Romir, assisti a esse vídeo e percebi que você faz vários cortes no vídeo, a fim de colocar as cartas na disposição adequada para explicar o jogo. Ótimo isso, sua explicação se torna clara, objetiva, segura. O seu canal é um dos melhores ou, talvez, o melhor para ensinar como jogar um board game. Sempre volto aqui. Parabéns, mais uma vez. Continue.
Fala meu amigo. Esbarrei com você no DOFF SP, mas na correria nem falei contigo. Seus vídeos são os que mais indico para o pessoal aprender jogos. Realizo encontros de board game na região serrana e suas explicações ajudam bastante. Parabéns
Canal maravilhoso sobre jogos. Descobri esse jogo a pouco tempo, e viciamos. Porem, jogamos com todos os personagens juntos (Embaixador e Inquisidor), e recentemente comprei o Bufão e Burocrata, que certamente não vão substituir nada, vão entrar para salada kkk
Você é ótimo. Explicou muito bem. Me inscrevi só por isso e na boa expectativa de ver explicações tão boas para outros jogos que quero comprar. Obrigado e parabéns!
Conheci o jogo ontem com uns amigos, gostei muito do jogo e ja to querendo comprar!! Mas reparei que estávamos jogando um pouco errado, pois o jogo estava com a expansão do inquisidor, mas não foi retirado o embaixador.. e acredito que tenham outras coisas tbm.. mas tirando isso funcionou o jogo..
Tenho uma dúvida sobre a as ações contrarias dos personagens. Os personagens podem usar ações contrarias em assuntos de terceiros? Como o jogar A diz ter a Condessa para impedir o assassinato entre o jogador B e C. Ou o Embaixador/Inquisitor e capitão evitar que outro jogador seja roubado por outro?
Boa tarde só ficou uma dúvida 13:42. Se eu fui fazer um assassinato e meu oponente disse que tinha a condessa é eu como assassino contestei , ele mostra a carta da mesma era pra eu perder uma carta não por ter contestado errado
Se você tem o assassino e tentou assassinar alguém, mas esta pessoa alega ter a condessa e você mesmo contestou, pode acontecer duas coisas: 1. Ela não tinha a condessa e estava blefando: esta pessoa perde duas influências (uma pelo assassino e outra por ter sido contestada e ter blefado). 2. Ela tinha a condessa: ela não perde carta alguma e o jogador que alegou ter o assassino que perderá uma influência por ter contestado ela.
Ótimo vídeo. Uma dúvida, quando eu dou golpe de estado em alguém, eu que escolho qual das cartas ele deve abrir, ou ele que escolhe a carta que ele quiser perder?
se eu for o capitão e tentar roubar o player 2 da mesa, mas o player 3 tem o capitão também, ele pode bloquear a minha ação mesmo se eu não estiver roubando dele?
Tenho uma dúvida, em jogos com o Inquisidor posso olhar uma carta de um oponente em uma rodada, na rodada seguinte se eu quiser olhar uma carta dele de novo, ele é obrigado a me mostrar a outra carta que eu ainda não vi? Pq se não os jogadores ficam mostrando várias vezes a mesma carta e o poder fica meio sem graça. Alguém pode me responder? Obrigada!
Quem escolhe a carta a ser mostrada é a vítima, ou seja, a menos que seja obrigada a trocar, ela pode sim sempre mostrar a mesma carta. Se não fosse assim, o inquisidor seria uma carta muito poderosa.
2 ปีที่แล้ว +1
uma duvida , caso eu diga que tenho certa influencia eu tenho que indicar qual carta ela representa? exemplo , eu tenho nao tenho o duque e mesmo assim falo que tenho eu tenho que apontar com o dedo para a minha carta virada para baixo? sendo eu contestado tenho que revelar a minha carta de influencia que apontei ou as duas?
A expansão inclui o asilo e as cartas de religião. Basicamente na versão da expansão, além das 2 cartas e 2 moedas que cada jogador recebe, ele também recebe uma carta de religião (protestante ou católica) por exemplo, se forem jogar de 6 pessoas, 3 jogadores ficam como protestantes e 3 católicos. Pessoas que tem a mesma religião, não podem atacar umas as outras, só pessoas de religião diferente, e é aí que entra o asilo. Você pode pagar 1 moeda ao asilo, e mudar a sua religião, ou você pode pagar 2 moedas ao asilo e mudar a religião de outro jogador. Vc também pode alegar não ter o duque, e pegar as moedas do asilo. Eu gosto mais de jogar sem a expansão, mas coma expansão tbm é legal
Mas sempre quem contesta perde influência, certo? Se eu usar assassino, o adversário bloquear com condessa sem mostrar, e eu contestar que ele tenha a condessa, ele mostra sua condessa e eu perco uma influência, certo?
Quando eu acabo com as influências de um jogador, todas as moedas deles vem para mim correto ? Tem uma quantidade máxima de moedas que pode ficar comigo ? Ou posso ficar por exemplo com 18 moedas
Um jogador que perde todas as suas influências entrega todas as suas moedas para o Tesouro Central. Além disto, se um jogador começa o turno com 10 ou mais moedas, ele deve, obrigatoriamente, dar um golpe.
Boa tarde meu amigo, me tira uma dúvida pq no coup tem uma parte no manual diz 15 cartas com artes iguais ( menos informações reveladas aos jogadores ) e o outro diz ( artes diferentes mais informações sair reveladas aos jogadores ).
Se eu fui desafiada ao fazer uma ação, mas estava blefando, eu tenho que mostrar uma carta (escolhida por mim) para os todos os jogadores ou posso simplesmente descartar uma carta para o monte, não revelando qual influência eu realmente tinha?
Eu tenho uma dúvida. Sempre que eu for contestada e revelar a minha influência provando que eu a tenho, eu terei que trocar essa influência no baralho da corte? Por que ela seria revelada para todos.
Excelente explicação, obrigada! Uma dúvida: quando se dá um golpe de estado é o jogador que deu o golpe quem escolhe a influência a ser excluída ou é o jogador que sofreu o golpe quem escolherá? Desde já, muito obrigada!
Boa noite, se puder sanar essa dúvida, eu agradeço. O jogador A realizou uma ação de personagem e o jogador B o constestou, mas o jogador A blefou e não tinha a carta que alegou ter. O jogador A perderia um influência e não completaria a ação ou o jogador A pode desistir da jogada, não perde a influência e não realiza a ação?
Quando alguém perde uma influência, ela volta pro monte de compra? A pessoa é obrigada a mostrar qual influência perdeu? Seja por contestação, assassinado ou golpe de estado?
Você diz que a cada tradução é feita uma nova arte, e ja houveram 13 traduções, mas eu não achei nenhuma arte diferente além da brasileira e da brasileira e da americana, se conseguir me ajudar a achar algum lugar que fale ou mostre elas, me ajudaria muito, obrigado.
Quando perco uma carta ela fica virada na minha frente pra que todos possam ver durante todo o jogo ou somente naquela rodada? Ou seja, ela volta para o monte na próxima rodada?
Não… o embaixador permite comprar 2 cartas e trocar nenhuma, uma ou as duas com suas cartas baixadas, sempre devolvendo, ao final, duas cartas para o baralho. Isto significa que você fica com a mesma quantidade de influências que possuía antes de usar o embaixador.
Tenho uma dúvida O inquisidor quando escolhe ver a carta de outro jogador por duas vezes ( em jogadas separadas) o jogador q for mostrar é obrigado a mostrar uma carta diferente ou ele pode mostrar a mesma??
Uma pergunta. Você disse que se o assassino for matar alguém, e este disser que tem a condeça e eu contestar e ele não tiver, ele perde a condeça por ter contestado e ainda perde a carta que foi algo do assassino. Eliminando assim duas cartas de uma vez só. Não vi essa orientação nas regras. De onde você tirou a informação?
Meu amigo me tire uma dúvida, joguei com um grupo de 7 pessoas ( todos iniciaram com uma moeda, nas 4 primeiras rodadas todos disseram q era duque e as moedas de prata acabaram e n dava pra substituir pelas de 5, como proceder nessa situação?
Embora as regras não especifiquem está situação, como já vi este jogo em vários demos e eram usados montes arbitrários de moedas, eu diria que o dinheiro não é limitado e você deve usar um substituto temporário, caso aconteça.
Romir, ao substiruir a carta que foi exibida em uma contestação, o jogador tem que, efetivamente trocar a carta, ou pode reuni-las na mão (a nova e a exibida) e escolher uma para devolver, deixando os outros sem saber com qual carta ele realmente ficou?
Teoricamente não. Quando você diz que tem o assassino, qualquer um pode te contestar. Se ninguém o fizer, o jogador assassinado pode dizer que tem a condessa, e qualquer um pode contestar ele.
Seus videos são top. Uma duvida no coup, entre 2 jogadores. Na regra fala sobre o golpe opcional em nomear um personagem. Exemplo, dou o golpe em assassino, digo para o oponente. Se ele tiver o assassino, o golpe é bem sucedido, se ele não tiver, é usada a ação do embaixador, que troca as cartas, até por que ele teve que me provar que não tem o assassino. Mas e eu, como fico? Nesse caso, quem perderia uma influência seria eu? E paga as 7 moedas da mesma forma?
Primeiro, Coup não é um jogo para 2 e não fica bom em 2. A variante nunca funcionou direito. Isto dito, não entendi sua pergunta. Se você deu um Golpe, ou seja, você pagou as 7 moedas, o golpe sempre é bem sucedido e seu oponente perde uma influência. Voce não dá o golpe em um tipo de personagem e nem tem como ser detido.
Uma dúvida, se sou eu falo que tenho o duque e quero comprar 3 moedas e alguém me contesta e eu realmente tenho o duque. A pessoa que contestou perde uma influência e eu tenho que trocar de carta. Porém, as 3 moedas eu não pego, troco de carta e não tenho mais nenhuma ação na rodada? Tenho que passar a minha vez?
@@RomirPlayHouse então nesse caso se eu realmente tiver o duque eu não devolvo as 3 moedas pro banco, eu fico com elas e depois eu troco de carta pois revelei que tinha o duque. É isso?
Dúvida: se eu tento a ação de uma assassino contra um jogador A, somente o A pode me bloquear com a Condessa ou um jogador B pode bloquear meu assassino contra A?
@@RomirPlayHouse Qualquer jogador pode usar a condeça para proteger um outro jogador? Como assim? Até onde eu saiba, qualquer jogador pode contestar, mas também usar a condeça para defender um outro jogador não sabia dessa não.
Você está certo. Minha resposta anterior foi realmente dúbia. Qualquer jogador pode contestar, mas só o alvo pode usar a condessa como defesa. Acabei falando bloquear no sentido da contestação de uma forma errada.
Romir, no caso... usar uma condessa sobre uma ação de assassino só vale mesmo para fazê-lo perder as três moedas? Fora isso, melhor seria apenas contestá-lo normalmente? Principalmente se você não tiver a condessa, e ambos estejam mentindo... por exemplo: O jogador A (que não tem o assassino) faz uma ação de assassinato contra o jogador B (que só tem uma única carta). Então, o jogador B tenta bloquear, blefando ao dizer que tem a condessa; sendo ele em seguida contestado pelo jogador A, que diz que B não tem a condessa. Nesse caso, B não pode mais contestar a veracidade do jogador A (e dizer que duvida que A realmente tenha o assassino)? O jogador B perde ao revelar o blefe, sem o jogador A precisar revelar que também blefou (tipo: os dois revelando ao mesmo tempo suas cartas devido a tal impasse)?
Opa Romir, ainda não ficou tão claro essa parte, por exemplo: Toda vez que você diz que tem tal influencia e é contestado, você tem que mostrar, certo? O jogador A blefa que tem o assassino e o jogador B blefa que tem condessa (nesse exemplo vamos supor que ambos estão com as duas influencias no jogo ainda), no caso o jogador A pode questionar a condessa do jogador B, sendo assim se o jogador B não tiver a condessa ele perde uma vida por blefar e ser pego e a outra vida pelo assassinato. Mas e depois disso? O jogador A TEM QUE REVELAR o assassino, jogar no monte e pegar uma nova carta, como ele vai fazer isso se ele blefou? Ele revela qualquer outra carta e fala que blefou?
Eu tenho uma dúvida. Se eu tento usar a habilidade do assassino, porém não tenho essa influencia e sou contestado, você falou que a pessoa recebe o dinheiro de volta, mas não disse se eu perco uma influência ou não...
Sempre que um jogador perde uma contestação, ele perde uma influência. Se o jogador escolheu o assassino, mas não o possuía e foi contestado, ele não gasta o dinheiro, mas perde uma influência.
E se o jogador A disser que tem o assassino e o jogador B (alvo do assassino) disser que tem a condessa e provar pos contestação que realmente ele tem a condessa.o jogador A perde o dinheiro e a influência?
Vamos lá. Depende do que exatamente você está falando. Se o jogador A diz ter o assassino e o jogador B diz ter a condessa e o jogador B foi contestado e revela ter mesmo a condessa, então quem contestou perde uma influência e o jogador A não realiza o assassinato porque a condessa o bloqueou, porém terá gasto o dinheiro. Note que neste cenário o jogador A não teve que mostrar sua carta porque em nenhum momento ele foi contestado. Apenas o jogador B foi contestado.
Olá, Romir, e se o jogador A diz ter o assassino e ataca o jogador B que tem a condessa mas decide contestar a existêcia do assassino do jogador A, se o Jogador A assim tiver o assassino, o jogador B perde as duas cartas após o erro de contestação de assassino mesmo tendo a condessa? Ou perde apenas uma exceto a condessa?
Para resolver este cenário, você tem que entender que isto não acontece simultaneamente. O jogador B contestou o jogador A, e acabou contestando errado, porque o assassino estava com o jogador A. O resultado é que o jogador B perde uma influência. Como ele possui duas, ele perde a que não era a Condessa. Agora, antes do assassino realizar seu poder, o jogador A pode dizer que sua última influência e a condessa, tentando evitar o assassinato.
Uma dúvida digamos que eu tenha perdido todas as minha influência... Essas cartas vão para a corte e ser embaralhadas ou elas continua na mesa e os outros continuam jogando?
Você pode jogar com todas as cartas, normalmente, só entregando uma moeda no início da partida a cada jogador. Alternativamente você pode separar 3 conjuntos, cada um com 5 cartas de personagens diferentes. Cada jogador pega um conjunto e escolhe uma carta, descartando todas as demais. O terceiro grupo é embaralhado é uma carta entregue a cada jogador. As outras 3 formam o monte de compra. Mas a verdade é que o jogo não é bom em apenas 2 jogadores.
Romir, por favor me tire uma dúvida... O jogador A paga 3 moedas e declara que ira assassinar o jogador B, que possui apenas uma influencia. O jogador B por possuir apenas uma influencia, pode contestar? Pois ele nao tem 2 influências para perder. Ou ate mesmo pode blefar falando que possui a Condessa, ja que de qualquer forma ele irá morrer? Vc tem alguma alternativa para este tipo de situação? Pergunto isso pq é o unico furo nas minhas jogatinas de Coup, pois nao da pra blefar que é o assassino quando seu adversário possui apenas uma influencia. Grande abraco!
@@RomirPlayHouse então, neste ponto que eu fico em dúvida. Já que o Jogador B está sendo assassinado e já não possui mais nada a perder, claro que todas as vezes ele irá contestar o assassino, pelo menos na minha mesa é isso que acontece. Logo, o assassino só pode blefar se seu adversário possui 2 influências, pois caso contrário tentar assassinar será um suicídio.
Negativo. Se você blefa que tem o assassino e não foi contestado, o assassinato ocorrerá. Aí, se seu alvo blefa que tem a condessa, você mesmo, o assassino, pode contestar. Se for um blefe, ele morre antes mesmo do assassinato acontecer, pela contestação do blefe.
Romir, e se acontecer de alguém, durante o jogo, não possuir mais nenhuma moeda? Essa pessoa perde o jogo também ou ela só perde quando não tiver mais as suas duas influências?
Na teoria 2 jogadores não podem bloquear simultaneamente você com o Duque. As contra-cartas são jogadas em ordem de turno (teoricamente todos os jogadores tem a oportunidade de fazer uma contra-ação). O problema surge porque, na prática, o que acontece é que um jogador rapidamente fala que é o Duque e pronto. Mas se dois jogadores falarem simultaneamente serem o Duque, na verdade o mais próximo do jogador ativo que tiver alegado ser o Duque é que realmente realizou a ação e poderá ou não ser contestado.
Esta é uma definição bem controversa, posto que muitos jogos de tabuleiro também usam cartas e muitos jogos de cartas usam elementos de jogos de tabuleiro (incluindo, muitas vezes, um tabuleiro). Se você se refere a apenas jogos que não tem nenhuma forma de carta, existe (ou existiu, porque está esgotado a anos) Fische Fluppen Frikadellen, que permitia jogar em até 15 jogadores simultaneamente, por exemplo. Já se trata-se de um jogo de tabuleiro mas poderia conter cartas, Cash n Guns, com a expansão Yakuza, se não me engano acomodava até 10 ou 12 jogadores. E, em uma última instância, ainda poderia incluir quase todos os jogos de roll & write, pois a maioria consegue alocar uma quantidade praticamente ilimitada de jogadores simultaneamente, só precisando de folhas para escrever e de uma forma de que todos tenham acesso às rolagens de dados. Com algumas alterações, Catan possui regras para o chamado Big Catan, que gera um tabuleiro modular permitindo alocar mais jogadores de forma escalonada (é o modo de Catan usado quando se tenta quebrar o recorde mundial de maior quantidade de pessoas jogando o mesmo jogo). Da mesma forma, com certas alterações, pode ser feito o mesmo com Carcassonne. Para estes dois últimos, porém, são necessárias varias cópias do jogo.
Só esclarecendo. Considero Pandemic um jogo de tabuleiro, embora contenha cartas. (Quase todos têm.) Já Splendor, Coup, etc, para mim não são jogos de tabuleiro. Justamente pela ausência de um tabuleiro. Como que a confirmar a máxima de minha tia - "o ser humano é contraditório" - nunca me incomodou Rummikub ser considerado um jogo de tabuleiro, e eu mesmo o considero assim. Mesmo ele sendo originalmente um jogo de CARTAS! Vai entender! Talvez seja pela fato de eu gostar muito de Rummikub. Humanos realmente não são muito coerentes...
Remir, quando o jogador dá um golpe de estado, as moedas utilizadas vão para o banco ou ficam com ele? Caso fiquem com ele, ele já pode dar outro golpe de estado na próxima rodada e assim, sucessivamente?
Olá você acha muito necessário um sleeve pro coup ou ele já resistente o suficiente? Que cê me diz? Já que você não está usando gostaria de saber se é possível usar o coup sem sleeve e ter uma boa durabilidade tendo em vista que ele seria bem cuidado.
Se você cuidar bem ele tem uma boa durabilidade, mas você está errado quanto a meu jogo. Se ele estava sem Sleeve é apenas porque tirei para fazer o vídeo... hahahahaha
O que acontece se eu tiver o duque e outro cara com o duque quiser me bloquear? E no começo você diz que pode pegar 2 moedas com o duque mas depois com 3...não entendi a diferença kk
Eu acho que você confundiu as ações e os bloqueios. Uma das possíveis ações é pedir Ajuda Externa, que lhe traz 2 moedas. Esta ação pode ser bloqueada por um jogador que alegue ter o Duque. Outra ação é usar a habilidade do Duque, caso você alegue ter o duque. Neste caso, você recebe 3 moedas e esta ação não tem bloqueio.
Boa tarde Romir, ótimo vídeo, porém, eu tenho uma dúvida.... Vamos supor uma jogada.... envolvendo 3 jogadores: A, B e C. O jogador A, falou que é o assassino e vai assassinar uma Influencia do jogador B, antes do jogador B bloquear ou até mesmo contestar, entra o jogador C na jogada e CONTESTA o jogador A alegando que ele não possui o assassino. Então, o jogador A prova que realmente TEM o assassino e o jogador C perde uma influencia..... PORÉM, o jogador B que foi o que sofreu a ação do assassino, também perde uma Influencia?... Ou existe algum padrão/sequência, exemplo: O jogador A, falou que é o assassino e vai assassinar uma Influencia do jogador B, então o jogador B é o PRIMEIRO a decidir se vai bloquear ou contestar ou somente perder uma influencia e então, após a "ação" do jogador B, só aí os demais jogadores podem contestar o jogador A. Espero que tenha entendido minha dúvida, abraços.
Qualquer um pode decidir contestar. No seu exemplo, o jogador C perde uma influência. Em seguida, o jogador A continuará fazendo uso do Assassino, logo, a menos que seja bloqueado, o jogador B também perderá uma influência. Caso o jogador A tivesse blefado, ele perderia uma influência e nada mais aconteceria.
Fiquei com uma dúvida, ela é meio extensa, ela é: Jogador A usa ação ofensiva contra jogador B, por exemplo assassinar, antes do jogador B falar ou fazer qualquer coisa, jogador C constesta o assassino do jogador A, no caso do jogador A realmente possuir o assassino, o jogador C perde uma carta, como de costume, porém, a ação contra o jogador B continua? Ela é cancelada?(como se o jogador C tivesse protegido o jogador B) ou essa ação ofensiva passa para o jogador C? Espera que esteja entendível, e muito bom vídeo e jogo, muito obrigado ^^
@@RomirPlayHouse Muito obrigado, ahh, mais uma pergunta, nessa mesma situação, o jogador B ainda poderia declarar uma condessa para tentar se proteger?
Mas quando ele mostra que realmente ele tem essa carta de assassino ele tem que trocar de carta não? Eu entendi a pergunta mas não entendi muito bem a resposta, a ação contínua mesmo ele tendo trocado de carta por ter sido contestado e mostrado na mesa que realmente tem?
Opa Romir, tive uma duvida numa parte, se um jogador disser que tem um assassino, mas ele não tem, e ninguém contestar o assassinato segue normal? ou seja, a vitima do assassinato perde um influencia mesmo assim? foi só uma pequena duvida que veio na minha cabeça mesmo kkkk excelente vídeo parabéns!
Sempre que você tem 10 moedas, é obrigado a dar um golpe. Se eu entendi, sua dúvida é se todos os jogadores tem a mesma religião, como funcionaria. Se for isto, a partir do momento que todos tem a mesma religião, as restrições do tipo de religião não mais se aplicam.
Romir. Se uma pessoa diz que tem o Capitão e vai roubar as moedas de outra pessoa, uma terceira pessoa pode contestar? Ou é obrigado sempre contestar somente os envolvidos?
Moedas de ouro equivalem a 5 moedas normais. Se as moedas normais acabarem, simplesmente troque 5 normais por uma de ouro para ter mais moedas normais à disposição.
Romir, assisti a esse vídeo e percebi que você faz vários cortes no vídeo, a fim de colocar as cartas na disposição adequada para explicar o jogo. Ótimo isso, sua explicação se torna clara, objetiva, segura. O seu canal é um dos melhores ou, talvez, o melhor para ensinar como jogar um board game. Sempre volto aqui. Parabéns, mais uma vez. Continue.
E pensar que a arte desse jogo foi feita pelo meu antigo professor de desenho na faculdade, o incrível Weberson Santiago
Puxa que legal, parabéns ao seu professor
A arte dele é fantástica!
Fala meu amigo. Esbarrei com você no DOFF SP, mas na correria nem falei contigo. Seus vídeos são os que mais indico para o pessoal aprender jogos. Realizo encontros de board game na região serrana e suas explicações ajudam bastante. Parabéns
Fico muito feliz de saber que o Ilustrador foi meu professor de design e é daora demais saber a boa pessoa e o excelente profissional que ele é ❤
Heueheu eu só comprei o jogo pela arte na capa, nem li direito como era a gameplay. Parabéns pro seu professor
Canal maravilhoso sobre jogos. Descobri esse jogo a pouco tempo, e viciamos. Porem, jogamos com todos os personagens juntos (Embaixador e Inquisidor), e recentemente comprei o Bufão e Burocrata, que certamente não vão substituir nada, vão entrar para salada kkk
Sua didática de explicação é excelente. Valeu pelo video!
Obrigado pelo apoio!
Você é ótimo. Explicou muito bem. Me inscrevi só por isso e na boa expectativa de ver explicações tão boas para outros jogos que quero comprar. Obrigado e parabéns!
Valeu demais pelo apoio!!!
Assisti vários vídeos desse jogo e o seu foi o mais didático !
Conheci o jogo ontem com uns amigos, gostei muito do jogo e ja to querendo comprar!! Mas reparei que estávamos jogando um pouco errado, pois o jogo estava com a expansão do inquisidor, mas não foi retirado o embaixador.. e acredito que tenham outras coisas tbm.. mas tirando isso funcionou o jogo..
Muito bom! Ótimo conteúdo cara. Eu e o pessoal de casa gostamos muito desse jogo!! :)
Sensacional seu vídeo! Adorei o histórico do jogo além de só ir para as instruções
Valeu! É algo que eu sempre tento fazer…
Sua maneira de explicação é bem clara. Valeu pelo vídeo
Tenho uma dúvida sobre a as ações contrarias dos personagens. Os personagens podem usar ações contrarias em assuntos de terceiros? Como o jogar A diz ter a Condessa para impedir o assassinato entre o jogador B e C. Ou o Embaixador/Inquisitor e capitão evitar que outro jogador seja roubado por outro?
Qualquer jogador pode contestar um personagem, porém só o jogador afetado pode alegar ter um personagem (como a condessa) para bloquear uma ação.
Vir muita análise mais só a sua foi top obrigado explicação de preparação top
Obrigado por assistir!
Muito bom o vídeo, cara. Bem didático
obrigado por assistir
Comprei novamentee este vídeo foi show.
Muito bom vídeo. Eu gosto mais com a expansão, acho mais estratégico, além do blefe haha
Boa tarde só ficou uma dúvida 13:42. Se eu fui fazer um assassinato e meu oponente disse que tinha a condessa é eu como assassino contestei , ele mostra a carta da mesma era pra eu perder uma carta não por ter contestado errado
Se você tem o assassino e tentou assassinar alguém, mas esta pessoa alega ter a condessa e você mesmo contestou, pode acontecer duas coisas:
1. Ela não tinha a condessa e estava blefando: esta pessoa perde duas influências (uma pelo assassino e outra por ter sido contestada e ter blefado).
2. Ela tinha a condessa: ela não perde carta alguma e o jogador que alegou ter o assassino que perderá uma influência por ter contestado ela.
Excelente vídeo! Vou adquirir esse jogo com certeza. Obs: alguém já comentou que sua voz é idêntica a do Rafinha Bastos? Haha
Cara, sim. Eu tava tentando lembrar de quem a voz dele me lembra
Explicação perfeita, me ajudou muito!
Feliz de ter ajudado! Obrigado por assistir
Muito bom o vídeo, parabéns.
Obrigado por assistir
Você sabe muitoooo!!!! Excelente!
Romy se você puder fazer a explicação das expansões do The Resistance 2 edição eu agradeço ( modo Desertor, Inquisidor e Assassino pls ).
Infelizmente não tenho ele e não acredito que ele venha para o Brasil
@@RomirPlayHouse O The resistance que comprei a segunda edição vem com 3 expansões, modo desertor, modo inquisidor e modo assassino.
@@RomirPlayHouse tem no Brasil sim. Faz o vídeo por favor :)
@@RomirPlayHouse Tem ele no Brasil rsrs. O meu chegou essa semana.
Sabe dizer qual tamanho de sleeve comprar pras cartas?
70x120mm
Ótimo vídeo.
Uma dúvida, quando eu dou golpe de estado em alguém, eu que escolho qual das cartas ele deve abrir, ou ele que escolhe a carta que ele quiser perder?
Sim, ele escolhe a carta que vai perder.
Muito obrigado pela atenção. Ganhou um inscrito!
Este com respeito a Máscarade qual prefiere e porque?
Ambos são muito bons, cada um dentro da sua proposta.
Tenho vídeo dele também. Sugiro que você de uma olhada e faça seu julgamento de valor
se eu for o capitão e tentar roubar o player 2 da mesa, mas o player 3 tem o capitão também, ele pode bloquear a minha ação mesmo se eu não estiver roubando dele?
Somente o personagem sendo afetado pode tentar bloquear, logo, está situação não seria possível.
Tenho uma dúvida, em jogos com o Inquisidor posso olhar uma carta de um oponente em uma rodada, na rodada seguinte se eu quiser olhar uma carta dele de novo, ele é obrigado a me mostrar a outra carta que eu ainda não vi?
Pq se não os jogadores ficam mostrando várias vezes a mesma carta e o poder fica meio sem graça. Alguém pode me responder?
Obrigada!
Quem escolhe a carta a ser mostrada é a vítima, ou seja, a menos que seja obrigada a trocar, ela pode sim sempre mostrar a mesma carta.
Se não fosse assim, o inquisidor seria uma carta muito poderosa.
uma duvida , caso eu diga que tenho certa influencia eu tenho que indicar qual carta ela representa? exemplo , eu tenho nao tenho o duque e mesmo assim falo que tenho eu tenho que apontar com o dedo para a minha carta virada para baixo? sendo eu contestado tenho que revelar a minha carta de influencia que apontei ou as duas?
Você não aponta nada. So diz que tem.
Se alguém contestar, aí mostra se tem ou perde uma influencia
Para que serve as moedas grandes(amarelas)?
E como vejo para que serve a espanção?
As moedas grandes (ouro) equivalem a 5 moedas normais.
Eu não expliquei a expansão. Só olhando o manual.
A expansão inclui o asilo e as cartas de religião. Basicamente na versão da expansão, além das 2 cartas e 2 moedas que cada jogador recebe, ele também recebe uma carta de religião (protestante ou católica) por exemplo, se forem jogar de 6 pessoas, 3 jogadores ficam como protestantes e 3 católicos. Pessoas que tem a mesma religião, não podem atacar umas as outras, só pessoas de religião diferente, e é aí que entra o asilo. Você pode pagar 1 moeda ao asilo, e mudar a sua religião, ou você pode pagar 2 moedas ao asilo e mudar a religião de outro jogador. Vc também pode alegar não ter o duque, e pegar as moedas do asilo.
Eu gosto mais de jogar sem a expansão, mas coma expansão tbm é legal
Mas sempre quem contesta perde influência, certo? Se eu usar assassino, o adversário bloquear com condessa sem mostrar, e eu contestar que ele tenha a condessa, ele mostra sua condessa e eu perco uma influência, certo?
Você perde uma influência porque perdeu a contestação, não porque contestou.
Quando eu acabo com as influências de um jogador, todas as moedas deles vem para mim correto ? Tem uma quantidade máxima de moedas que pode ficar comigo ? Ou posso ficar por exemplo com 18 moedas
Um jogador que perde todas as suas influências entrega todas as suas moedas para o Tesouro Central.
Além disto, se um jogador começa o turno com 10 ou mais moedas, ele deve, obrigatoriamente, dar um golpe.
Boa tarde meu amigo, me tira uma dúvida pq no coup tem uma parte no manual diz 15 cartas com artes iguais ( menos informações reveladas aos jogadores ) e o outro diz ( artes diferentes mais informações sair reveladas aos jogadores ).
Onde está isto? Em que parte do manual
@@RomirPlayHouse Diz naquela carta separada maior onde tem a quantidade de jogadores 3-6 jogadores com artes iguais e 3-6 com artes diferentes.
Hahahahahaha... nunca tinha reparado nisto e não vejo realmente diferença exceto pelas artes distintas...
Se eu fui desafiada ao fazer uma ação, mas estava blefando, eu tenho que mostrar uma carta (escolhida por mim) para os todos os jogadores ou posso simplesmente descartar uma carta para o monte, não revelando qual influência eu realmente tinha?
Não. Você tem que mostrar.
Eu tenho uma dúvida. Sempre que eu for contestada e revelar a minha influência provando que eu a tenho, eu terei que trocar essa influência no baralho da corte? Por que ela seria revelada para todos.
Sim.
Excelente explicação, obrigada! Uma dúvida: quando se dá um golpe de estado é o jogador que deu o golpe quem escolhe a influência a ser excluída ou é o jogador que sofreu o golpe quem escolherá? Desde já, muito obrigada!
Quem sofreu o golpe que escolher
Boa noite, se puder sanar essa dúvida, eu agradeço. O jogador A realizou uma ação de personagem e o jogador B o constestou, mas o jogador A blefou e não tinha a carta que alegou ter. O jogador A perderia um influência e não completaria a ação ou o jogador A pode desistir da jogada, não perde a influência e não realiza a ação?
Blefe dado é blefe posto. Falou que é um personagem não pode voltar atrás. Se foi contestado, perde uma influência sem chance nem de reclamar…
@@RomirPlayHouse Muito obrigada pela atenção 😁
joguei uma vez e adorei!!! Like like
Quando alguém perde uma influência, ela volta pro monte de compra? A pessoa é obrigada a mostrar qual influência perdeu? Seja por contestação, assassinado ou golpe de estado?
Não... Influências perdidas devem ficar viradas para cima na frente do jogador.
Você diz que a cada tradução é feita uma nova arte, e ja houveram 13 traduções, mas eu não achei nenhuma arte diferente além da brasileira e da brasileira e da americana, se conseguir me ajudar a achar algum lugar que fale ou mostre elas, me ajudaria muito, obrigado.
Dá uma olhada no Boardgamegeek
Quando perco uma carta ela fica virada na minha frente pra que todos possam ver durante todo o jogo ou somente naquela rodada? Ou seja, ela volta para o monte na próxima rodada?
Fica aberto direto
Romir
Essa carta da preparação da CORTE vc elaborou ou veio com com o jogo que fala a quantidade de cartas separadas?
Vem com o jogo.
Nas versões mais atuais, não vem uma carta específica da preparação. Ela agora está nas páginas do manual e não mais uma carta específica para ela.
Romir, quais são as sleeves que devo comprar para Coup com a Reforma? São duas sleeves diferentes?
Sim. Você precisa de 64x88 e 70x120
Amigo, se eu for pegar uma ajuda externa(2moedas) e alguém disser que tem o Duque. Eu mesmo posso contestar ele ou somente algum outro jogador pode?
Voce mesmo pode contestar ele.
Minha dúvida é se o embaixador "restaura" uma das cartas mortas, já que ele deixa você modificar a mão. Essa dúvida tá sendo cruel pra mim haha!
Não… o embaixador permite comprar 2 cartas e trocar nenhuma, uma ou as duas com suas cartas baixadas, sempre devolvendo, ao final, duas cartas para o baralho.
Isto significa que você fica com a mesma quantidade de influências que possuía antes de usar o embaixador.
@@RomirPlayHouse Muito obrigado, melhor canal para esse tipo de conteúdo, maratonando seu canal desde que tive conhecimento!
As artes das cartas podem ser diferentes e iguais? Nao entendi mto oq o manual quis dizer
Existem cartas com a mesma ilustração e cartas com ilustrações diferentes para o mesmo personagem.
@@RomirPlayHouse isso nao impacta em nada no jogo certo?
Impacta sim. Teoricamente, com artes diferentes, contadores de cartas podem ter mais informação e fazerem deduções mais apuradas.
Tenho uma dúvida O inquisidor quando escolhe ver a carta de outro jogador por duas vezes ( em jogadas separadas) o jogador q for mostrar é obrigado a mostrar uma carta diferente ou ele pode mostrar a mesma??
Ele pode, se lembrar, ficar lhe mostrando a mesma carta.
@@RomirPlayHouse ah sim,obgdo 🙏🏽
Uma pergunta. Você disse que se o assassino for matar alguém, e este disser que tem a condeça e eu contestar e ele não tiver, ele perde a condeça por ter contestado e ainda perde a carta que foi algo do assassino. Eliminando assim duas cartas de uma vez só. Não vi essa orientação nas regras. De onde você tirou a informação?
Eu tirei esta informação do manual.
Na página 6, sob o tópico “Nota: Perigo duplo do Assassino” existe exatamente este exemplo que você descreveu.
Meu amigo me tire uma dúvida, joguei com um grupo de 7 pessoas ( todos iniciaram com uma moeda, nas 4 primeiras rodadas todos disseram q era duque e as moedas de prata acabaram e n dava pra substituir pelas de 5, como proceder nessa situação?
Embora as regras não especifiquem está situação, como já vi este jogo em vários demos e eram usados montes arbitrários de moedas, eu diria que o dinheiro não é limitado e você deve usar um substituto temporário, caso aconteça.
@@RomirPlayHouse vlw meu amigo obrigado continue postando jogos top hehe
Romir, ao substiruir a carta que foi exibida em uma contestação, o jogador tem que, efetivamente trocar a carta, ou pode reuni-las na mão (a nova e a exibida) e escolher uma para devolver, deixando os outros sem saber com qual carta ele realmente ficou?
Teoricamente precisa substituir
alguem tem mais dicas de jogos nesse nipe??? De cartas
Pot de Vin, Mascarade, werewolf
@@RomirPlayHouse valeu!!
É possível duas pessoas se contestarem ao mesmo tempo? Exemplo: Eu ser contestado pelo meu assassino e eu contestar a condessa?
Teoricamente não. Quando você diz que tem o assassino, qualquer um pode te contestar. Se ninguém o fizer, o jogador assassinado pode dizer que tem a condessa, e qualquer um pode contestar ele.
Muito bem explicado
Obrigado!
Comprei um pra jogar com amigos, vou mandar seu vídeo pra eles aprenderem as regras, muito obrigado🫂
Seus videos são top. Uma duvida no coup, entre 2 jogadores. Na regra fala sobre o golpe opcional em nomear um personagem. Exemplo, dou o golpe em assassino, digo para o oponente. Se ele tiver o assassino, o golpe é bem sucedido, se ele não tiver, é usada a ação do embaixador, que troca as cartas, até por que ele teve que me provar que não tem o assassino. Mas e eu, como fico? Nesse caso, quem perderia uma influência seria eu? E paga as 7 moedas da mesma forma?
Primeiro, Coup não é um jogo para 2 e não fica bom em 2. A variante nunca funcionou direito.
Isto dito, não entendi sua pergunta.
Se você deu um Golpe, ou seja, você pagou as 7 moedas, o golpe sempre é bem sucedido e seu oponente perde uma influência.
Voce não dá o golpe em um tipo de personagem e nem tem como ser detido.
A arte é de um amigo meu. Weberson Santiago. Ilustrador Top Brasileiro
Uma dúvida, se sou eu falo que tenho o duque e quero comprar 3 moedas e alguém me contesta e eu realmente tenho o duque. A pessoa que contestou perde uma influência e eu tenho que trocar de carta. Porém, as 3 moedas eu não pego, troco de carta e não tenho mais nenhuma ação na rodada? Tenho que passar a minha vez?
Você usa a ação contestada, caso tenha o personagem. Você só troca a influência para que ninguém mais saiba qual você possui.
@@RomirPlayHouse então nesse caso se eu realmente tiver o duque eu não devolvo as 3 moedas pro banco, eu fico com elas e depois eu troco de carta pois revelei que tinha o duque. É isso?
Isso.
Dúvida: se eu tento a ação de uma assassino contra um jogador A, somente o A pode me bloquear com a Condessa ou um jogador B pode bloquear meu assassino contra A?
Qualquer jogador pode bloquear
@@RomirPlayHouse Qualquer jogador pode usar a condeça para proteger um outro jogador? Como assim? Até onde eu saiba, qualquer jogador pode contestar, mas também usar a condeça para defender um outro jogador não sabia dessa não.
Você está certo. Minha resposta anterior foi realmente dúbia.
Qualquer jogador pode contestar, mas só o alvo pode usar a condessa como defesa.
Acabei falando bloquear no sentido da contestação de uma forma errada.
Romir, no caso... usar uma condessa sobre uma ação de assassino só vale mesmo para fazê-lo perder as três moedas? Fora isso, melhor seria apenas contestá-lo normalmente?
Principalmente se você não tiver a condessa, e ambos estejam mentindo... por exemplo:
O jogador A (que não tem o assassino) faz uma ação de assassinato contra o jogador B (que só tem uma única carta). Então, o jogador B tenta bloquear, blefando ao dizer que tem a condessa; sendo ele em seguida contestado pelo jogador A, que diz que B não tem a condessa.
Nesse caso, B não pode mais contestar a veracidade do jogador A (e dizer que duvida que A realmente tenha o assassino)?
O jogador B perde ao revelar o blefe, sem o jogador A precisar revelar que também blefou (tipo: os dois revelando ao mesmo tempo suas cartas devido a tal impasse)?
Sim, neste exemplo, blefar não leva a nada se você só tem uma carta o jogador que está tentando o assassinato tem duas
@@RomirPlayHouse Foi boa!
Opa Romir, ainda não ficou tão claro essa parte, por exemplo: Toda vez que você diz que tem tal influencia e é contestado, você tem que mostrar, certo? O jogador A blefa que tem o assassino e o jogador B blefa que tem condessa (nesse exemplo vamos supor que ambos estão com as duas influencias no jogo ainda), no caso o jogador A pode questionar a condessa do jogador B, sendo assim se o jogador B não tiver a condessa ele perde uma vida por blefar e ser pego e a outra vida pelo assassinato. Mas e depois disso? O jogador A TEM QUE REVELAR o assassino, jogar no monte e pegar uma nova carta, como ele vai fazer isso se ele blefou? Ele revela qualquer outra carta e fala que blefou?
Mas no seu exemplo, ninguém contestou o jogador A, então não importa se ele blefou ou não. Ele usa o poder do assassino e passa a vez.
Eu tenho uma dúvida. Se eu tento usar a habilidade do assassino, porém não tenho essa influencia e sou contestado, você falou que a pessoa recebe o dinheiro de volta, mas não disse se eu perco uma influência ou não...
Sempre que um jogador perde uma contestação, ele perde uma influência.
Se o jogador escolheu o assassino, mas não o possuía e foi contestado, ele não gasta o dinheiro, mas perde uma influência.
E se o jogador A disser que tem o assassino e o jogador B (alvo do assassino) disser que tem a condessa e provar pos contestação que realmente ele tem a condessa.o jogador A perde o dinheiro e a influência?
Vamos lá. Depende do que exatamente você está falando.
Se o jogador A diz ter o assassino e o jogador B diz ter a condessa e o jogador B foi contestado e revela ter mesmo a condessa, então quem contestou perde uma influência e o jogador A não realiza o assassinato porque a condessa o bloqueou, porém terá gasto o dinheiro.
Note que neste cenário o jogador A não teve que mostrar sua carta porque em nenhum momento ele foi contestado. Apenas o jogador B foi contestado.
Olá, Romir, e se o jogador A diz ter o assassino e ataca o jogador B que tem a condessa mas decide contestar a existêcia do assassino do jogador A, se o Jogador A assim tiver o assassino, o jogador B perde as duas cartas após o erro de contestação de assassino mesmo tendo a condessa? Ou perde apenas uma exceto a condessa?
Para resolver este cenário, você tem que entender que isto não acontece simultaneamente.
O jogador B contestou o jogador A, e acabou contestando errado, porque o assassino estava com o jogador A. O resultado é que o jogador B perde uma influência. Como ele possui duas, ele perde a que não era a Condessa.
Agora, antes do assassino realizar seu poder, o jogador A pode dizer que sua última influência e a condessa, tentando evitar o assassinato.
Uma dúvida digamos que eu tenha perdido todas as minha influência... Essas cartas vão para a corte e ser embaralhadas ou elas continua na mesa e os outros continuam jogando?
São descartadas.
@@RomirPlayHouse ah sim entendi
Como joga com dois jogadores? Quantas cartas são? Duas de cada influência? Três de cada influência?
Você pode jogar com todas as cartas, normalmente, só entregando uma moeda no início da partida a cada jogador.
Alternativamente você pode separar 3 conjuntos, cada um com 5 cartas de personagens diferentes. Cada jogador pega um conjunto e escolhe uma carta, descartando todas as demais. O terceiro grupo é embaralhado é uma carta entregue a cada jogador. As outras 3 formam o monte de compra.
Mas a verdade é que o jogo não é bom em apenas 2 jogadores.
Amei o jogo quero comprar
Romir, por favor me tire uma dúvida...
O jogador A paga 3 moedas e declara que ira assassinar o jogador B, que possui apenas uma influencia.
O jogador B por possuir apenas uma influencia, pode contestar? Pois ele nao tem 2 influências para perder. Ou ate mesmo pode blefar falando que possui a Condessa, ja que de qualquer forma ele irá morrer? Vc tem alguma alternativa para este tipo de situação?
Pergunto isso pq é o unico furo nas minhas jogatinas de Coup, pois nao da pra blefar que é o assassino quando seu adversário possui apenas uma influencia. Grande abraco!
Claro que o jogador a ser assassinado pode blefar. Se mentir e for pego, perdeu.
@@RomirPlayHouse então, neste ponto que eu fico em dúvida. Já que o Jogador B está sendo assassinado e já não possui mais nada a perder, claro que todas as vezes ele irá contestar o assassino, pelo menos na minha mesa é isso que acontece. Logo, o assassino só pode blefar se seu adversário possui 2 influências, pois caso contrário tentar assassinar será um suicídio.
Negativo.
Se você blefa que tem o assassino e não foi contestado, o assassinato ocorrerá.
Aí, se seu alvo blefa que tem a condessa, você mesmo, o assassino, pode contestar. Se for um blefe, ele morre antes mesmo do assassinato acontecer, pela contestação do blefe.
Como fala sobre informações desnessárias
Se eu for contestado eu sou obrigado a provar ou posso desistir de realizar a ação e continuar com as duas influências?
Você é obrigado a provar. Não tem voltar atrás…
canal perfeito
Valeu!!!
Romir, e se acontecer de alguém, durante o jogo, não possuir mais nenhuma moeda? Essa pessoa perde o jogo também ou ela só perde quando não tiver mais as suas duas influências?
Ela só perde se não tiver influência. Enquanto tiver influência ela sempre pode alegar ser o Duque… 😉
Boa tarde
E se no momento em que vc for pegar a receita externa mais de um jogador te bloquear alegando que tem o duque?
Na teoria 2 jogadores não podem bloquear simultaneamente você com o Duque. As contra-cartas são jogadas em ordem de turno (teoricamente todos os jogadores tem a oportunidade de fazer uma contra-ação).
O problema surge porque, na prática, o que acontece é que um jogador rapidamente fala que é o Duque e pronto. Mas se dois jogadores falarem simultaneamente serem o Duque, na verdade o mais próximo do jogador ativo que tiver alegado ser o Duque é que realmente realizou a ação e poderá ou não ser contestado.
@@RomirPlayHouse muito obrigado pela atenção!!!
Se eu blefar que eu tenho o duque para impedir alguém de usar a ajuda externa e for descoberto que eu blefei, não perco uma influência?m
Sem dúvida.
Perde sim
Existe algum jogo DE TABULEIRO para 7 ou mais jogadores? Obviamente, quando digo jogo de tabuleiro eu *não estou* querendo dizer jogo de CARTAS.
Esta é uma definição bem controversa, posto que muitos jogos de tabuleiro também usam cartas e muitos jogos de cartas usam elementos de jogos de tabuleiro (incluindo, muitas vezes, um tabuleiro).
Se você se refere a apenas jogos que não tem nenhuma forma de carta, existe (ou existiu, porque está esgotado a anos) Fische Fluppen Frikadellen, que permitia jogar em até 15 jogadores simultaneamente, por exemplo.
Já se trata-se de um jogo de tabuleiro mas poderia conter cartas, Cash n Guns, com a expansão Yakuza, se não me engano acomodava até 10 ou 12 jogadores.
E, em uma última instância, ainda poderia incluir quase todos os jogos de roll & write, pois a maioria consegue alocar uma quantidade praticamente ilimitada de jogadores simultaneamente, só precisando de folhas para escrever e de uma forma de que todos tenham acesso às rolagens de dados.
Com algumas alterações, Catan possui regras para o chamado Big Catan, que gera um tabuleiro modular permitindo alocar mais jogadores de forma escalonada (é o modo de Catan usado quando se tenta quebrar o recorde mundial de maior quantidade de pessoas jogando o mesmo jogo). Da mesma forma, com certas alterações, pode ser feito o mesmo com Carcassonne. Para estes dois últimos, porém, são necessárias varias cópias do jogo.
Nossa! Que bela resposta. Obrigado. 👍
Só esclarecendo. Considero Pandemic um jogo de tabuleiro, embora contenha cartas. (Quase todos têm.) Já Splendor, Coup, etc, para mim não são jogos de tabuleiro. Justamente pela ausência de um tabuleiro.
Como que a confirmar a máxima de minha tia - "o ser humano é contraditório" - nunca me incomodou Rummikub ser considerado um jogo de tabuleiro, e eu mesmo o considero assim. Mesmo ele sendo originalmente um jogo de CARTAS! Vai entender! Talvez seja pela fato de eu gostar muito de Rummikub. Humanos realmente não são muito coerentes...
Remir, quando o jogador dá um golpe de estado, as moedas utilizadas vão para o banco ou ficam com ele? Caso fiquem com ele, ele já pode dar outro golpe de estado na próxima rodada e assim, sucessivamente?
Não… o jogador tem que pagar para o banco.
@@RomirPlayHouse Muita gentileza em responder. Obrigada!
Top vou comprar
Romir, como que funciona a reforma que você comentou no vídeo? Já tem algum vídeo explicando sobre ela?
Não tenho, infelizmente
Olá você acha muito necessário um sleeve pro coup ou ele já resistente o suficiente? Que cê me diz? Já que você não está usando gostaria de saber se é possível usar o coup sem sleeve e ter uma boa durabilidade tendo em vista que ele seria bem cuidado.
Se você cuidar bem ele tem uma boa durabilidade, mas você está errado quanto a meu jogo. Se ele estava sem Sleeve é apenas porque tirei para fazer o vídeo... hahahahaha
Queria comentar que a arte americana é feita por brasileiro tambem.
Quantas moedas deve ter no banco?
Banco seria o Tesouro Central? Se for isto, ele pode ser considerado infinito.
@RomirPlayHouse Ah, eu achei que para tantos jogadores tinha um tanto de moedas no tesouro.
Não… não precisa limitar a quantidade
Ótimo vídeo.
Muito legal ^^
O que acontece se eu tiver o duque e outro cara com o duque quiser me bloquear?
E no começo você diz que pode pegar 2 moedas com o duque mas depois com 3...não entendi a diferença kk
Eu acho que você confundiu as ações e os bloqueios.
Uma das possíveis ações é pedir Ajuda Externa, que lhe traz 2 moedas. Esta ação pode ser bloqueada por um jogador que alegue ter o Duque.
Outra ação é usar a habilidade do Duque, caso você alegue ter o duque. Neste caso, você recebe 3 moedas e esta ação não tem bloqueio.
Pode pedir análise?
Como assim?
Muito bom, obrigado
muito bom
Boa tarde Romir, ótimo vídeo, porém, eu tenho uma dúvida....
Vamos supor uma jogada.... envolvendo 3 jogadores: A, B e C.
O jogador A, falou que é o assassino e vai assassinar uma Influencia do jogador B, antes do jogador B bloquear ou até mesmo contestar, entra o jogador C na jogada e CONTESTA o jogador A alegando que ele não possui o assassino.
Então, o jogador A prova que realmente TEM o assassino e o jogador C perde uma influencia..... PORÉM, o jogador B que foi o que sofreu a ação do assassino, também perde uma Influencia?...
Ou existe algum padrão/sequência, exemplo:
O jogador A, falou que é o assassino e vai assassinar uma Influencia do jogador B, então o jogador B é o PRIMEIRO a decidir se vai bloquear ou contestar ou somente perder uma influencia e então, após a "ação" do jogador B, só aí os demais jogadores podem contestar o jogador A.
Espero que tenha entendido minha dúvida, abraços.
Qualquer um pode decidir contestar. No seu exemplo, o jogador C perde uma influência. Em seguida, o jogador A continuará fazendo uso do Assassino, logo, a menos que seja bloqueado, o jogador B também perderá uma influência.
Caso o jogador A tivesse blefado, ele perderia uma influência e nada mais aconteceria.
@@RomirPlayHouse perfeito !!! Muito obrigado!!
Parabéns pelo vídeo!
pode jogar de dois jogadores?
Até pode jogar em apenas 2, mas não fica bom.
Fiquei com uma dúvida, ela é meio extensa, ela é:
Jogador A usa ação ofensiva contra jogador B, por exemplo assassinar, antes do jogador B falar ou fazer qualquer coisa, jogador C constesta o assassino do jogador A, no caso do jogador A realmente possuir o assassino, o jogador C perde uma carta, como de costume, porém, a ação contra o jogador B continua? Ela é cancelada?(como se o jogador C tivesse protegido o jogador B) ou essa ação ofensiva passa para o jogador C?
Espera que esteja entendível, e muito bom vídeo e jogo, muito obrigado ^^
A ação contra o jogador B continua. Nesta situação, tanto A quanto B perderiam uma influência.
@@RomirPlayHouse Muito obrigado, ahh, mais uma pergunta, nessa mesma situação, o jogador B ainda poderia declarar uma condessa para tentar se proteger?
Sim, e poderia ser contestado por qualquer um.
@@RomirPlayHouse Ahhhh, muito bom saber, obrigado pela ajuda, muito bom video, obrigado ^^
Mas quando ele mostra que realmente ele tem essa carta de assassino ele tem que trocar de carta não? Eu entendi a pergunta mas não entendi muito bem a resposta, a ação contínua mesmo ele tendo trocado de carta por ter sido contestado e mostrado na mesa que realmente tem?
Eii as moedas douradas funcionam do msm jeito das de prata? Ou as douradas são da expansão?
Cada moeda de ouro equivale a 5 moedas normais
@@RomirPlayHouse mas pode pegar elas quando quiser ou tem que usar em uma ocasião?
Voce usa elas quando tiver poucas moedas de prata. Serve apenas para não acabarem as moedas.
@@RomirPlayHouse assim muito obg ^^
tem como jogar de dois?
Tem, mas não fica bom
@@RomirPlayHouse que pena; aqui somos só duas pessoas e eu comprei ele na amazon ontem kkkkkkkk
Voce poderia fazer um tutorial de como jogar o monopoly deal
É aquele de cartas, certo? Infelizmente eu não tenho ele na coleção.
@@RomirPlayHouse Poderia também fazer um tutorial do Catan cartas.
Opa! Este está quase pronto!
@@RomirPlayHouse Legal, pois parece que ele é meio complicado
Tropa da Sebastiana
Que jogo maravilhoso
tenho esse jogo é não entendi como jogar,então apareci aqui!!
Tomara que eu consiga ajudar!
@@RomirPlayHouse já estou entendo o jogo muito obrigada estava me sentindo muito burra por ter lido as regras e não ter entendido kkkkk
Feliz de poder ajudar!
Comprei ele vai chegar em uma semana
Boa tarde meu querido
Por favor me tira uma duvida
Posso contestar quem é da mesma religião?
Voce pode fazer ações contra quem for da outra religião. Contestar, porém, não é uma ação e pode ser feito contra qualquer um.
@@RomirPlayHouse opa entendi
Mais uma vez muito obrigado vlw
Sempre tirando minhas duvidas voce é fera.
Opa Romir, tive uma duvida numa parte, se um jogador disser que tem um assassino, mas ele não tem, e ninguém contestar o assassinato segue normal? ou seja, a vitima do assassinato perde um influencia mesmo assim?
foi só uma pequena duvida que veio na minha cabeça mesmo kkkk excelente vídeo parabéns!
Sim. Se ninguém contestar você, na prática e para todos os fins, você tem o personagem que alegou ter
o meu venho sem a carta da corte
Se veio faltante, escreve para a editora
Se três jogadores acabaram sendo da mesma religião, e um jogador tiver 10 moedas. Pode dar golpe de estado?
Sempre que você tem 10 moedas, é obrigado a dar um golpe.
Se eu entendi, sua dúvida é se todos os jogadores tem a mesma religião, como funcionaria. Se for isto, a partir do momento que todos tem a mesma religião, as restrições do tipo de religião não mais se aplicam.
Romir. Se uma pessoa diz que tem o Capitão e vai roubar as moedas de outra pessoa, uma terceira pessoa pode contestar? Ou é obrigado sempre contestar somente os envolvidos?
Qualquer um pode contestar.
Só eu que achei difícil, comprei esse jogo mas mesmo vendo o vídeo não sei jogar
Tente assistir o vídeo com o jogo na mesa e vai simulando as jogadas… e qualquer dúvida, só perguntar.
Como que pega a moeda de ouro
Moedas de ouro equivalem a 5 moedas normais. Se as moedas normais acabarem, simplesmente troque 5 normais por uma de ouro para ter mais moedas normais à disposição.
Existe alguma maneira de recuperar influência?
Não. Perdeu uma, não recupera mais.