Scooby Doo comete o maior crime que poderia com a obra original: O vilão não é alguém se passando por algo sobrenatural, é, de fato, algo sobrenatural. Se esvai toda a essência do desenho.
Eu li A Fantastica Fábrica de Chocolate, depois de ter assistido ao filme durante a minha infância toda, e a minha surpresa foi que o filme é muito melhor que o livro, o filme cria uma motivação real, que não tem no livro. No filme o Charlie fica com a fábrica, porque ele foi honesto e devolveu o doce, mesmo precisando do dinheiro, ele não traiu o Willy Wonka. Já no livro, o Charlie fica com a fábrica, porque foi o último que sobrou das crianças, no maior estilo "só tem tu, vai tu mesmo".
Não sabia da existência do livro, o final do remake do Tim Burton foi exatamente igual ao do livro, com o Charlie ganhando por ter sobrado, e eu sempre achei que o Tim tinha mudado o final original kkkkkkkkk
Li os livros O Senhor dos Anéis uns 10 anos antes dos filmes. Eu duvidava que iam conseguir filmar. Pra mim era impossível. Mas o sr. Peter Jackson me deixou boquiaberto ao fazer 4 belíssimos filmes de 4 horas perfeitamente adaptados. Ele teve que alterar algumas coisas, mas deixou mais perfeito pra telona. Foi incrível
Vi o filme do death note antes do anime e não achei tão ruim, dps que vi o anime fiquei me perguntando se realmente o filme era sobre o death note ksksk mudou completamente minha visão!
@@ninguem03227 dava pra ter algo mais decente mano, ou simplesmente criar uma história nova no msm universo. O personagem do anime é o oposto o do filme.
Quando eu assisti Lost, muitos anos depois de ser lançado, intercalei cada temporada com um episódio do Nerdcast que foi soltado na época. É um bom jeito de entender o que a comunidade teorizava, e deu pra viajar legal. Apesar do final horrível vale muito a jornada, a série é incrível
Gaveta, eu li o livro de Duna e no meu caso, eu tb achei que o Paul no filme como se tornando um tirano religioso, no livro ele deu mais a impressão que dente os futuros que ele enxergou ele seguiu o melhor caminho, mas tem tb a questão que no livro ele é como um escravo da própria lenda, tudo estava indo por um caminho que ele não gostava e não queria, mas não tinha como evitar, mesmo se ele morresse a lenda dele não morreria.
Eu tive a sua impressão dele nos livros com ele no filme, ele desde o início tá sendo "forçado" pelos Freeman a fazer tudo oq a profecia diz, e o diferencial é justamente q diferente dos outros q tentaram ele conseguiu. Ele não forçou ninguém a seguir ele( como a chani no filme não faz) ele enxerga a única possibilidade q teoricamente levaria arrakis a vitória contra o império e foi com tudo nela. Se ele n fizesse aquilo ele provavelmente teria seu fim no deserto ou por um ataque dos hakkonen. É uma oportunidade de mudar a situação mesmo q desencadeie uma guerra santa, é simplesmente inevitável
no livro tem mais tempo e mais situações pra mostrar o Paul ficando cada vez mais encurralado, chegando ao ponto de beber a água lá só pra poder escapar daquela situação, já no filme achei toda essa parte meio acelerada, mas como adaptação tá show!
Na real, muadib viu que mesmo q ele morrese, ele viraria um martir para os fremen e isso faria que eles devastassem a galaxia em seu nome, depois qu ele virou lider dos fremen nao tinha mais caminho de volta, e antes disso o unico caminho seria genocidio fremen.@@Chaplin1116
Na verdade, no livro é citado que o Paul não é um líder assim como seu pai que liderava pelo povo, na verdade era alguém cinzento que também manipulou as crenças para conseguir sua vingança (apesar de relutar seguir o caminho diretamente por saber que não teria mais volta)
Concordo em número, gênero e grau. As pessoas reclamaram que o primeiro filme era parado, que não acontecia nada. Eu li o livro antes do filme sair, e gente, é muito difícil de entender. Pra mim o primeiro filme foi brilhante, pq ele conseguiu explicar o funcionamento das coisas de uma forma que eu não tinha entendido no livro. E o segundo filme então foi um espetáculo. Amei todas as mudanças que foram feitas, principalmente com relação à Chani. Não achei que o Paul toma o caminho de um tirano, até pq ele resiste até o último minuto possível pra assumir a posição que ele deve ter.
@@rosanadarosaconte7855 Você já tinha o costume de ler livros desse tipo? Não achei nada díficil de ler, pra mim foi mais sofrivel ler Senhor dos aneis, mas isso por que eu não lia muito e quando lia eram livros "bestas"
Querido Gaveta, queria aproveitar esse espaço só para dizer que amo assistir seus vídeos por diversos motivos, o conteúdo é foooda, mas o seu jeito é um dos motivos! Além de criativo pra caramba, inteligente, engraçado, você é muito do bem! É um comentário aleatório, mas sério, que pessoa! Parabéns por tudo e obrigada por tudo que você nem imagina que proporciona para nós!
Gaveta, tu tocou num ponto extremamente importante e necessário. Se eu gostei de um filme que alguém não gostou não significa que alguém nessa história esteja errado, significa só que temos gostos diferentes. Tudo anda muito polarizado e muito politizado, nem filme a gente consegue ver em paz mais e qualquer coisa vira guerra hoje em dia.
Eu assisti Watchmen antes de ler a HQ e achei INCRÍVEL. Na vdd, até hoje acho um dos melhores filmes de heróis já criados. Li os quadrinhos depois, e ainda acho o filme INCRÍVEL., incluindo o final, que na minha opinião é bem melhor do que o da HQ. Duna foi o 1º livro que li na minha vida - com 11 anos de idade - e já li mais duas vezes desde então, e analisei o filme sob o olhar de um espectador, e na minha opinião deveriam ter MUDADO mais coisas no filme, que ele ficaria ainda melhor. Em todas as vezes que li o livro fiquei descontente com certos aspectos da história (detalhes) que na minha opinião poderiam ter alterado no filme e não o fizeram - cometendo os mesmos erros do livro. Mas ADOREI a parte 2 (nem tanto a parte 1) e aguardo agora o Messias de Duna (outro livro incrível).
O Omelete inteiro se perdeu, esse otário é o maior exemplo de como acabar com o maior portal de nerds do Brasil, pois hoje se não é essas polêmicas que os caras geram, eles são irrelevantes na cultura nerd que se criou no país.
Eu curti o filme dos Mamonas Assassinas, eu era criança nos anos 90 e acompanhei o sucesso da banda na TV e no Rádio. Acho que o filme me trouxe uma nostalgia que até me emocionei
Eu amei o Avatar do Shyamalan, achei lindo, o conceito das artes marciais nas dobras, os elementos, a relação com o budismo... Aí fui ver o desenho e nunca mais quis reassistir aquela bomba do live action!
Agora tem a série Live Action na Netflix, mas que eu comecei a assistir e não consegui terminar pois achei bem chata.... Mas mesma coisa, eu assisti tudo de Avatar em desenho, quando vai pro Live Action e tira as piadas machistas do Sokka por exemplo, eu já não gosto, pois no desenho isso tem um motivo, quando troca o guia espiritual do Aang do Roku pra Kioshi, eu tb não gosto, pois existe um motivo para ser o Rokku e fecha com o final....
@@felipedutra7092 Serie da Netflix me decepcionou demais e não acompanhar as temporadas seguintes, chega a me revoltar essa tonelada de pessoas afirmando que está fiel ao desenho sendo que a serie deturpou tudo da animação, ela so tem os nomes e o visual do desenho porque o restante foi tudo alterado de forma gritante, achei realmente agressivo, dormi no meio do ep que mantam o espirito da lua, muito triste ver uma fanbase apoiando aquilo e infelizmente isso dificulta muito que no futuro tenha outra adaptação realmente fiel. E da para ser 100% igual a animação mesmo que adorem negar isso e eu nem exijo esse tipo de coisa, mas a essência da animação não foi adaptada ali, o Sokka nao é o mesmo, katara, aang, zuko... O que está mais proximo é o Iroh e mesmo assim está há anos luz.
Lost é a melhor série de todas e ainda melhor assistindo de uma vez. Assisti da primeira vez e odiei o final, assisti depois de uma só vez e entendi o final. É perfeito.
Li Matéria Escura, amei tbm. Tô começando Recursão e realmente o Blake manda muito bem. Duna 2 me deixou o tempo pensando em toda a manipulação para controle através da religião e crenças. Não li os livros, acho mesmo é que a nossa vivência e/ou experiência é o grande determinante para o foco que nosso cérebro dá aos diferentes aspectos de qualquer obra. Belo vídeo, Gaveta!!!
12:16 Cara, eu também! Assim como dois amigos meus, fiquei hypado por conta do filme e fui ver os livros, mas a emoção e a personalidade presente no filme é realmente mt singular, os livros são bacanas, mas os personagens e o enredo nele não me trouxeram a mesma ligação que tive no filme. Um dos meus manos também resolveu começar logo pelo Silmarillion, que é uma penca de detalhamentos "extras" para o mundo da obra( Tolkien era viciado nisso), simplesmente não tankou e dropou
essa questão de "a época em que se assiste faz diferença" eu concordo bastante. Depois que a serie já tinha acabado, de eu saber tudo que se tinha pra saber, ouvir críticas positivas e negativas... no meio da pandemia eu comecei assistir "how i met your mother" e a serie me pegou, muito porque eu já tava morrendo de saudades dos meus amigos e toda aquela história em torno da gang falava muito comigo
Sim, todo momento as visões dele mostravam apenas as consequências relacionadas a ele e as pessoas próximas a ele. Talvez ele tenha tido outras visões, mas o filme faz questão de mostrar as visões ruins com acontecimentos trágicos para os que ele ama. Pode-se dizer que diferente do doutor estranho, ele foi egoísta ao pensar o tempo todo em quem ele se importava apenas.
Ele não escolhe caminho nenhum, ele é um escravo do próprio destino, no início está meio relutante quanto a isso, mas depois decide simplesmente abraçar seu lado tirano.
0:40 eu comecei a perceber isso quando comecei a ler o mangá de one piece e ver o povo que só acompanha o anime falando coisas que nunca aconteceram, as vezes colocam algo no anime que aconteceu de forma diferente no mangá, ou exageram, ou tiram algo, ou colocam algo que nunca aconteceu KKKKKKKKKKKKKKK é engraçado ver a diferença
Aqui no Brasil, no universo rosa, teve um caso bizarro no ano passado. A adaptação do livro Perdida da Carina Rissi vinha sendo prometida e divulgada ha anos. O livro é uma comédia romântica sobre uma mulher de vinte e poucos anos, moderna, desajeitada, que não acredita no amor e que, ao comprar um celular, por mágica, vai parar em 1830. Lá ela se apaixona pelo Ian e a história se desenvolve com os estranhamentos que ela sente e causa, as tentativas dela de voltar pra casa e, por fim, a escolha entre o sua vida no futuro ou ficar no passado com sua alma gêmea. Uma história água com açúcar fofinha. Um filminho pronto. Pois bem. Fizeram o filme e a única coisa que tem em comum, basicamente, são os nomes dos personagens. O filme virou sobre uma jovem que viaja para o passado, mas continua se vestindo se estivesse no presente, e tem como missão empoderar as garotas do século XIX, incentivando-as a fazerem o que elas quiserem. E no final, o empoderamento se resume a roupa e cabelo. A história de amor que é o cerne do livro fica lá jogada sem saber o motivo de existir, resumida em tão poucas cenas que fica sem sentido.
pois isso q eu nunca consigo comprar o argumento q constantemente fazem pra justificar alguma adaptação merda q fizeram de algum livro q as pessoas gostam: "a adaptação não precisa ser igual livro". Sim, é claro que não precisa ser exatamente igual ao livro, é uma adaptação pra uma mídia completamente diferente, mas se for pra pegar uma obra original, adaptar pra outra mídia e mudar completamente a história a ponto de q só os nomes dos personagens são os mesmos, por que que você está chamando isso de "adaptação" e colocou o nome da obra original no título? Sim, eu to puto com The Witcher da Netflix até hoje.
Gaveta, aproveitando a treta mais recente entre o Cillian Murphy e o Bradley Cooper, faz um vídeo sobre a diferença entre a escola americana e a escola britânica de atuação, sobre como o americana tem todo esse negócio de "Actor's Studio" e "Stella Adler", de se envolver com o personagem, etc, enquanto o britânico vai e simplesmente atua, como o Anthony Hopkins que, dizem, se preparou por alguns minutos e criou o jeito incrível do Hannibal Lecter falar.
Gaveta, ano passado eu maratonei post, nunca tinha visto antes e vi junto com a minha namorada que já tinha assistido. Eu tenho certeza que foi uma das coisas mais legais para assistir, não consegui parar por nada e ainda já revi algumas temporadas. Vale a pena ver (de novo)
Caramba Gaveta, bom demais ver vc falando isso pq foi exatamente a minha visão do filme, foi até estranho ver todo mundo falado isso e tals, sobre o paul se tornar um ditador, mas eu li exatamente como você, top!
Melhor coisa que aconteceu no TH-cam nos últimos tempos foi esse canal ganhar essa 🙌 Eu tbm acho que muda muito a interpretação caso já tenha lido o material original. Eu tive uma experiência bem interessante com Game of Thrones, já tinha lido os livros quando comecei a ver a série e foi curioso assistir quando a série ultrapassou os livros
Avatar n foi uma decepção pq pra mim nem chegou a ter espectativa, quando saiu a notícia q o "machismo do soka não cabe" eu já pensei - "a tá bom entt, entendi oq vão fazer". E o q fizeram foi só uma adaptação ok e divertidinha pra qm n conhece o desenho gostar e se interessar pelo desenho, mas pra qm gosta do desenho e entende a essência de avatar, foi só uma adaptação medíocre
Não concordo, eu particularmente gostei muito, msm assistindo Aang, Korra lendo as HQs e livros. Para a adaptação que foi feita, foi muito bem transposta. Puramente a minha opinião
Adorei o tema! É muito real mesmo! Hoje em dia eu já ajusto direito como vai ser minha experiência, tem coisa que eu só leio depois assistir, pra não "estragar" com as expectativas!
Eu não li os livros, mas tem o ponto no segundo filme em que realmente percebi o que estava rolando. Quando o Muadi'Dib vocifera para aquele monte de fremen e persuadia pessoa a pessoa, dizendo coisas do passado delas ou pensamentos delas, eu senti aquela vibe trágica. Uma pena que comecei achar aquilo engraçado porque aquilo me lembrou o Malafaia... Mas ainda capitei aquela vibe trágica, acreditei que fosse exatamente isso que foi construído no livro. Em nenhum momento pensei que esse fosse o caminho menos nocivo. A figura do Muadi'Dib para o Paul Atreides é sua mudança, é o destino trágico que o seu passado temia se tornar, mas está se tornando. Ao menos essa é a minha leitura no momento, acredito que isso vai mudar quando eu ler os livros e ver o próximo filme que provavelmente vai ser feito.
@@QuietnessClock no livro tmb é assim antes do Paul tomar a água da vida ele repete muitas vezes que lhe está destinado um "propósito terrível". No filme até deram um pouco de esperança em fazê-lo renunciar ao papel de Messias mas no livro ele tem sempre noção do seu destino inevitável...
isso sempre me faz lembrar de Percy Jackson. conheci a história por causa dos filmes e gostei muito, então li os livros (hoje em dia sou suuuper fã de tudo que o autor escreve kkkkk) e quando revi percebi o quão diferente a adaptação é, mas só porque é diferente não quer dizer que é tão ruim, afinal atraiu muitos fãs novos e hoje em dia ainda temos a série que é bem fiel ao original ❤
Dia #24 pedindo para o Gaveta fazer um vídeo sobre documentários de vida selvagem tipo Nosso Planeta que o povo filma até dentro de planta carnívora, formigueiro e até de fruta...sobre os slowmo e os time-lapse
Desde que assisti esse filme procurei varios videos que comentasse ele so por tentar se aproximar a experiências que tive vendo. Essa é sem duvidas o recorte mais interessante que vi nesses video sobre o filme, muito interessante esse convite a nos enxergar sobre essa lente mais ampla e distante
Eu vi Lost com minha mãe quando eu era adolescente, foi a primeira série de TV que nós duas assistimos, comprei os DVDs todos, mas como não tínhamos tanto tempo de ver televisão assim (eu escola e afins, enquanto minha mãe trabalhava muito) a gente conseguia ver um episódio por dia ou dois se tivéssemos sorte. Então, mesmo que eu não tenha visto na época de lançamento diário, eu posso dizer que foi uma das experiências mais iradas assistir Lost. Minha mãe e eu falamos dessa série até hoje e como era bom teorizar, por isso eu recomendaria fortemente quem não viu ir ver, mesmo que a experiência não seja mais como antigamente, ainda é algo que nunca mais vai se repetir com você depois que viver isso e que você irá lembrar com saudades.
Só uma correção: atualizar histórias não foi algo que Hollywood inventou, mas um fenômeno que acontece no mundo desde que as pessoas aprenderam a contar histórias. Na época do Shakespeare, por exemplo, ser original era visto como algo negativo, então todas as histórias dele são ou encenação de eventos reais (ou pelo menos a versão folclorizada desses eventos) ou recontos de histórias que já existiam (a história de dois jovens que se matam porque seu amor é proibido vem da Itália, mas tinha outra conotação). E dá pra dizer que isso também é fruto da tradição de se contar histórias oralmente em sociedades que não atualizavam/utilizam a escrita, já que cada pessoa que conta tem a liberdade de alterar a história da forma como melhor lhe convém. Aliás, existe toda uma teoria do autor Christopher Booker de que todas as histórias são variantes de Sete Tramas Básicas: 1) Derrota do Monstro (Drácula) 2) Do Lixo ao Luxo (Cinderela) 3) A Jornada (O Senhor dos Anéis) 4) Viagem e Retorno (As Crônicas de Nárnia) 5) Comédia - para além do humor e do tom leve, também envolve altas confusões com uma resolução simples e final feliz (O Grande Lebowski) 6) Tragédia (Romeu e Julieta) 7) Renascimento - o protagonista se torna uma pessoa melhor no final (Um Conto de Natal) E é por isso que a gente revira os olhos quando alguém reclama de falta de originalidade e novidade. A gente tá contando as mesmas histórias há MILÊNIOS. E, quando se fala em Hollywood, eles viciaram sociedades inteiras em uma estrutura de 3 atos, ao ponto que todo mundo reclama quando um filme não cumpre essa regra, como se ela sempre tivesse existido e fosse obrigatória. Então, sim, Hollywood limita muito a forma de se contar histórias e quais histórias verão a luz do dia (ou da tela), mas nunca é das limitações artificiais que as pessoas reclamam, só de fenômenos que literalmente sempre existiram na forma como a humanidade vive suas culturas.
O que vc passou com Watchmen eu passei com Ready Player 1. Achei o filme incrível até ler o livro, depois disso o filme me pareceu mais uma apresentação de slides de easter eggs com uma música legal de fundo
não existem "vilões". E recomendo que procure a etimologia e história contextual da palavra "vilão". E ainda sobre não existir vilões: o livro expressa bem isso. Tanto que sentimos empatia pelo protagonista e o entendemos, e fica fácil se perder com ele nesse caminho. Assim como na vida.
Gaveta assista a ''From'' (Origem) é uma série incrível e é muito semelhante a LOST, inclusive e produzida por um dos mesmos produtores de Lost e é atuado pelo ''Michal do lost'' Essa séria é perfeita pra voce, voce tem que ver
O vídeo tava bom demais, ai do nada você solta a informação que vai ter série de Dark Matter, pqp, esse livro eh foda! Eu não fazia ideia da serie, obrigado Gaveta, toma meu like
Por falar em adaptação, Gaveta, eu queria saber seu ponto de vista das críticas à primeira temporada de Percy Jackson - a maioria de nós achou a série bem monótona e chata, e eu acredito que o ponto principal é a falta de "mágica" na adaptação, algo que eu achei que também faltou no novo Peter Pan. Queria seu ponto de vista técnico do que faz essa falta de "mágica"
Todo mundo gostando da série, dizendo que ela era isso e aquilo, assisti e achei "ok". Mas eu achei essa série tão sem vida, tão sem sal, não sei se é por causa da filtro que usam, se é porque ela parece muito medíocre ou se ela é só ruim mesmo. Talvez eu não seja o público dela, por isso não me fisgou. Percy Jackson é tão meh...... Talvez se eu tivesse lido o livro quando era mais jovem, provavelmente eu teria um apreço a mais pela obra, mas pra mim Percy Jackson é uma obra que não fede e nem cheira
@@il7431 Eu sou totalmente apaixonada pelos livros. Eu achei que algumas mudanças na série foram boas, mas teriam sido melhor se ela tivesse cara de aventura e fantasia.
Gostei muito do filme "Watchmen", mesmo já tendo lido duas vezes a HQ, mas fica melhor na versão estendida de 4 horas. Inclui até a animação "Contos do cargueiro negro".
Lost vale muito a pena assistir. Coloquei minha esposa para ver e ela adorou (só não o final hahahahah). Mas tem que falar pra pessoa não procurar nada na internet ou vai perder ainda mais da experiência.
Até quem leu o primeiro livro antes do 2 na época pensou que o Paul era o herói magnífico, tanto que o Autor teve que fazer o livro 2 pra falar na cara do pessoal o real sentido do personagem do Paul Atreides
Eu, como fã de duna atrás dos livros, de verdade, me senti extremamente triste com algumas partes da adaptação. É lindo, sim, mas muitos eventos, que poderiam estar no filme, simplesmente foram cortados. E depois que eu descobri que o filho do Paul, Leto II é inexistente, que a Jéssica não reorganiza as moléculas do elixir, e que a Alia não mata o Barão (além de outros eventos como o Jantar inicial e etc), eu fiquei com um pé MUUUUUUITO atrás, quase que pre-meditando de que Duna seja mais sobre um espetáculo visual do que a retratação fiel do livro.
Cara, algumas mudanças são inevitáveis. Os fatos que você comentou não me incomodaram. No grande esquema das coisas, a Alia matar o Barão ou o Leto II nascer antes ou depois desses eventos é indiferente. Além disso o Paul fala que a mãe é treinada para lidar com venenos, sabe? Como ela faz isso é REALMENTE relevante?
@@FilipeAguiarCarvalho concordo, por isso o que me incomodou mesmo é a chani, entendo o motivo, mas ela deixou de ser a chani dele, ela era uma outra personagem que vai levar a um lugar diferente do livro, não to dizendo que é ruim, digo que não gostei, pq eu acho a relação deles no livro boa e gosto da chani de lá.
@@FilipeAguiarCarvalho a cena da Jéssica tem todo um destaque no livro, onde ela modifica a fórmula do veneno, mentalmente. O livro da ênfase na cena, assim como o livro da ênfase no último jantar antes de invadirem arrakis, que era uma cena que construía a Jéssica muito bem. Eu simplesmente não entendo como um detalhe tão rico foi retirado.
No caso o Martin já escreveu As crônicas de gelo e fogo visando a adaptação. Ele queria se tornar produtor e a melhor forma que ele encontrou foi ele mesmo fazer o material a ser adaptado e depois demandar a posição.
@@Vecchete O próprio Gaveta disse no vídeo, com o material pra adaptar eles mandaram bem em Game of Thrones, só deu ruim quando tiveram que criar toda a historia após os livros, os livros dessa serie nova deles já estão finalizados, então eu tenho certeza que vai ser uma ótima adaptação.
@@leolegendario1 eu discordo que eles mandaram tão bem assim. Se você for atrás das histórias envolvendo game of thrones, eles nem sequer leram os livros como muitos falam. Sem contar que mesmo com os livros, já a partir da quarta temporada já dava sinais de problemas se formando, e a quinta temporada foi o que chamam de pular o tubarão, foi bem ruim, e tinha livro de apoio... Faça o exercício de re-assistir tudo, e você percebe isso mais claramente.
No filme Duna não fica nítido o caminho futuro dele, mas temos falas que colocam a pulguinha atrás da orelha. para quem leu os livros e conhece o autor fica nítido para qual caminho o futuro aponta. Amei o filme exatamente por isso, como não li os livros só enxerguei esses acenos do roteiro para oq realmente está por vir depois que fiquei sabendo o acontece nos livros, achei uma construção linda, uma experiência incrível não só para quem já era fã dos livros.
Tenho problemas com a adaptação do Avatar? Sim, mas amei o tio Iroh e Zuko, a relação deles ficou muito bom (quando Iroh chorou, eu chorei junto), mas indo pra parte dos problemas, oq mais me pegou foi eles terem tentando adaptar tudo, juntando varias coisas ao mesmo tempo e não precisa, por que foi isso q funcionou pra mim no One Piece, eles pegaram a essência dos personagens que era o mais importante e deram foco nisso, tiraram umas coisinhas e tals mas o importante mesmo tava lá.
É bem interessante essa discussão. A nossa percepção pode ser muito diferente até mesmo em relação ao momento que você está assistindo o filme. Sobre o Duna no nosso vídeo no Canal a gente fala bastante disso. Eu [Werner] falo muito da minha percepção sem conhecer o original e o Luan fala da experiência dele sendo alguém que conhece os livros (mas não lembra tanto assim). Muito bom o vídeo.
Eu assisti essa porcaria toda e senti mais vontade de rever o desenho. E eu tô quase terminando o Livro 3 num velocidade muito maior do que eu maratonei o live action
Gaveta uma dica, se você não tiver visto, tem no TH-cam um documentário sobre o filme que teria sido feito "Duna de Jodorowsky". Um filme que sairia muito antes de Duna de 84. Teria sido um filme muito doido.
13:21 então mas só do fato do hessel ter visto milhões de filmes, era pra ele ter bagagem pra dizer que madame teia é horrível e que essa comparação com soldado invernal não tem sentido nenhum kkkk
Nem assisti ainda, mas sobre o título: Quando vc lê o livro, isso gera uma expectativa. Você não vai conhecer a obra, vai na expectativa de ver, a história que vc imaginou, lá na telona.
Ainda não vi o vídeo, mas sobre Avatar, eu vivi essa diferença. Eu assisti a série animada e pra mim a adaptação é, com muito esforço, um 5, pra minha namorada, que nunca tinha visto o desenho foi um sonoro 9 quase 10!
Gaveta, essa sua análise considerando diferentes pontos de vista é um alento. Na internet de hoje é tudo preto e branco, bem contra o mal e você conseguiu capturar exatamente o que é ser "razoável" no mundo de hoje. Tem gente que gosta, e tem gente que não gosta. E beleza! É isso aí mesmo!
Vou falar a mesma coisa que disse em um vídeo do Michel Arouca. Lost é a minha série favorita, não se deixe enganar com q as pessoas falam de ruim da série, independente do final que ficou a desejar (q eu não acho um final horrível) vale a pena ser vista! 😊❤
A série "O Homem do Castelo Alto" é objetivamente melhor que o livro. Livros e filmes/séries são muito diferentes. Em audiovisual, precisa fazer cortes e mexer uns detalhes pra não ficar chato de assistir.
@@jeffaugusto bem, eu só vi a primeira temporada. Devido a um problema médico chamado "procastinação" eu não vi o resto. Mas ela sozinha já é melhor, porque no livro, o Joe e o John Smith simplesmente não existem. E pelo menos 1/3 do livro inteiro se resume a reflexões a respeito da filosofia japonesa.
@@RigbyWilde Não sabia disso, boa parte da graça da série tá na existência desses 2 personagens. Diria que o John carrega a série nas costas em vários momentos.
Uma adaptação que ficou muito boa, embora tenha sido bem diferente do livro, foi o Nome da Rosa. De fato, quando eu li o livro, não conseguia imaginar que se poderia fazer um filme com aquele enredo. Mas os roteiristas e o diretor Jean-Jacques Annaud foram habilidosos em focar a história mais nas habilidades investigativas do protagonista e, claro, escalar o Sean Connery para o papel.
vi Capitu e o Capítulo hoje mesmo e é muito isso, quem leu o livro tem uma percepção totalmente diferente do filme. No começo ele mostra os olhos da Capitu com o som de mar ao fundo, algo que quem conhece a obra original vai entender de cara
Eu fiz a besteira de primeiro ler o livro "Caçada ao outubro vermelho" e depois o filme. Depois disso, aprendi que o livro é sempre mais, rico, mais cheio de nuances, então sempre vejo o filme primeiro pra não perder a graça.
Isso da adaptação é super real. A série scream queens mesmo é basicamente o mesmo conceito de Heathers com algumas mudanças. Heathers esse que inspirou Mean Girls.
Eu trabapho com musica e adoro ver suas reflexoes gaveta. Sao totalmente sobre estetica amo! Queria que ouvesse um canal assim d musica. Eu por exemplo nao gosto de artistas como um todo mas tem obras legais. Eu li o senhor dos aneis esses dias e achei mt daora como foi feita a adaptacao no cinema. É bem mais concisa a historia e tem outro fato tbm que o narrador da uns spoilers doq vai acontecer no futuro. O gandalf é o mestre que comanda toda parada, o jogador jogando xadrez. Isso no livro é mais conciso, outra coisa tambem e que o sam na verdade que é o heroi no livro no final fica ainda mais claro. Enquanto no filme é meio que todo mundo e o frodo um degrau acima. Kkkkkkkkk
Gavetinha, análise audiovisual não é só filme e série, mas também música, faz um top 10 de melhores edições em vídeo clipes, baseados na sua opinião, pfvr〜(꒪꒳꒪)〜
Eu tive exatamente a mesma experiência q o gaveta teve com whatcman, só q com V de vingança. É o meu filme favorito até hj, mas depois li a hq (do mesmo escritor q whatcman até), depois q revi o filme eu vi como é MUITO diferente.
Tem muitas séries que eu acho que dependem da frequência em q irão ser assistidas, por exemplo, uma série q é lançada semanalmente gera mt mais assuntos, teorias e td mais do que uma série q é postada inteira, além de que esse tempo de espera gera uma ansiedade e curiosidade que ao meu ver podem beneficiar a obra. Por isso eu acredito que as séries da netflix vem sofrendo muito, óbvio que tem outros motivos tb, mas esse é um dos pontos que ao meu ver não geram o engajamento esperado nessa plataforma
Uma das coisas que tornaram as melhores séries tão populares foi o fato de serem lançadas um episódio por vez Esse tempo pro publico discutir e criar teorias encima da série é super importante Lançar a temporada inteira de uma vez é a maior cagada que poderiam fazer, séries ótimas viram uma sensação por alguns dias e morrem
esse exemplo de adaptação que pode agradar a quem nunca viu o material original realmente é verdade, eu vi jogador número 1 e amei, não sei se é uma boa adaptação, mas eu achei um bom filme.
"nem tudo que eu gosto é bom, e nem tudo que é bom eu gosto" - Eduardo Spohr
Essa frase é libertadora
13:04 "Não existe filme perfeito pra todo mundo" e o filme do Scooby doo aparecendo ali do lado kkkkkj
Errado não ta, o filme do scooby doo é perfeito ksks
Eu acho legal mas tá longe de ser perfeito se vc for comparar com o desenho original, o terror foi quase todo embora.
Quem é a mocreia velha?
Scooby doo é perfeito não tem como
Scooby Doo comete o maior crime que poderia com a obra original: O vilão não é alguém se passando por algo sobrenatural, é, de fato, algo sobrenatural.
Se esvai toda a essência do desenho.
Gaveta faz uma analise do Jordan Peele
Ator da globo comentando nos vídeos do gaveta agora slk
Sempre esqueço que vc assiste o gaveta
Eu li A Fantastica Fábrica de Chocolate, depois de ter assistido ao filme durante a minha infância toda, e a minha surpresa foi que o filme é muito melhor que o livro, o filme cria uma motivação real, que não tem no livro. No filme o Charlie fica com a fábrica, porque ele foi honesto e devolveu o doce, mesmo precisando do dinheiro, ele não traiu o Willy Wonka. Já no livro, o Charlie fica com a fábrica, porque foi o último que sobrou das crianças, no maior estilo "só tem tu, vai tu mesmo".
Não sabia da existência do livro, o final do remake do Tim Burton foi exatamente igual ao do livro, com o Charlie ganhando por ter sobrado, e eu sempre achei que o Tim tinha mudado o final original kkkkkkkkk
Então a realidade é que a fantástica fabrica de chocolate é um battle royale disfarçado
@@animadeino389 É um desafio do mr beast
Gaveta, uma sugestão de vídeo: top 10 parcerias entre atores e diretores (ex: o Cillian Murphy que sempre é escalado pra um filme do Nolan)
Up
Se for pra pegar todo mundo que trabalha com o Nolan tem uma listinha ksksksks
up
up
DI Caprio e Scorcese
Li os livros O Senhor dos Anéis uns 10 anos antes dos filmes. Eu duvidava que iam conseguir filmar. Pra mim era impossível. Mas o sr. Peter Jackson me deixou boquiaberto ao fazer 4 belíssimos filmes de 4 horas perfeitamente adaptados. Ele teve que alterar algumas coisas, mas deixou mais perfeito pra telona. Foi incrível
@Rafaelnunes1991 o quarto é o Hobbit né não?
4 (quatro)?
@@LeonardoRodrigues1 Erro de digitação...🤭
Vi o filme do death note antes do anime e não achei tão ruim, dps que vi o anime fiquei me perguntando se realmente o filme era sobre o death note ksksk mudou completamente minha visão!
eu vi os dois e gostei dos dois hahahaha acho o death note um filme bem massa pra sessão da tarde
Eu duvido que tinha como adaptar o anime e passar a mesma impressão, ele é trabalhado e viajado demais pra transformar em 1h30 de live action
@@ninguem03227 dava pra ter algo mais decente mano, ou simplesmente criar uma história nova no msm universo.
O personagem do anime é o oposto o do filme.
@@ninguem03227 tem dois filmes japoneses do Death Note, eu gostei
Quando eu assisti Lost, muitos anos depois de ser lançado, intercalei cada temporada com um episódio do Nerdcast que foi soltado na época. É um bom jeito de entender o que a comunidade teorizava, e deu pra viajar legal. Apesar do final horrível vale muito a jornada, a série é incrível
Gaveta, eu li o livro de Duna e no meu caso, eu tb achei que o Paul no filme como se tornando um tirano religioso, no livro ele deu mais a impressão que dente os futuros que ele enxergou ele seguiu o melhor caminho, mas tem tb a questão que no livro ele é como um escravo da própria lenda, tudo estava indo por um caminho que ele não gostava e não queria, mas não tinha como evitar, mesmo se ele morresse a lenda dele não morreria.
Eu tive a sua impressão dele nos livros com ele no filme, ele desde o início tá sendo "forçado" pelos Freeman a fazer tudo oq a profecia diz, e o diferencial é justamente q diferente dos outros q tentaram ele conseguiu. Ele não forçou ninguém a seguir ele( como a chani no filme não faz) ele enxerga a única possibilidade q teoricamente levaria arrakis a vitória contra o império e foi com tudo nela. Se ele n fizesse aquilo ele provavelmente teria seu fim no deserto ou por um ataque dos hakkonen. É uma oportunidade de mudar a situação mesmo q desencadeie uma guerra santa, é simplesmente inevitável
no livro tem mais tempo e mais situações pra mostrar o Paul ficando cada vez mais encurralado, chegando ao ponto de beber a água lá só pra poder escapar daquela situação, já no filme achei toda essa parte meio acelerada, mas como adaptação tá show!
Na real, muadib viu que mesmo q ele morrese, ele viraria um martir para os fremen e isso faria que eles devastassem a galaxia em seu nome, depois qu ele virou lider dos fremen nao tinha mais caminho de volta, e antes disso o unico caminho seria genocidio fremen.@@Chaplin1116
Na verdade, no livro é citado que o Paul não é um líder assim como seu pai que liderava pelo povo, na verdade era alguém cinzento que também manipulou as crenças para conseguir sua vingança (apesar de relutar seguir o caminho diretamente por saber que não teria mais volta)
Li o livro depois de ver a primeira parte de Duna, e hoje gosto do livro e sou fanzaço do filme. Pra mim, Villeneuve melhorou tudo que mexeu
Concordo em número, gênero e grau. As pessoas reclamaram que o primeiro filme era parado, que não acontecia nada. Eu li o livro antes do filme sair, e gente, é muito difícil de entender. Pra mim o primeiro filme foi brilhante, pq ele conseguiu explicar o funcionamento das coisas de uma forma que eu não tinha entendido no livro. E o segundo filme então foi um espetáculo. Amei todas as mudanças que foram feitas, principalmente com relação à Chani. Não achei que o Paul toma o caminho de um tirano, até pq ele resiste até o último minuto possível pra assumir a posição que ele deve ter.
@@rosanadarosaconte7855 Você já tinha o costume de ler livros desse tipo? Não achei nada díficil de ler, pra mim foi mais sofrivel ler Senhor dos aneis, mas isso por que eu não lia muito e quando lia eram livros "bestas"
O CRAVO E A ROSA é adaptação da Megera Domada também. Melhor novela ever.
Vinha comentar isso kkkk
Vdd!!! Amo demais!
Outra adaptação que a globo fez várias novelas foi do conde de monte cristo
Avenida Brasil é muito, mais é muito parecido com uma série Revenger
@@hebertontorres87"- Vcs não sabem o prazer que é estar de volta "
Querido Gaveta, queria aproveitar esse espaço só para dizer que amo assistir seus vídeos por diversos motivos, o conteúdo é foooda, mas o seu jeito é um dos motivos! Além de criativo pra caramba, inteligente, engraçado, você é muito do bem! É um comentário aleatório, mas sério, que pessoa! Parabéns por tudo e obrigada por tudo que você nem imagina que proporciona para nós!
Gaveta, tu tocou num ponto extremamente importante e necessário. Se eu gostei de um filme que alguém não gostou não significa que alguém nessa história esteja errado, significa só que temos gostos diferentes. Tudo anda muito polarizado e muito politizado, nem filme a gente consegue ver em paz mais e qualquer coisa vira guerra hoje em dia.
Eu assisti Watchmen antes de ler a HQ e achei INCRÍVEL. Na vdd, até hoje acho um dos melhores filmes de heróis já criados. Li os quadrinhos depois, e ainda acho o filme INCRÍVEL., incluindo o final, que na minha opinião é bem melhor do que o da HQ.
Duna foi o 1º livro que li na minha vida - com 11 anos de idade - e já li mais duas vezes desde então, e analisei o filme sob o olhar de um espectador, e na minha opinião deveriam ter MUDADO mais coisas no filme, que ele ficaria ainda melhor. Em todas as vezes que li o livro fiquei descontente com certos aspectos da história (detalhes) que na minha opinião poderiam ter alterado no filme e não o fizeram - cometendo os mesmos erros do livro. Mas ADOREI a parte 2 (nem tanto a parte 1) e aguardo agora o Messias de Duna (outro livro incrível).
O Hessel já virou uma paródia de si mesmo, independente da percepção.
Esse cara já se perdeu no próprio personagem.
@@cintiacristina5226 há 80 anos...
literalmente isso, ele virou um ator, um personagem
O Omelete inteiro se perdeu, esse otário é o maior exemplo de como acabar com o maior portal de nerds do Brasil, pois hoje se não é essas polêmicas que os caras geram, eles são irrelevantes na cultura nerd que se criou no país.
é chover no molhado dizer isso mas pqp..... A edição dos vídeos e os timings das piadas do gaveta é SENSACIONAL!
Eu curti o filme dos Mamonas Assassinas, eu era criança nos anos 90 e acompanhei o sucesso da banda na TV e no Rádio. Acho que o filme me trouxe uma nostalgia que até me emocionei
Eu amei o Avatar do Shyamalan, achei lindo, o conceito das artes marciais nas dobras, os elementos, a relação com o budismo... Aí fui ver o desenho e nunca mais quis reassistir aquela bomba do live action!
Agora tem a série Live Action na Netflix, mas que eu comecei a assistir e não consegui terminar pois achei bem chata.... Mas mesma coisa, eu assisti tudo de Avatar em desenho, quando vai pro Live Action e tira as piadas machistas do Sokka por exemplo, eu já não gosto, pois no desenho isso tem um motivo, quando troca o guia espiritual do Aang do Roku pra Kioshi, eu tb não gosto, pois existe um motivo para ser o Rokku e fecha com o final....
Eu já ia te esculhambar. Eu tive uma experiência parecida, vi o filme primeiro.
Eu tbm me senti mais proximo do filme q da Série
@@felipedutra7092 Serie da Netflix me decepcionou demais e não acompanhar as temporadas seguintes, chega a me revoltar essa tonelada de pessoas afirmando que está fiel ao desenho sendo que a serie deturpou tudo da animação, ela so tem os nomes e o visual do desenho porque o restante foi tudo alterado de forma gritante, achei realmente agressivo, dormi no meio do ep que mantam o espirito da lua, muito triste ver uma fanbase apoiando aquilo e infelizmente isso dificulta muito que no futuro tenha outra adaptação realmente fiel.
E da para ser 100% igual a animação mesmo que adorem negar isso e eu nem exijo esse tipo de coisa, mas a essência da animação não foi adaptada ali, o Sokka nao é o mesmo, katara, aang, zuko... O que está mais proximo é o Iroh e mesmo assim está há anos luz.
Lost é a melhor série de todas e ainda melhor assistindo de uma vez. Assisti da primeira vez e odiei o final, assisti depois de uma só vez e entendi o final. É perfeito.
Gaveta, Saltburn é uma atualização de O Talentoso Ripley.
Confirmando o que vc falou.
Abraços.
Parabéns pela matéria !
15:46 - Drácula de Bram Stoker é dificílimo de adaptar porque é todo escrito em diários, mesmo assim a adaptação do Francis Coppolla ficou muito boa!
O fdp inseriu o tomsnce entre Mina e Dracula.
A adaptação de 1977 com Louis Jordan não tem essa bobagem.
Li Matéria Escura, amei tbm. Tô começando Recursão e realmente o Blake manda muito bem.
Duna 2 me deixou o tempo pensando em toda a manipulação para controle através da religião e crenças. Não li os livros, acho mesmo é que a nossa vivência e/ou experiência é o grande determinante para o foco que nosso cérebro dá aos diferentes aspectos de qualquer obra.
Belo vídeo, Gaveta!!!
12:16 Cara, eu também! Assim como dois amigos meus, fiquei hypado por conta do filme e fui ver os livros, mas a emoção e a personalidade presente no filme é realmente mt singular, os livros são bacanas, mas os personagens e o enredo nele não me trouxeram a mesma ligação que tive no filme.
Um dos meus manos também resolveu começar logo pelo Silmarillion, que é uma penca de detalhamentos "extras" para o mundo da obra( Tolkien era viciado nisso), simplesmente não tankou e dropou
essa questão de "a época em que se assiste faz diferença" eu concordo bastante. Depois que a serie já tinha acabado, de eu saber tudo que se tinha pra saber, ouvir críticas positivas e negativas... no meio da pandemia eu comecei assistir "how i met your mother" e a serie me pegou, muito porque eu já tava morrendo de saudades dos meus amigos e toda aquela história em torno da gang falava muito comigo
no filme de duna pra mim o que o paul escolhe não é o caminho que vai matar menos gente e sim o caminho que não vai matar a Chani
Sim, todo momento as visões dele mostravam apenas as consequências relacionadas a ele e as pessoas próximas a ele. Talvez ele tenha tido outras visões, mas o filme faz questão de mostrar as visões ruins com acontecimentos trágicos para os que ele ama. Pode-se dizer que diferente do doutor estranho, ele foi egoísta ao pensar o tempo todo em quem ele se importava apenas.
O Muadi'Dib tem algo que os psicólogos chamam de "Síndrome de Eren Yeager" é uma condição que pode se desdobrar facilmente em um g3n0cídio.
Mas no fim ninguém se feriu, só o coração dos pombinhos kkkkkkkk dificilmente seria egoísta
E por isso amamos duna, estamos do lado de um personagem que é beira ser um violão.@@Vecchete
Ele não escolhe caminho nenhum, ele é um escravo do próprio destino, no início está meio relutante quanto a isso, mas depois decide simplesmente abraçar seu lado tirano.
0:40 eu comecei a perceber isso quando comecei a ler o mangá de one piece e ver o povo que só acompanha o anime falando coisas que nunca aconteceram, as vezes colocam algo no anime que aconteceu de forma diferente no mangá, ou exageram, ou tiram algo, ou colocam algo que nunca aconteceu KKKKKKKKKKKKKKK é engraçado ver a diferença
Aqui no Brasil, no universo rosa, teve um caso bizarro no ano passado.
A adaptação do livro Perdida da Carina Rissi vinha sendo prometida e divulgada ha anos.
O livro é uma comédia romântica sobre uma mulher de vinte e poucos anos, moderna, desajeitada, que não acredita no amor e que, ao comprar um celular, por mágica, vai parar em 1830. Lá ela se apaixona pelo Ian e a história se desenvolve com os estranhamentos que ela sente e causa, as tentativas dela de voltar pra casa e, por fim, a escolha entre o sua vida no futuro ou ficar no passado com sua alma gêmea.
Uma história água com açúcar fofinha. Um filminho pronto.
Pois bem. Fizeram o filme e a única coisa que tem em comum, basicamente, são os nomes dos personagens.
O filme virou sobre uma jovem que viaja para o passado, mas continua se vestindo se estivesse no presente, e tem como missão empoderar as garotas do século XIX, incentivando-as a fazerem o que elas quiserem. E no final, o empoderamento se resume a roupa e cabelo.
A história de amor que é o cerne do livro fica lá jogada sem saber o motivo de existir, resumida em tão poucas cenas que fica sem sentido.
pois isso q eu nunca consigo comprar o argumento q constantemente fazem pra justificar alguma adaptação merda q fizeram de algum livro q as pessoas gostam: "a adaptação não precisa ser igual livro". Sim, é claro que não precisa ser exatamente igual ao livro, é uma adaptação pra uma mídia completamente diferente, mas se for pra pegar uma obra original, adaptar pra outra mídia e mudar completamente a história a ponto de q só os nomes dos personagens são os mesmos, por que que você está chamando isso de "adaptação" e colocou o nome da obra original no título?
Sim, eu to puto com The Witcher da Netflix até hoje.
Nem sabia que tinha filme, mas realmente não quero assistir
18:47 comecei a ver Lost ano passado e é excepcional. Lost é maior q os mistérios e teorias dela própria
Gaveta, aproveitando a treta mais recente entre o Cillian Murphy e o Bradley Cooper, faz um vídeo sobre a diferença entre a escola americana e a escola britânica de atuação, sobre como o americana tem todo esse negócio de "Actor's Studio" e "Stella Adler", de se envolver com o personagem, etc, enquanto o britânico vai e simplesmente atua, como o Anthony Hopkins que, dizem, se preparou por alguns minutos e criou o jeito incrível do Hannibal Lecter falar.
É um assunto muito interessante, fiquei curiosa pra saber mais agora
Up
Gaveta, ano passado eu maratonei post, nunca tinha visto antes e vi junto com a minha namorada que já tinha assistido. Eu tenho certeza que foi uma das coisas mais legais para assistir, não consegui parar por nada e ainda já revi algumas temporadas. Vale a pena ver (de novo)
Caramba Gaveta, bom demais ver vc falando isso pq foi exatamente a minha visão do filme, foi até estranho ver todo mundo falado isso e tals, sobre o paul se tornar um ditador, mas eu li exatamente como você, top!
Melhor coisa que aconteceu no TH-cam nos últimos tempos foi esse canal ganhar essa 🙌
Eu tbm acho que muda muito a interpretação caso já tenha lido o material original. Eu tive uma experiência bem interessante com Game of Thrones, já tinha lido os livros quando comecei a ver a série e foi curioso assistir quando a série ultrapassou os livros
Avatar n foi uma decepção pq pra mim nem chegou a ter espectativa, quando saiu a notícia q o "machismo do soka não cabe" eu já pensei - "a tá bom entt, entendi oq vão fazer". E o q fizeram foi só uma adaptação ok e divertidinha pra qm n conhece o desenho gostar e se interessar pelo desenho, mas pra qm gosta do desenho e entende a essência de avatar, foi só uma adaptação medíocre
Concordo, mas já tinha desistido quando os autores saíram do projeto.
Quando os criadores do desenho saíram, minhas expectativas já foram pro chão
Se houver asserção mais vaga que "a essência de (insira qualquer coisa)", eu desconheço.
Não concordo, eu particularmente gostei muito, msm assistindo Aang, Korra lendo as HQs e livros. Para a adaptação que foi feita, foi muito bem transposta. Puramente a minha opinião
@@danilooliveira314 Mal sabe tu que os criadores que botaram mão no episódio 1 kkkk prova que eles iriam fazer diferente também
Adorei o tema! É muito real mesmo!
Hoje em dia eu já ajusto direito como vai ser minha experiência, tem coisa que eu só leio depois assistir, pra não "estragar" com as expectativas!
Eu como DUNERO e adorador dos livros pode confirmar que o Gaveta foi fiel sobre como são os livros
Eu não li os livros, mas tem o ponto no segundo filme em que realmente percebi o que estava rolando. Quando o Muadi'Dib vocifera para aquele monte de fremen e persuadia pessoa a pessoa, dizendo coisas do passado delas ou pensamentos delas, eu senti aquela vibe trágica. Uma pena que comecei achar aquilo engraçado porque aquilo me lembrou o Malafaia... Mas ainda capitei aquela vibe trágica, acreditei que fosse exatamente isso que foi construído no livro. Em nenhum momento pensei que esse fosse o caminho menos nocivo. A figura do Muadi'Dib para o Paul Atreides é sua mudança, é o destino trágico que o seu passado temia se tornar, mas está se tornando. Ao menos essa é a minha leitura no momento, acredito que isso vai mudar quando eu ler os livros e ver o próximo filme que provavelmente vai ser feito.
@@QuietnessClock no livro tmb é assim antes do Paul tomar a água da vida ele repete muitas vezes que lhe está destinado um "propósito terrível". No filme até deram um pouco de esperança em fazê-lo renunciar ao papel de Messias mas no livro ele tem sempre noção do seu destino inevitável...
@@AUTUN0 Caramba, que coincidência.
isso sempre me faz lembrar de Percy Jackson. conheci a história por causa dos filmes e gostei muito, então li os livros (hoje em dia sou suuuper fã de tudo que o autor escreve kkkkk) e quando revi percebi o quão diferente a adaptação é, mas só porque é diferente não quer dizer que é tão ruim, afinal atraiu muitos fãs novos e hoje em dia ainda temos a série que é bem fiel ao original ❤
Dia #24 pedindo para o Gaveta fazer um vídeo sobre documentários de vida selvagem tipo Nosso Planeta que o povo filma até dentro de planta carnívora, formigueiro e até de fruta...sobre os slowmo e os time-lapse
Seria um tema interessante
Interessante
Please @gaveta
Up
Por favor!
Desde que assisti esse filme procurei varios videos que comentasse ele so por tentar se aproximar a experiências que tive vendo. Essa é sem duvidas o recorte mais interessante que vi nesses video sobre o filme, muito interessante esse convite a nos enxergar sobre essa lente mais ampla e distante
Eu vi Lost com minha mãe quando eu era adolescente, foi a primeira série de TV que nós duas assistimos, comprei os DVDs todos, mas como não tínhamos tanto tempo de ver televisão assim (eu escola e afins, enquanto minha mãe trabalhava muito) a gente conseguia ver um episódio por dia ou dois se tivéssemos sorte. Então, mesmo que eu não tenha visto na época de lançamento diário, eu posso dizer que foi uma das experiências mais iradas assistir Lost. Minha mãe e eu falamos dessa série até hoje e como era bom teorizar, por isso eu recomendaria fortemente quem não viu ir ver, mesmo que a experiência não seja mais como antigamente, ainda é algo que nunca mais vai se repetir com você depois que viver isso e que você irá lembrar com saudades.
Só uma correção: atualizar histórias não foi algo que Hollywood inventou, mas um fenômeno que acontece no mundo desde que as pessoas aprenderam a contar histórias. Na época do Shakespeare, por exemplo, ser original era visto como algo negativo, então todas as histórias dele são ou encenação de eventos reais (ou pelo menos a versão folclorizada desses eventos) ou recontos de histórias que já existiam (a história de dois jovens que se matam porque seu amor é proibido vem da Itália, mas tinha outra conotação). E dá pra dizer que isso também é fruto da tradição de se contar histórias oralmente em sociedades que não atualizavam/utilizam a escrita, já que cada pessoa que conta tem a liberdade de alterar a história da forma como melhor lhe convém.
Aliás, existe toda uma teoria do autor Christopher Booker de que todas as histórias são variantes de Sete Tramas Básicas:
1) Derrota do Monstro (Drácula)
2) Do Lixo ao Luxo (Cinderela)
3) A Jornada (O Senhor dos Anéis)
4) Viagem e Retorno (As Crônicas de Nárnia)
5) Comédia - para além do humor e do tom leve, também envolve altas confusões com uma resolução simples e final feliz (O Grande Lebowski)
6) Tragédia (Romeu e Julieta)
7) Renascimento - o protagonista se torna uma pessoa melhor no final (Um Conto de Natal)
E é por isso que a gente revira os olhos quando alguém reclama de falta de originalidade e novidade. A gente tá contando as mesmas histórias há MILÊNIOS. E, quando se fala em Hollywood, eles viciaram sociedades inteiras em uma estrutura de 3 atos, ao ponto que todo mundo reclama quando um filme não cumpre essa regra, como se ela sempre tivesse existido e fosse obrigatória. Então, sim, Hollywood limita muito a forma de se contar histórias e quais histórias verão a luz do dia (ou da tela), mas nunca é das limitações artificiais que as pessoas reclamam, só de fenômenos que literalmente sempre existiram na forma como a humanidade vive suas culturas.
Apaixonei fácil, namoral ❤
É incrivel como tudo que você cita, seja filme, série, desenho ou até LIVRO, eu me interesso em ler kkkk
Cé é brabo Gaveta
Gaveta, faz um vídeo da tierlist dos filmes e séries de Star Wars 👀
O que vc passou com Watchmen eu passei com Ready Player 1.
Achei o filme incrível até ler o livro, depois disso o filme me pareceu mais uma apresentação de slides de easter eggs com uma música legal de fundo
Sei não Gaveta, no Duna 2 é bem claro que o Paul ta virando vilão, ele mesmo diz isso várias vezes, durante os 2 filmes
não existem "vilões". E recomendo que procure a etimologia e história contextual da palavra "vilão".
E ainda sobre não existir vilões: o livro expressa bem isso. Tanto que sentimos empatia pelo protagonista e o entendemos, e fica fácil se perder com ele nesse caminho. Assim como na vida.
Simplesmente gaveta trazendo melhores conteúdos, meu padrinho eu adoro te assistir chapado ❤️
Gaveta assista a ''From'' (Origem) é uma série incrível e é muito semelhante a LOST, inclusive e produzida por um dos mesmos produtores de Lost e é atuado pelo ''Michal do lost'' Essa séria é perfeita pra voce, voce tem que ver
O vídeo tava bom demais, ai do nada você solta a informação que vai ter série de Dark Matter, pqp, esse livro eh foda! Eu não fazia ideia da serie, obrigado Gaveta, toma meu like
Por falar em adaptação, Gaveta, eu queria saber seu ponto de vista das críticas à primeira temporada de Percy Jackson - a maioria de nós achou a série bem monótona e chata, e eu acredito que o ponto principal é a falta de "mágica" na adaptação, algo que eu achei que também faltou no novo Peter Pan. Queria seu ponto de vista técnico do que faz essa falta de "mágica"
Todo mundo gostando da série, dizendo que ela era isso e aquilo, assisti e achei "ok". Mas eu achei essa série tão sem vida, tão sem sal, não sei se é por causa da filtro que usam, se é porque ela parece muito medíocre ou se ela é só ruim mesmo. Talvez eu não seja o público dela, por isso não me fisgou. Percy Jackson é tão meh...... Talvez se eu tivesse lido o livro quando era mais jovem, provavelmente eu teria um apreço a mais pela obra, mas pra mim Percy Jackson é uma obra que não fede e nem cheira
@@il7431 Eu sou totalmente apaixonada pelos livros. Eu achei que algumas mudanças na série foram boas, mas teriam sido melhor se ela tivesse cara de aventura e fantasia.
Avatar ficou incrível! Duna muito mais e ponto final! ❤ Paz
Recomendo fortemente ver o desenho de Avatar. Foda demais, lições pra vida toda. ♥
Gaveta e seus vídeos PRECIOSOS ❤❤❤❤ Putz, equipe Gaveta, vcs tão de Parabéns! Excelente ❤
Gostei muito do filme "Watchmen", mesmo já tendo lido duas vezes a HQ, mas fica melhor na versão estendida de 4 horas. Inclui até a animação "Contos do cargueiro negro".
Lost vale muito a pena assistir. Coloquei minha esposa para ver e ela adorou (só não o final hahahahah). Mas tem que falar pra pessoa não procurar nada na internet ou vai perder ainda mais da experiência.
Falando em adaptação: cade cavaleiros do zodíaco, review do caos?
Esse vídeo vai ser hilário!
Salve Gaveta, você podia fazer um vídeo falando da saga Como Treinar o Seu Dragão, e falar da belíssima trilha sonora também. Valeu.
Dia 14 pedindo pro Gaveta falar de mais diretores como o David Fincher, assim como o meu héroi Marcus Vinicius eu não irei desistir.
Tava procurando seu coment
Apoio máximo.
@@sethmobit obrigado pelo apoio contínuo amigão.
@@rogerwillians9937 muito obrigado
@@edneypina168 é noix 🙌🏽 uma hora dá certo
Até quem leu o primeiro livro antes do 2 na época pensou que o Paul era o herói magnífico, tanto que o Autor teve que fazer o livro 2 pra falar na cara do pessoal o real sentido do personagem do Paul Atreides
Eu, como fã de duna atrás dos livros, de verdade, me senti extremamente triste com algumas partes da adaptação. É lindo, sim, mas muitos eventos, que poderiam estar no filme, simplesmente foram cortados. E depois que eu descobri que o filho do Paul, Leto II é inexistente, que a Jéssica não reorganiza as moléculas do elixir, e que a Alia não mata o Barão (além de outros eventos como o Jantar inicial e etc), eu fiquei com um pé MUUUUUUITO atrás, quase que pre-meditando de que Duna seja mais sobre um espetáculo visual do que a retratação fiel do livro.
Cara, algumas mudanças são inevitáveis. Os fatos que você comentou não me incomodaram. No grande esquema das coisas, a Alia matar o Barão ou o Leto II nascer antes ou depois desses eventos é indiferente. Além disso o Paul fala que a mãe é treinada para lidar com venenos, sabe? Como ela faz isso é REALMENTE relevante?
@@FilipeAguiarCarvalho concordo, por isso o que me incomodou mesmo é a chani, entendo o motivo, mas ela deixou de ser a chani dele, ela era uma outra personagem que vai levar a um lugar diferente do livro, não to dizendo que é ruim, digo que não gostei, pq eu acho a relação deles no livro boa e gosto da chani de lá.
@@FilipeAguiarCarvalho a cena da Jéssica tem todo um destaque no livro, onde ela modifica a fórmula do veneno, mentalmente. O livro da ênfase na cena, assim como o livro da ênfase no último jantar antes de invadirem arrakis, que era uma cena que construía a Jéssica muito bem. Eu simplesmente não entendo como um detalhe tão rico foi retirado.
@@LucasSilva-si2fb Exatamente! A chani terminar sem o Paul não faz sentido para mim. Simplesmente não faz.
Li matéria escura a anooos e até hj é meu livro de scifi favorito. Estou muito ansiosa pela série.
Sim
No caso o Martin já escreveu As crônicas de gelo e fogo visando a adaptação. Ele queria se tornar produtor e a melhor forma que ele encontrou foi ele mesmo fazer o material a ser adaptado e depois demandar a posição.
Eu quero ver como a Netflix vai fazer a serie "O Problema dos 3 Corpos" baseada nos livros, se estragar eu vou ficar mt puto
Considerando que são da dupla D&D, os showrunners safados de Game of thrones, já posso adiantar que pode ser polêmico kkkkk
@@Vecchete O próprio Gaveta disse no vídeo, com o material pra adaptar eles mandaram bem em Game of Thrones, só deu ruim quando tiveram que criar toda a historia após os livros, os livros dessa serie nova deles já estão finalizados, então eu tenho certeza que vai ser uma ótima adaptação.
@@leolegendario1 eu discordo que eles mandaram tão bem assim. Se você for atrás das histórias envolvendo game of thrones, eles nem sequer leram os livros como muitos falam. Sem contar que mesmo com os livros, já a partir da quarta temporada já dava sinais de problemas se formando, e a quinta temporada foi o que chamam de pular o tubarão, foi bem ruim, e tinha livro de apoio... Faça o exercício de re-assistir tudo, e você percebe isso mais claramente.
A nrtflix não produz nada,só faz a exibicção da sproduç~eos na platyaforma
No filme Duna não fica nítido o caminho futuro dele, mas temos falas que colocam a pulguinha atrás da orelha. para quem leu os livros e conhece o autor fica nítido para qual caminho o futuro aponta. Amei o filme exatamente por isso, como não li os livros só enxerguei esses acenos do roteiro para oq realmente está por vir depois que fiquei sabendo o acontece nos livros, achei uma construção linda, uma experiência incrível não só para quem já era fã dos livros.
Quem não gosta do filme do Scooby-Doo favor nascer novamente!
Kkkkkkkkk
11:40 gostaria de dizer que a novela O Cravo e a Rosa também é inspirada em A Megera Domada. Tem Petrúquio, Catarina e Bianca na história...rs
vi lost em 2023 e a série é absurda de boa. Vale a pena a maratona
A expressão "a informação decantar em sua cabeça" fez todo o sentido pra mim.
Tenho problemas com a adaptação do Avatar? Sim, mas amei o tio Iroh e Zuko, a relação deles ficou muito bom (quando Iroh chorou, eu chorei junto), mas indo pra parte dos problemas, oq mais me pegou foi eles terem tentando adaptar tudo, juntando varias coisas ao mesmo tempo e não precisa, por que foi isso q funcionou pra mim no One Piece, eles pegaram a essência dos personagens que era o mais importante e deram foco nisso, tiraram umas coisinhas e tals mas o importante mesmo tava lá.
É bem interessante essa discussão. A nossa percepção pode ser muito diferente até mesmo em relação ao momento que você está assistindo o filme.
Sobre o Duna no nosso vídeo no Canal a gente fala bastante disso. Eu [Werner] falo muito da minha percepção sem conhecer o original e o Luan fala da experiência dele sendo alguém que conhece os livros (mas não lembra tanto assim).
Muito bom o vídeo.
Eu parei de ver a série de Avatar no primeiro episódio. Me deu vontade de rever o desenho.
A msm coisa
Senti a mesma coisa
Eu assisti essa porcaria toda e senti mais vontade de rever o desenho. E eu tô quase terminando o Livro 3 num velocidade muito maior do que eu maratonei o live action
Melhora, não muuuito, mas melhora 😅
@@JoaoVictor-hn8ht não é que é ruim, só é tão parecido que é melhor rever o original.
Gaveta uma dica, se você não tiver visto, tem no TH-cam um documentário sobre o filme que teria sido feito "Duna de Jodorowsky". Um filme que sairia muito antes de Duna de 84. Teria sido um filme muito doido.
13:21 então mas só do fato do hessel ter visto milhões de filmes, era pra ele ter bagagem pra dizer que madame teia é horrível e que essa comparação com soldado invernal não tem sentido nenhum kkkk
13:04 realmente esse filme do scoobydoo é perfeito.
Nem assisti ainda, mas sobre o título: Quando vc lê o livro, isso gera uma expectativa. Você não vai conhecer a obra, vai na expectativa de ver, a história que vc imaginou, lá na telona.
Gaveta eu assisti Lost depois que acabou e simplesmente amei tudo, inclusive o final.
Então eu com certeza recomendaria Lost pra todo mundo.
Ainda não vi o vídeo, mas sobre Avatar, eu vivi essa diferença. Eu assisti a série animada e pra mim a adaptação é, com muito esforço, um 5, pra minha namorada, que nunca tinha visto o desenho foi um sonoro 9 quase 10!
Gaveta, essa sua análise considerando diferentes pontos de vista é um alento. Na internet de hoje é tudo preto e branco, bem contra o mal e você conseguiu capturar exatamente o que é ser "razoável" no mundo de hoje. Tem gente que gosta, e tem gente que não gosta. E beleza! É isso aí mesmo!
Como eh bom ser membro, rapaz
Vou falar a mesma coisa que disse em um vídeo do Michel Arouca. Lost é a minha série favorita, não se deixe enganar com q as pessoas falam de ruim da série, independente do final que ficou a desejar (q eu não acho um final horrível) vale a pena ser vista! 😊❤
Dune é bom demais
Dunc 😂😂😂
Parabéns pelo trabalho como sempre.
FAZ UM VÍDEO DAS MELHORES EDIÇÕES DOS FILMES BRASILEIROS
Livros e filmes são mídias diferentes o bastante para ser difícil se adaptar
Rapaz! Tinha esquecido que vai ter serei de Matéria Escura 😮 eu AMEI esse livro
A série "O Homem do Castelo Alto" é objetivamente melhor que o livro. Livros e filmes/séries são muito diferentes. Em audiovisual, precisa fazer cortes e mexer uns detalhes pra não ficar chato de assistir.
O foda é que as atuações são muito fracas. Parei no meio da segunda por causa disso.
@@jeffaugusto bem, eu só vi a primeira temporada. Devido a um problema médico chamado "procastinação" eu não vi o resto. Mas ela sozinha já é melhor, porque no livro, o Joe e o John Smith simplesmente não existem. E pelo menos 1/3 do livro inteiro se resume a reflexões a respeito da filosofia japonesa.
@@RigbyWilde Não sabia disso, boa parte da graça da série tá na existência desses 2 personagens. Diria que o John carrega a série nas costas em vários momentos.
Uma adaptação que ficou muito boa, embora tenha sido bem diferente do livro, foi o Nome da Rosa. De fato, quando eu li o livro, não conseguia imaginar que se poderia fazer um filme com aquele enredo. Mas os roteiristas e o diretor Jean-Jacques Annaud foram habilidosos em focar a história mais nas habilidades investigativas do protagonista e, claro, escalar o Sean Connery para o papel.
O argumento de defesa para Madame Teia ser uma opinião de alguém do Omelete, só reprova como Madame Teia é ruim.
Reforça*
essa parada do omelete foi um baita bait e todo mundo mordeu
deram uma midia absurda pros caras
E enaltece o Soldado Invernal 1000x 😂
omelete virgula,o hessel sempre foi um doido que ninguem liga
O Hessel é um cara que só ganha alguma relevância quando se envolve numa polêmica
vi Capitu e o Capítulo hoje mesmo e é muito isso, quem leu o livro tem uma percepção totalmente diferente do filme. No começo ele mostra os olhos da Capitu com o som de mar ao fundo, algo que quem conhece a obra original vai entender de cara
Esse avatar da netflix é uma bosta de 10cm de diametro
tudo bem tentar mudar um pouco o tom da obra, mas os envolvidos são muito fraquinhos
Buror a serie é produziada pela nick,a netyflix apenas exibe a produção
Caraca, que bostão.
Essa pegada do Lost e a criação de teorias no grupo de amigos e fóruns, foi muuuuuuuito bom. Muito bom
Eu fiz a besteira de primeiro ler o livro "Caçada ao outubro vermelho" e depois o filme. Depois disso, aprendi que o livro é sempre mais, rico, mais cheio de nuances, então sempre vejo o filme primeiro pra não perder a graça.
Isso da adaptação é super real. A série scream queens mesmo é basicamente o mesmo conceito de Heathers com algumas mudanças. Heathers esse que inspirou Mean Girls.
A sua experiência com Watchmen foi muito parecida com a minha em relação a Percy Jackson com o filme em relação ao livro
Eu trabapho com musica e adoro ver suas reflexoes gaveta. Sao totalmente sobre estetica amo! Queria que ouvesse um canal assim d musica.
Eu por exemplo nao gosto de artistas como um todo mas tem obras legais. Eu li o senhor dos aneis esses dias e achei mt daora como foi feita a adaptacao no cinema. É bem mais concisa a historia e tem outro fato tbm que o narrador da uns spoilers doq vai acontecer no futuro. O gandalf é o mestre que comanda toda parada, o jogador jogando xadrez. Isso no livro é mais conciso, outra coisa tambem e que o sam na verdade que é o heroi no livro no final fica ainda mais claro. Enquanto no filme é meio que todo mundo e o frodo um degrau acima. Kkkkkkkkk
como uma pessoa que viu lost após a época de lost eu digo:
vale a pena ver
o roteiro é maravilhoso (até a última temporada)
Gavetinha, análise audiovisual não é só filme e série, mas também música, faz um top 10 de melhores edições em vídeo clipes, baseados na sua opinião, pfvr〜(꒪꒳꒪)〜
Eu tive exatamente a mesma experiência q o gaveta teve com whatcman, só q com V de vingança. É o meu filme favorito até hj, mas depois li a hq (do mesmo escritor q whatcman até), depois q revi o filme eu vi como é MUITO diferente.
final fica melhor maratonando. fica menos mistério e o drama mais lógico com as escolhas.
Tem muitas séries que eu acho que dependem da frequência em q irão ser assistidas, por exemplo, uma série q é lançada semanalmente gera mt mais assuntos, teorias e td mais do que uma série q é postada inteira, além de que esse tempo de espera gera uma ansiedade e curiosidade que ao meu ver podem beneficiar a obra. Por isso eu acredito que as séries da netflix vem sofrendo muito, óbvio que tem outros motivos tb, mas esse é um dos pontos que ao meu ver não geram o engajamento esperado nessa plataforma
Uma das coisas que tornaram as melhores séries tão populares foi o fato de serem lançadas um episódio por vez
Esse tempo pro publico discutir e criar teorias encima da série é super importante
Lançar a temporada inteira de uma vez é a maior cagada que poderiam fazer, séries ótimas viram uma sensação por alguns dias e morrem
esse exemplo de adaptação que pode agradar a quem nunca viu o material original realmente é verdade, eu vi jogador número 1 e amei, não sei se é uma boa adaptação, mas eu achei um bom filme.