realidade menos dispendiosos do que plataformas de 4ª geração, mas o custo/hora de voo é exorbitante. Mesmo os EUA têm apostado em aviões de 4ª geração devido ao custo dos F-35. Seria melhor apostar noutras opções, por exemplo: - Saab Gripen - Dassault Rafale - Eurofighter Typhoon ou mesmo a versão mais recente do F-16 Block 70/72 A nova versão do F-15 é capaz de também ser sonhar muito.
Completamente de acordo, os americanos andam a vender a banha da cobra com os f-35. A minha primeira opção seriam os Gripen, de longe a melhor para a nossa realidade...mas com papagaios como estes a dizer que se queremos jantar na mesa dos adultos temos de ter f-35, as jogadas de bastidores devem de andar a 1000% !
É mais uma questão de “que missões podemos fazer na nato” do que uma compra normal. Embora as tuas contas fazem sentido, não é nisso que os oficiais estão a pensar
@@phvm3000 Nesse aspecto acho que estás enganado. Estas decisões são muitas vezes tomadas por pressões políticas e com influência de lobbies. Segui especialistas norte-americanos do sector da aviação militar que dizem que o F-35 tem um custo de hora/voo três vezes superior ao estimado para o novo F-15, que é uma plataforma em certos aspectos muito superior. Vão comprar uma frota significativa para depois não poderem operar para além de um número limitado de horas? Ou deixar tudo o resto por fazer por falta de fundos? Logo quando vemos que soluções de baixo custo podem ser eficazes e determinantes em conflitos. Ainda por cima o stealth pode já não ser tão determinante como se esperava. Não sei, confio tanto no Nuno Mello na defesa como num escorpião.
As melhores opções para além do F-35 seriam o Dassault Rafale ou o Eurofighter Typhoon, o Gripen é basicamente a mesma coisa que o f-16, se formos para comprar um caça novo, ele tem de ser mais capaz e melhor do que o que nós já temos.
Não consigo concordar com o teu comentário. Os caças f16 e f35 estão na categoria multirole fighters enquanto o f15 é um air superiority fighter. Dadas estas categorias as suas missões serão na maioria das vezes completamente diferentes, por alguma razão não se vê f22 e f15 nas missões da nato regularmente. Em termos de dinheiro nesse sentido podemos também dizer “vamos comprar um F4 Phantom de 1958 que é mais barato por hora que um f35”. Comparações com Grippens e Rafales fazem sentido porque são caças em categorias semelhantes. Mas depois há ainda o ponto de termos OGMAs e outras empresas que ganham mais em se especializarem num avião semelhante ao F16 e aos aviões que os nossos aliados estão a comprar, que por acaso é o F35. Este avião não deixa de ser caro para caraças. Ps: Não quero saber do Nuno Melo e nem acho que deva ter uma opinião sobre ele. Pouco a pouco ficamos todos polarizados em opiniões.
Claro comprar no estrangeiro. País de ridículos. Investimento seria investir na industria nacional com tecnologia nacional. Merda de país de analfabetos e imbecis que continua a abanar bandeirinhas para partidos políticos. Continuem a assistir ao crescimento dos antigos satélites soviéticos e a empobrecer com esta partidocracia. Nojo! Metam os canhões pelo dito cujo bem acima.
Bem observado! É de realçar que Portugal como País que foi até 1974 e mais uns anos , já não existe. Só quero reforçar que apenas nos resta o Nome e a Língua … O resto é diarreia de Bruxelas, com a qual não me identifico nem reconheço como “ Portugalidade “.
não sou português mas gosto de temas militares por isso estou sempre aqui, tirando o jornalista que não consegue ficar calado 1 minuto e deixar o convidado falar gostei da matéria 👍
E têm vários comentadores totalmente pró russos que não são corridos de lá _não percebo porquê,_ e continuam o seu trabalho de intimidação, afirmando falsidades sem provas, defendendo as acções russas. Nomeadamente certos Oficiais do Exército. Dão horário nobre e tempo de antena a gente que faz propaganda a putin, um criminoso procurado, apresentando-o como um papão invencível?! Que se passa nesse canal? Para mim há muito que perdeu toda a credíbilidade.
@@ivoembarros eles fartam-se de MENTIR. Fazem afirmações inventadas, deturpam tudo e acusam os Ucranianos de todas as atrocidades ruzzas. Quando um Missil Totchka atingiu a Estação de Kramatorck matando perto de 60 civis, um deles disse que não podiam ter sido ruzzos por não operarem esse míssil. Mentira. Quando um Iskander atingiu um hospital, outro disse que a Defesa Aérea Ucraniana é que tinha feito o míssil lá cair. Há mais no género. Quem defende ruzzos defende criminosos. Não tem desculpa.
Acho que Portugal deveria investir nos CV9035 do que nos Bradley para as forças mecanizadas, e a começar a chamar os reservistas para treinos anuais de duas semanas para elevar a prontidão, entre outras coisas
Sr. Helder, completamente a favor dessa ideia de prontidão, mas há um problema para a sua execução, todos os reservistas que o nosso pais tem a sua disposição, têm entre 55 e 60 anos, por isso a questão é...chamar quem? Quem têm 55 anos e passou os últimos 35 ao serviço (esses treino não deve faltar). O problema é que o conceito de chamar regularmente homens e mulheres da reserva de disponibilidade, depende de outro conceito que é o de serviço militar obrigatório, algo que terminou á mais de 20 anos. Com os melhores cumprimentos...
Há muito tempo que defendo a criação daquilo que chamei "porta drones". Sempre achei que Portugal poderia ser pioneiro nestes sistemas. Ver esta inovadora "plataforma naval multifuncional" é um orgulho. Tenho pena que algo tão inovador e com potencial não possa ser feito cá.
La plataforma naval multifuncional de innovadora no tiene nada. El buque propuesto no deja de ser un LHD pequeño(Landing Helicopter Dock) para helicópteros y drones. Turquía mismo ha cogido el TCG Anadolu y ha certificado sus drones Bayraktar para poder operarlos desde esta plataforma naval. España está haciendo lo mismo con el Eurodrone y SIRTAP para poder operarlos en un futuro desde el LHD Juan Carlos I. Hay muchas marinas que llevan años implementado esta nueva estrategia..
@@MiguelAdrianoo meu amigo o tcg anadolu é um porta helicopteros que será adaptado tabem para suprir a necessidade dos drones, enquanto o novo navio portugues virá de fabrica para operar drones, e ainda irá ter outras funçoes de pesquisas maritimas ( que é um dos focos da nossa marinha) e é completamente diferente daquilo que as marinhas hoje operam, agora é muita lata vires de espanha falar mal de um projeto inovador portugues, quando há uns bons anos atrás andavam a usufruir de embarcações portuguesas de inveções nossas para descobrirem o mundo, e hoje só são o que são por conta nossa.
@@rodrigohorta2469 Amigo, yo escribo críticas positivas o negativas con independencia del país (me da igual si es España, Portugal o Francia). Tu mismo reconoces que un LHD puede hacer las tareas del NRP Joao II, pero el Joao II no puede almacenar 2km de vehículos, alojar 1.000 personas o inundar la cubierta para operaciones anfibias. Si critico es porque me importa Portugal y me parece una ocasión perdida para construir un buen buque de guerra. Como fuerza anfibia tenéis a los “fuzos”, muy bien considerados, pero no tienen ningún buque de desembarco anfibio (podía haber sido el NRP Joao II). Es como tener un Ferrari en un país sin carreteras, poco puedes hacer. Además el señor ministrio Gouveia e Melo ha reconocido que sus labores principales son vigilancia marítima y estudio marino biológico. Sinceramente, será una función de la marinha portuguesa, pero la marinha debe ser una fuerza de combate, no de cuidado de delfines.
Já saí da tropa há 25 anos e nessa altura gramei muitos pinçéis a apregoar navios logísticos, patrulhas, fragatas e outras maravilhas. 25 anos depois, oiço estas barbaridades de um jornalista cartilheiro...
Boa tarde como tenho um tempo para dedicar a este tema falamos entao primeiro prioridades...FAP...para ja fala se na compra do A 29N Super Tucano...custo a rondar os 200 milhoes para 12 aviões...incluindo no pacote manutenção, motores, formação de pessoal terra/apoio a meu ver vem a ocupar uma lacuna deixado pelo Alfajet...Treino Avancado e ataque leve....isto para ja é real e existe a intenção para...quanto aos F 16 AM que a fap tem atingiram já 30 anos de serviço e estamos a ser ultrapassados em varios factores o mesmo ainda da conta do recado mas Portugal tem de pensar e no imediato a compra do F 35A senao corremos o risco do primeiro aviao chegar so daqui a 10 anos o que é realmente preocupante, quanto aos drones armados segundo consta portugal demonstrou interesse no bayraktar da Turquia um drone medio eficaz e com provas dadas na ucrania, mas Portugal tera que comprar tambem outro tipo de Drone que oferece outras soluções...quanto ao exercito a modernização dos Leopard, e compra de novos, aquisição de Veiculos lança roquetes, e baterias AA, assim como equipar as Pandur com mais torres de misseis anti carro, e a necessidade tambem de aquisição de carros anti minas...e lança pontes....assim como rebocadores de carros de combate ...quanto a mim falta de investimento tambem em meios para acessar mapear terreno hostil...recurso este feito atraves de um drone com outro tipo de capacidade autonomia em voo, e informação em tempo real, quanto ha marinha o Porta drones excelente, a compra de mais 2 submarinos, mais 6 navios patrulha com torretas de artilharia, 2 reabastecedores, e o navio polivalente penso que para o imediato seria o mais urgente, obviamente que os fuzileiros teem carências de meios navais e terrestres, aquisição de meios anfíbios e veiculos com blindagem leve para as missoes terrestres ...minha humilde opiniao...
Em Portugal, há 4 pontos onde podem haver estaleiros de construção de navios da Marinha Portuguesa. *1 Estaleiro no Algarve (Faro) para a construção de Submarinos. *1 Estaleiro no Centro Sul (Sines) para a construção de Fragatas/Corvetas. *1 Estaleiro no Centro Norte (Aveiro) para a construção de "Porta-Aviões". *1 Estaleiro no Norte (Viana do Castelo) para a construção de Navios reabastecedores. Entre outros Navios necessários para a nossa Marinha. E daí construíamos não só para nós, mas para outros Países por encomenda. É preciso é investimento a sério.
Um investimento desses ia por Portugal em séria divida para um retorno 0. Submarinos são difíceis de fazer e requerem muitos anos de conhecimento algo que Portugal não tem, a única possibilidade seria um acordo, mas duvido que outros país vendam o seu conhecimento barato. Existe 4 países aliados na UE com porta aviões, todos estes países insistem em produzir los domesticamente, sem para falar que nós não temos conhecimento nessa área. Ou seja vamos fazer um produto que não sabemos fazer para vender para um clientes que não vão comprar Um grande problema em Portugal é que as pessoas não sabem cozinhar e acham se os chefes da cozinha.
@@guilherme1622 Existe uma situação que estás a descurar, imagina, Portugal precisa de 5 fragatas, tendo produção própria, o valor investido fica cá, para pagar ordenados que serão sujeitos a descontos que o estado irá receber, não só dos estaleiros como de todas as industrias satélites necessárias...e depois disso vem as manuntenções. Se comprar da Alemanha ou dos Paises Baixos vamos ficar com o peixe e damos-lhes capital para eles investirem nas canas de pesca. Construir Porta-aviões é um pouco irrealista, Submarinos nem por isso ( propulsão nuclear não entra na equação ) Ainda para teres mais um pouco para pensar, com todos os problemas que a Boeing tem tido nos ultimos anos e continuam, como é possivel contianuarem a têr ordens de compra?...As companhias aereas necessitam de aviões e a Airbus não tem produção que satisfaça todos. O problema neste país não é o não saber cozinhar, são os "chefes" da cozinha que vão lá parar pelas cunhas do compadrio e nem um refogado sabem fazer.
Portugal já não manda em si próprio desde o fim do estado novo, actualmente interesses na ue não nos deixam competir em várias aéreas, temos de ser uns dependentes.....acordem para o mundo
@@chicochico7887 e porque não? Já tivemos a Marinha mais Poderosa do mundo noutros tempos, e esses tempos foram nos tirados, porque não reativar a industria aos pouco e igualarmos as potências mundiais? "Já fomos enormes no meio dos grandes, e agora somos os pequeninos no meio dos grandes).
@@claudio3821 Se assim é actualmente, então perdeu-se uma mais valia, na indústria naval portuguesa. A Setenave e a Lisnave quando surgiram, apesar de poderem atender um qualquer cliente, para executar qualquer trabalho em um qualquer navio, tinham duas valências distintas. A Setenave dedicava-se à construção e a Lisnave à reparação. Eram estas actividades "distintas" de cada estaleiro. Mas como hoje em dia, tudo muda e com a ida da Lisnave para a Setenave, há já alguns anos acredito que a reparação seja mais rentável que a construção, apesar de ser uma actividade industrial que muita falta faz ao nosso país, considerando a nossa história com o mar!
É claro que o investimento é brutal mas faz falta porque o que temos agora é um bocado fraco, em termos de militares soldados estamos tambem um bocado abaixo, não temos a obrigatoriedade de entrar nas forças armadas, o que é pena devia ser obrigatório, agora querem é andar a fumar ganzas e na vadiagem...o que me faz ficar muito triste com isso.
@@portuguessuavesemfiltro6697 mas porra podem fumar um campo inteiro a questão esta é que eu voltava a meter obrigatoriedade de ir a tropa como antes e os excedente reserva como era antes, eu fui a tropa e foram dos melhores tempos na minha vida.
@@portuguessuavesemfiltro6697 nunca tive conhecimento disse, a serviço militar para mim foi como uma espécie de ginástica mais musculada, o pensar que tinha era matar não vão então é só cumprir as ordens e não vai acontecer nada, agora entrar em uma de que faz e acontece não resulta lógicamente aquilo é tropa não é um campo de férias. Também fui castigado umas vezes mas não achei mal porque errei, eu tive em um dos dois quarteis mais operacionais de portugal, caso houvesse urgência eramos chamados de imediato hoje infelizmente ja não existe esse quartel. Para não apanhares na tropa é simples faz os procedimentos pois em guerra só tens uma vida aquilo não é um joguinho de consola... fiz operações no mato a dormir la, pouco mas tinha de ser assim, fiz limpeza em meio a casas, tudo tinha de sair o melhor possível, os meus camaradas eram ótimos, era de chegar as lágrimas com as coisas que fazíamos...e guardo tudo com muita saudade, quase no fim ja não havia pressão eles falavam normal sem exigir sentido, fizemos o jantar de despedida onde apanhei a mimha primeira bebedeira, foi demais enchemos o restaurante, o ou Cabrão sempre a encher o meu copo, e quando foi o dia de me vir embora eu chorei, jamais esquecerei aqueles tempos, não fui mal tratado afinal faz parte de ser militar sentir a pressão e ter um grau de prontidão alto pois tinhamos de estar preparados para qualquer momento. Nunca me senti ameaçado por qualquer graduado, nunca me bateram sem sentido pois como diz a palavra não faz sentido, e falaste em agredir, mas agredir porque? Se fizeres as coisas bem ninguem faz nada, uma dica que dou é, na tropa não podes ser muito esperto nem muito burro, porque vais chamar as atenções para ti...por isso nunca tive problemas agora bater?!?!? O jardim de infância não é ali...abraço
Um soldado comum no exército só fica lá 7 anos, depois mandam te embora..., eu um jovem de 19 anos, sempre quis ser Militar, mas depois de saber disto, perdi a vontade... Não tenho futuro garantido no exército
No que toca ao Super Tucano, convem lembrar so um pequeno detalhe que o "expert" se esqueceu. Nos ultimos anos houve um aumento significativo do uso de turboprops como avioes de treino e de apoio a combate ao solo. A justificar isto ha 3 vantagens fundamentais do turboprop sobre o jactos: a) teem um custo de manutencao muitissimo mais baixo, b) gastos operacionais relativamente mais baixos, e a principal vantagem em combate c) podem voar a altitudes e velocidades muito mais reduzidas que um jacto.
Aos anos que portugal nao tem um sistema de defesa anti aéreo que seja moderno. Aquilo que temos é manual e antigo. Se Portugal for invadido perderá o controle do seu espaço aéreo em menos de 24 horas. Para além disso o estado já devia ter comprado helicópteros para o combate aos incêndios em vez de andarem a dar dinheiro ao privado todos os verões.
Bom dia. Preparar mais um estaleiro, em Portugal, para a produção de navios de guerra seria um grande passo, pois iria reduzir custos. Ainda em relação à marinha, qual vai ser o futuro do ambicioso projecto do UOPV?
Continua com o bom trabalho adoro os teus vídeos faz mais vídeos em comparação militar e a falar do mundo militar não só de Portugal mas dos outros países como a Rússia otan etc …
Pior do que acreditar no que os políticos dizem é os políticos dizem aos portugueses que quando gastarem o nosso dinheiro já todos nós portugueses temos médicos de família as urgências dos hospitais funcionam todos os dias e se as escolas quando da abertura dos anos lectivos não chegam ao meio do ano à espera de professores para certas disciplinas sr Nuno Melo e o sr comandante vacinas não lhes falta nada ??🎉🎉
Comprar os F-35 não vai ser um tiro no pé mas sim na cabeça neste caso... Os Rafale era de longe uma escolha bem melhor em vários aspetos. O problema não é só comprar mas sim os manter também e já nem vou falar nos problemas técnicos que os F-35 dão.
Já foram feitos exercícios entre o F-35 e o eurofighter, no qual o eurofighter afirmou que em combate real teria sido abatido antes de sequer saber da existência do F35
@joaquimbarbosa896 tudo muito bonito mas a realidade é que Portugal não tem orçamento nem para metade de um F35. Podem falar o que quiser nas notícias mas F35 em Portugal é um avião que nunca vais ver em Portugal.
Nao descurando a capacidade do F35, mas se não temos euros para eles devíamos olhar para outras opções tais como o Rafael de fabrico francês ou o Gripen Sueco. Mas esto mesmo a minha opinião
O projeto do F35 não foi cancelado nos USA? Tinha ideia que vão optar por um novo modelo mais pequeno e mais barato por forma a criar enxame com drones.
Um dos problemas na minha opinião, é que desde 1974, ou seja, durante 50 anos, os sucessivos governos que o país teve e ainda tem, não têm dado valor ao seu próprio povo, sociedade, incluindo as forças armadas e afins. Fomos e somos totalmente desprezados por esta cambada de classe política desprezível. Cambada de criaturas ordinárias que deixaram chegar a sociedade a este estado miserável. Dão mais valor aos estrangeiros, mesmo aos outros europeus. Infelizmente nós portugueses estamos sempre em último lugar, só servimos para pagar e alguns cheios de coragem, que não são poucos, têm vindo a servir-se desses valores públicos à vontade. Infelizmente... O nosso Hino Nacional, atualmente já não tem nada a vêr connosco, portugueses atuais, deveria ser atualizado. O Hino está identificado com os nossos compatriotas do passado, isto é, com os portugueses antigos, mais ou menos, da época de Camões, Vasco da Gama e afins. Culpa de quem? É claro que de nós todos, mas principalmente da absurda classe política que temos... Tem sido e ainda continua a ser prática corrente, por estas criaturas políticas e governantes, os projectos que podem na realidade desenvolver e evoluir a sociedade portuguesa, raramente saem do papel e fica-se apenas por conversa muito bonita e intelectual. Infelizmente não passa disto e portanto eu já não acredito!!! Isto que o vídeo abrange simplesmente não passa de conversa fiada...
Do chega? para quê? 50 no parlamento fazem menos barulho que um rato no celeiro, só ouves o piar do andorinho e mesmo assim esbraceja, fala muito e diz pouco.
@@portugues06 e tu pensas que o chega é o quê? mais do mesmo... dassss, ninguem neste país usa a cabeça para pensar...comem todos do mesmo maceiro...o ventura é só mais um suino.
Os imigrantes que não estejam bem tem sempre o direito de voltar ao paraíso de onde vieram e exigir lá todos e quaisquer direitos alem de decidir o que fazer com o futuro do seu país, aqui este é o futuro que queremos para o nosso, estável, evoluido e seguro. 🇵🇹
Nem 10% vai ser cumprido!!! Esqueçam, nós não temos e nunca mais voltaremos a ter indústria 🏭 militar como tivemos antes de 1974/ 1975! Se os colossos industriais 🏭 que tivemos antes de 1974/ 1975 não tivessem sido nacionalizados assim como o sector financeiro e toda a economia não fossem nacionalizadas e reforma agrária mais a atabalhoada e surreal descolonização, garanto que teríamos uma economia muito poderosa que facilmente teríamos isto tudo e muito mais!!! Portugal 🇵🇹 nasceu em 1137/ 1179 e morreu em 1975!!! Isto mencionado na peça 📺 📰 nem 10% vai ser cumprido!!!
o comunismo onde toca destrói, o país estava preparado para dar o salto com a democracia e uma sólida base económica e industrial, mas os da foice e martelo chegaram e destruíram tudo..
Bem observado! É de realçar que Portugal como País que foi até 1974 e mais uns anos , já não existe. Só quero reforçar que apenas nos resta o Nome e a Língua … O resto é diarreia de Bruxelas, com a qual não me identifico nem reconheço como “ Portugalidade “.
@@farrajotaferias9052 Bruxelas 🇪🇺 apenas serve uma agenda de 3 ou 4 nações. Mas o pior é que 🇵🇹 quando aderiu à CEE entrou totalmente com uma má à frente e outra atrás e de calças e cuecas baixas!!! E quen foi responsável foram os que fizeram o 25 de Abril e depois a descolonização atabalhoada e surreal e as infames, insanes, tresloucadas, famigeradas e surreais nacionalizações e reforma agrária, simplesmente realizaram um verdadeiro " auto ataque nuclear" contra a economia e contra a sociedade portuguesa e sociedades e povos do antigo ultramar!!! Portugal 🇵🇹 em 1972 tinha feito um acordo 🤝 e celebrado o mesmo de livre comércio 💹 com a CEE muitíssimo vantajoso para 🇵🇹 em que basicamente nos era favorável e protegia os produtos suderurgicos. Com o 25 de Abril e posteriormente deixámos de existir e depois entrámos para s CEE de forma destruída!!! Só para se ter a noção até para se construir um 🚾 público é preciso financiamento 💶 da 🇪🇺, até para se comprar o urinol e a sanita para o mesmo são precisos 💶 da 🇪🇺!!! Isto é literalmente um não país e que nasceu em 1137/ 1179 e morreu em 1974/ 1975, agora vivemos numa ilusão total!!!
Podemos ser um povo um país pequeno mas sempre fomos e seremos heróis do mar .nos portugueses e dom Afonso correu com os arabes de Portugal com menos soldados ganhamos guerra .🇵🇹 Orgulho ser português ♥️💪
Eu penso que os nossos F-16 estão a chegar ao máximo de 2800 horas de voo, que mesmo após a modernização, é um tecto de serviço. Até 2030 eles vão passar isso num bom bocado. Infelizmente a plataforma F-35 é muito boa mas é das mais caras que existe.
@@ricardoramos7740 E agora ainda querem enterrar mais 10 mil milhões num novo Aeroporto se calhar com derrapagens orçamentais vai lá para os 15 mil milhões
O almirante diz que o mais importante è que nos faltam mais dois submarinos. Temos capacidade de construção de drones e barcos sem incluir o armamento. Somos da NATO temos a obrigação de contribuir com a noça parte.
Por isso mesmo base das lajes etc Portugal fará esse negócio com usa .os estados unidos com certeza faram um preço muito mais baixo .a base das lages foi um ponto crucial na guerra do Iraque.
Temos dinheiro suficiente para a quantidade em questão, tem é que haver um plano de investimento do governo que dê a habilitação desse investimento talvez.
A10 Thunderbolt ! Já tem uns anos mas pra atacar em terra pra infantaria avançar .são os melhores com aquele canhão metralhadora ....super tucano e hélice .....mas um A10 ui ui esse sim .....claro que sim super tucano e pra isso mesmo ajudar infantaria .se leva mísseis e tudo .
Dar um salto maior que as pernas , temos F-16 e já querem ir para o F-35 , na minha opinião comprar alguns F-35 para nos adaptarmos mas substituir o F-16 pelo F-22 que é uma maquina de guerra e muito mais barato.
@@fofskarty4010exactamente. Além de maiores, são mais avançados. Se Portugal fosse investir numa plataforma mais barata, os Rafale ou até os Eurofighter seriam uma boa aposta.
Então estamos a comprar aos americanos para depois darmos aos ucranianos 'land lease'😢😢 então estamos na europa,compramos europeu:CV9035,Rafale ou Grippen👍👌🙏!!!
Portugal não pensa em ter batarias de medio e longo alcance, para no caso ser atacado, imaginem que temos os F-16 estacionados, como as imágenes satélite de hoje em dia sabe-se perfeitamente a sua localização, um simples misel destróis todo de uma vez. Todos os países estão a fazer fragatas novas, aqui os nossos vizinhos espanhóis, o Brasil que ainda está semana inaugorou uma nova fraga e nos vamos gastar milhões em fragatas que ja foram comprardas em segunda mão. Vejo a maior dos países a fazerem colaboração na construção de material militar e Portugal, não o faz com ninguém nem tem capacidade para o fazer sozinho.
Um homem preparado vale por dois precisamos de ambulâncias e camiões de bombeiros e barcos de incêndios pois temos muitas barragens e rios e fazer canais de água para regadios ❤❤❤
Os M113 em vez de abatidos poderiam ser transformados em plataformas contra incêndios como países estrangeiros o fizeram. Força e robustez não falta capacidade para levar um deposito de água e particularidade de poderem mandar arvores abaixo e servir de maquinas de arrasto, bem melhor que "mandar" fora.
SEGUNDO CQ Brown O CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS AMERICANAS OS F35 SAO UM FERRARI ,,, E NAO SE UTILIZA UM FERRARI TODOS OS DIAS...SO APENAS AOS SABADOS.....Se o CQ Brown classifica desta forma os F35 não me parece ser o que Portugal precisa...precisa de um carro utilitário para utilizar todos os dias....mas noto uma insistência em se falar nos F35...Uma campanha bem oleada...
Qualquer dia vamos ver o Governo investir em bengalas. Vai dar para os Reformados das Forças Armadas usarem e para os Operacionais se defenderem à bengalada.
Me lembro de umas palavras de Trump de uns anos atrás que dizia que tínhamos que gastar dinheiro em armamento 2%a 5% do PIB e naquela altura diziam que ele era louco e agora ja aceitamos..... esperando para ir....ukranianos sair da frente que eu vos digo como es....
Quem compra todo esse material para combate; que não é fabricado em Portugal, veja quantos empregos são criados fora do nosso País. serão sempre dependentes. Será que não dá para mudar isso? sejam PRIOTAS.
F35 (tudo menos rei dos ares)... pessima ideia. F15 EX é mais barato, leva mais armamento, tem melhores performances e cumpre o mesmo proposito de guerra electronica. Nós não precisamos de furtivos.
A Grécia tem umas das forças armadas mais poderosas da Europa por ter um vizinho que é visto como ameaça e exemplo disso foi a invasão de parte de Chipre pela Turquia.
As forças armadas servem para defender um país em casos de guerra, se não fossem elas nós não existiríamos hoje como país. Atualmente estamos a viver no tempo mais pacífico desde há 2 milénios, a triste verdade é que estes tempos acabam mais tarde ou mais cedo e por isso é que devemos ter forças armadas capazes de nos defender, é o preço a pagar pela nossa segurança, pois se houver uma guerra a sério nós muito vamos agradecer a elas por nos protegerem a todos.
Portugal devia era de se preocupar em ter uma economia capaz de sustentar estes "sonhos" militares. Eu acho que o povo não entende, que quem vai pagar por isto tudo são os contribuintes. Investir para que? Portugal com certeza nos próximos 20 anos não vai, nem vai ser invadido. Deviao de se concentrar em evoluir a nossa economia. Se investirem em exército agora daqui a 20 anos já é antiquado, e volta ao mesmo.
A Xuxolãndia gasta 10 mil milhões de euros por ano dos contribuintes nas festas das terras, festivais, concertos, luzes de Natal e subvenções autarcas não tem dinheiro para Defesa e Segurança. É apenas uma opção política de quem governa e dos eleitores. Festa dá votos...
@@fk_yu Sim?...BPN's, BES's, TAP's...quem é que paga? para onde é que ele vai? ...e os amigos com casas em Paris e cofres com 20mil cada vez que são abertos...larga as palas !
@@lino222 falei em largar o vinho vieram os entendidos em vinho, chega e fake news. Olha lá, o teu quarto pastorinho de Fátima ajudou muitos a fugir ao fisco e achas que não é igual? Andava a comer à conta do vieira e da mafia benfiquista. Portugal a ver que o benfica roubava e para o quarto pastorinho estava tudo bem. Tiraram o mafioso e o grande benfica ( m. E. R. D. A) desapareceu e já não vale nada. Mas o pastorinho era todo amigo do mafioso e da mafia. Larga o vinho ou faz um favor ao mundo e bebe 5 litros dele de penalti. E os milhões que o pastorinho quer dar de prémio as polícias que de nada fazem? Deixam fugir criminosos, quantos polícias estão metidos em mafia, tráfico de droga, etc. Mas desses o pastorinho quer pagar bem mesmo pelo trabalho de M. E. R. D. A. que fazem.
@@lino222 epahh alguém não gostou que eu colocasse o vinho ao barulho. E o quarto pastorinho que era super amigo do mafioso do benfica? Nunca ouvi uma crítica a essa mafia a que ele e os amigos pertenciam. O quarto pastorinho também ajudou muitos empresários a fugir ao fisco. Também não é novidade. E agora quer dar prémios de ricos aos polícias que não servem nem para manter os criminosos presos e cada vez mais andam metidos em tráficos e etc. Mas vamos dar milhões a esses que têm o trabalho mais fácil de Portugal. Enquanto uns trabalham pelo ordenado mínimo, outros vão passear de carro e fazer ginásio e traficar a ainda vão receber prémios do pastorinho.
Agora existem os hospitais privados que tentam captar todos os profissionais médicos a que conseguem deitar a mão... já não basta tirar o curso e ter de ir para um hospital público, agora pode ir para um privado e até pode ir para um país estrangeiro, em especial se estudar o idioma do país de destino para melhor se integrar nele. E depois também existe a questão de muitos médicos não se conseguirem especializar nas áreas que querem, por vários motivos. E ainda circula um boato onde alegadamente a Ordem dos Médicos terá interesse em manter o acesso o mais restrito possível nas especializações para assim criar de forma artificial escassez que beneficia aqueles que já estão a exercer permitindo que ganhem muito mais dinheiro além de reduzir a concorrência de pessoas que podem ser postas a substituí-lo.
Comprar F-35 é um dos maiores disparates de sempre. A furtividade é temporária (já há sistemas que detectam perfeitamente F-35 e F-22). Como avião é um tijolo voador que precisa de 43K lbf de motor para fazer Mach 1.6 quando o F-16, com 29.5K lbf, faz Mach 2.0. Como plataforma de armas carrega pouco armamento internamente. O custo do avião e da hora de voo são exorbitantes! Que tal olharem para o Gripen e fazerem algo parecido com o que faz o Brasil, dando trabalho o pessoal das OGMA? O Gripen E tem excelentes capacidades, quer como avião, quer em termos de aviónicos (e.g. what one sees, the others know) quer ainda como plataforma de armas, usando Meteor, IRIS-T e muitas das armas standard NATO. O custo do avião é metade do F-35 e o custo da hora de voo é 10 vezes menor! A capacidade de operar em locais remotos e o número de horas de manutenção necessárias por cada hora de voo ... nem vale a pena falar. Se a FAP / governo conseguirem vencer o lobby americano, a malta em Portugal e na Europa agradece. Termino dizendo que até a USAF se recusou a receber mais F-35 enquanto uma nova "tape"de software resolva muitos dos problemas que ainda restam, disponibilizando capacidades que já devia ter há mais de 10 anos.
Portugal está uma desgraça, as nossas forças armadas estão uma desgraça. É urgente e essencial investir nas forças armadas portuguesas e forças de segurança.
Qual é o ramo das FA em Portugal que não tem material obsoleto ou material em falta? Aquisições de material usado é uma espécie de aquisição de material obsoleto com alguma camuflagem. Há que adquirir material novo e de última geração. Se possível de fabrico português e no futuro produzir para vender. Andarmos sempre a comprar ao estrangeiro é encher os bolsos a quem fabrica material militar
Investimentos.....bem a Portugues!! Avioes barcos mas nao tem ninguem para o serviço militar se for necessario!! Em vez de cadeias obriguem os mangelas e a cambada que se ve na TV todo o dia a or cumprir o serviço militar e serem homens!!
Mas ja pagamos a dívida publica para andar a gastar assim dinheiro? Em quanto fica manter estes navios? F35 quanto custa a hora de voo, comparado com 1 hora de f16? Tao cedo nao vamos andar guerra com ninguem é dinheiro estourado em vão
@Chadconfirmed o custo de voo/hora do f-35 sem falar das atualizações de bases de manutenção, vai ficar em quanto o custo anual? É desperdício de é dinheiro para guardar um país tão pequeno e dos mais amigáveis do mundo
Basta 2% todos anos pra defesa.pronminidterio da defesa investir em 10 anos ...mas o problema e que daqui a dez anos podemos ser atacados ....ok fazemos parte da OTAN .mas tamos muito fracos em quantidade tbm somos um país pequeno 11milhoes de habitantes tava comparar Moçambique e Portugal Moçambique tem tipo e lançadores de mísseis que dispAram vários e nós não temos .....claro temos muito mais material que Moçambique kkkkkkk e se vierem mais dois submarinos ficamos com 4 top
Portugal tem que ter a própria indústria militar! Mas não vai ser com os serviçais partidos do sistema.
acha que os estados unidos ia permitir isso?!
@@simao739 Que eu saiba os Estados Unidos é uma nação aliada... não é uma nação dona de Portugal! Às mentalidades fracas de esquerda têm uma mentalidade de vassalagem às outras nações,como de escravização do próprio povo!Quantas nações aliadas dos Estados unidos têm a própria indústria militar? Várias !
@@simao739 achas que temos a tecnologia para isso...ou sequer a mão de obra?
@@simao739estados unidos não manda em nada no entanto própria nato já anunciou que vais ter propria industria militar para não comprar aos Estados Unidos e um dos sítios mais pretendidos é mesmo Portugal por ser dos países mais seguros em questão guerra .
@@robin28900 "estados unidos não manda em nada" esta visto que vives em Nárnia. até o teu cu pertence aos states ahhh
Os F-35 vão ser a asneira do século.
São na realidade menos dispendiosos do que plataformas de 4ª geração, mas o custo/hora de voo é exorbitante. Mesmo os EUA têm apostado em aviões de 4ª geração devido ao custo dos F-35.
Seria melhor apostar noutras opções, por exemplo:
- Saab Gripen
- Dassault Rafale
- Eurofighter Typhoon
ou mesmo a versão mais recente do F-16 Block 70/72
A nova versão do F-15 é capaz de também ser sonhar muito.
Completamente de acordo, os americanos andam a vender a banha da cobra com os f-35.
A minha primeira opção seriam os Gripen, de longe a melhor para a nossa realidade...mas com papagaios como estes a dizer que se queremos jantar na mesa dos adultos temos de ter f-35, as jogadas de bastidores devem de andar a 1000% !
É mais uma questão de “que missões podemos fazer na nato” do que uma compra normal. Embora as tuas contas fazem sentido, não é nisso que os oficiais estão a pensar
@@phvm3000 Nesse aspecto acho que estás enganado. Estas decisões são muitas vezes tomadas por pressões políticas e com influência de lobbies.
Segui especialistas norte-americanos do sector da aviação militar que dizem que o F-35 tem um custo de hora/voo três vezes superior ao estimado para o novo F-15, que é uma plataforma em certos aspectos muito superior.
Vão comprar uma frota significativa para depois não poderem operar para além de um número limitado de horas? Ou deixar tudo o resto por fazer por falta de fundos? Logo quando vemos que soluções de baixo custo podem ser eficazes e determinantes em conflitos.
Ainda por cima o stealth pode já não ser tão determinante como se esperava.
Não sei, confio tanto no Nuno Mello na defesa como num escorpião.
As melhores opções para além do F-35 seriam o Dassault Rafale ou o Eurofighter Typhoon, o Gripen é basicamente a mesma coisa que o f-16, se formos para comprar um caça novo, ele tem de ser mais capaz e melhor do que o que nós já temos.
Não consigo concordar com o teu comentário. Os caças f16 e f35 estão na categoria multirole fighters enquanto o f15 é um air superiority fighter. Dadas estas categorias as suas missões serão na maioria das vezes completamente diferentes, por alguma razão não se vê f22 e f15 nas missões da nato regularmente. Em termos de dinheiro nesse sentido podemos também dizer “vamos comprar um F4 Phantom de 1958 que é mais barato por hora que um f35”. Comparações com Grippens e Rafales fazem sentido porque são caças em categorias semelhantes. Mas depois há ainda o ponto de termos OGMAs e outras empresas que ganham mais em se especializarem num avião semelhante ao F16 e aos aviões que os nossos aliados estão a comprar, que por acaso é o F35. Este avião não deixa de ser caro para caraças.
Ps: Não quero saber do Nuno Melo e nem acho que deva ter uma opinião sobre ele. Pouco a pouco ficamos todos polarizados em opiniões.
Não e só dizer falar etc .e investir isso sim ! Força Portugal 🇵🇹
Claro comprar no estrangeiro. País de ridículos. Investimento seria investir na industria nacional com tecnologia nacional. Merda de país de analfabetos e imbecis que continua a abanar bandeirinhas para partidos políticos. Continuem a assistir ao crescimento dos antigos satélites soviéticos e a empobrecer com esta partidocracia. Nojo! Metam os canhões pelo dito cujo bem acima.
Bem observado! É de realçar que Portugal como País que foi até 1974 e mais uns anos , já não existe.
Só quero reforçar que apenas nos resta o Nome e a Língua …
O resto é diarreia de Bruxelas, com a qual não me identifico nem reconheço como “ Portugalidade “.
Se Portugal começar a gastar pelo menos os 2% do PIB com o tempo voltamos a ter um exército pequeno mas mais bem equipado!
Precisamos de investir mais em drones de guerra, na Ucrânia deu para se ver a diferença que faz
@@LeoJogaMLBB @leojogaMLBB Completamente de acordo Portugal Já esta a começar a dar os primeiros passos no fabrico de drones!
@@sergiomagalhaes6836 drones portugueses estão lá inclusive ,
E também no serviço militar obrigatório
@@LeoJogaMLBB especialmente quando há equipamentos de guerra eletrónica que fazem com que nenhum drone descole sequer. genial.
não sou português mas gosto de temas militares por isso estou sempre aqui, tirando o jornalista que não consegue ficar calado 1 minuto e deixar o convidado falar gostei da matéria 👍
Deve ser muito difícil para o jornalista ficar calado, é um problema comum nos jornalistas da CNN
E têm vários comentadores totalmente pró russos que não são corridos de lá _não percebo porquê,_ e continuam o seu trabalho de intimidação, afirmando falsidades sem provas, defendendo as acções russas. Nomeadamente certos Oficiais do Exército. Dão horário nobre e tempo de antena a gente que faz propaganda a putin, um criminoso procurado, apresentando-o como um papão invencível?! Que se passa nesse canal?
Para mim há muito que perdeu toda a credíbilidade.
@@duartesimoes508 Dizer as verdades não é ser pró russo, pró isto, pró aquilo...
@@ivoembarros eles fartam-se de MENTIR. Fazem afirmações inventadas, deturpam tudo e acusam os Ucranianos de todas as atrocidades ruzzas. Quando um Missil Totchka atingiu a Estação de Kramatorck matando perto de 60 civis, um deles disse que não podiam ter sido ruzzos por não operarem esse míssil. Mentira.
Quando um Iskander atingiu um hospital, outro disse que a Defesa Aérea Ucraniana é que tinha feito o míssil lá cair. Há mais no género.
Quem defende ruzzos defende criminosos. Não tem desculpa.
Acho que Portugal deveria investir nos CV9035 do que nos Bradley para as forças mecanizadas, e a começar a chamar os reservistas para treinos anuais de duas semanas para elevar a prontidão, entre outras coisas
Sr. Helder, completamente a favor dessa ideia de prontidão, mas há um problema para a sua execução, todos os reservistas que o nosso pais tem a sua disposição, têm entre 55 e 60 anos, por isso a questão é...chamar quem? Quem têm 55 anos e passou os últimos 35 ao serviço (esses treino não deve faltar). O problema é que o conceito de chamar regularmente homens e mulheres da reserva de disponibilidade, depende de outro conceito que é o de serviço militar obrigatório, algo que terminou á mais de 20 anos.
Com os melhores cumprimentos...
Há muito tempo que defendo a criação daquilo que chamei "porta drones".
Sempre achei que Portugal poderia ser pioneiro nestes sistemas.
Ver esta inovadora "plataforma naval multifuncional" é um orgulho.
Tenho pena que algo tão inovador e com potencial não possa ser feito cá.
La plataforma naval multifuncional de innovadora no tiene nada. El buque propuesto no deja de ser un LHD pequeño(Landing Helicopter Dock) para helicópteros y drones. Turquía mismo ha cogido el TCG Anadolu y ha certificado sus drones Bayraktar para poder operarlos desde esta plataforma naval. España está haciendo lo mismo con el Eurodrone y SIRTAP para poder operarlos en un futuro desde el LHD Juan Carlos I.
Hay muchas marinas que llevan años implementado esta nueva estrategia..
@@MiguelAdrianoo meu amigo o tcg anadolu é um porta helicopteros que será adaptado tabem para suprir a necessidade dos drones, enquanto o novo navio portugues virá de fabrica para operar drones, e ainda irá ter outras funçoes de pesquisas maritimas ( que é um dos focos da nossa marinha) e é completamente diferente daquilo que as marinhas hoje operam, agora é muita lata vires de espanha falar mal de um projeto inovador portugues, quando há uns bons anos atrás andavam a usufruir de embarcações portuguesas de inveções nossas para descobrirem o mundo, e hoje só são o que são por conta nossa.
@@rodrigohorta2469 Amigo, yo escribo críticas positivas o negativas con independencia del país (me da igual si es España, Portugal o Francia). Tu mismo reconoces que un LHD puede hacer las tareas del NRP Joao II, pero el Joao II no puede almacenar 2km de vehículos, alojar 1.000 personas o inundar la cubierta para operaciones anfibias.
Si critico es porque me importa Portugal y me parece una ocasión perdida para construir un buen buque de guerra. Como fuerza anfibia tenéis a los “fuzos”, muy bien considerados, pero no tienen ningún buque de desembarco anfibio (podía haber sido el NRP Joao II). Es como tener un Ferrari en un país sin carreteras, poco puedes hacer.
Además el señor ministrio Gouveia e Melo ha reconocido que sus labores principales son vigilancia marítima y estudio marino biológico. Sinceramente, será una función de la marinha portuguesa, pero la marinha debe ser una fuerza de combate, no de cuidado de delfines.
@@MiguelAdrianoodejalos tienen la mania de seren grandes 😂😂😂
Já saí da tropa há 25 anos e nessa altura gramei muitos pinçéis a apregoar navios logísticos, patrulhas, fragatas e outras maravilhas. 25 anos depois, oiço estas barbaridades de um jornalista cartilheiro...
Boa tarde como tenho um tempo para dedicar a este tema falamos entao primeiro prioridades...FAP...para ja fala se na compra do A 29N Super Tucano...custo a rondar os 200 milhoes para 12 aviões...incluindo no pacote manutenção, motores, formação de pessoal terra/apoio a meu ver vem a ocupar uma lacuna deixado pelo Alfajet...Treino Avancado e ataque leve....isto para ja é real e existe a intenção para...quanto aos F 16 AM que a fap tem atingiram já 30 anos de serviço e estamos a ser ultrapassados em varios factores o mesmo ainda da conta do recado mas Portugal tem de pensar e no imediato a compra do F 35A senao corremos o risco do primeiro aviao chegar so daqui a 10 anos o que é realmente preocupante, quanto aos drones armados segundo consta portugal demonstrou interesse no bayraktar da Turquia um drone medio eficaz e com provas dadas na ucrania, mas Portugal tera que comprar tambem outro tipo de Drone que oferece outras soluções...quanto ao exercito a modernização dos Leopard, e compra de novos, aquisição de Veiculos lança roquetes, e baterias AA, assim como equipar as Pandur com mais torres de misseis anti carro, e a necessidade tambem de aquisição de carros anti minas...e lança pontes....assim como rebocadores de carros de combate ...quanto a mim falta de investimento tambem em meios para acessar mapear terreno hostil...recurso este feito atraves de um drone com outro tipo de capacidade autonomia em voo, e informação em tempo real, quanto ha marinha o Porta drones excelente, a compra de mais 2 submarinos, mais 6 navios patrulha com torretas de artilharia, 2 reabastecedores, e o navio polivalente penso que para o imediato seria o mais urgente, obviamente que os fuzileiros teem carências de meios navais e terrestres, aquisição de meios anfíbios e veiculos com blindagem leve para as missoes terrestres ...minha humilde opiniao...
Em Portugal, há 4 pontos onde podem haver estaleiros de construção de navios da Marinha Portuguesa.
*1 Estaleiro no Algarve (Faro) para a construção de Submarinos.
*1 Estaleiro no Centro Sul (Sines) para a construção de Fragatas/Corvetas.
*1 Estaleiro no Centro Norte (Aveiro) para a construção de "Porta-Aviões".
*1 Estaleiro no Norte (Viana do Castelo) para a construção de Navios reabastecedores.
Entre outros Navios necessários para a nossa Marinha.
E daí construíamos não só para nós, mas para outros Países por encomenda.
É preciso é investimento a sério.
Um investimento desses ia por Portugal em séria divida para um retorno 0.
Submarinos são difíceis de fazer e requerem muitos anos de conhecimento algo que Portugal não tem, a única possibilidade seria um acordo, mas duvido que outros país vendam o seu conhecimento barato.
Existe 4 países aliados na UE com porta aviões, todos estes países insistem em produzir los domesticamente, sem para falar que nós não temos conhecimento nessa área. Ou seja vamos fazer um produto que não sabemos fazer para vender para um clientes que não vão comprar
Um grande problema em Portugal é que as pessoas não sabem cozinhar e acham se os chefes da cozinha.
@@guilherme1622 Existe uma situação que estás a descurar, imagina, Portugal precisa de 5 fragatas, tendo produção própria, o valor investido fica cá, para pagar ordenados que serão sujeitos a descontos que o estado irá receber, não só dos estaleiros como de todas as industrias satélites necessárias...e depois disso vem as manuntenções. Se comprar da Alemanha ou dos Paises Baixos vamos ficar com o peixe e damos-lhes capital para eles investirem nas canas de pesca.
Construir Porta-aviões é um pouco irrealista, Submarinos nem por isso ( propulsão nuclear não entra na equação )
Ainda para teres mais um pouco para pensar, com todos os problemas que a Boeing tem tido nos ultimos anos e continuam, como é possivel contianuarem a têr ordens de compra?...As companhias aereas necessitam de aviões e a Airbus não tem produção que satisfaça todos.
O problema neste país não é o não saber cozinhar, são os "chefes" da cozinha que vão lá parar pelas cunhas do compadrio e nem um refogado sabem fazer.
Portugal já não manda em si próprio desde o fim do estado novo, actualmente interesses na ue não nos deixam competir em várias aéreas, temos de ser uns dependentes.....acordem para o mundo
Porta aviões para a marinha portuguesa ??😂😂
@@chicochico7887 e porque não? Já tivemos a Marinha mais Poderosa do mundo noutros tempos, e esses tempos foram nos tirados, porque não reativar a industria aos pouco e igualarmos as potências mundiais?
"Já fomos enormes no meio dos grandes, e agora somos os pequeninos no meio dos grandes).
E o antigo estaleiro da Setenave em Setúbal, para onde foi transferida a Lisnave?
Acho que só fazem manutenção de navios e não construção
Só fazem manutenção. No entanto o estaleiro de Almada podia ser disponibilizado para construção, tens lá tudo.
@@claudio3821 Se assim é actualmente, então perdeu-se uma mais valia, na indústria naval portuguesa. A Setenave e a Lisnave quando surgiram, apesar de poderem atender um qualquer cliente, para executar qualquer trabalho em um qualquer navio, tinham duas valências distintas. A Setenave dedicava-se à construção e a Lisnave à reparação. Eram estas actividades "distintas" de cada estaleiro. Mas como hoje em dia, tudo muda e com a ida da Lisnave para a Setenave, há já alguns anos acredito que a reparação seja mais rentável que a construção, apesar de ser uma actividade industrial que muita falta faz ao nosso país, considerando a nossa história com o mar!
É claro que o investimento é brutal mas faz falta porque o que temos agora é um bocado fraco, em termos de militares soldados estamos tambem um bocado abaixo, não temos a obrigatoriedade de entrar nas forças armadas, o que é pena devia ser obrigatório, agora querem é andar a fumar ganzas e na vadiagem...o que me faz ficar muito triste com isso.
O SALÁRIO CONTINUA O MESMO TEM QUE TER ALMENTO TODOS GUERREIROS MERECE 🇵🇹🙏
@@portuguessuavesemfiltro6697 mas porra podem fumar um campo inteiro a questão esta é que eu voltava a meter obrigatoriedade de ir a tropa como antes e os excedente reserva como era antes, eu fui a tropa e foram dos melhores tempos na minha vida.
@@portuguessuavesemfiltro6697 nunca tive conhecimento disse, a serviço militar para mim foi como uma espécie de ginástica mais musculada, o pensar que tinha era matar não vão então é só cumprir as ordens e não vai acontecer nada, agora entrar em uma de que faz e acontece não resulta lógicamente aquilo é tropa não é um campo de férias. Também fui castigado umas vezes mas não achei mal porque errei, eu tive em um dos dois quarteis mais operacionais de portugal, caso houvesse urgência eramos chamados de imediato hoje infelizmente ja não existe esse quartel. Para não apanhares na tropa é simples faz os procedimentos pois em guerra só tens uma vida aquilo não é um joguinho de consola... fiz operações no mato a dormir la, pouco mas tinha de ser assim, fiz limpeza em meio a casas, tudo tinha de sair o melhor possível, os meus camaradas eram ótimos, era de chegar as lágrimas com as coisas que fazíamos...e guardo tudo com muita saudade, quase no fim ja não havia pressão eles falavam normal sem exigir sentido, fizemos o jantar de despedida onde apanhei a mimha primeira bebedeira, foi demais enchemos o restaurante, o ou Cabrão sempre a encher o meu copo, e quando foi o dia de me vir embora eu chorei, jamais esquecerei aqueles tempos, não fui mal tratado afinal faz parte de ser militar sentir a pressão e ter um grau de prontidão alto pois tinhamos de estar preparados para qualquer momento. Nunca me senti ameaçado por qualquer graduado, nunca me bateram sem sentido pois como diz a palavra não faz sentido, e falaste em agredir, mas agredir porque? Se fizeres as coisas bem ninguem faz nada, uma dica que dou é, na tropa não podes ser muito esperto nem muito burro, porque vais chamar as atenções para ti...por isso nunca tive problemas agora bater?!?!? O jardim de infância não é ali...abraço
Um soldado comum no exército só fica lá 7 anos, depois mandam te embora..., eu um jovem de 19 anos, sempre quis ser Militar, mas depois de saber disto, perdi a vontade... Não tenho futuro garantido no exército
No que toca ao Super Tucano, convem lembrar so um pequeno detalhe que o "expert" se esqueceu. Nos ultimos anos houve um aumento significativo do uso de turboprops como avioes de treino e de apoio a combate ao solo. A justificar isto ha 3 vantagens fundamentais do turboprop sobre o jactos: a) teem um custo de manutencao muitissimo mais baixo, b) gastos operacionais relativamente mais baixos, e a principal vantagem em combate c) podem voar a altitudes e velocidades muito mais reduzidas que um jacto.
Bom trabalho
Aos anos que portugal nao tem um sistema de defesa anti aéreo que seja moderno. Aquilo que temos é manual e antigo. Se Portugal for invadido perderá o controle do seu espaço aéreo em menos de 24 horas. Para além disso o estado já devia ter comprado helicópteros para o combate aos incêndios em vez de andarem a dar dinheiro ao privado todos os verões.
Ámen falou bem, mas eles dizem que não é preciso so acontece aos outros
Bom dia. Preparar mais um estaleiro, em Portugal, para a produção de navios de guerra seria um grande passo, pois iria reduzir custos. Ainda em relação à marinha, qual vai ser o futuro do ambicioso projecto do UOPV?
Continua com o bom trabalho adoro os teus vídeos faz mais vídeos em comparação militar e a falar do mundo militar não só de Portugal mas dos outros países como a Rússia otan etc …
acho pouco devíamos investir 10 vezes mais na defesa principalmente em faze~los aki em território nacional
F-35 é caríssimo.
Ficavamos melhor com o Grippen, um pouco menos avançado, mais barato, mais fácil e barato de manter.
ahahahahahah CNN, Mas alguém ainda acredita no que os politicos dizem?
a maioria, inclusive um amigo meu que é português e acredita no socialismo
Pior do que acreditar no que os políticos dizem é os políticos dizem aos portugueses que quando gastarem o nosso dinheiro já todos nós portugueses temos médicos de família as urgências dos hospitais funcionam todos os dias e se as escolas quando da abertura dos anos lectivos não chegam ao meio do ano à espera de professores para certas disciplinas sr Nuno Melo e o sr comandante vacinas não lhes falta nada ??🎉🎉
Assim regressa serviço militar obrigatório 😊
Até a Roménia já nos ultrapassou na Europa
Comprar os F-35 não vai ser um tiro no pé mas sim na cabeça neste caso... Os Rafale era de longe uma escolha bem melhor em vários aspetos. O problema não é só comprar mas sim os manter também e já nem vou falar nos problemas técnicos que os F-35 dão.
Já foram feitos exercícios entre o F-35 e o eurofighter, no qual o eurofighter afirmou que em combate real teria sido abatido antes de sequer saber da existência do F35
@joaquimbarbosa896 tudo muito bonito mas a realidade é que Portugal não tem orçamento nem para metade de um F35. Podem falar o que quiser nas notícias mas F35 em Portugal é um avião que nunca vais ver em Portugal.
@raphael18992 Então porque escolher o rafale em vez do griphen?
Estaleiros de Sines conseguiria construir fragatas?
É BOM QUE PORTUGAL INVISTA NAS FORÇAS ARMADAS E NO ARMAMENTO MAIS SUFISTICADO, PORQUE ATUALMENTE É. O. QUE SE EXIGE , TEMOS QUE ESTAR. PREPARADOS,
Temos que ter isso tudo de fabrico português, não depender de terceiros!
Queres desenvolver um caça de quinta geração totalmente do 0?
Nao descurando a capacidade do F35, mas se não temos euros para eles devíamos olhar para outras opções tais como o Rafael de fabrico francês ou o Gripen Sueco. Mas esto mesmo a minha opinião
E depois de tudo pago com o dinheiro do povo, aquele que trabalha e desconta, agarramos em tudo e oferecemos a Ucrânia 😂
O projeto do F35 não foi cancelado nos USA? Tinha ideia que vão optar por um novo modelo mais pequeno e mais barato por forma a criar enxame com drones.
Um dos problemas na minha opinião, é que desde 1974, ou seja, durante 50 anos, os sucessivos governos que o país teve e ainda tem, não têm dado valor ao seu próprio povo, sociedade, incluindo as forças armadas e afins. Fomos e somos totalmente desprezados por esta cambada de classe política desprezível. Cambada de criaturas ordinárias que deixaram chegar a sociedade a este estado miserável. Dão mais valor aos estrangeiros, mesmo aos outros europeus. Infelizmente nós portugueses estamos sempre em último lugar, só servimos para pagar e alguns cheios de coragem, que não são poucos, têm vindo a servir-se desses valores públicos à vontade. Infelizmente...
O nosso Hino Nacional, atualmente já não tem nada a vêr connosco, portugueses atuais, deveria ser atualizado. O Hino está identificado com os nossos compatriotas do passado, isto é, com os portugueses antigos, mais ou menos, da época de Camões, Vasco da Gama e afins.
Culpa de quem?
É claro que de nós todos, mas principalmente da absurda classe política que temos...
Tem sido e ainda continua a ser prática corrente, por estas criaturas políticas e governantes, os projectos que podem na realidade desenvolver e evoluir a sociedade portuguesa, raramente saem do papel e fica-se apenas por conversa muito bonita e intelectual. Infelizmente não passa disto e portanto eu já não acredito!!!
Isto que o vídeo abrange simplesmente não passa de conversa fiada...
Nao consigo perceber esta aposta no F35, na Europa temos um construtor melhor e mais barato, e com provas dadas em combate. Dassault Rafale!!!!
INVESTIR NA. FORÇA AÉREA, NA MARINHA, E NAS FORÇAS TERRESTRES, TENHO ORGULHO DE SER PORTUGUÊS , E NOS MOMENTOS COMPLICADOS SOMOS GRANDES,
Isso é muito bom realmente
mas precisamos muito do Chega
Do chega? para quê? 50 no parlamento fazem menos barulho que um rato no celeiro, só ouves o piar do andorinho e mesmo assim esbraceja, fala muito e diz pouco.
@@zuuks9519
Continua a votar no PS
vamos ir muito longe sim 😂😂😂
Do Chega?! 🤢 Antes ter cancro na ponta da piça
@@portugues06 e tu pensas que o chega é o quê? mais do mesmo...
dassss, ninguem neste país usa a cabeça para pensar...comem todos do mesmo maceiro...o ventura é só mais um suino.
AHAHAHAHAH, malta que vota no Chega só pode ser muito atrasadinha... QI -10
Nunca é demais. Mais ainda falta muito.
Pague você ou acha que os imigrantes têm de viver na miséria?
Imigrantes viver na miséria? O estado paga mais aos imigrantes do que aos portugueses@@removilmata5377
@@removilmata5377o'que? Alguém falou em imigrantes fds tá maze calado
@@fofskarty4010 mesmo
Os imigrantes que não estejam bem tem sempre o direito de voltar ao paraíso de onde vieram e exigir lá todos e quaisquer direitos alem de decidir o que fazer com o futuro do seu país, aqui este é o futuro que queremos para o nosso, estável, evoluido e seguro. 🇵🇹
... não será forças desarmadas?
Nem 10% vai ser cumprido!!!
Esqueçam, nós não temos e nunca mais voltaremos a ter indústria 🏭 militar como tivemos antes de 1974/ 1975!
Se os colossos industriais 🏭 que tivemos antes de 1974/ 1975 não tivessem sido nacionalizados assim como o sector financeiro e toda a economia não fossem nacionalizadas e reforma agrária mais a atabalhoada e surreal descolonização, garanto que teríamos uma economia muito poderosa que facilmente teríamos isto tudo e muito mais!!!
Portugal 🇵🇹 nasceu em 1137/ 1179 e morreu em 1975!!!
Isto mencionado na peça 📺 📰 nem 10% vai ser cumprido!!!
o comunismo onde toca destrói, o país estava preparado para dar o salto com a democracia e uma sólida base económica e industrial, mas os da foice e martelo chegaram e destruíram tudo..
Bem observado! É de realçar que Portugal como País que foi até 1974 e mais uns anos , já não existe.
Só quero reforçar que apenas nos resta o Nome e a Língua …
O resto é diarreia de Bruxelas, com a qual não me identifico nem reconheço como “ Portugalidade “.
@@farrajotaferias9052 Bruxelas 🇪🇺 apenas serve uma agenda de 3 ou 4 nações.
Mas o pior é que 🇵🇹 quando aderiu à CEE entrou totalmente com uma má à frente e outra atrás e de calças e cuecas baixas!!! E quen foi responsável foram os que fizeram o 25 de Abril e depois a descolonização atabalhoada e surreal e as infames, insanes, tresloucadas, famigeradas e surreais nacionalizações e reforma agrária, simplesmente realizaram um verdadeiro " auto ataque nuclear" contra a economia e contra a sociedade portuguesa e sociedades e povos do antigo ultramar!!!
Portugal 🇵🇹 em 1972 tinha feito um acordo 🤝 e celebrado o mesmo de livre comércio 💹 com a CEE muitíssimo vantajoso para 🇵🇹 em que basicamente nos era favorável e protegia os produtos suderurgicos. Com o 25 de Abril e posteriormente deixámos de existir e depois entrámos para s CEE de forma destruída!!! Só para se ter a noção até para se construir um 🚾 público é preciso financiamento 💶 da 🇪🇺, até para se comprar o urinol e a sanita para o mesmo são precisos 💶 da 🇪🇺!!! Isto é literalmente um não país e que nasceu em 1137/ 1179 e morreu em 1974/ 1975, agora vivemos numa ilusão total!!!
deixou de existir 1910 isso sim
Podemos ser um povo um país pequeno mas sempre fomos e seremos heróis do mar .nos portugueses e dom Afonso correu com os arabes de Portugal com menos soldados ganhamos guerra .🇵🇹 Orgulho ser português ♥️💪
Espero que mantenhamos os nossos F-16, mesmo limitados eles ainda podem dar muito. Espero ainda chegar a tempo de os voar
Também podem ser modernizados e aguentam mais uns anos e passam a ser caças de geração 4.5 que já e muito bom
Eu penso que os nossos F-16 estão a chegar ao máximo de 2800 horas de voo, que mesmo após a modernização, é um tecto de serviço. Até 2030 eles vão passar isso num bom bocado. Infelizmente a plataforma F-35 é muito boa mas é das mais caras que existe.
No caso dos F-35 se a FAP se chamasse TAP já cá estavam......assim nem encomendados!!
Como não da mama aos interessados ja não serve triste realidade do país em que vivemos
Mas que mania essa do F35. E o Rafale?
comprar ferro velho a preço de novo, triste realidade do velho imperio
O dinheiro enterrado no BES e na TAP já tínhamos renovado as forças armadas.
e ainda sobrava muito $$$ kkk😅
@@ricardoramos7740 E agora ainda querem enterrar mais 10 mil milhões num novo Aeroporto se calhar com derrapagens orçamentais vai lá para os 15 mil milhões
O almirante diz que o mais importante è que nos faltam mais dois submarinos. Temos capacidade de construção de drones e barcos sem incluir o armamento. Somos da NATO temos a obrigação de contribuir com a noça parte.
Por isso mesmo base das lajes etc Portugal fará esse negócio com usa .os estados unidos com certeza faram um preço muito mais baixo .a base das lages foi um ponto crucial na guerra do Iraque.
Projectar e Fazer em Portugal sff
Depois , vender ….
27 unidades do caça F-35? Não é um exagero, não? Não creio que Portugal tenha dinheiro suficiente para custear essa quantidade.
Temos dinheiro suficiente para a quantidade em questão, tem é que haver um plano de investimento do governo que dê a habilitação desse investimento talvez.
A10 Thunderbolt ! Já tem uns anos mas pra atacar em terra pra infantaria avançar .são os melhores com aquele canhão metralhadora ....super tucano e hélice .....mas um A10 ui ui esse sim .....claro que sim super tucano e pra isso mesmo ajudar infantaria .se leva mísseis e tudo .
Falta aí investimento nos cravos, esses sim são os mais necessários para um Portugal mais forte!
Dar um salto maior que as pernas , temos F-16 e já querem ir para o F-35 , na minha opinião comprar alguns F-35 para nos adaptarmos mas substituir o F-16 pelo F-22 que é uma maquina de guerra e muito mais barato.
Os EUA não vendem o F-22
Os f22 são melhores que os 35.e os EUA não ventem
@@fofskarty4010exactamente. Além de maiores, são mais avançados. Se Portugal fosse investir numa plataforma mais barata, os Rafale ou até os Eurofighter seriam uma boa aposta.
Era mais bem escolhido o gripen, sai mais barato ao longo da vida.
Então estamos a comprar aos americanos para depois darmos aos ucranianos 'land lease'😢😢 então estamos na europa,compramos europeu:CV9035,Rafale ou Grippen👍👌🙏!!!
Temos muitos almirantes e generais ,e nao temos armas ,conclusao os portugueses estao alimentar tachos !
KC-390 100MI ? ate onde sei ele custa 55MI dolares
Espero que seja em equipamento novo, e não de segunda mão como os submarinhos do Portas. Força Portugal 🇵🇹
Os submarinos não foram adquiridos em segunda mão.
Os submarinos eram novos
Portugal não pensa em ter batarias de medio e longo alcance, para no caso ser atacado, imaginem que temos os F-16 estacionados, como as imágenes satélite de hoje em dia sabe-se perfeitamente a sua localização, um simples misel destróis todo de uma vez. Todos os países estão a fazer fragatas novas, aqui os nossos vizinhos espanhóis, o Brasil que ainda está semana inaugorou uma nova fraga e nos vamos gastar milhões em fragatas que ja foram comprardas em segunda mão. Vejo a maior dos países a fazerem colaboração na construção de material militar e Portugal, não o faz com ninguém nem tem capacidade para o fazer sozinho.
kc390 -- US$: 85 milhões não os 100 milhões que diz o senhor
Finalmente isto vai melhorar um pouco
Um homem preparado vale por dois precisamos de ambulâncias e camiões de bombeiros e barcos de incêndios pois temos muitas barragens e rios e fazer canais de água para regadios ❤❤❤
Os M113 em vez de abatidos poderiam ser transformados em plataformas contra incêndios como países estrangeiros o fizeram. Força e robustez não falta capacidade para levar um deposito de água e particularidade de poderem mandar arvores abaixo e servir de maquinas de arrasto, bem melhor que "mandar" fora.
SEGUNDO CQ Brown O CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS AMERICANAS OS F35 SAO UM FERRARI ,,, E NAO SE UTILIZA UM FERRARI TODOS OS DIAS...SO APENAS AOS SABADOS.....Se o CQ Brown classifica desta forma os F35 não me parece ser o que Portugal precisa...precisa de um carro utilitário para utilizar todos os dias....mas noto uma insistência em se falar nos F35...Uma campanha bem oleada...
Porque não fabricam os seus próprios materiais militares?
Qualquer dia vamos ver o Governo investir em bengalas. Vai dar para os Reformados das Forças Armadas usarem e para os Operacionais se defenderem à bengalada.
Me lembro de umas palavras de Trump de uns anos atrás que dizia que tínhamos que gastar dinheiro em armamento 2%a 5% do PIB e naquela altura diziam que ele era louco e agora ja aceitamos..... esperando para ir....ukranianos sair da frente que eu vos digo como es....
os f-35 tem um enorme problema, são 80 milhões pela versão mais light... era bom mas não vai acontecer
Quem compra todo esse material para combate; que não é fabricado em Portugal, veja quantos empregos são criados fora do nosso País. serão sempre dependentes. Será que não dá para mudar isso? sejam PRIOTAS.
F35 (tudo menos rei dos ares)... pessima ideia. F15 EX é mais barato, leva mais armamento, tem melhores performances e cumpre o mesmo proposito de guerra electronica.
Nós não precisamos de furtivos.
Quais vão ser as armas feitas em Portugal e que munições e depois destróiem armas apreendidas 😢😅😢😅😢🎉
A Grécia tem umas das forças armadas mais poderosas da Europa por ter um vizinho que é visto como ameaça e exemplo disso foi a invasão de parte de Chipre pela Turquia.
F-35 what a lemon 🍋 😂😂. Da mais problemas do que vale. Este caça passa mais tempo na oficina do que no air. Mais vale comprar caças Russos.
Invistam na educação, na saúde, na indústria. Lobbies bélicos com força outra vez.
As forças armadas servem para defender um país em casos de guerra, se não fossem elas nós não existiríamos hoje como país. Atualmente estamos a viver no tempo mais pacífico desde há 2 milénios, a triste verdade é que estes tempos acabam mais tarde ou mais cedo e por isso é que devemos ter forças armadas capazes de nos defender, é o preço a pagar pela nossa segurança, pois se houver uma guerra a sério nós muito vamos agradecer a elas por nos protegerem a todos.
😊
Ja agora o Cesar vem com batatas ou arroz?
Eu penso que em primeiro lugar Portugal Devéria se iquipar de avioes para apagar incendios😊
Portugal devia era de se preocupar em ter uma economia capaz de sustentar estes "sonhos" militares. Eu acho que o povo não entende, que quem vai pagar por isto tudo são os contribuintes. Investir para que? Portugal com certeza nos próximos 20 anos não vai, nem vai ser invadido. Deviao de se concentrar em evoluir a nossa economia. Se investirem em exército agora daqui a 20 anos já é antiquado, e volta ao mesmo.
Comprar sucata começa a ser o grande negócio do Gouveia e Melo . 😂
Antigamente fabricavam jipes motos motores..... Nós dias de hoje nem uma trotineta são capazes de fazer..... país de merda
vamos lá a ver se isso vai para a frente
é bom que sim... dou 5 anos para que necessitemos deles...
A Xuxolãndia gasta 10 mil milhões de euros por ano dos contribuintes nas festas das terras, festivais, concertos, luzes de Natal e subvenções autarcas não tem dinheiro para Defesa e Segurança. É apenas uma opção política de quem governa e dos eleitores.
Festa dá votos...
Tretas. Tiraste esse valor do c. u. Larga o vinho
@@fk_yu Sim?...BPN's, BES's, TAP's...quem é que paga? para onde é que ele vai?
...e os amigos com casas em Paris e cofres com 20mil cada vez que são abertos...larga as palas !
Não começes a ir ao ginásio não "The biggest loser "...
@@lino222 falei em largar o vinho vieram os entendidos em vinho, chega e fake news. Olha lá, o teu quarto pastorinho de Fátima ajudou muitos a fugir ao fisco e achas que não é igual? Andava a comer à conta do vieira e da mafia benfiquista. Portugal a ver que o benfica roubava e para o quarto pastorinho estava tudo bem. Tiraram o mafioso e o grande benfica ( m. E. R. D. A) desapareceu e já não vale nada. Mas o pastorinho era todo amigo do mafioso e da mafia. Larga o vinho ou faz um favor ao mundo e bebe 5 litros dele de penalti. E os milhões que o pastorinho quer dar de prémio as polícias que de nada fazem? Deixam fugir criminosos, quantos polícias estão metidos em mafia, tráfico de droga, etc. Mas desses o pastorinho quer pagar bem mesmo pelo trabalho de M. E. R. D. A. que fazem.
@@lino222 epahh alguém não gostou que eu colocasse o vinho ao barulho. E o quarto pastorinho que era super amigo do mafioso do benfica? Nunca ouvi uma crítica a essa mafia a que ele e os amigos pertenciam. O quarto pastorinho também ajudou muitos empresários a fugir ao fisco. Também não é novidade. E agora quer dar prémios de ricos aos polícias que não servem nem para manter os criminosos presos e cada vez mais andam metidos em tráficos e etc. Mas vamos dar milhões a esses que têm o trabalho mais fácil de Portugal. Enquanto uns trabalham pelo ordenado mínimo, outros vão passear de carro e fazer ginásio e traficar a ainda vão receber prémios do pastorinho.
Tem que se investir mais nas forças Armadas, polícia etc
Urgencias pediatricas fechadas e vão comprar F-35s e submarinos 🤣
Agora existem os hospitais privados que tentam captar todos os profissionais médicos a que conseguem deitar a mão... já não basta tirar o curso e ter de ir para um hospital público, agora pode ir para um privado e até pode ir para um país estrangeiro, em especial se estudar o idioma do país de destino para melhor se integrar nele. E depois também existe a questão de muitos médicos não se conseguirem especializar nas áreas que querem, por vários motivos. E ainda circula um boato onde alegadamente a Ordem dos Médicos terá interesse em manter o acesso o mais restrito possível nas especializações para assim criar de forma artificial escassez que beneficia aqueles que já estão a exercer permitindo que ganhem muito mais dinheiro além de reduzir a concorrência de pessoas que podem ser postas a substituí-lo.
Onde andam os submarinos do Paulo Portas? Kkkkkkkk ai este povo acredita em contos da carochinha.
Gastar 1 cêntimo nos F-35, é prova de que há gente nas forças armadas e governos a meter dinheiro ao bolso.
Só o que o joe brardo está a dever a CGD e que nos contribuintes vamos pagar por ele dava para comprar muita coisa
Comprar F-35 é um dos maiores disparates de sempre. A furtividade é temporária (já há sistemas que detectam perfeitamente F-35 e F-22). Como avião é um tijolo voador que precisa de 43K lbf de motor para fazer Mach 1.6 quando o F-16, com 29.5K lbf, faz Mach 2.0. Como plataforma de armas carrega pouco armamento internamente. O custo do avião e da hora de voo são exorbitantes! Que tal olharem para o Gripen e fazerem algo parecido com o que faz o Brasil, dando trabalho o pessoal das OGMA? O Gripen E tem excelentes capacidades, quer como avião, quer em termos de aviónicos (e.g. what one sees, the others know) quer ainda como plataforma de armas, usando Meteor, IRIS-T e muitas das armas standard NATO. O custo do avião é metade do F-35 e o custo da hora de voo é 10 vezes menor! A capacidade de operar em locais remotos e o número de horas de manutenção necessárias por cada hora de voo ... nem vale a pena falar. Se a FAP / governo conseguirem vencer o lobby americano, a malta em Portugal e na Europa agradece. Termino dizendo que até a USAF se recusou a receber mais F-35 enquanto uma nova "tape"de software resolva muitos dos problemas que ainda restam, disponibilizando capacidades que já devia ter há mais de 10 anos.
5 MBT actualmente dá para um dia de combate.....
Bla bla bla...
Top 🚀🚀🚀🚀🚀🚀 Portugal Unificada temos que cuidar de Cabo Verde e Guiné mesmo
Temos de cuidar desses territórios porquê?! São territórios independentes, muito já nós fazemos por eles
Não temos que cuidar de nada se eles quiserem proteção terao de ser nossas colónias
O problema pessoal é isto não chega pra competir com nenhum país mesmo que isso não seja o objetivo
Portugal está uma desgraça, as nossas forças armadas estão uma desgraça. É urgente e essencial investir nas forças armadas portuguesas e forças de segurança.
Qual é o ramo das FA em Portugal que não tem material obsoleto ou material em falta? Aquisições de material usado é uma espécie de aquisição de material obsoleto com alguma camuflagem. Há que adquirir material novo e de última geração. Se possível de fabrico português e no futuro produzir para vender. Andarmos sempre a comprar ao estrangeiro é encher os bolsos a quem fabrica material militar
Investimentos.....bem a Portugues!! Avioes barcos mas nao tem ninguem para o serviço militar se for necessario!! Em vez de cadeias obriguem os mangelas e a cambada que se ve na TV todo o dia a or cumprir o serviço militar e serem homens!!
Mas ja pagamos a dívida publica para andar a gastar assim dinheiro?
Em quanto fica manter estes navios?
F35 quanto custa a hora de voo, comparado com 1 hora de f16?
Tao cedo nao vamos andar guerra com ninguem é dinheiro estourado em vão
Pelo menos 15 unidades de F 35s e não 27
@Chadconfirmed o custo de voo/hora do f-35 sem falar das atualizações de bases de manutenção, vai ficar em quanto o custo anual?
É desperdício de é dinheiro para guardar um país tão pequeno e dos mais amigáveis do mundo
Porto poderia claramente ter um estaleiro. PORTUGAL NECESSITA SER UMA POTÊNCIA NAVAL
Ah sim dinheiro muito bem investido 🥱🥱🥱🥱
Basta 2% todos anos pra defesa.pronminidterio da defesa investir em 10 anos ...mas o problema e que daqui a dez anos podemos ser atacados ....ok fazemos parte da OTAN .mas tamos muito fracos em quantidade tbm somos um país pequeno 11milhoes de habitantes tava comparar Moçambique e Portugal Moçambique tem tipo e lançadores de mísseis que dispAram vários e nós não temos .....claro temos muito mais material que Moçambique kkkkkkk e se vierem mais dois submarinos ficamos com 4 top
Olha o Ronaldo qe deia bukado au tropa Militär Portugal fogo
Os carros Pandor unca devia ser vendidos porque equipavam as forças armadas ,criavam riqueza e empregos,
Triste mass alemanha tambem olha o salario dos politikos😡🫶🏻🇵🇹🫶🏻💫🙌🏻💯
Em quamto ouver jogos de imteresses para bemrficio próprio em vez de olhar pelos o do país nao ira evoluir...
acho bem, pena que tem uma janela de 20 anos, o positivismo está nas alturas
Insistir nos F35, quando nem dinheiro temos p manter os F16 a voar… já para não dizer que são uma merda…