E-book Questões comentadas: Bioeletrogênese 👉 produtos.mkfisiologia.com/e-book-questoes-comentadas-bioeletrogenese Slides das videoaulas desta playlist Bioeletrogênese 👉 produtos.mkfisiologia.com/slides-bioeletrogenese Transcrição da videoaula (gratuito) 👉 mkfisiologia.com/explicando-o-potencial-de-equilibrio-dos-ions Videoaula sobre como os íons são transportados através da membrana celular ▶th-cam.com/video/vXNS3XRt48M/w-d-xo.html Potencial de repouso da membrana ▶th-cam.com/video/ZmjxLr0LbOw/w-d-xo.html @mkfisiologia
Excelente! Ultrapassou minhas expectativas: claro, conciso e preciso. Didático, enfim. DEUS abençoe-a. Sucesso em sua vida. Sempre grato, JOEL FERNANDES DE SOUZA.
Com ela até criancinha consegue compreender. Impressionante, a gente assiste o semestre todo a aula e ficamos com mais incógnitas a cada dia, com ela assistimos e em poucos minutos, como um passe de mágica…. Cabuuum, voila!!! Está tudo clarinho e no potencial certo! Kkkkk. Sou sua fã número 1, não vejo a hora do TH-cam reconhecer seu talento.
Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos. Me ajudou demais. Vc tem uma capacidade imensurável para o ensino. Parabéns pelo trabalho. Que o mundo tenha mais pessoas como você.
Eu acabei de terminar de ler o capítulo sobre o Guyton que aborda essa parte e algumas coisas não haviam feito muito sentido para mim, mas assistindo a esse vídeo rápido tudo o que eu não estava entendendo se esclareceu. Muito obrigada! Sua didática é sensacional. Já vou assistir a alguns outros vídeos seus do capítulo 5 do Guyton para esclarecer melhor algumas outras coisas.
Parabéns pela aula. A sua metodologia é impecável. Torço muito para seus vídeos alcançar mais pessoas. E obrigado pela dedicação e disponibilidade a ajudar tanta gente.
Eu que agradeço o comentário, isso ajuda bastante na divulgação do canal. Vamos continuar trabalhando pra espalhar fisiologia da forma mais didática possível. Abraço!
Excelente explicação! Estava batendo a cabeça na aula de Biofísica, tentando entender essa equação, mas não entendia por nada. Só com esse vídeo já sanei minhas dúvidas e consegui fazer os exercícios da aula. Obrigada!
Nossa que pena :/ os professores de fisiologia são marcados como os piores didaticamente de todo o curso, ninguém que passa por eles gosta, é realmente muito difícil... Obrigado pelo seu canal!!
@@Jaguadarte__ Esse livro é muito bom, um dos mais didáticos sobre neurociência. Mas mesmo sendo mais didático que a média, tem algumas coisas que ficam um pouco confusas. Quem bom que consegui te ajudar. Abraço!
4:57 Professora, mas, por exemplo, no caso do potássio, após a alteração das concentrações de potássio no meio intra e extracelular, consequentemente, o potencial de equilíbrio dele também foi alterado, etc. No entanto, se fosse esperado um certo tempo, ocorreria das concentrações de potássio dentro e fora voltarem para os valores iniciais de K=155mM (intra) e K=4,5mM (extra)e consequentemente, o potencial de equilíbrio voltaria a ser -91 mV?. A minha dúvida é se nos organismos as concentrações dos íons dentro e fora das células e, consequentemente, o potencial de equilíbrio tendem a ter valores constantes. Obrigado pela a aula! :)
Tenho 3 perguntas, ja que o potencial de equilibrio dos ions varia de acordo com o gradiente de concentração, daria pra dizer que o potencial de equilibrio dos ions são diferentes em cada indivíduo? Ja que a concentração no meio extracelular varia de acordo com as substancias e materia que consumimos. E como definir se o potencial quimico de um ion é mais forte ou mais fraco que o potencial elétrico? O que na natureza determina essa voltagem para cada ion? Existe algo na natureza atômica que determina essas voltagens?
Muito pertinente as suas perguntas! Primeira pergunta: Você pegou a ideia principal, se o gradiente de concentração varia, o potencial de equilíbrio dos íons varia. Mas a médias de variação entre as pessoas em homeostase não é significativa. Mas as concentrações dos íons não estiverem em homeostase, aí os potenciais de equilíbrios desses íons pode mesmo variar. Segunda pergunta: Excelente pergunta, mas um pouco complexa pra responder em um comentário. Ainda vou fazer um vídeo pra responder essa questão. O que eu posso deixar aqui pra você pensar é que o potencial de equilíbrio é o valor da força elétrica quando ela é exatamente igual a força química. Portanto, em um dado gradiente de concentração de um íon, se o potencial de membrana for maior que o potencial de equilíbrio, a força elétrica ganha, mas se o potencial de membrana for menor que o potencial de equilíbrio, a força química ganha. Terceira questão: Tudo o que determina o potencial de equilíbrio de cada íons está na equação de Nernst. Analise cada elemento dessa equação pra tentar responder a sua questão. Finalizando, se você ainda não assistiu todos os vídeos dessa playlist, deixo aqui o link -> th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html
@@mkfisiologia obrigado, consegui entender. Ainda confuso quanto a eletricidade de cada átomo, mas vou seguir seu conselho, e assisti sim essa playlist várias vezes, estou me preparando para o doutorado em neurociencia com seus vídeos e as referências bibliográficas, seus vídeos estão ao nível e você faz do seu canal algo semelhante com o que eu gostaria de fazer futuramente, disseminar conhecimento de alto valor. Parabéns!
A segunda pergunta (E como definir se o potencial quimico de um ion é mais forte ou mais fraco que o potencial elétrico?) foi respondida nesse vídeo -> th-cam.com/video/xUSzypZN8KI/w-d-xo.html
Força química = força de difusão = potencial de difusão = gradiente químico etc. Vai se acostumando, existem vários termos pra se referir a mesma coisa.
Excelente aula! mas fiquei com uma dúvida e tentarei sintetizá-la: Se quando há predomínio de cátions no meio intracelular, o potencial de membrana é positivo, como o potencial de equilíbrio do potássio (que é o potencial de membrana no momento do equilíbrio entre as forças) é negativo, se a presença daquela força química sugere um predomínio de íons potássio (positivos) no interior ?
Olá Fabio, tudo bem? Sua dúvida é comum a muitos alunos. Mas não é tão simples de responder na forma de texto. Recomendo você assistir os vídeos dessa playlist ( th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html ) na sequência, e se a dúvida persistir, pode deixar um outro comentário que eu tentarei responder, ok? Abraço e bons estudos!
Amando as aulas mas mds elas poderiam ter uma numeração ou algo do tipo, toda aula que abro tenho que ter visto uma antes que não está nas playlists, juro que já to abrindo o 5° vídeo antes de conseguir ver a aula que quero
Não sei que playlist você está assistindo, mas tem várias playlists todas super organizadas. É só ir lá na página do canal (aba playlist) e escolher o assunto que está precisando estudar.
Como o citoplasma é negativo, a força elétrica não orienta o Na + para dentro da célula? Assim, tanto a força elétrica quanto a tendência difusional ( gradiente químico) orientam o a entrada de Na+ na célula.
@@mkfisiologia mas também pode se mover para fora quando ele entra e deixa os ânions dispariados fora, assim, pode ser atraído por esses ânions de volta para fora ?
@@JessicaSacchelli não, pois a entrada de um sódio praticamente não muda a diferença elétrica que existe. Recomendo ler o conteúdo em algum livro de fisiologia que está recomendado na descrição.
@@mkfisiologia então quando o Na+ entra, o fato de ele deixar ânions dispariados fora apenas gera uma força elétrica oposta ( sentido dentro para fora), mas isso não quer dizer que ele vá sair, e sim que ele vai continuar entrando pela força química até que essa se iguale com a força elétrica oposta e por fim o equilíbrio eletroquímico ser atingido. É isso?
@@JessicaSacchelli isso, e quando as forças químicas e elétricas se igualarem, e você medir o potencial nesse momento, você terá o potencial de equilíbrio do sódio para um determinado gradiente de concentração
Se o Na+ entra na célula, pq a concentração dele é maior fora da célula? e a concentração de potássio é dentro? se pela força de fusao ele é mandado para fora da célula?
Olá Caroliny, tudo bem? Recomendo você voltar um pouco no conteúdo e ver esse vídeo aqui para revisar o transporte dos íons, principalmente a bomba Na+/K+ -> th-cam.com/video/vXNS3XRt48M/w-d-xo.html
Boa tarde professora, me tira uma dúida por favor? ja assisti todos os ideos da playlist e ainda não entendi. Quando a força de difusão se iguala a elétrica no exemplo, o movimento efetivo do potassio é igual a zero. Mais nesse momento as cargas não voltam ficar todos emparelhadas novamente ? ou é tipo, ninguém sai e ninguém entra? por que se for assim, o meio extracelular ai ficar cm excesso de cargas + e o mei intra com excesso de cargas -
Boa tarde Ana, tudo bem? Não entendi muito bem a sua dúvida. Talvez seja necessário uma aula particular ou uma consultoria pra esclarecer sua dúvida, mas eu não faço esse tipo de serviço. Recomendo fortemente que você estude também através de algum dos livros que eu recomendei na descrição desse vídeo. Estudar por várias fontes diferentes é a melhor forma de entender melhor o conteúdo. Algo que recomendo também é tirar dúvidas com o seu professor(a) caso isso seja possível. Abraço!
Se você tiver na faculdade, pergunte ao seu professor. As vezes ele nem cobra essa equação nas avaliações. Mas essa equação ajuda a entender o que pode alterar o potencial de equilíbrio de um íon. Recomendo a leitura de pelo menos um dos livros recomendados na descrição do vídeo ou uma aula particular.
A tabela periódica representa os elementos sódio e potássio e seus respectivos pesos atômico. Não representa as suas formas ionizadas (Na+ e K+) que apresentam a mesma "positividade" (uma carga positiva). Na química, na fisiologia, e qualquer outra disciplina, o íon potássio é um cátion, um íon com carga positiva (K+). O movimento desse íon (positivo) pra fora da célula é que deixa o potencial de membrana negativo. Sugiro voltar um pouco na química pra rever os conceitos de íons, pois pode te ajudar a compreender melhor o conteúdo.
ué, mas precisa mesmo, vou falar que não precisa 🤷♀️ é só ir direto na playlist e assistir tudo na sequencia -> th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html
Olá Júlia, tudo bem? Assisti de novo o vídeo com calma, acho que você perdeu algo importante. Preste atenção no movimento do K+, o K+ tende a sair da célula diferente do Na+ que tende a entrar na célula.
@@mkfisiologia aí ahasou eu achei que era porque tem vídeo que a senhora tá com o cabelo curto aí do nada aparece com cabelão eu sou auxiliar de cabeleireiro e estudante de medicina, adoro seus vídeos
E-book Questões comentadas: Bioeletrogênese 👉 produtos.mkfisiologia.com/e-book-questoes-comentadas-bioeletrogenese
Slides das videoaulas desta playlist Bioeletrogênese 👉 produtos.mkfisiologia.com/slides-bioeletrogenese
Transcrição da videoaula (gratuito) 👉 mkfisiologia.com/explicando-o-potencial-de-equilibrio-dos-ions
Videoaula sobre como os íons são transportados através da membrana celular ▶th-cam.com/video/vXNS3XRt48M/w-d-xo.html
Potencial de repouso da membrana ▶th-cam.com/video/ZmjxLr0LbOw/w-d-xo.html
@mkfisiologia
Excelente! Ultrapassou minhas expectativas: claro, conciso e preciso. Didático, enfim. DEUS abençoe-a. Sucesso em sua vida.
Sempre grato, JOEL FERNANDES DE SOUZA.
Fico feliz em ultrapassar as suas expectativas! Obrigada pelo comentário Joel. Abraço!
QUE EXPLICAÇÃO MARAVILHOSA! Muito obrigada por sanar minhas dúvidas desse conteúdo de maneira tão clara e didática!
Que bom que essa videoaula te ajudou Giulia! Espero que as outras videoaulas aqui do canal possa te ajudar também. Abraço!
Com ela até criancinha consegue compreender. Impressionante, a gente assiste o semestre todo a aula e ficamos com mais incógnitas a cada dia, com ela assistimos e em poucos minutos, como um passe de mágica…. Cabuuum, voila!!! Está tudo clarinho e no potencial certo! Kkkkk. Sou sua fã número 1, não vejo a hora do TH-cam reconhecer seu talento.
kkkk fico muito feliz em ajudar, estamos aqui pra isso. Abraço e bons estudos!
Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos. Me ajudou demais. Vc tem uma capacidade imensurável para o ensino. Parabéns pelo trabalho. Que o mundo tenha mais pessoas como você.
Obrigada pelo comentário 🥰️🥰️🥰️
Sua didática é fantástica!!!! Obrigada!!!❤
Amei essas aulas, tá me ajudando demais, obrigada! Que continue com essa didática maravilhosa🫶🏼
Estamos aqui pra ajudar Mylene. Abraço e bons estudos!
Eu acabei de terminar de ler o capítulo sobre o Guyton que aborda essa parte e algumas coisas não haviam feito muito sentido para mim, mas assistindo a esse vídeo rápido tudo o que eu não estava entendendo se esclareceu. Muito obrigada! Sua didática é sensacional. Já vou assistir a alguns outros vídeos seus do capítulo 5 do Guyton para esclarecer melhor algumas outras coisas.
Que bom que ajudou! Caso precise, confira a playlist completa sobre bioeletrogênese -> th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html
Que delícia de aula! Super didática e esclarecedora.
Que issooooo, muito obrigada!!! 👏👏👏👏😁⭐⭐
Eu que agradeço o comentário. Abraço e bons estudos!
Sou estudante de Nutrição e esses vídeos sobre bioeletrogênese têm me ajudado muito! Muito obrigado!
Fico feliz em ajudar!
Parabéns pela aula. A sua metodologia é impecável. Torço muito para seus vídeos alcançar mais pessoas. E obrigado pela dedicação e disponibilidade a ajudar tanta gente.
Eu que agradeço o comentário, isso ajuda bastante na divulgação do canal. Vamos continuar trabalhando pra espalhar fisiologia da forma mais didática possível. Abraço!
Excelente explicação! Estava batendo a cabeça na aula de Biofísica, tentando entender essa equação, mas não entendia por nada. Só com esse vídeo já sanei minhas dúvidas e consegui fazer os exercícios da aula. Obrigada!
Que bom que eu ajudei Marcellie! Fico feliz em ajudar, abraço e bons estudos!
Fiquei fã. Explanação com muita propriedade! Parabéns!
Muito obrigada! Abraço!
Didática excelente! Obrigado, professora.
Obrigada Rafael 🤗
Meu professor de fisiologia na UFSC no curso de ciências biologicas é a desgraça, obrigado pela sua aula
E se eu te falar que fiz um concurso pra professor de fisiologia em 2017 aí na UFSC, e não fui aprovada 🥲.. acho que melhorei de lá pra cá 😅
Nossa que pena :/ os professores de fisiologia são marcados como os piores didaticamente de todo o curso, ninguém que passa por eles gosta, é realmente muito difícil... Obrigado pelo seu canal!!
@@vigintiz1097 que pena saber que está assim aí no seu curso. Espero ajudar nos seus estudos. Abraço!
Muito bem explicado!!!! Parabéns!!! Tirei todas as minhas dúvidas😘
Que bom Mariana! Fico feliz em ajudar. Abraço e bons estudos!
Gente! Ela é fantástica!
Obrigada 🥰
Incrível! Muito bom
Que bom que gostou Leonardo! Espero que goste das outras videoaulas aqui do canal também. Abraço!
@@mkfisiologia Obrigado! Me ajudou na leitura do livro do Mark F. Bear
@@Jaguadarte__ Esse livro é muito bom, um dos mais didáticos sobre neurociência. Mas mesmo sendo mais didático que a média, tem algumas coisas que ficam um pouco confusas. Quem bom que consegui te ajudar. Abraço!
Obrigado pelas suas aulas ❤
Estamos aqui pra isso, pra oferecer videoaulas gratuitas e de qualidade. Abraço!
Incríveeeeeel mulher❤
você me SALVOU, muito muito muito obrigada 😊
😉👍
Tô no ensino médio, estudando por curiosidade. Mt obg por ter sanado minhas dúvidas
Bons estudos Ítalo!
Explocou muito bem 👏🏽
que bom que gostou!
parabéns pelo conteúdo e didática, consegui aprender tudo, muito obrigada!!
Que bom que este conteúdo te ajudou, abraço!
Você é simplesmente incrível explicando.
Muito obrigada Claudia! Espero que goste dos demais conteúdos do canal, abraço!
revi hoje. obrigado.
😉👍
Que aula, muito obrigado!
MUITO OBRIGADO!
Muito bom! Ótima explicação e didática
Que bom que gostou Gabriel! Obrigada 😃
Seu conteúdo é incrível! Obrigada.
Eu que agradeço o comentário Ana! Abraço e bons estudos!
Você é EXCELENTE!!!!!!
Obrigada Carla! Bons estudos!
Valeu, Prof, obrigadoo me ajudou
Que bom que ajudou Caio, abraço!
Adoro os seus vídeos
Fico feliz em saber Thiago! Abraço!
Muito.bom! Obrigada!!! ;)
Nós que agradecemos o comentário 😉
Esse vídeo foi tudo pra mim! Muito obrigada! s2
Que bom! Obrigada pelo comentário, isso ajuda muito o canal, abraço!
4:57 Professora, mas, por exemplo, no caso do potássio, após a alteração das concentrações de potássio no meio intra e extracelular, consequentemente, o potencial de equilíbrio dele também foi alterado, etc. No entanto, se fosse esperado um certo tempo, ocorreria das concentrações de potássio dentro e fora voltarem para os valores iniciais de K=155mM (intra) e K=4,5mM (extra)e consequentemente, o potencial de equilíbrio voltaria a ser -91 mV?. A minha dúvida é se nos organismos as concentrações dos íons dentro e fora das células e, consequentemente, o potencial de equilíbrio tendem a ter valores constantes.
Obrigado pela a aula! :)
Sim tendem a ser valores constantes, graças a bomba de Na+ e K+
@@mkfisiologia obrigado
Tenho 3 perguntas, ja que o potencial de equilibrio dos ions varia de acordo com o gradiente de concentração, daria pra dizer que o potencial de equilibrio dos ions são diferentes em cada indivíduo? Ja que a concentração no meio extracelular varia de acordo com as substancias e materia que consumimos.
E como definir se o potencial quimico de um ion é mais forte ou mais fraco que o potencial elétrico?
O que na natureza determina essa voltagem para cada ion? Existe algo na natureza atômica que determina essas voltagens?
Muito pertinente as suas perguntas!
Primeira pergunta: Você pegou a ideia principal, se o gradiente de concentração varia, o potencial de equilíbrio dos íons varia. Mas a médias de variação entre as pessoas em homeostase não é significativa. Mas as concentrações dos íons não estiverem em homeostase, aí os potenciais de equilíbrios desses íons pode mesmo variar.
Segunda pergunta: Excelente pergunta, mas um pouco complexa pra responder em um comentário. Ainda vou fazer um vídeo pra responder essa questão. O que eu posso deixar aqui pra você pensar é que o potencial de equilíbrio é o valor da força elétrica quando ela é exatamente igual a força química. Portanto, em um dado gradiente de concentração de um íon, se o potencial de membrana for maior que o potencial de equilíbrio, a força elétrica ganha, mas se o potencial de membrana for menor que o potencial de equilíbrio, a força química ganha.
Terceira questão: Tudo o que determina o potencial de equilíbrio de cada íons está na equação de Nernst. Analise cada elemento dessa equação pra tentar responder a sua questão.
Finalizando, se você ainda não assistiu todos os vídeos dessa playlist, deixo aqui o link -> th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html
@@mkfisiologia obrigado, consegui entender.
Ainda confuso quanto a eletricidade de cada átomo, mas vou seguir seu conselho, e assisti sim essa playlist várias vezes, estou me preparando para o doutorado em neurociencia com seus vídeos e as referências bibliográficas, seus vídeos estão ao nível e você faz do seu canal algo semelhante com o que eu gostaria de fazer futuramente, disseminar conhecimento de alto valor. Parabéns!
@@drielifreitas boa sorte na sua jornada, precisamos sim de muito mais gente disseminando conhecimento por aqui. Abraço!
A segunda pergunta (E como definir se o potencial quimico de um ion é mais forte ou mais fraco que o potencial elétrico?) foi respondida nesse vídeo -> th-cam.com/video/xUSzypZN8KI/w-d-xo.html
Essa força elétrica e química tem algum outro nome? A força química é a mesma coisa que potencial de difusão?
Excelente explicação. Obrigada
Força química = força de difusão = potencial de difusão = gradiente químico etc. Vai se acostumando, existem vários termos pra se referir a mesma coisa.
Excelente aula! mas fiquei com uma dúvida e tentarei sintetizá-la: Se quando há predomínio de cátions no meio intracelular, o potencial de membrana é positivo, como o potencial de equilíbrio do potássio (que é o potencial de membrana no momento do equilíbrio entre as forças) é negativo, se a presença daquela força química sugere um predomínio de íons potássio (positivos) no interior ?
Olá Fabio, tudo bem?
Sua dúvida é comum a muitos alunos. Mas não é tão simples de responder na forma de texto. Recomendo você assistir os vídeos dessa playlist ( th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html ) na sequência, e se a dúvida persistir, pode deixar um outro comentário que eu tentarei responder, ok? Abraço e bons estudos!
Amando as aulas mas mds elas poderiam ter uma numeração ou algo do tipo, toda aula que abro tenho que ter visto uma antes que não está nas playlists, juro que já to abrindo o 5° vídeo antes de conseguir ver a aula que quero
Não sei que playlist você está assistindo, mas tem várias playlists todas super organizadas. É só ir lá na página do canal (aba playlist) e escolher o assunto que está precisando estudar.
Como o citoplasma é negativo, a força elétrica não orienta o Na + para dentro da célula? Assim, tanto a força elétrica quanto a tendência difusional ( gradiente químico) orientam o a entrada de Na+ na célula.
Sim, está correto o seu raciocínio. O sódio pode se mover para o interior sa célula a favor do seu gradiente elétrico e químico.
@@mkfisiologia mas também pode se mover para fora quando ele entra e deixa os ânions dispariados fora, assim, pode ser atraído por esses ânions de volta para fora ?
@@JessicaSacchelli não, pois a entrada de um sódio praticamente não muda a diferença elétrica que existe. Recomendo ler o conteúdo em algum livro de fisiologia que está recomendado na descrição.
@@mkfisiologia então quando o Na+ entra, o fato de ele deixar ânions dispariados fora apenas gera uma força elétrica oposta ( sentido dentro para fora), mas isso não quer dizer que ele vá sair, e sim que ele vai continuar entrando pela força química até que essa se iguale com a força elétrica oposta e por fim o equilíbrio eletroquímico ser atingido. É isso?
@@JessicaSacchelli isso, e quando as forças químicas e elétricas se igualarem, e você medir o potencial nesse momento, você terá o potencial de equilíbrio do sódio para um determinado gradiente de concentração
Se o Na+ entra na célula, pq a concentração dele é maior fora da célula? e a concentração de potássio é dentro? se pela força de fusao ele é mandado para fora da célula?
Olá Caroliny, tudo bem?
Recomendo você voltar um pouco no conteúdo e ver esse vídeo aqui para revisar o transporte dos íons, principalmente a bomba Na+/K+ -> th-cam.com/video/vXNS3XRt48M/w-d-xo.html
👋👋👌💯
Boa tarde professora, me tira uma dúida por favor? ja assisti todos os ideos da playlist e ainda não entendi. Quando a força de difusão se iguala a elétrica no exemplo, o movimento efetivo do potassio é igual a zero. Mais nesse momento as cargas não voltam ficar todos emparelhadas novamente ? ou é tipo, ninguém sai e ninguém entra? por que se for assim, o meio extracelular ai ficar cm excesso de cargas + e o mei intra com excesso de cargas -
Boa tarde Ana, tudo bem? Não entendi muito bem a sua dúvida. Talvez seja necessário uma aula particular ou uma consultoria pra esclarecer sua dúvida, mas eu não faço esse tipo de serviço. Recomendo fortemente que você estude também através de algum dos livros que eu recomendei na descrição desse vídeo. Estudar por várias fontes diferentes é a melhor forma de entender melhor o conteúdo. Algo que recomendo também é tirar dúvidas com o seu professor(a) caso isso seja possível. Abraço!
Muito boa a aula. Mas não consegui entender muito bem a equação de Nernst.
Se você tiver na faculdade, pergunte ao seu professor. As vezes ele nem cobra essa equação nas avaliações. Mas essa equação ajuda a entender o que pode alterar o potencial de equilíbrio de um íon. Recomendo a leitura de pelo menos um dos livros recomendados na descrição do vídeo ou uma aula particular.
Que vídeo sensacional. Parabéns pela explicação perfeita 🫱🏽🫲🏼
Obrigada! Abraço e bons estudos!
O que é a carga elétrica de um ion?
Help😢
Olha, recomendo você revisar a química básica, se não vai ser difícil avançar
Porque na tabela periódica o potássio é mais positivo que o sódio, e na fisiologia é ao contrário?? o potássio negativo e sódio postivo
A tabela periódica representa os elementos sódio e potássio e seus respectivos pesos atômico. Não representa as suas formas ionizadas (Na+ e K+) que apresentam a mesma "positividade" (uma carga positiva). Na química, na fisiologia, e qualquer outra disciplina, o íon potássio é um cátion, um íon com carga positiva (K+). O movimento desse íon (positivo) pra fora da célula é que deixa o potencial de membrana negativo. Sugiro voltar um pouco na química pra rever os conceitos de íons, pois pode te ajudar a compreender melhor o conteúdo.
@@mkfisiologia Muito obrigado por responder
ln(x) | x>0, se x1, é positivo. Basta vc trocar denominador com numerador da operação logarítmica e verá que há apenas mudança de sinal no resultado.
MDS, faz uns 5 vídeo q ela fala q eu preciso saber de outro assunto pra entender o outro 😭😭😭😭😭
ué, mas precisa mesmo, vou falar que não precisa 🤷♀️
é só ir direto na playlist e assistir tudo na sequencia -> th-cam.com/play/PLCalKjnvgm_GBsAJfxT1tVO52X6SehV6h.html
pq o resultado de k+ fica negativo?
Olá Júlia, tudo bem? Assisti de novo o vídeo com calma, acho que você perdeu algo importante. Preste atenção no movimento do K+, o K+ tende a sair da célula diferente do Na+ que tende a entrar na célula.
Tá de mega mana?
que mega o quê, é meu cabelo mesmo kkk
@@mkfisiologia aí ahasou eu achei que era porque tem vídeo que a senhora tá com o cabelo curto aí do nada aparece com cabelão eu sou auxiliar de cabeleireiro e estudante de medicina, adoro seus vídeos
@@jacksoncyrus6505 só olhar a data dos vídeos 😅
Que issooooo, muito obrigada!!! 👏👏👏👏😁⭐⭐
🥰🥰