Uma sugestão de vídeo que tenho: fazer uma tier list sobre as profissões que mais usam o inglês (diretamente e indiretamente). Há profissões que você utiliza o inglês no dia-a-dia e há outras que não, mas você pode se atualizar por livros e artigos em inglês, como a psicologia.
Muita gente não tem noção o quão díficil é uma faculdade de Física ou de Matemática, então vou deixar minha experiência aqui. Eu passei em Engenharia de Software direto do EM, na PUCPR (era a melhor do brasil em ES), fiz 2 anos, lá eu vi Cálculo I, II, III e IV, passei direto em todos. Não me idetifiquei com o curso, então mudei para o de Matemática Aplicada na federal, basicamente joguei fora tudo que eu tinha aprendido em Cálculo e ter que recomeçar quase do 0. Abordagem diferente, mais rigor, mais aprofundamento, sem contar que na faculdade de Matemática a gente vê ao que se equivale ao "Cálculo 6" digamos assim, como meu professor mesmo disse, e isso só na graduação, então é bizarramente diferente e complicado, um matemático ou físico em aulas de cálculo de engenharia poderiam quase ser os professores
No meu caso me formei em licenciatura e tem um pouco de diferença no bacharelado que se a profunda muito na matemática pura, quando a licenciatura têm materias pedagógicas para formar aluno em professor. A matemática é linda.
@@thiagoepifania5221licenciatura em matemática na federal cheguei a ver alguns que trabalhavam e estudavam e se formaram, agora bacharelado e a física tanto licenciatura quanto bacharelado todos que deram seguimento ao curso precisaram parar de trabalhar.
Estou na minha graduação em física, e assim... Eu acho que a física pode ser mais complexa que matemática pois ela tem um nível de interdisciplinaridade maior (mas eu só defendo algo assim para o nível de graduação, a pós é anos-luz mais monstruosa). Mas nossa... Estou pegando qualquer cadeira do curso de bacharelado em matemática; é lindo e impressionante! A matemática é brilhante.
Na minha opinião, como mais difíceis seriam Matemática e Física... O resto abaixo desses dois cursos. Já comecei um curso de Eng da computação e um de física, não os concluí, e ambos em faculdade pública. Percebi que na física , os cálculos da Eng. São vistos como básicos.
Com certeza vc não sabe sobre química e astronomia kkkk na química: imagina vc juntar os conceitos da física, da matemática na química como, por exemplo, físicoquimica e química quântica?
@@danielc.santos9855Os químicos estão de pé de igualdade com os físicos, estes dois não tem o formalismo que os matemáticos têm mais não deixam de ser igualmente difíceis.
os cursos voltados a área de TI principalmente se envolver cálculos e programação sempre será dos mais difíceis e infelizmente não são muitos que conseguem finalizar os cursos nessas áreas as taxas de desistências são bem grandes
Na universidade que eu tô cursando, tem BCET antes da engenharia, é um Bacharelado em ciências exatas e tecnologia, temos que fazer isso para depois partir para uma terminalida(engenharia)(física)(matemática) etc...
Colocar ADS na mesma prateleira de ciências da computação não parece fazer muito sentido, visto que os cursos são da mesma área mas CC estuda a área com profundidade e em publicas muitas vezes é integral em 4 anos e ads sendo 3 anos noturno somente
realmente me espantei ao ver ads junto com ciência de dados, o pilar do cd é matemática e estatística basicamente (junto com programação e juntar tudo em um machine learning de qualidade), então toda a exatas é muito mais difícil e aprofundada do que ads, tanto que eu vejo até matérias de cálculo 3 no meu curso de ciência de dados (integrais múltiplas, mudanças de variáveis, gradiente, etc. etc) e o meu amg q faz ads viu no máximo limite e derivadas
Fazia engenharia elétrica na USP e não consegui concluir pois era muito difícil, muito trabalhoso, tive burnout. Larguei e entrei em Matemática Aplicada na mesma instituição, muito mais fácil, me formei sem grandes problemas. Acho que no topo estão as engenharias. Depois vem matemática, ciência da computação, física, estatística, etc. Já Sistemas de Informação/ADS são mais fáceis, vem na terceira categoria.
Fiz 1 ano na UFABC que era pra engenharia e depois fiz ADS na fatec.. demorei o dobro pra me formar huehue.. assim, acho que a engenharia é difícil por si só pelas matérias de exatas, mas algumas coisas da computação conseguem ser punk também.. no fim acho que passei perrengue em ambas e coloco-as no top (pela minha exp).
Matemática aplicada é diferente da Matemática abstrata que é a que se estuda em todas Universidades Federais, é mais complicada, além de ter um embasamento pesado em cálculo e álgebra linear, ainda tem a parte das disciplinas abstrata que é de infernizar qualquer mente.
Eu fiz o bacharelado em física e licenciatura em matemática colocaria o bacharelado em física no super difícil devido as experimentais, já licenciatura em matemática colocaria no menos difícil e o bacharelado em matemática e matemática aplicada no difícil. Engenharias, química, biologia, arquitetura nos super difícil. Devia ter uma categoria chatos, então por ser chato colocaria o ADS e Ciências Contábeis. Os demais não tenho a mínima noção, mas pela sua descrição manutenção e eletrônica industrial deixaria nos super difícil, pois tem pouca teoria, daí é foda. Para mim engenharia é mais difícil que física e matemática, mais disciplinas por semestre, tem que engolir um monte de coisa, sem provas, falta de rigor matemático, notação horrível ... . Para mim várias coisas são mais difíceis. As licenciaturas em si os cursos são bem mais tranquilos que suas versões bacharelado, no bacharelado pega muito mais, são cursos bem distintos na USP por exemplo a ponto de comparar medicina com medicina veterinária, mas tem universidades que são mais próximos como na Unesp. Agora a nível de pesquisa acredito que matemática pura seja mais difícil que física teórica, engenharia, computação ... os problemas em aberto que sobraram são extremamente difíceis, a ponto de pessoas concluírem o doutoramento e levarem muitos anos para publicar um artigo a depender do que trabalha, mas no geral a pura é muito embaçado. Então pesquisa acadêmica matemática pura ficaria na posição mais difícil, pelos problemas em si, pesquisa matemática é algo colaborativo atualmente, tem que juntar vários matemáticos para avançar algo, eu vi esses dias uma entrevista com Richard Borcheds que é medalha fields e ele tem dificuldade hoje em fazer pesquisa, que falha nos problemas que tenta resolver que nos anos 70 e 80 era muito mais fácil e cresceu de forma exponencial, toda a matemática pura fácil e média já foi feita. E ADS acho chato pra cacete, não suporto desenvolvimento web, estou fazendo o curso e penso em largar a todo momento (não reprovei nem nada, só achava legal até a parte teórica que tinha algo de algoritmos, grafos, matemática discreta, estrutura de dados lá com o livro do Cormen, acabou isso tá insuportável) devido a essas partes, matemática eu tenho prazer em estudar, agora esse curso de ADS sério quanta coisa chata num mesmo curso. Matemática tem topologia, análise, análise complexa, introdução a teoria dos números, álgebra abstrata, geometria diferencial ... só disciplinas da hora, mas tem esse porém que fazer pesquisa depois num doutoramento que será a parte complicada de fato.
Sobre Matemática, como Matemático e amante da Física, posso dizer o seguinte: A Matemática não é uma ciência tal como a Física, a Biologia ou a Química. Em Matemática não dá pra aplicar o método científico bonitinho (observar um fenômeno, propor uma explicação/hipótese e depois testá-la). No nível de bacharelado e, especialmente da pesquisa, Matemática é pura abstração. Diz-se que ela é uma "ciência" postulacional, isto é, uma ciência em que suas verdades só adquirem este status por demonstração formal e lógica. Além disso, numa proposição do tipo "Se P então Q", pouco importa se a premissa P tem validade no mundo físico. O Matemático puro estará interessado é justamente nos raciocínios que conduzem a Q assumindo como verdade P. Se P é de fato verdade ou ocorre no mundo real, isto é irrelevante. Embora quase tudo em Matemática deva ser demonstrado para adquirir o status de verdade, há ideias iniciais que não podemos demonstrar e que é de onde devemos partir. São os postulados. E eles podem ser bem arbitrários, embora em áreas mais práticas como a Geometria euclidiana, os postulados sejam ideias aceitas como verdade por intuição. No entanto, o legal da Matemática é justamente produzir resultados bastante contraintuitivos. Uma outra característica da Matemática é que ela requer precisão de linguagem jamais vista em qualquer outro campo do conhecimento humano. Não se pode admitir em Matemática ambiguidades nas definições de seus objetos. Por exemplo, uma vez estabelecido o que é um espaço vetorial ou topológico ou que é uma função contínua, matemáticos de todo mundo quando virem estes conceitos não poderão ter qualquer dúvida ou "subjetividade" sobre o que eles representam. De toda sorte, apesar da abstração em Matemática, seus resultados podem eventualmente ser usados para atacar problemas bastante concretos. E na história da ciência humana, temos diversos exemplos de estruturas abstratas matemáticas que foram fundamentais na modelagem de problemas científicos concretos. A Fìsica, por sua vez, bebe bastante da Matemática, mas não como um Matemático profissional. A Física é ciência e o mundo real é sua inspiração primária e não as próprias estruturas do pensamento humano. Particularmente, acho até mais fácil gostar mais de Física do que de Matemática, devido a esta tentativa de explicar o universo, nosso mundo etc. Em Matemática em nível de bacharelado ou de pesquisa, não temos o mundo real como suporte para nossas ideias, seja como ponto de partida, seja como aplicação. Mas, ainda assim, eu adoro.
Sou ótimo em matemática ( EM) ainda n enfrentei oq é cálculo de vdd, mas quando se trata de imaginar formas geométricas e suas projeções não dá, eu n tenho imaginação , tipo 0. Pra mim o ato de imaginar era algo inventado, até descobrir realmente que as pessoas conseguem ver imagens em suas cabeças Antes pensava em matemática, mas vi MT gente falando de ser MT abstrato ent esse medo me pegou e estou indo pra física, e física me conforta mais no trabalho com supercondutores, materiais etc doq banco de dados, estatísticas e outros afins da matemática.
Independente da escolha, difícil é concluir uma faculdade. A alegria é ao entrar e ao sair, no meio tempo as emoções se misturam. Fiz Ciências Contábeis.
Eduardo, Física realmente acho ser o mais difícil de todos. Matemática na universidade federal cheguei a ver alguns alunos que trabalhavam e estudavam e se formaram. Física infelizmente isso não acontecia. Os que trabalhavam tiveram que largar o emprego para dar seguimento ao curso.
Em física o cara deve saber química, matemática, além da própria física a nível de graduação. A astronomia tambem é englobada como opção durante o curso 💀
Em física só se faz quimica básica kkkkkkkkk fala sério, queria ver se vcs tivessem q pegar quimica inorgânica ou organica. Não desfazendo da complexidade do curso, é super difícil, mas falar q vcs estudam quimica é mentira!
@@matheusfontes7737 Opa, se o cara não souber as disciplinas que eu falei realmente não vai longe como físico. No curso eles não dão nem a própria física como deveriam dar. Mas pra ser um físico medíocre de nível internacional tem que buscar grande parte sozinho.
Eu concluí licenciatura em física e prestei vestibular para engenharia elétrica no período seguinte, já estou no 15° período corrido (contando ambas graduações) de surra para conseguir aprovação nas disciplinas. Se eu quisesse moleza nem cogitar fazer estes cursos nas públicas. Minha expectativa é que o trabalho seja mais tranquilo, não que seja fácil, depois de se adaptar ao que é difícil tudo tende a ser administrável.
Eu mudaria um pouco essa lista. Baixaria logística pra menos difícil, subiria eletrônica industrial pra mais ou menos. Baixaria química pra difícil, não acho química no mesmo nível de dificuldade de física e matemática. Subiria biologia pra difícil, é um curso puxado, vc estuda tudo que tem vida, desde o corpo humano até animais e plantas.
Procura por um curso chamado "bacharelado em ciências e tecnologia". Meu amigo é uma pica por conta da interdisciplinaridade. Cálculo iv, física iv, um montão de química, estatística, tudo no mesmo curso.
Estou no curso de Análise desenvolvimento de sistemas, muito difícil, no semestre vou mudar de curso, passo todo o final de semana na frente do computador tentando aprender e sinto que não estou evoluindo
Mas trabalhar com contábeis é complicado mesmo,.muitas leis, vc tem que ficar se atualizando o tempo todo nas leis tributárias em cada tipo de empresa. Eu colocaria em mais ou menos.
faço arquitetura, e posso falar categoricamente q arquitetura n é difícil, engenharia civil é muuuuuuuuuuuito mais difícil. o problema da arquitetura é q é um curso trabalhoso. os trabalhos são gigantes e muitos.
Só um adendo,contabilidade não é um curso de exatas é uma ciência social aplicada,embora nas universidades se usa bastante exatas na contabilidade como estatística, cálculo 1...
8 หลายเดือนก่อน +1
Ate hoje, em todas as universidades que conheci, a contabilidade fazia parte do departamento de professores de exatas. Sei sim, que ela é uma “ciencia social aplicada”. Mas, convenhamos, que boa parte de suas ferramentas tem originalidade nas ciencias exatas. E se alguem falar “ah mas ela estuda mt burocracia”. A maioria das profissões estuda burocracia. Um dos principais trabalhos do engenheiro é estudar norma tecnica, que sao documentos de muitas paginas, para verificar se a obra esta denteo dos padroes
Como estudante do penúltimo período de Contabilidade em uma faculdade pública de nome, concordo com a classificação do autor. Não recomendo muito a área não kkkkkkkkkk, é muito, mas muito trabalho pra pouca valorização e salário... Mas é, se você tiver gosto pela área vai ganhar BASTANTE dinheiro, porém, se entrar só por ser uma das áreas que mais empregam, vai viver na miséria kkkkkkkkkkk
Curso é de boa, mano. Em uma escala de 1 a 10 ele fica em 5. Você usa mais matemática básica nele. Em algumas instituições você tem cálculo 1 e estatística 1 e 2 na grade. Fora isso é super de boa.
@@eduw. Se você for um cara que curte muito rotinas e atividades bem definidas, um escritório contábil ou mesmo sendo contador em uma empresa é o ideal para você. Se for procurar uma coisa mais dinâmica, vai para o lado da controladoria.
Ciências Contábeis nem é um curso de Exatas, mas ok. Se fosse para colocar algum curso do ramo de negócios, colocava Economia, pois é um curso mais voltado para cálculos quantitativos e etc. Contábeis costuma ser mais coxa.
ADS é bem de boa, é um curso muito voltado a programação, se a pessoa conseguir dominar a lógica de programação leva o curso de boa, colocaria ele em mais ou menos e passaria redes de computadores pra difícil
pensei nisso agora pouco quando vi "redes de computadores"nos mais ou menos, estudo rede de computadores e abrange muita coisa, as vezes quem olha so o nome pensa "a entender como funciona uma rede é fácil etc etc" um bom profissional que quer se especializar nessa área tem muito chão...
@@VitorDeodato-dh5mp eu já fiz isso, realmente foi uma experiência estranha, mas se um matemático entrar em uma aula de Teoria Quântica de Campos vai se sentir do mesmo jeito.
Eu fiz isso com licenciatura em física para depois cursar engenharia elétrica, no meu caso valeu a pena por já ter formado para exercer uma profissão regulamentada pelo MEC e agora cursando engenharia reduziu a carga de estudos nos 2 primeiros anos de curso com as isenções de disciplinas em comum. Mas levei 6 anos para concluir o primeiro e vou levar pelo menos mais 3 anos e meio para concluir o segundo (estou no 3° semestre)
@@Ped_andrad4719Ciências Contábeis é tranquilo, mas acabei trancando, achava que era uma coisa e era outra totalmente diferente, cheguei até o 4° período
@@Ped_andrad4719 Olha, é um curso abrangente, no meu caso, que faço na ufg, é direcionado pro ramo acadêmico, ou seja, conhecimentos que podem ser aproveitados rapidamente para o mercado de trabalho nós somente vemos a partir do quinto período. É muita matemática, (mesmo que não seja exigida tantas demonstrações e afins) caso o aluno não goste ou não tenha um bom domínio de matemática, é um curso que não recomendo. Assim, a questão da ciência da computação é o aluno ter que lidar com conhecimentos da área de tecnologia da informação e da matemática... sendo ambas áreas com um estudo verticalizado, isto é, estudo profundo das partes.
🔥Faça parte do 1% sendo FLUENTE EM INGLÊS MUITO MAIS RÁPIDO : hotm.art/inglesEP
Uma sugestão de vídeo que tenho: fazer uma tier list sobre as profissões que mais usam o inglês (diretamente e indiretamente). Há profissões que você utiliza o inglês no dia-a-dia e há outras que não, mas você pode se atualizar por livros e artigos em inglês, como a psicologia.
Muita gente não tem noção o quão díficil é uma faculdade de Física ou de Matemática, então vou deixar minha experiência aqui. Eu passei em Engenharia de Software direto do EM, na PUCPR (era a melhor do brasil em ES), fiz 2 anos, lá eu vi Cálculo I, II, III e IV, passei direto em todos. Não me idetifiquei com o curso, então mudei para o de Matemática Aplicada na federal, basicamente joguei fora tudo que eu tinha aprendido em Cálculo e ter que recomeçar quase do 0. Abordagem diferente, mais rigor, mais aprofundamento, sem contar que na faculdade de Matemática a gente vê ao que se equivale ao "Cálculo 6" digamos assim, como meu professor mesmo disse, e isso só na graduação, então é bizarramente diferente e complicado, um matemático ou físico em aulas de cálculo de engenharia poderiam quase ser os professores
No meu caso me formei em licenciatura e tem um pouco de diferença no bacharelado que se a profunda muito na matemática pura, quando a licenciatura têm materias pedagógicas para formar aluno em professor.
A matemática é linda.
@@thiagoepifania5221licenciatura em matemática na federal cheguei a ver alguns que trabalhavam e estudavam e se formaram, agora bacharelado e a física tanto licenciatura quanto bacharelado todos que deram seguimento ao curso precisaram parar de trabalhar.
Estatísticas está Pau a Pau
Me formei em licenciatura matemática foi muito difícil, mas física se supera. Me formei por amor a matemática, porque sem isso não dar.
Fiz um ano de física e agora faço matemática, o campus de física fica num lugar perigoso onde faço, mas depois de formar em matemática vou pra física!
Estou na minha graduação em física, e assim... Eu acho que a física pode ser mais complexa que matemática pois ela tem um nível de interdisciplinaridade maior (mas eu só defendo algo assim para o nível de graduação, a pós é anos-luz mais monstruosa). Mas nossa... Estou pegando qualquer cadeira do curso de bacharelado em matemática; é lindo e impressionante! A matemática é brilhante.
Na minha opinião, como mais difíceis seriam Matemática e Física... O resto abaixo desses dois cursos. Já comecei um curso de Eng da computação e um de física, não os concluí, e ambos em faculdade pública. Percebi que na física , os cálculos da Eng. São vistos como básicos.
Sim na engenharia os cálculos são mais aplicados, mais técnicos, nos cursos de matemática e física os cálculos são mais a nível científico.
Com certeza vc não sabe sobre química e astronomia kkkk na química: imagina vc juntar os conceitos da física, da matemática na química como, por exemplo, físicoquimica e química quântica?
@@jefersonifal1285 Com certeza vc não sabe sobre física moderna...coisas que não se vê na química, aliás , os químicos passam bem longe.
@@danielc.santos9855 Pois é, Física é mais difícil que Química sim!
@@danielc.santos9855Os químicos estão de pé de igualdade com os físicos, estes dois não tem o formalismo que os matemáticos têm mais não deixam de ser igualmente difíceis.
os cursos voltados a área de TI principalmente se envolver cálculos e programação sempre será dos mais difíceis e infelizmente não são muitos que conseguem finalizar os cursos nessas áreas as taxas de desistências são bem grandes
Na universidade que eu tô cursando, tem BCET antes da engenharia, é um Bacharelado em ciências exatas e tecnologia, temos que fazer isso para depois partir para uma terminalida(engenharia)(física)(matemática) etc...
UFABC? Acho interessante.
@@diegobrito454 Não, é na UFRB
Interessante
Gostei da sigla
BUCETA?
Colocar ADS na mesma prateleira de ciências da computação não parece fazer muito sentido, visto que os cursos são da mesma área mas CC estuda a área com profundidade e em publicas muitas vezes é integral em 4 anos e ads sendo 3 anos noturno somente
Honestamente eu fiquei de cara ao ver que tinha ADS, que matemática ADS tem? operações básicas e no máximo uma potenciação.
Na realidade, ADS é o curso mais fácil da área da TI. O camarada aí viajou legal.
realmente me espantei ao ver ads junto com ciência de dados, o pilar do cd é matemática e estatística basicamente (junto com programação e juntar tudo em um machine learning de qualidade), então toda a exatas é muito mais difícil e aprofundada do que ads, tanto que eu vejo até matérias de cálculo 3 no meu curso de ciência de dados (integrais múltiplas, mudanças de variáveis, gradiente, etc. etc) e o meu amg q faz ads viu no máximo limite e derivadas
@viniciuscelio Gestão de Tecnologia da Informação que deve ser o curso mais fácil da TI
Fazia engenharia elétrica na USP e não consegui concluir pois era muito difícil, muito trabalhoso, tive burnout. Larguei e entrei em Matemática Aplicada na mesma instituição, muito mais fácil, me formei sem grandes problemas. Acho que no topo estão as engenharias. Depois vem matemática, ciência da computação, física, estatística, etc. Já Sistemas de Informação/ADS são mais fáceis, vem na terceira categoria.
Fiz 1 ano na UFABC que era pra engenharia e depois fiz ADS na fatec.. demorei o dobro pra me formar huehue.. assim, acho que a engenharia é difícil por si só pelas matérias de exatas, mas algumas coisas da computação conseguem ser punk também.. no fim acho que passei perrengue em ambas e coloco-as no top (pela minha exp).
Matemática aplicada é diferente da Matemática abstrata que é a que se estuda em todas Universidades Federais, é mais complicada, além de ter um embasamento pesado em cálculo e álgebra linear, ainda tem a parte das disciplinas abstrata que é de infernizar qualquer mente.
Eu fiz o bacharelado em física e licenciatura em matemática colocaria o bacharelado em física no super difícil devido as experimentais, já licenciatura em matemática colocaria no menos difícil e o bacharelado em matemática e matemática aplicada no difícil. Engenharias, química, biologia, arquitetura nos super difícil. Devia ter uma categoria chatos, então por ser chato colocaria o ADS e Ciências Contábeis. Os demais não tenho a mínima noção, mas pela sua descrição manutenção e eletrônica industrial deixaria nos super difícil, pois tem pouca teoria, daí é foda. Para mim engenharia é mais difícil que física e matemática, mais disciplinas por semestre, tem que engolir um monte de coisa, sem provas, falta de rigor matemático, notação horrível ... . Para mim várias coisas são mais difíceis. As licenciaturas em si os cursos são bem mais tranquilos que suas versões bacharelado, no bacharelado pega muito mais, são cursos bem distintos na USP por exemplo a ponto de comparar medicina com medicina veterinária, mas tem universidades que são mais próximos como na Unesp. Agora a nível de pesquisa acredito que matemática pura seja mais difícil que física teórica, engenharia, computação ... os problemas em aberto que sobraram são extremamente difíceis, a ponto de pessoas concluírem o doutoramento e levarem muitos anos para publicar um artigo a depender do que trabalha, mas no geral a pura é muito embaçado. Então pesquisa acadêmica matemática pura ficaria na posição mais difícil, pelos problemas em si, pesquisa matemática é algo colaborativo atualmente, tem que juntar vários matemáticos para avançar algo, eu vi esses dias uma entrevista com Richard Borcheds que é medalha fields e ele tem dificuldade hoje em fazer pesquisa, que falha nos problemas que tenta resolver que nos anos 70 e 80 era muito mais fácil e cresceu de forma exponencial, toda a matemática pura fácil e média já foi feita. E ADS acho chato pra cacete, não suporto desenvolvimento web, estou fazendo o curso e penso em largar a todo momento (não reprovei nem nada, só achava legal até a parte teórica que tinha algo de algoritmos, grafos, matemática discreta, estrutura de dados lá com o livro do Cormen, acabou isso tá insuportável) devido a essas partes, matemática eu tenho prazer em estudar, agora esse curso de ADS sério quanta coisa chata num mesmo curso. Matemática tem topologia, análise, análise complexa, introdução a teoria dos números, álgebra abstrata, geometria diferencial ... só disciplinas da hora, mas tem esse porém que fazer pesquisa depois num doutoramento que será a parte complicada de fato.
Sobre Matemática, como Matemático e amante da Física, posso dizer o seguinte: A Matemática não é uma ciência tal como a Física, a Biologia ou a Química. Em Matemática não dá pra aplicar o método científico bonitinho (observar um fenômeno, propor uma explicação/hipótese e depois testá-la). No nível de bacharelado e, especialmente da pesquisa, Matemática é pura abstração. Diz-se que ela é uma "ciência" postulacional, isto é, uma ciência em que suas verdades só adquirem este status por demonstração formal e lógica. Além disso, numa proposição do tipo "Se P então Q", pouco importa se a premissa P tem validade no mundo físico. O Matemático puro estará interessado é justamente nos raciocínios que conduzem a Q assumindo como verdade P. Se P é de fato verdade ou ocorre no mundo real, isto é irrelevante. Embora quase tudo em Matemática deva ser demonstrado para adquirir o status de verdade, há ideias iniciais que não podemos demonstrar e que é de onde devemos partir. São os postulados. E eles podem ser bem arbitrários, embora em áreas mais práticas como a Geometria euclidiana, os postulados sejam ideias aceitas como verdade por intuição.
No entanto, o legal da Matemática é justamente produzir resultados bastante contraintuitivos. Uma outra característica da Matemática é que ela requer precisão de linguagem jamais vista em qualquer outro campo do conhecimento humano. Não se pode admitir em Matemática ambiguidades nas definições de seus objetos. Por exemplo, uma vez estabelecido o que é um espaço vetorial ou topológico ou que é uma função contínua, matemáticos de todo mundo quando virem estes conceitos não poderão ter qualquer dúvida ou "subjetividade" sobre o que eles representam. De toda sorte, apesar da abstração em Matemática, seus resultados podem eventualmente ser usados para atacar problemas bastante concretos. E na história da ciência humana, temos diversos exemplos de estruturas abstratas matemáticas que foram fundamentais na modelagem de problemas científicos concretos.
A Fìsica, por sua vez, bebe bastante da Matemática, mas não como um Matemático profissional. A Física é ciência e o mundo real é sua inspiração primária e não as próprias estruturas do pensamento humano. Particularmente, acho até mais fácil gostar mais de Física do que de Matemática, devido a esta tentativa de explicar o universo, nosso mundo etc. Em Matemática em nível de bacharelado ou de pesquisa, não temos o mundo real como suporte para nossas ideias, seja como ponto de partida, seja como aplicação. Mas, ainda assim, eu adoro.
Eu gosto dos dois , mas não acho que a matemática tem um fim em si mesmo.
Uau, vc escreve muito bem.
Sou ótimo em matemática ( EM) ainda n enfrentei oq é cálculo de vdd, mas quando se trata de imaginar formas geométricas e suas projeções não dá, eu n tenho imaginação , tipo 0.
Pra mim o ato de imaginar era algo inventado, até descobrir realmente que as pessoas conseguem ver imagens em suas cabeças
Antes pensava em matemática, mas vi MT gente falando de ser MT abstrato ent esse medo me pegou e estou indo pra física, e física me conforta mais no trabalho com supercondutores, materiais etc doq banco de dados, estatísticas e outros afins da matemática.
Ótima explicação
Independente da escolha, difícil é concluir uma faculdade. A alegria é ao entrar e ao sair, no meio tempo as emoções se misturam. Fiz Ciências Contábeis.
Eduardo, Física realmente acho ser o mais difícil de todos. Matemática na universidade federal cheguei a ver alguns alunos que trabalhavam e estudavam e se formaram. Física infelizmente isso não acontecia. Os que trabalhavam tiveram que largar o emprego para dar seguimento ao curso.
Ciências contábeis é de sociais aplicadas. Não é um curso de exatas e nem de humanas. Outros cursos que estão nesse eixo são economia e administração.
Estou fazendo o primeiro semestre de estatística na UFSCAR. Curso bem difícil! Um dos que tem mais desistência entre os bacharelados.
Química com certeza um dos cursos mais difíceis. Quem discorda nunca teve que estudar mecanismo de reações orgânicas.
Química básica é bem tranquilo, de fato qnd vamos se aprofundar dificulta msm
Já estudou física?
Em física o cara deve saber química, matemática, além da própria física a nível de graduação. A astronomia tambem é englobada como opção durante o curso 💀
To cursando fisica, e lhe respeito por essa foto de perfil
Em física só se faz quimica básica kkkkkkkkk fala sério, queria ver se vcs tivessem q pegar quimica inorgânica ou organica. Não desfazendo da complexidade do curso, é super difícil, mas falar q vcs estudam quimica é mentira!
@@matheusfontes7737 Opa, se o cara não souber as disciplinas que eu falei realmente não vai longe como físico. No curso eles não dão nem a própria física como deveriam dar. Mas pra ser um físico medíocre de nível internacional tem que buscar grande parte sozinho.
@@matheusfontes7737mad física é bem mais difícil
Eu concluí licenciatura em física e prestei vestibular para engenharia elétrica no período seguinte, já estou no 15° período corrido (contando ambas graduações) de surra para conseguir aprovação nas disciplinas. Se eu quisesse moleza nem cogitar fazer estes cursos nas públicas. Minha expectativa é que o trabalho seja mais tranquilo, não que seja fácil, depois de se adaptar ao que é difícil tudo tende a ser administrável.
Como um cara que estudou tanto Ciência da Computação quanto Biologia, concordo com a posição de ambos na tier list.
Da Vinci sendo tudo que está na lista antes mesmo de algumas ai existir kkkkk
Estatística super dificil, foi curso que deve mais desistência na UFMG
Eu mudaria um pouco essa lista. Baixaria logística pra menos difícil, subiria eletrônica industrial pra mais ou menos. Baixaria química pra difícil, não acho química no mesmo nível de dificuldade de física e matemática. Subiria biologia pra difícil, é um curso puxado, vc estuda tudo que tem vida, desde o corpo humano até animais e plantas.
Procura por um curso chamado "bacharelado em ciências e tecnologia". Meu amigo é uma pica por conta da interdisciplinaridade. Cálculo iv, física iv, um montão de química, estatística, tudo no mesmo curso.
Eu te pedi esse vídeo (talvez voce tambem tenha visto outros comentários). Muito obrigado! ❤
Estou no curso de Análise desenvolvimento de sistemas, muito difícil, no semestre vou mudar de curso, passo todo o final de semana na frente do computador tentando aprender e sinto que não estou evoluindo
Por que você está tendo dificuldade com o curso?
Jesus te ama! Obrigada pelo video.
Os cara da eng de onde eu faço faculdade acham fisica 3 difícil. Já pensou eles fazendo Eletromagnetismo Clássico I e II usando o livro do Griffths
Griffths é uma bosta mano. Quântica com essa livro é um nojo.
Ciências Contábeis é bem de boa, é curso de humanas, o difícil é só o exame do CFC, mas o curso em si colocaria no "Fácil"
Mas trabalhar com contábeis é complicado mesmo,.muitas leis, vc tem que ficar se atualizando o tempo todo nas leis tributárias em cada tipo de empresa. Eu colocaria em mais ou menos.
Contábeis é de Ciências sociais aplicadas. Não é humanas
Fiz engenharia em uma particular e to fazendo ADS em uma federal. A engenharia foi bem mais difícil
faço arquitetura, e posso falar categoricamente q arquitetura n é difícil, engenharia civil é muuuuuuuuuuuito mais difícil. o problema da arquitetura é q é um curso trabalhoso. os trabalhos são gigantes e muitos.
Sim. Arquitetura é um curso muito mais trabalhoso que as Engenharias, mas não acredito que seja tão difícil quanto.
@@verbumverbum5280 n é dificil, chega nem perto das engenharias kkkkk.
Só um adendo,contabilidade não é um curso de exatas é uma ciência social aplicada,embora nas universidades se usa bastante exatas na contabilidade como estatística, cálculo 1...
Ate hoje, em todas as universidades que conheci, a contabilidade fazia parte do departamento de professores de exatas.
Sei sim, que ela é uma “ciencia social aplicada”. Mas, convenhamos, que boa parte de suas ferramentas tem originalidade nas ciencias exatas.
E se alguem falar “ah mas ela estuda mt burocracia”. A maioria das profissões estuda burocracia. Um dos principais trabalhos do engenheiro é estudar norma tecnica, que sao documentos de muitas paginas, para verificar se a obra esta denteo dos padroes
O que Biologia ta fazendo na parte de exatas? kkkkkkkk
Pô não ter ciências econômicas aí é meio absurdo
Talvez engenharia seja super dificil na USP ou ITA/IME, nas federais ta um nivel abaixo msm.
eu pensava que engenharia elétrica era mais difícil que fisica e matemática.
estatistica no mesmo nivel de ADS é complicado kkkkkkkkkkkk
Facilmente deveria estar no super difícil.
Como estudante do penúltimo período de Contabilidade em uma faculdade pública de nome, concordo com a classificação do autor. Não recomendo muito a área não kkkkkkkkkk, é muito, mas muito trabalho pra pouca valorização e salário... Mas é, se você tiver gosto pela área vai ganhar BASTANTE dinheiro, porém, se entrar só por ser uma das áreas que mais empregam, vai viver na miséria kkkkkkkkkkk
Tenho muita vontade de fazer contabeis, em relação ao curso, qual é o grau de dificuldade?
Curso é de boa, mano. Em uma escala de 1 a 10 ele fica em 5. Você usa mais matemática básica nele. Em algumas instituições você tem cálculo 1 e estatística 1 e 2 na grade. Fora isso é super de boa.
@@eduw. Se você for um cara que curte muito rotinas e atividades bem definidas, um escritório contábil ou mesmo sendo contador em uma empresa é o ideal para você. Se for procurar uma coisa mais dinâmica, vai para o lado da controladoria.
@@gabrielalexandre374 muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas mano 👍👍 forte abraço.
Ciências Contábeis nem é um curso de Exatas, mas ok. Se fosse para colocar algum curso do ramo de negócios, colocava Economia, pois é um curso mais voltado para cálculos quantitativos e etc. Contábeis costuma ser mais coxa.
Economia é sociais aplicadas também. Acho que ele deu uma mistureba aí e se enrolou um pouco
Sou formado em biologia, acho que o curso se encaixa em "menos difícil ".
Economia se encontra no difícil ou no mais ou menos?
Faz sobre os cursos da saúde
faz sentido se for a media das engenharias. Tem varias que estariam no topo.
Só tiraria ciências contábeis daí, pois ela não é curso de exatas.
Engenharia Elétrica tem mais matemática que o bacharelado em matemática
KKKKKK, não escreva bobagem, ficar pagando mico na net, você não faz a mínima ideia do que seja o bacharelado em Matemática.
Cd a galera de si? Lkk
Engenharia pra mim estão no super difícil.
O rank até formou uma curva normal
Acho que deveria separar o bacharelado da licenciatura. São cursos diferentes. Bacharelado tem disciplinas mais difíceis que licenciatura.
Desse não faria nenhum mas indiretamente é outra história
Contabilidade é uma ciência social
E o curso de matemática computacional ficaria aonde?
Esse curso é uma vertente da matemática, com aplicações na computação. Ainda não é tão complexo como matemática pura, por exemplo.
Boa pergunta
Engraçado, sempre tiram a matemática computacional dos rankings, acho que seria mais merecido que análise e desenvolvimento de sistemas.
Junto com ciencia de dados
ADS é bem de boa, é um curso muito voltado a programação, se a pessoa conseguir dominar a lógica de programação leva o curso de boa, colocaria ele em mais ou menos e passaria redes de computadores pra difícil
pensei nisso agora pouco quando vi "redes de computadores"nos mais ou menos, estudo rede de computadores e abrange muita coisa, as vezes quem olha so o nome pensa "a entender como funciona uma rede é fácil etc etc" um bom profissional que quer se especializar nessa área tem muito chão...
@@JackieChunn eu quase fiz redes, só não fiz pq não achei presencial aqui perto de onde eu moro. Atualmente faço Sistemas de Informação
eu criaria uma tier abaixo da menos dificil so pra colocar ADS, o negocio é 100% pratico e voltado pro mercado
Eu acredito que redes deveria subir pro mesmo Tier que ADS e que CC deveria ir para o topo.
Estou fazendo licenciatura em computaçao, o que vc acha? tem muita demanda? posso atuar em outras areas se eu nao quiser ser professor?
Biologia é complicado, seu argumento está muito simplista. A evolução que embassa a biologia é feita por ciência de dados.
Uma pessoa que é formada em matemática e física pode ter tranquilidade para cursar qualquer engenharia?
Pode sim
Porque logística é da área de exatas?
Envolve estatistica, por exemplo.
Eu sou formado em física e química e amooooooo❤
🙏🏼🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Faltou geologia aí tbm
Oi ensino de potência, eu tô em 76 na listagem geral. Tenho chance de passar?
Arquitetura nem exatas é.
Você ainda tem o ranking?
Na Física lidamos com uma matemática que a maioria dos engenharia nunca vai ouvir falar.
isso é verdade...
Entre em uma sala de análise real/teoria da medida/álgebra multilinear e vai notar que nem vocês da física estudam matemática em um nível tão elevado.
@@VitorDeodato-dh5mp eu já fiz isso, realmente foi uma experiência estranha, mas se um matemático entrar em uma aula de Teoria Quântica de Campos vai se sentir do mesmo jeito.
@@viniciuscilla Não pela matemática.
@@VitorDeodato-dh5mp mas física não é matemática
Faz o de humanas
Vc acha uma boa cursar matemática e depois começar uma engenharia civil?
Perda de tempo. Se você quer ser engenheira civil, melhor vc partir logo pra Eng civil!
Não. É como cursar biologia pensando em cursar medicina futuramente. Vc só vai perder seu tempo. Escolha o que vc quer e pronto.
Eu fiz isso com licenciatura em física para depois cursar engenharia elétrica, no meu caso valeu a pena por já ter formado para exercer uma profissão regulamentada pelo MEC e agora cursando engenharia reduziu a carga de estudos nos 2 primeiros anos de curso com as isenções de disciplinas em comum. Mas levei 6 anos para concluir o primeiro e vou levar pelo menos mais 3 anos e meio para concluir o segundo (estou no 3° semestre)
@@cartolamito2511 não compensa, é melhor vc fazer uma Eng mecânica depois fazer uma pós em automação.
Faltou METEOROLOGIA...❤
Difícil ou super difícil, pq é praticamente um curso de física.
Contabilidade não é exatas
Biologia não é exatas...
Eu não entendi porque não tem economia 🤔
Cdu considera humanas.
O único curso de humanas que e metade cálculo metade humanas kkk
Ciências Contábeis de exatas na Thumb foi de foder
Qual foi a sua experiência com a matéria?
@@Ped_andrad4719Ciências Contábeis é tranquilo, mas acabei trancando, achava que era uma coisa e era outra totalmente diferente, cheguei até o 4° período
Biologia é um curso de exatas? Não...
agora faz de cursos de exatas
Nao entendi
Humanas* @
ciencia da computação é fudido
Como foi a sua experiência com o curso?
@@Ped_andrad4719 Olha, é um curso abrangente, no meu caso, que faço na ufg, é direcionado pro ramo acadêmico, ou seja, conhecimentos que podem ser aproveitados rapidamente para o mercado de trabalho nós somente vemos a partir do quinto período. É muita matemática, (mesmo que não seja exigida tantas demonstrações e afins) caso o aluno não goste ou não tenha um bom domínio de matemática, é um curso que não recomendo. Assim, a questão da ciência da computação é o aluno ter que lidar com conhecimentos da área de tecnologia da informação e da matemática... sendo ambas áreas com um estudo verticalizado, isto é, estudo profundo das partes.
Matemática pura
Faz agora das profissões do campo e da tecnologia