Um primo meu que mora em Rio do Sul S.C. em parceria com o meu pai, criaram um freio a disco hidráulico diferente....O disco em si fica alojado dentro da roda, não fica do lado de fora como os atuais. Meu primo investiu mais de um milhão de Reais neste projeto. Foram feitos vários protótipos, instalados em bicicletas e usados na pratica. funcionou muito bem, apesar de ser um sistema bem complexo de se confeccionar. Meu primo mandou o projeto para outros países e empresas de bicicletas, para ver se alguém se interessava em adquirir o projeto e produzir em grande escala e colocar no mercado para a venda, para quem quisesse.... Mas infelizmente ninguém se interessou...... Uma vantagem era que o disco ficava dentro da roda, protegido, diminuindo assim a possibilidade de alguém se cortar ou se machucar com o disco ali exposto em caso de acidentes.
Senti falta do freio a tambor que vinha nas Monark "BMX" com suspensão traseira. Tive essa bicicleta na infância e era impossível regular de forma que ele não ficasse pegando, era não estranho que até funcionava melhor quando estava molhado.
Quando molham as lonas de freio,elas dilatam um pouco,ficam mais próximas do tambor e funcionam melhor,acontece o mesmo com carro ou moto,o freio fica mais sensível
Freio contra pedal... Minha Monark BMX Super veio com esse freio e eu nunca me acostumava com ele, as vezes até caia. O que me fez vender a BMX e comprar uma Caloi Cross com freio "ferradura". Mas o estilo "motinho" da BMX era muito da hora. Para mim o melhor freio é o V-brake shimano xtr, que em conjunto com aros aero de paredes duplas e laterais usinadas em CNC, freava em paralelo gastando as sapatas por igual até o "osso". Mas o aro da roda tinha que estar bem alinhado para não ficar pegando.
Esqueceu um muito comum anos 60/70, o contra pedal! Kkkkkkkkk Os freios Suecos (varão) na chuva ñ funcionavam, daí entrava o reserva e infalível freio Ki-chute no chão ou pneu e garfo (sem o paralamas)!
Capi, seria legal mostrar esse roller brake desmontado, sempre tive curiosidade de ver, usam ele nas bikes compartilhadas. Outro curioso é um freio a tambor aonde o cubo tem um tambor e o cabo aciona uma cinta de couro que envolve esse tambor e freia
Na minha cidade, conheço o freio caneta. Como "freio sueco". Criei um ranço e ficava muito difícil de ajustar na minha antiga bike Caloi Barra Circular, anos 90. E coloquei o V-Brake com adaptadores, pra poder colocar as garras. E ter mais segurança. No mais, obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento. Belo vídeo. Valeu galera do Pedaleria.
Os freio de pé das monarks tbm eram bem curiosos! Quando se tinha um desgaste nas peças internas ao pedalar a a coroa patinava e ao freiar o passava direto! Era pedido só quando se estava nessa situação mas era muito legal tbm, me lembro de ter tido uma
Na minha bike de XC, uma Schwinn, ainda uso V-brake, mas um modelo Deore LX que tem estabilizador de sapatas, que força ele sempre trabalhar paralelo ao aro. Se não me engano saiu esse sistema no Deore XT e LX nos anos 2000
Isto pra mim , foi a maior novidade 😳 🎉 d' todos os tempos" da história" 😳 ! , eu" achava muito mais Lindo o freio ferradura, vbrake e até msm o freio cantilever" ! , mais q' o a disco ? , mas agora" , q' pra mim , foi uma maior revelação 🙏 😳 do freio a disco ! , ,eu" achava q' o a disco" , pra mim , surgiu agora pouco tempo no começo d' 2010 com o lançamento da GraveL" bike 🚲 q' eu" sou apaixonado 😍💕🚲 por está modelidade🚲🎉 Linda💕 , mas não foi ? , 😮 pelo q' o Edu" diz já foi feito muito tempo atrás " , na década d' 50* e estorou ne bikes d criança na década d' 70* ' eu" nem imaginava 😳 q' o freio a disco era das antigas assim" ! , Edu muito 🙏 Obg" por mim revelar" 😳 esta revelação 🙏🎉😄✌e q' é uma história e eu" nem sabia? , Uaaaaai Só"! , 😯
Ainda há epoca dos freios cantilever, instalei uma roldana no cabo que ligava as pontas das alavancas e o cabo que saia do manete, padsava pela roldana, voltava e era fixado no batente do conduíte na caixa de direção. Duplicava a força do freio, mas demandava uma centração perfeita da roda porque as borrachas tinham que ficar muito proximas do aro. Já com os V-Brakes, instalei a roldana na ponta de uma das alavancas e o cabo ia e voltava, também duplicando a força.
Nas minhas motorizadas e na elétrica eu soldo pivôs extras e coloco manete duplo em ambos os lados totalizando 2 conjuntos se freios v-brake tanto atrás como na frente, de forma q, apesar de um pouco estranho, consegue parar melhor do q uma bike sem motor e com baixo custo operacional, inclusive sem descarte de peças!
os roller brake são muito bons, usei um bom tempo com o shimano nexus, a maior vantagem é funcionar na chuva, e o desgaste é minimo e vai se ajustando, deveria ser mais comum e ter em todo tipo de bike.
Edu! Faz um vídeo mostrando como passar o cabo de freio dianteiro por dentro da caixa do movimento de direção? Quero muito fazer isso na minha bike de Dirt Jump.
Ola, familia Pedaleria... A KSW nao está mais patrocinando o canal? Gostava tanto desta parceria! Tinha tudo a ver com o Capivara. Espero que eles voltem a patrocinar o canal. Grande abraço! 🤜🏻🤛🏻
Esses freios dependem de um certo desgaste nas sapatas para ficarem melhores. Quando as sapatas são novas, as faces estão perfeitamente planas, e não se ajustam à curvatura da roda. Só tocam a face interna do aro com as quinas, em vez de usar a superfície toda para gerar atrito. As sapatas precisam se desgastar um pouco até que fiquem convexas, e, depois, precisam ser reajustadas para ficarem mais próximas ao aro da roda. A eficiência melhora bastante depois disso. Outra coisa que ajuda é....deixar a roda enferrujar um pouco. A maioria das bicicletas que usam esse tipo de freio tem rodas de aço cromadas. O banho de cromo deixa a roda muito lisa e prejudica a eficiência do freio. Tenho uma Barra Forte que comprei como sucata dos Correios. Freia bem melhor do que a Houston Super Forte que comprei nova, especialmente depois que troquei as sapatas e fiz o ajuste depois de deixá-las desgastar. Demorei a entender que a diferença era por causa da ferrugem nas rodas.
Eu tive uma Cros que era freio a tambor, mas não lembro se era dianteiro ou traseiro, lembro que um era tipo U e o outro tambor. A Bike era branca com detalhes em azul e pneus azuis. Não lembro a marca mas deveria ser a BMX Monark
Boa noite Edu Nos anos 80 eu cheguei a encontrar bicicleta Com freio traseiro Com uma lona como se fosse uma lona de carro Pelo menos o formato era muito parecido Depois eu nunca mais ver vi Bicicleta com esse tipo de freio Essas bicicletas eram BMX Eu não me lembro a marca Da bicicleta Se você tiver conhecimento de um retorno a respeito
Vídeo top galera, fala galera, tenho uma dúvida tem quase um ano, será que tem como trocar a trava da suspensão, tipo se vc tiver trava no ombro da bike, posso trocar para trava no Guidon ??
Tudo bom, Edu? Edu comecei a pouco tempo no pedal e gostaria de me informar o motivo de tanto interesse na relação com 12v por parte dos ciclistas. Fiz alguns cálculos e percebi que com uma relação de 9v eu consigo chegar a uma relação um pouco mais completa que com 12v: Calculos cassete 12v (1x12) 38D, 11x52 = 3,45P x 0,73L 36D, 11x52 = 3,27P x 0,69L 34D, 11x52 = 3,09P x 0,65L 32D, 11x52 = 2,09P x 0,61L 22D, 11x52 = 2,00P x 0,42L Calculos cassete 9v (3x9 - 42,32,22) 42D, 11x36 = 3,81P x 1,16L 32D, 11x36 = 2,90P x 0,88L 22D, 11x36 = 2,00P x 0,61L Além da questão da amplitude na relação eu também consegui fazer um calculo fazendo a troca da minha catraca de 7v pelo cassete de 9v da shimano e toda relação por uma média de R$ 570,00 contendo as peças a seguir: Alavancas GTS Cubo e freehub shimano Cassete shimano Cambio traseiro altus da shimano Corrente kmc *restante da relação consigo reutilizar da bike Ja uma relação de 12v de entrada com a maioria das peças incluindo o cassete da absolute ficaria por mais de mil reais (estou levando em consideração o preço do MercadoLivre) Por que a galera prefere a relação 12v Edu? Seria somente por conta da leveza da relação? Levo em consideração minha falta de conhecimento ainda, mas tenho acompanhado seu canal a mais de anos e a manutenção da minha bike por mais dores de cabeça que tenha quem faz sou eu kkkkk Todos os calculos que fiz acredito que estão corretos e inclusive o calculo do máximo de dentes que o câmbio traseiro suporta. Ficaria muito grato em ver um vídeo sobre isso Edu, pois não tenho intimidade com o pessoal do pedal da minha cidade e nem encontrei algum canal falando dessa comparação e a utilidade de cada relação dos cassetes. Abraço!
Não sou o Edu, mas já te adianto que "interesse" é algo que os fabricantes impõe e as pessoas com pouco conhecimento aceitam sem questionar se aquilo é realmente bom pra elas. Vou tentar resumir os motivos: 1) As relações 1 x 12V eliminaram o câmbio dianteiro, em troca de várias sacrifícios que competidores julgaram aceitáveis, usando componentes de tecnologia mais cara pra funcionar. 2) A retirada do câmbio dianteiro possiblitou fabricantes de bicicletas com suspensão integral otimizarem seus projetos, podendo escolher melhor onde colocar os componentes da suspensão central no quadro. 3) Pessoas comuns passaram a ver competidores e ricos andando nessas bikes. 4) Pessoas comuns começaram a achar que com uma relação igual a essa elas andariam mais. 5) Fabricantes chineses copiaram as peças só que sem usar materiais de qualidade. 6) Essas peças então ficaram mais acessíveis e foram colocadas em bikes sem suspensão integral, só pra dar a bikes mais baratas um "visual" que lembra as bikes de competidores e ricos. 7) As pessoas compraram. 8) Muitos gostaram porque tinham dificuldade em operar dois câmbios. 9) Outros detestaram porque logo sentiram a falta range e descobriram que as peças duram pouco ou quebram, além de custar mais. 10) Ninguém fez cálculos como você está fazendo. Se fizessem não comprariam. Parabéns pela análise.
Oi Vinícius, legal sua abordagem! O André falou tudo né, mas se perguntar isso para um fabricante ou vendedor, vai responder assim: a bike com 1x12 é mais leve, tem redução pra qualquer subida e final pra qualquer descida, e é descomplicada pra usar. Abraços Vinicius, André. Edu Capivara
Durante muito tempo, tive bikes com 3 coroas e sempre soube usá-las muito bem. Há 3 anos, investi num kit com coroa única e não me arrependi. A principal melhora que senti foi na fluidez da pedalada em subidas fortes, quando se usa todas as marchas leves. Quando se tem 3 coroas e você reduz, numa subida, pode acabar ficando muito leve no momento, você sente como se houvesse uma lacuna, pois geralmente há uma diferença de cerca 10 dentes entre uma coroa e outra. Uso grupo 1x10, sendo coroa 36 e cassete 11/42. Me atende desde trechos técnicos, subindo serras íngremes na caatinga, até viagens de +200km pegando asfalto. Concordo com a questão da "moda", como o colega citou. Já vi gente colocar cassete 52 só por achar bonito. Espero que encontre a melhor relação para sua bike. Boas pedaladas!
Edu eu tenho uma caloi t-type de 97 mas ela tem uma tinta diferenciada e um roxo chamuscado de prata(e original de fábrica)mas eu nunca vi uma igual. Será que é rara
Cara me invente um pezinho para bicicleta que nao tenha suporte aonde possa prender sabe aquelas Bicicleta T-type ela é uma , poderia dizer cara use o pesinho de prender no eixo da roda mas com o tempo eu vi que acaba danificando o eixo e acaba espanando de tanto poe e tira de peso com ajuda do pezinho ai fica minha duvida tem alguma gambiarra pra esse tipo de bicicleta sem danificar o eixo???
Os de marca duvidosa, certamente... mas eu tenho um Shimano mecânico ( br-m375) que é excelente . Perde de pouco para o hidráulico. Uso ele a uns 5 anos. tbm tive um absolute muito ruim, quase rolou um acidente grave , pelas falhas de funcionamento Freios tem que ser a prova de falhas. Outra desgraça são os hidráulicos Logan... Não conheço uma pessoa que já teve um e não teve muita dor de cabeça.
Um primo meu que mora em Rio do Sul S.C. em parceria com o meu pai, criaram um freio a disco hidráulico diferente....O disco em si fica alojado dentro da roda, não fica do lado de fora como os atuais. Meu primo investiu mais de um milhão de Reais neste projeto. Foram feitos vários protótipos, instalados em bicicletas e usados na pratica. funcionou muito bem, apesar de ser um sistema bem complexo de se confeccionar. Meu primo mandou o projeto para outros países e empresas de bicicletas, para ver se alguém se interessava em adquirir o projeto e produzir em grande escala e colocar no mercado para a venda, para quem quisesse.... Mas infelizmente ninguém se interessou...... Uma vantagem era que o disco ficava dentro da roda, protegido, diminuindo assim a possibilidade de alguém se cortar ou se machucar com o disco ali exposto em caso de acidentes.
1 milhão? Caralho
Nem imaginava que o freio a disco era um projeto tão antigo assim,vc sempre nos mostrando a evolução no mundo das bikes vlw.
Senti falta do freio a tambor que vinha nas Monark "BMX" com suspensão traseira. Tive essa bicicleta na infância e era impossível regular de forma que ele não ficasse pegando, era não estranho que até funcionava melhor quando estava molhado.
Quando molham as lonas de freio,elas dilatam um pouco,ficam mais próximas do tambor e funcionam melhor,acontece o mesmo com carro ou moto,o freio fica mais sensível
Ia mencionar isso. Faltou freio a tambor.
Vdd em e o freio contra pedal tbm
Vc esqueceu de citar a havaianas direto no asfalto...
Tinha a versão encaixar o pé ( de havaiana, claro) entre o quadro e o pneu traseiro!
@@leomilani_gtr pôde crê irmão
Muito bem lembrado 👏👏
Kkk😂
Freio contra pedal... Minha Monark BMX Super veio com esse freio e eu nunca me acostumava com ele, as vezes até caia. O que me fez vender a BMX e comprar uma Caloi Cross com freio "ferradura". Mas o estilo "motinho" da BMX era muito da hora. Para mim o melhor freio é o V-brake shimano xtr, que em conjunto com aros aero de paredes duplas e laterais usinadas em CNC, freava em paralelo gastando as sapatas por igual até o "osso". Mas o aro da roda tinha que estar bem alinhado para não ficar pegando.
Legal. Eu usei muito um freio acionado com o pé esquerdo.
Só na traseira e freava muito.
Muito SHOWW!! O freio a disco é uma benção. Muito mais fácil de regular que o tão falado V-brake
Pra mim depende. Entre um freio a disco genérico e um bom vbrake, fico com o vbrake....
Um freio que sempre quis ter foi aquele magura hidráulico que precisa de 2 pinos de encaixe de cada lado, muito bonito ele
Esqueceu um muito comum anos 60/70, o contra pedal!
Kkkkkkkkk Os freios Suecos (varão) na chuva ñ funcionavam, daí entrava o reserva e infalível freio Ki-chute no chão ou pneu e garfo (sem o paralamas)!
Uma vez atropelei um senhora, kkkkk duas pedalada pra traz e e ele falhou kkkkkkkkk
@@atirador434fsantos É um vídeo sobre sistemas de freio exóticos não comuns
@@Erichenrique999 o Cantilever e o Sueco vc os considera exóticos?
@@atirador434fsantos O Edu considerou no vídeo, e esse é objetivo do vídeo
Capi, seria legal mostrar esse roller brake desmontado, sempre tive curiosidade de ver, usam ele nas bikes compartilhadas. Outro curioso é um freio a tambor aonde o cubo tem um tambor e o cabo aciona uma cinta de couro que envolve esse tambor e freia
O mesmo funcionamento da lona praticamente só que o sistema freia em dois movimentos direto no disco
BAND BRAKE, comum em bikes Japonesas simples.
Na minha cidade, conheço o freio caneta. Como "freio sueco".
Criei um ranço e ficava muito difícil de ajustar na minha antiga bike Caloi Barra Circular, anos 90.
E coloquei o V-Brake com adaptadores, pra poder colocar as garras.
E ter mais segurança.
No mais, obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento. Belo vídeo.
Valeu galera do Pedaleria.
Conheço o freio caneta como freio varão, na baixada santista
Dependendo do lugar do país e do fabricante da bicicleta, o freio caneta também é chamado de Freio Sueco, Freio Inglês ou Freio Varão.
O contra pedal tb era legal e fazia travar fácil a roda traseira e isso era bem divertido nas descidas rsrsrs
Essa nova estética e iluminação ficaram demais!
Os freio de pé das monarks tbm eram bem curiosos! Quando se tinha um desgaste nas peças internas ao pedalar a a coroa patinava e ao freiar o passava direto! Era pedido só quando se estava nessa situação mas era muito legal tbm, me lembro de ter tido uma
Na minha bike de XC, uma Schwinn, ainda uso V-brake, mas um modelo Deore LX que tem estabilizador de sapatas, que força ele sempre trabalhar paralelo ao aro.
Se não me engano saiu esse sistema no Deore XT e LX nos anos 2000
U-Brake da Pro X pegou bem na minha nostalgia! 🥲❤️
Em 1986 eu tive uma BMX Pantera que tinha um freio a tambor na traseira
Um amigo meu tinha uma com esse freio na cor laranja
Essa era linda demais!
Eu tb. Era ótimo. Nunca acabou a lona de freio.
Isto pra mim , foi a maior novidade 😳 🎉 d' todos os tempos" da história" 😳 ! , eu" achava muito mais Lindo o freio ferradura, vbrake e até msm o freio cantilever" ! , mais q' o a disco ? , mas agora" , q' pra mim , foi uma maior revelação 🙏 😳 do freio a disco ! , ,eu" achava q' o a disco" , pra mim , surgiu agora pouco tempo no começo d' 2010 com o lançamento da GraveL" bike 🚲 q' eu" sou apaixonado 😍💕🚲 por está modelidade🚲🎉 Linda💕 , mas não foi ? , 😮 pelo q' o Edu" diz já foi feito muito tempo atrás " , na década d' 50* e estorou ne bikes d criança na década d' 70* ' eu" nem imaginava 😳 q' o freio a disco era das antigas assim" ! , Edu muito 🙏 Obg" por mim revelar" 😳 esta revelação 🙏🎉😄✌e q' é uma história e eu" nem sabia? , Uaaaaai Só"! , 😯
Em 1995 fiz uma barra forte com cubos de Mobilete, pesados ,mas com rolamentos e freios de lonas internas muito eficientes
Ainda há epoca dos freios cantilever, instalei uma roldana no cabo que ligava as pontas das alavancas e o cabo que saia do manete, padsava pela roldana, voltava e era fixado no batente do conduíte na caixa de direção. Duplicava a força do freio, mas demandava uma centração perfeita da roda porque as borrachas tinham que ficar muito proximas do aro. Já com os V-Brakes, instalei a roldana na ponta de uma das alavancas e o cabo ia e voltava, também duplicando a força.
Aí Edu, se quiser replicar meu sistema booster, te mando o esquema desenhado.
Nas minhas motorizadas e na elétrica eu soldo pivôs extras e coloco manete duplo em ambos os lados totalizando 2 conjuntos se freios v-brake tanto atrás como na frente, de forma q, apesar de um pouco estranho, consegue parar melhor do q uma bike sem motor e com baixo custo operacional, inclusive sem descarte de peças!
Capi, faz um vídeo falando sobre bikes e peças em titânio, por favor. Quase não tem material Br sobre o tema aqui no TH-cam. Valeu!
os roller brake são muito bons, usei um bom tempo com o shimano nexus, a maior vantagem é funcionar na chuva, e o desgaste é minimo e vai se ajustando, deveria ser mais comum e ter em todo tipo de bike.
Muita peça, muito barulho
Faltou o freio contra pedal das Monark
Edu!
Faz um vídeo mostrando como passar o cabo de freio dianteiro por dentro da caixa do movimento de direção?
Quero muito fazer isso na minha bike de Dirt Jump.
Ola, familia Pedaleria...
A KSW nao está mais patrocinando o canal?
Gostava tanto desta parceria! Tinha tudo a ver com o Capivara.
Espero que eles voltem a patrocinar o canal.
Grande abraço! 🤜🏻🤛🏻
Esse freio caneta também é conhecido como freio de varão como das Barra Forte. São bem ineficientes.
Esses freios dependem de um certo desgaste nas sapatas para ficarem melhores. Quando as sapatas são novas, as faces estão perfeitamente planas, e não se ajustam à curvatura da roda. Só tocam a face interna do aro com as quinas, em vez de usar a superfície toda para gerar atrito.
As sapatas precisam se desgastar um pouco até que fiquem convexas, e, depois, precisam ser reajustadas para ficarem mais próximas ao aro da roda. A eficiência melhora bastante depois disso.
Outra coisa que ajuda é....deixar a roda enferrujar um pouco. A maioria das bicicletas que usam esse tipo de freio tem rodas de aço cromadas. O banho de cromo deixa a roda muito lisa e prejudica a eficiência do freio. Tenho uma Barra Forte que comprei como sucata dos Correios. Freia bem melhor do que a Houston Super Forte que comprei nova, especialmente depois que troquei as sapatas e fiz o ajuste depois de deixá-las desgastar. Demorei a entender que a diferença era por causa da ferrugem nas rodas.
Video muito bom! Sou fã do canal!
Eu tive uma Cros que era freio a tambor, mas não lembro se era dianteiro ou traseiro, lembro que um era tipo U e o outro tambor. A Bike era branca com detalhes em azul e pneus azuis. Não lembro a marca mas deveria ser a BMX Monark
Eu tive uma BMX nos anos 90 que o freio era no cubo , que uma abraçadeira com lona fechava , diferentão hahahaha .
Ja tive uma barra circular com freio caneta mas acionador de pedal (tipo o freio traseiro das motos)
Boa noite Edu
Nos anos 80 eu cheguei a encontrar bicicleta
Com freio traseiro
Com uma lona como se fosse uma lona de carro
Pelo menos o formato era muito parecido
Depois eu nunca mais ver vi
Bicicleta com esse tipo de freio
Essas bicicletas eram BMX
Eu não me lembro a marca
Da bicicleta
Se você tiver conhecimento de um retorno a respeito
Não seria as Monark bicicross pantera? Freio a tambor... Era muito ruim... E isso que eu tinha uma Caloi dobrável com freio caneta ( ou sueco) ...
BMX Pantera da Monark.
A evolução da bike é incrível !
Pena que pra nós brasileiros é muito caro por causa do imposto dobre bikes e peças!
minuto 4:30 o quadro trincado na abraçadeira
do canote
Primeiro a comentar e a visualizar kkkk sou fã desse canal a um bom tempo
quase fiz na minha motorizada duplo disco dianteiro,mas 1 ja deu conta do recado
Top demais 😄😃
Eu tenho uma bike com cubo nexus 7v com esse freio antsmbor inter-m. Zero manutenção, ótimo pra bike de cidade
Faltou aquele freio das Monark BMX Arco íris...freio a tambor
Na minha cidade tem muitas dessas bick antigas
Tive uma bike na década de 80, ela tinha um freio tipo de tambor, só vi essa, aro 20 tipo BMX
Sempre vi no roler brake algo perfeito urbana e cicloturismo. É uma visao correta?
Para mim o melhor é o contrapedal
Só não pode escapar a corrente, né amigo? Kkkkk
Poxa capivara, estava desanimado. Animo! kkk
Achei ele tranquilo só.... Rsrs
Esperei que falasse do freio a tambor que vinha na bmx pantera.🙃
queria ver o edu andandando na penny farting🥹
Faltou o famoso freio contra pedal.e o que eu mais uso na Cidade .bike single com contrapedal
Que conteúdo bacana
Faz um vídeo adaptando câmbio side swing em quadro mais antigo
Eu adaptei esse cambio dianteiro side swing em 2 quadros modernos que não vem opção para cambio dianteiro, ficou show, troca macia.
Muito bom
Eu possui uma BMX com freio tambor , era bom einh
Vídeo top galera, fala galera, tenho uma dúvida tem quase um ano, será que tem como trocar a trava da suspensão, tipo se vc tiver trava no ombro da bike, posso trocar para trava no Guidon ??
Gostei 👍
Que freio e esse😲😲🛴🛴👏👏👏👏👏👏
Edu, me orienta, como posso retirar um cangote de alumínio no quandro de fibra de carbono encontra-se colado. Recife
Eu tenho uma bike infantil velha que freia quando pedala pra trás.
Capi, gostaria de saber o que significa o v de vbrake. Valeu!
Tem Tb o freio mocotó,
Edú! Cadê o velho contra pedal?
Edu, por que a pausa dramática e reflexiva no final do vídeo? você olhando para a camera rsrsrs
Tem o freio a tambor de bike tive uma com freio assim nossa muito antiga
E aquelas bicicletas(talvez infantil) antigas, que tinha que girar o pedal ao contrario para frenar? Era na catraca?
Tudo bom, Edu?
Edu comecei a pouco tempo no pedal e gostaria de me informar o motivo de tanto interesse na relação com 12v por parte dos ciclistas. Fiz alguns cálculos e percebi que com uma relação de 9v eu consigo chegar a uma relação um pouco mais completa que com 12v:
Calculos cassete 12v (1x12)
38D, 11x52 = 3,45P x 0,73L
36D, 11x52 = 3,27P x 0,69L
34D, 11x52 = 3,09P x 0,65L
32D, 11x52 = 2,09P x 0,61L
22D, 11x52 = 2,00P x 0,42L
Calculos cassete 9v (3x9 - 42,32,22)
42D, 11x36 = 3,81P x 1,16L
32D, 11x36 = 2,90P x 0,88L
22D, 11x36 = 2,00P x 0,61L
Além da questão da amplitude na relação eu também consegui fazer um calculo fazendo a troca da minha catraca de 7v pelo cassete de 9v da shimano e toda relação por uma média de R$ 570,00 contendo as peças a seguir:
Alavancas GTS
Cubo e freehub shimano
Cassete shimano
Cambio traseiro altus da shimano
Corrente kmc
*restante da relação consigo reutilizar da bike
Ja uma relação de 12v de entrada com a maioria das peças incluindo o cassete da absolute ficaria por mais de mil reais (estou levando em consideração o preço do MercadoLivre)
Por que a galera prefere a relação 12v Edu? Seria somente por conta da leveza da relação?
Levo em consideração minha falta de conhecimento ainda, mas tenho acompanhado seu canal a mais de anos e a manutenção da minha bike por mais dores de cabeça que tenha quem faz sou eu kkkkk
Todos os calculos que fiz acredito que estão corretos e inclusive o calculo do máximo de dentes que o câmbio traseiro suporta. Ficaria muito grato em ver um vídeo sobre isso Edu, pois não tenho intimidade com o pessoal do pedal da minha cidade e nem encontrei algum canal falando dessa comparação e a utilidade de cada relação dos cassetes. Abraço!
Não sou o Edu, mas já te adianto que "interesse" é algo que os fabricantes impõe e as pessoas com pouco conhecimento aceitam sem questionar se aquilo é realmente bom pra elas. Vou tentar resumir os motivos:
1) As relações 1 x 12V eliminaram o câmbio dianteiro, em troca de várias sacrifícios que competidores julgaram aceitáveis, usando componentes de tecnologia mais cara pra funcionar.
2) A retirada do câmbio dianteiro possiblitou fabricantes de bicicletas com suspensão integral otimizarem seus projetos, podendo escolher melhor onde colocar os componentes da suspensão central no quadro.
3) Pessoas comuns passaram a ver competidores e ricos andando nessas bikes.
4) Pessoas comuns começaram a achar que com uma relação igual a essa elas andariam mais.
5) Fabricantes chineses copiaram as peças só que sem usar materiais de qualidade.
6) Essas peças então ficaram mais acessíveis e foram colocadas em bikes sem suspensão integral, só pra dar a bikes mais baratas um "visual" que lembra as bikes de competidores e ricos.
7) As pessoas compraram.
8) Muitos gostaram porque tinham dificuldade em operar dois câmbios.
9) Outros detestaram porque logo sentiram a falta range e descobriram que as peças duram pouco ou quebram, além de custar mais.
10) Ninguém fez cálculos como você está fazendo. Se fizessem não comprariam. Parabéns pela análise.
A melhor coisa é aprender a montar a própria bike, na configuração que quiser, sem se ver obrigado a aderir a tendências de mercado. Boa sorte.
Oi Vinícius, legal sua abordagem!
O André falou tudo né, mas se perguntar isso para um fabricante ou vendedor, vai responder assim: a bike com 1x12 é mais leve, tem redução pra qualquer subida e final pra qualquer descida, e é descomplicada pra usar.
Abraços Vinicius, André.
Edu Capivara
@@Pedaleriae vão errar.
Durante muito tempo, tive bikes com 3 coroas e sempre soube usá-las muito bem. Há 3 anos, investi num kit com coroa única e não me arrependi. A principal melhora que senti foi na fluidez da pedalada em subidas fortes, quando se usa todas as marchas leves. Quando se tem 3 coroas e você reduz, numa subida, pode acabar ficando muito leve no momento, você sente como se houvesse uma lacuna, pois geralmente há uma diferença de cerca 10 dentes entre uma coroa e outra.
Uso grupo 1x10, sendo coroa 36 e cassete 11/42. Me atende desde trechos técnicos, subindo serras íngremes na caatinga, até viagens de +200km pegando asfalto.
Concordo com a questão da "moda", como o colega citou. Já vi gente colocar cassete 52 só por achar bonito.
Espero que encontre a melhor relação para sua bike. Boas pedaladas!
Pô Edu. Não falou do freio a tambor da minha BMX Panteral.
Faltou o freio "Fuscão" hahahah.
Eu prefiro os V-brake parallel-push.
*Cadê o freio contra pedal, Eu senti falta dele, E também do freio v - brake hidráulico.........*
Edu eu tenho uma caloi t-type de 97 mas ela tem uma tinta diferenciada e um roxo chamuscado de prata(e original de fábrica)mas eu nunca vi uma igual. Será que é rara
Esses freios ubrake são mais eficientes do que os vbrake?
Faltou o contra pedal. Um dos mais estranhos que ja conheci.
Faltou tb freio tambor
Faltou o freio tambor das BMX Pantera.
a minha veio com aquele cantilever
Cara me invente um pezinho para bicicleta que nao tenha suporte aonde possa prender sabe aquelas Bicicleta T-type ela é uma , poderia dizer cara use o pesinho de prender no eixo da roda mas com o tempo eu vi que acaba danificando o eixo e acaba espanando de tanto poe e tira de peso com ajuda do pezinho ai fica minha duvida tem alguma gambiarra pra esse tipo de bicicleta sem danificar o eixo???
Parte 2 ?
Faltou também o famoso torpedao, torpedo.
Ué não mostraram freio contra pedal TB seria curioso como era no início , vê se consegue fazer algo
Faltou o freio a tambor da bmx e o torpedo das barra circular.
Faltou o magura, o "vbrake hidráulico"
faltou o freio contra das barra forte
Chefe deixa aí a ferramenta que preciso comprar para desmontar a suspensão da minha bicicleta para eu fazer a limpeza e halem comprida não e verdade
salveee
Preciso de ajuda
Não consigo retirar a suspensão da minha bike e já fiz de tudo, já bati com marreta de borracha, fiz tudo e não sai me ajuda pfv 😢
👍
Les faltó el contra freno.
mostre o freio havaianas , aquele que vc coloca o pé e gasta o chinelo
Faltou o deore v break articulado.
Tem o freio Pai Nosso Que Estais No Céu
O poder de frenagem nao é dos melhores
Em compensação a proteção é boa
sou comentário 13 kk
U brake 😅😅😅
10
Comprei um roller brake e instalei no Nexus 8 na minha cargueira. Nunca funcionou, é uma b...
Primeiro
Não fez nenhuma menção honrosa para os freios contra pedal que são vários
Segundo
.
PIOR FREIO É O MECÂNICO A DISCO. O MAIS PERIGOSO E MENOS EFICIENTE QUE EXISTE.
Os de marca duvidosa, certamente...
mas eu tenho um Shimano mecânico ( br-m375) que é excelente . Perde de pouco para o hidráulico. Uso ele a uns 5 anos. tbm tive um absolute muito ruim, quase rolou um acidente grave , pelas falhas de funcionamento
Freios tem que ser a prova de falhas.
Outra desgraça são os hidráulicos Logan... Não conheço uma pessoa que já teve um e não teve muita dor de cabeça.
@@Regmar eu já vinha falar do Shimano mecânico. Realmente muito bom!
@@Regmar vou trocar por um hidráulico logo que eu puder.kkk