Irônico que uma das críticas do filme é que ninguém está realmente disposto a investir em um intelectual negro e na realidade “ninguém” investiu na campanha para as premiações de um filme advindo de um livro feito por um intelectual negro. Agora se fosse a história estereotipada de sempre teríamos visto uma grande campanha. Triste but true!
Muito triste da parte da prime vídeo não ter dado mais visibilidade a esse filme, tive essa impressão quando vi os reviews quando tive que pesquisar o nome, sendo que tem tanto lixo que eles ‘prime vídeo, Netflix e etc’ colocam em destaque.
Pode ter sido proposital, por mero marketing. O filme está só na plataforma mesmo. Então, não importaaante se assistir na estréia. Daí se funcionou ou não, é outra história
Obra-prima! Uma das cenas mais icônicas do filme é quando os jurados estão em reunião para decidir qual livro deve ser o indicado para a premiação e, numa votação rápida, os representantes brancos votam por um livro e os dois representantes negros votam contrário e a mulher branca solta a frase: "vozes negras precisam ser ouvidas!", sendo que, naquele exato momento, foram desconsideradas. Essa cena ilustrou muito bem a hipocrisia que existe!
@@morninglight1606 nesta cena ele mostra exatamente que ela, estava fazendo exatamente o que ele estava fazendo, mas ele estava fazendo como "satira" e ela estava fazendo justamente para "se vender". ele expos que ela estava estava justamente se rebaixando mesmo discordando, para fazer a vontade de pessoas que adoram pagar virtude pela internet...
pois é... e tem muita gente por ai tentando desmerecer o filme, ou alguns tentando subverter falando que ele não esta criticando pessoas que adora pagar virtude pela internet... filme excelente e com ótimas atuações....
@@DiegoDastl1Lopes eu concordo com vc mas tb concordo com a ideia de que ela só tava jogando o jogo como ele é, com autoconsciencia. Isso não invalida as experiencias ruins de pessoas negras que cresceram na mazela (ela existe sim, junto com toda as problemáticas decorridas do racismo, ainda mais com o histórico dos EUA). O diretor deu entrevista dizendo q essa é uma das cenas favoritas dele, pois os dois de certo ponto estão certos. Certo tbm é que a Sinatra não é a culpada real do problema dos estereótipos na literatura e o Monk entendeu isso. É realmente uma cena muito bem escrita.
Ficção Americana é tipo aquele filme que voce nao sabia da existencia e apenas sabe agora porque ta concorrendo ao oscar e você não espera nada dele .Ai vc decide assistir sem grandes expectativas ,mas o que esse filme entrega .... é CINEMA !
Não acho que a falta de expectativa tenha influenciado tanto nesse filme. Eu mesmo já sabia que aguardava ansiosamente a data de estreia, e ainda conseguiu superar minhas expectativas. Muito bom mesmo
Fiquei impactado com a inteligência e sagacidade do roteiro. As questões que o filme aborda são as mesmas que cineastas como Spike Lee e diversos outros artistas negros reclamam há tanto tempo: como o mercado os força a criar obras onde seus personagens são estereotipados. O filme sabe equilibrar perfeitamente a comédia e o drama, brilhando principalmente no núcleo familiar. Justamente onde “não é história de negro”, e sim uma história universal sobre uma família tentando se reconectar. É o roteiro dizendo “viu, negros podem se encaixar em qualquer história, não apenas em tramas estereotipadas de envolvimento com drogas, criminalidade, pai ausente, opressão e etc”.
é uma critica a pessoas pela internet hoje ai que adora pagar virtude fingindo que se importa com "vozes negra" ou com "vozes de minoria" mas sempre querendo deixar eles estereotipados, forçados, é sempre querendo passar uma narrativa. mais filmes do tipo precisa vir a tona.
@@DiegoDastl1Lopes exato, mas acho que além dessas pessoas ele foca em fazer crítica a empresas como a Disney atual por exemplo, que dizem se importar em representar negros, e hoje em dia, é raríssimo encontrar filmes ou séries que consigam tratar e abordar as pessoas negras simplesmente como pessoas e não pessoas negras, é como se não conseguissem criar um personagem negro sem que ele sofra racismo, seja descriminado, e etc.
Na página inicial da Prime Video não tem 1 indício qualquer de que tem um filme concorrendo ao Oscar que acabou de chegar. Bizarro como é mal sinalizado no streaming.
Uma teoria é de que ele queiram justamente que o usuário fique procurando lá na página inicial para que no processo ele descubra outro filme que o interesse e fique mais tempo na plataforma deles
Um ponto que achei interessante também é o quanto Monk destoa do estereotipo sobre o qual escreve. Ele vem de uma família com boa condição financeira, teve acesso a educação de qualidade. Além disso, achei importante observar a dinâmica com a empregada da casa, aquela pessoa que “é da família” mas precisa pedir permissão pra tirar uma folga. Mas, aqui, temos negros (patrões) x negra (empregada).
“O prazer não está na novidade e sim na execução!” Vou usar essa frase para a vida!! Vi algumas críticas negativas sobre o filme, principalmente sobre originalidade e desconcordei tanto, é sim um filme que merece ser visto. Coloquei sem nenhuma expectativa e entregou tudo, eu ri, me choquei, fiquei arrasada, e terminei com aquela sensação de querer conversar sobre o filme por horas.
Um filme atual pra caramba, com tantos questionamentos (e o melhor: sem respostas fáceis), complexidade nos personagens e camadas de interpretação…É de ver e rever com gosto!
Esse filme é uma adorável surpresa. A começar pela BRILHANTE cena de abertura. É de uma mordacidade fina e sutil sobre como se dá a inserção do negro nos EUA (e em outros países periféricos, que copiam e colam as diretrizes vindas de lá) na vida artístico-cultural. Sempre com aquela visão vertical - de cima pra baixo, claro - condescendente, carregada de estereótipos, de brancos para com os negros, carregados de e por uma culpa esquisita e até mesmo - por que não? - fetichista. A parte onde a autora revela que escreve para atender as demandas do mercado e que não vê nada de mau nisso e que a crítica enche os livros de adjetivos cansados, genéricos e formulaicos como "visceral", "atual", "necessário", etc, mas nunca, ou, quase nunca, "bem escrito", é um tapa de luva de pelica na visão "café-com-leite" com a qual se debruçam sobre as obras escritas/produzidas por negros. É um filme fino, requintado, mas não perfeito, acho que tem umas coisinhas que me incomodam aqui e acolá no ritmo e execução da obra. Mas o mote e a perspectiva de como até mesmo a condescendência no trato dos consumidores de "arte negra" é advinda de uma tônica racista é algo (pra brincar com a caricatura que o próprio filme traz) necessário.
Sobre a qualidade do filme não posso falar, porque não vi. Mas a temática achei um porre! Temos que parar de importar questões sociais dos EUA como se fossem nossas. Até Haloween importamos
@@GeraldoluizAprendizo filme é americano. Se tu achou um porre, porque um filme americano não fala de "questões brasileiras", aí tu fica só vendo filme brasileiro, ué.
@@GeraldoluizAprendizmas o filme cabe perfeitamente no contexto brasileiro, se você conseguir refletir um pouco, basta pensar em como o público branco consome Conceição Evaristo ou Jefferson Tenório, na literatura, ou Emicida, Mano Brown, entre outros, quase sempre com adjetivos que não valorizam a grandiosidade do talento, sempre enaltecendo a “visceralidade” ou “urgência” das obras. Por mais que o contexto estadunidense seja diferente do brasileiro, a dinâmica do racismo não muda tanto, tanto na violência que os negros sofrem, quanto no esforço superficial (mas pretensamente virtuoso) pra aliviar uma culpa branca, que nunca oferece protagonismo a pessoas não brancas.
O Cord Jefferson escreveu boa parte do roteiro da minissérie "Watchmen", uma tarefa que era um ninho de marimbondos: continuar a história da HQ mais cultuada de todos os tempos trazendo para protagonizar uma heroína negra. E conseguiu, ficou espetacular. Aí no primeiro filme que decide dirigir (e que roteirizou) já é indicado para CINCO Oscars. Pelo jeito ele veio pra ficar.
Acho que o filme também fala do momento atual de Hollywood do filmes com roteiros propositadamente ruins, feitos para atrair grandes públicos e se tornarem imensas caixas de dinheiro.
Olha, tem tempo que não aplaudo de pé por um filme. Sólido, sensível, interpretações cativantes e deixando uma marca na minha memória. Grandioso filme.
Quem não entendeu a mensagem do filme (SIM, muita gente acha que entendeu, mas não entendeu absolutamente nada, ou pior, entendeu errado), assista ao vídeo do JURANDIR aqui no youtube, ele elucida bastante junto de trechos de uma entrevista que o diretor e roteirista do filme deu a uma rede de tv americana, é um vídeo que acrescenta demais na experiência do filme.
Eu achei foda como eles conseguiram por tantas histórias no filme, sem fugir da crítica principal e sem sair atropelando tudo. Tudo isso em menos de 2 horas de filme.
O mesmo aconteceu comigo. Só soube do filme por indicação de uma página no Instagram, e até para adicioná-lo a minha lista tive que procurá-lo. Realmente a Prime Vídeo é péssima em divulgação, ainda mais para filmes concorrentes a Oscar, visto que ele está prestes a acontecer. Gostei do filme, porém não vejo motivos para ser lembrado na premiação, ainda mais como Melhor Filme.
@@taiarocha Acho que o filme teria seu patamar elevado para melhor ainda,se o sarcasmo fosse mais forte,tanto é que o final do filme soa como se a vida do protagonista não teve uma mudança que o deixasse feliz,ele começou e terminou o filme com o mesmo sentimento de inconformismo,e o sutil deixou o roteiro sem grande impacto para o final do filme.
caraca, Isabela! não sabia que estava no prime, procurei em vários lugares e aparecia indisponível no BR, acabei assistindo via torrent, p completar minha lista do oscar. Filme sensacional, uma ótima sátira
Gostei do filme! Não é sarcasmos pra esconder a inteligência, é sarcasmo que demonstra! Ao final o último sarcasmo é genial! Nada adiantou! Ah... descobri que sou misantropo😢
O filme tem uma certa influência da série hoje na Disney Plus " Black Ish" tanto que atriz da série esta no elenco. Muito divertido e ao mesmo tempo bem serio, de um escritor que mesmo un gênio não é um grande vendedor de livros, um dia passa ter o sucesso.. mas ai vai ter que assistir para saber do resto. Recomendo.
Não conhecia a Senhorita Boscov até ver esse vídeo, o interessante de buscar outras fontes para o mesmo assunto é a riqueza de informações e detalhes que cada um pode fazer. Essa ligação do apelido com o nome de alguém famoso, eu não conhecia. A Amazon escondendo um filme concorrendo a Oscar eu n sabia e outros bons detalhes que ela pontuou.
Q loucooooo Isabela😮 Entrei e lá estava American Fiction, em destaque. Foi um presente! Quase não acreditei. PArei tudo e assisti felizzzzzz da vida! Receosa q tivessem liberado por engano!Muuuuuuuuuito bommmmm
Valeu! O Deus do cinema , migrou há muito tempo para a Norte América, continua se mudando aos poucos mas ainda faz das Dele lá. Obrigado Isabela Boscov por tão bem nos apresentar!
Se tem a nossa Barbie presidente Issa Rae, o Rhadhon de This is us e o roteirista de The Good Place ñ tem como esse filme ñ ser bom, além do selo de aprovação da nossa digníssima Isabela. ❤
Amei a resenha, Isa, obrigada! Eu adoro aquela sua resenha de "O Exorcista" e queria tantoooo que você falasse mais sobre esses grandes clássicos, que apesar de tudo, tem muita gente que não conhece! Um beijo e um queijo.
Existem alguns filmes, de gêneros variados, e Ficção Americana é o exemplo mais fresco deles, que apesar de obter sucesso de crítica ou financeiro, são aos poucos "escondidos". Talvez por conter sátira, às vezes disfarçada, contra o status quo. Pode-se listar Eles Vivem, Idiocracia, O Demolidor, entre outros. Não é marketing, o ocultamente é proposital.
Vou lá no Prime marcar pra assistir. Valeu pela dica. Ou pela revelação, já que eu não tenho tido paciência de explorar os abarrotados catálogos dos streamings e com certeza ia deixar passar essa joia escondida.
Vi o filme semana passada por conta de uma indicação e não vi o tempo passar. Roteiro fantástico e um show do Jeffrey Wright. Me lembrou os grandes clássicos dos anos 70. Cinema em estado puro, com metalinguagem e diversos outras “experiências” sutis, mas muito interessantes. Tem chance no Oscar pelo roteiro adaptado, mas a concorrência está forte para as outras categorias. Discordo da Isabela com relação ao Sterling Brown (excelente ator) que , neste filme, faz só o básico. Vale a pena ver e rever. Existe vida inteligente no cinema americano.
Eu assisti quando estreiou, porque sigo a Ellis e o Starling Nao sabia q estava concorrendo ao Oscar. É tao merecido. O Ortiz esta SENSACIONAL. fora daqueles papeis classicos dele. Eu achei brilhante. O eterno Seth Cohen esta brilhante tb no curto tempo d tela dele.
8 หลายเดือนก่อน +1
Alô dona Globo, só vale a pena ver os comentários do Oscar com uma personalidade profincua no assunto como a Isabela Boscov!!! Elegância, conteúdo e domínio do assunto! #Isabela no #Oscar
Descobri que o filme ta na Amazon ontem de noite quando abri pra terminar de assistir Saltburn, agora que vi a resenha irei assistir pois quero ver todos o máximo de filmes que estão concorrendo ao Oscar
assisti a esse filme porque estava na maratona do oscar e fui em todos os streamings procurar os filmes e achei esse no prime video colocando o nome na barra de busca, sem qualquer divulgação! porémmm ainda bem que eu procurei porque, filmão!
Eu só descobri pq fiz a pesquisa 🔎,mas recebi uma notícia q ele estaria a partir de tal dia no canal Prime Vídeo.Assisti na sexta-feira passada, depois de ouvir sua crítica entrei na plataforma e ele está em 10 lugar em filmes premiados.
Filmaço. Também tive dificuldade de achar no prime. Não estava achando. Quase desisti. Mas insisti pq vi simplesmente os primeiros segundos do filme na cena da aula dele na internet e fui buscar o filme. Nem sabia que estava concorrendo a tantos prêmios até ver este vídeo também. Incrível.
Por casualidade vi esse filme ontem, não estava dando nada para ele pela descrição, mas em 5m de filme já me prendeu, e o mix de drama com comédia conectado ao um excelente roteiro faz desse filme uma experiência bem gostosa, com crtza um dos filmes do ano.
Vi esse filme hj e já estava me perguntando quando que a Boscov iria lançar a crítica e aí veio a notificação! A expectativa pela crítica era quase tão grande quanto por ver esse filmão que entregou diálogos excelentes como de Monk e Sintara sobre a validade das obras.
eu assisti esse filme por acaso no prime video. cara, que filme bom kkkkkkkkk. os primeiros 5 minutos me pegaram demais e acabei assistindo até o fim sem nem perceber kkk. tem muitos momentos que parecem cenas de the office kkkk. bom demais.
O filme é lento, quando você pensa que finalmente vai engatar ele fica mais lento ainda. O tema é muito incrível mas eu dormi depois da primeira hora pq não acontecia NADA.
Pra mim, apareceu em destaque e fiquei surpreso mais uma vez com um grande título sem divulgação nenhuma! Isso é algo que sempre reclamo com amigos! Será que é pq é o streaming mais barato e aí não gastam com marketing?
Assisti e gostei demais!! Quantas críticas em uma única peça! E no final, vejo que diversos setores do entretenimento estão indo no mesmo caminho do Johnnie Walker.
Aconteceu isso TB com Tudo ao mesmo tempo agora, ou algo que o valha. Não sei o que se passa no Prime. A divulgação da série da Nicole Kidman continua aparecendo num card grandão
Não acho que funcione bem nem como sátira, nem como drama. Tudo é tão raso e quer parecer mais profundo do que é, que chega a ser bobo. Imaginei que seria um filme como “Atlanta”, mas a série faz tudo que o filme se propõe MUITO melhor.
Imagino Monk assistindo aos filmes e novelas nacionais, onde 99%dos negros são sempre "periféricos", principalmente no RJ, ou com temática nordestina onde todos falam "oxente" e "mainha", independente do estado em que se passa a história.
ISABELLAAAAA, faz uma review sobre westworld, sei que ja acabou mas caso voce tenha assistido queria muito saber sua opiniao (alem do Jeffrey, temos na serie um leque de atores maravilhosos)
Irônico que uma das críticas do filme é que ninguém está realmente disposto a investir em um intelectual negro e na realidade “ninguém” investiu na campanha para as premiações de um filme advindo de um livro feito por um intelectual negro.
Agora se fosse a história estereotipada de sempre teríamos visto uma grande campanha.
Triste but true!
Muito triste da parte da prime vídeo não ter dado mais visibilidade a esse filme, tive essa impressão quando vi os reviews quando tive que pesquisar o nome, sendo que tem tanto lixo que eles ‘prime vídeo, Netflix e etc’ colocam em destaque.
Pode ter sido proposital, por mero marketing. O filme está só na plataforma mesmo. Então, não importaaante se assistir na estréia.
Daí se funcionou ou não, é outra história
Você é muito inocente de achar que um filme chega no Oscar sem um planejamento e lobby milionário por trás
green book talvez seja um exemplo
@@elenatorrano7921 o marketing através da total ausência de marketing 😊
Obra-prima!
Uma das cenas mais icônicas do filme é quando os jurados estão em reunião para decidir qual livro deve ser o indicado para a premiação e, numa votação rápida, os representantes brancos votam por um livro e os dois representantes negros votam contrário e a mulher branca solta a frase: "vozes negras precisam ser ouvidas!", sendo que, naquele exato momento, foram desconsideradas. Essa cena ilustrou muito bem a hipocrisia que existe!
O filme todo é muito bom, mas essa cena que você mencionou realmente é genial.
adoro a cena quando o Monk conversa com a sinatra e descobre que ela não é o problema kkkkkk
@@morninglight1606 nesta cena ele mostra exatamente que ela, estava fazendo exatamente o que ele estava fazendo, mas ele estava fazendo como "satira" e ela estava fazendo justamente para "se vender".
ele expos que ela estava estava justamente se rebaixando mesmo discordando, para fazer a vontade de pessoas que adoram pagar virtude pela internet...
pois é... e tem muita gente por ai tentando desmerecer o filme, ou alguns tentando subverter falando que ele não esta criticando pessoas que adora pagar virtude pela internet...
filme excelente e com ótimas atuações....
@@DiegoDastl1Lopes eu concordo com vc mas tb concordo com a ideia de que ela só tava jogando o jogo como ele é, com autoconsciencia. Isso não invalida as experiencias ruins de pessoas negras que cresceram na mazela (ela existe sim, junto com toda as problemáticas decorridas do racismo, ainda mais com o histórico dos EUA). O diretor deu entrevista dizendo q essa é uma das cenas favoritas dele, pois os dois de certo ponto estão certos. Certo tbm é que a Sinatra não é a culpada real do problema dos estereótipos na literatura e o Monk entendeu isso. É realmente uma cena muito bem escrita.
Ficção Americana é tipo aquele filme que voce nao sabia da existencia e apenas sabe agora porque ta concorrendo ao oscar e você não espera nada dele .Ai vc decide assistir sem grandes expectativas ,mas o que esse filme entrega .... é CINEMA !
E eu que só dei play aleatoriamente e achava que era aqueles filmes mais simples que ninguém assistia
Igual a O parasita. !!!
Não acho que a falta de expectativa tenha influenciado tanto nesse filme. Eu mesmo já sabia que aguardava ansiosamente a data de estreia, e ainda conseguiu superar minhas expectativas.
Muito bom mesmo
Eu vi nos Stories do Matheus Buente, então fui esperando MUITO e recebi mais ainda! :D
@@taiarocha tipo isso
Você esqueceu de dizer que a cena com a aluna : É uma aluna branca tentando dizer o que é ofensivo para um negro. Bizarro!
Isso que dá início a "revolta" do protagonista.
@claviana70na verdade não dá início, ele já estava incomodado com as pessoas dizendo que um negro tem que se comportar como negro.
Tipo você, querendo dizer pra uma crítica de cinema o que ela esqueceu de comentar na própria crítica dela?! Kkkkkkk
Fiquei impactado com a inteligência e sagacidade do roteiro.
As questões que o filme aborda são as mesmas que cineastas como Spike Lee e diversos outros artistas negros reclamam há tanto tempo: como o mercado os força a criar obras onde seus personagens são estereotipados.
O filme sabe equilibrar perfeitamente a comédia e o drama, brilhando principalmente no núcleo familiar. Justamente onde “não é história de negro”, e sim uma história universal sobre uma família tentando se reconectar.
É o roteiro dizendo “viu, negros podem se encaixar em qualquer história, não apenas em tramas estereotipadas de envolvimento com drogas, criminalidade, pai ausente, opressão e etc”.
é uma critica a pessoas pela internet hoje ai que adora pagar virtude fingindo que se importa com "vozes negra" ou com "vozes de minoria" mas sempre querendo deixar eles estereotipados, forçados, é sempre querendo passar uma narrativa.
mais filmes do tipo precisa vir a tona.
@@DiegoDastl1Lopes exato, mas acho que além dessas pessoas ele foca em fazer crítica a empresas como a Disney atual por exemplo, que dizem se importar em representar negros, e hoje em dia, é raríssimo encontrar filmes ou séries que consigam tratar e abordar as pessoas negras simplesmente como pessoas e não pessoas negras, é como se não conseguissem criar um personagem negro sem que ele sofra racismo, seja descriminado, e etc.
Na página inicial da Prime Video não tem 1 indício qualquer de que tem um filme concorrendo ao Oscar que acabou de chegar. Bizarro como é mal sinalizado no streaming.
A prime investiu muito em air, era a maior esperança deles, mas ai como não foi indicado eu acho que "não sobrou" pra esse kkkk
Acho muito ruim a localização dos filmes no prime
@@girlwhatttttt Mas não custava nada colocar ele na página inicial do streaming, campanha pra premiação são outros quinhentos gaha
É praticamente escondido na verdade.
Uma teoria é de que ele queiram justamente que o usuário fique procurando lá na página inicial para que no processo ele descubra outro filme que o interesse e fique mais tempo na plataforma deles
Me diverti MUITO nesse filme e também me fez pensar. Amei!
Ninguém perguntou
@@Holmesq Não precisa perguntar bot, para ela dar a opinião dela, ela é livre para dizer o que quer.
👏👏👏
Um ponto que achei interessante também é o quanto Monk destoa do estereotipo sobre o qual escreve. Ele vem de uma família com boa condição financeira, teve acesso a educação de qualidade. Além disso, achei importante observar a dinâmica com a empregada da casa, aquela pessoa que “é da família” mas precisa pedir permissão pra tirar uma folga. Mas, aqui, temos negros (patrões) x negra (empregada).
Óootimo destaque! Não tinha parado pra pensar nisso
“O prazer não está na novidade e sim na execução!” Vou usar essa frase para a vida!! Vi algumas críticas negativas sobre o filme, principalmente sobre originalidade e desconcordei tanto, é sim um filme que merece ser visto. Coloquei sem nenhuma expectativa e entregou tudo, eu ri, me choquei, fiquei arrasada, e terminei com aquela sensação de querer conversar sobre o filme por horas.
Filmaço! "Vozes negras precisam ser ouvidas" é uma cena perfeita.
Todo o não dito dessa cena diz tudo! Talvez a melhor cena do ano.
@@taiarocha Exatamente!
Acrescento a sua critica dois pontos: a dinamica de Monk com sua irmã e a cena da piscina sobre o que as pessoas veem de interessante nele. Genial.
Eu gostei da crítica, mas não deixe que isso o distraia do fato de que o Sr. Siriguejo vendeu a alma do Bob Esponja por 62 centavos.
A Isabela faz crítica e já aproveita pra fazer reclamação de Procon sobre a Prime! Tá o que? Certa, ué!
Eu amo essa mulher gnt ,a capacidade que ela tem que me fazer assistir qualquer coisa que ela indica
Um filme atual pra caramba, com tantos questionamentos (e o melhor: sem respostas fáceis), complexidade nos personagens e camadas de interpretação…É de ver e rever com gosto!
Esse filme é meu favorito do ano! Que filme MARAVILHOSO
é o meu tbm e não vejo ngm comentando sobre 😢
Os diálogos desse filme são ótimos mesmo. Tão bom ver adultos falando como adultos. Assisti ontem, que bom ter tua resenha hoje :)
Esse filme é uma adorável surpresa. A começar pela BRILHANTE cena de abertura.
É de uma mordacidade fina e sutil sobre como se dá a inserção do negro nos EUA (e em outros países periféricos, que copiam e colam as diretrizes vindas de lá) na vida artístico-cultural.
Sempre com aquela visão vertical - de cima pra baixo, claro - condescendente, carregada de estereótipos, de brancos para com os negros, carregados de e por uma culpa esquisita e até mesmo - por que não? - fetichista.
A parte onde a autora revela que escreve para atender as demandas do mercado e que não vê nada de mau nisso e que a crítica enche os livros de adjetivos cansados, genéricos e formulaicos como "visceral", "atual", "necessário", etc, mas nunca, ou, quase nunca, "bem escrito", é um tapa de luva de pelica na visão "café-com-leite" com a qual se debruçam sobre as obras escritas/produzidas por negros.
É um filme fino, requintado, mas não perfeito, acho que tem umas coisinhas que me incomodam aqui e acolá no ritmo e execução da obra. Mas o mote e a perspectiva de como até mesmo a condescendência no trato dos consumidores de "arte negra" é advinda de uma tônica racista é algo (pra brincar com a caricatura que o próprio filme traz) necessário.
A situacao da cena da abertura ja presenciei num Curso da Universidade
Sobre a qualidade do filme não posso falar, porque não vi. Mas a temática achei um porre!
Temos que parar de importar questões sociais dos EUA como se fossem nossas.
Até Haloween importamos
@@GeraldoluizAprendizo filme é americano. Se tu achou um porre, porque um filme americano não fala de "questões brasileiras", aí tu fica só vendo filme brasileiro, ué.
@@Fabnascimtais de onda, né? Kkkk
@@GeraldoluizAprendizmas o filme cabe perfeitamente no contexto brasileiro, se você conseguir refletir um pouco, basta pensar em como o público branco consome Conceição Evaristo ou Jefferson Tenório, na literatura, ou Emicida, Mano Brown, entre outros, quase sempre com adjetivos que não valorizam a grandiosidade do talento, sempre enaltecendo a “visceralidade” ou “urgência” das obras. Por mais que o contexto estadunidense seja diferente do brasileiro, a dinâmica do racismo não muda tanto, tanto na violência que os negros sofrem, quanto no esforço superficial (mas pretensamente virtuoso) pra aliviar uma culpa branca, que nunca oferece protagonismo a pessoas não brancas.
"potencial e aquilo que está na sua frente e você não acha suficiente.". Essa frase me bateu demais.
Eu precisei voltar 4 vezes essa cena para pegar a frase.
O Cord Jefferson escreveu boa parte do roteiro da minissérie "Watchmen", uma tarefa que era um ninho de marimbondos: continuar a história da HQ mais cultuada de todos os tempos trazendo para protagonizar uma heroína negra.
E conseguiu, ficou espetacular.
Aí no primeiro filme que decide dirigir (e que roteirizou) já é indicado para CINCO Oscars.
Pelo jeito ele veio pra ficar.
Notificação da Isa surge no celular a primeira coisa que a gente faz é curtir e só depois assistir a resenha haha
Apenas fatos.
Acho que o filme também fala do momento atual de Hollywood do filmes com roteiros propositadamente ruins, feitos para atrair grandes públicos e se tornarem imensas caixas de dinheiro.
Eu tive a mesma impressão. Parece que a Amazon quer esconder o filme. Um dos melhores filmes que assisti ultimamente.
Olha, tem tempo que não aplaudo de pé por um filme. Sólido, sensível, interpretações cativantes e deixando uma marca na minha memória. Grandioso filme.
Quem não entendeu a mensagem do filme (SIM, muita gente acha que entendeu, mas não entendeu absolutamente nada, ou pior, entendeu errado), assista ao vídeo do JURANDIR aqui no youtube, ele elucida bastante junto de trechos de uma entrevista que o diretor e roteirista do filme deu a uma rede de tv americana, é um vídeo que acrescenta demais na experiência do filme.
Eu achei foda como eles conseguiram por tantas histórias no filme, sem fugir da crítica principal e sem sair atropelando tudo. Tudo isso em menos de 2 horas de filme.
Q filme gostoso de assistir. Adorei!!
👏🏻👏🏻👏🏻
Eu também, mas não deixe que isso o distraia do fato de que o Sr. Siriguejo vendeu a alma do Bob Esponja por 62 centavos.
Assisti só após o OSCAR. Mas que filmaço! Necessário! Quanta sátira. Eu amei o Monk. O cara é um gênio.
Isabela, mais uma vez dizendo tudo sobre um filme com clareza e sensibilidade. Este filme, vi ontem e se tornou meu favorito.
Eu também tive dificuldade pra encontrar no Prime Vídeo. Mas valeu a pena assistir.
O mesmo aconteceu comigo. Só soube do filme por indicação de uma página no Instagram, e até para adicioná-lo a minha lista tive que procurá-lo. Realmente a Prime Vídeo é péssima em divulgação, ainda mais para filmes concorrentes a Oscar, visto que ele está prestes a acontecer. Gostei do filme, porém não vejo motivos para ser lembrado na premiação, ainda mais como Melhor Filme.
Filmaço! E é o primeiro do diretor Cord Jefferson! O elenco e a trilha-sonora são maravilhosos!
Obrigado Isa pela crítica,assisti no sábado e achei que o filme poderia ter mais investido no sarcasmo,mas as atuações compensam esse detalhe. 👏👏
O sarcasmo dele é sutil, o que acho que combinou perfeitamente com o meio editorial/intelectual/acadêmico dos personagens
@@taiarocha Acho que o filme teria seu patamar elevado para melhor ainda,se o sarcasmo fosse mais forte,tanto é que o final do filme soa como se a vida do protagonista não teve uma mudança que o deixasse feliz,ele começou e terminou o filme com o mesmo sentimento de inconformismo,e o sutil deixou o roteiro sem grande impacto para o final do filme.
Só fiquei sabendo do filme pq tem o Sterling, e como fã de This is us, fui ver, adorei!
caraca, Isabela! não sabia que estava no prime, procurei em vários lugares e aparecia indisponível no BR, acabei assistindo via torrent, p completar minha lista do oscar.
Filme sensacional, uma ótima sátira
Gostei do filme! Não é sarcasmos pra esconder a inteligência, é sarcasmo que demonstra! Ao final o último sarcasmo é genial! Nada adiantou! Ah... descobri que sou misantropo😢
O filme tem uma certa influência da série hoje na Disney Plus " Black Ish" tanto que atriz da série esta no elenco. Muito divertido e ao mesmo tempo bem serio, de um escritor que mesmo un gênio não é um grande vendedor de livros, um dia passa ter o sucesso.. mas ai vai ter que assistir para saber do resto. Recomendo.
Não conhecia a Senhorita Boscov até ver esse vídeo, o interessante de buscar outras fontes para o mesmo assunto é a riqueza de informações e detalhes que cada um pode fazer. Essa ligação do apelido com o nome de alguém famoso, eu não conhecia. A Amazon escondendo um filme concorrendo a Oscar eu n sabia e outros bons detalhes que ela pontuou.
Q loucooooo Isabela😮 Entrei e lá estava American Fiction, em destaque. Foi um presente! Quase não acreditei. PArei tudo e assisti felizzzzzz da vida! Receosa q tivessem liberado por engano!Muuuuuuuuuito bommmmm
Valeu! O Deus do cinema , migrou há muito tempo para a Norte América, continua se mudando aos poucos mas ainda faz das Dele lá.
Obrigado Isabela Boscov por tão bem nos apresentar!
Muito bom! Esse filme conseguiu descrever a impaciência que venho sentido ultimamente
Pois eu fui notificada por e-mail sobre a entrada do filme na amazon...não tive nenhum problema
Se tem a nossa Barbie presidente Issa Rae, o Rhadhon de This is us e o roteirista de The Good Place ñ tem como esse filme ñ ser bom, além do selo de aprovação da nossa digníssima Isabela. ❤
Amei a resenha, Isa, obrigada! Eu adoro aquela sua resenha de "O Exorcista" e queria tantoooo que você falasse mais sobre esses grandes clássicos, que apesar de tudo, tem muita gente que não conhece! Um beijo e um queijo.
O fato da amazon esconder o filme é basicamente a premissa do filme
Para mim, apareceu logo na tela principal, como destaque. 😊
Existem alguns filmes, de gêneros variados, e Ficção Americana é o exemplo mais fresco deles, que apesar de obter sucesso de crítica ou financeiro, são aos poucos "escondidos".
Talvez por conter sátira, às vezes disfarçada, contra o status quo. Pode-se listar Eles Vivem, Idiocracia, O Demolidor, entre outros.
Não é marketing, o ocultamente é proposital.
A falta de divulgação desse filme só reforça a própria mensagem dele.
Ótimo video como sempre ❤
Eu tô literalmente assistindo ao filme quando vejo a notificação do novo vídeo. Tô rindo do título!!
Eu amei este filme mais que Os Rejeitados. Eu adorei o borbulhante. O que foi a carta da irmã dele? Que amor!
Vou lá no Prime marcar pra assistir. Valeu pela dica. Ou pela revelação, já que eu não tenho tido paciência de explorar os abarrotados catálogos dos streamings e com certeza ia deixar passar essa joia escondida.
Vi o filme semana passada por conta de uma indicação e não vi o tempo passar. Roteiro fantástico e um show do Jeffrey Wright. Me lembrou os grandes clássicos dos anos 70. Cinema em estado puro, com metalinguagem e diversos outras “experiências” sutis, mas muito interessantes.
Tem chance no Oscar pelo roteiro adaptado, mas a concorrência está forte para as outras categorias. Discordo da Isabela com relação ao Sterling Brown (excelente ator) que , neste filme, faz só o básico. Vale a pena ver e rever. Existe vida inteligente no cinema americano.
Achei que deram indicações demais para isso.
Só ficou na barra de cima no dia que foi lançado, e só! Mas comentei a presença dele lá em uns 3 vídeos aqui do canal
assisti no fim de semana e adorei o filme. Me surpreendeu. Eu li numa lista que estava no Prime, mas realmente foi difícil achar..
Eu assisti quando estreiou, porque sigo a Ellis e o Starling Nao sabia q estava concorrendo ao Oscar. É tao merecido. O Ortiz esta SENSACIONAL. fora daqueles papeis classicos dele. Eu achei brilhante. O eterno Seth Cohen esta brilhante tb no curto tempo d tela dele.
Alô dona Globo, só vale a pena ver os comentários do Oscar com uma personalidade profincua no assunto como a Isabela Boscov!!! Elegância, conteúdo e domínio do assunto! #Isabela no #Oscar
Descobri que o filme ta na Amazon ontem de noite quando abri pra terminar de assistir Saltburn, agora que vi a resenha irei assistir pois quero ver todos o máximo de filmes que estão concorrendo ao Oscar
Assisti ontem e amei. Como escritora me pegou fundo a critica feita. Também fiquei chocada com a falta de divulgação.
assisti a esse filme porque estava na maratona do oscar e fui em todos os streamings procurar os filmes e achei esse no prime video colocando o nome na barra de busca, sem qualquer divulgação! porémmm ainda bem que eu procurei porque, filmão!
Isabela Boscov vindo nos alegrar de novo!
Isabela, quero muito ver sua critica sobre Nyad, outro filme pouco divulgado e concorrendo em 2 categorias de atuação
Assisti ontem a seu vídeo muito tarde e achei o filme um pouco confuso pela sua análise. Vou assistir novamente e verei o filme!
Eu só descobri pq fiz a pesquisa 🔎,mas recebi uma notícia q ele estaria a partir de tal dia no canal Prime Vídeo.Assisti na sexta-feira passada, depois de ouvir sua crítica entrei na plataforma e ele está em 10 lugar em filmes premiados.
Assisti semana passada e me surpreendi. Não vi nenhuma divulgação nem nada e realmente merecia mais atenção.
Filmaço.
Também tive dificuldade de achar no prime. Não estava achando. Quase desisti. Mas insisti pq vi simplesmente os primeiros segundos do filme na cena da aula dele na internet e fui buscar o filme. Nem sabia que estava concorrendo a tantos prêmios até ver este vídeo também. Incrível.
eu vi hoje e AMEI
nossasinhora, não estava dando NADA e recebi TUDO!!!!
Eu amei!!
Por casualidade vi esse filme ontem, não estava dando nada para ele pela descrição, mas em 5m de filme já me prendeu, e o mix de drama com comédia conectado ao um excelente roteiro faz desse filme uma experiência bem gostosa, com crtza um dos filmes do ano.
Vi esse filme hj e já estava me perguntando quando que a Boscov iria lançar a crítica e aí veio a notificação! A expectativa pela crítica era quase tão grande quanto por ver esse filmão que entregou diálogos excelentes como de Monk e Sintara sobre a validade das obras.
Eu também acho que exista um pouco de meta linguagem e muito dos bastidores de Hollywood.
eu assisti esse filme por acaso no prime video. cara, que filme bom kkkkkkkkk. os primeiros 5 minutos me pegaram demais e acabei assistindo até o fim sem nem perceber kkk. tem muitos momentos que parecem cenas de the office kkkk. bom demais.
Isabela, assisti após sua resenha. O filme é fantástico! Obrigada 🌷
eu amei assistir esse filme, tem uma história com temática muito importante mas é tratado com leveza na medida do possível. e bastante humor.
Parece ser bem legal. Vou ver, mas realmente não teve nada de divulgação
O filme é lento, quando você pensa que finalmente vai engatar ele fica mais lento ainda. O tema é muito incrível mas eu dormi depois da primeira hora pq não acontecia NADA.
É um deleite de filme mesmo, que aborda os personagens para além da história central. E é uma reflexão pra cada gargalhada.
Pra mim, apareceu em destaque e fiquei surpreso mais uma vez com um grande título sem divulgação nenhuma! Isso é algo que sempre reclamo com amigos! Será que é pq é o streaming mais barato e aí não gastam com marketing?
Prá mim também apareceu em destaque e nas recomendações
"quanto mais eu fico burro mais dinheiro eu ganho"!
Adorei essa frase. Ri muito
Adorei o filme e os diálogos!!
Comenta "Expatriadas", por favor! É mesmo uma minissérie e acabou ou pode se tornar uma série?
Acabei de assistir ma-ra-vi-lho-so, inteligente, potente, engraçado que reflexão diferenciada amei❤
Não tinha nem ouvido falar nesse filme e gostei muito . A crítica da Isabela sempre certeira ...
Eu tambem tive dificuldade em encontrar, tive q ir em pesquisar pra poder achar
Eu descobri por acaso essa maravilha no Prime. Esse filme é excelente!
Eu pesquisei por esse filme duas vezes no prime vídeo e não achei, agora vou procurar de novo
Assisti e gostei demais!! Quantas críticas em uma única peça! E no final, vejo que diversos setores do entretenimento estão indo no mesmo caminho do Johnnie Walker.
Aconteceu isso TB com Tudo ao mesmo tempo agora, ou algo que o valha. Não sei o que se passa no Prime. A divulgação da série da Nicole Kidman continua aparecendo num card grandão
Obrigado, Isabela!! Vi esse ótimo filme, por sua causa ..
Humor inteligente, critica endógena da cultura americana! Top!
os diálogos desse filme me faziam dar altas gargalhadas enquanto eu falava "NÃO É POSSÍVEL" KKKKKKKKKK
Não acho que funcione bem nem como sátira, nem como drama. Tudo é tão raso e quer parecer mais profundo do que é, que chega a ser bobo. Imaginei que seria um filme como “Atlanta”, mas a série faz tudo que o filme se propõe MUITO melhor.
Assisti ontem pq gostei da sinopse. Nem sabia que estava com tantas indicações para o Oscar. Muito bom!
Depois de Lua das Flores esse é meu filme preferido da temporada
Imagino Monk assistindo aos filmes e novelas nacionais, onde 99%dos negros são sempre "periféricos", principalmente no RJ, ou com temática nordestina onde todos falam "oxente" e "mainha", independente do estado em que se passa a história.
Estava ansiosa aguardando esta resenha!! Gostei muito do filme!! Obrigada querida Isabela!! Você é demais!!
Eu estava super ansioso pela sua crítica sobre esse filme... eu adorei, me diverti horrores!
Eu amei esse filme! Vi minha família, nele. É divertido e emocionante!
Se fosse um filme lactate estaria com marketing. Graças 🙏🏾 é só um filme normal e bem feita.
Assiti ao filme e adorei. No início não botei nenhuma fé mas ao longo da narrativa fiquei cativado e o final melhorou ainda a experiência! RECOMENDO
Muitos sinalizadores de virtude se viram no espelho, não é mesmo?
Nao vi o filme ainda mas a sinopse me lembrou um pouco A Hora Do Show , filme maravilhoso mas muito pouco conhecido do Spike Lee.
Eu vi ontem que está na Prime Vídeo, mas acabei assistindo Amsterdam. Que gostei muito 😊
ISABELLAAAAA, faz uma review sobre westworld, sei que ja acabou mas caso voce tenha assistido queria muito saber sua opiniao (alem do Jeffrey, temos na serie um leque de atores maravilhosos)