Conheci o canal hoje dia 12/02/2024... São informações muito importantes para quem convive com alguém autista. Sou professora, e com certeza as informações que estou tendo acesso vão ser de grande ajuda. Conheci o canal através de um curso extra que iniciei na Uniasselvi. Obrigada á vocês por se proporem a fazer algo tão grandioso. Abraço.
Eu estou aqui ouvindo vocês, enquanto faço pipoca pra minha filha autista de 9 anos, cheguei aqui por conta de um curso livre da Uniasselvi , (Autismo em Perspectiva). Simplesmente fiquei até mais calma ouvindo vocês conversarem sobre o assunto. Amei vocês.
Ajudou DEMAIS.. a gente só ouvi falar de criança, criança criança autista. O autismo não acaba depois dos 18 anos .. Eu como uma adulta ressentimento descobrir ser portadora do autismo. E agora estou me conhecendo. Preciso muito de conteúdo voltado para autismo em adulto. ❤
Eu não suporto barulho, e filas. E tudo isso é bem presente onde vivo, Rio de Janeiro. Tenho 39 anos e me descobri autista a pouco tempo. Um alívio saber que minha esquisitice tem nome. Tenho estereotipias e uma delas é balançar o corpo ou sacudir as mãos. Também repito em voz alta o final das frases que escuto. Kkkk. Chega a ser engraçado pois sei que sou uma mulher bonita e as pessoas me olham surpresas como quem pensam, tao bonita e louca? Porém não dou a mínima, me sinto muito melhor sendo eu mesma do que quando fazia cenas para agradar uma sociedade hipócrita onde quase todos parecem bichinhos adestrados. Me aceito como sou e quem não se conforma com isso não é digno de mim.
Amei seu comentário e me identifico em algumas coisas, como essa de repetir palavras e dar risada fora de contexto kkkk. Sei que o mundo é grande na minha cabeça... no entanto sei bem enxergar aquilo que me rodeia. Dou graças a Deus de ser quem sou, e os desafios são grandes aprendizados!
Eu também sou do RJ e tenho diagnóstico de sindrome de asperger de 2009 e antes era dado como autista já que fiz tratamento por 13 anos e eu também tenho minhas estereotipias como esfregar as mãos, também repito algumas palavras finais nas frases , falo com as pessoas pelo espelho, não consigo me concentrar em ambiente com muito barulho eu as vezes quando converso com alguém e meu tom de voz as vezes passa outra impressão de apatia ou de frieza e sou mal interpretado algumas vezes
Muito obrigada por vcs compartilhrem esses momentos tão únicos de vcs. Vcs inspiram e estão ajudando pessoas a se identificarem e a terem uma direção na hora da dor. Parabéns!
Muito bom esse assunto. Quando eu estou em lugar público, eu me distraio vendo celular, fico na minha procuro não dar confiança para pessoas que não conheço, ou seja, não converso com estranhos, eu apenas digo, bom dia, boa tarde ou boa noite.
Meu filho foi diagnosticado há um mês, com Síndrome de Asperger. Ele tem 7 anos, e confesso que tenho muito medo da fase da adolescência e adulta. Vendo vcs agora, estou encantada e cheia de esperança, que vai dar tudo certo. Ele muito inteligente e esperto, meu garoto vai tirar de letra. Com Fé em Deus🙏
Certamente Geane! O cérebro tem plasticidade e graças a Deus ele foi diagnosticado ainda na infância! Seu filho tem muita chance de enorme adaptação e de ser muito bem sucedido em várias áreas da vida.
Que vídeo maravilhoso! Sou professora e tenho muito carinho e cuidado com os meus alunos autistas... vocês conseguiram expressar de forma muito bem elaborada o que é ser autista em um mundo em que as pessoas não compreendem de fato, as diferenças. Muito obrigada!
Estou amando vocês. Estou no último semestre de Educação Especial e são as experiências contadas pelas mães de autistas e autistas que são nossos maiores ensinamentos. Obrigada.
Para mim é complicado viajar para lugares novos. Eu tinha dor de cabeça, enjôo, cansada constante e compulsão alimentar. Na verdade, quando criança eu era bem assim, parecia louca. Eu tento me regular o máximo possível.
Olha... eu odeio essas dinâmicas. Acho una maldade obrigar as pessoas a agirem como as pessoas que inventam essas coisas. Eu sou bipolar e ultimamente tenho desconfiado que também tenho traços autistas.
É fod* mesmo. Eu me escondia dentro do guarda roupa quando as visitas chegavam e geralmente vinham sem avisar e se avisassem ia dar no mesmo...tensão total ....e hoje me escondo literalmente de algum conhecido....vou despistando todo mundo mesmo...torcendo pra ninguém que me conhece me ver...hahaha...estranho não!
Eterna vigilância é o que define o autismo. Tb vim de uma época que tinha que enfrentar o desconforto. Banco era tortura eu treinava cada passo, observava o comportamento das pessoas, ficava muito nervosa se tivesse que pedir ajuda. As vezes eu saia do banco pra caminhar e treinar mentalmente como eu ia perguntar. E mesmo agora com 46 anis ainda tenho minhas dificuldades de comunicação.
Lugares com muita luz, gente e barulho são suportáveis por pouco tempo. Se eu ultrapasso do meu limite, preciso ficar no escuro e sem barulho por muitas horas. Felizmente, tem uns meses que descobri que minha esquisitice tem nome, e que agora eu posso conviver com ela sabendo o que ela é.
Amei o canal de vcs! Simplesmente amei!! Parabéns!! Mãe e filho compartilhando tantas vivências, experiências, ajudando as pessoas a entender, a aprender. Obrigada!
Estou amando a forma como vocês ensinam e tratam sobre autismo, conheci apenas agora por conta da faculdade, mas é ótimo ter uma linguagem clara sobre o assunto. Muito obrigada ❤️
Mesmo antes de ser diagnosticada, percebi que me tornei craque em arranjar estratégias pra driblar os incômodos. Em multidões: controle da respiração e olhar pra cima (além de inconscientemente me encolher pra evitar contatos). Barulhos altos: tapo os ouvidos com dedos, mãos ou até me encolho, se incomodar muito. Antes de ser assaltada pela 2ªvez, adorava ouvir música no celular, mas hoje em dia não consigo mais sair de cel. Quando me sinto incomodada em público ou mesmo sozinha, mas fora de casa, costumo recitar um mantra indiano que aprendi com minha ex professora de ioga. Fazer ioga por 5 anos seguidos no início da minha juventude também foi uma das melhores coisas para minha saúde física e mental. Estou com 56 anos e só fui oficialmente diagnosticada com 54, mas como consulto com meu psiquiatra desde + ou - 40 anos, já tinha cogitado ser asperger devido a certos comportamentos, mas na época ele descartou minhas suspeitas. Hoje em dia ele não tem mais dúvidas, mas foi preciso ele se reciclar, quando outras pacientes também demonstraram comportamentos similares. Nosso Mundo Autista é bastante complicado, mas a ajuda de informações como as que esse maravilhoso canal proporciona torna nossas vidas mais suportáveis e até mais leves e agradáveis! Obrigada Selma e Victor
Adoro assistir esse canal.. Tenho um filho autista de 05 anos e ainda há pouco ele teve uma crise, quando fui deixá-lo na escola. Não queria ficar, pois mudou a acompanhante de sala e ele está numa nova adaptação. Desde os dois anos, cada início letivo é uma nova jornada. As experiências que vocês relatam serve de norte no meu caminhar . Parabéns 👏
Muito obrigada! Otimas dicas. Tem 1 mes que descobri que sou asperger, com 51 anos! Vou aprender aq ii com vcs. Eu passei do limite algumas vezes em clinicas, bancos, lojas. Me achava mal educada e esse diagnostico foi um alivio. Gostei da parte que " sou autista mas tambem sou afilta". Bem assim! Vou conseguir me sair bem agora em publico.
Alguém mais fica ensaiando eternamente o que fazer e acaba desistindo de fazer só para não encontrar pessoas ou pq é desgastante só de pensar? Passo por isso todos os dias, minha vida parece um teatro não acabado
Sim, desde pequeno por coisas simples (como ir a padaria rsrs). Estou a poucos dias de receber meu diagnóstico, mas já desconfio há tempos que sou autista (minha filhinha de 3 anos já foi diagnosticada).
Mds eu faço isso, na minha mente eu tenho a frase perfeita, mas quando eu me comunico, as palavras saem fora de ordem, como se estivesse de trás pra frente. E para eu falar normal, tenho que me acalmar e falar devagarzinho.
Amando o canal de vcs! Cheguei aqui por um curso da faculdade sobre o autismo ... e semana passada minha filha de 1ano e 4meses recebeu o diagnóstico semana passada.
As pessoas como neurologista que eu passei recentemente dizem que não precisa mais de acompanhamento por ja ter " revertido " o quadro e levar uma vida normal mesmo com prejuízos na comunicação e convívio social em determinadas situações ou até mesmo como se portar no cotidiano
Eu estou fazendo faculdade de Psicopedagogia. E estou fazendo um curso sobre Autismo e Sua Perspectiva. E achei incrível o canal de vocês, ainda mais por vocês serem budistas como eu. Devoto minha vida a lei de causa e efeito 🙏 Amei amei amei vocês!!!
#selmasueli e #vitor, muito obrigada! Ajudaram muito! Peço desculpas, não recebi a notificação e só retornei ao canal hoje. Agradeço imensamente! Fiquei feliz com a atenção à minha dúvida. Ainda estou entendendo as minhas limitações, e o funcionamento dessa " nova" eu. Me identifiquei muito com seu relato Sueli, sobre a ansiedade diante dos pequenos eventos .Os canais sérios sobre o tema ajudam muito. A terapia com profissional especialista na área tem sido fundamental para essa nova etapa da minha vida e tenho a benção de ter encontrado Carmem Lúcia Valverde, quem tem sido importantíssima na minha vida. Grata demais! Fiquei feliz com o vídeo!
Gente, Antes de tudo, muito obrigado pelo canal e pelo conteudo, Sou muito grato e adoro a desenvoltura de vcs com a camera! Tenho 39 anos e fui diagnosticado com autismo tem menos de 2 meses, eu passei minha vida inteira com muitas dificuldades por nao entender o que estava acontecendo. Nao conseguia ir para a escola (soh consegui completar os estudos sozinho em casa), nao conseguia ir para a faculdade, apesar de ter passado num concurso publico e trabalhar na mesma empresa ha 16 anos eu acabo ficando de licença medica todos os anos com crises de ansiedade e depressao justamente por nao conseguir suportar determinados ambientes e situaçoes, perco muitos compromissos importantes por entrar em crises e sempre sofri por nao conseguir explicar e nem entender o que estava acontecendo, eh muito dificil para as pessoas entenderem. isso prejudicou muitos relacionamentos interpessoais tanto pessoais quanto profissionais. Atualmente, só pelo fato de saber um pouco mais sobre o que esta acontecendo e como acontece eu tenho conseguido driblar algumas crises. Algo muito importante que entendi eh que eu controlava muito minhas estereotipias em publico para nao me passar por "doido"ëstranho", etc. e isso acabava me fazendo entrar em crise mais rapido, ultimamente eu simplesmente parei de tentar bloquear essas estereotipias e percebi que elas ajudam muito na autorregulacao e eu consigo passar por situacoes mais estressantes sem ter crises.
oi, eu faço uma segunda graduação na Iergs Uniasselvi, centro histórico em Porto Alegre, venham comer um churrasco e tomar umas cuias de chimarrão no nosso galpão para conversarmos. Felicidades! Obrigado pelos vídeos.
No meu caso, eu tenho problemas sérios em supermercados, é uma confusão gente, barulhos e cheiros. Eu evito muito ir, pq moro com meus pais, mas quando preciso, já organizo na cabeça o que eu vou comprar e vou direto para poder sair rapidamente. Utilizo músicas mentalmente quando estou na fila do caixa. Isso me ajuda muito. Além de não ir em horários críticos, quando está muito cheio ou dias de pagamentos.
Eu tenho diagnóstico de asperger desde 2009 ja que eu era antes dado como autista por ter me tratado por 13 anos e eu tenho minhas estereotipias como conversar com as pessoas pelo espelho , ver televisão pelo espelho também quando possível , esfregar as mãos, andar desajeitado, estereotipia de olhar sempre com expressão de concentração , hiperfoco, também não consigo ficar preso a um lugar a muito tempo não suportando fila, não me concentro em locais com muito barulho e as vezes ficando estressado com o som, as vezes ouço os sons que as pessoas ao redor não ouvem como algum barulho mais distante tenho habilidade para artesanato e as vezes tenho dificuldade de me expressar como por exemplo em uma conversa as vezes o tom de voz na hora da conversa a pessoa não entende e acha que eu estou em desacordo como uma vez eu falando em um local com muito barulho eu fui chamado de frio pelo tom da voz no momento
Gente esse vídeo me definiu inteiramente, eu to tendo crises de enxaqueca por tudo e digo a todos que sou autista mas ninguém acredita em mim pois sou bem desenvolvida, outro dia tava conversando com uma amiga e senti uma sensação enorme de desmaio, quando isso acontece eu corre pra casa e fico quietinha até passar e o pior tenho que cuidar do meu filho de 3 anos autista e também um marido que não compreende as minhas crises.
Estamos juntas. É uma situação realmente delicada. Procure por nossos podcasts Vozes da Maturidade (principalmente) e Amores (a)Típicos que podem ajudar. E claro conge com nosso conteúdo em geral. Não precisa se sentir só
Oi,gosto mt de vcs aprendi mt com vcs, tenho dois netos autista e assistindo seus vídeo descubri q meu filho de 5 anos é asperger ele ainda não tem diagnostico aos 2 anos teve o diagnóstico de tdah desde pequenininho ele tem manias esquizistas e restrição alimentar não gosta de barulho de mt gente!,gosta de ir na piscina mas não gosta de se molhar e ninguém pode jogar água nele é motivo pra crise...
Quando adolescente eu me escondia no banheiro toda vez que vinha visita aqui em casa, quando não tinha como fugir meu comportamento era todo estranho, me sentia um et. Foi muito difícil parar com isso. Parei de me esconder, mas meu comportamento não mudou muita coisa. Namorada sempre foi algo inalcansável. Minha comunicação sempre foi péssima. Quando estou conversando com alguém ou em grupo parece que fico boiando na conversa. As palavras me fogem, me sinto totalmente incapaz de me expressar, me sinto indesejado, as pessoas me acham esquisito. Tenho muita dificuldade de me relacionar e interagir com as pessoas. No trabalho ou em ambientes que não faz parte do meu cotidiano, quando preciso interagir com as pessoas eu me sinto péssimo , as vezes me sinto perdido. Como esse assunto de autismo vem sendo bastante discutido me interessei em saber a respeito e estou com uma quase certeza que eu tenho esse problema. Alguém acha que isso pode ser autismo? Como consigo um diagnóstico e como é feito o tratamento? Eu sempre achei que tinha esses problemas devido a criação que tive sofrendo muita rejeição por parte das minhas irmãs que sempre me humilhavam me xingando e me fazendo sentir um nada. Nunca me passou pela cabeça que pudesse ser autismo, porém agora procurando saber sobre estou achando que pode ser isso. Alguma sugestão?
Vi o título e pensei "Capaz, nunca tenho necessidade de me regular", e aí acabei lembrando de vezes em que eu tava muito tenso em público e eu me espreguiçava mesmo sem ter necessidade, só pra flexionar e tensionar meu corpo, e isso ajudava DEMAIS.
Tenho 19 anos e fui diagnósiticada tarde e aconteceu uma situação em que acabei me atrasando para um compromisso e isso desencadeou uma pequena crise e eu estava no ônibus quando começou, não foi uma crise forte comparada a outras. Eu comecei a bater a minha cabeça na janela do ônibus e murmurar coisas para me acalmar então a mulher ao meu lado falou bem alto que eu era doente e se levantou e foi para longe de mim com uma feição de nojo no rosto. Isso foi algo que me marcou e desde disso tenho medo de sair acompanhada e fazer alguém passar vergonha ou um desconhecido me chamar de doente de novo
Natalia, o mundo pode sim, ser muito cruel. Mas existem mutas pessoas boas também. Não tenha esse receio e se aceite como você é. Você não é doente. Bjo.
Eu mim identifiquei muito com varias coisa, entre elas ao fazer o teste de rua na auto escola eu cantei mentalmente ... ultimamente tenho identificado meus limites, nao ultrapasso. nao tenho o diagnostico, mas ja to procurando locais aqui em salvador para eu fazer o teste, aos aos 44anos estou descobrindo que posso ser autista... obrigada pelas conversas
Quando eu era pequena se eu viajasse voltava pra casa com a cabeça a mil, com tantaa informações e o ouvido zumbindo... às vezes sentia isso até o outro dia e amanhecia extremamente cansada. Algum autista se identifica com essa situação? Também eu tinha muita aversão e até medo de visitas...
Bom dia. Achei vocês fofos. E muito interessante o mundo Autista. Adorei. Já me escrevi. Sou Vó de um Autista ele e muito inteligrnte. Ainda não conheço nehum autista que não seja inteligente todos são inteligenticimo.
Estou namorando há 5 meses. E percebi desde o início do namoro que o sobrinho do meu namorado agia diferentte em algumas situaões que crianças na idade dele agiriam. E os próprios pais já notavam esses comportamentos, até que eu citei que ele poderia ser autistta. Enfim, mostrei alguns vídeos de crianças autisttas de 3, 5 anos para a mãe da criança e ela viu que havia muitas semelhanças. Hoje (06.04.2022) ela fez o diagnóstico de TEA e foi confirmado que seu filho é autista. Por conta disso e também por ser professor comecei a me interessar pela área pra mim poder ajudar na educação dele e de ajudar algum aluno que chegue na sala de aula. Inclusive, vim parar nesse canal por indicação de um curso que esttou fazendo. Ótimo canal!!! Obrigado pelas informações. Desejo todo o sucesso a vcs
Adorei as dicas, muito obrigado...
Vcs são maravilhosos, obrigada
💗
Bastante Claro ajuda muito
Parabéns
Ótimas sugestões 👏👏
É bom termos este conhecimento, até mesmo para ajudar a pessoa de forma correta
Na myo ho rengue kyo! Estamos juntos. Obrigado pelo vídeo
Muito esclarecedor esse vídeo
Muito bom super esclarecedor!!
Este canal é Show!!
Parabéns pela matéria !! o Victor se expressa muito bem , amei vcs
🙏
Parabéns pelo canal.
Amei contribuiu muito para a minha aprendizagem. Sou aluna da Uniasselvi do curso de Letras- Português.
Que legal! Conte com a gente e parabéns pelo estudo
Muito legal o assunto,vim pelo curso complementar da Uniasselvi
Bem vinda ao canal! Conte com nosso conteúdo
Ótimo vídeo! Parabéns e muito obrigada.
Que bom que gostou!!!
Oi Victor.vc e muito legal
♥️
Parabéns aos dois amamos voces
❤
Conheci o canal hoje dia 12/02/2024... São informações muito importantes para quem convive com alguém autista. Sou professora, e com certeza as informações que estou tendo acesso vão ser de grande ajuda. Conheci o canal através de um curso extra que iniciei na Uniasselvi. Obrigada á vocês por se proporem a fazer algo tão grandioso. Abraço.
Conte com nosso conteúdo ♥️
Ajudou
Me ajudou bastante. Vocês são uns amores. Sou Elizangela de Pacajus CE
Parabens aos dois !! Representam bem as dificuldades na vida de quem é atipico !! Lindo ver mãe e filho dar seu depoimento !!
Eu estou aqui ouvindo vocês, enquanto faço pipoca pra minha filha autista de 9 anos, cheguei aqui por conta de um curso livre da Uniasselvi , (Autismo em Perspectiva).
Simplesmente fiquei até mais calma ouvindo vocês conversarem sobre o assunto.
Amei vocês.
Nossa, ganhamos o dia!!!
Ajudou DEMAIS.. a gente só ouvi falar de criança, criança criança autista.
O autismo não acaba depois dos 18 anos ..
Eu como uma adulta ressentimento descobrir ser portadora do autismo. E agora estou me conhecendo. Preciso muito de conteúdo voltado para autismo em adulto.
❤
♥️ Conte conosco
Eu não suporto barulho, e filas. E tudo isso é bem presente onde vivo, Rio de Janeiro. Tenho 39 anos e me descobri autista a pouco tempo. Um alívio saber que minha esquisitice tem nome. Tenho estereotipias e uma delas é balançar o corpo ou sacudir as mãos. Também repito em voz alta o final das frases que escuto. Kkkk. Chega a ser engraçado pois sei que sou uma mulher bonita e as pessoas me olham surpresas como quem pensam, tao bonita e louca? Porém não dou a mínima, me sinto muito melhor sendo eu mesma do que quando fazia cenas para agradar uma sociedade hipócrita onde quase todos parecem bichinhos adestrados. Me aceito como sou e quem não se conforma com isso não é digno de mim.
Meu Deus! Que comentário perfeito! 👏👏👏👏👏😍🥰 Parabéns!
Vdd. Eu também tenho estereótipias e se estiver em alguma fila é mais fácil ser notado essas coisas. Filas são insanas pra mim.
Eu tô em busca do nome da minha estranheza
Amei seu comentário e me identifico em algumas coisas, como essa de repetir palavras e dar risada fora de contexto kkkk. Sei que o mundo é grande na minha cabeça... no entanto sei bem enxergar aquilo que me rodeia. Dou graças a Deus de ser quem sou, e os desafios são grandes aprendizados!
Eu também sou do RJ e tenho diagnóstico de sindrome de asperger de 2009 e antes era dado como autista já que fiz tratamento por 13 anos e eu também tenho minhas estereotipias como esfregar as mãos, também repito algumas palavras finais nas frases , falo com as pessoas pelo espelho, não consigo me concentrar em ambiente com muito barulho eu as vezes quando converso com alguém e meu tom de voz as vezes passa outra impressão de apatia ou de frieza e sou mal interpretado algumas vezes
👏👏👏👏👏
Muito obrigada por vcs compartilhrem esses momentos tão únicos de vcs. Vcs inspiram e estão ajudando pessoas a se identificarem e a terem uma direção na hora da dor. Parabéns!
❤️
Como é difícil se auto regular. Obrigada pelo video vou tentar fazer exercícios de respiração.
Cheguei aqui pelo curso Autismo em perspectiva da UNIASSELVI,.
Ajudou muito! Gratidão!
muito bom esse matéria.
Também sou budista!
Eba! NMRK!
Maravilhosos
Muito bom esse assunto. Quando eu estou em lugar público, eu me distraio vendo celular, fico na minha procuro não dar confiança para pessoas que não conheço, ou seja, não converso com estranhos, eu apenas digo, bom dia, boa tarde ou boa noite.
Importante essa atitude para evitar riscos.
Meu filho foi diagnosticado há um mês, com Síndrome de Asperger. Ele tem 7 anos, e confesso que tenho muito medo da fase da adolescência e adulta. Vendo vcs agora, estou encantada e cheia de esperança, que vai dar tudo certo. Ele muito inteligente e esperto, meu garoto vai tirar de letra. Com Fé em Deus🙏
Ele vai tirar de letra se tiver ajuda profissional e vc não mimá-lo demais ! Experiencia propria!
Vai sim. 🥰
Certamente Geane! O cérebro tem plasticidade e graças a Deus ele foi diagnosticado ainda na infância! Seu filho tem muita chance de enorme adaptação e de ser muito bem sucedido em várias áreas da vida.
Verdade
Explicação maravilhosa! Parabéns Selma e Victor!
Muito bom.
Adorei😘
Obrigada! Sinto muito por tudo isso que você passou, Selma! Mas o seu autoconhecimento hoje é admirável!
Que vídeo maravilhoso! Sou professora e tenho muito carinho e cuidado com os meus alunos autistas... vocês conseguiram expressar de forma muito bem elaborada o que é ser autista em um mundo em que as pessoas não compreendem de fato, as diferenças. Muito obrigada!
Muito proveitoso os vídeos que vocês postam, obrigado!
Nossa to vendo os videos mais antigos pros mais novos, incrivel como a desenvoltura da Sophia frente a camera vai melhorando
Estou amando vocês. Estou no último semestre de Educação Especial e são as experiências contadas pelas mães de autistas e autistas que são nossos maiores ensinamentos. Obrigada.
Muito bom!!! Ta me ajudando muito👏👏😍😍
Amei! Vocês são maravilhosos.
❤️
Eu amei , descobri voces pelo Curso Livre da minha faculdade Uniasselvi e estou amando e a sensacao que estao me passando que sou AUTISTA e nao sabia
Nossa Victor também penso em músicas pra me acalmar 🙌🙌 Selma querida minha musa😍😍😍♥️♥️
Para mim é complicado viajar para lugares novos. Eu tinha dor de cabeça, enjôo, cansada constante e compulsão alimentar. Na verdade, quando criança eu era bem assim, parecia louca. Eu tento me regular o máximo possível.
Agora mesmo estou no trabalho literalmente me escondendo pra não participar de uma dinâmica em grupo. Simplesmente não consigo.
Olha... eu odeio essas dinâmicas. Acho una maldade obrigar as pessoas a agirem como as pessoas que inventam essas coisas. Eu sou bipolar e ultimamente tenho desconfiado que também tenho traços autistas.
A gente deveria ter o direito de escolha
É fod* mesmo. Eu me escondia dentro do guarda roupa quando as visitas chegavam e geralmente vinham sem avisar e se avisassem ia dar no mesmo...tensão total ....e hoje me escondo literalmente de algum conhecido....vou despistando todo mundo mesmo...torcendo pra ninguém que me conhece me ver...hahaha...estranho não!
@@Priska08 te entendo. Já agi muito assim.
@@MundoAutista 🥰🥰🥰
Vocês são uns fofus! Amo asistir seus videos, ajudou e muito. Parabens!!!
Eterna vigilância é o que define o autismo. Tb vim de uma época que tinha que enfrentar o desconforto. Banco era tortura eu treinava cada passo, observava o comportamento das pessoas, ficava muito nervosa se tivesse que pedir ajuda. As vezes eu saia do banco pra caminhar e treinar mentalmente como eu ia perguntar. E mesmo agora com 46 anis ainda tenho minhas dificuldades de comunicação.
Lugares com muita luz, gente e barulho são suportáveis por pouco tempo. Se eu ultrapasso do meu limite, preciso ficar no escuro e sem barulho por muitas horas. Felizmente, tem uns meses que descobri que minha esquisitice tem nome, e que agora eu posso conviver com ela sabendo o que ela é.
Que canal show , parabéns, estudo na uniasselvi, estou fazendo curso livre, mas já curti e já sou inscrito.
Vim pelo curso complementar autismo em perspectiva da Uniasselvi!!!
Muito legal gostei do vídeo.
😅
Kkkkk
estou apaixonada por vcs dois, bjus
Amei o canal de vcs! Simplesmente amei!! Parabéns!! Mãe e filho compartilhando tantas vivências, experiências, ajudando as pessoas a entender, a aprender. Obrigada!
Estou amando a forma como vocês ensinam e tratam sobre autismo, conheci apenas agora por conta da faculdade, mas é ótimo ter uma linguagem clara sobre o assunto. Muito obrigada ❤️
Gente, tô apaixonada por vocês! Sucesso!
Adorei esse canal! Adorei vocês! Parabéns, Selma e Victor.
Mesmo antes de ser diagnosticada, percebi que me tornei craque em arranjar estratégias pra driblar os incômodos. Em multidões: controle da respiração e olhar pra cima (além de inconscientemente me encolher pra evitar contatos). Barulhos altos: tapo os ouvidos com dedos, mãos ou até me encolho, se incomodar muito. Antes de ser assaltada pela 2ªvez, adorava ouvir música no celular, mas hoje em dia não consigo mais sair de cel. Quando me sinto incomodada em público ou mesmo sozinha, mas fora de casa, costumo recitar um mantra indiano que aprendi com minha ex professora de ioga. Fazer ioga por 5 anos seguidos no início da minha juventude também foi uma das melhores coisas para minha saúde física e mental. Estou com 56 anos e só fui oficialmente diagnosticada com 54, mas como consulto com meu psiquiatra desde + ou - 40 anos, já tinha cogitado ser asperger devido a certos comportamentos, mas na época ele descartou minhas suspeitas. Hoje em dia ele não tem mais dúvidas, mas foi preciso ele se reciclar, quando outras pacientes também demonstraram comportamentos similares. Nosso Mundo Autista é bastante complicado, mas a ajuda de informações como as que esse maravilhoso canal proporciona torna nossas vidas mais suportáveis e até mais leves e agradáveis! Obrigada Selma e Victor
Obrigada por compartilhar suas experiências. Adorei o canal, parabéns
Adoro assistir esse canal..
Tenho um filho autista de 05 anos e ainda há pouco ele teve uma crise, quando fui deixá-lo na escola. Não queria ficar, pois mudou a acompanhante de sala e ele está numa nova adaptação. Desde os dois anos, cada início letivo é uma nova jornada. As experiências que vocês relatam serve de norte no meu caminhar .
Parabéns 👏
Muito obrigada! Otimas dicas. Tem 1 mes que descobri que sou asperger, com 51 anos! Vou aprender aq ii com vcs. Eu passei do limite algumas vezes em clinicas, bancos, lojas. Me achava mal educada e esse diagnostico foi um alivio. Gostei da parte que " sou autista mas tambem sou afilta". Bem assim! Vou conseguir me sair bem agora em publico.
Tenho enxaqueca como comorbidade. Então, lugares assim com excesso de estímulos provocam a dor de cabeça, e a dor é fortíssima e pode durar dias.
Alguém mais fica ensaiando eternamente o que fazer e acaba desistindo de fazer só para não encontrar pessoas ou pq é desgastante só de pensar? Passo por isso todos os dias, minha vida parece um teatro não acabado
Sim, desde pequeno por coisas simples (como ir a padaria rsrs). Estou a poucos dias de receber meu diagnóstico, mas já desconfio há tempos que sou autista (minha filhinha de 3 anos já foi diagnosticada).
Mds eu faço isso, na minha mente eu tenho a frase perfeita, mas quando eu me comunico, as palavras saem fora de ordem, como se estivesse de trás pra frente. E para eu falar normal, tenho que me acalmar e falar devagarzinho.
Me ajudou a pensar como lidar com minha desorganização,obrigado pelo vídeo.
Incrível acompanhar sua evolução com os vídeos, tenho certeza que trás inspiração para mais gente do que vocês imaginam. Parabéns.
Amando o canal de vcs!
Cheguei aqui por um curso da faculdade sobre o autismo ... e semana passada minha filha de 1ano e 4meses recebeu o diagnóstico semana passada.
Grata pelos vídeos vocês são ótimos, desejo a ambos muito sucesso e muita paz em 2020!
As pessoas como neurologista que eu passei recentemente dizem que não precisa mais de acompanhamento por ja ter " revertido " o quadro e levar uma vida normal mesmo com prejuízos na comunicação e convívio social em determinadas situações ou até mesmo como se portar no cotidiano
É bem difícil o diagnóstico, pois realmente sintomas de autismo se parecem muito com outros transtornos.
Ah moça..agora desanimei para "correr atrás" de um diagnóstico.
Eu tinha tanto pânico de entrar em bancos, que suava de pingar e dava inúmeras voltas na quadra do banco, até ter coragem de entrar.😱
Eu estou fazendo faculdade de Psicopedagogia. E estou fazendo um curso sobre Autismo e Sua Perspectiva. E achei incrível o canal de vocês, ainda mais por vocês serem budistas como eu.
Devoto minha vida a lei de causa e efeito 🙏
Amei amei amei vocês!!!
#selmasueli e #vitor, muito obrigada! Ajudaram muito! Peço desculpas, não recebi a notificação e só retornei ao canal hoje.
Agradeço imensamente! Fiquei feliz com a atenção à minha dúvida.
Ainda estou entendendo as minhas limitações, e o funcionamento dessa " nova" eu. Me identifiquei muito com seu relato Sueli, sobre a ansiedade diante dos pequenos eventos .Os canais sérios sobre o tema ajudam muito. A terapia com profissional especialista na área tem sido fundamental para essa nova etapa da minha vida e tenho a benção de ter encontrado Carmem Lúcia Valverde, quem tem sido importantíssima na minha vida.
Grata demais!
Fiquei feliz com o vídeo!
Gente, Antes de tudo, muito obrigado pelo canal e pelo conteudo, Sou muito grato e adoro a desenvoltura de vcs com a camera! Tenho 39 anos e fui diagnosticado com autismo tem menos de 2 meses, eu passei minha vida inteira com muitas dificuldades por nao entender o que estava acontecendo. Nao conseguia ir para a escola (soh consegui completar os estudos sozinho em casa), nao conseguia ir para a faculdade, apesar de ter passado num concurso publico e trabalhar na mesma empresa ha 16 anos eu acabo ficando de licença medica todos os anos com crises de ansiedade e depressao justamente por nao conseguir suportar determinados ambientes e situaçoes, perco muitos compromissos importantes por entrar em crises e sempre sofri por nao conseguir explicar e nem entender o que estava acontecendo, eh muito dificil para as pessoas entenderem. isso prejudicou muitos relacionamentos interpessoais tanto pessoais quanto profissionais. Atualmente, só pelo fato de saber um pouco mais sobre o que esta acontecendo e como acontece eu tenho conseguido driblar algumas crises. Algo muito importante que entendi eh que eu controlava muito minhas estereotipias em publico para nao me passar por "doido"ëstranho", etc. e isso acabava me fazendo entrar em crise mais rapido, ultimamente eu simplesmente parei de tentar bloquear essas estereotipias e percebi que elas ajudam muito na autorregulacao e eu consigo passar por situacoes mais estressantes sem ter crises.
oi, eu faço uma segunda graduação na Iergs Uniasselvi, centro histórico em Porto Alegre, venham comer um churrasco e tomar umas cuias de chimarrão no nosso galpão para conversarmos. Felicidades! Obrigado pelos vídeos.
Ebaaa. Será um prazer 💖
Maravilha. Obrigada. Meu filho está com 24 anos.
Fiquei desconfiada que meu esposo talvez tenha autismo. Como saber depois de tanto tempo??
adorei o canal de vocês, tudo de bom sempre pra vocês .
No meu caso, eu tenho problemas sérios em supermercados, é uma confusão gente, barulhos e cheiros. Eu evito muito ir, pq moro com meus pais, mas quando preciso, já organizo na cabeça o que eu vou comprar e vou direto para poder sair rapidamente. Utilizo músicas mentalmente quando estou na fila do caixa. Isso me ajuda muito. Além de não ir em horários críticos, quando está muito cheio ou dias de pagamentos.
Tenho um filho autista 9 anos
Conte com nosso conteúdo
Eu tenho diagnóstico de asperger desde 2009 ja que eu era antes dado como autista por ter me tratado por 13 anos e eu tenho minhas estereotipias como conversar com as pessoas pelo espelho , ver televisão pelo espelho também quando possível , esfregar as mãos, andar desajeitado, estereotipia de olhar sempre com expressão de concentração , hiperfoco, também não consigo ficar preso a um lugar a muito tempo não suportando fila, não me concentro em locais com muito barulho e as vezes ficando estressado com o som, as vezes ouço os sons que as pessoas ao redor não ouvem como algum barulho mais distante tenho habilidade para artesanato e as vezes tenho dificuldade de me expressar como por exemplo em uma conversa as vezes o tom de voz na hora da conversa a pessoa não entende e acha que eu estou em desacordo como uma vez eu falando em um local com muito barulho eu fui chamado de frio pelo tom da voz no momento
Eu me sentia mal quando eu demorava pra pagar um boleto de produtos que vendo enquanto não pagava não me aliviava
Gente esse vídeo me definiu inteiramente, eu to tendo crises de enxaqueca por tudo e digo a todos que sou autista mas ninguém acredita em mim pois sou bem desenvolvida, outro dia tava conversando com uma amiga e senti uma sensação enorme de desmaio, quando isso acontece eu corre pra casa e fico quietinha até passar e o pior tenho que cuidar do meu filho de 3 anos autista e também um marido que não compreende as minhas crises.
Estamos juntas. É uma situação realmente delicada. Procure por nossos podcasts Vozes da Maturidade (principalmente) e Amores (a)Típicos que podem ajudar. E claro conge com nosso conteúdo em geral. Não precisa se sentir só
Lindos 💕❤️😍😘
Odeio andar de ônibus cheio ,fico ansiosa pra descer
Ótimas dicas. "Eterna vigilância", isso mesmo, a luzinha vermelha deve está sempre acesa.
Oi,gosto mt de vcs aprendi mt com vcs, tenho dois netos autista e assistindo seus vídeo descubri q meu filho de 5 anos é asperger ele ainda não tem diagnostico aos 2 anos teve o diagnóstico de tdah desde pequenininho ele tem manias esquizistas e restrição alimentar não gosta de barulho de mt gente!,gosta de ir na piscina mas não gosta de se molhar e ninguém pode jogar água nele é motivo pra crise...
muito bom!
vim pelo curso livre da uniasselvi, que incrível conhecer um pouco sobre o autista...e como é o cotidiano de vocês. :D
Quando adolescente eu me escondia no banheiro toda vez que vinha visita aqui em casa, quando não tinha como fugir meu comportamento era todo estranho, me sentia um et. Foi muito difícil parar com isso. Parei de me esconder, mas meu comportamento não mudou muita coisa. Namorada sempre foi algo inalcansável. Minha comunicação sempre foi péssima. Quando estou conversando com alguém ou em grupo parece que fico boiando na conversa. As palavras me fogem, me sinto totalmente incapaz de me expressar, me sinto indesejado, as pessoas me acham esquisito. Tenho muita dificuldade de me relacionar e interagir com as pessoas. No trabalho ou em ambientes que não faz parte do meu cotidiano, quando preciso interagir com as pessoas eu me sinto péssimo , as vezes me sinto perdido. Como esse assunto de autismo vem sendo bastante discutido me interessei em saber a respeito e estou com uma quase certeza que eu tenho esse problema. Alguém acha que isso pode ser autismo? Como consigo um diagnóstico e como é feito o tratamento? Eu sempre achei que tinha esses problemas devido a criação que tive sofrendo muita rejeição por parte das minhas irmãs que sempre me humilhavam me xingando e me fazendo sentir um nada. Nunca me passou pela cabeça que pudesse ser autismo, porém agora procurando saber sobre estou achando que pode ser isso. Alguma sugestão?
Vi o título e pensei "Capaz, nunca tenho necessidade de me regular", e aí acabei lembrando de vezes em que eu tava muito tenso em público e eu me espreguiçava mesmo sem ter necessidade, só pra flexionar e tensionar meu corpo, e isso ajudava DEMAIS.
Tenho 19 anos e fui diagnósiticada tarde e aconteceu uma situação em que acabei me atrasando para um compromisso e isso desencadeou uma pequena crise e eu estava no ônibus quando começou, não foi uma crise forte comparada a outras. Eu comecei a bater a minha cabeça na janela do ônibus e murmurar coisas para me acalmar então a mulher ao meu lado falou bem alto que eu era doente e se levantou e foi para longe de mim com uma feição de nojo no rosto. Isso foi algo que me marcou e desde disso tenho medo de sair acompanhada e fazer alguém passar vergonha ou um desconhecido me chamar de doente de novo
Natalia, o mundo pode sim, ser muito cruel. Mas existem mutas pessoas boas também. Não tenha esse receio e se aceite como você é. Você não é doente. Bjo.
Eu mim identifiquei muito com varias coisa, entre elas ao fazer o teste de rua na auto escola eu cantei mentalmente ... ultimamente tenho identificado meus limites, nao ultrapasso. nao tenho o diagnostico, mas ja to procurando locais aqui em salvador para eu fazer o teste, aos aos 44anos estou descobrindo que posso ser autista... obrigada pelas conversas
Alguma recomendação de abafador de ouvido?
Quando eu era pequena se eu viajasse voltava pra casa com a cabeça a mil, com tantaa informações e o ouvido zumbindo... às vezes sentia isso até o outro dia e amanhecia extremamente cansada. Algum autista se identifica com essa situação? Também eu tinha muita aversão e até medo de visitas...
Bom dia. Achei vocês fofos. E muito interessante o mundo Autista. Adorei. Já me escrevi. Sou Vó de um Autista ele e muito inteligrnte. Ainda não conheço nehum autista que não seja inteligente todos são inteligenticimo.
Estou namorando há 5 meses. E percebi desde o início do namoro que o sobrinho do meu namorado agia diferentte em algumas situaões que crianças na idade dele agiriam. E os próprios pais já notavam esses comportamentos, até que eu citei que ele poderia ser autistta. Enfim, mostrei alguns vídeos de crianças autisttas de 3, 5 anos para a mãe da criança e ela viu que havia muitas semelhanças. Hoje (06.04.2022) ela fez o diagnóstico de TEA e foi confirmado que seu filho é autista. Por conta disso e também por ser professor comecei a me interessar pela área pra mim poder ajudar na educação dele e de ajudar algum aluno que chegue na sala de aula. Inclusive, vim parar nesse canal por indicação de um curso que esttou fazendo. Ótimo canal!!! Obrigado pelas informações. Desejo todo o sucesso a vcs