Estou ouvindo essa aula linda no dia 06 de março de 2024, e fiquei maravilhado com a didática do professor Dr Kabengele Munanga. Só tenho que agradecer por mais essa lição.
Há alguns anos eu cursei a disciplina "Didática e as relações étnico-raciais" na graduação em Pedagogia na UFSCar com as excelentes professoras Tatiane Cosentino, Ana Cristina Juvenal e Petronilha Beatriz Gonçalves. Uma das situações que me marcou foi conhecer seus textos que despertaram em mim várias reflexões e, sobretudo, o desejo de conhecer o professor pessoalmente. Esse vídeo é fundamental para nossa reflexão como seres humanos e, no meu caso, como futura professora e pesquisadora. Muito obrigada por nos presentear com este trabalho!
Simplesmente fabuloso Professor! Muito grata!Essa aula foi indicada pela disciplina de Antropologia, do curso de direito, de uma universidade particular. Como aluna posso dizer que contribuiu muito para a formação do meu entendimento global sobre direitos humanos e os desdobramentos dessa problemática tão desumana que é o racismo.
A necessidade de debatermos Raça no Âmbito acadêmico, isso sim é Fundamental. Excelente aula Professor, estou militando pelo Movimento Negro e difundindo conceitos dentro da nossa sociedade Racista, essa Aula vai fortaleceu bastante meus conhecimentos e com Certeza dará mais Voz ao Povo Negro. BLACKPOWER. Ubuntu Eu sou, porque nós somos.
Parabéns pela excelência científica, acadêmica e profissional!!! Muito Obrigada pela clareza nas explicações e por desmitificar a democracia racial brasileira.
Sou apaixonada por essa matéria, conheci ela fazendo faculdade de serviço social é simplesmente uma das matérias que mais gosto , eu fico horas e horas ouvindo aprendendo isso não tem preço tem valor..
O professor consegue tornar o assunto tão simples sem ser simplista! É um prazer ouvi-lo, além de um privilégio. Homem extremamente sábio, tem o dom para ensinar, para comunicar. ❤ Renata São Carlos SP
Vivemos em um país tão rico, pena que as pessoas não acordam. Como professora acredito que precisamos mudar nossa forma de educar. É preciso mostrar para nossas crianças referencias positivas , infelizmente a escola tem mostrado a cultura afro - descendente baseada na escravidão, esquecendo que antes de serem escravizadas essas pessoas tinham uma outra vida, outros costumes. Acredito que a escravidão deveria ser sitada quando falássemos das guerras de uma forma geral lá no terceiro ano do ensino fundamental e não no segundo ano do ensino fundamental, quando nos livros aparecem as influencias italianas, japonesas, portuguesas e as africanas já começam simbolizadas pela escravidão.
Assiste varias vezes,conteúdo muito relevante, didática exelente,não tem como depois dessa explicação não saber o que é o racismo e compreende que aqui no Brasil vivemos todos os dias o racismo.
O prof Munanga como sempre dando uma aula sobre essa temática de suma importância , para uma educação antirracista . Grandes contribuições para o meu conhecimento.
ótimo amei,eu já sofri e sofro na pele o que é ser negro no Brasil ,quando eu vou à faculdade eu vejo os carros levantando os vidros ou travando as portas, eu trabalho como vendedor e um cliente chegou perguntando ,onde está aquele que tem o cabelo pinxaim ,temos que lutar somos pessoas negras e construtores da sociedade brasileira.
Verdade aqui no Brasil vivemos um racismo à brasileira, não temos apartheid, mas em compensação temos o racismo velado, as pessoas negras ficam de fora de espaços, são apontadas e olhadas com cara feia e sobre elas se fazem comentários ofensivos. Mal sabem que as culturas são irmãs, mal sabem a contribuição do primeiro homem que é negro e que todas as outras etnias se originaram da mesma, fazem isso por ignorância e conveniência, quanto mais cultura e educação tivermos mais conseguiremos combater essas atitudes racistas e preconceituosas no nosso país e no mundo inteiro.
Colega, sou de Ananindeua, tambem sofro na pele. Mesmo com 3° grau, designer, músico, Serviço Público, o preconceito "indireto" faz parte do meu cuotidiano.
Achei muito importante esta palestra sobre etnias em um muito que existe indiferenças raciais, precisamos de conhecimentos necessários para saber lidar com estes conceitos sociais!
Que prof. maravilhoso, consegue explicar um tema tão complexo e de forma tão profunda de um jeito simples e com empatia e que nos faz refletir e mudar paradigmas. Obrigada!
Ótima aula e vídeo! Gostei!! Deveriam ensinar isso em todas as escolas do Brasil!!! Desconstruir pensamentos e ideias falsas e forjadas que foram criadas somente para a dominação social e econômica. Deveria haver professores assim em todas as escolas também!!
Por indicação da Professora Claudete Nogueira, da disciplina "Educação das relações étnico-raciais" pelo curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, cheguei até esses saberes e só posso agradecer. Obrigado demais por trazer esse conteúdo.
Isso sim, aí esta uma fala clara sobre identidade étnica, em momento algum existiu posicionamento ideologico partidário e nem tendência ideologica sobre qualquer movimento. Falas assim precisam chegarem nas salas de aulas, o ensinamento não se restringe ao preparo para o mercado de trabalho ou para profissões liberais, o desafio vai muito além. A autonomia de intelectualidade e o pensamento crítico são importantes para a formação ética. Precisamos de mais ética para a desconstrução das mazelas que assola o nosso país.
Como eh maravilhoso alguem ter um professor que da aula com a Alma...maravilhoso Professor...Cursei duas faculdades...e mtos dos professores...e professoras Foram PRofessores com a Alma.
Como tenho orgulho de minha cor, sou parda e a explicação de tantas diversidades em nossa sociedade é unicamente muito importante para nós sermos e não termos.
então as crianças nascem 'anjos'?? Conte-me mais sobre isso :x impressionante ver esse pensamento sendo pulverizado até hj, sendo q a ciência derrubou isso há décadas e registros hebraicos há milênios
@@denainaoliveira4806 NELSON MANDELA FOI UM TERRORISTA ASSASSINO, CANALHA COMUNISTA, TREINADO PELO DEMÔNIO FIDEL CASTRO COLOCADO NO PODER PARA SAQUEAR A AFRICA DO SUL! PESQUISEM! NÃO SE DEIXEM ENGANAR!
Excelente aula! Esclarece o conceito de raça, explica que no Brasil o racismo manifesta-se de maneira diferente de outros países, pois há uma negação e isso dificulta o combate e a desconstrução do preconceito racial.
NÃO SE DEIXEM MANIPULAR POR ESSES AGENTES GLOBALISTAS, A FUNDAÇÃO FORD ESTÁ INVESTINDO BILHÕES DE DOLARES PARA INOCULAR ÓDIO RACIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA NOS DESUNIR E ENFRAQUECER NOSSA SOCIEDADE!! VAMOS NOS UNIR CONTRA OS VERDADEIROS INIMIGOS: A ONU, OS COMUNISTAS E OS GLOBALISTAS QUE OS FINANCIAM!!
@@conselhopago O objetivo dele é colocar na cabeça de desinformados que a sociedade brasileira é racista, preconceituosa, quando não há nenhuma lei discriminando, pelo contrário, negros tem cotas nas universidades e Forças Armadas, TUDO O QUE FALEI É VERDADE!
@@conselhopago Se você não percebe, não consegue entender o que está por trás dessas fundações e ONGs como a OPEN SOCIETY e milhares de outras, é você que precisa acordar, pois eles vão te usar e descartar.
Ótimo vídeo. Cheguei até aqui por indicação da disciplina CULTURA AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E MEIO AMBIENTE, do curso de Teologia. Simplesmente amei, enriqueceu muito meus conceitos e visões.
O pior é que vários filosofos, pensadores... venerados nas academias, universidades foram os grandes propagadores de ideias racistas e teorias racistas, racismo é um sistema de programaçao mental tanto no aspecto cientifico como também no religiosa jadaico - cristao.
Precisamos urgentemente, acabar com nossos preconceitos e buscar entendimento sócio e cultural, para não proliferarmos pensamentos racistas, xenófobos e idiotas. Para isto é ponto facultativo conhecer, estudar e compreender o outro. buscar uma relação de alteridade se faz urgente e necessário.
CARLOS DE ASSUMPÇÃO - O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP na sexta feira passada completou 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto. O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil . Poema. Protesto de Carlos de Assunpção Mesmo que voltem as costas Às minhas palavras de fogo Não pararei de gritar Não pararei Não pararei de gritar Senhores Eu fui enviado ao mundo Para protestar Mentiras ouropéis nada Nada me fará calar Senhores Atrás do muro da noite Sem que ninguém o perceba Muitos dos meus ancestrais Já mortos há muito tempo Reúnem-se em minha casa E nos pomos a conversar Sobre coisas amargas Sobre grilhões e correntes Que no passado eram visíveis Sobre grilhões e correntes Que no presente são invisíveis Invisíveis mas existentes Nos braços no pensamento Nos passos nos sonhos na vida De cada um dos que vivem Juntos comigo enjeitados da Pátria Senhores O sangue dos meus avós Que corre nas minhas veias São gritos de rebeldia Um dia talvez alguém perguntará Comovido ante meu sofrimento Quem é que esta gritando Quem é que lamenta assim Quem é E eu responderei Sou eu irmão Irmão tu me desconheces Sou eu aquele que se tornara Vitima dos homens Sou eu aquele que sendo homem Foi vendido pelos homens Em leilões em praça pública Que foi vendido ou trocado Como instrumento qualquer Sou eu aquele que plantara Os canaviais e cafezais E os regou com suor e sangue Aquele que sustentou Sobre os ombros negros e fortes O progresso do País O que sofrera mil torturas O que chorara inutilmente O que dera tudo o que tinha E hoje em dia não tem nada Mas hoje grito não é Pelo que já se passou Que se passou é passado Meu coração já perdoou Hoje grito meu irmão É porque depois de tudo A justiça não chegou Sou eu quem grita sou eu O enganado no passado Preterido no presente Sou eu quem grita sou eu Sou eu meu irmão aquele Que viveu na prisão Que trabalhou na prisão Que sofreu na prisão Para que fosse construído O alicerce da nação O alicerce da nação Tem as pedras dos meus braços Tem a cal das minhas lágrima Por isso a nação é triste É muito grande mas triste É entre tanta gente triste Irmão sou eu o mais triste A minha história é contada Com tintas de amargura Um dia sob ovações e rosas de alegria Jogaram-me de repente Da prisão em que me achava Para uma prisão mais ampla Foi um cavalo de Tróia A liberdade que me deram Havia serpentes futuras Sob o manto do entusiasmo Um dia jogaram-me de repente Como bagaços de cana Como palhas de café Como coisa imprestável Que não servia mais pra nada Um dia jogaram-me de repente Nas sarjetas da rua do desamparo Sob ovações e rosas de alegria Sempre sonhara com a liberdade Mas a liberdade que me deram Foi mais ilusão que liberdade Irmão sou eu quem grita Eu tenho fortes razões Irmão sou eu quem grita Tenho mais necessidade De gritar que de respirar Mas irmão fica sabendo Piedade não é o que eu quero Piedade não me interessa Os fracos pedem piedade Eu quero coisa melhor Eu não quero mais viver No porão da sociedade Não quero ser marginal Quero entrar em toda parte Quero ser bem recebido Basta de humilhações Minh'alma já está cansada Eu quero o sol que é de todos Ou alcanço tudo o que eu quero Ou gritarei a noite inteira Como gritam os vulcões Como gritam os vendavais Como grita o mar E nem a morte terá força Para me fazer calar. Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 - quilombonnq@bol.com.br
Muito obrigado professor! Realmente já passou do momento da questão racial ser disputa de poder, superioridade isto vise e versa para todas as etnias e sim ter a ciência que se trata de uma grande adaptação genética e um meio em que a própria natureza se expressa se adequando ao meio, que sem a qual jamais sobreviveria ou seja, não tem nada haver com poder da desigualdade e outras invenções perigosas e autodestrutivas do homem animal ou da cultura que impregnou do poder a qualquer custo "Gerra". E esqueceram que a união é a força contra a doença, contra a pobreza, contra ignorância! Negros, brancos, amarelos, etc..., pois hoje seria incapaz de somatizar quantas diferenças depois de tantos séculos de mistura.
essa historia de quotas aumenta mais esta distancia que existe entre homens utópicos. Sobre casamento com foi citado, tenho a certeza que não é por procriar e sim uma unica razão o amor. Atração admiração e outros sentimentos emocional que leva acreditar na relação a dois. sobre cor, sobre raça na verdade pra um ser humano racional é um conceito de uma mente de um simples animal como um sapo que sapeia ou um gato que gateia kkkk
Que aula incrível, perfeito.. como eu poderia me preocupar com este tema ja que na minha família ha uma mistura de sangue, "raças", etnias que foi mesclada ao longo dos séculos dos primeiros ameríndios que havia aqui com membros dos primeiras tribos, negras, navegadores e até da família imperial portuguesa primeiros reinados .. na minha família há vários sobrenomes ..pessoas com características portuguesa ameríndias e núbias celtas ?
Muito obrigado professor de nos brindar por mas esta grande aula sobre o racismo e as repercussão na sociedade brasileira.. parabéns.👏👏🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
Estou ouvindo essa aula linda no dia 06 de março de 2024, e fiquei maravilhado com a didática do professor Dr Kabengele Munanga. Só tenho que agradecer por mais essa lição.
Fico babando , escutando ele falar com essa calma, essa propriedade de que sabem, vive.
Há alguns anos eu cursei a disciplina "Didática e as relações étnico-raciais" na graduação em Pedagogia na UFSCar com as excelentes professoras Tatiane Cosentino, Ana Cristina Juvenal e Petronilha Beatriz Gonçalves. Uma das situações que me marcou foi conhecer seus textos que despertaram em mim várias reflexões e, sobretudo, o desejo de conhecer o professor pessoalmente. Esse vídeo é fundamental para nossa reflexão como seres humanos e, no meu caso, como futura professora e pesquisadora.
Muito obrigada por nos presentear com este trabalho!
Simplesmente fabuloso Professor! Muito grata!Essa aula foi indicada pela disciplina de Antropologia, do curso de direito, de uma universidade particular. Como aluna posso dizer que contribuiu muito para a formação do meu entendimento global sobre direitos humanos e os desdobramentos dessa problemática tão desumana que é o racismo.
Também recebi como indicação através da matéria de antropologia, do curso de Recursos Humanos.
❤
A necessidade de debatermos Raça no Âmbito acadêmico, isso sim é Fundamental. Excelente aula Professor, estou militando pelo Movimento Negro e difundindo conceitos dentro da nossa sociedade Racista, essa Aula vai fortaleceu bastante meus conhecimentos e com Certeza dará mais Voz ao Povo Negro. BLACKPOWER. Ubuntu Eu sou, porque nós somos.
+Jonas #BOLSONARO2018 que
bela capacidade de debate, irmão
+Jonas #BOLSONARO2018 tá nervoso, vai pescar
Parabéns pela excelência científica, acadêmica e profissional!!!
Muito Obrigada pela clareza nas explicações e por desmitificar a democracia racial brasileira.
Sou apaixonada por essa matéria, conheci ela fazendo faculdade de serviço social é simplesmente uma das matérias que mais gosto , eu fico horas e horas ouvindo aprendendo isso não tem preço tem valor..
O professor consegue tornar o assunto tão simples sem ser simplista! É um prazer ouvi-lo, além de um privilégio. Homem extremamente sábio, tem o dom para ensinar, para comunicar. ❤
Renata
São Carlos SP
Algumas pessoas ainda tem comportamento e conceitos primitivos, só o verdadeiro conhecimento leva a verdadeira evolução. Gostei da aula.
Obrigado pela aula, maravilhoso, sensacional. Um abraço ❤
Vivemos em um país tão rico, pena que as pessoas não acordam. Como professora acredito que precisamos mudar nossa forma de educar. É preciso mostrar para nossas crianças referencias positivas , infelizmente a escola tem mostrado a cultura afro - descendente baseada na escravidão, esquecendo que antes de serem escravizadas essas pessoas tinham uma outra vida, outros costumes. Acredito que a escravidão deveria ser sitada quando falássemos das guerras de uma forma geral lá no terceiro ano do ensino fundamental e não no segundo ano do ensino fundamental, quando nos livros aparecem as influencias italianas, japonesas, portuguesas e as africanas já começam simbolizadas pela escravidão.
Assiste varias vezes,conteúdo muito relevante, didática exelente,não tem como depois dessa explicação não saber o que é o racismo e compreende que aqui no Brasil vivemos todos os dias o racismo.
O prof Munanga como sempre dando uma aula sobre essa temática de suma importância , para uma educação antirracista . Grandes contribuições para o meu conhecimento.
Excelente, estou maravilhado com uma maneira tão sábia e simples de ensinar, que legal
Nonato Cruzm
ótimo amei,eu já sofri e sofro na pele o que é ser negro no Brasil ,quando eu vou à faculdade eu vejo os carros levantando os vidros ou travando as portas, eu trabalho como vendedor e um cliente chegou perguntando ,onde está aquele que tem o cabelo pinxaim ,temos que lutar somos pessoas negras e construtores da sociedade brasileira.
verdade, o preconceito no Brasil é disfarçado. quem é negro sabe na pele o preconceito!
Verdade aqui no Brasil vivemos um racismo à brasileira, não temos apartheid, mas em compensação temos o racismo velado, as pessoas negras ficam de fora de espaços, são apontadas e olhadas com cara feia e sobre elas se fazem comentários ofensivos. Mal sabem que as culturas são irmãs, mal sabem a contribuição do primeiro homem que é negro e que todas as outras etnias se originaram da mesma, fazem isso por ignorância e conveniência, quanto mais cultura e educação tivermos mais conseguiremos combater essas atitudes racistas e preconceituosas no nosso país e no mundo inteiro.
Colega, sou de Ananindeua, tambem sofro na pele. Mesmo com 3° grau, designer, músico, Serviço Público, o preconceito "indireto" faz parte do meu cuotidiano.
Que absurdo, já sofri como aluna da universidade estadual branca elitizada, a diferença entre nós é gritante
voce tem provas de tudo o que voce falou e afirmou? ou voce só esta inventando isso pra apoiar esse contexto fajuto do video?
Que aula magnífica. Valeu meu dia! Aplausos
Extremamente inteligente! Ao mesmo tempo que explica com referências teóricas fala de forma tão clara! Magnífico! Obrigada! ♥️
Achei muito importante esta palestra sobre etnias em um muito que existe indiferenças raciais, precisamos de conhecimentos necessários para saber lidar com estes conceitos sociais!
É uma aula para ser compartilhada. Ótima explanação.
Que prof. maravilhoso, consegue explicar um tema tão complexo e de forma tão profunda de um jeito simples e com empatia e que nos faz refletir e mudar paradigmas. Obrigada!
Muito bacana e importante ! Parabéns a humanidade encontre o caminho correto , de amor e igualdade !
Ótima aula e vídeo! Gostei!! Deveriam ensinar isso em todas as escolas do Brasil!!!
Desconstruir pensamentos e ideias falsas e forjadas que foram criadas somente para a dominação social e econômica. Deveria haver professores assim em todas as escolas também!!
Excelente aula, esclarece a importância dos negros na humanidade, a construção
Por indicação da Professora Claudete Nogueira, da disciplina "Educação das relações étnico-raciais" pelo curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, cheguei até esses saberes e só posso agradecer. Obrigado demais por trazer esse conteúdo.
Isso sim, aí esta uma fala clara sobre identidade étnica, em momento algum existiu posicionamento ideologico partidário e nem tendência ideologica sobre qualquer movimento. Falas assim precisam chegarem nas salas de aulas, o ensinamento não se restringe ao preparo para o mercado de trabalho ou para profissões liberais, o desafio vai muito além. A autonomia de intelectualidade e o pensamento crítico são importantes para a formação ética. Precisamos de mais ética para a desconstrução das mazelas que assola o nosso país.
Como eh maravilhoso alguem ter um professor que da aula com a Alma...maravilhoso Professor...Cursei duas faculdades...e mtos dos professores...e professoras Foram PRofessores com a Alma.
Ótima aula , necessário falar do racismo na nossa sociedade, precisamos acabar com as desigualdades racial e social que parece não existir .
Professor amado, vc foi e continua sendo uma referencia na minha vida acadêmica.
Uma aula inesquecível. Parabéns Dr. Kabengele Munanga!
Que aula fantástica!
Apaixonada por essa explicação. Obrigada por dividir seus conhecimentos.
Como tenho orgulho de minha cor, sou parda e a explicação de tantas diversidades em nossa sociedade
é unicamente muito importante para nós sermos e não termos.
Li um livro maravilhoso feito por ele. Como é bom conhecê-lo. 😍
Qual o título do livro?
"Nenhuma criança nasceu odiando outra criança."
+Alexandre Almeida , como dizia Nelson Mandela, se conseguimos ensinar a odiar, porque não passarmos a ensinar a amar?
+Anselmo Moura Tem facebook amigo? O meu é kleber Mendez abraço
então as crianças nascem 'anjos'?? Conte-me mais sobre isso :x impressionante ver esse pensamento sendo pulverizado até hj, sendo q a ciência derrubou isso há décadas e registros hebraicos há milênios
@@denainaoliveira4806 NELSON MANDELA FOI UM TERRORISTA ASSASSINO, CANALHA COMUNISTA, TREINADO PELO DEMÔNIO FIDEL CASTRO COLOCADO NO PODER PARA SAQUEAR A AFRICA DO SUL! PESQUISEM! NÃO SE DEIXEM ENGANAR!
@@PauloHirth está bem, agora mi prove isso? Eu quero fatos.Falar q alguém ou algo é isso e aquilo não significa nada.
Nossa que aula maravilhosa.
Excelente aula! Esclarece o conceito de raça, explica que no Brasil o racismo manifesta-se de maneira diferente de outros países, pois há uma negação e isso dificulta o combate e a desconstrução do preconceito racial.
NÃO SE DEIXEM MANIPULAR POR ESSES AGENTES GLOBALISTAS, A FUNDAÇÃO FORD ESTÁ INVESTINDO BILHÕES DE DOLARES PARA INOCULAR ÓDIO RACIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA NOS DESUNIR E ENFRAQUECER NOSSA SOCIEDADE!! VAMOS NOS UNIR CONTRA OS VERDADEIROS INIMIGOS: A ONU, OS COMUNISTAS E OS GLOBALISTAS QUE OS FINANCIAM!!
@@PauloHirth após uma excelente aula do Munanga você caga esse texto escroto. Pqp. Demente.
@@conselhopago O objetivo dele é colocar na cabeça de desinformados que a sociedade brasileira é racista, preconceituosa, quando não há nenhuma lei discriminando, pelo contrário, negros tem cotas nas universidades e Forças Armadas, TUDO O QUE FALEI É VERDADE!
@@PauloHirth bora acordar, né "colega"?
@@conselhopago Se você não percebe, não consegue entender o que está por trás dessas fundações e ONGs como a OPEN SOCIETY e milhares de outras, é você que precisa acordar, pois eles vão te usar e descartar.
Parabéns hoje que ouvi a explanação por inteiro Parabéns!!!Simples ,claro e objetivo!!
Excelente! "O Racismo é algo tão complexo e dinâmico no tempo e espaço"- O racismo possui no Brasil um jeito tão sutil de se apresentar hoje.
Obrigado professor por essa aula muito boa , parabéns.
Agradecida pela generosidade e clareza da comunicação reflexiva.
Ótimo vídeo. Cheguei até aqui por indicação da disciplina CULTURA AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E MEIO AMBIENTE, do curso de Teologia. Simplesmente amei, enriqueceu muito meus conceitos e visões.
Amo nosso país, com rostinho com sua identidade única.
excelente aula para uma reflexão profunda da multicultura de raças.
Um individuo altamente inteligente um bom explicador / Professor.
Estou ouvindo essa aula hoje dia 19/09/2024 excelente aprendizado.
Aula Magna 👏🏿
Parabéns pela excelente aula!!! :)
O pior é que vários filosofos, pensadores... venerados nas academias, universidades foram os grandes propagadores de ideias racistas e teorias racistas, racismo é um sistema de programaçao mental tanto no aspecto cientifico como também no religiosa jadaico - cristao.
Precisamos urgentemente, acabar com nossos preconceitos e buscar entendimento sócio e cultural, para não proliferarmos pensamentos racistas, xenófobos e idiotas. Para isto é ponto facultativo conhecer, estudar e compreender o outro. buscar uma relação de alteridade se faz urgente e necessário.
Parabéns professor pelo esclarecimento
Que homem incrível ❤
CARLOS DE ASSUMPÇÃO - O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP na sexta feira passada completou 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
O mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
.
Poema. Protesto de Carlos de Assunpção
Mesmo que voltem as costas
Às minhas palavras de fogo
Não pararei de gritar
Não pararei
Não pararei de gritar
Senhores
Eu fui enviado ao mundo
Para protestar
Mentiras ouropéis nada
Nada me fará calar
Senhores
Atrás do muro da noite
Sem que ninguém o perceba
Muitos dos meus ancestrais
Já mortos há muito tempo
Reúnem-se em minha casa
E nos pomos a conversar
Sobre coisas amargas
Sobre grilhões e correntes
Que no passado eram visíveis
Sobre grilhões e correntes
Que no presente são invisíveis
Invisíveis mas existentes
Nos braços no pensamento
Nos passos nos sonhos na vida
De cada um dos que vivem
Juntos comigo enjeitados da Pátria
Senhores
O sangue dos meus avós
Que corre nas minhas veias
São gritos de rebeldia
Um dia talvez alguém perguntará
Comovido ante meu sofrimento
Quem é que esta gritando
Quem é que lamenta assim
Quem é
E eu responderei
Sou eu irmão
Irmão tu me desconheces
Sou eu aquele que se tornara
Vitima dos homens
Sou eu aquele que sendo homem
Foi vendido pelos homens
Em leilões em praça pública
Que foi vendido ou trocado
Como instrumento qualquer
Sou eu aquele que plantara
Os canaviais e cafezais
E os regou com suor e sangue
Aquele que sustentou
Sobre os ombros negros e fortes
O progresso do País
O que sofrera mil torturas
O que chorara inutilmente
O que dera tudo o que tinha
E hoje em dia não tem nada
Mas hoje grito não é
Pelo que já se passou
Que se passou é passado
Meu coração já perdoou
Hoje grito meu irmão
É porque depois de tudo
A justiça não chegou
Sou eu quem grita sou eu
O enganado no passado
Preterido no presente
Sou eu quem grita sou eu
Sou eu meu irmão aquele
Que viveu na prisão
Que trabalhou na prisão
Que sofreu na prisão
Para que fosse construído
O alicerce da nação
O alicerce da nação
Tem as pedras dos meus braços
Tem a cal das minhas lágrima
Por isso a nação é triste
É muito grande mas triste
É entre tanta gente triste
Irmão sou eu o mais triste
A minha história é contada
Com tintas de amargura
Um dia sob ovações e rosas de alegria
Jogaram-me de repente
Da prisão em que me achava
Para uma prisão mais ampla
Foi um cavalo de Tróia
A liberdade que me deram
Havia serpentes futuras
Sob o manto do entusiasmo
Um dia jogaram-me de repente
Como bagaços de cana
Como palhas de café
Como coisa imprestável
Que não servia mais pra nada
Um dia jogaram-me de repente
Nas sarjetas da rua do desamparo
Sob ovações e rosas de alegria
Sempre sonhara com a liberdade
Mas a liberdade que me deram
Foi mais ilusão que liberdade
Irmão sou eu quem grita
Eu tenho fortes razões
Irmão sou eu quem grita
Tenho mais necessidade
De gritar que de respirar
Mas irmão fica sabendo
Piedade não é o que eu quero
Piedade não me interessa
Os fracos pedem piedade
Eu quero coisa melhor
Eu não quero mais viver
No porão da sociedade
Não quero ser marginal
Quero entrar em toda parte
Quero ser bem recebido
Basta de humilhações
Minh'alma já está cansada
Eu quero o sol que é de todos
Ou alcanço tudo o que eu quero
Ou gritarei a noite inteira
Como gritam os vulcões
Como gritam os vendavais
Como grita o mar
E nem a morte terá força
Para me fazer calar.
Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 -
quilombonnq@bol.com.br
Amei a explicação... por que nao encontro alguém assim tão sábio no meu cotidiano?!!
Muito Bomm !!! Pode ser usado como referencia quem qualquer aula ou bate papo.
homem negro mata policial branco
twitter.com/i/status/1335738580677898244
homem negro mata policial branco
twitter.com/i/status/1335738580677898244
homem negro mata policial branco
twitter.com/i/status/1335738580677898244
homem negro mata policial branco
twitter.com/i/status/1335738580677898244
otimo Professor nota 10000000000000000000000000000000000000000000
Concordo amigo
Gratidão por compartilhar o conhecimento
E SEMPRE UM PRAZER OUVIR O SENHOR .
Aula maravilhosa! Muito obrigado!
Que aula maravilhosa
muito bem ditto Dr. obriga pelo video
Amei a explicação sobre a melanina.
Aula maravilhosa 😊
Simplesmente magnífico!!!
Excelente gratidão por ampliar minha consciência
Gostei, me fez pensar !!!
Professor
Sua entrevista à Revista Psicologia e Sociedade foi uma rica fonte de questões para minha produção acadêmica sobre o racismo.
Obrigado
O preconceito indireto é sutil e quase invisível mas nós negros sofremos todos os dias e somos constrangidos publicamente.
Excelente vídeo!!
SENSACIONAL QUEM ESTA ASSISTINDO EM 2020 ?
Bom mesmo.
Só gratidão pelo Munanga😍👏👏👏👏👏
Maravilhoso conhecer suas raízes...Brasil...Africa...entendet
Gostei da palestra, muito rica e esclarecedora.
Maravilhosa aula! ❤❤❤
Maravilhoso Mestre!! Muito obrigada.
Absolutamente genial, mto bem posto, explicado e sábio!
Aula maravilhosa .
Muito boa aula, acrescentou muito!
Excelente aula, parabéns Dr.!
Excelente aula!
Excelente, amei as explicações. :)
Muito didático e interessante, parabéns pela postagem.
Muito boa a aula!
Meu prof querido... 🖤🖤
Muito obrigado professor! Realmente já passou do momento da questão racial ser disputa de poder, superioridade isto vise e versa para todas as etnias e sim ter a ciência que se trata de uma grande adaptação genética e um meio em que a própria natureza se expressa se adequando ao meio, que sem a qual jamais sobreviveria ou seja, não tem nada haver com poder da desigualdade e outras invenções perigosas e autodestrutivas do homem animal ou da cultura que impregnou do poder a qualquer custo "Gerra". E esqueceram que a união é a força contra a doença, contra a pobreza, contra ignorância! Negros, brancos, amarelos, etc..., pois hoje seria incapaz de somatizar quantas diferenças depois de tantos séculos de mistura.
MT BOM! N VI TD AINDA MAS ACHEI MT LEGAL!
Excelente...demais....Parabéns professor.
aula excelente, assisti de joelho.
esse eu recomendo, muito bom...
Demais! Obrigada pelo vídeo!
nossa excelente aula Professor, parabéns amei Carmelita Bispo Almeida
essa historia de quotas aumenta mais esta distancia que existe entre homens utópicos. Sobre casamento com foi citado, tenho a certeza que não é por procriar e sim uma unica razão o amor. Atração admiração e outros sentimentos emocional que leva acreditar na relação a dois.
sobre cor, sobre raça na verdade pra um ser humano racional é um conceito de uma mente de um simples animal como um sapo que sapeia ou um gato que gateia kkkk
Que aula incrível, perfeito.. como eu poderia me preocupar com este tema ja que na minha família ha uma mistura de sangue, "raças", etnias que foi mesclada ao longo dos séculos dos primeiros ameríndios que havia aqui com membros dos primeiras tribos, negras, navegadores e até da família imperial portuguesa primeiros reinados .. na minha família há vários sobrenomes ..pessoas com características portuguesa ameríndias e núbias celtas ?
Q aula maravilhosa
Perfeito!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Aula maravilhosa.👏👏
Como não te encontrei antes professor....
Super aula grátis!
Excelente explicações 👏
Muito produtivo
Muito excelente!