Vamos pros recados e erratas: 1) Sim, Baku é a capital do Azerbaijão. Já fiz a errata na descrição do vídeo e estou fazendo aqui de novo. 2) Não vou falar sobre os EUA na Venezuela agora. Não tenho tempo pra estudar isso e não vou fazer vídeo de opinião. Se não posso pesquisar sobre, não rola vídeo. Não achei que precisaria explicar isso de novo depois de ter deixado isso claro no vídeo. 3) Estava sem tempo pra pesquisar, peguei um texto que escrevi em 2013 e transformei em vídeo, por isso vocês estão assistindo um vídeo sobre esse assunto. Não, não vou parar tudo o que tô fazendo da minha vida pra fazer vídeo sobre o imperialismo soviético porque "ain, tem que mostrar o outro lado". Eu faço vídeo do que eu consigo e não tenho tempo para fazer pesquisa por demanda, especialmente pra quem faz pedido carregado de deboche e insinuações. A galera que apoia o canal pelo Apoia.se não me cobra 1/10 do que me cobram os debochados que acham que eu tô aqui pra trabalhar sob demanda e de graça. Se você quer muito aprender sobre um tema, procure os livros sobre o assunto, não fique esperando por vídeos. E faça com seu deboche e seu "whataboutism" o mesmo que os doentes fazem com os supositórios.
@@flomberslombers887 Sim, alguns. O Pós-Guerra, do Tony Judt, fala sobre a história da Europa de 1945 até o fim do século XX, e esse assunto acaba aparecendo relacionado; tem o "Sete chefes do império soviético", do Dmitri Volkogonov, que embora seja um livro de mini-biografias sobre os líderes do país, ajuda a entender um pouco sobre como as características pessoais desses líderes influenciaram em suas atuações políticas; "A maldição de Stalin", embora defenda uma hipótese ridícula de que a culpa da Guerra Fria era só de Stalin, e não das duas potências envolvidas, foca bastante nesse contexto de tomada do leste europeu pela URSS no pós-guerra; Hungria 1956 (esqueci o nome do autor, mas foi publicado pela Contexto) fala sobre as manifestações na Hungria em 56 e sobre a repressão da URSS sobre os manifestantes; "A reunificação da Alemanha", do Moniz Bandeira, fala um pouco sobre a influência da URSS na política da Alemanha Oriental e na permanência da divisão da Alemanha em 2 países; "História concisa da Rússia" fala um pouco sobre isso nos últimos capítulos. Tem mais material sobre isso por aí, tanto com um viés mais favorável à URSS quanto trabalhos de autores anticomunistas, mas esses foram os que eu consegui lembrar agora. E não mencionei o livro negro do comunismo de propósito porque ele é bem problemático e, em alguns pontos-chave, não muito confiável, e o livro "Camaradas", do Robert Service, embora se encaixe nesse tema, tem tantas críticas negativas que eu fico com o pé atrás em recomendar. Como não li e não sou especialista no assunto, sugeriria perguntares para quem é da área quais são os méritos e problemas desse livro.
Sobre a história do comunismo, eu ouvi falar bem do livro "The Red Flag: A History of Communism", do David Priestland, mas não li pra dar uma opinião pessoal.
@@obrigahistoria Excelente. O serviço que você presta é magnifico. Obrigado por sair das torres de marfim e expor todo esse conhecimento ao público. Muito sucesso e rumo aos 1 milhão de inscritos
Parabéns! A sua análise é profunda, baseada em fatos. Acho que seu canal uma ilha de conhecimento. Só uma dica seja inflexível e imparcial, tente observar os temas de todos os lados(sem qualquer posicionamento) isso te dá ainda mais credibilidade. Não existe o absoluto positivo ou negativo, direita ou esquerda, somente fatos. ABS.
Num "Brasil Paralelo". Muito boa a referência, e a ideia, melhor ainda. A CIA e a NSA divulgaram vários documentos da época do golpe, estes ligando-os diretamente à ditadura e até mesmo mostrando que houve a possibilidade de auxílio militar direto. Recomendo as leituras.
Adorei o vídeo, Icles. Essa conexão dos EUA com o Afeganistão é surreal. Fico muito curioso com o quanto as pessoas glorificam a vida nos EUA. Acredito que o bem estar financeiro grande que eles têm muito se deve a essa exploração desenfreada de outros países.
Vídeo super atual e necessário, parece até que você tava planejando lançar ele justo hoje que o WikiLeaks liberou seus arquivos por conta da prisão do Assange. TEm bastante material lá, espero que os historiadores usem como fonte pra estudar mais o fenômeno do imperialismo atual. Seu trabalho é foda cara!
Ele foi gravado em fevereiro e eu ia lançar em março, mas troquei pelo vídeo do Infiltrado na Klan pra aproveitar o restinho de discussão sobre o Oscar e tentar conseguir uma ajuda do algoritmo.
Li sua monografia a algumas semanas. É bem legal ver o texto sendo apresentado por você... É um ótimo trabalho, tanto o texto escrito quanto o vídeo!!!!!
Esse é o melhor horário pra jantar: Saiu vídeo do Leitura ObrigaHistória, do Normose e do Saia da Matrix ❤️ Edit: E caralho, o vídeo saiu no mesmo dia que o imperialismo prendeu o Assange.
Icles magistral! Pessoal leiam a trilogia de Luiz Alberto Muniz Bandeira: Formação do Império Americano, A Segunda Guerra Fria e A Desordem Mundial, todos pela editora Civilização Brasileira.
A subtração de territórios mexicanos pelos americanos, e da Espanha as providências: Cuba, Porto Rico, Filipinas e Guan, Carolinas e Marianas Também o Hawai.
Excelente vídeo Icles, agradeço pelo conhecimento transmitido. Lembro-me de um vídeo do Pirula, em que ele havia citado também que o atentado de "11 de setembro", foi o único ataque estrangeiro em solo norte-americano. Porém, em um outro vídeo, ele fez uma errata sobre essa informação, pois em 1812 houve a "Guerra Anglo-Americana", onde na "Batalha de Washington" a Casa Branca foi queimada pelos ingleses em 1817. (Fonte: en.wikipedia.org/wiki/War_of_1812)
A conclusão do Chalmers Johnson sobre o F35 é bastante equivocada. O programa de pesquisa dele começou ainda no inicio dos anos 90, mas o desenvolvimento de caças do tipo é bastante anterior. Ele é fruto de uma longa disputa entre EUA e USSR/Rússia pelo domínio de aviões com tecnologia stealth que estão atreladas às evoluções dos sistemas de defesa anti-aéreas que precisavam serem superados. Entretanto, gostei bastante do vídeo, embora existam muitas discussões sobre os reais motivos das guerras do golfo e Iraque e também sobre as armas de destruição em massa iraquianas, lobby das empresas de armamento, etc.
muito bom o vídeo, minha professora até pediu um trabalho em cima dessa história e colocou esse vídeo como referencia para a realização da atividade, obrigado pela ajuda
Fala do Irã e seu papel geopolítico atual, além da sua história recente (pós-segunda guerra) Edit: tipo anos 2000 pra ca, envolvimento com a Rússia e a China etc.
Muito bom, adoro essa temática. Trabalhei essa discussão pensado a VEJA e o Plano Real, no contexto hiperinflação e transição do fim do Governo Itamar, em minha monografia. Aproveitando, tu ava no ENEH 2006 na UFSC? Abraços
oi Icles muito bons teus videos gosto muito, só uma errata o 2001 não foi a primeira vez que os estados unidos foi atacado no território, o primeiro foi de os mexicanos o Pancho Villa em 1916 abraço desde Colômbia
A edição atual do livro do Chomsky que foi lançada com o nome de "Mídia" tem o subtítulo "Propaganda política e manipulação". Saiu pela WMF Martins Fontes.
Vídeo excelente, aliás, como muitos desse canal que acompanho há algumas semanas, porém, já é um dos meus preferidos. Agora professor, no que diz respeito a guerra Hispano-Americana, sobre a suposta sabotagem do navio "Maine", de acordo com uma pesquisa que fiz, num livro chamado: "A História NÃO CONTADA dos EUA" do diretor Oliver Stone e do PHD em História Peter Kuznick; fala que em 1976, cerca de 76 anos após a ocorrência com o "Maine", uma investigação oficial da Marinha, descobriu que a causa mais provável para o naufrágio, foi a explosão de uma caldeira, e devido ao calor tropical, isso provocou uma combustão nas munições da embarcação. E isso teria feito os EUA, por meio de notícias falsas/distorcidas, como você bem relatou ai, fez com que os EUA entrassem em guerra. Fonte do que eu falei: livro A História NÃO CONTADA dos EUA" páginas 15-20. Bom dia (y)
Relacionado a tema de manipulação da opinião pública, enfatizando mais as ferramentas psicológicas detrás das relações públicas dos EUA, fica a sugestão do documentário O Século do Ego (The Century of Self) do documentarista Adam Curtis. Abs.
O filme Vice da uma explicação boa sobre essa justificativa da invasão do Iraque, basicamente eles pegaram um elemento da al-Qaeda que tinha se escondido no Iraque de bucha como justificativa
Muito obrigada por esse vídeo. Seria muito legal se você falasse mais dos interesses dos stêitis nas regiões dos povos árabes. Inclusive, se alguém quiser me recomendar alguma leitura eu ficaria eternamente grata.
Conheço algumas coisas bem interessantes, um autor que sempre recomendo para se entender a história dos povos Árabes é Albert Hourani com "Uma história dos povos Árabes" muito bom e didático e Edward Said com o "Orientalismo". Para se entender eventos ainda mais recentes tem um chamado "Guerras Híbridas" e um canal do TH-cam que sempre recomendo na questão palestina é o Tese Onze. Espero que ajude na sua busca :)
Gostaria de comentar um detalhe, no vídeo diz que Baku é a capital do Cazaquistão, não sei se no passado é assim, mas hoje em dia Baku é a capital do Azerbaijão e Astana, a capital do Cazaquistão.
Ola a todos gostaria gue me que respondessem uma pergunta por favor guando os USA se tornao a maior economia algumas fontes dizen que foi apos a primeira guerra outra dizen que foi no fim do sec XlX grato a quem me respon der
Me explique duas cousas que não chego em conclusão ,a primeira és como o Estado interfere nas empresas er quais os limites do Estado ? de acordo com Karl Marx ?
@@yencomunista2374 , primeiramente o socialismo é apenas um estágio a ser superado. no primeiro estágio do socialismo as empresas seriam estatizadas e gradualmente transferidas para o comando popular, quando isso for plenamente conquistado o Estado será obsoleto e desnecessário, sendo extinto, portanto. Caso queira aprofundar nesses assuntos recomendo fortemente os canais "tese onze " e boitempo e os podcasts viracasacas e revolushow
Não entendo. Sempre que historiadores falam sobre a Guerra Fria a definem como sendo uma corrida pelo domínio global entre EUA e URSS. Ora, se assim foi, por que não havia um perigo vermelho?
A ameaça de um outro sistema político (no caso, o socialismo soviético) existia. A questão é que ele foi usado como desculpa para atos deploráveis, como apoio a ditaduras (o que contrariava a própria lógica de combate ao autoritarismo), guerras desnecessárias, golpes voltados exclusivamente aos interesses econômicos dos EUA ou de suas corporações (e que nada tinham a ver com combate ao socialismo), etc, que resultaram em desastres.. Não é negar a existência do conflito. É entender que o outro lado serviu como desculpa para atos reprováveis para ambas as partes, mas eu só falei de uma porque era a pesquisa que eu tinha pronta.
Como sempre aqui o exemplo de honestidade ao dizer fatos históricos, e tb inteligência com poder de síntese , aqui é antídoto contra Brasil Paralelo , mas só voltando a um ponto , qdo Bob diz , "nos temos 30 Viatinãs " @soma se a isso , um Brasil atual e quase de sempre .
Em Vice, filme de 2018, o diretor dá muita enfase ao Cheney como grande articulador e costureiro do governo Bush. Será que o diretor inflou a importância do sujeito?
Quero muito ler A Linguagem do Império, do Domenico Losurdo. Estou lendo outro livro dele, ele é muito bom. Enquanto eu via o vídeo eu lembrei dos livros do José Arbex Jr. "Showrnalismo: A Notícia Como Espetáculo" e "O Jornalismo Canalha".
Poderia contar mais sobre o quase golpe nos estados unidos encabeçados por empresários e militares na década de 30 citados em 10:00 ou citar fontes. Obrigado pela atenção
Foi chamado de "The Business Plot", tem um artigo na wikipedia com algumas fontes e tem este video do Cynical Historian, th-cam.com/video/iFM8X1q4AyE/w-d-xo.html , aos 8:50 que cita ele.
Esse vídeo me lembrou muito o documentário do Michael Moore sobre o 11 de setembro. Alguém sabe se o icles gostou do trabalho do Moore? Não encontrei comentários de historiadores a respeito, só do Felipe, mas não achei consistente. De qq forma, fica a recomendação da obra m.th-cam.com/video/5ufGY8gEwbY/w-d-xo.html
Baku é capital do Azerbaijão, não do Cazaquistão, a capital de lá é Astana, e mudou de nome esse ano pra homenagear o ditador que está no poder desde a queda da URSS
Vamos pros recados e erratas:
1) Sim, Baku é a capital do Azerbaijão. Já fiz a errata na descrição do vídeo e estou fazendo aqui de novo.
2) Não vou falar sobre os EUA na Venezuela agora. Não tenho tempo pra estudar isso e não vou fazer vídeo de opinião. Se não posso pesquisar sobre, não rola vídeo. Não achei que precisaria explicar isso de novo depois de ter deixado isso claro no vídeo.
3) Estava sem tempo pra pesquisar, peguei um texto que escrevi em 2013 e transformei em vídeo, por isso vocês estão assistindo um vídeo sobre esse assunto. Não, não vou parar tudo o que tô fazendo da minha vida pra fazer vídeo sobre o imperialismo soviético porque "ain, tem que mostrar o outro lado". Eu faço vídeo do que eu consigo e não tenho tempo para fazer pesquisa por demanda, especialmente pra quem faz pedido carregado de deboche e insinuações. A galera que apoia o canal pelo Apoia.se não me cobra 1/10 do que me cobram os debochados que acham que eu tô aqui pra trabalhar sob demanda e de graça. Se você quer muito aprender sobre um tema, procure os livros sobre o assunto, não fique esperando por vídeos. E faça com seu deboche e seu "whataboutism" o mesmo que os doentes fazem com os supositórios.
poderia me indicar livros sobre o imperialismo soviético?
@@flomberslombers887 Sim, alguns. O Pós-Guerra, do Tony Judt, fala sobre a história da Europa de 1945 até o fim do século XX, e esse assunto acaba aparecendo relacionado; tem o "Sete chefes do império soviético", do Dmitri Volkogonov, que embora seja um livro de mini-biografias sobre os líderes do país, ajuda a entender um pouco sobre como as características pessoais desses líderes influenciaram em suas atuações políticas; "A maldição de Stalin", embora defenda uma hipótese ridícula de que a culpa da Guerra Fria era só de Stalin, e não das duas potências envolvidas, foca bastante nesse contexto de tomada do leste europeu pela URSS no pós-guerra; Hungria 1956 (esqueci o nome do autor, mas foi publicado pela Contexto) fala sobre as manifestações na Hungria em 56 e sobre a repressão da URSS sobre os manifestantes; "A reunificação da Alemanha", do Moniz Bandeira, fala um pouco sobre a influência da URSS na política da Alemanha Oriental e na permanência da divisão da Alemanha em 2 países; "História concisa da Rússia" fala um pouco sobre isso nos últimos capítulos. Tem mais material sobre isso por aí, tanto com um viés mais favorável à URSS quanto trabalhos de autores anticomunistas, mas esses foram os que eu consegui lembrar agora. E não mencionei o livro negro do comunismo de propósito porque ele é bem problemático e, em alguns pontos-chave, não muito confiável, e o livro "Camaradas", do Robert Service, embora se encaixe nesse tema, tem tantas críticas negativas que eu fico com o pé atrás em recomendar. Como não li e não sou especialista no assunto, sugeriria perguntares para quem é da área quais são os méritos e problemas desse livro.
Sobre a história do comunismo, eu ouvi falar bem do livro "The Red Flag: A History of Communism", do David Priestland, mas não li pra dar uma opinião pessoal.
@@obrigahistoria Excelente. O serviço que você presta é magnifico. Obrigado por sair das torres de marfim e expor todo esse conhecimento ao público. Muito sucesso e rumo aos 1 milhão de inscritos
Parabéns! A sua análise é profunda, baseada em fatos. Acho que seu canal uma ilha de conhecimento. Só uma dica seja inflexível e imparcial, tente observar os temas de todos os lados(sem qualquer posicionamento) isso te dá ainda mais credibilidade. Não existe o absoluto positivo ou negativo, direita ou esquerda, somente fatos. ABS.
Faz um video sobre a influência americana na ditadura brasileira. Tem gente que vive num brasil paralelo, longe da realidade.
Verdade. Muito bem lembrado
Num "Brasil Paralelo". Muito boa a referência, e a ideia, melhor ainda. A CIA e a NSA divulgaram vários documentos da época do golpe, estes ligando-os diretamente à ditadura e até mesmo mostrando que houve a possibilidade de auxílio militar direto. Recomendo as leituras.
Vídeo que mostra a verdade por detrás do que a mídia supostamente chama de "informação".
Adorei o vídeo, Icles. Essa conexão dos EUA com o Afeganistão é surreal. Fico muito curioso com o quanto as pessoas glorificam a vida nos EUA. Acredito que o bem estar financeiro grande que eles têm muito se deve a essa exploração desenfreada de outros países.
A propaganda é a alma do negócio. E a democracia é um negócio. Sempre foi.
Ótimo vídeo! Muita informação pra quase 30 min, vou ter de rever umas três vezes pra pegar tudo.
Esse é um canal de história, em nível avançado!
A produção visual de vcs está fodaaaa. Parabéns
Professor, meus parabéns pela belíssima e espetacular aula! O valor educacional de um conteúdo desse é imenso. Abração e continue assim!
Excelente aula !!!! Parabéns pela abordagem dos fatos e as fontes literárias.
Justo hoje saiu a abertura de arquivos do WikiLeaks com dados sobre a espionagem americana
Vídeo super atual e necessário, parece até que você tava planejando lançar ele justo hoje que o WikiLeaks liberou seus arquivos por conta da prisão do Assange. TEm bastante material lá, espero que os historiadores usem como fonte pra estudar mais o fenômeno do imperialismo atual.
Seu trabalho é foda cara!
Ele foi gravado em fevereiro e eu ia lançar em março, mas troquei pelo vídeo do Infiltrado na Klan pra aproveitar o restinho de discussão sobre o Oscar e tentar conseguir uma ajuda do algoritmo.
Magnifico vídeo,parabéns!
Li sua monografia a algumas semanas. É bem legal ver o texto sendo apresentado por você... É um ótimo trabalho, tanto o texto escrito quanto o vídeo!!!!!
Um dos melhores canais do youtube. Aqui vc aprende história de verdade.
Argumentos antiamericanos atualizados. Vcs são dez
Belíssima aula, Icles! Outro dos grandes vídeos do TH-cam neste ano! Abraços ;)
Parabéns pelo trampo!!!! Muito bem feito e muito rico em conteúdo.
Esse é o melhor horário pra jantar: Saiu vídeo do Leitura ObrigaHistória, do Normose e do Saia da Matrix ❤️
Edit: E caralho, o vídeo saiu no mesmo dia que o imperialismo prendeu o Assange.
Coincidência? #SQN
Uauuu, incrível! Quero chegar num nível desses hahahahah
Muito obrigada por compartilhar esse conteúdo com a gente 💖
Normalmente gosto do que é produzido aqui mas este está pra lá de bom. Parabéns!
Icles magistral! Pessoal leiam a trilogia de Luiz Alberto Muniz Bandeira: Formação do Império Americano, A Segunda Guerra Fria e A Desordem Mundial, todos pela editora Civilização Brasileira.
Baita aula. Assim q puder vou pro apoia-se. Por enquanto, obrigado!
A subtração de territórios mexicanos pelos americanos, e da Espanha as providências: Cuba, Porto Rico, Filipinas e Guan, Carolinas e Marianas
Também o Hawai.
Excelente vídeo Icles, agradeço pelo conhecimento transmitido. Lembro-me de um vídeo do Pirula, em que ele havia citado também que o atentado de "11 de setembro", foi o único ataque estrangeiro em solo norte-americano. Porém, em um outro vídeo, ele fez uma errata sobre essa informação, pois em 1812 houve a "Guerra Anglo-Americana", onde na "Batalha de Washington" a Casa Branca foi queimada pelos ingleses em 1817. (Fonte: en.wikipedia.org/wiki/War_of_1812)
Vídeo com conteúdo interessante e muito bem pesquisado. Parabéns!
A conclusão do Chalmers Johnson sobre o F35 é bastante equivocada. O programa de pesquisa dele começou ainda no inicio dos anos 90, mas o desenvolvimento de caças do tipo é bastante anterior. Ele é fruto de uma longa disputa entre EUA e USSR/Rússia pelo domínio de aviões com tecnologia stealth que estão atreladas às evoluções dos sistemas de defesa anti-aéreas que precisavam serem superados. Entretanto, gostei bastante do vídeo, embora existam muitas discussões sobre os reais motivos das guerras do golfo e Iraque e também sobre as armas de destruição em massa iraquianas, lobby das empresas de armamento, etc.
Que vinheta foda!!!
Parabéns!
muito bom o vídeo, minha professora até pediu um trabalho em cima dessa história e colocou esse vídeo como referencia para a realização da atividade, obrigado pela ajuda
Esse vídeo é realmente muito bom!
Parabéns, trabalho primoroso e didático. O que você faz é essencial.
Excelente como sempre!!
ótimo vídeo!! parabéns!
Que vídeo incrível, estou sem palavras !
Caramba, que vídeo maravilhoso.
Que video maravilhoso, super completo e com os argumentos bem expostos.
Parabéns pelo ótimo trabalho, qualidade, dedicação e pesquisa minuciosa!
Muito bom, ajuda entender atual contexto da situação na Venezuela.
Rapaz tu é tão didático que fico admirado. Parabéns
Fala do Irã e seu papel geopolítico atual, além da sua história recente (pós-segunda guerra)
Edit: tipo anos 2000 pra ca, envolvimento com a Rússia e a China etc.
Já tem três vídeos no canal sobre a História do Irã, procura aí
Salve Icles! Belo conteúdo e boa didática
Icles, o que você pensa de autores que tentam "defender" ou dar um tom de "legitimidade" para o imperialismo? Como o Niall Ferguson, por exemplo
Muito interessante a cronologia...
Obrigado por compartilhar com o mundo!
Como alguém pode ver esse vídeo e não perceber que o estado é apenas o balcão de negócios do grande empresariado?
Excelente video Icles, parabens ao Canal ...
Vídeo lindo,parabéns espero um dia quando for em Florianópolis,ter a chance de lhe conhecer.
Excelente vídeo!
Muito obrigado pelo vídeo.
James Monroe em 1823 já tinha mandado o recado pro mundo e em especial para América Latina: ´´A América para os Americanos``.
Vídeo muito bom e parabéns !
Que vídeo maravilhoso cara!
Boa noite ! Maravilhoso !!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom, adoro essa temática. Trabalhei essa discussão pensado a VEJA e o Plano Real, no contexto hiperinflação e transição do fim do Governo Itamar, em minha monografia. Aproveitando, tu ava no ENEH 2006 na UFSC?
Abraços
Eu só entrei na UFSC em 2009 e não participei de nenhum ENEH. Logo, não :P
@@obrigahistoria o Canal é muito bom!!!
O documentário "The Century of The Self" complementa bem esse episódio, principalmente os primeiros episódios.
Muito bem feito o vídeo, bem informativo. Uma pequena observação no minuto 23, Baku é a capital do Azerbaidjão, não do Kazaquistão.
Já fiz a errata na descrição
adorei esse video muito bem informativo
oi Icles muito bons teus videos gosto muito, só uma errata o 2001 não foi a primeira vez que os estados unidos foi atacado no território, o primeiro foi de os mexicanos o Pancho Villa em 1916 abraço desde Colômbia
A edição atual do livro do Chomsky que foi lançada com o nome de "Mídia" tem o subtítulo "Propaganda política e manipulação". Saiu pela WMF Martins Fontes.
Vídeo perfeito pro dia de hoje em que Julian Assange é preso, o imperialismo yankee é nojento.
Vídeo excelente, aliás, como muitos desse canal que acompanho há algumas semanas, porém, já é um dos meus preferidos. Agora professor, no que diz respeito a guerra Hispano-Americana, sobre a suposta sabotagem do navio "Maine", de acordo com uma pesquisa que fiz, num livro chamado: "A História NÃO CONTADA dos EUA" do diretor Oliver Stone e do PHD em História Peter Kuznick; fala que em 1976, cerca de 76 anos após a ocorrência com o "Maine", uma investigação oficial da Marinha, descobriu que a causa mais provável para o naufrágio, foi a explosão de uma caldeira, e devido ao calor tropical, isso provocou uma combustão nas munições da embarcação. E isso teria feito os EUA, por meio de notícias falsas/distorcidas, como você bem relatou ai, fez com que os EUA entrassem em guerra. Fonte do que eu falei: livro A História NÃO CONTADA dos EUA" páginas 15-20. Bom dia (y)
Relacionado a tema de manipulação da opinião pública, enfatizando mais as ferramentas psicológicas detrás das relações públicas dos EUA, fica a sugestão do documentário O Século do Ego (The Century of Self) do documentarista Adam Curtis. Abs.
Aula brilhante!
O filme Vice da uma explicação boa sobre essa justificativa da invasão do Iraque, basicamente eles pegaram um elemento da al-Qaeda que tinha se escondido no Iraque de bucha como justificativa
23:19
Baku é a capital do Azerbaijão
Muito obrigada por esse vídeo. Seria muito legal se você falasse mais dos interesses dos stêitis nas regiões dos povos árabes. Inclusive, se alguém quiser me recomendar alguma leitura eu ficaria eternamente grata.
Conheço algumas coisas bem interessantes, um autor que sempre recomendo para se entender a história dos povos Árabes é Albert Hourani com "Uma história dos povos Árabes" muito bom e didático e Edward Said com o "Orientalismo". Para se entender eventos ainda mais recentes tem um chamado "Guerras Híbridas" e um canal do TH-cam que sempre recomendo na questão palestina é o Tese Onze. Espero que ajude na sua busca :)
Muito obrigado!
Ótimo vídeo. Por equívoco, o link do artigo de Immanuel Wallerstein é o mesmo do Antônio J. E. Brussi. Dá para arrumar?
Corrigido
Vídeo de utilidade pública.
Vc eh mto bom cara.
Gostaria de comentar um detalhe, no vídeo diz que Baku é a capital do Cazaquistão, não sei se no passado é assim, mas hoje em dia Baku é a capital do Azerbaijão e Astana, a capital do Cazaquistão.
Gostaria que falassem tb sobre o imperialismo russo.
Pesquisa fodona👏👏👏👏
Você é muito foda, inspiração como historiador, quando eu terminar meu curso quero ser como vc hahahahaha porém trabalhar com história antiga.
Ola a todos gostaria gue me que respondessem uma pergunta por favor guando os USA se tornao a maior economia algumas fontes dizen que foi apos a primeira guerra outra dizen que foi no fim do sec XlX grato a quem me respon
der
Foi ainda no séc xix
Me explique duas cousas que não chego em conclusão ,a primeira és como o Estado interfere nas empresas er quais os limites do Estado ? de acordo com Karl Marx ?
Você quer dizer como ele via a atuação do estado ou como deveria ser ?
@@yencomunista2374 , primeiramente o socialismo é apenas um estágio a ser superado. no primeiro estágio do socialismo as empresas seriam estatizadas e gradualmente transferidas para o comando popular, quando isso for plenamente conquistado o Estado será obsoleto e desnecessário, sendo extinto, portanto. Caso queira aprofundar nesses assuntos recomendo fortemente os canais "tese onze " e boitempo e os podcasts viracasacas e revolushow
Fox News não gostou desse vídeo
16:19 vale lembrar que nesse mesmo contexto dos cartéis de drogas que lançam "Scarface"
Não entendo. Sempre que historiadores falam sobre a Guerra Fria a definem como sendo uma corrida pelo domínio global entre EUA e URSS. Ora, se assim foi, por que não havia um perigo vermelho?
A ameaça de um outro sistema político (no caso, o socialismo soviético) existia. A questão é que ele foi usado como desculpa para atos deploráveis, como apoio a ditaduras (o que contrariava a própria lógica de combate ao autoritarismo), guerras desnecessárias, golpes voltados exclusivamente aos interesses econômicos dos EUA ou de suas corporações (e que nada tinham a ver com combate ao socialismo), etc, que resultaram em desastres.. Não é negar a existência do conflito. É entender que o outro lado serviu como desculpa para atos reprováveis para ambas as partes, mas eu só falei de uma porque era a pesquisa que eu tinha pronta.
Perfeito
vc disse que a ligação do saddam hussem com a al-qaeda, seria irracional, por causa, também, da religião. Contudo ambos são islâmicos sunitas
Como sempre aqui o exemplo de honestidade ao dizer fatos históricos, e tb inteligência com poder de síntese , aqui é antídoto contra Brasil Paralelo , mas só voltando a um ponto , qdo Bob diz , "nos temos 30 Viatinãs " @soma se a isso , um Brasil atual e quase de sempre .
Muito bom!
Que vídeo 👏👏👏
GÊNIO
Em Vice, filme de 2018, o diretor dá muita enfase ao Cheney como grande articulador e costureiro do governo Bush. Será que o diretor inflou a importância do sujeito?
Legal o video faltou falar do outro lado mas entendi o sentido do video continue produzido conteudo o youtube agradece
Ótimo!
Em tempos de falsificações históricas de Brasil Paralelo vcs são um oásis de conhecimento nesse deserto de obscurantismo.
Quero muito ler A Linguagem do Império, do Domenico Losurdo. Estou lendo outro livro dele, ele é muito bom. Enquanto eu via o vídeo eu lembrei dos livros do José Arbex Jr. "Showrnalismo: A Notícia Como Espetáculo" e "O Jornalismo Canalha".
Olá. O segundo link para acesso ao artigo é o mesmo do primeiro: "Recorrência e evolução no capitalismo mundial".
Icles... Desculpe a correção, mas Baku não é capital do Cazaquistão, e sim do Azerbaijão.
Verdade. Obrigado pela correção. Colocarei isso na descrição do vídeo.
Poderia contar mais sobre o quase
golpe nos estados unidos encabeçados por empresários e militares
na década de 30 citados em 10:00 ou citar fontes. Obrigado pela atenção
Foi chamado de "The Business Plot", tem um artigo na wikipedia com algumas fontes e tem este video do Cynical Historian, th-cam.com/video/iFM8X1q4AyE/w-d-xo.html , aos 8:50 que cita ele.
WILSON!!! (raivozamente grita)
Esse vídeo me lembrou muito o documentário do Michael Moore sobre o 11 de setembro. Alguém sabe se o icles gostou do trabalho do Moore? Não encontrei comentários de historiadores a respeito, só do Felipe, mas não achei consistente. De qq forma, fica a recomendação da obra m.th-cam.com/video/5ufGY8gEwbY/w-d-xo.html
Lembrando que não existe o conceito de imperialismo soviético
Engajamento
Baku é capital do Azerbaijão, não do Cazaquistão, a capital de lá é Astana, e mudou de nome esse ano pra homenagear o ditador que está no poder desde a queda da URSS
Já fiz a errata na descrição
Vídeo da zorra!
Qual a vantagem do Trump em fazer acordos com a Coreia do Norte?
Imagem de bom moço
Meu comentário foi apagado?
Kkkkkk foi