Poxa, que aula! Uma didática clara, objetiva e serena que, inclusive, é difícil encontrar em cursos de renome. Aliás, o objetivo foi complementar as anotações da aula de " um desses cursos". O professor informou que o POA "lhe" pode assumir as funções sintáticas do OI, AA, CN, mas mastigadinho assim... encontrei aqui. Obrigado professor.
Cara n vou ver seus vídeos.. esse é meu primeiro vídeo porém hj sou inscrito e curti o vídeo .. ( primeira vez aq) eu n sabia de nada .. e vc me ajudou .. tmj cara
Em 'não te esqueci, eu to juro' do poema Ainda uma vez adeus, de Gonçalves Dias e em 'trouxeram-mo frio' do poema Dobrada à moda do Porto de Fernando Pessoa, é correto o uso de to e mo?
Professor sobre objeto direto sempre será o algo ou alguma coisa e o indireto sempre será alguém? Desde já -O agradeço ou agradeço lhe a resposta . Certo ?
Sim, Misael. A COESÃO trata da ligação coerente entre termos ou partes de uma frase ou de um texto, evitando-se as repetições desnecessárias. A COERÊNCIA tem muito a ver com o pensamento ou raciocínio lógico. Um abraço!
Prof. Batista, ainda acerca da função sintática de pronome na condição de adjunto adnominal, poderíamos exemplificar como tal a seguinte frase: “Meses depois, no meu país, homens sagazes e verbosos censurar-ME-iam a ignorância a respeito da União Soviética.”? O pronome destacado classificar-se-ia como ADN? Muito obrigado.
Professor, à parte da função sintática, o *LHE* serve tanto para a segunda quanto para a terceira pessoa? "Sempre te fui fiel" é expressão imprópria da língua?
O pronome LHE(S) representa a terceira pessoa do singular; corresponte às expressões "a ele", "a ela", "a eles", "a elas", "a você", "a vocês". "Sempre te fui fiel" = Sempre fui fiel a ti. "Sempre lhe fui fiel" = Sempre fui fiel a você / a ele / a ela. Um abraço!
Olá, Professor! Já me disseram que o pronome "lhe" só deve ser empregado quando se referir a pessoa, procede ou não? Parabéns! Suas aulas são sempre de muito valor...
Alguns verbos (assistir, aspirar, visar, referir-se) não aceitam o LHE para a função de OBJETO INDIRETO. A questão é polêmica. Há autores modernos que empregam o LHE em tal situação. Um grande abrço, Orlando!
Sim. Com VERBO DE LIGAÇÃO, teremos um ADJETIVO (predicativo do sujeito). A presença do LHE será COMPLEMENTO NOMINAL do adjetivo. Veja: "Sou-lhe muito grato" = "Sou muito grato a você". Note que o LHE é COMPLEMENTO NOMINAL do adjetivo "grato". Um grande abraço, Marcelo!
A Regência nominal de fiel, neste contexto, exige a preposição "a"? Estaria errado se usássemos a segunda pessoa do singular: "Sou-te fiel". Deveríamos usá-la assim; "Sou fiel a ti"? Ótimos vídeos. Têm me ajudado muito. Estou à espera ainda de algum vídeo para diferenciar os adjetivos dos verbos no particípio passado (contexto morfológico). Abraço!
André, não interessa a PESSOA GRAMATICAL (eu/me, tu/ti/te/, ele/você/lhe, nós/nos, vós/vos): a regência do adjetivo fiel é "FIEL A". Veja construções corretas: 1. "Sou-lhe fiel" = "Sou fiel a você" ("lhe" e "a você" = CN). 2. "Sou-te fiel" = "Sou fiel a ti" ("te" e "a ti" = CN). 3. "Ela me é fiel" = "Ela é fiel a mim" ("me" e "a mim" = CN). Um grande abraço!
Professor na frase :Vive-se intensamente na juventude. Este "se" É índice de indeterminação do sujeito e o verbo viver neste contexto é " VI". Na frase: Vive-se uma vida tranquila, qual a transitividade do verbo e a função sintática do "SE". obrigado, professor suas aulas são 10.
Pyter, o verbo VIVER tem múltiplas regências. Veja: 1. "Vive-se intensamente na juventude" (VI - SE = PIS). 2. "Vive-se uma vida tranquila" (VTD -SE = PA). 3. "NInguém pode viver de amor" (VTI - "de amor" = OI). 4. "Aqui, vive-se de artesanato" (VTI - SE = PIS). Um grande abraço!
Oi professor uma pergunta que tem a ver lhe que é = a você não entendo porém sou da Argentina muito bem não sei escrever entendo tudo só que muitas coisas não entendo ? Como assim lhe com vc ?
Professor, naquele exemplo que você colocou no face, da frase "Ao sair apague a luz", a parte "ao sair" tem função de um adjunto adverbial, não é? Porém, como ela é uma oração, nesse caso ela vira oração subordinada adverbial de tempo? Eu simplesmente não via o erro em dizer que isso era adjunto adverbial. Abraço.
É só uma questão de NOMENCLATURA. As ORAÇÕES ADVERBIAIS (sempre com verbo) correspondem a ADJUNTOS ADVERBIAIS (sem verbo). Veja: 1. "Ao sair, apague ("Ao sair" = oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo). 2. "Na saída, apague ("Na saída" = adjunto adverbial). Alguns autores chamam de adjunto adverbial ou de oração adverbial indiferentemente quando há verbo. Um grande abraço!
Lembrando também que em casos extremamente excepcionais o pronome "lhe(s)", ligado a verbos causativos ou a verbos sensitivos, pode assumir também a função de sujeito, como em: Eu vi-LHE fechar o cofre (Eu vi que ela fechou o cofre) Em concursos, até agora, encontrei apenas duas questões a respeito, e a propósito, são antigas demais.
Construção CORRETA: "Eu VI-O fechar o cofre". O verbo VER é transitivo direto: rejeita o pronome átono LHE para a função de OBJETO DIRETO. Um grande abraço!
Professor, tive uma duvida acerca do segmento a seguir: Criou -se um novo fármaco, mas muitos médicos não lhe conhecem os efeitos! C/E? . Desde já agradeço a atenção.
Olá professor nesta frase ( busque o cachorro para mim) sei que para mim é ojeito indireto.Eu posso responder para essa pessoa ( busco- lhe o cachorro. Está certo a resposta.
Olhe o exemplo colhido do HOUAISS: "O rapaz buscou-lhe uma cadeira", com o pronome LHE na função de OBJETO INDIRETO. Conclusão: "Busco-lhe o cachorro" é construção correta. Um grande abraço!
"Desde os dezoito anos, que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades." (Lima Barreto). Nessa frase fiquei em dúvida, pois a regência do verbo absorver é transitiva direta mesmo? Se for , há o sentido de posse e podemos afirmar ser Adjunto adnominal? obrigado a todos!
Frase CORRETA: ""Desde os dezoito anos, que o tal patriotismo o absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades." Nesse caso, todo indica que Lima Barreto está imitando a língua oral. ABSORVER é tradicional TRANSITIVO DIRETO. Um abraço, Filipe!
Resumindo esse assunto: LHE com VTDI ------------ o lhe vai ser Objeto indireto LHE com VTD ------------- o lhe vai ser Adjunto adnominal LHE com VL ----------------o lhe vai ser Complemento nomial Estou correto?
Meu caro, você tem uma capacidade MONSTRUOSA de educar o povo brasileiro, é horrível ler artigos de jornais da folha de são paulo ou o estadão com tantos erros de gramática, é deprimente e soa como impotência de aprender o que quer seja por parte do autor, gera desprezo sobretudo.
Concordo com você. Vivemos em um país em que EDUCAR encontra muitas barreiras. Há todas as facilidades (muitas delas merecidas) a quem quer divertir, a quem quer iludir, a quem quer mentir. Para quem quer ensinar, os caminhos não são fáceis. Um 2018 cheio de SAÚDE, PAZ e VITÓRIAS! Um grande abraço!
Obrigado. Pessoas que dedica ensinar um pouco do conhecimento. Precisamos de pessoas assim.
Agradeço-lhe muito!
Forte abraço!
Meus parabéns, professor. Didática boa, sem maiores problemas quanto as explicações, fala que qualquer aluno entende. logo, nota 10!
Agradeço-lhe muito, Paulo!
Forte abraço!
Poxa, que aula! Uma didática clara, objetiva e serena que, inclusive, é difícil encontrar em cursos de renome. Aliás, o objetivo foi complementar as anotações da aula de " um desses cursos". O professor informou que o POA "lhe" pode assumir as funções sintáticas do OI, AA, CN, mas mastigadinho assim... encontrei aqui. Obrigado professor.
Agradeço-lhe muito, Elly!
Um abraço!
Esse professor é simplesmente genial! Recomendo o professor Batista sem pestanejar. Grande mestre.
Obrigado, Pr. Ângelo!
Um forte abraço!
Obrigada. Você faz s aprendizagem ocorrer.Continue s ajudar as pessoas que não pode pagar. Mas quem puder , que lhe paguem. Sua sula é de excelência.
É impressionante como temos alguns professores que querem dificultar este assunto. Os lunos agradecem pela sua didatica maravilhosa !
Muito bom
Parabéns pela explicação
Agradeço-lhe muito!
Um abraço!
É o melhor professor de português!
Agradeço-lhe muito, Stallone!
Um abraço!
Ótima aula. Muito interessante, sem complicações. Nota 10!
Agradeço-lhe muito, Margaret!
Um abraço!
Prezado Professor,
Poucas vezes vi um método tão didático. O formato também é excelente.
Parabéns!
Paulo, obrigado!!!
Um 2018 cheio de SAÚDE, PAZ e VITÓRIAS!
Um grande abraço!
Parabéns professor pelo seu canal!
Obrigado pela sua excelente aula de fácil entendimento, ou seja qualquer pessoa consegue entender. Nota MIL!
Perfeição de aula, estava com esta dúvida e você foi o único que sanou, obrigado!
Agradeço-lhe muito, Weslley!
Um abraço!
Finalmente entendi, ufa! Obrigado, professor.
Obrigado, Alessandro! Um grande abraço!
Um excelente professor, meu grande amigo professor Batista. Esse eu recomendo sem medo.
Ótimas aulas, obrigado!!
Obrigado!!! Um grande abraço!
Caraca! Aula perfeita. Muito esclarecedora. Muito obrigado!
José, obrigado!!! Um grande abraço!
Não lhe desejo o sucesso, pois este já lhe pertence, professor. Parabéns e muito obrigado.
Bom dia, André!
Agradeço-lhe muito!
Um abraço!
Aula maravilhosa! Posta mais aulas.
Agradeço-lhe muito, Eligleia!
Um abraço!
Cara n vou ver seus vídeos.. esse é meu primeiro vídeo porém hj sou inscrito e curti o vídeo .. ( primeira vez aq) eu n sabia de nada .. e vc me ajudou .. tmj cara
Agradeço-lhe muito, Asaph!
Um abraço!
Finalmente consegui entender. Obrigada, professor!
Agradeço-lhe muito, Talita!
Forte abraço!
Professor, o senhor explica muito bem.
Obrigado, Jhuly!
Um forte abraço!
Um dos melhores professores do youtube!
Agradeço-lhe muito, Nando!
Um abraço!
Professor, que belezura! O senhor me ajudou demais com minhas aulas, muito obrigada!
Agradeço-lhe muito!
Um abraço!
O melhor professor!
Paulina, obrigado!!!
Um grande abraço!
aprendi de vez a função do lhe. obrigado,mestre.
Excelente e muito explicativa a aula, parabéns
Bom dia, Patrícia!
Agradeço-lhe muito!
Um abraço!
Parabéns, pois sanou minhas dúvidas! Aula perfeita!
Agradeço-lhe muito, Edineiva!
Forte abraço!
Muito showwwwww 😍❤
Agradeço-lhe muito, Juliana!
Um abraço!
Direto do futuro. Suas aulas são sensacionais, sempre conseguem tirar minhas dúvidas!!! muito obrigado MESTRE.
Agradeço-lhe muito, Neverton!
Um abraço!
Excelente Professor! O senhor fez um ótimo planejamento para estudarmos para concurso. Bravo!
Agradeço-lhe muito, Egito!
Um abraço!
Agora eu aprendi. Valeu, Batista!
Impagável! Parabéns, Professor...
Orlando, obrigado!!!
Um grande abraço!
Obrigada pela aula, gostei!
Esse professor e top!
Agradeço-lhe muito, Lidiana!
Um abraço!
aula incrível!!!!
Mais um inscrito no canal. Ótima explicação 👏👏
Agradeço-lhe muito, Li!
Um abraço!
Seu canal é sensacional, sou de Manaus e aprecio demais seu trabalho. Obrigado pelas aulas, mestre.
Wendell, obrigado!!! Venha assistir a uma aula PRESENCIAL comigo. Você é meu convidado.
Um grande abraço!
Excelente dica, professor. Grato.
Agradeço-lhe muito, Damião!
Um abraço!
Que aula boa ❤
Aula maravilhosa, mesmo eu sendo de exatas.
Dudu, obrigado!!!
Um 2018 cheio de SAÚDE, PAZ e VITÓRIAS!
Um grande abraçõ!
Excelente explicação.
Professor, se for possível faça um vídeo falando da função de sujeito do LHE, por favor. Obrigada.
Agradeço-lhe muito, Jucyelle!
Um abraço!
Super bem explicado.
Agradeço-lhe muito, Ronaldo!
Um abraço!
Ótima aula 👏
Agradeço-lhe muito, Dayane!
Um abraço!
Excelente!!!!
Agradeço-lhe muito, Maria!
Um abraço!
agora aprendi, obrigada Prof.
Agradeço-lhe muito, Audilene!
Um abraço!
Obrigada professor!
Agradeço-lhe muito, Ana!
Um abraço!
Ótima aula.
Um grande abraço, Leandro!
Muito obrigado!
Agradeço-lhe muito, Jean!
Um abraço!
explicação excelente.
Agradeço-lhe muito, Pablo!
Um abraço!
Perfeito !!!
Agradeço-lhe muito, Narjara!
Um abraço!
AGORA EU APRENDI!!!
Agradeço-lhe muito, Tiago!
Um abraço!
Suas aulas são muito boas.
Obrigado!!! Um grande abraço!
Excelente aula!!! 👏
Thamires, obrigado!!! Um grande abraço!
Valeu mestre
Agradeço-lhe muito, Pedro!
Um abraço!
Professor muito bom
Obrigado!!! Um grande abraço!
Excelente didática, professor!
Obrigado!!! Um grande abraço!
Muito bom esse professor, viu.
Agradeço-lhe muito, Manoel!
Um abraço!
Muito bom!!!
Alan, obrigado!!! Um grande abraço!
Professor muito obg
Um grande abraço, Daniel!
muito bom .
Agradeço-lhe muito, Walquíria!
Um abraço!
Perfeito.
Obrigado!!!
Um grande abraço!
Em 'não te esqueci, eu to juro' do poema Ainda uma vez adeus, de Gonçalves Dias e em 'trouxeram-mo frio' do poema Dobrada à moda do Porto de Fernando Pessoa, é correto o uso de to e mo?
Obrigada professor, estou relembrando.
Agradeço-lhe muito, Carmen!
Um abraço!
Que aula maravilhosa! Muito obrigada.
Agradeço-lhe muito, Brenda!
Um abraço!
Nunca me ensinaram isso. 😮😩🤔👍🏼
Agradeço-lhe muito, Marli!
Um abraço!
Massa!
Agradeço-lhe muito, Maria!
Um abraço!
Professor,boa noite!
É correta, gramaticalmente falando, a frase"Deus lhe abençoe?"
Eu acho que o correto seria: "Deus o abençoe" = "Deus abençoe você", não tem preposição então não usa o lhe
Eu falo sempre Deus abençoe quais é a diferença ? Perdão moro da Argentina
Mestre brabo dms
Professor sobre objeto direto sempre será o algo ou alguma coisa e o indireto sempre será alguém? Desde já -O agradeço ou agradeço lhe a resposta . Certo ?
Tanto o OD quando o OI podem ser representados por PESSOAS e por COISAS.
Um abraço!
Em 'A sentença foi-lhe favorável' o lhe é complemento nominal ou objeto indireto?
Excelente aula ,como as demais. Fique a vontade para mim corrigir viu professor ?
Agradeço-lhe muito, Leônidas!
Um abraço!
“Papel coesivo” diz respeito às ideias de “coesão” e “coerência” que encontramos em alguns estudos de língua portuguesa? Obrigado.
Sim, Misael. A COESÃO trata da ligação coerente entre termos ou partes de uma frase ou de um texto, evitando-se as repetições desnecessárias. A COERÊNCIA tem muito a ver com o pensamento ou raciocínio lógico.
Um abraço!
Muito obrigado.
Eita professor bom 👀😊
Fátima, obrigado!!! Por favor, indique o nosso canal a seus amigos. Ultrapassamos 450 VIDEOAULAS GRATUITAS.
Um grande abraço!
Bom é pouco... Ele é excelente 🤗!!!
Geane, obrigado!!! Um grande abraço!
Muito bom !
Rubens, obrigado!!!
Um grande abraço!
São Paulo/Campo de Marte. Muito bom!
Almir, obrigado!!!
Um grande abraço!
Prof. Batista, ainda acerca da função sintática de pronome na condição de adjunto adnominal, poderíamos exemplificar como tal a seguinte frase: “Meses depois, no meu país, homens sagazes e verbosos censurar-ME-iam a ignorância a respeito da União Soviética.”? O pronome destacado classificar-se-ia como ADN? Muito obrigado.
Perfeito, Misael. O pronome ME corresponde a MINHA: "censurariam a MINHA ignorância". Função de ADJUNTO ADNOMINAL.
Forte abraço!
Muito obrigado.
Muito bom
Wallace, obrigado!!! Um grande abraço!
O certo é 'deixe eu ver' ou 'deixe-me ver', 'deixe ele explicar' ou 'deixe-o explicar'?
Em 'deixaram-me chegar atrasado', o me é sujeito do infinitivo?
Professor, à parte da função sintática, o *LHE* serve tanto para a segunda quanto para a terceira pessoa? "Sempre te fui fiel" é expressão imprópria da língua?
O pronome LHE(S) representa a terceira pessoa do singular; corresponte às expressões "a ele", "a ela", "a eles", "a elas", "a você", "a vocês".
"Sempre te fui fiel" = Sempre fui fiel a ti.
"Sempre lhe fui fiel" = Sempre fui fiel a você / a ele / a ela.
Um abraço!
boa
Agradeço-lhe muito, Ric!
Um abraço!
Olá, Professor!
Já me disseram que o pronome "lhe" só deve ser empregado quando se referir a pessoa, procede ou não?
Parabéns! Suas aulas são sempre de muito valor...
Alguns verbos (assistir, aspirar, visar, referir-se) não aceitam o LHE para a função de OBJETO INDIRETO. A questão é polêmica. Há autores modernos que empregam o LHE em tal situação.
Um grande abrço, Orlando!
@@LinguativaCursos Grato, Professor!
Excelente explicação. Só uma dúvida, caso apareça o verbo de ligação, podemos considerar o LHE como complemento nominal ?
Sim. Com VERBO DE LIGAÇÃO, teremos um ADJETIVO (predicativo do sujeito). A presença do LHE será COMPLEMENTO NOMINAL do adjetivo. Veja:
"Sou-lhe muito grato" = "Sou muito grato a você". Note que o LHE é COMPLEMENTO NOMINAL do adjetivo "grato".
Um grande abraço, Marcelo!
Obrigado professor.
Por nada. É sempre um prazer ajudar. Um grande abraço!
Por nada, Marcelo. Será sempre um prazer ajudá-lo. Um grande abraço!
A Regência nominal de fiel, neste contexto, exige a preposição "a"?
Estaria errado se usássemos a segunda pessoa do singular: "Sou-te fiel".
Deveríamos usá-la assim; "Sou fiel a ti"?
Ótimos vídeos. Têm me ajudado muito.
Estou à espera ainda de algum vídeo para diferenciar os adjetivos dos verbos no particípio passado (contexto morfológico).
Abraço!
André, não interessa a PESSOA GRAMATICAL (eu/me, tu/ti/te/, ele/você/lhe, nós/nos, vós/vos): a regência do adjetivo fiel é "FIEL A". Veja construções corretas:
1. "Sou-lhe fiel" = "Sou fiel a você" ("lhe" e "a você" = CN).
2. "Sou-te fiel" = "Sou fiel a ti" ("te" e "a ti" = CN).
3. "Ela me é fiel" = "Ela é fiel a mim" ("me" e "a mim" = CN).
Um grande abraço!
Muito obrigado. Pensei que não poderia usar o "te" nem o "me", já que exige o "a".
Abraço!
André, um grande abraço! Por favor, indique o nosso trabalho a seus amigos. Já ultrapassamos 400 VIDEOAULAS GRATUITAS!
Professor na frase :Vive-se intensamente na juventude. Este "se" É índice de indeterminação do sujeito e o verbo viver neste contexto é " VI". Na frase: Vive-se uma vida tranquila, qual a transitividade do verbo e a função sintática do "SE". obrigado, professor suas aulas são 10.
Pyter, o verbo VIVER tem múltiplas regências. Veja:
1. "Vive-se intensamente na juventude" (VI - SE = PIS).
2. "Vive-se uma vida tranquila" (VTD -SE = PA).
3. "NInguém pode viver de amor" (VTI - "de amor" = OI).
4. "Aqui, vive-se de artesanato" (VTI - SE = PIS).
Um grande abraço!
Oi professor uma pergunta que tem a ver lhe que é = a você não entendo porém sou da Argentina muito bem não sei escrever entendo tudo só que muitas coisas não entendo ? Como assim lhe com vc ?
Agradeço-lhe muito, Wálter!
Um abraço!
Professor, naquele exemplo que você colocou no face, da frase "Ao sair apague a luz", a parte "ao sair" tem função de um adjunto adverbial, não é? Porém, como ela é uma oração, nesse caso ela vira oração subordinada adverbial de tempo? Eu simplesmente não via o erro em dizer que isso era adjunto adverbial. Abraço.
É só uma questão de NOMENCLATURA. As ORAÇÕES ADVERBIAIS (sempre com verbo) correspondem a ADJUNTOS ADVERBIAIS (sem verbo). Veja:
1. "Ao sair, apague ("Ao sair" = oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo).
2. "Na saída, apague ("Na saída" = adjunto adverbial).
Alguns autores chamam de adjunto adverbial ou de oração adverbial indiferentemente quando há verbo.
Um grande abraço!
Lembrando também que em casos extremamente excepcionais o pronome "lhe(s)", ligado a verbos causativos ou a verbos sensitivos, pode assumir também a função de sujeito, como em:
Eu vi-LHE fechar o cofre (Eu vi que ela fechou o cofre)
Em concursos, até agora, encontrei apenas duas questões a respeito, e a propósito, são antigas demais.
Construção CORRETA: "Eu VI-O fechar o cofre". O verbo VER é transitivo direto: rejeita o pronome átono LHE para a função de OBJETO DIRETO.
Um grande abraço!
Não pode ser LHE porque do verbo. Tem de ser Eu vi-a.
Ainda existe o lhe sujeito de infinitivo(com verbos causativos e sensitivos):
Deixei-lhe levar as roupas.
Professor, tive uma duvida acerca do segmento a seguir: Criou -se um novo fármaco, mas muitos médicos não lhe conhecem os efeitos! C/E? . Desde já agradeço a atenção.
"Muitos médicos não lhe conhecem os efeitos" = "Muitos médicos não conhecem os efeitos DELE".
O LHE tem função de adjunto adnominal.
Um abraço!
Professor, o lhe nesse caso não é um pronome pessoal? Ou seja passa a ser pronome possessivo? No caso dele ser adj adn ?
Olá professor nesta frase ( busque o cachorro para mim) sei que para mim é ojeito indireto.Eu posso responder para essa pessoa ( busco- lhe o cachorro. Está certo a resposta.
Olhe o exemplo colhido do HOUAISS: "O rapaz buscou-lhe uma cadeira", com o pronome LHE na função de OBJETO INDIRETO. Conclusão: "Busco-lhe o cachorro" é construção correta.
Um grande abraço!
@@LinguativaCursos muito obrigado professor.
Será que meu ouvido está danificado? Estou ouvindo "lhi".
Agradeço-lhe muito, Luiz!
Um abraço!
"Desde os dezoito anos, que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades." (Lima Barreto).
Nessa frase fiquei em dúvida, pois a regência do verbo absorver é transitiva direta mesmo? Se for , há o sentido de posse e podemos afirmar ser Adjunto adnominal? obrigado a todos!
Frase CORRETA: ""Desde os dezoito anos, que o tal patriotismo o absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades."
Nesse caso, todo indica que Lima Barreto está imitando a língua oral. ABSORVER é tradicional TRANSITIVO DIRETO.
Um abraço, Filipe!
Resumindo esse assunto:
LHE com VTDI ------------ o lhe vai ser Objeto indireto
LHE com VTD ------------- o lhe vai ser Adjunto adnominal
LHE com VL ----------------o lhe vai ser Complemento nomial
Estou correto?
Em 'arfa-te o peito' o te é possessivo?
Só eu reparei o suposto erro aqui kkkk "Essa EStória não aconteceu nunca para que aconteça sempre" ????
Procure essa palavra no dicionário e volte aqui para apagar e deixar de passar vergonha.
Meu caro, você tem uma capacidade MONSTRUOSA de educar o povo brasileiro, é horrível ler artigos de jornais da folha de são paulo ou o estadão com tantos erros de gramática, é deprimente e soa como impotência de aprender o que quer seja por parte do autor, gera desprezo sobretudo.
Concordo com você. Vivemos em um país em que EDUCAR encontra muitas barreiras. Há todas as facilidades (muitas delas merecidas) a quem quer divertir, a quem quer iludir, a quem quer mentir. Para quem quer ensinar, os caminhos não são fáceis.
Um 2018 cheio de SAÚDE, PAZ e VITÓRIAS!
Um grande abraço!
Esse lhe é terrível.
Um grande abraço, Marta!
Em 'enviei-lhe o telegrama', 'a sentença foi-lhe favorável' e 'bateram-lhe na cabeça', os lhes são objeto indireto?