Eu estudo em universidade pública, e a ideia de fugir do Brasil tá na cabeça de quase todo graduando e pós-graduando ao meu redor. É foda, um investimento foda na capacitação dessas pessoas que tá sendo cooptada pela centralidade do sistema. É por isso que não dá pra só defender a educação como uma panaceia pros problemas do Brasil. Há que existir um projeto de desenvolvimento soberano, anti-imperialista.
investimento foda kkkk faculdade publica no brasil é um ralo de desperdicio de dinheiro, onde as unicas pesquisas desenvolvidas que prestam sao as agro e tecnologicas (materias relativistas como ciencia politica, sociologia, economia e essa inutilidade toda que deve representar uns 80% das pesquisas feitas no pais). Alem do que todos os que estudam nas faculdades publicas pagam a mesma caralhada de impostos que vcs defensores do estado pagam (talvez mais). A pessoa faz oq tiver vontade de fazer.
Investimento em educação sem uma política soberana para o desenvolvimento do país resulta nessa transferência de valor para a centralidade do sistema. Parabéns, camarada!
Outra coisa que acontece também é que muitas vezes a universidade forma profissionais que seriam pesquisadores de altíssima qualidade, mas que por não haver investimento e espaço na academia, acabam trabalhando (muitas vezes implementando tecnologia gringa mesmo) na iniciativa privada nacional (ganhando mais do que a média do pesquisador nacional) sem contribuir qualquer teco para desenvolvimento de ciência/tecnologia. É como se fosse uma "fuga de cérebros" interna. Potencial desperdiçado porque falta uma estrutura adequada para aproveitá-lo.
Vi no twitter o Ricardo Amorim postando um gráfico do brasil superando os EUA na venda de soja. Ele achando uma maravilha o brasil no topo dos exportadores de soja. Só que o gráfico da desindustrialização o covarde esconde.
É sobre isso, meu amigo. Enquanto comemorarmos superávit em balança comercial e deixarmos de lado geração de empregos de qualidade e a produção tecnológica, continuaremos sendo esse país de trabalhadores escravos dos aplicativos. Mas isso é assunto para outro governo. Esse que aí está, defende os interesses de pessoas de outros países.
Realidade concreta? Isso que ele traz é uma utopia comunista, os próprios comunistas subjugaram outros povos , a união soviética fez isso, a China faz e etc.
@@Anonimo-hw2di filho, o capitalismo está, sem exagero, DESTRUINDO o planeta. Se não mudarmos este sistema, acabou espécie humana. Pesquise sobre ecossocialismo.
Muito boa essa sua explicação sobre a dependência tecnológica e a fuga de celebros da periferia para os países centrais do capitalusmo. A dominação da tecnologia funciona como polo de atração da mais valia produzida mundialmente e que na troca das mercadorias (no comércio) entre os países, em última instância, estas vão parar nas mãos dos capitalistas dos que detém o controle da mesma.
O pior de tudo é você ir trampar fora e ser tratado como segunda classe, to cursando uma bolsa aqui na inglaterra na área de agricultura orgânica, os caras que tão me tutorando aqui ja falou no segundo dia, que eu vou ter que reaprender tudo de novo se eu quiser me dar bem nesse país, e que brasileiro para ser relevante aqui precisa ser 2x melhor do que um ingles nativo, é nitido o tratamento desigual comigo e meus amigos brasileiros comparado com os bolsistas daqui.
@@diogokalil to chorando não amigo, estou apenas retrantando uma situação do cotidiano de brasileiros que moram aqui, você se sentiu incomodado com alguma coisa que eu disse?
E até provavelmente a sua formação e nível de conhecimento é maior do que muitos deles que estudiaram em universidades do "primeiro" mundo. Jà ouvi sobre amigos latinoamericanos indo a estudar nos EUA e falar que, além de sentir esse desprezo, eles achavam que o nível la não era tão alto como imaginavam. Talvez no seu caso não seja assim mas, na escena internacional cheia de preconceito, parece que a formação nas universidades latinas seja insuficiente
Tema importantíssimo, camarada! Minha amiga e o companheiro acabaram de mudar para a Alemanha. Ele é engenheiro mecânico e não conseguia emprego aqui no Brasil de jeito nenhum! E eu também não tenho expectativa profissional nenhuma por aqui. Nossa, que ódio do capitalismo pô! Kkkcrying
As empresas de lá possuem uma prática que se tornou cultura nas empresas de tecnologia americanas: contratam um asiático sem experiência como trainee, solicitam que este seja treinado por um longo periodo de tempo por um americano cargo sênior da empresa e depois desse tempo, despedem o antigo funcionário sênior que tinha alto salário para pagar muito menos ao asiatico, explorando-o através de overworking. Uma cultura que também expulsa do mercado STEM pessoas com idade acima de 40 anos.
Muito bom!! Eu estou aí nesta estatística de mão-de-obra qualificada que deixou o Brasil. Do ponto de vista individual é muito melhor ser trabalhador assalariado aqui na Europa do que no Brasil. Se pelo menos no Brasil estivesse sendo construído o socialismo, aí haveria um motivo social para ficar. Mas ficar lá pra só encher o bolso de burguês e viver mal, sem chances.
Grato pela existência desse canal,as palavras deles transbordam sabedoria de um jeito fluído e natural,coisa rara de se ver em canal com temas grandes e complexos para iniciantes.Valeu meu camarada!
Excelente vídeo. Vou deixar guardado aqui para quando me perguntarem porque eu fui embora do Brasil. Ser pesquisador (de Turismo, no meu caso) no Brasil é uma vida muito sofrida e cheia de decepção. Até voltei ao Brasil por uns anos e tentei algumas mínimas possibilidades que existiam, mas logo me dei conta que a situação está ainda pior. É mesmo muito triste.
É triste, principalmente para quem depende dos serviços dos cientistas que não podem sair, mas eles estão mais que certos em sair de um país, principalmente se o presidente é terraplanista.
Temos que descolonizar a mente dos pequenos e médios empresários brasileiros, muitos deles quebraram. Temos que dizer que o Estado burguês protege as cadeias produtivas ligadas ao imperialismo, ao mesmo tempo que esmaga os pequenos e médios negócios.
Se você souber como fazer isto, te agradeço muito. Tô de saco cheio de ver gente que é dono de budega se auto intitulando capitalista e achando que tão empresário quanto um Roberto Justus da vida. 🙄
Jones, só uma correção: pra conseguir o visto não precisa comprovar renda, você precisa de uma vaga de trabalho que te aceite (aí vai ser o visto de trabalho) ou uma universidade pra algum programa, pesquisa, etc, que te aceite, se for com bolsa não tem que provar nada também (aí é visto de estudante). Esses dois são essencialmente o visto da fuga de cérebros do Brasil, principalmente na área de tecnologia/engenharia tem muita vaga de emprego na Europa, aí no nosso país o povo tá formando e fica sem emprego, uma vaga de engenheiro tem 800 concorrentes, foda demais. 😢😢😢
Esses dias estava relendo Imperialismo, etapa superior do capitalismo " e é impressionante como no geral o que Lenin falou ocorreu.... A concentração ta cada vez maior, as instituições financeiras cada vez mais poderosas e os países independentes cada vez mais subalternos ao centro do capitalismo. Que alguma coisa ali pode estar errada pq a configuração mudou (dificilmente teremos outra grande guerra entre as potências de forma direta) muita coisa ali é extremamente atual. Até quando cogita a possibilidade de um grande acordo entre as potências, ele entende que seria as custas dos demais países. O cara era foda.
Atualmente sou pesquisador na Suécia. Vim para cá logo após concluir meu doutorado com o contrato da própria universidade em que trabalho. Meu plano era terminar o contrato e voltar para o Brasil em busca de não só uma vaga mas de também dar a minha contribuição científica para o país que tanto amo e que me formou. Entretanto, atualmente fico revendo esse plano já que não existe nenhuma perspectiva muito concreta para essa volta. E infelizmente na ciência se você para por 1 ou 2 anos você perde quase tudo e é praticamente impossível voltar no tempo e recomeçar.
Melhor pagar o dobro pra um taxista! Eles compram uma licensa aleatória de 100 mil pra rodar... Carimbado registrado autenticado em 2 vias com 3 fiadores mais conjugue...
É isso. Combater o mito dos nerds de fundo de quintal, garagem que de repente tem ideias geniais e dessa realidade artesanal criam google, apple, microsoft... não é assim q funciona.
Os Estados Unidos usam principalmente o orçamento absurdo de suas forças armadas para comprar inovação e financiar suas empresas tecnológicas. Mas vendem a ilusão de que não interferem na iniciativa privada.
Pois é Brasilzão do meu coração q muitas vezes me decepciona muito, mais de 500 anos de "descoberta" e quase 200 anos de "independência" e continuamos batendo palma pra malandro dançar. Revolução Já!
Eu sempre toco nesse assunto quando falo dos jovens formados nas universidades públicas do BR que vem pra aqui pra Suécia. Em dois “municípios” aqui há uma concentração de brasileiros, um miram engenheiros e trabalham pra Volvo e outro é tipo vale do silício e mofam os que trabalham com TI... fico imaginando o quanto o BR não perde fazendo esse investimento e perdendo o profissional já formado e preparado.
Muito bom o vídeo. Eu ainda acrescentaria mais um ponto importante na discussão. A fuga de cérebros impede o conhecimento científico das nossas riquezas potenciais como riquezas biológicas e culturais. Essas lacunas de conhecimento nos deixa vulneráveis a exploração estrangeira. Por exemplo, muitos produtos podem desenvolvidos a partir da nossa flora e nossa fauna, mas sabemos disso após ser pesquisado e patenteado por uma empresa estrangeira. A falta de um conhecimento histórico cultural das nossas raízes africanas faz com que sempre busquemos os exemplos na Europa, essa lacuna torna as relações comerciais e turística entre Brasil e países africanos ínfima. A fuga de cérebros provoca uma retroalimentação positiva nesse modelo. Quanto mais cientistas migram, menos conhecemos sobre nós e mais ficamos fascinados pelo mundo desenvilvido!
Entrevista o CIRO!!! Por favor!!! Ele tem um projeto nacional inteiro nesse sentido da valorização encadeada da produção de conhecimento e riqueza no Brasil.
Vídeo Show como sempre! Cara convida o Ellias Jabour para uma conversa, sei q vcs tem contato e seria muito interessante unir essa duas mentes brilhantes!
Muito boooommm! Me lembrou/acho q complementa bem aquele video soberania nacional e industria 4.0. Da-lhe Joneeesss! Feliz demais pelo crescimento do canal, vamos q vamos
Conheço um rapaz que é recém-formado em engenharia pelo ITA. Ele recebeu uma proposta da Microsoft, e vai morar em Washington depois que a pandemia passar.
desde pequena eu escutava meus pais falando que não ia sobrar nada no país se todo mundo que se formasse e tivesse uma puta formação acadêmica fosse pra outros países. e o pior é que tem MUITA coisa sendo feita aqui no Brasil, desde remédio à criação de plástico biodegradável, e isso com o investimento mixuruca do Estado. se a gente tivesse um governo que realmente investisse, eu acredito que aqui seria um polo importantíssimo da inovação tecnológica (e que o fluxo de "fuga de cérebros" diminuiria drasticamente, porque teriam muitas oportunidades aqui).
Sobre a fuga de cérebros, um estudo feito sobre o censo da Austrália de 2000 indicava que o nível médio de educação dos imigrantes brasileiros era superior ao dos australianos de nascença. Por outro lado, o nível médio salarial era menor.
Não precisamos de mestres e doutores em humanas, já temos mais que o suficiente, precisamos de agrônomos, engenheiros, químicos, físicos, assim como Che fala para a juventude cubana em 1963 que já bastam de médicos e advogados, precisamos de trabalhadores que agem diretamente no processo produtivo, na indústria pesada.
Isso que é um verdadeiro patriotismo!!rs Excelente vídeo!! Não gosto nem de pensar nessa questão de emprego, graças ao cosmo continuo empregada, mas as coisas andam muito assustadoras.
Que vídeo foda, véi. Estou na graduação em História, sou de Campina Grande, Paraíba. Aqui tá ruim até de ter ônibus de qualidade e baixo custo, quem dirá metrô ou trem bala. Percebo no componente de Brasil 4 que estou pagando, estudamos o período de 1950/60 e início da Ditadura. Nesse meio aí, os projetos de desenvolvimento nacional, de reformas de base a serem realizadas como reforma agrária, tributária e política. Buscaram conciliação, não passou, veio o golpe. Nossa história é recheada disso. A História recente diz o mesmo. Temos de ter uma projeto de enfrentamento e isso é difícil, mas não impossível. Eu estou pensando em trabalhar no meu TCC sobre decolonialidade, vejo nesse meio uma perspectiva interessante de pensar nossa parte do mundo e trabalhar com outras perspectivas de construção do conhecimento que possa contribuir pra nossa identidade, pra reestruturação do nosso eu e também pra gente compreender melhor nosso espaço e quem nós somos e contra quem devemos nos colocar. Só que tbm estou para ler o "Revolução Africana" e conhecer essa perspectiva anticolonial mais voltado ao marxismo. Me sinto representado geral por Jones em ver um mano que tem um black como eu, falando essas parada foda e sendo uma referência no campo da esquerda revolucionária, dou valor geral. Em tempos tão horríveis, surgem novas lideranças tbm, novos personagens na cena e que podem dar resultados, acredito nisso.
Eu estudo em universidade pública, e a ideia de fugir do Brasil tá na cabeça de quase todo graduando e pós-graduando ao meu redor. É foda, um investimento foda na capacitação dessas pessoas que tá sendo cooptada pela centralidade do sistema. É por isso que não dá pra só defender a educação como uma panaceia pros problemas do Brasil. Há que existir um projeto de desenvolvimento soberano, anti-imperialista.
Pior q desde sempre. Tenho 42 anos e quando tinha sua idade e estava na faculdade era assim já. Triste realidade.
As pessoas fogem para onde é melhor ue kk
investimento foda kkkk faculdade publica no brasil é um ralo de desperdicio de dinheiro, onde as unicas pesquisas desenvolvidas que prestam sao as agro e tecnologicas (materias relativistas como ciencia politica, sociologia, economia e essa inutilidade toda que deve representar uns 80% das pesquisas feitas no pais). Alem do que todos os que estudam nas faculdades publicas pagam a mesma caralhada de impostos que vcs defensores do estado pagam (talvez mais). A pessoa faz oq tiver vontade de fazer.
Me impressiona o esforço feito para defender o indefensavel. Lavagem cerebral sem volta, vai morrer com esse pensamento vitimista e pequeno.
@@operadoramador95 Economia é inútil? Só mostra a ignorância do seu comentário
Investimento em educação sem uma política soberana para o desenvolvimento do país resulta nessa transferência de valor para a centralidade do sistema.
Parabéns, camarada!
Outra coisa que acontece também é que muitas vezes a universidade forma profissionais que seriam pesquisadores de altíssima qualidade, mas que por não haver investimento e espaço na academia, acabam trabalhando (muitas vezes implementando tecnologia gringa mesmo) na iniciativa privada nacional (ganhando mais do que a média do pesquisador nacional) sem contribuir qualquer teco para desenvolvimento de ciência/tecnologia.
É como se fosse uma "fuga de cérebros" interna. Potencial desperdiçado porque falta uma estrutura adequada para aproveitá-lo.
EXATAMENTE!!!
Perfeito!
“Consumir tecnologia e vender soja só condena o nosso povo à miséria e destruição do país”. Colocar isso num outdoor!
Tem coisa pior... Metade da população trabalhar pro estado, como na Argentina.
@@androidadvanced5068 compara o IDH deles com o do Brasil e vc irá chorar
Viu esse comment já sabe oque fazer
Vi no twitter o Ricardo Amorim postando um gráfico do brasil superando os EUA na venda de soja. Ele achando uma maravilha o brasil no topo dos exportadores de soja. Só que o gráfico da desindustrialização o covarde esconde.
Brasil é o eterno país do latifúndio
É sobre isso, meu amigo. Enquanto comemorarmos superávit em balança comercial e deixarmos de lado geração de empregos de qualidade e a produção tecnológica, continuaremos sendo esse país de trabalhadores escravos dos aplicativos.
Mas isso é assunto para outro governo. Esse que aí está, defende os interesses de pessoas de outros países.
@@iagoreis5251 Diminua impostos, a burocracia e torne as relações de trabalho mais livres, e verá o país se industrializar.
@@helderpsico Industrialização em qualquer país começou e se manteve partindo da iniciativa pública.
Jones, eu te amo! (Comentário pro engajamento)
Jones como sempre trazendo conteúdos pra trazer os jovens emocionados para realidade concreta
Emocionados 😅
Realidade concreta?
Isso que ele traz é uma utopia comunista, os próprios comunistas subjugaram outros povos , a união soviética fez isso, a China faz e etc.
@@Anonimo-hw2di filho, o capitalismo está, sem exagero, DESTRUINDO o planeta. Se não mudarmos este sistema, acabou espécie humana. Pesquise sobre ecossocialismo.
Muito boa essa sua explicação sobre a dependência tecnológica e a fuga de celebros da periferia para os países centrais do capitalusmo. A dominação da tecnologia funciona como polo de atração da mais valia produzida mundialmente e que na troca das mercadorias (no comércio) entre os países, em última instância, estas vão parar nas mãos dos capitalistas dos que detém o controle da mesma.
O pior de tudo é você ir trampar fora e ser tratado como segunda classe, to cursando uma bolsa aqui na inglaterra na área de agricultura orgânica, os caras que tão me tutorando aqui ja falou no segundo dia, que eu vou ter que reaprender tudo de novo se eu quiser me dar bem nesse país, e que brasileiro para ser relevante aqui precisa ser 2x melhor do que um ingles nativo, é nitido o tratamento desigual comigo e meus amigos brasileiros comparado com os bolsistas daqui.
Por essas e outras que um projeto nacional de desenvolvimento científico e soberano brasileiro é mais do que urgente.
Fique firme aí.
para de chorar, muleque
@@diogokalil to chorando não amigo, estou apenas retrantando uma situação do cotidiano de brasileiros que moram aqui, você se sentiu incomodado com alguma coisa que eu disse?
E até provavelmente a sua formação e nível de conhecimento é maior do que muitos deles que estudiaram em universidades do "primeiro" mundo. Jà ouvi sobre amigos latinoamericanos indo a estudar nos EUA e falar que, além de sentir esse desprezo, eles achavam que o nível la não era tão alto como imaginavam. Talvez no seu caso não seja assim mas, na escena internacional cheia de preconceito, parece que a formação nas universidades latinas seja insuficiente
A maneira como o Jones vai crescendo conforme vai falando diz tudo sobre ele. É muita paixão pelo conhecimento, por ensinar.
Tema importantíssimo, camarada! Minha amiga e o companheiro acabaram de mudar para a Alemanha. Ele é engenheiro mecânico e não conseguia emprego aqui no Brasil de jeito nenhum! E eu também não tenho expectativa profissional nenhuma por aqui. Nossa, que ódio do capitalismo pô! Kkkcrying
Notadamente, boa parte dos alunos de pós-graduação nos EUA são estrangeiros. Eles dependem disso e estão no topo da produção científica.
As empresas de lá possuem uma prática que se tornou cultura nas empresas de tecnologia americanas: contratam um asiático sem experiência como trainee, solicitam que este seja treinado por um longo periodo de tempo por um americano cargo sênior da empresa e depois desse tempo, despedem o antigo funcionário sênior que tinha alto salário para pagar muito menos ao asiatico, explorando-o através de overworking.
Uma cultura que também expulsa do mercado STEM pessoas com idade acima de 40 anos.
@@pedrocavalcante5822 não sabia disso, ótimo comentário.
Muito bom!! Eu estou aí nesta estatística de mão-de-obra qualificada que deixou o Brasil. Do ponto de vista individual é muito melhor ser trabalhador assalariado aqui na Europa do que no Brasil. Se pelo menos no Brasil estivesse sendo construído o socialismo, aí haveria um motivo social para ficar. Mas ficar lá pra só encher o bolso de burguês e viver mal, sem chances.
Eu tb
Poxa, europa? Por que não foi pra venezuela?
@@eng.daniel7855 Porque eu recebi proposta pra vir pra Alemanha primeiro.
@@FilosofiaVermelha Que azar, logo no centro do liberalismo europeu...
@@eng.daniel7855 Pelo contrário, várias políticas sociais do tempo do socialismo ainda existem. O estado aqui é enorme, um horror para os liberais.
Grato pela existência desse canal,as palavras deles transbordam sabedoria de um jeito fluído e natural,coisa rara de se ver em canal com temas grandes e complexos para iniciantes.Valeu meu camarada!
Eita! Maravilha de reflexão, Jones! Discussão mais do que essencial nesse momento do Brasil.
Alguém de uma medalha para esse homem 🥇🎖
Muitos criticam mas vejo poucos fazendo um trabalho de divulgação desses. Muito bom e didático como sempre, camarada!
Jones, você é gigante cara! Mto orgulho!
Você é necessário! Simbora!
Leitão: - Como soletro amor?
Pooh: - Amor não se soletra, se sente por Jones Manoel.
Meu camarada ! Este tema , para mim é um dos mais importantes , para a atualização na conscientização em massa . Parabéns !
Obrigado camarada Jones, todo vídeo você traz uma nova reflexão importante pra pensar a sociedade que a gente quer.
Excelente vídeo. Vou deixar guardado aqui para quando me perguntarem porque eu fui embora do Brasil. Ser pesquisador (de Turismo, no meu caso) no Brasil é uma vida muito sofrida e cheia de decepção. Até voltei ao Brasil por uns anos e tentei algumas mínimas possibilidades que existiam, mas logo me dei conta que a situação está ainda pior. É mesmo muito triste.
Aqui são para várias áreas.
É triste, principalmente para quem depende dos serviços dos cientistas que não podem sair, mas eles estão mais que certos em sair de um país, principalmente se o presidente é terraplanista.
Parabéns pelo crescimento do canal, camarada! Você merece! Rumo aos 150k
Jones camarada, obrigada por compartilhar seus saberes!👊🏻
Acho muito bom videos com explicação direta, comentando aqui só pra engajar o algoritmo
Temos que descolonizar a mente dos pequenos e médios empresários brasileiros, muitos deles quebraram. Temos que dizer que o Estado burguês protege as cadeias produtivas ligadas ao imperialismo, ao mesmo tempo que esmaga os pequenos e médios negócios.
Se você souber como fazer isto, te agradeço muito. Tô de saco cheio de ver gente que é dono de budega se auto intitulando capitalista e achando que tão empresário quanto um Roberto Justus da vida. 🙄
Como o empresário faz então?
Jones, só uma correção: pra conseguir o visto não precisa comprovar renda, você precisa de uma vaga de trabalho que te aceite (aí vai ser o visto de trabalho) ou uma universidade pra algum programa, pesquisa, etc, que te aceite, se for com bolsa não tem que provar nada também (aí é visto de estudante). Esses dois são essencialmente o visto da fuga de cérebros do Brasil, principalmente na área de tecnologia/engenharia tem muita vaga de emprego na Europa, aí no nosso país o povo tá formando e fica sem emprego, uma vaga de engenheiro tem 800 concorrentes, foda demais. 😢😢😢
Grande Jones!
Um salve do camarada de Rio das Ostras - RJ.
Excelente camarada. Debate extremamente relevante pra questão da soberania nacional. Não adianta formar mão de obra qualificada pra mandar pra fora.
Gostei muito, obrigada por compartilhar seu conhecimento e nos tornar mais cientes dos enormes problemas que estamos envolvidos
Sempre obrigado, Jones!
"OLHA O TREM DA BATATINHAA!"
🚂 🥔.🥔.🥔.🥔.
Comentando para engajamento.
:)
Hahahahaha maravilhosa!
a batata liberal virou locomotiva?
Salve, Jones. Obrigado por mais esse trabalho tão bom e importante.
Chega notificação do Jones os liberal já treme
só se for de rir
Jones e o terror dos liberalzinho
guga chacra já fica em choque
Eu tbm concordo com ele em matar quem pensa diferente, vou aderir a prática do Jones.
Na verdade eu só acho engraçado as besteiras que ele diz msm
Esses dias estava relendo Imperialismo, etapa superior do capitalismo " e é impressionante como no geral o que Lenin falou ocorreu....
A concentração ta cada vez maior, as instituições financeiras cada vez mais poderosas e os países independentes cada vez mais subalternos ao centro do capitalismo.
Que alguma coisa ali pode estar errada pq a configuração mudou (dificilmente teremos outra grande guerra entre as potências de forma direta) muita coisa ali é extremamente atual.
Até quando cogita a possibilidade de um grande acordo entre as potências, ele entende que seria as custas dos demais países.
O cara era foda.
Atualmente sou pesquisador na Suécia. Vim para cá logo após concluir meu doutorado com o contrato da própria universidade em que trabalho. Meu plano era terminar o contrato e voltar para o Brasil em busca de não só uma vaga mas de também dar a minha contribuição científica para o país que tanto amo e que me formou. Entretanto, atualmente fico revendo esse plano já que não existe nenhuma perspectiva muito concreta para essa volta. E infelizmente na ciência se você para por 1 ou 2 anos você perde quase tudo e é praticamente impossível voltar no tempo e recomeçar.
Eu larguei um centro de pesquisas no Br e fui p França trabalhar na mesma área em uma empresa local
Que bonito, mano
Jones, você é excelente. Parabéns e obrigado!
Tem que investir mais na ciência 👍
Sabe o que é pior? Ver os engenheiros de Uber se auto intitulando capitalistas e defendendo liberalismo. Ai, Cristo 😒
Pior seria obrigar a população a pagar pelos serviços de engenheiros que ninguém quer.
Melhor pagar o dobro pra um taxista! Eles compram uma licensa aleatória de 100 mil pra rodar... Carimbado registrado autenticado em 2 vias com 3 fiadores mais conjugue...
Brasil pais liberal kk
O Soft Power capitalista é mais eficiente que o ideal revolucionário.
@@olavotemracao9547 Soft? Suave? Pra quem não é mulher ou não é racializado.
Obrigado, professor!
Mais uma vez um conteúdo importante sobre a realidade do país
É isso. Combater o mito dos nerds de fundo de quintal, garagem que de repente tem ideias geniais e dessa realidade artesanal criam google, apple, microsoft... não é assim q funciona.
Os Estados Unidos usam principalmente o orçamento absurdo de suas forças armadas para comprar inovação e financiar suas empresas tecnológicas. Mas vendem a ilusão de que não interferem na iniciativa privada.
Por que só agora descobri esse canal? Fabuloso, qualidade sensacional! Obrigado por compratilhar tanto conhecimento!
Tema importantíssimo no debate referente a soberania nacional!!
Muito bom esse tema!!
Comentar aqui pra ajudar esse brasileiro
Fechou o vídeo com uma poderosa mensagem!
Salve Jones! Obg pelo belo trabalho.
Excelente reflexão!
Pois é Brasilzão do meu coração q muitas vezes me decepciona muito, mais de 500 anos de "descoberta" e quase 200 anos de "independência" e continuamos batendo palma pra malandro dançar. Revolução Já!
Cara acabei de te conhecer no 247, do caralho, estou voltando a esperança. Obrigado irmão, paz e saúde.
Produção de conhecimento de qualidade 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Boas recomendações de leitura.
Eu aprendo tanto com o Jones. O ruim dos vídeos é o som que é baixo
Jones da aula demais, muito grato
mais uma vez, direto ao ponto, com conteúdo e didática. perfeito. aprendendo a cada novo vídeo. obrigado, camarada.
Eu sempre toco nesse assunto quando falo dos jovens formados nas universidades públicas do BR que vem pra aqui pra Suécia. Em dois “municípios” aqui há uma concentração de brasileiros, um miram engenheiros e trabalham pra Volvo e outro é tipo vale do silício e mofam os que trabalham com TI... fico imaginando o quanto o BR não perde fazendo esse investimento e perdendo o profissional já formado e preparado.
vídeo ficou muito bom jones, parabéns!
Vídeo essencial, muitas pessoas acham que é grande coisa vender toneladas de soja para China e ficar comprando celular importado deles.
Muito bom o vídeo. Eu ainda acrescentaria mais um ponto importante na discussão. A fuga de cérebros impede o conhecimento científico das nossas riquezas potenciais como riquezas biológicas e culturais. Essas lacunas de conhecimento nos deixa vulneráveis a exploração estrangeira. Por exemplo, muitos produtos podem desenvolvidos a partir da nossa flora e nossa fauna, mas sabemos disso após ser pesquisado e patenteado por uma empresa estrangeira. A falta de um conhecimento histórico cultural das nossas raízes africanas faz com que sempre busquemos os exemplos na Europa, essa lacuna torna as relações comerciais e turística entre Brasil e países africanos ínfima. A fuga de cérebros provoca uma retroalimentação positiva nesse modelo. Quanto mais cientistas migram, menos conhecemos sobre nós e mais ficamos fascinados pelo mundo desenvilvido!
Massa demais. Parabéns pelos conteúdos, Jones!
Quando o Jones cita outro vídeo dele da qual já assisti, é a sensação de como um autor cita outro autor dentro de um texto.
💯 UNIÃO ESQUERDA 💞💖
Dando like,comentando e compartilhando como de costume! Excelente conteúdo.
Esse vídeo foi massa...mas a tua entrevista na Folha foi sensacional 👏👏👏👏👏👏 2026 é Jones para Presidente
Salve, camarada. Excelente como sempre
Sempre certeiro, camarada.
Esse, para mim, é um dos maiores problemas sistêmicos que temos...
Tudo bem Jones? Poderia fazer um video sobre a desintegracao da yugoslavia e a guerra civil? te amo cara
esse meu coração chega aperta kkk
O único país onde o socialismo deu certo pena q o modelo do Tito não chegou no Afeganistão
@@alberbraz7979 ba mas tu digitou uma merda gigantesca ai heim
Entrevista o CIRO!!! Por favor!!! Ele tem um projeto nacional inteiro nesse sentido da valorização encadeada da produção de conhecimento e riqueza no Brasil.
Parabéns pelo excelente trabalho
Vídeo Show como sempre!
Cara convida o Ellias Jabour para uma conversa, sei q vcs tem contato e seria muito interessante unir essa duas mentes brilhantes!
Vídeo muito muito importante. Parabéns camarada.
Quero sugerir para o pessoal que faz a edição do vídeo que evitem cortar no meio da frase porque senão o áudio soa um pouco esquisito, meio travado.
Como sempre pertinente e sólido.
O programa Ciência Sem Fronteiras (do qual eu participei) foi um desastre nesse sentido. Um verdadeiro financiamento público à fuga de cérebros.
Muito boooommm! Me lembrou/acho q complementa bem aquele video soberania nacional e industria 4.0. Da-lhe Joneeesss! Feliz demais pelo crescimento do canal, vamos q vamos
Linda a arte da capa do vídeo. Muito pertinente a escolha de um mapa anglófono (Brasil com z em vez de s).
Gregorio Dudivier falou hoje no Greg News sobre a alta na produção na soja e a importação de tecnologia... ✊
Conheço um rapaz que é recém-formado em engenharia pelo ITA. Ele recebeu uma proposta da Microsoft, e vai morar em Washington depois que a pandemia passar.
Jones e Cauê, em 4:29 o número não aparece na tela. Ótimas informações.
Minha notificação favorita
desde pequena eu escutava meus pais falando que não ia sobrar nada no país se todo mundo que se formasse e tivesse uma puta formação acadêmica fosse pra outros países. e o pior é que tem MUITA coisa sendo feita aqui no Brasil, desde remédio à criação de plástico biodegradável, e isso com o investimento mixuruca do Estado. se a gente tivesse um governo que realmente investisse, eu acredito que aqui seria um polo importantíssimo da inovação tecnológica (e que o fluxo de "fuga de cérebros" diminuiria drasticamente, porque teriam muitas oportunidades aqui).
muito massa mano, parabéns pelo trampo. um abraço
Sobre a fuga de cérebros, um estudo feito sobre o censo da Austrália de 2000 indicava que o nível médio de educação dos imigrantes brasileiros era superior ao dos australianos de nascença. Por outro lado, o nível médio salarial era menor.
Não precisamos de mestres e doutores em humanas, já temos mais que o suficiente, precisamos de agrônomos, engenheiros, químicos, físicos, assim como Che fala para a juventude cubana em 1963 que já bastam de médicos e advogados, precisamos de trabalhadores que agem diretamente no processo produtivo, na indústria pesada.
O governo Bolsonaro também pensa assim. Tanto que está cortando as bolsas de humanas e priorizado exatas e biológicas.
Boa, Jones! Sou doutorando em Física, obrigado pelo vídeo!
obg pela analise Jones!!!
Excelente, camarada!
Alto nível da intelectualidade revolucionária!
Isso que é um verdadeiro patriotismo!!rs
Excelente vídeo!!
Não gosto nem de pensar nessa questão de emprego, graças ao cosmo continuo empregada, mas as coisas andam muito assustadoras.
Muito bom como sempre, vamos seguir falando e incomodando os liberais, parabens pra toda equipe do canal
Salve camaradada
ótimo. obrigada pelo vídeo camarada!
Sempre uma aula.
Que vídeo foda, véi. Estou na graduação em História, sou de Campina Grande, Paraíba. Aqui tá ruim até de ter ônibus de qualidade e baixo custo, quem dirá metrô ou trem bala. Percebo no componente de Brasil 4 que estou pagando, estudamos o período de 1950/60 e início da Ditadura. Nesse meio aí, os projetos de desenvolvimento nacional, de reformas de base a serem realizadas como reforma agrária, tributária e política. Buscaram conciliação, não passou, veio o golpe. Nossa história é recheada disso. A História recente diz o mesmo. Temos de ter uma projeto de enfrentamento e isso é difícil, mas não impossível. Eu estou pensando em trabalhar no meu TCC sobre decolonialidade, vejo nesse meio uma perspectiva interessante de pensar nossa parte do mundo e trabalhar com outras perspectivas de construção do conhecimento que possa contribuir pra nossa identidade, pra reestruturação do nosso eu e também pra gente compreender melhor nosso espaço e quem nós somos e contra quem devemos nos colocar. Só que tbm estou para ler o "Revolução Africana" e conhecer essa perspectiva anticolonial mais voltado ao marxismo. Me sinto representado geral por Jones em ver um mano que tem um black como eu, falando essas parada foda e sendo uma referência no campo da esquerda revolucionária, dou valor geral. Em tempos tão horríveis, surgem novas lideranças tbm, novos personagens na cena e que podem dar resultados, acredito nisso.
esse video é muito importante, obrigada por falar sobre o tema.
Valeu Camarada !!