Com certeza, inclusive, deixando,o meio ambiente local, altamente degradado, prejudicando a vida cotidiana,da população Ribeirinhas,que dependem,da florestas e dos rios,para sua sobrevivência.
Não é um país nórdico, mas aquele país tranquilo, bonitinho, que muitos brasileiros sonham em morar, Canadá, também tem multinacionais cumprindo papel parecido por aqui.
Esse caso da Hydro é um horror. Eu também fico meio desconfiado dessa questão de "não imperialismo" dos países nórdicos. Tem um documentário chamado "Arica", que passou até na mostra Ecofalante, que narra um caso horroroso de espólio ambiental que uma empresa sueca deixou na cidade de Arica, no Chile (época de Pinochet).
Essas empresas só atuam pq tem brasileiro rico, político, empresario que deixa entrar e faz acordo. Na tora, à força é que eles nao trabalham. O governo dos países dessas empresas podem ou nao ter envolvimento.(e se tem é porque o país nativo deixou) Dinheiro nao tem nacionalidade, do mesmo jeito que a empresa nojenta é nórdica poderia ser africana ou asiática, mas aí eu acho que muitos daqui nao iriam dar a mesma importância. "Imperialismo" pelo que eu saiba é outra coisa.. o que eu vejo nesse caso é puro capitalismo.
Sucesso social-democrata na Escandinávia: Existência da União Soviética + Proximidade com os centros mundiais de circulação de riquezas > Segurança geopolítica ("Quase uma zona tampão").
"Segurança geopolítica".. a Finlândia nunca teve essa "segurança", ja ouviu falar na atitude de "Finlandização" de alguns países!? Vem da atitude de se comportar de modo à evitar ao máximo dar razão para o país vizinho nao atacar novamente, atitudes na verdade de aparente submissao e concordância de modo à evitar conflitos. Nao chamaria isso de segurança geopolítica, ate pq nesse caso a Finlândia(e outros paises nordicos) nao eram nem da Otan nem de Varsóvia.
@@pagodebregaeforro2803 saiu da crisma agora? países escandinavos SEMPRE se beneficiaram dos tratados ocidentais de Otan ou EU, tanto quanto a “neutra” suíça
Isso é algo importantíssimo, talvez esses países não atuem de forma direta e como protagonistas no que diz respeito ao imperialismo, mas estão sempre por ali de diversas formas para consolidar nossa desgraça
De fato, o modelo nórdico é invejável, mas o custo que ele têm aos países do sul Global é irreparável. Por exemplo, o Japão é o único país da Ásia-Pacífico que conseguiu se desenvolver plenamente porque não foi colonizado, a industrialização japonesa custou a vida de vários chineses e coreanos.
É como já disseram uma vez: não existem países subdesenvolvidos, mas sim países superexplorados. Todos sabem a fórmula do desenvolvimento, uma criança sabe o que precisa ser feito pra subir numa árvore, a questão é que os países são impedidos e sugados.
Leio livros e artigos de Havard sobre pobreza e prosperidades global, eles tiram toda a questão geopolítica, colocando o problemas nos próprios países pobres. Jones dá aula.
Tem uma coisa importante ai que é a Luta de classes. Países nórdicos tem histórico de luta politica-sindical muito forte. Quase todos estados de bem estar social para ser inplementados foram obrigados a considerar o grau de organização e consciência da classe. Além dos aspectos abordados no video
@@Sonufpa por isso eu penso que a questão do bem-estar social tem mais haver com a condição da luta de classes, de um novo cinturão pós nazismo, de controle/combate ao comunismo nesse sentido o papel geopolítico não explica tanto
bem lembrado... e boa parte desses países já n tiveram algum dedo na urss? Tipo suécia se n me engano ja foi comunista...? Perdao se eu estiver falando bobagem
@@antares6664 com certeza tiveram influência do Leninismo. Os partidos social democratas Suécos por exemplo foram muito resistentes quanto ao socialismo. Porém lá nunca teve socialismo.
@@eberribas856concordo! Se fosse algo simples como foi apontado no video (onde a escandinávia se encontra no mapa) os países asiáticos teriam uma social democracia forte, países da américa central, por causa de Cuba também...
Impressionado com esse canal. Sempre disse em discussões políticas que argumentar em qualquer assunto político, seja do preço da gasolina às privatizações, sem saber como o imperialismo direciona a política global era impossível. E aí acho esse canal, e esse Jones consegue colocar uma montanha de informação em vídeos de 10, 20 minutos. Realmente, impressionante. Muito bom.
Pessoal esquece que a configuração mercantil entre os países Norte-Sul Global se da tbm não só geopoliticamente (como apontado pelo Jones) mas tbm de forma etnica-racial. Nós ja estamos num país onde intelectuais negam desigualdade racial, "esquecer disso" é negar tbm o racismo, estrutura importantíssima q deu base ao colonialismo, e da base ao imperialismo. Tamo junto, Camarada. Excelente vídeo.
Inclusive, se alguem tiver alguma duvida sobre as afirmaçoes de que os trabalhadores da URSS realmente tinham essas ferias, assistam os videos aqui no ytb do Jornalista Ernesto Varela. É uma serie de pequenos videos, e alguns mostram essa realidade.
Rapaazzz... Em 2005 fiz uma pergunta parecida ao prof de geografia, mas usando a suíça como questão. Até hj, essa explicação é o mais próximo de uma resposta q encontrei...
Ciro tem seus méritos na pedagogia da defesa dum projeto de desenvolvimento nacional, foi muito importante pra minha politização e a de muitos. Mas aqui estão argumentos que não vi nenhum social democrata rebater de forma eloquente ainda, pra mim é cada vez mais claro que o caminho com maior chance de sucesso pro Brasil é uma revolução popular, com grande apoio de massas. Ótimo vídeo, camarada!
A Social democracia nórdica eh o melhor método pra se aplicar no Brasil. Respeito os idealistas que querem revolução e tudo mais e algo mais radical. Mas enfim, temos que nos inspirar nos melhores e atualmente, os melhores são eles. Mas parabéns pelo vídeo!
Verdade, Jones... A libertação do império estando dentro da sua principal zona de influência, ainda mais estando longe de possíveis aliados de grande porte, é difícil... Acho q a independência da América Latina só não é mais difícil que a da África...
Só um pequeno adendo, Suécia e Dinamarca tiveram sim colônias. A Dinamarca aliás, ainda tem uma colônia no continente americano, que é a Groenlândia, até o início do século XX ainda tinha uma colônia no Caribe, nas Ilhas Virgens, que foi comprada pelos Estados Unidos pra servir de entreposto pra sua base no Canal do Panamá (assim como aconteceu com Guantánamo em Cuba e Porto Rico que eram colônias espanholas). Dinamarca e Suécia também tiveram várias feitorias na costa ocidental africana e na costa oriental indiana que acabaram sendo vendidas pra Inglaterra e pra França principalmente no século XVIII. No século XVII a Suécia também teve colônias na América do Norte, a mais conhecida foi a de Delaware que foi tomada pelos Holandeses que na época já estavam em Nova Amsterdã (posteriormente Nova Iorque), depois esses territórios seriam conquistados pelos ingleses.
Em termos de pôr os pés em nação dos outros essas daí nao chegam nem perto dos sovieticos, americanos, ingleses, franceses e holandeses. Ah esqueci, pros sovieticos tem que passar pano, ou usar algum eufemismo ne.
Jonas, o fim do seu vídeo em q diz "geração de emprego industrial, substituição de importações e criação de complexo nacional de ciência e tecnologia" é justo parte do discurso e do PND do Ciro. Estou entendo então q concorda, ao menos, c essa diretriz desenvolimentista, mesmo q extremamente difícil de ser posta em prática, como bem vc disse.
Faltou mencionar que imperialismo não é quando pais invade outro. E sim quando os monopolios mundiais dividem o mundo entre si exportando capital pros outros paises.
Apoio Cauê presidente! Esse vídeo, sem dúvidas, vai entrar no meu planejamento com os adolescentes de terceiro ano do E.M.! Claro, conciso, preciso. Parabéns, Jones!
Basta ver o que está acontecendo com o Governo do Peru agora, nesse momento! O presidente segundo a Direita, não tem moral para governar. O que a Dilma fez de radical para ser derrubada? Colocando banqueiro como disse o Jones
Jones Manoel, parabéns por tuas análises. Excelente trabalho. Estudei no Recife adorado, mas vivo em Salvador. Se estivesse morando aí, votaria no Senhor, pela clareza política e a honestidade intelectual. Meus votos de sucesso na campanha.
#turmaBoa cole aqui.... E isso é vdd Jones, o projeto do Ciro, ao que ele demonstra no decorrer de suas entrevistas, é que há a possibilidade do Brasil se tornar uma Espanha em 30 anos sintetizando o modelo governamental e político dos exemplos de sucesso. Fico triste por ele dizer que mesmo assim o colonialismo é um argumento falso da esquerda Eu penso mesmo que quando o Ciro definir que o Brasil será soberano nacional, então o Brasil ja esta dentro de um outro golpe
Foi uma importante criação de formação bruta de capital fixo, mas os EUA também aplicaram o mesmo pacote à Coréia do Sul (e lá não é nada social-democrata). Isso entra no rol da "Segurança Geopolítica" mencionada por Jones, além da própria trajetória de lutas da classe trabalhadora daquele pessoal.
Noruega é maior acionista de mineradora denunciada por contaminação na Amazônia.
E tem imperialismo nórdico sim. A cidade de Barcarena, no Pará, sendo espoliada pela Hydro Alunorte é um bom exemplo.
Verdade.
Com certeza, inclusive, deixando,o meio ambiente local, altamente degradado, prejudicando a vida cotidiana,da população
Ribeirinhas,que dependem,da florestas e dos rios,para sua sobrevivência.
Não é um país nórdico, mas aquele país tranquilo, bonitinho, que muitos brasileiros sonham em morar, Canadá, também tem multinacionais cumprindo papel parecido por aqui.
Esse caso da Hydro é um horror. Eu também fico meio desconfiado dessa questão de "não imperialismo" dos países nórdicos.
Tem um documentário chamado "Arica", que passou até na mostra Ecofalante, que narra um caso horroroso de espólio ambiental que uma empresa sueca deixou na cidade de Arica, no Chile (época de Pinochet).
Essas empresas só atuam pq tem brasileiro rico, político, empresario que deixa entrar e faz acordo. Na tora, à força é que eles nao trabalham.
O governo dos países dessas empresas podem ou nao ter envolvimento.(e se tem é porque o país nativo deixou)
Dinheiro nao tem nacionalidade, do mesmo jeito que a empresa nojenta é nórdica poderia ser africana ou asiática, mas aí eu acho que muitos daqui nao iriam dar a mesma importância.
"Imperialismo" pelo que eu saiba é outra coisa.. o que eu vejo nesse caso é puro capitalismo.
Sucesso social-democrata na Escandinávia: Existência da União Soviética + Proximidade com os centros mundiais de circulação de riquezas > Segurança geopolítica ("Quase uma zona tampão").
Exato! Muitos esquecem que diversos avanços nos direitos trabalhistas na Europa foi devido à presença da URSS criando pressão sobre a classe burguesa.
Mesmo assim, Olof Palme foi assassinado
"Segurança geopolítica".. a Finlândia nunca teve essa "segurança", ja ouviu falar na atitude de "Finlandização" de alguns países!? Vem da atitude de se comportar de modo à evitar ao máximo dar razão para o país vizinho nao atacar novamente, atitudes na verdade de aparente submissao e concordância de modo à evitar conflitos. Nao chamaria isso de segurança geopolítica, ate pq nesse caso a Finlândia(e outros paises nordicos) nao eram nem da Otan nem de Varsóvia.
@@pagodebregaeforro2803 saiu da crisma agora? países escandinavos SEMPRE se beneficiaram dos tratados ocidentais de Otan ou EU, tanto quanto a “neutra” suíça
Tirando isso, não desconsidera as outras verdades. Foram países beneficiados indiretamente pelas economias de origem coloniais@@pagodebregaeforro2803
Mineradora norueguesa tinha duto clandestino para lançar rejeitos em nascentes da Amazônia.
Isso é algo importantíssimo, talvez esses países não atuem de forma direta e como protagonistas no que diz respeito ao imperialismo, mas estão sempre por ali de diversas formas para consolidar nossa desgraça
Confesso que tenho sido seduzido para o modelo nordico e esse vídeo me fez refletir! Valeu camarada! Comentando para engajar!
De fato, o modelo nórdico é invejável, mas o custo que ele têm aos países do sul Global é irreparável. Por exemplo, o Japão é o único país da Ásia-Pacífico que conseguiu se desenvolver plenamente porque não foi colonizado, a industrialização japonesa custou a vida de vários chineses e coreanos.
@@pedrocavalcante5822 exato
@@pedrocavalcante5822 seria isso um subimperialismo nos termos de Marini? Ou algo análogo pelo menos?
O Jones abrindo os olhos da própria primeira ministra da Finlândia hahahajah
@@MrLamxmNão acho, pesquisa sobre o imperialismo japonês antes dos grandes eventos do século XX.
É como já disseram uma vez: não existem países subdesenvolvidos, mas sim países superexplorados. Todos sabem a fórmula do desenvolvimento, uma criança sabe o que precisa ser feito pra subir numa árvore, a questão é que os países são impedidos e sugados.
Isso!! Perfeito jones poderia ter investido mais nessa pegada
Leio livros e artigos de Havard sobre pobreza e prosperidades global, eles tiram toda a questão geopolítica, colocando o problemas nos próprios países pobres. Jones dá aula.
16:05 "vida é dura na América Latina, as nossas veias continuam abertas, não dá para achar que a gente está finlândia" Perfeito, camarada!
O Jones é um intelectual necessário nesse nosso Brasil de fake News.👏🏿👏🏿👏🏿
Imagina quando ele for governador de Pernambuco?! Heheheh ele vai ser, de longe, o chefe mais sabido do Brasil!
Precisamos definitivamente acabar com os grandes monopólios.
Tem uma coisa importante ai que é a Luta de classes. Países nórdicos tem histórico de luta politica-sindical muito forte. Quase todos estados de bem estar social para ser inplementados foram obrigados a considerar o grau de organização e consciência da classe. Além dos aspectos abordados no video
Isso mesmo!! O % de sindicalização e a força política e financeira das maiores centrais sindicais europeias do centro e nórdicas eh algo gigantesco!
@@Sonufpa por isso eu penso que a questão do bem-estar social tem mais haver com a condição da luta de classes, de um novo cinturão pós nazismo, de controle/combate ao comunismo nesse sentido o papel geopolítico não explica tanto
bem lembrado... e boa parte desses países já n tiveram algum dedo na urss? Tipo suécia se n me engano ja foi comunista...? Perdao se eu estiver falando bobagem
@@antares6664 com certeza tiveram influência do Leninismo. Os partidos social democratas Suécos por exemplo foram muito resistentes quanto ao socialismo. Porém lá nunca teve socialismo.
@@eberribas856concordo! Se fosse algo simples como foi apontado no video (onde a escandinávia se encontra no mapa) os países asiáticos teriam uma social democracia forte, países da américa central, por causa de Cuba também...
Minha visão política mudou! Muito obrigado!
Impressionado com esse canal. Sempre disse em discussões políticas que argumentar em qualquer assunto político, seja do preço da gasolina às privatizações, sem saber como o imperialismo direciona a política global era impossível. E aí acho esse canal, e esse Jones consegue colocar uma montanha de informação em vídeos de 10, 20 minutos. Realmente, impressionante. Muito bom.
Perfeito! Quem leva as coisas pra uma simplicidade banaliza a compreensão
Pessoal esquece que a configuração mercantil entre os países Norte-Sul Global se da tbm não só geopoliticamente (como apontado pelo Jones) mas tbm de forma etnica-racial. Nós ja estamos num país onde intelectuais negam desigualdade racial, "esquecer disso" é negar tbm o racismo, estrutura importantíssima q deu base ao colonialismo, e da base ao imperialismo. Tamo junto, Camarada. Excelente vídeo.
Ni siquiera ví el vídeo pero ya le di mi like!
Estoy atenta a este video 🧐✊🏿
Inclusive, se alguem tiver alguma duvida sobre as afirmaçoes de que os trabalhadores da URSS realmente tinham essas ferias, assistam os videos aqui no ytb do Jornalista Ernesto Varela. É uma serie de pequenos videos, e alguns mostram essa realidade.
Não posso confirmar a parte da história que toca os países europeus, mas a parte que nos toca, isso foi um banho de verdade e realidade.
Jones pegou leve
Quem quiser saber mais;
Leiam Reforma ou Revolução da Rosa Luxemburgo.
Rapaazzz... Em 2005 fiz uma pergunta parecida ao prof de geografia, mas usando a suíça como questão. Até hj, essa explicação é o mais próximo de uma resposta q encontrei...
Salve , salve! ✊🏾
sem falar na carga tributária, rico na escandinávia paga imposto alto
👍🏾✊🏾💪🏾🍀
Ciro tem seus méritos na pedagogia da defesa dum projeto de desenvolvimento nacional, foi muito importante pra minha politização e a de muitos. Mas aqui estão argumentos que não vi nenhum social democrata rebater de forma eloquente ainda, pra mim é cada vez mais claro que o caminho com maior chance de sucesso pro Brasil é uma revolução popular, com grande apoio de massas. Ótimo vídeo, camarada!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
👍👍👍
verdades profundas.
Excelente aula!
Excelente jones
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
A Social democracia nórdica eh o melhor método pra se aplicar no Brasil. Respeito os idealistas que querem revolução e tudo mais e algo mais radical. Mas enfim, temos que nos inspirar nos melhores e atualmente, os melhores são eles. Mas parabéns pelo vídeo!
👍👍
Já dizia o José Paulo Neto: se não houvesse União Soviética, não teria Estado de bem-estar social nos países nórdicos.
Tá aí uma coisa que nunca parei pra pensar. Obrigado, camarada.
Verdade, Jones... A libertação do império estando dentro da sua principal zona de influência, ainda mais estando longe de possíveis aliados de grande porte, é difícil... Acho q a independência da América Latina só não é mais difícil que a da África...
Legaliza 🌿
AVANTE, JONES!
Só um pequeno adendo, Suécia e Dinamarca tiveram sim colônias. A Dinamarca aliás, ainda tem uma colônia no continente americano, que é a Groenlândia, até o início do século XX ainda tinha uma colônia no Caribe, nas Ilhas Virgens, que foi comprada pelos Estados Unidos pra servir de entreposto pra sua base no Canal do Panamá (assim como aconteceu com Guantánamo em Cuba e Porto Rico que eram colônias espanholas).
Dinamarca e Suécia também tiveram várias feitorias na costa ocidental africana e na costa oriental indiana que acabaram sendo vendidas pra Inglaterra e pra França principalmente no século XVIII. No século XVII a Suécia também teve colônias na América do Norte, a mais conhecida foi a de Delaware que foi tomada pelos Holandeses que na época já estavam em Nova Amsterdã (posteriormente Nova Iorque), depois esses territórios seriam conquistados pelos ingleses.
Em termos de pôr os pés em nação dos outros essas daí nao chegam nem perto dos sovieticos, americanos, ingleses, franceses e holandeses. Ah esqueci, pros sovieticos tem que passar pano, ou usar algum eufemismo ne.
Também teve a Costa do Ouro Dinamarquesa, atual Gana
Sempre pertinente!
Camarada Jones é demais rs Melhor Canal do TH-cam.
Comentando aqui pra engajar o vídeo.
Bão demais
✊🏽✊🏽✊🏽
Excelente
🔥🔥🔥
Excelente!
Enquanto não tivermos uma agência de inteligência e defesa sérias, estaremos sujeitos a intervenções externas
Jones, você sempre coloca em discussão as perguntas certas ao se pensar os modelos de economia europeia. Ótima reflexão (eu diria) geopolítica!
@Janderson Lacerda valeu pela dica camarada!
pela construção do poder popular e a revolução!
👏🏾👏🏾👏🏾muito bom
Saravá meus camaradas!
Grande Jones Manoel, dale!
Valeu!
Boa!!!!
Eu não esperava encontrar uma discussão tão bem embasada e bem colocada quando entrei no vídeo, parabéns pelo conteúdo.
Que vídeo foda! Esse vídeo tinha que passar nas escolas!!!! Parabéns, isso é uma aula de verdade!!!
Grande Jones!
Eu sempre fui um admirador da social-democracia escandinava mas nunca tinha me atentado à essas questões.
Jonas, o fim do seu vídeo em q diz "geração de emprego industrial, substituição de importações e criação de complexo nacional de ciência e tecnologia" é justo parte do discurso e do PND do Ciro. Estou entendo então q concorda, ao menos, c essa diretriz desenvolimentista, mesmo q extremamente difícil de ser posta em prática, como bem vc disse.
A ideia do Kauê seria um rebuliço na sociedade.
excelente!
Hakim fez um ótimo vídeo sobre esse assunto:
How Rich Countries Rob The Poor; The Failure of Social Democracy
Hakim é top
#BolsonaroAte26 🇧🇷
Muito bom
Jones, você poderia falar sobre o Baader-Meinhof?
Faltou mencionar que imperialismo não é quando pais invade outro. E sim quando os monopolios mundiais dividem o mundo entre si exportando capital pros outros paises.
Boa!
Tem toda razão como sempre. A gente quando tentou fazer as reformas de base levou o golpe em 64.
Companheiro, gostaria de vê-lo comentando a respeito do pensamento de Roberto Mangabeira Unger.
Adorei a referência ao grande clássico Serra Comedor
Salve Brizola! O melhor presidente que esse país infelizmente não teve!
Jones faz um vídeo sobre Luiz Carlos Prestes blz?
Ótimo vídeo mano!
Vídeo essencial
Importante
Mto bom! ✊🏾
Engajamentooooooo
Muito BOM!
Como sempre, certeiro e esclarecedor meu governador, paz entre nós, guerra aos senhores, venceremos!
Belíssimo vídeo do professor Tyson, meus amigos! Que baita jab de esquerda!!!
Ótimo vídeo, Jones
Video bem didático pra galera que acha que é tranquilidade sustentsr social democracia aqui na AL
Jones 😻
Apoio Cauê presidente! Esse vídeo, sem dúvidas, vai entrar no meu planejamento com os adolescentes de terceiro ano do E.M.! Claro, conciso, preciso. Parabéns, Jones!
Basta ver o que está acontecendo com o Governo do Peru agora, nesse momento! O presidente segundo a Direita, não tem moral para governar. O que a Dilma fez de radical para ser derrubada? Colocando banqueiro como disse o Jones
Jones Manoel, parabéns por tuas análises. Excelente trabalho. Estudei no Recife adorado, mas vivo em Salvador. Se estivesse morando aí, votaria no Senhor, pela clareza política e a honestidade intelectual. Meus votos de sucesso na campanha.
Jones Ciro é a revolução. Iria ser muito bom uma conversa entre vcs dois.
Pois é! E se é apenas a "pimenta revolucionária" que falta às propostas de Ciro, eles poderiam embarcar e apimentar o projeto!
Bom vídeo. Muita boa a reflexão.
#turmaBoa cole aqui....
E isso é vdd Jones, o projeto do Ciro, ao que ele demonstra no decorrer de suas entrevistas, é que há a possibilidade do Brasil se tornar uma Espanha em 30 anos sintetizando o modelo governamental e político dos exemplos de sucesso.
Fico triste por ele dizer que mesmo assim o colonialismo é um argumento falso da esquerda
Eu penso mesmo que quando o Ciro definir que o Brasil será soberano nacional, então o Brasil ja esta dentro de um outro golpe
Jones sempre original e didático!!
Excelente vídeo!
Aula imperdível!
Excelente vídeo camarada!!
Excelente vídeo camarada
Muito bom Camarada ✊🏽✊🏽✊🏽
Jones, o plano Marshall n cumpre um papel histórico nessa questão?
Foi uma importante criação de formação bruta de capital fixo, mas os EUA também aplicaram o mesmo pacote à Coréia do Sul (e lá não é nada social-democrata). Isso entra no rol da "Segurança Geopolítica" mencionada por Jones, além da própria trajetória de lutas da classe trabalhadora daquele pessoal.
Brasil - eterna colônia!!!
Fantástico!! Ótimo vídeo
Obrigada por elucidar essa questão que eu tinha na minha cabeça e vc explicou de forma clara e objetiva
Nossas veias continuam abertas
Assunto mais do que necessário camarada !!!
Sensacional, como sempre :) Tava aguardando esse tema há muito tempo e tudo que escutei faz sentido!
Muito foda camarada