São ums idiotas, que en vez de colocar orden no Brasil so complica, por isso e más coisas, que, amaioria dos brasileiros nunca conseguir anda na leí. Não é porque não querem, é porque a leí não ajuda.
Muito importante essa informação!! Gostaria de tirar uma dúvida: comprei um imóvel na planta em 2012 por 70.000,00, terminei de pagar em 2015, agora em 2023 fui solicitar o itbi pra transferir o imóvel para o meu nome, quando vejo o boleto me deparo com um valor bastante alto, pois a prefeitura calculou o imóvel de acordo com IPCA, com isso na avaliação deles o imóvel ficou em 153.000,00. A prefeitura desconsiderou o valor que paguei no contrato, que no caso foi 70.000,00. Diante disso, como proceder para resolver esse problema? A alíquota do itbi aqui é de 2,25%
Compré um inmovel no valor de 5.000, 00 para eu fazer o Usucapião o advogado disse que esse inmovel vale 320.000,00 hoje. E está mi conbrando um absurdo para fazer o Usucapião. Não sei de onde ele tiro esse valor do inmovel.
Bom dia! Comprei um imóvel que faz parte da casa verde amarela, MRV paguei avista, sendo meu primeiro imóvel. E paguei o ITBI, um amigo comprou um no mesmo condomínio e o ITBI dele veio isento. Eu verifiquei quem tem renda de até seis salários mínimos tem isenção. Como faço para restituição e quais os documentos?
Bom vídeo, parabéns, poderia trazer um tema na mesa sobra a cobrança do ITBI sobre o contrato de financiamento de aquisição de terreno e construção, onde se cobra o ITBI do valor total financiado, e não o valor que está sendo negociado que no caso seria o do terreno somente.
Rene, tudo bem? Encontrei seu canal e os assuntos tributários de que trata são muito importantes, sou Corretor de Imoveis em Ubá/MG, e estava procurando entendimentos sobre fator gerador de ITBI quando descobri seu canal e já até me inscrevi, e gostaria muito de te passar uma situação que a meu modo de ver acho inconstitucional, mas como a fazenda municipal instituiu um decreto Lei aqui para o município não há muito o que se fazer, mas os prejuízos são grandes, pois em função deste decreto Lei, depois da dor de cabeça que é encontrar um cliente com perfil para compra de um determinado imóvel, onde na maioria das vezes o cliente proprietário vendedor já tem seu valor de venda estipulado, e logo a seguir nós corretores já tratamos com cliente promitente comprador que neste momento já foi tudo acertado os valores de venda, o cliente neste momento já tem noção e foi informado do custo do ITBI, que aqui no nosso município é 2 %, este decreto Lei da qual estou mencionando, quando o cartório de notas emite o protocolo para emissão da guia para pagamento do ITBI, a prefeitura aqui com este novo decreto Lei, somente emite a guia depois que o departamento técnico contratado pelo departamento de finanças da prefeitura vai no local do imóvel fazer uma nova avaliação mercadologica e saber se o imóvel é realmente aquele valor declarado na escritura, porém o que está ocorrendo em 90% das vezes que acontece, essa avaliações são sempre feitas com valores muito acima dos valores já avaliados através de PTAM, emitida por Corretores credenciado no CNAI, e que podem emitir essa avaliações mercadoligica de imóveis, daí sempre dando diferenças enormes para o pagamento de ITBI sobre os novos valores que esta equi avalia, causando assim transtornos pois as negociações já foram feitas com bases nos valores reais do proprietário, e o promitente comprador deste na maioria das vezes desta compra salvo ser um imóvel bastante interessante mas mesmo assim a maioria desiste, pois mesmo os proprietários entrando com recursos contestando, coisa que demora muito, a venda fica perdida daí o transtorno que mencionei, sei que este não deve ser um assunto para tributarista, mas mesmo assim sua opinião seria importante e nós diga se conhece algum outro município deste país que quer arrecadar este tributo municipal assim desta forma desta maneira. Obrigado
Cada Prefeitura com suas peculiaridades mas proceder dessa forma só provoca um possível distrato e no final de tudo ela mesma, a prefeitura deixa de arrecadar por mera burocracia. Se já existe um órgão competente que concede ao profissional a capacidade técnica de estabelecer um valor de mercado , não há mais necessidade de uma confirmação por parte da Prefeitura. Me parece uma ação com uma finalidade obscura e que visa apenas o interesse dela própria.
boa tarde me tire uma duvida no caso de escritura de cessão de repasse de imóvel onde ainda estava pagando o arrendamento do imóvel não tinha como pagar o itbi pois a escritura era de cessão de repasse e agora para pagar o itbi o cartório esta pedindo o itbi, e essa escritura de cessão de repasse tem validade de uma escritura para fazer transferência de imóvel no cartório de imóvel?
@rene longo ao assinar o contrato fiduciário com o banco se a construtora pagar o cartório e itbi para o comprador repassar depois a ela, ela vai poder cobrar juros pelo o período? Sendo que foi a construtora que quis pagar para agilizar a venda do imóvel na planta?
O momento é importante, e nao apenas uma forma de saber que tem de pagar de qualquer forma. É importante registrar logo porque nao corre o risco daquele imovel ser vendido para varias pessoas. Vc fica garantido que o imovel é seu de fato. Em relaçao ao ITBI, as consequencias sao outras, mas nao em relaçao a segurança do imovel ser realmente seu. Um absurdo a divergencia na lei. A lei diz que deve-se o tributo a partir do fato gerador, entao vc so deve ITBI apos o registro. No entanto, como vc mesmo falou, a lei nao nos protege, pois se entrarmos na justiça é so prejuizo .
A questão não é o momento de pagar o Itbi. Pq o valor do registro, o cartório quer colocar com base no Itbi, e não no valor da compra ( escritura). Ou seja, vc compra por um preço, a prefeitura supervaloriza o imóvel pra vc pagar mais alto o valor do Itbi, Então, o cartório de registro tb se beneficia , pois o valor cobrado será em cima do Itbi, e não do valor que de fato foi comprado o imóvel. Parece um arrumadinho muito perfeitinho pra todos ganharem. Entrei com ação o ano passado contra o cartório e a prefeitura e ganhei o processo. A prefeitura pela supervalorização, e o cartório pra registrar sem c9ndicionar o registro ao Itbi. Se todos exigirem seus direitos daremos mais um basta nos abusos do poder público.
@Geymson1 não paguei pq não é devido. O imposto nasce de um fato gerador. No caso do ITBi é o registro. Entrei com ação contra o cartório , o juiz condenou o cartório a proceder com o registro sem condiciona-lo ao pagamento do ITBi, e ainda aplicou multa de 20 mil reais. Não diga o que não sabe.
@@marjorierosa3382 acabei de arrematar uma casa leilso caixa e fiz o passo a passo do vídeo paguei o itbi e tudo certo , uma hora ou outra você vai pagar itbi, ok.
Olá! Quando escriturei meu imóvel em 2016 paguei o itbi, mas não registrei fui Registrar agora no cartório de registro é estão cobrando de novo,neste caso a alegação foi a prescrição, o município está cobrando em dois momentos tem defesa isto?
Foi direto ao ponto, sem aquela famosa enrolação. É Repercussão Geral, mas continua pagando de forma antecipada.
Excelente explicação!
Muito esclarecedor
boa ideia de escrever o passo a passo no quadro!
Ótima explicação! 👏👏👏Obrigada pelo esclarecimento! 👍
Muito boa explicação. Show !
👏👏👏👏👏👏
Exatamente assim quando comprei o meu imóveis. Parabéns pela explicação.
Aula muito boa e sem enrolação de um tema importante! Obrigada.
Verdade.
Excelente aula! Obrigada!😊
Melhor explicação da NET, parabéns!!!!
Parabéns!!!
Muito didático, claro e direto.
Ótimo vídeo, eu já havia procurado vários.
O que não dá pra entender são essas decisões do STF, se na prática não vai funcionar.. Brasil, Brasil...
São ums idiotas, que en vez de colocar orden no Brasil so complica, por isso e más coisas, que, amaioria dos brasileiros nunca conseguir anda na leí. Não é porque não querem, é porque a leí não ajuda.
Gostei e dei like. Obrigada
Muito importante essa informação!!
Gostaria de tirar uma dúvida: comprei um imóvel na planta em 2012 por 70.000,00, terminei de pagar em 2015, agora em 2023 fui solicitar o itbi pra transferir o imóvel para o meu nome, quando vejo o boleto me deparo com um valor bastante alto, pois a prefeitura calculou o imóvel de acordo com IPCA, com isso na avaliação deles o imóvel ficou em 153.000,00. A prefeitura desconsiderou o valor que paguei no contrato, que no caso foi 70.000,00. Diante disso, como proceder para resolver esse problema?
A alíquota do itbi aqui é de 2,25%
Estou com essa dúvida também
Compré um inmovel no valor de 5.000, 00 para eu fazer o Usucapião o advogado disse que esse inmovel vale 320.000,00 hoje. E está mi conbrando um absurdo para fazer o Usucapião. Não sei de onde ele tiro esse valor do inmovel.
Ótima aula
Boa Tarde Se por exemplo eu comprar um imóvel e fazer o contrato de compra e venda e pagar o ITBI e depois a pessoa desistir o que fazer?
Muito bem explicado.
Bom dia!
Comprei um imóvel que faz parte da casa verde amarela, MRV paguei avista, sendo meu primeiro imóvel. E paguei o ITBI, um amigo comprou um no mesmo condomínio e o ITBI dele veio isento.
Eu verifiquei quem tem renda de até seis salários mínimos tem isenção.
Como faço para restituição e quais os documentos?
Se foi a visita n tem isenção, tem q ser financiamento
Boa tarde e o caso do ITCMD como fica após a ARE 1294.969.
Bom vídeo, parabéns, poderia trazer um tema na mesa sobra a cobrança do ITBI sobre o contrato de financiamento de aquisição de terreno e construção, onde se cobra o ITBI do valor total financiado, e não o valor que está sendo negociado que no caso seria o do terreno somente.
Perfeito!
Ótimo explicação. Sem enrolação .
Bom dia , tbm como ver na prefeitura, como apressar a guia do ITBI para efetuar pagamento,?
Gostei de sua apresentação. Parabéns!! Poderia fala sobre o ITBI quando integralizado no capital social de um pessoa jurídica?
Moro em Brasília,parcelei o ITBI,já paguei duas parcelas,se eu parar de pagar o que acontece?
Ótima explicação 🙂🙂
Rene, tudo bem? Encontrei seu canal e os assuntos tributários de que trata são muito importantes, sou Corretor de Imoveis em Ubá/MG, e estava procurando entendimentos sobre fator gerador de ITBI quando descobri seu canal e já até me inscrevi, e gostaria muito de te passar uma situação que a meu modo de ver acho inconstitucional, mas como a fazenda municipal instituiu um decreto Lei aqui para o município não há muito o que se fazer, mas os prejuízos são grandes, pois em função deste decreto Lei, depois da dor de cabeça que é encontrar um cliente com perfil para compra de um determinado imóvel, onde na maioria das vezes o cliente proprietário vendedor já tem seu valor de venda estipulado, e logo a seguir nós corretores já tratamos com cliente promitente comprador que neste momento já foi tudo acertado os valores de venda, o cliente neste momento já tem noção e foi informado do custo do ITBI, que aqui no nosso município é 2 %, este decreto Lei da qual estou mencionando, quando o cartório de notas emite o protocolo para emissão da guia para pagamento do ITBI, a prefeitura aqui com este novo decreto Lei, somente emite a guia depois que o departamento técnico contratado pelo departamento de finanças da prefeitura vai no local do imóvel fazer uma nova avaliação mercadologica e saber se o imóvel é realmente aquele valor declarado na escritura, porém o que está ocorrendo em 90% das vezes que acontece, essa avaliações são sempre feitas com valores muito acima dos valores já avaliados através de PTAM, emitida por Corretores credenciado no CNAI, e que podem emitir essa avaliações mercadoligica de imóveis, daí sempre dando diferenças enormes para o pagamento de ITBI sobre os novos valores que esta equi avalia, causando assim transtornos pois as negociações já foram feitas com bases nos valores reais do proprietário, e o promitente comprador deste na maioria das vezes desta compra salvo ser um imóvel bastante interessante mas mesmo assim a maioria desiste, pois mesmo os proprietários entrando com recursos contestando, coisa que demora muito, a venda fica perdida daí o transtorno que mencionei, sei que este não deve ser um assunto para tributarista, mas mesmo assim sua opinião seria importante e nós diga se conhece algum outro município deste país que quer arrecadar este tributo municipal assim desta forma desta maneira. Obrigado
Cada Prefeitura com suas peculiaridades mas proceder dessa forma só provoca um possível distrato e no final de tudo ela mesma, a prefeitura deixa de arrecadar por mera burocracia. Se já existe um órgão competente que concede ao profissional a capacidade técnica de estabelecer um valor de mercado , não há mais necessidade de uma confirmação por parte da Prefeitura. Me parece uma ação com uma finalidade obscura e que visa apenas o interesse dela própria.
@@thiagofrancis_negociosimob677 isso mesmo, essas les são criadas para eles se beneficiarem . Nos cidadão não temos que aceita isso calados.
boa tarde me tire uma duvida no caso de escritura de cessão de repasse de imóvel onde ainda estava pagando o arrendamento do imóvel não tinha como pagar o itbi pois a escritura era de cessão de repasse e agora para pagar o itbi o cartório esta pedindo o itbi, e essa escritura de cessão de repasse tem validade de uma escritura para fazer transferência de imóvel no cartório de imóvel?
Resumindo ninguém cumpre as decisões judiciais, só quando convêm
Ou seja a lei ñ é cumprida mais uma vez neste país.
@rene longo ao assinar o contrato fiduciário com o banco se a construtora pagar o cartório e itbi para o comprador repassar depois a ela, ela vai poder cobrar juros pelo o período? Sendo que foi a construtora que quis pagar para agilizar a venda do imóvel na planta?
Perfeito
Muito bom... parabéns!!!
Obrigado 😀
Melhor vídeo que assisti do assunto.
Opa, ao pagar o itbi pode ser usado como declaração de imposto no ano seguinte???
E quem não precisa fazer a escritura?
Supõe que o imovel é vendido no valor inferior a 30 salarios minimo, em que momento é cobrado esse imposto?
Tá, e se a compra é para pagamento parcelado, em 5 anos, p. ex., tem de pagar o itbi no momento da escritura?
realmente esclareceu minha dúvida
Como funciona o itbi p financiamentos da caixa p programa casa verde amarelo? Em sao paulo
Fiz a venda de um terreno sou obrigado a espera a prefeitura emitir o itbi pra receber o pagamento do meu terreno ?
O momento é importante, e nao apenas uma forma de saber que tem de pagar de qualquer forma. É importante registrar logo porque nao corre o risco daquele imovel ser vendido para varias pessoas. Vc fica garantido que o imovel é seu de fato. Em relaçao ao ITBI, as consequencias sao outras, mas nao em relaçao a segurança do imovel ser realmente seu. Um absurdo a divergencia na lei. A lei diz que deve-se o tributo a partir do fato gerador, entao vc so deve ITBI apos o registro. No entanto, como vc mesmo falou, a lei nao nos protege, pois se entrarmos na justiça é so prejuizo .
Valeu 👍
A questão não é o momento de pagar o Itbi. Pq o valor do registro, o cartório quer colocar com base no Itbi, e não no valor da compra ( escritura). Ou seja, vc compra por um preço, a prefeitura supervaloriza o imóvel pra vc pagar mais alto o valor do Itbi, Então, o cartório de registro tb se beneficia , pois o valor cobrado será em cima do Itbi, e não do valor que de fato foi comprado o imóvel. Parece um arrumadinho muito perfeitinho pra todos ganharem. Entrei com ação o ano passado contra o cartório e a prefeitura e ganhei o processo. A prefeitura pela supervalorização, e o cartório pra registrar sem c9ndicionar o registro ao Itbi.
Se todos exigirem seus direitos daremos mais um basta nos abusos do poder público.
Fui registrar minha escritura e o cartorio nao registrou pq disse que eu nao tinha pago O ITBI. que fazer? A quem procurar?
Pagar o itbi
@Geymson1 não paguei pq não é devido. O imposto nasce de um fato gerador. No caso do ITBi é o registro. Entrei com ação contra o cartório , o juiz condenou o cartório a proceder com o registro sem condiciona-lo ao pagamento do ITBi, e ainda aplicou multa de 20 mil reais. Não diga o que não sabe.
@@marjorierosa3382 acabei de arrematar uma casa leilso caixa e fiz o passo a passo do vídeo paguei o itbi e tudo certo , uma hora ou outra você vai pagar itbi, ok.
@@marjorierosa3382fica na paz.
Qual tempo tenho pra paga o registro e o ITBI
Em 1 dia puxei e eu paguei.
Olá! Quando escriturei meu imóvel em 2016 paguei o itbi, mas não registrei fui
Registrar agora no cartório de registro é estão cobrando de novo,neste caso a alegação foi a prescrição, o município está cobrando em dois momentos tem defesa isto?
Pelo que você descreveu, está errada essa cobrança do ITBI… caso não seja advogado, recomento procurar um para não pagar de forma indevida…
2 hectare é melhor o ITBI ou inventário de doação
Gente like like sempre
Hjk
🫣 Os cara da toga escrevendo na areia.
o BRASIL continua dessev jeito desde a chegada de D PEDRO II e seus $$ amiguinhos $$