Sinceramente, o único "nacionalismo" que funciona pra mim é o que me deixa em um lugar seguro, com boa qualidade de vida e oportunidades de crescimento intelectual e profissional. O Brasil não é um desses lugares. Obrigada pelo vídeo, professor. :)
Eu mesmo voltei a estudar inglês sozinho mesmo, com o objetivo a arrumar emprego lá fora. muito stonks! Aqui falta programadores, mas do que adianta ganhar 5mil+ e viver com medo de atender um celular na rua.
Eu também comecei a estudar inglês, mas para estudar fora. Eu quero mudar de alguma forma essa realidade do BR. Muito triste!!! Ah, minha área é também relacionada a programação.
Na área de TI(programador, cientista de dados) os profissionais estão saindo em massa, sem contar os que moram aqui, porém trabalham remotamente para o exterior.
Realmente, o Brasil perdeu uma parcela enorme dos seus profissionais de TI na meio da pandemia. Se continuar assim, o país vai voltar pras cavernas. Meu sonho era ir trabalhar no Japão quando terminasse meu curso de Ciências da Computação.
@@Garoto_Eletronico tô com basicamente o mesmo objetivo q o teu, pretendo ingressar nessa universidade (estou estudando pro Enem e uma linguagem) e vazar
Use Bitcoin não é ruim, mas só exportamos comoddities, quando vamos exportar tecnologia de ponta? Vamos viver de soja?? Quando o Solo se esgotar? Coisa que não vai durar muito, Quando os rios secarem? Pois a Soja consome muita água.. Veja o conceito de Água virtual, caso você não conheça. A China tá comprando nossa água, não nossa soja. Daqui a pouco o Estresse Hídrico aumenta e nada nos resta. Concordo que exportar é bom, mas devemos exportar COM inteligência.
Use Bitcoin amigo, não estamos falando de empresas estrangeiras. O Brasil não tem investido em pesquisas de universidades, não se fala de subsídios e benefícios pra criação da indústria NACIONAL. Você tá falando de outra coisa.
Use Bitcoin no Brasil os produtos tecnológicos são caros não só pelo imposto, mas também porque não temos marcas nacionais pra subsidiar por aqui. Samsung, chevrolet, LG, Honda são tudo empresas estrangeiras, por isso tudo o que compramos é caro. Se tivéssemos uma Indústria Nacional tudo seria mais barato
Use Bitcoin não necessariamente precisa ser uma Estatal pra ser indústria nacional. Vê o exemplo da Multilaser, porque um fone da Multilaser é barato e um da Razer de tecnologia parecida é caro? Porque a Multilaser é nacional e a Razer é estrangeira.
Isso não tem nada haver mano,se você tiver um nível bom de inglês e de preferência uma profissão profissionalizante você consegue muitas oportunidades.
Sou formado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela UFU. Atualmente realizo o mestrado pela mesma instituição. Acabo desistindo, de forma antecipada, de continuar com o doutorado pelo fato de não haver mais tanto incentivo à pesquisa como se observava há seis, oito anos. As universidades vivem um sucateamento sem precedentes. Chega a faltar bebedouros nos corredores dos departamentos. Papel higiênico? Ihh... prefiro nem comentar... Prof Ricardo, me ajuda encontrando um emprego de professor de Geografia, por favor! Hahaha abração e, mais uma vez, sucesso! Te admiro demais!
A DIREITA É FANTOCHE DOS EUA. QUE MANTÉM O PAÍS SUBDESENVOLVIDO. SE ALIAR AOS ESTADOS UNIDOS GEOPOLÍTICAMENTE É VOLTAR A POBREZA. OS EUA SE ENRIQUECE DE COLONIAS.
Professor o senhor poderia falar sobre o que a vice-presidente de Joe Biden falou sobre os imigrantes? Seria muito interessante, o senhor falar tbm sobre as mudanças após essa decisão
Certa vez vi um anúncio de emprego para engenheiro especializado em redes de computadores cujos requisitos eram tais que quem as preenchesse poderia facilmente conseguir um emprego no exterior. O salário era R$4.000,00 bruto. O País está ficando cada vez mais inviável.
Eu amo meu país e nunca quis sair daqui. Mas nos últimos tempos tenho pensado muito na possibilidade de ir estudar fora. É muito triste ver o jeito que a ciência vem sendo desvalorizada nas últimas décadas.
Vai menina! Não te conheço, mas te dou todo o apoio. Pensa que você vai estar ganhando melhor fora, para tirar férias no Brasil. Se você acha que a sua paz é em outro lugar, pisa fora
No Brasil, a população comum está muito longe e meio que se lixa para os nossos intelectuais e Pesquisadores. É uma pena. Eu Admiro profundamente nossos cientistas, engenheiros e profissionais das ciências humanas e sociais.
Enquanto isso, o salário de quem deveria cuidar disso, só aumenta. Esses dias estavam discutindo lá em Brasília se militares que estão no governo poderiam receber 2 salários (o militar e o político).... Isso é fruto de cultura do brasileiro de ao invés de lutar por seus direitos, preferir babar ovo de político e como um certo ministro disse, "deixar a boiada passar". Um ótimo professor aqui do TH-cam (assim como você), o Rodolfo do História Online, uma vez comentou sobre só haver revolução, quando há fome. Provavelmente o brasileiro só vai aprender isso, na prática, porque em sua maioria é conveniente com a situação do país, prefere tapar os olhos.... Mas o que esperar de um povo que a beira do colápso, defende cegamente políticos que riem da cara dele.
Faço Física na UFMG, e o que é mais falado é a falta de absorção pelo mercado. O aumento de universidades não necessariamente vão absorver todos os cientistas, mas o aumento da indústria tec etc. é o que vai fazer com que os fisicos, engenheiros, químicos, geólogos tenham um emprego. Brasil o único pais em que quanto mais se estuda mais desempregado fica !
@@zangetsu7120 acho que a saída pra um professor de física é empreender. Existe sim um déficit de professores de física mas existe um déficit ainda maior de BONS professores de física. Aqui na minha cidade, sou estudante de vestibular e já pensei várias vezes em fazer monitoria de física em cursinhos porque os alunos não conseguem aprender com o professor ( ou não aprendem tudo o que precisam, já que o professor é mto ocupado e não pode atender individualmente ). Com uma boa didática e um bom marketing da pra ir longe, é só olhar o Felipe Guidoli do universo narrado e o Thales do chama o físico.
@@aff941 verdade, tem uns prof de física que até plataforma na net tem, esses tem reconhecimento bem grande. Criaram canais no youtube, depois cresceram pela qualidade e lançaram plataformas, uma boa ideia
a gnt falando de pesquisa/produção de tecnologia e a galera vindo mandar o cientista se contentar em fazer video pro yt descrevendo fenômenos ja conhecidos kkkkkkkkk vivem no mundo da lua só pode
@@Alves_floresta na verdade, é muito nobre o que os professores fazem, disponibilizando as aulas e nada impede que eles realizrm outras coisas. Eu por exemplo estudei bastante pelo TH-cam tanto na pandemia quanto antes dela, não tem como menosprezar a importância disso
Sou engenheiro e falo inglês fluente . Trabalho em um pet shop e a noite faço Uber . Só não vou embora do Brasil porque minha mãe é idosa e doente , não posso largar ela aqui. Mas vontade não me falta, o Brasil já era. Nunca vamos sair desse buraco negro infinito que nos metemos...
Além disso, só de pensar em como é sofrido para um POBRE se sustentar em cursos que exigem uma carga horária integral. Dão míseros 300 de bolsa auxílio, gente, quem se sustenta com 300 reais? 300 reais não faz nem as compras do mês, mal paga a conta de luz e água.
@@cucuruto, eu também cursava medicina - 100% de bolsa pelo Prouni - e tive que abandonar a faculdade este ano com 3 meses completados - sendo o dinheiro o principal motivo. Ganhava 400 reais de auxilio, mas você sabe, esse valor não dava nem para a metade do aluguel. Obviamente estou estudando para passar em uma grande federal, mas é difícil cara, o governo não valoriza os jovens. Boa sorte nos seus estudos.
Eu mesmo penso em sair assim que me formar, vou tentar revalidar meu título médico fora daqui, lamento muito pq gosto do meu país, mas não vejo perspectiva de melhora tão cedo. E quanto as bolsas é bem triste, ainda quando tu recebe já é com atraso, eu mesmo dependo de bolsa para custear minha subsistência e quase todo mês é um sufoco com a demora. Enfim, a gente podia valorizar muito mais a ciência aqui, eu tinha esperanças, mas depois de ver essa situação do covid e todo esse negacionismo científico só penso em dar o pé o quanto antes
Muito triste essa fuga de cérebros Mas também, a visão social de quem estudou no exterior é muito melhor que a de quem estudou na federal brasileira: -Ele tá fazendo faculdade de administração em uma universidade que ninguém nem sabe o nome em algum país europeu aleatório que também ninguém nem sabe o nome. Ele é bom mesmo. -Ele tá fazendo pós-doutorado em Física Matemática na federal daqui da minha cidade, mas não deve ser tão bom quanto esse que tá fazendo administração em uma universidade que ninguém nem sabe o nome em algum país europeu aleatório que também ninguém sabe o nome, nunca estudou fora (não quis insinuar que quem sabe física é melhor que quem sabe administração, mas resolvi pegar algo genérico que muita gente faz e um que tem um estereótipo de impossível de aprender pra me expressar melhor).
Vou me mandar pra fora! Conseguir um intercâmbio e sair dessa espelunca chamado Brasil. Cada vez mais se afundando, mesmo assim a quem diga que a economia está "boa"!
Nao precisa nem ser um super cientista pra ser valorizado lá fora. Tenho diversos amigos e conhecidos indo fazer faculdade lá fora. Stanford, Minerva, entre outras. Gente que poderia ser muito bem aproveitada aqui e vai acabar criança uma startup no Vale do Sílico e é isso
Eu estou no estagiando e me formando em engenharia de controle e automação esse ano, estou pensando em ir para fora do país, Europa especificamente onde tem muita oportunidade para engenheiros recém formados, porém por motivos de relações pessoais talvez eu fique por aqui mesmo. Mas é a única coisa que me prende ao país.
RESUMO; Fuga de cérebros é um tipo bastante específico de emigração que acontece quando trabalhadores com elevado nível de qualificação profissional deixam seus países em busca de melhores oportunidades de emprego. Esses profissionais são pesquisadores, professores de Ensino Superior, médicos, engenheiros e outros especialistas que têm um conhecimento amplo em suas respectivas áreas de atuação. A falta de oportunidades e a desvalorização profissional no seu país de origem fazem com que eles busquem uma chance de atuar no exterior, onde geralmente encontram melhores condições. No médio e longo prazo, a evasão de um grande número desses profissionais implica consequências para a economia e o desenvolvimento do país. O fluxo de profissionais qualificados no mundo acontece de países menos desenvolvidos em direção aos países mais desenvolvidos. Esse padrão se intensificou a partir da segunda metade do século XX, período em que grandes ondas migratórias partiram da Índia, nos anos 1960, e de países africanos, durante as décadas de 1970 e 1980, rumo a nações mais desenvolvidas, como é o caso das nações europeias e os Estados Unidos.
Bom dia Ricardo, ótimo canal. Apenas destacando que o investimento em Educação não é apenas o investimento em mão de obra, pois apesar de todas as dificuldades com atual cenário político do Brasil, as Universidades brasileiras têm formado excelentes profissionais, e isso não é de hoje, a saída deles para fora se dá pelo não incentivo financeiro e deficiência em infraestrutura (como você mesmo citou), nesse sentido o investimento massivo em P&D, que vai além do investimento em formação, se torna crucial para atrair essa mão de obra. Indústrias de alta tecnologia e grandes corporações sempre estão envolvidas nisso com grandes investimentos, e no Brasil o que ocorre é desindustrialização. E já é cultura no Brasil entre quem se dedique aos estudos pensar em entrar numa universidade com o objetivo de se formar bem, desenvolver o inglês e sair para outro país, dada a situação que vivemos aqui, não julgo o pessoal.
Quando eu paro pra pensar nessas coisas eu fico muito triste, sem brincadeiras. Eu não vou ser hipócrita sobre as metas da minha vida, eu quero dinheiro, muito dinheiro e prestigio, isso é errado ? Não. Eu estou prestes a começar uma graduação em ciências contabeis, mas sabe quanto ganha um contador ? Na média, com muita experiência o máximo chega a uns 4.000 reais, 4800 em um incentivo, isso não é o suficiente e pra piorar esse curso vai me prender a esse pais.
Eu fiquei quatro anos, em uma Fatec em São Paulo. Não vi nenhuma pesquisa ou desenvolvimento, de conhecimento. Só vi enchimento de linguiça. Com um ensino médio tão pífio concordo, que é difícil fazer desenvolvimento de conhecimento na faculdade, mas tem muito professor acomodado, que só quer pegar o salario. no final do mês.
Assim que eu passar no concurso de Perito, eu vazo do Brasil, quero trabalhar na polícia da Europa,nem ligo para os USA - Odeio lá tbm. O BR é um país que só escolhe lixo como presidente e ainda tem orgulho disso,além de que, esse apaís é um pouco mais atrasado do que outros países. Eu gosto do Brasil,mas essa é a realidade. Tenho 22 anos,nem consigo um emprego,eu tenho nojo dessa situação. Não aguento😍😍🖤
Pior é que ainda tem aqueles que nem bolsa recebem. Me deu uma tristeza saber como os pesquisadores brasileiros se sentem nesse vídeo: th-cam.com/video/41OK7ZGR_fM/w-d-xo.html
Mano tá complicado, ou você vira médico ou engenheiro ou vai arcar com a sorte e suas despesas cotidianas. Estou pensando em entrar para carreira militar mas está difícil, não é o que eu gostaria de fazer, gosto de história, filosofia, mas tecnicamente não é um bom caminho, pelo menos por agora.
O Brasil tem muitas pessoas com ensino superior e pessoas qualificadas, mas não tem mercado, o fato de não ter emprego também desestimula muitas pessoas de buscar qualificação profissional, já que não vivemos o pleno emprego. Esse é o meu ponto de vista.. faltam empresas para investir aqui, é função do governo atrair investimento exterior e fomentar a criação de empresas brasileiras
O Brasil foi criado por um país da periferia europeia pra ser mera fonte de insumos pro Mundo. E os caras que o lideraram desde então fizeram a opção de mantê-lo assim. Paciência...
meu professor de física durante o mestrado no ITA foi convidado para um projeto de reprodução da energia solar q seria na França, por falta de verba não puderam ir...
Meu melhor amigo faz mestrado e banca sua pesquisa do próprio bolso pela falta de verba e burocracia da federal, mas ele já diz que vai tentar de tudo para fazer o doutorado lá fora
Menina que estudava sozinha passa na prova da USP USP não aceita por conta que não tinha terminado o ensino médio. Estados Unidos da América: come here live truly the capitalism 😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎👍👍👍🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸 Menina: yes Brasil + USP: 🤡🤡🤡🤡
Mas isso não é decorrência do governo Bolsonaro, isso vem da pior recessão da história provocada no governo Dilma, o resto é consequência, isso vai demorar uns 3 mandatos para recuperar.
Caro prof. Ricardo, me permita fazer uma análise e me corrija se eu estiver errado... Concordo que a fuga se dê aos baixos investimento na área, mas, como tu falaste, tem haver com a Pandemia. Por um outro lado, a instabilidade ocorrida no Brasil, não é somente governo "Bolsonaro", mas sim um problema politico (de forma geral). Não aguentamos mais ver tantas injustiças em nosso pais. É desanimador.... Estou a morar em Portugal a 15 dias.
Boa! Claro que a culpa não é do bolso. Porém, para muita gente ele foi a última esperança, depois dos escândalos dos pt. Muita gente confiou, e se frustrou. E o baixo investimento em ciência é coisa dos últimos 500 anos apenas!
Humanas não é uma área com visão mercadológica????? É a visão mais mercadológica possível, Mercado se estuda com Humanas e não com Exatas, em qualquer faculdade pra você passar em economia a específica é de humanas, esse pensamento é sinal de que a alienação de certos governantes está dando certo.. mas também entendo que é por falta de conhecimento
Uerj a específica é de Matemática e História, A nota de economia e adm no Enem dão prioridade pra humanas e exatas. Quando se fala de mercado, não tem como desvincular de sociedade, sociologia é o estudo da sociedade.. pra entender de mercado você tem que saber o que é keynesianismo, Neoliberalismo, os principais tratados, tipo o de bretonwoods. Entender os avanços da industrialização, modelos produtivos, Taylorismo, Fordismo, Toyotismo. Isso tudo são bases para a preparação pra universidade, você aprende tudo em história, geografia, sociologia.
Uma boa organização política é a base fundamental para um país desenvolver e chegar a ter um alto IDH , e política tem tudo a ver com ciências humanas.
A saída pro brasil é o aeroporto mesmo n tem outra opção não , já to mexendo os pauzin pra ir pra fora tbm deus me livre ter doutorado e receber sálario como se não precisasse de uma faculdade.
E qual retorno financeiro para o país, em dólares, de um pesquisador de literatura especialista em romantismo? A argentina investe violentamente, qual foi o retorno? Um exemplo é a questão do grafeno. Eu posso pesquisar sobre grafeno, o país gasta um dinheirão comigo etc... mas se eu tenho um capital para abrir uma empresa e produzir baterias, onde eu escolho: Brasil, com a carga tributária total de mais de 35%, cheio de burocracia e onde amanhã pode entrar um populista e nacionalizar minha empresa, ou Irlanda, que eu abro a empresa em menos de um dia com menos de 20% de imposto, negociando diretamente com o trabalhador? A riqueza está somente na produção, através da indústria e comércio. Pesquisa é um meio.
correto. o que atrapalha aqui são essas regulamentações trabalhistas, ambientais, tributárias.... tudo isso f... o brasileiro. isso para não falar da inflação, da violência presente em TODAS as cidades(até o começo dos anos 2000 só viamos tanta violência no eixo RJ e SP e nada comparado ao que é hoje), etc, etc. apesar dos pesares, ainda tem um lado meu que ainda tem esperança em ver esse País crescer. deve ser maluquice minha.
Sei que já faz 3 anos mas irei responder a sua primeira pergunta: O retorno vem no mercado editorial, no fomento da economia criativa, nas publicações de alto impacto que geram royalties, nos prêmios internacionais de literatura, no mercado de educação com publicações voltadas para a pedagogia em especial para o estudo da literatura. Calcular em dólares logicamente é difícil, mas posso dizer que existem muitos escritores brasileiros publicados no exterior e bem requistos. Além de tudo isso, nós vemos hoje (na época que você escreveu não existia esse boom) a importância das LLM (modelos de Inteligência Articial que utilizam a linguagem), compreender a linguagem e a informação, na ERA DA INFORMAÇÃO, nunca foi tão valioso, talvez, nessa revolução industrial 4.0, seja uma das únicas coisas capazes de fazerem de fato a transferência de tecnologia sem depender dos entraves do investimento direto. Mas para além disso, também gostaria de deixar um alerta ao colega, deve-se compreender que a acadêmia não surge por razões comerciais, nem deve se olhar a ela dessa forma, afinal, coisas como sentimentos, sensações, símbolos, não necessariamente têm valor comercial, entretanto, são extremamente importante para nós, humanos.
Ontem, pela primeira vez, pensei em sair do Brasil, quando vi a notícia que o PT está tentando implantar a linguagem neutra, se isso for aprovado eu vou convergir todo meu esforço no trabalho e estudo com o objetivo de sair daqui
Muito Triste ver essa destruição da Pesquisa Acadêmica no brasil. Com um Governo fascista e negacionista como esse isso era esperado de acontecer. Há várias áreas empresariais nas quais eles estão com rios de dinheiro, no entanto bons cientistas não estão sendo bem valorizados pecuniariamente.
O Governo já investe o mesmo % do PIB que os países desenvolvidos, o maior problema da educação brasileira hoje não está dentro da USP ou da UFRJ e sim das escolas públicas municipais. Meu ponto de vista
Que nada professor, o Brasil tinha que dar espaço para as empresas de tecnologia brasileiras, para o capital privado custiar o estudo dessa galera e logo depois eles irem trabalhar para a própria
Eu sai nesse periodo mas pq desisti de ver o brasil dobrando a aposta com a Dilma 2. E esse apoio cego continua e vcs continuam a recortar fatos pra criar narrativas. Esse video é da época Lula mas claro que só vão lançar um video novo aqui quando o governo atual sair do poder. Vcs ajudam a construir a incrivel Brazuela. th-cam.com/video/4cW7ALaovwQ/w-d-xo.html
Fala abobrinha não mano A fuga de profissionais capacitados é uma realidade em toda América latinha, na África e Ásia. O real problema é a diferença cambial. Se a nossa moeda fosse forte qualquer cérebro ia ficar produzindo aqui com ou sem instrutura pra desenvolver o projeto.
Sinceramente, o único "nacionalismo" que funciona pra mim é o que me deixa em um lugar seguro, com boa qualidade de vida e oportunidades de crescimento intelectual e profissional. O Brasil não é um desses lugares. Obrigada pelo vídeo, professor. :)
Eu mesmo voltei a estudar inglês sozinho mesmo, com o objetivo a arrumar emprego lá fora. muito stonks! Aqui falta programadores, mas do que adianta ganhar 5mil+ e viver com medo de atender um celular na rua.
Eu tbm estou tendo aulas com prof de inglês ano q vem pretendo aplicar para um summer job e outros intercâmbios!! boa sorte Oliveira.
@@laryssenascimento3989 Para vc tbm! :3
Eu também comecei a estudar inglês, mas para estudar fora. Eu quero mudar de alguma forma essa realidade do BR.
Muito triste!!!
Ah, minha área é também relacionada a programação.
@@Alexandra-ce8zl realmente
Sorte de quem é programador kk
Na área de TI(programador, cientista de dados) os profissionais estão saindo em massa, sem contar os que moram aqui, porém trabalham remotamente para o exterior.
Realmente, o Brasil perdeu uma parcela enorme dos seus profissionais de TI na meio da pandemia. Se continuar assim, o país vai voltar pras cavernas. Meu sonho era ir trabalhar no Japão quando terminasse meu curso de Ciências da Computação.
@@Garoto_Eletronico tô com basicamente o mesmo objetivo q o teu, pretendo ingressar nessa universidade (estou estudando pro Enem e uma linguagem) e vazar
Agora sim estamos nos tornando uma colônia de exportação em todos os aspectos
Ana Paula tá ficando mais na cara ainda com a desindustrialização e o aumento da fuga de cérebros
Use Bitcoin não é ruim, mas só exportamos comoddities, quando vamos exportar tecnologia de ponta? Vamos viver de soja?? Quando o Solo se esgotar? Coisa que não vai durar muito, Quando os rios secarem? Pois a Soja consome muita água.. Veja o conceito de Água virtual, caso você não conheça. A China tá comprando nossa água, não nossa soja. Daqui a pouco o Estresse Hídrico aumenta e nada nos resta. Concordo que exportar é bom, mas devemos exportar COM inteligência.
Use Bitcoin amigo, não estamos falando de empresas estrangeiras. O Brasil não tem investido em pesquisas de universidades, não se fala de subsídios e benefícios pra criação da indústria NACIONAL. Você tá falando de outra coisa.
Use Bitcoin no Brasil os produtos tecnológicos são caros não só pelo imposto, mas também porque não temos marcas nacionais pra subsidiar por aqui. Samsung, chevrolet, LG, Honda são tudo empresas estrangeiras, por isso tudo o que compramos é caro. Se tivéssemos uma Indústria Nacional tudo seria mais barato
Use Bitcoin não necessariamente precisa ser uma Estatal pra ser indústria nacional. Vê o exemplo da Multilaser, porque um fone da Multilaser é barato e um da Razer de tecnologia parecida é caro? Porque a Multilaser é nacional e a Razer é estrangeira.
Eu até queria sair do Brasil, mas só tenho o ensino médio. Tranquei a faculdade de gestão ambiental pra poder trabalhar e me manter.
Se você tiver um bom nível de inglês e disposição tem vários países bons para imigrar.
Ja tou treinando meu inglês.
Tambem traquei a minha de Economia.
Mas quero sair do Brasil pois ano que vem tem eleiçao.
😅
Tem países que dão bolsa de estudos, principalmente para mestrado, vale a pena pesquisar.
Isso não tem nada haver mano,se você tiver um nível bom de inglês e de preferência uma profissão profissionalizante você consegue muitas oportunidades.
@@Honkbs Que emprego? Larguei pra cuidar da minha mãe, faz meses que tô a procura.
Sou formado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela UFU. Atualmente realizo o mestrado pela mesma instituição. Acabo desistindo, de forma antecipada, de continuar com o doutorado pelo fato de não haver mais tanto incentivo à pesquisa como se observava há seis, oito anos. As universidades vivem um sucateamento sem precedentes. Chega a faltar bebedouros nos corredores dos departamentos. Papel higiênico? Ihh... prefiro nem comentar...
Prof Ricardo, me ajuda encontrando um emprego de professor de Geografia, por favor! Hahaha abração e, mais uma vez, sucesso! Te admiro demais!
O Brasil parece o mesmo nos 500 anos de história. Toda riqueza dessa terra, vai pra fora dela.
Parece não: é parceiro, só que de um modo disfarçado!
parece não, meu parceiro. Essa é a realidade
A DIREITA É FANTOCHE DOS EUA. QUE MANTÉM O PAÍS SUBDESENVOLVIDO.
SE ALIAR AOS ESTADOS UNIDOS GEOPOLÍTICAMENTE É VOLTAR A POBREZA.
OS EUA SE ENRIQUECE DE COLONIAS.
- desigualdade imensa onde uma pequena parcela da população detém a maior parte das riquezas ✅
É parece que nada mudou desde 1500
@@kakesss9126 verdade, vamos nos aliar a potências como cuba, Bolívia, Moçambique kkkkk
Professor o senhor poderia falar sobre o que a vice-presidente de Joe Biden falou sobre os imigrantes? Seria muito interessante, o senhor falar tbm sobre as mudanças após essa decisão
Certa vez vi um anúncio de emprego para engenheiro especializado em redes de computadores cujos requisitos eram tais que quem as preenchesse poderia facilmente conseguir um emprego no exterior. O salário era R$4.000,00 bruto. O País está ficando cada vez mais inviável.
Eu amo meu país e nunca quis sair daqui. Mas nos últimos tempos tenho pensado muito na possibilidade de ir estudar fora. É muito triste ver o jeito que a ciência vem sendo desvalorizada nas últimas décadas.
tenho o mesmo sentimento que vc, ta difícil ficar e não ser valorizado aqui!
só ir man kskskskksks, precisa comentar que quer ir não.
Vai menina! Não te conheço, mas te dou todo o apoio. Pensa que você vai estar ganhando melhor fora, para tirar férias no Brasil. Se você acha que a sua paz é em outro lugar, pisa fora
@@pedrohenriquepereira6632 se doeu porque?
No Brasil, a população comum está muito longe e meio que se lixa para os nossos intelectuais e Pesquisadores.
É uma pena.
Eu Admiro profundamente nossos cientistas, engenheiros e profissionais das ciências humanas e sociais.
Enquanto isso, o salário de quem deveria cuidar disso, só aumenta. Esses dias estavam discutindo lá em Brasília se militares que estão no governo poderiam receber 2 salários (o militar e o político).... Isso é fruto de cultura do brasileiro de ao invés de lutar por seus direitos, preferir babar ovo de político e como um certo ministro disse, "deixar a boiada passar". Um ótimo professor aqui do TH-cam (assim como você), o Rodolfo do História Online, uma vez comentou sobre só haver revolução, quando há fome. Provavelmente o brasileiro só vai aprender isso, na prática, porque em sua maioria é conveniente com a situação do país, prefere tapar os olhos.... Mas o que esperar de um povo que a beira do colápso, defende cegamente políticos que riem da cara dele.
Vivo essa realidade, ano que vem vou para o exterior para fazer PhD, já que no Brasil a ciência não é valorizada.
Você conseguiu bolsa?
Você é top professor consegue passar notícias sem cunho ideológico, quem acompanha o seu canal fica crack pra temas de redação
Complicado.
Prof arrasando nas explicações!! Como sempre
Faço Física na UFMG, e o que é mais falado é a falta de absorção pelo mercado. O aumento de universidades não necessariamente vão absorver todos os cientistas, mas o aumento da indústria tec etc. é o que vai fazer com que os fisicos, engenheiros, químicos, geólogos tenham um emprego.
Brasil o único pais em que quanto mais se estuda mais desempregado fica !
@@zangetsu7120 Mas qual doutor vai querer salário de fome para dar aula em escolas ? E sem direito a Lab., ou seja, sem pesquisa.
@@zangetsu7120 acho que a saída pra um professor de física é empreender. Existe sim um déficit de professores de física mas existe um déficit ainda maior de BONS professores de física. Aqui na minha cidade, sou estudante de vestibular e já pensei várias vezes em fazer monitoria de física em cursinhos porque os alunos não conseguem aprender com o professor ( ou não aprendem tudo o que precisam, já que o professor é mto ocupado e não pode atender individualmente ). Com uma boa didática e um bom marketing da pra ir longe, é só olhar o Felipe Guidoli do universo narrado e o Thales do chama o físico.
@@aff941 verdade, tem uns prof de física que até plataforma na net tem, esses tem reconhecimento bem grande. Criaram canais no youtube, depois cresceram pela qualidade e lançaram plataformas, uma boa ideia
a gnt falando de pesquisa/produção de tecnologia e a galera vindo mandar o cientista se contentar em fazer video pro yt descrevendo fenômenos ja conhecidos kkkkkkkkk vivem no mundo da lua só pode
@@Alves_floresta na verdade, é muito nobre o que os professores fazem, disponibilizando as aulas e nada impede que eles realizrm outras coisas. Eu por exemplo estudei bastante pelo TH-cam tanto na pandemia quanto antes dela, não tem como menosprezar a importância disso
Sou engenheiro e falo inglês fluente . Trabalho em um pet shop e a noite faço Uber . Só não vou embora do Brasil porque minha mãe é idosa e doente , não posso largar ela aqui. Mas vontade não me falta, o Brasil já era. Nunca vamos sair desse buraco negro infinito que nos metemos...
Você com certeza é engenheiro civil
Esse teu amigo, prof de Literatura ainda está lá? Espero que sim, está no paraíso perto daqui.
Não conversei mais com ele desde então. Mas pelas fotos acredito que sim!
@ 🙏🙏
Acabei de ver essa reportagem..
Quem tá saindo daqui tá mais q certo, quem tem esse previlégio tem q aproveitar mesmo
135%? Que notícia boa! Vamos montar uma colônia, pessoal. Estou pensando em ir pro Canadá ou Noruega.
Além disso, só de pensar em como é sofrido para um POBRE se sustentar em cursos que exigem uma carga horária integral. Dão míseros 300 de bolsa auxílio, gente, quem se sustenta com 300 reais? 300 reais não faz nem as compras do mês, mal paga a conta de luz e água.
Isso durante 4,5 ou 6 anos se for medicina
minha luta diária aí, passei em medicina e corro risco de trancar por questão econômica msm
@@tamiresmendes8672 tem q vender salgado, brigadeiro ou doce pra se manter
@@cucuruto, eu também cursava medicina - 100% de bolsa pelo Prouni - e tive que abandonar a faculdade este ano com 3 meses completados - sendo o dinheiro o principal motivo. Ganhava 400 reais de auxilio, mas você sabe, esse valor não dava nem para a metade do aluguel. Obviamente estou estudando para passar em uma grande federal, mas é difícil cara, o governo não valoriza os jovens. Boa sorte nos seus estudos.
@@gabrielb.9261 é triste demais né cara, sinto muito por tu aí. Espero de coração que tu passe logo, sei bem como é sofrido essa época de vestibular
O Brasil forma e o sujeito usa o conhecimento lá fora. Que presentão para eles. Enquanto isso ficamos com os "funkeiros" e baladeiros.
Situação triste...
Perfeito vídeo. Parabéns.
Difícil mesmo está para quem é da área de humanidades.
Ótimo vídeo professor, realmente a tendência é um panorama triste para o desenvolvimento da nossa ciência... :(
Até eu não vejo a hora de um dia poder ir embora daqui, os políticos arrasaram e continuam afundando o país na corrupção e impunidade
Eu mesmo penso em sair assim que me formar, vou tentar revalidar meu título médico fora daqui, lamento muito pq gosto do meu país, mas não vejo perspectiva de melhora tão cedo. E quanto as bolsas é bem triste, ainda quando tu recebe já é com atraso, eu mesmo dependo de bolsa para custear minha subsistência e quase todo mês é um sufoco com a demora. Enfim, a gente podia valorizar muito mais a ciência aqui, eu tinha esperanças, mas depois de ver essa situação do covid e todo esse negacionismo científico só penso em dar o pé o quanto antes
Eu estou estudando pra medicina e já pensei nisso. O processo pra atuar como médico em outro país é muito difícil ? Adoraria me informar.
Tenho muita vontade de sair do Brasil e nunca mais voltar. Estou finalizando um doutorado e estou desempregada há mais de 6 anos.
Muito triste essa fuga de cérebros
Mas também, a visão social de quem estudou no exterior é muito melhor que a de quem estudou na federal brasileira:
-Ele tá fazendo faculdade de administração em uma universidade que ninguém nem sabe o nome em algum país europeu aleatório que também ninguém nem sabe o nome. Ele é bom mesmo.
-Ele tá fazendo pós-doutorado em Física Matemática na federal daqui da minha cidade, mas não deve ser tão bom quanto esse que tá fazendo administração em uma universidade que ninguém nem sabe o nome em algum país europeu aleatório que também ninguém sabe o nome, nunca estudou fora
(não quis insinuar que quem sabe física é melhor que quem sabe administração, mas resolvi pegar algo genérico que muita gente faz e um que tem um estereótipo de impossível de aprender pra me expressar melhor).
Vou me mandar pra fora! Conseguir um intercâmbio e sair dessa espelunca chamado Brasil. Cada vez mais se afundando, mesmo assim a quem diga que a economia está "boa"!
Nao precisa nem ser um super cientista pra ser valorizado lá fora. Tenho diversos amigos e conhecidos indo fazer faculdade lá fora. Stanford, Minerva, entre outras. Gente que poderia ser muito bem aproveitada aqui e vai acabar criança uma startup no Vale do Sílico e é isso
Eu sou do ramo de T.I. Eu também quero vazar daqui!
Ai que tristeza, meu pai do céu
É o caso do Gil do Vigor, que vai fazer seu pós-doutorado nos EUA por falta de investimento em pesquisas aqui no Brasil.
Eu estou no estagiando e me formando em engenharia de controle e automação esse ano, estou pensando em ir para fora do país, Europa especificamente onde tem muita oportunidade para engenheiros recém formados, porém por motivos de relações pessoais talvez eu fique por aqui mesmo. Mas é a única coisa que me prende ao país.
RESUMO;
Fuga de cérebros é um tipo bastante específico de emigração que acontece quando trabalhadores com elevado nível de qualificação profissional deixam seus países em busca de melhores oportunidades de emprego. Esses profissionais são pesquisadores, professores de Ensino Superior, médicos, engenheiros e outros especialistas que têm um conhecimento amplo em suas respectivas áreas de atuação.
A falta de oportunidades e a desvalorização profissional no seu país de origem fazem com que eles busquem uma chance de atuar no exterior, onde geralmente encontram melhores condições. No médio e longo prazo, a evasão de um grande número desses profissionais implica consequências para a economia e o desenvolvimento do país.
O fluxo de profissionais qualificados no mundo acontece de países menos desenvolvidos em direção aos países mais desenvolvidos. Esse padrão se intensificou a partir da segunda metade do século XX, período em que grandes ondas migratórias partiram da Índia, nos anos 1960, e de países africanos, durante as décadas de 1970 e 1980, rumo a nações mais desenvolvidas, como é o caso das nações europeias e os Estados Unidos.
Bom dia Ricardo, ótimo canal. Apenas destacando que o investimento em Educação não é apenas o investimento em mão de obra, pois apesar de todas as dificuldades com atual cenário político do Brasil, as Universidades brasileiras têm formado excelentes profissionais, e isso não é de hoje, a saída deles para fora se dá pelo não incentivo financeiro e deficiência em infraestrutura (como você mesmo citou), nesse sentido o investimento massivo em P&D, que vai além do investimento em formação, se torna crucial para atrair essa mão de obra. Indústrias de alta tecnologia e grandes corporações sempre estão envolvidas nisso com grandes investimentos, e no Brasil o que ocorre é desindustrialização. E já é cultura no Brasil entre quem se dedique aos estudos pensar em entrar numa universidade com o objetivo de se formar bem, desenvolver o inglês e sair para outro país, dada a situação que vivemos aqui, não julgo o pessoal.
Isso é péssimo para o Brasil
Vlwwww pelo conteúdo prof :D sempre te acompanho... Fiquei de cara q se estuda literatura brasileira no exterior. Q Doidera
Quando eu paro pra pensar nessas coisas eu fico muito triste, sem brincadeiras.
Eu não vou ser hipócrita sobre as metas da minha vida, eu quero dinheiro, muito dinheiro e prestigio, isso é errado ? Não. Eu estou prestes a começar uma graduação em ciências contabeis, mas sabe quanto ganha um contador ? Na média, com muita experiência o máximo chega a uns 4.000 reais, 4800 em um incentivo, isso não é o suficiente e pra piorar esse curso vai me prender a esse pais.
Eu fiquei quatro anos, em uma Fatec em São Paulo. Não vi nenhuma pesquisa ou desenvolvimento, de conhecimento. Só vi enchimento de linguiça. Com um ensino médio tão pífio concordo, que é difícil fazer desenvolvimento de conhecimento na faculdade, mas tem muito professor acomodado, que só quer pegar o salario. no final do mês.
Investe pouco em tecnologia mas investimento exagerado em tribunais, controle e burocracia.
Nossa... Pq será né... Ai ai
Isso é uma realidade terrível, porém o avanço da Biotecnologia está bem expressivo no Brasil, mas...caminhando à passos lentos, infelizmente.
Poderia comentar sobre o valor das universidades particulares e as bolsas que o governo oferece nelas? Ouvi falar que o valor alto seria intencional
Os fatores citados são antigos porque a fuga está aumentando?
Assim que eu passar no concurso de Perito, eu vazo do Brasil, quero trabalhar na polícia da Europa,nem ligo para os USA - Odeio lá tbm. O BR é um país que só escolhe lixo como presidente e ainda tem orgulho disso,além de que, esse apaís é um pouco mais atrasado do que outros países. Eu gosto do Brasil,mas essa é a realidade. Tenho 22 anos,nem consigo um emprego,eu tenho nojo dessa situação. Não aguento😍😍🖤
SIM E CÉREBROS QUE SE NAO TIVER INCENTIVO FUTURO GOVERNO NÃO VOLTAM
Quem tem oportunidade é melhor ir mesmo pq esse país tá medonho.
eu msm estou estudando com o intuito de ir embora
O próximo cérebro a sumir será o meu.
Me levaaa😭😭
Me too
MANO MEU DEUS EU TE VEJO EM TODO COMENTARIO , DE QUESTAO DO ENEM VIDEO AULA PQP
Quando eu me formar eu vou dar o pé daqui
Professor em qual governo isso foi diferente? Cite a fonte da informação. Abc
Pior é que ainda tem aqueles que nem bolsa recebem. Me deu uma tristeza saber como os pesquisadores brasileiros se sentem nesse vídeo: th-cam.com/video/41OK7ZGR_fM/w-d-xo.html
Acho que qualquer um que tenha cérebro quer sair daqui
Mano tá complicado, ou você vira médico ou engenheiro ou vai arcar com a sorte e suas despesas cotidianas. Estou pensando em entrar para carreira militar mas está difícil, não é o que eu gostaria de fazer, gosto de história, filosofia, mas tecnicamente não é um bom caminho, pelo menos por agora.
Engenheiro passa fome no Brasil, já o Médico não kkk
@@gabrielfoleiss Eu falei brincando meu rei, desanima não.
@@gabrielfoleiss Toda profissão gera lucro só vai depender de você.
@@gabrielfoleiss Eu faço Engenharia de Software na Federal
@@gabrielfoleiss Medicina não é pra mim não. Eu admiro quem exerce essa profissão, pois é muito peso nas costas.
Deus quiser quero sair daqui também, vou pro Chile.
Professor, porque o Brasil não tenta pegar trabalhadores qualificados de países mais pobres que o Brasil?
Mais médicos é um exemplo
O Brasil tem muitas pessoas com ensino superior e pessoas qualificadas, mas não tem mercado, o fato de não ter emprego também desestimula muitas pessoas de buscar qualificação profissional, já que não vivemos o pleno emprego. Esse é o meu ponto de vista.. faltam empresas para investir aqui, é função do governo atrair investimento exterior e fomentar a criação de empresas brasileiras
O Brasil foi criado por um país da periferia europeia pra ser mera fonte de insumos pro Mundo. E os caras que o lideraram desde então fizeram a opção de mantê-lo assim. Paciência...
Na época, Portugal não era periferia, era uma das potências marítimas do mundo junto com França, Espanha, Países Baixos, Inglaterra e França
Notícia é ótima, não somos burros
O Brasil é um país fadado ao fracasso!
Professor no Governo Dilma foi diferente?
Estudando pra sair do Brasil✊
meu professor de física durante o mestrado no ITA foi convidado para um projeto de reprodução da energia solar q seria na França, por falta de verba não puderam ir...
Enquanto isso, ser estudante é " feio"
Meu melhor amigo faz mestrado e banca sua pesquisa do próprio bolso pela falta de verba e burocracia da federal, mas ele já diz que vai tentar de tudo para fazer o doutorado lá fora
Menina que estudava sozinha passa na prova da USP
USP não aceita por conta que não tinha terminado o ensino médio.
Estados Unidos da América: come here live truly the capitalism 😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎👍👍👍🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸🇺🇸
Menina: yes
Brasil + USP: 🤡🤡🤡🤡
Mas isso não é decorrência do governo Bolsonaro, isso vem da pior recessão da história provocada no governo Dilma, o resto é consequência, isso vai demorar uns 3 mandatos para recuperar.
Preocupa não, o gado vai ficar aqui eles não têm cérebro.
Caro prof. Ricardo, me permita fazer uma análise e me corrija se eu estiver errado...
Concordo que a fuga se dê aos baixos investimento na área, mas, como tu falaste, tem haver com a Pandemia.
Por um outro lado, a instabilidade ocorrida no Brasil, não é somente governo "Bolsonaro", mas sim um problema politico (de forma geral). Não aguentamos mais ver tantas injustiças em nosso pais. É desanimador.... Estou a morar em Portugal a 15 dias.
Boa!
Claro que a culpa não é do bolso.
Porém, para muita gente ele foi a última esperança, depois dos escândalos dos pt.
Muita gente confiou, e se frustrou.
E o baixo investimento em ciência é coisa dos últimos 500 anos apenas!
Como a área de humanas ajuda, já que não é uma área com essa visão mercadológica?
Humanas não é uma área com visão mercadológica????? É a visão mais mercadológica possível, Mercado se estuda com Humanas e não com Exatas, em qualquer faculdade pra você passar em economia a específica é de humanas, esse pensamento é sinal de que a alienação de certos governantes está dando certo.. mas também entendo que é por falta de conhecimento
@@matheusalves1150 se puder citar alguns exemplos...
Uerj a específica é de Matemática e História, A nota de economia e adm no Enem dão prioridade pra humanas e exatas. Quando se fala de mercado, não tem como desvincular de sociedade, sociologia é o estudo da sociedade.. pra entender de mercado você tem que saber o que é keynesianismo, Neoliberalismo, os principais tratados, tipo o de bretonwoods. Entender os avanços da industrialização, modelos produtivos, Taylorismo, Fordismo, Toyotismo. Isso tudo são bases para a preparação pra universidade, você aprende tudo em história, geografia, sociologia.
@@matheusalves1150 entendi,legal.
Uma boa organização política é a base fundamental para um país desenvolver e chegar a ter um alto IDH , e política tem tudo a ver com ciências humanas.
A saída pro brasil é o aeroporto mesmo n tem outra opção não , já to mexendo os pauzin pra ir pra fora tbm deus me livre ter doutorado e receber sálario como se não precisasse de uma faculdade.
Brasil acabou! O último que sair apaga a luz.
O americano não paga royalties? Se ele comprar um remédio desenvolvido lá ele não tem que pagar?????
E qual retorno financeiro para o país, em dólares, de um pesquisador de literatura especialista em romantismo?
A argentina investe violentamente, qual foi o retorno?
Um exemplo é a questão do grafeno. Eu posso pesquisar sobre grafeno, o país gasta um dinheirão comigo etc... mas se eu tenho um capital para abrir uma empresa e produzir baterias, onde eu escolho: Brasil, com a carga tributária total de mais de 35%, cheio de burocracia e onde amanhã pode entrar um populista e nacionalizar minha empresa, ou Irlanda, que eu abro a empresa em menos de um dia com menos de 20% de imposto, negociando diretamente com o trabalhador?
A riqueza está somente na produção, através da indústria e comércio. Pesquisa é um meio.
correto. o que atrapalha aqui são essas regulamentações trabalhistas, ambientais, tributárias.... tudo isso f... o brasileiro. isso para não falar da inflação, da violência presente em TODAS as cidades(até o começo dos anos 2000 só viamos tanta violência no eixo RJ e SP e nada comparado ao que é hoje), etc, etc.
apesar dos pesares, ainda tem um lado meu que ainda tem esperança em ver esse País crescer. deve ser maluquice minha.
Sei que já faz 3 anos mas irei responder a sua primeira pergunta:
O retorno vem no mercado editorial, no fomento da economia criativa, nas publicações de alto impacto que geram royalties, nos prêmios internacionais de literatura, no mercado de educação com publicações voltadas para a pedagogia em especial para o estudo da literatura.
Calcular em dólares logicamente é difícil, mas posso dizer que existem muitos escritores brasileiros publicados no exterior e bem requistos.
Além de tudo isso, nós vemos hoje (na época que você escreveu não existia esse boom) a importância das LLM (modelos de Inteligência Articial que utilizam a linguagem), compreender a linguagem e a informação, na ERA DA INFORMAÇÃO, nunca foi tão valioso, talvez, nessa revolução industrial 4.0, seja uma das únicas coisas capazes de fazerem de fato a transferência de tecnologia sem depender dos entraves do investimento direto.
Mas para além disso, também gostaria de deixar um alerta ao colega, deve-se compreender que a acadêmia não surge por razões comerciais, nem deve se olhar a ela dessa forma, afinal, coisas como sentimentos, sensações, símbolos, não necessariamente têm valor comercial, entretanto, são extremamente importante para nós, humanos.
Eu, bióloga e professora, sairia fácil daqui se tivesse uma boa oportunidade.
Bolsonaro ou Lula ano que vêm, ninguém merece, com esse cenário quem não quer ir embora do Brasil ano que vêm.
O senhor já pensou em ir pra fora? Ou recebeu uma proposta do tipo?
Olá Ricardo boa tarde nossa quando eu vi o título fiquei bem curiosa pensei que os cérebros estavam fugindo da cabeça das pessoas kkk kkk
Ah! Isso também tem muito kkkkk
Muito bom presidente!
Ontem, pela primeira vez, pensei em sair do Brasil, quando vi a notícia que o PT está tentando implantar a linguagem neutra, se isso for aprovado eu vou convergir todo meu esforço no trabalho e estudo com o objetivo de sair daqui
Fake news mano
Muito Triste ver essa destruição da Pesquisa Acadêmica no brasil.
Com um Governo fascista e negacionista como esse isso era esperado de acontecer.
Há várias áreas empresariais nas quais eles estão com rios de dinheiro, no entanto bons cientistas não estão sendo bem valorizados pecuniariamente.
Votem em candidatos q é a favor da nossa soberania, nossa indústria.Ciro 22
só saiu quem tinha condições né ?! kkk
Bolsa de doutorado é 2200
Ué Paulo Guedes, a economia não ia melhorar? kkkkkkk e o PIB a 1%? Significa o q pro povo?
Não surpreende. Basta ver o "cérebro" que dirige o país.
o presidente é apenas a ponta do iceberg..... o problema é bem mais profundo e mais antigo do que ele.
@@nilsonoliveira3674 o presidente é materialização daquilo que se diz: cada povo tem o governo que merece.
@ exato, mas isso vale tbm para os PÉSSIMOS governadores e clãs familiares que o povo consolida por décadas no poder.
Privatiza !
O Governo já investe o mesmo % do PIB que os países desenvolvidos, o maior problema da educação brasileira hoje não está dentro da USP ou da UFRJ e sim das escolas públicas municipais. Meu ponto de vista
Que nada professor, o Brasil tinha que dar espaço para as empresas de tecnologia brasileiras, para o capital privado custiar o estudo dessa galera e logo depois eles irem trabalhar para a própria
Tem que investir no ensino base tem muito dinheiro sendo jogado no lixo na usp
Eu sai nesse periodo mas pq desisti de ver o brasil dobrando a aposta com a Dilma 2.
E esse apoio cego continua e vcs continuam a recortar fatos pra criar narrativas.
Esse video é da época Lula mas claro que só vão lançar um video novo aqui quando o governo atual sair do poder. Vcs ajudam a construir a incrivel Brazuela.
th-cam.com/video/4cW7ALaovwQ/w-d-xo.html
Fala abobrinha não mano
A fuga de profissionais capacitados é uma realidade em toda América latinha, na África e Ásia. O real problema é a diferença cambial. Se a nossa moeda fosse forte qualquer cérebro ia ficar produzindo aqui com ou sem instrutura pra desenvolver o projeto.
É Sim kkkkkkkkk
Brasil é BBB BB Bam Bam Bam das Bolinhas Bejes 😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
EU TENHO UMA SOLUÇÃO PARA FALTA DE INVESTIMENTO: AUMENTEM OS IMPOSTOS SOBRE CONSUMO DA POPULAÇÃO, QUEM FICAR MAIS POBRE FODA-SE!
Tá pronto pra virar político no Brasil hahaha
@ nada contra o Sr. Eu odeio esse país, odeio morar no RJ, odeio morar na favela, odeio esses políticos
@@schuabmt2828 relexa! Só uma brincadeira.. de verdade rs
Com este desgoverno isso mesmo o brasil nao da valor a inteligencia nao!!!
First
Nossa tem que criticar o Bolsonaro MDS kkkkkk