Essa reportagem é extremamente relevante, pois evidencia a valorização exagerada de filhos e da maternidade, instaurando uma busca desesperada por filhos biológicos: "Vocês deviam ver como as mulheres sem filhos são tratadas; parece que cometeram crimes." Corrobora também a intensa pressão social sobre as mulheres, que muitas vezes acabam recorrendo a meios alternativos para engravidar, movidas pela fé e pelo desespero. Entretanto, a situação poderia ser abordada de outra forma, como mostrado no final do vídeo, em que a adoção surge como uma solução significativa e transformadora. Equipe da BBC está de parabéns !
Acho que o Brasil é um pouco mais avançado nesse sentido. Mas ainda tem muito o que avançar nessa questão. Ainda tem mulher que compra essa ideia de que felicidade tá em marido e filhos. E quando não conseguem, se sentem a pior das mulheres.
A reportagem original tem 28 minutos, com detalhes muito mais abrangentes. E necessários . Gosto da BBC Brasil, porem fazem um resume do original reportagem .
A pressão social, a cobrança familiar...uma parente minha teve 2 abortos espontâneos. Depois descobriu um problema de saúde e precisou tirar útero, ovários...ela parou de participar de encontros familiares e de amigos por conta de sempre perguntarem a ela qdo teria filhos. Vive praticamente isoloda devido as cobranças. Agora qdo sabem do problema que houve "aconselham" a adotar. Ela e o marido nunca tiveram intenção de adotar. E, estão certos. Afinal como disse uma vez uma tia avó se Deus quisesse que todas as mulheres tivessem filhos não teriam tantas mulheres estéreis.
Sou de Moçambique e tenho amigos nigerianos. As vezes discutimos sobre isso. Mas no geral, mulher que não pode ter filhos em África é vista de uma forma quem nem eu consigo explicar. Mas praticamente é como se fosse inútil.
@ o que não é nada fácil para cá em África. Os meios de comunicação abrangem a população rural, poucas pessoas têm acesso à informação, os líderes comunitários tem muita influência sobre as comunidades, as questões tradicionais por cá são muito fortes.
@@celiamachado611 uma mulher cristã ✝️ do Sul ⬇️ da Nigéria 🇳🇬 tem 3 filhos, já uma mulher muçulmana ☪️ do norte ⬆️ da Nigéria 🇳🇬 tem em média 8 filhos, a diferença é grande, mesmo dentro do mesmo país
Eu fico chocada com isso todo mundo sabe que uma gravidez dura nove meses até uma criança isso é biologia simples como essas pessoas caem nesse golpe,inacreditável.
Quando pessoas velhas conhecidas se encontram e perguntam sobre o filho da outra, a pergunta é: e o seu filho, como tá? Se formou, tá trabalhando no que? Mas quando perguntam sobre a filha da outra, a pergunta é: e a sua filha, como tá? Casou, tá com filho já? A Nigéria ainda tá nessa mentalidade ao extremo, mulher não precisa estudar e ser independente, precisa casar e ter filho e essa é sua função, por aqui se a mulherada não erguesse a voz, ia estar igual.
@@maxvillareal9654 Acho que estamos um pouco mais avançados se comparado a Nigéria, mas o caminho a percorrer ainda é longo. Só quem optou por não casar ou ter filhos, principalmente mulheres, sabe os julgamentos que enfrentam e as perguntas inconvenientes que escutam com frequência. Aqui mesmo no canal tem uma matéria sobre solteirice, e parte considerável dos comentarios são horripilantes.
Mas as mulheres não podem tentar ter filhos biológicos? Primeiramente que elas podem ter e foram atrás disso, chegando lá foram enganadas e prometeram uma gravidez. Vc não percebe mas está culpando a vítima, coisa muito comum no Brasil.
@luanasousa7399 as vítimas esperavam um milagre, mesmo uma que contradissesse a lógica. Assim como as pessoas que caem em um esquema esperando enriquecer ou levar vantagem sobre outros. Então, sim, possuem culpa também.
@@christianedavi5166 É proibido esperar milagre? Então os tratamentos para engravidar são errados? Discurso sem noção esse teu heim, adora ver o mau dos outros.
@@christianedavi5166 Se elas não tem instrução e conhecimento como saberiam da lógica? Se vc faz tratamento em pais de primeiro mundo e engravida tudo bem, se vc faz na África e é enganada vc é culpada. Grande merd esse teu pensamento.
Que reportagem incrível e só mostra que toda luta não é mimimi, vejam como ainda há sociedades aonde a mulher não é valorizada "apenas" como ser humano. A luta feminista ainda é extremante relevante em vários sentidos, para valorização da mulher, a luta a respeito do aborto... E NEM ADIANTA vir gente com papo antifeminista que eu nem vou responder. Outro fator é a educação, a informação e também perpassa por questões políticas e sociais de países como esse.
Meu Deus, eu sempre soube que a Nigeria é um pais de Golpista. Mas isso é horrivel demais. A Ignorancia de algumas pessoas e maldade extrema de outras. Estou em choque
A África tem muitas crianças abandonadas que precisam de um lar, e a adoção poderia ser uma solução, mas isso não acontece porque ainda temos a ideia de que filho é apenas aquele que nasce do ventre. Existem muitos estereótipos em torno da adoção, como o medo de não saber quem são os verdadeiros pais biológicos e a preocupação com o caráter deles. Esse medo, muitas vezes infundado, impede que muitas dessas crianças encontrem uma família e um futuro melhor.
Os jovens de hoje usam a Internet para entrar nas redes sociais, mas não usam para se informar! Em pleno século 21, onde o acesso à internet é muito mais fácil, nem existe desculpas
@tidustri22 Sim. Aqui no Brasil é comum as pessoas acreditarem em coisas mais bizarras do que essa. Minha mãe já trabalhou em hospital público e tem gente q acredita q abrir muitos as pernas faz a pessoa perder a virgindade. Sentar em privada de banheiro público pode engravidar ou até mesmo usar a toalha de um homem. Ela já viu o caso de uma grávida de 4 meses q estava desesperada pq o marido havia morrido e por isso não iria conseguir terminar de fazer o filho. Ela acreditava q precisava continuar transando com o pai da criança por 9 meses para completar o bebê. E não podemos deixar de lembrar q as pessoas acreditam q Maria engravidou mesmo sendo virgem.
Tem gente que acredita em tudo, no brasil não é diferente com todas essas apostas em busca de dinheiro fácil, mesmo pessoas estudadas caem nos golpes quando estão desesperadas ou cheias de ganância.
aqui não tá muito longe não, tem muita gente que acredita que grávida menstrua. mais um pouco e forçam a ideia de que é possível ficar grávida por um ano, do jeito que a educação vai. temos que estar atentas!
Moro em África e a falta de esclarecimentos e educação é surreal. Há homens que são estéreis, mas sempre culpabilizam as mulheres. Casais sem filhos são extremamente discriminalizados. Sofrem bullying no trabalho e na família. Filho em África é sinônimo de SEGURANÇA SOCIAL, o sistema é tão desorganizado, que esses filhos carregam seus pais na velhice, logo se você não tiver filho, você não terá quem te sustente na velhice. E, isso é um dos maiores sofrimentos mentais que essas pessoas estéreis carregam dentro de si.
Não estamos no mesmo nivel da Africa né. Já temos direitos, o que acontece no Brasil é uma pressão social. Na maioria da Africa a mulher ainda é apenas pra parir e cuidar da casa. Não é uma pressão é uma impossição.
@@tha5483 Na África é pressão social também querida,se achas que lá é igual ao Estados islâmicos estás enganada,as mulheres não são obrigadas a casar,elas sentem essa pressão por julgamento da sociedade,existe casamentos prematuros, como aqui no Brasil tem também,quem lhe escreve é uma Africana e não vejo isso que você disse,e espero que tenhas um conhecimento sólido sobre questões de África.
@@zamiradejesusmaria5056 Importante frisar: África não é um país, é um Continente. Se mesmo países de dimensões menores têm grandes variações regionais, essas variações devem ser muito maiores entre países e regiões africanas.
População da Nigéria em 1950: 32 milhões População da Nigéria em 2000: 123 milhões População da Nigéria em 2024: 232 milhões, maior que a do Brasil já 🤨🤨🤨
@@evalinacesarcassule5097 Da Nigeria... Nunca vistes o programa Catfish? Eles dão golpes , levam milhares de dolares Brasil é apenas aprendiz perto deles.
Querem ser mães pq só tem isso de objetivo na vida , triste de mais , q nem a periferia que vivo por enquanto , meninas q vivem numa pobreza extrema e sem nenhuma estrutura tendo filhos, estudos e trabalho nem devem saber o que é , não as julgo pq sei q olhar pra fora da caverna não é pra todos e dependendo da distância que vc está nessa “ caverna “ nunca vai ver outra perspectiva mesmo. Triste , ainda em um país como esse .
Mas essas pessoas nunca estudaram biologia? Nao compreendo como conseguiram enganar tanta gente e me pergunto se realmente essas mulheres estavam sendo enganadas ou se só queriam acreditar numa mentira e voltar para casa com uma criança nos braços para cumprir sua "função familiar e social"...
O aborto é crime na Nigéria e também no Brasil. Vemos aí o quanto bem isso faz a um país (Ironia). A moral dos outros se impondo sobre as necessidades da mulher e dos outros, isso sim deveria ser crime.
@@SandraS-y4e Se houvesse um controle de natalidade eficiente, conscientização das mulheres, liberação do aborto... quem seriam os escravos do sistema? Existe um interesse, seja lá ou aqui, que o povo continue parindo igual rato.
Imagine viver numa sociedade que ter filhos é como uma meta de vida e valorização social. A pessoa se sujeita a qualquer situação. Mas or outro lado, gente todo munfo sabe que gestacao humana é 9 meses
Muitos desses bebês, no futuro, entrarão em barcos , no estilo navio negreiro, organizado por traficantes, rumo a europa, em busca de emprego. Causando pressões sociais de todo tipo.
há mtos fatores para a adoção,lá eles pensam "e como será os pais?",além disso a mulher nn tá gerando...ent há um julgando forte(no golpe,eles fazem acreditar q as mulheres estão gerando)
Algumas são "cesárias", nesse caso dá até pra acreditar pois vc acorda da cirurgia com uma cicatriz na barriga e um bebê ao lado... Mas para os "partos normais" acho que devem dar algum medicamento que induz contrações e é doloroso e quem não está grávida sente dores como uma cólica muito forte então a mulher deve mesmo acreditar que está em trabalho de parto... E tbm elas devem estar grogues e não estarem conscientes no momento. O mais difícil de acreditar para mim é que a "gravidez" dura 2 anos
O nível precário de educação (biologia, educação sexual...) nesse país é um grande motivo para coisas assim acontecerem, além também da pressão da sociedade sobre mulheres sem filho, isso impacta diretamente na vida da população e até mesmo na situação geral da nação, com essas crenças e costumes sendo algo que só serve de empecilho para o desenvolvimento.
Consequência da pressão pra ter filhos e falta de educação formal. Se dependesse de uma ala de conservadores aí, as mulheres brasileiras estariam na mesma situação ou pior.
Alguns nigerianos não pensam duas vezes em fazer falcatrua com estrangeiros, mas pelo jeito até mesmo com seu próprio povo. A maldade e ganância corre no sangue , a impressão que dá.
Eu sou o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e No também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Quando alguém é direto e bom no que faz de melhor. As pesso as sempre falarão por elas. Para mim, posso dizer: Experimente a Sra. Luisa Pereira da Educação Financeira e você ficará feliz por ter feito isso
amg,ent as pessoas vão parar a vida por causa do país??a situação nn é fácil,mas olha o Brasil em 90(mtas pessoas tinham filhos e tbm nn tinha essas condições toda nn)
O pior é que é algo que de certa forma ajuda as mulheres Pq a condição é tão ruim Que ter o bebê é o mais importante para elas Enquanto as que dão Não podem doar E as que querem não podem adotar Sendo mentira a única opção Chega a parecer um livro de distopia
Qual povo africano? Generalizando e demonizando as pessoas a partir de um lugar. Já sabemos o nome disso...Por que não fala da suposta astúcia para o mal dos americanos, israelenses, etc? Melhore!
Acredito que muitas dessas pessoas saibam do que se trata, mas é criada toda essa narrativa para “normalizar” o tráfico e compra e venda de bebês. Sendo bem honesta é isso que eu acho.
@@tlhey3731 Como mulher, digo que tem muito sentido no que ele falou. Existe uma grande diferença entre a maternidade por opção, desejo, e a maternidade por pressão, falta de prevenção. Logico Que isso não vai definir quem vai cuidar melhor de uma criança. Mas no Brasil mesmo, se tornou muito comum, mulheres que assumem odiar seus ofícios de mãe. E vemos a terceirização da educação sendo cada vez mais normalizada no nosso país. Ou seja, tem fortes chances das mulheres que tiveram seus filhos por imposição social, não gostarem da sua maternidade. E daí nasce a depressão pós parto, negligencia, maus tratos...
Desculpa, mas a pessoa feceber um DNA negativo e dizer que pode acontecer, que acreditou fielmente no médico, é a mentira mais ridícula que eu já vi na vida. Não tenho pena desses pais, são cumplices do tráfico... A própria família está afirmando e eles se fazendo de bobinhos 😑
1º: Ter filhos é extremamente egoísta (tenho um vídeo em que explico o motivo) 2º: A sociedade fazendo pressão pra se ter filhos é criminoso Se essa pressão não existisse, esse golpe também não existiria
@@CanallAbsurdo Por acaso acabei de ver um vídeo sobre antinatalismo. De fato, ninguém tem filho pensado na vida e no que pode oferecer ao ser que vai nascer. Pensa em si próprio: não ter que lidar com a pressão social, prender marido, salvar casamento, ter quem cuide dele quando ficar velho... Se tem motivos mais egoístas que esses, eu não conheço.
A sociedade crítica, cobra e discrimina sempre a mulher! No mundo inteiro existe essa cultura machista onde a mulher têm que engravidar ou se casar para ser considerada: mulher!! Eu nadei contra a onda! Não casei e não tive filhos e não sou LGBTQI+... sofri e sofro muito preconceito, mas, ando de cabeça erguida, pois sou uma mulher que sempre trabalhou, ganhei minhas promoções, mudei de área profissional, investi em conhecimento e não em fraldas e sou muito feliz! Sou livre! Posso andar sozinha, pensar sozinha e sou muito feliz! O conhecimento que eu tenho da vida, profissional, pessoal e espiritual, eu jamais teria encontrado, se eu tivesse me casado! A sociedade cobra, mas, eu sou muito mais eu! Sou Maria, mas, não vou com as outras!😎🇧🇷
Sim. Acho que enquanto eles não encontram um bebê para aquela família, vão enrolando até chegar ao ponto de dizer que a mulher está grávida por 2 anos!! É impressionante a mentira e ainda acreditam
Essa reportagem é extremamente relevante, pois evidencia a valorização exagerada de filhos e da maternidade, instaurando uma busca desesperada por filhos biológicos: "Vocês deviam ver como as mulheres sem filhos são tratadas; parece que cometeram crimes." Corrobora também a intensa pressão social sobre as mulheres, que muitas vezes acabam recorrendo a meios alternativos para engravidar, movidas pela fé e pelo desespero. Entretanto, a situação poderia ser abordada de outra forma, como mostrado no final do vídeo, em que a adoção surge como uma solução significativa e transformadora. Equipe da BBC está de parabéns !
Acho que o Brasil é um pouco mais avançado nesse sentido. Mas ainda tem muito o que avançar nessa questão.
Ainda tem mulher que compra essa ideia de que felicidade tá em marido e filhos. E quando não conseguem, se sentem a pior das mulheres.
E a parte que mais me chocou: muita coisa não aconteceria se houvesse educação sexual.
A reportagem original tem 28 minutos, com detalhes muito mais abrangentes. E necessários . Gosto da BBC Brasil, porem fazem um resume do original reportagem .
A pressão social, a cobrança familiar...uma parente minha teve 2 abortos espontâneos. Depois descobriu um problema de saúde e precisou tirar útero, ovários...ela parou de participar de encontros familiares e de amigos por conta de sempre perguntarem a ela qdo teria filhos. Vive praticamente isoloda devido as cobranças. Agora qdo sabem do problema que houve "aconselham" a adotar. Ela e o marido nunca tiveram intenção de adotar. E, estão certos. Afinal como disse uma vez uma tia avó se Deus quisesse que todas as mulheres tivessem filhos não teriam tantas mulheres estéreis.
Porque sabe que o povo não tem paciência pra nada que passe de 5 minutos.
Sou de Moçambique e tenho amigos nigerianos. As vezes discutimos sobre isso.
Mas no geral, mulher que não pode ter filhos em África é vista de uma forma quem nem eu consigo explicar. Mas praticamente é como se fosse inútil.
No mundo todo 🌎
Muito triste isso. Mudar esse conceito vai inclusive reduzir relações abusivas.
@ o que não é nada fácil para cá em África.
Os meios de comunicação abrangem a população rural, poucas pessoas têm acesso à informação, os líderes comunitários tem muita influência sobre as comunidades, as questões tradicionais por cá são muito fortes.
Será que as causas para isso são religiosas? A maioria é de muçulmanos e cristãos, não é?
@@celiamachado611 uma mulher cristã ✝️ do Sul ⬇️ da Nigéria 🇳🇬 tem 3 filhos, já uma mulher muçulmana ☪️ do norte ⬆️ da Nigéria 🇳🇬 tem em média 8 filhos, a diferença é grande, mesmo dentro do mesmo país
Muito triste essa situação, ninguém pode julgar essas mulheres, elas sofrem muito querendo ser mães e não conseguindo
Sofrem muito mais por conta do governo, da sociedade.
@@marich8356
Elas Não querem ser mães, elas não querem é ser julgadas pela sociedade. Isso também acontece no Brasil.
Olha oque a falta de informação faz 😢, quase inacreditável saber que tem pessoas que caem nesse tipo de coisa 😮
e depois tem gente que acha que educação sexual é ruim.
O pior é ter gente capaz de aplicar um golpe desse nível. Inacreditável 😢
Eu fico chocada com isso todo mundo sabe que uma gravidez dura nove meses até uma criança isso é biologia simples como essas pessoas caem nesse golpe,inacreditável.
Quando pessoas velhas conhecidas se encontram e perguntam sobre o filho da outra, a pergunta é: e o seu filho, como tá? Se formou, tá trabalhando no que?
Mas quando perguntam sobre a filha da outra, a pergunta é: e a sua filha, como tá? Casou, tá com filho já?
A Nigéria ainda tá nessa mentalidade ao extremo, mulher não precisa estudar e ser independente, precisa casar e ter filho e essa é sua função, por aqui se a mulherada não erguesse a voz, ia estar igual.
Que horror, né!
Foda cara.
@@maxvillareal9654
Acho que estamos um pouco mais avançados se comparado a Nigéria, mas o caminho a percorrer ainda é longo.
Só quem optou por não casar ou ter filhos, principalmente mulheres, sabe os julgamentos que enfrentam e as perguntas inconvenientes que escutam com frequência.
Aqui mesmo no canal tem uma matéria sobre solteirice, e parte considerável dos comentarios são horripilantes.
Muito triste😢
Vamos estar atentas o retrocesso está de vento em popa.
Triste que por causa da adoção ser tão estigmatizada, permite que a versão fantasiosa do trafico funcione.
Mas as mulheres não podem tentar ter filhos biológicos? Primeiramente que elas podem ter e foram atrás disso, chegando lá foram enganadas e prometeram uma gravidez. Vc não percebe mas está culpando a vítima, coisa muito comum no Brasil.
@luanasousa7399 as vítimas esperavam um milagre, mesmo uma que contradissesse a lógica. Assim como as pessoas que caem em um esquema esperando enriquecer ou levar vantagem sobre outros. Então, sim, possuem culpa também.
@@christianedavi5166 É proibido esperar milagre? Então os tratamentos para engravidar são errados? Discurso sem noção esse teu heim, adora ver o mau dos outros.
@@christianedavi5166 Se elas não tem instrução e conhecimento como saberiam da lógica? Se vc faz tratamento em pais de primeiro mundo e engravida tudo bem, se vc faz na África e é enganada vc é culpada. Grande merd esse teu pensamento.
@@luanasousa7399 Você ao menos assistiu a reportagem? 🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️
Falta de educação sexual causa isso.
Triste... 😢😢😢😢
?
Educação básica né? Qualquer ameba com meio neurônio evitaria isso
Educação 😂😂😂😂. Isso é loucura acreditar nisso.
@Leanneaalves muito triste mesmo 😢
Eu fico pensando como essas pessoas acreditam nisso elas não foram a escola,kkk,são loucas porque só pode.
CRUELDADE como fica a mente dessas mulheres
O crime não tem limites
Verdade 😢
Que reportagem incrível e só mostra que toda luta não é mimimi, vejam como ainda há sociedades aonde a mulher não é valorizada "apenas" como ser humano. A luta feminista ainda é extremante relevante em vários sentidos, para valorização da mulher, a luta a respeito do aborto... E NEM ADIANTA vir gente com papo antifeminista que eu nem vou responder. Outro fator é a educação, a informação e também perpassa por questões políticas e sociais de países como esse.
Meu Deus, eu sempre soube que a Nigeria é um pais de Golpista. Mas isso é horrivel demais. A Ignorancia de algumas pessoas e maldade extrema de outras. Estou em choque
"Um país de golpista"?
@@millamontenegro um monte de nigeriano tá indo pra Inglaterra 🏴
é simples entender: quanto mais pobre um país, mais facil é manipulável
Não é questão de dinheiro, mas de educação.
@@gipilla
Dinheiro dá acesso a boa educação e a pessoas mais inteligentes que podem ser suas referências.
Tem muito estadunidense que cai num golpe deste ou até pior
Como elas acreditam estar grávidas sem a barriga estar crescendo??? Que loucura!!!!
Isso que eu me pergunto, as pessoas acreditam em qualquer delírio. O ser humano em burreceu.
Fora os fatores fisiológicos. Realmente é a falta de educação sexual.
Falta de educação básica, simples.
Para você ver como os outros brincam com a fé e esperança dos outros. É vendo esse tipo de notícia que dá pra entender como seitas surgem…
Tinha que ser da Nigéria, só trambiqgue
Como as pessoas conseguem maquinar planos como esses?😢 Foi triste ver as pessoas serem enganadas de forma tão aberta.😢😢😢
A África tem muitas crianças abandonadas que precisam de um lar, e a adoção poderia ser uma solução, mas isso não acontece porque ainda temos a ideia de que filho é apenas aquele que nasce do ventre. Existem muitos estereótipos em torno da adoção, como o medo de não saber quem são os verdadeiros pais biológicos e a preocupação com o caráter deles. Esse medo, muitas vezes infundado, impede que muitas dessas crianças encontrem uma família e um futuro melhor.
Os africanos são muito tribais. Não gostam de criar filhos alheios.
Falta de educação sexual na escola causa essas situações bizarras
Tipo grávida virgem ?
@tidustri22 também
Ķkkkķkkk😂
Os jovens de hoje usam a Internet para entrar nas redes sociais, mas não usam para se informar! Em pleno século 21, onde o acesso à internet é muito mais fácil, nem existe desculpas
@tidustri22 Sim. Aqui no Brasil é comum as pessoas acreditarem em coisas mais bizarras do que essa. Minha mãe já trabalhou em hospital público e tem gente q acredita q abrir muitos as pernas faz a pessoa perder a virgindade. Sentar em privada de banheiro público pode engravidar ou até mesmo usar a toalha de um homem. Ela já viu o caso de uma grávida de 4 meses q estava desesperada pq o marido havia morrido e por isso não iria conseguir terminar de fazer o filho. Ela acreditava q precisava continuar transando com o pai da criança por 9 meses para completar o bebê. E não podemos deixar de lembrar q as pessoas acreditam q Maria engravidou mesmo sendo virgem.
Tem gente que acredita em tudo, no brasil não é diferente com todas essas apostas em busca de dinheiro fácil, mesmo pessoas estudadas caem nos golpes quando estão desesperadas ou cheias de ganância.
Qual a razão de um país pobre, violento faz tanta questão que as mulheres engravidem? Produzir mais soldados para guerras?
Em todas as sociedades, há a pressão para ter filhos, não continuar a linhagem da família, é uma "desonra" da África a Ásia
Obrigada senhor por ter nascido no Brasil!
No brasil existe essa mesma pressão. Só não tem gente se aproveitando disso... ainda..😅
Imagina... a terra dos golpes kkkk
Por ser pobre e miserável kkk
aqui não tá muito longe não, tem muita gente que acredita que grávida menstrua. mais um pouco e forçam a ideia de que é possível ficar grávida por um ano, do jeito que a educação vai. temos que estar atentas!
@@laurinhacac
Nossa, essa de grávida menstruar é de cair o ** da bunda mesmo!🤣
Tá uma onda também de "engravidei me prevenindo!"😅
Planeamento familiar e legalização do aborto,resolve isso.
Moro em África e a falta de esclarecimentos e educação é surreal. Há homens que são estéreis, mas sempre culpabilizam as mulheres. Casais sem filhos são extremamente discriminalizados. Sofrem bullying no trabalho e na família. Filho em África é sinônimo de SEGURANÇA SOCIAL, o sistema é tão desorganizado, que esses filhos carregam seus pais na velhice, logo se você não tiver filho, você não terá quem te sustente na velhice. E, isso é um dos maiores sofrimentos mentais que essas pessoas estéreis carregam dentro de si.
Depende do país em que você vive na África. A África é um continente imenso!
Nossa a ignorância faz das pessoas presas tao fáceis pra charlatanismo
Devastador que as pessoas são tão vulneráveis a ponto de cair nesse papo furado 😢
Mas como as mães amamentam seus bebês?
Qie tristeza infinita essa situação 😢
Eu estou assistindo e não estou acreditando!!!!!
Não sei como não tem esse golpe no Brasil, porque o que mais tem aqui é essa pressão social por casamento e filhos. 🙄
Não estamos no mesmo nivel da Africa né. Já temos direitos, o que acontece no Brasil é uma pressão social.
Na maioria da Africa a mulher ainda é apenas pra parir e cuidar da casa. Não é uma pressão é uma impossição.
@@tha5483 Na África é pressão social também querida,se achas que lá é igual ao Estados islâmicos estás enganada,as mulheres não são obrigadas a casar,elas sentem essa pressão por julgamento da sociedade,existe casamentos prematuros, como aqui no Brasil tem também,quem lhe escreve é uma Africana e não vejo isso que você disse,e espero que tenhas um conhecimento sólido sobre questões de África.
@@zamiradejesusmaria5056 Importante frisar: África não é um país, é um Continente. Se mesmo países de dimensões menores têm grandes variações regionais, essas variações devem ser muito maiores entre países e regiões africanas.
Kkk só trouxa q cai num trem desse
Não tem esse golpe mas tem outros e tem gente vendendo bebê no Facebook... Brasil não está melhor
População da Nigéria em 1950: 32 milhões
População da Nigéria em 2000: 123 milhões
População da Nigéria em 2024: 232 milhões, maior que a do Brasil já 🤨🤨🤨
Eles tem é que parar de se reproduzir. Absurdo isso.
Meu Deus! Não fazia ideia.
@@phoque121 esse pessoal tem que reproduzir menos. Não mais
Um país de golpes , não perdoam ninguém, mulheres a sofrer .👶🏾🤰🏾
Estás falando do Brasil ou da Nigéria?!?
@@evalinacesarcassule5097 Da Nigeria... Nunca vistes o programa Catfish? Eles dão golpes , levam milhares de dolares Brasil é apenas aprendiz perto deles.
Querem ser mães pq só tem isso de objetivo na vida , triste de mais , q nem a periferia que vivo por enquanto , meninas q vivem numa pobreza extrema e sem nenhuma estrutura tendo filhos, estudos e trabalho nem devem saber o que é , não as julgo pq sei q olhar pra fora da caverna não é pra todos e dependendo da distância que vc está nessa “ caverna “ nunca vai ver outra perspectiva mesmo. Triste , ainda em um país como esse .
Melhor comentário!
Mas essas pessoas nunca estudaram biologia? Nao compreendo como conseguiram enganar tanta gente e me pergunto se realmente essas mulheres estavam sendo enganadas ou se só queriam acreditar numa mentira e voltar para casa com uma criança nos braços para cumprir sua "função familiar e social"...
Infelizmente na africa não tem acesso a educacao e acabam caindo nesses golpes
O aborto é crime na Nigéria e também no Brasil. Vemos aí o quanto bem isso faz a um país (Ironia). A moral dos outros se impondo sobre as necessidades da mulher e dos outros, isso sim deveria ser crime.
@@SandraS-y4e
Se houvesse um controle de natalidade eficiente, conscientização das mulheres, liberação do aborto... quem seriam os escravos do sistema?
Existe um interesse, seja lá ou aqui, que o povo continue parindo igual rato.
É muito egoísmo querer ter filho nessa pobreza meu deus
Imagine viver numa sociedade que ter filhos é como uma meta de vida e valorização social. A pessoa se sujeita a qualquer situação. Mas or outro lado, gente todo munfo sabe que gestacao humana é 9 meses
O país com maior PIB da África as pessoas são assim, não devem nem saber oque é uma sala de aula.
Imagina no Burundi, Gâmbia, etc.
E ainda assim essas pessoas mostradas na reportagem se comunicam infinitamente melhor que um jogador de futebol brasileiro
Meu deus que pesado
Mas como alguém acredita numa história dessa? Gestação de 2 anos? Gravidez silenciosa com exames negativos? Até pra ignorância tem limite.
E a grávida de Taubaté?
Tudo nisso é surreal 😮😮😮
Muitos desses bebês, no futuro, entrarão em barcos , no estilo navio negreiro, organizado por traficantes, rumo a europa, em busca de emprego. Causando pressões sociais de todo tipo.
Ótimo vídeo 👏
Pq as pessoas não adotam, meu Deus??? Pq? Pq?
há mtos fatores para a adoção,lá eles pensam "e como será os pais?",além disso a mulher nn tá gerando...ent há um julgando forte(no golpe,eles fazem acreditar q as mulheres estão gerando)
@@girlishgrrl
Pelo mesmo motivo que no Brasil.
Damos Mais importância ao "gerar", não ao "maternar".
Para o filho te matar queimado ? Kk
@@Brasil__109 ah sim! Isso acontece em absolutamente em TODOS os casos! Filho biológico também pode matar os pais!
@@tlhey3731 ué! Filho adotado é filho igualzinho filho biológico! Não muda NADA!
Eu me pergunto como as pessoas acreditam que passaram por um parto sem ter passado de fato?
Algumas são "cesárias", nesse caso dá até pra acreditar pois vc acorda da cirurgia com uma cicatriz na barriga e um bebê ao lado... Mas para os "partos normais" acho que devem dar algum medicamento que induz contrações e é doloroso e quem não está grávida sente dores como uma cólica muito forte então a mulher deve mesmo acreditar que está em trabalho de parto... E tbm elas devem estar grogues e não estarem conscientes no momento. O mais difícil de acreditar para mim é que a "gravidez" dura 2 anos
O nível precário de educação (biologia, educação sexual...) nesse país é um grande motivo para coisas assim acontecerem, além também da pressão da sociedade sobre mulheres sem filho, isso impacta diretamente na vida da população e até mesmo na situação geral da nação, com essas crenças e costumes sendo algo que só serve de empecilho para o desenvolvimento.
O pior cego é o que não quer ver. 9:00
A repórter acha normal vender bebês? 🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️🤦🏽♀️
Herança dessa IGREJA CATÓLICA,,, dessa blasfêmia da gravidez dessa tal de Maria ,,, infelizmente 😢
Chocada com isso 😢
O conto de aia não é maís ficção 😢
Meu Deus. A médica toda simpática. Quem imaginaria? Neste mundo, não dá para confiar em ninguém.
Que manipulação😢😢
E muito triste essa situação.
Qnt ignorância dessa mulherada.
Inacreditável que alguém possa cair nisso.
Consequência da pressão pra ter filhos e falta de educação formal. Se dependesse de uma ala de conservadores aí, as mulheres brasileiras estariam na mesma situação ou pior.
As parteiras de lá sabem dos nove meses e talvez até mais. Idade gestacional, posição do feto… isso não depende de escola.
Nada da Nigeria me resulta estranho...
O que a falta de Educação faz numa sociedade. Triste demais.
Me pergunto como pode em 2024 existirem pessoas tão ignorantes ou tão ingênuos assim pra acreditar em uma coisa destas
Alguns nigerianos não pensam duas vezes em fazer falcatrua com estrangeiros, mas pelo jeito até mesmo com seu próprio povo. A maldade e ganância corre no sangue , a impressão que dá.
Eu sou o favorito, R$60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e No também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Estou financeiramente vantajoso, obrigado Jesus $ 32.000 de lucro semanal, independentemente de quão ruim seja a economia.
..? Eu sou um novato em investir em criptomoedas, por favor, você pode me orientar como você obteve lucro?
Quando alguém é direto e bom no que faz de melhor. As pesso as sempre falarão por elas. Para mim, posso dizer: Experimente a Sra. Luisa Pereira da Educação Financeira e você ficará feliz por ter feito isso
Luisa Pereira realmente definiu o padrão para os outros seguirem, nós a amamos aqui no Reino Unido, pois foi muito útil que mudou muitas vidas
Uau, estou surpreso que Luisa Pereira seja mencionada aqui. Começando com 2k..agora com um portfólio enorme.Altamente recomendado..
Quando penso q já vi d tudo
Os remédios que faz a barriga crescer ??
Que ignorância PQP. Essa burrice é que mantém esse continente, eternamente, na idade da pedra.
Nigeria crescerá 10% esse ano. Não é por esse motivo que o continente está atrasado, e você sabe.
Como assim uma mulher acreditar que tem que ficar gerando um bebê por mais de 1 ano ??? Não é possível uma história dessas
Caramba... Tudo isso devido a pressão social de ter um filho. Complicado.
Meu Deus.....
Eu tive gravidez silenciosa, perdi claro! 😢
Coisa do diabo
Que maldade fazer isso com mulheres que sonham em ser mãe.
Meu Deus 🥲
Enquanto isso na Nigéria, a lógica é outra...
Como assim?
As pessoas estão cada dia pior
P q ter filho c tanta criança sem pais p adota
Aí o país já é pobre e eles ficam fazendo filhos...misericórdia..
amg,ent as pessoas vão parar a vida por causa do país??a situação nn é fácil,mas olha o Brasil em 90(mtas pessoas tinham filhos e tbm nn tinha essas condições toda nn)
Para ter filhos precisa consciência e educação.
@@tlhey3731até hj em dia
Pobre não tem direito a ter filho?
O pior é que é algo que de certa forma ajuda as mulheres
Pq a condição é tão ruim
Que ter o bebê é o mais importante para elas
Enquanto as que dão
Não podem doar
E as que querem não podem adotar
Sendo mentira a única opção
Chega a parecer um livro de distopia
Foi um golpe?
Por isso falo essas crianças adotadas todas tem familiares.
Esse povo africano é muito criativo para dar golpes. É só assistir o noticiário aqui no Brasil para ver o tamanho da astúcia deles para o mal.
Qual povo africano? Generalizando e demonizando as pessoas a partir de um lugar. Já sabemos o nome disso...Por que não fala da suposta astúcia para o mal dos americanos, israelenses, etc? Melhore!
Acredito que muitas dessas pessoas saibam do que se trata, mas é criada toda essa narrativa para “normalizar” o tráfico e compra e venda de bebês. Sendo bem honesta é isso que eu acho.
Sei la ate que ponto essas queridas sao inocentes viu. Acho que fingem nao saber porque so querem o bb a qualquer preco
Só pais pobre pra acreditarem nisso
bizarro
Meu Deus do céu..
Um povo anclado na ignorância dá nisso..
Eu morro e não vejo tudo! Gestar por um ano e cinco meses! 😂😂😂😂😂
status quo, nem boas mães vão ser, q obsessão
na vdd,n há como afirmar no quesito "maternidade" acho q provavelmente é um homem
@@tlhey3731
Como mulher, digo que tem muito sentido no que ele falou.
Existe uma grande diferença entre a maternidade por opção, desejo, e a maternidade por pressão, falta de prevenção.
Logico Que isso não vai definir quem vai cuidar melhor de uma criança. Mas no Brasil mesmo, se tornou muito comum, mulheres que assumem odiar seus ofícios de mãe. E vemos a terceirização da educação sendo cada vez mais normalizada no nosso país. Ou seja, tem fortes chances das mulheres que tiveram seus filhos por imposição social, não gostarem da sua maternidade. E daí nasce a depressão pós parto, negligencia, maus tratos...
PR0CRIAM SEM MISERICÓRDIA PARA COLOCAR OUTRAS ALMAS PARA SOFRER NESSA MISÉRIA 😂😂
Triste isso.
Asssuatador 😞
❤
Desculpa, mas a pessoa feceber um DNA negativo e dizer que pode acontecer, que acreditou fielmente no médico, é a mentira mais ridícula que eu já vi na vida. Não tenho pena desses pais, são cumplices do tráfico... A própria família está afirmando e eles se fazendo de bobinhos 😑
Um país pobre e lascado desse e ainda querem procriar. Bizarro
Pelo visto quem paga por isso tem certa quantidade de dinheiro. Entao nao pode julgar que é pobre burro.
😮
Quer golpe maior do q a maria(virgem), grávida do espírito santo 😂😂😂😂😂
Verdade, essa enganou bem o trouxa do Zé.
Imposspivel. O maior golpe da história é o do cristianismo.
O filho da Maria está vivo, já Karl Marx 💁🏽
Nem filho de Maria e karl max tão vivos.
A maior fakenews que existe é aquela que diz que tudo vai dar certo!!!
Grávida de 11 meses 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 🤡🤣
A maioria acredita que uma virgem ficou grávida 🤣🤣
Mulheres sem filhos são discriminadas mas desde quando preconceito é cultura?
E preciso considerar os grupos religiosos vigentes nesse lugar isso pesa bastante
1º: Ter filhos é extremamente egoísta (tenho um vídeo em que explico o motivo)
2º: A sociedade fazendo pressão pra se ter filhos é criminoso
Se essa pressão não existisse, esse golpe também não existiria
Eu hein
Doidinho
@@CanallAbsurdo
Por acaso acabei de ver um vídeo sobre antinatalismo.
De fato, ninguém tem filho pensado na vida e no que pode oferecer ao ser que vai nascer. Pensa em si próprio: não ter que lidar com a pressão social, prender marido, salvar casamento, ter quem cuide dele quando ficar velho... Se tem motivos mais egoístas que esses, eu não conheço.
A sociedade crítica, cobra e discrimina sempre a mulher! No mundo inteiro existe essa cultura machista onde a mulher têm que engravidar ou se casar para ser considerada: mulher!!
Eu nadei contra a onda! Não casei e não tive filhos e não sou LGBTQI+... sofri e sofro muito preconceito, mas, ando de cabeça erguida, pois sou uma mulher que sempre trabalhou, ganhei minhas promoções, mudei de área profissional, investi em conhecimento e não em fraldas e sou muito feliz!
Sou livre! Posso andar sozinha, pensar sozinha e sou muito feliz!
O conhecimento que eu tenho da vida, profissional, pessoal e espiritual, eu jamais teria encontrado, se eu tivesse me casado!
A sociedade cobra, mas, eu sou muito mais eu!
Sou Maria, mas, não vou com as outras!😎🇧🇷
2 anos grávida, é isso que eles falam? Não entendi muito bem!!
Sim. Acho que enquanto eles não encontram um bebê para aquela família, vão enrolando até chegar ao ponto de dizer que a mulher está grávida por 2 anos!! É impressionante a mentira e ainda acreditam
@TheNandagc é tão absurdo, que pensei que tinha entendido algo errado. Obrigada!!