As explicações do Dr.Yochi sobre os psicofármacos referenciados no livro do Stahl são ótimas não só para estudantes da area da saúde comi também para leigos, pacientes e curiosos em busca de mais conhecimento. É uma pena que o número de visualizações seja tão alto e maior do que o número de likes e inscritos. Penso que esse trabalho feito pelo Dr. Yochi deveria ser reconhecido, pois durante muito tempo esse tipo de informação era restrito aos medicos psiquiatra e neurologistas.
Meu deus. Eu te amo. Muito obg. Aula incrivel. Amei. Eu estava procurando exatamente isso. Que trabalho incrivel, que canal incrivel. Parabens, Deus te abençoe.
Ótimo vídeo ! Como TDAH, eu driblo a minha falta de foco indo direito ao assunto, e com isso, gostaria de pedir, educadamente, que os próximos vídeo, você colocasse os tópicos na linha de tempo do vídeo, separando por assunto. Parabéns pelo canal !
Atualizando: 12:37 o Metilfenidato é um psicoestimulante anfetamínico. 18:30 o FDA aprovou Clonidina em formulação de liberação prolongada (Kapvay) para tratamento de TDAH.
Olá, Rafael. Isso mesmo devido ação sobre receptores imidazolina! Porém também é utilizada na Psiquiatria devido efeito não seletivo de receptores alfa2.
Estimado jovem colega Dr. Yoichi Takaki Konno. Você orgulha a classe médica; conhece medicina e sabe ensinar. Parabéns e tenha uma próspera e brilhante carreira. Votos do seu admirador e colega setentão Dr. Bragança
Olá, Dr. Bragança. É uma honra receber um comentário de alguém tão importante. Com certeza nos encontraremos em algum evento médico. Seja bem-vindo ao nosso canal!
Olá, Fernanda. Fico muito feliz com seu comentário! Espero que esteja a ajudando. Posso oferecer outros vídeos sobre o assunto: th-cam.com/video/Rdo498pL5FI/w-d-xo.html
Muitíssimo obrigado pela explicação minuciosa e tão didática. Me pergunto se após o uso desses fármacos há algum dano neuronal que presumo serem irreversíveis. Havendo essa possibilidade, sou 100% favorável a métodos não químicos, como homeopáticos, fitoterápicos, esportes de concentração, terapias comportamentais e, claro, alimentação saudável.
@@psiqaula Com TDAH, pois acredito que estimulantes não são a melhor opção para primeira linha de tratamento. Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho e por compartilhar seu conhecimento de maneira fantástica.
Robson, não temos tantas evidências de longo prazo. Mas sugiro que assista esse vídeo a seguir sobre 208 evidências científicas das últimas décadas sobre o TDAH: th-cam.com/video/Rdo498pL5FI/w-d-xo.html
Doutor, uma coisa interessante é que existem 3 tipos de TDAH, sendo o desatento, hiperativo e misto. Levando isso em conta, quais são os mecanismos bioquímicos do cérebro que que os diferenciam? Dentro do achismo chego a conclusão que no tipo desatento a noradrenalina é mais prejudicada em vista da dopamina, enquanto que no hiperativo o inverso ocorre. Isso faz algum sentido?
Olá, Aetbx. Infelizmente é uma pergunta que ainda não temos resposta. Tanto que, apesar dessa diferenciação ainda ocorrer no CID-11, o tratamento medicamentoso se mantém o mesmo.
Importante lembrar que a lisdexanfetamina é uma anfetamina não abusiva, já que o trabalho de separar a lisina da anfetamina faz com que o fármaco seja liberado aos poucos.
Dr. Meu problema é sonolência diurna por conta da quetiapina que tomo à noite para potencializar o efeito de um antidepressivo. O único e grande problema é a sonolência diurna. Não quero parar o tratamento : venlafaxina - Alprazolam- quetiapina. O que faço, Dr. pra vencer esta sonolência que me torna incapacitante. Estou até sem trabalhar. O Stavigile seria um nome off Label a sugerir ao meu novo psiquiatra? Por favor, eu que este espaço é educativo, informativo. Por isso, peço genuinamente uma mera explanação, abordagem real para eu reproduzir para meu médico, como os outros, pouco dado a diálogo ... Mas não penso em automedicação. Eu imploro um retorno ao Dr. e/ou aos seguidores deste bom canal. Amém!
O venvanse me dá um sono, já ritalina me deixa com energia e focada, quando passa o efeito fico deprimida. Será que a dose do venvanse deve ser aumentada?
Eu confesso que fiquei com dúvidas na explicação da clonidina. Se puder dar uma reforçada... Além do mais, muitos são os que recomendam a clonidina para tratamento de Tdah à quem não se dá bem com estimulantes como metilfenidato, no caso de pessoas que têm tiques ou mesmo tourette. Como a clonidina pode ajudar, neste caso, quem tem Tdah como comorbidade em decorrência da síndrome de Gilles de Tourette?
Olá, Carlos. A clonidina, apesar de não ser uma substância seletiva aos receptores alfa2A, seu efeito agonista nos receptores pós sinápticos em cortex pré frontal pode aumentar a neuroconectividade. Além disso, em um segundo momento, pode se ligar a receptores alfa2 pré-sinápticos e autorreceptores, diminuindo o firing de noradrenalina em situações de hiperatividade e impulsividade. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
Gostaria de saber se o fármaco modafinil pode ser útil em tdahs que possuem rigidez mental ou seja dificuldade de alternar a atenção gerando um hiperfoco onde a baixa serotonina tá relacionada
Olá, Pedro. O Modafinil, em estudo publicado no The Lancet em 2018, se mostrou eficaz no tratamento de TDAH em crianças. Veja mais em: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Fui diagnosticado com TDAH. Gastei 300 de consulta, mais 250 de Ritalina La 40. Pressão subiu e passei mal, diminui pra LA 10. Mesmo assim o coração chega em 88 batimentos em descanso ( Meu normal é 70 ), pressão sobe pra 13x9, ( Meu normal é 12x8 ). Queria uma remédio similar sem mexer na pressão ou batimentos. Será que a bupropiona resolve?
Tenho isso também , é que se ligam a receptores beta adrenergicos . Estou tentando concerta e tá dando certo . Se não de para vc tenta falar com o teu médico para tomar ritalina mais um atenolol
@@estudantesmedicinaufsc6561 Tipo estou no quinto dia de Ritalina LA 10. A psiquiatra pediu pra eu tentar uns 15 dias que pode melhorar. Estou no quinto dia, realmente a pressão não chegou mais a 13x9, batimentos continuam na casa nos 80 em descanso. Não sei se isso é bom a longo prazo. Tipo eu fico assim por umas 12 horas depois de tomar. Me sinto bem psicologicamente, mas os sintomas cardiovasculares me preocupam, mesmo não passando mais mal. Concerta não acelerou seu coração?
Olá, Ceará Geek. Atualmente, dos psicoestimulantes não anfetamínicos, existem atomoxetina, modafinil, guanfacina, clonidina e bupropiona. Porém a atomoxetina e guanfacina não são comercializadas no Brasil. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
Boa noite dr. Eu comecei a tomar clonidina e senti uma boa diferencia. Onde consigo me concentrar melhor. A onde eu já tomei venvanse e Rita e nenhum desses me ajudou
E quando a hiperatividade não é externalizada? Diagnóstico de TDAH, sendo hipoativa. A mente é hiperativa, mas não é inquieta fisicamente falando. A ritalina não está ajudando, preocupada.
Meu filho tem Síndrome de Tourett e TDAH, em razão da ST. O Dr. acha que neste caso, estas medicações que o Dr. citou, terão esse mesmo efeito? O que o Dr. acha do Naltrexona, faz estes mesmos efeitos?
Olá, Juliane. Atualmente no Brasil há opções de psicoestimulantes não anfetamínicos que não atuam em regiões de córtex motor, gerando menos efeitos em tiques. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu especialista. Referência: www.jaacap.org/article/S0890-8567%2809%2961439-8/fulltext
Olá, Elizabeth. A principal diferença é que a anfepramona é majoritariamente mais noradrenérgica. Já a lisdexanfetamina tem ação noradrenérgica e dopaminérgica. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação.
Olá, Grazielle. É importante que converse com seu médico e siga a orientação passada por ele. O mecanismo de ação é diferente. Vou deixar um vídeo onde falamos mais sobre o assunto: th-cam.com/video/-1PhIpSKloA/w-d-xo.html
@@psiqaula paicoestimulantes, venvanse e metilfenidato e explicar se essa tolerância é reversível por favor 🙏🏻🙏🏻 nenhum psiquiatra consegue me explicar direito
Tiago, de acordo com Wang (2010), o uso crônico (1 ano) de Metilfenidato em adultos provocou redução de receptores dopaminérgicos em região de striatum, além de atenuar resposta à dopamina em núcleo caudado e putâmen. Referência: jnm.snmjournals.org/content/51/supplement_2/329/tab-article-info#page Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
oi yoichi . tudo bem ? parabéns pelo video. tenho uma duvida... sou portador de tdah e gostaria de saber se {teoricamente} o venvanse poderia melhora minha variações entre a hiperatividade e "desanimo" diaria... eu tomo ritalina mas sinto q existe uma variação de energia que me incomoda no dia dai... desde já agradeço e parabéns pelo video.
Olá, Eli! Agradeço pela mensagem! Talvez o que chame de "variações" seja o efeito rebote do Metilfenidato de liberação imediata. Como tem duração de 2-3 horas, pode ocorrer diminuição do efeito após tal período. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
@PsiqAula Ensinando Psiquiatria realmente sinto o efeito caindo em poucas horas... não sabia desse rebote... faz bastante sentido pois vou ficando impaciente e hiperativo de mais, só q sem foco nenhum. Isso é irritante de mais.
O audio e o conteúdo ficou excelente porem essa imagem atras me deixou tonta, poderia ter apresentado imagens referente ao conteúdo. Mesmo assim, parabéns e obrigada
@@psiqaula obrigado. teus vídeos foram os mais bem explicados até agora nesse YT se tratando da bioquímica do TDHA e olha que já assistir quase todos referente ao assunto.
O modafinil não é aprovado para TDAH, , apenas para narcolepsia, embora possa ser usado off label para este fim sei paciente não responder aos medicamentos de primeira linha. Já se tentou inúmeros estímulos do modafinil no TDAH, mas ele não demostrou eficácia significativamente superior ao placebo no sintomas do transtorno.
Olá, Luigi. Concordamos com você na primeira informação. Quanto a sua eficácia, em metanálise publicada na revista Lancet em 2016, o Modafinil teve eficácia superior ao placebo na população infantil, porém sem diferença estatística na população adulta. Link do artigo: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu médico.
@@psiqaula verdade, mas até onde eu sei o FDA proibiu o seu uso no EUA em menores de 18 anos devido ao risco do aparecimento da síndrome de Steve Jhonson, embora seja um evento raro, levou a bastante polêmica o aparecimento da síndrome em crianças nos casos que ocorreram já que é um evento horrível. E lá tem um monte de medicamento disponível para TDAH né, então 1 a mais nem faz muita diferença para eles.
Olá, Bia! De acordo com o website drugs.com, não foram encontradas interações medicamentosas entre Desvenlafaxina (Pristiq) e Metilfenidato (Ritalina). Porém isso não equivale a dizer que não há interações. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
Olá, Zilma. São medicações diferentes. Porém de acordo com o livro de Psicofarmacologia de Stahl, são consideradas psicoestimulantes anfetamínicos. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu médico.
Olá, Felipe. Excelente pergunta. De acordo com o CANMAT 2018, o uso de psicoestimulantes deve ser feito durante uma fase eutímica (i.e. sem episódio de humor atual). O Metilfenidato é nível 3 de evidência, sais de anfetamina nível 3 e Atomoxetina nivel 4. Entretanto mais estudos precisam ser feitos para verificar o real risco de virada maníaca. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu especialista.
@@psiqaula Muito Obrigado! Faço acompanhamento só quis complementar o conhecimento sobre o medicamento. Canal excelente com didática ímpar e responsabilidade científica!
Muito obrigado! Ficamos muito contentes. Caso queira saber mais sobre transtorno bipolar, sugerimos o vídeo a seguir: th-cam.com/video/MNiGkRbcrNc/w-d-xo.html
Olá, Gsm. Vamos deixar um vídeo onde abordamos o tratamento farmacológico do TDAH. Inscreva-se no psiq.aula para receber as atualizações mais recentes da Psiquiatria! Link: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
@@genseleno5838 eu tomo 7 dias por semana dois comprimidos de 10mg. Eu já experienciei febre alta repentina, fraqueza/cansaço, alteração da pressão arterial e urticária - porém, não é sempre que acontece. No caso da urticária, é uma sensibilidade na pele, que se irrita com certas fricções.
Olá, Adriano. De acordo com o livro de Psicofarmacologia de Cordioli, a Bupropiona pode aumentar níveis séricos de Metilfenidato (Ritalina). Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu especialista.
Olá, Victor. Agradecemos demais por se inscrever no canal! Excelente pergunta também. Infelizmente há poucos artigos sobre o tema, pois há necessidade de acompanhamento por longos períodos. Em estudo de coorte de 2017, foi evidenciado diminuição da região cerebral putâmen no grupo dos pacientes com psicoestimulantes. Porém, a amostra era pequena e o acompanhamento curto (3 anos). Referência: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0924977X17309811
O Venvanse era, até esse ano (2024), patente exclusiva da Takeda, ou seja, é manipulação original deles. Jamais pertenceu a qualquer outro laboratório antes.
As explicações do Dr.Yochi sobre os psicofármacos referenciados no livro do Stahl são ótimas não só para estudantes da area da saúde comi também para leigos, pacientes e curiosos em busca de mais conhecimento.
É uma pena que o número de visualizações seja tão alto e maior do que o número de likes e inscritos. Penso que esse trabalho feito pelo Dr. Yochi deveria ser reconhecido, pois durante muito tempo esse tipo de informação era restrito aos medicos psiquiatra e neurologistas.
Olá, Plínio. Fico contente com sua mensagem! Realmente a psicoeducação pode ajudar a todos! Bons estudos.
Queria muito um vídeo de TDAH sobre anferaminas/metilfenidato x bupropiona(q foi pouco falada)
Olá, Matheus. Fizemos um vídeo sobre o assunto. Segue o link: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Meu deus. Eu te amo. Muito obg. Aula incrivel. Amei. Eu estava procurando exatamente isso. Que trabalho incrivel, que canal incrivel. Parabens, Deus te abençoe.
Olá, Elis! Muito obrigado pela mensagem! Espero que esteja aproveitando a série de vídeos de Psicofarmacologia!
Cara, parabéns pelo video. Não sou da área de saúde, mas consegui entender super bem sua explicação. Desejo sucesso em sua jornada. 🤞👏
Olá, Brian! Que ótimo! Ficamos muito contentes com esse comentário. Inscreva-se no canal para ter acesso a mais vídeos nossos!
Ótimo vídeo ! Como TDAH, eu driblo a minha falta de foco indo direito ao assunto, e com isso, gostaria de pedir, educadamente, que os próximos vídeo, você colocasse os tópicos na linha de tempo do vídeo, separando por assunto. Parabéns pelo canal !
Olá, Gabriela. Obrigado pela dica!
Atualizando:
12:37 o Metilfenidato é um psicoestimulante anfetamínico.
18:30 o FDA aprovou Clonidina em formulação de liberação prolongada (Kapvay) para tratamento de TDAH.
Clonidina nao é para hipertensao?
Olá, Rafael. Isso mesmo devido ação sobre receptores imidazolina! Porém também é utilizada na Psiquiatria devido efeito não seletivo de receptores alfa2.
Estimado jovem colega Dr. Yoichi Takaki Konno. Você orgulha a classe médica; conhece medicina e sabe ensinar.
Parabéns e tenha uma próspera e brilhante carreira. Votos do seu admirador e colega setentão Dr. Bragança
Olá, Dr. Bragança. É uma honra receber um comentário de alguém tão importante. Com certeza nos encontraremos em algum evento médico. Seja bem-vindo ao nosso canal!
Olá Dr Yoichi Takaki.Gostaria muito se você explicasse detalhado o mecanismo de ação da clonidina para tratamento da TDAH.Muito boa sua aula 👏👏👏👏
Ritalina LA: duração 6-8 horas
Concerta: duração 10 a 12 horas
Em mim da 10 horas.
@@Fylipe9 kkkkkkkkk
Dr. Obrigado pela aula, o senhor nascer pra ser professor! Obrigado mesmo
Olá, Christian. Muito obrigado! Fico muito feliz com a mensagem 😊
Obrigada por você ter sido tão esclarecedor a esta doença.Parabens amigo
Olá, Maria. Muito obrigado pela mensagem!
Melhor vídeo que encontrei sobre! Foi muito completo sem deixar de ser didático. Muito obrigada!
Olá, Thaina. Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz de ter contribuído para seu conhecimento!
Tô tomando Ritalina e tá a mesma coisa que nada.😢
parabéns
Que legal professor. Tenho tdah e faço uso do venvanse, interessante saber sobre o funcionamento do medicamento. Não sou da área da saúde! =)
Olá, Fernanda. Fico muito feliz com seu comentário! Espero que esteja a ajudando. Posso oferecer outros vídeos sobre o assunto: th-cam.com/video/Rdo498pL5FI/w-d-xo.html
Cara, vc está de parabéns! Continue assim que vc vai longe. Sucesso!
Olá, Flávio. Obrigado pelo elogio! Continuaremos mais fortalecidos, junto de vocês, em nossa jornada pelo conhecimento.
Excelente vídeo, muito didático, faz mais!
Olá, Allison. Agradeço pelo comentário! Veja esse outro vídeo: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Que aula boa!
Olá, Vinicius. Muito obrigado pela mensagem! Bons estudos!
Parabéns pelo vídeo. Nota-se muita perícia. Muitas horas de estudo por trás dessa maestria no assunto. Parabéns, Dr.!
Olá, Wender. Muito obrigado pela mensagem! Feliz que eu tenha ajudado.
Muito bom seus vídeos cara! Parabéns! Vc é muito técnico e bom ao selecionar as informações!
Olá, Hertz. Continuaremos com vocês nossa jornada pelo conhecimento! Agradecemos pela companhia.
Muito boa a explicação sobre o assunto pra nós que somos leigos,deu pra entender bastante👍
Olá, Alex. Ficamos muito felizes com a mensagem! Seja muito bem-vindo ao nosso canal.
Adorei
Olá, Gabi. Muito obrigado pela mensagem!
Muitíssimo obrigado pela explicação minuciosa e tão didática. Me pergunto se após o uso desses fármacos há algum dano neuronal que presumo serem irreversíveis. Havendo essa possibilidade, sou 100% favorável a métodos não químicos, como homeopáticos, fitoterápicos, esportes de concentração, terapias comportamentais e, claro, alimentação saudável.
Olá, Robson. Você diz em pessoas saudáveis ou com TDAH? Obrigado pelo elogio!
@@psiqaula Com TDAH, pois acredito que estimulantes não são a melhor opção para primeira linha de tratamento. Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho e por compartilhar seu conhecimento de maneira fantástica.
Os problemas cardíacos devem se dar pela existência de neurônios no coração, assunto pouco discutido/estudado aparentemente.
Robson, não temos tantas evidências de longo prazo. Mas sugiro que assista esse vídeo a seguir sobre 208 evidências científicas das últimas décadas sobre o TDAH: th-cam.com/video/Rdo498pL5FI/w-d-xo.html
Eu com TDAH toda hora voltando o vídeo porque me distraía com o plano de fundo 🙃 mas excelente o vídeo.
Olá, Allan. Obrigado pelo feedback!
Muito bom o videio..tenhonque assistir umas 4 vezes pra entender..
Olá, Laudy. Agradecemos pela mensagem! Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de nos perguntar! Seja bem-vinda ao nosso canal.
Me inscrevi antes de ver o vídeo só porque vi muitos comentários positivos
Olá, Vicente! Que legal! Ficamos felizes demais. Seja bem-vindo!
Olá,Dr Yoichi Takaki.Gostaria que o Senhor explicasse mais detalhado o mecanismo de ação da clonidina sobre o TDAH.Muito boa sua aula👏👏👏👏
Olá, Vanessa. Agradecemos pelo elogio! Em breve falaremos mais sobre esse psicofármaco, fique atenta às publicações!
Doutor, uma coisa interessante é que existem 3 tipos de TDAH, sendo o desatento, hiperativo e misto. Levando isso em conta, quais são os mecanismos bioquímicos do cérebro que que os diferenciam? Dentro do achismo chego a conclusão que no tipo desatento a noradrenalina é mais prejudicada em vista da dopamina, enquanto que no hiperativo o inverso ocorre. Isso faz algum sentido?
Olá, Aetbx. Infelizmente é uma pergunta que ainda não temos resposta. Tanto que, apesar dessa diferenciação ainda ocorrer no CID-11, o tratamento medicamentoso se mantém o mesmo.
Importante lembrar que a lisdexanfetamina é uma anfetamina não abusiva, já que o trabalho de separar a lisina da anfetamina faz com que o fármaco seja liberado aos poucos.
Olá, Wendel. Ótimo comentário!
Dr. Meu problema é sonolência diurna por conta da quetiapina que tomo à noite para potencializar o efeito de um antidepressivo. O único e grande problema é a sonolência diurna. Não quero parar o tratamento : venlafaxina - Alprazolam- quetiapina. O que faço, Dr. pra vencer esta sonolência que me torna incapacitante. Estou até sem trabalhar. O Stavigile seria um nome off Label a sugerir ao meu novo psiquiatra? Por favor, eu que este espaço é educativo, informativo. Por isso, peço genuinamente uma mera explanação, abordagem real para eu reproduzir para meu médico, como os outros, pouco dado a diálogo ... Mas não penso em automedicação. Eu imploro um retorno ao Dr. e/ou aos seguidores deste bom canal. Amém!
Show
Olá, Misael. Que com que gostara de nossa aula. Inscreva-se para obter mais vídeos nossos!
Tenho TDHA eu meu filho ainda não fui diagnosticado ainda sinto muitos sintomas
Olá, Luz. Sugiro que converse com um especialista.
A potência do metilfenidato e do venvanse é MUITO superior ao da bupropiona? Saberia dizer em média quantos %, por exemplo?
Olá, Matheus. Fizemos um vídeo sobre o assunto. Segue o link: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
@@psiqaula já havia assistido, mas não consegui avaliar se há muita diferença da bupropiona para os psicoestimulantes
Muito mesmo, absolutamente o Venvance mais que todos. Tipo 200%
O venvanse me dá um sono, já ritalina me deixa com energia e focada, quando passa o efeito fico deprimida. Será que a dose do venvanse deve ser aumentada?
Eu confesso que fiquei com dúvidas na explicação da clonidina. Se puder dar uma reforçada... Além do mais, muitos são os que recomendam a clonidina para tratamento de Tdah à quem não se dá bem com estimulantes como metilfenidato, no caso de pessoas que têm tiques ou mesmo tourette. Como a clonidina pode ajudar, neste caso, quem tem Tdah como comorbidade em decorrência da síndrome de Gilles de Tourette?
Olá, Carlos. A clonidina, apesar de não ser uma substância seletiva aos receptores alfa2A, seu efeito agonista nos receptores pós sinápticos em cortex pré frontal pode aumentar a neuroconectividade. Além disso, em um segundo momento, pode se ligar a receptores alfa2 pré-sinápticos e autorreceptores, diminuindo o firing de noradrenalina em situações de hiperatividade e impulsividade.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
@@psiqaula muito obrigado pela resposta.
Gostaria de saber se o fármaco modafinil pode ser útil em tdahs que possuem rigidez mental ou seja dificuldade de alternar a atenção gerando um hiperfoco onde a baixa serotonina tá relacionada
Olá, Pedro. O Modafinil, em estudo publicado no The Lancet em 2018, se mostrou eficaz no tratamento de TDAH em crianças. Veja mais em: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Que loucura. 🤯
Acho que só vou confiar no meu médico em vez de tentar entender tudo
Fui diagnosticado com TDAH. Gastei 300 de consulta, mais 250 de Ritalina La 40. Pressão subiu e passei mal, diminui pra LA 10. Mesmo assim o coração chega em 88 batimentos em descanso ( Meu normal é 70 ), pressão sobe pra 13x9, ( Meu normal é 12x8 ). Queria uma remédio similar sem mexer na pressão ou batimentos. Será que a bupropiona resolve?
Tenho isso também , é que se ligam a receptores beta adrenergicos . Estou tentando concerta e tá dando certo .
Se não de para vc tenta falar com o teu médico para tomar ritalina mais um atenolol
@@estudantesmedicinaufsc6561 Tipo estou no quinto dia de Ritalina LA 10. A psiquiatra pediu pra eu tentar uns 15 dias que pode melhorar. Estou no quinto dia, realmente a pressão não chegou mais a 13x9, batimentos continuam na casa nos 80 em descanso. Não sei se isso é bom a longo prazo. Tipo eu fico assim por umas 12 horas depois de tomar. Me sinto bem psicologicamente, mas os sintomas cardiovasculares me preocupam, mesmo não passando mais mal. Concerta não acelerou seu coração?
Olá, Ceará Geek. Atualmente, dos psicoestimulantes não anfetamínicos, existem atomoxetina, modafinil, guanfacina, clonidina e bupropiona. Porém a atomoxetina e guanfacina não são comercializadas no Brasil.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
Para que é usado o antidepressivo dapoxetina, em psiquiatria? Muito pouco ou quase nada se fala sobre ele.
Onde estava a falar do Modafinil?
Olá, Bellah. Você tem razão! Falo mais no vídeo a seguir: th-cam.com/video/LpZxs5Cx8Yo/w-d-xo.html
Obrigada pelas aulas, sao muito boas! 👏🏼👏🏼👏🏼 e os dois ultimos cap do Stahl, os vídeos saem quando?
Olá, Nascimento! Já estão prontos, provavelmente serão lançados no final de dezembro. Inscreva-se no canal para não perdê-los!
Boa noite dr. Eu comecei a tomar clonidina e senti uma boa diferencia. Onde consigo me concentrar melhor.
A onde eu já tomei venvanse e Rita e nenhum desses me ajudou
Olá, Will. Desejo uma ótima recuperação!
A bupropiona funciona menos no tdah, Comparando com a ritalina ?
Olá! Falamos mais desse assunto no vídeo a seguir: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
E quando a hiperatividade não é externalizada?
Diagnóstico de TDAH, sendo hipoativa.
A mente é hiperativa, mas não é inquieta fisicamente falando.
A ritalina não está ajudando, preocupada.
Olá! Sugerimos que leve estas dúvidas ao seu especialista, pois somente ele conhece seu caso por completo.
Olá, acho que posso te ajudar.
Leia sobre sluggish Cognitive tempo. A ritalina não faz efeito nesses casos.
Meu filho tem Síndrome de Tourett e TDAH, em razão da ST. O Dr. acha que neste caso, estas medicações que o Dr. citou, terão esse mesmo efeito? O que o Dr. acha do Naltrexona, faz estes mesmos efeitos?
Olá, Juliane. Atualmente no Brasil há opções de psicoestimulantes não anfetamínicos que não atuam em regiões de córtex motor, gerando menos efeitos em tiques. Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu especialista.
Referência: www.jaacap.org/article/S0890-8567%2809%2961439-8/fulltext
Vídeo extremamente educativo, mas sugiro adicionar Time Stamps ao vídeo, pra gente se guiar
Olá, Maurício! Agradecemos pelo feedback!
Olá Dr. Qual a diferença entre anfepramona S e lisdexanfetamina?A hiperatividade não aumenta com esse derivado da anfetamina?
Olá, Elizabeth. A principal diferença é que a anfepramona é majoritariamente mais noradrenérgica. Já a lisdexanfetamina tem ação noradrenérgica e dopaminérgica.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação.
Boa Noite Dr,espero que me responda😃,Dr pode-Se usar o Bup com Velija em horários diferentes… ?
São a mesma farmacologia?
Olá, Grazielle. É importante que converse com seu médico e siga a orientação passada por ele. O mecanismo de ação é diferente. Vou deixar um vídeo onde falamos mais sobre o assunto: th-cam.com/video/-1PhIpSKloA/w-d-xo.html
Maravilhosa explicação. Porém quem tem TDAH sofre vendo . Não consigo prestar atenção com o música e esse fundo .voltei o vídeos mil vezes
Um vídeo desses, com uma carga de conhecimento dessa, ter só 11 mim vizualizações é sacanagem
Olá, Tiago! Obrigado pela mensagem, nos dá força para continuar 😁
Você poderia fazer um vídeo sobre como acontece a tolerância medicamentosa de drogas dopaminergicas?
Tiago, você diz sobre quais medicamentos em específico?
@@psiqaula paicoestimulantes, venvanse e metilfenidato e explicar se essa tolerância é reversível por favor 🙏🏻🙏🏻 nenhum psiquiatra consegue me explicar direito
Tiago, de acordo com Wang (2010), o uso crônico (1 ano) de Metilfenidato em adultos provocou redução de receptores dopaminérgicos em região de striatum, além de atenuar resposta à dopamina em núcleo caudado e putâmen.
Referência: jnm.snmjournals.org/content/51/supplement_2/329/tab-article-info#page
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
oi yoichi . tudo bem ? parabéns pelo video. tenho uma duvida... sou portador de tdah e gostaria de saber se {teoricamente} o venvanse poderia melhora minha variações entre a hiperatividade e "desanimo" diaria... eu tomo ritalina mas sinto q existe uma variação de energia que me incomoda no dia dai... desde já agradeço e parabéns pelo video.
Olá, Eli! Agradeço pela mensagem! Talvez o que chame de "variações" seja o efeito rebote do Metilfenidato de liberação imediata. Como tem duração de 2-3 horas, pode ocorrer diminuição do efeito após tal período.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
@PsiqAula Ensinando Psiquiatria realmente sinto o efeito caindo em poucas horas... não sabia desse rebote... faz bastante sentido pois vou ficando impaciente e hiperativo de mais, só q sem foco nenhum. Isso é irritante de mais.
Depois veja esse vídeo para complementar sua compreensão dos medicamentos: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Boa noite, Dr ! A clonidina ajuda melhorar o foco na leitura e na sala de aula ?
Olá, Josiane. Sugerimos que leve tais demandas ao seu médico, uma vez que somente ele a conhece por completo.
O audio e o conteúdo ficou excelente porem essa imagem atras me deixou tonta, poderia ter apresentado imagens referente ao conteúdo. Mesmo assim, parabéns e obrigada
Olá, Karlici. Muito obrigado pelo feedback!
Faltou falar do modafinil
Olá, Corexy. Falamos no episódio anterior: th-cam.com/video/LpZxs5Cx8Yo/w-d-xo.html
@@psiqaula obrigado. teus vídeos foram os mais bem explicados até agora nesse YT se tratando da bioquímica do TDHA
e olha que já assistir quase todos referente ao assunto.
O modafinil não é aprovado para TDAH, , apenas para narcolepsia, embora possa ser usado off label para este fim sei paciente não responder aos medicamentos de primeira linha. Já se tentou inúmeros estímulos do modafinil no TDAH, mas ele não demostrou eficácia significativamente superior ao placebo no sintomas do transtorno.
Olá, Luigi. Concordamos com você na primeira informação. Quanto a sua eficácia, em metanálise publicada na revista Lancet em 2016, o Modafinil teve eficácia superior ao placebo na população infantil, porém sem diferença estatística na população adulta.
Link do artigo: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu médico.
@@psiqaula verdade, mas até onde eu sei o FDA proibiu o seu uso no EUA em menores de 18 anos devido ao risco do aparecimento da síndrome de Steve Jhonson, embora seja um evento raro, levou a bastante polêmica o aparecimento da síndrome em crianças nos casos que ocorreram já que é um evento horrível.
E lá tem um monte de medicamento disponível para TDAH né, então 1 a mais nem faz muita diferença para eles.
Seria favorável usar Sertralina com Bupropiona?
Olá, Matheus. Sugerimos que leve esta dúvida para seu psiquiatra, pois este conhece seu caso por completo.
Ha problemas em misturar antidepressivos como pristiq com ritalina mesmo a pessoa tendo tdha?
Olá, Bia! De acordo com o website drugs.com, não foram encontradas interações medicamentosas entre Desvenlafaxina (Pristiq) e Metilfenidato (Ritalina). Porém isso não equivale a dizer que não há interações.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta, reagende uma avaliação com seu especialista.
Atomoxetina não é antidepressivo !?
Olá, Rapha. Atualmente é aprovado como psicoestimulante não anfetamínico para TDAH.
O modafinil não é bom?
Olá, Dionizio. Para esse assunto, sugiro que assista o vídeo a seguir: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
Tive que voltar o vídeo 10 vezes p entender
Olá, Neyliane. É um conteúdo bem especializado, espero que tenha compreendido ao final! Qualquer dúvida, pode me perguntar!
🤣🤣🤣🤣🤣
Olá! A atomoxetina está sendo comercializada no Brasil?
Olá, Mauro. Infelizmente não!
A Ritalina e o venvanse é a mesma medicação?
Olá, Zilma. São medicações diferentes. Porém de acordo com o livro de Psicofarmacologia de Stahl, são consideradas psicoestimulantes anfetamínicos.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu médico.
faltou modafinil
Verdade! Acabei falando mais no vídeo a seguir: th-cam.com/video/LpZxs5Cx8Yo/w-d-xo.html
Bom dia !
Em relação ao déficit de atenção associado à transtorno de humor bipolar , o Venvanse também estaria indicado ?
Olá, Felipe. Excelente pergunta. De acordo com o CANMAT 2018, o uso de psicoestimulantes deve ser feito durante uma fase eutímica (i.e. sem episódio de humor atual). O Metilfenidato é nível 3 de evidência, sais de anfetamina nível 3 e Atomoxetina nivel 4. Entretanto mais estudos precisam ser feitos para verificar o real risco de virada maníaca.
Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu especialista.
@@psiqaula Muito Obrigado! Faço acompanhamento só quis complementar o conhecimento sobre o medicamento. Canal excelente com didática ímpar e responsabilidade científica!
Muito obrigado! Ficamos muito contentes. Caso queira saber mais sobre transtorno bipolar, sugerimos o vídeo a seguir: th-cam.com/video/MNiGkRbcrNc/w-d-xo.html
@@psiqaula infelizmente somente acessam os membros do seu canal
Felipe, vire um membro também e contribua para a ciência! th-cam.com/channels/4JWUn-2o189E0gqDXYE53w.htmljoin
É seguro fazer o uso da ritalina todos os dias da semana caso o médico aconselhe? E quem tem TDAH, tem que tomar medicação por toda a vida?
E seguro sim,eu tomei por um ano. Tenha acompanhamento médico.
@@gabrielamartins6898 vc toma 7 dias por semana? Qual a dosagem? Sente algum efeito colateral?
Olá, Gsm. Vamos deixar um vídeo onde abordamos o tratamento farmacológico do TDAH. Inscreva-se no psiq.aula para receber as atualizações mais recentes da Psiquiatria!
Link: th-cam.com/video/JcdWa4oEFBQ/w-d-xo.html
@@genseleno5838 eu tomo 7 dias por semana dois comprimidos de 10mg. Eu já experienciei febre alta repentina, fraqueza/cansaço, alteração da pressão arterial e urticária - porém, não é sempre que acontece. No caso da urticária, é uma sensibilidade na pele, que se irrita com certas fricções.
@@MurciellagoSV alteração da pressão arterial é com frequência?
Posso tomar ritalina e bupropiona em horários alternados?
Olá, Adriano. De acordo com o livro de Psicofarmacologia de Cordioli, a Bupropiona pode aumentar níveis séricos de Metilfenidato (Ritalina). Lembrando que este comentário não substitui uma consulta. Reagende uma avaliação com seu especialista.
Vc conversou com seu médico sobre essa combinação?
Faltou falar da clonidina
Olá, Gsm. Falamos sim! Olhe a aula a partir de 17:44.
Alguem toma bupropriona?
Parabéns pelo vídeo! Sabe se há alguma evidência de que o uso de medicamentos para tdah traz algum prejuízo aos seus usuários no longo prazo?
Olá, Victor. Agradecemos demais por se inscrever no canal! Excelente pergunta também. Infelizmente há poucos artigos sobre o tema, pois há necessidade de acompanhamento por longos períodos.
Em estudo de coorte de 2017, foi evidenciado diminuição da região cerebral putâmen no grupo dos pacientes com psicoestimulantes. Porém, a amostra era pequena e o acompanhamento curto (3 anos).
Referência: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0924977X17309811
Kkkkk esse vídeo não foi feito pra quem tem TDAH assistir. Impossível com esse fundo
🤣
Que anfetamina eh essa? Medilfenidato não eh anfetamina?
Olá, Marcos. De acordo com o livro de Psicofarmacologia de Stahl, o Metilfenidato é um psicoestimulante anfetamínico.
Uma pena o venvanse estar tão ruim depois que mudou pra Takeda.
Qual era o lab antes? O que sentiu de mudança?
E o pior. O preço aumentou.
@@fellipemarques1247share
sério? se puder deixa seu relato pfv
O Venvanse era, até esse ano (2024), patente exclusiva da Takeda, ou seja, é manipulação original deles. Jamais pertenceu a qualquer outro laboratório antes.
tenho uma caixinha de venvance 30mg que não vou usar.
Insta @iusmaster (ddd 61)