Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo! Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Juro por Deus que já tinha pensado numa solução semelhantes entre os anos 1982 e 1985, usando polies para elevar os pesos. Acho uma excelente ideia. Espero que no Brasil ou Portugal alguém ou alguma empresa ponha essa ideia em prática.
Pensei nisso também, de forma bem menor. Usando dois recipiente de água usar a energia solar para subir a água, a noite usar mini geradores ao escoar a água para o recipiente de baixo
Tbm já pensei igualzinho, usando engrenagens para descer o peso lentamente, e tornar a distribuição da energia armazenada de forma o mais continua possível
Essa técnica de elevar massa a uma altura e usar essa energia é bem primitiva, é o que chamamos de "energia potencial" , acredito que realmente pode ser um acumulador mecânico e usar geradores para dissipar essa energia principalmente a noite na ausência de luz solar ou vento nos períodos ausentes. Seria interessante calcular a energia acumulada num sistema desses e saber quantos KW.hrs que pode ser disposto ou um sistema de paineis solares durante o dia elevando a massa a uma altura x e a noite descarregando por exemplo em veículos . Imagino que a massa deve ser enorme , por outro lado teria vida útil infinito se comparado com bateria . Muito interessante essa matéria.
Outro tipo de armazenamento de energia que tem bastante utilidade atualmente é o de valor na areia. Basicamente diversos espelhos apontados a um único ponto (uma torre escura) aquecendo o material e esse calor sendo transferido pra areia (que pode ficar aquecida por dias) e essa areia pode ser utilizada pra ferver água que gera vapor e roda turbinas.
Uma hidroelétrica e sua represa já é, por natureza, um acumulador assim. Bastaria então bombear de volta, com energia que sobra de plantas solares ou eólicas, a água de volta para a represa. Na prática é o que o sol faz nela evaporando água que depois vira chuva. Ainda tem a vantagem de que a infraestrutura está quase pronta.
Na verdade não precisaria bombear de volta, nem faria sentido, não há porque inserir as perdas joule nesta equação, bastaria usar a solar e manter a energia potencial hídrica armazenada
Na Australia seis hidroelétricas que fazem isto, exemplo "Kruonis Pumped Storage Plant", que usa a energia excedente da hidroelétrica para bombear água de volta para o reservatório. Outros países que usam o sistema - na Suíça corresponde a 32,6% da capacidade de geração do país: China Japan United States Spain Italy India German Switzerland France Austria South Korea Portugal Ukraine South Africa United Kingdom Russia Poland Thailand Bulgaria Belgium
@@Sokol10 pois é. Agora imagina montar uma gambiarra monstruosa dessas do vídeo aqui no Brasil que é cheio de hidroelétricas….. Espero que ninguém leve uma idéia dessas pra frente aqui. Talvez numa região árida de desertos seja uma boa idéia.
@@evaldosantos9657 faz sentido quando vc tem picos de produção em energia eolica e solar e não tem como armazenar. Usa-se a hidroelétrica como acumulador. O bombeamento reverso é feito com bombas movidas a eletricidade onde perdas joulicas são muito pequenas.
Sempre pensei neste sistema, mas minha visão foi dentro de um elevador. Pensei em aplicar o mesmo principio utilizado em composições de trens que recebem eletricidade através de cabos e que devolvem a rede parte da energia que consomem quando estão sob ação da gravidade ou em ``Banguela´´. Aliás os grandes fabricantes de elevadores já deveriam (no meu entender é claro) estar explorando este recurso, promovendo assim economia ou redução de tarifas em edifícios onde há elevadores.
Tudo depende do equipamento comprado, os inversores usados pra controlar a velocidade dos motores devolvem energia na hora da frenagem, mas está energia devolvida é queimada em resistores na maioria dos casos, há casos em que o barramento de diversos inversores são conectados entre si e a energia de um elevados freiando pode ser usada em outro que está andando. Há ainda os inversores que devolvem energia para a rede elétrica igual aos geradores fotoelétricos on-grid, mas como são mais caros, dificilmente são comprados.
Como o amigo falou, trens elétricos já faziam isso nos anos 50, e atualmente já existem elevadores em operação que devolvem energia pra rede enquanto estão descendo, gerando economia de energia...
Interessante esse tipo de armazenamento. A energia para içar o peso é maior ou menor do a energia gerada? Sugestão: energia das correntes marítimas, a princípio se utiliza uma turbina eólica adaptada no fundo do mar e o Brasil tem um dos únicos pontos q essa corrente é ininterrupta o ano todo e potencial aproximado de 70 Itaipú
No caso parece que o sistema seria para armazenar energia quando não tivesse a fonte. Mesmo que a energia para elevar seja maior que a gerada, parece ser eficaz
é sempre maior que a energia gerada, sempre teremos um deficit negativo por causa da dissipação e eficiência das máquinas, nunca será um sistema ideal onde não há perdas.
th-cam.com/video/XxGQgAr4OCo/w-d-xo.htmlsi=sXnt5tGgmabUphd_ Aqui explicado para crianças porque essa é uma idea que não funciona e, ainda pior, se um engenheiro não consegue deduzir isso, devia devolver o diploma.
Poderia haver um peso de bateria gravitacional dentro da própria haste da turbina eólica usando parte da infra existente, o gerenciamento de energia poderia ser local (e não em uma central a vários km distância) sendo o peso ativado depois de tantas horas quando não houver potencial eólico. Só não sei se construtivamente seria viável.
Excelente ideia! Nesse caso, dentro da própria torre poderia haver um peso sustentado por um cabo, e controlado por uma inteligência artificial. Quando houvesse energia sobrando, as pás levantariam esse peso pouco a pouco e quando não houvesse vento, era só ir soltando aos poucos.
@@EscoladoDiaaDia não compensa, um peso para girar um gerador com eficiência não caberia dentro de uma haste , fora que ela tem em media só 80 metros e nao renderia muito tempo de descida.
Isso é genial e o conceito é bem simples, a solução poderia ser puramente mecânica, como engenheiro eu vejo isso com um grande potencial em diversos aspectos.
Caros anônimos, receio que estejam confundindo esse tipo de gerador com o conceito de motor perpétuo "moto perpétuo" e não se trata disso, se trata de uma alternativa em aproveitar de forma simples a energia potencial da gravidade, é um conceito conhecido por todos mas sua aplicação ainda enfrenta de fato algumas complicações, entretanto, não vejo o porque não buscar maneiras de explorar o conceito, abraço a todos, principalmente à vocês que simplesmente me atacaram por terem uma opnião diferente.
@@Yuri6437 Todo mundo sabe que não é um motor perpétuo, é uma ideia retardada porque os problemas são gigantescos, a eficiência é baixíssima, a vida útil é péssima. Toda essa história de "ecologicamente correto" é um retardo mental e todos os países deveriam fazer uso de energia nuclear. Não precisa armazenar nada, não precisa poupar energia, para propósitos práticos energia elétrica é infinita.
@@Yuri6437 Não estamos confundindo nada cara. Você viu no próprio vídeo qual é a tecnologia consolidada para armazenar energia hoje: reservatórios de água. Achar que uma execução de movimentos ultra complexos num sistema de guindaste é mais eficiente do que uma boa barragem, é coisa de criança de 7 anos que não conhece física ou engenharia.
Pesquise por "Gravity power generator", muitos canais que fizeram falam de moto continuo mas não é essa ideia, pensei que poderiam usar ar comprimido durante o baixa demanda e liberasse o ar no mecanismo durante alta demanda... Poderiam usar saídas de ar de escapamentos de maquinas , saídas de vapor ... enfim quem puder da uma pesquisada pra ver se tem sentido o que estou falando
"... Brevemente..." é quanto tempo? E por que queda linear? Façam giro espiral em torno do mastro, aumenta um pouco o tempo de geração ... As baterias de sais parecem ser a melhor opção em desenvolvimento no momento, mas gosto mais da vantagem do armazenamento de água em altitude
Que aula !!!! Já ganhou mais um inscrito !!!! Cada minuto deste vídeo valeu muito a pena e nos convenceu aqui no Canal Engreenagem que estamos no caminho certo !!!! Cada nova ideia e sugestão tem de ser valorizada !!!!! Parabéns !!!!! Sucesso !!! Sempre !!!!
A ideia é interessante mas tudo se resume ao fatores :tamanho, custo, capacidade. Quem vai construir um treco desses do tamanho de uma represa pra ter a mesma capacidade de armazenamento? É o custo disso?
Desta forma, enquanto uma caixa d'água desce cheia, na outra ponta do cabo, sobe uma caixa vazia, que será enchida qdo. chegar ao topo, e a que chegar no solo será esvaziada no sistema de aquecimento solar para subir em forma de vapor...
Lembre de uns 15 a 20 anos atrás uma reportagem do Gugu eu acho...onde ele levou para uma casa no nordeste uma lampada de gravidade. Acho que ele ficava acesa 1:03:00. Quando acabava a "corda", bastava levantar algo tipo um balde com o peso, daí o peso ía descendo e gerando eletricidade.
Acho que faz sentido, sinplificando um sistema desses a força humana deve ser suficiente pra gerar energia potencial pra alimentar uma lâmpada ou um rádio de comunicação, coisas pequenas mas que podem fazer a diferença pra quem ta isolado.
*✔Seria melhor fazer uma bola gigante vazia e colocala no fundo do oceano e depois enchela de ar* *✔Usina Sub-águatica* É o mesmo que essa Bateria Gravitacionais, mas ao contrario
Os blocos podem se desgastar com ventos, chuvas, empilhamento, rachar, a alça que o guincho segura o concreto pode romper e isso tudo pode fazer com que a pilha desmorone. Imagina o risco de acidente com um problema desses. Como deve ser o processo de inspeção/manutenção de uma pilha de concreto dessas debaixo do solo? E se a pilha for sobre o solo, ela ficará exposta a todos os fenômenos naturais que nossas estradas de concreto ficam e são rachadas. Imagina quanto custa em um ano ter que substituir toneladas de concreto. Talvez ainda seja mais conveniente investir em infraestrutura de geração e transmissão.
Então, e olha que isso tudo seria apenas uma tecnologia de suporte para os geradores de energia solar e eólica.... Enquanto isso, uma pequena usina nuclear consegue abastecer várias cidades sem depender de condições climáticas e sem demandar um amplo espaço para as instalações.
Para um país como Brasil que tem tantas hidroelétricas não basta apenas usar a energia solar e Eólica e fechar as turbinas correspondendo a sobra do sistema? Assim se armazena água no reservatório... E se utiliza a noite por exemplo
Sua ideia é interessante, mas tem algumas desvantagens.A maior delas:A vazão do rio, ficaria extremamente instável, nas horas noturnas, em que há produção de eletricidade hidroelétrica, para suprir a falta de sol, o rio estaria com vazão normal.Durante as horas de sol, com as comportas das turbinas fechadas, o rio deixaria de correr.As tomadas de água, nas cidades, para abastecimento de água, seriam prejudicadas.A agricultura idem idem.
@@Tibulace entendi o ponto... mas obviamente esse balanço deve ser feito de maneira progressiva, e de acordo com a capacidade de cada rio fazer esse manejo
isso se chama Energia Potencial Água salgada também pode encher reservatórios e as represas quando demasiadamente cheias podem produzir energia para encher outros reservatórios vazios. Energia potencial cria uma demanda constante sem interrupções por excessos de produção.
Poderia usar umas plataformas ou navios pra içar e soltar os pesos no mar também. Assim o peso poderia descer por alguns milhares de metros de profundidade. A energia elétrica seria transmitida por cabos submarinos.
Não é tão simples... 1 assim que tocar a água vai diminuir a eficiência devido o empuxo. 2 quanto de energia vai ser preciso pra puxar de volta (mais do que é gerada na queda) 3 com qual material vai ser utilizado?.... Enfim não acho esse sistema de armazenamento gravitacional escalável devido a relação espaço/energia a famosa densidade energética... Ainda acho a nuclear a melhor opção.
outra forma de ""bateria"" gravitacional é usado na noruega, eles usam bombas para empurrar agua para o topo de represas que tem capacidade muito acima do "maximo" esperado, e utilizam no inverno quando as montanhas congelam, ou vendem para suiécia no inverno, isso poderia acabar sendo usado como "bateria natural" no futuro tambem, mas é meio dificil esperar que seja usado em muitos lugares.
Entendi que o peso desce pela gravidade e aciona os geradores, mas como eles voltam para a posição inicial lá em cima? Quanta energia é consumida para fazer o peso retornar ao topo da torre?
Os pesos voltam utilizando a energia dos aerogeradores. Irá gastar mais energia do que a gerada na descida como disse o João por causa das perdas. Porém o propósito é outro. Como a energia eólica é intermitente isso significa que há momentos em que há ventos porém baixa demanda de energia. Nesse horário você utilizaria essa energia que sobra para subir os pesos. Quando não houver ventos e houver demanda de energia os pesos descem e geram energia.
É simples, a ideia é estocar o vento, quando tem vento demais, você faz o peso subir, quando para o vento o peso desce, não tem coisa mais simples de entender. até a Dilma entendeu isso.
Para carregar você fornece energia elétrica para os motores que vão elevar a carga. Quando quiser usar a energia armazenada é so libera os freios e os motores serão movidos pela carga, gerando energia elétrica.
Neste vídeo apenas que pude compreender que se trata de uma "bateria" que acumula energia potencial. Eu não estava entendendo quando chamavam de "gerador".. Agora faz sentido
8:00 sem contar que baterias de litio poluem o ambiente, oque nao adianta nada usar energia renovavel se vai poluir talvez ate mais que uma usina de carvão, se for assim vale continuar como é no brasil usando energia das hidroeletricas, que poluem mas são renovaveis.
O mais viável seria as baterias de areia ( térmica ) por não ter engrenagens moveis a de ar comprimido ( já foram testados em carros franceses) tem também uma bastante interessante que usa uma super mola tipo um grande motor de corda ( tipo relógios antigos ou motor de carrinhos de fricção)
me preocupo com o quão mais energia seria produzida para suprir a subida dos pesos, no final, o sistema seria apenas algo para manter a energia intermitente, mas nao significa que gastara menos energia, que é o propósito de energias limpas. concluindo assim que baterias gravitacionais não colaboram para a sustentabilidade se não forem usadas junto a fontes limpas
@@ro93rcarvalho essa bateria nada mais é que usar energia elétrica pra levantar um peso e depois usar o peso pra "devolver" a energia que foi gasto pra levantar o peso
Há muitos anos atrás, trabalhei em uma empreiteira no polo petroquímico de Camaçari, quando faltava energia elétrica, que era muito constante , ninguém ficava parado , trabalhávamos com esmelhiradeira à ar comprimido estocados em balões de aço, quando vi à Dilma falando em estocar vento ,se ela tivesse falado ar comprimido , ninguém iria criticar.
Realmente Joarez. Existem várias formas de se armazenar energia para realizar certos tipos de trabalhos e como você mesmo disse, você pode usar a energia excedente produzida para comprimir o ar em grandes cilindros, para que seja usado posteriormente caso acabe ou falte energia convencional em algum momento. Excelente comentário amigo, show de bola de exemplo.
Boa tarde aqui na Suíça desmontaram esse equipamento a duas semanas eu sou o Aires vivo e trabalho aqui na Suíça esse equipamento estava aqui no cantão ticino eu sou do grigione mas moro a 7km de castione onde está essa Torre a pouco faleceu um jovem de 21 anos lá
Pouco ou quase nada se fala sobre o impacto ambiental das baterias de lítio, além de casos pontuais de explosões destas baterias quando usadas em veículos automotores...
@@bowserlv100 veículo automotor ou autopropelido é qualquer carruagem que se move por si só, sem auxílio externo, como tração animal por exemplo. Daí vem o nome genérico "automóvel".
Pq não utilizar balsas em represas de usinas hodreletricas e plataformas de petróleo desativadas no mar para fazer as baterias gravitacionais? Se o peso desce tão lentamente, um peso com formato hidrodinâmico não teria muito problema de ser usado. E profundidade tem muita para o peso descer e subir. Tem o problema do empuxo da água mas, em compensação, bastente espaço para funcionar.
Se aproveitarmos partes dos declives das nossas auto estrada, também poderemos gerar energia com os movimentos dos veículos 🚗 🚗 morro abaixo, a exemplo dessas Torres.
2 ปีที่แล้ว +16
Gostaria de saber quanta energia eles usam para levantar todo esse peso, ainda acredito que a energia de fusão é a melhor idéia.
Como todo sistema a perdas, o consumo para levantar tal peso seria maior doq ele gera, mas a intenção dessa bateria seria elevar o peso enquanto a energia produzida a maior doq a consumida e quando for necessário, soltar o peso para compensar um consumo mais elevado.
Concordo, essa seria apenas uma tecnologia de suporte para remendar problemas da técnica falida de geração de energia eólica e solar em larga escala. Não me entendam mal, a energia solar é bacana sim para situações específicas, mas não tem confiabilidade para substituir as usinas hidrelétricas e nucleares.
2 ปีที่แล้ว +4
@@LucasAdSantos eu entendo que a energia solar é boa para indivíduos gerando sua própria energia, não para usinas enormes.
Gostei muito bom a Bateria de inos lítio e energia de hidrogênio e a energia da força física sim o futuro esta próximo com a energia gravitacionais o Brasil e rico e pode sim.se torna uma pontencia atraves do inos lítio e da energia solar a forca fisica gravitacionais e também da energia da água que vai volta sua vibração lembrou também da primeira tecnologia antiga para gera energia a do moinho era a melhor usina de energia que os pessoal usa sem custo em dinheiro se pudéssemos estudar essa técnica seria muito bom evoluir sem usina hidrelétrica nuclear com esse estudo de tecnologia renovável o Brasil pode e sera uma pontencia mudial graças ao bom Deus que sempre abençoou o Brasil e os políticos corrupto nunca reconheceu a riqueza naturais e materiais imensa que o Brasil poderia se torna o país mais rico da América do Sul.
O grande problema do armazenamento gravitacional é a baixa densidade de energia que acaba virando custo. Um peso de 50Ton (equivalente a um tanque de guerra) precisa ser erguido a uma altura de um prédio de 20 andares (100m) pra armazenar cerca de 20% da bateria de um Tesla Model 3 (57kWh). Essa estrutura custaria alguns milhões pra ser construída. Além disso o armazenamento gravitacional é mecânico, então precisa de muito mais manutenção em cabos, motores, polias, etc... enquanto uma bateria a manutenção é zero. Pra ficar no exemplo do vídeo, só a troca do cabo de aço custaria mais que o preço de uma bateria nova com capacidade equivalente.
Problema é que vai acabar o lítio de fácil obtenção e a reciclagem é quase impossível porque cada equipamento, carro, celular ou coisas do tipo tem composições diferentes de bateria, tendo que haver todo um complexo indústria para reciclar cada modelo de bateria existente, se tornando milhares de recicladoras diferentes.
acredito que não o drobro, mas um valor diferente dado que a natureza do armazenamento de energia é diferente da gravitacional (a energia química do bloco pode ter mais ou menos densidade de energia que o potencial gravitacional útil do peso desse mesmo bloco)
isso já existe a muito tempo desde o relógio de pendulo antigo tipo os cucos, daqui a pouco algum "genio" vai inventar uma bateria a com mola de dar corda igual carrinhos e bonecas antigas quando não se existia pilhas. e tem mais provavelmente dá pra fazer isso em casa de forma bem eficiente usando polias e alavancas para subir um peso bem grande com pouco esforço e depois deixar ele caindo gerando energia.... tenho q dar um jeito de fazer um desses
Se cada prédio tivesse seu projeto um centro oco com uma bateria dessa não ia precisar ter que ligar gerador nas primeiras horas, teria uma alternativa mais barata, caso essa massa chegasse ao fim, acionava os geradores
Havia pensado em algo assim a alguns anos, mas pensei num grande peso sendo levantado pela mecânica de uma torre heolica , energia motriz direto para energia potencial ( peso no alto ) um sistema de engrenagem com várias marchas e rolamentos magnéticos 🖖👽🇧🇷, ao descer o peso, a resistência dos geradores elétricos e o sistema de engrenagens ou melhor, de roldanas iria segurar o peso, de forma semelhante à em relógio mecânico antigo de parede.
Gostei dessa ideia. E se em vez de levantar um peso tão grande, porque não levanta um reservatório que durante o tempo de espera vai enchendo de água. E quando for necessário estará pesado o suficiente.
é ineficiente, segundo a física a energia necessária para levantar o peso sempre será maior do que a que ele gera quando esta descendo. sem contar a engenharia computacional necessária para esse empreendimento também gastaria energia, pois esse movimento teria que ser controlado por computadores, é necessária precisão para mover esses pesos para lá e para cá. mais a manutenção das peças moveis, que precisariam ser constante, pois gera muito atrito. sem contar que essa torre estaria sempre sobre fortes ventos, o que faria mais difícil ainda levantar os pesos e encaixa-los corretamente. esse projeto não vai para frente. se você verificar, ja temos um tipo de "bateria de gravidade", as represas de agua, elas usam a força da gravidade e a pressão que faz com que a agua represada gire as turbinas.
Legal demais, não conhecia essa ideia de usar a gravidade dessa forma. Uma outra abordagem que vi recentemente é a de baterias de areia. Segue esse mesmo conceito, quando a excessso de energia, ela é usada para aquecer areia, e essa é usada para mover geradores.
O problema é q do ponto de vista da engenharia é ineficiente e caro. Todos esses métodos q foram apresentados no vídeo vão precisar de toneladas e/ou quilômetros de altura. Além de estruturas seguras pra levantar e descer essas toneladas
Não só a vida ultil, ciclo, mas também o custo ambiental da extração do lítio, quão abundante é o material, etc... nisso as baterias gravitacionais são imbatíveis e muito mais simples de serem implementadas. Há também em desenvolvimento baterias de ar comprimido para este mesmos fins que estão em desenvolvimento e testes.
imagino que a geração de hidrogênio com a energia excedente é uma maneira de armazenar a energia, depois queima-se o hidrogênio e se recupera a energia.
Excelente explicação. Só não entendi o comentário sobre uma hidroelétrica bombear água novamente para o reservatório. Não me parece eficaz: se a produção é superior à demanda, é muito mais lógico reduzir a produção, fechando as comportas de algumas turbinas...
Ficou mal explicado, há bombeamento de água quando a energia é menos cara, normalmente durante a madrugada e quando há energia excedente, pra não sobrecarregar o sistema elétrico.
A melhor planta energética para o Brasil continua sendo as hidrelétricas, pois nosso país tem abundância de grandes rios, já os europeus não tem, não podemos cair nas narrativas erradas deles. Vejo que as "bateria gravitacional" depende de outra força para elevar os pesos, então não deveria ter este nome, já que a grande " força gravitacional" é difícil de se mensurar com instrumentos, diferente da força eletromagnética.
Vdd, o problema do Brasil é que a gente se sabota, temos hidrelétrica, solar, eólica, e nossa bateria gravitacional são as represas já, precisamos só dessas fontes para manter os "picos" desses sistemas solares e eólicos, podemos usar energia nuclear também e resolver o resto com baterias mesmo, problema que por aqui nada avança, pior, anda pra trás, podemos ser o primeiro grande país neutro em carbono mas queimando floresta e usando termoelétrica estamos aí né....
O emprego de peso suspensos, ou quanto um trem desce auxilia o que sobe, e até antigo.O fato e soma sinergetico de todas as modalidade de tecnologias verdes
SREC ou KERS (acrónimo de Sistema de Recuperação de Energia Cinética, em inglês Kinetic Energy Recovery Systems) seria o ideal para armazenar esse tipo de energia
Sabe me dizer qual é a % de perda energética que comseguiram com estes projetos? Achei uma solução muito interessante e entendo que sendo bem desenvolvida, poderia inclusive ser aplicada no interior de prédios mais altos.
Geralmente perdas em conversões de energia são arredondados para 10% por conversão, se for pensar acaba sendo uns 30%. 1 - De elétrica para cinética > 2 - de cinética para potencial > 3-novamente para elétrica. Posso estar equivocado dos nomes e do valor, mas como eu disse é um arredondamento
@@luiscarlosmarques3946 Na verdade ele só explicou o funcionamento, o qual é bem simples por sinal. E independente de estar a favor ou contra a teoria da conspiração, que os combustíveis fósseis estão acabando é fato. Necessitamos de formas simples e de manutenção barata, como esta para gerar energia. Pois até a parafina é derivado de petróleo, e vamos ficar sem luz de velas....
Pode também fazer uma usina movida por força animal, semelhante aos antigos engenhos de cana de açúcar. Ou até mesmo por força humana podendo assim dar uma ocupação aos usuários do sistema carcerário.
Pelo que entendi ele gera mais energia pra desce o bloco do que gasta pra subir ele é isso ? Isso parece mais com um gerador do que com uma bateria ele não guarda energia ele gera energia .
Meu deus do céu. Você tem alguma noção de quanta massa seria necessário para fazer o armazenamento disso? Faça um vídeo com as contas para a utilização de energia para uma cidade de 100.000 habitantes. A ideia é muito bonita mas não tem nenhuma possibilidade de aplicação.
Só contratar o Popaye e próximo da torre começar uma plantação de espinafre. Com uma latinha de 395g ele consegue levantar estas 50 toneladas em 3 segundos.
@@partilhamusicosmica muito mais fácil bombear àgua pra cima em uma hidrelétrica, muito menos manutenção, menos dor de cabeça, tecnologia que a gente já conhece e usa.
Calculei que para ligar uma lâmpada de 100 w por 1 hora seria necessário elevar um peso de 370 kg a 100 m de altura. Se está correto, Imagina o tamanho do investimento p ligar a lâmpada.
Você possui uma coisa que está se tornando cada vez mais raro nos dias de hoje meu amigo. Parabéns! Para cada solução produzida com essa "energia verde" vem embutido e bem escondidinho uma dúzia de problemas pra explodir na bunda do povão que com essa falácia de salvar o mundo pagarão cada vez mais caro pela energia. Da maneira que as coisas vão, os que sobreviverem voltarão à idade da pedra e não terão nem capacidade de falar.
tenho um relógio bem antigo que funciona assim, a cada 7 dias, tenho que levantar o peso dele, conforme vai descendo, vai girando os mecanismos, dura 7 dias exatamente.
Eu desde criança sempre tive essa ideia de gerar energia através da gravidade com algo pesado caindo para funcionar um gerador, desenhei até um projeto mas nunca fiz o protótico, o problema que encontrei foi na parte de subir novamente o peso pois consome parte da energia gerada, deixando pouca sobra para se usar, já pensei muito como fazer o peso subir de forma mecânica para não consumir energia, e essa é a parte mais complicada. Até bolei um plano pra ela subir pela própria força mas nunca coloquei em prática, creio que minha ideia seja melhor do que todas essas apresentada no vídeo, o problema é que nunca tive a oportunidade de colocar em prática, apenas em desenhos e pequenos cálculos.
Eu queria saber sobre a usina de emborcasão MG ela está baixando o nivel de água estava 72.78 agora está 72.50 da sua capacidade ela vai baixar muito ? Queria ser enformado
É um pouco diferente. No vídeo ele explica que o peso seria levantado quando os geradores estão com energia de sobra, falta de demanda. Por exemplo, a usina solar está em um determinado momento gerando 1 megawatt, mas a demanda é de 0,8 megawatt. Esses 0,2 megawatts seriam utilizados para erguer o peso, que posteriormente, à noite por exemplo, seria liberado para a rede. Esse tipo de engenhoca seria utizado a princípio em usinas eólicas e solares. Usina hidroelétrica a "bateria" dela é o próprio reservatório.
Muito simples, planejem boas baterias , usar todos os projetos em conjunto para ter o máximo de desempenho possível ... Primeiramente energia gravitacional, segundo eólica terceiro de usinas ... O negócio e só armazenamento depois liberar .
Talvez eu tenha perdido algo, mas não há perda de energia no içamento? Não estaríamos só reservando o gasto energético de outras fontes para uso futuro?
Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Juro por Deus que já tinha pensado numa solução semelhantes entre os anos 1982 e 1985, usando polies para elevar os pesos. Acho uma excelente ideia. Espero que no Brasil ou Portugal alguém ou alguma empresa ponha essa ideia em prática.
Nunca se deve jurar nem pela própria cabeça.
Pensei nisso também, de forma bem menor. Usando dois recipiente de água usar a energia solar para subir a água, a noite usar mini geradores ao escoar a água para o recipiente de baixo
Tbm já pensei igualzinho, usando engrenagens para descer o peso lentamente, e tornar a distribuição da energia armazenada de forma o mais continua possível
@@ivandossantos9073 Vai caça o que fazer inseto
Se estou calculando certo, p ligar um chuveiro, na posição verão, por 1 hora seria necessário elevar uma carga de 5 toneladas a 100 m de altura. 😳
Essa técnica de elevar massa a uma altura e usar essa energia é bem primitiva, é o que chamamos de "energia potencial" , acredito que realmente pode ser um acumulador mecânico e usar geradores para dissipar essa energia principalmente a noite na ausência de luz solar ou vento nos períodos ausentes. Seria interessante calcular a energia acumulada num sistema desses e saber quantos KW.hrs que pode ser disposto ou um sistema de paineis solares durante o dia elevando a massa a uma altura x e a noite descarregando por exemplo em veículos . Imagino que a massa deve ser enorme , por outro lado teria vida útil infinito se comparado com bateria . Muito interessante essa matéria.
Outro tipo de armazenamento de energia que tem bastante utilidade atualmente é o de valor na areia. Basicamente diversos espelhos apontados a um único ponto (uma torre escura) aquecendo o material e esse calor sendo transferido pra areia (que pode ficar aquecida por dias) e essa areia pode ser utilizada pra ferver água que gera vapor e roda turbinas.
Esse modelo já apresenta problemas, já que milhares de pássaros nativos ou em migração, passa por perto desse feixe de luz e morre instantaneamente
O que guarda o calor não eh areia, eh sal derretido. E sim, isso mata as aves que passam no feixe de luz. Já foi testado
Nordeste em 12/07/22 as 16:55h
Hidraulica: 7080 MW
Térmica: 660 MW
EÓLICA: 6248 MW
Solar. : 650 MW
É isso aí… já pensaram em toda a energia que tem sido desperdiçada nas “academias de ginástica”?
Ótimas Ideias !!!
Outro dia eu vi um Vídeo de Armazenamento de Energia com Grande Depósito de Areia aquecida !!
Tecnologia muito antiga: minha avó tinha um relógio com pêndulo que funcionava por esse princípio. Funcionava muito bem.
Meu avô, tinha um relógio de pulso que ele funcionava só balançando ele...
@@fmalvick relógio "automático". Já vi isso também.
realmente a gravidade é muito antiga, tecnologia mt velha o sol usa esse técnica pra gerar energia a bilhões de anos
Tem os chamados relógios de madeira que as peças fazem isso tb. Muito mais prático não!?
Uma hidroelétrica e sua represa já é, por natureza, um acumulador assim. Bastaria então bombear de volta, com energia que sobra de plantas solares ou eólicas, a água de volta para a represa. Na prática é o que o sol faz nela evaporando água que depois vira chuva. Ainda tem a vantagem de que a infraestrutura está quase pronta.
Na verdade não precisaria bombear de volta, nem faria sentido, não há porque inserir as perdas joule nesta equação, bastaria usar a solar e manter a energia potencial hídrica armazenada
ja pensei muito nisso ! to fazendo eng eletrica , pretendo colocar em pratica com alguns ano .
Na Australia seis hidroelétricas que fazem isto, exemplo "Kruonis Pumped Storage Plant", que usa a energia excedente da hidroelétrica para bombear água de volta para o reservatório.
Outros países que usam o sistema - na Suíça corresponde a 32,6% da capacidade de geração do país:
China
Japan
United States
Spain
Italy
India
German
Switzerland
France
Austria
South Korea
Portugal
Ukraine
South Africa
United Kingdom
Russia
Poland
Thailand
Bulgaria
Belgium
@@Sokol10 pois é. Agora imagina montar uma gambiarra monstruosa dessas do vídeo aqui no Brasil que é cheio de hidroelétricas….. Espero que ninguém leve uma idéia dessas pra frente aqui. Talvez numa região árida de desertos seja uma boa idéia.
@@evaldosantos9657 faz sentido quando vc tem picos de produção em energia eolica e solar e não tem como armazenar. Usa-se a hidroelétrica como acumulador. O bombeamento reverso é feito com bombas movidas a eletricidade onde perdas joulicas são muito pequenas.
Sempre pensei neste sistema, mas minha visão foi dentro de um elevador. Pensei em aplicar o mesmo principio utilizado em composições de trens que recebem eletricidade através de cabos e que devolvem a rede parte da energia que consomem quando estão sob ação da gravidade ou em ``Banguela´´. Aliás os grandes fabricantes de elevadores já deveriam (no meu entender é claro) estar explorando este recurso, promovendo assim economia ou redução de tarifas em edifícios onde há elevadores.
Ótima idéia.Como nos carros elétricos,reaproveitar a energia dos freios,para recarregar as baterias
Tudo depende do equipamento comprado, os inversores usados pra controlar a velocidade dos motores devolvem energia na hora da frenagem, mas está energia devolvida é queimada em resistores na maioria dos casos, há casos em que o barramento de diversos inversores são conectados entre si e a energia de um elevados freiando pode ser usada em outro que está andando. Há ainda os inversores que devolvem energia para a rede elétrica igual aos geradores fotoelétricos on-grid, mas como são mais caros, dificilmente são comprados.
Chama-se frenagem regenerativa.
Trens eletricos sempre fizeram isso, quando estao em freio eles devolvem energia pra linha e outro trem usa.
Como o amigo falou, trens elétricos já faziam isso nos anos 50, e atualmente já existem elevadores em operação que devolvem energia pra rede enquanto estão descendo, gerando economia de energia...
Interessante esse tipo de armazenamento. A energia para içar o peso é maior ou menor do a energia gerada? Sugestão: energia das correntes marítimas, a princípio se utiliza uma turbina eólica adaptada no fundo do mar e o Brasil tem um dos únicos pontos q essa corrente é ininterrupta o ano todo e potencial aproximado de 70 Itaipú
No caso parece que o sistema seria para armazenar energia quando não tivesse a fonte. Mesmo que a energia para elevar seja maior que a gerada, parece ser eficaz
é sempre maior que a energia gerada, sempre teremos um deficit negativo por causa da dissipação e eficiência das máquinas, nunca será um sistema ideal onde não há perdas.
Maior, 2° lei da termodinâmica!
@@JoaoVitor-zx9ot Isso. Porém mesmo com a perda, se a finalidade do sistema for só armazenar para quando não tiver a fonte, pode ser válido
@@Lucas.__. sim, apenas corrigindo a fala do dono do comentário.
Interessante vídeo. Fico impressionada com tantas possibilidades.
Excelente!!! Um dos melhores vídeos que já assisti. Obrigado
th-cam.com/video/XxGQgAr4OCo/w-d-xo.htmlsi=sXnt5tGgmabUphd_
Aqui explicado para crianças porque essa é uma idea que não funciona e, ainda pior, se um engenheiro não consegue deduzir isso, devia devolver o diploma.
Poderia haver um peso de bateria gravitacional dentro da própria haste da turbina eólica usando parte da infra existente, o gerenciamento de energia poderia ser local (e não em uma central a vários km distância) sendo o peso ativado depois de tantas horas quando não houver potencial eólico. Só não sei se construtivamente seria viável.
Excelente ideia! Nesse caso, dentro da própria torre poderia haver um peso sustentado por um cabo, e controlado por uma inteligência artificial. Quando houvesse energia sobrando, as pás levantariam esse peso pouco a pouco e quando não houvesse vento, era só ir soltando aos poucos.
@@EscoladoDiaaDia não compensa, um peso para girar um gerador com eficiência não caberia dentro de uma haste , fora que ela tem em media só 80 metros e nao renderia muito tempo de descida.
Isso é genial e o conceito é bem simples, a solução poderia ser puramente mecânica, como engenheiro eu vejo isso com um grande potencial em diversos aspectos.
Isso é profundamente estúpido. Pense por um segundo e descubra o motivo. Está no próprio vídeo.
Isso é uma ideia incrivelmente estúpida, se vc ver o próprio vídeo você vai ver porque
Caros anônimos, receio que estejam confundindo esse tipo de gerador com o conceito de motor perpétuo "moto perpétuo" e não se trata disso, se trata de uma alternativa em aproveitar de forma simples a energia potencial da gravidade, é um conceito conhecido por todos mas sua aplicação ainda enfrenta de fato algumas complicações, entretanto, não vejo o porque não buscar maneiras de explorar o conceito, abraço a todos, principalmente à vocês que simplesmente me atacaram por terem uma opnião diferente.
@@Yuri6437 Todo mundo sabe que não é um motor perpétuo, é uma ideia retardada porque os problemas são gigantescos, a eficiência é baixíssima, a vida útil é péssima. Toda essa história de "ecologicamente correto" é um retardo mental e todos os países deveriam fazer uso de energia nuclear. Não precisa armazenar nada, não precisa poupar energia, para propósitos práticos energia elétrica é infinita.
@@Yuri6437 Não estamos confundindo nada cara. Você viu no próprio vídeo qual é a tecnologia consolidada para armazenar energia hoje: reservatórios de água. Achar que uma execução de movimentos ultra complexos num sistema de guindaste é mais eficiente do que uma boa barragem, é coisa de criança de 7 anos que não conhece física ou engenharia.
Pesquise por "Gravity power generator", muitos canais que fizeram falam de moto continuo mas não é essa ideia, pensei que poderiam usar ar comprimido durante o baixa demanda e liberasse o ar no mecanismo durante alta demanda... Poderiam usar saídas de ar de escapamentos de maquinas , saídas de vapor ... enfim quem puder da uma pesquisada pra ver se tem sentido o que estou falando
Interessante.
A China tem um enorme parque de armazenamento de energia, por meio de ar comprimido.São imensos tanques de aço, muito numerosos mesmo.
Obrigado pelo vídeo, fiquei fã
Muito interessante eu não conhecia esse sistemas de armazenamento por gravidade! Obrigado
"... Brevemente..." é quanto tempo? E por que queda linear? Façam giro espiral em torno do mastro, aumenta um pouco o tempo de geração ... As baterias de sais parecem ser a melhor opção em desenvolvimento no momento, mas gosto mais da vantagem do armazenamento de água em altitude
Brevemente = 10 minutos.
Que aula !!!! Já ganhou mais um inscrito !!!! Cada minuto deste vídeo valeu muito a pena e nos convenceu aqui no Canal Engreenagem que estamos no caminho certo !!!! Cada nova ideia e sugestão tem de ser valorizada !!!!! Parabéns !!!!! Sucesso !!! Sempre !!!!
+1 inscrito
Excelente matéria
Compartilhado
A ideia é interessante mas tudo se resume ao fatores :tamanho, custo, capacidade. Quem vai construir um treco desses do tamanho de uma represa pra ter a mesma capacidade de armazenamento? É o custo disso?
Eu não levava essa ideia muito a sério, achava simples demais. Só que parece que funciona mesmo kkkk
Amei o vídeo, ganhou um inscrito no seu canal 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Cada vez mais e vejo um vídeo mais top q o outro parabéns mano
Desta forma, enquanto uma caixa d'água desce cheia, na outra ponta do cabo, sobe uma caixa vazia, que será enchida qdo. chegar ao topo, e a que chegar no solo será esvaziada no sistema de aquecimento solar para subir em forma de vapor...
Gostei da ideia, muito boa !
Nada menos que excelente o vídeo, parabéns
Lembre de uns 15 a 20 anos atrás uma reportagem do Gugu eu acho...onde ele levou para uma casa no nordeste uma lampada de gravidade.
Acho que ele ficava acesa 1:03:00. Quando acabava a "corda", bastava levantar algo tipo um balde com o peso, daí o peso ía descendo e gerando eletricidade.
Acho que faz sentido, sinplificando um sistema desses a força humana deve ser suficiente pra gerar energia potencial pra alimentar uma lâmpada ou um rádio de comunicação, coisas pequenas mas que podem fazer a diferença pra quem ta isolado.
*✔Seria melhor fazer uma bola gigante vazia e colocala no fundo do oceano e depois enchela de ar*
*✔Usina Sub-águatica*
É o mesmo que essa Bateria Gravitacionais, mas ao contrario
Entendi. Basicamente uma bateria mecânica que quando necessário libera a energia potencial acumulada por meio de uma energia mais verde.
O mesmo que dizia que isso não funcionava , hoje tá funcionando , legal essa ideia da energia da densidade.
Os blocos podem se desgastar com ventos, chuvas, empilhamento, rachar, a alça que o guincho segura o concreto pode romper e isso tudo pode fazer com que a pilha desmorone. Imagina o risco de acidente com um problema desses. Como deve ser o processo de inspeção/manutenção de uma pilha de concreto dessas debaixo do solo? E se a pilha for sobre o solo, ela ficará exposta a todos os fenômenos naturais que nossas estradas de concreto ficam e são rachadas. Imagina quanto custa em um ano ter que substituir toneladas de concreto. Talvez ainda seja mais conveniente investir em infraestrutura de geração e transmissão.
Então, e olha que isso tudo seria apenas uma tecnologia de suporte para os geradores de energia solar e eólica.... Enquanto isso, uma pequena usina nuclear consegue abastecer várias cidades sem depender de condições climáticas e sem demandar um amplo espaço para as instalações.
@@LucasAdSantos Energia nuclear é tudo de bom, até acontecer um sério acidente!
Também tenho uma ideia sobre o uso da energia gravitacional, fico feliz sempre que surgem novas aplicações
Os relógios de pêndulo usam exatamente esse princípio. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Para um país como Brasil que tem tantas hidroelétricas não basta apenas usar a energia solar e Eólica e fechar as turbinas correspondendo a sobra do sistema? Assim se armazena água no reservatório... E se utiliza a noite por exemplo
Sua ideia é interessante, mas tem algumas desvantagens.A maior delas:A vazão do rio, ficaria extremamente instável, nas horas noturnas, em que há produção de eletricidade hidroelétrica, para suprir a falta de sol, o rio estaria com vazão normal.Durante as horas de sol, com as comportas das turbinas fechadas, o rio deixaria de correr.As tomadas de água, nas cidades, para abastecimento de água, seriam prejudicadas.A agricultura idem idem.
@@Tibulace entendi o ponto... mas obviamente esse balanço deve ser feito de maneira progressiva, e de acordo com a capacidade de cada rio fazer esse manejo
isso se chama Energia Potencial
Água salgada também pode encher reservatórios e as represas quando demasiadamente cheias podem produzir energia para encher outros reservatórios vazios.
Energia potencial cria uma demanda constante sem interrupções por excessos de produção.
Poderia usar umas plataformas ou navios pra içar e soltar os pesos no mar também. Assim o peso poderia descer por alguns milhares de metros de profundidade. A energia elétrica seria transmitida por cabos submarinos.
Não é tão simples... 1 assim que tocar a água vai diminuir a eficiência devido o empuxo. 2 quanto de energia vai ser preciso pra puxar de volta (mais do que é gerada na queda) 3 com qual material vai ser utilizado?.... Enfim não acho esse sistema de armazenamento gravitacional escalável devido a relação espaço/energia a famosa densidade energética... Ainda acho a nuclear a melhor opção.
outra forma de ""bateria"" gravitacional é usado na noruega, eles usam bombas para empurrar agua para o topo de represas que tem capacidade muito acima do "maximo" esperado, e utilizam no inverno quando as montanhas congelam, ou vendem para suiécia no inverno, isso poderia acabar sendo usado como "bateria natural" no futuro tambem, mas é meio dificil esperar que seja usado em muitos lugares.
A pronto, agora a gente vai armazenar gravidade.
Conheci este canal hoje e já 3stou maratonando
Otimo video elucidativo
Entendi que o peso desce pela gravidade e aciona os geradores, mas como eles voltam para a posição inicial lá em cima? Quanta energia é consumida para fazer o peso retornar ao topo da torre?
Cada etapa. de movimento perde 30% de energia aproximadamente. Não existe.milagre.
Os pesos voltam utilizando a energia dos aerogeradores. Irá gastar mais energia do que a gerada na descida como disse o João por causa das perdas. Porém o propósito é outro. Como a energia eólica é intermitente isso significa que há momentos em que há ventos porém baixa demanda de energia. Nesse horário você utilizaria essa energia que sobra para subir os pesos. Quando não houver ventos e houver demanda de energia os pesos descem e geram energia.
É simples, a ideia é estocar o vento, quando tem vento demais, você faz o peso subir, quando para o vento o peso desce, não tem coisa mais simples de entender. até a Dilma entendeu isso.
Para carregar você fornece energia elétrica para os motores que vão elevar a carga. Quando quiser usar a energia armazenada é so libera os freios e os motores serão movidos pela carga, gerando energia elétrica.
Há um custo, uma perda. Mas é melhor perder 30% e guardar 70% pra depois, do q não ter como guardar e jogar tudo fora.
Neste vídeo apenas que pude compreender que se trata de uma "bateria" que acumula energia potencial. Eu não estava entendendo quando chamavam de "gerador".. Agora faz sentido
8:00 sem contar que baterias de litio poluem o ambiente, oque nao adianta nada usar energia renovavel se vai poluir talvez ate mais que uma usina de carvão, se for assim vale continuar como é no brasil usando energia das hidroeletricas, que poluem mas são renovaveis.
O mais viável seria as baterias de areia ( térmica ) por não ter engrenagens moveis a de ar comprimido ( já foram testados em carros franceses) tem também uma bastante interessante que usa uma super mola tipo um grande motor de corda ( tipo relógios antigos ou motor de carrinhos de fricção)
me preocupo com o quão mais energia seria produzida para suprir a subida dos pesos, no final, o sistema seria apenas algo para manter a energia intermitente, mas nao significa que gastara menos energia, que é o propósito de energias limpas. concluindo assim que baterias gravitacionais não colaboram para a sustentabilidade se não forem usadas junto a fontes limpas
Faltou falar sobre as eficiências, investimentos, e compara-las com nossa melhor alternativa atual como as baterias de lítio. Mas bom vídeo.
Isso tem cheiro de moto-perpétuo.
@@ro93rcarvalho não tem não
isso é apenas física básica, básica mesmo, de ensino médio.
@@ro93rcarvalho essa bateria nada mais é que usar energia elétrica pra levantar um peso e depois usar o peso pra "devolver" a energia que foi gasto pra levantar o peso
@@Bigodehue muito básico, e o cara comprar com motor perpetuo
@@ro93rcarvalho no vídeo mesmo fala das perdas do sistema. Ou talvez, você não tenha entendido, que a origem da energia vem outras fontes.
Há muitos anos atrás, trabalhei em uma empreiteira no polo petroquímico de Camaçari, quando faltava energia elétrica, que era muito constante , ninguém ficava parado , trabalhávamos com esmelhiradeira à ar comprimido estocados em balões de aço, quando vi à Dilma falando em estocar vento ,se ela tivesse falado ar comprimido , ninguém iria criticar.
Realmente Joarez. Existem várias formas de se armazenar energia para realizar certos tipos de trabalhos e como você mesmo disse, você pode usar a energia excedente produzida para comprimir o ar em grandes cilindros, para que seja usado posteriormente caso acabe ou falte energia convencional em algum momento. Excelente comentário amigo, show de bola de exemplo.
Boa tarde aqui na Suíça desmontaram esse equipamento a duas semanas eu sou o Aires vivo e trabalho aqui na Suíça esse equipamento estava aqui no cantão ticino eu sou do grigione mas moro a 7km de castione onde está essa Torre a pouco faleceu um jovem de 21 anos lá
Q bom q isso existe, pensei q só eu tivesse imaginado essa solução
Pouco ou quase nada se fala sobre o impacto ambiental das baterias de lítio, além de casos pontuais de explosões destas baterias quando usadas em veículos automotores...
@@bowserlv100 veículo automotor ou autopropelido é qualquer carruagem que se move por si só, sem auxílio externo, como tração animal por exemplo. Daí vem o nome genérico "automóvel".
Pq não utilizar balsas em represas de usinas hodreletricas e plataformas de petróleo desativadas no mar para fazer as baterias gravitacionais? Se o peso desce tão lentamente, um peso com formato hidrodinâmico não teria muito problema de ser usado. E profundidade tem muita para o peso descer e subir. Tem o problema do empuxo da água mas, em compensação, bastente espaço para funcionar.
Se aproveitarmos partes dos declives das nossas auto estrada, também poderemos gerar energia com os movimentos dos veículos 🚗 🚗 morro abaixo, a exemplo dessas Torres.
Gostaria de saber quanta energia eles usam para levantar todo esse peso, ainda acredito que a energia de fusão é a melhor idéia.
Descobriu? Também tô me fazendo a mesma pergunta... Se não seria perpetuum mobile
Como todo sistema a perdas, o consumo para levantar tal peso seria maior doq ele gera, mas a intenção dessa bateria seria elevar o peso enquanto a energia produzida a maior doq a consumida e quando for necessário, soltar o peso para compensar um consumo mais elevado.
Ele disse que a eficiência é parecida com as de lítio.
Concordo, essa seria apenas uma tecnologia de suporte para remendar problemas da técnica falida de geração de energia eólica e solar em larga escala. Não me entendam mal, a energia solar é bacana sim para situações específicas, mas não tem confiabilidade para substituir as usinas hidrelétricas e nucleares.
@@LucasAdSantos eu entendo que a energia solar é boa para indivíduos gerando sua própria energia, não para usinas enormes.
Gostei muito bom a Bateria de inos lítio e energia de hidrogênio e a energia da força física sim o futuro esta próximo com a energia gravitacionais o Brasil e rico e pode sim.se torna uma pontencia atraves do inos lítio e da energia solar a forca fisica gravitacionais e também da energia da água que vai volta sua vibração lembrou também da primeira tecnologia antiga para gera energia a do moinho era a melhor usina de energia que os pessoal usa sem custo em dinheiro se pudéssemos estudar essa técnica seria muito bom evoluir sem usina hidrelétrica nuclear com esse estudo de tecnologia renovável o Brasil pode e sera uma pontencia mudial graças ao bom Deus que sempre abençoou o Brasil e os políticos corrupto nunca reconheceu a riqueza naturais e materiais imensa que o Brasil poderia se torna o país mais rico da América do Sul.
Assisti ao excelente vídeo, com a legenda em português ativada.Será que daria para CONSERTAR as inúmeras vezes em que a legenda fala em CONCERTAR?
O grande problema do armazenamento gravitacional é a baixa densidade de energia que acaba virando custo. Um peso de 50Ton (equivalente a um tanque de guerra) precisa ser erguido a uma altura de um prédio de 20 andares (100m) pra armazenar cerca de 20% da bateria de um Tesla Model 3 (57kWh). Essa estrutura custaria alguns milhões pra ser construída. Além disso o armazenamento gravitacional é mecânico, então precisa de muito mais manutenção em cabos, motores, polias, etc... enquanto uma bateria a manutenção é zero. Pra ficar no exemplo do vídeo, só a troca do cabo de aço custaria mais que o preço de uma bateria nova com capacidade equivalente.
Problema é que vai acabar o lítio de fácil obtenção e a reciclagem é quase impossível porque cada equipamento, carro, celular ou coisas do tipo tem composições diferentes de bateria, tendo que haver todo um complexo indústria para reciclar cada modelo de bateria existente, se tornando milhares de recicladoras diferentes.
agora bombear agua para hidrelétricas seria mais fácil, ou eletrolisar agua e separar em hidrogênio e oxigênio.
que ideia fantástica, parabéns aos engenheiros
Futuro ideal: utilizar baterias de litio como peso em baterias de gravidades, ocupando o mesmo o espaço e tendo o dobro da capacidade
Gostei, um sistema híbrido
acredito que não o drobro, mas um valor diferente dado que a natureza do armazenamento de energia é diferente da gravitacional (a energia química do bloco pode ter mais ou menos densidade de energia que o potencial gravitacional útil do peso desse mesmo bloco)
isso já existe a muito tempo desde o relógio de pendulo antigo tipo os cucos, daqui a pouco algum "genio" vai inventar uma bateria a com mola de dar corda igual carrinhos e bonecas antigas quando não se existia pilhas. e tem mais provavelmente dá pra fazer isso em casa de forma bem eficiente usando polias e alavancas para subir um peso bem grande com pouco esforço e depois deixar ele caindo gerando energia.... tenho q dar um jeito de fazer um desses
Vai ser o jeito mais ecológico de armazenamento de energia.
Se cada prédio tivesse seu projeto um centro oco com uma bateria dessa não ia precisar ter que ligar gerador nas primeiras horas, teria uma alternativa mais barata, caso essa massa chegasse ao fim, acionava os geradores
Eu gostaria de saber se podemos de alguma forma coletar energia através da gravidade que a terra exerce sobre a lua.
Excelente vídeo
Havia pensado em algo assim a alguns anos, mas pensei num grande peso sendo levantado pela mecânica de uma torre heolica , energia motriz direto para energia potencial ( peso no alto ) um sistema de engrenagem com várias marchas e rolamentos magnéticos 🖖👽🇧🇷, ao descer o peso, a resistência dos geradores elétricos e o sistema de engrenagens ou melhor, de roldanas iria segurar o peso, de forma semelhante à em relógio mecânico antigo de parede.
Gostei dessa ideia. E se em vez de levantar um peso tão grande, porque não levanta um reservatório que durante o tempo de espera vai enchendo de água. E quando for necessário estará pesado o suficiente.
Parabéns pelo vídeo. Apesar de me envolver com tecnologia no dia-a-dia, foi a primeira vez que ouvi sobre esse tipo de bateria que me parece genial.
é ineficiente, segundo a física a energia necessária para levantar o peso sempre será maior do que a que ele gera quando esta descendo. sem contar a engenharia computacional necessária para esse empreendimento também gastaria energia, pois esse movimento teria que ser controlado por computadores, é necessária precisão para mover esses pesos para lá e para cá.
mais a manutenção das peças moveis, que precisariam ser constante, pois gera muito atrito.
sem contar que essa torre estaria sempre sobre fortes ventos, o que faria mais difícil ainda levantar os pesos e encaixa-los corretamente.
esse projeto não vai para frente.
se você verificar, ja temos um tipo de "bateria de gravidade", as represas de agua, elas usam a força da gravidade e a pressão que faz com que a agua represada gire as turbinas.
Legal demais, não conhecia essa ideia de usar a gravidade dessa forma. Uma outra abordagem que vi recentemente é a de baterias de areia. Segue esse mesmo conceito, quando a excessso de energia, ela é usada para aquecer areia, e essa é usada para mover geradores.
O problema é q do ponto de vista da engenharia é ineficiente e caro. Todos esses métodos q foram apresentados no vídeo vão precisar de toneladas e/ou quilômetros de altura. Além de estruturas seguras pra levantar e descer essas toneladas
Não só a vida ultil, ciclo, mas também o custo ambiental da extração do lítio, quão abundante é o material, etc... nisso as baterias gravitacionais são imbatíveis e muito mais simples de serem implementadas. Há também em desenvolvimento baterias de ar comprimido para este mesmos fins que estão em desenvolvimento e testes.
Sobre hidrelétricas, o uso de bombas de recalque para armazenar energia potencial hídrica tem um rendimento muito baixo.
Muito bom gostei.
imagino que a geração de hidrogênio com a energia excedente é uma maneira de armazenar a energia, depois queima-se o hidrogênio e se recupera a energia.
Se não fosse críticas desnecessárias ganharia mais um inscrito
Excelente explicação. Só não entendi o comentário sobre uma hidroelétrica bombear água novamente para o reservatório. Não me parece eficaz: se a produção é superior à demanda, é muito mais lógico reduzir a produção, fechando as comportas de algumas turbinas...
Ficou mal explicado, há bombeamento de água quando a energia é menos cara, normalmente durante a madrugada e quando há energia excedente, pra não sobrecarregar o sistema elétrico.
@@henryrroland Ok, grato pela resposta!
A melhor planta energética para o Brasil continua sendo as hidrelétricas, pois nosso país tem abundância de grandes rios, já os europeus não tem, não podemos cair nas narrativas erradas deles.
Vejo que as "bateria gravitacional" depende de outra força para elevar os pesos, então não deveria ter este nome, já que a grande " força gravitacional" é difícil de se mensurar com instrumentos, diferente da força eletromagnética.
Vdd, o problema do Brasil é que a gente se sabota, temos hidrelétrica, solar, eólica, e nossa bateria gravitacional são as represas já, precisamos só dessas fontes para manter os "picos" desses sistemas solares e eólicos, podemos usar energia nuclear também e resolver o resto com baterias mesmo, problema que por aqui nada avança, pior, anda pra trás, podemos ser o primeiro grande país neutro em carbono mas queimando floresta e usando termoelétrica estamos aí né....
O emprego de peso suspensos, ou quanto um trem desce auxilia o que sobe, e até antigo.O fato e soma sinergetico de todas as modalidade de tecnologias verdes
Itaipu é a maior bateria gravitacional do Brasil. Por que não faz um vídeo sobre ela?
Compressores de ar, que armazenariam energia na forma de ar comprimido. Já existe ?
Boa tecnologia para usar em Bunker já que pode ser usada em minas.
E que eu saiba os Bunker tem vários metrôs de profundidade.
Explique o motivo de o gasto energético para elevar os pesos serem menores do que a energia produzida na descida.
montanhas e locais acidentados são excelentes para este tipo de tecnologia
Muito interessante esse sistema primeira vez q eu vejo isso,se pudéfala mais sobre outra forma de energia ,iria me deixa mto feliz
SREC ou KERS (acrónimo de Sistema de Recuperação de Energia Cinética, em inglês Kinetic Energy Recovery Systems) seria o ideal para armazenar esse tipo de energia
Bom dia!!
Sabe me dizer qual é a % de perda energética que comseguiram com estes projetos? Achei uma solução muito interessante e entendo que sendo bem desenvolvida, poderia inclusive ser aplicada no interior de prédios mais altos.
Geralmente perdas em conversões de energia são arredondados para 10% por conversão, se for pensar acaba sendo uns 30%. 1 - De elétrica para cinética > 2 - de cinética para potencial > 3-novamente para elétrica. Posso estar equivocado dos nomes e do valor, mas como eu disse é um arredondamento
Vi na internet que esse projeto aí da torre de blocos tem eficiência de 85%
Pô, muito legal isso! ;-)
Excelente, ótima aula, excelente didática e domínio do tema.
Aula ?
Clichê a lá green peace, isso sim.
@@luiscarlosmarques3946 Na verdade ele só explicou o funcionamento, o qual é bem simples por sinal. E independente de estar a favor ou contra a teoria da conspiração, que os combustíveis fósseis estão acabando é fato. Necessitamos de formas simples e de manutenção barata, como esta para gerar energia. Pois até a parafina é derivado de petróleo, e vamos ficar sem luz de velas....
Pode também fazer uma usina movida por força animal, semelhante aos antigos engenhos de cana de açúcar. Ou até mesmo por força humana podendo assim dar uma ocupação aos usuários do sistema carcerário.
Isso seria incrivelmente ineficiente
Pelo que entendi ele gera mais energia pra desce o bloco do que gasta pra subir ele é isso ? Isso parece mais com um gerador do que com uma bateria ele não guarda energia ele gera energia .
O top que o próprio preso que vai descer e subir pode ser às baterias e alguns dos motores que seram utilizando
Meu deus do céu. Você tem alguma noção de quanta massa seria necessário para fazer o armazenamento disso? Faça um vídeo com as contas para a utilização de energia para uma cidade de 100.000 habitantes. A ideia é muito bonita mas não tem nenhuma possibilidade de aplicação.
E para nível individual? Tipo uma casa com 4 pessoas? Viável?
Portugal têm uma em construção, previsão de 5% do consumo nacional de produção, a água é limitada...
@@nunop7447 Usando água é realmente uma ideia viável, agora essas torres usando blocos de concreto não faz sentido nenhum.
Só contratar o Popaye e próximo da torre começar uma plantação de espinafre. Com uma latinha de 395g ele consegue levantar estas 50 toneladas em 3 segundos.
@@partilhamusicosmica muito mais fácil bombear àgua pra cima em uma hidrelétrica, muito menos manutenção, menos dor de cabeça, tecnologia que a gente já conhece e usa.
Calculei que para ligar uma lâmpada de 100 w por 1 hora seria necessário elevar um peso de 370 kg a 100 m de altura. Se está correto, Imagina o tamanho do investimento p ligar a lâmpada.
Você possui uma coisa que está se tornando cada vez mais raro nos dias de hoje meu amigo. Parabéns! Para cada solução produzida com essa "energia verde" vem embutido e bem escondidinho uma dúzia de problemas pra explodir na bunda do povão que com essa falácia de salvar o mundo pagarão cada vez mais caro pela energia. Da maneira que as coisas vão, os que sobreviverem voltarão à idade da pedra e não terão nem capacidade de falar.
Loucura
Seu cálculo está correto, mas não considera as PERDAS que sempre ocorrem, no mundo real.Pelo menos 30 % a mais, devido às perdas.
@@Tibulace definitivamente, é um investimento muito alto p pouco retorno
@@Tibulace definitivamente, é um investimento muito alto p pouco retorno
tenho um relógio bem antigo que funciona assim, a cada 7 dias, tenho que levantar o peso dele, conforme vai descendo, vai girando os mecanismos, dura 7 dias exatamente.
Eu desde criança sempre tive essa ideia de gerar energia através da gravidade com algo pesado caindo para funcionar um gerador, desenhei até um projeto mas nunca fiz o protótico, o problema que encontrei foi na parte de subir novamente o peso pois consome parte da energia gerada, deixando pouca sobra para se usar, já pensei muito como fazer o peso subir de forma mecânica para não consumir energia, e essa é a parte mais complicada.
Até bolei um plano pra ela subir pela própria força mas nunca coloquei em prática, creio que minha ideia seja melhor do que todas essas apresentada no vídeo, o problema é que nunca tive a oportunidade de colocar em prática, apenas em desenhos e pequenos cálculos.
Eu queria saber sobre a usina de emborcasão MG ela está baixando o nivel de água estava 72.78 agora está 72.50 da sua capacidade ela vai baixar muito ? Queria ser enformado
Também concordo tenho essa dúvida
Isso já existe, hidrelétrica faz o mesmo com água e não blocos de concreto, mas é uma idéia, problema é gastar energia para elevar massa.
É um pouco diferente. No vídeo ele explica que o peso seria levantado quando os geradores estão com energia de sobra, falta de demanda. Por exemplo, a usina solar está em um determinado momento gerando 1 megawatt, mas a demanda é de 0,8 megawatt. Esses 0,2 megawatts seriam utilizados para erguer o peso, que posteriormente, à noite por exemplo, seria liberado para a rede. Esse tipo de engenhoca seria utizado a princípio em usinas eólicas e solares. Usina hidroelétrica a "bateria" dela é o próprio reservatório.
Este sistema existiu a muitos anos atrás, era usado principalmente para alimentar rádios transmissores
Não é nada novo ,quem.pesquisa sabe ,mas a.mesma ciências que dizia que isso não funcionava hoje tá usando a seu favor eles são uns merdas mesmo ,
Muito simples, planejem boas baterias , usar todos os projetos em conjunto para ter o máximo de desempenho possível ... Primeiramente energia gravitacional, segundo eólica terceiro de usinas ... O negócio e só armazenamento depois liberar .
Talvez eu tenha perdido algo, mas não há perda de energia no içamento? Não estaríamos só reservando o gasto energético de outras fontes para uso futuro?