Olá Prof. Fernanda. Estou terminando a faculdade de Economia, vou seguir para o mestrado. Irei assistir todas as aulas. Você tem uma didática excelente, gratidão!
Obrigada Fernanda, pela explicação sempre excelente. Vou contar aqui os erros que cometi até conseguir codificar variáveis como : 1) codifiquei a variável mas não expliquei para o R quais eram os “levels“ (daí minhas alterações não apareciam quando eu olhava os dados) 🤔. 2) depois eu codifiquei, mas (sem querer) criando colunas novas (daí também não apareciam as alterações)😤. Finalmente, vendo a sua aula com mais calma e concentração, deu certo 😅!
Maravilhosa! Já tive aula com o R, mas não compreendi muito. E agora estou assistindo seus vídeos e entendendo, pois você explica o passo a passo (tudo que eu precisava) rsrs Muito obrigada
Professora, muito obrigado pelos seus vídeos. Estou cursando economia e estava tendo dificuldades absurdas na disciplina Econometria (Estatística no R). Seus vídeos estão sendo muito esclarecedores e me ajudando a literalmente não desistir do curso. Estou, inclusive, criando gosto e interesse por Data Science desde que comecei a estudar estatística no R através dos seus vídeos. Muito obrigado, de verdade.
Muito Obrigado. Apartir dos 11:00 minutos no vídeo vc me explicou exatamente o que eu queria. Que no caso seria transformar uma variável em um outro tipo de variável. Obrigado Fernanda.
Conhecimentos de extrema importância e um tempo de vídeo dentro do humanamente compreensível e muito didática. Certamente você ajuda muitas pessoas.... grato!
Fernanda, está ótimo. Não tinha muito interesse na linguagem R , agora fiquei muito interessado para aprender e colocar em pratica nas analises da folha de pagamento e o seus custos . Parabéns!!
Nota 10. Muito boa a aula. Eu estou começando um MBA em Data Science e Analytics na USP e o curso será todo em R, não em linguagem Python com a qual eu já tenho um pouco de experiência. Essas aulas aqui serão muito importantes para que eu possa me ambientar melhor na linguagem R. Obrigado.
Como estou estudando Python os códigos estão sendo fácil, a questão mesmo é compreender pq tal forma foi escolhida e não a outra.
3 ปีที่แล้ว +1
"Sustenido"! kkkkk... Muito bacaninha, vc, viu?! Parabéns pelo trabalho. Vou usar esse termo tb, dado que a galera fica boiando quando falamos CERQUILHA.
Fernanda, você conhece algum tutorial ou vídeos específicos sobre como manipular as variáveis de uma base? Tirar labels, reverter a ordem das var, diminuir escalas etc etc...
Fer, como sempre suas aulas são incríveis e mega didáticas! Estou com uma dúvida: como eu faço por exemplo para adicionar uma variável ao banco de dados ou até mesmo recodificá-la onde preciso separar as cidades em Grande SP, Interior e outras, por exemplo? Porque no meu caso as cidades já têm seus nomes, não estão codificadas em 0 = São Paulo, 1 = Campinas etc?
Olá, Fernanda!! Parabéns por sua didática, a aula é muito boa! Me tira uma dúvida, se for possível. Eu posso usar essa mesma fórmula para transformar dados quantitativos em qualitativos? Por exemplo: O IMC é um dado quantitativo, mas existe uma classificação dizendo que de tanto a tanto o valor é normal, acima é obeso e abaixo é desnutrido.
Tem como programar as faixas de IMC para cada uma corresponder a uma classificação. Mas acho que o que eu ensino no vídeo não funciona para isso. Dá pra montar uma estrutura como essa: dados % mutate(FAIXA_ETA = case_when(NU_IDADE_N = 35 & NU_IDADE_N < 60 ~ '35 a 59', NU_IDADE_N >= 60 ~ '60+')) Pra isso tem que usar o pacote dplyr.
Fernanda, boa noite! Muito didático seus vídeos. Parabéns!! Uma dúvida... Tenho uma tabela em Excel, em escala likert, neste caso, como "digo" para o R para codificar esses dados de forma ordinal?
Boa noite Fernanda, primeiramente parabéns pelo canal! Gosto muito da forma como abordar os temas. Estou tendo alguns problemas quando tento fazer a matriz de correlação, pois só aparecem os valores da matriz das correlações de uma variável com ela mesma e o restante só aparece uma interrogação. Não sei se poderia auxiliar em como resolver este problema. Mais uma vez parabéns pelo trabalho!!!
Após codificar algumas variáveis, quais testes vc indica, por exemplo: tenho dados de gênero (masculino e feminino) e queria fazer um teste pra relacionar a percepção de preço (sim ou não), qual teste vc acha q se encaixa?
Quando transformo o genero em fator usando seu script, a coluna fica inteira NA. Não sei o que está acontecendo. Ótimo vídeo e ótimo canal. Acabei de me inscrever!
Professoa Fernanda, obrigado pelos excelentes vídeos. Tenho uma dúvida sobre os valores ausentes: na planilha que trabalho eu encontro valores valores ausentes se eu colocar dados[dados==' ']
Boa tarde Fernanda. Tenho procurado mas não encontrei ainda. Como faço para ponderar (dar peso diferente a cada caso) o banco de dados no R com base numa variável específica?
Uma dúvida, quando estou rodando o código dado$grau_de_instrução esta retornando apenas NA e não os valores 0,1 e 2, queria saber como posso resolver essa situação
Prof. Fernanda, surgiu uma dúvida, o argumento order=T, ele serve também caso eu queira indicar uma relação hierárquica entre as categorias? O R entende que 0- pior situação e n- melhor situação, usando esse argumento? Gostaria de saber para criar um script para avaliações de imóveis, pois por vezes algumas variáveis são do tipo 'Código Alocado (categóricas).
Bom dia! Muito bom o vídeo. Estou estudando o R por conta própria para usar na escola onde trabalho com o objetivo de utilizar a TRI, porém não encontro um vídeo que explique desde a obtenção e organização das respostas dos alunos até a obtenção da proficiência(nota) dos alunos. Teria como a senhora fazer um ou vídeo falando a respeito? Ficaria muito grato e vc estaria ajudando a todos os estudantes e professores que desejam aprender mais a respeitar da TRI que está presente no Enem.
Oi, Carmos. Por enquanto não tenho intenção de fazer vídeo sobre TRI, não. É um assunto bem complexo, e bem específico de psicometria. Até sei, mas não o suficiente para ensinar. Recomendo o canal Psicometristas Brasil, que tem vídeos em R e SPSS, se não me engano eles ensinam TRI. Abraços!
@@FernandaPeres Obrigado pelo retorno. Conheço o canal citado, porém eles não fazem o que comentei, eles fazem com questões de V ou F, eu acho. Mas agradeço a atenção. Continui com os vídeos eles ajudam bastante a quem não compreende o assunto.
Oi Fernanda! Quero lhe agradecer pelos vídeos. Suas aulas tem me ajudado demais. Mas queria se possível que me ajudasse com uma dúvida. Quando sigo os teus passos no vídeo, a variável "Salário" aparece como e não como. Eu tentei procurar mas não encontrei o comando para fazer a mudança. Vc pode me explicar como corrijo para ? Obrigado
Oi, Renato. Que ótimo que as aulas estão ajudando! Então, estranho ele ter reconhecido como chr. Dá uma verificada se o número aparece com pontos mesmo, e não com vírgula, dentro do R. Se o R leu adequadamente, era para o separador de decimal ser ponto, e ele reconheceria como dbl. Mas você pode tentar converter também: dados$Salario
Fer, eu consigo atribuir valores a um factor? Por exemplo, atribuir 5 pontos à minha variável geladeira, quando há 1 apenas, 10 pontos quando eu tenho 2 geladeiras, e assim por diante? Para que depois esses pontos possam ser somados?
Você consegue criar uma nova variável a partir do fator, e transformá-la em numérica. Porque o R precisa que a variável seja numérica para conseguir somá-la.
Fernanda, parabéns pela aula. Uma coisa que tem acontecido comigo é que quando eu rodo as instruções ele muda todos os valores da variável para "NA", sabe o que pode ser?
Da mesma forma que eu explico no minuto 11:00 Mas você pode colocar na leitura do banco o argumento stringsAsFactors = TRUE Com isso ele já lerá tudo que estiver com letras como fator ;)
Não vejo um problema em fazer isso. Mas também não vejo o porquê, rs. No R as variáveis categóricas podem estar com os labels (uma palavra mesmo). Acho mais fácil de trabalhar. É só especificar corretamente que é uma variável ordinal e qual a ordem dos "levels".
@@FernandaPeres as variáveis que tenho são a respeito de percepção de peso corporal: "meu peso diminuiu", "meu peso está igual" e "meu peso aumentou". Por isso pensei nessa ordem de -1, 0, 1.
Parabéns pelo conteúdo, muito bom. Estou tendo um erro recorrente na leitura dos arquivo csv, veja: Error in make.names(col.names, unique = TRUE) : invalid multibyte string 3 isso está me atrasando muito.
Esse erro está dizendo que os nomes das colunas não são únicos (ou seja, há nomes repetidos). Pode ser porque de fato há, ou porque você está usando o separador de colunas errado. Tenha certeza que é mesmo ponto-vírgula como eu ensino aqui, no arquivo que você está tentando abrir.
Uma dúvida: ao invés de colocar na base de dados o valor -999 para os "missing values", eu já poderia colocar "NA" direto? Ou é preferível fazer esta conversão posteriormente no R?
Você não precisa necessariamente colocar um valor para o NA. Mas, não é legal colocar "NA" porque o R vai identificar como texto, não como valor ausente. O preferível (que é o que eu sempre faço) é deixar em branco, aí o R lerá automaticamente como NA.
Está dando erro no meu. Meu arquivo baixado está diferente do que está no drive disponível. O erro que aparece é "Error in make.names(col.names, unique = TRUE) : invalid multibyte string 3"
Fernanda, boa tarde. Estou fazendo um trabalho em que uma das colunas do banco de dados é a variável REGIÃO. São várias regiões diferentes do Brasil. Entretanto, quando eu uso factor, ocorre a transofmração de caractere para fator. Porém, na hora de fazer o TESTE DE WILCOXON, quando eu trabalho com duas variáveis, como Região e Salário, dá uma msg de erro dizendo que x deve ser numérico. Já usei factor, as.factor etc mas não consigo transformar essa variável qualitativa REGIÃO. Por favor, me ajude!! Obrigado.
Provavelmente esse erro está acontecendo porque você está usando o teste errado. O Wilcoxon serve para quando temos apenas dois grupos, e eles são pareados. Não parece ser o seu caso. Dá uma olhada nos vídeos de Kruskal-Wallis e ANOVA Mista, um deles deve se encaixar no seu delineamento.
O erro está dizendo que os nomes das colunas não são únicos. Isso pode indicar que de fato há nomes repetidos (colunas diferentes com o mesmo nome), pode ser um problema de encoding ou pode ser que o você esteja lendo com separador de colunas sendo ponto vírgula, quando é vírgula. Para o encoding, você pode tentar: dados
Excelente conteúdo. No entanto, na parte "Grau de Instrução" não estou conseguindo transformá-lo em uma categoria ordinal. No meu caso, ele não veio codificado.
Não entendi o problema... Se você baixou o banco que eu disponibilizei, os dados de grau de instrução estão na forma numérica. O que eu faço no vídeo é, dentro do R, dizer que eles são um fator, dar rótulos a eles e ordená-los.
Oi Fernanda... aconteceu um erro com o arquivo, quando eu abro ele aparece somente com 1 variável...como resolver? Quando eu abro no excel aparece normalmente separadas por coluna, mas quando tento abrir no R não
Professora, obrigado por disponibilizar esse conteúdo completo e com explicações tão didáticas. O mundo precisa de mais pessoas assim como você.
Olá Prof. Fernanda.
Estou terminando a faculdade de Economia, vou seguir para o mestrado.
Irei assistir todas as aulas.
Você tem uma didática excelente, gratidão!
Obrigada Fernanda, pela explicação sempre excelente. Vou contar aqui os erros que cometi até conseguir codificar variáveis como : 1) codifiquei a variável mas não expliquei para o R quais eram os “levels“ (daí minhas alterações não apareciam quando eu olhava os dados) 🤔. 2) depois eu codifiquei, mas (sem querer) criando colunas novas (daí também não apareciam as alterações)😤. Finalmente, vendo a sua aula com mais calma e concentração, deu certo 😅!
Excelente aula, parabéns professora e muito obrigado.
Que aula fantástica
Estou usando R no estágio acadêmico na faculdade e suas aulas são incríveis, parabéns!
Muito obrigado cada aula e um show parabéns
Vc é muito didática! Obrigada e parabéns!
Maravilhosa! Já tive aula com o R, mas não compreendi muito. E agora estou assistindo seus vídeos e entendendo, pois você explica o passo a passo (tudo que eu precisava) rsrs Muito obrigada
Ahhh, que ótimo ouvir isso!!! 🥰❤️
Alem de manjar muito tem uma didatica que e uma das melhores do youtube
Professora, muito obrigado pelos seus vídeos. Estou cursando economia e estava tendo dificuldades absurdas na disciplina Econometria (Estatística no R). Seus vídeos estão sendo muito esclarecedores e me ajudando a literalmente não desistir do curso. Estou, inclusive, criando gosto e interesse por Data Science desde que comecei a estudar estatística no R através dos seus vídeos. Muito obrigado, de verdade.
Se tiver 2 sustenidos está na tonalidade de ré maior! hahaha. Parabéns pela aula!!
Muito Obrigado. Apartir dos 11:00 minutos no vídeo vc me explicou exatamente o que eu queria. Que no caso seria transformar uma variável em um outro tipo de variável.
Obrigado Fernanda.
você é tão didática! excelente seus vídeos. Muito Obrigada!
Parabens. Excelente didática. Estou adorando as suas aulas.
Conhecimentos de extrema importância e um tempo de vídeo dentro do humanamente compreensível e muito didática. Certamente você ajuda muitas pessoas.... grato!
Estou iniciando agora no R, estou gostando muito de suas aulas. Parabéns esta ótimo. obrigado.
Oi, obrigado. Seus videos tem me ajudado bastante. Eu estava muito perdido em R.
Viva 100 anos, pelaamordedeus!
Você é MUITO didática!
Parabéns Fernanda, você me ajudou muito! Obrigada por compartilhar seu conhecimento...
Parabéns Fernanda, aula ótima. Facilitando a vida de muita gente. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Aula excelente. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Fernanda, está ótimo. Não tinha muito interesse na linguagem R , agora fiquei muito interessado para aprender e colocar em pratica nas analises da folha de pagamento e o seus custos . Parabéns!!
Excelente professora
Vídeo maravilhoso!!! Apaixonada pela sua didática! Muito obrigada!!!
Parabéns pela aula. Excelente 👏 Muito, muito grato 🙏🏼
que didática! parabéns
Gostei Fernanda, obrigado por disponibilizar seu conhecimento!!
Excelente aula 👏👏👏
Muito obrigado pela partilha :)
Aula excelente! Ótima didática
Excelente didática. Obrigado pela aula.
Nota 10. Muito boa a aula. Eu estou começando um MBA em Data Science e Analytics na USP e o curso será todo em R, não em linguagem Python com a qual eu já tenho um pouco de experiência. Essas aulas aqui serão muito importantes para que eu possa me ambientar melhor na linguagem R. Obrigado.
Parabéns, Fernanda!
Excelente conteúdo e didática!
obrigado pelos vídeos!
Suas aulas estão me ajudando muito. Muito obrigado :)
Seu canal é incrível, parabéns!
Obrigada!!
Como estou estudando Python os códigos estão sendo fácil, a questão mesmo é compreender pq tal forma foi escolhida e não a outra.
"Sustenido"! kkkkk... Muito bacaninha, vc, viu?! Parabéns pelo trabalho. Vou usar esse termo tb, dado que a galera fica boiando quando falamos CERQUILHA.
Que aula incrível!
Muito obrigado por mais um vídeo sobre o R. Que venham muitos mais vídeos sobre o R!
Oi, Mário, como eu comentei no primeiro vídeo e no instagram, eu vou postar um curso de R igual ao do SPSS, vai ter um vídeo de R por semana. Abraços!
Ótima aula!!!!
Excelente!!
Muchas gracias.
Obrigado foi esclarecedor.
Mais um vídeo excelente
Excelente conteúda Prfa Fernanda! Agora, R Studio que lute kkkkkk
Show 🥰
Excelente Aula! Muito obrigado! Mas gostaria de saber como faço o contrário, mudar um fator para uma variável numérica...
Usa a função as.numeric.
Saudações. Faltou explicar o processo inverso de factor para inteiro ou double
Fernanda, você conhece algum tutorial ou vídeos específicos sobre como manipular as variáveis de uma base? Tirar labels, reverter a ordem das var, diminuir escalas etc etc...
Fer, como sempre suas aulas são incríveis e mega didáticas! Estou com uma dúvida: como eu faço por exemplo para adicionar uma variável ao banco de dados ou até mesmo recodificá-la onde preciso separar as cidades em Grande SP, Interior e outras, por exemplo? Porque no meu caso as cidades já têm seus nomes, não estão codificadas em 0 = São Paulo, 1 = Campinas etc?
Perfeito
Olá, Fernanda!! Parabéns por sua didática, a aula é muito boa! Me tira uma dúvida, se for possível. Eu posso usar essa mesma fórmula para transformar dados quantitativos em qualitativos? Por exemplo: O IMC é um dado quantitativo, mas existe uma classificação dizendo que de tanto a tanto o valor é normal, acima é obeso e abaixo é desnutrido.
Tem como programar as faixas de IMC para cada uma corresponder a uma classificação. Mas acho que o que eu ensino no vídeo não funciona para isso. Dá pra montar uma estrutura como essa:
dados % mutate(FAIXA_ETA = case_when(NU_IDADE_N = 35 & NU_IDADE_N < 60 ~ '35 a 59', NU_IDADE_N >= 60 ~ '60+'))
Pra isso tem que usar o pacote dplyr.
Oi, Fernanda. Parabéns pelas aulas! Como eu consigo transformar em double (dbl)? A variável venho como factor (fct)
Com as.numeric. Mas geralmente precisa transformar em character antes de numeric. Dá uma pesquisada em fóruns que tem essa discussão ;)
Olá Fernanda, Muito Obrigada!!!
Onde encontro a função "glimpse" quando ela não carrega?
Fernanda, boa noite!
Muito didático seus vídeos. Parabéns!!
Uma dúvida... Tenho uma tabela em Excel, em escala likert, neste caso, como "digo" para o R para codificar esses dados de forma ordinal?
Da mesma forma que eu fiz com grau de instrução no vídeo, adicionando "ordered = TRUE".
Fernanda, supondo que pudesse transformar todas as variáveis de uma vez, como seria o comando?
Quando a célula não tem nenhuma informação, como aplico do NA? no caso dessa função ele iria substituir certo?
Boa noite Fernanda, primeiramente parabéns pelo canal! Gosto muito da forma como abordar os temas. Estou tendo alguns problemas quando tento fazer a matriz de correlação, pois só aparecem os valores da matriz das correlações de uma variável com ela mesma e o restante só aparece uma interrogação. Não sei se poderia auxiliar em como resolver este problema. Mais uma vez parabéns pelo trabalho!!!
Após codificar algumas variáveis, quais testes vc indica, por exemplo: tenho dados de gênero (masculino e feminino) e queria fazer um teste pra relacionar a percepção de preço (sim ou não), qual teste vc acha q se encaixa?
Um qui-quadrado. Recomendo esse vídeo sobre escolha do teste: th-cam.com/video/EtV3_3aN884/w-d-xo.html
Quando transformo o genero em fator usando seu script, a coluna fica inteira NA. Não sei o que está acontecendo. Ótimo vídeo e ótimo canal. Acabei de me inscrever!
Aconteceu comigo também, mas foi na coluna Grau_de_instrucao...
O vercionamento de arquivos é feito pelo R studio tambem?
Professoa Fernanda, obrigado pelos excelentes vídeos. Tenho uma dúvida sobre os valores ausentes: na planilha que trabalho eu encontro valores valores ausentes se eu colocar
dados[dados==' ']
Boa tarde Fernanda. Tenho procurado mas não encontrei ainda. Como faço para ponderar (dar peso diferente a cada caso) o banco de dados no R com base numa variável específica?
Uma dúvida, quando estou rodando o código dado$grau_de_instrução esta retornando apenas NA e não os valores 0,1 e 2, queria saber como posso resolver essa situação
após a verificação pelo glimpse como recodificar uma variável que deveria ser numérica mas o R leu como dbl? como consertar isso?
O dlb indica double, que é número com valor quebrado. Então o R identificou corretamente como número.
@@FernandaPeres obrigado, Profa Fernanda. Suas aulas são excelentes!
Prof. Fernanda, surgiu uma dúvida, o argumento order=T, ele serve também caso eu queira indicar uma relação hierárquica entre as categorias? O R entende que 0- pior situação e n- melhor situação, usando esse argumento?
Gostaria de saber para criar um script para avaliações de imóveis, pois por vezes algumas variáveis são do tipo 'Código Alocado (categóricas).
Bom dia! Muito bom o vídeo. Estou estudando o R por conta própria para usar na escola onde trabalho com o objetivo de utilizar a TRI, porém não encontro um vídeo que explique desde a obtenção e organização das respostas dos alunos até a obtenção da proficiência(nota) dos alunos. Teria como a senhora fazer um ou vídeo falando a respeito? Ficaria muito grato e vc estaria ajudando a todos os estudantes e professores que desejam aprender mais a respeitar da TRI que está presente no Enem.
Oi, Carmos. Por enquanto não tenho intenção de fazer vídeo sobre TRI, não. É um assunto bem complexo, e bem específico de psicometria. Até sei, mas não o suficiente para ensinar. Recomendo o canal Psicometristas Brasil, que tem vídeos em R e SPSS, se não me engano eles ensinam TRI. Abraços!
@@FernandaPeres Obrigado pelo retorno. Conheço o canal citado, porém eles não fazem o que comentei, eles fazem com questões de V ou F, eu acho. Mas agradeço a atenção. Continui com os vídeos eles ajudam bastante a quem não compreende o assunto.
Oi Fernanda! Quero lhe agradecer pelos vídeos. Suas aulas tem me ajudado demais. Mas queria se possível que me ajudasse com uma dúvida. Quando sigo os teus passos no vídeo, a variável "Salário" aparece como e não como. Eu tentei procurar mas não encontrei o comando para fazer a mudança. Vc pode me explicar como corrijo para ? Obrigado
Oi, Renato. Que ótimo que as aulas estão ajudando! Então, estranho ele ter reconhecido como chr. Dá uma verificada se o número aparece com pontos mesmo, e não com vírgula, dentro do R. Se o R leu adequadamente, era para o separador de decimal ser ponto, e ele reconheceria como dbl.
Mas você pode tentar converter também:
dados$Salario
@@FernandaPeres Obrigado pelo retorno Fernanda!
Fer, eu consigo atribuir valores a um factor? Por exemplo, atribuir 5 pontos à minha variável geladeira, quando há 1 apenas, 10 pontos quando eu tenho 2 geladeiras, e assim por diante? Para que depois esses pontos possam ser somados?
Você consegue criar uma nova variável a partir do fator, e transformá-la em numérica. Porque o R precisa que a variável seja numérica para conseguir somá-la.
@@FernandaPeres Perfeito! Obrigada
só consigo importar pelo "import Dataset"
Fernanda, parabéns pela aula. Uma coisa que tem acontecido comigo é que quando eu rodo as instruções ele muda todos os valores da variável para "NA", sabe o que pode ser?
@Fernanda, posso colocar logo na planilha masculino e feminino direto?
Sim, no R pode.
Como faço para transformar em fator variáveis que estejam no banco de dados como letras?
Da mesma forma que eu explico no minuto 11:00
Mas você pode colocar na leitura do banco o argumento stringsAsFactors = TRUE
Com isso ele já lerá tudo que estiver com letras como fator ;)
@@FernandaPeres Obrigada! 😃
Fernanda, quando eu codificar uma variável categórica ordinal posso usar valor negativo, tipo: -1, 0, 1?
Não vejo um problema em fazer isso. Mas também não vejo o porquê, rs. No R as variáveis categóricas podem estar com os labels (uma palavra mesmo). Acho mais fácil de trabalhar. É só especificar corretamente que é uma variável ordinal e qual a ordem dos "levels".
@@FernandaPeres as variáveis que tenho são a respeito de percepção de peso corporal: "meu peso diminuiu", "meu peso está igual" e "meu peso aumentou". Por isso pensei nessa ordem de -1, 0, 1.
Parabéns pelo conteúdo, muito bom. Estou tendo um erro recorrente na leitura dos arquivo csv, veja: Error in make.names(col.names, unique = TRUE) :
invalid multibyte string 3 isso está me atrasando muito.
Esse erro está dizendo que os nomes das colunas não são únicos (ou seja, há nomes repetidos).
Pode ser porque de fato há, ou porque você está usando o separador de colunas errado. Tenha certeza que é mesmo ponto-vírgula como eu ensino aqui, no arquivo que você está tentando abrir.
olá! está aparecendo o seguinte aviso para mim: dados
Uma dúvida: ao invés de colocar na base de dados o valor -999 para os "missing values", eu já poderia colocar "NA" direto? Ou é preferível fazer esta conversão posteriormente no R?
Você não precisa necessariamente colocar um valor para o NA.
Mas, não é legal colocar "NA" porque o R vai identificar como texto, não como valor ausente.
O preferível (que é o que eu sempre faço) é deixar em branco, aí o R lerá automaticamente como NA.
@@FernandaPeres Muitíssimo obrigado :)
Um duvida dados (banco de dados) fica na memoria ou em disco?
Acho que na memória... Mas vale a pena dar uma pesquisada.
@@FernandaPeres vou pesquisar, mas de qualquer forma obrigado pela atenção Fernanda e parabéns pelas aulas!
E quando eu quero transformar um "chr" em "double" ? Vc tem alguma aula assim?
É só usar as.numeric. Dá uma procurada nessa função.
@@FernandaPeres obrigada 😍
Está dando erro no meu. Meu arquivo baixado está diferente do que está no drive disponível. O erro que aparece é "Error in make.names(col.names, unique = TRUE) :
invalid multibyte string 3"
Fernanda, boa tarde. Estou fazendo um trabalho em que uma das colunas do banco de dados é a variável REGIÃO. São várias regiões diferentes do Brasil. Entretanto, quando eu uso factor, ocorre a transofmração de caractere para fator. Porém, na hora de fazer o TESTE DE WILCOXON, quando eu trabalho com duas variáveis, como Região e Salário, dá uma msg de erro dizendo que x deve ser numérico. Já usei factor, as.factor etc mas não consigo transformar essa variável qualitativa REGIÃO. Por favor, me ajude!! Obrigado.
Provavelmente esse erro está acontecendo porque você está usando o teste errado. O Wilcoxon serve para quando temos apenas dois grupos, e eles são pareados. Não parece ser o seu caso. Dá uma olhada nos vídeos de Kruskal-Wallis e ANOVA Mista, um deles deve se encaixar no seu delineamento.
Professora, quando eu executo a o código dados
Provavelmente é um problema de encoding.
Tente adicionar encoding = "latin1" como argumento da função read.csv.
onde esta o scripts para baixar ?
Como eu digo no vídeo, na descrição do vídeo tem o link.
Quando eu quero ler um banco de dados utilizando: dados
O erro está dizendo que os nomes das colunas não são únicos.
Isso pode indicar que de fato há nomes repetidos (colunas diferentes com o mesmo nome), pode ser um problema de encoding ou pode ser que o você esteja lendo com separador de colunas sendo ponto vírgula, quando é vírgula.
Para o encoding, você pode tentar:
dados
Excelente conteúdo. No entanto, na parte "Grau de Instrução" não estou conseguindo transformá-lo em uma categoria ordinal. No meu caso, ele
não veio codificado.
Não entendi o problema... Se você baixou o banco que eu disponibilizei, os dados de grau de instrução estão na forma numérica. O que eu faço no vídeo é, dentro do R, dizer que eles são um fator, dar rótulos a eles e ordená-los.
@@FernandaPeres, o problema foi resolvido. Muito obrigado. No meu caso, faço tudo pelo smartphone; tem que ter paciência kkk.
Oi Fernanda... aconteceu um erro com o arquivo, quando eu abro ele aparece somente com 1 variável...como resolver? Quando eu abro no excel aparece normalmente separadas por coluna, mas quando tento abrir no R não
Oi, Ana, abre o arquivo colocando o encoding, como eu ensino no último vídeo que eu lancei, que chama Lidando com acentos no R
não consigo carregar os dados, aparece uma mensagem de erro
Excelente!