Muito bacana o vídeo! Poderia falar sobre a Técnica utilizada? Até onde sei, para Ruído é necessário inserir Nível de pressão sonora instantânea dB(A) conforme NR15, e para os demais riscos? Posso apenas inserir Análise qualitativa?
Muito bom, se possível posteriormente comentar sobre os outros campos do mesmo, tais como: Regime de revezamento, Cód. GFIP e quando não havia mensurado medições na época empregatícia do colaborador como ficaria se consideraria as medições atuais ou as primeiras medições? Ex. empregado laborou do ano 2000 a 2010 e as medições só foram realizadas no ano de 2011 o mesmo solicitou o PPP no ano de 2015 e de lá pra cá foram realizadas 5 medições/avaliações com valores diferentes, qual valor eu coloco no PPP do mesmo? E no caso do colaborador ter trabalhado 3 anos na empresa na mesma função e o LTCAT de cada ano deu uma dose de ruído diferente, qual dose eu coloco a mais recente, a atual ou a dose mais alta?
Mario, só uma dúvida, no item 9.1.5.1 da NR 9, transcrevo "Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som". Logo não cita a umidade! Na ACGIH não cita a umidade. Portanto, devo considerar no PPRA?
tenho dúvidas quanto ao código GFIP e minha maior dúvida é... quando não temos registro dos riscos ambientais, o que fazer?
8 ปีที่แล้ว +3
Micael Rodrigues o critério para o código GFIP é este: (em branco) - Sem exposição a agente nocivo. Trabalhador nunca esteve exposto. 01 - Não exposição a agente nocivo. Trabalhador já esteve exposto. 02 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho); 03 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho); 04 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho). Para os trabalhadores com mais de um vínculo empregatício (ou mais de uma fonte pagadora), informar os códigos a seguir: 05 - Não exposto a agente nocivo; 06 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho); 07 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho); 08 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho).
@ como fica essa codificação para o agente de risco químico: sílica? Há diferença de poeira respirável com sílica ou sílica livre cristalina para aposentadoria especial? No caso me refiro a um único vínculo de trabalho.
bom dia ... nossa empresa prestava serviços dentro das instalações de uma grande empresa do ramo de maquinas pesadas aqui em Belém-PA durante o periodo de 1994 a 2002 e atualmente temos nossas próprias instalações ... e os técnicos de segurança que haviam na época, era da empresa que contratou a nossa empresa. então, anos se passaram e um dos meus funcionários está solicitando o PPP e os técnicos de segurança que haviam na época não trabalham mais na empresa contratante. o que fazer para conseguir colocar o nome do técnico de segurança no formulário PPP ?
Doutor, sou Encarregado de Almoxarifado e estou com 51 anos de idade e 33 de contribuição. Na Empresa que eu trabalho, à 13 anos, eu não trabalho diretamente com produtos químicos, mas recebo e confiro esses produtos. Meu setor de trabalho (ALMOXARIFADO), fica uns 20 ou 25 metros do estoque e manuseio desses produto químicos. Minha pergunta é a seguinte: Daqui uns 2 anos ( já com 35 de contribuição ), posso pedir meu PPP para me aposentar na regra 3 do INSS ???? ( PEDÁGIO de 50% MAIS FATOR PREVIDENCIÁRIO) E nesse caso, através do PPP, reduzir esse pedágio de 50% ?? Já me escrevi no seu Canal. Peço por gentileza sua resposta e desde já, agradeço.
Primeiramente Parabéns pelo Vídeo. Gostaria de tirar duvida quanto ao campo 13.7. Dos códigos para e impacto economizo para cada um deles. Fui desligado e a empresa apresentou o PPP com todos os códigos em Zero. Após solicitar revisão, utilizaram o código 4, estaria correto para um trabalhador Off-Shore, que trabalha com exposição a ruído, eventualmente a produtos químicos, voo de helicópteros?
Luciano, o critério para o código GFIP é este: (em branco) - Sem exposição a agente nocivo. Trabalhador nunca esteve exposto. 01 - Não exposição a agente nocivo. Trabalhador já esteve exposto. 02 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho); 03 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho); 04 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho). Para os trabalhadores com mais de um vínculo empregatício (ou mais de uma fonte pagadora), informar os códigos a seguir: 05 - Não exposto a agente nocivo; 06 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho); 07 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho); 08 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho). Na verdade só temos como saber se está correto ou não com uma avaliação mais detalhada, pois depende do tipo de produto químico, sua concentração, tempo de exposição, o mesmo estudo precisaria ser em relação ao ruído.
Uma dúvida:o colaborador foi contratado e trabalhou apenas 10 dias em uma obra e foi desligado. No cronograma de ação do PGR está previsto a elaboração do LTCAT apenas no mês posterior ao seu desligamento, nesse caso como não tenho informação de analise quantitativa do período de 10 dias trabalho na obra, como devo preencher o PPP? Posso levar em consideração LTCAT de outras obras semelhantes para preencher o PPP ?
Trabalhei no almoxarifado de uma empresa o qual continha materiais químicos, tais como ,ácido nítrico, amônia, cianeto de sódio, ácido sulfúrico, e outros. Eu recebia insalubridade. 40% Do salário mínimo. Porém, a PPP que me forneceram não mencionaram esses materiais químicos. Por que ?
o lauto pericial de periculosidade ganho na justiça do trabalho pode entrar para aposentadoria especial ja que a empresa è omiça com o ppp e nao apontou o mesmo no documemento?
Olá Professor Mário, gosto muito do seu trabalho. Gostaria de saber onde constam os requisitos que devem ter no PPP e o que não deve ter. Você disse para dar uma olhada no ANEXO IV do decreto 3048/91, porém ao pesquisar esse anexo trata de ANEXO IV CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES NOCIVOS. Estou olhando errado? Obrigado e parabéns!
Uma dúvida:o colaborador foi contratado e trabalhou apenas 10 dias em uma obra e foi desligado. No cronograma de ação do PGR está previsto a elaboração do LTCAT apenas no mês posterior ao seu desligamento, nesse caso como não tenho informação de analise quantitativa do período de 10 dias trabalho na obra, como devo preencher o PPP? Posso levar em consideração LTCAT de outras obras semelhantes para preencher o PPP ?
Boa tarde.. Uma informação por favor. . No item responsável pelos riscos ambientais e biológicos a data tem que constar a data que nós trabalhadores entramos e a data que saímos da empresa .
6 ปีที่แล้ว
Sim. As datas correspondentes a cada função exercida na empresa (do primeiro ao último dia)
SST é o Canal .. Se a empresa e o técnico de segurança do trabalho se recusarem a preencher com a data de quando eu entrei na empresa. . O que devo fazer Dr.
A data de admissão e demissão è feita segunda a carteira de trabalho não há como nenhuma empresa modificar isso, mas se você teve outras funções que não estão descritas na carteira aí fica difícil.
Bom dia Dr eu trabalho no aeroporto de Viracopos em Campinas em transportadoras dentro do eroporto mesmo dês de 1995 / 5 delas me deu o PPP más nenhuma costa nada mais aqui dentro tem muita barulho de empilhadeiras é de degimagem de avião só quê não entendo nada eu queria que ó Dr me responde ce tenho direito em algumas coisas porque tenho 35 anos de contribuição e 58 anos e alguns meses de idade vou dar entrada na aposentaria por tempo de serviço será que consigo alguma coisa pôde me responder por favor obrigada um BOM DIA
Boa tarde ,primeiro parabéns pelo canal, tenho uma perguntinha ,gari ou coletores de lixo tem direito a a aposentadoria especial . O meu pai e funcionário público municipal , e desde 1992 ele vem exercendo essa função ,ele teria direito a se aposentar com 25 anos de contribuição. Ficarei muito grato pela resposta .
Como que meu advogado nunca argumentou nada sobre isso na empresa ou a mim mesmo sobre esses detalhes,eu com um processo sobre aposentadoria especial!? Fica aqui a minha dúvida. Ou seja que meu ppp esteja errado em vários fatores
Boa noite a empresa colocou na ppp que trabalhei 6 anos como operador de empilhadeira porem na carteira só trabalhei 10 meses o restante foi como operador de maquina, no caso setor que trabalhei foi o mesmo estamparia . Ela colocou nivel alto de ruido acima de 90 decibeis o que está correto como devo proceder obrigado.
estou com 7 anos de empresa , so que 4 anos afastado por auxilio doença, minhas duas peguntas sao; 1 ; tirei o meu CNIS no INSS nela tem a quantidade das empresas e tempo que trabalhei na mesma funçao de metalugico no total de 25 anos comprovado no CNIS, mesmo ha 4 anos de auxilio doença posso pedir o PPP da atual empresa 2 ; comecei a trabalhar em 1986 até agora só trabalhei como metalurgico na carteira comprovado no CNIS minha duvida é; de 86 precisa do PPP por favor me tira essa duvida
Bom dia, a empresa em que trabalhei de 98 a 2003, emitiu um PPP baseado na meu cargo ( mec. man.de aeronaves), porem trabalhava com função de de inspetor de ensaios não destrutivos com derivados de petróleos, solventes, diversos tipos de ácidos ( sufurico, , fosfórico, fluorídrico...) e assinei diversos documentos quanto a isto, porem a empresa alegou que o PPP é baseado no meu Cargo que está na carteira de trabalho e não nas minhas atividades e não quer corrigir.
Boa noite, Eu trabalho numa empresa de construção civil, trabalho com lixadeira furadeira serra policorte martelete elétrico e pneumático, o juiz pediu o meu ppp em um processo q movo contra o inss, a empresa preencheu o meu ppp e ruído colocou 75dba e o máximo 82dba está correto trabalho com equipamentos com muito ruído...
Mário, boa noite! Primeiramente, parabéns pelo canal. Tenho uma dúvida! Qual informação devo colocar no PPP, quando não tenho as informações necessárias, devido não ter sido criado o PPRA ou LTCAT?
BOA NOITE MARIO, SOU SERVIDOR DA SAÚDE HÁ MAIS DE 25 ANOS, SE EU SOLICITAR O "PPP" SOU OBRIGADO A ME APOSENTAR ASSIM QUE RECEBE-LO, SE NÃO, E FICANDO COMPROVADA A EXPOSIÇÃO A AGENTES NOCIVOS À SAÚDE, POSSO SOLICITAR A TROCA DA GRATIFICAÇÃO DE PERIGO LABORAL QUE É PAGA A TODOS, SEM DISTINÇÃO DE FUNÇÃO, PELA GRATIFICAÇÃO DE INSALUBRIDADE USANDO O RESULTADO DO "PPP"??
O PPP deve ser entregue pela sua empresa no dia que você for desligado, que não necessariamente é o dia que você se aposentou, ou seja, vc irá receber e não necessariamente se aposentar. Não é possível trocar gratificação, pois são adicionais diferentes.
Uma duvida se um colaborador foi registrado 4 vezes na mesma empresa com a mesma função como devo preencher o PPP devo fazer 4 PPPs ou colocar td os 4 registros no mesmo PPP ?
Boa noite Mario, primeiro gostaria de saber a diferença entre gratificação de perigo laboral e a de por insalubridade? Como você sabe, o estado não dá de bom grado nenhum comprovante de tuas atividades insalubres, minha aposentadoria sem o tempo especial, está prevista aos 35 anos de serviço, então se eu não posso trocar a gratificação de perigo laboral, posso usar o resultado do "PPP" para solicitar a gratificação por insalubride? desde já agradeço!!
8 ปีที่แล้ว
Nem todo agente insalubre estará presente no PPP. A insalubridade tem por base a NR 15 e o PPP tem por base o anexo IV do Decreto 3048/89. Então não necessariamente servirá como argumento.
Ola! Parabéns pelas informações! Estou com uma duvida. Trabalhei continuamente em área de risco...calor e ruido. Minha empresa mevdeu a PPP e no item 18.1, existe uma falha de dous meses entre um responsável e outro...é possível a previdência trancar? Grato!
6 ปีที่แล้ว +1
Não entendi bem a pergunta, que tipo de falha? Se a informação do perigo está registrada não deveria ser um problema.
SST é o Canal Grato por responder... O que existe é uma lacuna de dois meses entre um responsável técnico e outro nas datas do item 18.1...os riscos estão todos marcados. SDS.
Olá vcs podem me informarem se PPP enviado pelo e-mail pela empresa a qual prestei o serviço tem valor para aposentadoria? Por favor não deixe de responde-me. Grata
5 ปีที่แล้ว +1
O problema é a assinatura e o carimbo. O ideal é que fosse o documento original.
O P.P.P. é preenchido pela empresa. Quem erra no preenchimento do P.P.P. É a empresa. "Quem erra nos PPPs São empresas pequenas." Errado! Eu trabalhei em uma gigante do ramo industrial. Me P.P.P está totalmente errado.
Bom dia !! Gostaria de tirar uma dúvida , tenho q ter os PPP de todas empresa q trabalhei , sou vigilante trabalho armado a 12 anos e ja e a terceira empresa que trabalho !! Todas elas foram empresas de vigilante patrimonial e transporte de valores !! Pra minha futura aposentadoria tenho q ter os PPP de todas elas ? Obg !!
Vc diz que o PPRA é realizado com base na nr 15? Nao é na 9. E vc diz que a umidade deve ser contemplado no PPRA. Pq no item da nr 9, onde consideram os agentes do risco físico, não tem a umidade descrito?
8 ปีที่แล้ว
Os limites de tolerância são baseados na NR15 e quando não estão nestes na ACGIH.
A metodologia do PPRA é com base na NR9; já, os Limites de tolerância, laudos e afins, tem que ser com base na NR15. Todos aqueles riscos devem ser contemplados. Agora, a sua pergunta sobre o subitem 9.1.5.1: A expressão [tais como] pode gerar certa impressão de que é apenas aquilo citado posteriormente; porém, creio eu, que seja apenas alguns exemplos. Não que sejam os únicos.
trabalho a vinte e dois anos pintando carros em uma conssecionaria quando eu posso me aposentar
7 ปีที่แล้ว +1
A aposentadoria especial não depende do tipo de função, mas sim da exposição a determinados agentes ambientais, para isso é necessária a elaboração de um LTCAT e posterior preenchimento do PPP
Teoricamente , si. mas não recomendo pois os documentos têm focos diferentes e caso você não tenha um bom conhecimento sobre o assunto pode acabar inserindo riscos que não devem constar no PPP.
@@nestorwneto Mestre bom dia! Minha dúvida é a seguinte! Se no PPRA no agente químico FUMO metálicos está assim no resultado: "de acordo com o cronograma do ppra " o q eu coloco no PPP? No item exposição a fatores de risco? Obrigado
estou no parte final do curso técnico em segurança do trabalho. Obrigado pelas informações importantes passadas de forma bem clara.
Show de bola!
Falou muito em poucas palavras!
Obrigado!
Por favor faca um vídeo ensinando preencher o PPP item por item , obgado!!!!
Muito bacana o vídeo! Poderia falar sobre a Técnica utilizada? Até onde sei, para Ruído é necessário inserir Nível de pressão sonora instantânea dB(A) conforme NR15, e para os demais riscos? Posso apenas inserir Análise qualitativa?
Ótimo conteúdo!!!
Bom dia amigo.
Caso na época nos ano 90 não existia laudo na empresa. O que fazer.
Excelente video, tive excelentes informacoes!
Muito bom!! parabéns pelo canal
Muito bom, se possível posteriormente comentar sobre os outros campos do mesmo, tais como: Regime de revezamento, Cód. GFIP e quando não havia mensurado medições na época empregatícia do colaborador como ficaria se consideraria as medições atuais ou as primeiras medições? Ex. empregado laborou do ano 2000 a 2010 e as medições só foram realizadas no ano de 2011 o mesmo solicitou o PPP no ano de 2015 e de lá pra cá foram realizadas 5 medições/avaliações com valores diferentes, qual valor eu coloco no PPP do mesmo? E no caso do colaborador ter trabalhado 3 anos na empresa na mesma função e o LTCAT de cada ano deu uma dose de ruído diferente, qual dose eu coloco a mais recente, a atual ou a dose mais alta?
Exposições diferentes, nesse caso pode preencher os períodos mostrando cada uma delas.
Abrçs
Se bem que se todas estiverem acima do LT não fará diferença nenhuma.
Bacana,gostei de mais!!!
Fera!!
Mario, só uma dúvida, no item 9.1.5.1 da NR 9, transcrevo "Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som". Logo não cita a umidade! Na ACGIH não cita a umidade. Portanto, devo considerar no PPRA?
tenho dúvidas quanto ao código GFIP e minha maior dúvida é... quando não temos registro dos riscos ambientais, o que fazer?
Micael Rodrigues o critério para o código GFIP é este:
(em branco) - Sem exposição a agente nocivo. Trabalhador nunca esteve exposto.
01 - Não exposição a agente nocivo. Trabalhador já esteve exposto.
02 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho);
03 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho);
04 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho).
Para os trabalhadores com mais de um vínculo empregatício (ou mais de uma fonte pagadora), informar os
códigos a seguir:
05 - Não exposto a agente nocivo;
06 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho);
07 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho);
08 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho).
@ como fica essa codificação para o agente de risco químico: sílica? Há diferença de poeira respirável com sílica ou sílica livre cristalina para aposentadoria especial? No caso me refiro a um único vínculo de trabalho.
Parabens pelas dicas !!
bom dia ... nossa empresa prestava serviços dentro das instalações de uma grande empresa do ramo de maquinas pesadas aqui em Belém-PA durante o periodo de 1994 a 2002 e atualmente temos nossas próprias instalações ... e os técnicos de segurança que haviam na época, era da empresa que contratou a nossa empresa. então, anos se passaram e um dos meus funcionários está solicitando o PPP e os técnicos de segurança que haviam na época não trabalham mais na empresa contratante. o que fazer para conseguir colocar o nome do técnico de segurança no formulário PPP ?
Doutor, sou Encarregado de Almoxarifado e estou com 51 anos de idade e 33 de contribuição. Na Empresa que eu trabalho, à 13 anos, eu não trabalho diretamente com produtos químicos, mas recebo e confiro esses produtos. Meu setor de trabalho (ALMOXARIFADO), fica uns 20 ou 25 metros do estoque e manuseio desses produto químicos. Minha pergunta é a seguinte: Daqui uns 2 anos ( já com 35 de contribuição ), posso pedir meu PPP para me aposentar na regra 3 do INSS ???? ( PEDÁGIO de 50% MAIS FATOR PREVIDENCIÁRIO)
E nesse caso, através do PPP, reduzir esse pedágio de 50% ?? Já me escrevi no seu Canal. Peço por gentileza sua resposta e desde já, agradeço.
Primeiramente Parabéns pelo Vídeo.
Gostaria de tirar duvida quanto ao campo 13.7. Dos códigos para e impacto economizo para cada um deles.
Fui desligado e a empresa apresentou o PPP com todos os códigos em Zero. Após solicitar revisão, utilizaram o código 4, estaria correto para um trabalhador Off-Shore, que trabalha com exposição a ruído, eventualmente a produtos químicos, voo de helicópteros?
Luciano, o critério para o código GFIP é este:
(em branco) - Sem exposição a agente nocivo. Trabalhador nunca esteve exposto.
01 - Não exposição a agente nocivo. Trabalhador já esteve exposto.
02 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho);
03 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho);
04 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho).
Para os trabalhadores com mais de um vínculo empregatício (ou mais de uma fonte pagadora), informar os
códigos a seguir:
05 - Não exposto a agente nocivo;
06 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho);
07 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho);
08 - Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho).
Na verdade só temos como saber se está correto ou não com uma avaliação mais detalhada, pois depende do tipo de produto químico, sua concentração, tempo de exposição, o mesmo estudo precisaria ser em relação ao ruído.
Uma dúvida:o colaborador foi contratado e trabalhou apenas 10 dias em uma obra e foi desligado. No cronograma de ação do PGR está previsto a elaboração do LTCAT apenas no mês posterior ao seu desligamento, nesse caso como não tenho informação de analise quantitativa do período de 10 dias trabalho na obra, como devo preencher o PPP?
Posso levar em consideração LTCAT de outras obras semelhantes para preencher o PPP ?
Trabalhei no almoxarifado de uma empresa o qual continha materiais químicos, tais como ,ácido nítrico, amônia, cianeto de sódio, ácido sulfúrico, e outros. Eu recebia insalubridade. 40% Do salário mínimo.
Porém, a PPP que me forneceram não mencionaram esses materiais químicos.
Por que ?
Boa noite, o resultado por exemplo de uma medição de ruído, posso colocar no PPP, formulário?
Professor, se o PPP deve ser feito com base no LTCAT, como faço para preencher os espaços referentes a cada ano? Se o LTCAT não é anual
o lauto pericial de periculosidade ganho na justiça do trabalho pode entrar para aposentadoria especial ja que a empresa è omiça com o ppp e nao apontou o mesmo no documemento?
Como provar se o que assinou e realmente um representante legal ?
Olá Professor Mário, gosto muito do seu trabalho. Gostaria de saber onde constam os requisitos que devem ter no PPP e o que não deve ter. Você disse para dar uma olhada no ANEXO IV do decreto 3048/91, porém ao pesquisar esse anexo trata de ANEXO IV
CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES NOCIVOS. Estou olhando errado?
Obrigado e parabéns!
Uma dúvida:o colaborador foi contratado e trabalhou apenas 10 dias em uma obra e foi desligado. No cronograma de ação do PGR está previsto a elaboração do LTCAT apenas no mês posterior ao seu desligamento, nesse caso como não tenho informação de analise quantitativa do período de 10 dias trabalho na obra, como devo preencher o PPP?
Posso levar em consideração LTCAT de outras obras semelhantes para preencher o PPP ?
Boa tarde..
Uma informação por favor. .
No item responsável pelos riscos ambientais e biológicos a data tem que constar a data que nós trabalhadores entramos e a data que saímos da empresa .
Sim. As datas correspondentes a cada função exercida na empresa (do primeiro ao último dia)
SST é o Canal ..
Muito obrigado
SST é o Canal ..
Se a empresa e o técnico de segurança do trabalho se recusarem a preencher com a data de quando eu entrei na empresa. .
O que devo fazer Dr.
A data de admissão e demissão è feita segunda a carteira de trabalho não há como nenhuma empresa modificar isso, mas se você teve outras funções que não estão descritas na carteira aí fica difícil.
Bom dia Dr eu trabalho no aeroporto de Viracopos em Campinas em transportadoras dentro do eroporto mesmo dês de 1995 / 5 delas me deu o PPP más nenhuma costa nada mais aqui dentro tem muita barulho de empilhadeiras é de degimagem de avião só quê não entendo nada eu queria que ó Dr me responde ce tenho direito em algumas coisas porque tenho 35 anos de contribuição e 58 anos e alguns meses de idade vou dar entrada na aposentaria por tempo de serviço será que consigo alguma coisa pôde me responder por favor obrigada um BOM DIA
muito bom!
A empresa em que trabalhava fechou, como conseguir o Ppp?
Boa tarde ,primeiro parabéns pelo canal, tenho uma perguntinha ,gari ou coletores de lixo tem direito a a aposentadoria especial . O meu pai e funcionário público municipal , e desde 1992 ele vem exercendo essa função ,ele teria direito a se aposentar com 25 anos de contribuição. Ficarei muito grato pela resposta .
Como que meu advogado nunca argumentou nada sobre isso na empresa ou a mim mesmo sobre esses detalhes,eu com um processo sobre aposentadoria especial!? Fica aqui a minha dúvida. Ou seja que meu ppp esteja errado em vários fatores
Boa noite a empresa colocou na ppp que trabalhei 6 anos como operador de empilhadeira porem na carteira só trabalhei 10 meses o restante foi como operador de maquina, no caso setor que trabalhei foi o mesmo estamparia . Ela colocou nivel alto de ruido acima de 90 decibeis o que está correto como devo proceder obrigado.
estou com 7 anos de empresa , so que 4 anos afastado por auxilio doença, minhas duas peguntas sao;
1 ; tirei o meu CNIS no INSS nela tem a quantidade das empresas e tempo que trabalhei na mesma funçao de metalugico no total de 25 anos comprovado no CNIS, mesmo ha 4 anos de auxilio doença posso pedir o PPP da atual empresa
2 ; comecei a trabalhar em 1986 até agora só trabalhei como metalurgico na carteira comprovado no CNIS minha duvida é; de 86 precisa do PPP por favor me tira essa duvida
Bom dia, a empresa em que trabalhei de 98 a 2003, emitiu um PPP baseado na meu cargo ( mec. man.de aeronaves), porem trabalhava com função de de inspetor de ensaios não destrutivos com derivados de petróleos, solventes, diversos tipos de ácidos ( sufurico, , fosfórico, fluorídrico...) e assinei diversos documentos quanto a isto, porem a empresa alegou que o PPP é baseado no meu Cargo que está na carteira de trabalho e não nas minhas atividades e não quer corrigir.
Boa noite, Eu trabalho numa empresa de construção civil, trabalho com lixadeira furadeira serra policorte martelete elétrico e pneumático, o juiz pediu o meu ppp em um processo q movo contra o inss, a empresa preencheu o meu ppp e ruído colocou 75dba e o máximo 82dba está correto trabalho com equipamentos com muito ruído...
Mário, boa noite!
Primeiramente, parabéns pelo canal.
Tenho uma dúvida!
Qual informação devo colocar no PPP, quando não tenho as informações necessárias, devido não ter sido criado o PPRA ou LTCAT?
Vai ficar em branco.
BOA NOITE MARIO, SOU SERVIDOR DA SAÚDE HÁ MAIS DE 25 ANOS, SE EU SOLICITAR O "PPP" SOU OBRIGADO A ME APOSENTAR ASSIM QUE RECEBE-LO, SE NÃO, E FICANDO COMPROVADA A EXPOSIÇÃO A AGENTES NOCIVOS À SAÚDE,
POSSO SOLICITAR A TROCA DA GRATIFICAÇÃO DE PERIGO LABORAL QUE É PAGA A TODOS, SEM DISTINÇÃO DE FUNÇÃO, PELA GRATIFICAÇÃO DE INSALUBRIDADE USANDO O RESULTADO DO "PPP"??
O PPP deve ser entregue pela sua empresa no dia que você for desligado, que não necessariamente é o dia que você se aposentou, ou seja, vc irá receber e não necessariamente se aposentar.
Não é possível trocar gratificação, pois são adicionais diferentes.
se a empresa ou a maquina nao existe mais?
Uma duvida se um colaborador foi registrado 4 vezes na mesma empresa com a mesma função como devo preencher o PPP devo fazer 4 PPPs ou colocar td os 4 registros no mesmo PPP ?
Na minha PPP, não está preenchida campo 13.6 e 13.7, isso inválida a PPP, posso ter algum problema.
Como fazer o PPP do colaborador que está sendo homologado?
Porfavor faça um vidio sobre PPP, 2019
Boa noite Mario, primeiro gostaria de saber a diferença entre gratificação de perigo laboral e a de por insalubridade? Como você sabe, o estado não dá de bom grado nenhum comprovante de tuas atividades insalubres, minha aposentadoria sem o tempo especial, está prevista aos 35 anos de serviço, então se eu não posso trocar a gratificação de perigo laboral, posso usar o resultado do "PPP" para solicitar a gratificação por insalubride? desde já agradeço!!
Nem todo agente insalubre estará presente no PPP. A insalubridade tem por base a NR 15 e o PPP tem por base o anexo IV do Decreto 3048/89. Então não necessariamente servirá como argumento.
No caso de agentes biológicos qualquer função exposta a esse agente tem direito a aposentadoria especial?
Não depende da funçã, mas sim da exposição ao risco. Por isso será elaborado um laudo para fazer esta avaliação.
Ola!
Parabéns pelas informações!
Estou com uma duvida. Trabalhei continuamente em área de risco...calor e ruido. Minha empresa mevdeu a PPP e no item 18.1, existe uma falha de dous meses entre um responsável e outro...é possível a previdência trancar?
Grato!
Não entendi bem a pergunta, que tipo de falha? Se a informação do perigo está registrada não deveria ser um problema.
SST é o Canal
Grato por responder... O que existe é uma lacuna de dois meses entre um responsável técnico e outro nas datas do item 18.1...os riscos estão todos marcados. SDS.
Olá vcs podem me informarem se PPP enviado pelo e-mail pela empresa a qual prestei o serviço tem valor para aposentadoria? Por favor não deixe de responde-me. Grata
O problema é a assinatura e o carimbo. O ideal é que fosse o documento original.
O P.P.P. é preenchido pela empresa.
Quem erra no preenchimento do P.P.P.
É a empresa.
"Quem erra nos PPPs São empresas pequenas."
Errado! Eu trabalhei em uma gigante do ramo industrial.
Me P.P.P está totalmente errado.
Bom dia !! Gostaria de tirar uma dúvida , tenho q ter os PPP de todas empresa q trabalhei , sou vigilante trabalho armado a 12 anos e ja e a terceira empresa que trabalho !! Todas elas foram empresas de vigilante patrimonial e transporte de valores !! Pra minha futura aposentadoria tenho q ter os PPP de todas elas ? Obg !!
Sim, tem que ter o PPP de todas elas.
Bom dia fui despensado da empresa recebi 3 meses de aviso previo cumpri em casa este 3meses entra no ppp
A pirncípio sim, mas não fará diferença visto que vc não estava exposto a nenhum risco relacionado a empresa.
Vc diz que o PPRA é realizado com base na nr 15? Nao é na 9. E vc diz que a umidade deve ser contemplado no PPRA. Pq no item da nr 9, onde consideram os agentes do risco físico, não tem a umidade descrito?
Os limites de tolerância são baseados na NR15 e quando não estão nestes na ACGIH.
Umidade entra ou não no PPRA?Uma vez que ela não está descrita na nr 9
A metodologia do PPRA é com base na NR9; já, os Limites de tolerância, laudos e afins, tem que ser com base na NR15. Todos aqueles riscos devem ser contemplados.
Agora, a sua pergunta sobre o subitem 9.1.5.1: A expressão [tais como] pode gerar certa impressão de que é apenas aquilo citado posteriormente; porém, creio eu, que seja apenas alguns exemplos. Não que sejam os únicos.
É deixam margem para questionamentos. Obrigado
Estava preparando a resposta, mas o Fabianno fez as honras. ;)
olá amigo trabalho em uma empresa petroquímica e recebo o adicional de pereculosidade, tenho direito a aposentadoria especial?
Olá José,
É um caso que deve ser avaliado de forma específica... O melhor é procurar um profissional de segurança do trabalho na sua região.
Abrçs
trabalho a vinte e dois anos pintando carros em uma conssecionaria quando eu posso me aposentar
A aposentadoria especial não depende do tipo de função, mas sim da exposição a determinados agentes ambientais, para isso é necessária a elaboração de um LTCAT e posterior preenchimento do PPP
eu posso fazer o ppp sem o ltcat? apenas com ppra
Teoricamente , si. mas não recomendo pois os documentos têm focos diferentes e caso você não tenha um bom conhecimento sobre o assunto pode acabar inserindo riscos que não devem constar no PPP.
Ola! Ha onde eu consigo o código do GFIP pra eu colocar no PPP??
www.asho.com.br/wp-content/uploads/C%C3%B3digo-de-GFIP-para-o-PPP.pdf
@@nestorwneto Mestre bom dia! Minha dúvida é a seguinte! Se no PPRA no agente químico FUMO metálicos está assim no resultado: "de acordo com o cronograma do ppra " o q eu coloco no PPP? No item exposição a fatores de risco? Obrigado
@@fernandosilva836
No PPP entra a medição, de forma objetiva, e não uma citação ao cronograma de ações.
Abrçs
@@nestorwneto obrigado Mestre!!
Quando fui fazer minha mologação o rh mi deu um documentos desse pra mim asína
PPRA é NR 9, não NR 15, pois NR 15 é insalubridade
como faço para pegar ppp de uma empresa que ja faliu?
Geralmente quando uma empresa fali os documentos fica com o contador.
será que fís erado eles nem me esplicaram o que era
O decreto 3.048 é de 1999 e não de 1991
Correto, Me enganei durante o vídeo ;)