Pessoal, para mim, niilismo é o regozijo no vazio da metafísica após a morte de Deus. Se você instaura propósito, busca melhorar o mundo, por ex., não é niilista. Eu rejeito os 4 tipos de niilismo deleuzianos. Simplesmente não acreditar em propósito no universo não te faz niilista, sob minha ótica.
O sentido da vida pra mim é ter como me sustentar dignamente, comer, beber, passear, viajar, conhecer lugares e pessoas, adquirir conhecimentos do mundo e da realidade em que existo e compartilhar esse conhecimento com quem quiser, viver em paz comigo mesmo e com o outro igual, enfim, viver a vida enquanto a morte não chega e isso basta e me deixa feliz.
Concordo, mas incluiria aí o respeito ao direito do próximo. Procurar ser um indivíduo que atua no mundo de tal forma a tornar o mundo um lugar mais justo e melhor pra se viver.
Infelizmente, isso não é sentido. Então apertar o botão de uma bomba atômica não seria uma maldade, porque estaríamos apenas abreviando o destino de todos, afinal todos vamos morrer.
@@edmarpaula7416 eu até diria que poderia ser um ato de muita bondade e empatia com o sofrimento de tantas pessoas mundo afora, que parece terem nascido pra sofrer. Eu sofro muito quando vejo uma criança sofrendo e existem milhares e milhares de crianças sofrendo todos os tipos de abusos... Sim, apertar um botão pra acabar com o sofrimento de tantas pessoas poderia ser um ato de bondade...
@@edmarpaula7416Isso é uma contradição. Estamos discutindo sentido da vida, o sentido só existe quando há vida. Apertar um botão é aniquilar a vida, logo o sentido dado a ela. Os valores que orientam o sentido devem maximizar a vida não depreciá-la. Do contrário você cai na irresponsabilidade do niilismo.
Me tornei ateu porque mentiram pra mim e eu descobri a verdade. A minha filha não se tornou ateia porque eu nunca menti para ela, então ela continuou sendo como nasceu: ateia.
@@marcelooliveiraoliveira4902 sim. Derrubou o muro de Jericó para que os inimigos fossem mortos. Só para iniciar, existem coisas piores. Se quiser saber vá ler a Bíblia.
Se Deus é um criador Onipotente e Onisciente, assumimos então que ele é mau. Pois quando ele cria a humanidade, ele já sabe tudo o que irá acontecer, então ele cria a humanidade já sabendo que 75% dela (de acordo com a parábola do joio e do trigo) vai para o inferno, supostamente... Então que Deus é esse, que cria a humanidade condenando mais da metade de sua própria criação a danação eterna ?
Vc pode provar que poderia ser diferente? Se não, seu julgamento não tem sentido. Já parou pra pensar que Deus não quer que ninguém vá para o inferno, mas é inevitável que isso aconteça?
@@canalestranho8759Não tem nada a ver com Deus ser onipotente ou não, mas com o livre arbítrio que Ele deu ao ser humano. As pessoas vão para o inferno por livre escolha e não pq Deus quer ou não é onipotente. A questão é, como poderia ser diferente sem que violasse o próprio livre arbítrio dado por Deus? Vejo que vc não tem ideia do que tá falando e opera em um raciocínio simplório.
@@jolly_roger519Boa noite, amigo. O colega no comentário acima respondeu as suas indagações, mas você não entendeu ou apenas ignorou. A questão é: se Deus é todo poderoso e sabe de todas as coisas antes mesmo de acontecer, pois ele é o arquiteto de tudo aquilo que existiu e irá existir, então na verdade não há livre arbítrio nenhum, pois as variáveis já estão dadas desde o princípio.
Qual o problema de ser niilista? Eu me considero niilista, ou seja, a vida não tem sentido, o universo não tem sentido e está tudo bem. Tivemos a sorte de estarmos vivos. Se nada faz sentido, então vamos dar sentido a esta única vida que nós temos, fazendo o bem ao próximo, procurando tornar a vida melhor para todos.
Justo Clovis, é uma questão de terminologia. Sob a minha ótica, você não é niilista, mas um humanista. O niilismo, como eu o entendo, é o regozijo no vazio da metafísica.
Eu vejo de maneira diferente mas ao mesmo tempo similar, eu afirmo com toda força, a vida, o universo, ser humano não tem propósito, mas vou um passo além, qualquer tentativa de criar sentido para esses elementos é por essência ilusória e falsa, não verdadeira. Eu só não entendo pq tendo isso em vista as pessoas deveriam ser más ou desistirem da própria vida.
Nesse caso você é algo muito mais próximo de um existencialista. Um niilista não vê sentido nem mesmo na ressignificação do sentido, ou seja, até a busca pelo sentido é vazia, por que para um niilista, não há qualquer significado e a busca por consequência, é em vão. Já um existencialista não vê sentido como em um deus absoluto que dita as regras, mas considera que o sentido pode ser criado como projeto do próprio homem, mesmo que esse sentido seja pessoal.
Que vídeo maravilhoso, me senti tão bem acolhido, pois é assim que penso, e parece muito raro encontrar outras pessoas que assim pensam, pois é raro encontrar outras pessoas que assumam essa postura frente as ofensivas dos religiosos diante dessa ideia. Obrigado!
Like! Muito bom ver alguém como você com muito conhecimento de filosofia falando de ateísmo com honestidade e abordando de maneira coerente! Até as ideias religiosas vi que você analisa de maneira respeitosa apesar de discordar. Seu canal é muito necessário!
Video ótimo professor, penso exatamente o mesmo, na verdade o niilismo não tem nada a ver com crença ou descrença, mas com a valorização da vida, eu assim como o senhor nao vejo sentido na vida, mas nao me vejo como niilista, por que a vida tem valor por si mesma, por que ela é o critério de valor!!
Eu também penso assim, o valor da vida se dá nela mesma, as pessoas querem um sentido que transcende a própria experiência mas não me parece lógico, existimos e o foco é na sobrevivência, uma vez vivo podemos criar sentido e valores.
Boa noite, professor! Teria indicacoes de quais livros ler pra entender melhor possíveis caminhos para uma virtude ética/moral sem uma ideologia religiosa?
Otima Thumbnail. Outfit do Matheus Benites Gopnik. Haha. Meu caro, acompanho seu canal desde que a pauta era mais focada em romantismo e estética. Parece que agora esta entrando em uma espiral para tentar ganhar notoriedade usando polemicas para que o algoritmo alavanque as visualizaçoes. Como conversei contigo algumas vezes, temas mais técnicos/acadêmico/teóricos infelizmente não irao atigir o grande públic nunca, e nem terão o apoio do algoritmo. De toda forma, boa sorte nessa nova abordagem, e como agora estou fora das redes, se quiser manda um oi no WhatsApp.
Não acho que o trabalho seja apenas para ganhar notoriedade, como você sugeriu. Ele faz um grande trabalho nesse campo. A verdade é que tem muitas pessoas arrebentadas, saindo das religiões e assitir a um vídeo desse, pode ser de grande impacto para pessoas que acabaram de sair machucadas das igrejas ... Desde quando pregar contra o cristianismo no Brasil da dinheiro ou notoriedade ??? Acho que é o inverso né ?
Sob uma visão mais ampla... de acordo com Darwin (e Richard Dawkins) nosso único propósito neste planeta é da procriação, bom, neste aspecto estou tranquilo tive dois filhos. No aspecto moral sou humanista... sempre coloquei a minha família em primeiro lugar. Na filosofia sou pragmático... não é a busca da verdade abstrata, mas de soluções para problemas no mundo real.
Matheus, como Bertrand Russel e David Hume refutam São Tomás de Aquino? Tenho muita curiosidade para saber a resposta se alguém falar aqui ficaria agradecido e sobre quais livros ler.
De modo resumido, Hume e Russell demonstraram que a causalidade não é simplória quanto Tomás e pensadores metafísicos supunham. Tomás pressupõe uma causalidade simplória para chegar até Deus e várias ideias suas. Assista a este vídeo: th-cam.com/video/t_6l2nAgqm0/w-d-xo.htmlsi=a4K_g7tyvz3WQsG9
Matheus ser niilista não é se sentir triste ou melancólico, o niilismo é uma filosofia de vida não um sentimento que todos sentem,se fosse assim todos seriam niilistas
@@leo-c9c1n Para mim, niilismo é o regozijo no vazio da metafísica após a morte de Deus. Se você instaura propósito, busca melhorar o mundo, por ex., não é niilista.
mano, muito obrigado por esse vídeo!!!! tava precisando escutar essas palavras, gratidão mesmo gosto muito do seu trabalho! um grande abraço e forças na sua caminhada!!!!! (02.08.2024)
Na verdade as pessoas substituem as ilusões. Por exemplo: algumas pessoas deixam de ser cristãs para virarem marxistas, aliás, normalmente os ateus são marxistas.
O certo é cada um acreditar no que quiser, mas não obrigar os filhos e parentes ou amigos a crer em Deus, Jesus Cristo, Maria ,José entre outros do mundo cristão ortodoxo ou apostólica romano ou afim.
Hoje o Niilismo tomou várias outras ramificações. Niilismo Politico. Niilismo do saber. Niilismo de interações entre nós. Niilismo religioso. Niilismo metafisica. Niilismo da própria vida.
@@geraldo4185 Eu também tinha o conceito que o niilismo englobava tudo, mas quando estudei mais de perto verifiquei que não é bem assim. O niilismo através dos autores como; Spengler, Max Weber, Heidegger, Jürgen Habermas verificaram que o niilismo a qual tiveram importantes reflexões sobre o termo não englobava tudo. O próprio Nietzsche previra. Percebemos com isso que o termo, niilismo, encontrou novos significados, derivações. Podemos verificar o niilismo-existencialista, de Sartre, e o niilismo-gnóstico/niilismo-absurdista, de Albert Camus. Temos o Niilismo moral, também conhecido como niilismo ético ou amoralismo, é o ponto de vista metaético de que nada é moral ou imoral. Por exemplo, um niilista moral diria que matar alguém, por qualquer razão, não é inerentemente certo e nem inerentemente errado. Alguns niilistas morais; J. L. Mackie, Richard Joyce e o historiador da ciência Will Provine. O filósofo francês Gilles Deleuze vai identifica na filosofia de Nietzsche quatro formas do niilismo: a negativa, a reativa, a passiva e a ativa. Para Lacan, o significado não é a realidade que ele designa, mas sua representação, é o que quem emprega o signo entende por ele. O significante é o veículo do significado, que é o que se entende quando se usa o signo, é sua parte sensível, e esta definição se estende as diversas linguagens, ou seja, a linguagem humana não é um objeto engessado. Um ateu pode muito bem ser um niilista religioso, dando valores a outros aspectos da sua vida.
@@OCerebro_ainda_pulsaeu não sei porque você tenta divergir o significado de niilismo para outras coisas sendo qur essas coisas que você está falando retratam a mesma coisa, ou seja o niilismo ele engloba por si só todas as outras coisas
@@andreandre7561 Primeiro de tudo eu não estou tentando divergir o significado de niilismo, eu sou só o mensageiro da informação. Eu apenas apresentei outros pensadores a qual nos traz uma visão mais ampla do conceito niilista. Um filosofo, um intelectual, um pensador não pode ser dogmático. O senhor deve ler e estudar as obras dos autores a qual apresentei, tem outros, e ai fazer uma analise sobre a amplitude do conceito niilista. Ai sim, depois, o senhor poderá ver se eles querem divergir o significado de niilismo.
Matheus tinha um tempo que não via seu conteúdo; Vamos lá, gostei demais da inclusão dessas imagens de cobertura durante o texto; E acredito que agora, pra ficar com uma estética interessante, é construir uma luz para sua entrega em vídeo; Ou seja, quando você está falando, seria interessante uma luz mais cortante, ou escura, saca?! Algo que saísse do claro chapado, e trouxesse uma luz mais trabalhada; Desde já, um grande abraço;
Quando a responsabilidade que era de um Deus cai sobre você, a crise existencial e o pensamento niilista surge. Você está livre e agora depende de você, com esse peso nem todo mundo sabe lidar e seguir em frente, é mais fácil seguir algo pré-estabelecido e ordens, do que ser aquele que guia sua própria vida e dá sentido a mesma.
Conheço pessoa que diz crer em Deus, em ciência, niilismo, Acredita em misticismo(se a ciência mostra de cara charlatanismo de misticismo ou problemas sérios causado pelo, também refuta ela) E darwinismo Ela se refuta Se contradiz E machuca quem tenta ajudar de forma lógica kkkkk O caooos Mas concordo sim Leva Mas não permanece, ou não necessita. A parte que mencionei não tem nada a ver, mas veio a lembrança, desculpa, é porquê foi literalmente muito pesado.
Toma vergonha na cara, rapaz! Você usa Bertrand Russel como referência! O mesmo cara que era expressamente a favor da morte em massa de pessoas pobres. Quer usar ele como referência para falar de moral? Isso só corrobora contra o seu ponto!
O que leva ao niilismo é a ideia de que somos o corpo e nada mais. Ou seja a hipótese filosófica correspondente ao materialismo metafísico. Bernardo Kastrup, um filósofo do século XXI defende o idealismo metafísico do modo brilhante. Muitas pessoas têm um tipo de espiritualidade que nada tem a haver com as religiões tradicionais. O amigo critica a religião e a espiritualidade como se fosse uma e só coisa. O problema está em considerar o materialismo metafísico como dogma (certeza absoluta, definitiva e inquestionável). Todavia, se somos corpos físicos, e nada mais, depois da morte, do ponto de vista do morto, tanto faz ter vivido como não. Jamais haverá alguem para recordar a vida que cessa, nem para sofrer. O ser humano e todos os que ele ama seriam apenas cadaveres adiados que procriam. Qual era o sentido e a esperança de futuro se as pessoas acreditassem sinceramente, analisando as consequências logicas, disso? . De ceryo modo era bom se fosse assim, pois a morte, pelo menos, garantia-nos o fim de todos os sofrimentos. Todavia ninguém tem a certeza absoluta, definitiva e inquestionável que os sofrimentos terminam com a morte. Há evidências a estudar que apontam para o contrário. Ninguém sabe como é que tudo o que existe surgiu. A teoria científica mais corrente é a que afirma que o universo surgiu por geração espontânea, como outrora os que diziam que a vida tinha surgido por geração espontânea, que Pasteur veio calar. Passaram da geração espontânea da vida á geração espontânea de tudo,no fim de contas. Todavia a física dos dias de hoje nem sequer define bem o que é físico, quanto mais o que é o que é do domínio da metafísica. Mas concordo que as as pessoas não são boas nem más por serem religiosas, ateias, defensoras do espiritualismo, do materialismo ou do que quer que seja. Nada justifica não termos empatia uns com os outros. Só os psicopatas sao incapazes de ter empatia. Não é uma questão religiosa mas de saude mental, de educação, etc.
Ateísmo leva para qualquer lado, tem ateu de direita e de esquerda, nilista ou marxista. Nilista tem mais chance de virar de direita. Por isso não gosto de nilismo.
Para mim sentido é algo que a própria vida cria, buscar um sentido no universo acaba não fazendo sentido, mas ainda acho possível se vislumbrar com o Cosmo e valorizar o tempo, deafrutar dessa experiência única que é a vida e por que não criar um propósito, não vejo boas razões pra virar uma pessoa amargurada e sem razão de viver, porém o ateísmo pode sim servir de porta de entrada pro niilismo, só não significa que devamos trilhar tal caminho. Com religião a vida ainda parece desprovida de propósito, a maioria das espécies sequer é capaz de ponderar sobre o existir, mesmo com deuses parece tudo largado e sem sentido onde reina a lei da sobrevivência.
Sem Deus não há nenhum sentido na vida, seriamos simplesmente corpos biológicos vivendo enquanto a capacidade biológica de manter vida deles durar, como porcos ou gado apenas esperando o abate, para mim Deus não é somente um ser incrível, mas uma necessidade......
@@fernando4885 Se Deus pudesse ser explicado não seria Deus, não se pode entender o sobrenatural, meu Deus esta no dia a dia, no milagre de existirmos, na forma como a vida é, ele esta em cada milagre que nos faz existir, como na distancia exata da terra do sol, no centro de gravidade, nas formas liquida, gasosa e solida, enfim em tudo que precisou para que existamos, tem a mão de um ser supremo, Deus.
4 dogmas (discorda?) se vc tem o ateísmo e a descrença em um depois como fato: - Todo mundo que vc ama vai m0rrer. - A vida é a espera da m0rte. - O tempo destrói tudo. - Sua existência não significa nada. (Frases extraídas do vídeo "Lost Wages" do Cauê Moura)
“Não precisamos acreditar em mitos” Disse o cara que acredita que causas deterministicas geraram consciência, já caindo em contradição por negar a causalidade, mas necessita dela para sustentar toda a sua linha de raciocínio. Crê que o método científico é o único suporte confiável para chegar a verdade, sendo que o método científico não prova o próprio método científico, pois necessita da lógica e causalidade assumidas como pressupostos para ser validado. O cara tem mais fé que a minha avó, só que fé no contraditório, e quer vir acusar alguém de “crer em mitos” ??? 😂
Ateísmo nega o sobrenatural. O niilismo nega a base da moral. Porém, a moral não é sobrenatural. Nem passional. Nem arbitrária, ilusória ou ideológica. A moral é racional. E assim deve ser entendida.
Eu acho q vc não sabe o q é niilismo 😢 tem o tal "niilismo ativo" né... foi nisso q vc tentou chegar? Aliás, eu acho q vc até sabe... mas explica pra galera... ficou conceirualmenre confuso, mas é um vídeo legal
Eu discordo dessa separação de 4 tipos de niilismo do Deleuze. Para mim, niilismo é o regozijo no vazio da metafísica após a morte de Deus. Se você instaura propósito, busca melhorar o mundo, por ex., não é niilista.
Parece que vc não conhece André Cancian. O niilismo está para o ateísmo assim como o ateísmo está para deus. O niilismo é o ateísmo levado às últimas consequências lógicas. E não há nada de errado com o niilismo, é só inevitável. Todo o resto é crença. Ah! Aproveitando a viagem, o cristianismo é um ressentimento, exatamente como o socialismo. Sim, e Nietzsche disse isso também. Voilá
Sou ateu, mais fico me perguntando, quando alguém vai falar das obrigações dos homens no casamento, por que os ateus só falam da submissão da mulher ao homem, por nunca falam da obrigação do homem de proteger a mulher, se os ateus progressistas querer igualdade, então tem que excluir as obrigações de ambos os lados.
Mas quem disse que o homem tem essa obrigação? A gente procura proteger quem ama, pode ser um amigo ou amiga, um filho/filha, um parente, mulher,,/marido..., por dever ou ainda por empatia. Eu, hein! Vocês tiram umas conclusões absurdas.
@@rogeriasouza5976 como quem disse besta? Isso é sim uma obrigação que a sociedade dá aos homens, não existe essa de que nós escolhemos não, testa não proteger pra vc vê. Tira isso do nada não sei aonde.
@@paulociencia5106 aprende a escrever, rapaz. Seu texto é sofrível. Uma boa dica pra escrever melhor é ler bons livros. Lendo bons livros você não só vai aprender a escrever melhor, como vai ajudar a melhorar seu raciocínio e não vai escrever bobagens como escreveu nesses seus dois comentários.
No caso, poderíamos voltar para o mundo sem o cristianismo, onde existia (legalizado): infanticídio, sacrifícios humanos e de animais, desprezo aos desvalidos (crianças jogadas no poço por não serem fisicamente fortes), canibalismo, aborto, eutanásia. Aliás, aborto e eutanásia estão voltando fortes na sociedade neopagã. Não me surpreenderia se os outros que eu falei voltassem também por meios legais. Aliás, como seria uma sociedade sem os religiosos para atender os mais desvalidos da África, da Ásia, para atender inclusive aos idosos solitários que são abandonados por essa sociedade "descolada" neopagã sem religião? Lembrando que a Igreja Católica é a maior instituição de caridade do mundo. As igrejas protestantes realizam trabalhos importantes nas periferias restaurando jovens do tráfico e dos vícios, etc. Tire a religião do mundo e o egoísmo se multiplicaria, as mortes, o desamparo, etc. É um mundo sombrio, como era antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. O problema de não acreditar no diabo é achar que um dia as pessoas no mundo não precisarão do evangelho para ser guiada. E que todo mundo será bonzinho. Não será assim, porque os demônios nos tentam 24 horas por dia. E sempre muitos vão cair e o mal sempre estará no mundo. Convém não baixarmos a guarda jamais até a Parusia.
Essa tua fala é mentirosa e tendenciosa, a África sofre a séculos e muito por causa dos cristãos que se auto definiam como escolhidos por "Deus" levando a desgraça e fome àquele povo que até hj não conseguiu se libertar de todo o mal causado a eles pelos cristãos europeus. Tirar a religião do mundo e substituí-la pela verdade vai fazer um bem enorme pra humanidade, aí tu vem com esse papo pra enganar otários.vai criar vergonha na cara!
Uma breve repassada na história do cristianismo por exemplo podemos ver a crueldade e a matança, inclusive a criação de equipamentos de tortura terríveis, sem a religião poderíamos viver com a ética, a moralidade da filosofia por exemplo. Apenas um ponto de vista mais expansivo.
É muito simples o ateu demonstrar que a moralidade não depende da religião: é só mostrar uma sociedade que tenha desenvolvido valores morais sem alguma forma de cosmovisão religiosa. Não só desenvolvido, como tbm, prosperado. Simplesmente não existe. Até o ateu precisa da moralidade religiosa do contexto em que ele se encontra (no nosso caso, a moral judaico-cristã) para ter uma direção moral. Dentro de uma realidade ateísta, não existe valores morais objetivos, ou seja, quando o ateu critica a moralidade religiosa, ironicamente, ele o faz a partir de uma perspectiva objetiva que ele só tem por causa da moral religiosa (raciocínio circular), pois o ateísmo não pode fornecer objetividade para julgamento moral algum. Tudo é apenas matéria agindo sem propósito. No fundo, o ateu que tenta se convencer que a vida vale a pena é o mais iludido de todos. Todo esse papo não passa de dissonância cognitiva e ilusão de um cérebro desesperado pela sobrevivência, evitando a conclusão inegável de que seria melhor meter uma bala na cabeça e adiantar o inevitável. Acho muito engraçado que toda crítica que o ateu faz aos religiosos ou à religião, no fundo são reflexos do próprio desespero deles tentando justificar para si mesmos uma existência sem sentido e propósito (dei uma de Agente Smith agora, rsrs...).
Tua fala generaliza e generalizações levam a erros, ser ateu não é viver sem objetivo ou acreditar que nada tem propósito muiito pelo contrário, temos uma vida e precisamos vive-la medida do possível bem e não viver sufocado, esmagado pelo medo da punição eterna de um deus demasiadamente humano.
Pessoal, para mim, niilismo é o regozijo no vazio da metafísica após a morte de Deus. Se você instaura propósito, busca melhorar o mundo, por ex., não é niilista. Eu rejeito os 4 tipos de niilismo deleuzianos. Simplesmente não acreditar em propósito no universo não te faz niilista, sob minha ótica.
Obrigado, Matheus, pelo esclarecimento. Sou ateu, gosto muito de filosofia, mas não sou aprofundado no assunto.
Todo ateu sincero 🤷 termina nilista mesmo👍os meia boca🤔 se convertem 👍
@@marcelooliveiraoliveira4902 e todo crentelho se mantém na miséria
@@Vitor20XXAteu não faz sentido cara
@@Vitor20XX Seja sincero com vc mesmo
O sentido da vida pra mim é ter como me sustentar dignamente, comer, beber, passear, viajar, conhecer lugares e pessoas, adquirir conhecimentos do mundo e da realidade em que existo e compartilhar esse conhecimento com quem quiser, viver em paz comigo mesmo e com o outro igual, enfim, viver a vida enquanto a morte não chega e isso basta e me deixa feliz.
Concordo, mas incluiria aí o respeito ao direito do próximo. Procurar ser um indivíduo que atua no mundo de tal forma a tornar o mundo um lugar mais justo e melhor pra se viver.
Infelizmente, isso não é sentido. Então apertar o botão de uma bomba atômica não seria uma maldade, porque estaríamos apenas abreviando o destino de todos, afinal todos vamos morrer.
@@edmarpaula7416 eu até diria que poderia ser um ato de muita bondade e empatia com o sofrimento de tantas pessoas mundo afora, que parece terem nascido pra sofrer. Eu sofro muito quando vejo uma criança sofrendo e existem milhares e milhares de crianças sofrendo todos os tipos de abusos... Sim, apertar um botão pra acabar com o sofrimento de tantas pessoas poderia ser um ato de bondade...
@@edmarpaula7416Isso é uma contradição. Estamos discutindo sentido da vida, o sentido só existe quando há vida. Apertar um botão é aniquilar a vida, logo o sentido dado a ela. Os valores que orientam o sentido devem maximizar a vida não depreciá-la. Do contrário você cai na irresponsabilidade do niilismo.
Todo dia vc tenta se convencer disso kkkkk🤦
Concordo plenamente contigo, Matheus.
Explanações perfeitas.
Por isso, me tornei ateu e fã de Nietzsche.
A vida é entediante, ao mesmo tempo que é encantadora.
Obrigado por expor seu ponto de vista
Me tornei ateu porque mentiram pra mim e eu descobri a verdade. A minha filha não se tornou ateia porque eu nunca menti para ela, então ela continuou sendo como nasceu: ateia.
❤
Perfeito!
Vc acha o Deus bíblico injusto?
@@marcelooliveiraoliveira4902 sim. Derrubou o muro de Jericó para que os inimigos fossem mortos. Só para iniciar, existem coisas piores. Se quiser saber vá ler a Bíblia.
@@zimmerevidio Só por isso vc acha ele injusto amigo!!! Vc é pai?
Adorei a parte que vc disse coloco minhas mãos no fogo e depois o sorriso que vc deu quando acrescentou sem trocadilhos 😂😂😂❤❤❤😊😊😊
Cursos online:
Educação Filosófica - hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/educacao-filosofica/C85671200E
Existencialismo - www.filosofiaexistencial.com.br
Se Deus é um criador Onipotente e Onisciente, assumimos então que ele é mau. Pois quando ele cria a humanidade, ele já sabe tudo o que irá acontecer, então ele cria a humanidade já sabendo que 75% dela (de acordo com a parábola do joio e do trigo) vai para o inferno, supostamente... Então que Deus é esse, que cria a humanidade condenando mais da metade de sua própria criação a danação eterna ?
Ora. Então ele não precisa mais de mim agora
Vc pode provar que poderia ser diferente? Se não, seu julgamento não tem sentido. Já parou pra pensar que Deus não quer que ninguém vá para o inferno, mas é inevitável que isso aconteça?
@@jolly_roger519 então ele não seria onipotente.
@@canalestranho8759Não tem nada a ver com Deus ser onipotente ou não, mas com o livre arbítrio que Ele deu ao ser humano. As pessoas vão para o inferno por livre escolha e não pq Deus quer ou não é onipotente. A questão é, como poderia ser diferente sem que violasse o próprio livre arbítrio dado por Deus? Vejo que vc não tem ideia do que tá falando e opera em um raciocínio simplório.
@@jolly_roger519Boa noite, amigo. O colega no comentário acima respondeu as suas indagações, mas você não entendeu ou apenas ignorou.
A questão é: se Deus é todo poderoso e sabe de todas as coisas antes mesmo de acontecer, pois ele é o arquiteto de tudo aquilo que existiu e irá existir, então na verdade não há livre arbítrio nenhum, pois as variáveis já estão dadas desde o princípio.
Qual o problema de ser niilista? Eu me considero niilista, ou seja, a vida não tem sentido, o universo não tem sentido e está tudo bem. Tivemos a sorte de estarmos vivos. Se nada faz sentido, então vamos dar sentido a esta única vida que nós temos, fazendo o bem ao próximo, procurando tornar a vida melhor para todos.
O ser humano não deu certo nem vai dar
Então você é existencialista, não?
Justo Clovis, é uma questão de terminologia. Sob a minha ótica, você não é niilista, mas um humanista. O niilismo, como eu o entendo, é o regozijo no vazio da metafísica.
Eu vejo de maneira diferente mas ao mesmo tempo similar, eu afirmo com toda força, a vida, o universo, ser humano não tem propósito, mas vou um passo além, qualquer tentativa de criar sentido para esses elementos é por essência ilusória e falsa, não verdadeira.
Eu só não entendo pq tendo isso em vista as pessoas deveriam ser más ou desistirem da própria vida.
Nesse caso você é algo muito mais próximo de um existencialista. Um niilista não vê sentido nem mesmo na ressignificação do sentido, ou seja, até a busca pelo sentido é vazia, por que para um niilista, não há qualquer significado e a busca por consequência, é em vão.
Já um existencialista não vê sentido como em um deus absoluto que dita as regras, mas considera que o sentido pode ser criado como projeto do próprio homem, mesmo que esse sentido seja pessoal.
Meu livro "Ser ateu" - amzn.to/48aazYf
Que vídeo maravilhoso, me senti tão bem acolhido, pois é assim que penso, e parece muito raro encontrar outras pessoas que assim pensam, pois é raro encontrar outras pessoas que assumam essa postura frente as ofensivas dos religiosos diante dessa ideia. Obrigado!
O caminho do ateísmo realmente leva ao niilismo kkkkk mas depois de um tempo voce supera isso
É doloroso descobrir que gastamos nosso melhor com gente ruim exploradora
Gostei muito dessa sua versão com a cerveja e o cigarro cara... kkkk
Não esqueça do Doritos também.
@@MatheusBenitesClaro! Não podia faltar...
Parabéns pelo seu trabalho !
Melhor viver sem ilusão, no niilismo, do que ser enganado por líderes religiosos e espiritualistas, e pautar sua vida em bobagens
Like! Muito bom ver alguém como você com muito conhecimento de filosofia falando de ateísmo com honestidade e abordando de maneira coerente! Até as ideias religiosas vi que você analisa de maneira respeitosa apesar de discordar. Seu canal é muito necessário!
Video ótimo professor, penso exatamente o mesmo, na verdade o niilismo não tem nada a ver com crença ou descrença, mas com a valorização da vida, eu assim como o senhor nao vejo sentido na vida, mas nao me vejo como niilista, por que a vida tem valor por si mesma, por que ela é o critério de valor!!
Eu também penso assim, o valor da vida se dá nela mesma, as pessoas querem um sentido que transcende a própria experiência mas não me parece lógico, existimos e o foco é na sobrevivência, uma vez vivo podemos criar sentido e valores.
Boa noite, professor! Teria indicacoes de quais livros ler pra entender melhor possíveis caminhos para uma virtude ética/moral sem uma ideologia religiosa?
kkkkkkkkkkkkkkkk essa capa do video ficou top
Otima Thumbnail. Outfit do Matheus Benites Gopnik. Haha.
Meu caro, acompanho seu canal desde que a pauta era mais focada em romantismo e estética.
Parece que agora esta entrando em uma espiral para tentar ganhar notoriedade usando polemicas para que o algoritmo alavanque as visualizaçoes.
Como conversei contigo algumas vezes, temas mais técnicos/acadêmico/teóricos infelizmente não irao atigir o grande públic nunca, e nem terão o apoio do algoritmo.
De toda forma, boa sorte nessa nova abordagem, e como agora estou fora das redes, se quiser manda um oi no WhatsApp.
Não acho que o trabalho seja apenas para ganhar notoriedade, como você sugeriu.
Ele faz um grande trabalho nesse campo.
A verdade é que tem muitas pessoas arrebentadas, saindo das religiões e assitir a um vídeo desse, pode ser de grande impacto para pessoas que acabaram de sair machucadas das igrejas ...
Desde quando pregar contra o cristianismo no Brasil da dinheiro ou notoriedade ??? Acho que é o inverso né ?
Sob uma visão mais ampla... de acordo com Darwin (e Richard Dawkins) nosso único propósito neste planeta é da procriação, bom, neste aspecto estou tranquilo tive dois filhos. No aspecto moral sou humanista... sempre coloquei a minha família em primeiro lugar. Na filosofia sou pragmático... não é a busca da verdade abstrata, mas de soluções para problemas no mundo real.
Matheus, como Bertrand Russel e David Hume refutam São Tomás de Aquino? Tenho muita curiosidade para saber a resposta se alguém falar aqui ficaria agradecido e sobre quais livros ler.
De modo resumido, Hume e Russell demonstraram que a causalidade não é simplória quanto Tomás e pensadores metafísicos supunham. Tomás pressupõe uma causalidade simplória para chegar até Deus e várias ideias suas. Assista a este vídeo: th-cam.com/video/t_6l2nAgqm0/w-d-xo.htmlsi=a4K_g7tyvz3WQsG9
@@MatheusBenitesObrigado pela resposta.
Esse vídeo é uma obra de arte 👏👏👏👏👏👏👏
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
th-cam.com/channels/Krv8nqQZsoFFwzcxdjqkgA.htmljoin
Matheus ser niilista não é se sentir triste ou melancólico, o niilismo é uma filosofia de vida não um sentimento que todos sentem,se fosse assim todos seriam niilistas
@@leo-c9c1n Para mim, niilismo é o regozijo no vazio da metafísica após a morte de Deus. Se você instaura propósito, busca melhorar o mundo, por ex., não é niilista.
Olá Benites. Você conhece a obra do Carl Jung? Se sim, acho que seria bem interessante uma análise sua nesse canal sobre a teoria dele.
mano, muito obrigado por esse vídeo!!!!
tava precisando escutar essas palavras, gratidão mesmo
gosto muito do seu trabalho!
um grande abraço e forças na sua caminhada!!!!! (02.08.2024)
O ateísmo é difícil no início, viver sem ilusão é difícil, mas também é libertador
Na verdade as pessoas substituem as ilusões. Por exemplo: algumas pessoas deixam de ser cristãs para virarem marxistas, aliás, normalmente os ateus são marxistas.
Sucesso professor e um forte abraço
Obrigado, Flavio!
Agradeço pelo canal e por sua paciência, tmj.
Essa Thumbnail ficou engraçada😂
Mas me levou a uma questão, será que o niilismo culminaria numa vida hedonista, sempre em busca de prazeres imediatos?
Excelente explanação!!! 😊
Obrigado!
Para mim, a "rebelião" de Camus sempre será a melhor resposta ao niilismo
É uma boa resposta, sem dúvida!
Excelente! Parabéns! ❤❤❤
O certo é cada um acreditar no que quiser, mas não obrigar os filhos e parentes ou amigos a crer em Deus, Jesus Cristo, Maria ,José entre outros do mundo cristão ortodoxo ou apostólica romano ou afim.
Hoje o Niilismo tomou várias outras ramificações.
Niilismo Politico.
Niilismo do saber.
Niilismo de interações entre nós.
Niilismo religioso.
Niilismo metafisica.
Niilismo da própria vida.
Pra mim religião é dominação do outro.
Não faz sentido uma divisão, Niilismo engloba todos.
@@geraldo4185 Eu também tinha o conceito que o niilismo englobava tudo, mas quando estudei mais de perto verifiquei que não é bem assim. O niilismo através dos autores como; Spengler, Max Weber, Heidegger, Jürgen Habermas verificaram que o niilismo a qual tiveram importantes reflexões sobre o termo não englobava tudo. O próprio Nietzsche previra.
Percebemos com isso que o termo, niilismo, encontrou novos significados, derivações. Podemos verificar o niilismo-existencialista, de Sartre, e o niilismo-gnóstico/niilismo-absurdista, de Albert Camus.
Temos o Niilismo moral, também conhecido como niilismo ético ou amoralismo, é o ponto de vista metaético de que nada é moral ou imoral. Por exemplo, um niilista moral diria que matar alguém, por qualquer razão, não é inerentemente certo e nem inerentemente errado. Alguns niilistas morais; J. L. Mackie, Richard Joyce e o historiador da ciência Will Provine.
O filósofo francês Gilles Deleuze vai identifica na filosofia de Nietzsche quatro formas do niilismo: a negativa, a reativa, a passiva e a ativa.
Para Lacan, o significado não é a realidade que ele designa, mas sua representação, é o que quem emprega o signo entende por ele. O significante é o veículo do significado, que é o que se entende quando se usa o signo, é sua parte sensível, e esta definição se estende as diversas linguagens, ou seja, a linguagem humana não é um objeto engessado.
Um ateu pode muito bem ser um niilista religioso, dando valores a outros aspectos da sua vida.
@@OCerebro_ainda_pulsaeu não sei porque você tenta divergir o significado de niilismo para outras coisas sendo qur essas coisas que você está falando retratam a mesma coisa, ou seja o niilismo ele engloba por si só todas as outras coisas
@@andreandre7561 Primeiro de tudo eu não estou tentando divergir o significado de niilismo, eu sou só o mensageiro da informação. Eu apenas apresentei outros pensadores a qual nos traz uma visão mais ampla do conceito niilista. Um filosofo, um intelectual, um pensador não pode ser dogmático. O senhor deve ler e estudar as obras dos autores a qual apresentei, tem outros, e ai fazer uma analise sobre a amplitude do conceito niilista. Ai sim, depois, o senhor poderá ver se eles querem divergir o significado de niilismo.
Matheus tinha um tempo que não via seu conteúdo; Vamos lá, gostei demais da inclusão dessas imagens de cobertura durante o texto; E acredito que agora, pra ficar com uma estética interessante, é construir uma luz para sua entrega em vídeo; Ou seja, quando você está falando, seria interessante uma luz mais cortante, ou escura, saca?! Algo que saísse do claro chapado, e trouxesse uma luz mais trabalhada; Desde já, um grande abraço;
Perfeito
Quando a responsabilidade que era de um Deus cai sobre você, a crise existencial e o pensamento niilista surge. Você está livre e agora depende de você, com esse peso nem todo mundo sabe lidar e seguir em frente, é mais fácil seguir algo pré-estabelecido e ordens, do que ser aquele que guia sua própria vida e dá sentido a mesma.
Conheço pessoa que diz crer em Deus, em ciência, niilismo,
Acredita em misticismo(se a ciência mostra de cara charlatanismo de misticismo ou problemas sérios causado pelo, também refuta ela)
E darwinismo
Ela se refuta
Se contradiz
E machuca quem tenta ajudar de forma lógica kkkkk
O caooos
Mas concordo sim
Leva
Mas não permanece, ou não necessita. A parte que mencionei não tem nada a ver, mas veio a lembrança, desculpa, é porquê foi literalmente muito pesado.
Sim, muita gente parece viver contradições sem o mínimo problema, o que é bizarro.
Ou seja uma pessoa irracional
Jamais abandonarei Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo !
Boa tarde.
Fala a verdade, você ficou bem mais famosinho depois do Kogos kkkk
Eu conheci o canal através do Daniel Gontijo.
Muito boa explanação! concordo plenamente!
Maravilha!
Detesto que roubem a solidão sem oferecer a verdadeira companhia.Nietzsche.
Volte a fazer exposições filosóficas , principalmente a respeito de Wittgenstein.
Canal maravilhoso! Quero ser membra.
Muito obrigado! Você pode se tornar membra através deste link: :
th-cam.com/channels/Krv8nqQZsoFFwzcxdjqkgA.htmljoin
Toma vergonha na cara, rapaz! Você usa Bertrand Russel como referência! O mesmo cara que era expressamente a favor da morte em massa de pessoas pobres. Quer usar ele como referência para falar de moral? Isso só corrobora contra o seu ponto!
Onde está a informação de que ele era a favor da morte em massa de pobres?
O que leva ao niilismo é a ideia de que somos o corpo e nada mais. Ou seja a hipótese filosófica correspondente ao materialismo metafísico. Bernardo Kastrup, um filósofo do século XXI defende o idealismo metafísico do modo brilhante. Muitas pessoas têm um tipo de espiritualidade que nada tem a haver com as religiões tradicionais. O amigo critica a religião e a espiritualidade como se fosse uma e só coisa. O problema está em considerar o materialismo metafísico como dogma (certeza absoluta, definitiva e inquestionável). Todavia, se somos corpos físicos, e nada mais, depois da morte, do ponto de vista do morto, tanto faz ter vivido como não. Jamais haverá alguem para recordar a vida que cessa, nem para sofrer. O ser humano e todos os que ele ama seriam apenas cadaveres adiados que procriam. Qual era o sentido e a esperança de futuro se as pessoas acreditassem sinceramente, analisando as consequências logicas, disso? . De ceryo modo era bom se fosse assim, pois a morte, pelo menos, garantia-nos o fim de todos os sofrimentos. Todavia ninguém tem a certeza absoluta, definitiva e inquestionável que os sofrimentos terminam com a morte. Há evidências a estudar que apontam para o contrário. Ninguém sabe como é que tudo o que existe surgiu. A teoria científica mais corrente é a que afirma que o universo surgiu por geração espontânea, como outrora os que diziam que a vida tinha surgido por geração espontânea, que Pasteur veio calar. Passaram da geração espontânea da vida á geração espontânea de tudo,no fim de contas. Todavia a física dos dias de hoje nem sequer define bem o que é físico, quanto mais o que é o que é do domínio da metafísica. Mas concordo que as as pessoas não são boas nem más por serem religiosas, ateias, defensoras do espiritualismo, do materialismo ou do que quer que seja. Nada justifica não termos empatia uns com os outros. Só os psicopatas sao incapazes de ter empatia. Não é uma questão religiosa mas de saude mental, de educação, etc.
Ateísmo leva para qualquer lado, tem ateu de direita e de esquerda, nilista ou marxista. Nilista tem mais chance de virar de direita. Por isso não gosto de nilismo.
Sou ateia de família,quero viver e deixar viver(dentro do possível) MORREU ,ACABOU!!!
Para mim sentido é algo que a própria vida cria, buscar um sentido no universo acaba não fazendo sentido, mas ainda acho possível se vislumbrar com o Cosmo e valorizar o tempo, deafrutar dessa experiência única que é a vida e por que não criar um propósito, não vejo boas razões pra virar uma pessoa amargurada e sem razão de viver, porém o ateísmo pode sim servir de porta de entrada pro niilismo, só não significa que devamos trilhar tal caminho. Com religião a vida ainda parece desprovida de propósito, a maioria das espécies sequer é capaz de ponderar sobre o existir, mesmo com deuses parece tudo largado e sem sentido onde reina a lei da sobrevivência.
Sem Deus não há nenhum sentido na vida, seriamos simplesmente corpos biológicos vivendo enquanto a capacidade biológica de manter vida deles durar, como porcos ou gado apenas esperando o abate, para mim Deus não é somente um ser incrível, mas uma necessidade......
Fale por você.
Mas vc já está sem deus, cadê seu deus? onde ele está? está em lugar nenhum, logo vc já está sem deus, vc apenas tem a ilusão da crença, mais nada
@@rogeriasouza5976 Estou falando por mim, mas sei que você também pensa assim, mesmo que no seu subconsciente...
@@2097bugs Respeito sua opinião, somente não concordo que exista sentido na vida sem Deus.
@@fernando4885 Se Deus pudesse ser explicado não seria Deus, não se pode entender o sobrenatural, meu Deus esta no dia a dia, no milagre de existirmos, na forma como a vida é, ele esta em cada milagre que nos faz existir, como na distancia exata da terra do sol, no centro de gravidade, nas formas liquida, gasosa e solida, enfim em tudo que precisou para que existamos, tem a mão de um ser supremo, Deus.
E a divina comédia do Dante alighieri 😅😅😅
Não perca tempo
com ateu comendo
capim,
vá tomar uma
coca cola, comer
pudim...
Seus comentários sem lógica ajudam esse canal a ter relevância no TH-cam, porque causa engajamento, obrigada pela holofotaçao.
@@ApenasAni Se ajudam vocês,
ajudam muito mais a mim,
que ensino comer pudim,
não ensino comer capim.
4 dogmas (discorda?) se vc tem o ateísmo e a descrença em um depois como fato:
- Todo mundo que vc ama vai m0rrer.
- A vida é a espera da m0rte.
- O tempo destrói tudo.
- Sua existência não significa nada.
(Frases extraídas do vídeo "Lost Wages" do Cauê Moura)
“Não precisamos acreditar em mitos”
Disse o cara que acredita que causas deterministicas geraram consciência, já caindo em contradição por negar a causalidade, mas necessita dela para sustentar toda a sua linha de raciocínio. Crê que o método científico é o único suporte confiável para chegar a verdade, sendo que o método científico não prova o próprio método científico, pois necessita da lógica e causalidade assumidas como pressupostos para ser validado.
O cara tem mais fé que a minha avó, só que fé no contraditório, e quer vir acusar alguém de “crer em mitos” ??? 😂
Sim o ateímos leva o niilismo isso é um fato. Eu não sei pq tem ateu que fica perdendo o seu pouco tempo nessa terra, querendo converter pessoas.
PESSOAL ASSISTAM O FILME " O NÔMADE " NESSE FILME O ATOR PRINCIPAL É UM ATEU NIILISTA, ETC FILMAÇO
Ateísmo leva a liberdade, ateu encima do muro vai pra qualquer lugar.
sou vídeo foi lindamente refutado pelo conde xd
*conosco
Ateísmo nega o sobrenatural.
O niilismo nega a base da moral.
Porém, a moral não é sobrenatural. Nem passional. Nem arbitrária, ilusória ou ideológica.
A moral é racional. E assim deve ser entendida.
A MORAL,DEPENDE DA SOCIEDADE EM QUE NASCEMOS E COMO FOMOS ORIENTADOS E VARIANTES,NEUROPATOLOGICOAS.
Conforme eu disse antes, a moral NÃO é mero costume social. @@araciterezinhacasagrande9437
Eu acho q vc não sabe o q é niilismo 😢 tem o tal "niilismo ativo" né... foi nisso q vc tentou chegar? Aliás, eu acho q vc até sabe... mas explica pra galera... ficou conceirualmenre confuso, mas é um vídeo legal
Eu discordo dessa separação de 4 tipos de niilismo do Deleuze. Para mim, niilismo é o regozijo no vazio da metafísica após a morte de Deus. Se você instaura propósito, busca melhorar o mundo, por ex., não é niilista.
@@MatheusBenites eu ainda tava no Nietzsche ele msm fala em niilismo ativo e passivo...
Parece que vc não conhece André Cancian. O niilismo está para o ateísmo assim como o ateísmo está para deus. O niilismo é o ateísmo levado às últimas consequências lógicas. E não há nada de errado com o niilismo, é só inevitável. Todo o resto é crença. Ah! Aproveitando a viagem, o cristianismo é um ressentimento, exatamente como o socialismo. Sim, e Nietzsche disse isso também. Voilá
👏👏👏👏👍💓
Tu é ateu católico ou ateu protestante ? Ksksjsjsjsjsj
👏🌙
❤ ameiii
Sou ateu, mais fico me perguntando, quando alguém vai falar das obrigações dos homens no casamento, por que os ateus só falam da submissão da mulher ao homem, por nunca falam da obrigação do homem de proteger a mulher, se os ateus progressistas querer igualdade, então tem que excluir as obrigações de ambos os lados.
Mas quem disse que o homem tem essa obrigação? A gente procura proteger quem ama, pode ser um amigo ou amiga, um filho/filha, um parente, mulher,,/marido..., por dever ou ainda por empatia. Eu, hein! Vocês tiram umas conclusões absurdas.
@@rogeriasouza5976 como quem disse besta? Isso é sim uma obrigação que a sociedade dá aos homens, não existe essa de que nós escolhemos não, testa não proteger pra vc vê. Tira isso do nada não sei aonde.
@@paulociencia5106 aprende a escrever, rapaz. Seu texto é sofrível. Uma boa dica pra escrever melhor é ler bons livros. Lendo bons livros você não só vai aprender a escrever melhor, como vai ajudar a melhorar seu raciocínio e não vai escrever bobagens como escreveu nesses seus dois comentários.
@@rogeriasouza5976 bobagens escreveu seu cu nojenta. Ficou o texto todo dizendo isso. Falar a verdade dói né
Ateísmo e niilismo são constatações
Engajamento.
👍👏👏
No caso, poderíamos voltar para o mundo sem o cristianismo, onde existia (legalizado): infanticídio, sacrifícios humanos e de animais, desprezo aos desvalidos (crianças jogadas no poço por não serem fisicamente fortes), canibalismo, aborto, eutanásia.
Aliás, aborto e eutanásia estão voltando fortes na sociedade neopagã. Não me surpreenderia se os outros que eu falei voltassem também por meios legais. Aliás, como seria uma sociedade sem os religiosos para atender os mais desvalidos da África, da Ásia, para atender inclusive aos idosos solitários que são abandonados por essa sociedade "descolada" neopagã sem religião? Lembrando que a Igreja Católica é a maior instituição de caridade do mundo. As igrejas protestantes realizam trabalhos importantes nas periferias restaurando jovens do tráfico e dos vícios, etc.
Tire a religião do mundo e o egoísmo se multiplicaria, as mortes, o desamparo, etc. É um mundo sombrio, como era antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O problema de não acreditar no diabo é achar que um dia as pessoas no mundo não precisarão do evangelho para ser guiada. E que todo mundo será bonzinho. Não será assim, porque os demônios nos tentam 24 horas por dia. E sempre muitos vão cair e o mal sempre estará no mundo. Convém não baixarmos a guarda jamais até a Parusia.
Essa tua fala é mentirosa e tendenciosa, a África sofre a séculos e muito por causa dos cristãos que se auto definiam como escolhidos por "Deus" levando a desgraça e fome àquele povo que até hj não conseguiu se libertar de todo o mal causado a eles pelos cristãos europeus. Tirar a religião do mundo e substituí-la pela verdade vai fazer um bem enorme pra humanidade, aí tu vem com esse papo pra enganar otários.vai criar vergonha na cara!
Uma breve repassada na história do cristianismo por exemplo podemos ver a crueldade e a matança, inclusive a criação de equipamentos de tortura terríveis, sem a religião poderíamos viver com a ética, a moralidade da filosofia por exemplo. Apenas um ponto de vista mais expansivo.
É muito simples o ateu demonstrar que a moralidade não depende da religião: é só mostrar uma sociedade que tenha desenvolvido valores morais sem alguma forma de cosmovisão religiosa. Não só desenvolvido, como tbm, prosperado. Simplesmente não existe. Até o ateu precisa da moralidade religiosa do contexto em que ele se encontra (no nosso caso, a moral judaico-cristã) para ter uma direção moral. Dentro de uma realidade ateísta, não existe valores morais objetivos, ou seja, quando o ateu critica a moralidade religiosa, ironicamente, ele o faz a partir de uma perspectiva objetiva que ele só tem por causa da moral religiosa (raciocínio circular), pois o ateísmo não pode fornecer objetividade para julgamento moral algum. Tudo é apenas matéria agindo sem propósito. No fundo, o ateu que tenta se convencer que a vida vale a pena é o mais iludido de todos. Todo esse papo não passa de dissonância cognitiva e ilusão de um cérebro desesperado pela sobrevivência, evitando a conclusão inegável de que seria melhor meter uma bala na cabeça e adiantar o inevitável. Acho muito engraçado que toda crítica que o ateu faz aos religiosos ou à religião, no fundo são reflexos do próprio desespero deles tentando justificar para si mesmos uma existência sem sentido e propósito (dei uma de Agente Smith agora, rsrs...).
Tua fala generaliza e generalizações levam a erros, ser ateu não é viver sem objetivo ou acreditar que nada tem propósito muiito pelo contrário, temos uma vida e precisamos vive-la medida do possível bem e não viver sufocado, esmagado pelo medo da punição eterna de um deus demasiadamente humano.
@@LaurineyDossantoscastro vc não prestou atenção no meu comentário ou é um analfabeto funcional.