Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/crgdqepgy17o
Quanto mais você envelhece , mais você descobre que têm poucos amigos , que tua família é muito legal , que ficar em casa não é tão ruim , que ter as contas em dia é sinônimo de paz , que o silêncio é o melhor som
@@gabrielp.262 haha achei engraçado seu comentário. Mas eu concordo com a outra resposta, amo demais viajar mas prefiro deixar elas como férias, sem misturar com trabalho. Prefiro ter um lugar fixo para morar. Vai de cada um.
Depois de conseguir viver de internet e criar uma renda boa para não ter dor de cabeça. Eu vim pro interior do nordeste. Hahaha adoro paz, sp não tinha isso. Aqui tenho amigos, tudo barato, clima gostoso. Achava que a paz era morar na Tailândia e descobri que fica em Sergipe ❤
Campo do Brito. É 8km de Itabaiana (centro, shopping, tem tudo.) E 60km de aracaju. Aluguel de casa boa é 400/500 por mês. Eu financiei a minha sem ser CLT só comprovando renda de job online e pago menos de 600 por mês. Casa de 3 quartos boa. 7x30 o terreno. Povo show de bola tbm. Aqui tem barragem e cachoeira caso não curta praia !.
Vivo esse estilo de vida já tem 15 meses e tomo os cuidados que os entrevistados não levaram em conta: alugar um espaço com estrutura para cozinhar e ter uma rotina, ir para a academia, viajar num ritmo lento e continuar com terapia de forma remota. Faz toda a diferença!
@@arthurvictor8574 Exato! Acho que o principal é encontrar o que funciona para você, quanto a ritmo e rotina. Até mesmo a rotina de quem trabalha e fica num mesmo lugar também pode ser difícil e negativa né, então precisa de muito autoconhecimento para encontrar o caminho ideal.
@@jessikabritosp Que legal! Concordo com você. Eu tento ter uma rotina o mais normal possível para ser um stress a menos durante as viagens. Disciplina é essencial. Não é porque é trabalho remoto que estamos de férias e só curtindo as coisas boas.
Acredito que é dificil viver assim por muitos anos. Viajei agora recentemente , viagem longa , mas chega uma hora que cansa. Imagina anos pelo mundo sem ter nada que o referencie, um lugar com suas coisas, sua cara, pessoas próximas e ou familiares. Às vezes não me passa liberdade mas sim uma fuga.
Ela fez tudo errado tem que ter um trailer ou tiny house a vida dela seria 80% melhor, ela meteu o louco só com mochila nas costas. Desse jeito que ela fez tem que ganhar muito dinheiro pra ser confortável.
Viver no campo: cansa Viver na praia: cansa Viver na cidade grande: cansa Viver em cidade pequena: cansa Ser nômade: vai cansar também a não ser que vc tenha um real dom para isso, assim como nos outros casos... Sou nômade digital há quase 3 anos, num estilo bem lento, mudando de casa de mês em mês, por opção pq podia ser mais lento, nada me impede de ficar 2 ou 6 meses no mesmo lugar, mas gosto dessa constante novidade! Levamos mesa e cadeira para trabalhar, nos informamos sobre a internet antes de ir. Fazemos compras no mercado e cozinhamos em casa de segunda a sexta. Sábado e domingo é que começa a variação. Não penso em parar, já me senti cansada desse estilo de vida, aí voltei para casa, fiquei 3 meses e descansada continuei. Fato: não é para todo mundo... mas da sim para todo mundo que se interessa tentar, nada precisa ser para sempre! Tenho um canal onde to contando as experiências!
Fui nômade digital por 18 meses, viajando Brasil e América Latina. Foi um tempo muito gostoso, mas de fato cansa. Mas acho muito legal poder viver isso de tempos em tempos. Fazer isso de forma constante por 5 anos eu acho loucura.. mas de tanto em tanto sair por aí é uma delicia.. viva o home office.
@@WilliamSosaJR então, não é a primeira vez que me perguntam isso, e eu acho engraçado kkkk nômade digital não é uma profissão, é só um estilo de vida. você é nômade digital se seu trabalho for 100% home office e você sair viajando por aí, só isso. há milhares de trabalhos que podem ser ou já são home office: programador, atendimento ao cliente, empreendedor, funcionário público, administrativo, enfim, milhares de opções. mas se seu trabalho for home office, você trabalha normal, das 09h às 18h, igual qualquer trabalhador brasileiro. é bom que ganhe okay (mais que R$5k), geralmente solteiro, sem filho e tal..
@@WilliamSosaJR Quer virar um nômade mas sem ser digital? Compra uma guia de balas e doces e sai vendendo por aí e onde você estiver, você vende e paga suas contas. É a melhor forma de viajar sem ter que ter muito trabalho. (e você vende somente em poucas horas do dia e ganha mais que o suficiente)
Geração Z reclama do modo antigo mas aos poucos vai entender que a roda é redonda. Ter família, criar raizes na sociedade, ter amigos… Isso interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Eu sou nomade digital não ligo pra família nao não quero viver preso em uma sociedade hipócritas sou livre e quero ficar livre assim. Até envelhecer ponto final
Trabalhei como bancário é cheguei a conclusão que aquele estilo de vida de mudança frequentes não valia a pena. O salário não é tão legal quanto já foi na década de 80, não criei laços e estava em constante alerta pela questão dos assaltos. Cheguei a conclusão de que não compensa, quero criar meus laços, minha casa e viajar como lazer. Trabalhar em home office nas grandes cidades é mto vantajoso - economiza tempo e reduz o stress - mas ser nômade digital não me apetece tanto. A vida real é bem mais dura que a vida de Instagram.
@@gabrielp.262 A questão do laços que trato é estar inserido numa comunidade. A comunidade do trabalho, da sua academia ou grupo de atividade física, da sua igreja ou grupo espiritual. Nem falo em amizades em si, mas fazer parte de uma comunidade é muito importante. Outra questão é ter seu próprio lar, vivenciamos na pandemia a inflação absurda - a vida torna-se mais cara, ficamos mais pobres e aqueles que tem seu imóvel próprio com certeza sente menos dos que vivem de aluguel. Imagine viver de aluguel com aumento vinculado a inflação e não ter o respectivo aumento de salário - puxado.
@@romanuscosta8192 realmente não faço questão de nada disso. Vivo muito bem isolado na minha solitude. Mas concordo com residência própria, Deus me livre de não ter certeza de ter um teto pra dormir.
As pessoas acham que viajar assim o tempo se tornaram solitárias. Mas os bairros hoje são ruas vazias, todo mundo enfiado dentro de casa, ninguém conhece ninguém, e nem faz questão. Eu continuaria viajando...
Ao meu ver, uma vida 100% nômade é bem complicado, acredito que fazer como um amigo meu tem feito é de longe a melhor opção, ter uma casa própria ou alugada como base e viajar 1 ou 2x no mês para locais diferentes, ficar 1, 2 ou 3 semanas, por exemplo e depois voltar para casa. Ter esse local base onde você consegue se enraizar um pouco as vezes dá esse fôlego necessário para se recuperar do cançasso das viagens e da vida nômade que não é fácil.
Vivi como Nômade por 3 anos documentando tudo no meu canal tb, e concordo com várias coisas citadas na entrevista. Principalmente sobre a dificuldade em criar laços mais profundos, dificuldade de ter hobbies e OBRIGAÇÃO de gerar conteúdo. Manter a saúde com exercícios e dieta saudável tbm era um desafio. Parei por três anos no brasil durante a pandemia, mas em julho do ano passado resolvi sair novamente. Agora viajo de forma mais lenta e tento ficar o máximo em cada lugar (3 a 8 meses por país). Isso tem ajudado em todas questões acima. Hj também penso em imigrar para Portugal para ter uma base sólida que me permita viajar as vezes, mas ter um lugar para voltar sempre que eu quiser.
Como sempre digo: "viver no simples e ter alguns bons amigos por perto" é saudável para mente e o ser simples sempre é mais vantajoso do que o espalhafatoso e ostentador.
na internet todo o estilo de vida é vendido como perfeito... as pessoas, nós.... projetamos nosso desejo de ser aquilo que está "parecendo" no vídeo... acreditamos que aquilo ali sim será a felicidade que precisamos e queremos.... e claro que isso acontece aliado com uma certa insatisfação da vida que se tem.... o que é óbvio, pq ninguém fala dos pequenos prazeres da vida na internet... é apenas ostentação, luxo, viagem, coisas caras....... resumindo... só m*** pra encher nossa cabeça e tirar nosso tempo e dinheiro que conquistamos com enorme esforço e "acreditamos" que ao comprar ou alcançar certo status, enfim teremos a "felicidade"
@@gabrielp.262 E muito! Mas inconcientemente a gente sempre se deixa levar pela imagem que vemos e não questionamos o que acontece por de trás.... Isso sendo repetido inúmeras vezes tem ainda maior impacto e gera um "consenso social". Por isso que ouvimos até hoje diversos bordões da publicidade e do marketing de décadas atrás... isso fica impregnado.
Falava hoje com um colega de trabalho que este negocio de viajar o mundo como um projeto é razoavelmente recente. Lembro que na decada de 1980 era raro conhecer alguém que resolvesse viajar por viajar. Quando alguem viajava era sempre com um proposito familiar, ou de trabalho ou estudo. Um dos motivos eram os preços bem salgados que poucas pessoas podiam dispor de recursos para tal. Quer dizer, sinto que hoje viajar se tornou uma escolha de vida para, constantemente, vivenciar momentos surpreendentes. Mas com o tempo este prazer via a endorfina da novidade, torna o viajante exausto!
Correto. Morei na Inglaterra devido a corrupção no Brssil. Custo de vida, isolamento social e de comunicação com a família, além do fator custo de vida alto, propiciaram algo na minha saúde que só descobri décadas depois: depressão. Hoje, jovens lá ganham 7 vezes mais, têm Internet, contato social, largam os estudos quando, fazer uma faculdade, mais lhes custariam em termos de esforço mental e financeiro mas, ainda assim, reclamam. que não está fácil. Concordo. Imagine nos anos 80, início dos 90. Análise minha após os 4 últimos anos de acompanhamento de YTs em seus canais.
Trabalho remotamente desde 2020, mas já vivia lutando para isso desde 2017. O trabalho remoto permitiu conhecer pessoas no Brasil e pelo mundo, equipes e permitiu aperfeiçoar as minhas experiências pessoais e profissionais por contatos que dificilmente irei conhecer pessoalmente. Pode parecer uma vivência com colegas de trabalho mais rasa, mas enxergo como uma experiência focada no trabalho árduo e em criar soluções que interessem para a empresa e que te permitem pagar bem pelo seu serviço.
Eu cliquei pra ouvir imaginando que escutaria algo semelhante ao que já ouvi de amigas que são comissárias de vôo. Quem tá de fora acha que é a vida dos sonhos, principalmente porque geralmente ganha bem, mas no médio/longo prazo, existe um preço a pagar por permanecer e é alto. Era o sonho da vida da minha ex, mas alguns anos de trabalho fez com que ela fosse escolher outro sonho. A saúde mental foi determinante, inclusive. Poder ser nômade ainda é algo positivo, principalmente financeiramente. Trabalhar com liberdade de morar onde quiser e se adequar ao custo de vida. O que pode não ser positivo é fazer a escolha de ser nômade. Faz 1 ano "sabático" pra satisfazer o desejo/sonho de ser e depois, se der ruim, escolhe um lugar pra criar raiz.
Isso é uma questão pessoal, esses defeitos são preços que se devem pagar para se obter sucesso, ninguém disse que era fácil, que era uma maravilha, isso é uma questão mental e da sua disposição, esses relatos não mudarão minha cabeça para querer viajar, não gosto de me apegar a um lugar, e viajar o mundo seria como uma segunda terapia, são preços muito altos, e quem desiste só agradeço por haver menos concorrência.
Eu amo viajar, planejar a viagem, conhecer lugares novos, gravar vídeos de dicas. Mas amo mais ainda minha casa, uma rotina saudável com alimentação e exercicios físicos. Quando pensei em me tornar NÓmade Digital, quando isso surgiu há anos atrás, eu avaliei muito e identifiquei que esse estilo de vida não era pra mim. Sempre tem vantagens e desvantagens em tudo na vida e pra mim as desvantagens pesavam mais. Portanto, sou feliz com minha loja fisica que tenho ha mais de 8 anos, marido dentista e desenvolvendo vários projetos.
Me identifiquei com sua história de alguma forma… eu estou em relacionamento com uma pessoa que quer se tornar nômade. Mas eu sou dentista e não conseguiria ter esse estilo de vida no momento. Nós nos gostamos muito, e temos um relacionamento saudável. Mas a pessoa diz que não se sente feliz reprimindo esse desejo de ser nômade. A vontade é de ir junto mas não tenho como pois meu trabalho é presencial 😕
Antes era o up to date do momento, agora não é mais! A vida sempre se mostra mais complexa do que nossas teorias certinhas. Mas na verdade, quem está preparado para solidão, falta de dinheiro e saúde mental problemática!? Ninguém né?! Devagar e sempre gente, um pouco de cada vez...! 🤗🌹🙏🏻
Nomade digital é algo que vai durar um período da vida de 99% dos nomades. Apenas um pequeno grupo vai adotar isso pra vida, é uma forma de abrir mão de alguns luxos do seu lar para conhecer países e culturas enquanto trabalha.
Ja tentei ser nomade mas é um saco. Chega uma hora que tu quer ter uma estrutura, um espaço SÓ SEU, uma base pra expandir seu negócio e se sentir bem. Fora que o trabalho pode acabar ficando mais desgostoso e se tornar estressante, mesmo com terapia virtual. Esses blogs não te contam mas independente do quão organizad@ vc seja: VOCÊ VAI PASSAR MUITO PERRENGUE. E se tiemos que passar por perrengues nessa visa é preferível em um lugar estável e tranquilo. Conclusão: viajar é bom demais, Viagem quando puderem, pra conhecer nova culturas e turistar. Apenas. Mas lembrando que: CADA UM FAZ O QUE ACHA QUE É MELHOR PRA SI. Ninguém tem o direito de determinar o que é bom pra alguém.
Não existe matéria jornalística sem uma "encomenda" por trás. O nomadismo digital é uma ameaça para o mercado de trabalho tradicional. Muitas pessoas já se deram conta de que o trabalho presencial é uma "amarra psicológica" útil apenas para o lado do empregador, que precisa ter "sob seu controle" a vida do seu empregado. Com a modernização das tecnologias, é uma tendência cada vez maior que as pessoas busquem relações de trabalho mais dinâmicas e flexíveis, disciplinadas mais sob o critério da produtividade do que sob critérios políticos, estéticos e hierarquicos. Os que de fato não acompanham essa tendência e os que de fato por ela não se interessam, são os empregadores e seus gestores, muitos dos quais "sobrevivem" tão somente da encenação profissional e do status quó do qual se nutre a sua classe social.
Isso me faz lembrar de uma conhecida minha que mau conseguia falar ingles decentemente porem teimava em morar no Canada. Ela foi para o Canada achando que lá seria tratada como princesa porem chegando lá era tratada como imigrante do terceiro mundo. Quando ela falava todos já percebia que ela era estrageira devido ao ingles fraco dela. Ela ficou 4 meses lá se endividou em mais de 50 mil reais e voltou sem nada para o brasil.
Um casa aconchegante para voltar ao final da tarde, um emprego com bons colegas, amigos para sair aos finais de semana, e uma viagem ao menos uma vez no ano e principalmente tempo para cuidar da saude fisica e mental é tudo o que eu preciso pra ser feliz.
ปีที่แล้ว +2
Acho que a moça cometeu alguns erros nessa jornada dela. E viajar sozinha, principalmente pra mulheres, é mais complicado ainda. Viajar em casal ou com amigos seria o ideal . Exercicios vc consegue fazer em qualquer lugar, não precisa ser academia. Comida vc consege fazer se tiver um motorhome equipado. No caso dela, não sei como ela vivia, mas parece que não era em um motorhome. Nesse caso fica bem dificil mesmo. Com motorhome vc consegue uma estrutura muito boa, ficar em campings pra se organizar etc. Eu tenho vontade de fazer isso: uma vida hibrida, viajar por uns meses e ficar em casa por outros meses. Mas ficar totalmente sem casa, eu não sei se ficaria. Eu gosto de ter um local fixo .
As estórias mitológicas como a saga de Ulisses nos ensinam a milênios como aventuras, objetivos e prazeres tambem cansam e são ilusões da vaidade, apos cumprir nossa responsabilidade com o dever coletivo.
Sou Freelancer, é uma vida simples e sem animação mas é uma boa vida, trabalhar na internet, ganha bem, gasta pouco e você tem tempo pra fazer suas coisas, exercicio, jogar, os contra é que tu fica meio coisado quando passa muito tempo sem socializar com ninguém, ja que os dias passam e você não ver, mas no geral é uma vida muito boa
@@efepe4 olha, é pouco porque geralmente você já tem que ter uma boa clientela, então parte dos meus clientes conseguir trabalhando em empresas da minha área e outra parte conseguir através das redes sociais, pesquisando empresas específicas e mandando msg uma a uma, e as vezes oferecendo amostra ou alguns serviços gratuitos só pra convencer a pessoa a fechar negócio, levou um bom tempo, desistir 2 vezes inclusive antes de me firmar agora atualmente como freelancer e ganhar muito bem apenas trabalhando de casa, porém ainda tô muito longe de onde quero chegar mas tá tudo indo bem, o que posso aconselhar é tente coletar de cliente possível das empresas que passar, se destacar e também vender seu peixe "boca a boca" indo de um a um, de 10 vai ter ao menos um que vai precisar dos seus serviços, e coloque algumas metas, e tente aprender o máximo de coisas possíveis no qual você pode fazer apenas atrás de um computador, como designer, 3D, animações, tráfego pago, qualquer coisa do tipo que você possa exercer de casa, e depois corra atrás de vender isso, na vdd no final de tudo o que vai contar é a venda e as formas como você usa as redes sociais pra chegar aos seus clientes, eu por exemplo mesmo não tendo um perfil profissional, com logo minha e tudo, eu consigo convencer as pessoas as fechar comigo, claro que se eu tivesse um perfl profissional eu estaria mais longe, mas no geral é persistencia, eu sou péssimo pra ensinar as coisas desculpa, mas é bem por ai rs, perdão qualquer coisa
sou nômade não tão frequente. sai de São Paulo capital e vim para o interior, pude viver em outros países também. Independente de ser "nômade" digital ou não, importante é trabalhar remotamente e não trabalhar em escritórios lotados de gente, pegar a droga do transporte público, engordando os bolsos dos especuladores imobiliários.
Mudamos o tempo todo, e nada é permanente. Absolutamente nada, isso inclui formas de trabalho. Mais próximos da velhice a energia diminui, queremos algo mais tranquilo. Para quem é mais jovem, o estilo de trabalho pode ser mais agitado. No fim, vamos buscar o equilíbrio.
Ainda vale à pena ser "nômade digital" porque é só escolher um lugar fixo e ficar com a família. Meio que trabalhando presencialmente você é nômade de uma migração pendular todo dia.
Empresas (grandes) querem os profissionais de volta ao modelo presencial. Mas a realidade é que as empresas smart estão se livrando dos aluguéis de escritório, e todos os gastos consequentes, como serviços de segurança presencial, recepção e limpeza - isso sem contar os custos de eletricidade e e água (se privatizados, custam ainda mais ao empreendedor).
- Shaka, por que está tão triste? Você tem apenas 6 anos e apesar disso você senta ai todo dia para se lamentar, o que é que te preocupa? - Hoje eu vi muitos corpos mortos flutuando no rio Ganges e na beira do rio eu vi peregrinos vindos da Índia inteira para tomarem banho. Tive a impressão de que celebravam a morte no lugar da vida. Por que é tão pobre esse país onde nasci? Parece que só nascemos para sofrer e se lamentar, as pessoas vivem no meio de desgraça. - Shaka, isto te deixa triste? - É claro Buda, quem é que quer ter uma vida cheia de tristezas? - Você está enganado. Onde há tristeza, há alegria e o contrário também é verdade. Lindas flores nascem, mas eventualmente morrem. Tudo nesse mundo está em eterna mudança, sempre em movimento, nunca é igual, tudo muda, e a vida do homem também é assim. - Mas se no nosso fim a morte é inevitável, então talvez seja a tristeza que domine nossas vidas, mesmo quando superamos o sofrimento, mesmo que busquemos o amor e a felicidade. No fim a morte irá transformar tudo em nada. Eu não entendo para que os homens nascem nesse mundo, se é impossível desafiar algo tão completo e eterno como a morte. - Parece que você se esqueceu. - Esqueci? - A morte não é o fim de tudo, a morte não é mais do que outra transformação.
É necessário uma rotina para se ter uma boa saúde. Com o avanço da idade , isso parece ser ainda mais necessário!! Para muitos, a liberdade pode ser danosa a vida mental , social e econômica..adeus utopia !
Quando era mais nova pensei nesse negócio de ser free-lancer e viver viajando, mas me conheço o suficiente pra perceber que fixar mudando de ambiente o tempo todo não é pra mim
Opa, e aí! Tô numa peregrinação entre bolhas e queria saber se você não se importa de me enviar o link do seu vídeo preferido entre os últimos cinco que deu like aqui no TH-cam. Seria de grande valia para mim.
2 pontos: tudo é bom até se tornar uma obrigação profissional, Nada tá bom pra alma insatisfeita... E tá td bem com isso... Nem Gabriela nasceu e morreu do msm jeito...
Eu sempre falo isso pra todos ao meu redor. Pois eu vivo e respiro o nomadismo desde sempre. No meu caso, essas coisas que foram relatadas como um lado negativo, pra mim são irrelevantes. Ha mais de 20 anos qque levo a vida de nomade, de mochileiro e viajante. Só foi me acrescentado o " digital " posteriormente. Entao é bom pesquisar bem sobre esse estilo de vida. Nômade digital nao é pra todos. Marketing e empreendedorismo tbm nao é pra todos. O foda é que tem muito influencer e tals, incentivando as pessoas a qqr custo a levarem um estilo de vida que nao é pra elas.
Eu já mochilei, mas ainda não consigo ser nômade embora trabalhe em home office, mas eu acredito que ter equilíbrio é essencial, viajar sem parar é realmente cansativo, mas quando achar um lugar bom pare fica um mês ou dois, para trabalhar existem coworkings e alugar um apê pelo airbnb não é tão burocrático, mas tem seu custo. Como uma profissional home office, que não esta viajando e bastante chato, me mover um pouco me faria bem, mas em equilíbrio.
Era oq eu queria mas comecei a pensar justamente nisso. Já sabia que precisaria sempre voltar para o meu local, minhas raízes. Por que já percebi que mudando de casa na mesma região e com alguma frequência, já perdemos um pouco dessa base imagina de país.
Eu gestor de algum país com moeda desvalorizadas e com a infraestrutura básica de energia, serviços, internet e segurança investiria em polos de atração para essas pessoas que ganham em dólar ou moeda fortes irem morar. E claro teria que ter os serviços e vida local em inglês. O problema de alguns da reportagem é além de não terem uma rotina, ainda não terem dinheiro para ter essas coisas no local que elas desejariam ficar.
Do nomadismo digital, a melhor coisa é o trabalho remoto. Qualidade de vida aumenta bastante, so pelo fato de nao eprder tempo no transito, e usar esse tempo pra si. Quero mt arranjar um trampo remoto pq posso morar num lugar mais barato e trabalhar num lugar que paga mais, tipo trabalhar pra SP e viver em Goiania.
Cedo na vida aprendi que para exercer determinadas profissões há que se ter perfil (o que os religiosos chamam de vocação) e definitivamente, embora possamos desejar desempenhar certos ofícios, não temos condições psicológicas para isso, ao menos em um prazo prolongado de tempo.
Eu primeiro quero comprar no a minha casa, depois que tiver o que é meu, aí eu tenho coragem de ganhar o mundo. Arrumei um trabalho que me possibilitou conhecer 18 países em três diferentes continentes. Sem precisar largar tudo.
Bom mesmo é trabalhar de segunda a sábado( tem empresas que até domingo vc vai) , das 8h as 18h( e tô pegando leve porque não estou levando em consideração o tempo de locomoção) e ganhando um salário que não dá pra nada. Contém ironia. Devemos ficar atentos com reportagens assim, ainda mais vindo da "grande mídia " . Nem tudo são flores acredito. A vida é um desafio. Faça um teste por si só. Se gostar continue, senão, se estabeleça num lugar que desejar. Vamo que vamo!
Mas gente, ser nômade digital nao é obrigatoriamente viver cada dia em um lugar. É simplesmente ter liberdade geografica pra estar onde quiser, mesmo que seja num mesmo lugar por um grande periodo de tempo. Realmente estando cada dia em um lugar fica dificil estabelecer rotinas, mas da pra se ficar algumas semanas ou meses em cada lugar e se organizar com isso... Mas sim, nao é pra todo mundo.
Os humanos precisam de relacionamentos humanos 😂 O individualismo e consumismo são bons na juventude, mas depois dos 40 precisamos de familia, amizade e ser sedentários.
@@gabrielp.262 É tanta necessidade sua de provar o seu ponto de vista vindo responder todo mundo que pensa diferente de vc em uma questão tão pessoal. Vai viver a sua vida de momade e deixa quem quer criar laços fixo em paz!
@@rafaelsmXD Ué, mas diga isso pros trocentos comentários aqui detonando quem quer levar uma vida nômade e solitária, oras! Vocês é que não estão querendo deixar quem quer levar uma vida nômade e solitária ser feliz. Pro seu governo eu nem sou nômade digital, nem faço questão de ser, não tenho perfil de ficar viajando, mas sou a favor de não infernizar quem queira.
@@gabrielp.262 Mas eu falei no final do meu comentário pra vc ir viver a sua vida nômade em paz e deixar que quer ser sedentário.em paz. São supostos trocentos comentários de gente criticando a vida nômade, mas não são de uma ÚNICA pessoa, que é o seu caso, que está indo de comentário em comentário falar o contrário. Vai lá! Seja feliz do seu jeito e deixa as outras pessoas serem do dela. Ninguém está falando pra vc largar a sua vida nômade. Elas só estão argumentando que elas não seriam felizes nesse tipo de vida.
Acho que o melhor dos cenários é ter uma rotina certa e um salário certo (não me dei bem como freelancer por conta da variação de ganho). Só que eu faço meu nomadismo com a minha familia. Minha esposa, meus doguinhos, vem tudo junto. Eu sou tipo um caracol.. rsrs E eu não abro mão de ter uma casa. Então, dá pra fazer os rolês por aí, mas não dá pra fazer mochilando direto não. Isso, pra mim né.... Em breve eu queria montar um motor home, tô planejando.
Nada a ver, sou nômade digital faz 5 anos e nunca passei por isso Ser nômade digital é ser livre não viver de qualquer forma É necessário equilibrar a vida para conseguir alcançar prazeres não possíveis na vida cotidiana
"Não consegui mais nenhum trouxa pra pagar mil reais nos meu cursos e mentoria" BBC: não podemos publicar isso Ok, então digam que: desiste de ser nômade digital
Essas pessoas (se é que são reais) representam a ínfima minoria. Atualmente as pessoas estão retomando suas vidas em modos remotos ou híbrido de trabalho, porém algumas empresas querem obrigar a volta desses profissionais. Essa reportagem reforça isso, e tenta desprezar esse estilo de vida.
Penso em ser nômade digital pois trabalho em casa no pc, acho que solidão não seria um problema pois aqui mesmo já não tenho nenhum amigo kkk pode ter outros problemas sim, mas acho que ainda vale a experiência, no fim vai de cada um! e vc só vai descobrir indo, se é ou não é pra vc.
Sou uma pessoa de raízes. Não daria conta dessa vida não. Viajar de férias pra mim uma ou duas vezes por ano já está bom. Moro na mesma cidade desde os meus 10 anos. Aqui tenho minha mãe, meus irmãos, todos os meus amigos, marido e filha. Não tenho a menor vontade de me mudar pq teria que abrir mão de todos esses laços e começar de novo do zero com minha família onde quer que a gente fosse. Sorte a minha que meu marido tbm tem raízes profundas na nossa cidade. Deve ser interessante passar um tempo com essa experiência de nômade, mas não é algo que me atrai.
Vc não é uma pessoa que tem raízes vc é uma pessoa apegada (dependente) se apega a coisas materiais e pessoas digo isso pq já fui assim, mas hoje não. O apego nóis torna mais fracos e dependentes
Cada escolha uma renúncia! E nada precisa ser para sempre! Viajem enquanto podem, ou se arrependerão na velhice, quando não terão mais saúde para fazer.
Comprei o curso da Keep Nomad, meu notebook quebrou, demorou muito para consertar, agora perdi tudo, veio uma cobrança do mesmo valor para renovação da matricula ! Agora não tenho mais dinheiro, e expirou o prazo para reaver o que paguei... enfim, tomei no kú.
Eu nunca achei que ser nômade digital era algo sustentável, mas a BBC tá de brincadeira de pegar uma pessoa que o trabalho é *ser* nômade digital como parâmetro pra reportagem. 😂
@@PuntiS concordo, adoro trabalho remoto, mas não sei se teria pique pra viver viajando, quem viaja sabe o quanto é trabalhoso. Enfim, tem que ver o perfil de cada um. Em todo caso, sou a favor de que as pessoas possam trabalhar de onde se sintam melhor.
@@gabrielp.262 Tem também a questão de como a pessoa estrategiza essa vida. Eu viajei trabalhando esse ano durante 10 dias, e foi extremamente cansativo. Dessa forma é insustentável. Eu só consideraria viver como nômade se eu ganhasse muito bem (e pra isso precisa ser muuito bom pra permitir ganhar muito bem e poder trabalhar remoto) a ponto de conseguir custear 6 meses em cada lugar que fosse morar. Com 6 meses, você aluga um apto ou casa com toda a infraestrutura necessária e vai em academia, faz terapia, o que for necessário. Mas de novo, pra isso ser uma realidade, é necessário ganhar muuuuito bem, coisa que a maioria dos nômades releva.
Ataques de pânico por ser nômade digital? Que horror! Saia dessa vida sofrida o quanto antes e venha, desempregada, procurar emprego aqui no Brasil. Não garanto que não vá ter ataques de pânico mas garanto que serão por outros motivos.
Não acho q seja o nomadismo propriamente dito. Muita gente q vai morar fixo em outro país tb nao consegue por causa das relações sociais que deixa pra trás (as histórias de gente voltando do Canadá, por exemplo, sao muitas). Como tudo na vida, não é pra qlqr um e nem de qlqr jeito.
A humanidade sempre seguindo o instinto tendencioso de nivelar a todos por igual, desejando o que parece bom ao outro para sí próprio. Nem tudo é para todos, e embora não seja o que no fundo a maioria sente, ninguém é melhor ou pior por isso, apenas diferente.
Se desistiu é porque não se adaptou a essa vida, tem uns canais que assisto de nômades digitais e um deles é do Rafael Scapella, e pela experiencia dele é possível ter uma qualidade de vida, conhecendo vários países e culturas diferentes óbvio que tem dificuldades, e tem que ter planejamento.
Eu sinceramente não gosto de certas modernidades. Essa é uma delas. Uma pessoa precisa de comunidade, família perto, manter-se ligada a suas raízes. Amigos antigos, os vizinhos de sempre, uma história. A ideia de "avanço" é supervalorizada. Nem toda ideia nova é melhor do que a antiga. Na verdade, a maioria das ideias e visões modernas é uma porcaria.
Desistiram de serem nomades digitais graças as empresas q estão forçando um híbrido de 4 dias na empresa! Prefiro ser nomade digital para fugir de trânsito e poder trabalhar a noite enquanto minha filha está dormindo!
Parece até brincadeira isso 😂 . Onde estamos indo. Vai p rua ver gente , anda de bicicleta, sair com amigos , transar , ver a natureza...saindo celular
Passo 10hs por dia na frente do pc mas eu gosto e me divirto com os resultados e paga minhas contas. Viajar não existe, faço o mesmo trabalho mas, esquece viajar. Só assim, já acredito que não é qualquer um que goste ou que resiste. Fazer a mesma coisa, em outro lugar, sem laços, quando já não tem mais o boom de sair viajando num fim de semana, se chegar nesse nível, deve ser estranho.
Visão particular de cada um. Odeio viajar de manada de fim de semana, tenho residência fixa e trabalho em esquema híbrido, mas tenho pouquíssimos laços.
Será que entendi? Ficar 4 horas em um transporte público amassado e com ansiedade e medo de chegar atrasado é melhor do que ficar em casa? Eu fico muito surpreso como as matérias são enviezadas para um tal interresse. Não podemos levar em consideração pequenas amostras de casos que não foram benéficas. Antes era melhor para as empresas o home pq economizava, pq isso mudou? Será a especulação imobiliária , não sei apenas fica a provocação!
As pessoas precisam parar com esa ilusão de que a Europa é as mil maravilhas e que só existe felicidade lá, daí ficam criando mil artificios pra viver essa ilusão mesmo que passe perrengue e abra mão da saúde.
Os salários de um trabalhador médio, nunca foram bons o suficiente para manter um estilo de vida de viagens constantes com condições boas. Uma hospedagem dignina e transporte confortável custam bastante dinheiro. Esse negócio de nomâdes digitais é uma ilusão propagandeiada por grandes empresas do setor de TI. Se a pessoa não tem endereço fixo não tem como se cobrar direitos trabalhista, já que cada país tem suas próprias leis. Eles gastam menos com profissionais freelancer. Lembrando que esses empregos de "nomâdes digitais" foram propagadas principalmente na Europa, onde se tem leis trabalhistas melhores.
Ser nômade viajando mt rápido é uma bosta, eu tenho dois bebês e a esposa junto. Não encaro nenhum destino sem no mínimo 3 ou 4 meses, e não é nem viajar é arrumar outra casa literalmente, pular de galho em galho a cada mês não rola. No mínimo 4 meses vc consegue sim estabelecer toda rotina e viver bem, o ruim é q fica caro sim ter conforto, no mínimo 3x mais caro do q seria um aluguel longo prazo convencional.
No princípio uma vida saltinbaco pode ser boa, mas parece que o vazio por falta das interações, foi maior. Os ciganos carregam sua casa e sua família com eles, e mesmo esses tem um porto para descansar.
Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/crgdqepgy17o
Quanto mais você envelhece , mais você descobre que têm poucos amigos , que tua família é muito legal , que ficar em casa não é tão ruim , que ter as contas em dia é sinônimo de paz , que o silêncio é o melhor som
Papo de quem não tem grana pra viajar
chega arrepiei, e ter essa mentalidade n te impede de viajar
Uma vida em silêncio é uma vida que nao vale a pena ser vivida
@@gabrielp.262eu tenho e concordo com ele.
@@gabrielp.262 haha achei engraçado seu comentário.
Mas eu concordo com a outra resposta, amo demais viajar mas prefiro deixar elas como férias, sem misturar com trabalho. Prefiro ter um lugar fixo para morar. Vai de cada um.
Depois de conseguir viver de internet e criar uma renda boa para não ter dor de cabeça. Eu vim pro interior do nordeste. Hahaha adoro paz, sp não tinha isso. Aqui tenho amigos, tudo barato, clima gostoso. Achava que a paz era morar na Tailândia e descobri que fica em Sergipe ❤
eu amo sergipe, só conheço aracaju, que cidade vc vive?
Campo do Brito. É 8km de Itabaiana (centro, shopping, tem tudo.) E 60km de aracaju. Aluguel de casa boa é 400/500 por mês. Eu financiei a minha sem ser CLT só comprovando renda de job online e pago menos de 600 por mês. Casa de 3 quartos boa. 7x30 o terreno. Povo show de bola tbm. Aqui tem barragem e cachoeira caso não curta praia !.
Itabaiana: 47 assassinatos por 100mil habitantes. (Aracaju tem 37,1 por 100mil habitantes, São Paulo, capital: 4,41 por 100 mil habitantes)
Infelizmente existe pessoas errada em todo lugar. Porém aqui eles se matam sozinhos ou com a ajuda da polícia
Seja uma pessoa boa e afirmo aqui. Tu não terás problema.
Vivo esse estilo de vida já tem 15 meses e tomo os cuidados que os entrevistados não levaram em conta: alugar um espaço com estrutura para cozinhar e ter uma rotina, ir para a academia, viajar num ritmo lento e continuar com terapia de forma remota. Faz toda a diferença!
Exatamente! Não é pq não deu certo para algumas pessoas que não dará para outras.
Eu sou nomade tb. Mas precisa de muita disciplina porque sem rotina tudo vida um caos e é impossivel não ficar triste com isso.
@@arthurvictor8574 Exato! Acho que o principal é encontrar o que funciona para você, quanto a ritmo e rotina. Até mesmo a rotina de quem trabalha e fica num mesmo lugar também pode ser difícil e negativa né, então precisa de muito autoconhecimento para encontrar o caminho ideal.
@@jessikabritosp Que legal! Concordo com você. Eu tento ter uma rotina o mais normal possível para ser um stress a menos durante as viagens. Disciplina é essencial. Não é porque é trabalho remoto que estamos de férias e só curtindo as coisas boas.
qual área nicho é o seu trabalho remoto
Trabalhar num local fixo = vários problemas
Trabalhar num local variado = vários problemas
O problema é trabalhar hahahahaha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, resumiu tudo
"Não existe trabalho ruim minha Senhora, o ruim é ter que trabalhar. "
MADRUGA, Seu.
@@leandro3825 kkkkkkkk genial!!! Grande, Seu Madruga! Esse sabia das coisas! 👏😂
😁😄Complicado.
por isso é bom gostar de trabalhar, nem que seja um pouco, eu gosto de trabalhar, mas não muito, além do que trabalhar é preciso
Acredito que é dificil viver assim por muitos anos. Viajei agora recentemente , viagem longa , mas chega uma hora que cansa. Imagina anos pelo mundo sem ter nada que o referencie, um lugar com suas coisas, sua cara, pessoas próximas e ou familiares. Às vezes não me passa liberdade mas sim uma fuga.
Ela fez tudo errado tem que ter um trailer ou tiny house a vida dela seria 80% melhor, ela meteu o louco só com mochila nas costas.
Desse jeito que ela fez tem que ganhar muito dinheiro pra ser confortável.
Viver no campo: cansa
Viver na praia: cansa
Viver na cidade grande: cansa
Viver em cidade pequena: cansa
Ser nômade: vai cansar também a não ser que vc tenha um real dom para isso, assim como nos outros casos...
Sou nômade digital há quase 3 anos, num estilo bem lento, mudando de casa de mês em mês, por opção pq podia ser mais lento, nada me impede de ficar 2 ou 6 meses no mesmo lugar, mas gosto dessa constante novidade!
Levamos mesa e cadeira para trabalhar, nos informamos sobre a internet antes de ir.
Fazemos compras no mercado e cozinhamos em casa de segunda a sexta. Sábado e domingo é que começa a variação.
Não penso em parar, já me senti cansada desse estilo de vida, aí voltei para casa, fiquei 3 meses e descansada continuei.
Fato: não é para todo mundo... mas da sim para todo mundo que se interessa tentar, nada precisa ser para sempre!
Tenho um canal onde to contando as experiências!
Fui nômade digital por 18 meses, viajando Brasil e América Latina.
Foi um tempo muito gostoso, mas de fato cansa. Mas acho muito legal poder viver isso de tempos em tempos. Fazer isso de forma constante por 5 anos eu acho loucura.. mas de tanto em tanto sair por aí é uma delicia.. viva o home office.
Como entrar nesse mundo de nomade digital?
@@WilliamSosaJR então, não é a primeira vez que me perguntam isso, e eu acho engraçado kkkk
nômade digital não é uma profissão, é só um estilo de vida.
você é nômade digital se seu trabalho for 100% home office e você sair viajando por aí, só isso.
há milhares de trabalhos que podem ser ou já são home office: programador, atendimento ao cliente, empreendedor, funcionário público, administrativo, enfim, milhares de opções.
mas se seu trabalho for home office, você trabalha normal, das 09h às 18h, igual qualquer trabalhador brasileiro. é bom que ganhe okay (mais que R$5k), geralmente solteiro, sem filho e tal..
@@WilliamSosaJR Quer virar um nômade mas sem ser digital? Compra uma guia de balas e doces e sai vendendo por aí e onde você estiver, você vende e paga suas contas. É a melhor forma de viajar sem ter que ter muito trabalho. (e você vende somente em poucas horas do dia e ganha mais que o suficiente)
Olá pessoal! A partir dessa semana, o BBC Lê está sendo publicado às terças, quintas e sábados.
amo a BBC Lê ❤️🎖️
Não consigo terminar de escutar, me encomoda ter em mente historias tristes.
@@dynamicsports8047às vezes também evito de ler. Muita notícia revoltante.
A CNN deveria se inspirar na BBC News, só conteúdo de qualidade e com muito profissionalismo.
A CNN ta ocupada dando voz pra gente com problemas psiquiatricos como Janaina Paschoal etc.
CNN é padrão USA, ou seja, notícias fast food.
@@ricnyc2759Gado lulista alucinado? 🦬🐂🐃🐄
Nada a ver querer comparar BBC c qq coisa.
Geração Z reclama do modo antigo mas aos poucos vai entender que a roda é redonda. Ter família, criar raizes na sociedade, ter amigos… Isso interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Uma família tradicional, cuidando da casa e trabalhando para ajudar o marido. Não seria ruim.
Eu sou nomade digital não ligo pra família nao não quero viver preso em uma sociedade hipócritas sou livre e quero ficar livre assim. Até envelhecer ponto final
não sou gen z e caguei pra familia tradicional. há varias maneiras de se viver e cada um que viva como gosta.
@@reaalstv200 Você está certo. Cada pessoa um universo.
Seria péssimo ser igual aos outros.
Vc é muito feliz, eu tenho certeza... Deve se sentir completo. Quero ser feliz como vc é!
Trabalhei como bancário é cheguei a conclusão que aquele estilo de vida de mudança frequentes não valia a pena. O salário não é tão legal quanto já foi na década de 80, não criei laços e estava em constante alerta pela questão dos assaltos. Cheguei a conclusão de que não compensa, quero criar meus laços, minha casa e viajar como lazer. Trabalhar em home office nas grandes cidades é mto vantajoso - economiza tempo e reduz o stress - mas ser nômade digital não me apetece tanto. A vida real é bem mais dura que a vida de Instagram.
Não faço questão dos laços, mas concordo que a vida de nômade pode ser muito cansativa e cara. Além disso, adoro home office também
@@gabrielp.262 A questão do laços que trato é estar inserido numa comunidade. A comunidade do trabalho, da sua academia ou grupo de atividade física, da sua igreja ou grupo espiritual. Nem falo em amizades em si, mas fazer parte de uma comunidade é muito importante. Outra questão é ter seu próprio lar, vivenciamos na pandemia a inflação absurda - a vida torna-se mais cara, ficamos mais pobres e aqueles que tem seu imóvel próprio com certeza sente menos dos que vivem de aluguel.
Imagine viver de aluguel com aumento vinculado a inflação e não ter o respectivo aumento de salário - puxado.
@@romanuscosta8192 realmente não faço questão de nada disso. Vivo muito bem isolado na minha solitude. Mas concordo com residência própria, Deus me livre de não ter certeza de ter um teto pra dormir.
@@gabrielp.262 palmeiras foi eliminade da copa do brasil.
Tive a mesma experiência. Também trabalho em banco e estou lutando pra sair.
Trabalho remoto é a melhor coisa que aconteceu nos últimos anos. Já Ficar viajando o tempo todo não é minha praia.
Também acho, adoro viajar, mas só nas férias. Prefiro trabalhar de casa, odeio trabalho presencial.
As pessoas acham que viajar assim o tempo se tornaram solitárias. Mas os bairros hoje são ruas vazias, todo mundo enfiado dentro de casa, ninguém conhece ninguém, e nem faz questão. Eu continuaria viajando...
Tem bairros que é isso mesmo.
Ao meu ver, uma vida 100% nômade é bem complicado, acredito que fazer como um amigo meu tem feito é de longe a melhor opção, ter uma casa própria ou alugada como base e viajar 1 ou 2x no mês para locais diferentes, ficar 1, 2 ou 3 semanas, por exemplo e depois voltar para casa. Ter esse local base onde você consegue se enraizar um pouco as vezes dá esse fôlego necessário para se recuperar do cançasso das viagens e da vida nômade que não é fácil.
Vivi como Nômade por 3 anos documentando tudo no meu canal tb, e concordo com várias coisas citadas na entrevista.
Principalmente sobre a dificuldade em criar laços mais profundos, dificuldade de ter hobbies e OBRIGAÇÃO de gerar conteúdo.
Manter a saúde com exercícios e dieta saudável tbm era um desafio.
Parei por três anos no brasil durante a pandemia, mas em julho do ano passado resolvi sair novamente. Agora viajo de forma mais lenta e tento ficar o máximo em cada lugar (3 a 8 meses por país).
Isso tem ajudado em todas questões acima.
Hj também penso em imigrar para Portugal para ter uma base sólida que me permita viajar as vezes, mas ter um lugar para voltar sempre que eu quiser.
Ideia muito equilibrada me parece bem interessante. Experiência conta muito nessa hora tbm.
Obrigação de gerar conteúdo é foda. Hoje, no instagram, tudo passa por essa ideia de gerar conteúdo.
Como sempre digo: "viver no simples e ter alguns bons amigos por perto" é saudável para mente e o ser simples sempre é mais vantajoso do que o espalhafatoso e ostentador.
o melhor amigo de um ser humano é ele mesmo
Não precisa ser ostentador, dá pra ter bastante dinheiro e viver na sua.
na internet todo o estilo de vida é vendido como perfeito... as pessoas, nós.... projetamos nosso desejo de ser aquilo que está "parecendo" no vídeo... acreditamos que aquilo ali sim será a felicidade que precisamos e queremos.... e claro que isso acontece aliado com uma certa insatisfação da vida que se tem.... o que é óbvio, pq ninguém fala dos pequenos prazeres da vida na internet... é apenas ostentação, luxo, viagem, coisas caras....... resumindo... só m*** pra encher nossa cabeça e tirar nosso tempo e dinheiro que conquistamos com enorme esforço e "acreditamos" que ao comprar ou alcançar certo status, enfim teremos a "felicidade"
Quem passa imagem de família feliz de comercial de margarina na internet também pode estar mentindo
@@gabrielp.262 E muito! Mas inconcientemente a gente sempre se deixa levar pela imagem que vemos e não questionamos o que acontece por de trás.... Isso sendo repetido inúmeras vezes tem ainda maior impacto e gera um "consenso social". Por isso que ouvimos até hoje diversos bordões da publicidade e do marketing de décadas atrás... isso fica impregnado.
@@FelipeArroiz exatamente
Concordo
desativei meu instagram e vou te falar, tem melhorado bastante.
Falava hoje com um colega de trabalho que este negocio de viajar o mundo como um projeto é razoavelmente recente. Lembro que na decada de 1980 era raro conhecer alguém que resolvesse viajar por viajar. Quando alguem viajava era sempre com um proposito familiar, ou de trabalho ou estudo. Um dos motivos eram os preços bem salgados que poucas pessoas podiam dispor de recursos para tal. Quer dizer, sinto que hoje viajar se tornou uma escolha de vida para, constantemente, vivenciar momentos surpreendentes. Mas com o tempo este prazer via a endorfina da novidade, torna o viajante exausto!
Correto. Morei na Inglaterra devido a corrupção no Brssil. Custo de vida, isolamento social e de comunicação com a família, além do fator custo de vida alto, propiciaram algo na minha saúde que só descobri décadas depois: depressão. Hoje, jovens lá ganham 7 vezes mais, têm Internet, contato social, largam os estudos quando, fazer uma faculdade, mais lhes custariam em termos de esforço mental e financeiro mas, ainda assim, reclamam. que não está fácil. Concordo. Imagine nos anos 80, início dos 90. Análise minha após os 4 últimos anos de acompanhamento de YTs em seus canais.
Trabalho remotamente desde 2020, mas já vivia lutando para isso desde 2017. O trabalho remoto permitiu conhecer pessoas no Brasil e pelo mundo, equipes e permitiu aperfeiçoar as minhas experiências pessoais e profissionais por contatos que dificilmente irei conhecer pessoalmente. Pode parecer uma vivência com colegas de trabalho mais rasa, mas enxergo como uma experiência focada no trabalho árduo e em criar soluções que interessem para a empresa e que te permitem pagar bem pelo seu serviço.
Eu vejo isso como ter mais inspirações profissionais
Eu cliquei pra ouvir imaginando que escutaria algo semelhante ao que já ouvi de amigas que são comissárias de vôo. Quem tá de fora acha que é a vida dos sonhos, principalmente porque geralmente ganha bem, mas no médio/longo prazo, existe um preço a pagar por permanecer e é alto.
Era o sonho da vida da minha ex, mas alguns anos de trabalho fez com que ela fosse escolher outro sonho. A saúde mental foi determinante, inclusive. Poder ser nômade ainda é algo positivo, principalmente financeiramente. Trabalhar com liberdade de morar onde quiser e se adequar ao custo de vida. O que pode não ser positivo é fazer a escolha de ser nômade. Faz 1 ano "sabático" pra satisfazer o desejo/sonho de ser e depois, se der ruim, escolhe um lugar pra criar raiz.
É oque eu sempre penso vendo os vídeos dessa galera que vive viajando, por mais incrível que seja conhecer vários países, uma hora cansa
E essas pessoas casadas e com filho, não se cansam também?
@@gabrielp.262 Sim. A insatisfação é a essência do ser humano.
@@flordeliz3069 rs, verdade
Mas vai ter história pra contar... pior é ficar em um subúrbio ou rotina frequente😢
Isso é uma questão pessoal, esses defeitos são preços que se devem pagar para se obter sucesso, ninguém disse que era fácil, que era uma maravilha, isso é uma questão mental e da sua disposição, esses relatos não mudarão minha cabeça para querer viajar, não gosto de me apegar a um lugar, e viajar o mundo seria como uma segunda terapia, são preços muito altos, e quem desiste só agradeço por haver menos concorrência.
Eu amo viajar, planejar a viagem, conhecer lugares novos, gravar vídeos de dicas. Mas amo mais ainda minha casa, uma rotina saudável com alimentação e exercicios físicos. Quando pensei em me tornar NÓmade Digital, quando isso surgiu há anos atrás, eu avaliei muito e identifiquei que esse estilo de vida não era pra mim. Sempre tem vantagens e desvantagens em tudo na vida e pra mim as desvantagens pesavam mais. Portanto, sou feliz com minha loja fisica que tenho ha mais de 8 anos, marido dentista e desenvolvendo vários projetos.
Me identifiquei com sua história de alguma forma… eu estou em relacionamento com uma pessoa que quer se tornar nômade. Mas eu sou dentista e não conseguiria ter esse estilo de vida no momento. Nós nos gostamos muito, e temos um relacionamento saudável. Mas a pessoa diz que não se sente feliz reprimindo esse desejo de ser nômade. A vontade é de ir junto mas não tenho como pois meu trabalho é presencial 😕
Antes era o up to date do momento, agora não é mais!
A vida sempre se mostra mais complexa do que nossas teorias certinhas.
Mas na verdade, quem está preparado para solidão, falta de dinheiro e saúde mental problemática!? Ninguém né?!
Devagar e sempre gente, um pouco de cada vez...! 🤗🌹🙏🏻
Acho que tudo tende ao equilibrio. Tudo que vai ao extremo vai eventualmente te fazer mal.
Nomade digital é algo que vai durar um período da vida de 99% dos nomades. Apenas um pequeno grupo vai adotar isso pra vida, é uma forma de abrir mão de alguns luxos do seu lar para conhecer países e culturas enquanto trabalha.
Obrigado BBC Brasil por gerar sempre conteúdo de valor.
Acho que como fase da vida é muito valido... mas não consigo imaginar alguém viajando a vida toda.
Também vivo do marketing digital, mas no Vietnã. É incrível ver como cada canto da Ásia oferece uma experiência única!
Eu penso que ser nômade é poder escolher estar viajando ou estar em casa muitas vezes, não é obrigatório você só viajar, equilíbrio sempre.
Ja tentei ser nomade mas é um saco. Chega uma hora que tu quer ter uma estrutura, um espaço SÓ SEU, uma base pra expandir seu negócio e se sentir bem. Fora que o trabalho pode acabar ficando mais desgostoso e se tornar estressante, mesmo com terapia virtual. Esses blogs não te contam mas independente do quão organizad@ vc seja: VOCÊ VAI PASSAR MUITO PERRENGUE. E se tiemos que passar por perrengues nessa visa é preferível em um lugar estável e tranquilo.
Conclusão: viajar é bom demais, Viagem quando puderem, pra conhecer nova culturas e turistar. Apenas. Mas lembrando que: CADA UM FAZ O QUE ACHA QUE É MELHOR PRA SI. Ninguém tem o direito de determinar o que é bom pra alguém.
Não existe matéria jornalística sem uma "encomenda" por trás.
O nomadismo digital é uma ameaça para o mercado de trabalho tradicional. Muitas pessoas já se deram conta de que o trabalho presencial é uma "amarra psicológica" útil apenas para o lado do empregador, que precisa ter "sob seu controle" a vida do seu empregado. Com a modernização das tecnologias, é uma tendência cada vez maior que as pessoas busquem relações de trabalho mais dinâmicas e flexíveis, disciplinadas mais sob o critério da produtividade do que sob critérios políticos, estéticos e hierarquicos. Os que de fato não acompanham essa tendência e os que de fato por ela não se interessam, são os empregadores e seus gestores, muitos dos quais "sobrevivem" tão somente da encenação profissional e do status quó do qual se nutre a sua classe social.
Isso me faz lembrar de uma conhecida minha que mau conseguia falar ingles decentemente porem teimava em morar no Canada.
Ela foi para o Canada achando que lá seria tratada como princesa porem chegando lá era tratada como imigrante do terceiro mundo.
Quando ela falava todos já percebia que ela era estrageira devido ao ingles fraco dela.
Ela ficou 4 meses lá se endividou em mais de 50 mil reais e voltou sem nada para o brasil.
Um casa aconchegante para voltar ao final da tarde, um emprego com bons colegas, amigos para sair aos finais de semana, e uma viagem ao menos uma vez no ano e principalmente tempo para cuidar da saude fisica e mental é tudo o que eu preciso pra ser feliz.
Acho que a moça cometeu alguns erros nessa jornada dela.
E viajar sozinha, principalmente pra mulheres, é mais complicado ainda.
Viajar em casal ou com amigos seria o ideal .
Exercicios vc consegue fazer em qualquer lugar, não precisa ser academia.
Comida vc consege fazer se tiver um motorhome equipado.
No caso dela, não sei como ela vivia, mas parece que não era em um motorhome.
Nesse caso fica bem dificil mesmo.
Com motorhome vc consegue uma estrutura muito boa, ficar em campings pra se organizar etc.
Eu tenho vontade de fazer isso: uma vida hibrida, viajar por uns meses e ficar em casa por outros meses.
Mas ficar totalmente sem casa, eu não sei se ficaria.
Eu gosto de ter um local fixo .
As estórias mitológicas como a saga de Ulisses nos ensinam a milênios como aventuras, objetivos e prazeres tambem cansam e são ilusões da vaidade, apos cumprir nossa responsabilidade com o dever coletivo.
Sou Freelancer, é uma vida simples e sem animação mas é uma boa vida, trabalhar na internet, ganha bem, gasta pouco e você tem tempo pra fazer suas coisas, exercicio, jogar, os contra é que tu fica meio coisado quando passa muito tempo sem socializar com ninguém, ja que os dias passam e você não ver, mas no geral é uma vida muito boa
Queria muito começar a ser Freelancer. Pode me dar algumas dicas do q posso fazer?
Qual seu trabalho?
@@ewertongomes5425 sou designer gráfico
@@efepe4 olha, é pouco porque geralmente você já tem que ter uma boa clientela, então parte dos meus clientes conseguir trabalhando em empresas da minha área e outra parte conseguir através das redes sociais, pesquisando empresas específicas e mandando msg uma a uma, e as vezes oferecendo amostra ou alguns serviços gratuitos só pra convencer a pessoa a fechar negócio, levou um bom tempo, desistir 2 vezes inclusive antes de me firmar agora atualmente como freelancer e ganhar muito bem apenas trabalhando de casa, porém ainda tô muito longe de onde quero chegar mas tá tudo indo bem, o que posso aconselhar é tente coletar de cliente possível das empresas que passar, se destacar e também vender seu peixe "boca a boca" indo de um a um, de 10 vai ter ao menos um que vai precisar dos seus serviços, e coloque algumas metas, e tente aprender o máximo de coisas possíveis no qual você pode fazer apenas atrás de um computador, como designer, 3D, animações, tráfego pago, qualquer coisa do tipo que você possa exercer de casa, e depois corra atrás de vender isso, na vdd no final de tudo o que vai contar é a venda e as formas como você usa as redes sociais pra chegar aos seus clientes, eu por exemplo mesmo não tendo um perfil profissional, com logo minha e tudo, eu consigo convencer as pessoas as fechar comigo, claro que se eu tivesse um perfl profissional eu estaria mais longe, mas no geral é persistencia, eu sou péssimo pra ensinar as coisas desculpa, mas é bem por ai rs, perdão qualquer coisa
sou nômade não tão frequente. sai de São Paulo capital e vim para o interior, pude viver em outros países também. Independente de ser "nômade" digital ou não, importante é trabalhar remotamente e não trabalhar em escritórios lotados de gente, pegar a droga do transporte público, engordando os bolsos dos especuladores imobiliários.
Viajar é maravilhoso, mas voltar pra CASA é melhor ainda. E ter rotina ajuda a ter saúde mental.
resumindo: o grade problema é falta de estrutura para manter o estilo de vida.
Mudamos o tempo todo, e nada é permanente. Absolutamente nada, isso inclui formas de trabalho.
Mais próximos da velhice a energia diminui, queremos algo mais tranquilo.
Para quem é mais jovem, o estilo de trabalho pode ser mais agitado.
No fim, vamos buscar o equilíbrio.
Ainda vale à pena ser "nômade digital" porque é só escolher um lugar fixo e ficar com a família. Meio que trabalhando presencialmente você é nômade de uma migração pendular todo dia.
Vocês são um exemplo para mim... tudo que vocês dizem, eu faço o contrário!
Empresas (grandes) querem os profissionais de volta ao modelo presencial. Mas a realidade é que as empresas smart estão se livrando dos aluguéis de escritório, e todos os gastos consequentes, como serviços de segurança presencial, recepção e limpeza - isso sem contar os custos de eletricidade e e água (se privatizados, custam ainda mais ao empreendedor).
- Shaka, por que está tão triste?
Você tem apenas 6 anos e apesar disso você senta ai todo dia para se lamentar, o que é que te preocupa?
- Hoje eu vi muitos corpos mortos flutuando no rio Ganges e na beira do rio eu vi peregrinos vindos da Índia inteira para tomarem banho. Tive a impressão de que celebravam a morte no lugar da vida. Por que é tão pobre esse país onde nasci? Parece que só nascemos para sofrer e se lamentar, as pessoas vivem no meio de desgraça.
- Shaka, isto te deixa triste?
- É claro Buda, quem é que quer ter uma vida cheia de tristezas?
- Você está enganado. Onde há tristeza, há alegria e o contrário também é verdade. Lindas flores nascem, mas eventualmente morrem. Tudo nesse mundo está em eterna mudança, sempre em movimento, nunca é igual, tudo muda, e a vida do homem também é assim.
- Mas se no nosso fim a morte é inevitável, então talvez seja a tristeza que domine nossas vidas, mesmo quando superamos o sofrimento, mesmo que busquemos o amor e a felicidade. No fim a morte irá transformar tudo em nada. Eu não entendo para que os homens nascem nesse mundo, se é impossível desafiar algo tão completo e eterno como a morte.
- Parece que você se esqueceu.
- Esqueci?
- A morte não é o fim de tudo, a morte não é mais do que outra transformação.
Eu amo esse trecho ❤
É necessário uma rotina para se ter uma boa saúde. Com o avanço da idade , isso parece ser ainda mais necessário!!
Para muitos, a liberdade pode ser danosa a vida mental , social e econômica..adeus utopia !
Quando era mais nova pensei nesse negócio de ser free-lancer e viver viajando, mas me conheço o suficiente pra perceber que fixar mudando de ambiente o tempo todo não é pra mim
Opa, e aí! Tô numa peregrinação entre bolhas e queria saber se você não se importa de me enviar o link do seu vídeo preferido entre os últimos cinco que deu like aqui no TH-cam. Seria de grande valia para mim.
2 pontos: tudo é bom até se tornar uma obrigação profissional,
Nada tá bom pra alma insatisfeita...
E tá td bem com isso... Nem Gabriela nasceu e morreu do msm jeito...
Exato, infelizmente o ser humano moderno, precisa criar vinculos, senão simplesmente ele enlouquece...
Eu sempre falo isso pra todos ao meu redor. Pois eu vivo e respiro o nomadismo desde sempre. No meu caso, essas coisas que foram relatadas como um lado negativo, pra mim são irrelevantes.
Ha mais de 20 anos qque levo a vida de nomade, de mochileiro e viajante.
Só foi me acrescentado o " digital " posteriormente.
Entao é bom pesquisar bem sobre esse estilo de vida. Nômade digital nao é pra todos. Marketing e empreendedorismo tbm nao é pra todos.
O foda é que tem muito influencer e tals, incentivando as pessoas a qqr custo a levarem um estilo de vida que nao é pra elas.
voce trabalha com o que amigo
Eu já mochilei, mas ainda não consigo ser nômade embora trabalhe em home office, mas eu acredito que ter equilíbrio é essencial, viajar sem parar é realmente cansativo, mas quando achar um lugar bom pare fica um mês ou dois, para trabalhar existem coworkings e alugar um apê pelo airbnb não é tão burocrático, mas tem seu custo. Como uma profissional home office, que não esta viajando e bastante chato, me mover um pouco me faria bem, mas em equilíbrio.
O ideal é o trabalho híbrido, onde também não precisa ir sempre trabalhar no escritório. Tendo assim um maior equilíbrio.
Era oq eu queria mas comecei a pensar justamente nisso. Já sabia que precisaria sempre voltar para o meu local, minhas raízes. Por que já percebi que mudando de casa na mesma região e com alguma frequência, já perdemos um pouco dessa base imagina de país.
Eu gestor de algum país com moeda desvalorizadas e com a infraestrutura básica de energia, serviços, internet e segurança investiria em polos de atração para essas pessoas que ganham em dólar ou moeda fortes irem morar. E claro teria que ter os serviços e vida local em inglês. O problema de alguns da reportagem é além de não terem uma rotina, ainda não terem dinheiro para ter essas coisas no local que elas desejariam ficar.
Miito interessante, obrigado
Do nomadismo digital, a melhor coisa é o trabalho remoto. Qualidade de vida aumenta bastante, so pelo fato de nao eprder tempo no transito, e usar esse tempo pra si. Quero mt arranjar um trampo remoto pq posso morar num lugar mais barato e trabalhar num lugar que paga mais, tipo trabalhar pra SP e viver em Goiania.
Ótima reportagem!
Não é porque a pessoa adotou uma profissão nômade que tem que viajar sempre, pode muito bem estabeler bases regularmente!
Cedo na vida aprendi que para exercer determinadas profissões há que se ter perfil (o que os religiosos chamam de vocação) e definitivamente, embora possamos desejar desempenhar certos ofícios, não temos condições psicológicas para isso, ao menos em um prazo prolongado de tempo.
Concordo.
Eu primeiro quero comprar no a minha casa, depois que tiver o que é meu, aí eu tenho coragem de ganhar o mundo. Arrumei um trabalho que me possibilitou conhecer 18 países em três diferentes continentes. Sem precisar largar tudo.
eu idem
Com o que você trabalha?
Bom mesmo é trabalhar de segunda a sábado( tem empresas que até domingo vc vai) , das 8h as 18h( e tô pegando leve porque não estou levando em consideração o tempo de locomoção) e ganhando um salário que não dá pra nada.
Contém ironia.
Devemos ficar atentos com reportagens assim, ainda mais vindo da "grande mídia " .
Nem tudo são flores acredito.
A vida é um desafio.
Faça um teste por si só.
Se gostar continue, senão, se estabeleça num lugar que desejar.
Vamo que vamo!
Mas gente, ser nômade digital nao é obrigatoriamente viver cada dia em um lugar. É simplesmente ter liberdade geografica pra estar onde quiser, mesmo que seja num mesmo lugar por um grande periodo de tempo. Realmente estando cada dia em um lugar fica dificil estabelecer rotinas, mas da pra se ficar algumas semanas ou meses em cada lugar e se organizar com isso... Mas sim, nao é pra todo mundo.
Nem tudo que vemos na internet é real. Há muita coisa escondida nas imagens e estórias contadas que esconde uma verdade.
Inclusive quem exibe uma família feliz
Os humanos precisam de relacionamentos humanos 😂 O individualismo e consumismo são bons na juventude, mas depois dos 40 precisamos de familia, amizade e ser sedentários.
Fale por você. Prefiro estar só do que mal acompanhado.
@@gabrielp.262 É tanta necessidade sua de provar o seu ponto de vista vindo responder todo mundo que pensa diferente de vc em uma questão tão pessoal. Vai viver a sua vida de momade e deixa quem quer criar laços fixo em paz!
@@rafaelsmXD Ué, mas diga isso pros trocentos comentários aqui detonando quem quer levar uma vida nômade e solitária, oras! Vocês é que não estão querendo deixar quem quer levar uma vida nômade e solitária ser feliz. Pro seu governo eu nem sou nômade digital, nem faço questão de ser, não tenho perfil de ficar viajando, mas sou a favor de não infernizar quem queira.
@@gabrielp.262 Mas eu falei no final do meu comentário pra vc ir viver a sua vida nômade em paz e deixar que quer ser sedentário.em paz. São supostos trocentos comentários de gente criticando a vida nômade, mas não são de uma ÚNICA pessoa, que é o seu caso, que está indo de comentário em comentário falar o contrário. Vai lá! Seja feliz do seu jeito e deixa as outras pessoas serem do dela. Ninguém está falando pra vc largar a sua vida nômade. Elas só estão argumentando que elas não seriam felizes nesse tipo de vida.
@@rafaelsmXD rs, mas eu não sou nômade nem quero ser. Só acho ridículo vcs ficarem implicando com quem é.
Eu trabalho em casa a 15 anos , msm podendo trabalhar em qualquer lugar , eu nunca tive essa vontade.
Família, amigos
Amigos, família, casa, lar...amigos...😊
Acho que o melhor dos cenários é ter uma rotina certa e um salário certo (não me dei bem como freelancer por conta da variação de ganho). Só que eu faço meu nomadismo com a minha familia. Minha esposa, meus doguinhos, vem tudo junto. Eu sou tipo um caracol.. rsrs
E eu não abro mão de ter uma casa.
Então, dá pra fazer os rolês por aí, mas não dá pra fazer mochilando direto não. Isso, pra mim né....
Em breve eu queria montar um motor home, tô planejando.
Tudo tem um preço. Acho que não é tão fácil assim e nem é moleza ser um nomade digital
Nada a ver, sou nômade digital faz 5 anos e nunca passei por isso
Ser nômade digital é ser livre não viver de qualquer forma
É necessário equilibrar a vida para conseguir alcançar prazeres não possíveis na vida cotidiana
Concordo contigo, minha saúde (física e mental) só melhorou desde que me tornei nômade digital há 6 anos.
"Não consegui mais nenhum trouxa pra pagar mil reais nos meu cursos e mentoria"
BBC: não podemos publicar isso
Ok, então digam que: desiste de ser nômade digital
Essas pessoas (se é que são reais) representam a ínfima minoria. Atualmente as pessoas estão retomando suas vidas em modos remotos ou híbrido de trabalho, porém algumas empresas querem obrigar a volta desses profissionais. Essa reportagem reforça isso, e tenta desprezar esse estilo de vida.
Penso em ser nômade digital pois trabalho em casa no pc, acho que solidão não seria um problema pois aqui mesmo já não tenho nenhum amigo kkk pode ter outros problemas sim, mas acho que ainda vale a experiência, no fim vai de cada um! e vc só vai descobrir indo, se é ou não é pra vc.
Sou uma pessoa de raízes. Não daria conta dessa vida não. Viajar de férias pra mim uma ou duas vezes por ano já está bom. Moro na mesma cidade desde os meus 10 anos. Aqui tenho minha mãe, meus irmãos, todos os meus amigos, marido e filha. Não tenho a menor vontade de me mudar pq teria que abrir mão de todos esses laços e começar de novo do zero com minha família onde quer que a gente fosse. Sorte a minha que meu marido tbm tem raízes profundas na nossa cidade. Deve ser interessante passar um tempo com essa experiência de nômade, mas não é algo que me atrai.
Vc não é uma pessoa que tem raízes vc é uma pessoa apegada (dependente) se apega a coisas materiais e pessoas digo isso pq já fui assim, mas hoje não. O apego nóis torna mais fracos e dependentes
Cada escolha uma renúncia! E nada precisa ser para sempre! Viajem enquanto podem, ou se arrependerão na velhice, quando não terão mais saúde para fazer.
Você pode ter momentos de mudança.
trabalhar viajando é muito difícil se vc tiver que abastecer redes sociais com o que vc faz fora do computador.
Comprei o curso da Keep Nomad, meu notebook quebrou, demorou muito para consertar, agora perdi tudo, veio uma cobrança do mesmo valor para renovação da matricula ! Agora não tenho mais dinheiro, e expirou o prazo para reaver o que paguei... enfim, tomei no kú.
po. a galera pega uns cases extremos, chega a ser irreal
Eu nunca achei que ser nômade digital era algo sustentável, mas a BBC tá de brincadeira de pegar uma pessoa que o trabalho é *ser* nômade digital como parâmetro pra reportagem.
😂
@@PuntiS concordo, adoro trabalho remoto, mas não sei se teria pique pra viver viajando, quem viaja sabe o quanto é trabalhoso. Enfim, tem que ver o perfil de cada um. Em todo caso, sou a favor de que as pessoas possam trabalhar de onde se sintam melhor.
@@gabrielp.262 Tem também a questão de como a pessoa estrategiza essa vida. Eu viajei trabalhando esse ano durante 10 dias, e foi extremamente cansativo. Dessa forma é insustentável. Eu só consideraria viver como nômade se eu ganhasse muito bem (e pra isso precisa ser muuito bom pra permitir ganhar muito bem e poder trabalhar remoto) a ponto de conseguir custear 6 meses em cada lugar que fosse morar. Com 6 meses, você aluga um apto ou casa com toda a infraestrutura necessária e vai em academia, faz terapia, o que for necessário. Mas de novo, pra isso ser uma realidade, é necessário ganhar muuuuito bem, coisa que a maioria dos nômades releva.
Ataques de pânico por ser nômade digital? Que horror!
Saia dessa vida sofrida o quanto antes e venha, desempregada, procurar emprego aqui no Brasil.
Não garanto que não vá ter ataques de pânico mas garanto que serão por outros motivos.
Não acho q seja o nomadismo propriamente dito. Muita gente q vai morar fixo em outro país tb nao consegue por causa das relações sociais que deixa pra trás (as histórias de gente voltando do Canadá, por exemplo, sao muitas).
Como tudo na vida, não é pra qlqr um e nem de qlqr jeito.
Viajar só pra transar! Se quero conhecer algum lugar, vejo um.documentário, umas fotografias, leio um livro ou aprendo um novo idioma.
Eu acho que tudo são fases. Viver por aí tbem deve cansar a longo prazo. Faz parte. Jovens toleram mais. Mas uma hora tudo se esgota.
Como qualquer coisa na vida, os exageros extremos nunca fazem bem.
Sozinho realmenre deve ser muito mais dificil do q se for acompanhado ....
depende da companhia...
@@gabrielp.262 na compania da namorada ou namorado igual a maioria faz .... facilita muito ....
A humanidade sempre seguindo o instinto tendencioso de nivelar a todos por igual, desejando o que parece bom ao outro para sí próprio.
Nem tudo é para todos, e embora não seja o que no fundo a maioria sente, ninguém é melhor ou pior por isso, apenas diferente.
Se desistiu é porque não se adaptou a essa vida, tem uns canais que assisto de nômades digitais e um deles é do Rafael Scapella, e pela experiencia dele é possível ter uma qualidade de vida, conhecendo vários países e culturas diferentes óbvio que tem dificuldades, e tem que ter planejamento.
Eu sinceramente não gosto de certas modernidades. Essa é uma delas. Uma pessoa precisa de comunidade, família perto, manter-se ligada a suas raízes. Amigos antigos, os vizinhos de sempre, uma história.
A ideia de "avanço" é supervalorizada. Nem toda ideia nova é melhor do que a antiga. Na verdade, a maioria das ideias e visões modernas é uma porcaria.
Desistiram de serem nomades digitais graças as empresas q estão forçando um híbrido de 4 dias na empresa! Prefiro ser nomade digital para fugir de trânsito e poder trabalhar a noite enquanto minha filha está dormindo!
Parece até brincadeira isso 😂 . Onde estamos indo. Vai p rua ver gente , anda de bicicleta, sair com amigos , transar , ver a natureza...saindo celular
Ué, mas essas pessoas estão deixando de fazer isso?
Adorei o tema!
A falsa ideia de que rotina éh algo negativo. Rotina é estabilidade, que é sossego.
Passo 10hs por dia na frente do pc mas eu gosto e me divirto com os resultados e paga minhas contas. Viajar não existe, faço o mesmo trabalho mas, esquece viajar. Só assim, já acredito que não é qualquer um que goste ou que resiste. Fazer a mesma coisa, em outro lugar, sem laços, quando já não tem mais o boom de sair viajando num fim de semana, se chegar nesse nível, deve ser estranho.
Visão particular de cada um. Odeio viajar de manada de fim de semana, tenho residência fixa e trabalho em esquema híbrido, mas tenho pouquíssimos laços.
Será que entendi? Ficar 4 horas em um transporte público amassado e com ansiedade e medo de chegar atrasado é melhor do que ficar em casa?
Eu fico muito surpreso como as matérias são enviezadas para um tal interresse. Não podemos levar em consideração pequenas amostras de casos que não foram benéficas. Antes era melhor para as empresas o home pq economizava, pq isso mudou? Será a especulação imobiliária , não sei apenas fica a provocação!
Nada como uma vida comum!
As pessoas precisam parar com esa ilusão de que a Europa é as mil maravilhas e que só existe felicidade lá, daí ficam criando mil artificios pra viver essa ilusão mesmo que passe perrengue e abra mão da saúde.
Boa!
É impressionante como esses playboys conseguem fazer mais de 10k por mês vendendo cursos, ebooks e mentoria
Impressionante!!!
Os salários de um trabalhador médio, nunca foram bons o suficiente para manter um estilo de vida de viagens constantes com condições boas. Uma hospedagem dignina e transporte confortável custam bastante dinheiro. Esse negócio de nomâdes digitais é uma ilusão propagandeiada por grandes empresas do setor de TI. Se a pessoa não tem endereço fixo não tem como se cobrar direitos trabalhista, já que cada país tem suas próprias leis. Eles gastam menos com profissionais freelancer. Lembrando que esses empregos de "nomâdes digitais" foram propagadas principalmente na Europa, onde se tem leis trabalhistas melhores.
Ser nômade viajando mt rápido é uma bosta, eu tenho dois bebês e a esposa junto. Não encaro nenhum destino sem no mínimo 3 ou 4 meses, e não é nem viajar é arrumar outra casa literalmente, pular de galho em galho a cada mês não rola. No mínimo 4 meses vc consegue sim estabelecer toda rotina e viver bem, o ruim é q fica caro sim ter conforto, no mínimo 3x mais caro do q seria um aluguel longo prazo convencional.
No princípio uma vida saltinbaco pode ser boa, mas parece que o vazio por falta das interações, foi maior.
Os ciganos carregam sua casa e sua família com eles, e mesmo esses tem um porto para descansar.