Complemento ao vídeo: em um artigo de revisão publicado recentemente com o título: "O que sabemos sobre a arquitetura genética da psicopatologia?" (What Do We Know About the Genetic Architecture of Psychopathology?) (www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-clinpsy-081219-091234), os autores concluiram que: "estudos de gêmeos e famílias demonstraram além da dúvida razoável que todas as formas de psicopatologia são substancialmente herdáveis e altamente poligênicas". O termo "herdáveis" nos informa que as psicopatologias são consideravelmente influenciadas pelos genes, enquanto o termo "poligênicas" significa que essa influência não ocorre a partir de um único gene, mas sim de vários genes.
Sou geneticista e fui adotada logo depois de nascer. Esse tema é maravilhoso! Muito mal compreendido! As pessoas confundem genética com determinismo genético ou necessariamente herdado. O meio ambiente age sobre os genes. Os genes determinam os limites de um potencial, mas o ajuste é feito pelo ambiente. Enfim, adoro ler sobre isso e recomendo muito o livro do Steven Pinker. Tábula rasa, a negação contemporânea da natureza humana.
Os genes definem tendências, mas são sempre as experiências individuais que as modulam. Qualquer gene precisa, para uma expressão adequada, de determinadas circunstâncias externas, sejam as bioquímicas, físicas ou fisiológicas.
Exemplo, temos uma pessoa com genes com tendência de ficar mais triste, mas o ambiente desde de pequeno é positivo e feliz, os genes não vão ser ativados no seu pontecial. E na próxima geração esses genes terão menos "força" de serem marcantes. Então podemos "editar" os genes.
Como eu AMO essa junção de psico e bio ❤️ E é claaaaro que já quero o vídeo sobre epigenética! É um tema q vi pouco na minha formação mas sempre achei muito interessante
Valeu, Gabriela! Que bom que gostou! Pois é, a epigenética é um assunto bem interessante e complexo, acho que pode rolar de falarmos dele ano que vem sim!
É interessante ver como em algumas pessoas a herança genetica pesa mais no seu comportamento do que a influêcia ambiental e em outros nāo. O que torna dificil de perceber qual a relação exacta em termos percentuais entre genetica e o ambiente em termos de influência sobre o comportamento humano. Caracteristicas psicologicas influenciam , pressupoem uma certa inclinação mas não determinam o comportamento e o mesmo acontece com o ambiente envolvente. Curious e fascinate. Gostei do video 🙂 Explicado de uma forma simples e acessivel.
Nossa, eu ia colocar o cel p carregar agr, mas, acabei entrando aq no yt dnv e vi tua notificação e cliquei na hr, com ctz, não vou poder ver agr,mas já dei like! Eu tava achando q nem ia ter mais vídeo hj,rs. Deus abençoe sua vida, Andréeee. ❤️
Um ponto interessante que se refletir, é que quando pensamos no meio influenciando a expressão dos genes (comportamento = DNA + Ambiente), tendemos a pensar no ambiente que o indivíduo vive ou viveu, mas é bem mais complexo, vem desde dos nutrientes absorvidos durante o desenvolvimento intra-uterino, que mesmo em gêmeos homozigotos (Originados do mesmo óvulo fecundado) são diferente, ou então na metilação (epigenética) que ocorre na formação das linhagens germinativas femininas (ovocitos), mecanismo que ocorre ainda no desenvolvimento intra-uterino, ou seja, o ambiente dá avó, influenciando a genética de seus netos(as).
Tudo parece indicar que, se não é, a Psicologia é muito próxima de um sistema caótico; é como um pêndulo duplo: as mínimas variações (até mesmo as indetectáveis) mudam completamente os resultados. Acaba por ser uma boa demonstração da Teoria do Caos, em linhas gerais.
Muito bom! Minutos psíquicos, que tal falar sobre autismo? Principalmente autismo em adultos? Estou em meio a uma investigação de diagnóstico tardio de autismo e está sendo muito esclarecedor. Sendo mulher, tem sido uma loucura tudo isso. Fico no aguardo! ❤
Também tenho suspeitas fortes, mas ainda não sei o suficiente para ter a coragem de falar com o psiquiatra sobre elas. Meio que fico: será que é verdade o estou sendo influenciada?
@@CamilaBezerraMiragem eu fui diagnosticado recentemente com autismo. Sugiro a vc não ir a um pscicólogo, conversar sobre isso e pq vc se acha assim, há um manual a ser seguido e caso haja possibilidade ele te encaminha a um psiquiatra pra ter certeza.
Eu acredito que mesmo gêmeos que foram criados no mesmo ambiente podem ter percepções diferentes das situações e ter personalidade moldadas de forma diferente. Por exemplo meu namorado e o irmão dele são gêmeos, foram criados juntos e passaram por tudo juntos mas a visão deles e a forma como lidam são bem diferentes, quando a mãe deles morreu cada um lidou e lida até hoje de forma totalmente diferente. Meu namorado ele é mais aberto pra falar sobre já meu cunhado não sai do quarto, raramente sai de casa só quando muito necessário e nem fala sobre o assunto Então eu acho que o ambiente e as situações podem influenciar na personalidade das pessoas até mesmo em gêmeos que podem ser tão parecidos
Que interessante! Muitas pessoas comentam que sou parecida fisicamente com a minha mãe,mas mentalmente como meu pai (sendo que nunca fui muito próxima dele) 😁
Vc não é burro; talvez só não achou sua inteligência Procura sobre a teoria das múltiplas inteligências As vezes vc não tem o raciocínio mais rápido, porém faz algo q mts não consegue "Não devemos julgar um peixe pela capacidade dele de subir em árvores"
Poderia fazer um vídeo abordando sobre a discussão referente as preferências de homens por coisas e de mulheres por pessoas nas escolhas profissionais. Existe uma discussão nurture vs nature bem interessante sobre isso.
Antigamente, havia dois grupos: aqueles que defende que genética molda o ser humano e aqueles que defendem que ambiente molda o ser humano. Ainda bem que veio a genética comportamental para acabar com o show kkk Obs: Acho que herdei do meu pai o temperamento explosivo, mas graças aos céus que consegui mudar pelo menos um pouco.
Meu pai é bem sério na maioria dos momentos, sempre bem educado, eu sou assim, mas quando eu estou com algum amigo eu sou completamente o oposto igual meu pai kkkkk ele é bem sério mas não é calmo kkkkk sou desse jeito
Muito legal André. Uso muito seu canal para explicar pontos aos meus alunos. Sempre didático e divertido. Parabéns 👊 Apesar de polêmico, a questão da epigenética também entra aqui.
Uma coisa super curiosa sobre a minha suspeita que a genética realmente influenciam. A maioria absoluta dos meus familiares maternos têm aptidões artísticas e curiosidade, eu me sinto realmente ligada a eles. Mas o mais louco é o fato de meu pai, que eu nem conheço e eu termos a mesma caligrafia...
Acredito que a genética comportamental possa trazer solução ah certas dúvidas que tenho... Eu nunca convivi tanto com meu pai. Pois desde os meus 3 meses de idade, meus pais se separaram, e sempre ouvi muito da minha família (Por parte de mãe) que possuo muita semelhança com meu pai. E recentemente passei um tempo convivendo com ele, e todos ao redor dizem que andamos de forma igual, que ficamos parados na espera da mesma posição e eu mesmo notei que até coisas bestas como: Na hora da refeição deixar a carne por último, só por saborear ela, tem semelhança, pois ninguém ao meu redor faz isso, só eu e ele, jsnkjsnjsk. Além é claro na forma como argumentar e agir, são claramente parecidas, mas eu tive pouco tempo de convivência com ele, e de 4 meses que fiquei morando com ele, pude ver muita semelhança. Ou isso é muita coincidência ou a Genética tem uma mãozinha aí
@@caradebolacha1009 ajajjaj Não precisa se culpar tanto por isso, as vezes é questão de aprender com nossas formas de agir para termos ciência dos nossos erros e acertos... Não veja só o lado negativo da coisa, pois tbm ah muita positividade nisso
Sou biólogo, professor de genética e biologia molecular.. recentemente iniciei a disciplina para o curso de psicologia e eles possuem uma forte demanda de compreender a influência genética no comportamento humano. A genética comportamental é fantástica e no diálogo com meus alunos estamos ampliando ainda mais a nossa compreensão sobre o assunto. O vídeo e o canal são incríveis. Comprei o livro e já nas primeiras páginas estou impressionado. Muito bom! Parabéns, André!
Essas questões é justamente o que algumas pessoas mau caráter gostam de ignorar para defender suas pautas tendenciosas e egoístas, o gene influencia muita coisa na personalidade da pessoa porém o ambiente tmb influencia e causa um grande impacto nesse aspecto.
Interessante. Meu pai e minha mãe são extremamente extrovertidos, beirando o narcisismo. O foda é que eu sou mais quieto e na minha, e não curto os holofotes como eles. Dizem que eu pareço muito meu avô paterno que era muito introvertido e na dele. Mas algo que notei é que há variações nesse meu comportamentos, ora fico extrovertido e ora fico introvertido. Talvez o fato de na adolescência eu ficar trocando de bairro e cidade me fizeram ser mais na minha, puxando a característica introvertida do meu avô. Ao mesmo tempo que quando eu estava nos lugares, eu falava com qualquer pessoa sobre qualquer assunto, puxando os meus país.
Gosto muito do canal e da sua apresentação Gostaria muito de um vídeo sobre o machismo e suas consequências na vida do indivíduo e sociedade Sou fã do canal
da pra partir da perspectiva genetica pra entender a diferença comportamental em uma familia onde há um filho adotivo?...ou seja o filho adotivo apresenta caracteristicas psicologicas e comportamentais diferente da familia que o adotou....
O meu Pai não conviveu com o meu avô ( foi criado apenas pela sua mãe) mas em adulto descobriu que a sua caligrafia era muito, muito parecida com a do seu Pai.
Minha mãe vive me dizendo que sou muito parecida com meu pai em questão de inteligência e organização e sou muito parecida com ela em questão de esquecimento kkkkkkk
Tô curiosa sobre um assunto, você sabe me dizer se existem diferenças estruturais mesmo nos cérebros de homens e de mulheres? Porque pesquisei sobre isso e parecia um pouco controverso, cada site dizia uma coisa diferente.
qual área da psicologia você trabalha? pq eu quero muito cursar psico, mas não quero me especializar na clínica, pretendo ser da área comportamental, de pesquisas e estudos sabe, mas não sei comooooo
Oii, eu sei oq o comentário que eu vou fazer agr não faz nenhum sentido com o video mas então, quando eu tava na minha fase dos meus 11/12 anos de idade eu gostava muito muito mesmo de me machucar, fazia de tudo pra me machucar, gostava de irritar meu cachorro pra ele me morder ou ate mesmo me queimar com fogo. Depois que cheguei Nos 14 anos essa vontade diminui.. mas ainda sinto vontade de me machucar as vezes.. gostaria de saber se isso é algum tipo de transtorno ou algo do tipo. Desculpa se não consegui explicar direito. Se conseguir me responder agradeceria muito!!
Pessoal, sou de exatas e desculpem a ignorância. Sou apenas curioso. Li alguns comentários de que o Genes, embora sejam corresponsáveis na formação comportamental, seriam os mesmos moldados pelo ambiente! Fiz a leitura correta ou me equivoquei? Eu tento em mente que os genes são imutáveis, e nesta questão do comportamento/personalidade os genes que colaborariam nessa formação, são uma coisa fixa e o meio ambiente outra coisa.
Sugestão de vídeo procurei muito na internet e não achei eu gostaria de saber a mente de um assasino sem ser um psicopata conheci um rapaz que a função dele na favela e matar e eu vi que isso afeta ele mas ele não fala vc podia fazer um vídeo sobre
Ñ, ñ dá pra confundir o inato do adquirido, obviamente q a genética nos prppicia características de nossos progenitores só q elas podem ñ ser exatamente parecido (nossa capacidade de percepção ñ parece ser algo tão aguçado, além disto a pessoa pode mto bem ñ se mostrar como é totalmente) ... agora, o ambiente pode influenciar? Sim, só q os de origem gênica tendem a ser mais persistentes!
As pessoas são ensinadas a justificar seus comportamentos inconvenientes com a genética, já conheci dois caras que eram gêmeos idênticos, dois clones, um era homossexual, o outro não. Tinham nada a ver uma pessoa com a outra!
Boa noite Então desde o início o próprio Deus criador não queria a mistura de filisteus com hebreus ,qual seria o motivo Pra mim era e é por causa da genética a genética acaba falando mais alto,e o único que pode mudar isso é Deus
Não entendi foi nada, só sei que tenho depressão, ansiedade e medo muito grande, e parece que não consigo muda isso, o que é uma droga, o mundo e a vida é injusta mesmo
Será que a honestidade é genética? E se for, seria ético impedir que pessoas com esses genes de se reproduzirem para haver menos criminalidade no futuro?
Sei que parece parece fala de vilão, mas muitos dos nossos problemas só não estão resolvidos porque a humanidade não está disposta a tomar uma atitude, ficam discutindo o que é certo e errado quando alguém poderia simplesmente fazer o que deve ser feito (lembrei do thanos). O que é um sacrifício hoje, no futuro será visto como um investimento.
Complemento ao vídeo: em um artigo de revisão publicado recentemente com o título: "O que sabemos sobre a arquitetura genética da psicopatologia?" (What Do We Know About the Genetic Architecture of Psychopathology?) (www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-clinpsy-081219-091234), os autores concluiram que: "estudos de gêmeos e famílias demonstraram além da dúvida razoável que todas as formas de psicopatologia são substancialmente herdáveis e altamente poligênicas". O termo "herdáveis" nos informa que as psicopatologias são consideravelmente influenciadas pelos genes, enquanto o termo "poligênicas" significa que essa influência não ocorre a partir de um único gene, mas sim de vários genes.
Sou geneticista e fui adotada logo depois de nascer. Esse tema é maravilhoso! Muito mal compreendido! As pessoas confundem genética com determinismo genético ou necessariamente herdado. O meio ambiente age sobre os genes. Os genes determinam os limites de um potencial, mas o ajuste é feito pelo ambiente. Enfim, adoro ler sobre isso e recomendo muito o livro do Steven Pinker. Tábula rasa, a negação contemporânea da natureza humana.
Obrigada pela indicação! Adorei
Os genes definem tendências, mas são sempre as experiências individuais que as modulam. Qualquer gene precisa, para uma expressão adequada, de determinadas circunstâncias externas, sejam as bioquímicas, físicas ou fisiológicas.
Tô lendo o COMPORTE-SE e tá mais completo que o Tabula Rasa. Indico.
Obrigado pela indicação! Geralmente vejo o pessoal da genética como o Eli Vieira negando a tabula rasa...
Que interessante! Sou estudante do segundo semestre de psicologia e vou ler esse livro, obrigada!
Exemplo, temos uma pessoa com genes com tendência de ficar mais triste, mas o ambiente desde de pequeno é positivo e feliz, os genes não vão ser ativados no seu pontecial. E na próxima geração esses genes terão menos "força" de serem marcantes.
Então podemos "editar" os genes.
Não existe isso. Lamarquismo já foi desmentido há séculos.
Como eu AMO essa junção de psico e bio ❤️
E é claaaaro que já quero o vídeo sobre epigenética! É um tema q vi pouco na minha formação mas sempre achei muito interessante
Valeu, Gabriela! Que bom que gostou! Pois é, a epigenética é um assunto bem interessante e complexo, acho que pode rolar de falarmos dele ano que vem sim!
Como q esse comentário é de um mês atras se o video foi postado so agora??
@@osmanthuswine5336 vdd kkkkkkk
@@osmanthuswine5336 nossos apoiadores têm acesso antecipado à alguns vídeos 😉
@@minutospsiquicos aahhh bom q susto
É interessante ver como em algumas pessoas a herança genetica pesa mais no seu comportamento do que a influêcia ambiental e em outros nāo. O que torna dificil de perceber qual a relação exacta em termos percentuais entre genetica e o ambiente em termos de influência sobre o comportamento humano. Caracteristicas psicologicas influenciam , pressupoem uma certa inclinação mas não determinam o comportamento e o mesmo acontece com o ambiente envolvente. Curious e fascinate. Gostei do video 🙂
Explicado de uma forma simples e acessivel.
Nossa, eu ia colocar o cel p carregar agr, mas, acabei entrando aq no yt dnv e vi tua notificação e cliquei na hr, com ctz, não vou poder ver agr,mas já dei like! Eu tava achando q nem ia ter mais vídeo hj,rs. Deus abençoe sua vida, Andréeee. ❤️
Um ponto interessante que se refletir, é que quando pensamos no meio influenciando a expressão dos genes (comportamento = DNA + Ambiente), tendemos a pensar no ambiente que o indivíduo vive ou viveu, mas é bem mais complexo, vem desde dos nutrientes absorvidos durante o desenvolvimento intra-uterino, que mesmo em gêmeos homozigotos (Originados do mesmo óvulo fecundado) são diferente, ou então na metilação (epigenética) que ocorre na formação das linhagens germinativas femininas (ovocitos), mecanismo que ocorre ainda no desenvolvimento intra-uterino, ou seja, o ambiente dá avó, influenciando a genética de seus netos(as).
Tudo parece indicar que, se não é, a Psicologia é muito próxima de um sistema caótico; é como um pêndulo duplo: as mínimas variações (até mesmo as indetectáveis) mudam completamente os resultados. Acaba por ser uma boa demonstração da Teoria do Caos, em linhas gerais.
De verdade, eu amo o seu conteúdo, me ajudou tanto em várias coisas, até do Dia a dia, Obrigado!
Muito bom! Minutos psíquicos, que tal falar sobre autismo? Principalmente autismo em adultos? Estou em meio a uma investigação de diagnóstico tardio de autismo e está sendo muito esclarecedor. Sendo mulher, tem sido uma loucura tudo isso. Fico no aguardo! ❤
Ótima sugestão.
Ameiii a sugestão!!!
Também tenho suspeitas fortes, mas ainda não sei o suficiente para ter a coragem de falar com o psiquiatra sobre elas. Meio que fico: será que é verdade o estou sendo influenciada?
@@CamilaBezerraMiragem eu fui diagnosticado recentemente com autismo. Sugiro a vc não ir a um pscicólogo, conversar sobre isso e pq vc se acha assim, há um manual a ser seguido e caso haja possibilidade ele te encaminha a um psiquiatra pra ter certeza.
Ótima sugestão, tbm fico pensando se tô sendo influenciada pelos vídeos e coisas que ando lendo, mas tenho uma forte suspeita dessa condição
Outro dia tava vendo sobre esse tema por causa do meu resultado do teste de DNA do Genera que eu fiz. Eu achei muito legal!
Eu estava a procura de um conteúdo assim . Obg por vc postar.
Adorei o vídeo, gostaria de saber mais sobre pesquisas específicas que relacionam genes ambiente. E sigo ansioso pelo vídeo de epigenética.
Eu acredito que mesmo gêmeos que foram criados no mesmo ambiente podem ter percepções diferentes das situações e ter personalidade moldadas de forma diferente.
Por exemplo meu namorado e o irmão dele são gêmeos, foram criados juntos e passaram por tudo juntos mas a visão deles e a forma como lidam são bem diferentes, quando a mãe deles morreu cada um lidou e lida até hoje de forma totalmente diferente. Meu namorado ele é mais aberto pra falar sobre já meu cunhado não sai do quarto, raramente sai de casa só quando muito necessário e nem fala sobre o assunto
Então eu acho que o ambiente e as situações podem influenciar na personalidade das pessoas até mesmo em gêmeos que podem ser tão parecidos
Que interessante! Muitas pessoas comentam que sou parecida fisicamente com a minha mãe,mas mentalmente como meu pai (sendo que nunca fui muito próxima dele) 😁
Traz um vídeo falando sobre a misantropia por favor!!🙏
Magnifico , como sempre !
Sou meio burro, mas consegui entender a explicação,tô até feliz agr
Quem disse que você é "meio burro"? Reveja isso, e se dê adjetivos melhores e seja foda
D burro vc não tem nada, s realmente vc fosse burro não comentaria absolutamente nada, além d vc ser crânio vc é muito modesto .
Vc não é burro; talvez só não achou sua inteligência
Procura sobre a teoria das múltiplas inteligências
As vezes vc não tem o raciocínio mais rápido, porém faz algo q mts não consegue
"Não devemos julgar um peixe pela capacidade dele de subir em árvores"
@@JoseAntonio-kh7zn ele, é tão modesto, e isso é muito bom nos dias de hoje, simplesmente não é para qualquer um q ele continue sempre assim.
Minha mãe é seria meu pai fala bastante e ri o tempo todo , e eu sou tímido e quieto mas ao mesmo tempo sorridente e gosto de conversar
Poderia fazer um vídeo abordando sobre a discussão referente as preferências de homens por coisas e de mulheres por pessoas nas escolhas profissionais. Existe uma discussão nurture vs nature bem interessante sobre isso.
amei o vídeo, André! em farmacogênese vemos a aplicabilidade dessas concepções: a interação genético-ambiental na metabolização de fármacos.
Adorei meus parabéns!acho bem importante aprendermos coisas desse tipo!
Antigamente, havia dois grupos: aqueles que defende que genética molda o ser humano e aqueles que defendem que ambiente molda o ser humano. Ainda bem que veio a genética comportamental para acabar com o show kkk
Obs: Acho que herdei do meu pai o temperamento explosivo, mas graças aos céus que consegui mudar pelo menos um pouco.
@doomer E vícios, doenças hereditárias e temperamento são mais influenciados pelo pai do que pela mãe
@nameless SIM
Meu pai é bem sério na maioria dos momentos, sempre bem educado, eu sou assim, mas quando eu estou com algum amigo eu sou completamente o oposto igual meu pai kkkkk ele é bem sério mas não é calmo kkkkk sou desse jeito
mano, isso era tipo uma das minhas maiores dúvidas sobre a vida, obrigada andré 🙏🙏🙏
Muito legal André. Uso muito seu canal para explicar pontos aos meus alunos. Sempre didático e divertido. Parabéns 👊 Apesar de polêmico, a questão da epigenética também entra aqui.
Isso é muito interessante. Poste mais vídeo sobre esse tema por favor.
Amo esse assunto ♥️
Uma coisa super curiosa sobre a minha suspeita que a genética realmente influenciam. A maioria absoluta dos meus familiares maternos têm aptidões artísticas e curiosidade, eu me sinto realmente ligada a eles. Mas o mais louco é o fato de meu pai, que eu nem conheço e eu termos a mesma caligrafia...
Acredito que a genética comportamental possa trazer solução ah certas dúvidas que tenho...
Eu nunca convivi tanto com meu pai. Pois desde os meus 3 meses de idade, meus pais se separaram, e sempre ouvi muito da minha família (Por parte de mãe) que possuo muita semelhança com meu pai. E recentemente passei um tempo convivendo com ele, e todos ao redor dizem que andamos de forma igual, que ficamos parados na espera da mesma posição e eu mesmo notei que até coisas bestas como: Na hora da refeição deixar a carne por último, só por saborear ela, tem semelhança, pois ninguém ao meu redor faz isso, só eu e ele, jsnkjsnjsk.
Além é claro na forma como argumentar e agir, são claramente parecidas, mas eu tive pouco tempo de convivência com ele, e de 4 meses que fiquei morando com ele, pude ver muita semelhança. Ou isso é muita coincidência ou a Genética tem uma mãozinha aí
Tbm sou parecida com meu pai na aparência e no comportamento e odeio isso
@@caradebolacha1009 ajajjaj Não precisa se culpar tanto por isso, as vezes é questão de aprender com nossas formas de agir para termos ciência dos nossos erros e acertos...
Não veja só o lado negativo da coisa, pois tbm ah muita positividade nisso
@@swampertdx3129 vou tentar, por mais q seja difícil ver por esse lado kkkkk
@@caradebolacha1009 Eu acredito que quando vc conseguir ver por este lado, vc se sentira bem mais alegre
Eu acredito que vc vai conseguir 'u'
@@swampertdx3129 vlw pela força :)
Sou biólogo, professor de genética e biologia molecular.. recentemente iniciei a disciplina para o curso de psicologia e eles possuem uma forte demanda de compreender a influência genética no comportamento humano. A genética comportamental é fantástica e no diálogo com meus alunos estamos ampliando ainda mais a nossa compreensão sobre o assunto. O vídeo e o canal são incríveis. Comprei o livro e já nas primeiras páginas estou impressionado. Muito bom! Parabéns, André!
Essas questões é justamente o que algumas pessoas mau caráter gostam de ignorar para defender suas pautas tendenciosas e egoístas, o gene influencia muita coisa na personalidade da pessoa porém o ambiente tmb influencia e causa um grande impacto nesse aspecto.
Fala sobre os motivos científicos da homossexualidade e transsexualidade?
Up
Lembrei do documentario "três estranhos idênticos"!!
Parabéns pelo vídeo André!
Sou apenas curioso sobre diversos assuntos e gostei deste conteúdo! Parabéns!
Foi comprovado que as crianças , que mais passam dificuldades , no crescimento são hoje os que mais , desenvolvem bons cargos .
Interessante. Meu pai e minha mãe são extremamente extrovertidos, beirando o narcisismo. O foda é que eu sou mais quieto e na minha, e não curto os holofotes como eles. Dizem que eu pareço muito meu avô paterno que era muito introvertido e na dele.
Mas algo que notei é que há variações nesse meu comportamentos, ora fico extrovertido e ora fico introvertido. Talvez o fato de na adolescência eu ficar trocando de bairro e cidade me fizeram ser mais na minha, puxando a característica introvertida do meu avô. Ao mesmo tempo que quando eu estava nos lugares, eu falava com qualquer pessoa sobre qualquer assunto, puxando os meus país.
Muito massa! Vai ser massa um vídeo sobre epigenética! Seria massa também algo sobre a relação genética entre autismo e TDAH entre irmãos. Abraço!
O seu livro vou comprar mês que vem logo.
Parabéns pela contribuição à ciência psicológica. Oss!
Gosto muito do canal e da sua apresentação
Gostaria muito de um vídeo sobre o machismo e suas consequências na vida do indivíduo e sociedade
Sou fã do canal
Assistam ao documentário "Three identical twins". Tem na netflix e aborda muito esse tema
Há algo inusitado no meio dessa relação genética x meio....chama-se ALMA+ESPÍRITO, e isso vem de DEUS e voltará para ELE, O CRIADOR, quando morrermos.
Praticamente não tenho nenhuma convivência com meu pai mas minha personalidade parece um pouco com a dele
Muito bom, prof.!
Acho que sou mais parecida com o meu pai do que com a minha mãe
P.S:. Ótimo tema❤
Conteúdo riquíssimo!
Para um aprofundamento f* no assunto sugiro fortemente a todos a leitura do livro Comporte-se, do Robert Sapolsky. Espetacular!
Tem em pdf? 😁
Faz um vídeo sobre autismo!
Algo que tenho medo é de talvez o meu pai ter um lado bem ruim que ele não mostra e eu talvez ter herdado e só ainda não se manifestou
kkkkkkk
Conteúdo fenomenal!
Eu apoio o video sobre Epigenética
Além de ajudar com esse canal incrível.... Ainda tem um Charizard no vídeo ❤️
Fale de epigenética da sexualidade ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
É um charmander
da pra partir da perspectiva genetica pra entender a diferença comportamental em uma familia onde há um filho adotivo?...ou seja o filho adotivo apresenta caracteristicas psicologicas e comportamentais diferente da familia que o adotou....
Duvido que um ser humano tenha comportamentos parecidos com os de seus pais, se nunca houver conhecido seus pais.
O meu Pai não conviveu com o meu avô ( foi criado apenas pela sua mãe) mas em adulto descobriu que a sua caligrafia era muito, muito parecida com a do seu Pai.
@@katiaassuncao7653 Pois a minha é parecida, mas excede um pouco a dos meus pais. Mas eu aprendi a escrever com minha mãe e meu pai, aí é óbvio.
Sugestão de vídeo: NORMOSE
Então dá pra mudar algum gene con esforço? Tipo avançar vários genes responsáveis pela inteligência pra ficarem do jeito que queremos?
Fantástico! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Tema interessante ❤️
Minha mãe vive me dizendo que sou muito parecida com meu pai em questão de inteligência e organização e sou muito parecida com ela em questão de esquecimento kkkkkkk
Entrarei agora no 4 semestre em Psicologia e terei a matéria : genética (dando uma olhada).
O charmanderzinho no canto MT fofo
Tô curiosa sobre um assunto, você sabe me dizer se existem diferenças estruturais mesmo nos cérebros de homens e de mulheres? Porque pesquisei sobre isso e parecia um pouco controverso, cada site dizia uma coisa diferente.
Hoje meu psiquiatra disse que vai verificar se minha impulsividade e ser falante e outras coisas se é genético ou personalidade.
Adorei!
qual área da psicologia você trabalha? pq eu quero muito cursar psico, mas não quero me especializar na clínica, pretendo ser da área comportamental, de pesquisas e estudos sabe, mas não sei comooooo
Se os humanos são tb produtos do seu meio ambiente. É mister cuidar muito bem da nossa sociedade e natureza. Cuidemo-nos.
Genes e ambiente esta interligado.👍🏻😍❤️
Manda salve
Adoro 😻
Oii, eu sei oq o comentário que eu vou fazer agr não faz nenhum sentido com o video mas então, quando eu tava na minha fase dos meus 11/12 anos de idade eu gostava muito muito mesmo de me machucar, fazia de tudo pra me machucar, gostava de irritar meu cachorro pra ele me morder ou ate mesmo me queimar com fogo. Depois que cheguei Nos 14 anos essa vontade diminui.. mas ainda sinto vontade de me machucar as vezes.. gostaria de saber se isso é algum tipo de transtorno ou algo do tipo. Desculpa se não consegui explicar direito. Se conseguir me responder agradeceria muito!!
Espero que tenha conseguido a resposta para sua pergunta.
Meus votos são para que esteja bem e que, o que você relatou já tenha acabado.
Pessoal, sou de exatas e desculpem a ignorância. Sou apenas curioso. Li alguns comentários de que o Genes, embora sejam corresponsáveis na formação comportamental, seriam os mesmos moldados pelo ambiente! Fiz a leitura correta ou me equivoquei? Eu tento em mente que os genes são imutáveis, e nesta questão do comportamento/personalidade os genes que colaborariam nessa formação, são uma coisa fixa e o meio ambiente outra coisa.
Sugestão de vídeo procurei muito na internet e não achei eu gostaria de saber a mente de um assasino sem ser um psicopata conheci um rapaz que a função dele na favela e matar e eu vi que isso afeta ele mas ele não fala vc podia fazer um vídeo sobre
Muito interessante!
Ñ, ñ dá pra confundir o inato do adquirido, obviamente q a genética nos prppicia características de nossos progenitores só q elas podem ñ ser exatamente parecido (nossa capacidade de percepção ñ parece ser algo tão aguçado, além disto a pessoa pode mto bem ñ se mostrar como é totalmente) ... agora, o ambiente pode influenciar?
Sim, só q os de origem gênica tendem a ser mais persistentes!
Comentário aberto para vocês deixar indicações de livros sobre esse tema
As pessoas são ensinadas a justificar seus comportamentos inconvenientes com a genética, já conheci dois caras que eram gêmeos idênticos, dois clones, um era homossexual, o outro não. Tinham nada a ver uma pessoa com a outra!
A homossexualide não é algo comportamental
Homossexualidade não é comportamento.
@@vanessaventura75 Boa Vanessa, pq dps vão começar a falar que a pessoa é influenciada a ser gay .
E bem complicado por gens puxam ao outros mais podem não ser de parentes próximo. Cada um e próprio .
Com todo Respeito da minha sexualidade,mano,vc é bonito em beleza
Uma pergunta nada haver com o tema mas me deixou curiosa: se você tem doutorado em psicologia você pode utilizar o Dr?
Muito bom o vídeo
Showw!!
Por exemplo eu ser uma pessoa muito calma e minha mae uma pessoa muito irritada, isso nao e uma Genética corpomental certo????
Eu tenho uma cópia, nossa mãe diz que somos os seres idênticos mais diferentes que ela já viu.
Boa noite
Então desde o início o próprio Deus criador não queria a mistura de filisteus com hebreus ,qual seria o motivo
Pra mim era e é por causa da genética a genética acaba falando mais alto,e o único que pode mudar isso é Deus
Como cientista especialista da área de Genética do Comportamento, assino embaixo deste video ;-)
Acho tão engraçado quando o cara fala que tem doutorado como se fosse um pré requisito obrigatório para fazer vídeos para o TH-cam
Eu confesso q falo dms, mds. 😞
Aaaa não! Psicólogo, gato e ainda gosta de friends? Aoooo Brasil véio
Resumindo, se eu ñ sou inteligente é por causa do meu cai com minha mãe kkkkk
Não entendi foi nada, só sei que tenho depressão, ansiedade e medo muito grande, e parece que não consigo muda isso, o que é uma droga, o mundo e a vida é injusta mesmo
O DNA manda no cérebro??
Eu amo assa aula??
É HERDADO OU APRENDIDO? O jeito de ser.
O ovo da serpente, filme de Ingrid Bergman. A escolha ou o pensamento é cromossomo. Seleção humana.
Quem tem Strava ?
Epigenética
Não e papai!😊
A não. O cara curte "Friends"
-1 inscrito kkkkkkkk
Não quero saber que você é doutor em psicologia! Sua fala foi invalida! Kkkkkk
Será que a honestidade é genética? E se for, seria ético impedir que pessoas com esses genes de se reproduzirem para haver menos criminalidade no futuro?
Não, é tudo moldado pelo ambiente
Sei que parece parece fala de vilão, mas muitos dos nossos problemas só não estão resolvidos porque a humanidade não está disposta a tomar uma atitude, ficam discutindo o que é certo e errado quando alguém poderia simplesmente fazer o que deve ser feito (lembrei do thanos). O que é um sacrifício hoje, no futuro será visto como um investimento.
@@onlyplayer3007 isso não explica porquê algumas especies de animais têm comportamentos completamente diferentes
@@MineAnimator tá comparando animais com humanos?
Não! A moral é relativa, logo a honestidade também é, só funcionaria se ela fosse objetiva.