Muito boa essa conversa. Passei por muitas dessas experiências. A pior, foi descobrir que: "o trabalho enobrece o homem" ou "a pessoa vale o que ganha". E eu desempregada, com filhos pequenos, na lista negra de uma estatal, morando em uma cidade pequena. Sobrevivi a uma tentativa de suicídio. 😢😢
Que difícil, companheira! Lembre-se: Isso não é culpa sua. Nunca vá por esse pensamento. Tenho certeza que , para manter seus filhos, vc fez o que estava ao seu alcance, mas a sociedade capitalista só nos vê como uma engrenagem para que os ricos permaneçam ricos. Vamos acordar outras pessoas para que eu dia os louros do trabalho sejam dos trabalhadores e não dos bilionários. Se nos organizarmos, podemos criar uma sociedade menos esmagadora para seus filhos. Força Camarada!
Ele é da turma que diz:"Nunca existiu comunismo/socialismo de verdade"🤣 Confiar no estado, o mesmo estado que beneficia as grandes empresas em detrimento dos pobres, que aumenta imposto sem parar, que gasta como se fosse rei, que suborna seus próprios membros pra atingir suas aspirações... Vocês querem trocar um jararaca por uma mamba negra. Luta burra sem sentido!
Se todos asistissem essa conversa e entendessem, talvez o Brasil mudasse. Como disse nosso amigo: é necessario uma construção pra entender diante do monstro midiático do neoliberalismo. Parabens e obrigado por este video.
Vai mudar a vida de zero pessoas. Mas por alguns minutos vai levar entretenimento e representatividade...até o video acabar e o cara perceberem q tanto faz a cor do presidente ou o gênero do homem mais rico da sua cidade, que se ele depender do papaizão Estado, a unica coisa que ele vai ter é mais ignorância, mais pobreza e mais controle. E no final, ainda cham ignorantes quem pensa o contrário, aí já viu né.
@@robsonvilela3061 Da fala do video ou do comentários? Do comentário, eu vi mais como uma exaltação dessa diferenciação de "cores". O que precisamos é menos divisões. Quando destacamos demais a cor de alguém contribuimos para um sectarismo entre as pessoas. branco x preto, gordo x magro, mulher x homem, rico x pobre, hetero x homo...
Obrigado por vocês existirem! Estou dizendo isso porque sou gay, e sofri muita violência ao longo da vida. Ainda bem que existem no planeta pessoas como você e esses homens desse bate-papo acima, sem maldade no coração.
Cara, o César Calejon é muito bom das ideias. Entrega tudo, sem reservas. Lembro que quebrei todas estimativas de futuro técnico, e fiz científico, que abria para a universidade. Filho de pai pedreiro e mãe zeladora de escola, me formei em jornalismo, com muito orgulho. Hoje, também, sou escritor.
Bem, acho que o Calejon acaba de me ajudar a me entender. Humanismo, empatia e consequente aversão à tal da meritocracia. Pobres, remediados e demais excluídos, vamos acordar...
Amiguinho, o mundo não é um floquinho de neve coloridinho. O estado natural do ser humano é a miséria, foi justamente o comércio e o progresso científico, alinhados com moral religiosa, que fizeram o ser humano progredir. Seu "humanismo, empatia ui ui" de floco de neve são apenas eufemismos pra uma ditadura controlar os meios de produção e planificar toda a economia, o que significa que mesmo você, teria de abrir mão dos seus supérfluos. Então revisa os seus conceitos e para de repetir abobrinha que soa bonitinha mas que é impraticável.
Minha nossa! Descobri esse canal por acaso e já foi com o Calejon no ar! Que privilégio ouvir esse homem em qualquer converso. É uma pessoa de alta qualidade… um intelectual. Uma pessoa de grande poder nas falas… fico mais rica toda vez que o ouço. Um luxo! ❤️🧢✍️🌴🌵💥💰💰💰
Cara nao sei se faz referencia a mim , posso te garantir nao ser revoltado por trabalhar muito pelo contrário, poderia ate ser revoltado por algumas injustiça no de percurso mas pra sua frustracao tenho maoir orgulho do que conquistei com o trabalho além da experiencia de vida.
@@paulosodre2664 não é essa a questão. "O trabalho enobrece o homem". Ninguém consegue ficar muito tempo sem trabalhar, até mesmo os ricos entram em depressão se ficarem só comendo e dormindo. A questão é como o trabalho remunera as pessoas. Você poderia ter uma condição melhor de vida, e isso nem quer dizer dinheiro, poderia significar mais tempo pra ficar com a família, poderia significar viver em um lugar com mais segurança, poderia ser um transporte público de qualidade, atendimento hospitalar, educação para o seu filho... Estamos falando de um sistema financeiro que esmaga a base da pirâmide. E mesmo que alguns consigam atravessar a porta da classe social de cima, quando eles passarem pelo batente, vai ter um cara de cada lado que vai bater na trave e vai ficar pra trás. A porta do sucesso é estreita, o fato de alguém conseguir passar não muda o fato de que muitos não vão conseguir. E tudo isso é construído de maneira premeditada.
Esse podcast teria que ser obrigatório para TODOS brasileiros . Parabéns! Agradeço hj ter ferramentas que possam ajudar as pessoas as entender nosso sistema
Que conversa maravilhosa. Foi um grande acerto levar o César pra conversar. A discussão foi maravilhosa. O esporte é parte da cultura e está integrado aos assuntos sociais. Não tem divisão.
Caramba, que didático, pedagógico, detalhado, exemplificativo. Quanta sabedoria prática num só vídeo. O nível de inteligência dessa conversa foi acima do normal. Parabéns.
Perfeitamente! Alto nível de compreensão sobre o lugar histórico do momento olhando precisamente para as questões do passado que nos trouxe aqui. O que precisamos discutir e como atacar no cerne as pessoas, exatamente isso, as pessoas que impedem que os brasileiros saiam desse lugar de estagnação e continuem elegendo os capatazes desta grande senzala para decidirem o que farão conosco. Quando eu digo atacar no cerne é usar toda e qualquer forma para tirá-los de seus lugares de conforto e proteção, inclusive ou principalmente no judiciário.
Ouvir esses caras falando é sensacional porque eu tenho um pensamento crítico e acredito pela minha formação de vida de uma mãe negra educada na USP e professora e lógico de esquerda e um pai branco trabalhador de classe média baixa me indentifiquei totalmente pq eu sou quase um paradoxo. Mas como formado em letras que hoje trabalha como Severino em condomínio acredito que trabalha é necessário pra viver mas conhecimento é poder, obrigado galera!!
O desemprego é bom para os "capitalistas" burros, pois quanto mais gente bem empregada, maior será o consumo e consequentemente o LUCRO, pensam os capitalistas inteligentes.
Perfeita essa análise de pensamento critico: por que aceitar as coisas como são sem questionar é exatamente isso questionar é fundamental para melhorarmos enquanto comunidade é sociedade, assim não nos conformamos com a imposição de coisas que querem empurrar para a população, temos o direito e decisões juntamente com livre arbítrio e sempre seguir regras que seja bom para todos!
Moro no Heliópolis onde o convidado disse , e te falo a escola aqui do bairro que o diretor e o Brás que ele deve conhecer com certeza , te falo o ensino é horrível , a maior saída pra tirar essa desigualdade e dando ensino para os pobres digno
Como disse moro no Sacomã/Heliópolis , e olha o povo aqui está cansado de sustentar o estado , cada vez mais imposto para bancar os previlégio dos políticos brancos e de famílias ricas , e a saúde e educação ? Vemos cada vez mais políticos gastando e gastando com eles mesmo é pra nós nada , isso inclui esquerda e direita
A maioria da molecada ouvi funk e só pensa em quando vai chegar o final de semana pra beber e pegar as novinhas , só pensam nisso , poucos se importam com futuro , tenho vários amigos hoje que estão presos por pensar dessa forma de ganhar grana fácil e indo roubar , sendo que tinham uma família que ajudam e tudo mas
Excelentes análises colocadas por quem conhece a alma do sistema capitalista. O materialismo histórico e dialético são ferramentas ímpares para compreender a dinâmica do capital e seu efeito nas sociedades de ontem e hoje. Maravilha de entrevista. Só os bobos sem leitura profunda confundem proposta sistêmica com utilização de tecnologia de ponta.
@@Jamhael1, comendo. Veja o tamanho do Maduro e o quanto ele está gordo e veja a sua população INTEIRA passando fome. Veja o Holodomor na Ucrânia com Stallin....este regime dos infernos, o comunismo, linha de chegada do socialismo, só produziu fome e matança no mundo! Uma das frases atribuídas a Churchill pode resumir bem o papo: "A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias." Meritocracia na veia e esteja sempre preparado pra "sorte", que é a mistura da preparação com a oportunidade. O resto é mimimi de perdedor! Catei ferro velho e trabalhei em obras com meu falecido pai até os meus 14 anos, mas acordei a tempo de perceber que a marreta é mais pesada que a caneta. Mas a burrice é antagônica a perspicácia. Se o cara não perceber isso, merece mesmo passar a vida quebrando pedra.
Excelente! Sugiro abordarem a história do Vasco da Gama, sua resposta histórica de 1924, que vai fazer 100 anos, associando ao movimento pós abolicionista da época, a perseguição ao goleiro negro Barbosa após a final de 50, contrastando com a não perseguição à zaga branca, etc
Que bacana que você trouxe a perseguição ao Barbosa por uma falha que não foi dele e1950! Chute à queima roupa do Ghiggia que passou fácil pelo Bigode (que falhou nos dois gols uruguaios). Os 7x1 sim, foi vergonha total numa semifinal dentro de casa e a imprensa passa pano pra Davi Luiz e CIA até hoje.
@@grupoklink o Vasco foi convidado a permanecer no campeonato DESDE QUE retirasse de seu time 12 jogadores com reputação "suspeita" , q coincidentemente eram negros e operários, do time campeão em 1923, no ano anterior. A resposta foi manter os jogadores e retirar-se do campeonato. Essa foi a famosa resposta histórica.
"Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924. Officio No 261 Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle, M. D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos. As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados. Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.   Barreira do Gigante  CLUBES   Últimas notíciasResenha de ApostasTabelasGaleriasFora de CampoFut InterFut NacionalBrasileirãoLance! OlímpicoLance! IndicaLance! Biz Resposta Histórica do Vasco completa 99 anos: entenda por que o documento é marco contra a desigualdade Em 7 de abril de 1924, o Cruz-Maltino se recusou a excluir 12 jogadores da classe operária, negros e analfabetos  O time dos Camisas Negras foi o primeiro elenco histórico do Vasco (Acervo/Vasco) Escrito por Lance! • Publicada em 06/04/2023 - 20:42 • Rio de Janeiro (RJ) • Atualizada em 07/04/2023 - 10:18 Há 99 anos, o Vasco marcou um de seus gols mais bonitos, ao lutar contra o racismo e o preconceito social. O fato ficou conhecido como a "Resposta Histórica", que é considerado um dos títulos mais importantes dos 124 anos do clube, que se recusou a excluir 12 jogadores do time para se filiar na Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), em 7 de abril de 1924. A criação da nova entidade tem como motivação o próprio Vasco que, em 1923, conquistou o seu primeiro título estadual, justamente no ano de estreia na principal divisão do futebol carioca. O Cruz-Maltino contava em seu elenco com jogadores negros, operários e analfabetos, diferentemente dos clubes fundadores da AMEA: América, Bangu, Botafogo, Flamengo e Fluminense. + Vasco lança novo uniforme 2 para a temporada 2023 O Vasco foi convidado a se filiar, mas para isso teria que excluir 12 jogadores, sendo que sete eram do time titular: Arthur, Bolão, Cecy, Leitão, Negrito, Nicolino e Russinho, que defenderia o Brasil na Copa de Mundo de 1930. O argumento utilizado pelos clubes da AMEA foi de que os atletas "estariam em desacordo com os padrões morais necessários para a prática do futebol". O clube respondeu através de um ofício assinado pelo presidente José Augusto Prestes. O resto é história. - A Resposta Histórica é um "não" contra o racismo, o preconceito social e o antilusitanismo. Eles buscaram perseguir esses jogadores para enfraquecer o Vasco, impedindo que o Vasco ou qualquer outro clube, faça o que o Vasco fez. Ou seja, colocar negro, branco pobre e analfabeto para ser campeão - explicou o historiador do clube, Walmer Peres.  Na imagem da esquerda para a direita: Arthur, Bolão, Cecy, Leitão. Na parte de baixo, Negrito, Nicolino e Russinho (Acervo/Vasco) O Vasco permaneceu na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e foi campeão carioca de 1924. No ano seguinte o Cruz-Maltino recebeu um novo convite para se filiar à AMEA, sem ter que excluir jogadores. Walmer Peres explicou que os motivos que fizeram a entidade voltar atrás em relação ao ano anterior. - Em 1925 o Vasco recebeu um novo convite para se filiar à AMEA. Não por arrependimento, mas sim porque o Vasco era o time que mais levava torcedores para as arquibancadas. O Vasco dava lucro. Era lucrativo jogar contra o Vasco, ter o Vasco do lado. Então o convite é feito por causa de uma discrepância grande entre a receita de 1923, com o Vasco, e a de 1924, sem o Vasco. A Resposta Histórica abriu caminho para o Vasco se consolidar como um dos grandes do futebol carioca e motivou a construção de São Januário, que foi concluído em 21 de abril de 1927. Para Walmer os dois fatos estão interligados na luta contra a desigualdade. - Naquele contexto, antes mesmo da Resposta Histórica, o Vasco vai buscar se organizar visando a construção de um estádio para ser reconhecido como um grande no futebol. São Januário, assim como a Resposta Histórica, materializa a luta do Vasco contra o racismo, o preconceito social e o antilusitanismo - completou.  A Resposta Histórica está exposta no Espaço Experiência, em São Januário (Divulgação/Vasco) LEIA A RESPOSTA HISTÓRICA COM A GRAFIA DA ÉPOCA "Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924. Officio No 261 Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle, M. D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos. As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados. Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções. Quanto á condição de eliminarmos doze dos nossos jogadores das nossas equipes, resolveu por unanimidade a Directoria do C.R. Vasco da Gama não a dever acceitar, por não se conformar com o processo porque foi feita a investigação das posições sociaes desses nossos consocios, investigação levada a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa. Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um acto pouco digno da nossa parte, sacrificar ao desejo de fazer parte da A.M.E.A., alguns dos que luctaram para que tivessemos entre outras victorias, a do Campeonato de Foot-Ball da Cidade do Rio de Janeiro de 1923. São esses doze jogadores, jovens, quasi todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o acto publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que elles com tanta galhardia cobriram de glorias. Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da A.M.E.A. Queira V. Exa. acceitar os protestos da maior consideração estima de quem tem a honra de subscrever de V. Exa. Atto Vnr., Obrigado. (a) José Augusto Prestes Presidente"
A reposta: "Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924. Officio No 261 Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle, M. D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos. As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados. Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções. Quanto á condição de eliminarmos doze dos nossos jogadores das nossas equipes, resolveu por unanimidade a Directoria do C.R. Vasco da Gama não a dever acceitar, por não se conformar com o processo porque foi feita a investigação das posições sociaes desses nossos consocios, investigação levada a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa. Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um acto pouco digno da nossa parte, sacrificar ao desejo de fazer parte da A.M.E.A., alguns dos que luctaram para que tivessemos entre outras victorias, a do Campeonato de Foot-Ball da Cidade do Rio de Janeiro de 1923. São esses doze jogadores, jovens, quasi todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o acto publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que elles com tanta galhardia cobriram de glorias. Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da A.M.E.A. Queira V. Exa. acceitar os protestos da maior consideração estima de quem tem a honra de subscrever de V. Exa. Atto Vnr., Obrigado. (a) José Augusto Prestes Presidente"
Tenho dois filhos do meu segundo casamento que estão comigo. Morei muitos anos em Brasília. Não me considero ignorante e sempre procurei passar minha experiência de vida na engenharia e até de vivência com pessoas mais bem instruidas do que eu para eles. Isto aliado a que em Brasília tem escolas públicas ate rasoavel, me mudei de volta ao interior de SP. Ali vejo que valeu a pena mas, vejo eles dois hoje trabalhando numa empresa retrograda que eles têm condições de terem cargos de chefia e são relegados a cargos menores. Acho que os chefes têm medo de perderem seus postos e um deles o mais velho, está lá há quase cinco anos e não sai de assistente. Quando todos saem de férias ele substitui a todos sem ganhar nenhuma promoção. Esses caras ganham de doze mil a cinquenta mil e ele não chega a três mil. Este é o Brasil!!!
A mãe dizendo que os dois filhos têm condições de ocupar cargo de chefia... 🤦🏻♂️ "Os circuitos de consagração social serão tanto mais eficazes quanto maior a distância social do objeto consagrado".
Quando todo mundo fala a mesma língua, fica chato. Eu assisto programas que vão de encontro às minhas concepções. É estranho que nesse podcast nenhum deles discordam entre si, não existe contra ponto. 🤦🏻♂️ Nenhum deles mencionou Wilson Simonal 🤦🏻♂️ Não mencionaram Joaquim Barbosa. Barak Obama.... 😂
É magnífico ver como o campo das idéias aceita qualquer coisa, inclusive falas imperativas sobre a história,o modo como seria o comportamento humano e a economia. Socialismo deu certo, fala sobre o socialismo hehe
O que trás mudança é a busca pelo conhecimento,os brasileiros precisam ler bons livros,montar bibliotecas em casa,incentivar as crianças a praticarem a leitura.
Estou conhecendo o canal de vocês através desse vídeo. Parabéns pelo conteúdo a muito tempo não achava muito entrevista interessante dessa forma. Irei começar a acompanhar vocês.
Adicionando um elemento ao pensamento crítico, além de não aceitar sem questionar uma ideia ou opinião, é também ser capaz de questionar aquelas que nem precisaram ser aceitas (em algum sentido) para ser interiorizadas como corretas ou erradas e que fazem parte das bases de nossas próprias visões de mundo, ou seja, é saber tb, crítica e profundamente, pq se acredita em algo.😊
Excelentes análises sobre o metabolismo social e o perverso mundo do trabalho no impiedoso sistema capitalista. Parabéns ao programa, que eu desconhecia, e ao incrível César Calejon.
Interessante como culpam o capitalismo por todo o sofrimento da sociedade quando na verdade a culpa é totalmente do estado que seria responsável pela manutenção do bem estar social e deveria garantir acesso a educação, segurança e qualificação profissional para todas as classes sociais ou alguém aqui discorda que seria muito melhor para o capitalismo um povo plena capacidade de produção e consumo de bens?
longe disso, você acha que seria bom pra um capitalista, dono de fábrica ou empregador, uma sociedade com pleno emprego, trabalhadores bem educados, politizados, saúde e educação plena e bem organizados? Quando o desemprego come solto, você torna o trabalho cada vez mais e simples e portanto menos dependente de uma mão de obra especializada e uma fila de trabalhadores com a barriga roncando e a família passando necessidade em casa, você tem a receita perfeita pra oferecer salário baixos e péssimas condições de trabalho. Qual a forma mais rápida de se aumentar a margem de lucro? Diminui o custo da mão de obra. O trabalhador que pedir uma promoção, vale refeição, auxílio ou qualquer outro direito trabalhista, você manda pra rua pq tem mais uma fila de desesperados querendo a vaga dele. Isso não sou eu falando, o que nao falta é depoimento de bilionário defendendo mais desemprego.
O grande problema de hoje é a polarização,as pessoas não conseguem enxergar que em todos os sistemas econômicos há vantagens e desvantagens, o mais próximo do ideal pra mim é o sistema nórdico,e mesmo assim não é perfeito.
@@joaopitombeirasabe muito, a galera defende esses países nórdicos sem saber que todos eles tiveram colônias e exploram países da periferia com suas empresas estatais kkkkkkkkk
Provavelmente o convidado saiu com dor no pescoço. A ergonomia do cenário é péssima para a comunicação entre eles. Entretanto, cabe dizer que o conteúdo abordado é, inexoravelmente, muito relevante e, por sinal, muito bem explorado. Mas que a forma como eles postam as cadeiras e sofás é osso. Aí está, falei.
No momento que ele fala que é mais fácil marginalizar um nordestino que veio do chão de fábrica do que um ex capitão do olho claro que defende o status quo eu me arrepiei cara.
Boa conversa. So um contraponto: sem as armas, o cubano que participou alfabetizando adultos nao teria do seu lado um poder politico que permitisse o seu trabalho. Infelizmente nenhuma classe abriu mão de poder por causa da conscientização das pessoas. Primeiro veio a organização de uma resistencia, a tomada politica do poder, normalmente armada, e ai sim o poder politico atuando em prol da emancipação plena dos trabalhadores. Buscar a emancipação fofinha sem considerar a necessidade de defender a classe dos ataques armados da classe dominante é acabar como o Chile do Allende. As armas infelizmente precisam estar no horizonte como provàvel necessidade pra uma mudanca real.
excelente ponto camarada, só lembrando que a última vez que um governo realmente socialista ascendeu democraticamente, foi bombardeado e derrubado pra dar lugar a uma das ditaduras mais brutais já vistas na América Latina. Jamais esqueceremos de Allende! No Brasil, o único projeto de governo minimamente reformista (longe de ser socialista) foi derrubado pra dar lugar a ditadura empresarial-militar
Sou pobre,e em momento algum vejo O Rico do Lago Sul região Nobre aqui de Brasília como meu inimigo ou responsável pelas minhas condições. Mas sim o estado que não sai das costas do pobre. Comem bem vestem bem anda nos melhores lugares. Sou testemunho ocular vivo disso moro aqui do lado, e fazem tudo com nosso dinheiro.
10 หลายเดือนก่อน +4
Tá tudo nas costas do pobre. O estado, as empresas, a mídia, a classe aristocrática, o burguês, o capitalista, a classe média. Mas somente uma escolha pode fazer a diferença, sou pobre pelo pobre ou sou pobre por quem está nas costas de nós pobres?
@Sim o estado é formado pelos podres de ricos. Os servidores devem ganhar bem para manter os direitos dos velhos patrões e continuar mandando e explorando a maioria. Falta politicos de esquerda/povo com diligência e menos debate, mais ações de enfrentamento dos baroes colôniais e mídia rentista.
A história falada no vídeo realmente ilustra que patrões tendem a valorizar o empregado somente quando notam que podem perdê-lo. Por outro lado, nada garante que o trabalhador teria maior chance de aumentar seu salário num sistema comunista. Em empregos públicos, normalmente só se consegue aumento com greve ou em troca de apoio político. Se o regime for autoritário, nem direito de greve existe.
A disputa entre Roriz e Cristovam no DF ilustra bem porque muitas vezes os pobres preferem a direita. Roriz era acusado de ser populista por criar vários novos bairros destinados aos mais pobres, enquanto Cristovam apelava para a responsabilidade ambiental e o perigo de aumentar a quantidade de habitantes do DF, um discurso que tinha maior apelo à classe média que já morava ali. Conheço muita gente de classe mais baixa que é eternamente grata ao Roriz porque ainda hoje moram no lote que receberam dele. E muita gente de classe média que acusa essas pessoas de serem peões ignorantes que são comprados por pouco e não sabem que o quer importa é o investimento na educação. Ora, se você chega de outro estado, não tem nada e recebe um lote, obviamente aquilo representará muito para você.
Primeira vez que vejo alguém q sabe o que é capitalismo do micro ao macro num nível experiêncial e lógico. Me identifico, concordo e acho q minha missão é a mesma que a dele. Despertar o gado!!!!!
Dois caras brancos "privilegiados" em um ambiente climatizado, entrevistando outro cada "branco privilegiado ", criticando um sistema social que exclui os negros e mulheres , que são maioria da população . Ou seja; exatamente o que eles estão fazendo na entrevista. Excluindo negros e mulheres da conversa. Utilizando como canal de comunicação uma rede social criada no país mais capitalista do mundo, (provavelmente ganhando dinheiro com isso, através da monetização ), para criticar o capitalismo. O outro, entusiasta do controle maior do estado, em detrimento da iniciativa privada, relata que estudou em colégio particular, e também na escola pública, e chegou a conclusão que a última é muito atrasada em relação á primeira. Parabéns aos envolvidos
beleza então, vc deve ser um seguidor de coach motivacional e acha que vai vencer na vida quando comprar uma casa caixote e um golf gti. brasileiro medio
no socialismo náo há exploraçāo, é verdade, você è escravo de nascença, nāo tem escolha, nāo tem alma, no capitalismo se eu não quiser ser explorado viro mendigo, no socialismo sou preso ou morto, que viagem. PS: deixa eu voltar a ser explorado aqui debaixo desse ar condicionado, com minha comidinha esquentada no microondas,,,
Me incomoda bastante o posto de superioridade intelectual que o convidado se coloca, é uma arrogancia inacreditavel e chega a ser comico todo esse discurso vindo de 3 homens brancos. Nao tem uma meia culpa aí, ao contrario só tem dedo em riste. Um dedo apontando pra pessoas que sao tao participantes do sistema quanto eles, o rodolfo chega ao ponto de culpar uma chefe mulher, como se ele que fosse o mais afetado e nao reconhecendo o quanto ela sofreu tb nesse sistema e acabou colocado na posicao que estava. Parece que ta faltando humanidade e autocritica dos membros da mesa
Queria tomar o que vc tomou pra ter essa interpretação, em nenhum momento eles culpam as pessoas que sofrem com essa sistema, mas sim o sistema em si. Quando ele fala da chefe dele é bem óbvio que ele tá falando do modo de funcionamento da empresa
Não tem nenhuma arrogância, é que o convidado bateu em tudo que você acredita, e você achou uma postura arrogante dele, apesar de não ser. E inclusive, você deturpou boa parte da explanação dele ao reduzir as críticas ao SISTEMA CAPITALISTA como se ele estivesse individualizando a crítica, na chefe mulher, no patrão.. O César não disse isso, ele bateu no MODELO.
Impressionante mesmo. Extremista! E negacionista. O comunismo 100% das vezes gerou fome, ditadura, genocídio, falência. Pessoal q luta contra a matemática e contra a história da humanidade.
Ainda tem imbecis que dão curtida pra esse tipo de comentário bosta de um cara que nem mesmo usa a sua foto no seu perfil. Da pra ver o nível de caráter intelectual que o indivíduo demonstra ter. Pq além de ser um ignorante, é um surdo ou se faz disso ao ponto de dizer um monte de mentiras sobre as falas do convidado no seu patético comentário.
O Capitalismo privilegia uma casta que domina o poder financeiro e influencia o poder político. Então essa sua idéia de "socialismo" aí está culpando outra coisa...
cuidado, especialmente aos jovens. Apesar de parecer correto, o interlocutor comete vários equívocos tanto em interpretações de autores quanto de conceitos básicos.
Excelente debate. Senti falta da menção á pobreza e exploração das e dos indígenas. Não culpo vcs. É uma invisibilização que precisamos combater. Sou indígena BORUM KREN, estamos em retomada e ressurgência na região de Ouro Preto, Mariana e Itabirito-MG.
PQP.....esse discurso de indígena na cidade grande querendo vantagens pela sua raça, mas sem dar a contrapartida que os demais fazem: trabalhar, é foda, irmão!!!! Parem de vitimismo! Na cidade, é estudar, se aprimorar, melhorar sempre, trabalhar muito e, se der sorte de estar no lugar certo na hora certa, ser visto e ser lembrado! Se não quer se esforçar, que volte pra mata, pois a mãe natureza te dará tudo, mas até lá, vc terá que caçar pra comer, ou seja sem trabalho, não tem como matar a fome. Na cidade não é diferente, só que não pegamos em facas ou arco e flecha, mas pegamos a carteira com a grana obtida com o suor do trabalho pra poder comprar a carne (da caça) no açougue!!! A questão é onde VOCÊ prefere estar e agir! Não pode estar na "mãe natureza" e querer comprar a caça. E nem estar na cidade e querer que a "mãe cidade" te dê a caça!!!
Muito boa essa conversa. Passei por muitas dessas experiências. A pior, foi descobrir que: "o trabalho enobrece o homem" ou "a pessoa vale o que ganha". E eu desempregada, com filhos pequenos, na lista negra de uma estatal, morando em uma cidade pequena. Sobrevivi a uma tentativa de suicídio. 😢😢
Que difícil, companheira! Lembre-se: Isso não é culpa sua. Nunca vá por esse pensamento. Tenho certeza que , para manter seus filhos, vc fez o que estava ao seu alcance, mas a sociedade capitalista só nos vê como uma engrenagem para que os ricos permaneçam ricos. Vamos acordar outras pessoas para que eu dia os louros do trabalho sejam dos trabalhadores e não dos bilionários. Se nos organizarmos, podemos criar uma sociedade menos esmagadora para seus filhos. Força Camarada!
Colega, não guarde nunca com você, converse sobre essas dificuldades e nunca se culpe.
Ô!🥹🥲💔 eu sinto tanto!❤️
mas esta ai...falando de ser conversa boa...fazer o que?
Força, camarada. Pode ter certeza que você não está sozinha. Sinta-se abraçada e acolhida por compartilhar suas preocupações.
Impressionante como o Cesar é inteligente e consegue passar o que ele pensa de forma tão didático.
Como é bom ver pessoas inteligentes falando a gente aproveita para aprender um pouco obrigado pela aula.❤🎉
Tá aí um vídeo que tem que ser viralizado. Aliás, ótima entrevista e ótimo convidado! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Melhor entrevista do cast. Parabens. Como é bom ouvir um cara de esquerda de verdade, não lacradorzinho de net.
Ele é da turma que diz:"Nunca existiu comunismo/socialismo de verdade"🤣 Confiar no estado, o mesmo estado que beneficia as grandes empresas em detrimento dos pobres, que aumenta imposto sem parar, que gasta como se fosse rei, que suborna seus próprios membros pra atingir suas aspirações... Vocês querem trocar um jararaca por uma mamba negra. Luta burra sem sentido!
Esse César vira e mexe macetava o Constantino e o Superman
Se todos asistissem essa conversa e entendessem, talvez o Brasil mudasse. Como disse nosso amigo: é necessario uma construção pra entender diante do monstro midiático do neoliberalismo. Parabens e obrigado por este video.
Teríamos TH-cam sem capitalismo?
@@cyroneto290 tinha publicidade no youtube em 2005 ? jumento
Vocês não tem noção do quão importante é esse corte para todos os excluídos desse país. Obrigado!
Vai mudar a vida de zero pessoas. Mas por alguns minutos vai levar entretenimento e representatividade...até o video acabar e o cara perceberem q tanto faz a cor do presidente ou o gênero do homem mais rico da sua cidade, que se ele depender do papaizão Estado, a unica coisa que ele vai ter é mais ignorância, mais pobreza e mais controle. E no final, ainda cham ignorantes quem pensa o contrário, aí já viu né.
@@rashudson mas não foi justamente isso que ele criticou na fala dele?
@@robsonvilela3061 Da fala do video ou do comentários? Do comentário, eu vi mais como uma exaltação dessa diferenciação de "cores". O que precisamos é menos divisões. Quando destacamos demais a cor de alguém contribuimos para um sectarismo entre as pessoas. branco x preto, gordo x magro, mulher x homem, rico x pobre, hetero x homo...
@@rashudson referia-me ao Calejon mesmo, mas entendo e respeito o seu ponto de vista.
@@robsonvilela3061 Entendi. Eu falava do comentário do rapaz ai acima. Mas valeu pela educação.
Onde o Calejon vai... Eu tô seguindo! Meus pensamentos batem com o dele! Parabéns meninos! Vcs são top!
Obrigado por vocês existirem! Estou dizendo isso porque sou gay, e sofri muita violência ao longo da vida. Ainda bem que existem no planeta pessoas como você e esses homens desse bate-papo acima, sem maldade no coração.
Eu tambem
Essa conversa precisava ser colocada em um quadro.
Essa conversa deveria ser divulgada, as pessoas deviam 'conhecer o conhecimento' e evoluir. Esse vídeo devia ser uma ferramenta p/ a evolução.
Cara, o César Calejon é muito bom das ideias. Entrega tudo, sem reservas. Lembro que quebrei todas estimativas de futuro técnico, e fiz científico, que abria para a universidade. Filho de pai pedreiro e mãe zeladora de escola, me formei em jornalismo, com muito orgulho. Hoje, também, sou escritor.
Bem, acho que o Calejon acaba de me ajudar a me entender. Humanismo, empatia e consequente aversão à tal da meritocracia. Pobres, remediados e demais excluídos, vamos acordar...
Parabéns! Agora passe adiante essa ideia, amigo. Só assim, vamos melhorar a nossa vida e a vida de todos que são humilhados diariamente.
Amiguinho, o mundo não é um floquinho de neve coloridinho. O estado natural do ser humano é a miséria, foi justamente o comércio e o progresso científico, alinhados com moral religiosa, que fizeram o ser humano progredir. Seu "humanismo, empatia ui ui" de floco de neve são apenas eufemismos pra uma ditadura controlar os meios de produção e planificar toda a economia, o que significa que mesmo você, teria de abrir mão dos seus supérfluos. Então revisa os seus conceitos e para de repetir abobrinha que soa bonitinha mas que é impraticável.
Vou passar pra saberem que o capitalismo é melhor que comunismo.
Pois é vc não entendeu nada... Estude mais e veja o que deu errado nas ideias Marxistas
@@Eusouumladraodobemo pior socialismo é melhor do que o melhor capitalismo
Minha nossa! Descobri esse canal por acaso e já foi com o Calejon no ar! Que privilégio ouvir esse homem em qualquer converso. É uma pessoa de alta qualidade… um intelectual. Uma pessoa de grande poder nas falas… fico mais rica toda vez que o ouço. Um luxo! ❤️🧢✍️🌴🌵💥💰💰💰
O melhor discurso de trabalhador revoltado que já vi na vida, parabéns.
Cara nao sei se faz referencia a mim , posso te garantir nao ser revoltado por trabalhar muito pelo contrário, poderia ate ser revoltado por algumas injustiça no de percurso mas pra sua frustracao tenho maoir orgulho do que conquistei com o trabalho além da experiencia de vida.
@@paulosodre2664 é mano mas você poderia ter ganhado muito mais dinheiro do que vc ganhou
@@paulosodre2664 é mano mas você poderia ter ganhado muito mais dinheiro do que vc ganhou
@@paulosodre2664 não é essa a questão. "O trabalho enobrece o homem". Ninguém consegue ficar muito tempo sem trabalhar, até mesmo os ricos entram em depressão se ficarem só comendo e dormindo. A questão é como o trabalho remunera as pessoas. Você poderia ter uma condição melhor de vida, e isso nem quer dizer dinheiro, poderia significar mais tempo pra ficar com a família, poderia significar viver em um lugar com mais segurança, poderia ser um transporte público de qualidade, atendimento hospitalar, educação para o seu filho... Estamos falando de um sistema financeiro que esmaga a base da pirâmide. E mesmo que alguns consigam atravessar a porta da classe social de cima, quando eles passarem pelo batente, vai ter um cara de cada lado que vai bater na trave e vai ficar pra trás. A porta do sucesso é estreita, o fato de alguém conseguir passar não muda o fato de que muitos não vão conseguir. E tudo isso é construído de maneira premeditada.
@@paulosodre2664É justamente isso, que faz o capitalismo dar " certo"
pelo menos pra uns
Esse podcast teria que ser obrigatório para TODOS brasileiros . Parabéns! Agradeço hj ter ferramentas que possam ajudar as pessoas as entender nosso sistema
Esta entrevista foi uma gratíssima surpresa, que me.fez me inscrever no canal
Que conversa maravilhosa. Foi um grande acerto levar o César pra conversar. A discussão foi maravilhosa. O esporte é parte da cultura e está integrado aos assuntos sociais. Não tem divisão.
Caramba, que didático, pedagógico, detalhado, exemplificativo. Quanta sabedoria prática num só vídeo. O nível de inteligência dessa conversa foi acima do normal. Parabéns.
Perfeitamente! Alto nível de compreensão sobre o lugar histórico do momento olhando precisamente para as questões do passado que nos trouxe aqui. O que precisamos discutir e como atacar no cerne as pessoas, exatamente isso, as pessoas que impedem que os brasileiros saiam desse lugar de estagnação e continuem elegendo os capatazes desta grande senzala para decidirem o que farão conosco. Quando eu digo atacar no cerne é usar toda e qualquer forma para tirá-los de seus lugares de conforto e proteção, inclusive ou principalmente no judiciário.
Bom papo pra pensar fora da caixa.
Ouvir esses caras falando é sensacional porque eu tenho um pensamento crítico e acredito pela minha formação de vida de uma mãe negra educada na USP e professora e lógico de esquerda e um pai branco trabalhador de classe média baixa me indentifiquei totalmente pq eu sou quase um paradoxo. Mas como formado em letras que hoje trabalha como Severino em condomínio acredito que trabalha é necessário pra viver mas conhecimento é poder, obrigado galera!!
O desemprego é ÓTIMO para os capitalistas.
Sim, é o chamado exército de reserva.
O desemprego é bom para os "capitalistas" burros, pois quanto mais gente bem empregada, maior será o consumo e consequentemente o LUCRO, pensam os capitalistas inteligentes.
Perfeita essa análise de pensamento critico: por que aceitar as coisas como são sem questionar é exatamente isso questionar é fundamental para melhorarmos enquanto comunidade é sociedade, assim não nos conformamos com a imposição de coisas que querem empurrar para a população, temos o direito e decisões juntamente com livre arbítrio e sempre seguir regras que seja bom para todos!
Moro no Heliópolis onde o convidado disse , e te falo a escola aqui do bairro que o diretor e o Brás que ele deve conhecer com certeza , te falo o ensino é horrível , a maior saída pra tirar essa desigualdade e dando ensino para os pobres digno
Como disse moro no Sacomã/Heliópolis , e olha o povo aqui está cansado de sustentar o estado , cada vez mais imposto para bancar os previlégio dos políticos brancos e de famílias ricas , e a saúde e educação ? Vemos cada vez mais políticos gastando e gastando com eles mesmo é pra nós nada , isso inclui esquerda e direita
A maioria da molecada ouvi funk e só pensa em quando vai chegar o final de semana pra beber e pegar as novinhas , só pensam nisso , poucos se importam com futuro , tenho vários amigos hoje que estão presos por pensar dessa forma de ganhar grana fácil e indo roubar , sendo que tinham uma família que ajudam e tudo mas
Esse é um dos motivos de salario baixo pra professor e falta de investimento em educação m, eles querem que o pobre nunca cresçam
O Bras não é mais diretor aí há muitos anos
irmão, esse video deveria passar nas escolas, conteudo incrivel, parabéns.
Excelentes análises colocadas por quem conhece a alma do sistema capitalista. O materialismo histórico e dialético são ferramentas ímpares para compreender a dinâmica do capital e seu efeito nas sociedades de ontem e hoje. Maravilha de entrevista. Só os bobos sem leitura profunda confundem proposta sistêmica com utilização de tecnologia de ponta.
Maravilha e o comunismo da Venezuela 😂
@@BrunoRafael-ww8yl como que a Venezuela é Comunista?
Não tem pra onde correr, sempre tem um bobo da corte pra fala besteira@@BrunoRafael-ww8yl
@@Jamhael1, comendo. Veja o tamanho do Maduro e o quanto ele está gordo e veja a sua população INTEIRA passando fome. Veja o Holodomor na Ucrânia com Stallin....este regime dos infernos, o comunismo, linha de chegada do socialismo, só produziu fome e matança no mundo! Uma das frases atribuídas a Churchill pode resumir bem o papo: "A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias." Meritocracia na veia e esteja sempre preparado pra "sorte", que é a mistura da preparação com a oportunidade. O resto é mimimi de perdedor! Catei ferro velho e trabalhei em obras com meu falecido pai até os meus 14 anos, mas acordei a tempo de perceber que a marreta é mais pesada que a caneta. Mas a burrice é antagônica a perspicácia. Se o cara não perceber isso, merece mesmo passar a vida quebrando pedra.
Excelente! Sugiro abordarem a história do Vasco da Gama, sua resposta histórica de 1924, que vai fazer 100 anos, associando ao movimento pós abolicionista da época, a perseguição ao goleiro negro Barbosa após a final de 50, contrastando com a não perseguição à zaga branca, etc
Ouvi dizer que os times foram proibidos de terem jogadores negros e o Vasco foi até à justiça para reverter essa regra.
Que bacana que você trouxe a perseguição ao Barbosa por uma falha que não foi dele e1950! Chute à queima roupa do Ghiggia que passou fácil pelo Bigode (que falhou nos dois gols uruguaios). Os 7x1 sim, foi vergonha total numa semifinal dentro de casa e a imprensa passa pano pra Davi Luiz e CIA até hoje.
@@grupoklink o Vasco foi convidado a permanecer no campeonato DESDE QUE retirasse de seu time 12 jogadores com reputação "suspeita" , q coincidentemente eram negros e operários, do time campeão em 1923, no ano anterior. A resposta foi manter os jogadores e retirar-se do campeonato. Essa foi a famosa resposta histórica.
"Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.
Officio No 261
Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle,
M. D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos.
As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados.
Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.


Barreira do Gigante

CLUBES


Últimas notíciasResenha de ApostasTabelasGaleriasFora de CampoFut InterFut NacionalBrasileirãoLance! OlímpicoLance! IndicaLance! Biz
Resposta Histórica do Vasco completa 99 anos: entenda por que o documento é marco contra a desigualdade
Em 7 de abril de 1924, o Cruz-Maltino se recusou a excluir 12 jogadores da classe operária, negros e analfabetos

O time dos Camisas Negras foi o primeiro elenco histórico do Vasco (Acervo/Vasco)
Escrito por Lance!
• Publicada em 06/04/2023 - 20:42 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 07/04/2023 - 10:18
Há 99 anos, o Vasco marcou um de seus gols mais bonitos, ao lutar contra o racismo e o preconceito social. O fato ficou conhecido como a "Resposta Histórica", que é considerado um dos títulos mais importantes dos 124 anos do clube, que se recusou a excluir 12 jogadores do time para se filiar na Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), em 7 de abril de 1924.
A criação da nova entidade tem como motivação o próprio Vasco que, em 1923, conquistou o seu primeiro título estadual, justamente no ano de estreia na principal divisão do futebol carioca. O Cruz-Maltino contava em seu elenco com jogadores negros, operários e analfabetos, diferentemente dos clubes fundadores da AMEA: América, Bangu, Botafogo, Flamengo e Fluminense.
+ Vasco lança novo uniforme 2 para a temporada 2023
O Vasco foi convidado a se filiar, mas para isso teria que excluir 12 jogadores, sendo que sete eram do time titular: Arthur, Bolão, Cecy, Leitão, Negrito, Nicolino e Russinho, que defenderia o Brasil na Copa de Mundo de 1930. O argumento utilizado pelos clubes da AMEA foi de que os atletas "estariam em desacordo com os padrões morais necessários para a prática do futebol". O clube respondeu através de um ofício assinado pelo presidente José Augusto Prestes. O resto é história.
- A Resposta Histórica é um "não" contra o racismo, o preconceito social e o antilusitanismo. Eles buscaram perseguir esses jogadores para enfraquecer o Vasco, impedindo que o Vasco ou qualquer outro clube, faça o que o Vasco fez. Ou seja, colocar negro, branco pobre e analfabeto para ser campeão - explicou o historiador do clube, Walmer Peres.

Na imagem da esquerda para a direita: Arthur, Bolão, Cecy, Leitão. Na parte de baixo, Negrito, Nicolino e Russinho (Acervo/Vasco)
O Vasco permaneceu na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e foi campeão carioca de 1924. No ano seguinte o Cruz-Maltino recebeu um novo convite para se filiar à AMEA, sem ter que excluir jogadores. Walmer Peres explicou que os motivos que fizeram a entidade voltar atrás em relação ao ano anterior.
- Em 1925 o Vasco recebeu um novo convite para se filiar à AMEA. Não por arrependimento, mas sim porque o Vasco era o time que mais levava torcedores para as arquibancadas. O Vasco dava lucro. Era lucrativo jogar contra o Vasco, ter o Vasco do lado. Então o convite é feito por causa de uma discrepância grande entre a receita de 1923, com o Vasco, e a de 1924, sem o Vasco.
A Resposta Histórica abriu caminho para o Vasco se consolidar como um dos grandes do futebol carioca e motivou a construção de São Januário, que foi concluído em 21 de abril de 1927. Para Walmer os dois fatos estão interligados na luta contra a desigualdade.
- Naquele contexto, antes mesmo da Resposta Histórica, o Vasco vai buscar se organizar visando a construção de um estádio para ser reconhecido como um grande no futebol. São Januário, assim como a Resposta Histórica, materializa a luta do Vasco contra o racismo, o preconceito social e o antilusitanismo - completou.

A Resposta Histórica está exposta no Espaço Experiência, em São Januário (Divulgação/Vasco)
LEIA A RESPOSTA HISTÓRICA COM A GRAFIA DA ÉPOCA
"Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.
Officio No 261
Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle,
M. D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos.
As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados.
Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.
Quanto á condição de eliminarmos doze dos nossos jogadores das nossas equipes, resolveu por unanimidade a Directoria do C.R. Vasco da Gama não a dever acceitar, por não se conformar com o processo porque foi feita a investigação das posições sociaes desses nossos consocios, investigação levada a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.
Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um acto pouco digno da nossa parte, sacrificar ao desejo de fazer parte da A.M.E.A., alguns dos que luctaram para que tivessemos entre outras victorias, a do Campeonato de Foot-Ball da Cidade do Rio de Janeiro de 1923.
São esses doze jogadores, jovens, quasi todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o acto publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que elles com tanta galhardia cobriram de glorias.
Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da A.M.E.A.
Queira V. Exa. acceitar os protestos da maior consideração estima de quem tem a honra de subscrever de V. Exa. Atto Vnr., Obrigado.
(a) José Augusto Prestes
Presidente"
A reposta:
"Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.
Officio No 261
Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle,
M. D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos.
As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados.
Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.
Quanto á condição de eliminarmos doze dos nossos jogadores das nossas equipes, resolveu por unanimidade a Directoria do C.R. Vasco da Gama não a dever acceitar, por não se conformar com o processo porque foi feita a investigação das posições sociaes desses nossos consocios, investigação levada a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.
Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um acto pouco digno da nossa parte, sacrificar ao desejo de fazer parte da A.M.E.A., alguns dos que luctaram para que tivessemos entre outras victorias, a do Campeonato de Foot-Ball da Cidade do Rio de Janeiro de 1923.
São esses doze jogadores, jovens, quasi todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o acto publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que elles com tanta galhardia cobriram de glorias.
Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da A.M.E.A.
Queira V. Exa. acceitar os protestos da maior consideração estima de quem tem a honra de subscrever de V. Exa. Atto Vnr., Obrigado.
(a) José Augusto Prestes
Presidente"
cara, que conversa boa! tanto os apresentadores quanto o convidado. muito bom. cheguei aqui por esse corte, mas vou procurar o episódio completo
Independente de cor, classe social, sexo e etc as pessoas devem ocupar cargo por competência e não por coisas que nos separam.
Me inscrevi no canal depois dessa entrevista, parabéns!!
Que papo legal, me identifiquei em vários casos.
Tenho dois filhos do meu segundo casamento que estão comigo. Morei muitos anos em Brasília. Não me considero ignorante e sempre procurei passar minha experiência de vida na engenharia e até de vivência com pessoas mais bem instruidas do que eu para eles. Isto aliado a que em Brasília tem escolas públicas ate rasoavel, me mudei de volta ao interior de SP. Ali vejo que valeu a pena mas, vejo eles dois hoje trabalhando numa empresa retrograda que eles têm condições de terem cargos de chefia e são relegados a cargos menores. Acho que os chefes têm medo de perderem seus postos e um deles o mais velho, está lá há quase cinco anos e não sai de assistente. Quando todos saem de férias ele substitui a todos sem ganhar nenhuma promoção. Esses caras ganham de doze mil a cinquenta mil e ele não chega a três mil. Este é o Brasil!!!
O Brasil para os burgueses , mas o Brasil para os trabalhadores será muito melhor que isso.
Neste caso, se ele tem tal capacitação e não é reconhecido, já deveria ter saído desta empresa e procurado coisa melhor
A mãe dizendo que os dois filhos têm condições de ocupar cargo de chefia... 🤦🏻♂️ "Os circuitos de consagração social serão tanto mais eficazes quanto maior a distância social do objeto consagrado".
Sabendo disso podemos ter mais filhos pra viver nesse mundo maravilhoso.
@@robsonramosmendonca25EXATAMENTE!!! Se não te reconhecem ali, vá em busca disso em outro lugar.
com certeza vai ser uma sessão de comentários bem ponderada e dentro do tom
Essa linguagem já mostrou de onde veio né...BIRUTUBER... 😂😂😂😂
Quando todo mundo fala a mesma língua, fica chato. Eu assisto programas que vão de encontro às minhas concepções. É estranho que nesse podcast nenhum deles discordam entre si, não existe contra ponto. 🤦🏻♂️ Nenhum deles mencionou Wilson Simonal 🤦🏻♂️ Não mencionaram Joaquim Barbosa. Barak Obama.... 😂
Exatamente, todo mundo concordando entre si parece mais uma palestra.
Calejon é de uma lucidez incrível!
Quem vota no PT não pode ser lúcido.
É simplesmente um "galã" em todos os sentidos.
É magnífico ver como o campo das idéias aceita qualquer coisa, inclusive falas imperativas sobre a história,o modo como seria o comportamento humano e a economia. Socialismo deu certo, fala sobre o socialismo hehe
Essa questão é extremamente profunda, um debate onde apenas pessoas com mesmos conceitos não acrescenta nada, só reforça o viés de pensamento.
Capitalismo deu certo?
@@josemartins-kz5ut foi o sistema que mais tirou pessoas da miséria e pobreza, vamos utilizar honestidade intelectual aqui?
Digitando com os pés porque estou aplaudindo este vídeo.
Calejon dando aula como sempre. Os hosts também são excelentes! Parabéns.
O que trás mudança é a busca pelo conhecimento,os brasileiros precisam ler bons livros,montar bibliotecas em casa,incentivar as crianças a praticarem a leitura.
Perfeito, muita lucidez e conhecimento
Uma conversa com começo, meio e fim. Isso leva as pessoas a refletir um pouco sobre isso.
Há 50 anos escuto esse discurso. Como diria Beto Guedes: a lição sabemos de cor, só nos resta aprender.
Eu quero saber da solução. Tem?
revolução
Radical= Ir na raiz do problema. Atacar as causas e não remediar os efeitos com band-aid🤝🏽@@brunotavares3250
@@brunotavares3250 Perfeito por vias convencionais o capitalismo nunca deixará.
@@brunotavares3250 Jesus é a revolução
Excelente Reflexão !!!
Q conversa maravilhosa q show pq os brasileiros não acordam
É mais fácil enganar um homem do que convencer ele que está sendo enganado.
Caralho que frase
Estou conhecendo o canal de vocês através desse vídeo. Parabéns pelo conteúdo a muito tempo não achava muito entrevista interessante dessa forma. Irei começar a acompanhar vocês.
Calejon é um camarada inteligente demais pra minha cognição. ❤❤❤❤❤❤❤❤
Parabéns estamos juntos fé sempre democracia sempre progressistas sempre tmj...
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Adicionando um elemento ao pensamento crítico, além de não aceitar sem questionar uma ideia ou opinião, é também ser capaz de questionar aquelas que nem precisaram ser aceitas (em algum sentido) para ser interiorizadas como corretas ou erradas e que fazem parte das bases de nossas próprias visões de mundo, ou seja, é saber tb, crítica e profundamente, pq se acredita em algo.😊
muito boa a entrevista trazendo várias reflexões que tento sempre conversar sobre com minha família
Conversa enriquecedora. Parabéns 👏👏👏
Pode crê! Gostei da desenvoltura do entrevistador .
+ 1 inscrito🙏
A explanação a partir de 22:30 deveria chegar a todos brasileiros. Pena que após 1 mês somente 26 mil visualisações.
cara esse canal foi uma ótima surpresa excelente conteúdo
Excelentes análises sobre o metabolismo social e o perverso mundo do trabalho no impiedoso sistema capitalista. Parabéns ao programa, que eu desconhecia, e ao incrível César Calejon.
esse canal foi uma descoberta e tanto, otimo trabalho guris.
Interessante como culpam o capitalismo por todo o sofrimento da sociedade quando na verdade a culpa é totalmente do estado que seria responsável pela manutenção do bem estar social e deveria garantir acesso a educação, segurança e qualificação profissional para todas as classes sociais ou alguém aqui discorda que seria muito melhor para o capitalismo um povo plena capacidade de produção e consumo de bens?
longe disso, você acha que seria bom pra um capitalista, dono de fábrica ou empregador, uma sociedade com pleno emprego, trabalhadores bem educados, politizados, saúde e educação plena e bem organizados?
Quando o desemprego come solto, você torna o trabalho cada vez mais e simples e portanto menos dependente de uma mão de obra especializada e uma fila de trabalhadores com a barriga roncando e a família passando necessidade em casa, você tem a receita perfeita pra oferecer salário baixos e péssimas condições de trabalho. Qual a forma mais rápida de se aumentar a margem de lucro? Diminui o custo da mão de obra. O trabalhador que pedir uma promoção, vale refeição, auxílio ou qualquer outro direito trabalhista, você manda pra rua pq tem mais uma fila de desesperados querendo a vaga dele.
Isso não sou eu falando, o que nao falta é depoimento de bilionário defendendo mais desemprego.
Parabens senhores.a entrevista e uma vedadeira aula.parabens mesmo
O grande problema de hoje é a polarização,as pessoas não conseguem enxergar que em todos os sistemas econômicos há vantagens e desvantagens, o mais próximo do ideal pra mim é o sistema nórdico,e mesmo assim não é perfeito.
"Sistema nórdico" é país colonialista ou paraíso fiscal.
@@joaopitombeirasabe muito, a galera defende esses países nórdicos sem saber que todos eles tiveram colônias e exploram países da periferia com suas empresas estatais kkkkkkkkk
A pergunta foi excelente e a resposta contribuiu com ela.
Excelente papo. Adoraria participar e contribuir com o ponto de vista ecológico sobre esse assunto.
Provavelmente o convidado saiu com dor no pescoço. A ergonomia do cenário é péssima para a comunicação entre eles. Entretanto, cabe dizer que o conteúdo abordado é, inexoravelmente, muito relevante e, por sinal, muito bem explorado. Mas que a forma como eles postam as cadeiras e sofás é osso. Aí está, falei.
No momento que ele fala que é mais fácil marginalizar um nordestino que veio do chão de fábrica do que um ex capitão do olho claro que defende o status quo eu me arrepiei cara.
Nem sempre existiu a moralidade. Não é uma característica humana, mas sim uma FERRAMENTA.
Calejon um Idealista!!!
Calejon um MATERIALISTA.
Calej😊on é gênio!
Muito esclarecedor esse diálogo, genial.
Amei. Que bate papo esclarecedor ❤
Calejon foi muito preciso em sua análise!
Bom ouvir o Calejon 👏🏾
Boa conversa. So um contraponto: sem as armas, o cubano que participou alfabetizando adultos nao teria do seu lado um poder politico que permitisse o seu trabalho.
Infelizmente nenhuma classe abriu mão de poder por causa da conscientização das pessoas. Primeiro veio a organização de uma resistencia, a tomada politica do poder, normalmente armada, e ai sim o poder politico atuando em prol da emancipação plena dos trabalhadores.
Buscar a emancipação fofinha sem considerar a necessidade de defender a classe dos ataques armados da classe dominante é acabar como o Chile do Allende. As armas infelizmente precisam estar no horizonte como provàvel necessidade pra uma mudanca real.
excelente ponto camarada, só lembrando que a última vez que um governo realmente socialista ascendeu democraticamente, foi bombardeado e derrubado pra dar lugar a uma das ditaduras mais brutais já vistas na América Latina. Jamais esqueceremos de Allende!
No Brasil, o único projeto de governo minimamente reformista (longe de ser socialista) foi derrubado pra dar lugar a ditadura empresarial-militar
Para as pessoas ascenderem deve haver educação de qualidade e que a Justiça funcione pra todos....
tu viu o mesmo video que eu? 🤔
Sou pobre,e em momento algum vejo O Rico do Lago Sul região Nobre aqui de Brasília como meu inimigo ou responsável pelas minhas condições. Mas sim o estado que não sai das costas do pobre. Comem bem vestem bem anda nos melhores lugares. Sou testemunho ocular vivo disso moro aqui do lado, e fazem tudo com nosso dinheiro.
Tá tudo nas costas do pobre. O estado, as empresas, a mídia, a classe aristocrática, o burguês, o capitalista, a classe média. Mas somente uma escolha pode fazer a diferença, sou pobre pelo pobre ou sou pobre por quem está nas costas de nós pobres?
@Sim o estado é formado pelos podres de ricos. Os servidores devem ganhar bem para manter os direitos dos velhos patrões e continuar mandando e explorando a maioria. Falta politicos de esquerda/povo com diligência e menos debate, mais ações de enfrentamento dos baroes colôniais e mídia rentista.
Mais você só É pobre porquê você quê conhecimentos ti liberta meu amigo
A história falada no vídeo realmente ilustra que patrões tendem a valorizar o empregado somente quando notam que podem perdê-lo. Por outro lado, nada garante que o trabalhador teria maior chance de aumentar seu salário num sistema comunista. Em empregos públicos, normalmente só se consegue aumento com greve ou em troca de apoio político. Se o regime for autoritário, nem direito de greve existe.
A disputa entre Roriz e Cristovam no DF ilustra bem porque muitas vezes os pobres preferem a direita. Roriz era acusado de ser populista por criar vários novos bairros destinados aos mais pobres, enquanto Cristovam apelava para a responsabilidade ambiental e o perigo de aumentar a quantidade de habitantes do DF, um discurso que tinha maior apelo à classe média que já morava ali.
Conheço muita gente de classe mais baixa que é eternamente grata ao Roriz porque ainda hoje moram no lote que receberam dele. E muita gente de classe média que acusa essas pessoas de serem peões ignorantes que são comprados por pouco e não sabem que o quer importa é o investimento na educação. Ora, se você chega de outro estado, não tem nada e recebe um lote, obviamente aquilo representará muito para você.
Discussão Essencial 👏👏👏👏👏
Primeira vez que vejo alguém q sabe o que é capitalismo do micro ao macro num nível experiêncial e lógico. Me identifico, concordo e acho q minha missão é a mesma que a dele. Despertar o gado!!!!!
Que importante esse bate papo, obrigado!
O Socialismo, para identificação dos problemas, é excelente. O que me desanima são as soluções...
bravo.Estoiu lendo olivro "historia do capitalismo" o autor é frances e gosto muito.
Quem conhece um pouco de História, jamais fica à Direita de ninguém.
Muito aprendizado!!!
Dois caras brancos "privilegiados" em um ambiente climatizado, entrevistando outro cada "branco privilegiado ", criticando um sistema social que exclui os negros e mulheres , que são maioria da população . Ou seja; exatamente o que eles estão fazendo na entrevista. Excluindo negros e mulheres da conversa.
Utilizando como canal de comunicação uma rede social criada no país mais capitalista do mundo, (provavelmente ganhando dinheiro com isso, através da monetização ), para criticar o capitalismo.
O outro, entusiasta do controle maior do estado, em detrimento da iniciativa privada, relata que estudou em colégio particular, e também na escola pública, e chegou a conclusão que a última é muito atrasada em relação á primeira.
Parabéns aos envolvidos
Perfeito
Isso so reafirma que o que eles estao dizendo é verdade
Tem horas que o algoritmo presta viu, muito bom o video
Muito boas as análises de como a sociedade Brasil olha pros empregadores.
Como os escravizados que apanhavam e comiam sobras e ainda agradeciam o "nhonhô".
Isso aqui poderia ser um podcast de Humor facilmente kkkkkkkkkk
Ótimo show galera kkkkkkkkk
beleza então, vc deve ser um seguidor de coach motivacional e acha que vai vencer na vida quando comprar uma casa caixote e um golf gti. brasileiro medio
Perfeito!
Muito interessante as ideias desse canal, já estou inscrito.
Esse canal é sensacional! Vocês estao no spotify?
O indivíduo que assiste a está aula sobre a realidade capitalista BR e não concorda com tudo que foi dito, precisa rapidamente rever seu conceitos.
Oxi, discordar faz parte do jogo cara, eu msm n concordei com nada do q foi dito
@@bumble.bee22 então tu prefere ser burro de carga?
@@bumble.bee22 kkkkkkkkkk pq não? cade seus contrapontos? oque ele falou de errado?
Ótima análise sobre o sistema de exploração do capitalismo.
Falta falar sobre o sistema de exploração do socialismo.
no socialismo náo há exploraçāo, é verdade, você è escravo de nascença, nāo tem escolha, nāo tem alma, no capitalismo se eu não quiser ser explorado viro mendigo, no socialismo sou preso ou morto, que viagem.
PS: deixa eu voltar a ser explorado aqui debaixo desse ar condicionado, com minha comidinha esquentada no microondas,,,
Por mais conversas assim no meio do futebol 🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪
Rola enquadrar esse corte ? Pqp perfeito
Papo interessante 👊🏽
Me incomoda bastante o posto de superioridade intelectual que o convidado se coloca, é uma arrogancia inacreditavel e chega a ser comico todo esse discurso vindo de 3 homens brancos. Nao tem uma meia culpa aí, ao contrario só tem dedo em riste.
Um dedo apontando pra pessoas que sao tao participantes do sistema quanto eles, o rodolfo chega ao ponto de culpar uma chefe mulher, como se ele que fosse o mais afetado e nao reconhecendo o quanto ela sofreu tb nesse sistema e acabou colocado na posicao que estava.
Parece que ta faltando humanidade e autocritica dos membros da mesa
Queria tomar o que vc tomou pra ter essa interpretação, em nenhum momento eles culpam as pessoas que sofrem com essa sistema, mas sim o sistema em si. Quando ele fala da chefe dele é bem óbvio que ele tá falando do modo de funcionamento da empresa
@@brunoneis Vc é bem burrinho pra não entender rs
Não tem nenhuma arrogância, é que o convidado bateu em tudo que você acredita, e você achou uma postura arrogante dele, apesar de não ser. E inclusive, você deturpou boa parte da explanação dele ao reduzir as críticas ao SISTEMA CAPITALISTA como se ele estivesse individualizando a crítica, na chefe mulher, no patrão.. O César não disse isso, ele bateu no MODELO.
Impressionante mesmo. Extremista! E negacionista. O comunismo 100% das vezes gerou fome, ditadura, genocídio, falência. Pessoal q luta contra a matemática e contra a história da humanidade.
Ainda tem imbecis que dão curtida pra esse tipo de comentário bosta de um cara que nem mesmo usa a sua foto no seu perfil.
Da pra ver o nível de caráter intelectual que o indivíduo demonstra ter. Pq além de ser um ignorante, é um surdo ou se faz disso ao ponto de dizer um monte de mentiras sobre as falas do convidado no seu patético comentário.
Fantástico simplesmente Fantástico
Alto nivel o papo. Parabéns
O socialismo é um capitalismo onde só a casta governante tem privilégios. Os caras são inteligentes ou a população é ignorante?
Pqp...o outro resumindo o mundo e sua história em um achismo dele mesmo para consigo 🙄
Isso é o capitalismo, socialismo é quando aas pessoas tem mais oportunidades de igual pra igual
O Capitalismo privilegia uma casta que domina o poder financeiro e influencia o poder político.
Então essa sua idéia de "socialismo" aí está culpando outra coisa...
Ótima definição!
@@Evq8315 baseado em quê? Tudo o que ele falou aí é puro achismo.
cuidado, especialmente aos jovens. Apesar de parecer correto, o interlocutor comete vários equívocos tanto em interpretações de autores quanto de conceitos básicos.
Seria excelente se apontasse esses equívocos. Só pra não deixar os jovens confusos.
Engraçado, chamar de burro quem não concorda com ele. Mandou mal, Rodolfo. Mas pior do que falar é pensar isso.
Até mesmo pq isso é elitista, pq ninguém sabe todas as verdades, concordo com vc.
Pois é!”bem democrático “
Parabéns pelo diálogo. 🤘🤘🤘🤘🤘
Sen-sa-cio-nal!! Não conhecia o canal. Tô seguindo agora mesmo!
Excelente debate. Senti falta da menção á pobreza e exploração das e dos indígenas. Não culpo vcs. É uma invisibilização que precisamos combater. Sou indígena BORUM KREN, estamos em retomada e ressurgência na região de Ouro Preto, Mariana e Itabirito-MG.
PQP.....esse discurso de indígena na cidade grande querendo vantagens pela sua raça, mas sem dar a contrapartida que os demais fazem: trabalhar, é foda, irmão!!!! Parem de vitimismo! Na cidade, é estudar, se aprimorar, melhorar sempre, trabalhar muito e, se der sorte de estar no lugar certo na hora certa, ser visto e ser lembrado! Se não quer se esforçar, que volte pra mata, pois a mãe natureza te dará tudo, mas até lá, vc terá que caçar pra comer, ou seja sem trabalho, não tem como matar a fome. Na cidade não é diferente, só que não pegamos em facas ou arco e flecha, mas pegamos a carteira com a grana obtida com o suor do trabalho pra poder comprar a carne (da caça) no açougue!!! A questão é onde VOCÊ prefere estar e agir! Não pode estar na "mãe natureza" e querer comprar a caça. E nem estar na cidade e querer que a "mãe cidade" te dê a caça!!!
Belo papo. Conteúdo muito interessante!