Deus é como uma árvore que em seu tronco, se parte em três galhos principais. Ora, um galho não é o outro, mas o seu tronco de origem é o mesmo, e os três galhos ainda são a árvore.
Faltou a parte que diz pra não fazer alegorias ou comparações análogas, pois qualquer comparação ao que existe não cabe no que é a Trindade e decai em heresia.
Aula maravilhosa. Por favor gostaria de enterder esse texto que Paulo da a entender que somente o Pai é Deus. todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. 1Coríntios 8:6
Diante da minha ignorância quanto ao grego, analisando somente esta passagem, não levando em conta outras, posso guiar-te utilizando a lógica. Quando Paulo chama o Pai de Deus e o Filho de Senhor, parace-te que os termos "Deus" e "Senhor" se complementam, sendo sinônimos ou são antitéticos? Para mim, são sinônimos, pois, como serviríamos ao Senhor e a Deus separadamente. Cristo usa essa lógica quando fala sobre o dinheiro (Mamon). Assim sendo, se concordas com a premissa de Cristo, eu poderia intuir que Paulo apenas usa um paralelismo, apenas um uso estilista da língua. Como quando ele discorre sobre o amor e fala em I Coríntios 13, parece-me utilizar-se de hipérboles para reforçar seu argumento: "ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará." Será que alguém que vende tudo em nome de Deus e entrega seu corpo para ser queimado não o ama? Espero que tenha compreendido o que quis dizer, é assim que interpreto essas passagens.
O modalismo afirma que Deus é um só e único, com uma única pessoa, e que esse Deus se manifesta em modos distintos: Filho e Espírito Santo. Esse é o monarquianismo modal.
Amigão: A Igreja admitiu este mistério, que é incompreensível a toda inteligência criada, desde seus primórdios, como se vê pela fórmula do Batismo. Mas só mais tarde, com o aparecimento dos hereges, é que definiu, no Concílio de Nicéia (325), a consubstacialidade do Pai e do Filho, e, no de Constantinopla (381), a divindade do E. Santo, Senhor e Fonte de Vida, que procede DO PAI e DO FILHO. Um abraço, PC.
A paz meu querido irmão,a partir do momento que cada pessoa tem uma personalidade,já não pode ser um ,mais três pessoas,si uma das pessoas criasse dois avatares,aí sim seria uma pessoa só interagindo com as suas criaturas,mais a revelação bíblica mostra três pessoas distintas interagindo na criação,,a paz do eterno meu irmão
Confissão de fé do Apóstolo Paulo : 1Coríntios 8:5-6 ARC [5] Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), [6] todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. Não existe Trindade,existe a multiforme manifestação de Deus. Quantas pessoas distintas você adora ? Deus é Deus em todos os seus aspectos,se são 3 pessoas distintas, teríamos 3 deuses distintos compartilhando a mesma substância. No fim das contas, a doutrina da trindade precisa da muleta do Mistério para não cair.
O Altíssimo NUNCA colocou essa questão como mistério, pelo contrário, essa incompreensão vem justamente pela falta de base que a Bíblia não oferece para a aplicação da trindade. Nós vemos uma duplicidade nas escrituras, o Pai e O Filho. A palavra Espírito não pode ser definidada apenas como pessoa, pois ela é composta por algumas definições. Como vento, poder, dom etc. Usar a palavra Espírito apenas como pessoa é limitar o significado abrangente que principalmente o hebraico nos oferece. Basta lermos Isaías 11:1 em diante e os atributos do Espírito. São sete, não três! Se o Espirito é uma pessoa como defendido pela maior parte da igreja temos uma questão, uma pessoa encarnou ou possuiu Cristo no batismo? Em Gálatas 4:6. É o Espírito de Cristo que é enviado ao nosso coração. Em João 1:1 Não temos nada relacionado a uma terceira pessoa. Em todo o Antigo testamento lemos as profecias sobre a vinda de Cristo, o filho. NÃO duas pessoas. O Espírito de Cristo agia desde os profetas 1 Pedro 1:10-20. Quando YHUH diz que não há outro Elohim além Dele está nos dizendo que Só Ele concede autoridade a alguém, tanto que Moisés foi chamado Elohim, seria uma contradição. O medo da igreja em falar que Jesus é filho e diminuir sua dinvindade. Jesus é filho, Ele assim se declara. A patrística de Agostinho infelizmente abriu margem pra diversas heresias que hoje existe. Jesus é filho, e está a direita do Pai. O Espírito Ele concede a nós. João 20:19-20. A simplicidade deve ser buscada dentro das escrituras.
Deus é como uma árvore que em seu tronco, se parte em três galhos principais. Ora, um galho não é o outro, mas o seu tronco de origem é o mesmo, e os três galhos ainda são a árvore.
Bom dia !, professor , obrigado p/ vídeo, JESUS o Abençoe sempre...
Faltou a parte que diz pra não fazer alegorias ou comparações análogas, pois qualquer comparação ao que existe não cabe no que é a Trindade e decai em heresia.
Deus te abençoe irmão
Aula maravilhosa. Por favor gostaria de enterder esse texto que Paulo da a entender que somente o Pai é Deus.
todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.
1Coríntios 8:6
Diante da minha ignorância quanto ao grego, analisando somente esta passagem, não levando em conta outras, posso guiar-te utilizando a lógica. Quando Paulo chama o Pai de Deus e o Filho de Senhor, parace-te que os termos "Deus" e "Senhor" se complementam, sendo sinônimos ou são antitéticos? Para mim, são sinônimos, pois, como serviríamos ao Senhor e a Deus separadamente. Cristo usa essa lógica quando fala sobre o dinheiro (Mamon). Assim sendo, se concordas com a premissa de Cristo, eu poderia intuir que Paulo apenas usa um paralelismo, apenas um uso estilista da língua. Como quando ele discorre sobre o amor e fala em I Coríntios 13, parece-me utilizar-se de hipérboles para reforçar seu argumento: "ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará."
Será que alguém que vende tudo em nome de Deus e entrega seu corpo para ser queimado não o ama? Espero que tenha compreendido o que quis dizer, é assim que interpreto essas passagens.
Aula excelente Paulo !!
Pastor, não consegui entender a diferença entre "modo" e "forma". Poderia me ajudar?
O modalismo afirma que Deus é um só e único, com uma única pessoa, e que esse Deus se manifesta em modos distintos: Filho e Espírito Santo. Esse é o monarquianismo modal.
🙏
❤
Amigão: A Igreja admitiu este mistério, que é incompreensível a toda inteligência criada, desde seus primórdios, como se vê pela fórmula do Batismo. Mas só mais tarde, com o aparecimento dos hereges, é que definiu, no Concílio de Nicéia (325), a consubstacialidade do Pai e do Filho, e, no de Constantinopla (381), a divindade do E. Santo, Senhor e Fonte de Vida, que procede DO PAI e DO FILHO.
Um abraço, PC.
A paz meu querido irmão,a partir do momento que cada pessoa tem uma personalidade,já não pode ser um ,mais três pessoas,si uma das pessoas criasse dois avatares,aí sim seria uma pessoa só interagindo com as suas criaturas,mais a revelação bíblica mostra três pessoas distintas interagindo na criação,,a paz do eterno meu irmão
Ai que tá o mistério da Trindade: três pessoas sendo um Deus.
Confissão de fé do Apóstolo Paulo : 1Coríntios 8:5-6 ARC
[5] Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), [6] todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Não existe Trindade,existe a multiforme manifestação de Deus.
Quantas pessoas distintas você adora ?
Deus é Deus em todos os seus aspectos,se são 3 pessoas distintas,
teríamos 3 deuses distintos compartilhando a mesma substância.
No fim das contas, a doutrina da trindade precisa da muleta do Mistério para não cair.
O Altíssimo NUNCA colocou essa questão como mistério, pelo contrário, essa incompreensão vem justamente pela falta de base que a Bíblia não oferece para a aplicação da trindade. Nós vemos uma duplicidade nas escrituras, o Pai e O Filho. A palavra Espírito não pode ser definidada apenas como pessoa, pois ela é composta por algumas definições. Como vento, poder, dom etc. Usar a palavra Espírito apenas como pessoa é limitar o significado abrangente que principalmente o hebraico nos oferece. Basta lermos Isaías 11:1 em diante e os atributos do Espírito. São sete, não três!
Se o Espirito é uma pessoa como defendido pela maior parte da igreja temos uma questão, uma pessoa encarnou ou possuiu Cristo no batismo? Em Gálatas 4:6. É o Espírito de Cristo que é enviado ao nosso coração. Em João 1:1 Não temos nada relacionado a uma terceira pessoa. Em todo o Antigo testamento lemos as profecias sobre a vinda de Cristo, o filho. NÃO duas pessoas. O Espírito de Cristo agia desde os profetas 1 Pedro 1:10-20. Quando YHUH diz que não há outro Elohim além Dele está nos dizendo que Só Ele concede autoridade a alguém, tanto que Moisés foi chamado Elohim, seria uma contradição. O medo da igreja em falar que Jesus é filho e diminuir sua dinvindade. Jesus é filho, Ele assim se declara. A patrística de Agostinho infelizmente abriu margem pra diversas heresias que hoje existe. Jesus é filho, e está a direita do Pai. O Espírito Ele concede a nós.
João 20:19-20. A simplicidade deve ser buscada dentro das escrituras.