A partir de 03:27, ele comenta o exemplo corretíssimo da Nikki Haley escondendo suas origens usando o sobrenome do marido, mas na legenda essas origens foram definidas como "indígenas", o que está errado. Os pais dela na verdade são *indianos*. É verdade que americanos usam há décadas de forma errônea o termo "indian" pra se referir às tribos nativas dos E.U.A., mas nesse caso ele usou o termo corretamente pra se referir à cidadãos da Índia e seus descendentes mesmo.
Está correto porém poderia alterar para aldeia ao invés de tribo e indígenas ao invés de índio, essas palavras comumente ditas soam pejorativas e já tem algum tempo que os próprios indígenas preferem usar os novos termos, bom pelo menos os indígenas com qual eu trabalhei preferem assim mas infelizmente nem são todos.
Lazzo Matumbi 14 de maio, se está pele brasil por favor escute essa música com o vídeo original! Mais um pouco da história do negro brasileiro com contexo histórico
Eu duvido que tenha uma pessoa que não se arrepia com as primeiras batidas do atabaque. Parece que a energia do Brasil pulsa nas nossas veias. Fala das nossas dores antigas e atuais. Clara Nunes foi uma das belas vozes que já tivemos aqui.
Clara Nunes maravilhosa! Minha diva! Ela tinha uma força na voz e uma expressão corporal super marcante, além do sorriso arrebatador! Salve Clara Nunes e todas as raças que formam o povo brasileiro!
@@BernadeteLV80ou seja, classe. Não tem trabalhador que não sinta a dor de trabalhar o mês inteiro e mesmo assim chegar no fim do mês contar moedinha pra comprar um pão.
Não sei @@brunomelo2689se é classe, mas poucas pessoas tem empatia. Eu me refiro a esse sentimento mesmo empatia. Mesmo quem tem sente pelo seu próximo.
Essa música também me faz chorar, não só pelo mesmo motivo que você mencionou, mas porque vem à minha lembrança, quando eu era criança eu ouvi pelo rádio, o anúncio da morte da Clara Nunes e era essa música que tocava frequentemente durante a cobertura de sua morte.
Clara sempre teve muito cuidado com repertório, desde os boleros, passando pelo samba e finalizando com temas do candomblé. Constuiu uma linda carreira. Partiu com dever cumprido. Deixou um legado importantíssimo. Sua força e luz são inesquecíveis. Creio que Deus precisou dela e ela, iluminada e evoluída, abandonou a carreira, o corpo, o lindo sorriso e simplesmente devolveu sua essência ao Criador.
Eu pensei que só eu me sentia assim, também sempre choro ao ouvir essa música porque me lembra de toda a luta que foi e que mesmo hoje ainda temos de travar.
Clara Guerreira, sempre lutou pelo preconceito afro e religiões, frequentou a igreja católica na infância, depois Candomblé religião afro, e seguiu até o fim na Umbanda hoje a única religião brasileira, por isso foi descriminada, fazem 40 anos que ela partiu, mas continuo fã dela, para mim uma das melhores intérpretes brasileiras e que mais lutou e representou as raízes do Brasil... Saudades...👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
I looked through the comments to see if someone had told you to pay attention on her dance. She used movements that are, nowadays, less used for samba dancing, because they come from the African-Brazilian religions practices (from where samba was born). Her music always had a lot of elements fron candomblé, many songs about orishas, and the dancing to go along with it. I'd say it was almost iconoclast in a time of Christian-based conservatism. Check out her video for the song Conto de Areia, it's almost a candomblé religious celebration!
Clara Nunes followed the Umbanda religion and also sympathized with Candomblé. With her art, during the period of military repression 60 years ago, she managed to make these religions reach a wide audience in a positive way, using her visibility to defend religions of African origin that were often frowned upon by the general public and the industry. A great voice and a great soul, who left us too soon.
Essa música é um hino, quando criança eu chorava ouvindo. Clara Nunes é um tesouro da música.O que me deixa mais feliz em seu depoimento é que você reconhece isso como um problema grave. E é realmente. Ouvir isso de um estadunidense só nos reforça a luta pelo respeito e pela equidade das pessoas. Aqui no Brasil somos mais tolerantes, mas nem todos. Os povos originais e pessoas negras ainda são muito discriminadas nesse país. A ignorância aqui ainda é grande mas as leis e a educação aos poucos e lentamente vão fazendo seu trabalho. Sou negro e infelizmente os traços indígenas ficaram para trás em muitas gerações, mas eu adoraria ter traços mais indígenas e negros. Seria uma beleza fascinante.
Aqui somos misturados, e isso é lindo, os pais da minha avó paterna vieram da Alemanha, minha avó materna era negra, os bisavós paternos do meu marido vieram do Líbano, já da parte materna dele os avós tem descendência indígena e italiano, então pense..... ❤
Bom, falando especificamente sobre a questao dos inconfidentes. Foi basicamente isso, em 1720 por ai, um grande terremoto atingiu lisboa e praticamente destruiu a capital portuguesa, pra bancar a reforma, a coroa aumentou os impostos sobre as colonias, naquela época o foco era o ouro de MG, com o aumento dos impostos surgiram revoltas dentro da elite mineira. A insatisfação deles nao era contra a coroa em si ou contra escravidão ou genocidio indígena, era basicamente pq nao estavam lucrando tanto quanto queriam, resumidamente o governo conteve a "revolta" e o mais pobre deles que era Tiradentes(dentista chamado joaquim jose da silva xavier) foi o unico culpado e teve seu corpo desmembrado e espalhado pelo império. Após a queda da monarquia em 1889 atraves de um golpe militar, os republicanos precisavam de figuras históricas pra construir a identidade nacional brasileira, desvinculando-a de portugal, o melhor exemplo disso foi Tiradentes e a inconfidência mineira que inclusive é feriado ate hoje. Na época da música, nao havia um debate tão grande quanto hj, sobre se eles sao "heróis da pátria" ou nao. Eu como um jovem preto e mineiro estudante de história, nao vejo nada pra se admirar neles, era so gente rica querendo ficar mais rica. Claro que nao tira a contribuição europeia pra identidade nacional e nem tira os méritos da música que é uma das minhas preferidas, porém hj temos outro entendimento. Se alguém quiser traduzir pra ele ai fique a vontade
@@lucaspereira7724 Demoro amigo. Só pra deixar claro também, isso que eu apresentei são os fatos, a interpretação e o juízo moral fica na responsa de cada um, inclusive tem historiadores que vêem como um evento primordial pra identidade brasileira mesmo, porém na MINHA concepção não tem muita coisa de útil pra tirar do exemplo deles não, há várias outras revoltas e eventos feitas pela população, não pela elite que essas sim deveríamos conhecer mais e homenagear. No mais é isso aí kkk
Excelente comentário! Se não me engano, tem também a característica de ter sido um movimento "intelectual" (não no sentido de inteligência, mas porque havia uma intenção de independência de Portugal, mas não houve qualquer planejamento de luta armada. Era só um bando de rico "intelectual" falando sobre independência, mas sem planos concretos para fazer acontecer. E se tivessem planos de luta, com certeza não seriam eles que estariam na batalha).
the 3 groups she mentions are actually the indigenous, the black and the workers. The inconfidentes are mentioned as the only fighters who somewhat succeeded, which is not historically accurate and erases the blck revolts that happened in Brazil, but at the time the song was written I'd say most people actually believed that they were the only effective rebels (this view was actually made "official" by the military dictatorship btw).
Eu sou metade indigena e metade negra e reconheço total a brutalidade da qual eu fui gerada! Meus ancestrais indigenas foram dizimados e hoje não temos mais um individuo original, apenas descendentes! Isso é absurdamente triste! Cantamos sim, mas nosso canto carrega muita dor!
No Brasil tivemos um monte de revoltas populares, Balaiada, revolta dos sabinos, revolta de canudos, inconfidencia mineira e claro as lutas revolucionarias contra as ditaduras militares
Cara, o Brasil é repleto de luta, ainda tem mané do tiktok ou da vida real que defende ditadura, supremacia branca e o imperialismo. Minha avó era indígena, morava em aldeia, e eu fico puto quando vem um cidadão e fala " os indígenas deveriam agradecer a colonização, pois, eram um povo primitivo "
Seu repertório de react é muito bom! Se você já ouviu aquela frase: Viver e não ter a vergonha de ser feliz! Reage a : O que é. O que é - Gonzaguinha ❤
I highly suggest books written by Ailton Krenak, an important voice in Brazil. Some of them were translated into English. The name they gave to the Brazilian territory before the Portuguese was Pindorama, just so you know.
Pindorama seria algo como "lugar de palmeiras" em tupi antigo, e provavelmente se referia mais ao litoral. Em guarani paraguaio, adotaram esse termo para o Brasil. A etnia Krenak (do Ailton Krenak) pertence ao grupo Macro-Jê, de povos indígenas que eram considerados "tapuias" (bárbaros, inimigos) pelos tupis, por terem costumes e línguas muito diferentes. O interior do Brasil era chamado de Tapuirama pelos tupis, mas os próprios povos Macro-Jê devem ter outros nomes para sua terra.
Suas considerações sempre são muito boas! Eu ainda acrescentaria que aqui no Brasil, na verdade em São Paulo que é onde eu conheço, essa coisa de falar sobre a ancestralidade negra ou de minorias em geral, normalmente só vem a tona quando é conveniente, muitos inclusive tentam usar isso como desculpa pra serem preconceituosos, mas eu concordo totalmente que a relação é muito diferente dos EUA. Ótima reação Goony! Parabéns pelo seu trabalho!
Oi maninho! Então, eu sou do norte, nascido no Amazonas e crescido em Roraima e recentemente me mudei pra SP pra estudar. Mano, o quanto a cultura do norte só aparece e é discutida aí quando é realmente conveniente é BIZARRO, há certamente uma invisibilizacao das culturas nortistas e nordestinas, sobre o nordeste não tenho tanto como falar mas muita coisa não falam aí, por exemplo: Manaus ficou umas duas semanas embaixo de fumaça de queimada ano passado e só passaram no jornal aí um diazinho como se nada tivesse acontecido coisa de nada enquanto a capital do maior estado brasileiro tava sendo sufocada pela fumaça, sabe??? Isso é algo que falo muito sobre com meus amigos paulistas
Goony, esse orgulho da ancestralidade não se encontra em todos os cantos do Brasil. Na verdade, quanto mais pro Sul e com mais ascendência européia, mais o que chamamos de "síndrome de vira-lata" se instaura, justamente pela forte colonização europeia. No sul é uma região extremamente racista e que não gosta do povo indígena. Então considere-se um privilegiado pois claramente sua amiga tem um excelente circulo social aí em Goiás e que é um pessoal que se orgulha das suas ancestralidades! Quanto mais pro nordeste do país você for, vai encontrar a ancestralidade africana muito mais forte, principalmente na Bahia. No norte do país, principalmente em Manaus há muuuuitos indígenas e descendentes! Somos um país multicultural , mas infelizmente ainda muito racista e xenofóbico, dependendo da região que você estiver.
O que muita gente não sabe é que o Sul foi um grande foco e rota de escravos, bem como sempre foi a terra de muitos povos nativos. Foi justamente isso que motivou os colonizadores a exterminar os povos que aqui viviam. Não é coincidência por exemplo que o Rio Grande do Sul seja o estado brasileiro que mais possui casas de Umbanda (juro, procure pra vc ver). Assim como não é coincidência que um dos maiores massacres de povos nativos tenha acontecido em Santa Catarina (Massacre dos Bugres). Aqui era um dos lugares mais importantes para esses povos, e os colonizadores sabiam disso e sepultaram essa herança de propósito. Mas é graças ao contato com as raízes, com a natureza e com a história que muita gente simples rechaça qualquer preconceito e xenofobia. Não deixem de nos visitar
Verdade a sua percepção sobre a mistura de povos no Brasil! Eu sou branca, mas sei da minha origem e me orgulho de ter ancestrais negros e indígenas!!! ❤️❤️ faço questão de falar e contar as histórias que eu ouvi dos meus avós sobre seus pais e avós !! A raça é uma só, a raça humana 🙏🙏
I've probably listened to this song more than a thousand times, and I could listen a thousand more and it would still give me chills. Every single time.
Minha bisavó paterna era índia, minha bisavó paterna era africana que foi trazida para ser escrava no Brasil,tenho muito orgulho das minhas raízes que lutaram sem medo pela liberdade seja bem vindo ao nosso amado Brasil
essa visão que o GG deu sobre a forma como essa "origem" da civilização americana, e a forma como a nossa cultura (brasileira) reconhece e entende a brutalidade que existiu, e não deixou que as culturas fossem completamente apagadas pelo domínio europeu... da uma perspectiva até otimista em ser brasileiro... mas é claro que não dá pra abaixar a guarda por que se deixar, o sistema engole a história.
Essa música é incrível! Clara Nunes sempre impecável ❤ Falarei agora como professora de história: Antes era muito ensinado que as tais 3 raças viviam harmoniosamente no Brasil, era divulgado cientificamente na época que o Brasil era colônia e um império. Isso foi passado nas escolas por um bom tempo. E aí temos o ensino decolonial que tem ganhado cada vez mais espaço (ainda bem!) dentro da sala de aula, tendo um olhar crítico para a miscigenação, falando sobre o quão violento foi, falando sobre indígenas e o papel fundamental deles também na restauração da nossa democracia em 88, o papel dos negros também. Falando sobre a inconfidência, foi um movimento colonial e elitista, não queriam o fim da escravidão, queriam independência de Portugal. Recomendo demais ler sobre a revolução do Haiti e o quanto ela influenciou movimentos como a Conjuração baiana, tem a revolta dos malês que tem como protagonistas negros africanos islamizados.
Escutei muitas vezes essa música quando era criança e até hoje, já adulto, essa música me impacta bastante. A letra, a sonoridade.. tudo. Grande Clara Nunes!
Recomendo a música HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE. Um samba da Escola de Samba MANGUEIRA, campeã no CARNAVAL em 2019. E naquele momento, o Brasil estava em um momento político muito ruim. Está música representou um sopro de força e esperança oras povos historicamente marginalizados. ✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾
Fala, mano! Sou de Caetanópolis, cidade onde nasceu a Clara Nunes. Vou divulgar seu vídeo para os parceiros de lá! Valeu, mano! (se der, visite lá. Tem o museu e a casa onde ela morou). Perto de BH. Já faz a boa!
Muitas vezes os brancos brasileiros gostam de apontar os ancestrais indígenas e negros para se isentar de racismo que eles cometem falando "todo brasileiro tem sangue negro e indígena". Onde eu moro (cidade do Rio de Janeiro) a influência negra é gigante mas a influência indígena é totalmente apagada a pouco valorizada. As pessoas agem como se indígenas fossem coisa do passado ou consideram como pessoas totalmente isoladas do país e sinceramente não reconhecem indigenas como cidadãos comuns, mas mais como um folclore. Até mesmo pessoas diretamente descendentes de indígenas acabam se considerando "morenos" ou pardos de tão invisibilizados. A população autodeclarada indígena daqui é bem baixa. Mas a quantidade de pessoas que falam sobre a bisavó que foi "pega no laço" é gigante. P.s. pegar no laço é como se referem ao homem branco raptando e forçando uma mulher indígena a se casar com ele.
A mestiçagem brasileira foi basicamente fruto de v1olênci4, e esse "áin, todo mundo é descendente de negros e indígenas no Brasil" é para fazer do racismo uma espécie de 'briga de família", uma belíssima passada de pano.
Nossa tô tão feliz que você reagiu essa música porque vai bem além do que o Brasil é hoje, mostra sobre o que ele foi forjado, muito luta e dor. Essa música mexe com meu coração, simplesmente não consigo ouvir sem chorar, porque sei que como mulher negra que sou fruto dessa violência e que por mais que séculos tenham se passado isso não mudou, isso ainda é o nosso destino como população excluída da sociedade, arde na pele toda luta e sofrimento. Obrigada por conhecer muito mais do Brasil de verdade
Clara Nunes e Elis Regina eram cantoras que a gente ouvia em casa na infância.E essa música é uma das mais marcantes dela. Sempre me emociana a voz dela,que traduz nossa espiritualidade ancestral negra!!❤❤
Eu sou apaixonada por essa música, me arrepio toda vez que a ouço. Minha vô gostava muito de Clara Nunes, lembro que desde de pequena eu pedia para ela colocar o vinil para que eu pudesse ouvir.
Essa canção é o hino do povo brasileiro. Essa mistura linda de indiginas, negros e brancos que formou nossa identidade, nosso jeito de ser, nossos erros e acertos.
I am a white Brazilian, for the most part descendant of Italians who migrated to Brazil in the late 1800s. One of my grand-grandparents was an ex-slave and I am so proud of her. As the great Chico Buarque once said, all Brazilians are black, regardless of the colour of their skin. Much love my brother, bem vindo ao Brasil, se cuida mermäo!
Eu vi q teve um moço indígena q ja respondeu e adorei o que ele pontuou. Eu n sou indígena mas sou formada em ciências sociais, obvio q isso n me faz falar por eles. Mas li certa bibliografia q me ajuda a refletir sobre o questionamento de que as minorias se vêem no todo brasileiro, acho q parte dessa visão tb foi construída pelo mito da democracia racial cunhado por Gilberto Freyre. Vários autores após ele refutou essa teoria. Essa noção de q a gnt vem de uma mistura de povos e o orgulho disso foi forjado sobre muita resistência, e ainda tem muita gnt que n se orgulha disso, infelizmente
Clara Nunes was one of the most revered singers in Brazil. An overwhelming and enchanting voice, as well as his striking presence and enchanting gestures. The first woman to sell many records in Brazil. He died prematurely but left an impeccable legacy. The song of the three races is a true masterpiece.❤❤❤❤
Leia os livros do Ailton Krenak. É um escritor brasileiro, indígena e ambientalista. Acabou de ser o primeiro nativo eleito para a Academia Brasileira de Letras (um grupo dos maiores contribuidores para a literatura - e a cultura de forma mais geral - brasileira. Seus livros são realmente curtos, acho que nenhum passa de 200 páginas, e ele diz muito sobre a visão nativa sobre a nossa sociedade.
Fiquei imensalmente grata por essa postagem! Vários comentários que li, aqui, são de uma riqueza que não dá pra mensurar! Fico feliz quando encontro vida inteligente na internet!!!
Se vc quiser se aprofundar estude as seguintes revoltas, entre outras: Revolta dos Malês, Greve dos Queixadas, Revolta da Chibata, Balaiada e a da Conjuração Baiana, todas foram, infelizmente, apagadas, se perguntar a qq brasileiro, 99% desconhessem essas lutas. Os brasileiros serem lutaram e continuam.
Os indígenas sofrem mais com o racismo no Brasil do que os próprios negros. Muitas pessoas veem eles como seres humanos não civilizados. No final do século passado várias comunidades indígenas foram retiradas de suas terras e rearranjadas no Alto Xingu. No norte ainda existe muita violência por parte dos fazendeiros, mineração e "necessidade" de destruir as áreas deles. O genocídio dos indígenas nunca acabou, nunca parou, ainda são perseguidos e mortos como animais. O problema é que o Brasil demorou demais para realmente ver os povos indígenas como pessoas que têm direitos, que precisam de uma proteção estatal mais forte. Além disso, várias crianças indígenas morrem todos os anos por doenças facilmente prevenidas com vacinas e tratadas com remédios simples, que existem há décadas no país, como malária e dengue.
Aproveitando que gosta de conhecer a nossa história, vou pedir uma reação à música O Mestre Sala dos Mares que teve parte da sua letra censurada pela ditadura ou a versão atual sem censura do Luca Argel chamada O Almirante Negro. Uma homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata! Vale a pena conhecer qualquer uma dessas duas músicas e um pouco de sua história.
'Conto das três raças' acabou se tornando ponto de terreiro. Toda vez que a curimbá começa, meu amigo... Ninguem se segura, eu arrepio inteiro. O que essa música representa pra muitos brasileiros é algo inexplicável!
Desculpa, vou falar em português porque não sei falar muito bem inglês ainda. O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo (se não for o primeiro colocado) e a maioria das pessoas atualmente tem orgulho dos seus antepassados, mesmo que não saibamos exatente nossa origem ou quando aconteceu. Nós tivemos influência de vários países e culturas por todo o mundo: potugueses, as dezenas de povos indigenas, chineses, os povos africanos (antes e depois da colonização) franceses, ingleses, japoneses, israelenses, árabes, alemães, italianos, holandeses, espanhóis, os vizinhos da América do Sul e Central, e muitos outros. É irônico como um país tão diverso pode ser tão unificado e ainda se ver dentro de uma cultura própria, apesar de sempre haver suas diferenças regionais. Estamos longe de ser um país perfeito, mas no meio dos erros, nós encontramos muitas coisas incriveis! (E sobre os indigenas, varia muito da região. Existem regiões em que os indigenas represantam uma parcela bem grande da população, e outras que podem chegar no máximo na primeira casa dos milhares. Na minha região por exemplo, existem pouquissimos indigenas, mas a maioria deles já está integrado na sociedade, apesar de ainda terem alguns que preferem se manter numa sociedade própria, e nesse caso, o governo da cidade não intervém muito)
Eu como brasileiro digo que todos nos ou pelo menos a maioria trazemos dentro de nós éssa alegria e ao mesmo tempo tristeza pois vivemos em confusão com o nosso lugar aqui pois trazemos em nós o sangue português africano e indígenas dentro de uma única pessoa tem o subjugadores e os subjugado. Aqui tem muita história e quanto mais a gente descobri o Brasil mais agente quer aprender.
Awesome! Clara Nunes was a GODDESS! As far as the indians (native 'brazilians') are concerned,they are being SLAUGHTERED by the thousands because of the 'so-called' Agro-business. Fun fact: despite singing 'Samba', which is originally from Rio, she was originally from Minas Gerais (my 'neck of the woods', by the way). Kudos for spreading the word bruv!
Acho que nessa sua curiosidade sobre a perspectiva indigena vale você reagir a uma documentário chamado " a última floresta " ou " the last Forest " vai ser uma boa experiência. Ele mostra um cado do cotidiano e algumas reflexões sobre esse pertencimento, conflitos e tals.
The history of Brazilian Popular Music (MPB) begins when Brazil was still unknown, and its music was limited to scattered indigenous sounds. The arrival of Portuguese colonizers marked the beginning of MPB, with the conquest of land in the name of the king and the enslavement of indigenous people. From the fusion of indigenous laments and the sad songs of black people in slave quarters and quilombos, music took on forms that impressed the world. With colonization, several groups migrated to the new land, creating a rich musical diversity. Independence broke ties with Portugal, validating the expression "Brazilian Popular Music". This is the history of Brazilian music, formed by the union of three races (índios, negros and white men). Popular creation allows only the people to judge and consecrate music, with great masters emerging from this community. Clara Nunes embodies a great interpreter by joining the people in common feelings. The people, simple in their origins, understand simple things, making Clara, coming from the people and dedicated to her country music, the Singer of the Three Races.
She was an amazing singer. Try listening to "A Deusa Dos Orixás", also by Clara Nunes. She was a working class girl in a factory before gaining recognition as a singer. She died young due a medical error...
A partir de 03:27, ele comenta o exemplo corretíssimo da Nikki Haley escondendo suas origens usando o sobrenome do marido, mas na legenda essas origens foram definidas como "indígenas", o que está errado.
Os pais dela na verdade são *indianos*.
É verdade que americanos usam há décadas de forma errônea o termo "indian" pra se referir às tribos nativas dos E.U.A., mas nesse caso ele usou o termo corretamente pra se referir à cidadãos da Índia e seus descendentes mesmo.
Eh verdade, quando se trata dos indios americanos eles costumam dizer "native american"
Está correto porém poderia alterar para aldeia ao invés de tribo e indígenas ao invés de índio, essas palavras comumente ditas soam pejorativas e já tem algum tempo que os próprios indígenas preferem usar os novos termos, bom pelo menos os indígenas com qual eu trabalhei preferem assim mas infelizmente nem são todos.
Ia comentar isso
Lazzo Matumbi 14 de maio, se está pele brasil por favor escute essa música com o vídeo original! Mais um pouco da história do negro brasileiro com contexo histórico
@@talismasantos8982 lacração?
Eu duvido que tenha uma pessoa que não se arrepia com as primeiras batidas do atabaque. Parece que a energia do Brasil pulsa nas nossas veias. Fala das nossas dores antigas e atuais. Clara Nunes foi uma das belas vozes que já tivemos aqui.
Realmente, o atabaque,é arrepiante, é mágico.
Clara Nunes maravilhosa! Minha diva! Ela tinha uma força na voz e uma expressão corporal super marcante, além do sorriso arrebatador! Salve Clara Nunes e todas as raças que formam o povo brasileiro!
Desde criança eu já ouvia Clara Nunes por influência de minha mãe. Clara Nunes é um ser de Luz!🙏🩵🌟🌟🌟
Para mim essa canção é nosso hino nacional! Viva Clara Nunes!
Pra mim essa música é a versão artística da frase "A raça nos divide mas a classe nos une". É o canto do trabalhador! ✊🏿✊🏾✊🏽✊🏼✊🏻
Não sei se esse pensamento é correto. Hoje num mundo pós 2020 creio que o que nos une são ideias e os sentimentos dessas ideias.
@@BernadeteLV80ou seja, classe. Não tem trabalhador que não sinta a dor de trabalhar o mês inteiro e mesmo assim chegar no fim do mês contar moedinha pra comprar um pão.
Não sei @@brunomelo2689se é classe, mas poucas pessoas tem empatia. Eu me refiro a esse sentimento mesmo empatia. Mesmo quem tem sente pelo seu próximo.
Porque a raça nos dividiria?
Militante @@saulsilv
Essa música sempre me faz chorar, que letra linda e forte! Clara Nunes era uma força da natureza, que lástima ter nos deixado tão cedo!
Essa música também me faz chorar, não só pelo mesmo motivo que você mencionou, mas porque vem à minha lembrança, quando eu era criança eu ouvi pelo rádio, o anúncio da morte da Clara Nunes e era essa música que tocava frequentemente durante a cobertura de sua morte.
Somos dois que choram
Clara sempre teve muito cuidado com repertório, desde os boleros, passando pelo samba e finalizando com temas do candomblé.
Constuiu uma linda carreira.
Partiu com dever cumprido. Deixou um legado importantíssimo.
Sua força e luz são inesquecíveis.
Creio que Deus precisou dela e ela, iluminada e evoluída, abandonou a carreira, o corpo, o lindo sorriso e simplesmente devolveu sua essência ao Criador.
Eu na vdd choro em todos os videos desse mano, mas essa musica toca mesmo.
Eu pensei que só eu me sentia assim, também sempre choro ao ouvir essa música porque me lembra de toda a luta que foi e que mesmo hoje ainda temos de travar.
O Canto das Três Raças é uma das músicas mais lindas e mais importantes do repertório musical brasileiro!
Clara Guerreira, sempre lutou pelo preconceito afro e religiões, frequentou a igreja católica na infância, depois Candomblé religião afro, e seguiu até o fim na Umbanda hoje a única religião brasileira, por isso foi descriminada, fazem 40 anos que ela partiu, mas continuo fã dela, para mim uma das melhores intérpretes brasileiras e que mais lutou e representou as raízes do Brasil... Saudades...👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
I looked through the comments to see if someone had told you to pay attention on her dance. She used movements that are, nowadays, less used for samba dancing, because they come from the African-Brazilian religions practices (from where samba was born). Her music always had a lot of elements fron candomblé, many songs about orishas, and the dancing to go along with it. I'd say it was almost iconoclast in a time of Christian-based conservatism. Check out her video for the song Conto de Areia, it's almost a candomblé religious celebration!
Perfect.
Clara Nunes followed the Umbanda religion and also sympathized with Candomblé. With her art, during the period of military repression 60 years ago, she managed to make these religions reach a wide audience in a positive way, using her visibility to defend religions of African origin that were often frowned upon by the general public and the industry. A great voice and a great soul, who left us too soon.
Pra mim essa música é o verdadeiro hino brasileiro. Ficamos muito felizes que vc está no Brasil ❤❤❤❤
Essa música é mágica , rodeada de energia e espiritualidade ... A energia transcede o tempo ! Bem vindo ao Brasil irmão !
Essa música é um hino, quando criança eu chorava ouvindo. Clara Nunes é um tesouro da música.O que me deixa mais feliz em seu depoimento é que você reconhece isso como um problema grave. E é realmente. Ouvir isso de um estadunidense só nos reforça a luta pelo respeito e pela equidade das pessoas. Aqui no Brasil somos mais tolerantes, mas nem todos. Os povos originais e pessoas negras ainda são muito discriminadas nesse país. A ignorância aqui ainda é grande mas as leis e a educação aos poucos e lentamente vão fazendo seu trabalho. Sou negro e infelizmente os traços indígenas ficaram para trás em muitas gerações, mas eu adoraria ter traços mais indígenas e negros. Seria uma beleza fascinante.
Aqui somos misturados, e isso é lindo, os pais da minha avó paterna vieram da Alemanha, minha avó materna era negra, os bisavós paternos do meu marido vieram do Líbano, já da parte materna dele os avós tem descendência indígena e italiano, então pense..... ❤
Bom, falando especificamente sobre a questao dos inconfidentes. Foi basicamente isso, em 1720 por ai, um grande terremoto atingiu lisboa e praticamente destruiu a capital portuguesa, pra bancar a reforma, a coroa aumentou os impostos sobre as colonias, naquela época o foco era o ouro de MG, com o aumento dos impostos surgiram revoltas dentro da elite mineira. A insatisfação deles nao era contra a coroa em si ou contra escravidão ou genocidio indígena, era basicamente pq nao estavam lucrando tanto quanto queriam, resumidamente o governo conteve a "revolta" e o mais pobre deles que era Tiradentes(dentista chamado joaquim jose da silva xavier) foi o unico culpado e teve seu corpo desmembrado e espalhado pelo império. Após a queda da monarquia em 1889 atraves de um golpe militar, os republicanos precisavam de figuras históricas pra construir a identidade nacional brasileira, desvinculando-a de portugal, o melhor exemplo disso foi Tiradentes e a inconfidência mineira que inclusive é feriado ate hoje. Na época da música, nao havia um debate tão grande quanto hj, sobre se eles sao "heróis da pátria" ou nao. Eu como um jovem preto e mineiro estudante de história, nao vejo nada pra se admirar neles, era so gente rica querendo ficar mais rica. Claro que nao tira a contribuição europeia pra identidade nacional e nem tira os méritos da música que é uma das minhas preferidas, porém hj temos outro entendimento.
Se alguém quiser traduzir pra ele ai fique a vontade
vou repostar traduzido irmão, acho importante ele pegar essa visão.✊🏾
@@lucaspereira7724 Demoro amigo. Só pra deixar claro também, isso que eu apresentei são os fatos, a interpretação e o juízo moral fica na responsa de cada um, inclusive tem historiadores que vêem como um evento primordial pra identidade brasileira mesmo, porém na MINHA concepção não tem muita coisa de útil pra tirar do exemplo deles não, há várias outras revoltas e eventos feitas pela população, não pela elite que essas sim deveríamos conhecer mais e homenagear. No mais é isso aí kkk
Parabéns pelo comentário, muito necessário. Abraço de BH MG
Ótimo comentário mano
Excelente comentário! Se não me engano, tem também a característica de ter sido um movimento "intelectual" (não no sentido de inteligência, mas porque havia uma intenção de independência de Portugal, mas não houve qualquer planejamento de luta armada. Era só um bando de rico "intelectual" falando sobre independência, mas sem planos concretos para fazer acontecer. E se tivessem planos de luta, com certeza não seriam eles que estariam na batalha).
the 3 groups she mentions are actually the indigenous, the black and the workers. The inconfidentes are mentioned as the only fighters who somewhat succeeded, which is not historically accurate and erases the blck revolts that happened in Brazil, but at the time the song was written I'd say most people actually believed that they were the only effective rebels (this view was actually made "official" by the military dictatorship btw).
Eu sou metade indigena e metade negra e reconheço total a brutalidade da qual eu fui gerada! Meus ancestrais indigenas foram dizimados e hoje não temos mais um individuo original, apenas descendentes! Isso é absurdamente triste! Cantamos sim, mas nosso canto carrega muita dor!
Claro que existem indigenas originais.
@@PauloPereira-jj4jvela tá falando dos ancestrais dela especificamente, amigo
Mas muitos indios se misturaram com a mixigenação, não?
@@PauloPereira-jj4jvno Brasil existiam centenas de etnias, muitas dizimadas.
Tá louca, mulher?.
Aí sim, A voz dessa mulher tá maluco arrepia
No Brasil tivemos um monte de revoltas populares, Balaiada, revolta dos sabinos, revolta de canudos, inconfidencia mineira e claro as lutas revolucionarias contra as ditaduras militares
Revolta dos Malês é a mais incrível!
Não esqueça do Movimento Cabano no Pará
E tem também a Revolta da Chibata, dos marinheiros negros que foram inspiração para a canção de João Bosco " O Mestre Sala dos Mares".
Cara, o Brasil é repleto de luta, ainda tem mané do tiktok ou da vida real que defende ditadura, supremacia branca e o imperialismo. Minha avó era indígena, morava em aldeia, e eu fico puto quando vem um cidadão e fala " os indígenas deveriam agradecer a colonização, pois, eram um povo primitivo "
E todas instigadas pela maçonaria que não vale nada
Cara, essa mulher é uma força da natureza, e essa música linda demais
Sim, e a interpretação dela é simplesmente de arrepiar!!!
Seu repertório de react é muito bom!
Se você já ouviu aquela frase: Viver e não ter a vergonha de ser feliz!
Reage a : O que é. O que é - Gonzaguinha ❤
Clara eterna!!!Brasileira, mineira, leonina e guerreira. ❤
I highly suggest books written by Ailton Krenak, an important voice in Brazil. Some of them were translated into English. The name they gave to the Brazilian territory before the Portuguese was Pindorama, just so you know.
Por sinal ontem ele tomou posse na academia brasileira de letras,declarado imortal
Pindorama seria algo como "lugar de palmeiras" em tupi antigo, e provavelmente se referia mais ao litoral. Em guarani paraguaio, adotaram esse termo para o Brasil. A etnia Krenak (do Ailton Krenak) pertence ao grupo Macro-Jê, de povos indígenas que eram considerados "tapuias" (bárbaros, inimigos) pelos tupis, por terem costumes e línguas muito diferentes. O interior do Brasil era chamado de Tapuirama pelos tupis, mas os próprios povos Macro-Jê devem ter outros nomes para sua terra.
Suas considerações sempre são muito boas! Eu ainda acrescentaria que aqui no Brasil, na verdade em São Paulo que é onde eu conheço, essa coisa de falar sobre a ancestralidade negra ou de minorias em geral, normalmente só vem a tona quando é conveniente, muitos inclusive tentam usar isso como desculpa pra serem preconceituosos, mas eu concordo totalmente que a relação é muito diferente dos EUA.
Ótima reação Goony! Parabéns pelo seu trabalho!
That's the major difference. In the US a racist says "But I have black friends." In Brazil they might say " But my Grandma is black.
Oi maninho! Então, eu sou do norte, nascido no Amazonas e crescido em Roraima e recentemente me mudei pra SP pra estudar.
Mano, o quanto a cultura do norte só aparece e é discutida aí quando é realmente conveniente é BIZARRO, há certamente uma invisibilizacao das culturas nortistas e nordestinas, sobre o nordeste não tenho tanto como falar mas muita coisa não falam aí, por exemplo: Manaus ficou umas duas semanas embaixo de fumaça de queimada ano passado e só passaram no jornal aí um diazinho como se nada tivesse acontecido coisa de nada enquanto a capital do maior estado brasileiro tava sendo sufocada pela fumaça, sabe??? Isso é algo que falo muito sobre com meus amigos paulistas
Goony, esse orgulho da ancestralidade não se encontra em todos os cantos do Brasil. Na verdade, quanto mais pro Sul e com mais ascendência européia, mais o que chamamos de "síndrome de vira-lata" se instaura, justamente pela forte colonização europeia. No sul é uma região extremamente racista e que não gosta do povo indígena. Então considere-se um privilegiado pois claramente sua amiga tem um excelente circulo social aí em Goiás e que é um pessoal que se orgulha das suas ancestralidades! Quanto mais pro nordeste do país você for, vai encontrar a ancestralidade africana muito mais forte, principalmente na Bahia. No norte do país, principalmente em Manaus há muuuuitos indígenas e descendentes! Somos um país multicultural , mas infelizmente ainda muito racista e xenofóbico, dependendo da região que você estiver.
O que muita gente não sabe é que o Sul foi um grande foco e rota de escravos, bem como sempre foi a terra de muitos povos nativos. Foi justamente isso que motivou os colonizadores a exterminar os povos que aqui viviam. Não é coincidência por exemplo que o Rio Grande do Sul seja o estado brasileiro que mais possui casas de Umbanda (juro, procure pra vc ver). Assim como não é coincidência que um dos maiores massacres de povos nativos tenha acontecido em Santa Catarina (Massacre dos Bugres). Aqui era um dos lugares mais importantes para esses povos, e os colonizadores sabiam disso e sepultaram essa herança de propósito. Mas é graças ao contato com as raízes, com a natureza e com a história que muita gente simples rechaça qualquer preconceito e xenofobia. Não deixem de nos visitar
Sim, aquela lógica mostrada em Bacurau: "nós somos do Sul, mais parecidos com vocês" só que não.
Pois é, moro no Paraná há 15 anos e quanto mais desce, pior fica@@marcoabc____
Essa cena traz um chá revelação excelente...rsrsrs
Parabéns pela palavras, isto é uma aula de história.
Verdade a sua percepção sobre a mistura de povos no Brasil! Eu sou branca, mas sei da minha origem e me orgulho de ter ancestrais negros e indígenas!!! ❤️❤️ faço questão de falar e contar as histórias que eu ouvi dos meus avós sobre seus pais e avós !! A raça é uma só, a raça humana 🙏🙏
Feliz de ver o quanto você está bem aqui com a nossa gente! Sucesso sempre!!!
I've probably listened to this song more than a thousand times, and I could listen a thousand more and it would still give me chills. Every single time.
Clara Nunes uma das maiores artistas brasileiras que já existiu, a primeira mulher a vender mais de 400mil discos.
Minha bisavó paterna era índia, minha bisavó paterna era africana que foi trazida para ser escrava no Brasil,tenho muito orgulho das minhas raízes que lutaram sem medo pela liberdade seja bem vindo ao nosso amado Brasil
Indígena é a forma correta de chama-los pois não remete aos portugueses quando chegaram aqui e chamaram eles de índios achando que aqui era a índia
@@lisandrasilva3084 pode-se usar povos originários ou povos nativos.
essa visão que o GG deu sobre a forma como essa "origem" da civilização americana, e a forma como a nossa cultura (brasileira) reconhece e entende a brutalidade que existiu, e não deixou que as culturas fossem completamente apagadas pelo domínio europeu... da uma perspectiva até otimista em ser brasileiro...
mas é claro que não dá pra abaixar a guarda por que se deixar, o sistema engole a história.
Essa música é forte demais!!!
Simplesmente sensacional a Clara Nunes cantando com um lindo sorriso no rosto
Essa música é incrível! Clara Nunes sempre impecável ❤
Falarei agora como professora de história:
Antes era muito ensinado que as tais 3 raças viviam harmoniosamente no Brasil, era divulgado cientificamente na época que o Brasil era colônia e um império. Isso foi passado nas escolas por um bom tempo. E aí temos o ensino decolonial que tem ganhado cada vez mais espaço (ainda bem!) dentro da sala de aula, tendo um olhar crítico para a miscigenação, falando sobre o quão violento foi, falando sobre indígenas e o papel fundamental deles também na restauração da nossa democracia em 88, o papel dos negros também.
Falando sobre a inconfidência, foi um movimento colonial e elitista, não queriam o fim da escravidão, queriam independência de Portugal.
Recomendo demais ler sobre a revolução do Haiti e o quanto ela influenciou movimentos como a Conjuração baiana, tem a revolta dos malês que tem como protagonistas negros africanos islamizados.
Clara Nunes MARAVILHOSA !!!
Essa música é simplesmente Arrepiante !!!
Quem não se arrepia quando só o coral canta, já morreu por dentro. Um canto ancestral ❤
That song speaks volumes about a culture and people who is so often disrespected.
So, so great song.
A request: listen to Chico Buarque - Construção.
Escutei muitas vezes essa música quando era criança e até hoje, já adulto, essa música me impacta bastante. A letra, a sonoridade.. tudo. Grande Clara Nunes!
Essa música trás uma paz ,uma conexão com os antepassados que só sendo brasileiro ou tendo muita percepção para entender o sentimento que ela trás
Compartilho do mesmo sentimento
Clara, uma deusa. A mineira guerreira.
Sugiroa leitura do livro "A QUEDA DO CÉU " e "ENTERREN MEI CORAÇÃO NA CURVA DO RIO "
Recomendo a música HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE. Um samba da Escola de Samba MANGUEIRA, campeã no CARNAVAL em 2019. E naquele momento, o Brasil estava em um momento político muito ruim. Está música representou um sopro de força e esperança oras povos historicamente marginalizados. ✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾
Essa é perfeita!
up
Um momento politico muito ruim? Bolsonaro? Ruim como?
@@andreluizalexandredossanto9653horrível
“Minhas reações são oq eu tenho pra dar” hahaha eu amo esse cara! ❤
Fala, mano! Sou de Caetanópolis, cidade onde nasceu a Clara Nunes. Vou divulgar seu vídeo para os parceiros de lá! Valeu, mano! (se der, visite lá. Tem o museu e a casa onde ela morou). Perto de BH. Já faz a boa!
Muitas vezes os brancos brasileiros gostam de apontar os ancestrais indígenas e negros para se isentar de racismo que eles cometem falando "todo brasileiro tem sangue negro e indígena". Onde eu moro (cidade do Rio de Janeiro) a influência negra é gigante mas a influência indígena é totalmente apagada a pouco valorizada. As pessoas agem como se indígenas fossem coisa do passado ou consideram como pessoas totalmente isoladas do país e sinceramente não reconhecem indigenas como cidadãos comuns, mas mais como um folclore.
Até mesmo pessoas diretamente descendentes de indígenas acabam se considerando "morenos" ou pardos de tão invisibilizados. A população autodeclarada indígena daqui é bem baixa. Mas a quantidade de pessoas que falam sobre a bisavó que foi "pega no laço" é gigante.
P.s. pegar no laço é como se referem ao homem branco raptando e forçando uma mulher indígena a se casar com ele.
A mestiçagem brasileira foi basicamente fruto de v1olênci4, e esse "áin, todo mundo é descendente de negros e indígenas no Brasil" é para fazer do racismo uma espécie de 'briga de família", uma belíssima passada de pano.
Nossa tô tão feliz que você reagiu essa música porque vai bem além do que o Brasil é hoje, mostra sobre o que ele foi forjado, muito luta e dor. Essa música mexe com meu coração, simplesmente não consigo ouvir sem chorar, porque sei que como mulher negra que sou fruto dessa violência e que por mais que séculos tenham se passado isso não mudou, isso ainda é o nosso destino como população excluída da sociedade, arde na pele toda luta e sofrimento. Obrigada por conhecer muito mais do Brasil de verdade
Clara Nunes e Elis Regina eram cantoras que a gente ouvia em casa na infância.E essa música é uma das mais marcantes dela. Sempre me emociana a voz dela,que traduz nossa espiritualidade ancestral negra!!❤❤
Shout out to Clara Nunes, shout out to Minas Gerais ❤️
ela era uma força da natureza
Eu sou apaixonada por essa música, me arrepio toda vez que a ouço. Minha vô gostava muito de Clara Nunes, lembro que desde de pequena eu pedia para ela colocar o vinil para que eu pudesse ouvir.
Fico feliz que teve acesso a essa música. Para mim, uma das melhores músicas brasileiras. Tem tanto sentimento, tanta força, nessa canção…
que musica linda isso e um HINO , SALVE CLARA NUNES
My favorite Brazilian singer, alongside Gal Costa and Marisa Monte. Cala Nunes was like a sea goddess from some indigenous-African mythology.
Essa canção é o hino do povo brasileiro. Essa mistura linda de indiginas, negros e brancos que formou nossa identidade, nosso jeito de ser, nossos erros e acertos.
Eu era bem criança quando ela faleceu, mas lembro que chorei muito é até hoje me emociono demais vendo-a cantar.
Essa mulher era uma força da natureza e essa música me emociona sempre!!
I am a white Brazilian, for the most part descendant of Italians who migrated to Brazil in the late 1800s. One of my grand-grandparents was an ex-slave and I am so proud of her. As the great Chico Buarque once said, all Brazilians are black, regardless of the colour of their skin. Much love my brother, bem vindo ao Brasil, se cuida mermäo!
Eu vi q teve um moço indígena q ja respondeu e adorei o que ele pontuou.
Eu n sou indígena mas sou formada em ciências sociais, obvio q isso n me faz falar por eles. Mas li certa bibliografia q me ajuda a refletir sobre o questionamento de que as minorias se vêem no todo brasileiro, acho q parte dessa visão tb foi construída pelo mito da democracia racial cunhado por Gilberto Freyre. Vários autores após ele refutou essa teoria. Essa noção de q a gnt vem de uma mistura de povos e o orgulho disso foi forjado sobre muita resistência, e ainda tem muita gnt que n se orgulha disso, infelizmente
Ela era diferenciada!
Sua voz, suas músicas.
Lindas e até hoje grra emoção ao ouvir.
Esses dias estava ouvindo Os Originais do Samba acho que um react deles seria muito bom
Clara Nunes was one of the most revered singers in Brazil. An overwhelming and enchanting voice, as well as his striking presence and enchanting gestures. The first woman to sell many records in Brazil. He died prematurely but left an impeccable legacy. The song of the three races is a true masterpiece.❤❤❤❤
Clara Nunes interpreta esse samba de uma maneira magnífica, simplesmente de arrepiar!!!
SAUDADE!!!!
FOI DE ARREPIAR, OUVIR E VER CLARA NUNES NOVAMENTE!
Quando vim na Bahia, conheci os terreiros de candomblé do Recôncavo Baiano
Ta ouvindo o melhor da musica brasileira ❤
Essa musica me arrepia de uma forma... Carregadissima de energia!!!! ✊🏽
Clara Nunes! Um dos grandes nomes de nossa música! Salve Mineira Guerreira, filha de Ogum com Iansâ!!!!!
Minha preferida cantora 🥰
Leia os livros do Ailton Krenak. É um escritor brasileiro, indígena e ambientalista. Acabou de ser o primeiro nativo eleito para a Academia Brasileira de Letras (um grupo dos maiores contribuidores para a literatura - e a cultura de forma mais geral - brasileira.
Seus livros são realmente curtos, acho que nenhum passa de 200 páginas, e ele diz muito sobre a visão nativa sobre a nossa sociedade.
Tomou posse ontem
Fiquei imensalmente grata por essa postagem! Vários comentários que li, aqui, são de uma riqueza que não dá pra mensurar! Fico feliz quando encontro vida inteligente na internet!!!
Você é muito, muito inteligente. Obrigada por vir ao BR conhecer de perto nossa cultura.
Se vc quiser se aprofundar estude as seguintes revoltas, entre outras: Revolta dos Malês, Greve dos Queixadas, Revolta da Chibata, Balaiada e a da Conjuração Baiana, todas foram, infelizmente, apagadas, se perguntar a qq brasileiro, 99% desconhessem essas lutas. Os brasileiros serem lutaram e continuam.
Os indígenas sofrem mais com o racismo no Brasil do que os próprios negros. Muitas pessoas veem eles como seres humanos não civilizados.
No final do século passado várias comunidades indígenas foram retiradas de suas terras e rearranjadas no Alto Xingu. No norte ainda existe muita violência por parte dos fazendeiros, mineração e "necessidade" de destruir as áreas deles. O genocídio dos indígenas nunca acabou, nunca parou, ainda são perseguidos e mortos como animais.
O problema é que o Brasil demorou demais para realmente ver os povos indígenas como pessoas que têm direitos, que precisam de uma proteção estatal mais forte. Além disso, várias crianças indígenas morrem todos os anos por doenças facilmente prevenidas com vacinas e tratadas com remédios simples, que existem há décadas no país, como malária e dengue.
esse vídeo ter sido postado diretamente de Goiânia - GO me pega legal
Clara é rainha! Linda, maravilhosa! Uma forca da natureza! Amo essa mulher! ❤️❤️❤️❤️
Clara Nunes qu bela mulher quando ela morreu eu era criança más deixou seu legado ❣️👏🏽👏🏽👏🏽🫶🏽
Viva Clara Nunes. Viva a resistência do povo indígena e negro. ✊🏽✊🏽✊🏽🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Salve! Brasil é um país lindo e complexo, aqui tem lugar para cada pedacinho do mundo ! Incrível ❤
Aproveitando que gosta de conhecer a nossa história, vou pedir uma reação à música O Mestre Sala dos Mares que teve parte da sua letra censurada pela ditadura ou a versão atual sem censura do Luca Argel chamada O Almirante Negro. Uma homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata! Vale a pena conhecer qualquer uma dessas duas músicas e um pouco de sua história.
Clara, mineira, guerreira!!!!
Crlh,curto o seu trampo,tenho 45 anos e não conhecia essa musica,mto boa.obgd
Man, you was perctectly! Defines what's a brazilian's is hardy. We're a mix a races and cultures. And we accept and recognize'm all!
'Conto das três raças' acabou se tornando ponto de terreiro. Toda vez que a curimbá começa, meu amigo... Ninguem se segura, eu arrepio inteiro. O que essa música representa pra muitos brasileiros é algo inexplicável!
Desculpa, vou falar em português porque não sei falar muito bem inglês ainda.
O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo (se não for o primeiro colocado) e a maioria das pessoas atualmente tem orgulho dos seus antepassados, mesmo que não saibamos exatente nossa origem ou quando aconteceu.
Nós tivemos influência de vários países e culturas por todo o mundo: potugueses, as dezenas de povos indigenas, chineses, os povos africanos (antes e depois da colonização) franceses, ingleses, japoneses, israelenses, árabes, alemães, italianos, holandeses, espanhóis, os vizinhos da América do Sul e Central, e muitos outros.
É irônico como um país tão diverso pode ser tão unificado e ainda se ver dentro de uma cultura própria, apesar de sempre haver suas diferenças regionais. Estamos longe de ser um país perfeito, mas no meio dos erros, nós encontramos muitas coisas incriveis!
(E sobre os indigenas, varia muito da região. Existem regiões em que os indigenas represantam uma parcela bem grande da população, e outras que podem chegar no máximo na primeira casa dos milhares. Na minha região por exemplo, existem pouquissimos indigenas, mas a maioria deles já está integrado na sociedade, apesar de ainda terem alguns que preferem se manter numa sociedade própria, e nesse caso, o governo da cidade não intervém muito)
😢This song is amazing! One of the best lyrics ever! And Clara Nunes was a GREAT SINGER!❤❤
The original clip is the second one listed in the description.
Thanks!
Negao tá mergulhando em águas profundas
Pois é! Se for assim o cara vai se surpreender muito mais com o Brasil!
Eu como brasileiro digo que todos nos ou pelo menos a maioria trazemos dentro de nós éssa alegria e ao mesmo tempo tristeza pois vivemos em confusão com o nosso lugar aqui pois trazemos em nós o sangue português africano e indígenas dentro de uma única pessoa tem o subjugadores e os subjugado. Aqui tem muita história e quanto mais a gente descobri o Brasil mais agente quer aprender.
Hino, Clara vive!!!
Eu sou Brasileiro original com orgulho de ser mestiço das 3 raças 🇧🇷
Awesome! Clara Nunes was a GODDESS! As far as the indians (native 'brazilians') are concerned,they are being SLAUGHTERED by the thousands because of the 'so-called' Agro-business. Fun fact: despite singing 'Samba', which is originally from Rio, she was originally from Minas Gerais (my 'neck of the woods', by the way). Kudos for spreading the word bruv!
Thats why Sepultura sings roots bloody roots,have u reacted this master piece?
Acho que nessa sua curiosidade sobre a perspectiva indigena vale você reagir a uma documentário chamado " a última floresta " ou " the last Forest " vai ser uma boa experiência. Ele mostra um cado do cotidiano e algumas reflexões sobre esse pertencimento, conflitos e tals.
Simmmm, faz tempo que ele não faz de filme e seria incrível.
Reage a Festa Parintins as músicas e as danças refletem bem a cultura e o orgulho dos povos originários. Vc vai gostar
Um hino brasileiro, épica, histórica e imortal!
O samba é o maior guardião da história do Brasil e do povo preto brasileiro.
Essa música deveria ser o nosso hino nacional
The history of Brazilian Popular Music (MPB) begins when Brazil was still unknown, and its music was limited to scattered indigenous sounds. The arrival of Portuguese colonizers marked the beginning of MPB, with the conquest of land in the name of the king and the enslavement of indigenous people. From the fusion of indigenous laments and the sad songs of black people in slave quarters and quilombos, music took on forms that impressed the world.
With colonization, several groups migrated to the new land, creating a rich musical diversity. Independence broke ties with Portugal, validating the expression "Brazilian Popular Music". This is the history of Brazilian music, formed by the union of three races (índios, negros and white men). Popular creation allows only the people to judge and consecrate music, with great masters emerging from this community.
Clara Nunes embodies a great interpreter by joining the people in common feelings. The people, simple in their origins, understand simple things, making Clara, coming from the people and dedicated to her country music, the Singer of the Three Races.
Welcome to Brazil. Love Clara Nunes, great song
She was an amazing singer. Try listening to "A Deusa Dos Orixás", also by Clara Nunes. She was a working class girl in a factory before gaining recognition as a singer. She died young due a medical error...
Clara Nunes. Amo