Baixe agora o app Follow the Money para conteúdos exclusivos: liberta.click/follow_the_money Assessoria especializada e sob medida para você. Conheça a Liberta: liberta.click/ulrich Contato para palestras/eventos: 📧fernando.ulrich@oroboro.art.br
Essa é uma confusão comum. No caso do sistema bancário os valores criptografados (por exemplo as senhas de clientes) não são públicos. Então mesmo que o o algoritmo de criptografia seja quebrado, não seria possível recuperar a senha dos clientes pelo simples fato de não se ter acesso aos dados criptografados. E mesmo se as senhas fossem vazadas, hj em dia os sistemas trabalham com múltiplos fatores de autenticação, limites de transferências, etc. A quebra do SHA-256 é ordens de grandeza mais problemática para o bitcoin hoje do que para qualquer sistema fechado que use esse mesmo algoritmo.
@@K81-ij9tm mano, o governo imprime tudo de novo. E nesse caso, nem adiantaria os invasores comprarem tudo de bitcoin, pois o bitcoin já estaria totalmente em baixa.
Eu dizia isso há mais de um mês e era ignorado, as pessoas no fulgor da moda Bitcoin e dizendo que essa coisa virtual será o futuro financeiro, digo que não é seguro. Há ameaça de uma "guerra" eletrônica!
Mas a insegurança cripto vai muito além da do mercado financeiro, uma vez q vc tem a auto custódia. No mercado financeiro é diferente vc tem as notas de corretagem. E a segurança é responsabilidade do banco ou corretora, e o mesmo efetua o ressarcimento em caso de fraude. Já na criptomoeda quem é que vai te rassacir? Já leu livro antifragil? O btc tem muitos riscos sim. E a computação quântica é só um deles.
@@garotalibertaria7219 Se alguem quebrar as criptografias de um Itau, e tomar todo o dinheiro do banco, você ACHA que alguem vai ter ressarcir? Não se esqueça que bancos usam criptografia tambem, assim como bitcoin, todos os sistemas do mundo.
Ouro vai continuar sendo ouro, petróleo vai continuar sendo petróleo, commodities vão continuar. Elas não tem seu valor atrelado a uma falsa segurança. Até o dollar tem seu valor atrelado a confiança no governo americano. Bitcoin é lastreado em quê?
Era agente do Estado. Há muita evidência de que no final do século 20, os americanos sabiam que existia a possibilidade do globalismo e da hiper globalização fracassarem no futuro. E o retorno dos euro dólares para o território americano seria catastrófico. O BTC é uma forma do Estado criar uma nova moeda com enorme deságio sobre o dólar estrangeiro retornado quando o mundo externo globalizado entrasse finalmente em colapso. Acredito que Satoshi era em realidade uma equipe de criptografia da NSA sob comando direto da CIA e do Depto de Estado.
@@Maxtem812 uma carteira da epoca do satoshi foi movimentada, não as dele, acho que a informação que você viu estava incompleta, todo ano tem esse fud da carteira do satoshi foi movimentada.
Absolutamente correto e isso para piorar ocorre nos micro processadores, no hardware, chips, não software!!! O Ulrich não tem ideia do problema que ele abordou.
Excelente vídeo Fernando. Apenas uma correção técnica ao 9:45. A chave pública codifica e a chave privada decodifica. Portanto, uma entidade que deseja receber mensagens divulga sua chave pública, que será usada para codificar uma mensagem pelos remetentes. O destinatário descodifica usando a chave privada que só ele tem acesso. Esse sistema de chave assimétrica é genial pois mesmo que alguém esteja escutando o canal de mensagens em todo o momento não conseguirá descodificar o que foi falado.
Mais um lammer/script kid querendo falar do que não sabe e querendo corrigir o que está certo. Assinatura digital criptografa com a privada e decriptografa com a pública.
@trancejay tenho mais de 10 anos d experiência na área, por favor consulte referências técnicas. Uma rápida busca você consegue entender o papel das duas chaves no modelo de criptografia assimétrica.
Faz sentido afinal se eu acesso o site do Itaú eu uso sua respectiva chave pública pra codificar os dados que estou enviando através da rede pública (internet) Então, qualquer hacker que capturar essas mensagens não conseguira lê-las mas somente o Itaú com sua chave privada.
Não. Não é um risco, nunca foi e nem será. Apesar da criptografia usada na blockchain ser consideravelmente vulnerável (SHA-256), a complexidade da rede impede que até mesmo um computador quântico seja um problema. Primeiro que, pra conseguir atacar a rede, o algoritmo deixa explícito que é necessário pelo menos 75% de poder de toda a rede de computadores conectados, e isso, é só pra alterar 1 transação. Um (1) bloco na cadeia tem pelo menos 1000 transações, e os blocos de transação dela são fechados em torno de 10 minutos. Daí beleza, AINDA que um computador quântico possa alterar essa única transação, pra alterar um bloco ao seu favor, ele precisaria alterar TODAS as transações do bloco antes que ele se feche, em 10 minutos, e isso, até pra um computador quântico, é praticamente impossível, e pra alterar TODA a rede ao seu favor, ele precisaria alterar TODAS as transações desde o bloco Gênesis, lá em 2008, e isso, é definitivamente impossível... mas, considerando que tudo isso fosse possível, a função dos nodes e "livros de transações" --> blocos de transações, faz com que, se um computador quântico entrar na rede e alterá-la ao seu favor, todos os outros conectados a rede podem simplesmente negar as transações por notarem que são falsificadas, e expulsar o computador da rede, ignorando suas ações maliciosas. E como citado no vídeo, a criptografia pode ser atualizada. Se o SHA-256 já é absurdamente difícil de descriptografar, pois, sendo feita uma analogia, é como passar uma informação dentro de um moedor de carne, e tentar descriptografar seria como montar um quebra cabeça de milhões de peças, a SHA-512 é como um moedor que pega a informação e separa em quantidades maiores que os átomos do universo. Já existe a equipe do Bitcoin Org, confiada pelo próprio Satoshi, que pode fazer essa atualização quando for preciso, mas por agora, sequer há um risco mínimo.
@@SAGAZstrike Cara, já foi explicado, a blockchain se autoregula, então se alguem conseguir usar milhares de computadores quânticos, sempre será 10 minutos por bloco, simplesmente vai ficar impossível minerar bitcoin de forma "Normal" resumidante, o bitcoin ficaria ainda mais escasso e o preço aumentaria.
Acumulei um total de 150 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 15 mil há 2 meses.
Nelly, fui apresentada a ela por uma amiga, eu e meu marido trabalhamos com ela há meses, foi com os lucros que eu e meu marido conseguimos crescer no mercado imobiliário.
Pesquisem sobre os FIPS 203, 204 e 205 do NIST e sobre criptografia pós-quântica. Depois, levem em conta a mídia clickbait; imaginem que disseram que estamos até acessando universos paralelos, haja DC/Marvel e ficção científica.
Não apenas isso. O buraco é mais embaixo. Qualquer agente de mineração que minerar mais da metade dos IPs p2p tem poder para controlar e modificar livremente toda a rede. O CQ é capaz de acelerar o processo para quem o tenha. O Estado tem mais recursos de mineração que qualquer indivíduo privado. Calculo o tempo de vida do BTC proof of work antes de cair nas mãos do Estado em cerca de um ano. Ulrich não entendeu a radicalidade. A criptografia hoje é feita dentro dos microchips, no hardware, não no software. É impossível atualizar rapidamente a rede pois seria necessário substituir os processadores!
Se alguém utilizar um super computador quântico ele teria que esperar 10 min para minerar 1 bitcoin, mas pelo que eu sei ele seria praticamente o único a conseguir minerar nesse novo patamar de dificuldade de mineração. Isso seria centralizar 100% a mineração o que não me parece nada bom.
Na questão da mineração vejo um risco do seguinte ataque, um ou mais computadores quânticos entram na rede e rapidamente mineram os blocos até o momento de reajuste de dificuldade, quando a dificuldade subir por refletir esse aumento de força computacional retira-se os computadores quânticos e agora a dificuldade tá altíssima e o poder computacional baixo, logo vai demorar muito para minerar um bloco quanto mais 2016 blocos para recalcular a dificuldade, isso seria o caos.
Por incrivel que pareça no caso da computação quantica o BTC esta mais vulneravel, bancos possuem backups, datacenters com redundancia etc, BTC quando uma transação é feita acabou, não existe possibilidade de reversão.
@robervalhaha sim tem os backups mas eles seriam irrelevantes, estaríamos num cenário de fire sale pois qualquer criptografia atual seria quebrada, o q quero dizer eh que eh um terrorismo focar no bitcoin pois se ele não tem solução pra se adaptar todo e qualquer sistema estaria na mesma posição.
A pior coisa é um homem ter tanta convicção de algo, especialmente o que de fato desconhece. O risco é inerente, só não está precificado, pois para a maioria parece um futuro distante, só o tempo dirá( pode ser que ocorra em 1 ou 2 anos ou em 5 a 10 anos).
Muito bom! Faltou mencionar, que o investimento em um computador Quântico seria melhor aproveitado na mineração do que atacando a rede. Por exemplo o cara gasta uma puta grana pra quebrar o Hash de uma carteira, vai levar tempo e energia, e se não houver fundos, vai ter de recomeçar tudo de novo, ao passo que nesse mesmo período estivesse minerando poderia obter melhor êxito
Você está essencialmente correto, 98,38984% do que falam sobre computação quântica é hype, exagero, besteirol e tecno-misticismo. A própria Google fez um marketing bem canalha e mentiroso associando seu computador quântico a universos paralelos e mais um monte de asneiras, o próprio cálculo que eles apresentaram só é aplicável a um contexto muito específico.
@@annezimmermann5534Não apenas isso. O buraco é mais embaixo. Qualquer agente de mineração que minerar mais da metade dos IPs p2p tem poder para controlar e modificar livremente toda a rede. O CQ é capaz de acelerar o processo para quem o tenha. O Estado tem mais recursos de mineração que qualquer indivíduo privado. Calculo o tempo de vida do BTC proof of work antes de cair nas mãos do Estado em cerca de um ano. Ulrich não entendeu a radicalidade. A criptografia hoje é feita dentro dos microchips, no hardware, não no software. É impossível atualizar rapidamente a rede pois seria necessário substituir os processadores.
Conhecendo o que conheço de criptografia, computação e computação quantica, e das empresas que tem desenvolvido esses computadores, eu diria que qualquer revolução que eles anunciam é a mais pura balela, os problemas que eles dizem terem solucionado (e que dificilmente publicam o estudo que trouxe essa solução) são problemas que poucos, senão ninguém, tentaram solucionar com um computador normal, muito menos com um supercomputador, só assim eles conseguem esses números tão estarrecedores. A computação quantica é só mais um daquelas coisas que em 15 anos trará revoluções, mas que nunca chegam. Sim, há desenvolvimento de conhecimento na área, mas nada com qualquer aplicação real e que supere a capacidade de um simples computador doméstico.
13:04 Parabéns pelo vídeo🎉 Cara uma solução para as chaves públicas, deveria ser criadas números aleatória usados somente uma vez, assim que recebesse o valor, recebeu o valor ou finalizou a transação o número da chave pública usada ficaria inútil, e assim que fosse fazer outra transação um novo número público seria criado aleatório e assim por diante. Algo assim seria bem seguro talvez?!
Oi fernando, a partir de 9 minutos há um erro. Em suma, a criptografia das chaves públicas e privadas são DIFERENTES, bem como a decodificação delas. Nao sei quem te explicou isso, mas FB nem seria necessária.... coisa so passado perto de um computador quantico. Eu te aconselharia a chamar um especialista da MS para seu canal, esses sim saberiam explicar o conceito
Deu gosto de assistir, rende até uma vídeo aula de engenharia de sistemas. A computação quântica é um risco a toda a rede, por causa do poder de calcular e decifrar criptografias. Na tecnologia a disrupção é cotidiano, então são criados novos métodos de criptografar e mais camadas de segurança vão sendo adicionadas.
Assim, a tecnologia pode avançar rapidamente e não vejo isso como algo seguro ao longo dos anos. Eu reparei quando investiguei a vida certos bilionários que eles investem em algo chamo de investimentos a prova de guerras. Que são a comprar obras de arte, ouros, diamantes e outros tipos metais preciosos. Por eu vejo, que um mundo pode entrar em guerra como for, o dólar pode subir ou pode descer, mais um obra de arte de Picasso, por exemplo, ainda será valioso e vai resistes intemperes dos mercados. Eu não sei se uma boa investir nessas coisas que eu falei, mas notei que certos bilionários investem nesse tipo de coisa.
E provavelmente existirá formas de se defender como uma CryptoGrafia Quântica a final nao só a tecnologia evolui, mas como o sistema de defesa também 😊
Ainda vale lembrar que já existem redes muito mais rápidas que o do BTC. Solana, por exemplo, faz várias vezes o número de tranzações/segundo que o BTC consegue fazer. BTC faz 7 tranzações/segundo. Solana faz 65.000.
O Bitcoin possui criptografia tão forye que se fosse superada todos os outros ativos também seriam. Seria mais fácil os outros ativos aceitarem a tokenização criptografica do que o Bitcoin acabar.
otima explicação...mas RESUMINDO: ainda não é uma REALIDADE isso nem ano que vem e QUANDO acontecer NINGUEM VAI SABER...SÓ SENTIR E CHORAR...estou aliviado com esse video mas a Tecnologia QUANTICA é incrível!!!!!!
Acrescentando que o Bitcoin já passou por estágios em que equipamentos ou "algoritmos" aumentaram a capacidade da rede de forma intensa: inicialemente se usava apenas os processadores dos computadores, depois alguém conseguiu usar uma placa de vídeo, o que aumentou em muito a capacidade de mineração, num terceiro momento foram desenvolvidos processadores ASIC especialmente desenvolvidos para mineração, o que novamente elevou a capacidade da rede.
Tem quem ache que Bitcoins são seguros... rs rs rs. Tem uns meses atrás, a Alemanha vendeu uma quantidade considerável. Todos os governos possuem hoje quantidades enormes em posse. Um movimento conjunto vendendo a centavo... e o bitcoin implode.
Se um dia um crash quântico acontecer na rede de qualquer moeda, seria o fim dela, imediatamente. Seria como um bandido conseguir entrar em um museu, cheio de obras de arte que valem muito e ele querer levá-las e no mesmo instante um sistema do museu fazer tudo pegar fogo e virar pó.
Meus amigos , a tecnologia o tempo é diferente …. Em um ano e como se fosse 10 para eles , quanto mais sabendo o valor de cada btc sabemos que uma hora o btc, vai cair …. Tudo digital uma hora eles conseguem dominar
Quando você vai receber BTC, pode reparar que é gerado um hash, esse endereço você "passa" para a pessoa que vai te enviar, seja ela um outro usuário, ou uma corretora. Por isso é um endereço público. Quando ele fala pra não reutilizar, significa literalmente usar novos endereços desse quando você vai receber, e nunca um que já recebeu moedas. Mas a boa notícia é que praticamente todas as carteiras, sejam cold ou hot já tem um mecanismo de usar novas endereços a cada recebimento por padrão. Você pode verificar clicando em receber na sua carteira, e checando o hash que é gerado. Ele deve ser sempre diferente do endereço anterior.
O sistema bancário comum não corre risco algum. Os computadores atuais já seriam suficientes para quebrar senha, SE fosse possível. O máximo é sair do ar por precaução.. Já em criptomoedas o negócio é mais enbaixo.. SE força bruta entrar onde estão de fato os bitcoins, e CONSEGUIR quebrar senha, conseguiria, em tese, pegar tudo lá.. tanto faz a segurança da corretora.. entrariam direto no Bitcoin.. isso tudo em tese, pois SE conseguirem entrar em 1 conta do botcoin, conseguem entrar em todas.. tudo isso em tese..
É importante falar que a maioria das carteiras geram novos endereços todas as vezes que você vai receber BTCs. Se isso não acontece com a sua carteira, providencie a troca para uma outra que o faça o quanto antes.
Sempre que esse tema é levantado com o foco no BTC, muitos esquecem que estamos falando da quebra de todos os protocolos financeiros do mundo. Governos e instituições que detém o PIB mundial estariam como agora ?
Mas quem quiser fazer qualquer ataque criptográfico quântico, quando este estiver disponível, certamente fará contra os bancos regulares primeiro. Afinal de contas, temos hoje nos sistema financeiro, muito mais "dinheiro facil" que no Bitcoin. Acredito que estas matérias tem muito mais o objetivo de assustar os leigos do que realmente informar.
Minha teoria é que a ia própria vai conseguir ter auto consciência e usar todas as informações que elas tem no mundo para aprimorar o conhecimento deles, saber como faz uma máquina com esse poder de processamento para conseguir descobrir as chaves do carteira do Satoshi.
Baixe agora o app Follow the Money para conteúdos exclusivos: liberta.click/follow_the_money
Assessoria especializada e sob medida para você. Conheça a Liberta: liberta.click/ulrich
Contato para palestras/eventos: 📧fernando.ulrich@oroboro.art.br
Sempre usar tom azulado de camisa ou camiseta é algo estratégico ?
Antes do BTC sofrer algo, segurança bancária já iria para o espaço faz tempo
Coping. No sistema financeiro convencional não somos responsáveis pela custódia.
Só se também invadirem a mão armada todos os data centers de backups físicos que os bancos possuem ao mesmo tempo
@Rafael-pi4md banco possui bkp de informação, mas se invadirem fizerem transferência em massa comprando tudo de BTC quero ver pra quem vão chorar
Essa é uma confusão comum. No caso do sistema bancário os valores criptografados (por exemplo as senhas de clientes) não são públicos. Então mesmo que o o algoritmo de criptografia seja quebrado, não seria possível recuperar a senha dos clientes pelo simples fato de não se ter acesso aos dados criptografados.
E mesmo se as senhas fossem vazadas, hj em dia os sistemas trabalham com múltiplos fatores de autenticação, limites de transferências, etc.
A quebra do SHA-256 é ordens de grandeza mais problemática para o bitcoin hoje do que para qualquer sistema fechado que use esse mesmo algoritmo.
@@K81-ij9tm mano, o governo imprime tudo de novo. E nesse caso, nem adiantaria os invasores comprarem tudo de bitcoin, pois o bitcoin já estaria totalmente em baixa.
Se o bitcoin corre perigo, todo o resto do sistema financeiro corre tbn, seria um caos completo.
Eu dizia isso há mais de um mês e era ignorado, as pessoas no fulgor da moda Bitcoin e dizendo que essa coisa virtual será o futuro financeiro, digo que não é seguro. Há ameaça de uma "guerra" eletrônica!
Mas a insegurança cripto vai muito além da do mercado financeiro, uma vez q vc tem a auto custódia. No mercado financeiro é diferente vc tem as notas de corretagem. E a segurança é responsabilidade do banco ou corretora, e o mesmo efetua o ressarcimento em caso de fraude. Já na criptomoeda quem é que vai te rassacir? Já leu livro antifragil? O btc tem muitos riscos sim. E a computação quântica é só um deles.
@@garotalibertaria7219 Se alguem quebrar as criptografias de um Itau, e tomar todo o dinheiro do banco, você ACHA que alguem vai ter ressarcir? Não se esqueça que bancos usam criptografia tambem, assim como bitcoin, todos os sistemas do mundo.
@@garotalibertaria7219 Se os bancos quebrarem, ninguém vai te ressarcir.
Ouro vai continuar sendo ouro, petróleo vai continuar sendo petróleo, commodities vão continuar. Elas não tem seu valor atrelado a uma falsa segurança. Até o dollar tem seu valor atrelado a confiança no governo americano. Bitcoin é lastreado em quê?
Ate nisso o Satoshi fez algo impensavel, alem de sumir sem ganhar nenhum merito, sem usufruir do poder, ele ainda deixou um canario da mina.
a carteira dele foi movimentada amigo, esse mes ou mes passado nao me recordo
Era agente do Estado. Há muita evidência de que no final do século 20, os americanos sabiam que existia a possibilidade do globalismo e da hiper globalização fracassarem no futuro. E o retorno dos euro dólares para o território americano seria catastrófico. O BTC é uma forma do Estado criar uma nova moeda com enorme deságio sobre o dólar estrangeiro retornado quando o mundo externo globalizado entrasse finalmente em colapso. Acredito que Satoshi era em realidade uma equipe de criptografia da NSA sob comando direto da CIA e do Depto de Estado.
@@Maxtem812kkkkk seu rabicó
@@Maxtem812 uma carteira da epoca do satoshi foi movimentada, não as dele, acho que a informação que você viu estava incompleta, todo ano tem esse fud da carteira do satoshi foi movimentada.
@@Maxtem812 foi só boato. Não foi a carteira dele.
Se quebrar o RSA, os certificados digitais vão por terra, assim como as VPNs. Enfim, bitcoin será o menor dos problemas
Absolutamente correto e isso para piorar ocorre nos micro processadores, no hardware, chips, não software!!! O Ulrich não tem ideia do problema que ele abordou.
Sistemas militares, satélites e muitos outros sistemas vitais em risco e a galera delirando com a "quebra" do BTC kkkkk
Sério isso?
Será q não existe a possibilidade de cair tudo (bancos, bolsas, outras criptos, etc), ficando apenas a rede btc de pé?
@@karlfonseca1419 Não
Acumule, computação quantica é o menor dos problemas no sistema fiat.
Com certeza
Maravilha de explicação querido Fernando. Você éum rapaz nota 10 e sempre antenado a tudo que esta acontecendo. Abraçao
Excelente vídeo Fernando. Apenas uma correção técnica ao 9:45.
A chave pública codifica e a chave privada decodifica.
Portanto, uma entidade que deseja receber mensagens divulga sua chave pública, que será usada para codificar uma mensagem pelos remetentes. O destinatário descodifica usando a chave privada que só ele tem acesso.
Esse sistema de chave assimétrica é genial pois mesmo que alguém esteja escutando o canal de mensagens em todo o momento não conseguirá descodificar o que foi falado.
Daria sim, veja as explicações da MS.
carai
Mais um lammer/script kid querendo falar do que não sabe e querendo corrigir o que está certo. Assinatura digital criptografa com a privada e decriptografa com a pública.
@trancejay tenho mais de 10 anos d experiência na área, por favor consulte referências técnicas. Uma rápida busca você consegue entender o papel das duas chaves no modelo de criptografia assimétrica.
Faz sentido afinal se eu acesso o site do Itaú eu uso sua respectiva chave pública pra codificar os dados que estou enviando através da rede pública (internet)
Então, qualquer hacker que capturar essas mensagens não conseguira lê-las mas somente o Itaú com sua chave privada.
Não. Não é um risco, nunca foi e nem será.
Apesar da criptografia usada na blockchain ser consideravelmente vulnerável (SHA-256), a complexidade da rede impede que até mesmo um computador quântico seja um problema. Primeiro que, pra conseguir atacar a rede, o algoritmo deixa explícito que é necessário pelo menos 75% de poder de toda a rede de computadores conectados, e isso, é só pra alterar 1 transação. Um (1) bloco na cadeia tem pelo menos 1000 transações, e os blocos de transação dela são fechados em torno de 10 minutos. Daí beleza, AINDA que um computador quântico possa alterar essa única transação, pra alterar um bloco ao seu favor, ele precisaria alterar TODAS as transações do bloco antes que ele se feche, em 10 minutos, e isso, até pra um computador quântico, é praticamente impossível, e pra alterar TODA a rede ao seu favor, ele precisaria alterar TODAS as transações desde o bloco Gênesis, lá em 2008, e isso, é definitivamente impossível... mas, considerando que tudo isso fosse possível, a função dos nodes e "livros de transações" --> blocos de transações, faz com que, se um computador quântico entrar na rede e alterá-la ao seu favor, todos os outros conectados a rede podem simplesmente negar as transações por notarem que são falsificadas, e expulsar o computador da rede, ignorando suas ações maliciosas.
E como citado no vídeo, a criptografia pode ser atualizada. Se o SHA-256 já é absurdamente difícil de descriptografar, pois, sendo feita uma analogia, é como passar uma informação dentro de um moedor de carne, e tentar descriptografar seria como montar um quebra cabeça de milhões de peças, a SHA-512 é como um moedor que pega a informação e separa em quantidades maiores que os átomos do universo. Já existe a equipe do Bitcoin Org, confiada pelo próprio Satoshi, que pode fazer essa atualização quando for preciso, mas por agora, sequer há um risco mínimo.
Obrigado pela análise!
Nice
I really like Bitcoin
É uma grande ameaça e é impossível prever quando será possível, acredito que muito muito próximo.
E se os computadores forem usados para aprimorar a Blockchain? Ou usados para minerar de forma nunca vista antes ...
Ainda assim é um perigo de desvalorização em massa, haja nervos para quem tem milhões em poupança.
@@SAGAZstrike Cara, já foi explicado, a blockchain se autoregula, então se alguem conseguir usar milhares de computadores quânticos, sempre será 10 minutos por bloco, simplesmente vai ficar impossível minerar bitcoin de forma "Normal" resumidante, o bitcoin ficaria ainda mais escasso e o preço aumentaria.
Já Existe uma empresa de segurança com computação quântica, eu vi esses dias. Lógico, ainda é uma startup, mas o propósito é a criptografia quântica.
@@J0kerG4mesdtmas a mineração passaria a ser centralizada e isso não me parece algo bom.
A maior parte dos BTC ainda estariam com os usuários "normais", e uma boa parte perdida. A centralização não funcionaria. @@NarutoHpkague
Acumulei um total de 150 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 15 mil há 2 meses.
se me permite perguntar como você consegue ganhar tanto..., quais são suas estratégias??
Mergulhar no mercado digital é realmente aconselhável, mas é necessária orientação especializada e não há como errar
Eu sei que é possível, agradeceria se você me mostrasse como fazer isso.
Nelly, fui apresentada a ela por uma amiga, eu e meu marido trabalhamos com ela há meses, foi com os lucros que eu e meu marido conseguimos crescer no mercado imobiliário.
Eu continuo ouvindo muito sobre a Nelly , ela deve ser muito boa
Pesquisem sobre os FIPS 203, 204 e 205 do NIST e sobre criptografia pós-quântica. Depois, levem em conta a mídia clickbait; imaginem que disseram que estamos até acessando universos paralelos, haja DC/Marvel e ficção científica.
Exato! Há muita tecno-baboseira e tecno-misticismo (leia-se marketing safado e sensacionalista) sobre computação quântica.
Fernando sempre com ótimo conteúdo, obrigado 🙏🏻
Não apenas isso. O buraco é mais embaixo. Qualquer agente de mineração que minerar mais da metade dos IPs p2p tem poder para controlar e modificar livremente toda a rede. O CQ é capaz de acelerar o processo para quem o tenha. O Estado tem mais recursos de mineração que qualquer indivíduo privado. Calculo o tempo de vida do BTC proof of work antes de cair nas mãos do Estado em cerca de um ano. Ulrich não entendeu a radicalidade. A criptografia hoje é feita dentro dos microchips, no hardware, não no software. É impossível atualizar rapidamente a rede pois seria necessário substituir os processadores!
Que conteúdo meus amigos. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Se alguém utilizar um super computador quântico ele teria que esperar 10 min para minerar 1 bitcoin, mas pelo que eu sei ele seria praticamente o único a conseguir minerar nesse novo patamar de dificuldade de mineração.
Isso seria centralizar 100% a mineração o que não me parece nada bom.
Na questão da mineração vejo um risco do seguinte ataque, um ou mais computadores quânticos entram na rede e rapidamente mineram os blocos até o momento de reajuste de dificuldade, quando a dificuldade subir por refletir esse aumento de força computacional retira-se os computadores quânticos e agora a dificuldade tá altíssima e o poder computacional baixo, logo vai demorar muito para minerar um bloco quanto mais 2016 blocos para recalcular a dificuldade, isso seria o caos.
Interessante
Mas tornaria o bitcoin mais escasso, o que seria bom.
esse homem é infolgável...
Terrorismo contra o bitcoin, o sistema financeiro eh mais frágil a computação quantica se fosse o caso
Por incrivel que pareça no caso da computação quantica o BTC esta mais vulneravel, bancos possuem backups, datacenters com redundancia etc, BTC quando uma transação é feita acabou, não existe possibilidade de reversão.
@robervalhaha sim tem os backups mas eles seriam irrelevantes, estaríamos num cenário de fire sale pois qualquer criptografia atual seria quebrada, o q quero dizer eh que eh um terrorismo focar no bitcoin pois se ele não tem solução pra se adaptar todo e qualquer sistema estaria na mesma posição.
A pior coisa é um homem ter tanta convicção de algo, especialmente o que de fato desconhece. O risco é inerente, só não está precificado, pois para a maioria parece um futuro distante, só o tempo dirá( pode ser que ocorra em 1 ou 2 anos ou em 5 a 10 anos).
E a CORRIDA 🏃🏃🏃🏃 dos 🐀🐀🐀🐀 continua!
Muito bom! Faltou mencionar, que o investimento em um computador Quântico seria melhor aproveitado na mineração do que atacando a rede. Por exemplo o cara gasta uma puta grana pra quebrar o Hash de uma carteira, vai levar tempo e energia, e se não houver fundos, vai ter de recomeçar tudo de novo, ao passo que nesse mesmo período estivesse minerando poderia obter melhor êxito
Computação quantica é tão real quanto a fusão a frio
Vc não sabe o que está escrevendo. Parece um menino de 3 anos.
Você está essencialmente correto, 98,38984% do que falam sobre computação quântica é hype, exagero, besteirol e tecno-misticismo. A própria Google fez um marketing bem canalha e mentiroso associando seu computador quântico a universos paralelos e mais um monte de asneiras, o próprio cálculo que eles apresentaram só é aplicável a um contexto muito específico.
@@annezimmermann5534 o que vc sabe?
@@annezimmermann5534Não apenas isso. O buraco é mais embaixo. Qualquer agente de mineração que minerar mais da metade dos IPs p2p tem poder para controlar e modificar livremente toda a rede. O CQ é capaz de acelerar o processo para quem o tenha. O Estado tem mais recursos de mineração que qualquer indivíduo privado. Calculo o tempo de vida do BTC proof of work antes de cair nas mãos do Estado em cerca de um ano. Ulrich não entendeu a radicalidade. A criptografia hoje é feita dentro dos microchips, no hardware, não no software. É impossível atualizar rapidamente a rede pois seria necessário substituir os processadores.
Vc que é foda @@annezimmermann5534
Nesse dia eu não estarei mais vivo.
sera?
Não entendi.
Vai passar a conta para os filhos?
Fala da cripto Usual
Acredito que a comunidade deve dar atenção ao ataque de 51%, mais que hack quantico. Os pools de mineração estão cada vez mais centralizados.
Conhecendo o que conheço de criptografia, computação e computação quantica, e das empresas que tem desenvolvido esses computadores, eu diria que qualquer revolução que eles anunciam é a mais pura balela, os problemas que eles dizem terem solucionado (e que dificilmente publicam o estudo que trouxe essa solução) são problemas que poucos, senão ninguém, tentaram solucionar com um computador normal, muito menos com um supercomputador, só assim eles conseguem esses números tão estarrecedores.
A computação quantica é só mais um daquelas coisas que em 15 anos trará revoluções, mas que nunca chegam. Sim, há desenvolvimento de conhecimento na área, mas nada com qualquer aplicação real e que supere a capacidade de um simples computador doméstico.
Só por conta desse vídeo, que gostei muito, vou baixar o app ;)
Valeu Ulrich! ótimo conteúdo
pensei a mesma coisa há alguns dias, a privacidade que já é pouca , vai deixar de existir .
13:04 Parabéns pelo vídeo🎉
Cara uma solução para as chaves públicas, deveria ser criadas números aleatória usados somente uma vez, assim que recebesse o valor, recebeu o valor ou finalizou a transação o número da chave pública usada ficaria inútil, e assim que fosse fazer outra transação um novo número público seria criado aleatório e assim por diante. Algo assim seria bem seguro talvez?!
Acho mais fácil o bitcoin crashar com a crise do dolar do que com a computação quântica
Oi fernando, a partir de 9 minutos há um erro. Em suma, a criptografia das chaves públicas e privadas são DIFERENTES, bem como a decodificação delas. Nao sei quem te explicou isso, mas FB nem seria necessária.... coisa so passado perto de um computador quantico. Eu te aconselharia a chamar um especialista da MS para seu canal, esses sim saberiam explicar o conceito
Tava vendo isso no canal de tecnologia do tuguniev. Tudo vai evoluindo, o código e os processadores
Botaram isso aí em pauta só pra forçar uma "correção", para poderem comprar novamente por menos de $80k
as carteiras do Satoshi são os honeypot da rede dando mais tempo e segurança aos outros usuários 🍯
Eu duvido muito desmistificar a blockchain do Btc😅
Deu gosto de assistir, rende até uma vídeo aula de engenharia de sistemas. A computação quântica é um risco a toda a rede, por causa do poder de calcular e decifrar criptografias. Na tecnologia a disrupção é cotidiano, então são criados novos métodos de criptografar e mais camadas de segurança vão sendo adicionadas.
Se vc usa a computação quantica para quebrar ela tambem nao pode ser usada para proteger? Ou a criptografia irá ficar parada no tempo?
Obrigada
Fernando, vc poderia ter chamado um cara técnico para fazer parte desse vídeo. Seria interessante o Fábio Aktia nesse tema. Abraço
Assim, a tecnologia pode avançar rapidamente e não vejo isso como algo seguro ao longo dos anos. Eu reparei quando investiguei a vida certos bilionários que eles investem em algo chamo de investimentos a prova de guerras. Que são a comprar obras de arte, ouros, diamantes e outros tipos metais preciosos. Por eu vejo, que um mundo pode entrar em guerra como for, o dólar pode subir ou pode descer, mais um obra de arte de Picasso, por exemplo, ainda será valioso e vai resistes intemperes dos mercados. Eu não sei se uma boa investir nessas coisas que eu falei, mas notei que certos bilionários investem nesse tipo de coisa.
Resumo do vídeo: não.
Fabio Akita tem um vídeo muito bom sobre criptografia e aprofunda esse assunto da criptografia do BTC
Antes de resolver a criptografia do bitcoin, ja terao feito para todos os sistemas de bancos, corretoras, bolsas...a quebradeira seria muito maior.
Criptografia e fraldas devem ser trocadas com frequência. Por razões bem similares.
Bitcoin: O maior golpe da história do mercado financeiro.
Então os bancários estão em qual nível de risco em relação a isso?
Excelente
Segwit entra nesse roto? E o Taproot?
fico rico e pobre todos os dias
😅
Dinheiro físico voltará a ser a principal forma de transação
Não tem haver com o assunto, mas poderia ter o índice picanha kkk
Está nascendo o Ultron...
Não existem computadores quânticos, somente os algoritmos! O hardware não é possível! É uma hype!
agora estão percebendo como e quem vai estatizar a cripto moeda
😂😂😂 Os caras vão precisar de metade da energia do planeta pra alimentar um computador quântico para quebrar a rede do BTC 😂😂😂
Carteiras esquecidas serão mina de ouro.
Socialmente falando podemos prever o caos no futuro com a vinda da era digital.
Quem chega primeiro com a computação quântica ganha e vai controlar sozinho por um tempo. A rede Bitcoin não tem os recursos pra chegar primeiro.
E provavelmente existirá formas de se defender como uma CryptoGrafia Quântica a final nao só a tecnologia evolui, mas como o sistema de defesa também 😊
Acho mais fácil os HODLers caírem em honeypot de policial.
Na verdade será possível quebrar até uma carteira que não revelou a chave pública, só é mais “trabalhoso”
basta uma passprhase na criação da carteira...
So invisto naquilo eu conheco. Ate hoje nao intendo biticons
Se fosse possivél mesmo um hack quântico não estaria se noticiando os riscos e sim o hack de fato!!!!!
Seria possível fazer um duplo pagamento utilizar-se a computador quântica?
Ainda vale lembrar que já existem redes muito mais rápidas que o do BTC. Solana, por exemplo, faz várias vezes o número de tranzações/segundo que o BTC consegue fazer. BTC faz 7 tranzações/segundo. Solana faz 65.000.
Não tem como criar um novo Bitcoin a partir desses super computadores ?
Nada tá seguro cm a quântica, será que nao vai aparecer seguradora vendendo seguro contra a quântica.
Eu já pensei no risco das mensagens criptográfica do WhatsApp.. podes falar sobre isso?
Acho que o problema não seria o computador quântico. O maior problema é o controle dos 51% do poder computacional na mão de apenas um minerador
Mestre Fernando, ouvi falar sobre uma solução mais rápida que ja havia sido pensada pelo satoshi. Opcat, algo do tipo, poderia abordar sobre ?
O Bitcoin possui criptografia tão forye que se fosse superada todos os outros ativos também seriam. Seria mais fácil os outros ativos aceitarem a tokenização criptografica do que o Bitcoin acabar.
Fernando, aproveita o assunto e convida o Fábio Akita para conversar sobre esse assunto tão complexo e mal entendido. Um abraço
Vendi tudo.
otima explicação...mas RESUMINDO: ainda não é uma REALIDADE isso nem ano que vem e QUANDO acontecer NINGUEM VAI SABER...SÓ SENTIR E CHORAR...estou aliviado com esse video mas a Tecnologia QUANTICA é incrível!!!!!!
Acrescentando que o Bitcoin já passou por estágios em que equipamentos ou "algoritmos" aumentaram a capacidade da rede de forma intensa: inicialemente se usava apenas os processadores dos computadores, depois alguém conseguiu usar uma placa de vídeo, o que aumentou em muito a capacidade de mineração, num terceiro momento foram desenvolvidos processadores ASIC especialmente desenvolvidos para mineração, o que novamente elevou a capacidade da rede.
Tem quem ache que Bitcoins são seguros... rs rs rs. Tem uns meses atrás, a Alemanha vendeu uma quantidade considerável. Todos os governos possuem hoje quantidades enormes em posse. Um movimento conjunto vendendo a centavo... e o bitcoin implode.
Se um dia um crash quântico acontecer na rede de qualquer moeda, seria o fim dela, imediatamente. Seria como um bandido conseguir entrar em um museu, cheio de obras de arte que valem muito e ele querer levá-las e no mesmo instante um sistema do museu fazer tudo pegar fogo e virar pó.
Ao explicar nao mencionou que os algoritmos do BTC sao iguais se não os mesmos usados no seu banco aí.
Mas e aí, a carteira de Nakamoto está em risco então?
Meus amigos , a tecnologia o tempo é diferente …. Em um ano e como se fosse 10 para eles , quanto mais sabendo o valor de cada btc sabemos que uma hora o btc, vai cair …. Tudo digital uma hora eles conseguem dominar
18:18, e seria possivel atualizar a criptografia sem um hard fork?
Com um soft fork, como ele disse no vídeo
E a Kaspa!? Vai falar dela quando Fernando???
O homem esta para computacao quantica na mesma distancia da colonização de marte.
Não sei, o computador quântico já existe, mas o habitante de Marte ainda não. Já existe até linguagem de programação q interpreta qbtis.
Falou bosta
E a senha da conta do Itaú tá a salvo da computação quantica?
Na minha opinião o Bitcoin sempre vai assustar e empolgar. Mas independente da variável é hj a melhor opção como reserva de valor.
Como algo que não tem valor intrínseco pode ser reserva de valor?
@@rodrigotaira7925 cabelo não tem valor intrínseco, mas ninguém quer perder o seu 👨🦲😂
Brabíssimo
O quê não corre perigo?
O que significa nao reutilizar endereço?
Quando você vai receber BTC, pode reparar que é gerado um hash, esse endereço você "passa" para a pessoa que vai te enviar, seja ela um outro usuário, ou uma corretora. Por isso é um endereço público.
Quando ele fala pra não reutilizar, significa literalmente usar novos endereços desse quando você vai receber, e nunca um que já recebeu moedas.
Mas a boa notícia é que praticamente todas as carteiras, sejam cold ou hot já tem um mecanismo de usar novas endereços a cada recebimento por padrão. Você pode verificar clicando em receber na sua carteira, e checando o hash que é gerado. Ele deve ser sempre diferente do endereço anterior.
O sistema bancário comum não corre risco algum. Os computadores atuais já seriam suficientes para quebrar senha, SE fosse possível. O máximo é sair do ar por precaução..
Já em criptomoedas o negócio é mais enbaixo.. SE força bruta entrar onde estão de fato os bitcoins, e CONSEGUIR quebrar senha, conseguiria, em tese, pegar tudo lá.. tanto faz a segurança da corretora.. entrariam direto no Bitcoin.. isso tudo em tese, pois SE conseguirem entrar em 1 conta do botcoin, conseguem entrar em todas.. tudo isso em tese..
É importante falar que a maioria das carteiras geram novos endereços todas as vezes que você vai receber BTCs. Se isso não acontece com a sua carteira, providencie a troca para uma outra que o faça o quanto antes.
Sempre que esse tema é levantado com o foco no BTC, muitos esquecem que estamos falando da quebra de todos os protocolos financeiros do mundo.
Governos e instituições que detém o PIB mundial estariam como agora ?
Da pra ver que o cara é leigo quando fala "chip estado da arte" 😂
A tradução mais apropriada é: "chip de última geração".
E utilizar moedas que são focadas em privacidade, exemplo Zcash, monero, dash, seria uma boa alternativa?
Mas quem quiser fazer qualquer ataque criptográfico quântico, quando este estiver disponível, certamente fará contra os bancos regulares primeiro. Afinal de contas, temos hoje nos sistema financeiro, muito mais "dinheiro facil" que no Bitcoin.
Acredito que estas matérias tem muito mais o objetivo de assustar os leigos do que realmente informar.
Minha teoria é que a ia própria vai conseguir ter auto consciência e usar todas as informações que elas tem no mundo para aprimorar o conhecimento deles, saber como faz uma máquina com esse poder de processamento para conseguir descobrir as chaves do carteira do Satoshi.