O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
Só pra avisar que qualquer discrepância que vocês encontrarem entre o texto na tela e minha leitura, confiem no texto. Gravei esse vídeo em um momento de cansaço e acabei cometendo alguns erros (que não mudam o sentido do que é lido, apesar de tudo). E para quem achar que ficou faltando alguma coisa, gostaria de pedir uma atenção especial ao recado no fim do vídeo.
Obrigada, Icles. Seus vídeos são sempre muito elucidativos e bem completos. Fico pensando que tudo mudou completamente, hj aceitamos e adoramos filmes e história de bruxos como Harry Potter e feiticeiras em geral.
@@Fazoéleson Essa representação sobre as bruxas apareciam em alguns processos de pessoas acusadas de bruxaria. Na maioria das vezes eram confissões dos interrogados quando torturados. O que é necessário perceber é que essas representações são feitas pelos religiosos cristãos, em tribunais religiosos ou leigos, sobre os acusados.
Uma das grandes contribuições pra humanidade que o iluminismo trouxe, foi a possibilidade de observar o universo com mais racionalidade do que com crendices. Com isso caiu por terra vários conceitos horríveis, mas que infelizmente ainda hoje existem pessoas que perpetuam isso na sociedade....
O vídeo é ótimo, como sempre, com uma grande capacidade de pesquisa e aprofundamento. Mas recomendaria o estudo também com autoras, historiadoras e antropólogas, até mesmo com uma psicanalista junguiana (esta que já li e que descreve, com uma precisão difícil de se encontrar em outros lugares, os mitos e símbolos na bruxaria) para abranger o referencial feminino diante da perspectiva histórica (misógina e mística). Estudei bruxaria durante muito tempo, desde tradições modernas (como a Wicca gardneriana) até as que tentam remontar tradições antigas, e, apesar de não ser uma literatura científica, é um meio interessante para encontrar alguns resquícios de práticas antigas - passados até pouco tempo apenas verbalmente (para a segurança dos envolvidos) - que remontam o período pré-inquisição na Europa, mas que são de um preciosismo para entender antropologicamente também este marco histórico. Espero que minha indicação possa ser útil, de alguma forma. Entendo que não se pode falar de bruxaria sem ler o que as mulheres têm a dizer, independente de sua época, pois isso foi algo que nos atingiu violentamente quanto às percepções de nosso gênero e, de certa forma, persistem até hoje. Assim como seria essencial ouvir o que uma bruxa tem a dizer, mesmo que não se considere a magia ou outros fenômenos, mas sob uma perspectiva cultural, que certamente revela mais sobre o pensamento e práticas do que um Martelo das Bruxas, por exemplo. (Acabo de ver a sugestão de comentário no final do vídeo, para nos sentirmos à vontade em expor alguma visão contrastante do que foi dito e agradeço o espaço! Muito importante, democrático e científico.)
Estou gostando mto desse canal! Parabéns 👏 Sou professora de português e literatura e as vzs me faltava conhecimento histórico nas aulas de literatura. O canal está me ajudando mto nisso.
Ótimo vídeo! Pode parecer uma "heresia" o que vou fazer agora, mas.... Eu estou assistindo a série Sabrina da Netflix e é interessante algumas referências que se pode ver na série como o fato das tias da Sabrina serem parteiras, além das referências que já estão no senso comum como poções, "simpatias", fazer pacto com diabo e tal. Me deu um calafrio quando vc citou os métodos de tortura e usou imagens para ilustrar. É muito suspeito que alguém confesse sob tortura, com a dor e medo da morte. Esse é um método muito baixo. Outra coisa que vi na série e que me chamou a atenção depois de ver o vídeo foi o fato de que o acusado (segundo as leis do satanismo) é considerado culpado até que se prove o contrário. Não pesquisei para saber se essa é uma prática da religião satânica mesmo ou se é uma alusão ao método que a igreja fazia com as supostas bruxas. Curioso.
Assistindo esse vídeo, lembrei-me do angustiante filme: O Poço e o Pêndulo. Recomendo para quem tem curiosidade sobre como eram praticados alguns do instrumentos de tortura que foi mostrado no vídeo.
Icles. Sou formado em história. Na faculdade, lembro que uma professora (muito boa por sinal), disse que a caça às bruxas foi maior nos países protestantes, e que a inquisição perseguiu mais judeus, os chamados cristão novos. Achei muito interessante seu vídeo, me interesso muito pelo assunto. Mas fiquei curioso sobre como ocorreu a caça às buxas no mundo protestante. Pode ser que eu tenha entendido mal a minha professora, mas seria bem legal ter ao menos alguma bibliografia indicada, se for possível. Grande abraço, e parabéns pelo excelente canal.
Sim, na verdade a caça às bruxas aconteceu em larga escala (sic) na idade moderna pelos puritanos, ou seja, protestantes, sua professora está correta, os judeus ditos perseguidos não eram todos, mas sim cristãos como outros que foram considerados hereges. A igreja foi contra a caça às bruxas, fonte primária: Concílios de Elvira (306) e Ancira (314). Não à toa o código lombardo dizia: “Que ninguém pretenda matar alguém ou uma estrangeira como bruxa, pois não é possivel, nem deve ser acreditado por mentes cristãs” - Ronald. The Pagan Religions of the Ancient British Isles. Vale ressaltar que o indivíduo que gravou o vídeo não consegue e nunca conseguirá provar que o Malleus Maleficarum foi usado e aceito pela igreja, ele omitiu que os escritores deste livro ("manual") foram excomungados da igreja e que ele só veio a ser usado de fato já na idade moderna pelos protestantes, católicos que apoiaram ou incentivaram a caça foram contra a icar como já mencionado nas referências acima. Forte abraço. Referência à Mariana.
Parabéns pelo belo trabalho, está cheio de vídeos no youtube sobre esse livro e interpretações. Mas simplesmente eles nem leram o livro, e isso fica muito claro de se notar. O livro é uma leitura difícil e cansativa sim, mas é preciso fazer um trabalho bem feito e não somente trazer interpretações de outros comentários e querer dar opinião em cima. Parabéns pelo belo trabalho.
Excelente! Fantástico! Estou começando a pesquisar sobre direito canônico, especialmente para compreender essa fase em que a confissão se tornou a rainha das provas e tb essa equivalência entre crime e pecado. Nos livros jurídicos o tema é sempre abordado de forma superficial. Só com este vídeo já deu pra entender melhor. Vou procurar a bibliografia indicada. Obrigada, Icles. Forte abraço.
Parabéns por mais um vídeo bem sucedido, sou fã do canal. Sou apaixonado por história e estou no 3° período, muitas coisas que vejo aqui no canal eu vejo em sala de aula.
Icles, vale a pena conferir o capítulo de história do Direito Penal no livro Lições de Direito Penal do Heleno Cláudio Fragoso. Esse autor é um clássico do Direito Penal no Brasil.
Nossa, estava falando isso num outro post. Quem faz pós em Direito Penal é convidado a ler algumas dessas obras. Ah, não sou dessa área, meu marido que é
Tem bruxa em todo lugar, não são caricatas como se coloca na cultura popular. Magia tbm não é apertar um botão e tudo acontece. Tem estudo sério e demanda muita dedicação. Estou falando de magistas sérios, não aqueles marmoteiros que tem por aí.
Icles, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo canal, e dizer que acompanho seu trabalho. Não sou da área de conhecimento de humanas, porém sempre me vejo interessado sobre os temas abordados, pelo canal do qual você é responsável, e consequentemente, do prazer pela leitura. Posto isto, eu pergunto a você sobre dicas de livros discorrendo sobre os ciganos, como eles surgiram, em qual(ais) contexto(s), etc. Agradeço sua atenção, e, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho no youtube, pelo canal leitura obrigahistória.
Professor, parabéns por este vídeo esclarecedor e interessante. Eu me vi numa sala de aula, com um baita Professor e em uma Escola excelente. Um bálsamo na alma, num momento tão decadente e medieval do Brasil, onde a última notícia é a volta dos aparelhos de choque elétrico nos "doentes mentais". Obrigado
Excelente vídeo. No início é dito que a propaganda protestante inflou as estatísticas sobre a tortura. Muito se fala sobre a Inquisição Católica, mas e quanto às mulheres acusadas de bruxaria pelos puritanos norte americanos no século XVI? As justificativas seriam as mesmas?
Gostei do vídeo, seus vídeos temáticos são interessantes e, embora o assunto não seja novo para mim, é muito útil discutir o quanto a tortura e a bruxaria são questões históricas. Prefiro vídeos mais curtos, ou em partes, mas já conversamos via Twitter (*acho*) e você me disse que a experiência de fragmentar o vídeo não foi boa para o canal. Mas por qual motivo falei em fragmentar? Bem, acabou que os dois pontos do vídeo, a bruxaria e a tortura mereciam um melhor aprofundamento. De novo, eu tenho em mente de que estou mais perto do especialista no tema do que de quem assisti para aprender alguma coisa, mas seria interessante expandir a questão para a Inglaterra, onde a caça às bruxas existiu, ou o desenvolvimento de um discurso misógino mais consistente, daí o medo em relação às mulheres, sua demonização, a questão do controle dos saberes com a criação das universidades e a necessidade de eliminar a competição de curandeiras e tudo mais. Talvez não fosse o foco do vídeo, enfim, e eu estou escrevendo demais. De qualquer forma, um livro que eu considero importante para discutir a criação discursiva da bruxaria e da bruxa e a questão da caça em si é Chacina de Feiticeiras uma Revisão Histórica da Caça as Bruxas de Anne Llewellyn Barstow. Lembro que, para mim, foi um dos livros mais importantes para pensar a questão. E acredito que faltou A História do Medo do Medo no Ocidente do Jean Delumeau para pensar um pouco os motivos dessa caça às bruxas que não foi somente às bruxas, por assim dizer. De resto, Icles, parabéns pelo seu trabalho. Seu canal é muito importante nessa internet tão carente de gente que realmente queira informar com qualidade.
Que vídeo foda! Parabéns, vocês poderiam continuar seguindo nessa temática. acredito que o recorte da relação de gênero tenha sido feito no vídeo sobre mulheres na idade média. Os assuntos são muitos, espero que o assunto que comentem sobre este assunto no contexto do Brasil e Américas em geral. Qual é a opinião de vocês quanto ao documentário Haxxan?
Algum livro de historia que vc recomende que trate desse periodo? Eu tenho um profundo fascinio e respeito pelas religioes pagãs, mas gostaria de um livro que tratasse sob a otica da historia cientifica.
Muito bom, Eu port acaso perdi a oportunidade de ver uma esposicao que houve em coimbra com os instrumentos que era usados nessas sessoes. E dito que uma das "tecnicas" usadas para descobrir roubo era queimar as maos com agua quente, se aparecessem bolhas era sinal de deus que o acuso teria roubado
O nome desse tipo de prática é ordália, e haviam vários tipos. Era uma forma de autoridades locais exercerem seu poder jurisdicional, e foram duramente combatidas pela Igreja a partir do papa do de Gregório VII.
Michelet é clássico, mas um "romântico"; é uma leitura para erudição. Ginzburg é um dos grandes historiadores, inquestionavelmente uma força intelectual incrível e definitivamente vale a pena ser lido.
Pra esse assunto em especial, "Os andarilhos do bem" e "O queijo e os vermes" seriam mais interessantes. Usei o "História noturna" porque o trecho dele que usei era importante pra minha linha de raciocínio. Recomendo o livro do Levack pra todo mundo, embora infelizmente esteja esgotado.
Amo seus vídeos. Muito obrigada!!! Você já leu livros de Walid Shoebat e Joel Richardson sobre o islã? Vale a pena!!! Recomendo e se leres, por favor, adoraria saber o que acha deles.
É verdade mesmo que, segundo o livro negro do cristianismo, os padres estupravam as tais "bruxas" durante os interrogatórios, e depois diziam que elas eram o capeta e que ele (o capeta que estava nelas) os possuíram e, então, eles vieram a fazer aquele ato proibido pela igreja contra as suas vontades? Há algum vídeo informativo sobre este assunto?
O vídeo ficou muito bom, mas a ausência de dados da a entender de certa forma, que isso era algo generalizado, que o horror - que era horror mesmo - era algo banal, natural.
Era banal mesmo. Mas não dizem que Deus é um só? Por que então toleraria tortura em instituições eclesiásticas por tanto tempo e do século dezoito pra cá não aceitaria mais? Estou falando de um suposto deus perfeito, onisciente e onipotente, como apregoam as religiões monoteístas.
Muitas pessoas e famílias foram amaldiçoadas pela Igreja Católica, e banidos, torturados ou queimados, com propósitos bem menos espirituais, seus bens.
existia um contexto de Cristandade onde heresias eram sim crimes civis, pena que tu n fez essa análise importante tbm era a questão do povo fazer justiça c as proprias mãos e a Igreja então criar um tribunal para a pessoa poder se defender e até se converter como ocorreu, tendo como contexto a questão do tecido social da Cristandade.
o sincretismo nada mais é do que: para cada deus, um santo. a comecar com o domingo, dia do sol, sunday, suntag. e dizer que a tradição se iguala ou sobrepõe a Bíblia é dizer que tudo isso, paganismo, é santo.
vc conhece a história do Cristianismo divorciado de Cristo, que uma instituição forte devagarinho tomou para si o nome de cristianismo, que nada tem com a verdade é o amor de Cristo! leia o novo testamento com humildade e busque em seu coração o Deus dê amor, vc terá respostas!Uma prostituta foi levada a Jesus para ser apedrejada pelos"religiosos"da época, e vc sabe o que Jesus fez? procure no Novo Testamento e ficará surpreso! Quem mais perseguiu Jesus e o levou a morte foram os religiosos na época!
O canal não está mais ativo, mas você pode continuar acompanhando meu trabalho no podcast HISTÓRIA FM, onde entrevisto acadêmicos e especialistas sobre os mais diversos temas históricos. Você pode ouvir o programa aqui: open.spotify.com/show/4d1lnERMnFpGTdJiu403pg
Só pra avisar que qualquer discrepância que vocês encontrarem entre o texto na tela e minha leitura, confiem no texto. Gravei esse vídeo em um momento de cansaço e acabei cometendo alguns erros (que não mudam o sentido do que é lido, apesar de tudo). E para quem achar que ficou faltando alguma coisa, gostaria de pedir uma atenção especial ao recado no fim do vídeo.
Obrigado por mais um vídeo
A inquisição matou negros, Por suas religiões?
Obrigada, Icles. Seus vídeos são sempre muito elucidativos e bem completos.
Fico pensando que tudo mudou completamente, hj aceitamos e adoramos filmes e história de bruxos como Harry Potter e feiticeiras em geral.
É verdade que a ideia de voar em vassouras veio de "vassourinhas" embebidas em alucinógenos, que as bruxas introduziam na vagina?
@@Fazoéleson Essa representação sobre as bruxas apareciam em alguns processos de pessoas acusadas de bruxaria. Na maioria das vezes eram confissões dos interrogados quando torturados. O que é necessário perceber é que essas representações são feitas pelos religiosos cristãos, em tribunais religiosos ou leigos, sobre os acusados.
O amigo eu gosto bastante do seu canal, já que você tocou no assunto você poderia fazer um vídeo sobre Joana D’arc.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍
Você tem boa vontade demais. Obrigada por seu empenho.
Canais minimamente sérios sempre trazem referências. Muito bom! Gosto do canal
Mostrou muita fundamentação nos argumentos, parabéns.
Nunca esqueci este tema desde que li o livro O Martelo das Feiticeiras. Um livro que toca profundamente o leitor!!!
Por favor, leia Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici. Leitura importantíssima!!!
Uma das grandes contribuições pra humanidade que o iluminismo trouxe, foi a possibilidade de observar o universo com mais racionalidade do que com crendices. Com isso caiu por terra vários conceitos horríveis, mas que infelizmente ainda hoje existem pessoas que perpetuam isso na sociedade....
Se bruxa voasse ia ser bom, ia economizar um dinheirão de transporte público!!
kkkkkakakakaka
Ou gasolina pro seu carro
Né
Que nada elas iam cobrar dinheiro como uber kkkkk
Eu queria ser bruxa atualmente.
Adoro História Medieval! Tudo relacionado a esse período me encanta! 💕😊 Faço História na UEPB 😁
Sensacional o vídeo. Muito obrigada! Penso em estudar sobre as bruxas e a inquisição na graduação. Ajudou muito!
O vídeo é ótimo, como sempre, com uma grande capacidade de pesquisa e aprofundamento. Mas recomendaria o estudo também com autoras, historiadoras e antropólogas, até mesmo com uma psicanalista junguiana (esta que já li e que descreve, com uma precisão difícil de se encontrar em outros lugares, os mitos e símbolos na bruxaria) para abranger o referencial feminino diante da perspectiva histórica (misógina e mística).
Estudei bruxaria durante muito tempo, desde tradições modernas (como a Wicca gardneriana) até as que tentam remontar tradições antigas, e, apesar de não ser uma literatura científica, é um meio interessante para encontrar alguns resquícios de práticas antigas - passados até pouco tempo apenas verbalmente (para a segurança dos envolvidos) - que remontam o período pré-inquisição na Europa, mas que são de um preciosismo para entender antropologicamente também este marco histórico.
Espero que minha indicação possa ser útil, de alguma forma.
Entendo que não se pode falar de bruxaria sem ler o que as mulheres têm a dizer, independente de sua época, pois isso foi algo que nos atingiu violentamente quanto às percepções de nosso gênero e, de certa forma, persistem até hoje.
Assim como seria essencial ouvir o que uma bruxa tem a dizer, mesmo que não se considere a magia ou outros fenômenos, mas sob uma perspectiva cultural, que certamente revela mais sobre o pensamento e práticas do que um Martelo das Bruxas, por exemplo.
(Acabo de ver a sugestão de comentário no final do vídeo, para nos sentirmos à vontade em expor alguma visão contrastante do que foi dito e agradeço o espaço! Muito importante, democrático e científico.)
Estou gostando mto desse canal!
Parabéns 👏
Sou professora de português e literatura e as vzs me faltava conhecimento histórico nas aulas de literatura.
O canal está me ajudando mto nisso.
Como você fala com propriedade do assunto. A atenção em você é inevitável. Parabéns pela incrível didática!!!!
Ótimo vídeo! Pode parecer uma "heresia" o que vou fazer agora, mas.... Eu estou assistindo a série Sabrina da Netflix e é interessante algumas referências que se pode ver na série como o fato das tias da Sabrina serem parteiras, além das referências que já estão no senso comum como poções, "simpatias", fazer pacto com diabo e tal.
Me deu um calafrio quando vc citou os métodos de tortura e usou imagens para ilustrar.
É muito suspeito que alguém confesse sob tortura, com a dor e medo da morte. Esse é um método muito baixo. Outra coisa que vi na série e que me chamou a atenção depois de ver o vídeo foi o fato de que o acusado (segundo as leis do satanismo) é considerado culpado até que se prove o contrário. Não pesquisei para saber se essa é uma prática da religião satânica mesmo ou se é uma alusão ao método que a igreja fazia com as supostas bruxas. Curioso.
E a parte que ele fala que os inquisitores procuravam "marcas do diabo" na pele das acusadas?? Igual na série tmb...
Assistindo esse vídeo, lembrei-me do angustiante filme: O Poço e o Pêndulo. Recomendo para quem tem curiosidade sobre como eram praticados alguns do instrumentos de tortura que foi mostrado no vídeo.
Padrão pirula de duração
Com padrão Icles de qualidade
@@danielcordeiro7139 👏🏽👏🏽👏🏽
@@danielcordeiro7139 , mas o Pirula tbm tem uma super qualidade
Esse canal é excelente e busca sempre a transmissão honesta da história. O que não quer dizer ser omisso com opiniões mas não forçar convencimentos
Icles. Sou formado em história. Na faculdade, lembro que uma professora (muito boa por sinal), disse que a caça às bruxas foi maior nos países protestantes, e que a inquisição perseguiu mais judeus, os chamados cristão novos. Achei muito interessante seu vídeo, me interesso muito pelo assunto. Mas fiquei curioso sobre como ocorreu a caça às buxas no mundo protestante. Pode ser que eu tenha entendido mal a minha professora, mas seria bem legal ter ao menos alguma bibliografia indicada, se for possível. Grande abraço, e parabéns pelo excelente canal.
Sim, na verdade a caça às bruxas aconteceu em larga escala (sic) na idade moderna pelos puritanos, ou seja, protestantes, sua professora está correta, os judeus ditos perseguidos não eram todos, mas sim cristãos como outros que foram considerados hereges. A igreja foi contra a caça às bruxas, fonte primária: Concílios de Elvira (306) e Ancira (314). Não à toa o código lombardo dizia:
“Que ninguém pretenda matar alguém ou uma estrangeira como bruxa, pois não é possivel, nem deve ser acreditado por mentes cristãs” - Ronald. The Pagan Religions of the Ancient British Isles.
Vale ressaltar que o indivíduo que gravou o vídeo não consegue e nunca conseguirá provar que o Malleus Maleficarum foi usado e aceito pela igreja, ele omitiu que os escritores deste livro ("manual") foram excomungados da igreja e que ele só veio a ser usado de fato já na idade moderna pelos protestantes, católicos que apoiaram ou incentivaram a caça foram contra a icar como já mencionado nas referências acima. Forte abraço. Referência à Mariana.
Esta professora sabia é de parte da vdd, que é ocultado de muitos
Aula maginfica meu TCC está sendo em torno desse assunto foi de grande ajuda.
Obrigado por compartilhar com o mundo!
Excelente. Excelente.
Parabéns pelo belo trabalho, está cheio de vídeos no youtube sobre esse livro e interpretações. Mas simplesmente eles nem leram o livro, e isso fica muito claro de se notar. O livro é uma leitura difícil e cansativa sim, mas é preciso fazer um trabalho bem feito e não somente trazer interpretações de outros comentários e querer dar opinião em cima. Parabéns pelo belo trabalho.
Excelente! Fantástico! Estou começando a pesquisar sobre direito canônico, especialmente para compreender essa fase em que a confissão se tornou a rainha das provas e tb essa equivalência entre crime e pecado. Nos livros jurídicos o tema é sempre abordado de forma superficial. Só com este vídeo já deu pra entender melhor. Vou procurar a bibliografia indicada. Obrigada, Icles. Forte abraço.
Parabéns por mais um vídeo bem sucedido, sou fã do canal. Sou apaixonado por história e estou no 3° período, muitas coisas que vejo aqui no canal eu vejo em sala de aula.
Gostei do conteúdo. Sugiro um tema: A papisa Joana! Li o livro e fiquei muito curiosa para saber se ela realmente existiu.
Que saudades dos vídeos! Obrigado por trazer mais conhecimento!
Icles, vale a pena conferir o capítulo de história do Direito Penal no livro Lições de Direito Penal do Heleno Cláudio Fragoso. Esse autor é um clássico do Direito Penal no Brasil.
Nossa, estava falando isso num outro post. Quem faz pós em Direito Penal é convidado a ler algumas dessas obras.
Ah, não sou dessa área, meu marido que é
Pela sua indicação, fiquei curiosa. Encontrei esse livro num sebo
Excelente.
É o tipo de vídeo "para tudo e vai assistir na primeira oportunidade".
Esses trechos dariam ótimas músicas de death metal
Siiiiiim...eu mesma imaginando composições assistindo ao vídeo rsrs
Aliás até hoje na Inglaterra existem bruxas no entanto algumas vivem em áreas rurais para não serem descobertas ótimo vídeo gostei 👍
Tem bruxa em todo lugar, não são caricatas como se coloca na cultura popular. Magia tbm não é apertar um botão e tudo acontece. Tem estudo sério e demanda muita dedicação.
Estou falando de magistas sérios, não aqueles marmoteiros que tem por aí.
@@YasodharaGautama kkkkkkkkk
Icles, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo canal, e dizer que acompanho seu trabalho. Não sou da área de conhecimento de humanas, porém sempre me vejo interessado sobre os temas abordados, pelo canal do qual você é responsável, e consequentemente, do prazer pela leitura. Posto isto, eu pergunto a você sobre dicas de livros discorrendo sobre os ciganos, como eles surgiram, em qual(ais) contexto(s), etc. Agradeço sua atenção, e, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho no youtube, pelo canal leitura obrigahistória.
Muito bom o vídeo. Já estava com vontade de ler os livros citados por você na pesquisa, agora animei ainda mais.
Me deu uma leve ânsia de vomito na hora da descrição das torturas, principalmente a descrição do afogamento.
Parabéns doutor Icles, excelente vídeo!
Excelente vídeo, estou lendo o livro da Laura de Mello Souza,O diabo e a terra de Santa Cruz.
Tema muito interessante! Parabéns pelo conteúdo do canal.
Excelente!
Professor, parabéns por este vídeo esclarecedor e interessante. Eu me vi numa sala de aula, com um baita Professor e em uma Escola excelente. Um bálsamo na alma, num momento tão decadente e medieval do Brasil, onde a última notícia é a volta dos aparelhos de choque elétrico nos "doentes mentais". Obrigado
Medieval do Brasil?
Excelente vídeo, Mr. Icles! Parabéns!
Vídeo muito bom. Esse canal é uma luz nesses dias de obscurantismo...
Amo seus vídeos ... parabéns pela seu maravilhoso trabalho ...
Que coisa maravilhosa essa duração! Aaaa
Cara excelente vídeo.. imparcialidade é tudo na hora de abordar assuntos tão polêmicos, e vc fez de forma magistral!
Adorei o vídeo
Canal maravilhoso!
Voltou uhuuul ♥♥♥
Obrigado pelo trabalho. Vale meu apoio financeiro, pena que as coisas andam difíceis.
Achei muito bom. Parabéns. Obrigado pelo vídeo.
Grande vídeo, já me debruçando na bibliografia
Essa abertura é sinistra!
Seria interessante que um dia o Canal tbm comentasse sobre a duração de lei antibruxaria até o século XX na Grã-Bretanha.
eu amei.Muito obrigado
Parabéns, ótima exposição.
Maravilha, muito bom!
Excelente vídeo. No início é dito que a propaganda protestante inflou as estatísticas sobre a tortura. Muito se fala sobre a Inquisição Católica, mas e quanto às mulheres acusadas de bruxaria pelos puritanos norte americanos no século XVI? As justificativas seriam as mesmas?
Vemos isso em vários filmes como A Bruxa de Blair, A Bruxa (Netflix)
Ótimo trabalho. Parabéns.
Genial!!!
Gostei do vídeo, seus vídeos temáticos são interessantes e, embora o assunto não seja novo para mim, é muito útil discutir o quanto a tortura e a bruxaria são questões históricas. Prefiro vídeos mais curtos, ou em partes, mas já conversamos via Twitter (*acho*) e você me disse que a experiência de fragmentar o vídeo não foi boa para o canal. Mas por qual motivo falei em fragmentar? Bem, acabou que os dois pontos do vídeo, a bruxaria e a tortura mereciam um melhor aprofundamento. De novo, eu tenho em mente de que estou mais perto do especialista no tema do que de quem assisti para aprender alguma coisa, mas seria interessante expandir a questão para a Inglaterra, onde a caça às bruxas existiu, ou o desenvolvimento de um discurso misógino mais consistente, daí o medo em relação às mulheres, sua demonização, a questão do controle dos saberes com a criação das universidades e a necessidade de eliminar a competição de curandeiras e tudo mais. Talvez não fosse o foco do vídeo, enfim, e eu estou escrevendo demais. De qualquer forma, um livro que eu considero importante para discutir a criação discursiva da bruxaria e da bruxa e a questão da caça em si é Chacina de Feiticeiras uma Revisão Histórica da Caça as Bruxas de Anne Llewellyn Barstow. Lembro que, para mim, foi um dos livros mais importantes para pensar a questão. E acredito que faltou A História do Medo do Medo no Ocidente do Jean Delumeau para pensar um pouco os motivos dessa caça às bruxas que não foi somente às bruxas, por assim dizer. De resto, Icles, parabéns pelo seu trabalho. Seu canal é muito importante nessa internet tão carente de gente que realmente queira informar com qualidade.
Acrescento a recomendação de "Pensando com demônios", de Stuart Clark.
Eu tenho esse livro, mas nunca li e não usei na pesquisa. Me parece uma boa obra.
@@obrigahistoria Em todo caso, serve como peso de papel pelo tamanho! Hahaha O vídeo ficou ótimo, recomendarei aos meus alunos de cursinho.
O ser humano é uma maravilha não é mesmo ?
Depende
Fala sobre sua tese de mestrado!
Que vídeo foda! Parabéns, vocês poderiam continuar seguindo nessa temática. acredito que o recorte da relação de gênero tenha sido feito no vídeo sobre mulheres na idade média. Os assuntos são muitos, espero que o assunto que comentem sobre este assunto no contexto do Brasil e Américas em geral. Qual é a opinião de vocês quanto ao documentário Haxxan?
Algum livro de historia que vc recomende que trate desse periodo? Eu tenho um profundo fascinio e respeito pelas religioes pagãs, mas gostaria de um livro que tratasse sob a otica da historia cientifica.
Muito bom, Eu port acaso perdi a oportunidade de ver uma esposicao que houve em coimbra com os instrumentos que era usados nessas sessoes. E dito que uma das "tecnicas" usadas para descobrir roubo era queimar as maos com agua quente, se aparecessem bolhas era sinal de deus que o acuso teria roubado
O nome desse tipo de prática é ordália, e haviam vários tipos. Era uma forma de autoridades locais exercerem seu poder jurisdicional, e foram duramente combatidas pela Igreja a partir do papa do de Gregório VII.
Grande tema
Acho muito instigante, interessante e relevante esse tema, devido a vários motivos.
Muito bom.
Bem interessante o vídeo.
Ótimo vídeo.
Um crime contra a humanidade que persiste até hoje.
Excelente, também me interessei pelo assunto e comprei alguns livros, o que acha do Ginzburg? e Jules Michele?
Michelet é clássico, mas um "romântico"; é uma leitura para erudição. Ginzburg é um dos grandes historiadores, inquestionavelmente uma força intelectual incrível e definitivamente vale a pena ser lido.
Pra esse assunto em especial, "Os andarilhos do bem" e "O queijo e os vermes" seriam mais interessantes. Usei o "História noturna" porque o trecho dele que usei era importante pra minha linha de raciocínio. Recomendo o livro do Levack pra todo mundo, embora infelizmente esteja esgotado.
@@obrigahistoria Valeu, tenho "História Noturna" e "Os Andarilhos do bem", vou dar uma lida assim que possível.
Muito bom
Uau.
Amo seus vídeos. Muito obrigada!!! Você já leu livros de Walid Shoebat e Joel Richardson sobre o islã? Vale a pena!!! Recomendo e se leres, por favor, adoraria saber o que acha deles.
Parabéns
Video top!
Algum sabe oq o icles exatamente pesquisa? eu tbm pesquiso idade contemporânea, tô curioso
Nacionalismos, identidades e memórias da Segunda Guerra Mundial.
É verdade mesmo que, segundo o livro negro do cristianismo, os padres estupravam as tais "bruxas" durante os interrogatórios, e depois diziam que elas eram o capeta e que ele (o capeta que estava nelas) os possuíram e, então, eles vieram a fazer aquele ato proibido pela igreja contra as suas vontades? Há algum vídeo informativo sobre este assunto?
Gostaria que você abrange torturas em outras religiões
Abertura foda
Maior doideira.
Gostei em 80%!
O vídeo ficou muito bom, mas a ausência de dados da a entender de certa forma, que isso era algo generalizado, que o horror - que era horror mesmo - era algo banal, natural.
Veja a bibliografia na descrição. Os dados estão nesses trabalhos.
Era banal mesmo. Mas não dizem que Deus é um só? Por que então toleraria tortura em instituições eclesiásticas por tanto tempo e do século dezoito pra cá não aceitaria mais? Estou falando de um suposto deus perfeito, onisciente e onipotente, como apregoam as religiões monoteístas.
E aquele argumento de que antes da inquisição não existia direito de defesa para os acusados e a inquisição é que trouxe essa inovação?
Tinha tortura do mesmo jeito.
Pra mim é uma justificativa de quem quer tirar ou amenizar os atos da inquisição.
Suas fontes primárias para esse trabalho foram em idioma original ou traduções?
Finalmente!
Por favor, você já estudou sobre tortura costurando os olhos? (1600, Andaluzia)
Como era isso no leste europeu?
Não sei.
Ortodoxos não seguem o santo padre de Roma,
Sendo assim somente lendo a história de povos eslavos como Rússia Polônia etc...
engajamento
Muitas pessoas e famílias foram amaldiçoadas pela Igreja Católica, e banidos, torturados ou queimados, com propósitos bem menos espirituais, seus bens.
Queria ter grana e tempo pra comprar e ler o Malleus Malleficarum '-'
18:04 alguém faz raspa o pi qui to... ou qui ta... ??????????????????????
Quanto horror
@8
existia um contexto de Cristandade onde heresias eram sim crimes civis, pena que tu n fez essa análise importante tbm era a questão do povo fazer justiça c as proprias mãos e a Igreja então criar um tribunal para a pessoa poder se defender e até se converter como ocorreu, tendo como contexto a questão do tecido social da Cristandade.
o sincretismo nada mais é do que: para cada deus, um santo. a comecar com o domingo, dia do sol, sunday, suntag. e dizer que a tradição se iguala ou sobrepõe a Bíblia é dizer que tudo isso, paganismo, é santo.
A pior coisa são os negacionistas dos novos tempos.
Quanto mais conheço a história do cristianismo mais odeio essa religião.
Não é preciso ser comunista pra ver o quão essa religião é danosa.
vc conhece a história do Cristianismo divorciado de Cristo, que uma instituição forte devagarinho tomou para si o nome de cristianismo, que nada tem com a verdade é o amor de Cristo! leia o novo testamento com humildade e busque em seu coração o Deus dê amor, vc terá respostas!Uma prostituta foi levada a Jesus para ser apedrejada pelos"religiosos"da época, e vc sabe o que Jesus fez? procure no Novo Testamento e ficará surpreso! Quem mais perseguiu Jesus e o levou a morte foram os religiosos na época!