Deixa te contar uma história: Tenho 75 anos e meu pai era radiotelegrafista dos correios e da Western Union. Fui visitá-lo algumas vezes no local de trabalho, no prédio da praça XV, no Rio de Janeiro. O chão era lotado de fita perfurada que fluía das máquinas. Além do fone de ouvido, ele lia os buracos na fita e transcrevia para a máquina. Com 16 anos fiz o curso de datilografia da Remington (fabricante de máquinas de escrever) e até hoje sou exímio datilógrafo (uso os dez dedos no teclado). Sou capaz de escrever à mesma velocidade em que falo. Custei a me adaptar ao teclado do computador (não uso notebook), com as teclas quase todas na horizontal e sou uma lesma paralítica no teclado do Smartphone. Admiro a garotada que usa os dois polegares com impressionante velocidade (smart) ou os indicadores no notebook (catando milho). Obrigado pela lembrança. Gostei muito do vídeo.
Antes de eu fazer curso de informática, tive que fazer o curso de datilografia. Era lindo de se ouvir o som da máquina de escrever. Quando o som era continuo mostrava que a pessoa tinha habilidade. Bons tempos
O que eu mais amo nesse canal é que o Iberê consegue ter uma ideia TOP pra apresentar um patrocínio e ainda ensinar algo pra gente de uma forma tão envolvente!
Acho que operadores de telégrafo, antes de digitarem o texto recebido, em uma máquina de datilografia, deviam escrever no papel com uma caneta, pois a máquina de escrever veio bem depois do telégrafo...
Muito legal o vídeo. Só uma observação. O código Morse é universal, e não há distinção da lingua. E também a tabela que vc apresentou tem vários caracteres diferentes do código, e que aprendi para fazer o exame para ser radioamador. Hoje meu indicativo é PY2-FAB, classe A. Abs, ou 73 na linguagem de radioamador.☺️
Bom, eu nasci nos 90, mas fiz curso de digitação num site na internet, é muito bom treinar pra ficar craque na hora de escrever no teclado. Isso ajuda até no teclado virtual do meu tablet, é ótimo!
Que vídeo show! Sou de 1980, entrei no curso de datilografia (Remington Rand) em 1989 e até hoje, com 41 anos não sabia dessa curiosidade apesar de ter questionado isso inúmeras vezes. Pra mim é uma coisa tão automática a posição dos dedos sobre cada tecla, algo que devo muito aos 9 meses de aulas diárias do curso de datilografia e que chega a dar frio na barriga de pensar que um dia alguém ainda possa querer padronizar o teclado de forma diferente. Enfim, acho que mais importante que decorar a posição das teclas, é utilizar corretamente o melhor aproveitamento possível de todos os dedos para ser eficiente na digitação. Não encontrei o mesmo site que utilizaram, mas no TypeRacer, minha média é de 515 caracteres por minuto, com precisão de 99.2%.
Para aqueles que fizeram "DATILOGRAFIA", aprenderam o posicionamento correto das mãos... a tecla "F" e a Tecla "J", tem uma saliência onde vc posiciona os dedos INDICADORES, a partir destas 2 teclas .. vc sabe exatamente onde estão as demais teclas, podendo reposicionar sua mão sem olhar para o teclado! Curso de DATILOGRAFIA deveria ser levado a sério até os dias de hoje! Pra mim foi muito bom!!!
Eu fiz curso de guitar hero ,quando chega em DragonForce ,o cara tem que ser bom ,passar daquela fase o cara é uma lenda ,parece que os 6 dedos fica travado e você clica tudo ao mesmo tempo kkkk
Fiz o curso de datilografia em 1983 e até hoje digito com grande velocidade e sem olhar o teclado. Já tive a experiência de aprender um pouco o código morse com meu pai que era rádio amador e aprendeu a usá-lo. Era muito incrível!
eu nunca tive curso de datilografia e escrevo muito rápido sem olhar o teclado, mas algumas vezes eu até olho o teclado para ter certeza que estou indo apertar a letra correta
Fiz em 85.. kkkkkk trabalhei em sala de audiência e era bem rápida, hoje não trabalho mais e não preciso digitar tanto, mas se treinar a prática voltar 😊
Concursos públicos, na década de 70 e 80 tinham prova de datilografia. Era uma experiência inesquecível estar numa sala com 30 pessoas datilografando ao mesmo tempo. Outra coisa: era mais barato comprar uma máquina e aprender em casa do que pagar um curso (que era bem mais caro)!
Gente! Esse é um dos pouquíssimos canais em que os comentários são tão interessantes e informativos quanto os vídeos do canal!!! Quanta gente com histórias maravilhosas, curiosas, inteligentes,...!!!! 👏👏👏😍🧠 Iberê, dá pra fazer um quadro com alguns inscritos contando essas curiosidades e experiências pessoais deles!!!! 😊
Iberê é fenomenal! Consegue fazer com que a gente assista uma publi inteira e ainda ficar com gostinho de quero mais. Super merecedor de tudo que conquistou!
Há uns nove anos eu testei o Dvorak para português. Levei um tempinho pra pegar pq o meu teclado da época não permitia a troca das teclas, então teve que ser de memória e muita tentativa e erro. Desde então não voltei mais pro Qwert, exceto no celular. O Dvorak para português é muito mais produtivo com muito menos esforço sobre as articulações e muito menos movimento das mãos, ou seja, muito mais eficiente. Quando retorno para o Qwert por algum motivo, estranho o quanto minhas mãos têm que se mexer para digitar qualquer coisa. É muito desperdício! Dica: a Microsoft tem um programinha para criar novos layouts de teclado e qualquer um pode criar versões que melhor se adaptem ao seu uso.
Muito legal mesmo!! Vocês são demais!! Eu sou das "antigas" e fiz curso de datilografia kk Posso sugerir um assunto? Vocês poderiam falar das diferenças entre RX - Tomografia computadorizada e Ressonância magnética? Inclusive por que a RM é tão barulhenta. Obrigada.
Cara, muito bom ver vocês falando desse assunto. Uso Dvorak em há mais de 1 ano, a curva de aprendizado é muito rápida, em menos de 1 mês já estava digitando sem olhar para o teclado. Não é somente uma questão de qualidade, é também uma questão de conceito, o padrão QWERTY foi desenvolvido em outro tempo, outro cenário, com outras necessidades. Hoje em dia, não faz sentido algum continuar usando este padrão. O cérebro humano se adapta extraordinariamente rápido, e mudar para um layout de teclado diferente não é esse bicho-papão que a maioria teme.
Eu também cheguei a aprender Dvorak (até fiz um curso completo). Mas considerando que já sou ótimo no Qwerty e terei ainda que lidar muito com ele no planeta, e estava ficando esquisito transitar ora num layout ora noutro, abandonei o Dvorak… Você transiciona bem pelos layouts? Ou consegue ficar só no seu layout?
Também fiz curso de datilografia no milênio passado. Mais recentemente, instalei o teclado DVORÁK e já estava ficando muito bom (melhor que no QWERTY). Esse design de teclado foi inventado pelo filho do famoso compositor de música erudita ANTONIN DVORÁK. Abandonei esse tipo de teclado porque não se encontra teclado com essa configuração. Já estamos muito acostumados com o teclado padrão (QWERTY) para mudar, né?
Vale lembrar, a título de informação, que as letras dos teclados também foram dispostas levando em conta os dedos fortes e os dedos fracos. As letras do alfabeto mais usadas teriam que ficar próximas aos dedos fortes. Valeu
Uma coisa legal que vc esqueceu de dizer é sobre as letras F e J que tem um traço em relevo onde vc posiciona os indicadores, isso ajuda muito pra digitar sem olhar pro teclado. Qnd era adolescente eu era esse ninja da datilografia kkk dei aula por uns 2 anos.
@@soniamariatonatto7317 Exato. Digito extremamente rápido e sou cega de nascença. Ainda lembro das aulas de digitação, quando eu tinha 8 anos, em que minha professora me ensinou a posicionar as mãos no teclado usando o F e J, bem como das primeiras palavras que precisava digitar repetidamente que usavam só uma das mãos. 😂❤️
eu ja fiz curso de datilografia qdo eu tinha 15 anos... na epoca, a gente iniciava o curso com a maquina manual e depois de ter um tempo de experiencia no curso, eles liberavam a maquina eletronica, evitando assim que a gente quebrasse o teclado da eletronica que era mto sensivel...
Já fiz datilografia sim Iberê, manual e elétrica. Depois fiz informática, sistema "DOS" e que depois veio o windows. Quanto ao vídeo eu já decorei a ordem das teclas, então não fica difícil de digitar sem olhar. Parabéns pelo vídeo!
Eu fiz curso de datilografia, em máquina convencional e depois em máquina elétrica a "IBM de Esfera", uma novidade de evolução nos anos 80. Adquiri grande velocidade na digitação do teclado, e quando comecei no computador deitei e rolei, pois a sequência do teclado era a mesma da máquina de escrever, e assim é até hoje. Mas tudo começou na emoção de apertar os dedos nessas maravilhosas máquinas mecânicas!
Fiz o curso em 1990 os últimos da rapa do tacho. A professora Kátia (CATARINA BRAGA) NÃO deixava olhar para o teclado, ela tinha um tampão de madeira que colocava em cima do teclado e ela dizia; "Você vai me agradecer no futuro por fazer isso com você hoje". Realmente, hoe o alfabeto inteiro eu sei de cor e salteado. Obrigado PROFESSORA CATARINA BRAGA DA ESCOLA APREND-DATILOGRAFIA🙏
Quando eu era mais novo eu usava um programa para aprender datilografia e ainda tinha joguinhos para treinar a velocidade/coordenação motora. Valeu muito a pena, pois consigo digitar de boas sem olhar para o teclado e de forma rápida.
Até hoje pergunto na empresa "se o candidato tem curso de datilografia", rs.. Ainda existe e é super produtivo pra quem trabalha digitando o dia todo. Eu nunca fiz o curso profissional, mas quando criança já era apaixonada em computador e brincava com um curso que meu pai tinha em CD. Isso, no início da década de 90, não era comum pra crianças como hoje, rs. Com o hábito ganhei agilidade e tamanha prática que consigo digitar sem olhar para o teclado. Algumas amigas ficam admiradas! Eu acho um máximo! Em um aplicativo desses da internet, consegui fazer 73 palavras por minuto Ahh!! E em tempo, como o colega abaixo citou, também uso todos os dedos para escrever, rs..
Muito legal está explicação, mas se não me engano os operadores de telégrafos escreviam a mensagem e não a datilografavam uma vez que o equipamento de telegrafo era simples e prático de usar já a máquina de escrever depende de papel padrão, fita impressora e manutenção itens que não eram simples e fácil de se encontrar transportar e armazenar.
Fiz um curso de datilografia no SENAC em 1996. Começava na máquina manual e no final passava para a elétrica. Quando terminei o curso, no ano seguinte implantaram os primeiros computadores. Depois do curso nunca precisei usar uma máquina de escrever, fui direto para o computador e até hoje digito com boa velocidade.
E mesmo com todas essas tecnologias a Asus ainda faz Notebook com o botão de ligar embutido no teclado. Dai estraga o teclado e o usuário não consegue usar o computador porque o botão de ligar não funciona, se fosse separado era só plugar outro teclado USB e continuar usando de boas.
Eu já fiz curso datilografia, assim que surgiu as máquinas datilografia elétrica, na escola tinha os dois tipos de máquina, a prova final era de velocidade. Curso com duração de seis meses terminei em 05/05/1986 aqui em Teresina PI.
7:05 o meu teclado não tinha essas luz então eu aprendi a digitar sem olhar pro teclado, e eu confesso foi a melhor coisa q aprendi, é bem útil e facilita demais a vida, principalmente em trabalhos escolares , os outros da escola fica tudo impressionado com a rapidez q eu escrevo sem olhar
Kkk me senti jurássica. Aprendi a usar telégrafo, e sim, fiz curso de datilografia, que ajuda muuuito quem trabalha escrevendo. Ah recém entrei na década dos 60.
Só acrescentando uma informação: se vc apertar qualquer duas teclas ao mesmo tempo na máquina de datilografia antiga, elas vão travar, pois ela é construída pra bater a letra no mesmo lugar Mas deu pra entender bem que vc quis dizer que é mais fácil travar se elas ficarem em casas consecutivas, dependendo da velocidade que vc digita. Ótimo conteúdo, parabéns ! Sim aprendi datilografia desde os doze anos com minha avó que era professora. Rsrs
Iberê, eu fiz cursos de datilografia: Mecânica e Elétrica no passado distante. Eu era bem mais rápido que hoje. Sou um caso de downgrade ao logo do tempo. Digitava sem olhar para o teclado e hoje, só olhando. Abraços a família e a toda equipe.
Sou professor de informática e dou aula de digitação graças as aulas de datilografia nos anos 90 passei com média máxima 150/tpm, para máquina de escrever foi uma boa nota! Hoje digito a uns 250/tpms teclado suave é outra coisa!
Muito legal, eu fico admirado com pessoas que conseguem digitar sem olhar para o teclado. Meu avô teve máquina de escrever, foi aonde aprendi a digitar, depois com computador minha velocidade de digitação não mudou muito. Tenho 39 anos e percebo que minha agilidade não evoluiu muito 😁
Muito bacana o video 👍👍👍👍 Seria legal também uma explicação sobre Taquigrafia e a importância dela para pessoas que trabalham com digitação de documentos que exigem velocidade do escritor.
A história que eu ouvi sobre o querty era uma mistura das duas. Minha vó contava que quando máquinas de datilografia eram em ordem alfabética, os datilógrafos digitavam extremamente rápido, devido à prática, então foi necessário que se embaralhasse as letras pra que eles escrevessem mais lento e não travassem.
Um absurdo! Essa versão da sua avó, pois as teclas nunca foram na ordem alfabética! E também, sua avó não era Marcos quando o teclado foi inventado! Eu escrevo com todos os dedos de olhos fechados! O emaranhado mecânico não é o principal, se não falso argumento! Foi feito um estudo no século 18 envolvendo os principais idiomas e a média de incidências das letras, envolvendo vários fatores, inclusive o esforço repetitivo de determinados dedos para pressionar as duras teclas mecânicas! Só posso garantir uma coisa: os caras daquela época sabiam muito e esse arranjo é bastante confortável para escrever de olhos fechados!
Baita vídeo, muito bom! Eu fiz curso de datilografia quando já estava em extinção a máquina de escrever, porque menos de um ano depois o Windows DOS foi introduzido no Brasil, daí precisei me atualizar pra utilizar o prompt do MS DOS, tela preta, galera da época vai lembrar bem. Bons tempos de aprendizado. Abraços!
Eu fiz curso de DATILOGRAFIA quando tinha 16 anos de idade na passada década de 1980. Até hoje tenho algumas das lições guardadas comigo. Devo minha agilidade de datilógrafo nos atuais teclados graças a esse curso. Detalhe: Uso os dez dedos na digitação. Isso dá uma rapidez incrível na hora de digitar. Sou um dinossauro tecnológico. kkkkkk
Tem curso de digitação gratuito na internet, que roda no navegador mesmo, para aprender a escrever que nem na datilografia (é praticamente a mesma coisa). Eu que nasci nos 90 aprendi desse jeito.
Não é só a rapidez em digitar, quem fez o curso ou treinou utilizando todos os dedos das mãos e em maquina de escrever, dificilmente terá tendinite, na maquina exigia uma certa força ao teclar treinando o cérebro para não parar os dedos ao digitar, a parada acontecia quando o curso da tecla chegava ao fim. Até hoje digito dessa forma, o pessoal até brinca que eu martelo o teclado, rsrsrs, azar do teclado.
@@airtonfabian2765 Ahh, sim, era martelada cada aperto de tecla porque era tudo mecânico. Ainda bem que os teclados não requerem toda essa força, nem falar dos virtuais, é so tocar e pronto.
Eu já fiz um curso de datilografia no anos de 1981, o que me assegurou um emprego no escritório da empresa onde eu trabalhava, e até hoje me sinto agraciado por Deus por ter obtido aquele conhecimento.
Que incrivel, já sabia sobre telégrafo e código morse, mas não sabia que era por causa das pessoas que trabalhavam com isso, que era a causa da ordem dos teclados e das máquinas de escrever, muito legal. E é muito bom, que você ensina, fala sobre coisas antigas, e ainda faz sua propaganda, sem deixar de ser divertido
Olá Iberê, queria compartilhar uma situação inusitada que eu vivi: Fui fazer um teste de datilografia numa sala com mais ou menos 30 concorrentes. Quando o instrutor deu a ordem de partida, levei um susto muito grande. Nunca tinha visto nada igual aquilo. O desesperador barulho das teclas sendo pressionadas simultaneamente foi tão intenso que eu literalmente, fiquei aterrorizado e não consegui digitar nada. Resultado reprovei no teste. Rssssss (😂😂😂). Este vídeo é, na minha humilde opinião, um dos mais interessantes vídeos que você já postou. Eu sempre pensei que a ordem das teclas do teclado eram estabelecidas de maneira a distribuir o movimentos das mãos para que o desempenho fosse o maior possível sem lesar os tendões. Ah! Sim eu fiz curso de datilografia, mas quando cheguei num tal contrato de locação, empaquei de uma forma que não conseguia digitá-lo no tempo exigido. Abraço. Parabéns pelo vídeo. Geraldo - Pindamonhangaba - SP.
O conteúdo do teu canal é maravilhoso! PARABÉNS! Sou do tempo das aulas de dactilografia, mas, aprendi sozinho, em casa! E, o exercício no trabalho bancário me fez acelerar e aperfeiçõar. PAZ e BEM Leandro-Camocim de São Félix(PE)
Trabalhei num jornal nos anos 90 qdo tinha 15 anos e eles estavam trocando os linotipos por máquinas IBM elétricas... Menti q tinha curso de datilografia por desespero de ser contratada (eu datilografava rápido pq usava muito a máquina de escrever do meu pai em casa)... Aí qdo entraram os computadores 286 ainda não existia o Windows, usávamos um programa chamado Publish It que a gente tinha q entrar pelo DOS (digitava C:/ etc etc)... Só q nesse programa não existiam acentos, então tínhamos q decorar códigos digitando ALT e uma série de números pra cada letra com acento ou cedilha... Por exemplo, pra fazer uma letra "e" minúscula com acento circunflexo tinha q digitar alt136... Um trabalhão mas a gente sabia de cor todos os códigos kkkkkkkk
Nos 386 e 486 ainda tinha muito disso, principalmente no Windows 3.1. Era comum o uso do computador sem mouse, então, eram códigos infinitos para quase tudo. Quando chegou o Windows 95 ai sim mudou muito as coisas. Foi uma época bem curiosa ☺
Iberê: obrigado pdlos seus excelentes vídeos; imagino a trabalheira que tem!!! Aproveito para lembrar que também usei os teclados AZERT (além do QWERT) e, para que saibamos também aprendi no HCESAR. Este tinha distribuição das teclas em função duma estatística de uso em português, ficando as mais usada no centro para permitir o uso dos dedos mais 'valentes'. Aqui fica a notícia. Rogério de Sousa / Porto-Portugal
Muito legal a matéria!!! Eu também já fiz curso de datilografia e foi no Senac, fiz máquina manual, elétrica e eletrônica só mudava de máquina quando vc alcançava uma boa velocidade e com pouco erro de digitação. Mas eu gostaria de fazer uma pergunta. Existe teclado chinês ou japonês?
Os teclados japoneses são em Romaji, que é o estilo de escrita ocidental, Conforme vc digita o o som do ideograma no teclado, aparece o ideograma correspondente. Este é apenas um dos métodos de escrita no computador.
Que vídeo sensacional! Top demais, já tive uma máquina de escrever e eu era viciada, não tínhamos condições de ter computador, eu amava ficar escrevendo o dia todo, sempre gostei de escrever bastante desde criança. E eu tenho 26 anos, eamava minha máquina, só não lembro o que aconteceu com ela, só lembrei disso pq estou vendo o vídeo, inclusive quando ele apertou a tecla e teve que mexer pra ela voltar pro lugar pq a tecla “agarrou” lembrei que eu também fazia isso com a minha, e em qualquer outro momento jamais lembraria disso e desse detalhe. Por isso que aprender e pesquisar é importante, não só pra aprender mas pra lembrar de algo que vc sabe fazer e tinha esquecido. Fui fundo nas memórias aqui agora, likezao! ♥️
Verdade! Eu tbm não tinha computador, minha mãe me ensinou a datilografar, e eu aproveitei para aprender muita coisa em inglês, pq datilografava as letras das músicas que gostava. Otimizei meu tempo e aprendi duas coisas ao mesmo tempo 😁
Eu já fiz o experimento de ficar 1 ano digitando com um teclado Dvorak BR, foi bem bom :) Mas na época eu usava desktops, quando passei pros notebooks desisti pq não era tão simples ficar mudando as teclas do teclado de lugar :)
Bianca, tenho um MacBook PRO com as teclas em DVORAK (e também está em DVORAK no teclado sem fio do meu iMac). Foi bem fácil mudar as teclas de lugar nestes computadores. Há 12 anos, quando fiz a mudança, eu colei adesivos no note da empresa, porque naquele HP não dava certo trocar as teclas de lugar, ficava tudo errado.
Tenho 41 anos, fiz o curso de datilografia aos 15 anos. Não me arrependo, colho grandes frutos e não conheço ninguém que seja mais rápido que eu na digitação. 😂
Sou da época da máquina de escrever e, inclusive, fiz curso de datilografia na adolescência. Mas, essa questão de apertar as letras próximas só trava as teclas se elas forem apertadas ao mesmo tempo, o que não é feito na digitação. Então, a tese da distribuição das letras mais usadas conjuntamente, para evitar o "encavalamento" das hastes, para mim, faz bastante sentido. Entretanto, a tese da adaptação para atender aos telegrafistas, também é muito plausível.
Bom vídeo! 👍 Só uma dica:"HCESAR", é o teclado, nacional de Portugal, reconhecido por decreto de 1937. Faça uma pesquisa Google que encontra informação. Hoje acho que ninguém usa, mas era bem comum.. Em máquina de escrever, usei o AZERT e o HCESAR. Sou bem jovenzinha! 😂
@@murilim_375_4 O nome do site ao certo eu não sei, mas caso vc queira ultilizar um parecido é só pesquisar "teste de digitação" e vai aparecer sites com o mesmo objetivo do que o Iberê tá usando
E existe outro teclado, criado para a língua portuguesa, mas que infelizmente não teve muito sucesso. Era o teclado HCESAR, pois essas eram as primeiras letras no lugar do QWERTY. Eu cheguei a ter aulas de Dactilografia (devo ter sido dos últimos anos a ter tido essas aulas, já que não sou assim tão antigo... 😂) com esse teclado e o meu pai tinha uma máquina de escrever em casa com esse teclado também. 😉 Tenta fazer um teste com esse teclado também! 🙃😉
7:01 digita um "?" aí sem o alt gr :P Uma das coisas que eu vejo quando escolho notebook é o teclado, não pode faltar tecla específica pra pontuação, e principalmente o atalho para o clique direito do mouse
Ia comentar exatamente isso. Eu não entendo porque as empresas removeram a tecla de interrogação, porque nem sempre é pela falta de espaço. Pra mim isso também faz diferença e não compro.
Fiz o curso de datilografia quando era adolescente. ....Hoje tenho 57 e acho que não me acostumaria com outra disposição de teclas. Mas o seu vídeo foi muito valioso no sentido de muitas curiosidades que eu não sabia sobre o teclado querty. ..Obrigado
Muito legal seu vídeo Iberê parabéns e também um grande parabéns para grande equipe de editores, câmeras, etc. Acompanho seu canal já a um tempo e sempre vejo muita qualidade em seus vídeos
Vídeo maravilhoso!!! Trabalhei muito tempo com máquina de escrever, fiz curso de datilografia kkkkkk mas não sabia o porquê da ordem das teclas! OBRIGADA
mas pra acostumar com um novo teclado é questão de menos de 1 semana. trocar de teclado não vai te fazer mais lenta, porque a velocidade que você digita não está no teclado, e sim na sua coordenação motora.
Recentemente troquei ao Dvorak. Saí de 30 palavras por minuto no qwerty para as atuais 70. A minha troca aconteceu a menos de um mês mas estive sempre melhorando.
Eu lembro que na minha primeira aula de informática na primeira série, eu perguntei ao professor porque o teclado não era em ordem alfabética e o prof não soube me responder. Valeu pela resposta 20 anos depois Iberê!! Kkkk
É necessario ser realista... Será que o custo do interprete de libras (que precisa ser pago), compensaria o numero de pessoas que passariam a acompanhar os videos?... Du-vi-de-o-dó que compense financeiramente... Provavelmente é muito mais simples e barato simplesmente colocar LEGENDAS no video. De quebra, a legenda ainda ajuda tambem as pessoas que nao sabem a linguagem libras, as pessoas que, por qualquer motivo, nao podem assistir ao video com o audio ligado, as pessoas que nao entendem bem o que está sendo dito e por aí vai. Legendas sao muito mais eficientes do que Libras.
Uso o AZERTY no meu celular mas o QWERTY no PC por uma questão de praticidade. O primeiro tem o sinal de ' muito ao alcance, o que facilita para escrever em inglês
Eu tenho um notebook Vaio com teclado AZERTY, usei por alguns anos e quando voltei pro QWERTY ficava trocando o A pelo Q. Outra coisa q é diferente e eu erro até hoje são os números q precisam segurar o Shift pra digitar. Quando eu vou digitar meu e-mail, eu de vez em quando ainda coloco um 2 em vez do @ por conta disso.
Iberê. Você poderia mostrar o teclado numérico, que também tem diferenças. Alguns tem a tecla "1", embaixo á esquerda. E outros começam com a tecla "1" acima á esquerda. Explique para nós. Grato.
Sendo um morador da França, posso dizer que é bem diferente. Quando eu cheguei aqui na França, foi bem difícil me acostumar com padrão do teclado daqui, porém com um pouco de jeitinho e inteligência acabei decorando as teclas!!!! Ótimo vídeo Iberê, um grande abraço!!!!
Iberê, interessante esta abordagem. Uma pergunta: Você sabe qual a contribuição do padre Landel de Moura para as máquinas de escrever? Fica a sugestão.
Hoje mesmo fiz uma limpeza do teclado e me pergunte, por que e essa a ordem das letras do teclados? Eu acho que a gente atrai tudo o que pensa. Abraços de Massaranduba - SC!
Eu fiz curso datilografia máquina manual e elétrica no Senac. Na máquina manual eu dava 730 toques por minuto e qdo fui pra máquina elétrica, inicialmente perdi velocidade ao digitar, mas depois peguei “a manha” e só faltava fazer a máquina falar 😂😂😂😂😂😂😂 e tudo isso usando os 10 dedos pra digitar… até hj, aos 63 anos de idade, sou muito rápida digitando nos teclados do notebook e do celular 😂
Eu fiz curso de datilografia (eu tinha 16 anos e a máquina ainda não era elétrica; era raiz mesmo!🤣) e posso dizer que independente de disposição das letras, as hastes sempre enroscavam e enroscavam mais ainda se você fosse muito ágil na digitação (que era o meu caso).
Digitar é um exercício de memória mecânica. Eu estudo coreano e aprendi a digitar no teclado coreano e hoje domino os 2 padrões. Meu cérebro só buga um pouco quando eu tento digitar palavras coreanas usando o alfabeto latino.
Minha mãe fez datilografia e digita loucamente! 😂 quando eu era criança fiz umas aulas de digitação mas ainda sou bem devagar… tinha uma máquina de escrever na casa da minha vó, eu adorava apertar várias teclas pra elas ficarem todas travadas 🤣
UM ADOLECENTE VIU SEU PAI DATILOGRAFANDO EM UMA MÁQUINA DE ESCREVER E DISSE: " CARAMBA PAI, A TECNOLOGIA ESTÁ AVANÇANDO MUITO MESMO, AGORA É SO DIGITAR QUE JÁ SAI NO PAPEL NA HORA! QUE LEGAL." Kkkkkkk GRANDE ABRAÇO, SEU TRABALHO É ADMIRÁVEL.
Deixa te contar uma história: Tenho 75 anos e meu pai era radiotelegrafista dos correios e da Western Union. Fui visitá-lo algumas vezes no local de trabalho, no prédio da praça XV, no Rio de Janeiro. O chão era lotado de fita perfurada que fluía das máquinas. Além do fone de ouvido, ele lia os buracos na fita e transcrevia para a máquina. Com 16 anos fiz o curso de datilografia da Remington (fabricante de máquinas de escrever) e até hoje sou exímio datilógrafo (uso os dez dedos no teclado). Sou capaz de escrever à mesma velocidade em que falo. Custei a me adaptar ao teclado do computador (não uso notebook), com as teclas quase todas na horizontal e sou uma lesma paralítica no teclado do Smartphone. Admiro a garotada que usa os dois polegares com impressionante velocidade (smart) ou os indicadores no notebook (catando milho). Obrigado pela lembrança. Gostei muito do vídeo.
+2 linhas n leio
@@gab6632 muito menos eu
tem teclado que tem apoio pra deixar o teclado meio inclinado eu mesmo so consigo escrever assim
Estória?
@@huyezito sim, ta certo.
Antes de eu fazer curso de informática, tive que fazer o curso de datilografia. Era lindo de se ouvir o som da máquina de escrever. Quando o som era continuo mostrava que a pessoa tinha habilidade. Bons tempos
Verdade! Tinha que ter muita habilidade!
Teclado mecânico passa a msm sensação kkkk
Adoro os barulhos das coisas funcionando
Marcos Vinicus também, é muito bom
teclado mecânico ftw
A origem da palavra "Datilografar" vem do Latim DATILOS, “dedo”, mais a palavra grega GRAPHOS, “escrita”.
O que eu mais amo nesse canal é que o Iberê consegue ter uma ideia TOP pra apresentar um patrocínio e ainda ensinar algo pra gente de uma forma tão envolvente!
Eu pensei nisso pouco antes de ler seu comentário
Acho que operadores de telégrafo, antes de digitarem o texto recebido, em uma máquina de datilografia, deviam escrever no papel com uma caneta, pois a máquina de escrever veio bem depois do telégrafo...
Zse
@@cmj62 aaaaaa
Me faz lembrar o filme O Show de Truman, com Jim Carrey.
Muito legal o vídeo. Só uma observação. O código Morse é universal, e não há distinção da lingua. E também a tabela que vc apresentou tem vários caracteres diferentes do código, e que aprendi para fazer o exame para ser radioamador. Hoje meu indicativo é PY2-FAB, classe A. Abs, ou 73 na linguagem de radioamador.☺️
eu fiz datilografia nos anos 90 😂 escrevia cartas com cronômetro nas aulas. mas isso me fez digitar super bem.
Idem
asdf asdf asdf asdf kkkk (só exemplificado)... Fiz o curso nos anos 80
Bom, eu nasci nos 90, mas fiz curso de digitação num site na internet, é muito bom treinar pra ficar craque na hora de escrever no teclado. Isso ajuda até no teclado virtual do meu tablet, é ótimo!
@@gdedeu Eu anos 60; asdfg asdfg asdfg
@@MART_56 hj em dia as crianças e adolescentes são Deuses quando se trata disso sem sequer ter aula kkkk
Que vídeo show! Sou de 1980, entrei no curso de datilografia (Remington Rand) em 1989 e até hoje, com 41 anos não sabia dessa curiosidade apesar de ter questionado isso inúmeras vezes. Pra mim é uma coisa tão automática a posição dos dedos sobre cada tecla, algo que devo muito aos 9 meses de aulas diárias do curso de datilografia e que chega a dar frio na barriga de pensar que um dia alguém ainda possa querer padronizar o teclado de forma diferente. Enfim, acho que mais importante que decorar a posição das teclas, é utilizar corretamente o melhor aproveitamento possível de todos os dedos para ser eficiente na digitação. Não encontrei o mesmo site que utilizaram, mas no TypeRacer, minha média é de 515 caracteres por minuto, com precisão de 99.2%.
8:51 Iberê, o Alt Gr não significa Alt Grande kkk mas sim Alt Graph porque ele era usado para conseguir teclar os símbolos 'graficos' da tabela ASCII
provavelmente é apelido, mas valeu a informação
Meu prof se informática me dizia que era Alt 'GIRO' pq acionava o simbolo que ficava na lateral da tecla kkkk
@@Avohay1 eu sempre leio alt girl no meu subconsciente kkkkkkkkkkkkkk
Eu chamei de Alt Gear a vida inteira. Obrigado por essa!
@@boyda4159 😂😂😂😂😂
Meu pai, hoje com 83 anos, tem o certificado de conclusão do curso de datilografia na parede de sua casa e ele se orgulha muito de tê-lo.😍😍😍😍
Tenho 52. Tbém esse certificado na moldura! Hahaha
Para aqueles que fizeram "DATILOGRAFIA", aprenderam o posicionamento correto das mãos... a tecla "F" e a Tecla "J", tem uma saliência onde vc posiciona os dedos INDICADORES, a partir destas 2 teclas .. vc sabe exatamente onde estão as demais teclas, podendo reposicionar sua mão sem olhar para o teclado! Curso de DATILOGRAFIA deveria ser levado a sério até os dias de hoje! Pra mim foi muito bom!!!
Fiz curso nenhum e consigo escrever bem rápido
Acho que é só costume
Eu pareço o Flash digitando também e nunca fiz nenhum curso, só cresci grudado no computador direto. É costume msm
Eu fiz curso de guitar hero ,quando chega em DragonForce ,o cara tem que ser bom ,passar daquela fase o cara é uma lenda ,parece que os 6 dedos fica travado e você clica tudo ao mesmo tempo kkkk
Parabéns mas a questão é além de escrever rápido tem que ser correto.
Eu sou a única que escreve com o dedo do meio?
Fiz o curso de datilografia em 1983 e até hoje digito com grande velocidade e sem olhar o teclado. Já tive a experiência de aprender um pouco o código morse com meu pai que era rádio amador e aprendeu a usá-lo. Era muito incrível!
eu nunca tive curso de datilografia e escrevo muito rápido sem olhar o teclado, mas algumas vezes eu até olho o teclado para ter certeza que estou indo apertar a letra correta
Eu consigo digitar bem rápido e sem olhar o teclado, consegui isso jogando deis dos meus 8 anos de idade, hoje tenho 15
@@ticoetecoplays7614 Somos 2
Fiz datilografia em 83 também!! Também fiz naquelas máquinas elétricas da IBM.. gigantes e azuis rsrs
Fiz em 85.. kkkkkk trabalhei em sala de audiência e era bem rápida, hoje não trabalho mais e não preciso digitar tanto, mas se treinar a prática voltar 😊
Concursos públicos, na década de 70 e 80 tinham prova de datilografia. Era uma experiência inesquecível estar numa sala com 30 pessoas datilografando ao mesmo tempo. Outra coisa: era mais barato comprar uma máquina e aprender em casa do que pagar um curso (que era bem mais caro)!
Gente! Esse é um dos pouquíssimos canais em que os comentários são tão interessantes e informativos quanto os vídeos do canal!!! Quanta gente com histórias maravilhosas, curiosas, inteligentes,...!!!! 👏👏👏😍🧠
Iberê, dá pra fazer um quadro com alguns inscritos contando essas curiosidades e experiências pessoais deles!!!! 😊
Verdade... 🌹
.
... 👍
.
Pessoas tóxicas não aparecem nesse tipo de canal, por isso.
Iberê é fenomenal! Consegue fazer com que a gente assista uma publi inteira e ainda ficar com gostinho de quero mais. Super merecedor de tudo que conquistou!
Então!
Há uns nove anos eu testei o Dvorak para português. Levei um tempinho pra pegar pq o meu teclado da época não permitia a troca das teclas, então teve que ser de memória e muita tentativa e erro. Desde então não voltei mais pro Qwert, exceto no celular. O Dvorak para português é muito mais produtivo com muito menos esforço sobre as articulações e muito menos movimento das mãos, ou seja, muito mais eficiente. Quando retorno para o Qwert por algum motivo, estranho o quanto minhas mãos têm que se mexer para digitar qualquer coisa. É muito desperdício! Dica: a Microsoft tem um programinha para criar novos layouts de teclado e qualquer um pode criar versões que melhor se adaptem ao seu uso.
Sim.
Tem o Dvorak no teclado do Google para celular
Muito legal, Gutenberg! Faz 12 anos que eu uso o DVORAK Simplified Layout (em ingles) e gosto demais. Pra mim também não tem volta.
Tbm uso o Dvořák, legal q eu nunca tinha conhecido ninguém q usava ele tbm, primeira vez
Muito legal mesmo!! Vocês são demais!! Eu sou das "antigas" e fiz curso de datilografia kk
Posso sugerir um assunto? Vocês poderiam falar das diferenças entre RX - Tomografia computadorizada e Ressonância magnética? Inclusive por que a RM é tão barulhenta. Obrigada.
Cara, muito bom ver vocês falando desse assunto. Uso Dvorak em há mais de 1 ano, a curva de aprendizado é muito rápida, em menos de 1 mês já estava digitando sem olhar para o teclado.
Não é somente uma questão de qualidade, é também uma questão de conceito, o padrão QWERTY foi desenvolvido em outro tempo, outro cenário, com outras necessidades. Hoje em dia, não faz sentido algum continuar usando este padrão.
O cérebro humano se adapta extraordinariamente rápido, e mudar para um layout de teclado diferente não é esse bicho-papão que a maioria teme.
Eu também cheguei a aprender Dvorak (até fiz um curso completo). Mas considerando que já sou ótimo no Qwerty e terei ainda que lidar muito com ele no planeta, e estava ficando esquisito transitar ora num layout ora noutro, abandonei o Dvorak… Você transiciona bem pelos layouts? Ou consegue ficar só no seu layout?
Também fiz curso de datilografia no milênio passado. Mais recentemente, instalei o teclado DVORÁK e já estava ficando muito bom (melhor que no QWERTY). Esse design de teclado foi inventado pelo filho do famoso compositor de música erudita ANTONIN DVORÁK. Abandonei esse tipo de teclado porque não se encontra teclado com essa configuração. Já estamos muito acostumados com o teclado padrão (QWERTY) para mudar, né?
Vale lembrar, a título de informação, que as letras dos teclados também foram dispostas levando em conta os dedos fortes e os dedos fracos. As letras do alfabeto mais usadas teriam que ficar próximas aos dedos fortes. Valeu
A letra mais utilizada é o A. Está no dedo mais fraco das mão.
@@jansersa6464 isso no português, mas no inglês é diferente...
Nada have
@@may5venosagamer "have" 😆
@thaís nunes Então, por usar muito, se ficar próximo dos dedos fortes a tecla ia desgastar mais rápido, a lógica tá certa
Uma coisa legal que vc esqueceu de dizer é sobre as letras F e J que tem um traço em relevo onde vc posiciona os indicadores, isso ajuda muito pra digitar sem olhar pro teclado. Qnd era adolescente eu era esse ninja da datilografia kkk dei aula por uns 2 anos.
O traço em relevo também serve para posicionar as mãos dos deficientes visuais para eles memorizarem o teclado.
@@soniamariatonatto7317 Exato. Digito extremamente rápido e sou cega de nascença. Ainda lembro das aulas de digitação, quando eu tinha 8 anos, em que minha professora me ensinou a posicionar as mãos no teclado usando o F e J, bem como das primeiras palavras que precisava digitar repetidamente que usavam só uma das mãos. 😂❤️
A história do código morse é beeeeem interessante, valeria um vídeo Iberê.
Up
Up
Up
Up
Apie
eu ja fiz curso de datilografia qdo eu tinha 15 anos... na epoca, a gente iniciava o curso com a maquina manual e depois de ter um tempo de experiencia no curso, eles liberavam a maquina eletronica, evitando assim que a gente quebrasse o teclado da eletronica que era mto sensivel...
Já fiz datilografia sim Iberê, manual e elétrica.
Depois fiz informática, sistema "DOS" e que depois veio o windows.
Quanto ao vídeo eu já decorei a ordem das teclas, então não fica difícil de digitar sem olhar.
Parabéns pelo vídeo!
Um jovem.
Windows 3.11 manda lembranças kkkkkkk. Sou da época tbm
Muito, muito legal! A melhor explicação que eu já vi!!
Nossa, seu canal é muito legal 👍
Ja me inscrevi...
Oiaaa
Eu fiz curso de datilografia, em máquina convencional e depois em máquina elétrica a "IBM de Esfera", uma novidade de evolução nos anos 80. Adquiri grande velocidade na digitação do teclado, e quando comecei no computador deitei e rolei, pois a sequência do teclado era a mesma da máquina de escrever, e assim é até hoje. Mas tudo começou na emoção de apertar os dedos nessas maravilhosas máquinas mecânicas!
Fiz o curso em 1990 os últimos da rapa do tacho. A professora Kátia (CATARINA BRAGA) NÃO deixava olhar para o teclado, ela tinha um tampão de madeira que colocava em cima do teclado e ela dizia; "Você vai me agradecer no futuro por fazer isso com você hoje". Realmente, hoe o alfabeto inteiro eu sei de cor e salteado. Obrigado PROFESSORA CATARINA BRAGA DA ESCOLA APREND-DATILOGRAFIA🙏
Na tropa também aprendi com o teclado coberto. Só no fim, depois de três meses, nos foi permitido ver o teclado mas já não era preciso.
Fiz em 93 e depois em 97 no senac
Quando eu era mais novo eu usava um programa para aprender datilografia e ainda tinha joguinhos para treinar a velocidade/coordenação motora. Valeu muito a pena, pois consigo digitar de boas sem olhar para o teclado e de forma rápida.
Que legal, qual é o programa?
Não sou rápida, mas gostaria de ajudar o meu filho a desenvolver essa habilidade
Muito, muito legal! É like! Só não vou escrever se já fiz curso de datilografia!!!
Que demais que você gostou!
@@manualdomundo Só você para trazerem tanto conhecimento em algo tão simples do nosso dia a dia!
@@eletricityeletrica Vc também traz muito conhecimentos na nossa área. Já aprendi muita coisa no seu canal!
Elétrica? Chocado 🤔
Oi
*Fiz um curso de datilografia ainda no ano de 2001, e em 2004, fui o 2° melhor digitador no pc do quartel, graças a esse curso de datilografia.*
Até hoje pergunto na empresa "se o candidato tem curso de datilografia", rs.. Ainda existe e é super produtivo pra quem trabalha digitando o dia todo. Eu nunca fiz o curso profissional, mas quando criança já era apaixonada em computador e brincava com um curso que meu pai tinha em CD. Isso, no início da década de 90, não era comum pra crianças como hoje, rs.
Com o hábito ganhei agilidade e tamanha prática que consigo digitar sem olhar para o teclado. Algumas amigas ficam admiradas! Eu acho um máximo!
Em um aplicativo desses da internet, consegui fazer 73 palavras por minuto
Ahh!! E em tempo, como o colega abaixo citou, também uso todos os dedos para escrever, rs..
Muito legal está explicação, mas se não me engano os operadores de telégrafos escreviam a mensagem e não a datilografavam uma vez que o equipamento de telegrafo era simples e prático de usar já a máquina de escrever depende de papel padrão, fita impressora e manutenção itens que não eram simples e fácil de se encontrar transportar e armazenar.
Fiz um curso de datilografia no SENAC em 1996. Começava na máquina manual e no final passava para a elétrica. Quando terminei o curso, no ano seguinte implantaram os primeiros computadores. Depois do curso nunca precisei usar uma máquina de escrever, fui direto para o computador e até hoje digito com boa velocidade.
Fiz o mesmo caminho
Sobre o Código Morse, eu lembro disso aqui:
Dooley: - "Muito bem. O que é que diz?"
Cavalo: - "Diz é... Té té té té té té té té..."
Kkkkkkkkkk
Clássico
kkkkkkkkkkkk
Bom,se não fosse a datilografia, até hoje estaria a "catar milho" no teclado 🤣🤣🤣
Kkkkkk. Muito legal
E mesmo com todas essas tecnologias a Asus ainda faz Notebook com o botão de ligar embutido no teclado. Dai estraga o teclado e o usuário não consegue usar o computador porque o botão de ligar não funciona, se fosse separado era só plugar outro teclado USB e continuar usando de boas.
Eu já fiz curso datilografia, assim que surgiu as máquinas datilografia elétrica, na escola tinha os dois tipos de máquina, a prova final era de velocidade. Curso com duração de seis meses terminei em 05/05/1986 aqui em Teresina PI.
Eu fiz curso de datilografia. Foi há 34 anos atrás e olha me ajudou muuuuito. 👍
Na Alemanha usámos o teclado QWERTZ e a posição de alguns caracteres especiais é trocada também
7:05 o meu teclado não tinha essas luz então eu aprendi a digitar sem olhar pro teclado, e eu confesso foi a melhor coisa q aprendi, é bem útil e facilita demais a vida, principalmente em trabalhos escolares , os outros da escola fica tudo impressionado com a rapidez q eu escrevo sem olhar
Kkk me senti jurássica. Aprendi a usar telégrafo, e sim, fiz curso de datilografia, que ajuda muuuito quem trabalha escrevendo. Ah recém entrei na década dos 60.
eu sou do tempo do telefone com roleta kkk
Sua participação no Ciência sem fim foi sensacional, parabéns.
Que bom que gostou!
@@manualdomundo você tem que voltar lá qualquer hora haha
Tem muita história pra contar ainda :D
Só acrescentando uma informação: se vc apertar qualquer duas teclas ao mesmo tempo na máquina de datilografia antiga, elas vão travar, pois ela é construída pra bater a letra no mesmo lugar Mas deu pra entender bem que vc quis dizer que é mais fácil travar se elas ficarem em casas consecutivas, dependendo da velocidade que vc digita. Ótimo conteúdo, parabéns !
Sim aprendi datilografia desde os doze anos com minha avó que era professora. Rsrs
O Iberê fez tão bem esse anúncio que eu nem me dei conta de que era um anúncio! Show! Não é a toa que faz tanto sucesso!
Iberê, eu fiz cursos de datilografia: Mecânica e Elétrica no passado distante. Eu era bem mais rápido que hoje. Sou um caso de downgrade ao logo do tempo. Digitava sem olhar para o teclado e hoje, só olhando. Abraços a família e a toda equipe.
É treinamento. Se parar perde velocidade
Sou professor de informática e dou aula de digitação graças as aulas de datilografia nos anos 90 passei com média máxima 150/tpm, para máquina de escrever foi uma boa nota! Hoje digito a uns 250/tpms teclado suave é outra coisa!
acredito que seja ppm, não? tpm e otra coisa🧐
@@oxitom06 toques por minuto
Muito legal, eu fico admirado com pessoas que conseguem digitar sem olhar para o teclado. Meu avô teve máquina de escrever, foi aonde aprendi a digitar, depois com computador minha velocidade de digitação não mudou muito. Tenho 39 anos e percebo que minha agilidade não evoluiu muito 😁
Treino. Máquina de escrever é mais difícil que computador
Muito bacana o video 👍👍👍👍 Seria legal também uma explicação sobre Taquigrafia e a importância dela para pessoas que trabalham com digitação de documentos que exigem velocidade do escritor.
lo (caiu água no meu cll e escreveu "lo")
A história que eu ouvi sobre o querty era uma mistura das duas. Minha vó contava que quando máquinas de datilografia eram em ordem alfabética, os datilógrafos digitavam extremamente rápido, devido à prática, então foi necessário que se embaralhasse as letras pra que eles escrevessem mais lento e não travassem.
Um absurdo! Essa versão da sua avó, pois as teclas nunca foram na ordem alfabética! E também, sua avó não era Marcos quando o teclado foi inventado!
Eu escrevo com todos os dedos de olhos fechados! O emaranhado mecânico não é o principal, se não falso argumento! Foi feito um estudo no século 18 envolvendo os principais idiomas e a média de incidências das letras, envolvendo vários fatores, inclusive o esforço repetitivo de determinados dedos para pressionar as duras teclas mecânicas! Só posso garantir uma coisa: os caras daquela época sabiam muito e esse arranjo é bastante confortável para escrever de olhos fechados!
@@antoniobragancamartins3165 que toxidez
Baita vídeo, muito bom!
Eu fiz curso de datilografia quando já estava em extinção a máquina de escrever, porque menos de um ano depois o Windows DOS foi introduzido no Brasil, daí precisei me atualizar pra utilizar o prompt do MS DOS, tela preta, galera da época vai lembrar bem.
Bons tempos de aprendizado.
Abraços!
Eu fiz curso de DATILOGRAFIA quando tinha 16 anos de idade na passada década de 1980. Até hoje tenho algumas das lições guardadas comigo. Devo minha agilidade de datilógrafo nos atuais teclados graças a esse curso. Detalhe: Uso os dez dedos na digitação. Isso dá uma rapidez incrível na hora de digitar. Sou um dinossauro tecnológico. kkkkkk
Tem curso de digitação gratuito na internet, que roda no navegador mesmo, para aprender a escrever que nem na datilografia (é praticamente a mesma coisa). Eu que nasci nos 90 aprendi desse jeito.
Não é só a rapidez em digitar, quem fez o curso ou treinou utilizando todos os dedos das mãos e em maquina de escrever, dificilmente terá tendinite, na maquina exigia uma certa força ao teclar treinando o cérebro para não parar os dedos ao digitar, a parada acontecia quando o curso da tecla chegava ao fim. Até hoje digito dessa forma, o pessoal até brinca que eu martelo o teclado, rsrsrs, azar do teclado.
@@airtonfabian2765 Ahh, sim, era martelada cada aperto de tecla porque era tudo mecânico. Ainda bem que os teclados não requerem toda essa força, nem falar dos virtuais, é so tocar e pronto.
Eu já fiz um curso de datilografia no anos de 1981, o que me assegurou um emprego no escritório da empresa onde eu trabalhava, e até hoje me sinto agraciado por Deus por ter obtido aquele conhecimento.
Que incrivel, já sabia sobre telégrafo e código morse, mas não sabia que era por causa das pessoas que trabalhavam com isso, que era a causa da ordem dos teclados e das máquinas de escrever, muito legal. E é muito bom, que você ensina, fala sobre coisas antigas, e ainda faz sua propaganda, sem deixar de ser divertido
Olá Iberê, queria compartilhar uma situação inusitada que eu vivi: Fui fazer um teste de datilografia numa sala com mais ou menos 30 concorrentes. Quando o instrutor deu a ordem de partida, levei um susto muito grande. Nunca tinha visto nada igual aquilo. O desesperador barulho das teclas sendo pressionadas simultaneamente foi tão intenso que eu literalmente, fiquei aterrorizado e não consegui digitar nada. Resultado reprovei no teste. Rssssss (😂😂😂).
Este vídeo é, na minha humilde opinião, um dos mais interessantes vídeos que você já postou.
Eu sempre pensei que a ordem das teclas do teclado eram estabelecidas de maneira a distribuir o movimentos das mãos para que o desempenho fosse o maior possível sem lesar os tendões. Ah! Sim eu fiz curso de datilografia, mas quando cheguei num tal contrato de locação, empaquei de uma forma que não conseguia digitá-lo no tempo exigido.
Abraço. Parabéns pelo vídeo.
Geraldo - Pindamonhangaba - SP.
O conteúdo do teu canal é maravilhoso! PARABÉNS!
Sou do tempo das aulas de dactilografia, mas, aprendi sozinho, em casa! E, o exercício no trabalho bancário me fez acelerar e aperfeiçõar.
PAZ e BEM
Leandro-Camocim de São Félix(PE)
Trabalhei num jornal nos anos 90 qdo tinha 15 anos e eles estavam trocando os linotipos por máquinas IBM elétricas... Menti q tinha curso de datilografia por desespero de ser contratada (eu datilografava rápido pq usava muito a máquina de escrever do meu pai em casa)... Aí qdo entraram os computadores 286 ainda não existia o Windows, usávamos um programa chamado Publish It que a gente tinha q entrar pelo DOS (digitava C:/ etc etc)... Só q nesse programa não existiam acentos, então tínhamos q decorar códigos digitando ALT e uma série de números pra cada letra com acento ou cedilha... Por exemplo, pra fazer uma letra "e" minúscula com acento circunflexo tinha q digitar alt136... Um trabalhão mas a gente sabia de cor todos os códigos kkkkkkkk
Nos 386 e 486 ainda tinha muito disso, principalmente no Windows 3.1.
Era comum o uso do computador sem mouse, então, eram códigos infinitos para quase tudo.
Quando chegou o Windows 95 ai sim mudou muito as coisas.
Foi uma época bem curiosa ☺
Iberê: obrigado pdlos seus excelentes vídeos; imagino a trabalheira que tem!!!
Aproveito para lembrar que também usei os teclados AZERT (além do QWERT) e, para que saibamos também aprendi no HCESAR.
Este tinha distribuição das teclas em função duma estatística de uso em português, ficando as mais usada no centro para permitir o uso dos dedos mais 'valentes'.
Aqui fica a notícia.
Rogério de Sousa / Porto-Portugal
Muito legal a matéria!!! Eu também já fiz curso de datilografia e foi no Senac, fiz máquina manual, elétrica e eletrônica só mudava de máquina quando vc alcançava uma boa velocidade e com pouco erro de digitação. Mas eu gostaria de fazer uma pergunta. Existe teclado chinês ou japonês?
Sim, exite... No seu celular vc pode configurá-lo.
Os teclados japoneses são em Romaji, que é o estilo de escrita ocidental, Conforme vc digita o o som do ideograma no teclado, aparece o ideograma correspondente. Este é apenas um dos métodos de escrita no computador.
É bom lembrar que existem isso no GBOARD do celular, caso alguém queira treinar ou mudar o teclado, além de ter o teclado Morse entre muitos outros...
Tem isso todos os teclados com layout americano
Oi
Nunca vou mudar, pq se mudar eu vou escrever tudo errado, tipo: go (oi)
Vdd
Tô usando o Gboard agora msm
Hey Manual do Mundo, curto demais teus vídeos. Tenho 56 anos e sim, fiz curso de datilografia em 1985.
Que vídeo sensacional! Top demais, já tive uma máquina de escrever e eu era viciada, não tínhamos condições de ter computador, eu amava ficar escrevendo o dia todo, sempre gostei de escrever bastante desde criança. E eu tenho 26 anos, eamava minha máquina, só não lembro o que aconteceu com ela, só lembrei disso pq estou vendo o vídeo, inclusive quando ele apertou a tecla e teve que mexer pra ela voltar pro lugar pq a tecla “agarrou” lembrei que eu também fazia isso com a minha, e em qualquer outro momento jamais lembraria disso e desse detalhe. Por isso que aprender e pesquisar é importante, não só pra aprender mas pra lembrar de algo que vc sabe fazer e tinha esquecido. Fui fundo nas memórias aqui agora, likezao! ♥️
Verdade! Eu tbm não tinha computador, minha mãe me ensinou a datilografar, e eu aproveitei para aprender muita coisa em inglês, pq datilografava as letras das músicas que gostava. Otimizei meu tempo e aprendi duas coisas ao mesmo tempo 😁
Eu já fiz o experimento de ficar 1 ano digitando com um teclado Dvorak BR, foi bem bom :) Mas na época eu usava desktops, quando passei pros notebooks desisti pq não era tão simples ficar mudando as teclas do teclado de lugar :)
Bianca, tenho um MacBook PRO com as teclas em DVORAK (e também está em DVORAK no teclado sem fio do meu iMac). Foi bem fácil mudar as teclas de lugar nestes computadores. Há 12 anos, quando fiz a mudança, eu colei adesivos no note da empresa, porque naquele HP não dava certo trocar as teclas de lugar, ficava tudo errado.
Tenho 41 anos, fiz o curso de datilografia aos 15 anos. Não me arrependo, colho grandes frutos e não conheço ninguém que seja mais rápido que eu na digitação. 😂
serio? vamos ver entre nois 2 quem digita mais rapido?
😮 hammm sim, eu também nao conheço alguém mais rapido que eu no universo.
Sou da época da máquina de escrever e, inclusive, fiz curso de datilografia na adolescência. Mas, essa questão de apertar as letras próximas só trava as teclas se elas forem apertadas ao mesmo tempo, o que não é feito na digitação. Então, a tese da distribuição das letras mais usadas conjuntamente, para evitar o "encavalamento" das hastes, para mim, faz bastante sentido. Entretanto, a tese da adaptação para atender aos telegrafistas, também é muito plausível.
Eu me perguntei a mesma coisa do título essa semana! IBERÊ LÊ OS NOSSOS PENSAMENTOS
Wow,que daora
Caramba! Agora já está por dentro do assunto!
Ontem eu abri uma pasta de dente nova, daquelas que tem linhas azuis no creme branco e pensei: será que o Iberê já falou sobre isso?
@@AildoTorres sim , ele já falou. No vídeo do borave q ele foi numa fábrica de pasta de dente da oral B , da uma olhada lá canal
@@jeicianeavila9141 Show! Vou procurar!
Bom vídeo! 👍 Só uma dica:"HCESAR", é o teclado, nacional de Portugal, reconhecido por decreto de 1937. Faça uma pesquisa Google que encontra informação. Hoje acho que ninguém usa, mas era bem comum.. Em máquina de escrever, usei o AZERT e o HCESAR. Sou bem jovenzinha! 😂
Nunca achei sentido no teclado, ter a letra nessas ordens kkkkkk , legal ter trazido um vídeo assim no seu canal
Que bom que gostou!
@@manualdomundo brazil pro mundo
@@manualdomundo Ibere qual é o nome do site q vc esta usando
@@murilim_375_4 O nome do site ao certo eu não sei, mas caso vc queira ultilizar um parecido é só pesquisar "teste de digitação" e vai aparecer sites com o mesmo objetivo do que o Iberê tá usando
@@murilim_375_4 type tester
E existe outro teclado, criado para a língua portuguesa, mas que infelizmente não teve muito sucesso. Era o teclado HCESAR, pois essas eram as primeiras letras no lugar do QWERTY. Eu cheguei a ter aulas de Dactilografia (devo ter sido dos últimos anos a ter tido essas aulas, já que não sou assim tão antigo... 😂) com esse teclado e o meu pai tinha uma máquina de escrever em casa com esse teclado também. 😉 Tenta fazer um teste com esse teclado também! 🙃😉
7:01 digita um "?" aí sem o alt gr :P Uma das coisas que eu vejo quando escolho notebook é o teclado, não pode faltar tecla específica pra pontuação, e principalmente o atalho para o clique direito do mouse
Ia comentar exatamente isso. Eu não entendo porque as empresas removeram a tecla de interrogação, porque nem sempre é pela falta de espaço. Pra mim isso também faz diferença e não compro.
A interrogação passou a ser uma função por isso não tem em alguns teclados
Fiz o curso de datilografia quando era adolescente. ....Hoje tenho 57 e acho que não me acostumaria com outra disposição de teclas. Mas o seu vídeo foi muito valioso no sentido de muitas curiosidades que eu não sabia sobre o teclado querty. ..Obrigado
Rapaz, muito legal e criativo seu vídeo, além de agregar conhecimento para nós.
Parabéns!
Muito interessante. Eu fiz curso de datilografia e utilizo os 2 teclados. AZERTY e QWERTY. Morei um tempo na França e me acostumei.
Esse teclado do Asus só pecou no tamanho do enter, o enter tem que se extender até o backspace. Esse enter reduzido é bem difícil acostumar no começo
Amei o video! Qual o nome do site que vocês usaram para escrever aqueles textos?
.
Muito legal seu vídeo Iberê parabéns e também um grande parabéns para grande equipe de editores, câmeras, etc. Acompanho seu canal já a um tempo e sempre vejo muita qualidade em seus vídeos
Vídeo maravilhoso!!! Trabalhei muito tempo com máquina de escrever, fiz curso de datilografia kkkkkk mas não sabia o porquê da ordem das teclas! OBRIGADA
Qual o nome do programa pra medir a velocidade de digitação, quero fazer essa experiência de digitar com teclados diferentes.
HJ datilografia.
keyhero
@@eletrorok7275 realmente é esse, valeu!👍🏻
Eu não trocaria esse teclado de hoje por nada. Tô acostumada com ele, digito bem rápido, prefiro mil vezes esse do que os outros.
mas pra acostumar com um novo teclado é questão de menos de 1 semana.
trocar de teclado não vai te fazer mais lenta, porque a velocidade que você digita não está no teclado, e sim na sua coordenação motora.
@@HERTZ7 falou e falou
@@HERTZ7 já ouviu falar em memória motora ?
Recentemente troquei ao Dvorak. Saí de 30 palavras por minuto no qwerty para as atuais 70. A minha troca aconteceu a menos de um mês mas estive sempre melhorando.
Fale sobre a taquigrafia!! Sempre quis saber sobre essa técnica de escrita, ainda hoje utilizada em lugares para a transcrição de discursos.
falar sobre paquibaquigrafo
Fiz curso de Datilografia no SENAC quando eu tinha 14 anos! Me ajudou muito pq hoje eu uso o computador e digito sem olhar para o teclado!
Um vídeo sobre esteniotipia seria interessante, aquelas máquinas de escrever usadas em tribunais e para fazer legendas ao vivo para televisão.
o closed caption.
9:07 O Iberê é brabo, consegue digitar 15 palavras por SEGUNDO num teclado françes kkkkkkkkkk
Iberê é mais rápido que o flash.
Agora que entendi
Eu digito muito mais tapido do que isso, so que nem uma palavra faz sentido😄
@@marcmacfolie 👌
O cara é francês.... Certeza. 15 por segundo?
Eu lembro que na minha primeira aula de informática na primeira série, eu perguntei ao professor porque o teclado não era em ordem alfabética e o prof não soube me responder. Valeu pela resposta 20 anos depois Iberê!! Kkkk
NA professor
@@sbw7285 gado d++
Oiii gatinhaaaaa, tem insta ?
Tb né, tu foi na aula de informática da pré história
Professor fraco esse que voce teve... Quem é da area deveria saber porque o teclado tem as letras distribuidas dessa forma...
7:12 Retro-iluminação é uma das coisas mais úteis nestes computador, em conjunto com o espaçamento entre teclas.
Iberê trazendo sempre as explicações de coisas que eu sempre quis entender! 😀👏👏👏
iberê faz um vídeo explicando o estenótipo, o teclado que digita mais rápido do que os tradicionais
Iberê, acho válido colocar um intérprete de libras nos seus vídeos, levar essas informações para mais pessoas seria incrível!
up
Up
É necessario ser realista... Será que o custo do interprete de libras (que precisa ser pago), compensaria o numero de pessoas que passariam a acompanhar os videos?... Du-vi-de-o-dó que compense financeiramente... Provavelmente é muito mais simples e barato simplesmente colocar LEGENDAS no video. De quebra, a legenda ainda ajuda tambem as pessoas que nao sabem a linguagem libras, as pessoas que, por qualquer motivo, nao podem assistir ao video com o audio ligado, as pessoas que nao entendem bem o que está sendo dito e por aí vai. Legendas sao muito mais eficientes do que Libras.
@@ralves58 é válido também
A legenda não tem a mesma função?
Uso o AZERTY no meu celular mas o QWERTY no PC por uma questão de praticidade. O primeiro tem o sinal de ' muito ao alcance, o que facilita para escrever em inglês
Eu tenho um notebook Vaio com teclado AZERTY, usei por alguns anos e quando voltei pro QWERTY ficava trocando o A pelo Q. Outra coisa q é diferente e eu erro até hoje são os números q precisam segurar o Shift pra digitar. Quando eu vou digitar meu e-mail, eu de vez em quando ainda coloco um 2 em vez do @ por conta disso.
Eu fiz sim curso de datilografia qdo era adolescente... E passei com nota 10 !
Faz tempo... 😂😂😂
Amei as informações do vídeo!
👍🏾
Eu fiz curso de datilografia em 1977 achava o MÁXIMO! Nas máquinas Olivett, Remigton, manual, é elétricas da IBM...
Edsel
Belo Horizonte MG 😉
Iberê. Você poderia mostrar o teclado numérico, que também tem diferenças. Alguns tem a tecla "1", embaixo á esquerda. E outros começam com a tecla "1" acima á esquerda. Explique para nós. Grato.
Rapaz totalmente profissional. Ensina a gente e ainda fatura fazendo o comercial do notebook
Sendo um morador da França, posso dizer que é bem diferente.
Quando eu cheguei aqui na França, foi bem difícil me acostumar com padrão do teclado daqui, porém com um pouco de jeitinho e inteligência acabei decorando as teclas!!!! Ótimo vídeo Iberê, um grande abraço!!!!
Iberê, interessante esta abordagem. Uma pergunta: Você sabe qual a contribuição do padre Landel de Moura para as máquinas de escrever? Fica a sugestão.
Up
Cara! Vc é diferenciado! Muitas.qualidades! Muito conhecimento! Obrigado!
traduza:O M4NU4L D0 MUND0 3 MU170 L3G4L
Hoje mesmo fiz uma limpeza do teclado e me pergunte, por que e essa a ordem das letras do teclados?
Eu acho que a gente atrai tudo o que pensa.
Abraços de Massaranduba - SC!
Sensacional a história do telégrafo, MT obrigado por explicar pra gente Iberê
11:18 Grande compositor, recomendo a 7a, 8a e 9a sinfonias de Antonín Dvořak
Eu pensei a mesma coisa
Eruditos entenderão kkk
Eu fiz curso datilografia máquina manual e elétrica no Senac. Na máquina manual eu dava 730 toques por minuto e qdo fui pra máquina elétrica, inicialmente perdi velocidade ao digitar, mas depois peguei “a manha” e só faltava fazer a máquina falar 😂😂😂😂😂😂😂 e tudo isso usando os 10 dedos pra digitar… até hj, aos 63 anos de idade, sou muito rápida digitando nos teclados do notebook e do celular 😂
Eu fiz curso de datilografia (eu tinha 16 anos e a máquina ainda não era elétrica; era raiz mesmo!🤣) e posso dizer que independente de disposição das letras, as hastes sempre enroscavam e enroscavam mais ainda se você fosse muito ágil na digitação (que era o meu caso).
Digitar é um exercício de memória mecânica. Eu estudo coreano e aprendi a digitar no teclado coreano e hoje domino os 2 padrões. Meu cérebro só buga um pouco quando eu tento digitar palavras coreanas usando o alfabeto latino.
Minha mãe fez datilografia e digita loucamente! 😂 quando eu era criança fiz umas aulas de digitação mas ainda sou bem devagar… tinha uma máquina de escrever na casa da minha vó, eu adorava apertar várias teclas pra elas ficarem todas travadas 🤣
UM ADOLECENTE VIU SEU PAI DATILOGRAFANDO EM UMA MÁQUINA DE ESCREVER E DISSE: " CARAMBA PAI, A TECNOLOGIA ESTÁ AVANÇANDO MUITO MESMO, AGORA É SO DIGITAR QUE JÁ SAI NO PAPEL NA HORA! QUE LEGAL." Kkkkkkk GRANDE ABRAÇO, SEU TRABALHO É ADMIRÁVEL.