Eu serei eternamente grata por ter conhecido essa pedagogia e poder ter oferecido essa oportunidade para meu filho. Se eu tivesse me formado em uma escola Waldorf, certamente seria uma profissional diferente e muito mais completa.
Faz 12 anos que minha filha entrou numa escola waldorf, ainda no maternal, e até hj me emociono com a beleza e o amor que essa pedagogia inspira. Tb eu aprendi muito. E sou muito grata a cada pessoa que conheci nessa pedagogia e que me levou a dar outros passos no caminho da antroposofia.
Você está recebendo uma resposta de um Ex-aluno Waldorf que estuda agora em uma das melhores universidade federais do país, no curso de Economia. Entrei sem fazer cursinho e com uma das melhores notas para o curso. Minhas melhores notas no vestibular foram em redação e matemática e física.
Eu já trabalhei em uma escola Waldorf... prof.especialista 9 ano! Foi a coisa mais linda que já vivi ... Hoje sou prof da rede pública... mas meu coração e minha tecnica em sala é Waldorf...alguns alunos me perguntam...Prof ...tua aula é tao diferente...fica mais! Entao...é isso!
Ao tentar me colocar no "padrãozão Waldorf", eles tentaram reprimir minha agressividade ( ao invés de dirigi-la a atividades que me permitiram extravasá-la) e não se aproveitaram de meu potencial acadêmico. Quando mudei para um colégio tradicional em SP (o Palmares), essas minhas duas características foram reconhecidas e tratadas de forma específica, mas demorou da 4a série ao 3o colegial para que eu conseguisse domar minha agressividade.
A escola Waldorf foi muito importante para formação do meu filho nos anos mais importantes. Hoje ele está terminando o ensino superior, Ciências Náuticas na EFOMM, A escola não teve pressa, tudo aconteceu no tempo certo e para ele foi prazeroso porque já disse que quando tiver um filho ele será também aluno Waldorf!!
Para mim foi o oposto, estudei a vida inteira num colégio autoritário de padres chamado meninópolis, que graças a Deus faliu, e hoje como sociologo e aluno do seminário tenho uma outra visão sobre educação além do comum, que não precisa ser mais na base da exposição humilhatória e na deduragem de meus próprios colegas e da disciplina quase militar em sala
Eu fui aluna da Waldorf quando mais nova. Hoje meu filho também estuda lá. O porteiro, o "Seu Zé" é o mesmo que sempre quando eu chegava me cumprimentava pelo nome e me dava um sorriso e um aperto de mão, hoje meu filho também faz isso. A escola é fantástica, assim como todos que se esforçam para que ela seja assim.
Conheci um pouco da pedagogia Waldorf através de uma amiga que pertence a um grupo de antroposofia. Depois li sobre Rudolf Steiner e os setêncios. Por fim fui a uma dessas escolas em Botucatu e sou entusiasta do método, pois num mundo de tanta violência, falta de respeito ao outro, bulling, competição, ódio, vingança, esta pedagogia surge como algo capaz de fazer outro mundo, tecendo relações de amor e solidariedade entre os seres humanos. Adorei e vou ver todos os videos.
Sou da turma de 84 e só tenho a agradecer a oportunidade que meus pais me deram de estudar nessa escola que mais do que me preparar para um mundo competitivo me preparou para viver a vida em toda a sua plenitude!
Vinicius, O problema da minha familia com o Waldorf (um de meus irmãos tb teve problema), é que o Waldorf sabe lidar bem com crianças de comportamento médio, e qualquer ponto altamente fora da curva (que não se encaixa no padrão deles) é deixado de lado. O meu caso particular é que eu sempre fui uma criança muito agressiva (ainda mais energético que a média, mesmo após os 30), mas academicamente MUITO acima da média.
Mas têm. Existem várias escolas Waldorf no Brasil. Só acessar o site da Soceidade Antroposófica no Brasil. Lá tem uma relação de escolas e mais informações sobre a metodologia.
Imagino até quem eram essas professoras... e o modelo ainda é vigente, e hoje eu leciono nas chamadas escolas técnicas estaduais as Etec's das quais o Serra adora propagandear, porém aplico um pouco do que sei da pedagogia waldorf em minhas aulas e projetos e a diferença é enorme! Mas o reconhecimento só vem dos meus pares, dos alunos e dos pais, porque se depender da direção da escola é pura perda de tempo! Mas sigo em frente por que sei que o que estou fazendo é certo
É triste ver Pessoas que escolheram essa profissão e Não TEREM AUTOCONSCIÊNCIA, e indiferentes na questão de PROPORCIONAR um aprendizado significativo.
A escola que eu sonho para a minha filha, mas infelizmente não lhe é acessível porque vivemos num país em que o sistema não apoia e não reconhece esta pedagogia até ao 12º ano de escolaridade
Sobre a relação Antroposofia/Pedagogia Waldorf, sugerir a leitura do site da SAB (Soceidade Antroposófica no Brasil) Sobre a Pedagogia Waldorf em especial, veja o link da SAB , em que mostra a pesquisa "Sete Mitos da Inserção Social do ex-aluno Waldorf" que, é bem esclarecedora sobre vestibular e opções de carreira dos ex-alunos. No site de nossa escola também se encontram estes pesquisas. Infelizmente não é possível colocar os links aqui nos comentários do youtube Bom proveito
Fui expulso do Waldorf (Micael, em SP) na 3a série, E hoje faço meu doutorado nos EUA... Eu diria que se seus filhos não são crianças muito dóceis (no bom sentido), então o Waldorf pode não ser a melhor escolha...
Muitas pessoas sem AUTOCONSCIÊNCIA, não sabe lidar com crianças que são mais agitadas e com EMOÇÕES FORTES como a raiva , precisam DESPERTAR as suas AUTOCONSCIÊNCIA, pra entender a mente dessas crianças , e PERCEBER que elas não fazem de proposito, elas ainda não sabem lidar ainda com as emoções.
Realmente uma escola para o 3º Milênio, para crianças que voltarão a brincar....sorrir e aprender através de um munto lúdico, colorido assim é a Natureza de crianças Indigos, Cristais e Arco-iris....Pais índigos, procuram por esse tipo de Escola.Elas não necessitam de Ritalina,(TDAH) elas necessitam de uma escola que respeite a maturidade de cada um..
Para pessoas que não têm atitude e precisam de que outros lhes mostrem o caminho para marcharem rápido, mesmo sem saberem para onde, a liberdade disponibilizada pelo o método Waldorf parece não ser a melhor opção. Para que trabalhosamente construir seu jeito de pensar e agir se é mais prático simplesmente aderir a formas preestabelecidas e ser socialmente recompensado por sua produtividade e por se mostrar fora da curva? Ser livre é mais complicado, exige se responsabilizar por suas escolhas e corre-se o risco de que não encontremos o pote de ouro no fim do arco-íris, ou quando atingirmos nosso almejado sucesso pessoal talvez muitos não nos aplaudam. Imagino que pessoas com senso de propósito têm mais condições de contribuir para uma sociedade mais qualitativa, indivíduos que mesmo que não façam mais rápido buscarão a melhor opção para si e para seu entorno social.
Sim, certamente este é esquema da 'normose' é do método moderno para se atingir a plena produtividade, a riqueza, a recompensa, para se atingir a vitória extremamente competitiva, os aplausos e a conformidade com as regras e normas. Mas isso também tem um preço (tudo tem não se engane), o preço da ruptura interna, da recompensa vazia, da dissociação, da caminhada cumprida, mas por caminho que não era o nosso, o preço de criarmos dentro de nos vários indivíduos em um só, o pai, o filho, o marido, o empregado, o patrão, o vizinho, o amigo. Esses vários 'Eus' habitam nossos corpos como pessoas que nao se entendem umas com as outras. Os consultórios de psicologia e de psiquiatria estão cheios de pessoas que adoeceram por não saber mais como conviver com tantos 'Eus' diferentes e conflituosos dentro de si. Neste aspecto antigos métodos de ensino e a forma moderna e doentia de viver, consumir e produzir criam cidadãos cada vez mais doentes e 'conformes' ao mesmo tempo. No dia a dia somos 'conformes' com as regras sociais, temos bom salário, boa casa, temos filhos 'normais', viajamos, mas trilhamos um caminho que nos foi 'vendido' como caminho da felicidade, porém não nos sentimos felizes com esse caminho. Temos a vida que vemos na TV, compramos coisas que não precisamos, vivemos uma vida que nem é a nossa, com cartões de crédito gastamos um dinheiro que ainda nem temos, esse mês jogamos fora várias coisas inúteis que compramos mês passado, para que? somos 'conformes', 'normais', mas por que então tanto estudo e trabalho se não sentimos a felicidade plena? para que gastamos tanta energia em algo pelas metades? para que tanto empenho se sentimos que falta algo, se sentimos que nessa caminhada o 'Eu', ou os 'Eus' que habitam em nos nao foram ouvidos, considerados e respeitados? Neste aspecto ser ''fora da curva" longe de ser algo ruim, um arma, ao inverso é uma bênção, pode e deve ser incentivado por permitir agregar a criatividade nas coisas comuns do dia a dia. Nao sei se o termo 'normose' lhe é conhecido, mas certamente a normose é o destino comum de muitas pessoas criadas em um ambiente pobre de diversidade, de oportunidades criativas, de beleza, de artes, a normose é o destino comum de pessoas criadas em ambientes de competitividade doentia, e criadas por processos educativos que não permitiram que o 'Eu' se manifestasse de forma sadia. Somente ambientes saudáveis permitem que o processo de INdividuação aja e a pessoa cresça sem ter dentro de sí vários 'Eus' beligerantes entre si. Hoje antidepressivos, remédios para o coração e para estresse são os medicamentos mais utilizados no mundo. Se pensarmos somente um pouco no assunto entenderíamos a ponte que há entre educação desde a tenra idade, metas doentes da vida moderna e doenças na vida adulta. Fica na paz. super.abril.com.br/saude/doenca-ser-normal-755983.shtml
Sem falar que a atual riqueza das nações está na inovação, no conhecimento embasado e na ciência desinviesada . E nisso o que um normoso poderia contribuir além de consumir o produto de quem as criou?
Duas coisas que eu me pergunto: 1º, qual é a relação que essa pedagogia tem com o esoterismo (inclusive gnóstico?) da antroposofia? 2º, certamentea abstração matemática, as formulas, as questões dio vestibular, etc.. nada disso é o mais importante da vida, mas certamente são obstaculos que se colocam diante pessoa ao longo da jornada na sociedade. Essas crianças vão passar no vestibular, conseguir empregos em areas menos artísticas, etc..? Essa segunda questão é apenas tangenciada no video.
Oi, Carlos, Meu irmão mais novo, o Fabiano, que tem hoje 36, sofreu muito no Meninópolis, onde era chamado de "campeão tartaruga" pela professora e era humilhado por todos por ser o último a fazer as tarefas. Eles forçaram meu irmão a entrar no primeiro ano com 6 anos, sendo que ele completaria 7 apenas no final. Totalmente imaturo... Ainda bem mesmo que essa escola faliu, mas o modelo ainda é vigente em muitas instituições.
Pedro, vejo claramente que vc tem um rancor com a escola, bem possivelmente por causa do modo que o seu caso foi conduzido, mas lembre-se que foram pessoas que tiveram que tomar decisões e que elas podem errar, por isso não generalize ou bote culpa da Pedagogia Waldorf.
Muito bom o video. A antroposofia é muito interessante, mas a escolar Waldorf de Querência pecou na tradução do título... "Porquê Waldorf?" Hummm... Não seria melhor "Por que Waldorf?" ?
essa criança que recebeu esse tipo de estruçao com estiver brincando de escola com outras criança do método tradicional onde ela já lê já escreve, não ficará inibida, acanhada por não entender o e seu colega está dizendo?
com certeza um aluno waldorf saberá escolher entre se colocar no mercado de trabalho ou empreender , vender seu conhecimento e prosperar. ele sabe q pode escolher e tem base para isso!
Man this type of school is just sick. They make you stop understand reality, trying to take you to a spiritual world and these things. If you want a future, go to a normal school, where you don't see fairys, gnomes, goblins or imaginary beings.
Eu serei eternamente grata por ter conhecido essa pedagogia e poder ter oferecido essa oportunidade para meu filho. Se eu tivesse me formado em uma escola Waldorf, certamente seria uma profissional diferente e muito mais completa.
Faz 12 anos que minha filha entrou numa escola waldorf, ainda no maternal, e até hj me emociono com a beleza e o amor que essa pedagogia inspira. Tb eu aprendi muito. E sou muito grata a cada pessoa que conheci nessa pedagogia e que me levou a dar outros passos no caminho da antroposofia.
Você está recebendo uma resposta de um Ex-aluno Waldorf que estuda agora em uma das melhores universidade federais do país, no curso de Economia. Entrei sem fazer cursinho e com uma das melhores notas para o curso. Minhas melhores notas no vestibular foram em redação e matemática e física.
Eu já trabalhei em uma escola Waldorf... prof.especialista 9 ano!
Foi a coisa mais linda que já vivi ... Hoje sou prof da rede pública... mas meu coração e minha tecnica em sala é Waldorf...alguns alunos me perguntam...Prof ...tua aula é tao diferente...fica mais!
Entao...é isso!
Ao tentar me colocar no "padrãozão Waldorf", eles tentaram reprimir minha agressividade ( ao invés de dirigi-la a atividades que me permitiram extravasá-la) e não se aproveitaram de meu potencial acadêmico.
Quando mudei para um colégio tradicional em SP (o Palmares), essas minhas duas características foram reconhecidas e tratadas de forma específica, mas demorou da 4a série ao 3o colegial para que eu conseguisse domar minha agressividade.
A escola Waldorf foi muito importante para formação do meu filho nos anos mais importantes. Hoje ele está terminando o ensino superior, Ciências Náuticas na EFOMM, A escola não teve pressa, tudo aconteceu no tempo certo e para ele foi prazeroso porque já disse que quando tiver um filho ele será também aluno Waldorf!!
Fiquei emocionada ao ver esse video! Sou muito GRATA por ter tido a oportunidade de estudar todo meu período escolar na Waldorf!
Para mim foi o oposto, estudei a vida inteira num colégio autoritário de padres chamado meninópolis, que graças a Deus faliu, e hoje como sociologo e aluno do seminário tenho uma outra visão sobre educação além do comum, que não precisa ser mais na base da exposição humilhatória e na deduragem de meus próprios colegas e da disciplina quase militar em sala
Eu fui aluna da Waldorf quando mais nova. Hoje meu filho também estuda lá. O porteiro, o "Seu Zé" é o mesmo que sempre quando eu chegava me cumprimentava pelo nome e me dava um sorriso e um aperto de mão, hoje meu filho também faz isso. A escola é fantástica, assim como todos que se esforçam para que ela seja assim.
Conheci um pouco da pedagogia Waldorf através de uma amiga que pertence a um grupo de antroposofia. Depois li sobre Rudolf Steiner e os setêncios. Por fim fui a uma dessas escolas em Botucatu e sou entusiasta do método, pois num mundo de tanta violência, falta de respeito ao outro, bulling, competição, ódio, vingança, esta pedagogia surge como algo capaz de fazer outro mundo, tecendo relações de amor e solidariedade entre os seres humanos. Adorei e vou ver todos os videos.
maravilhoso, o meu filho estuda em uma escola waldorf desde os 2 anos e meio, hj ele está com 10 anos, e cada vez nos encantamos mais e mais...
Sou da turma de 84 e só tenho a agradecer a oportunidade que meus pais me deram de estudar nessa escola que mais do que me preparar para um mundo competitivo me preparou para viver a vida em toda a sua plenitude!
Foi maravilhoso conhecer essa escola em Fortaleza-CE e ter a possibilidade de uma educação mais humana para meu filho.
Fernanda gostaria de mais informações sobre a escola em Fortaleza... Como funciona a didática? Qual a idade do seu filho?
@@mayraulisses Eu gostaria .
Simplesmente maravilhoso..... quisera Deus que todas as crianças do mundo pudessem ter uma escola dessas em suas vidas....
Muito interessante este método de ensino valoriza os trabalhos escolares de cada aluno, amei
Vinicius,
O problema da minha familia com o Waldorf (um de meus irmãos tb teve problema), é que o Waldorf sabe lidar bem com crianças de comportamento médio, e qualquer ponto altamente fora da curva (que não se encaixa no padrão deles) é deixado de lado. O meu caso particular é que eu sempre fui uma criança muito agressiva (ainda mais energético que a média, mesmo após os 30), mas academicamente MUITO acima da média.
Apaixonada.... espero que dê certo para a minha filha pq será uma grande mudança !
MUITO INTERESSANTE E MUITO BOM SABER QUE TENHO UM NETO QUE FREQUENTARÁ ESTA ESCOLA AQUI EM BH.
Adorei, espero que qdo a minha estiver pronta para ir a escola, eu tenha uma por perto...
Lindo simplesmente lindo!!!
acho lindo esse método!
Mas têm. Existem várias escolas Waldorf no Brasil. Só acessar o site da Soceidade Antroposófica no Brasil. Lá tem uma relação de escolas e mais informações sobre a metodologia.
Imagino até quem eram essas professoras... e o modelo ainda é vigente, e hoje eu leciono nas chamadas escolas técnicas estaduais as Etec's das quais o Serra adora propagandear, porém aplico um pouco do que sei da pedagogia waldorf em minhas aulas e projetos e a diferença é enorme! Mas o reconhecimento só vem dos meus pares, dos alunos e dos pais, porque se depender da direção da escola é pura perda de tempo! Mas sigo em frente por que sei que o que estou fazendo é certo
É triste ver Pessoas que escolheram essa profissão e Não TEREM AUTOCONSCIÊNCIA, e indiferentes na questão de PROPORCIONAR um aprendizado significativo.
A escola que eu sonho para a minha filha, mas infelizmente não lhe é acessível porque vivemos num país em que o sistema não apoia e não reconhece esta pedagogia até ao 12º ano de escolaridade
Sobre a relação Antroposofia/Pedagogia Waldorf, sugerir a leitura do site da SAB (Soceidade Antroposófica no Brasil)
Sobre a Pedagogia Waldorf em especial, veja o link da SAB , em que mostra a pesquisa "Sete Mitos da Inserção Social do ex-aluno Waldorf" que, é bem esclarecedora sobre vestibular e opções de carreira dos ex-alunos. No site de nossa escola também se encontram estes pesquisas.
Infelizmente não é possível colocar os links aqui nos comentários do youtube
Bom proveito
p.s. - Adorei a escola. É um excelente exemplo para o mundo.
Fui expulso do Waldorf (Micael, em SP) na 3a série, E hoje faço meu doutorado nos EUA...
Eu diria que se seus filhos não são crianças muito dóceis (no bom sentido), então o Waldorf pode não ser a melhor escolha...
Muitas pessoas sem AUTOCONSCIÊNCIA, não sabe lidar com crianças que são mais agitadas e com EMOÇÕES FORTES como a raiva , precisam DESPERTAR as suas AUTOCONSCIÊNCIA, pra entender a mente dessas crianças , e PERCEBER que elas não fazem de proposito, elas ainda não sabem lidar ainda com as emoções.
Realmente uma escola para o 3º Milênio, para crianças que voltarão a brincar....sorrir e aprender através de um munto lúdico, colorido assim é a Natureza de crianças Indigos, Cristais e Arco-iris....Pais índigos, procuram por esse tipo de Escola.Elas não necessitam de Ritalina,(TDAH) elas necessitam de uma escola que respeite a maturidade de cada um..
Para pessoas que não têm atitude e precisam de que outros lhes mostrem o caminho para marcharem rápido, mesmo sem saberem para onde, a liberdade disponibilizada pelo o método Waldorf parece não ser a melhor opção.
Para que trabalhosamente construir seu jeito de pensar e agir se é mais prático simplesmente aderir a formas preestabelecidas e ser socialmente recompensado por sua produtividade e por se mostrar fora da curva?
Ser livre é mais complicado, exige se responsabilizar por suas escolhas e corre-se o risco de que não encontremos o pote de ouro no fim do arco-íris, ou quando atingirmos nosso almejado sucesso pessoal talvez muitos não nos aplaudam.
Imagino que pessoas com senso de propósito têm mais condições de contribuir para uma sociedade mais qualitativa, indivíduos que mesmo que não façam mais rápido buscarão a melhor opção para si e para seu entorno social.
Sim, certamente este é esquema da 'normose' é do método moderno para se atingir a plena produtividade, a riqueza, a recompensa, para se atingir a vitória extremamente competitiva, os aplausos e a conformidade com as regras e normas. Mas isso também tem um preço (tudo tem não se engane), o preço da ruptura interna, da recompensa vazia, da dissociação, da caminhada cumprida, mas por caminho que não era o nosso, o preço de criarmos dentro de nos vários indivíduos em um só, o pai, o filho, o marido, o empregado, o patrão, o vizinho, o amigo. Esses vários 'Eus' habitam nossos corpos como pessoas que nao se entendem umas com as outras. Os consultórios de psicologia e de psiquiatria estão cheios de pessoas que adoeceram por não saber mais como conviver com tantos 'Eus' diferentes e conflituosos dentro de si. Neste aspecto antigos métodos de ensino e a forma moderna e doentia de viver, consumir e produzir criam cidadãos cada vez mais doentes e 'conformes' ao mesmo tempo. No dia a dia somos 'conformes' com as regras sociais, temos bom salário, boa casa, temos filhos 'normais', viajamos, mas trilhamos um caminho que nos foi 'vendido' como caminho da felicidade, porém não nos sentimos felizes com esse caminho. Temos a vida que vemos na TV, compramos coisas que não precisamos, vivemos uma vida que nem é a nossa, com cartões de crédito gastamos um dinheiro que ainda nem temos, esse mês jogamos fora várias coisas inúteis que compramos mês passado, para que? somos 'conformes', 'normais', mas por que então tanto estudo e trabalho se não sentimos a felicidade plena? para que gastamos tanta energia em algo pelas metades? para que tanto empenho se sentimos que falta algo, se sentimos que nessa caminhada o 'Eu', ou os 'Eus' que habitam em nos nao foram ouvidos, considerados e respeitados? Neste aspecto ser ''fora da curva" longe de ser algo ruim, um arma, ao inverso é uma bênção, pode e deve ser incentivado por permitir agregar a criatividade nas coisas comuns do dia a dia. Nao sei se o termo 'normose' lhe é conhecido, mas certamente a normose é o destino comum de muitas pessoas criadas em um ambiente pobre de diversidade, de oportunidades criativas, de beleza, de artes, a normose é o destino comum de pessoas criadas em ambientes de competitividade doentia, e criadas por processos educativos que não permitiram que o 'Eu' se manifestasse de forma sadia. Somente ambientes saudáveis permitem que o processo de INdividuação aja e a pessoa cresça sem ter dentro de sí vários 'Eus' beligerantes entre si. Hoje antidepressivos, remédios para o coração e para estresse são os medicamentos mais utilizados no mundo. Se pensarmos somente um pouco no assunto entenderíamos a ponte que há entre educação desde a tenra idade, metas doentes da vida moderna e doenças na vida adulta. Fica na paz.
super.abril.com.br/saude/doenca-ser-normal-755983.shtml
Sem falar que a atual riqueza das nações está na inovação, no conhecimento embasado e na ciência desinviesada . E nisso o que um normoso poderia contribuir além de consumir o produto de quem as criou?
adcinco 7 Fato!
Parece aquelas escolas de séries policiais que tudo parece perfeito mas esconde um monte de crime por trás kkkkkkk
Duas coisas que eu me pergunto: 1º, qual é a relação que essa pedagogia tem com o esoterismo (inclusive gnóstico?) da antroposofia? 2º, certamentea abstração matemática, as formulas, as questões dio vestibular, etc.. nada disso é o mais importante da vida, mas certamente são obstaculos que se colocam diante pessoa ao longo da jornada na sociedade. Essas crianças vão passar no vestibular, conseguir empregos em areas menos artísticas, etc..? Essa segunda questão é apenas tangenciada no video.
Só que na prática não é bem assim que funciona... Foram anos de um colégio tradicional em SP para consertar os danos que o Waldorf me causou...
vida londa à antroposofia e ao método Waldorf de ensino.
Oi, Carlos, Meu irmão mais novo, o Fabiano, que tem hoje 36, sofreu muito no Meninópolis, onde era chamado de "campeão tartaruga" pela professora e era humilhado por todos por ser o último a fazer as tarefas. Eles forçaram meu irmão a entrar no primeiro ano com 6 anos, sendo que ele completaria 7 apenas no final. Totalmente imaturo... Ainda bem mesmo que essa escola faliu, mas o modelo ainda é vigente em muitas instituições.
Pedro, vejo claramente que vc tem um rancor com a escola, bem possivelmente por causa do modo que o seu caso foi conduzido, mas lembre-se que foram pessoas que tiveram que tomar decisões e que elas podem errar, por isso não generalize ou bote culpa da Pedagogia Waldorf.
Muito bom o video. A antroposofia é muito interessante, mas a escolar Waldorf de Querência pecou na tradução do título... "Porquê Waldorf?" Hummm... Não seria melhor "Por que Waldorf?" ?
Com certeza seria melhor por que separado...
Desde que você seja uma pessoa dócil...
hoje vou saber mais um pouco
É um sonho ter uma escola assim para os filhos. Pena que na minha cidade não tenha nenhuma.
Crianças das ciências humanas ! Que legal !
Quais danos por exemplo, Pedro?
Grato por assistir ao vídeo!
Demais!!!!
essa criança que recebeu esse tipo de estruçao com estiver brincando de escola com outras criança do método tradicional onde ela já lê já escreve, não ficará inibida, acanhada por não entender o e seu colega está dizendo?
O maior "problema" das escolas Waldorf perto de mim: todas são caras!!! (muito caras).
very good
Felizmente não precisei chegar lá.... Mas muitos que ficaram lá até o final do colegial precisaram... Hahahaha
alguém sabe como faço para baixar? isto é possível?
E ritalina?
Demais mesmo
Poderia ter algo parecido aqui no Brasil... Assim trariam mais cultura e bom gosto a Brasileiros.
existem varias escolas waldorf no brasil, só pesquisar!
Será que vale mais estar completo para a vida ou ser apenas mais um desempregado do terceiro grau?
com certeza um aluno waldorf saberá escolher entre se colocar no mercado de trabalho ou empreender , vender seu conhecimento e prosperar. ele sabe q pode escolher e tem base para isso!
por favor não coloque seu filho em uma dessas,eu sofro,to implorando para ir para uma pública agora
No Brasil, tenho cá minhas reservas.
Na verdade já temos várias escolas waldorf no Brasil, e que funcionam super bem
Tenho algo a dizer sobre o ensino "formal" (de fôrma): livroseafins. com/ fique-calmo-algo-sobre-tudo-o-que-voce-ja-aprendeu-na-escola/
Esse é um dos erros do Waldorf... Não deixar bem claro que existe um certo tipo de criança que se encaixa lá...
Se engana, Carlos... O dano se deu não por lavagem cerebral, mas por falta de competência em lidar com uma criança diferente da média. Só isso...
cliquei no "não gostei".
Man this type of school is just sick. They make you stop understand reality, trying to take you to a spiritual world and these things. If you want a future, go to a normal school, where you don't see fairys, gnomes, goblins or imaginary beings.