Você poderia falar sobre a respeito do Manjaro Gaming Edition o melhor Manjaro para Jogos, na frente do Manjaro KDE Plasma, eu o instalei o Manjaro Gaming Edition e fiz as modificações que tinha no Manjaro KDE Plasma no Manjaro Gaming Edition, você poderia ser o primeiro a falar desta distribuição Linux. Já que os conteúdos do Manjaro KDE Plasma estão em Español, eu queria um em português.
@@DavidLacerda-yd4ts Cara eu tava com o Manjaro e até então era o melhor em games mas o driver 550 que vem junto com o kernel 6.9.5-1 NÃO habilita o DLSS, ele força o FSR e fica muito ruim. Então tentei o CachyOS com Gnome que vem com o driver 558 e kernel 6.9.8-2 e agora posso dizer que meu sistema pra games tá 95%, pra ficar 100% falta fazer funcionar meu G923 que tá foda. Únicos jogos que ainda entro no Windows são: Roblox pra minha filha jogar, Snowrunner, Asseto Corsa e o Competizionem, Ats e Ets. De resto, dispenso o Windows.
tive um panic quando vi meu comentário aparecer no vídeo kkkkk, depois de anos nessa indústria vital, é a primeira vez que isso me acontece kkkkkkkkkkkkkkkkk
Você poderia falar sobre o Manjaro Gaming Edition, o melhor Manjaro para Jogos na frente do Manjaro KDE Plasma. Só tem conteúdo do Manjaro Gaming Edition em Español. Quero saber tudo sobre ele pois eu o instalei o Manjaro Gaming Edition as modificações que eu fiz foram as do Manjaro KDE Plasma. O resto fiquei na dúvida.
07:46 Por coincidência, também sou aluno de ADS da FATEC e também tenho um Macbook Pro de 2009. No meu caso, fiz upgrade da RAM de 4GB para 8GB, troquei o HD por um SSD SATA 2 e pus XUbuntu (atualmente, uso a versão 22.04). O desempenho é mediano, mas suficiente para esse propósito.
17:15 Bom eu uso BigLinux e realmente aconteceu de na ultima atualiação para o kde plasma 6 voce perde sua customização mas isso era uma atualização bem, bem grande e que claro não acontece com frequencia. Alias como curiosidade eu tinha uma iso de alguns meses atras do BiglInux e instalei em um outro pc, quando mandei um pamac update e atualizei sei la quantos milhares de pacotes e versões ao mesmo tempo precisei reiniciar o os, e quando reinicio ainda tinhas algumas coisas quebradas como icones e tema do terminal mas que corrigi tranquilamente mudando o tema geral do big nas configurações e depois dando um reset. Mas o meu BigLinux principal que eu atualizo constatemente até hoje, nunca precisou reinicia ou fazer essa gambiarra do tema sempre dei pamac e atualizo tudo normalmente sem quebrar nada, aconteceu com o outro pc porque foram muitas att de uma só vez E como curiosidade 2: nos 3,4 anos que usei o windows 10 e o 11 (por alguns meses) nunca tive tela azul ou sequer qualquer problema ou bug com o windows no maximo um bugzinho de janelas que era resolvido reposicionando elas ou algo do tipo.
Dionatan, boa tarde. Eu uso o Biglinux tem cerca de 1 ano. Fiquei mavilhado com o ambiente KDE tão customizável. Muito lindo e fácil de usar. Mas também tive uma atualização e quando voltou a cara do "bichinho" estava completamente diferente. Eu mexi muito no KDE , graças a um vídeo seu, onde você fala da customização do KDE. Esse seu vídeo eu vi , revi e revejo várias e várias vezes. É maravilhoso esse seu vídeo sobre o KDE. Eu simplesmente fui olhando o seu vídeo e voltei as configurações anteriores que estavam no meu Biglinux. Foi mais um aprendizado que você me passou. Muito obrigado.
@@rubenssz não recomendo distros rolling release para produção, ja usei Fedora, Opensuse Tumbleweed, entre outras rolling release e experienciei alguns problemas em serviços após atualizações, mas essas distros são feitas pra quem quer testar sempre o q ha de mais novo, então não são tão focadas na estabilidade. hoje em dia tenho optado para uso em desktop pelo Opensuse Leap que é uma versão mantida mais estável (Stable Release) e fora quando faço um update de release , não costumo ter problemas (o ultimo problema que tive foi o layout do teclado voltando para EN a cada fim de seção que consegui contornar). pra quem quer algo mais estável por longos periodos as versões LTS fazem mais sentido, principalmente para usos como servidores.
@Jacoh555 não usei debian a longo prazo em sistemas desktop, mas quando usei achei ele ate fresco demais com atualizações, ficava mtos passos atras, mas não percebi instabilidade
Ja usei bastante Lubutu LXDE Deepin e Kubuntu em casa na tv pra uso de navegador netflix youtube basicamente funciona bem mas o problema é quando vc instala algo não gosta e desinstala ja aconteceu de remover dependencias de outras coisas e ficar todo bugado depois e ate quebrar a inicialização da interface grafica e ficar so no piscando
Dizer que o Windows é mais estável que Linux é tão non-sense, é igual dizer que a janela de vidro comum é mais estável que a pedra. Faz muitos anos que eu uso Linux e, em vários computadores que eu usei, nunca aconteceu comigo o famoso "kernel panic" ou algo similar. E usando o Windows antes e agora no serviço já aconteceu bastante a tela azul, e sem motivo. Sem contar quando o Windows congela, trava, ou quando reinicia sozinho.
Rapaz, eu tenho Pc a anos e anos Já tive dezenas Só tive problemas de tela azul em PCs extremamente fracos Um Pc mediano já não tem isso De modo algum mesmo. Vcs FORÇAM demais pra "provar" que o Windows não presta É a mesma briga de usuário de Android vs iPhone Os usuários de iPhone são minoria, sabem q babam ovo demais mas defendem até o fim E juram de dedinho junto q Android n presta.
@@DavidBRS O que tem haver "pc mediano" com problema do sistema? eu tenho um ryzen 5 5600, rx 6800 xt e vira e mexe dá uma tela azul já no linux nunca tive problema algum
@@VictorMartins239eu tenho Pc com AMD a 5 anos, usei Ryzen 2600 por 3 anos e agora tô a 2 anos com um Ryzen 5700x, nunca tive tela azul, com exceção quando tentei dar overclock na memória RAM. Não sei o que vcs fazem pra provocar tela azul mas com certeza é mal uso. O windows 10 é super estável.
Windows não é essa bicheira toda não, mas uma coisa que dá impressão é que não tem muito uma noção de prioridade pra processos. Muitas vezes é comum uma travada no linux deixar teu terminhal e DE funcionais, no Windows até teu cursosr para. Fora os serviços de backgrou, tem hora que parece que tão mineirando no windows (recém instalado e pós setup).
Não, não é. Quer queiramos ou não, o Windows está cada vez mais estável (faz muito tempo que tive meu último B.O), já Linux, passei por quase todas as distros, várias crasharam e acabei migrando pra outras. Inclusive o último foi o famoso Debian, conhecida como a mais estável de todas. Passei algumas semanas usando só windows e quando fui logar me deparei com o clássico bug freeze after login, e nenhum conteúdo na Net foi suficiente pra resolver o problema. Minha impressão é que cada distro foca demais em fazer o seu Linux ideal e acaba deixando de pensar nos mais diversos tipos de cenários em que seus S.O's vão rodar, diferente da Microsoft que foca em fazer um S.O que rode bem em qualquer tipo de máquina.
Sobre los juegos sobre Linux, opino que lamentablemente, es mejor que haya buen soporte en Wine, y no que sean nativos. No importa cuán viejos sean, o en qué sistema uno los corra, si funcionan en Wine, van a funcionar siempre. (Prácticamente en cualquier sistema Linux, se puede correr un programa compilado para Windows 97, por ejemplo). Un juego nativo para Linux va a ser compilado con ciertas librerías y versión del sistema. En poco tiempo va a dejar de recibir actualizaciones y no va a ser compilado nunca más (asumiendo que es de fuente cerrada). Y con eso, no va a funcionar en muchos sistemas, ni por mucho tiempo. Podría ser que los flatpacks o algo parecido hagan el problema menos grave, pero no lo van a eliminar nunca del todo. (Eu não falo português, desculpe o espanhol e espero que tenha entendido)
sinceramente? com a popularização do steam deck linux gaming vai se tornar algo em um futuro próximo, é um mercado que não pode ser ignorado, provavelmente até a epic de forma oficial, gog galaxy e afins, sejam portados para linux (battlenet imagino que não por ser da microsoft) basta a valve vender de forma mais facilitada em mais lugares o steam deck, tal qual um console comum, pro linux crescer e criar uma nova demanda
Sobre essa questão do sistema quebrar customizações em atualizações, já me aconteceu no windows também. Bem Pior dizer... Consegui depois de algum tempo em tutoriais a mapear uma pasta específica dentro do C:/ para outro disco, dai veio uma atualização do windows e fui convidado a fazer uma formatação da máquina... Acho que pelo fato de o linux ser mais facilmente customizavel/bagunçável a gente acaba se expondo mais a erros do que quem só instala e usa (geralmente é o que acontece pra usuários Windows).
Em 2022, usei o Mint 20.3 por alguns meses. Foi uma boa entrada nesse universo, mas tinha alguns problemas recorrentes de bugs e crashs. Então, mudei para o Kubuntu 20.04, e foi muito, muito instável, inclusive quando eu usava o Kdenlive. Então eu fui pro Debian 11, sem dor de cabeça, funcionando perfeitamente. Hoje uso o Ubuntu 22.04, excelente também.
11:00 O problema do linux e que os desenvolvedores nao lancam um app igual do windows pra linux e a pessoa tem que ficar doido atras de um programa semelhante mais em questao de atualizações o linux e mais estável
Uma atualização do Fedora quebrou o BigLinux, mas a equipe corrigiu rapidamente. A maioria dos widgets com tecnologia antiga parou de funcionar e as configurações foram perdidas. Eu uso BigLinux e passei pelo mesmo problema, mas admiro como tudo foi resolvido rapidamente
Eu uso Windows (desde o 95) e Debian (desde o Rex) e o Windows nunca foi mais estável que o Debian. Embora eu não tenha conseguido presenciar o Windows 11 travar até agora, ele demora muito para concluir algumas tarefas (como localizar um arquivo), quando o Debian consegue responder rapidamente (inclusive localizar arquivos dentro da partição do Windows).
19:07 QUE SUSTO MEU DEUS, por isso que eu não gosto de ser usuario de windows, essa tela ja me deixou traumatizado (usei ubuntu por muito tempo, uso o windows agora por causa de programas que não funcionam no wine)
Dio porque nao encontrei nenhum video aqui no canal sobre o GLPI? Tenho a impressão que trata se de uma poderosa ferramenta open source, não é mesmo? Desculpe se estou enganado ao não encontrando nada sobre esse assunto na minha busca feita no canal. Valeu!!!!!
Em minha experiência de uso como usuário final, sim. O Windows é mais estável do que várias distros baseadas em Linux que testei ao longo do tempo. Muitas dessas distros já passou por esse canal aqui, como Zorin, Mint, Ubuntu, Pop OS, o próprio Arch Linux, BigLinux, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Manjaro, o próprio Debian, Voyager, Deepin, Element, e outras... Em todas, tive experiência melhor no Windows, pois sou o tipo de usuário que não gosta de ficar resolvendo problemas em sistemas. No Windows 11 é tudo pronto, só usar. Quando se tem algo estranho, bug, etc. O próprio Windows update que é automático, corrige tudo. Tenho nem que quebrar a cabeça com absolutamente nada. Pois como o Windows pratica telemetria de problemas e outros, ele mesmo se repara. Mais uma feature excelente do Windows, graças a telemetria. Esses tempos, por exemplo, saiu uma update que causou algum bug em meu sistema. No outro dia (ainda de madrugada) já atualizou novamente e fim de problema. O que eu fiz para resolver? Nada. Só abri a tela do PC no outro dia de manhã, havia mensagem pedindo para reiniciar o sistema afim de acabar de instalar a update, reiniciei e a inconsistência sumiu. Não sei a origem do problema, não sei que raios aconteceu, não perdi meu precioso tempo estudando e analisando esse problema. Só sei que o Windows que lute e se resolva. E é o que ele faz. Nas distros Linux, que tive problemas e nem atualizando o SO resolveu, tive que ficar buscando ajuda em fóruns, grupos de Telegram, e pesquisas no Bing, para sanar problemas simples e até idiotas. Mas que tiram o eixo do usuário, que precisa ficar quebrando a cabeça afim de descobrir a origem, causa e solução. Sem contar que Windows já funciona com todos os codecs do mercado redondinho. Não tem que quebrar a cabeça com absolutamente nenhuma adaptação.
Dio no minuto 16 vc fala sobre os problemas do Ubuntu 24 e um problema que tive, tentei resolver de todas as forma mas sem sucesso foi o navegador Brave que o botão de fechar no lado direito não clicava de forma nenhuma somente colocando no lado esquerdo.
Meu Desktop KDE sumia com frequência no Big Linux. Mudei pro Manjaro e foi horrível, em uma ocasião pensei que o computador tinha morrido. Distros com base Manjaro sao bem instáveis. Hoje sou feliz com meu EndeavorOS
Desde lançamento do w10 nunca tive uma BSOD, só tive 1 problema nele que foi logo no começo q a Microsoft mandou um patch que queimava SSD em notebooks Intel, F SSD Kingston
Infelizmente, o linux tá lá no Windows 98 ainda em termos de boot. Vc pega uma versão lts do sistema, instala, usa normal, de repente é impossível não instalar uma atualização pq tudo depende dela e BUM! 💥 De repente o sistema não inicia mais. Vc perde horas tentando resolver com mil comandos numa tela preta e no final precisa reinstalar todo o sistema. Mano, isso eu fazia muito no Win 98. Hoje em dia o Windows pode estar numa partição esquecida q qualquer bios inicia ele, fora que vc consegue reescrever a mbr e reparar ela com dois comandos simples. Então, eu quero muito e me esforço pra me manter no Linux, mas tá muito f* lidar com essas coisas. Do nada, o sistema para de funcionar.
Sério? Rapaz eu tô nessa tem pouco tempo de fato, 8 meses. E até hoje eu não tive um único problema com isso. Aliás, tive sim, um bug no instalador do ubunto, mas reiniciei o PC e refiz a instalação e tô de boa até hj.
Esse discurso realmente me convenceu, uma linda filosofia, tentei mais uma vez e acabei de instalar o zorin os 17. Mas por algum motivo o sistema não reconhece minha rx580, toda vez que dou boot, perco o vídeo antes da tela de login. Até consigo iniciar, mas tenho que editar as opções de login no grub colocando um "nomodeset". Estou a 3 horas tentando simplesmente fazer o sistema dar boot normalmente, já coloquei todo tipo de código no terminal. Eu não aguento mais, me perdoem se estou sendo desagradável, eu amo este canal, amo seus roteiros, mas preciso ser sincero, dizer que dá pra usar linux sem dificuldades e sem terminal é uma grande mentira. Já tentei umas 8 vezes e sempre volto pro windows com o rabo entre as pernas. Me desiscreverei do canal pelo motivo que tenho que matar completamente a ideia de usar linux, é puro estresse. Adoro o diolinux, mas sempre que venho aqui, tenho o desprazer de me empolgar com alguma distro só pra me frustrar tentando usar o básico
Eu falei pra um cara uma vez que Android era Linux e ele disse que não era pq Linux não rodava apk. Aí agora vem o Ubuntu e faz isso. Deixou de ser Linux tbm? kkkkk
Android é, e ao mesmo tempo não é, um Linux… Não da maneira como estamos acostumados com as distros. Ele usa o kernel do Linux, com algumas modificações, o que impede, por exemplo, uma execução cruzada entre o software desenvolvido para o Android e para o Linux, sem a adição de bibliotecas. Além de ter uma “filosofia” completamente diferente. Por isso muitos referem-se ao Android como baseado no Linux.
meu ubuntu 22 era uma maravilha até eu atualizar pro 24 sem fazer uma instalação limpa. passei a ter vários problemas como navegador fechando sozinho/travando, apps deixaram de funcionar e algumas vezes ele reiniciou sozinho. enfim, nunca mais atualizo o ubuntu sem ser fazendo uma instalação limpa.
No manjaro eu tive tanto problema de audio, principalmente no mic, que desconectava sozinho e usava o do notebook, que quando eu voltei pro ubuntu e ficava checando as interfaces de áudio a cada 5 minutos
A ideia da estabilidade do Windows se choca com a temível tela azul. Os poucos crashes que tive no Linux foram claramente causados por mim mesmo, mexendo em arquivos que não deveria mexer, tipo bagunçar o arquivo de registros do Windows.
esse atualização do big linux que o mano falou no video foi atualização que o big saiu do kde 5 pro kde 6 e na da atualização avisava que iria remover todas as customizações e meio obvio pois mudou muita coisa pro kde 5 pro 6. e em relação ao big linux ja usei varias distro linux linux mint, ubuntu, fedora, arch linux, pop os, ... e não tem nenhum que supera o big linux desempenho - em desempenho e show em jogos e em geral e ainda e a distro mais facil de trocar de kernel e de versão de mesa e ja usei com gpu nvidia e conseguir usar perfeitamente o driver nvidia - o big ja tem varias automações por exemplo: ele consegue instalar pacotes .deb e .rpm perfeitamente todos que instalei fucionaram perfeitamente , e alguns programas executaveis como o geekbench, o minecraft tlaucher e so clicar no arquivo executavel pelo gerenciador de arquivos (dolphin) diferente do ubuntu e o fedora que esses mesmo arquivos tive que procurar qual comando pra abrir o arquivo executar no terminal e varias outras coisas que trazem facilidades para os usuarios e etc. e ainda da pra instalar pacote aur
sobre a parte dos bugs recorrentes, a minha steam de vez em sempre trava, e eu eu não finalizar a steam, trava todo o PC tendo que reiniciar o SO, ai sempre que a steam para de responder eu fecho a steam e abro de novo
Na verdade o Linux tem sido muito mais estável que o Windows comigo. Teve um dia que atualizei o windows com uma atualização oficial e não consegui entrar nele mais, deu tela azul. Aí acabei instalando o Arch Linux e tem sido bem estável até hoje. Troquei meu notebook antes da pandemia e instalei o Linux apenas uma vez.
Eu uso linux há mais de 20 anos, já experimentei um sem-número de distribuições, desde as mais tradicionais como Slack, Red Hat, Mandrake, Suse, até as mais recentes baseadas em ubuntu, gentoo e arch, e entendo que a estabilidade do linux reside no kernel, no núcleo do sistema. As interfaces gráficas, são bastante bugadas, mais do que a do windows. Eram muito piores 22 anos atrás, melhoraram muito, mas ainda continuam muito menos consistentes que a do windows. E os aplicativos também: Gimp, os players de video, krita, etc etc. Tem muitos bugs.
Acredito que a queda das recomendações do Ubuntu é justamente pelos princípais canais não citarem ele. Vejo todos na busca do Ubuntu de mais de uma década, e na verdade ele se inova conforme demais. Um exemplo de SO que está a se adaptar é o ChromeOS, que até lançou o ChrOS Flex, e cada dia ganha mais adeptos.
Hoje eu simplesmente deixei de usar o Ubuntu, tá com muitos problemas, instalar um arquivo .deb ser torna em peregrinação para encontrar uma solução para os inúmeros erros, e olha que eu trabalho com Linux todos os dias, mesmo eu sendo analista de infraestrutura, desisti de bater cabeça com o Ubuntu, estou instalando o Pop_OS.
Esse lance de não instalar pacotes . deb foi o maior tiro no pé da versão 24.04, uma verdadeira regressão. Corrigiram essa semana pelo que li, mas o estrago já foi feito. Você terá uma experiência bem melhor com o Pop_OS, com certeza. Aliás, a grande maioria das distros baseadas no Ubuntu são melhores que o Ubuntu atualmente.
@@Rafael-Morais eu ia instalar o Pop_OS, mas meu chefe pediu pra eu aprender o Oracle, como ele é baseado no RedHat e o Fedora também, acabei instalando o Fedora para ir me acostumando um pouco, mas estou montando um PC que será de uso exclusivamente pessoal, nesse terei um dualboot Win11/Pop.
Quando teve a atualização do win11 simplesmente ele quebrou a parte grafica, no win server 19 cada passo o dhcp server cai, em contra partida no linux nunca ative problemas desse tipo
entrei no universo linux recentemente, testei mint, ubunto, estou indo pro debian, o mint foi quem mais me agradou, gostaria de fazer um top five, preciso de dicas.
Acho que já se foram os dias em que o Windows era mais estável. Algumas distros são bizarramente instáveis (penso especificamente no Ubuntu), mas Debian e (surpreendentemente) Arch, para mim, tem sido muito estáveis, mais do que o Windows. A partir do Windows 8 ele começou a decair demais.
É exatamente isso. Nunca vi tela azul no Windows 7 e os anteriores a ele, mas a partir do Windows 8 foi só ladeira abaixo. No Windows 10 dava tela azul ouvindo Spotify, pra você ver ideia. Fora outras inúmeras situações. Até que há três anos migrei pro Linux (Mint) e não tive mais problemas com meu computador.
Não ironicamente eu recomendaria Arch (com facilitadores) pra qualquer um. Basicamente pra jogo ou umas ferramentas de nicho é a distro que simplesmente vc vai lá e instala. É a distro que vc menos vai precisar buildar os programas. O sistema perfeito pra galera migrar seria um arch, com aqueles painéis de controle do open suse (coisa que a comunidade do Linux fala mal pq não tem "consistente de design")
@@Rafael-Morais Fico pensando que bizarrice fazem no windows para rolar tela azul, nao tive uma desde 2018, quase toda tela azul vem de drivers de terceiros e nao do proprio SO, ou seja, culpa exclusiva de quem desenvolveu o driver. Voce nao vai conseguir provocar tela azul no user space, porque tela azul consiste em falha no kernel e eh extremamente raro ter alguma falha que permite o user space compreter o kernel space, quanto tem rola um CVE e patch rapido. Um dos motivos talvez seja porque pausava o windows update e atualizava uma vez a cada 45 dias.
Seria bom apenas se os snaps parecem de dar problemas e necessitarem que o usuário dê permissões. Se instalamos de outra forma nada disso é necessário. No Retroarch e alguns emuladores separados os joysticks não são reconhecidos corretamente, ficam com funções e botões inutilizáveis sem solução. Ainda prefiro flatpak e mais ainda instalações padrão.
Saudações pinguins! O universo Linux acho simplesmente sensacional, das distros que testei semper achei melhores e mais estáveis que o sistema do Sr. Portões. Porém, por conta de velhos hábitos e uma certa comodidade, acabo sempre no meio do caminho, pois para jogar, acabo apelando ao Windows por conta de reconhecer todos os jogos e nos caso de emulação, todas as funcionalidades de sensores de movimento ou coisas assim, funcionam de cara. Na questão trabalho, sempre acabo esbarrando em questões de extensões que não funcionam, para ser mais específico o DaVInci Resolve. Uso sempre que posso o Pop OS! sistema fantástico, bonito e estável. Tomara que em um futuro breve consiga fazer a migração definitiva. Abraço.
Ruim o Ubuntu não deixar abrir arquivos .deb, pq é a porta de entrada p o linux, não sei se distribuições baseada nele poderão abrir, é meio ruim não poder, so pelo terminal..pq era pratico.
DIO, SOCORRO, CARA. Que tá acontecendo com meu Linux Mint que volta e meia esta alternando a saída de som de Output para Headphone. Tou no TH-cam ou ouvindo música e DO NADA fica sem som pois o programa troca do speaker para os fones de ouvido. Alguma solução? Sou novato de Linux tem cerca de 6 meses. Não sei programar NADA. Tentei um método que é utilizando o comando de terminal Alsamixer mas NÃO adiantou, passou um tempo e o erro volta. Creio que isso tenha acontecido após uma atualização do Kernel. O que faço??? ME AJUDE POR FAVOR.
Acredito que o "problema de instabilidade" dele seja por conta da atualização do KDE. Realmente deixou alguns temas incompatíveis com a nova versão, não acho que seja realmente um problema de instabilidade mas faltou avisos na hora de atualizar. Outra questão é que no Linux em geral, se acontece algum problema, você tem como resolver com uma breve pesquisa ou simplesmente optar por pacotes ou até mesmo entre distribuições a seu gosto. O sistema é livre e modular. Diferente do windows que você é refém de una empresa. Eu já tive diversos problemas no windows por conta de atualizações. Quase todas eu devo torcer para que na próxima atualização eles corrijam, isso se corrigirem. Atualmente eu tenho tido problemas com o drive de áudio no windows no meu laptop e provavelmente não terá mais atualizações porque eles abandonam hardwares mais antigos. Mas uma coisa que eu sei que nunca poderá reclamar, é do windows apagar suas customizações, já que o sistema não é nada customizável 😅
Pra mim o problema nem é estabilidade é complexidade mesmo. No windows você pega um app portable em zip descompacta e dois clicks no .exe e ele já está rodando. Tenho o steam deck e que parto pra instalar um app. nunca fiz a ideia de que fazer um atalho poderia ser tão difícil, no windows é um arrastar de mouse no Linux me tomo 2 horas DUAS HORAS PRA FAZER A PORRA DE UM ATALHO DE UM APP.
Qualquer anti-cheat a nivel de kernel pode ser enganado por outro software a nivel de kernel. Ou seja, colocar qualquer anticheat no seu jogo não faz sentido ALGUM. Só serve pra deixar o sistema instavel.
@@anotherpotato0 O EAC do Fortnite não é a nível de kernel o problema é o desenvolvedor não disponibilizar o game para Linux e nem compatibilizar pelo Proton
@@ZantsuRocks bostejou hein... Imagina vc uma Riot games da vida não colocar anti-cheat em um dos FPS mais jogados do mundo? Em pouco tempo se torna um Battlefield ou Cod da vida, onde tem mais cheater do que jogador normal
Eu acredito que o hardware influencia muito, tem tanta combinação diferente no mercado que não dá jogar todo o peso da estabilidade no SO. Tive uma experiência ruim no ubuntu com um notebook da Dell, depois de eu cansar de resolver diversos problemas incômodos, maioria problemas com drivers, desisti e troquei a distro. Problema resolvido, dá pra culpar o Ubuntu? Não sei, a Dell recomenda ele, mas em uma versão mais antiga. Eu tenho a impressão que o Windows conversa melhor com uma variedade de hardwares comparado ao Linux.
Já conseguiu usar o sshfs ou smbmount no Mac? Eu não, tentei M1 e intel, não consigo contar uma pasta da rede no Mac possível de acessar pelo Mac usando o terminal.
Para quem gosta do Linux mas quer jogar os jogos do Windows, faça um dual boot. Garanto que usar o Windows só para jogos não vai lhe causar alergia. Agora, se esse for um problema ideológico, um bom psicólogo pode resolver. 😏
Eu desativo atualização, se ta funcionando bem pra mim não necessita pq pode ter bugs e maquinas fracas piora o sistema pesado.. hackearem eu instalo de volta kkk não usar sites de bancos e fotos intimas no pc, pra quem faz isso kkk ate no win da tuim as vezes atualizações.
Utilizo o Ubuntu e a primeira coisa que faço quando restauro o sistema é colocar a gnome store com o Flathub. Tive uma péssima experiência com snaps, são lentos e muito mal otimizados, sempre apresentam bugs.
DIO me socorre kkk tenho um Aspire A315-24P tentei ja instalar varios linux mas parece aver algo que bloqueia ele neste noot, ja desativei a boot de segurança ja vi varias tutoriais mas parece ser o modelo Aspire que tem o problema que não descobri, já ouviu algum problema parecido
A teoria do bug recorrente consistente me lembrou de quando não se configura o layout do teclado para o ABNT2 e aí você aprende que pra ter : você tem que apertar o ç A solução, claro, é configurar o teclado; mas também é fácil se acostumar se você não usa muitos símbolos diferentes de layout pra layout.
largar a pergunta aqui no comentário pra alguem responder, qual distro do linux que os devs de jogos e grandes empresas mais dão suporte? (ouvi muito sobre o ubunto mais não sei se tem outra distro que os estúdios dão mais suporte )
O Diego falando que só queria sentar na cadeira, ligar o pc e usar ele sem problemas é exatamente o que eu penso toda vez que ligo meu notebook com Windows 10 pra jogar e ele da algum problema (coisa muito frequente na minha experiência)
Sim, Windows é mais estável que o Linux. É praticamente impossível dar freeze no Windows, mas no Linux basta você chegar perto de lotar a RAM que o sistema Freeza. Sem contar quando não é a interface que trava, ou o xorg. Em meus 15 anos de dualboot, nunca vi uma distro Linux que desempenhe tão estável quanto o Windows 10.
O cara falando que o windows é estável kk o meu fez uma atualização ontem e deu tela azul, corrompeu todos meus pontos de restauração. Por sorte eu tinha um pendrive bootável com windows kk
O meu ta em looping de tela azul infinito, já fiz de tudo. Tento da boot pra formatar mas quando chega na logo do windows ele trava e apresenta a tela azul dnv e fica nesse ciclo. Vou ver se o linux me salva
@@messiaslaio6332 Microsoft postou hoje que parou de disponibilizar a última att. Mano eu fiz pelo pendrive bootavel nstalando o win direto na partição do windows antigo e ele manteve alguns arquivos na pasta windows old. Fiz isso pq não tinha muito a perder pois usso um HD externo pra salvar minhas coisas, se vc tiver coisa no pc é bom bootar pelo linux e temntar copiar msm, pq no meu caso foi sorte continuar as paradas mesmo eu n precisando kk
Cara, quero entender o que acontece porque nao tenho tela azul desde 2018... o que voces instalam no PC porque tela azul em 100% dos casos eh problema no kernel space e em 99.9% eh causado por drivers que estao no kernel space. Quando aparece algum CVE de user space conseguindo causar problema no kernel space (eh extremamente raro), eh corrigido rapidamente... O W10 esta estavel a 6 anos aqui, voces chegaram a investigar o motivo da tela azul? Porque o kernel deixa logs para isso e em todos os casos tem como saber qual foi a falha e o driver que causou, se foi um driver pertencente ao SO, entao a falha foi de fato do windows, do contrario a falha veio de terceiros. O system informer que eh sucessor do process hacker e open-source tem um driver, quando o kernel do windows atualiza, o system informer nao carrega o driver devido a possivel incompatibilidade, pois ele sabe que o kernel sofreu atualizacao (versao diferente), entao alguem sobe um issue no repo. e eh feito uma analise/validacao do driver para verificar se nao vai causar problemas e entao lancam um patch, tenho usado o system informer a anos como alternativa para o taskmgr e ate o momento nao tive uma tela azul, ou seja, eh um software de terceiros que sabe o que faz. Na minha visao 99.9% dos problemas sao causados por terceiros que simplesmente carregam um driver para o kernel space sem considerar que o kernel sofreu atualizacoes e consequentemente gerou incompatibilidade, o que resulta em tela azul. Isso eh considerado culpa do windows ou de terceiros? O windows permite que um terceiro carregue um driver, visto que ambos vao estar no kernel space, a responsabilidade de nao comprometer o SO deve partir de quem escreveu o driver, assim como a responsabilidade do seu programa rodando no user space nao crashar deve ser do programador e nao do SO (no sentido do programa funcionar) Isso para mim parece aquela velha piada que existia com os processadores da AMD: - Qual marca do seu processador? * Tenho um AMD - Ja pode fritar um ovo nele Acontece que desde a linha Ryzen a AMD nao tem mais esse problema, mas 7 anos depois algumas pessoas ainda fazem a piada...
dio, eu tenho uma pergunta: qual o maldito microfone lapela vc usa? ele é bom mesmo ou vcs fazem algum tratamento na produção dos vídeos? to sofrendo com isso kra... ta fods achar um maneiro mas que não custe um rim...
Alguem me responde porque nos clipes do Dio jogando Valorant ele fica mexendo o mouse mas o jogo dele não mexe no jogo na mesma maneira? Tipo, como se o mouse estivesse falhando? Me da nos nervos esses clipes dele porque parece quando o mouse ta estragado ou está sem o mousepad... se joga Valorant assim ou ele ta fazendo uma simulação de um vídeo de Valorant?
Sensibilidade baixa... Cada jogador tem sua preferência de sensi, alguns altos, outros baixos. Assim, como você ver jogadores mal mexendo o mouse e movendo a mira extremamente rápido.
Para mim, o que a Canonical pretende com sua insistência no Snap é transmitir ou vender a ideia de que o Ubuntu é um sistema seguro e estável. Como tal, poderia ser usado tanto por empresas como por Governos. Sim, essa é uma visão empresarial. De firmas que acreditam, ou precisam acreditar, que o Linux é mais que um hobby. Que o sistema precisa transmitir a ideia de segurança e estabilidade. Não vejo o Ubuntu se preocupar tanto em ser a distro de entrada de quem usa Linux. Para mim, a ideia é transmitir a sensação de estabilidade e segurança para quem precisa de um Linux para trabalhar. Nesse sentido, inclusive, acho que a Canonical se aproxima do “mercado” de cima para baixo: não tanto ser “a” distro dos desktop que,um dia, será hegemônica, mas a distro de empresas e governos que será usada, em sequência, pelas pessoas em seus desktops. É o que penso.
pro usuário não importa se foi o pacote do KDE que quebrou, nesse ponto o Windows está muito a frente, rodo em minha máquina o Windows 11 desde a beta e funciona perfeitamente.
@@nukhesmas o windows tem isso também. É que o pessoal sabe diferenciar. É aquela história. "Meu bluetooth não funcionou no windows, a culpa é do BT" vs "Meu bluetooth não funcionoi no Debian, a culpa é do Debian ".
@@nukhes os criadores do big linux se pronúncia que depois de anos isso acontece então eles correram pra corrigir, nessa época eu tava usando big. Ai quando quebro fui testa outras distros
Diolinux Responde Extra com as demais perguntas já disponível para todos os membros: th-cam.com/video/zENbB6lLF3o/w-d-xo.html
Você poderia falar sobre a respeito do Manjaro Gaming Edition o melhor Manjaro para Jogos, na frente do Manjaro KDE Plasma, eu o instalei o Manjaro Gaming Edition e fiz as modificações que tinha no Manjaro KDE Plasma no Manjaro Gaming Edition, você poderia ser o primeiro a falar desta distribuição Linux. Já que os conteúdos do Manjaro KDE Plasma estão em Español, eu queria um em português.
@@DavidLacerda-yd4ts Cara eu tava com o Manjaro e até então era o melhor em games mas o driver 550 que vem junto com o kernel 6.9.5-1 NÃO habilita o DLSS, ele força o FSR e fica muito ruim. Então tentei o CachyOS com Gnome que vem com o driver 558 e kernel 6.9.8-2 e agora posso dizer que meu sistema pra games tá 95%, pra ficar 100% falta fazer funcionar meu G923 que tá foda. Únicos jogos que ainda entro no Windows são: Roblox pra minha filha jogar, Snowrunner, Asseto Corsa e o Competizionem, Ats e Ets. De resto, dispenso o Windows.
tive um panic quando vi meu comentário aparecer no vídeo kkkkk, depois de anos nessa indústria vital, é a primeira vez que isso me acontece kkkkkkkkkkkkkkkkk
Pois é, você respondeu a pergunta de muitas pessoas kkkkk, (5:14)
Um dia série premiado ?
Uai agora foi
😂
Você poderia falar sobre o Manjaro Gaming Edition, o melhor Manjaro para Jogos na frente do Manjaro KDE Plasma. Só tem conteúdo do Manjaro Gaming Edition em Español. Quero saber tudo sobre ele pois eu o instalei o Manjaro Gaming Edition as modificações que eu fiz foram as do Manjaro KDE Plasma. O resto fiquei na dúvida.
24:53 - Eu não esperava que minha pergunta iria ser respondida!
Se tem algo que eu acho fantástico é a sua paciência com usuários Windows.
19:06 susto do kerelho e olha que eu estou no MacOS imagina quem tava no Windows =x
Eu tô no linux e tomei um susto kkkkkk
Tinha que ter aviso de jumpscare.
@@klauberoliveira9909 eu também 🙄
O eu ri muito kkk. Mas o gatilho é forte ainda mesmo usando o Mint assistindo o vídeo.
brincadeira de mal gosto com quem usa ruindows kkkkkkkkk
07:46 Por coincidência, também sou aluno de ADS da FATEC e também tenho um Macbook Pro de 2009. No meu caso, fiz upgrade da RAM de 4GB para 8GB, troquei o HD por um SSD SATA 2 e pus XUbuntu (atualmente, uso a versão 22.04). O desempenho é mediano, mas suficiente para esse propósito.
17:15 Bom eu uso BigLinux e realmente aconteceu de na ultima atualiação para o kde plasma 6 voce perde sua customização mas isso era uma atualização bem, bem grande e que claro não acontece com frequencia.
Alias como curiosidade eu tinha uma iso de alguns meses atras do BiglInux e instalei em um outro pc, quando mandei um pamac update e atualizei sei la quantos milhares de pacotes e versões ao mesmo tempo precisei reiniciar o os, e quando reinicio ainda tinhas algumas coisas quebradas como icones e tema do terminal mas que corrigi tranquilamente mudando o tema geral do big nas configurações e depois dando um reset. Mas o meu BigLinux principal que eu atualizo constatemente até hoje, nunca precisou reinicia ou fazer essa gambiarra do tema sempre dei pamac e atualizo tudo normalmente sem quebrar nada, aconteceu com o outro pc porque foram muitas att de uma só vez
E como curiosidade 2: nos 3,4 anos que usei o windows 10 e o 11 (por alguns meses) nunca tive tela azul ou sequer qualquer problema ou bug com o windows no maximo um bugzinho de janelas que era resolvido reposicionando elas ou algo do tipo.
Dionatan, boa tarde. Eu uso o Biglinux tem cerca de 1 ano. Fiquei mavilhado com o ambiente KDE tão customizável. Muito lindo e fácil de usar. Mas também tive uma atualização e quando voltou a cara do "bichinho" estava completamente diferente. Eu mexi muito no KDE , graças a um vídeo seu, onde você fala da customização do KDE. Esse seu vídeo eu vi , revi e revejo várias e várias vezes. É maravilhoso esse seu vídeo sobre o KDE. Eu simplesmente fui olhando o seu vídeo e voltei as configurações anteriores que estavam no meu Biglinux. Foi mais um aprendizado que você me passou. Muito obrigado.
Usando o Linux mint há 5 anos, nunca tive um crash, um panic.... Isso desenvolvendo todo santo dia
Tô no Fedora e quando subo o Docker Compose e abro as aplicações no Chrome, tô tendo KP todo dia. Não sei o porquê ainda mas tá chato
@@rubenssz não recomendo distros rolling release para produção, ja usei Fedora, Opensuse Tumbleweed, entre outras rolling release e experienciei alguns problemas em serviços após atualizações, mas essas distros são feitas pra quem quer testar sempre o q ha de mais novo, então não são tão focadas na estabilidade.
hoje em dia tenho optado para uso em desktop pelo Opensuse Leap que é uma versão mantida mais estável (Stable Release) e fora quando faço um update de release , não costumo ter problemas (o ultimo problema que tive foi o layout do teclado voltando para EN a cada fim de seção que consegui contornar).
pra quem quer algo mais estável por longos periodos as versões LTS fazem mais sentido, principalmente para usos como servidores.
mint é vida!
Mint é top. Ubuntu volta e meia trava forte...🤬
@Jacoh555 não usei debian a longo prazo em sistemas desktop, mas quando usei achei ele ate fresco demais com atualizações, ficava mtos passos atras, mas não percebi instabilidade
Vídeo excelente como sempre, parabéns a Equipe Diolinux
Ja usei bastante Lubutu LXDE Deepin e Kubuntu em casa na tv pra uso de navegador netflix youtube basicamente funciona bem mas o problema é quando vc instala algo não gosta e desinstala ja aconteceu de remover dependencias de outras coisas e ficar todo bugado depois e ate quebrar a inicialização da interface grafica e ficar so no piscando
Que vídeo maravilhosos! Sensacional!
Dizer que o Windows é mais estável que Linux é tão non-sense, é igual dizer que a janela de vidro comum é mais estável que a pedra. Faz muitos anos que eu uso Linux e, em vários computadores que eu usei, nunca aconteceu comigo o famoso "kernel panic" ou algo similar. E usando o Windows antes e agora no serviço já aconteceu bastante a tela azul, e sem motivo. Sem contar quando o Windows congela, trava, ou quando reinicia sozinho.
Rapaz, eu tenho Pc a anos e anos
Já tive dezenas
Só tive problemas de tela azul em PCs extremamente fracos
Um Pc mediano já não tem isso
De modo algum mesmo.
Vcs FORÇAM demais pra "provar" que o Windows não presta
É a mesma briga de usuário de Android vs iPhone
Os usuários de iPhone são minoria, sabem q babam ovo demais mas defendem até o fim
E juram de dedinho junto q Android n presta.
@@DavidBRS O que tem haver "pc mediano" com problema do sistema? eu tenho um ryzen 5 5600, rx 6800 xt e vira e mexe dá uma tela azul
já no linux nunca tive problema algum
@@VictorMartins239eu tenho Pc com AMD a 5 anos, usei Ryzen 2600 por 3 anos e agora tô a 2 anos com um Ryzen 5700x, nunca tive tela azul, com exceção quando tentei dar overclock na memória RAM. Não sei o que vcs fazem pra provocar tela azul mas com certeza é mal uso. O windows 10 é super estável.
Windows não é essa bicheira toda não, mas uma coisa que dá impressão é que não tem muito uma noção de prioridade pra processos. Muitas vezes é comum uma travada no linux deixar teu terminhal e DE funcionais, no Windows até teu cursosr para. Fora os serviços de backgrou, tem hora que parece que tão mineirando no windows (recém instalado e pós setup).
Não, não é. Quer queiramos ou não, o Windows está cada vez mais estável (faz muito tempo que tive meu último B.O), já Linux, passei por quase todas as distros, várias crasharam e acabei migrando pra outras. Inclusive o último foi o famoso Debian, conhecida como a mais estável de todas. Passei algumas semanas usando só windows e quando fui logar me deparei com o clássico bug freeze after login, e nenhum conteúdo na Net foi suficiente pra resolver o problema. Minha impressão é que cada distro foca demais em fazer o seu Linux ideal e acaba deixando de pensar nos mais diversos tipos de cenários em que seus S.O's vão rodar, diferente da Microsoft que foca em fazer um S.O que rode bem em qualquer tipo de máquina.
Sobre los juegos sobre Linux, opino que lamentablemente, es mejor que haya buen soporte en Wine, y no que sean nativos. No importa cuán viejos sean, o en qué sistema uno los corra, si funcionan en Wine, van a funcionar siempre. (Prácticamente en cualquier sistema Linux, se puede correr un programa compilado para Windows 97, por ejemplo).
Un juego nativo para Linux va a ser compilado con ciertas librerías y versión del sistema. En poco tiempo va a dejar de recibir actualizaciones y no va a ser compilado nunca más (asumiendo que es de fuente cerrada). Y con eso, no va a funcionar en muchos sistemas, ni por mucho tiempo.
Podría ser que los flatpacks o algo parecido hagan el problema menos grave, pero no lo van a eliminar nunca del todo.
(Eu não falo português, desculpe o espanhol e espero que tenha entendido)
Diolinux e Zoho tem tudo a ver!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Mostra mais do Workplace pra gente
Eu uso o Ubuntu e só instalo apps pelo flatpack nele, principalmente agora que Dio mostrou aquele app para gestão de flatpack.
sinceramente? com a popularização do steam deck linux gaming vai se tornar algo em um futuro próximo, é um mercado que não pode ser ignorado, provavelmente até a epic de forma oficial, gog galaxy e afins, sejam portados para linux (battlenet imagino que não por ser da microsoft)
basta a valve vender de forma mais facilitada em mais lugares o steam deck, tal qual um console comum, pro linux crescer e criar uma nova demanda
A MS tá pensando em colocar seus jogos em outras plataformas, pelo menos nos consoles. No PC, vai saber né?
Sobre essa questão do sistema quebrar customizações em atualizações, já me aconteceu no windows também. Bem Pior dizer...
Consegui depois de algum tempo em tutoriais a mapear uma pasta específica dentro do C:/ para outro disco, dai veio uma atualização do windows e fui convidado a fazer uma formatação da máquina...
Acho que pelo fato de o linux ser mais facilmente customizavel/bagunçável a gente acaba se expondo mais a erros do que quem só instala e usa (geralmente é o que acontece pra usuários Windows).
namoral q susto do caramba 19:07, coração chegou a bater kkkkkkkk
Em 2022, usei o Mint 20.3 por alguns meses. Foi uma boa entrada nesse universo, mas tinha alguns problemas recorrentes de bugs e crashs. Então, mudei para o Kubuntu 20.04, e foi muito, muito instável, inclusive quando eu usava o Kdenlive. Então eu fui pro Debian 11, sem dor de cabeça, funcionando perfeitamente.
Hoje uso o Ubuntu 22.04, excelente também.
19:06 Que Susto! ja tava Quase indo pro Botão Reset kkkk
meu windows já deu mais tela azul do que o tempo que usei Linux, na vdd nunca tive problema semelhante com o Linux
11:00 O problema do linux e que os desenvolvedores nao lancam um app igual do windows pra linux e a pessoa tem que ficar doido atras de um programa semelhante mais em questao de atualizações o linux e mais estável
19:06 que maldade KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Uma atualização do Fedora quebrou o BigLinux, mas a equipe corrigiu rapidamente. A maioria dos widgets com tecnologia antiga parou de funcionar e as configurações foram perdidas. Eu uso BigLinux e passei pelo mesmo problema, mas admiro como tudo foi resolvido rapidamente
Cara, todo dia parece um video que parece muito bom nos membros, uma pena não conseguir comprar
Eu uso Windows (desde o 95) e Debian (desde o Rex) e o Windows nunca foi mais estável que o Debian. Embora eu não tenha conseguido presenciar o Windows 11 travar até agora, ele demora muito para concluir algumas tarefas (como localizar um arquivo), quando o Debian consegue responder rapidamente (inclusive localizar arquivos dentro da partição do Windows).
A anos uso o Mint. Nunca me deixou na mão, e é o meu porto seguro quando algo quebra. Sistema fantástico!
Muito esclarecedor. Muito obrigado.
19:07 QUE SUSTO MEU DEUS, por isso que eu não gosto de ser usuario de windows, essa tela ja me deixou traumatizado (usei ubuntu por muito tempo, uso o windows agora por causa de programas que não funcionam no wine)
Dio porque nao encontrei nenhum video aqui no canal sobre o GLPI? Tenho a impressão que trata se de uma poderosa ferramenta open source, não é mesmo? Desculpe se estou enganado ao não encontrando nada sobre esse assunto na minha busca feita no canal. Valeu!!!!!
Caralho, essa analogia de Linux e com cachorro, eu acho que foi a melhor analogia que já ouvi.
Dio Linux, vc é incrível
Em minha experiência de uso como usuário final, sim. O Windows é mais estável do que várias distros baseadas em Linux que testei ao longo do tempo.
Muitas dessas distros já passou por esse canal aqui, como Zorin, Mint, Ubuntu, Pop OS, o próprio Arch Linux, BigLinux, Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Manjaro, o próprio Debian, Voyager, Deepin, Element, e outras...
Em todas, tive experiência melhor no Windows, pois sou o tipo de usuário que não gosta de ficar resolvendo problemas em sistemas.
No Windows 11 é tudo pronto, só usar. Quando se tem algo estranho, bug, etc. O próprio Windows update que é automático, corrige tudo. Tenho nem que quebrar a cabeça com absolutamente nada.
Pois como o Windows pratica telemetria de problemas e outros, ele mesmo se repara. Mais uma feature excelente do Windows, graças a telemetria.
Esses tempos, por exemplo, saiu uma update que causou algum bug em meu sistema. No outro dia (ainda de madrugada) já atualizou novamente e fim de problema. O que eu fiz para resolver? Nada. Só abri a tela do PC no outro dia de manhã, havia mensagem pedindo para reiniciar o sistema afim de acabar de instalar a update, reiniciei e a inconsistência sumiu.
Não sei a origem do problema, não sei que raios aconteceu, não perdi meu precioso tempo estudando e analisando esse problema. Só sei que o Windows que lute e se resolva. E é o que ele faz.
Nas distros Linux, que tive problemas e nem atualizando o SO resolveu, tive que ficar buscando ajuda em fóruns, grupos de Telegram, e pesquisas no Bing, para sanar problemas simples e até idiotas. Mas que tiram o eixo do usuário, que precisa ficar quebrando a cabeça afim de descobrir a origem, causa e solução.
Sem contar que Windows já funciona com todos os codecs do mercado redondinho. Não tem que quebrar a cabeça com absolutamente nenhuma adaptação.
ainda uso snap pelo fato de alguns apps que uso no dia a dia, só existem em snap.
Dio no minuto 16 vc fala sobre os problemas do Ubuntu 24 e um problema que tive, tentei resolver de todas as forma mas sem sucesso foi o navegador Brave que o botão de fechar no lado direito não clicava de forma nenhuma somente colocando no lado esquerdo.
19:06 Que maldade Dio 😅 quase enfartei.
Meu Desktop KDE sumia com frequência no Big Linux. Mudei pro Manjaro e foi horrível, em uma ocasião pensei que o computador tinha morrido. Distros com base Manjaro sao bem instáveis. Hoje sou feliz com meu EndeavorOS
Eu jogo WoW pela Steam
Ótima edição da tela azul, achei que tinha travado meu pc 🤣🤣
Desde lançamento do w10 nunca tive uma BSOD, só tive 1 problema nele que foi logo no começo q a Microsoft mandou um patch que queimava SSD em notebooks Intel, F SSD Kingston
comigo esta acontecendo isso com o firefox no federa quando estou assistindo video no youtube as vezes da erro no player e tenho que da f5
Tenho o mesmo MacBook 2009 core 2 duo que o amigo mandou a pergunta no vídeo, uso o Linux mint cinnamon, a versão que rodou melhor nele
Boas perguntas. Excelentes respostas
Infelizmente, o linux tá lá no Windows 98 ainda em termos de boot. Vc pega uma versão lts do sistema, instala, usa normal, de repente é impossível não instalar uma atualização pq tudo depende dela e BUM! 💥 De repente o sistema não inicia mais. Vc perde horas tentando resolver com mil comandos numa tela preta e no final precisa reinstalar todo o sistema. Mano, isso eu fazia muito no Win 98. Hoje em dia o Windows pode estar numa partição esquecida q qualquer bios inicia ele, fora que vc consegue reescrever a mbr e reparar ela com dois comandos simples. Então, eu quero muito e me esforço pra me manter no Linux, mas tá muito f* lidar com essas coisas. Do nada, o sistema para de funcionar.
Sério? Rapaz eu tô nessa tem pouco tempo de fato, 8 meses. E até hoje eu não tive um único problema com isso. Aliás, tive sim, um bug no instalador do ubunto, mas reiniciei o PC e refiz a instalação e tô de boa até hj.
A travada na tela me deu gatilho, já faz 10min que to com ansiedade por causa disso kkkkkkk
Faz um vídeo iceberg Linux, pfv!!!
Esse discurso realmente me convenceu, uma linda filosofia, tentei mais uma vez e acabei de instalar o zorin os 17. Mas por algum motivo o sistema não reconhece minha rx580, toda vez que dou boot, perco o vídeo antes da tela de login. Até consigo iniciar, mas tenho que editar as opções de login no grub colocando um "nomodeset".
Estou a 3 horas tentando simplesmente fazer o sistema dar boot normalmente, já coloquei todo tipo de código no terminal.
Eu não aguento mais, me perdoem se estou sendo desagradável, eu amo este canal, amo seus roteiros, mas preciso ser sincero, dizer que dá pra usar linux sem dificuldades e sem terminal é uma grande mentira. Já tentei umas 8 vezes e sempre volto pro windows com o rabo entre as pernas.
Me desiscreverei do canal pelo motivo que tenho que matar completamente a ideia de usar linux, é puro estresse. Adoro o diolinux, mas sempre que venho aqui, tenho o desprazer de me empolgar com alguma distro só pra me frustrar tentando usar o básico
Nunca tive esse problema com mint ou manjaro
Eu falei pra um cara uma vez que Android era Linux e ele disse que não era pq Linux não rodava apk. Aí agora vem o Ubuntu e faz isso. Deixou de ser Linux tbm? kkkkk
Android é, e ao mesmo tempo não é, um Linux… Não da maneira como estamos acostumados com as distros. Ele usa o kernel do Linux, com algumas modificações, o que impede, por exemplo, uma execução cruzada entre o software desenvolvido para o Android e para o Linux, sem a adição de bibliotecas. Além de ter uma “filosofia” completamente diferente. Por isso muitos referem-se ao Android como baseado no Linux.
Muita ignorância que os brasileiros tem
meu ubuntu 22 era uma maravilha até eu atualizar pro 24 sem fazer uma instalação limpa. passei a ter vários problemas como navegador fechando sozinho/travando, apps deixaram de funcionar e algumas vezes ele reiniciou sozinho. enfim, nunca mais atualizo o ubuntu sem ser fazendo uma instalação limpa.
muito obrigado pela resposta ^^_
É faz mais sentido rsrs
No manjaro eu tive tanto problema de audio, principalmente no mic, que desconectava sozinho e usava o do notebook, que quando eu voltei pro ubuntu e ficava checando as interfaces de áudio a cada 5 minutos
A ideia da estabilidade do Windows se choca com a temível tela azul. Os poucos crashes que tive no Linux foram claramente causados por mim mesmo, mexendo em arquivos que não deveria mexer, tipo bagunçar o arquivo de registros do Windows.
Estou usando linux mint e ele é milhões de vezes mais estável que windows .
tbm estou usando e acho o mesmo, tentava brincar só um pouquinho no windows e o bixo me presenteava com uma tela azul.
Passei anos com uma versão do mint em minha máquina, zero problemas.
Eu mudei pro arch esses dias e por incrível que pareça, eu achei bem mais estável que o windows, tudo funciona muito bem
@@anotherpotato0 me fala daqui 5 meses
@@anotherpotato0 Também achava isso até atualizar para o KDE 6 só tive dor de cabeça voltei para o Mint e Debian mesmo
esse atualização do big linux que o mano falou no video foi atualização que o big saiu do kde 5 pro kde 6 e na da atualização avisava que iria remover todas as customizações e meio obvio pois mudou muita coisa pro kde 5 pro 6.
e em relação ao big linux ja usei varias distro linux linux mint, ubuntu, fedora, arch linux, pop os, ... e não tem nenhum que supera o big linux
desempenho - em desempenho e show em jogos e em geral e ainda e a distro mais facil de trocar de kernel e de versão de mesa e ja usei com gpu nvidia e conseguir usar perfeitamente o driver nvidia
- o big ja tem varias automações por exemplo: ele consegue instalar pacotes .deb e .rpm perfeitamente todos que instalei fucionaram perfeitamente , e alguns programas executaveis como o geekbench, o minecraft tlaucher e so clicar no arquivo executavel pelo gerenciador de arquivos (dolphin) diferente do ubuntu e o fedora que esses mesmo arquivos tive que procurar qual comando pra abrir o arquivo executar no terminal
e varias outras coisas que trazem facilidades para os usuarios e etc. e ainda da pra instalar pacote aur
sobre a parte dos bugs recorrentes, a minha steam de vez em sempre trava, e eu eu não finalizar a steam, trava todo o PC tendo que reiniciar o SO, ai sempre que a steam para de responder eu fecho a steam e abro de novo
Na verdade o Linux tem sido muito mais estável que o Windows comigo. Teve um dia que atualizei o windows com uma atualização oficial e não consegui entrar nele mais, deu tela azul. Aí acabei instalando o Arch Linux e tem sido bem estável até hoje. Troquei meu notebook antes da pandemia e instalei o Linux apenas uma vez.
Eu uso linux há mais de 20 anos, já experimentei um sem-número de distribuições, desde as mais tradicionais como Slack, Red Hat, Mandrake, Suse, até as mais recentes baseadas em ubuntu, gentoo e arch, e entendo que a estabilidade do linux reside no kernel, no núcleo do sistema. As interfaces gráficas, são bastante bugadas, mais do que a do windows. Eram muito piores 22 anos atrás, melhoraram muito, mas ainda continuam muito menos consistentes que a do windows. E os aplicativos também: Gimp, os players de video, krita, etc etc. Tem muitos bugs.
Acredito que a queda das recomendações do Ubuntu é justamente pelos princípais canais não citarem ele.
Vejo todos na busca do Ubuntu de mais de uma década, e na verdade ele se inova conforme demais.
Um exemplo de SO que está a se adaptar é o ChromeOS, que até lançou o ChrOS Flex, e cada dia ganha mais adeptos.
19:06 Nossa mano, gelei hahaha
Que gatilho insano que isso dá né kkkkk
Hoje eu simplesmente deixei de usar o Ubuntu, tá com muitos problemas, instalar um arquivo .deb ser torna em peregrinação para encontrar uma solução para os inúmeros erros, e olha que eu trabalho com Linux todos os dias, mesmo eu sendo analista de infraestrutura, desisti de bater cabeça com o Ubuntu, estou instalando o Pop_OS.
Esse lance de não instalar pacotes . deb foi o maior tiro no pé da versão 24.04, uma verdadeira regressão. Corrigiram essa semana pelo que li, mas o estrago já foi feito. Você terá uma experiência bem melhor com o Pop_OS, com certeza. Aliás, a grande maioria das distros baseadas no Ubuntu são melhores que o Ubuntu atualmente.
@@Rafael-Morais eu ia instalar o Pop_OS, mas meu chefe pediu pra eu aprender o Oracle, como ele é baseado no RedHat e o Fedora também, acabei instalando o Fedora para ir me acostumando um pouco, mas estou montando um PC que será de uso exclusivamente pessoal, nesse terei um dualboot Win11/Pop.
Quando teve a atualização do win11 simplesmente ele quebrou a parte grafica, no win server 19 cada passo o dhcp server cai, em contra partida no linux nunca ative problemas desse tipo
19:07 - QUE É ISSO DIO kkk, eu já tive problema de travamento no meu PC com Linux mas era memória RAM (aparentemente)
entrei no universo linux recentemente, testei mint, ubunto, estou indo pro debian, o mint foi quem mais me agradou, gostaria de fazer um top five, preciso de dicas.
Junte aí o Zorin e o Fedora
Testa Pop!_OS e Big Linux tmb
@@jps89pt O Fedora é pago ou estou equivocado?
MxLinux customizado, não abro mão!
Parei de usar Ubuntu desde quando começaram usar o Unity. Hoje praticamente só uso Linux mint e manjaro.
Acho que já se foram os dias em que o Windows era mais estável. Algumas distros são bizarramente instáveis (penso especificamente no Ubuntu), mas Debian e (surpreendentemente) Arch, para mim, tem sido muito estáveis, mais do que o Windows. A partir do Windows 8 ele começou a decair demais.
É exatamente isso. Nunca vi tela azul no Windows 7 e os anteriores a ele, mas a partir do Windows 8 foi só ladeira abaixo. No Windows 10 dava tela azul ouvindo Spotify, pra você ver ideia. Fora outras inúmeras situações. Até que há três anos migrei pro Linux (Mint) e não tive mais problemas com meu computador.
Não ironicamente eu recomendaria Arch (com facilitadores) pra qualquer um. Basicamente pra jogo ou umas ferramentas de nicho é a distro que simplesmente vc vai lá e instala. É a distro que vc menos vai precisar buildar os programas. O sistema perfeito pra galera migrar seria um arch, com aqueles painéis de controle do open suse (coisa que a comunidade do Linux fala mal pq não tem "consistente de design")
@@Rafael-Morais Fico pensando que bizarrice fazem no windows para rolar tela azul, nao tive uma desde 2018, quase toda tela azul vem de drivers de terceiros e nao do proprio SO, ou seja, culpa exclusiva de quem desenvolveu o driver.
Voce nao vai conseguir provocar tela azul no user space, porque tela azul consiste em falha no kernel e eh extremamente raro ter alguma falha que permite o user space compreter o kernel space, quanto tem rola um CVE e patch rapido.
Um dos motivos talvez seja porque pausava o windows update e atualizava uma vez a cada 45 dias.
Fala Dio, boa tarde!
Queria utilizar uma Distro leve pra trabalhar com ifood gestor de pedidos e impressora bematech 4200, alguma dica?
Seria bom apenas se os snaps parecem de dar problemas e necessitarem que o usuário dê permissões. Se instalamos de outra forma nada disso é necessário. No Retroarch e alguns emuladores separados os joysticks não são reconhecidos corretamente, ficam com funções e botões inutilizáveis sem solução. Ainda prefiro flatpak e mais ainda instalações padrão.
Saudações pinguins! O universo Linux acho simplesmente sensacional, das distros que testei semper achei melhores e mais estáveis que o sistema do Sr. Portões. Porém, por conta de velhos hábitos e uma certa comodidade, acabo sempre no meio do caminho, pois para jogar, acabo apelando ao Windows por conta de reconhecer todos os jogos e nos caso de emulação, todas as funcionalidades de sensores de movimento ou coisas assim, funcionam de cara. Na questão trabalho, sempre acabo esbarrando em questões de extensões que não funcionam, para ser mais específico o DaVInci Resolve. Uso sempre que posso o Pop OS! sistema fantástico, bonito e estável. Tomara que em um futuro breve consiga fazer a migração definitiva. Abraço.
Ruim o Ubuntu não deixar abrir arquivos .deb, pq é a porta de entrada p o linux, não sei se distribuições baseada nele poderão abrir, é meio ruim não poder, so pelo terminal..pq era pratico.
DIO, SOCORRO, CARA. Que tá acontecendo com meu Linux Mint que volta e meia esta alternando a saída de som de Output para Headphone. Tou no TH-cam ou ouvindo música e DO NADA fica sem som pois o programa troca do speaker para os fones de ouvido. Alguma solução? Sou novato de Linux tem cerca de 6 meses. Não sei programar NADA. Tentei um método que é utilizando o comando de terminal Alsamixer mas NÃO adiantou, passou um tempo e o erro volta. Creio que isso tenha acontecido após uma atualização do Kernel. O que faço??? ME AJUDE POR FAVOR.
Eu peguei o script do Dio de pós instalação e fiz o meu para o Linux Mint. Coloquei lá no meu github.
Acredito que o "problema de instabilidade" dele seja por conta da atualização do KDE. Realmente deixou alguns temas incompatíveis com a nova versão, não acho que seja realmente um problema de instabilidade mas faltou avisos na hora de atualizar. Outra questão é que no Linux em geral, se acontece algum problema, você tem como resolver com uma breve pesquisa ou simplesmente optar por pacotes ou até mesmo entre distribuições a seu gosto. O sistema é livre e modular. Diferente do windows que você é refém de una empresa. Eu já tive diversos problemas no windows por conta de atualizações. Quase todas eu devo torcer para que na próxima atualização eles corrijam, isso se corrigirem. Atualmente eu tenho tido problemas com o drive de áudio no windows no meu laptop e provavelmente não terá mais atualizações porque eles abandonam hardwares mais antigos. Mas uma coisa que eu sei que nunca poderá reclamar, é do windows apagar suas customizações, já que o sistema não é nada customizável 😅
Pra mim o problema nem é estabilidade é complexidade mesmo. No windows você pega um app portable em zip descompacta e dois clicks no .exe e ele já está rodando. Tenho o steam deck e que parto pra instalar um app. nunca fiz a ideia de que fazer um atalho poderia ser tão difícil, no windows é um arrastar de mouse no Linux me tomo 2 horas DUAS HORAS PRA FAZER A PORRA DE UM ATALHO DE UM APP.
Qualquer anti-cheat a nivel de kernel pode ser enganado por outro software a nivel de kernel.
Ou seja, colocar qualquer anticheat no seu jogo não faz sentido ALGUM.
Só serve pra deixar o sistema instavel.
Calma, então teria como rodar Valorant e Fortnite no Linux? :O
@@anotherpotato0 O EAC do Fortnite não é a nível de kernel o problema é o desenvolvedor não disponibilizar o game para Linux e nem compatibilizar pelo Proton
@@kevinyoliveira68 Isso é bem complicado
Isso, tambem remove a virtualizacao, criptografia e packers/protectores dos binarios, para que proteger o codigo nao eh mesmo? Cada estupidez...
@@ZantsuRocks bostejou hein... Imagina vc uma Riot games da vida não colocar anti-cheat em um dos FPS mais jogados do mundo? Em pouco tempo se torna um Battlefield ou Cod da vida, onde tem mais cheater do que jogador normal
Eu acredito que o hardware influencia muito, tem tanta combinação diferente no mercado que não dá jogar todo o peso da estabilidade no SO. Tive uma experiência ruim no ubuntu com um notebook da Dell, depois de eu cansar de resolver diversos problemas incômodos, maioria problemas com drivers, desisti e troquei a distro. Problema resolvido, dá pra culpar o Ubuntu? Não sei, a Dell recomenda ele, mas em uma versão mais antiga. Eu tenho a impressão que o Windows conversa melhor com uma variedade de hardwares comparado ao Linux.
Já conseguiu usar o sshfs ou smbmount no Mac? Eu não, tentei M1 e intel, não consigo contar uma pasta da rede no Mac possível de acessar pelo Mac usando o terminal.
ola tiolinux boa tarde faz video sobre o MINI OS esse sim é minimalista
19:06 MEU PC TA DANDO TELA AZUL PQ OS DRIVERS DA PLACA DE VIDEO ANTIGA E NOVA ESTÃO CONFLITANDO, E VC ME FAZ UMA MALDADE DESSA RAPAZZ!!!!
Para quem gosta do Linux mas quer jogar os jogos do Windows, faça um dual boot. Garanto que usar o Windows só para jogos não vai lhe causar alergia. Agora, se esse for um problema ideológico, um bom psicólogo pode resolver. 😏
Eu desativo atualização, se ta funcionando bem pra mim não necessita pq pode ter bugs e maquinas fracas piora o sistema pesado.. hackearem eu instalo de volta kkk não usar sites de bancos e fotos intimas no pc, pra quem faz isso kkk ate no win da tuim as vezes atualizações.
Utilizo o Ubuntu e a primeira coisa que faço quando restauro o sistema é colocar a gnome store com o Flathub. Tive uma péssima experiência com snaps, são lentos e muito mal otimizados, sempre apresentam bugs.
eu tenho vontade de colocar o linux, mas não sei se precisa de drivers da placa mãe porque a fabricante da minha placa não tem drivers pra linux
DIO me socorre kkk tenho um Aspire A315-24P tentei ja instalar varios linux mas parece aver algo que bloqueia ele neste noot, ja desativei a boot de segurança ja vi varias tutoriais mas parece ser o modelo Aspire que tem o problema que não descobri, já ouviu algum problema parecido
Pra baixar o linux tem que baixar o windows primeiro? Queria deixar o linux como desktop principal e windows pra jogar
Instalar* sim, exatamente
Pesquise por "dual-boot"
sempre tive problemas com Windows, fica instável com o tempo, unica que roda liso e o linux mint,
A teoria do bug recorrente consistente me lembrou de quando não se configura o layout do teclado para o ABNT2 e aí você aprende que pra ter : você tem que apertar o ç
A solução, claro, é configurar o teclado; mas também é fácil se acostumar se você não usa muitos símbolos diferentes de layout pra layout.
Embora separado (em bora) é de doer
Afinal, qual a distro que tá sendo mais usada nos desktops?
largar a pergunta aqui no comentário pra alguem responder, qual distro do linux que os devs de jogos e grandes empresas mais dão suporte? (ouvi muito sobre o ubunto mais não sei se tem outra distro que os estúdios dão mais suporte )
É o Ubuntu msm, tem até versões para servidores
O Diego falando que só queria sentar na cadeira, ligar o pc e usar ele sem problemas é exatamente o que eu penso toda vez que ligo meu notebook com Windows 10 pra jogar e ele da algum problema (coisa muito frequente na minha experiência)
Sim, Windows é mais estável que o Linux. É praticamente impossível dar freeze no Windows, mas no Linux basta você chegar perto de lotar a RAM que o sistema Freeza. Sem contar quando não é a interface que trava, ou o xorg.
Em meus 15 anos de dualboot, nunca vi uma distro Linux que desempenhe tão estável quanto o Windows 10.
e fora o rm -rf /*
Nenhuma distro bate de frente com o "pesado" Windows 10
Só entendi a diferença quando fui jogar lol no linux e não tive travamentos nem lag! fora que tive mais FPS usando sempre a mesma maquina
E agora não vai rodar mais por conta do spy- digo anti-cheat
@@kevinyoliveira68Spyware da riot 😊
Gostaria que todos lembrassem que programas que rodavam no windows XP (usando a Win32 API) rodam ainda no Windows 11.
O cara falando que o windows é estável kk o meu fez uma atualização ontem e deu tela azul, corrompeu todos meus pontos de restauração. Por sorte eu tinha um pendrive bootável com windows kk
O note da minha mãe deu uma trava bizarra durante atualizações acumuladas. Tive que formatar kkkkk
O meu ta em looping de tela azul infinito, já fiz de tudo. Tento da boot pra formatar mas quando chega na logo do windows ele trava e apresenta a tela azul dnv e fica nesse ciclo. Vou ver se o linux me salva
@@messiaslaio6332 Microsoft postou hoje que parou de disponibilizar a última att. Mano eu fiz pelo pendrive bootavel nstalando o win direto na partição do windows antigo e ele manteve alguns arquivos na pasta windows old. Fiz isso pq não tinha muito a perder pois usso um HD externo pra salvar minhas coisas, se vc tiver coisa no pc é bom bootar pelo linux e temntar copiar msm, pq no meu caso foi sorte continuar as paradas mesmo eu n precisando kk
acho q o Diolinux tava prevendo esse bug pra fazer o windows passar vergonha kkk
Cara, quero entender o que acontece porque nao tenho tela azul desde 2018... o que voces instalam no PC porque tela azul em 100% dos casos eh problema no kernel space e em 99.9% eh causado por drivers que estao no kernel space. Quando aparece algum CVE de user space conseguindo causar problema no kernel space (eh extremamente raro), eh corrigido rapidamente...
O W10 esta estavel a 6 anos aqui, voces chegaram a investigar o motivo da tela azul? Porque o kernel deixa logs para isso e em todos os casos tem como saber qual foi a falha e o driver que causou, se foi um driver pertencente ao SO, entao a falha foi de fato do windows, do contrario a falha veio de terceiros.
O system informer que eh sucessor do process hacker e open-source tem um driver, quando o kernel do windows atualiza, o system informer nao carrega o driver devido a possivel incompatibilidade, pois ele sabe que o kernel sofreu atualizacao (versao diferente), entao alguem sobe um issue no repo. e eh feito uma analise/validacao do driver para verificar se nao vai causar problemas e entao lancam um patch, tenho usado o system informer a anos como alternativa para o taskmgr e ate o momento nao tive uma tela azul, ou seja, eh um software de terceiros que sabe o que faz.
Na minha visao 99.9% dos problemas sao causados por terceiros que simplesmente carregam um driver para o kernel space sem considerar que o kernel sofreu atualizacoes e consequentemente gerou incompatibilidade, o que resulta em tela azul.
Isso eh considerado culpa do windows ou de terceiros? O windows permite que um terceiro carregue um driver, visto que ambos vao estar no kernel space, a responsabilidade de nao comprometer o SO deve partir de quem escreveu o driver, assim como a responsabilidade do seu programa rodando no user space nao crashar deve ser do programador e nao do SO (no sentido do programa funcionar)
Isso para mim parece aquela velha piada que existia com os processadores da AMD:
- Qual marca do seu processador?
* Tenho um AMD
- Ja pode fritar um ovo nele
Acontece que desde a linha Ryzen a AMD nao tem mais esse problema, mas 7 anos depois algumas pessoas ainda fazem a piada...
dio, eu tenho uma pergunta: qual o maldito microfone lapela vc usa? ele é bom mesmo ou vcs fazem algum tratamento na produção dos vídeos? to sofrendo com isso kra... ta fods achar um maneiro mas que não custe um rim...
Alguem me responde porque nos clipes do Dio jogando Valorant ele fica mexendo o mouse mas o jogo dele não mexe no jogo na mesma maneira? Tipo, como se o mouse estivesse falhando? Me da nos nervos esses clipes dele porque parece quando o mouse ta estragado ou está sem o mousepad... se joga Valorant assim ou ele ta fazendo uma simulação de um vídeo de Valorant?
Sensibilidade baixa... Cada jogador tem sua preferência de sensi, alguns altos, outros baixos.
Assim, como você ver jogadores mal mexendo o mouse e movendo a mira extremamente rápido.
Para mim, o que a Canonical pretende com sua insistência no Snap é transmitir ou vender a ideia de que o Ubuntu é um sistema seguro e estável. Como tal, poderia ser usado tanto por empresas como por Governos. Sim, essa é uma visão empresarial. De firmas que acreditam, ou precisam acreditar, que o Linux é mais que um hobby. Que o sistema precisa transmitir a ideia de segurança e estabilidade. Não vejo o Ubuntu se preocupar tanto em ser a distro de entrada de quem usa Linux. Para mim, a ideia é transmitir a sensação de estabilidade e segurança para quem precisa de um Linux para trabalhar. Nesse sentido, inclusive, acho que a Canonical se aproxima do “mercado” de cima para baixo: não tanto ser “a” distro dos desktop que,um dia, será hegemônica, mas a distro de empresas e governos que será usada, em sequência, pelas pessoas em seus desktops. É o que penso.
Eu já falei bem do fedora hoje? Só alegria desde 2020.
16:40 mal sabe ele que o big linux quebrou por causa da atualização do kde no manjaro
pro usuário não importa se foi o pacote do KDE que quebrou, nesse ponto o Windows está muito a frente, rodo em minha máquina o Windows 11 desde a beta e funciona perfeitamente.
@@nukhesmas o windows tem isso também. É que o pessoal sabe diferenciar. É aquela história. "Meu bluetooth não funcionou no windows, a culpa é do BT" vs "Meu bluetooth não funcionoi no Debian, a culpa é do Debian ".
@@nukhes os criadores do big linux se pronúncia que depois de anos isso acontece então eles correram pra corrigir, nessa época eu tava usando big. Ai quando quebro fui testa outras distros
Eu acho uma ideia fantástica dar a Tencent acesso ao Kernel.
Ironia?