Vivo essa realidade, cuido de minha mãe há 10 anos. Assisti Alice, Amor e Meu pai. No filme Alice fiquei longos minutos sem conseguir levantar da cadeira do cinema, após o término. Adorei Meu pai, senti a minha dor e a da minha mãe retratadas. Obrigada Cristian, sigo você, aprendo muito, agradeço pelos seus vídeos.
Filme duro demais, e lindo! O comentário do Chris é delicado, rápido, mas serve de alerta: mudar os idosos de casa não só piora o estado mental, como também aumenta o risco de acidentes domésticos. Procurar ajuda profissional é muito importante antes de começar a tomar decisões. P.S.: O vídeo começou com uma saturação de cor e foi se perdendo. Muito chique
Um dos melhores filmes a que assisti.Minha ex -sogra faleceu há 2 anos e meio devido a complicações do Alzheimer e pela primeira vez entendi como ela se sentia de fato; é como se eu mesma tivesse a doença. Tocante e perfeito esteticamente. Ótimo vídeo.
*[anotações de aula]* - pai que está envelhecendo e está com demência (pode ser alzheimer) →entender os processo psíquicos da 3 idade - clinicamente bem retratado, desagregação temporal do pai que se encontra com figuras do passado →tipo específico de luto - processo de perda de alguém em vida - a pessoa nao vai de uma vez, se comporta de forma normal em determinado contexto e em outros não - a pessoa luta contra a perda da experiência, memória, cognição , autonomia - difícil de intervenção - ela corrige mas ao mesmo tempo percebe que algo não está certo →primeiro momento paranoide -sentimento de perseguição - "pegaram meu relógio" - ele mesmo esqueceu o lugar onde colocou, mostrando o primeiro momento paranoide - quem está do outro lado pode não tolerar isso - inversão: filhos cuidam do pai, relação entre poder e criação volta de forma invertida (pode gerar: hostilidade, indiferença) - "quando eu precisava de amor eu não tive, entao agora nao venha querer ter" - o filme mostra ponto de vista do Antoni e de que estão em volta → segundo momento: alucinações e lembranças entrecortadas - luta entre percepção, memória, ajuste cognitivo e estabilização do sujeito - do outro lado é visto como uma afronta "vc nao obedece" "não toma banho" - consequências de cuidar de alguém que já cuidou de ti: momento propício de reavivar neuroses infantis - principalmente que essa doença dura anos - malebranche: Deus existe mais é malvado, faz nos sofrer reaparece memórias dolorosas, traumáticas. e uma hora vc desiste →Terceira fase: redescoberta de si em extrema solidão e desamparo - Quem sou eu? quem sou eu sem minha memórias? Quem sou eu sem meus objetos? minhas músicas? - consciência instantânea e transparente, incapaz de reter, - perda de si em vida - mudar a pessoa de casa: tira varias memorias, - somente por cuidadores em momentos difíceis, - o vínculo precisa ser feito ainda quando a pessoa esta em condicoes propicias - outros problemas: banco, herança - vamos evitando, que se complica ainda mais →desorientação espacial - pessoa não sabe voltar pra casa - esqueceu a geografia dos lugares que já visitou - os outros em volta não entendem - decomposição da experiência temporal ---------------------------- ooi =) tenho um insta que fala sobre psicologia, se quiser me acompanhar lá é @yuri.studies
Nossa Professor acabo de ouvir a historia da minha vida nos ultimos 8 anos, minha mae faleceu a 2 meses, vivi tudo isso!Muito impactante. Tive que aprender vivendo. Vou ver o filme obrigada por seu alerta a todos. Voce e muito bom nisso.
Filme espetacular. Para quem passou ou passa por isso, é muito doloroso, mas retrata com perfeição muitos dos momentos vividos com quem sofre de demência. Provocou uma onda de água torrente no final aqui em casa. Muito bom, Christian! Obrigado!
Olá Professor... boa noite. Assisti ao filme... e foi esclarecedor seus comentários sobre o mesmo!!! Um filme polêmico e intrigante pra nos filhos com pais nessa situação e como diz você: " por si só a situação já é difícil "... devemos TODOS assistir!!! Gratidão pela análise maravilhosa e esclarecerdora do filme e da situação DEMENCIAS. Grande Abraço.
Fiquei me dando conta do quanto de caminho andado com a minha mãe, já com quase 10 anos de doença de alzheimer..por vezes, as palavras não são suficientes! Ainda não tive coragem de assistir ao filme. Obrigada por essa conversa tão sensível, Christian. Me senti acompanhada.
Christian sempre muito chique, mas hj está especial! Louca para ver este filme, mas só terei chance se for para streaming. Tenho 50 anos e desde os 43 cuido de minha mãe, hj com 81 anos. Nos damos bem, mas de vez em qdi temos um arranca rabo. Com minha irmã, de 63 anos, que é mais tímida e não se dava bem com ela na infância, os traumas de vez em qdo vem à tona, exatamente como vc falou, fora de proporção.
Professor Christian que roupinha linda! Muita elegância e estilo! Ficou parecido com um investigador de um filme noir, ou coisa do tipo. Desse jeito você vai roubar o lugar do professor Safatle de professor universitário mais estiloso e arrumadinho.
Parabéns pelo trabalho a toda a equipe do canal. Agradecemos sua generosidade em compartilhar saberes da psicanálise e da experiência com a clínica, Christian Dunker. Apesar de sabermos que nada substitui a análise pessoal, assistir a alguns vídeos nos dá algumas fagulhas de compreensão e inquietações sobre a mente e o comportamento humanos. Tudo de bom a todos.
Ótima análise. Minha avó vivenciou a esclerose e vi de perto como é difícil. E essa troca do papel de filho para o papel de mãe e pai é interessante. E no final ele lembrando da mãe, emocionante.
Maravilhosa leitura do filme e da problemática do envelhecimento patológico. A capacidade de enfocar globalmente essa problemática, reafirma a genialidade do professor Christian Dunker para explicar essas tantas facetas do luto em vida com clareza máxima para nós. Gratidão, Mestre! 👏👏👏❤😘
Christian, tem 2 séries que eu adoraria ver um desejo em cena! Fleabag e Bojack Horseman são séries que na superfície podem parecer bobinhas mas olhando a fundo e com um olhar psicanalítico conseguimos ver muitas coisas interessantes :)
Minha mãe em.2019 foi diagnosticada com Demência de corpos de Levy , é uma demência extremamente severa. Parou de andar, depende totalmente de mim. Eu cuido dela sozinha desde que iniciou,não é fácil mesmo, é um processo de perda muito grande. Fora as alucinações que são frequentes e muito tristes. Estou crescendo muito com essa experiência.
Filme excelente, a direção nos coloca com a mesma sensação angustiante do personagem. Sem falar da perda em vida que todo filho passa com pais muito idosos e debilitados.
Fui colhida sem repertório, não assisti o filme, mas irei depois de vê-lo analisando. Perdi meu pai depois de 7 anos com Alzheimer e foram pequenas perdas todo dia, vivemos muito tudo isso, nossa, esse filme deve ser necessário.
Atuação magnífica deste ator, autista e genial. O filme, quando assisti, me transportou para um estado de confusão, tal qual deve ser a cabeça daquele que entra na demência. Meu marido me perguntou: o que vc está assistindo? Respondi: não sei ainda, estou perdida, sem entender. Imagino que seja essa a sensação do demente em seu início de craquelância funcional. Parabéns Christian e Tebas.
Ver alguém morrendo em vida é horrível. Vi minha avó passar por isso. Como superego é destruído a pessoa pode externar um lado que ninguém gostaria de ver. Minha avó que nunca falava palavrão passou a xingar muita gente gratuitamente e evidenciou a sua preferência por alguns filhos, minha mãe um deles,. Mas uma tia sofreu muito, pois a rejeição era clara demais.
Sem memória somos nada , absolutamente nada! talvez o vasto Universo, de tão infinito e mais infinito do infinito nada nada se reconhece...e nem é reconhecido. A memória é um significante seminal.
Ainda não vi o filme mas, vendo seus comentários é bem isso mesmo e um pouco mais essa situação. E quando você pensa que já viu de tudo, ainda tem mais surpresas. Um desafio enorme lidar com alguém assim. E acredito que uma das fases mais difíceis é quando queremos fazer com que a pessoa entenda e faça coisas que não existem mais para ela.
Oi, Dunker. Tão importante quanto essa viagem por uma fragmentação e decomposição da experiência temporal proporcionada pelo Zeller são os falando nisso/desejo em cena, espaços em que vc transmite de modo tão generoso e cuidadoso a ética do desejo e do sujeito do ics. Achei preciso seu comentário, sobretudo quando você compara o filme com um tratado de como funciona a cs de quando você traz essa relação da perda do sujeito em vida. Grata. Agora pensando nessa temática luto e melancolia queria um desejo em cena falando sobre a Julie de A liberdade é azul (1993). Seria ela melancólica por estrutura ou neurótica em melancolia?
Olá, Christian! Existe um filme que gosto muito chamado “Persona” do Ingmar Bergman. Recomendaria que tu fizeste uma análise no seu canal, encaixaria muito bem com o intuito desse quadro.
Também amei o look, que roupinha linda! Muita elegância e estilo! Ficou parecido com um investigador de um filme noir, ou coisa do tipo. Desse jeito ele vai roubar o lugar do professor Safatle de professor universitário mais estiloso e arrumadinho. Bem melhor que aquelas camisetas do Palmeiras que ele costuma usar nos outros videos.
Seria interessante uma resenha sobre "A Voz Suprema do Blues". Tem tantas coisas não ditas de forma explicitas no texto do filme ao longo dele e a cena final é muito reveladora sobre como a sociedade lida muuuito mal com as consequências da escravidão e das penúrias geradas pelo capitalismo já desde 100 anos atrás. Abraços, Dunker e equipe!
Também amei o look, que roupinha linda! Muita elegância e estilo! Ficou parecido com um investigador de um filme noir, ou coisa do tipo. Desse jeito ele vai roubar o lugar do professor Safatle de professor universitário mais estiloso e arrumadinho. Bem melhor que aquelas camisetas do Palmeiras.
Nossa, Dunker... já vi o filme, mas seu vídeo veio num tempo muito específico, específico, para mim... um parente acabou de ter um surto delirante e foi diagnosticado com demência (sem especificação, ainda), e... bem, é difícil para todos. Mas, acima de tudo, é preciso falar sobre isso. Falar, falar...
Vivi essa realidade com minha mãe durante alguns anos. Foi muito difícil tendo em vista o fato de ter sido rejeitada . Quando pude ter minha mãe só para mim, ela já estava com um grau avançado de demência e não sabia mais quem eu era.
Prof. Christian, por favor, gostaria que você fizesse uma análise do filme japonês "Homúnculo" disponibilizado no Netflix. Acredito que o filme seja psicanálise pura!!! Obrigado pelos vídeos que vc disponibiliza! Abraços
Professor, tem alguma explicação para quem só gosta de filmes românticos, comédias românticas, dramas leves e muitos filmes de natal? Eu quando era mais nova até gostava de aventuras, mas hoje tenho medo de aventuras, de dramas, levanto várias vezes com cenas que me incomodam, mesmo sabendo que é filme. Gosto de filmes de crimes baseados em fatos reais, não sinto muito medo, mas sinto medo em aventuras e filme de terror. Para ler eu tenho menos medo, mas assistindo eu fico com muito medo, as vezes tenho até pesadelo. Agradeço se puder comentar algo a respeito.
Pretendo me preparar para assistir o filme que me parece fantástico e comovente, principalmente para aqueles (como eu) que tem pessoa próxima portadora dessa suposta demência (Alzheimer) Gratidão pela análise psicológica
O filme é bonito, as atuações, impecáveis, mas a realidade da demência é muito mais monstruosa e deselegante. No Brasil, em que tudo que se refere à família é imbuído em religião, a opção de colocar em uma casa de repouso ainda por cima é vista como pecaminosa. Muita força, muita compaixão e muito amor aos familiares de portadores de demência, que não poucas vezes precisam de tanto ou mais apoio que o doente.
Vivo essa realidade, cuido de minha mãe há 10 anos. Assisti Alice, Amor e Meu pai.
No filme Alice fiquei longos minutos sem conseguir levantar da cadeira do cinema, após o término.
Adorei Meu pai, senti a minha dor e a da minha mãe retratadas.
Obrigada Cristian, sigo você, aprendo muito, agradeço pelos seus vídeos.
Obrigada Cristian.
Adoro te assistir.
Filme duro demais, e lindo! O comentário do Chris é delicado, rápido, mas serve de alerta: mudar os idosos de casa não só piora o estado mental, como também aumenta o risco de acidentes domésticos. Procurar ajuda profissional é muito importante antes de começar a tomar decisões. P.S.: O vídeo começou com uma saturação de cor e foi se perdendo. Muito chique
Sim, muito sutil e marcante. Comentário pertinente e cheio de alertas para cabeças conscientes
Um dos melhores filmes a que assisti.Minha ex -sogra faleceu há 2 anos e meio devido a complicações do Alzheimer e pela primeira vez entendi como ela se sentia de fato; é como se eu mesma tivesse a doença. Tocante e perfeito esteticamente. Ótimo vídeo.
*[anotações de aula]*
- pai que está envelhecendo e está com demência (pode ser alzheimer)
→entender os processo psíquicos da 3 idade
- clinicamente bem retratado, desagregação temporal do pai que se encontra com figuras do passado
→tipo específico de luto
- processo de perda de alguém em vida
- a pessoa nao vai de uma vez, se comporta de forma normal em determinado contexto e em outros não
- a pessoa luta contra a perda da experiência, memória, cognição , autonomia
- difícil de intervenção
- ela corrige mas ao mesmo tempo percebe que algo não está certo
→primeiro momento paranoide
-sentimento de perseguição
- "pegaram meu relógio"
- ele mesmo esqueceu o lugar onde colocou, mostrando o primeiro momento paranoide
- quem está do outro lado pode não tolerar isso
- inversão: filhos cuidam do pai, relação entre poder e criação volta de forma invertida (pode gerar: hostilidade, indiferença)
- "quando eu precisava de amor eu não tive, entao agora nao venha querer ter"
- o filme mostra ponto de vista do Antoni e de que estão em volta
→ segundo momento: alucinações e lembranças entrecortadas
- luta entre percepção, memória, ajuste cognitivo e estabilização do sujeito
- do outro lado é visto como uma afronta
"vc nao obedece" "não toma banho"
- consequências de cuidar de alguém que já cuidou de ti: momento propício de reavivar neuroses infantis
- principalmente que essa doença dura anos
- malebranche: Deus existe mais é malvado, faz nos sofrer
reaparece memórias dolorosas, traumáticas. e uma hora vc desiste
→Terceira fase: redescoberta de si em extrema solidão e desamparo
- Quem sou eu? quem sou eu sem minha memórias?
Quem sou eu sem meus objetos? minhas músicas?
- consciência instantânea e transparente, incapaz de reter,
- perda de si em vida
- mudar a pessoa de casa: tira varias memorias,
- somente por cuidadores em momentos difíceis,
- o vínculo precisa ser feito ainda quando a pessoa esta em condicoes propicias
- outros problemas: banco, herança
- vamos evitando, que se complica ainda mais
→desorientação espacial
- pessoa não sabe voltar pra casa
- esqueceu a geografia dos lugares que já visitou
- os outros em volta não entendem
- decomposição da experiência temporal
----------------------------
ooi =) tenho um insta que fala sobre psicologia, se quiser me acompanhar lá é @yuri.studies
Que comentário sensacional
@@tuliogomespsi obrigado túlio =)
Obrigada, excelente descrição.
@@adrianagaluppo283 obrigado Adriana :)
Impossível não chorar com esse filme
Esse filme é excelente! Montagem ESPETACULAR e performance estupenda de Sir. ANTHONY HOPKINS!
Nossa Professor acabo de ouvir a historia da minha vida nos ultimos 8 anos, minha mae faleceu a 2 meses, vivi tudo isso!Muito impactante. Tive que aprender vivendo. Vou ver o filme obrigada por seu alerta a todos. Voce e muito bom nisso.
Filme espetacular. Para quem passou ou passa por isso, é muito doloroso, mas retrata com perfeição muitos dos momentos vividos com quem sofre de demência. Provocou uma onda de água torrente no final aqui em casa. Muito bom, Christian! Obrigado!
Olá Professor... boa noite. Assisti ao filme... e foi esclarecedor seus comentários sobre o mesmo!!! Um filme polêmico e intrigante pra nos filhos com pais nessa situação e como diz você: " por si só a situação já é difícil "... devemos TODOS assistir!!! Gratidão pela análise maravilhosa e esclarecerdora do filme e da situação DEMENCIAS. Grande Abraço.
Filme sensacional.
Como ele tá bonitinho! 😊💖
Fiquei me dando conta do quanto de caminho andado com a minha mãe, já com quase 10 anos de doença de alzheimer..por vezes, as palavras não são suficientes! Ainda não tive coragem de assistir ao filme. Obrigada por essa conversa tão sensível, Christian. Me senti acompanhada.
Christian sempre muito chique, mas hj está especial! Louca para ver este filme, mas só terei chance se for para streaming. Tenho 50 anos e desde os 43 cuido de minha mãe, hj com 81 anos. Nos damos bem, mas de vez em qdi temos um arranca rabo. Com minha irmã, de 63 anos, que é mais tímida e não se dava bem com ela na infância, os traumas de vez em qdo vem à tona, exatamente como vc falou, fora de proporção.
Vivo essa realidade com meu pai 💗
Professor Christian que roupinha linda! Muita elegância e estilo! Ficou parecido com um investigador de um filme noir, ou coisa do tipo. Desse jeito você vai roubar o lugar do professor Safatle de professor universitário mais estiloso e arrumadinho.
Muito boa live, adorei o modelito, acertivo, Parabens
Filme maravilhoso!!!
Obrigada pela dica e comentários. 👏👏
Parabéns pelo trabalho a toda a equipe do canal. Agradecemos sua generosidade em compartilhar saberes da psicanálise e da experiência com a clínica, Christian Dunker. Apesar de sabermos que nada substitui a análise pessoal, assistir a alguns vídeos nos dá algumas fagulhas de compreensão e inquietações sobre a mente e o comportamento humanos. Tudo de bom a todos.
Acabei de assistir ao filme e vim aqui reassistir esse vídeo. Sensacional o comentário, como todos.... Esse filme é esplêndido....
Muito obrigado pelas palavras sempre tão precisa.
Gente!! Que charme com essa roupa e chapéu!!
Maravilho! Que surpresa maravilhosa 😜 abrir o video e ver voce vestido lindamente assim!
Ótima análise. Minha avó vivenciou a esclerose e vi de perto como é difícil. E essa troca do papel de filho para o papel de mãe e pai é interessante. E no final ele lembrando da mãe, emocionante.
Maravilhosa leitura do filme e da problemática do envelhecimento patológico.
A capacidade de enfocar globalmente essa problemática, reafirma a genialidade do professor Christian Dunker para explicar essas tantas facetas do luto em vida com clareza máxima para nós.
Gratidão, Mestre! 👏👏👏❤😘
Gratidão querido Prof. 🌹🍃🧠💗
👏👏👏 mto bom! Obg!
Christian, tem 2 séries que eu adoraria ver um desejo em cena! Fleabag e Bojack Horseman são séries que na superfície podem parecer bobinhas mas olhando a fundo e com um olhar psicanalítico conseguimos ver muitas coisas interessantes :)
Minha mãe em.2019 foi diagnosticada com Demência de corpos de Levy , é uma demência extremamente severa. Parou de andar, depende totalmente de mim. Eu cuido dela sozinha desde que iniciou,não é fácil mesmo, é um processo de perda muito grande. Fora as alucinações que são frequentes e muito tristes. Estou crescendo muito com essa experiência.
Filme excelente, a direção nos coloca com a mesma sensação angustiante do personagem. Sem falar da perda em vida que todo filho passa com pais muito idosos e debilitados.
Excelentes reflexões!
Chorei do começo ao fim...
Vivi isso duas vezes...
Fui colhida sem repertório, não assisti o filme, mas irei depois de vê-lo analisando. Perdi meu pai depois de 7 anos com Alzheimer e foram pequenas perdas todo dia, vivemos muito tudo isso, nossa, esse filme deve ser necessário.
QUE GATO!!! COM ESSE CHAPÉU!!!! UAUUUUUU
Ótima análise. É sempre bom refletir sobre esse assunto tão delicado. Esses três filmes são lindos, apesar de tristes.
Vc ta uma gracinha de chapeu mto fofo amei o look
Atuação magnífica deste ator, autista e genial. O filme, quando assisti, me transportou para um estado de confusão, tal qual deve ser a cabeça daquele que entra na demência. Meu marido me perguntou: o que vc está assistindo? Respondi: não sei ainda, estou perdida, sem entender. Imagino que seja essa a sensação do demente em seu início de craquelância funcional. Parabéns Christian e Tebas.
Gratidão pelo vídeo!!!
mano...que figurinho maravilhoso... parabens prof. e parabens pelo video...
Sensacional
Reconheci a voz no início do vídeo.. depois fiquei fitando para entender quem eu estava vendo.. amei até a gravata 👏👏👏👏🎩🎩🎩
Bravo looking Gangster.
The Father um show
Assisto PSI nesses dias. Impactante qualidade.Contardo Cinema e Fibra Existencial
Ver alguém morrendo em vida é horrível. Vi minha avó passar por isso.
Como superego é destruído a pessoa pode externar um lado que ninguém gostaria de ver. Minha avó que nunca falava palavrão passou a xingar muita gente gratuitamente e evidenciou a sua preferência por alguns filhos, minha mãe um deles,. Mas uma tia sofreu muito, pois a rejeição era clara demais.
Prezado Dunker,
Se possível faça um vídeo do filme Manchester a beira mar. Trata sobre o luto, memória e culpa.
Esse filme é uma obra prima.
Olá Dunker! Gostaria que o senhor fizesse o Desejo em Cena da série "Psi" da HBO. É uma série muito boa, psicanálise pura kk. Obrigado
EU TAMBÉM, EU TAMBÉM
Simmmm
Grande figurino Dunker!
As passagens do filme fazem a gente ficar confusa tbm. Esse filme é mt bom, apesar de triste
Ator maravilhoso! Mas deve ser triste, difícil. QUE ELEGÂNCIA 💖
Fantástica análise. Assisti há umas duas semanas e até agora estou impactada.
Excelente tema, Dunker! Belo aprofundamento!
Sem memória somos nada , absolutamente nada! talvez o vasto Universo, de tão infinito e mais infinito do infinito nada nada se reconhece...e nem é reconhecido. A memória é um significante seminal.
Adorei a abordagem! Muito obrigada
Meu pai esta nesse processo devido a um cancêr. Excelente filme e seu vídeo ajuda muito a pensar esse momento.
Essencial!
Muito bom! Você está lindo professor ❤️
professor, adorei o chapéu! mais um ótimo vídeo. bjs
Como sempre, análise perfeita!
Ainda não vi o filme mas, vendo seus comentários é bem isso mesmo e um pouco mais essa situação. E quando você pensa que já viu de tudo, ainda tem mais surpresas. Um desafio enorme lidar com alguém assim. E acredito que uma das fases mais difíceis é quando queremos fazer com que a pessoa entenda e faça coisas que não existem mais para ela.
Montagem maravilhosa desse filme, atuação sem palavras...
Obrigada pela recomendação e análise do filme. Gostei da produção.💚 muito bom. Abçs
Oi, Dunker. Tão importante quanto essa viagem por uma fragmentação e decomposição da experiência temporal proporcionada pelo Zeller são os falando nisso/desejo em cena, espaços em que vc transmite de modo tão generoso e cuidadoso a ética do desejo e do sujeito do ics. Achei preciso seu comentário, sobretudo quando você compara o filme com um tratado de como funciona a cs de quando você traz essa relação da perda do sujeito em vida. Grata. Agora pensando nessa temática luto e melancolia queria um desejo em cena falando sobre a Julie de A liberdade é azul (1993). Seria ela melancólica por estrutura ou neurótica em melancolia?
Poderia falar sobre o filme "Cidade Dos Sonhos - 2001 que é super pisicanalistico
Estava em dúvida sobre qual filme da lista assistir, agora não mais. Obrigado professor.
Olá, Christian! Existe um filme que gosto muito chamado “Persona” do Ingmar Bergman. Recomendaria que tu fizeste uma análise no seu canal, encaixaria muito bem com o intuito desse quadro.
Amei o figurino. Ainda não vi o filme.
Também amei o look, que roupinha linda! Muita elegância e estilo! Ficou parecido com um investigador de um filme noir, ou coisa do tipo. Desse jeito ele vai roubar o lugar do professor Safatle de professor universitário mais estiloso e arrumadinho. Bem melhor que aquelas camisetas do Palmeiras que ele costuma usar nos outros videos.
Seria interessante uma resenha sobre "A Voz Suprema do Blues". Tem tantas coisas não ditas de forma explicitas no texto do filme ao longo dele e a cena final é muito reveladora sobre como a sociedade lida muuuito mal com as consequências da escravidão e das penúrias geradas pelo capitalismo já desde 100 anos atrás. Abraços, Dunker e equipe!
Obrigado por mais um desejo em cena, professor!
Prof. O bom mesmo
a ser indicado é o consumo diário do óleo da semente de abóbora para parar a alopecia etc..
Obrigada, professor. Sempre muito oportuno.
Excelente, obrigada por compartilhar esse saber!!
Olá professor, por favor, faça um desejo em cena com o filme "Druk" do Thomas Vinterberg? Obrigada pela atenção.
Excelente sugestão! Druk é outro filme excelente para se debater.
Meu Deus que visual maravilhoso, Dunker! Muito sexy, amei!
Amei o look 👏👏👏👏. E claro, suas pontuações sobre o filme, muito bom. Parabéns 👏
Também amei o look, que roupinha linda! Muita elegância e estilo! Ficou parecido com um investigador de um filme noir, ou coisa do tipo. Desse jeito ele vai roubar o lugar do professor Safatle de professor universitário mais estiloso e arrumadinho. Bem melhor que aquelas camisetas do Palmeiras.
Nossa, Dunker... já vi o filme, mas seu vídeo veio num tempo muito específico, específico, para mim... um parente acabou de ter um surto delirante e foi diagnosticado com demência (sem especificação, ainda), e... bem, é difícil para todos. Mas, acima de tudo, é preciso falar sobre isso. Falar, falar...
tem horas que ele é, ele próprio o espectador de si mesmo, lhe trazendo um grande sofrimento.
Mas é um comentário pertinente…quero assistir este filme
Que figurino mais chique professor. Ainda não tive coragem de ver o filme. Mas faz-se necessário.
Vivi essa realidade com minha mãe durante alguns anos. Foi muito difícil tendo em vista o fato de ter sido rejeitada . Quando pude ter minha mãe só para mim, ela já estava com um grau avançado de demência e não sabia mais quem eu era.
Gostei tanto do chapéu à Maigret que gostaria de saber onde posso adquirir um.
Fala sobre o excelente filme: Malcolm & Marie
Professor, faça um comentário sobre a série Psi - feita pelo grande e saudoso Contardo Calligaris, a série é ótima.
Poderia trazer o filme "O ultimo ato" do diretor Barry Levinson para o Desejo em Cena?
Prof. Christian, por favor, gostaria que você fizesse uma análise do filme japonês "Homúnculo" disponibilizado no Netflix. Acredito que o filme seja psicanálise pura!!! Obrigado pelos vídeos que vc disponibiliza! Abraços
Gostei do lookinho, Christian!
Christian, muito bom !!! Você veio vestido de "seu pai"?. Abraço
Estilera hein professor
O que aconteceu com as aulas da casa do saber sobre se relacionar melhor?? Ninguém está conseguindo acessar mais 😓
Professor, tem alguma explicação para quem só gosta de filmes românticos, comédias românticas, dramas leves e muitos filmes de natal? Eu quando era mais nova até gostava de aventuras, mas hoje tenho medo de aventuras, de dramas, levanto várias vezes com cenas que me incomodam, mesmo sabendo que é filme. Gosto de filmes de crimes baseados em fatos reais, não sinto muito medo, mas sinto medo em aventuras e filme de terror. Para ler eu tenho menos medo, mas assistindo eu fico com muito medo, as vezes tenho até pesadelo. Agradeço se puder comentar algo a respeito.
Professor, o que era pra falar? é... fazer? (rs) Obrigado pela esclarecedora didática!
Pretendo me preparar para assistir o filme que me parece fantástico e comovente, principalmente para aqueles (como eu) que tem pessoa próxima portadora dessa suposta demência (Alzheimer) Gratidão pela análise psicológica
e esse figurino?
Onde está disponível esse filme?
Oi Camila. Eu uso o programa "stremio" para ver filmes. É só baixar no computador ou celular e consegue encontrar qualquer filme
Comenta tbm a série After Life,Vcs vão ter que me engolir,pf
Professor,
Hermenêutica e psicanálise de Lacan.
Mas que gato
Ilha do medo ja foi falado?
A psicanálise pode ajudar a pessoa em processo demencial? Como seria?
Tá a cara do Jacquin.
O filme é bonito, as atuações, impecáveis, mas a realidade da demência é muito mais monstruosa e deselegante. No Brasil, em que tudo que se refere à família é imbuído em religião, a opção de colocar em uma casa de repouso ainda por cima é vista como pecaminosa. Muita força, muita compaixão e muito amor aos familiares de portadores de demência, que não poucas vezes precisam de tanto ou mais apoio que o doente.