O que Getulio/ Esquerda faz com as escolas e absurdo "CONTROLE CENTRALIZADO e crime". "Gestao deve ser local sem burocratas e politicos" Tem que tirar o poder de um da mao e uma so pessoa, e devolve-lo distribui-lo aos municipios e escolas.
Lilia é a minha musa intelectual do momento. Ela já escreveu 15 livros e como percebeu que seu conhecimento não deve ficar restrito ao meio acadêmico, abriu um canal no youtube que chegou agora aos 20 mil seguidores. Vale muito a pena conhecer este extraordinária professora, escritora e profunda conhecedora do Brasil.
Sim, querem acabar com cursos de Humanas (sociologia, filosofia, geografia e história) fazendo com que o povo que já é uma grande massa de manobra, infelizmente, sejam mais ignorantes! A área de humanas nos faz questionar, lutar e não nos contentar com quaisquer coisas!!
Exatamente, e justamente por isso há a intenção de desvalorizar cada vez mais as áreas de humanas, para obliterar o pensamento crítico da população brasileira. Esse momento é o que mais exige o estudo dessa área do conhecimento para que se possamos nos "imunizar" de catequeses.
No Brasil acreditam que houve genocídio, que a feijoada é originária dos escravos, que o Brasil foi colónia de exploração, etc. Como disse o historiador alemão Ralf behrwald sabe mais um alemão sobre a história do Brasil do que o próprio brasileiro.
Preconceito de ter preconceito, assim é o brasileiro. Muitos são. Mas acredito na evolução. Assistir esse tipo de entrevista e tantas outras do saia justa, fazem a gente ter esperança.
"SEMPRE fomos muito intolerantes"...Nada mais cruel, lúcido e instigante de constatar essa máxima tão atroz.... Sempre fomos assim..Essa última eleição só escancarou essa porta que entreaberta estava.. Infelizmente 😢
Quem dera que todas as crianças tivessem acesso a história real... a professora da minha filha chegou a dizer que o Bolsonaro é a reencarnação do Getúlio Vargas 😰
Que programa incrível, dá vontade de ter recursos para sair contando para todos, sem exceção, o que é o Brasil e o brasileiro para assim nos ressignificarmos e nos tornarmos melhores pessoas, um país melhor.
Sou portuguesa e infelizmente só posso concordar. Somos um povo altamente xenófobo fundamentalmente. É o cúmulo da hipocrisia de um povo que sempre emigrou e continua a emigrar para todos os países.
@@marisaroriz3325 Conversando com alguns portugueses no Twitter me deixou bem mal, pq se sentem melhor do que nos em td e esse pensamento pra mim e muito podre, felizmente tenho amigos portugueses com mente mais aberta
Hugo Santos profundamente preconceituoso? Minha família inteira migrou para o Brasil nos anos 50. Primeiro foi a meu vô e depois minha vó com os 4 filhos. Todos foram muito bem acolhidos e prósperos no Brasil. Eu pessoalmente trabalhei com muitos portugueses numa empresa de construção civil, quando Portugal estava em crise em 2012. Em nenhum momento ouvi meus gestoras falando que não iam contratar portugueses, ou que não teriam oportunidades de crescer dentro da empresa. Muito pelo contrário, muitos deles foram contratados, prosperaram e ocuparam cargos importantes dentro da empresa. Porque se era levado em conta a capacidade da pessoa e não a nacionalidade. Aqui em Portugal o que eu mais escuto, dos próprios portugueses, é que vai ser difícil pra mim é pro meu marido conseguirmos um emprego em nossas áreas e não porque nosso currículo é ruim, mas só pelo facto de sermos brasileiros e infelizmente ainda existe um certo preconceito com os brasileiros. Ratifico, não são brasileiros falando isso pra mim, são PORTUGUESES.
Eu amo muitoooooooo a Lilia. Melhor pessoa não poderiam ter convidado para falar sobre o assunto. 😍😍😍 Canal GNT, voces sempre arrasam. Só love por voces queridos. 😍
Que mulher maravilhosa a Lilia! Me lembrou minhas professoras de História da faculdade e me deu vontade de passar horas ouvindo ela falar desse assunto ❤
Ouvi a professora Lilia é sempre muito bom. Acho que deveríamos começa a mudar por aí colocando nos livros de história que o Brasil não foi descoberto como um filme de princesa Disney.
Astrid, infelizmente, essa educação de ir em reservas indígenas e etc para conhecer a história é só em escola particular. Nós de escola pública temos sorte quando o mesmo professor dura mais de 1 mês na escola, e mais ainda quando este tem força de vontade para montar um plano de conhecimento para a classe. Se eu não tivesse comprado 2 livros da história indígena em uma feira indígena, teria tanto conhecimento sobre o assunto quanto uma porta.
Ela foi tão inocente nessa hora kkk a cara da Lilia foi difícil de disfarçar. Tão fofa ela falando da escola particular do filho dela que vai em aldeia kkkkk
Que comecemos a aprender a verdadeira história pelo início: o primeiro europeu a achar ou descobrir o Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, em 26 de janeiro de 1500, no Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. No mais, maravilhoso vídeo. Sou absolutamente fã da Lilia Schwarcz.
Parece que o português Duarte Pacheco já teria estado nas costas brasileiras em 1498, por isso acredita-se que quando Cabral chegou em 1500, foi só para tomar posse oficialmente.
Defendo que investimento maciço em Educação, resolve, automaticamente, problemas de saúde pública, de segurança pública, de desigualdade social, racismo, todos os tipos de preconceito, intolerância, crimes contra mulheres... Inclusive problemas na economia.
não acho que é só a educação o problema! Porque isso é um exemplo, se nos ensinaram errado, porque a educação foi feita pra atender grupos hegemônicos, então a gente aprende o que os reis querem! O certo é também resolver em conjunto as desigualdades sociais, com politicas de reparação urgentes! Porque as pessoas em qualquer lugar social que elas estejam possam estudar e serem o que quiserem não o que é imposto! E escolher tendo mil possibilidades.
Sim isso mês.o...é ainda tem.portugueses em.comentários acima dando suas opiniões...totalmente absurdas.sob o nosso.ponto de vista de brasileiros..afff
@@cristrob alvez se em vez de falarem sobre críticas, julgamentos, preconceitos, falassem sobre estudar e trabalhar talvez fosse mais produtivo! os portugueses cuidaram da colónia e não roubaram! o que lá foi deixado pelos portugueses, cheio de ouro: th-cam.com/video/Jusr7it8eus/w-d-xo.html em Salvador Bahia th-cam.com/video/kw-IEHmhQQI/w-d-xo.html no Rio Museu Sacro Franciscano - Capela Dourada em Recife th-cam.com/video/2h3-kdm9XEE/w-d-xo.html igreja s. Francisco da Penitencia no Rio th-cam.com/video/X-r9kw6tD9U/w-d-xo.html Olinda - Igreja folheada a Ouro th-cam.com/video/dSSMxjb86q4/w-d-xo.html Basílica do Pilar de Ouro Preto th-cam.com/video/0PjgEEGZX8E/w-d-xo.html São inúmeros os monumentos de origem portuguesa e que agora só são atribuídos ao Brasil, mas na altura foram feitos pelos portugueses com a ajuda dos índios e dos africanos no período colonial a associar a construção de cidades, fortalezas, palácios, portos, etc. faria falta divulgar todo esse trabalho nas antigas colónias enquanto que por exemplo, os italianos construíam as suas lindas cidades com monumentos de todo o tipo, os portugueses edificavam as cidades do Brasil e das colonias de Africa, e as maravilhas de Goa, mais todas as fortalezas necessárias para marcar as fonteiras...
@master universe tiveram reis desde 1500 mas só conhecem o último, o rei de Portugal só cobrava um quinto do ouro como imposto como existem os impostos nos dias de hoje, o ouro ficou lá o que lá foi deixado pelos portugueses, cheio de ouro, e que ninguém ensina e aprende th-cam.com/video/Jusr7it8eus/w-d-xo.html em Salvador Bahia th-cam.com/video/kw-IEHmhQQI/w-d-xo.html no Rio Museu Sacro Franciscano - Capela Dourada em Recife th-cam.com/video/2h3-kdm9XEE/w-d-xo.html igreja s. Francisco da Penitencia no Rio th-cam.com/video/X-r9kw6tD9U/w-d-xo.html Olinda - Igreja folheada a Ouro th-cam.com/video/dSSMxjb86q4/w-d-xo.html Basílica do Pilar de Ouro Preto th-cam.com/video/0PjgEEGZX8E/w-d-xo.html e tantos outros como as cidades patrimonio da Unesco construidas pelos portugueses São inúmeros os monumentos de origem portuguesa e que agora só são atribuídos ao Brasil, mas na altura foram feitos pelos portugueses com a ajuda dos índios e dos africanos no período colonial a associar a construção de cidades, fortalezas, palácios, portos, etc. faria falta divulgar todo esse trabalho nas antigas colónias enquanto que por exemplo, os italianos construíam as suas lindas cidades com monumentos de todo o tipo, os portugueses edificavam as cidades do Brasil e das colonias de Africa, e as maravilhas de Goa, mais todas as fortalezas necessárias para marcar as fonteiras...
Apesar da critica ao Sergio Buarque nós temos que concordar que o no amago do brasileiro realmente o publico e o privado se fundem, o excelente trabalho sobre patrimonialismo reflete muito esse chavão nacional.
Oyara Silveira talvez fosse positivo se estudassem alguns exemplos de outrora e início das grandes famílias do Brasil - João Ramalho Maldonado (Vouzela, 1493 - São Paulo, 1580) foi um aventureiro e explorador português. Viveu boa parte de sua vida entre índios tupiniquins, após chegar no Brasil em 1515. Foi, inclusive, chefe de uma aldeia, após se tornar amigo próximo do cacique Tibiriçá, importante líder indígena tupiniquim na época dos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil....Após sua aproximação, casou-se com uma das filhas do cacique, a Bartira ("flor de árvore", em tupi), que posteriormente seria batizada sob o nome cristão de Isabel Dias. Porém, como era de costume entre os índios da tribo, possuiu outras mulheres, inclusive algumas irmãs de Bartira.. Bartira ou Mbcy, depois batizada Isabel Dias, contraiu matrimônio com João Ramalho; Terebê, renomeada Maria da Graça, casou-se com Pedro Dias; e Beatriz casou-se com Lopo Dias - Em Pernambuco, o cunhado de Duarte Coelho uniu-se com uma das filhas do grande chefe potiguar Arcoverd - Na Bahia, Diogo Álvares, também conhecido como Caramuru, viveu entre os tupinambás, teve muitas mulheres indígenas e tornou-se o chefe de extensa linhagem de mamelucos. Filha do morubixaba Taparica, da nação Tupinambá da Bahia. Casou-se com o português Diogo Álvares Correia, conhecido como Caramuru. Paraguaçu teria sido oferecida por seu pai, o cacique, como esposa ao náufrago português Diogo Álvares, o Caramuru, que gozava de grande proeminência entre os Tupinambás da Bahia. Adotou o nome cristão de Catarina do Brasil. É considerada a mãe biológica de boa parte da nação brasileira...a igreja mais antiga de Salvador, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, foi reaberta nesse domingo (28)...O local é conhecido por ter os restos mortais da índia Catarina Paraguaçu, O local foi doado por Catarina Paraguaçu aos monges da Ordem de São Bento…
Faltou o pessoal do programa falar sobre o homem cordial, a pitty entendeu bem... brasileiro cordial vem do coração que é mau ou bom de acordo com seu interesse infelizmente
A professora Lilia Schwarcz como sempre fazendo uma reflexão coerente sobre a nossa verdadeira História deixando as paixões de fora e mostrando a verdadeira face da herança de uma sociedade escravista.
Leovan Morais e se estudassem e trabalhassem como os outros em vez de procurar a encontrar culpas no passado talvez fosse mais produtivo... todos beneficiamos com o trabalho dos que viveram antes de nós, de uma maneira ou de outra... os portugueses conheceram a existência da escravidão nos mercados do norte de Africa desde que piratas vinham traficar pessoas das regiões costeiras do sul da península ibérica e ainda "...A venda de escravos africanos tornou-se rotina no século VII, quando o islamismo ganhou força no norte de África - sete séculos antes de os europeus explorarem o continente, dez séculos antes de os africanos serem enviados do outro lado do Atlântico para serem vendidos na América...." www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
5 ปีที่แล้ว +3
Muito bom gostei do seu vídeo ja dechei aqui o que é importante!
Discussão? Onde? Só tiveram concordâncias. A princesa Isabel foi condenada pela militância. Ficaram indignadas com a contestação da não cientifica "Identidade de genero" pelo governo e abraçou viés ideologico e partidario com o " lutar contra" creio que o governo.Acho que é a tal da "resistência !"
Incrível como a frente de um programa desse vemos como será difícil chegarmos em uma nação humana harmoniosa...uff estamos no mesmo estado de escravidão
@@cesarroberto8506 e se estudassem e trabalhassem como os outros em vez de procurar a encontrar culpas no passado talvez fosse mais produtivo... todos beneficiamos com o trabalho dos que viveram antes de nós, de uma maneira ou de outra... os portugueses conheceram a existência da escravidão nos mercados do norte de Africa desde que piratas vinham traficar pessoas das regiões costeiras do sul da península ibérica e ainda "...A venda de escravos africanos tornou-se rotina no século VII, quando o islamismo ganhou força no norte de África - sete séculos antes de os europeus explorarem o continente, dez séculos antes de os africanos serem enviados do outro lado do Atlântico para serem vendidos na América...." www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
Vocês brasileiros enquanto não assumirem o que são hoje em vez de passarem a vida a culpar o passado e os outros, nunca vão chegar a lado nenhum. A mentalidade dos povos é no momento, de geração para geração. Não é por os alemães por exemplo terem cometido genocídio com judeus, que hoje, esta geração, tenha essa mentalidade. A história serve para não cometer as mesmas atrocidades, não como justificativa para defeitos atuais.
@@IvonFerreirMartins e se estudassem e trabalhassem como os outros em vez de procurar a encontrar culpas no passado talvez fosse mais produtivo... os portugueses conheceram a existência da escravidão nos mercados do norte de Africa desde que piratas vinham traficar pessoas das regiões costeiras do sul da península ibérica e ainda "...A venda de escravos africanos tornou-se rotina no século VII, quando o islamismo ganhou força no norte de África - sete séculos antes de os europeus explorarem o continente, dez séculos antes de os africanos serem enviados do outro lado do Atlântico para serem vendidos na América...." www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
Entrevista fantástica, e o detalhe da escritora ter um sobrenome alemão como o meu , “ Schwarz“ que por acaso se pronuncia “ Shvarts" e significa Negro ( a cor preta ) maravilha e retrata toda essa miscigenação ou como quiser chamar. Já quero ler o livro agoooooora!
Ameeeei essa tema #CanalGNT, um tema de suma importância para essa sociedade!!
@@homemsigma.brasil amei essa historiadora.
Uma bosta, pouco sabem de história, sabem é da cartilha ideológica.
@@ruthlopes1561 historiadora, com tantas asneiras que desfiou……
@@cesarmarinhosp1639 e o sr é o quê, um aprendiz de historinhas ideológicas de TH-cam?
@@ruthlopes1561 Sou licenciado em História.
Lilia é tão inteligente que dá vontade que o vídeo não acabe nunca. Que ser incrível!
Kelvin Dantas num é mininu? Concordo com tu..
Vdd 👍
Simmmm,
O que Getulio/ Esquerda faz com as escolas e absurdo "CONTROLE CENTRALIZADO e crime". "Gestao deve ser local sem burocratas e politicos"
Tem que tirar o poder de um da mao e uma so pessoa, e devolve-lo distribui-lo aos municipios e escolas.
Lilia e Mary são duas musas da História. Da gosto ouvir elas conversarem!
Lilia é a minha musa intelectual do momento. Ela já escreveu 15 livros e como percebeu que seu conhecimento não deve ficar restrito ao meio acadêmico, abriu um canal no youtube que chegou agora aos 20 mil seguidores. Vale muito a pena conhecer este extraordinária professora, escritora e profunda conhecedora do Brasil.
Eu sou adicto! Fui ao lançamento desse livro. Como ela é querida!!! Assinou meus 7 livros..
Como um vídeo desse pode ter apenas 14 minutos? 😭😭😭
Né
Sem continuação?
Com Deus:)
Leia o livro dela, eu também adorei.
JM já tenho quase todos livros dela. Profa Lília representa a lucidez intelectual que pensa sobre o país e seus problemas. Valeu JM ✌🏾
Eu tentei encontrar todo o progama.mo canal e não encontrei. Se alguém achar, por gentileza, coloque o link aqui pra gente ;)
Impressionante como a historia e geografia explicam tudo.
Sim, querem acabar com cursos de Humanas (sociologia, filosofia, geografia e história) fazendo com que o povo que já é uma grande massa de manobra, infelizmente, sejam mais ignorantes!
A área de humanas nos faz questionar, lutar e não nos contentar com quaisquer coisas!!
@@andredicenna Né
sim
@@andredicenna verdade, e nao tem coisa pior q exatas, adoro apenas humanas
Exatamente, e justamente por isso há a intenção de desvalorizar cada vez mais as áreas de humanas, para obliterar o pensamento crítico da população brasileira. Esse momento é o que mais exige o estudo dessa área do conhecimento para que se possamos nos "imunizar" de catequeses.
Professora Lília mais uma vez dando um show de coerência e intelectualidade. ❤️
Muito impactada com esta conversa, que estou enviando o link para os amigos. Precisamos mesmo, rever esta história.
Fico tão feliz em encontrar conteúdo na TV brasileira de tanta importância e conhecimento!! #CanalGNT
a "Historiadora" ♥, admiro muito, sou historiadora e tenho muito orgulho de ti Lilia!
Uma bosta.
Ela não sabe história do Brasil, tudo deturpado e mentiroso.
Você deve ser uma historiadora fraca. Infelizmente existem muitos contadores de história.
No Brasil acreditam que houve genocídio, que a feijoada é originária dos escravos, que o Brasil foi colónia de exploração, etc. Como disse o historiador alemão Ralf behrwald sabe mais um alemão sobre a história do Brasil do que o próprio brasileiro.
Preconceito de ter preconceito, assim é o brasileiro. Muitos são. Mas acredito na evolução. Assistir esse tipo de entrevista e tantas outras do saia justa, fazem a gente ter esperança.
"SEMPRE fomos muito intolerantes"...Nada mais cruel, lúcido e instigante de constatar essa máxima tão atroz.... Sempre fomos assim..Essa última eleição só escancarou essa porta que entreaberta estava.. Infelizmente 😢
Com certeza.Estamos vivendo um verdadeiro retrocesso.
@@rachelamaralguedes6233
Um fato que se torna notório a cada dia...
No tempo,atual em que vivemos é de grande importância,o gnt debater esses temas e conscientizar a sociedade!
De que o Pt era melhor e a esquerda é a unica que presta? Vá a merda!
Gente... Sou encantada nessa maravilhosa Lilian Schwarcz! Te transporta direto para um caminho de criticidade e lucidez👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️
Moro a 20 anos fora do Brasil 🇧🇷 e só assim aprendi o quanto eu sou sem educação demais .
Aquele abraço a todas vocês! Sandra
Sigo a Prof Lília em tudo que é lugar, amo 😍. Intelectual brasileira maravilhosa, aliás que bancada pesada de mulheres incríveis 👏🏽😍🙌🏽
Não aprendemos a verdadeira historia do Brasil na escola.
Sim, glória ao Império.
Quem dera que todas as crianças tivessem acesso a história real... a professora da minha filha chegou a dizer que o Bolsonaro é a reencarnação do Getúlio Vargas 😰
Porque a história é contada pela perspectiva branca.
@shitpost é muito bom realmente isso que você disse é shitposr e não é tão engraçado.
@@lauracamaraazevedo3819 minha nossa... isso é triste numa proporção!
Lilia Schwarcz é muito foda!! sou fa dela!
Lilia é muito firme, carismática e: brilhante! ❤❤❤
Assistam a série guerras do Brasil, na Netflix! Perfeita
Obrigado pela dica, vou ver quando puder.
tuturu _78 vai amar !
O grande erro desse vídeo é a interrupção da Lilia Schwarcz. Desculpem, mas ela deveria ter falado mais.
Parabéns a estas mulheres inteligentíssimas, por trazerem ao debate este tema tão importante.
Que programa incrível, dá vontade de ter recursos para sair contando para todos, sem exceção, o que é o Brasil e o brasileiro para assim nos ressignificarmos e nos tornarmos melhores pessoas, um país melhor.
Hoje morando em Portugal, muitas das minhas dúvidas sobre o Brasil, eu tenho explicações aqui.
Português também é super preconceituoso e negam isso.
Sou portuguesa e infelizmente só posso concordar. Somos um povo altamente xenófobo fundamentalmente. É o cúmulo da hipocrisia de um povo que sempre emigrou e continua a emigrar para todos os países.
Eu já vivi em Portugal também sao mesmo muito preconceituosos rascistas também, mas onde eu morava eles admitiam ser assim o que eu ficava horrorizada
@@marisaroriz3325 Conversando com alguns portugueses no Twitter me deixou bem mal, pq se sentem melhor do que nos em td e esse pensamento pra mim e muito podre, felizmente tenho amigos portugueses com mente mais aberta
@@joherodriguez Só posso sentir vergonha por essas pessoas. Fiz amigos brasileiros maravilhosos cá na minha cidade. Ninguém é melhor do que ninguém.
Hugo Santos profundamente preconceituoso?
Minha família inteira migrou para o Brasil nos anos 50. Primeiro foi a meu vô e depois minha vó com os 4 filhos.
Todos foram muito bem acolhidos e prósperos no Brasil.
Eu pessoalmente trabalhei com muitos portugueses numa empresa de construção civil, quando Portugal estava em crise em 2012. Em nenhum momento ouvi meus gestoras falando que não iam contratar portugueses, ou que não teriam oportunidades de crescer dentro da empresa. Muito pelo contrário, muitos deles foram contratados, prosperaram e ocuparam cargos importantes dentro da empresa. Porque se era levado em conta a capacidade da pessoa e não a nacionalidade.
Aqui em Portugal o que eu mais escuto, dos próprios portugueses, é que vai ser difícil pra mim é pro meu marido conseguirmos um emprego em nossas áreas e não porque nosso currículo é ruim, mas só pelo facto de sermos brasileiros e infelizmente ainda existe um certo preconceito com os brasileiros. Ratifico, não são brasileiros falando isso pra mim, são PORTUGUESES.
Professora Lilia parabéns pelo livro e pelo papo esclarecedor.
Lilia é um colosso! Conversa imprescindível.
Eu amo muitoooooooo a Lilia. Melhor pessoa não poderiam ter convidado para falar sobre o assunto. 😍😍😍 Canal GNT, voces sempre arrasam. Só love por voces queridos. 😍
Não parece que ela é uma amiga nossa trocando ideia? Rs
@@kleoh1 muitoooooo 😍😍😍
Que mulher maravilhosa a Lilia! Me lembrou minhas professoras de História da faculdade e me deu vontade de passar horas ouvindo ela falar desse assunto ❤
Maravilhosa, já quero esse livro!
Chamem a Mary Del Priori.
Pitty sempre sendo muito inteligente.
Victor Dias a Mary já teve aí , pesquisa que tu acha
fico muito feliz pela sabedoria do teu filho #AstridFontenelle
A sabedoria de Lilia é inspiradora! Quero muito comprar esse livro!
Amei...Lilia Schwarcz é incrivel
Que mulheres incríveis e a Lilia consegue ser inteligentíssima e resoluta em suas falas sem ser nem um pouco arrogante. Virei fã.
É muito bom ver 5 mulheres inteligentes e bonitas falando sobre historio do Brasil.
Como que o TH-cam só me recomendou esse canal agora?!
Muito bom. tive a impressão que durou um minuto.
Ouvi a professora Lilia é sempre muito bom. Acho que deveríamos começa a mudar por aí colocando nos livros de história que o Brasil não foi descoberto como um filme de princesa Disney.
Eu só quero dizer que EU AMO ESSA DEUSA CLIO BRASILEIRA, Dra. Lili, amoooooo
Idolatria para uma militante!
Obrigada, hater. Seu comentário faz o canal crescer.
quanto esclarecimento, quanta luz!
Mulheres sensacionais! Lilia deveria fazer parte sempre!
Astrid, infelizmente, essa educação de ir em reservas indígenas e etc para conhecer a história é só em escola particular. Nós de escola pública temos sorte quando o mesmo professor dura mais de 1 mês na escola, e mais ainda quando este tem força de vontade para montar um plano de conhecimento para a classe.
Se eu não tivesse comprado 2 livros da história indígena em uma feira indígena, teria tanto conhecimento sobre o assunto quanto uma porta.
Ela foi tão inocente nessa hora kkk a cara da Lilia foi difícil de disfarçar. Tão fofa ela falando da escola particular do filho dela que vai em aldeia kkkkk
Concordo! Esse povo vive em outro Brasil de "ouvir falar."
Que mulher maravilhosa! Eu não conhecia ! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Adoro os destaques nas frases
A verdadeira história é a que jamais será contada.
A nação que temos hoje foi construída em sofrimento exaustivo de muitos grupos.
Programa extremamente necessário dentro da nossa realidade político social. Obrigado a todas vocês!
Da mais alta importância! Vlw gnt!
Lilia deveria ter um quadro fixo em todo canal de televisão
Que comecemos a aprender a verdadeira história pelo início: o primeiro europeu a achar ou descobrir o Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, em 26 de janeiro de 1500, no Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. No mais, maravilhoso vídeo. Sou absolutamente fã da Lilia Schwarcz.
trocentos anos antes outros já estiveram por aqui ...
Parece que o português Duarte Pacheco já teria estado nas costas brasileiras em 1498, por isso acredita-se que quando Cabral chegou em 1500, foi só para tomar posse oficialmente.
Nossa como eu amo a Astrid!!! Lembro com nostalgia e saudades do Barraco MTV!!!
Minha opinião: Virei fã. Lilia é fantástica.
Gente a Lili tem canal, são vídeo curtos mas muito bons, super reflexivos, se inacrevam
O desfile da Mangueira foi SENSACIONAL
Excelente participação da Lilia.
Que aula, gentemmmm! Obrigada!
amei também! ela é ótima! os livros dela são fantásticos!
Ela é jornalista do Next. Adoro muito!! Uma mulher extremamente inteligente!!
Defendo que investimento maciço em Educação, resolve, automaticamente, problemas de saúde pública, de segurança pública, de desigualdade social, racismo, todos os tipos de preconceito, intolerância, crimes contra mulheres... Inclusive problemas na economia.
não acho que é só a educação o problema! Porque isso é um exemplo, se nos ensinaram errado, porque a educação foi feita pra atender grupos hegemônicos, então a gente aprende o que os reis querem! O certo é também resolver em conjunto as desigualdades sociais, com politicas de reparação urgentes! Porque as pessoas em qualquer lugar social que elas estejam possam estudar e serem o que quiserem não o que é imposto! E escolher tendo mil possibilidades.
Perfeitas! ❤
Professora Lili é maravilhosa!!! A história do Brasil é violenta, autoritária, intolerante e uma cultura de exploração destrutiva.
Sim isso mês.o...é ainda tem.portugueses em.comentários acima dando suas opiniões...totalmente absurdas.sob o nosso.ponto de vista de brasileiros..afff
@@cristrob alvez se em vez de falarem sobre críticas, julgamentos, preconceitos, falassem sobre estudar e trabalhar talvez fosse mais produtivo!
os portugueses cuidaram da colónia e não roubaram!
o que lá foi deixado pelos portugueses, cheio de ouro:
th-cam.com/video/Jusr7it8eus/w-d-xo.html em Salvador Bahia
th-cam.com/video/kw-IEHmhQQI/w-d-xo.html no Rio Museu Sacro Franciscano - Capela Dourada em Recife th-cam.com/video/2h3-kdm9XEE/w-d-xo.html igreja s. Francisco da Penitencia no Rio
th-cam.com/video/X-r9kw6tD9U/w-d-xo.html Olinda - Igreja folheada a Ouro
th-cam.com/video/dSSMxjb86q4/w-d-xo.html
Basílica do Pilar de Ouro Preto
th-cam.com/video/0PjgEEGZX8E/w-d-xo.html
São inúmeros os monumentos de origem portuguesa e que agora só são atribuídos ao Brasil, mas na altura foram feitos pelos portugueses com a ajuda dos índios e dos africanos no período colonial a associar a construção de cidades, fortalezas, palácios, portos, etc.
faria falta divulgar todo esse trabalho nas antigas colónias enquanto que por exemplo, os italianos construíam as suas lindas cidades com monumentos de todo o tipo, os portugueses edificavam as cidades do Brasil e das colonias de Africa, e as maravilhas de Goa, mais todas as fortalezas necessárias para marcar as fonteiras...
@master universe tiveram reis desde 1500 mas só conhecem o último,
o rei de Portugal só cobrava um quinto do ouro como imposto como existem os impostos nos dias de hoje, o ouro ficou lá
o que lá foi deixado pelos portugueses, cheio de ouro, e que ninguém ensina e aprende
th-cam.com/video/Jusr7it8eus/w-d-xo.html em Salvador Bahia
th-cam.com/video/kw-IEHmhQQI/w-d-xo.html no Rio Museu Sacro Franciscano - Capela Dourada em Recife th-cam.com/video/2h3-kdm9XEE/w-d-xo.html igreja s. Francisco da Penitencia no Rio
th-cam.com/video/X-r9kw6tD9U/w-d-xo.html Olinda - Igreja folheada a Ouro
th-cam.com/video/dSSMxjb86q4/w-d-xo.html
Basílica do Pilar de Ouro Preto
th-cam.com/video/0PjgEEGZX8E/w-d-xo.html
e tantos outros como as cidades patrimonio da Unesco construidas pelos portugueses
São inúmeros os monumentos de origem portuguesa e que agora só são atribuídos ao Brasil, mas na altura foram feitos pelos portugueses com a ajuda dos índios e dos africanos no período colonial a associar a construção de cidades, fortalezas, palácios, portos, etc.
faria falta divulgar todo esse trabalho nas antigas colónias enquanto que por exemplo, os italianos construíam as suas lindas cidades com monumentos de todo o tipo, os portugueses edificavam as cidades do Brasil e das colonias de Africa, e as maravilhas de Goa, mais todas as fortalezas necessárias para marcar as fonteiras...
Apesar da critica ao Sergio Buarque nós temos que concordar que o no amago do brasileiro realmente o publico e o privado se fundem, o excelente trabalho sobre patrimonialismo reflete muito esse chavão nacional.
Ela tocou no ponto nevralgico do Brasil: educação. Sem investir na qualidade de mestres e currículo em todos os níveis, isso naaaao muda.
Oyara Silveira talvez fosse positivo se estudassem alguns exemplos de outrora e início das grandes famílias do Brasil
- João Ramalho Maldonado (Vouzela, 1493 - São Paulo, 1580) foi um aventureiro e explorador português. Viveu boa parte de sua vida entre índios tupiniquins, após chegar no Brasil em 1515. Foi, inclusive, chefe de uma aldeia, após se tornar amigo próximo do cacique Tibiriçá, importante líder indígena tupiniquim na época dos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil....Após sua aproximação, casou-se com uma das filhas do cacique, a Bartira ("flor de árvore", em tupi), que posteriormente seria batizada sob o nome cristão de Isabel Dias. Porém, como era de costume entre os índios da tribo, possuiu outras mulheres, inclusive algumas irmãs de Bartira.. Bartira ou Mbcy, depois batizada Isabel Dias, contraiu matrimônio com João Ramalho; Terebê, renomeada Maria da Graça, casou-se com Pedro Dias; e Beatriz casou-se com Lopo Dias
- Em Pernambuco, o cunhado de Duarte Coelho uniu-se com uma das filhas do grande chefe potiguar Arcoverd
- Na Bahia, Diogo Álvares, também conhecido como Caramuru, viveu entre os tupinambás, teve muitas mulheres indígenas e tornou-se o chefe de extensa linhagem de mamelucos. Filha do morubixaba Taparica, da nação Tupinambá da Bahia. Casou-se com o português Diogo Álvares Correia, conhecido como Caramuru. Paraguaçu teria sido oferecida por seu pai, o cacique, como esposa ao náufrago português Diogo Álvares, o Caramuru, que gozava de grande proeminência entre os Tupinambás da Bahia. Adotou o nome cristão de Catarina do Brasil. É considerada a mãe biológica de boa parte da nação brasileira...a igreja mais antiga de Salvador, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, foi reaberta nesse domingo (28)...O local é conhecido por ter os restos mortais da índia Catarina Paraguaçu,
O local foi doado por Catarina Paraguaçu aos monges da Ordem de São Bento…
Deixem a convidada falar, além disso, não precisa de uma edição com tantos cortes
Muito ...muito importante!gostei demais!
passar esse video pros meus alunosss!
Admiro demais a Lilia! Excelente entrevista!
Faltou o pessoal do programa falar sobre o homem cordial, a pitty entendeu bem... brasileiro cordial vem do coração que é mau ou bom de acordo com seu interesse infelizmente
CcFďñ rrxd
Esse tema me interessa muito.
Eu queria que esse video não acabasse nunca
Como dizia cazuza ' Brasil mostra tua cara" Ele mostrou..
Que debate lindo e incrível!
A professora Lilia Schwarcz como sempre fazendo uma reflexão coerente sobre a nossa verdadeira História deixando as paixões de fora e mostrando a verdadeira face da herança de uma sociedade escravista.
Leovan Morais e se estudassem e trabalhassem como os outros em vez de procurar a encontrar culpas no passado talvez fosse mais produtivo...
todos beneficiamos com o trabalho dos que viveram antes de nós, de uma maneira ou de outra...
os portugueses conheceram a existência da escravidão nos mercados do norte de Africa desde que piratas vinham
traficar pessoas das regiões costeiras do sul da península ibérica
e ainda
"...A venda de escravos africanos tornou-se rotina no século VII, quando o islamismo ganhou força no norte de África - sete séculos antes de os europeus explorarem o continente, dez séculos antes de os africanos serem enviados do outro lado do Atlântico para serem vendidos na América...."
www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
Muito bom gostei do seu vídeo ja dechei aqui o que é importante!
Que coisa linda, essa Lília Schwarcz. Me apaixonei.
A Prof Lilia...só reforça a minha tese...o Brasil, não passa, de uma grande invenção, para velar as suas mais profundas mazelas culturais...
Excelente discussão!!!
Discussão? Onde? Só tiveram concordâncias. A princesa Isabel foi condenada pela militância. Ficaram indignadas com a contestação da não cientifica "Identidade de genero" pelo governo e abraçou viés ideologico e partidario com o " lutar contra" creio que o governo.Acho que é a tal da "resistência !"
mulheres muito inteligeeentesss👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que papo mais incrível de se ter
Amei, ela é incrível.
Incrível como a frente de um programa desse vemos como será difícil chegarmos em uma nação humana harmoniosa...uff estamos no mesmo estado de escravidão
Você levou chibatadas? Num força!
@@cesarroberto8506 e se estudassem e trabalhassem como os outros em vez de procurar a encontrar culpas no passado talvez fosse mais produtivo...
todos beneficiamos com o trabalho dos que viveram antes de nós, de uma maneira ou de outra...
os portugueses conheceram a existência da escravidão nos mercados do norte de Africa desde que piratas vinham
traficar pessoas das regiões costeiras do sul da península ibérica
e ainda
"...A venda de escravos africanos tornou-se rotina no século VII, quando o islamismo ganhou força no norte de África - sete séculos antes de os europeus explorarem o continente, dez séculos antes de os africanos serem enviados do outro lado do Atlântico para serem vendidos na América...."
www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
Muito bom!!!
Lilia tão maravilhosa, densa e eloquente 🖤
EU ESTOU APAIXONADA PELA LILIA EM APENAS 2 SEGUNDOS....
Brilhante, muito obrigado 👏👏👏👏👏
Beijos 😙
Amei
Não deixem esse vídeo morrer pelo amor!!
Excelente o conteúdo Meninas!
Vale rever para repensar e fortalecer o que ja ficou claro .
Grata!
Vocês brasileiros enquanto não assumirem o que são hoje em vez de passarem a vida a culpar o passado e os outros, nunca vão chegar a lado nenhum.
A mentalidade dos povos é no momento, de geração para geração. Não é por os alemães por exemplo terem cometido genocídio com judeus, que hoje, esta geração, tenha essa mentalidade.
A história serve para não cometer as mesmas atrocidades, não como justificativa para defeitos atuais.
Certos setores ficam remoendo as mágoas do passado e o País não anda!
@@IvonFerreirMartins e se estudassem e trabalhassem como os outros em vez de procurar a encontrar culpas no passado talvez fosse mais produtivo...
os portugueses conheceram a existência da escravidão nos mercados do norte de Africa desde que piratas vinham
traficar pessoas das regiões costeiras do sul da península ibérica
e ainda
"...A venda de escravos africanos tornou-se rotina no século VII, quando o islamismo ganhou força no norte de África - sete séculos antes de os europeus explorarem o continente, dez séculos antes de os africanos serem enviados do outro lado do Atlântico para serem vendidos na América...."
www.dw.com/pt-002/tr%C3%A1fico-de-escravos-na-%C3%A1frica-oriental-um-cap%C3%ADtulo-esquecido/a-50119075
Mais eu acho que já tá mudando a mentalidade!!
Lilia é genial!
MARAVILHOSAAAAAAAAAAA
Que maravilha de programa
Vídeo/Canal magnífico ♥️
Entrevista fantástica, e o detalhe da escritora ter um sobrenome alemão como o meu , “ Schwarz“ que por acaso se pronuncia “ Shvarts" e significa Negro ( a cor preta ) maravilha e retrata toda essa miscigenação ou como quiser chamar. Já quero ler o livro agoooooora!
Genial a entrevista e as participantes super conctadas com o mundo, com o entorno. com nossos pares.. Parabénsssssss. Grato
Ameiii!!! Vocês são incríveis!
Amo o programa! Amo as meninas!!
Assunto importante!
Precisamos falar mais.
Não achei a linguagem tão facil e popular como de costume!
Obrigada!
😍😘
Muito, muito bom. Valeu!!
Eu amei vídeo muito maravilhosa
Ver a maturidade da população brasileira! E olha que essa entrevista foi em 2019, e até agora parece que estamos sendo governados pela quinta série.
Convidem a rita von hunty
Eu amo!