O que, também, não precisava. Bastava tirar uma média amostral da espessura da linha e da distância entre elas e multiplicar pelo comprimento do papel.
Adorei esse nome Liberdade e Minimalismo duas coisas que descrevem minha vida hoje. Liberdade sempre . Minimalismo aderi a uns dez anos e por isso cada dia tenho mais liberdade. Menos definitivamente é mais!!!!!!!
Cara... que trabalheira foi essa... surreal a determinação dessa equipe. Muito obrigado pelo trabalho, e obrigado aos patrocinadores também, melhor canal do Brasil.
Esse vídeo é uma aula não apenas sobre o lápis e o lápis infinito, mas também de marketing e product placement. Se todo o mundo tivesse essa naturalidade na hora de divulgar os produtos dos anunciantes, venderiam muito mais. Parabéns!
Só duas pequenas correções: Quanto mais argila na mina, mais dura é a ponta do lápis/traço; Depois do H não vem o 1H, o H sozinho é o próprio 1H, então depois vem o 2H, o mesmo se aplica ao B, seguido do 2B e por aí vai. No mais, excelente vídeo. 👏👏
FINALMENTE ENTENDI ESSE "HB"!!! Eu sou uma artista tradicional e sempre procuro lapis bem escuros e eu achava que entendia, mas sempre comprava lápis finos e claros e eu gosto muito de deixar meus desenhos a lápis, então ficavam claros de mais! Obrigada Manual do Mundo, vocês me salvaram e salvaram minha arte!!!!
e uma artista e n sabe disso? acho que tem que rever o conceito de artista, deve ser daquele tipo que copia desenho de anime no pinterest se gaba e ainda diz que criou, gente assim só faz manchar a comunidade dos desenhistas
Se quer deixar o desenho mais escuro, recomendaria os lápis da linha B, o mais escuro que consegui encontrar aqui na minha região foi o 8B, se não me engano é o "primeiro" na lista de cores mais fortes, um ponto fraco dele é que ele solta muito pó de grafite, então o cuidado tem que ser redobrado para não manchar o desenho, geralmente mesclo a parte mais escura do desenho entre o 6B e o 8B, minha vibe é desenho realista, então tenho que misturar várias tonalidades pra obter bom resultado, os da linha H, são bons pra rascunhos e detalhes, por serem fáceis de apagar, eles são bem mais claros se comparados com o B, e os HB, são os "neutros", eles são encontrados basicamente em qualquer lugar, o lápis comum escolar é 2HB, e sempre prefira os HB que tenha a ponta macia, os de ponta "seca" geralmente não tem um bom desempenho no papel
No desenho técnico analógico - antes do AutoCAD - o tipo do traço depende da mina/grafite usado na lapiseira. 2H: rascunho - HB: cotas - 2B: traço final do projeto Depois, se passava pro papel vegetal usando caneta Nanquim (que entupiam caso não se usasse). No caso do Nanquim, apenas o diâmetro da pena que variava o traço (0.1 - 0.3 - .5 -.7 ou .9). Sim, a gente tinha estojo para diversos lápis, canetas nanquim, normógrafos e aranha, esquadro, transferidor e curva francesa!
E até hoje nas faculdades a gente ainda aprende no modo antigo também, é sempre interessante a gente saber de tudo um pouco, nem sempre teremos computador ou tablet quando precisarmos.
O infinito do lápis infinito, só se for o plástico. A ponta escreve pouco e o plástico do corpo vai ficar umas centenas de anos na natureza, parabéns ao fabricante. O lápis comum, é todo de madeira, biodegradável \O/
Tem um melhor, só que ele é mais caro e normalmente é usado por desenhistas. Chama-se lápis integral. Ele é inteiro feito de uma mina. Gosto bastante de desenhar com ele, a única coisa de plástico é a embalagem e alguns são de papel.
Nunca consegui usar uma caneta até acabar toda a tinta pelos seguintes motivos: Tinta secava, a caneta estourava, a caneta sumia, a caneta sempre era roubada, as vezes a caneta era perdida, outras vezes eu nem tinha caneta... e por aí vai
Adorei o vídeo, o lápis infinito dura bastante levando em conta que você fez uma adaptação em uma impressora o que leva os movimentos bem mais que uma escrita manual! Parabéns, sua inteligência me tirou varias duvidas!
Adoro assistir esses vídeos, sempre quis saber os "comos" e os "porquês". Agora com 65 anos parece que estou ainda mais curiosa e com muita vontade de aprender.
Faltou só uma variável... Com o lapis comum não escrevemos até o fim dele, pouco menos da metade dele fica quase impossivel ergonomicamente de escrever e isso varia de acordo com a mão de quem escreve ! Mais um excelente vídeo ... parabéns !!!!
Estou vendo umas aulas da minha conta da udemy e o professor é aluno do Iberê, principalmente do vídeo sobre algoritmos. Eu sigo o manual do mundo desde o dia que conheci o almanaque que vendia nas bancas... Junto dele eu lia o guia do mochileiro das galáxias. E sem dúvidas um dos meus canais favoritos, sempre que acho que não tem nada interessante pra aprender o Iberê vem e dá aquela lapadinha de curiosidade. Por isso hoje estou aqui tendo a mesma curiosidade sobre o quanto um lápis infinito dura e escreve. Obrigado Iberê.
Seria legal dar uma olhada em lápis infinitos feitos de pedra que têm ficado mais famosos recentemente, gostaria de saber se são úteis e até se são sustentáveis.
Se parar pra pensar ele durou bem mais que o lápis normal. Compara o volume de grafite do lápis comum (o cilindro de uns 10cm) contra a ponta do lápis infinito (uns 5mm talvez) Com menos material ele escreveu quase a mesma coisa e não teve o inconveniente do lápis ficar pequeno.
É verdade, mas o preço dele + o fato de que na teoria não dá pra apontar ele por meios "convencionais" ainda faz com que o lápis convencional seja melhor em praticamente qualquer ocasião
@@Anonimo98734 pra escrita com grafite a lapiseira nunca vai ser superada. O consumível é só o grafite, não precisa jogar fora quando acaba e não tem trabalho apontando ou com ela diminuindo. O problema é conseguir ter os diferentes tipos de grafite nela hahah
@@fetuffani mas existem lapiseiras para minas variadas, que vão desde 0.2 mm até 5.6 mm. Muitos artistas preferem desenhar com lapiseiras, justamente pela praticidade.
@@leoxequemate na lapiseira você muda o diâmetro mas não a dureza ou a cor, você não tem o 6B por exemplo porque ele se quebra (bem escuro porém muito macio)
Vei é por isso que eu n deixo de acompanhar esse canal ! A cada dia que passa sempre é uma determinação pra trazer cada vez mais conteúdo interessante e educacional e da pra ver que o Iberê gosta bastante do q faz !! Parabéns...
Iberê, gostei muito do seu vídeo, uma sugestão quando você for fazer esse teste com a caneta, vou te dá a ideia de alugar ou pegar emprestado uma plotter de recorte dessas que usa em gráfica, aí é só colocar a caneta no lugar da faca e deixar ela fazendo o trabalho. Uns anos fiz isso pra desenhar e deu super certo! 😉
Se comparar o desgaste ao invés da distância total, o lápis infinito ganharia a disputa, Ele risca uma boa distância por um desgaste praticamente desconsiderável comparado ao comum. É muito mais caro porém se torna mais confortável pra quem usa bastante
Esse lance dos tipos de grafite eu aprendi muito tempo atrás na matéria de desenho técnico do meu curso de aprendizagem industrial do SENAI. Hoje olho para trás para esse época e vejo o quanto mais de coisas eu poderia ter aprendido se tivesse levado o curso com mais seriedade...
De verdade..... é um dos melhores canais do TH-cam. Vocês são incríveis, fazem um trabalho incrível, de um jeito tão leve que torna qualquer tipo de conhecimento acessível!!!! Parabéns!!!!!!!! 🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Estou pra comprar uma lapiseira "ultra projetada" japonesa que toda vez que vc retira ela do papel, ou seja alivia a pressão de escrita, ela gira a ponta da lapiseira um pouco, assim a ponta nunca fica chanfrada, pois sempre que usar ela vai girar um pouco e assim manter sempre uma ponta de espessura similar ao do traço anterior. Tem um canal chamado jet pens, se não me engano, que tem um conteúdo sobre desenho em geral que eles mostraram em alguns vídeos algumas lapiseiras ultra projetadas bem inovadoras
Que vídeo top Iberê. Sugestão para o vídeo da caneta: faça a pesagem do papel em vez de medir o comprimento. Com o peso de um certo comprimento de papel você conseguirá calcular o comprimento total através de regra de três.
Eu acho incrível o trabalho que vocês têm pra trazer conteúdo de qualidade pra nós!! fizeram dois experimentos super complicados de produzir só pra chegar no resultado final!! parabéns ao canal!
Show de bola 👏👏👏👏 Iberê, temos visto alguns vídeos de uma "resina" caseira feita com ISOPOR E THINNER PU. Ou ACETONA, poderia falar sobre o assunto!? Desde já agradecemos, valeu 👍
Muito obrigada pelo vídeo tão esclarecedor. Estava pensando em adotar um lápis infinito aqui para os meus filhos porque acabam com um lápis em 15 dias, mas vou abortar a missão. O problema é que deixam a ponta quebrar muitas vezes e precisam sempre apontar. Gostei da sugestão da lixa e do apontador que salta os olhos. Já segui e curti seu trabalho. Valeu!
Pode testar utilizando uma plotter de recorte com a caneta sobre teste no lugar da lâmina, é possivel controlar a pressão constantemente e de quebra pode utilizar a mesma pra "imprimir a distancia a cada x metros" (e posicionar as linhas literalmente do lado da outra)
Oi Iberê eu queria te perguntar sobre o vídeo da bola da copa do catar. Aquelas cores que fazem o efeito cromático, será que não tem a ver com o efeito doppler na luz ?
Nós artistas sabemos sobre virar a ponta enquanto usamos e por isso alguns usam lápis mais duros para sombreados ao invés dos mais moles e compensam depois com borrachas especiais para esfumaçar oque foi desenhado :)
Inclusive já vi artistas tradicionais usando até um tipo de suporte pra estender o corpo de um lápis que já ficou só o cotoquinho, pra aproveitar e utilizar o máximo possível MESMO (e tá mais do que certo, tem uns lápis pra arte que são absurdos de caros 😖)
Nos meus desenhos a grafite eu nunca usei um lápis mais mole que 6B, a não ser nas raras vezes que usei carvão ou giz de cera seco, imagino o quão macio seja a ponta desses 12B e quão absurdamente duro seja o 6H pois chegam ser raros de achar hehe!! Enfim, ótimo teste e pelo visto matou com a fama do lápis "infinito" já que escreveu muito menos do que um normal! Um tempo atrás vi um documentário sobre a globalização na indústria, a dependência que um país tem do outro e mostraram quão trabalhoso é fazer um simples lápis!! Pode parecer só um pedaço de madeira roliça com um grafite enfiado no meio mas da...>=> ... muito mais trabalho do que a gente imagina! Eu estou precisando de uma mesa digitalizadora, mas vou dar uma olhada nesse note, a ideia deles parece muito boa, vamos ver o preço hehe! Valeu Iberê, abração à toda família MeM e até mais! :))
Amei os testes! Quanto às nomenclaturas já conhecia pois sou desenhista e designer desde sempre. E tbm pesquisei para dar curso de desenho básico! Agora quero ver o de canetas! 😉👍👏👏👏
Talvez o termo infinito seja por conta do corpo do lápis. O de madeira você aponta e ele gasta por inteiro igual ao primeiro teste, já o tal lápis infinito o corpo dele ficou intacto mas o grafite foi o que gastou por inteiro. Esse vídeo foi TOP.
Puro marketing mesmo. Tem uma cara futurista, um nome que promete demais, e consegue ser pior que o lápis comum Se é pra manter o corpo e só gastar o grafite, então a lapiseira já é um lápis infinito kkk
Muito bom o vídeo. Só uma observação: em vez de contar as linhas manualmente, poderia programar o Arduino para contar as linhas (cada movimento de zig zag) e exibir a contagem no computador
Muito bom o teste! A idéia da caneta é pra lá de interessante, me lembrou de quando surgiu na década de 80 a "caneta kilométrica", que prometia durar muito mais que as Bic tradicionais. Seria uma ótimo teste!
Muito legal o experimento!!! Suas informações são sempre muito boas!! Eu desenho e confesso q nem busquei saber o significado de H ou B... eu somente "sabia" q quanto mais B mais pigmento solta😄.... Muito obrigada por tanta riqueza de informações!!! abrçs!!
em muitas canetas existe essa informação. Uma da papermate, por exemplo, diz que escreve 1 km (quilométrica) e a da bic eu acho q é 2. Mas eu queria ver esse teste no canal de qualquer forma.
Rapaz, sou prof de Química e faz tempos que quero um lápis desse pra mostrar aos alunos, muita gente nunca ouviu falar. Mas realmente a escrita é menos preta. Admirada com a paciência em testar o tempo de uso do lápis rs E eu ameeeei esse apontador hahahah Parabéns pelo vídeo o/ Chocada com o resultado rs
Lápis infinito na prática dura mais. Usava mais de 3 lápis ✏️ comuns por ano, no colégio, depois desse infinito, eu passei 2 anos com o mesmo lápis sem precisar comprar outro, e ele ainda resiste. Os outros lápis caiu no chão, quebra o grafite por dentro tudo, aponta e quebra, enfim... Lápis infinito pra estudante realmente é o melhor
Iberê, pq nao fazer em um círculo??? Sabendo o raio vc sabe o comprimento, e para saber o tanto de voltas , usaria sensor infravermelho com arduino. Ficaria mais simples. Para mais exatidão daria para fazer um array de sensores tbm. Abraços
Apresentando o Manual do Mundo pra minha filha de 10 anos. Kkk! Ficou impressionada com a paciência do Iberê pra testar. Mas estávamos procurando os materiais escolares na internet e me deparei com esse "lápis infinito". Pensei: Será infinito mesmo? Nessas horas, só o Manual do Mundo pra salvar, kkk! Resumo da ópera: Vou de lápis normal mesmo, kkk!
Ibere esse diferença de lápis também funciona com a caneta esferográfica? Pois sempre que eu escrevo com uma caneta diferente de uma marca parece que muda muito!
Você deve ter usado algum sensor de fim de curso pra inverter o sentido do motor que puxa a "cabeça de impressão", as impressoras costumam usar uma fita ótica pra saber a posição da cabeça de impressão. Se você já sabe o comprimento que ela faz em cada movimento, bastaria um código pra contar quantas vezes essa chave foi acionada e o motor inverteu o curso, dai voce multiplica isso pelo tamanho da linha e ja tem o tamanho do traço!
Pra apontar lápis B até 12B recomenda-se estilete (requer muita prática e lâmina de qualidade) e não apontador (o mesmo serve para os aquareláveis) pois dessa forma você faz o desbaste da madeira e mantém o grafite de forma um pouco de lixa já cria uma ponta razoável (uma lixa de unha já dá conta) Para H a 12H você raramente vai apontar por causa da longa duração porém a maioria dos arquitetos (basicamente só esse povo compra esse tipo de lápis) preferem uma lapiseira pela maior praticidade e por ser mais preciso no traço
Iberê… obrigado por fazer essa experiência bacana e compartilhar conosco. Só um detalhe. Eu havia aprendido exatamente o contrário do que você disse sobre como controlar a dureza da mina. Aprendi que grafite puro deixa a mina mais escura e mais macia. Complementarmente, quanto mais argila se adiciona no composto, mais clara e mais dura ficará a mina. Está correto o raciocínio? Valeu!
Não sei se mudaram as nomenclaturas, mas antigamente as classificações dos lápis eram: F (Fine), H (Hard), HB (Hard Brand ou Black) e B (Brand ou Black).
Manual do mundo , é o melhor canal de experiências , explicações . Sou muito fã do canal , muito sucesso pra o canal. É muito incrível ver que algumas coisas que não imaginamos , é o canal testar é faz parecer fácil.
@@henrique5873 O lápis não é um objeto bruto tirado da natureza que não tem um padrão. Lápis é industrializado é feito mesmo padrões inteiro de cores e uniformidade.
Oi Iberê, gosto muito dos seus vídeos pq ensina ciência entre outros assuntos de forma simples e divertida. se eu não me engano, uma caneta é capaz de escrever de 2 a 3 quilômetros. forte abraço 🤗
Iberê, a maioria das plotters de recorte também suportam canetas, para desenhar ao invés de cortar. Em uma experiência futura, uma plotter poderia seria mais prática para testar canetas 😉
Cara, muito bom o experimento parabéns por todo o empenho da equipe! Acredito que pra facilitar o experimento poderia ter medido e marcado o papel antes, deixando já marcas de 1m, e também do tamanho total do papel, ai na hora de calcular facilitaria e também o lápis poderia ter sido aberto e colocado só o grafite em um suporte mais fino para não precisar ficar apontando e apenas o peso empurrando conforme o grafite gasta.
@@Stravioska Eu concordo com a concordância sobre a discordância. Jamais ralaria a cabeça de um amigo no asfalto, e usar a ponta do amigo até gastar não soa nada bem... 🙃😜😂😂😂
Sempre fico impressionado com os testes desse canal que é com certeza o melhor canal do TH-cam, gostei muito desse Notebook da Azus e vou comprar com certeza, pois gosto muito de desenhar com minha filha e minha esposa é consultora de imagem e sempre ve os lançamentos do ano em cores da Pantone. Obrigado a equipe que montou esse vídeo e parabéns pelo estudo, realmente 5km de escritas é muita coisa.
Só uma pequena observação: 12:48 O lápis normal foi usado até a pontinha, mas em uma situação de uso real ninguém escreveria com ele até esse ponto, é impossível escrever com um lápis desse tamanho. Talvez um artista consiga usar pra desenhar, mas pra escrever é impossível. A gente para de usar o lápis normal bem antes dele chegar nesse ponto. Provavelmente por isso o Lápis "infinito" seja melhor, só gasta a ponta e a base que usamos pra segurar continua intacta.
Iberê, aprendi no curso de mecânica do Telecurso 2000 (passava na tv aberta de manhã cedo) que HB vem de Hardness Brinell, dureza Brinell. Claro que não falaram dos lápis, mas acabei associando. Uma determinada liga de aço tem 200HB, por exemplo. Só que essa numeração do lápis parece ao contrário rs
O Iberê é o cara mais paciente, criativo, inventor, e detalhista que eu conheço, eu jamais iria conseguir contar essas linhas todas kkk
O que, também, não precisava. Bastava tirar uma média amostral da espessura da linha e da distância entre elas e multiplicar pelo comprimento do papel.
@@tiagoclc que seria paia, o que é interessante é ver na prática
Adorei esse nome Liberdade e Minimalismo duas coisas que descrevem minha vida hoje. Liberdade sempre . Minimalismo aderi a uns dez anos e por isso cada dia tenho mais liberdade. Menos definitivamente é mais!!!!!!!
@@trots4940 você entendeu o que eu escrevi?
Por esse motivo é que ele merece o joinha
Cara... que trabalheira foi essa... surreal a determinação dessa equipe. Muito obrigado pelo trabalho, e obrigado aos patrocinadores também, melhor canal do Brasil.
Concordo com tudo o que vc disse, mas a rentabilidade do canal estimula qualquer um 🤭
@@Roberto-jj2zp Se só rentabilidade fosse o bastante teriamos milhões de manuais do mundo
Esse vídeo é uma aula não apenas sobre o lápis e o lápis infinito, mas também de marketing e product placement. Se todo o mundo tivesse essa naturalidade na hora de divulgar os produtos dos anunciantes, venderiam muito mais. Parabéns!
Só duas pequenas correções:
Quanto mais argila na mina, mais dura é a ponta do lápis/traço;
Depois do H não vem o 1H, o H sozinho é o próprio 1H, então depois vem o 2H, o mesmo se aplica ao B, seguido do 2B e por aí vai.
No mais, excelente vídeo. 👏👏
Comentário perfeito.
Assisti o vídeo hoje, ia comentar, mas você já o fez.
Pequena inversão que o Iberê não percebeu.
Bsnd
@@sigmin082 você quis se fazer entendida(o)?
,oi Thiago Pimentel,daonde você é? eu sou Rosane Pimentel de são Leopoldo RS.
@@tsdmpi ele só passou a informação correta 🤙
Faz o teste com caneta! Já aproveita a estrutura
up
*Up*
UP
Up
Acho que ele já fez, não lembro se chegou ao fim da caneta. 🤔
Mininu do céu!!! Se tem alguém que merece lucrar com TH-cam, é tu viu, pq os seus vídeos realmente dão TRABALHO!!! 👏
FINALMENTE ENTENDI ESSE "HB"!!!
Eu sou uma artista tradicional e sempre procuro lapis bem escuros e eu achava que entendia, mas sempre comprava lápis finos e claros e eu gosto muito de deixar meus desenhos a lápis, então ficavam claros de mais!
Obrigada Manual do Mundo, vocês me salvaram e salvaram minha arte!!!!
mas a primeira coisa que vc aprende quando um tutor te ensina desenho artistico é sobre isso, para traços mais finos H traços mais espessos B.
@@BOSSANGELI exatamente !! Isso é o básico de qualquer pessoa que desenha, é extremamente necessário entender isso
@@JoaoVitor-bp6sf a quantidade de "artistas" hoje em dia é realmente impressionante rsrs
e uma artista e n sabe disso? acho que tem que rever o conceito de artista, deve ser daquele tipo que copia desenho de anime no pinterest se gaba e ainda diz que criou, gente assim só faz manchar a comunidade dos desenhistas
Se quer deixar o desenho mais escuro, recomendaria os lápis da linha B, o mais escuro que consegui encontrar aqui na minha região foi o 8B, se não me engano é o "primeiro" na lista de cores mais fortes, um ponto fraco dele é que ele solta muito pó de grafite, então o cuidado tem que ser redobrado para não manchar o desenho, geralmente mesclo a parte mais escura do desenho entre o 6B e o 8B, minha vibe é desenho realista, então tenho que misturar várias tonalidades pra obter bom resultado, os da linha H, são bons pra rascunhos e detalhes, por serem fáceis de apagar, eles são bem mais claros se comparados com o B, e os HB, são os "neutros", eles são encontrados basicamente em qualquer lugar, o lápis comum escolar é 2HB, e sempre prefira os HB que tenha a ponta macia, os de ponta "seca" geralmente não tem um bom desempenho no papel
No desenho técnico analógico - antes do AutoCAD - o tipo do traço depende da mina/grafite usado na lapiseira.
2H: rascunho - HB: cotas - 2B: traço final do projeto
Depois, se passava pro papel vegetal usando caneta Nanquim (que entupiam caso não se usasse). No caso do Nanquim, apenas o diâmetro da pena que variava o traço (0.1 - 0.3 - .5 -.7 ou .9). Sim, a gente tinha estojo para diversos lápis, canetas nanquim, normógrafos e aranha, esquadro, transferidor e curva francesa!
Meu pai tinha todos esses instrumentos... me lembrei dele trabalhando na prancheta ❤
E até hoje nas faculdades a gente ainda aprende no modo antigo também, é sempre interessante a gente saber de tudo um pouco, nem sempre teremos computador ou tablet quando precisarmos.
O infinito do lápis infinito, só se for o plástico. A ponta escreve pouco e o plástico do corpo vai ficar umas centenas de anos na natureza, parabéns ao fabricante. O lápis comum, é todo de madeira, biodegradável \O/
Tem um melhor, só que ele é mais caro e normalmente é usado por desenhistas. Chama-se lápis integral. Ele é inteiro feito de uma mina. Gosto bastante de desenhar com ele, a única coisa de plástico é a embalagem e alguns são de papel.
Eu achando que era de madeira. Já que querem fazer um infinito é só colocar uma mina mais espessa em corpo de madeira
O plástico é ecológico. É feito com material reciclado, ou seja, plástico reciclado
@@rafamyamasaki é um lápis ecológico, feito de materiais recicláveis
@@victornannini4489mmmkmm
Nunca consegui usar uma caneta até acabar toda a tinta pelos seguintes motivos:
Tinta secava, a caneta estourava, a caneta sumia, a caneta sempre era roubada, as vezes a caneta era perdida, outras vezes eu nem tinha caneta... e por aí vai
manual do mundo não cansa nunca de fazer vídeos perfeitos, com muita pesquisa e muito trabalho!! aprendo e admiro muito vcs
Adorei o vídeo, o lápis infinito dura bastante levando em conta que você fez uma adaptação em uma impressora o que leva os movimentos bem mais que uma escrita manual! Parabéns, sua inteligência me tirou varias duvidas!
Adoro assistir esses vídeos, sempre quis saber os "comos" e os "porquês". Agora com 65 anos parece que estou ainda mais curiosa e com muita vontade de aprender.
????
Faltou só uma variável... Com o lapis comum não escrevemos até o fim dele, pouco menos da metade dele fica quase impossivel ergonomicamente de escrever e isso varia de acordo com a mão de quem escreve ! Mais um excelente vídeo ... parabéns !!!!
O extensor de lápis é exatamente para esses casos.
Além de explicar muito bem, é mostrado na prática também, ótimo vídeo
Seu comentario recebeu um ❤ de
Manual do Mundo!
@@o_CALEGARI confia
@@invernal6798 com certeza!
Estou vendo umas aulas da minha conta da udemy e o professor é aluno do Iberê, principalmente do vídeo sobre algoritmos. Eu sigo o manual do mundo desde o dia que conheci o almanaque que vendia nas bancas... Junto dele eu lia o guia do mochileiro das galáxias. E sem dúvidas um dos meus canais favoritos, sempre que acho que não tem nada interessante pra aprender o Iberê vem e dá aquela lapadinha de curiosidade. Por isso hoje estou aqui tendo a mesma curiosidade sobre o quanto um lápis infinito dura e escreve. Obrigado Iberê.
Que vídeo maravilhoso. Não dá pra decidir se o melhor é a engenhoca da impressora ou a explicação sobre o lápis e a tecnologia dele.
Iberê, tu é nota 1 milhão, cara! Faltam palavras pra te elogiar... Obrigada por esse canal maravilhoso!!!
Eu não me canso e nunca me cansarei desse canal, muito obrigado Iberê!
Um dos melhores canais do TH-cam.
Cara, vocês são fora do normal. Realmente não existe canal que tenha tamanha dedicação e relevância pra perguntas do dia a dia.
Obrigado obrigado!!
Isso é que é teste científico de qualidade!
Se fosse teria a incerteza.
Tá no caminho, mas científico não é.
@@raulandre8114 a ciência é a arte de estudar fenômenos e fatos então se você observar uma torneira pingando pode crer que é cientifico
@@umacreanonoyt9477 você entendeu, se faz de sonso não.
@@paulanocur4063 lol
Para mim seu canal é o melhor canal de utilidade pública. Eu me empolgo bastante com os vídeos.
Seria legal dar uma olhada em lápis infinitos feitos de pedra que têm ficado mais famosos recentemente, gostaria de saber se são úteis e até se são sustentáveis.
Manual do mundo é a ciência mais aplicada que existe! Merece ser o canal mais conhecido do Brasil!
Se parar pra pensar ele durou bem mais que o lápis normal. Compara o volume de grafite do lápis comum (o cilindro de uns 10cm) contra a ponta do lápis infinito (uns 5mm talvez)
Com menos material ele escreveu quase a mesma coisa e não teve o inconveniente do lápis ficar pequeno.
É verdade, mas o preço dele + o fato de que na teoria não dá pra apontar ele por meios "convencionais" ainda faz com que o lápis convencional seja melhor em praticamente qualquer ocasião
Olhando assim Lapiseira>>>
@@Anonimo98734 pra escrita com grafite a lapiseira nunca vai ser superada.
O consumível é só o grafite, não precisa jogar fora quando acaba e não tem trabalho apontando ou com ela diminuindo.
O problema é conseguir ter os diferentes tipos de grafite nela hahah
@@fetuffani mas existem lapiseiras para minas variadas, que vão desde 0.2 mm até 5.6 mm. Muitos artistas preferem desenhar com lapiseiras, justamente pela praticidade.
@@leoxequemate na lapiseira você muda o diâmetro mas não a dureza ou a cor, você não tem o 6B por exemplo porque ele se quebra (bem escuro porém muito macio)
Vei é por isso que eu n deixo de acompanhar esse canal ! A cada dia que passa sempre é uma determinação pra trazer cada vez mais conteúdo interessante e educacional e da pra ver que o Iberê gosta bastante do q faz !! Parabéns...
Iberê, gostei muito do seu vídeo, uma sugestão quando você for fazer esse teste com a caneta, vou te dá a ideia de alugar ou pegar emprestado uma plotter de recorte dessas que usa em gráfica, aí é só colocar a caneta no lugar da faca e deixar ela fazendo o trabalho. Uns anos fiz isso pra desenhar e deu super certo! 😉
Iberê, muito bom. Lembra na década de 80/90, havia a caneta kilométrica, e a minha dúvida desde então era se ela de fato escrevia pelo menos 1km
Merece um like só pelo trampo que deve ter dado esse vídeo, além das arvores que foram sacrificadas pelo bem do entretenimento.
Se comparar o desgaste ao invés da distância total, o lápis infinito ganharia a disputa, Ele risca uma boa distância por um desgaste praticamente desconsiderável comparado ao comum. É muito mais caro porém se torna mais confortável pra quem usa bastante
VALORIZEM ESSE TH-camR! Sensacional!!!!!!!
Agora sim entendi as medidas dos lápis, vivendo e aprendendo!
Esse lance dos tipos de grafite eu aprendi muito tempo atrás na matéria de desenho técnico do meu curso de aprendizagem industrial do SENAI.
Hoje olho para trás para esse época e vejo o quanto mais de coisas eu poderia ter aprendido se tivesse levado o curso com mais seriedade...
De verdade..... é um dos melhores canais do TH-cam.
Vocês são incríveis, fazem um trabalho incrível, de um jeito tão leve que torna qualquer tipo de conhecimento acessível!!!!
Parabéns!!!!!!!!
🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Estou pra comprar uma lapiseira "ultra projetada" japonesa que toda vez que vc retira ela do papel, ou seja alivia a pressão de escrita, ela gira a ponta da lapiseira um pouco, assim a ponta nunca fica chanfrada, pois sempre que usar ela vai girar um pouco e assim manter sempre uma ponta de espessura similar ao do traço anterior.
Tem um canal chamado jet pens, se não me engano, que tem um conteúdo sobre desenho em geral que eles mostraram em alguns vídeos algumas lapiseiras ultra projetadas bem inovadoras
Esse canal que você citou é supimpa!
Eu tenho uma dessa e gosto bastante
qual a marca dessa lapiseira, fiquei interessado.
Desde a época de IF, só uso Pentel.
@@theDfLopes a minha é da Uni Kuro Toga
Que vídeo top Iberê. Sugestão para o vídeo da caneta: faça a pesagem do papel em vez de medir o comprimento. Com o peso de um certo comprimento de papel você conseguirá calcular o comprimento total através de regra de três.
Poderiam aproveitar todo esse papel e fazer um video ensinando a fazer papel reciclado!
Eles ja fizeram a muito, muito, muito, muito tempo atrás se não me engano
@Luloso. se não me engano sim, tem que procurar na playlist, certeza que tem playlist disso
@Luloso. Já teve, foi uma das primeiras
Pode fazer diferentes tipos d papel reciclado (texturas) e ate mesmo os biodegradáveis cm aquelas sementes..
Caraca Iberê vc foi fundo na pesquisa e realmente deu o máximo pra isso está de parabéns!!
Iberê, vc é demais, sempre te acompanhei e aprendi muitas coisas com você.
Eu acho incrível o trabalho que vocês têm pra trazer conteúdo de qualidade pra nós!! fizeram dois experimentos super complicados de produzir só pra chegar no resultado final!! parabéns ao canal!
Show de bola 👏👏👏👏 Iberê, temos visto alguns vídeos de uma "resina" caseira feita com ISOPOR E THINNER PU. Ou ACETONA, poderia falar sobre o assunto!? Desde já agradecemos, valeu 👍
Muito obrigada pelo vídeo tão esclarecedor. Estava pensando em adotar um lápis infinito aqui para os meus filhos porque acabam com um lápis em 15 dias, mas vou abortar a missão. O problema é que deixam a ponta quebrar muitas vezes e precisam sempre apontar.
Gostei da sugestão da lixa e do apontador que salta os olhos.
Já segui e curti seu trabalho. Valeu!
Dei um like só pela analogia com o baralho. Se pudesse dar dois, dava pela qualidade do conteúdo.
foi um dos mais interessantes, elaborados, trabalhosos e curiosos videos do Manual. parabéns
Sobre o lugar de descarte, a Kalunga da um certo desconto conforme o peso de papel que vc leva
Pode testar utilizando uma plotter de recorte com a caneta sobre teste no lugar da lâmina, é possivel controlar a pressão constantemente e de quebra pode utilizar a mesma pra "imprimir a distancia a cada x metros" (e posicionar as linhas literalmente do lado da outra)
Oi Iberê eu queria te perguntar sobre o vídeo da bola da copa do catar. Aquelas cores que fazem o efeito cromático, será que não tem a ver com o efeito doppler na luz ?
Parabéns ao empenho de toda a equipe. E muito obrigado Iberê
Não sou desenhista mas desde que aprendi sobre a classificação dos grafites eu uso grafite 0.5 4B na lapiseira por ser mais macio de escrever
Gente. Só pela trabalheira o Iberê merece um super like. Isso que é gostar de ciência 👏👏👏
Nós artistas sabemos sobre virar a ponta enquanto usamos e por isso alguns usam lápis mais duros para sombreados ao invés dos mais moles e compensam depois com borrachas especiais para esfumaçar oque foi desenhado :)
Inclusive já vi artistas tradicionais usando até um tipo de suporte pra estender o corpo de um lápis que já ficou só o cotoquinho, pra aproveitar e utilizar o máximo possível MESMO (e tá mais do que certo, tem uns lápis pra arte que são absurdos de caros 😖)
@@VictoriaWalker8 Faço muito isso kkkk coloco um corpo de plástico e dá pra usar até o finalzinho do lápis
Gratidão pela experiência do lápis e pela criatividade da impressora!👏👏👏
Um lápis comum com um grafite feito desse material do lápis infinito seria o ideal. Aí sim deve durar 100x mais.
Esse foi o melhor comentário! Bem pensado!!
Ent n seria um lápis comum oxe kkkk
@@Nicolas-sd7ie lápis supracomum 🤣🤣
Teria q ter um apontador específico, já que a mina é mais dura
Que baita trampo!!! Eu fico imaginando o Iberê pensando: "Porque Deus eu comecei isso?" Kkkkkk
Nos meus desenhos a grafite eu nunca usei um lápis mais mole que 6B, a não ser nas raras vezes que usei carvão ou giz de cera seco, imagino o quão macio seja a ponta desses 12B e quão absurdamente duro seja o 6H pois chegam ser raros de achar hehe!! Enfim, ótimo teste e pelo visto matou com a fama do lápis "infinito" já que escreveu muito menos do que um normal! Um tempo atrás vi um documentário sobre a globalização na indústria, a dependência que um país tem do outro e mostraram quão trabalhoso é fazer um simples lápis!! Pode parecer só um pedaço de madeira roliça com um grafite enfiado no meio mas da...>=>
... muito mais trabalho do que a gente imagina! Eu estou precisando de uma mesa digitalizadora, mas vou dar uma olhada nesse note, a ideia deles parece muito boa, vamos ver o preço hehe! Valeu Iberê, abração à toda família MeM e até mais! :))
R$ 36000, a ideia é top pena a maioria do povo não ter isso pra comprar, depois de 3 anos tá no ml a 1000 reais.
@@ftec9543 muito caro não acho que compensa,peguei a minha em uma promoção de 1800 e até hoje tá viva
@@strelinha6677 não me entendeu, falo desse tablet/notebook.
Vi esse lápis em outro vídeo e sabia que somente o Iberê sanaria todas essas dúvidas 🥰
Que trabalho incrível 🔥🔥🔥
Amei os testes! Quanto às nomenclaturas já conhecia pois sou desenhista e designer desde sempre. E tbm pesquisei para dar curso de desenho básico! Agora quero ver o de canetas! 😉👍👏👏👏
Gosto muito dos programas do Iberê,pois é sensacional.Vale apena assistir,aprendemos muito com ele
Talvez o termo infinito seja por conta do corpo do lápis. O de madeira você aponta e ele gasta por inteiro igual ao primeiro teste, já o tal lápis infinito o corpo dele ficou intacto mas o grafite foi o que gastou por inteiro. Esse vídeo foi TOP.
Faz sentido mesmo
faz sentido mas parece meio inutil... ou dá pra reaproveitar o corpo do lápis para algo?
Ou seja é só jogada de marketing
Existe extensor de lápis, então é basicamente inútil
Puro marketing mesmo. Tem uma cara futurista, um nome que promete demais, e consegue ser pior que o lápis comum
Se é pra manter o corpo e só gastar o grafite, então a lapiseira já é um lápis infinito kkk
Adoro as engenhocas para realizar os testes! Parabéns! Show!
Só o Manual pra fazer uma coisa dessas. Vcs são incríveis!
Muito bom o vídeo. Só uma observação: em vez de contar as linhas manualmente, poderia programar o Arduino para contar as linhas (cada movimento de zig zag) e exibir a contagem no computador
Afe. Bem que vovó dizia, as coisas de antigamente duram mto mais. O que mais evoluiu DE VERDADE até hj foi o marketing e a obsolescência programada
Achei muito bacana 😁
Parabens pela dedicacao Iberê para trazer info de conhecimento de qualidade pra gente!!!
Somente o Iberê para fazer uma experiência dessas para gente descobrir que o lápis infinito é finito foi show , valeu Thenório !
Muito bom o teste! A idéia da caneta é pra lá de interessante, me lembrou de quando surgiu na década de 80 a "caneta kilométrica", que prometia durar muito mais que as Bic tradicionais. Seria uma ótimo teste!
Na moral, pelo trabalho que você teve já mereceu meu like
Muito legal o experimento!!! Suas informações são sempre muito boas!! Eu desenho e confesso q nem busquei saber o significado de H ou B... eu somente "sabia" q quanto mais B mais pigmento solta😄.... Muito obrigada por tanta riqueza de informações!!! abrçs!!
A caneta seria o teste mais simples, já que não precisa apontar ou lixar. Por favor, traga pra gente essa informação! hehe.
em muitas canetas existe essa informação. Uma da papermate, por exemplo, diz que escreve 1 km (quilométrica) e a da bic eu acho q é 2. Mas eu queria ver esse teste no canal de qualquer forma.
sim!
sim, fora que existe de ponta fina
Rapaz, sou prof de Química e faz tempos que quero um lápis desse pra mostrar aos alunos, muita gente nunca ouviu falar.
Mas realmente a escrita é menos preta.
Admirada com a paciência em testar o tempo de uso do lápis rs
E eu ameeeei esse apontador hahahah
Parabéns pelo vídeo o/
Chocada com o resultado rs
"Escreve menos do que um lápis comum"
Adorei essa collab Manual do Mundo + Patrulha do Consumidor 🤣
Meus parabéns a todos os involvidos pois o trabalho que deu o vídeo, dá pra perceber que vcs não estão de brincadeira
Lápis infinito na prática dura mais. Usava mais de 3 lápis ✏️ comuns por ano, no colégio, depois desse infinito, eu passei 2 anos com o mesmo lápis sem precisar comprar outro, e ele ainda resiste.
Os outros lápis caiu no chão, quebra o grafite por dentro tudo, aponta e quebra, enfim... Lápis infinito pra estudante realmente é o melhor
Iberê, pq nao fazer em um círculo??? Sabendo o raio vc sabe o comprimento, e para saber o tanto de voltas , usaria sensor infravermelho com arduino. Ficaria mais simples. Para mais exatidão daria para fazer um array de sensores tbm. Abraços
Incrível, eu n sabia oq era esse HB que vinha no lápis, agr eu sei obg Iberê!
Muito belo trabalho!! Grato por sua determinação e capricho em seus trabalhos. Grato por compartilhar e transmitir conhecimento! Feliz 2023!!
Apresentando o Manual do Mundo pra minha filha de 10 anos. Kkk! Ficou impressionada com a paciência do Iberê pra testar. Mas estávamos procurando os materiais escolares na internet e me deparei com esse "lápis infinito". Pensei: Será infinito mesmo? Nessas horas, só o Manual do Mundo pra salvar, kkk! Resumo da ópera: Vou de lápis normal mesmo, kkk!
Ibere esse diferença de lápis também funciona com a caneta esferográfica?
Pois sempre que eu escrevo com uma caneta diferente de uma marca parece que muda muito!
Você deve ter usado algum sensor de fim de curso pra inverter o sentido do motor que puxa a "cabeça de impressão", as impressoras costumam usar uma fita ótica pra saber a posição da cabeça de impressão.
Se você já sabe o comprimento que ela faz em cada movimento, bastaria um código pra contar quantas vezes essa chave foi acionada e o motor inverteu o curso, dai voce multiplica isso pelo tamanho da linha e ja tem o tamanho do traço!
Pra apontar lápis B até 12B recomenda-se estilete (requer muita prática e lâmina de qualidade) e não apontador (o mesmo serve para os aquareláveis) pois dessa forma você faz o desbaste da madeira e mantém o grafite de forma um pouco de lixa já cria uma ponta razoável (uma lixa de unha já dá conta) Para H a 12H você raramente vai apontar por causa da longa duração porém a maioria dos arquitetos (basicamente só esse povo compra esse tipo de lápis) preferem uma lapiseira pela maior praticidade e por ser mais preciso no traço
10:46 ah me interessei pelo apontador com avisador que já apontou
Ibere, qual indicaçao do lapis " F". eu tenho mas nem sei em que é mais indicado. Muito obrigado pela resposta.
Quando eu tive aulas de educação artística na escola, estudamos essa graduação dos grafites. Voltei no tempo agora ...
Iberê… obrigado por fazer essa experiência bacana e compartilhar conosco. Só um detalhe. Eu havia aprendido exatamente o contrário do que você disse sobre como controlar a dureza da mina. Aprendi que grafite puro deixa a mina mais escura e mais macia. Complementarmente, quanto mais argila se adiciona no composto, mais clara e mais dura ficará a mina. Está correto o raciocínio? Valeu!
Não sei se mudaram as nomenclaturas, mas antigamente as classificações dos lápis eram: F (Fine), H (Hard), HB (Hard Brand ou Black) e B (Brand ou Black).
Não, ainda é assim.
Gostei muito da explicação. Obrigada
Manual do mundo , é o melhor canal de experiências , explicações . Sou muito fã do canal , muito sucesso pra o canal.
É muito incrível ver que algumas coisas que não imaginamos , é o canal testar é faz parecer fácil.
Só o teste do lápis comum, vc poderia ter usado 1cm de lápis depois multiplica pelo tamanho total. Pois se 1cm escreve 1km 10cm escreveria 10km
Óbvio que não, tem muitas outras variáveis, uma concentração maior de "tinta" na ponta do lápis do que no final já alteraria tudo
@@henrique5873 O lápis não é um objeto bruto tirado da natureza que não tem um padrão. Lápis é industrializado é feito mesmo padrões inteiro de cores e uniformidade.
Oi Iberê, gosto muito dos seus vídeos pq ensina ciência entre outros assuntos de forma simples e divertida.
se eu não me engano, uma caneta é capaz de escrever de 2 a 3 quilômetros. forte abraço 🤗
Tinha um igual, só q aí caiu e quebrou a ponta. Achei q duraria +. Enfim, ameiiiii o vídeo 🎉❤
Estou trabalhando com resina e gostaria de fazer com o refil do lápis infinito, sabe me dizer se a criança derrubar no chão ele quebra? Obrigada
Trabalho no IPT, no laboratório de papel e celulose. Lá temos uma máquina que faz o teste pra saber o quanto a caneta escreve
Então diz!
Poderia dizer então?
Parabéns pela paciência Iberê AGORA ESPERANDO PELO TESTE DA CANETA
Iberê, a maioria das plotters de recorte também suportam canetas, para desenhar ao invés de cortar. Em uma experiência futura, uma plotter poderia seria mais prática para testar canetas 😉
Cara, muito bom o experimento parabéns por todo o empenho da equipe! Acredito que pra facilitar o experimento poderia ter medido e marcado o papel antes, deixando já marcas de 1m, e também do tamanho total do papel, ai na hora de calcular facilitaria e também o lápis poderia ter sido aberto e colocado só o grafite em um suporte mais fino para não precisar ficar apontando e apenas o peso empurrando conforme o grafite gasta.
Se minha mãe soubesse disso ela teria comprado um lápis no começo do fundamental e teria me dito que era pra durar até o final do ensino médio 😂😂😂
@@ronaldomelobraga9438 hahahahahahah
Eu tenho um 6B e gosto de usar para sombra nos desenhos, recomendo.
O verdadeiro lápis infinito são os amigos que fazemos no caminho.
Discordo
@@felippem06 eu concordo com a discordância
@@Stravioska Eu concordo com a concordância sobre a discordância.
Jamais ralaria a cabeça de um amigo no asfalto, e usar a ponta do amigo até gastar não soa nada bem...
🙃😜😂😂😂
Sempre fico impressionado com os testes desse canal que é com certeza o melhor canal do TH-cam, gostei muito desse Notebook da Azus e vou comprar com certeza, pois gosto muito de desenhar com minha filha e minha esposa é consultora de imagem e sempre ve os lançamentos do ano em cores da Pantone. Obrigado a equipe que montou esse vídeo e parabéns pelo estudo, realmente 5km de escritas é muita coisa.
Só uma pequena observação: 12:48
O lápis normal foi usado até a pontinha, mas em uma situação de uso real ninguém escreveria com ele até esse ponto, é impossível escrever com um lápis desse tamanho. Talvez um artista consiga usar pra desenhar, mas pra escrever é impossível. A gente para de usar o lápis normal bem antes dele chegar nesse ponto. Provavelmente por isso o Lápis "infinito" seja melhor, só gasta a ponta e a base que usamos pra segurar continua intacta.
Eu já usei, principalmente quando perdia os meus e tinha que pegar emprestado dos colegas (quase sempre). É extremamente desconfortável, mas possível.
Que é difícil a gente sabe, mas impossível não é, meus colegas já usaram um de 2cm de comprimento desde a ponta maio afiada até o final
Iberê, aprendi no curso de mecânica do Telecurso 2000 (passava na tv aberta de manhã cedo) que HB vem de Hardness Brinell, dureza Brinell. Claro que não falaram dos lápis, mas acabei associando. Uma determinada liga de aço tem 200HB, por exemplo. Só que essa numeração do lápis parece ao contrário rs