Sim kkk isso é excelente, claro é óbvio que ele se interessa pelo tema religiões (de forma ampla) mas ele acabou pegando um nicho de inscritos muito específico
Sim, mas eu acho isso ótimo, ele leu diversos textos sobre os assuntos perguntados, o fato dele não ser nenhum tipo de líder religioso ou teólogo, e sim um historiador, eu sinto que faz com que as respostas dele não tenham nenhum viés, ele apenas responde com o que está escrito, com os textos que se tem sobre, ainda mostrando todos os lados possíveis sem ser de forma a nos induzir para algum lado, e sim nos fazendo pensar e refletir por nós mesmos.
Essa coisa de colocar comida pra os deuses ou ancestrais me lembra uma anedota: diz que um homem japonês estava no cemitério colocando um prato de arroz no túmulo de um ancestral, e um homem cristão estava no túmulo próximo, colocando flores no túmulo do seu ancestral; aí o homem cristão olha pra o homem japonês e pergunta: quando o seu ancestral vem comer o arroz? E o japonês responde: quando o seu vier cheirar as flores.
Saudações Henrique, votos de bem estar. Eu me chamo Fernando, sou angolano e gosto muito dos seus conteúdos. Como seguidor do seu canal, tenho um pedido; gostaria que fizesse um vídeo falando sobre a serpentina de Génesis, se era ou não o diabo. Desde já, obrigado, e parabéns pelo seu trabalho.
Importante que na religião helênica os sacrifícios, como também foi explicado no vídeo, tem muito mais significado para a gente, é mais como uma forma de honrar os deuses e mostrar respeito. Para nós não é sobre alimentar, é sobre ter boas intenções com a oferta. Os deuses não precisam da gente, mas nós precisamos deles, e por isso os ofertamos.
Na bíblia existiam vários tipos de sacrifícios, por pecados, ofertas de gratidão, rituais de purificação e dízimo. Cada pecado tinha um sacrifício específico, o dízimo é dito explicitamente como a parte da manutenção do templo, justamente pq os sacerdotes eram todos membros de uma tribo(de Levi=levitas) das 12, só que inteiramente dedicados ao trabalho no templo e eles não tinham herança como as outras tribos, basicamente eles tinham que viver das "doações" do restante da nação. Também tinham os sacrifícios das festas. Tudo isso tinham simbolismos que serviam pra educar as pessoas, por isso que muitas vezes os profetas diziam que o povo só gostava de comer carne, pq faziam o sacrifício sem entendimento.
Galera manjava de comportamento humano e pegou tudo que certamente todo mundo iria cometer pra virar desculpas pra faturar em cima. [Aí o marketing americano foi além e inventou coisas que nem existiam e você definitivamente não precisava pra você dar dinheiro pra eles]
@@DielesMagalhaes-rb8wd "Até" foi engraçado ehehehe TODO o velho testamento era voltado pra isso hehehe Foi quando eu li a bíblia que eu descobri que toda a parte que quem tem bom senso hoje considera sendo a "parte podre" dos evangélicos, na verdade são basicamente a ESSÊNCIA da religião [Depois, ler o novo testamento e descobrir que JC tava LONGE de ser um comunista revolucionário e tava mais pra um burguês safado fazendo um teatrinho automartirizante]
Só uma correção, amigo. O judeus deixaram de prestar sacrifícios de animais por causa da queda do templo. Eles ainda passaram a praticar isse após a morte de Jesus.
Há um longo sermão de Paulo se não me engano aos coríntios só sobre a carne vendida nos açougues, se era lícito o cristão comer já que era fruto de cultos idólatras. há realmente na religião grega uma forte ligação entre o sacerdote e o açougueiro.
Este ser(!), o Professor Henrique, para mim, é um exemplo de objetividade misturada com respeito aos temas que trata. Embora, às vezes, eu queira que ele trate dos temas sob a ótica do meu viés(não acredito em deuses mas não sou aTEU, sou aMEU...kkkk), me curvo a sua sabedoria e equilíbrio, tentando ser(!) justo com as partes.
Professor, adoro seus vídeos. Obrigado! Só uma observação: chamamos Prometeu de Titã, mas ele é exatamente da geração de Zeus! Abraços do Ricardo Szpilman
A interpretação que eu mais gosto é a do "sacrifício do animal homem", se afastando dos vícios da carne, afastando-se do homem primitivo e através da virtudes se aproximar de Deus. Mesmo sendo ateia acho isso tudo muito bonito e necessário praticar para se viver em sociedade.
O que mais acho interessante sobre a questão do sacrifício é que diferentes povos de épocas diferentes e de lugares diferentes possuiam essa necessidade de cultuar deuses e de oferecer sacrifícios. É como se fosse algo intrínseco ao inconsciente coletivo humano.
Em relação aos Deuses nórdicos há a crença na oferenda como uma "troca de presentes"; Em um ritual dedicado à Freyja pode - se ofertar um presente simbólico que é deixado à Deusa; então é pedido fertilidade, seja para o solo, seja para a pessoa.
Nao existe o dizimo no cristianismo, estamos baixo o novo pacto de Jesus, a igreja de Jesus jamais ordenou cristaos a dar ou receber dizimo. Deus proibiu dinheiro como dizimo, quem recebe o dizimo nao pode ter bens materiais....... mas os lobos jamais vao ensinar isso
10:28 A princípio essa também era a motivação das ofertas no judaísmo antigo. Os levitas ficariam exclusivamente dedicados aos serviço religioso e as ofertas os sustentariam.
Sim, os levitas eram proibidos de exercer outro tipo de trabalho senão no tabernáculo ou no templo, então eles tinham que viver das doações que eram ofertadas pelo povo.
Se se alimentam provavelmente é da nossa devoção/ adoração, da fé. 7:10 Uma vez li que a entrega dessa décima parte funcionava basicamente pra manter o exercício sacerdotal daqueles que viviam para a manutenção dos templos , me corrijam se eu estiver enganado. Mas é basicamente como hoje também, o dízimo não é posto como obrigatório dentro de algumas instituições, você oferece aquilo que tem se puder e quiser oferecer, na igreja que eu frequentava há muito tempo ele era feito aos domingos e sempre era frizado isso, até pq quando vc abre uma igreja ela consta pro estado como um estabelecimento como qualquer outro, uma empresa, então paga aluguel, ou IPTU, conta de água, de luz , então precisa se manter de alguma forma , tem tesoureiro pra fazer a contabilidade dos recebimentos e dos gastos. Calhou bem então nas escrituras desse sacerdócio que fosse dada a décima parte dos fiéis. Isso é diferente em muitas religiões, e pode encontrar diferentes formas dentro de uma mesma religião. por exemplo em algumas linhas do budismo existe o que seria o análogo ao dízimo por exemplo no budismo de Nichiren existe o Kofu que é esse ato de doação, muitos templos sobrevivem também por manutenção voluntária , que é um tipo de doação também.
O bom do pessoal confundir Henrique com teólogo é que pouca gente (relativamente)tem curiosidade da parte histórica. Aí o prof. reforça que é historiador usando a pergunta de teor Teológico pra inserir um conhecimento histórico interessante. Aí é até bom que venha toda a sorte de expectador mesmo...
É importante manter a linha dura em pagar o dizimo, até porque, por vezes, os filhos do Pastor estão fazendo faculdade nos EUA e isso é caro pra diabo. 😈 🤭🤭🤭
E as vezes o pastor prega a anti-intelectualidade e a rejeição as universidades para que as pessoas não questionem a lógica dele, ele ganhe dinheiro em cima delas e leve os filhos pra fzr uma faculdade nos EUA. Acontece as vezes
Em relação aos Deuses gregos: no reconstrutivismo helênico há a ortopraxia. Nela são feitas oferendas aos Deuses acreditando que isso é uma atitude de respeito para com as divindades e uma forma de aproximação, mas tendo a certeza de que os Deuses não precisam de nada, eles não se alimentam das oferendas. Exemplo: em um ritual dedicado à Afrodite pode -se deixar uma maçã para ela. No dia seguinte essa maçã pode ser deixada na natureza. Ou seja, a oferenda é um símbolo de conexão, nunca uma necessidade dos Deuses
O Javé gosta do cheio da carne queimada Êxodo 29:18 Depois queimarás o cordeiro inteiro sobre o altar; isso é o holocausto dedicado a Yahweh; é oferta de aroma agradável, consagrada ao SENHOR, preparada no fogo. Êxodo 29:25 Em seguida os retomarás de suas mãos e queimarás os pães no altar, com o holocausto de aroma agradável, perante Yahweh. Essa é uma oferta queimada e dedicada ao SENHOR.
Isso me lembra muito bem a disputa presidencial. O que tem messias no nome ficou famoso por trazer pobreza pro povo e mais riqueza pros já ricos, bem caracterizado nas filas das pessoas comprando exatamente OSSOS nos mercados. Já aquele que prometeu picanha e tirou milhões da pobreza tem um rosto BASTANTE parecido com uma projeção mais realista do que teria sido um Jesus histórico. E não tava na bíbra que o tal do JC era o cara que falava que o dízimo (que nada mais é do que um imposto religioso) deveria ser dado aos pobres? (PS. No islamismo o "dízimo" é 2,5% e você não dá pro sacerdote, e sim, diretamente aos irmãos de etnia pobres)
O pecado seria uma fonte de renda tão inesgotável quanto os impostos , se toda vez que alguém agir de forma contraria a sua natureza ela tivesse que pagar uma taxa pra deus, e logo alguém saca que pode chamar o contraria doque é natural de vontade de deus, sabesse que as pessoas teriam muito mais chances de agir de acordo com o natural mas aprimosionadas pela culta pagariam oque pedissem.
@@walneygomes não é mais necessário de acordo com o cristianismo, não de acordo com o judaísmo, quando eles construírem o templo de novo a churrascada volta
Para ajudar um pouco na questão do dizimo, lá mesmo no antigo testamento já diz "dai o dizimo para que haja mantimento no templo" então já desde aquele tempo é tratado o dizimo como sendo algo que vai ser usado para mantimento dos sacerdotes (e ainda outras funções) mas não é como se Deus fosse "comer" aquilo, isso não faz parte do AT. Porem, é dito no AT que Deus "cheiraria" a oferta queimada (ou incenso) e se fosse feito com justiça e santidade teria então um "cheiro suave, agradável" a Ele. Mas o uso do termo "cheirar" pode ser apenas uma figura de linguagem, até porque justiça e santidade não tem cheiro pelo que sabemos rsrs.
Os sacrifício religioso está ligado com canibalismo e rituais sexuais com participação da família e sem a participação da família, dependendo do ritual, sacrifício era feito com animais e seres humanos na antiguidade.
Sim, eles eram judeus e estavam baixo a velha imperfeita e temporaria lei judaica dada unica e exclusivamente aos judeus e ia somente ate a morta do Messias=Jesus, Jesus faz um novo pacto
@@markrock442Apesar de interessante sua leitura sobre a história hebraica, não sei se faz sentido Deus criar uma lei imperfeita. Nesse caso, Deus é imperfeito? Porque algo imperfeito seria criado por Deus?
@@viniciusdasilva8951 Vc leu a biblia? Exodus 21 vender a filha como escrava, matar os filhos q maldizem, apedrejar, escravizar, saquear, ficar com a mulher e filhos dos escravos q conseguem sair livres..... e´ perfeito? E a mesmissima biblia q chama o o pacto judaico de velho imperfeito e temporario! Jesus manda nao cumprir as velhas leis do velho pacto judaico, atos 15 cristaos nao estao mais baixo o velho pacto judaico, Galatas 4 quem vola as velhas leis do pacto judaico e´filho da escrava=pacto judaico e nao pode herdar o reino de Deus
leia a biblia. Exodus 21 vender a filha como escrava, matar os filhos q maldizem, apedrejar, escravizar, saquear, ficar com a mulher e filhos dos escravos q conseguem sair livres..... e´ perfeito? E a mesmissima biblia q chama o o pacto judaico de velho imperfeito e temporario! Jesus manda nao cumprir as velhas leis do velho pacto judaico, atos 15 cristaos nao estao mais baixo o velho pacto judaico, Galatas 4 quem vola as velhas leis do pacto judaico e´filho da escrava=pacto judaico e nao pode herdar o reino de Deus
Algumas culturas acreditam que nós ganhamos a vida/força dos seres que comemos (animais, plantas e em alguns casos ritualísticos até canibalismo), assim os sacrifícios poderiam ser uma forma de receber vida dessas ofertas(?)
Pior que comer é OBRIGAR a fazer sacrificios de SANGUE e a tal entidade que chamam de ''deus'' ficava feliz com o cheiro do churrasco no ar. Pqp. Jura que é que voces adoram? um deus de tribos primitivas do deserto. Não tinha como dar certo
Mas os deuses das mais variadas crenças deram certo, não existindo o valor ressignificante dessas religiões na vida das pessoas que a seguem, elas teriam morrido há muito tempo, a própria nossa histórica de tempo ocidental é marcada pelo nascimento do fundador da religião com mais fiéis da terra.
Um Deus pode gostar de churrasco e ainda ser um Deus misericordioso e bondoso. É só ele ter uma criatura preferida. Pra quem tinha só um povo como preferido escolher uma criatura é nada
@@walneygomes suposto nascimento da pessoa mais conhecida da historia e menos conhecida historicamente. Fica facil compreender do que estamos falando. A grande fake da historia
@@viniciusdasilva8951 Mas ele gosta de churrasco e tem zero misericorida, nem mesmo com seu proprio povo, que humilhava frequentemente nos mitos. Chamava o povo de traidor e mercedor de ser traido. As pessoas confundem o amor de jesus com o amor de Yahé, senhor dos massacres e escravidão
@@rafaelvilas4230 mas aí eu tô cntg. Tudo bem vc ser judeu e gostar de um Deus sempre puto da vida, tudo bem vc ser evangélico e achar Jesus o Homem a ser cultuado. Agora vc ser católico e botar tudo no mesmo saco e tratar eles como o mesmo e um só Deus é uma articulação mental que eu nunca consegui compreender.
ambrosia é maravilhoso. eu me alimento de ambrosia. chocolate também. brócolis é incrível também. nunca vi nenhuma mitologia falando de brócolis. deve ser porque é um vegetal inventado. mas é incrível. divino.
Então, se os sacrifícios gregos eram assim, era muito parecido com o judaicos. Na realidade, no judaico, os sacerdotes oferecia em holocausto ou cremando as gorduras e algumas partes das vísceras e as outras boas os sacerdotes comiam junto com o povo. E aquilo que se queimava ele dizia que subia como se fosse um aroma ou um perfume para si mesmo. O mesmo (para entender melhor aqui) como aquele cheiro de incenso que é agradável. Agora eu não sei te dizer se o sacerdote colocava alguma coisa para dar um aroma um cheiro melhor. Parte daquelas ofertas ficava para a sociedade também comer na posteridade. Apesar que parece que tinha também um lá que eles davam totalmente para o sacerdote. O sumo sacerdote e os sacerdotes e os que prestaram serviço no templo eram sustentados por todos para continuar fazendo serviço no templo sem interrupção. Agora com respeito aos dízimos atuais. Existe oferta voluntária sem valor fixo. Pode ser grande ou pequeno a mísero. Mas tem outro objetivo. Mas essa relacionada a dízimos da atualidade infelizmente eu tenho que dizer aqui que muitos pastores acabaram pegando como meio de subsistência e sustento para não precisar trabalhar fora de forma dura ou penosa. Infelizmente muitos acabaram usando isso para não ter que trabalhar de maneira laboriosa mesmo e ter uma vida sossegada. E muitos outros até para sustentar luxo! Infelizmente muitos teólogos e pastores veem isso como uma forma de se sustentar sem esforço. E sem limites. A Bíblia nas Escrituras Gregas o Novo Testamento manda trabalhar para comer e ao mesmo tempo ajudar quem tem necessidade e ajudar onde se reunia. Não faz menção a dízimos. Infelizmente isso é uma interpretação o uso para proveito próprio! 🤨😠😉👍🏻 Nota: Paulo falou que era para ser fazer "sacrifícios dos lábios" por pegar as boas novas de Deus e Cristo a todos e ao mundo afora. E também em ajudar a irmãos que precisavam ou passavam por necessidade também. Foi isso (no caso)!!! Abraços! 😉👍🏻✌🏻😊
Creio existir alguma confusão quanto ao dízimo "cristão". Não sou licenciado em História, mas sei que isso é uma prática da religião judaica. A religião judaica é uma e a religião cristã é outra. Cristo inclusive criticou os "Vendilhões do Templo". Talvez que haja alguma confusão nas Américas provocada pelas religiões evangélicas. Talvez que essas seitas religiosas estejam ao serviço do judaísmo, mas não se deveriam considerar cristãs. Todo o Historiador sabe que Agostinho e Tomás de Aquino (cristãos) não simpatizavam com a obrigatoriedade do dízimo. O mesmo aconteceu com os Papas Bento XVI e Francisco. Todo o Historiador sabe que uma das razões para que os judeus fossem expulsos da Península Ibérica (Portugal e Espanha), foi porque o Papa não concordava com a usura praticada pelos judeus. O judaísmo antigo e os evangélicos praticam exploração direta, descarada e obrigatória aos seus fiéis. Não é o caso de algumas outras religiões, como o catolicismo romano.
Na minha opniao os deuses precisam de fé pra existir, tipo os poderes e eles só existem por causa desse elemento (se existir seres sobrenaturais e claro😅)
Que saiba os deuses existem mesmo sem fé, diz isto na bíblia, Então se ele existir ele teria isso, ele é além de qualquer poder ou sacrifício, os deuses que habitam no céu geralmente não precisam de culto, porém deus gosta de oferendas e rezas algumas vezes , obrigado pelo comentário e aqui está sua resposta 👍🏻
@@danielpereiradossantos798 na bíblia se você ler no idioma original na língua hebraica é comum ele se referir A Deus em plural, por isso falei desta forma
Oferta feita a Deus para expressar gratidão, reconhecer a culpa e restaurar o bom relacionamento com ele. Começando com Abel, os humanos ofereceram por iniciativa própria vários sacrifícios, incluindo o de animais. Sob o pacto da Lei mosaica, porém, os sacrifícios eram obrigatórios. Depois de Jesus ter dado sua vida como sacrifício perfeito, os sacrifícios de animais não eram mais necessários, mas os cristãos continuam oferecendo sacrifícios espirituais a Deus. - Gên 4:4; He 13:15, 16; 1Jo 4:10.
Aposto minha honra que quem fez essa pergunta é um ateu ex-evangélico amargurado. Quando negam a sagrada tradição e o magistério católicos, ficam buscando magistério em todo que consideram "sábios". Henrique perfeito na explicação, só faltou citar outras religiões tribais semiticas que possuíam a mesma prática.
Fato é que, tal absurdo (dizimo, sacrifício, etc.), continua existindo nos dias de hoje. Dízimo: Se é para a manutenção da igreja deveria ser limitado a necessidade da igreja se manter, e NÃO/NUNCA mais do que isso. Sacrifício: Pessoas subindo escadarias de joelhos, pessoas carregando cruz na estrada, pessoas comendo hóstia na missa. Que Deus é esse que fica satisfeito com sacrifício? Que Deus é esse que vê pessoas sofrerem e fica feliz com isso?
Não é só para "manutenção" em sentido estrito, mas para expansão e embelezamento de templos, obras caritativas, pastorais, etc. Por outro lado, Deus não se agrada do sofrimento "em si" mas da mortificação dos afetos desordenados- que, em regra, no atual estado de coisas, implica e sofrimento . Deus não é hedonista ou sensualista. O valor moral de uma conduta, em regra, não está na dor (ou no prazer) que ela gera, mas em elementos que transcendem essas realidades.
@@GarlicAllicinTwinkle A hóstia é a encenação de um sacrifício. Yaveh teria ficado satisfeito e revogado o pecado do mundo pela oferenda da vida de Yeshua. A hóstia, embora seja um simbolismo, é elevado ao status de "ato sagrado" que transforma pão em carne. Portanto, se você come a hóstia, você cultua o sacrifício humano, em última instância. A pergunta continua: Você acredita que Deus fica satisfeito/feliz com pessoas fazendo/cultuando o sacrifício?
@@brunoribeiro5419 Você esqueceu de citar o "enriquecimento" da igreja e de seus líderes. Você sabe quanta caridade poderia ser feita se o vaticano doasse todas as suas propriedades? Você sabe quanta caridade poderia ser feita se os pastores evangélicos doassem seu patrimônio? A caridade caridade cristã alcança necessitados judeus e muçulmanos? A caridade judaica alcança muçulmanos e cristãos? A caridade muçulmana alcança judeus e cristãos? Espera aí...você disse que Deus se agrada da "mortificação dos afetos"? Ele te disse isso? Esse tem sido e continua sendo o problema das religiões. Pessoas dizendo o que Deus é e o que Deus não é, e acreditando nisso como se fosse verdade. Você não sabe nada sobre Deus. Ninguém sabe nada sobre Deus e nunca saberá. Pare de vender sua opinião. "As pessoas não querem ter a responsabilidade de entender, então trocam a compreensão pela fé, e depois depositam essa fé em outras pessoas que dizem que entendem. Acho que isso tem tudo para gerar uma relação predatória." (Paul Stamets)
@@deistatopVocê tem uma visão distorcida da hóstia, ela representa o Sacrifício de Cristo, Sacrifício esse que nos dá a Vida Eterna, e ela também estreita a nossa relação com Jesus, pois ao comungar nós estamos em Cristo e Ele em nós, a hóstia é um alimento espiritual. Nós devemos sempre nos lembrar do Sacrifício de Cristo, pois esse Sacrifício que nos dá a Vida Eterna, o "cristão" que não valoriza o Sacrifício, não é cristão, é herege.
Bem conveniente pra um grupo humano que teria criado uma religião pegar as melhores partes, não? 🤔 Ainda bem que não foram os homens que criaram os deuses 🙏🏿
Na faculdade eu fiz um trabalho que relacionava a guarda do sábado como um sacrifício de tempo a Deus, me baseando em Pierre Clastres e seu livro Sobre o Sacrifício publicado pela @ubu
Deus so ordenou os Judeus a guardarem o sabado no velho imperfeito e temporario pacto judaico feito unica e exclusivamente com os judeus e nao com todo mundo. Jesus faz uma nova alianca e cria o cristianismo e a sua igreja q jamais recebeu ou ordenou cristaos a dar ou receber dizimo
O pessoal trata o Henrique como teólogo mas o cara é historiador
Ele lida mais com fatos históricos, então ele é mais confiável.
Sim kkk isso é excelente, claro é óbvio que ele se interessa pelo tema religiões (de forma ampla) mas ele acabou pegando um nicho de inscritos muito específico
Sim, mas eu acho isso ótimo, ele leu diversos textos sobre os assuntos perguntados, o fato dele não ser nenhum tipo de líder religioso ou teólogo, e sim um historiador, eu sinto que faz com que as respostas dele não tenham nenhum viés, ele apenas responde com o que está escrito, com os textos que se tem sobre, ainda mostrando todos os lados possíveis sem ser de forma a nos induzir para algum lado, e sim nos fazendo pensar e refletir por nós mesmos.
Creio que ele seja especialista em história das religiões.
Mas ele é doutor em historia da religião, ele não é teólogo, mas sua área de conhecimento é no âmbito da religião
Essa coisa de colocar comida pra os deuses ou ancestrais me lembra uma anedota: diz que um homem japonês estava no cemitério colocando um prato de arroz no túmulo de um ancestral, e um homem cristão estava no túmulo próximo, colocando flores no túmulo do seu ancestral; aí o homem cristão olha pra o homem japonês e pergunta: quando o seu ancestral vem comer o arroz? E o japonês responde: quando o seu vier cheirar as flores.
Lapada seca
Hahahahahahaha
Comentário maravilhoso e demolidor!
Essa foi boa
Misericórdia 😂😂😂 tapão seco
Prometeu era foda ne , sempre ajudando os mortais nosso heroi
Prometeu foi muito iludido, ajudando as criaturas mais ingratas e falsas da natureza.
@@aleister6a66 aí você tem um ponto
Prometeu e cumpriu
Prometeu nada, entregou tudo
Nenhum deus resistiria a um baum pão de queijo. 😅
os orixas curtem farofa uai
O deuxs que não gostar de pão de queijo , tá cancelado. UAI...🎃🎃🎃
Nem se estiver de regime 😂😂😂
Dispensaria
Pão de queijo melhor comida existente
Cuscuz ninguém resiste
Saudações Henrique, votos de bem estar.
Eu me chamo Fernando, sou angolano e gosto muito dos seus conteúdos.
Como seguidor do seu canal, tenho um pedido; gostaria que fizesse um vídeo falando sobre a serpentina de Génesis, se era ou não o diabo.
Desde já, obrigado, e parabéns pelo seu trabalho.
Adorei o henrique dizendo que se fazia um churrascão no templo. Acho que devíamos retomar essa tradição haha
Na Ilíada - principalmente nos cantos iniciais - detalha como era o ritual de fazer um sacrifício e uma hecatombe.
Importante que na religião helênica os sacrifícios, como também foi explicado no vídeo, tem muito mais significado para a gente, é mais como uma forma de honrar os deuses e mostrar respeito. Para nós não é sobre alimentar, é sobre ter boas intenções com a oferta. Os deuses não precisam da gente, mas nós precisamos deles, e por isso os ofertamos.
Na bíblia existiam vários tipos de sacrifícios, por pecados, ofertas de gratidão, rituais de purificação e dízimo. Cada pecado tinha um sacrifício específico, o dízimo é dito explicitamente como a parte da manutenção do templo, justamente pq os sacerdotes eram todos membros de uma tribo(de Levi=levitas) das 12, só que inteiramente dedicados ao trabalho no templo e eles não tinham herança como as outras tribos, basicamente eles tinham que viver das "doações" do restante da nação. Também tinham os sacrifícios das festas. Tudo isso tinham simbolismos que serviam pra educar as pessoas, por isso que muitas vezes os profetas diziam que o povo só gostava de comer carne, pq faziam o sacrifício sem entendimento.
Galera manjava de comportamento humano e pegou tudo que certamente todo mundo iria cometer pra virar desculpas pra faturar em cima.
[Aí o marketing americano foi além e inventou coisas que nem existiam e você definitivamente não precisava pra você dar dinheiro pra eles]
Nao exise dizimo no cristianismo, estamos baixo o novo pacto de Jesus. A igreja de Jesus Jamais pediu ou recebeu dizimo
Eram os despachos pra Jeová, que já até aceitou sacrifício humano e em ocasiões até exigiu.
@@DielesMagalhaes-rb8wd "Até" foi engraçado ehehehe
TODO o velho testamento era voltado pra isso hehehe
Foi quando eu li a bíblia que eu descobri que toda a parte que quem tem bom senso hoje considera sendo a "parte podre" dos evangélicos, na verdade são basicamente a ESSÊNCIA da religião
[Depois, ler o novo testamento e descobrir que JC tava LONGE de ser um comunista revolucionário e tava mais pra um burguês safado fazendo um teatrinho automartirizante]
Lembrando que o dízimo não existe desde a queda do segundo templo, e sacrifícios de animais não existem desde a morte do Cristo.
E não voltarão a existir NUNCA mais, porque você acha que Jesus enfiou os Otomanos lá em Jerusalém?
Só uma correção, amigo. O judeus deixaram de prestar sacrifícios de animais por causa da queda do templo. Eles ainda passaram a praticar isse após a morte de Jesus.
O Sacerdote ser meio que açougueiro é um paralelo muito bom 😂😂
Entao, o churrasqueiro é uma pessoa sagrada!
Há um longo sermão de Paulo se não me engano aos coríntios só sobre a carne vendida nos açougues, se era lícito o cristão comer já que era fruto de cultos idólatras. há realmente na religião grega uma forte ligação entre o sacerdote e o açougueiro.
Este ser(!), o Professor Henrique, para mim, é um exemplo de objetividade misturada com respeito aos temas que trata. Embora, às vezes, eu queira que ele trate dos temas sob a ótica do meu viés(não acredito em deuses mas não sou aTEU, sou aMEU...kkkk), me curvo a sua sabedoria e equilíbrio, tentando ser(!) justo com as partes.
Professor, adoro seus vídeos. Obrigado! Só uma observação: chamamos Prometeu de Titã, mas ele é exatamente da geração de Zeus! Abraços do Ricardo Szpilman
A interpretação que eu mais gosto é a do "sacrifício do animal homem", se afastando dos vícios da carne, afastando-se do homem primitivo e através da virtudes se aproximar de Deus.
Mesmo sendo ateia acho isso tudo muito bonito e necessário praticar para se viver em sociedade.
O que mais acho interessante sobre a questão do sacrifício é que diferentes povos de épocas diferentes e de lugares diferentes possuiam essa necessidade de cultuar deuses e de oferecer sacrifícios. É como se fosse algo intrínseco ao inconsciente coletivo humano.
O ser humano sempre precisará crer em alguma coisa, a própria bíblia fala fomos criados para adorar.
Em relação aos Deuses nórdicos há a crença na oferenda como uma "troca de presentes"; Em um ritual dedicado à Freyja pode - se ofertar um presente simbólico que é deixado à Deusa; então é pedido fertilidade, seja para o solo, seja para a pessoa.
Samuel para Saul: é melhor obedecer do que sacrificar!
Boa noite professor,onde você faz suas lives.?
Aqui mesmo no TH-cam meu amigo, no canal principal aos Domingos!
pode fazer um video, explicando a que realidade da historia e propostio fundamental o texto de malaquias se refere no ponto cap. 3 vers. 10?
Poderia ter um video sobre o contexto do Livro de Malaquias!
Nao existe o dizimo no cristianismo, estamos baixo o novo pacto de Jesus, a igreja de Jesus jamais ordenou cristaos a dar ou receber dizimo. Deus proibiu dinheiro como dizimo, quem recebe o dizimo nao pode ter bens materiais....... mas os lobos jamais vao ensinar isso
10:28 A princípio essa também era a motivação das ofertas no judaísmo antigo. Os levitas ficariam exclusivamente dedicados aos serviço religioso e as ofertas os sustentariam.
Sim, os levitas eram proibidos de exercer outro tipo de trabalho senão no tabernáculo ou no templo, então eles tinham que viver das doações que eram ofertadas pelo povo.
Se se alimentam provavelmente é da nossa devoção/ adoração, da fé. 7:10 Uma vez li que a entrega dessa décima parte funcionava basicamente pra manter o exercício sacerdotal daqueles que viviam para a manutenção dos templos , me corrijam se eu estiver enganado. Mas é basicamente como hoje também, o dízimo não é posto como obrigatório dentro de algumas instituições, você oferece aquilo que tem se puder e quiser oferecer, na igreja que eu frequentava há muito tempo ele era feito aos domingos e sempre era frizado isso, até pq quando vc abre uma igreja ela consta pro estado como um estabelecimento como qualquer outro, uma empresa, então paga aluguel, ou IPTU, conta de água, de luz , então precisa se manter de alguma forma , tem tesoureiro pra fazer a contabilidade dos recebimentos e dos gastos. Calhou bem então nas escrituras desse sacerdócio que fosse dada a décima parte dos fiéis. Isso é diferente em muitas religiões, e pode encontrar diferentes formas dentro de uma mesma religião. por exemplo em algumas linhas do budismo existe o que seria o análogo ao dízimo por exemplo no budismo de Nichiren existe o Kofu que é esse ato de doação, muitos templos sobrevivem também por manutenção voluntária , que é um tipo de doação também.
Os Deuses estão orgulhosos de você por passar para as pessoas de hoje algumas forma de cultua-los.
?
Kkkk
me ajudou bastante ja que estou começando com o politeísmo
Os sacrificios, depois, eram distribuído entre as familias dos sacerdotes.
Fala mestre, gostaria de indicações de livros para adentrar mais sobres esses assuntos, filosofia, história, e afins. Se puder me ajudar ficarei grato
O bom do pessoal confundir Henrique com teólogo é que pouca gente (relativamente)tem curiosidade da parte histórica. Aí o prof. reforça que é historiador usando a pergunta de teor Teológico pra inserir um conhecimento histórico interessante. Aí é até bom que venha toda a sorte de expectador mesmo...
É importante manter a linha dura em pagar o dizimo, até porque, por vezes, os filhos do Pastor estão fazendo faculdade nos EUA e isso é caro pra diabo. 😈 🤭🤭🤭
E as vezes o pastor prega a anti-intelectualidade e a rejeição as universidades para que as pessoas não questionem a lógica dele, ele ganhe dinheiro em cima delas e leve os filhos pra fzr uma faculdade nos EUA.
Acontece as vezes
o dízimo é a oferta nas igrejas, tem raízes nos rituais de colheita. Feito a redor da fogueira.
Em relação aos Deuses gregos: no reconstrutivismo helênico há a ortopraxia. Nela são feitas oferendas aos Deuses acreditando que isso é uma atitude de respeito para com as divindades e uma forma de aproximação, mas tendo a certeza de que os Deuses não precisam de nada, eles não se alimentam das oferendas. Exemplo: em um ritual dedicado à Afrodite pode -se deixar uma maçã para ela. No dia seguinte essa maçã pode ser deixada na natureza. Ou seja, a oferenda é um símbolo de conexão, nunca uma necessidade dos Deuses
O Javé gosta do cheio da carne queimada
Êxodo 29:18
Depois queimarás o cordeiro inteiro sobre o altar; isso é o holocausto dedicado a Yahweh; é oferta de aroma agradável, consagrada ao SENHOR, preparada no fogo.
Êxodo 29:25
Em seguida os retomarás de suas mãos e queimarás os pães no altar, com o holocausto de aroma agradável, perante Yahweh. Essa é uma oferta queimada e dedicada ao SENHOR.
Ele gosta é de bem passada amigo 😅
Essa preferência foi o motivo da treta entre Caim e Abel.
Prometeu picanha e entregou ossos 😂😂😂😂
A história sempre se repete hahaha
Isso me lembra muito bem a disputa presidencial.
O que tem messias no nome ficou famoso por trazer pobreza pro povo e mais riqueza pros já ricos, bem caracterizado nas filas das pessoas comprando exatamente OSSOS nos mercados.
Já aquele que prometeu picanha e tirou milhões da pobreza tem um rosto BASTANTE parecido com uma projeção mais realista do que teria sido um Jesus histórico.
E não tava na bíbra que o tal do JC era o cara que falava que o dízimo (que nada mais é do que um imposto religioso) deveria ser dado aos pobres?
(PS. No islamismo o "dízimo" é 2,5% e você não dá pro sacerdote, e sim, diretamente aos irmãos de etnia pobres)
Faz o L kkkkk
@@LH0734Na fila do osso, né?!
Os sacrifícios era pra expiação do pecado.
Olá, Henrique.
Todo religioso é anacrônico?
Grato pelas reflexões propostas sobre esses e outros temas.
O pecado seria uma fonte de renda tão inesgotável quanto os impostos , se toda vez que alguém agir de forma contraria a sua natureza ela tivesse que pagar uma taxa pra deus, e logo alguém saca que pode chamar o contraria doque é natural de vontade de deus, sabesse que as pessoas teriam muito mais chances de agir de acordo com o natural mas aprimosionadas pela culta pagariam oque pedissem.
Aprisionadas pela culpa*
O sacrifício e a oferenda simboliza uma forma de troca em busca de misericórdia divina ou ancestra!!!
Vdd ele e historiador muito bem esplicado
O suposto criador do universo adora um churrasquinho
Ou adorava* porque hoje já não é mais necessário
@@walneygomes não é mais necessário de acordo com o cristianismo, não de acordo com o judaísmo, quando eles construírem o templo de novo a churrascada volta
Quem não vai gostar também
@@vitum.3662Eu não gosto de churrasco , gosto de pão de queijo... UAI.🎃🎃
Cain era um vegano fanático.
Para ajudar um pouco na questão do dizimo, lá mesmo no antigo testamento já diz "dai o dizimo para que haja mantimento no templo" então já desde aquele tempo é tratado o dizimo como sendo algo que vai ser usado para mantimento dos sacerdotes (e ainda outras funções) mas não é como se Deus fosse "comer" aquilo, isso não faz parte do AT.
Porem, é dito no AT que Deus "cheiraria" a oferta queimada (ou incenso) e se fosse feito com justiça e santidade teria então um "cheiro suave, agradável" a Ele. Mas o uso do termo "cheirar" pode ser apenas uma figura de linguagem, até porque justiça e santidade não tem cheiro pelo que sabemos rsrs.
Tudo imaginação humana. Mas sempre lucrativa para alguns...
Os sacrifício religioso está ligado com canibalismo e rituais sexuais com participação da família e sem a participação da família, dependendo do ritual, sacrifício era feito com animais e seres humanos na antiguidade.
Ambrosia tem aqui, é doce de leite 😊
Mano eu abrindo o video e escutando ele falando de cara o meu nome kkkkk
Prof., uma pergunta:
É certo supor que Maria, José, Jesus e todos os seus discípulos, levavam animais para oferenda a Yaveh no templo?
Sim, eles eram judeus e estavam baixo a velha imperfeita e temporaria lei judaica dada unica e exclusivamente aos judeus e ia somente ate a morta do Messias=Jesus, Jesus faz um novo pacto
@@markrock442Apesar de interessante sua leitura sobre a história hebraica, não sei se faz sentido Deus criar uma lei imperfeita. Nesse caso, Deus é imperfeito? Porque algo imperfeito seria criado por Deus?
@@viniciusdasilva8951 Vc leu a biblia? Exodus 21 vender a filha como escrava, matar os filhos q maldizem, apedrejar, escravizar, saquear, ficar com a mulher e filhos dos escravos q conseguem sair livres..... e´ perfeito? E a mesmissima biblia q chama o o pacto judaico de velho imperfeito e temporario! Jesus manda nao cumprir as velhas leis do velho pacto judaico, atos 15 cristaos nao estao mais baixo o velho pacto judaico, Galatas 4 quem vola as velhas leis do pacto judaico e´filho da escrava=pacto judaico e nao pode herdar o reino de Deus
leia a biblia. Exodus 21 vender a filha como escrava, matar os filhos q maldizem, apedrejar, escravizar, saquear, ficar com a mulher e filhos dos escravos q conseguem sair livres..... e´ perfeito? E a mesmissima biblia q chama o o pacto judaico de velho imperfeito e temporario! Jesus manda nao cumprir as velhas leis do velho pacto judaico, atos 15 cristaos nao estao mais baixo o velho pacto judaico, Galatas 4 quem vola as velhas leis do pacto judaico e´filho da escrava=pacto judaico e nao pode herdar o reino de Deus
@@viniciusdasilva8951 o q diz Exodus 21?
Algumas culturas acreditam que nós ganhamos a vida/força dos seres que comemos (animais, plantas e em alguns casos ritualísticos até canibalismo), assim os sacrifícios poderiam ser uma forma de receber vida dessas ofertas(?)
Esse Deus É Um Dragão Que Precisa Sentir O cheiro Da Carne Assada,Por isso Que Dragon Ball Z Mostra Os Deuses da Terra!
Eu sempre achei estranho essa coisa de oferecer comida (sacrifícios) para Deus.
Pensamento primitivo, de crenças "animísticas" primitivas...
@@mrbr4587 É ANIMISTA. Todas, TODAS, as religiões admitem oferendas aos deuses, desde as afro, orientais, ocidentais e xamânicas.
@@RobertoSantos2632 Reparaste que a palavra está entre aspas?
@@mrbr4587 Ora pois, tá errado do mesmo jeito.
@@RobertoSantos2632 E daí? Se não entendeste, problema seu...
Jeová exigia despachos.
Eu acho que esses deuses vieram pra bh comer um pao se queijo com café
Pior que comer é OBRIGAR a fazer sacrificios de SANGUE e a tal entidade que chamam de ''deus'' ficava feliz com o cheiro do churrasco no ar. Pqp. Jura que é que voces adoram? um deus de tribos primitivas do deserto. Não tinha como dar certo
Mas os deuses das mais variadas crenças deram certo, não existindo o valor ressignificante dessas religiões na vida das pessoas que a seguem, elas teriam morrido há muito tempo, a própria nossa histórica de tempo ocidental é marcada pelo nascimento do fundador da religião com mais fiéis da terra.
Um Deus pode gostar de churrasco e ainda ser um Deus misericordioso e bondoso. É só ele ter uma criatura preferida. Pra quem tinha só um povo como preferido escolher uma criatura é nada
@@walneygomes suposto nascimento da pessoa mais conhecida da historia e menos conhecida historicamente. Fica facil compreender do que estamos falando. A grande fake da historia
@@viniciusdasilva8951 Mas ele gosta de churrasco e tem zero misericorida, nem mesmo com seu proprio povo, que humilhava frequentemente nos mitos. Chamava o povo de traidor e mercedor de ser traido. As pessoas confundem o amor de jesus com o amor de Yahé, senhor dos massacres e escravidão
@@rafaelvilas4230 mas aí eu tô cntg. Tudo bem vc ser judeu e gostar de um Deus sempre puto da vida, tudo bem vc ser evangélico e achar Jesus o Homem a ser cultuado. Agora vc ser católico e botar tudo no mesmo saco e tratar eles como o mesmo e um só Deus é uma articulação mental que eu nunca consegui compreender.
Eu ainda lançaria uma segunda pergunta: qual a receita?
Se eu pudesse eu patriocinaria uma busca arqueológica para isso kkkkk
Tropa da galera que falava AmbrÓsia antes desse vídeo >>>>
*Vivendo e aprendendo 😊*
A ambrosia na Grécia antiga é i hidromel
Será que ainda tem vaga pra sacerdote grego?
Caim e Abel alimentando Deus...😅
Ele não quiz saber de vegetais. hahah
ambrosia é maravilhoso. eu me alimento de ambrosia. chocolate também. brócolis é incrível também. nunca vi nenhuma mitologia falando de brócolis. deve ser porque é um vegetal inventado. mas é incrível. divino.
Enquanto existirem trouxas os espertos se aproveitam.
Comentário aleatório para gerar engajamento.
20 comer 70 correr
80 me ligar
60 em todos
Minha tia-avó me fazia ambrosia pra mim comer ksksksks
Sou um deus :)
Então, se os sacrifícios gregos eram assim, era muito parecido com o judaicos. Na realidade, no judaico, os sacerdotes oferecia em holocausto ou cremando as gorduras e algumas partes das vísceras e as outras boas os sacerdotes comiam junto com o povo. E aquilo que se queimava ele dizia que subia como se fosse um aroma ou um perfume para si mesmo. O mesmo (para entender melhor aqui) como aquele cheiro de incenso que é agradável.
Agora eu não sei te dizer se o sacerdote colocava alguma coisa para dar um aroma um cheiro melhor.
Parte daquelas ofertas ficava para a sociedade também comer na posteridade. Apesar que parece que tinha também um lá que eles davam totalmente para o sacerdote.
O sumo sacerdote e os sacerdotes e os que prestaram serviço no templo eram sustentados por todos para continuar fazendo serviço no templo sem interrupção.
Agora com respeito aos dízimos atuais. Existe oferta voluntária sem valor fixo. Pode ser grande ou pequeno a mísero.
Mas tem outro objetivo.
Mas essa relacionada a dízimos da atualidade infelizmente eu tenho que dizer aqui que muitos pastores acabaram pegando como meio de subsistência e sustento para não precisar trabalhar fora de forma dura ou penosa.
Infelizmente muitos acabaram usando isso para não ter que trabalhar de maneira laboriosa mesmo e ter uma vida sossegada. E muitos outros até para sustentar luxo!
Infelizmente muitos teólogos e pastores veem isso como uma forma de se sustentar sem esforço. E sem limites.
A Bíblia nas Escrituras Gregas o Novo Testamento manda trabalhar para comer e ao mesmo tempo ajudar quem tem necessidade e ajudar onde se reunia. Não faz menção a dízimos.
Infelizmente isso é uma interpretação o uso para proveito próprio! 🤨😠😉👍🏻
Nota: Paulo falou que era para ser fazer "sacrifícios dos lábios" por pegar as boas novas de Deus e Cristo a todos e ao mundo afora. E também em ajudar a irmãos que precisavam ou passavam por necessidade também.
Foi isso (no caso)!!!
Abraços! 😉👍🏻✌🏻😊
Nao tem dizimo no cristianismo, Jesus fez uma nova alianca
Isso é parecido com as oferendas descritos no velho testamento da biblia, holocausto, ...
Simplesmente espetacular! 😎
o tema de dizimo em si, na antiguidade, nas escrituras e como é pregado hoje ja merece um video só pra ele
Cristianismo nao tem dizimo
Creio existir alguma confusão quanto ao dízimo "cristão".
Não sou licenciado em História, mas sei que isso é uma prática da religião judaica.
A religião judaica é uma e a religião cristã é outra.
Cristo inclusive criticou os "Vendilhões do Templo".
Talvez que haja alguma confusão nas Américas provocada pelas religiões evangélicas. Talvez que essas seitas religiosas estejam ao serviço do judaísmo, mas não se deveriam considerar cristãs.
Todo o Historiador sabe que Agostinho e Tomás de Aquino (cristãos) não simpatizavam com a obrigatoriedade do dízimo. O mesmo aconteceu com os Papas Bento XVI e Francisco.
Todo o Historiador sabe que uma das razões para que os judeus fossem expulsos da Península Ibérica (Portugal e Espanha), foi porque o Papa não concordava com a usura praticada pelos judeus.
O judaísmo antigo e os evangélicos praticam exploração direta, descarada e obrigatória aos seus fiéis.
Não é o caso de algumas outras religiões, como o catolicismo romano.
Quem recebeu e recebe essas oferendas a
" Deus" foram os deuses chamados
Men di n gos
O professor foi muito Justo em seu Julgamento Agora Parabéns
Piada ruim mas vá lá: Pouco se fala do antecessor do prometeu o prometeuenãodeu.
Deus adora um churrasquinho, Cain era um vegano fantático.
Pois é. O vô do churrasco causou intriga de família.
Antes da criação, o que o deuxs comia ? Já que não havia humanos para alimenta- lo. ? E porque apos a criação ele passou a comer.? 🎃🎃
Deus é espirito, João 4v24.
Like 234
Na minha opniao os deuses precisam de fé pra existir, tipo os poderes e eles só existem por causa desse elemento (se existir seres sobrenaturais e claro😅)
Que saiba os deuses existem mesmo sem fé, diz isto na bíblia, Então se ele existir ele teria isso, ele é além de qualquer poder ou sacrifício, os deuses que habitam no céu geralmente não precisam de culto, porém deus gosta de oferendas e rezas algumas vezes , obrigado pelo comentário e aqui está sua resposta 👍🏻
Os gregos era pagãos e idólatras!
@@Isaaq_7691 Deus é um só e , é espirito.
Tinha que ser um ateu com filtro de cachorrinho e tinha que ser um evangélico pra retrucar com petição de princípio 🤣🤣🤣👏👏👏👏👏
@@danielpereiradossantos798 na bíblia se você ler no idioma original na língua hebraica é comum ele se referir A Deus em plural, por isso falei desta forma
Oferta feita a Deus para expressar gratidão, reconhecer a culpa e restaurar o bom relacionamento com ele. Começando com Abel, os humanos ofereceram por iniciativa própria vários sacrifícios, incluindo o de animais. Sob o pacto da Lei mosaica, porém, os sacrifícios eram obrigatórios. Depois de Jesus ter dado sua vida como sacrifício perfeito, os sacrifícios de animais não eram mais necessários, mas os cristãos continuam oferecendo sacrifícios espirituais a Deus. - Gên 4:4; He 13:15, 16; 1Jo 4:10.
Isso!
Nao tem dizimo no cristianismo pq estamos baixo o novo pacto de Jesus
Aposto minha honra que quem fez essa pergunta é um ateu ex-evangélico amargurado. Quando negam a sagrada tradição e o magistério católicos, ficam buscando magistério em todo que consideram "sábios". Henrique perfeito na explicação, só faltou citar outras religiões tribais semiticas que possuíam a mesma prática.
A honra tá valendo pouquinho.
Não acho sábio julgar o outro por uma pergunta, foi uma pergunta válida e mereceu a devida resposta.
Fato é que, tal absurdo (dizimo, sacrifício, etc.), continua existindo nos dias de hoje.
Dízimo: Se é para a manutenção da igreja deveria ser limitado a necessidade da igreja se manter, e NÃO/NUNCA mais do que isso.
Sacrifício: Pessoas subindo escadarias de joelhos, pessoas carregando cruz na estrada, pessoas comendo hóstia na missa. Que Deus é esse que fica satisfeito com sacrifício? Que Deus é esse que vê pessoas sofrerem e fica feliz com isso?
Não é só para "manutenção" em sentido estrito, mas para expansão e embelezamento de templos, obras caritativas, pastorais, etc.
Por outro lado, Deus não se agrada do sofrimento "em si" mas da mortificação dos afetos desordenados- que, em regra, no atual estado de coisas, implica e sofrimento . Deus não é hedonista ou sensualista. O valor moral de uma conduta, em regra, não está na dor (ou no prazer) que ela gera, mas em elementos que transcendem essas realidades.
Qual o problema da hóstia?
@@GarlicAllicinTwinkle A hóstia é a encenação de um sacrifício. Yaveh teria ficado satisfeito e revogado o pecado do mundo pela oferenda da vida de Yeshua.
A hóstia, embora seja um simbolismo, é elevado ao status de "ato sagrado" que transforma pão em carne. Portanto, se você come a hóstia, você cultua o sacrifício humano, em última instância.
A pergunta continua: Você acredita que Deus fica satisfeito/feliz com pessoas fazendo/cultuando o sacrifício?
@@brunoribeiro5419 Você esqueceu de citar o "enriquecimento" da igreja e de seus líderes. Você sabe quanta caridade poderia ser feita se o vaticano doasse todas as suas propriedades? Você sabe quanta caridade poderia ser feita se os pastores evangélicos doassem seu patrimônio? A caridade caridade cristã alcança necessitados judeus e muçulmanos? A caridade judaica alcança muçulmanos e cristãos? A caridade muçulmana alcança judeus e cristãos?
Espera aí...você disse que Deus se agrada da "mortificação dos afetos"? Ele te disse isso?
Esse tem sido e continua sendo o problema das religiões. Pessoas dizendo o que Deus é e o que Deus não é, e acreditando nisso como se fosse verdade.
Você não sabe nada sobre Deus. Ninguém sabe nada sobre Deus e nunca saberá. Pare de vender sua opinião.
"As pessoas não querem ter a responsabilidade de entender, então trocam a compreensão pela fé, e depois depositam essa fé em outras pessoas que dizem que entendem. Acho que isso tem tudo para gerar uma relação predatória."
(Paul Stamets)
@@deistatopVocê tem uma visão distorcida da hóstia, ela representa o Sacrifício de Cristo, Sacrifício esse que nos dá a Vida Eterna, e ela também estreita a nossa relação com Jesus, pois ao comungar nós estamos em Cristo e Ele em nós, a hóstia é um alimento espiritual. Nós devemos sempre nos lembrar do Sacrifício de Cristo, pois esse Sacrifício que nos dá a Vida Eterna, o "cristão" que não valoriza o Sacrifício, não é cristão, é herege.
Os deuses se alimentam da fé. Sem a fé, os deuses morrem.
Ou do medo dos humanos.
Só existe um Deus e ele é, espírito; João 4v24.
@@danielpereiradossantos798 Sim, mas a grande questão é que sem a fé ele também morre. O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?
❤❤❤❤
Cheguei cedo
Bem conveniente pra um grupo humano que teria criado uma religião pegar as melhores partes, não? 🤔
Ainda bem que não foram os homens que criaram os deuses 🙏🏿
Na faculdade eu fiz um trabalho que relacionava a guarda do sábado como um sacrifício de tempo a Deus, me baseando em Pierre Clastres e seu livro Sobre o Sacrifício publicado pela @ubu
Deus so ordenou os Judeus a guardarem o sabado no velho imperfeito e temporario pacto judaico feito unica e exclusivamente com os judeus e nao com todo mundo. Jesus faz uma nova alianca e cria o cristianismo e a sua igreja q jamais recebeu ou ordenou cristaos a dar ou receber dizimo
@@markrock442 sim kkkkk, agora como isso se relaciona ao meu comentário?