Estilo de Apego Evitante (Teoria do vínculo precoce Jonh Bowlby)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 121

  • @MrYuri21097
    @MrYuri21097 4 ปีที่แล้ว +27

    Gente... Chorei tanto. Foi como se tivesse jogando os fatos na minha cara sobre o porque de eu ser distante e não conseguir manter amizade ou relacionamento

  • @gleiderodrigues8797
    @gleiderodrigues8797 7 ปีที่แล้ว +67

    Me vi bastante na descrição de uma pessoa com apego evitante (menos a parte de se sentir superior aos outros). Me sinto uma estranha dentro da minha família, me isolo do mundo, sinto dificuldade em criar conexões afetivas, prefiro fazer as coisas sozinha e tenho medo de depender totalmente, por exemplo financeiramente de alguém. Ironicamente sou professora e é como se eu estivesse lutando contra a maré. Minha profissão exigi de mim uma socialização que vai contra o meu instinto interno de me recolher dentro do meu mundo. As vezes é difícil, mas as vezes acho que me ajuda a saí um pouco dessa programação neurolinguística criada na minha infância.

    • @adeliaaparecida420
      @adeliaaparecida420 5 ปีที่แล้ว +3

      Incrível 😕😮descreveu a minha história. ..lutei 28 anos também com essas características, sempre com grande esforço, em busca de reconhecimento e tentativas de socialização, passando por desapontamentos e frustrações. ..tive vitórias também, no desempenho, quando passei a trabalhar como bibliotecária, que o fazia com grande dedicação e lutas também. ..mas venci -- ao menos por reconhecimento da Secretaria Estadual -- em trabalhos com projetos de incentivo à leitura. ..Graças ao bom Deus, me aposentei 👐

    • @EdAlk
      @EdAlk 4 ปีที่แล้ว +1

      Então moça, minha opinião: eu namorei um distante, um evitante ao extremo.
      Eu sei como vocês funcionam kkkk você no seu relato, basicamente falou dele.
      E vocês não percebem o quanto vocês são narsicistas. Meu ex chegava a ser debochado as vezes, com minha emoção. A desprezava e dava para perceber sua expressão de “vitória”, de “eu venci”. Parece ser a forma de ele mostrar “eu não preciso de você”.
      A ironia? Ele me chamava de egocêntrico!
      Hj percebo que ele só introjetava em mim Oq ele era, mas eu via que ele fazia tudo isso sem perceber q estava fazendo.
      Eu sou o tipo “ansioso” ao extremo. O outro oposto e nunca consegui me enxergar como egocêntrico, pq vinha a dúvida “mas gente, eu me humilho para ele para implorar sua atenção, e cada vez mais busco essa reciprocidade, mas ele se afastava e me trata com indiferença! Como posso ser egocêntrico? Penso mais nele que em mim!!!”
      Acredito que o narcisismo dos evitastes é uma forma de auto defesa, de esconder a tristeza interior de nunca achar que conseguirá de fato ser amado e ter relutância em confiar em alguém e apostar no afeto, na abertura emocional.
      Como é uma forma de defesa, é visto por eles como algo positivo, pois faz bem a eles, e termos como “egocêntrico”, narcisista, orgulhoso são atitudes consideradas negativas, então, não encaixa: “se me faz bem ser assim, não sou egocêntrico, pq ser egocêntrico é algo ruim”.
      Quer o nível disso? Meu ex chegava a não acreditar de maneira alguma em empatia!!!. Sim, ele via isso como mal.
      Ele achava “as pessoas tem que parar de se preocupar com as pessoas e preocupar só com elas!”
      Acredito que vc compartilhe um pensamento parecido.
      Abs

    • @gleiderodrigues8797
      @gleiderodrigues8797 4 ปีที่แล้ว +11

      @@EdAlk sem querer ofender, mas você não me descreveu, descreveu seu namorado. Não gosto de debochar e nem me sentir superior a ninguém. Espero que você encontre alguém que te mereça e te trate bem sem que você precise ficar se humilhando por atenção. Você é luz! Não deixe ninguém apagar seu brilho.

    • @EdAlk
      @EdAlk 4 ปีที่แล้ว

      @@gleiderodrigues8797 Obg 🙏🏽

    • @beatrizambrosiodesouza9520
      @beatrizambrosiodesouza9520 3 ปีที่แล้ว +1

      Bom saber que não sou a única eu também me sinto uma estranha na minha família me isolo muito

  • @Lu-fe7yq
    @Lu-fe7yq 7 หลายเดือนก่อน +2

    Eu me identifico mais com esse. Minha infância foi sem afeto dos pais e irmãos. Pai alcoolatra e violento e mãe negligente e distante afetiva e meus irmãos: 2 eram indiferentes, como se eu não existisse e 2 violentos, parecia que me odiavam. Todos mais velhos. Eu lembro de muita coisa da minha infância: da violência, do descaso, da indiferença da invalidação. Eu fugia de todos os adultos, não conseguia interagir por isso tinha bastante dificuldade na escola por não conseguir tirar as dúvidas com professores por medo. Mas eu fazia amizade facilmente com crianças da minha idade e sempre tive amigos bem próximos, até hj. Mas nos relacionamentos amorosos eu sou mais fria, tenho dificuldade em demonstrar afeto e estranho quando a pessoa é muito afetuosa e costumo me afastar. Mas eu já tive vários relacionamentos e desenvolvo sentimentos, só não sei demonstrar muito. Mas nos últimos anos eu percebi que me afastei mais das pessoas e depois do último relacionamento eu to com mais medo de me relacionar. Eu tenho muita dificuldade em superar fim de relacionamentos e iniciar outros. Pareço fria pras pessoas mas no fundo sou muito fragil.

  • @renatabarrela1
    @renatabarrela1 4 ปีที่แล้ว +5

    Isso sou eu. Era muito quieta e gostava de brinca sozinha. Tive algumas manias de colecionar e recortar revistas. Também não lembro tanto da minha infância. Não entro em contato com as emoções também. Dificilmente choro. Sou racional demais e intelectual... estudei a minha vida toda. Estou fazendo terapia.

  • @monikhelenfonseca3053
    @monikhelenfonseca3053 8 ปีที่แล้ว +23

    Eu tentei desde que me entendo por gente ter uma relação de amor recíproco com meus pais, e infelizmente só consegui enxergar que eles (apaser de sempre serem presentes na minha vida) nunca tiveram interesse e nunca tiveram amor por mim e sempre maximizaram meus defeitos, hoje consegui me desligar emocionalmente deles, o sonho de uma família feliz, a vontade de reviver aquela sensação infantil de proteção acabou.....ficou apenas de o sentimento desilusão,de falta de sentido em tudo....

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  8 ปีที่แล้ว +7

      Na maioria das vezes nossos traumas nos cegam para o que esta presente no ambiente, não acredito que pais não amem os filhos, mas além disso eles já nos deram a vida e continuar a culpá los por nossos problemas não é o intuito desta série de vídeo e tampouco é a mensagem que estou passando, mas sim perceber o estilo de apego e começar uma jornada de cura. Sugiro você procurar ajuda profissional para te ajudar com essa percepção distorcida da realidade e poder também começar a reparar seu estilo de apego. Este vídeo pode esclarecer algumas coisas th-cam.com/video/VQ5jGtzkw-Q/w-d-xo.html Um abraço!

  • @sebastianasantos6403
    @sebastianasantos6403 5 ปีที่แล้ว +10

    Me identifiquei bastante com o que você disse nesse vídeo, não me lembro de quase nada de minha infância só q minha mãe era muito brava e meu pai muito ausente, é bom saber isso, me ajudou muito a entender porque me sinto assim, obrigada!

  • @nananicaccio3735
    @nananicaccio3735 5 ปีที่แล้ว +14

    Caríssimas as consultas surreal.... 👌🤦🏻‍♀️ nada mais traumático que uma consulta por 500,00 nos tempos de hoje , realidade pra poucos infelizmente.

    • @adeliaaparecida420
      @adeliaaparecida420 5 ปีที่แล้ว

      Nana Nicaccio , realmente, muito $$$$$😕

    • @Natu.rezaaa
      @Natu.rezaaa 5 ปีที่แล้ว +3

      Fazer fortuna em cima do desespero do outro. Sociedade capitalista cruel.

    • @renatabarrela1
      @renatabarrela1 4 ปีที่แล้ว

      Nana, a minha é 500 por mes. Se vc buscar acha. Ela esta trabalhando isso que ele falou em min. Id dela no insta é Rafa_psicologa.

    • @nananicaccio3735
      @nananicaccio3735 4 ปีที่แล้ว

      @@renatabarrela1 não entendi

    • @renatabarrela1
      @renatabarrela1 4 ปีที่แล้ว

      Quis dizer que essa psicóloga que faço eh mais barata. Dei um insta dela acima. E ela trabalha com isso que esse psicólogo fala no vídeo.

  • @vivianefernandez4783
    @vivianefernandez4783 4 ปีที่แล้ว +1

    Pela primeira vez ouvi o que me descreve em quase 50 anos de vida ..estou chocada .

  • @smbdouthere2424
    @smbdouthere2424 3 ปีที่แล้ว +2

    Acho que sobre isso, o entendimento de que eu estou me afastando é a coisa mais importante, já é um começo

  • @queirozgabi77
    @queirozgabi77 6 ปีที่แล้ว +5

    É muito interessante tudo isso. Minha mãe conta que no meu primeiro ano de vida eu tive que ficar com uma babá porque meus pais precisavam sair pra trabalhar. Foi quando minha mãe decidiu parar de trabalhar e cuidar de mim porque quando ela chegava em casa, pouco depois do meu pai, eu estava rouca de tanto chorar, ou seja, vendo esta explicação concluo que, quando bebê, talvez eu não estava conseguindo me conectar com a cuidadora e então talvez isso me estressava e me frustrou na parte da conexão. Graças à Deus hoje sou adulta e posso conversar com meus pais sobre isso.

  • @julianabarreto3120
    @julianabarreto3120 9 ปีที่แล้ว +10

    Me vi to-tal-men-te neste!

  • @copiadogou...2362
    @copiadogou...2362 3 ปีที่แล้ว +1

    Me indetifiquei bastante...Agora eu sei porque sou tão distante

  • @suelenmunizcordeiro
    @suelenmunizcordeiro 5 ปีที่แล้ว +2

    Tenho acompanhado seu canal há algumas semanas. E como seus vídeos têm me ajudado! Ainda mais na fase que estou vivendo. Esse vídeo sobre o apego acertou em cheio minhas características enquanto pessoa. Eu não sou fruto de uma gravidez desejada. Meu pai foi "obrigado" a casar com minha mãe. Os dois eram como água e óleo. Muito diferentes. Não tenho memória da minha infância até os 7 anos, quando meu pai deixou a casa. Na verdade até tenho algumas memórias, mas são negativas... Lembro apenas das brigas de meus pais. Cresci me sentindo muito distante de minha mãe, nossa relação mãe e filha sempre foi prejudicada. Meu pai também é uma pessoa bastante difícil. Sinto que não consigo ter conexão emocional com nenhuma dos dois. As únicas sensações que senti ao longo da vida a respeito deles foram medo, raiva, vergonha, revolta... Seu vídeo mais uma vez veio clarear meus caminhos, principalmente na minha busca do autoconhecimento. Obrigada! Que o Eterno continue abençoando o lindo trabalho que você vem realizando!

  • @felipegoncalves5339
    @felipegoncalves5339 6 ปีที่แล้ว +6

    Eu tenho 21 anos, mas eu ainda vejo em mim todos os comportamentos da criança. TODOS mesmo. Não querer estar nesse mundo, viver numa bolha...

  • @raissamottaa
    @raissamottaa 5 ปีที่แล้ว +11

    Estou chocada com tudo que ouvi.. eu jamais imaginava ser esse perfil, mas predominantemente, sou evitante..

    • @EdAlk
      @EdAlk 4 ปีที่แล้ว

      Então você que faz as pessoas ansiosas sofrer tanto 😂😂😂 amoleça o coração, moça kkk

    • @raissamottaa
      @raissamottaa 4 ปีที่แล้ว

      @@EdAlk hahahaha
      Aaaaaah perdão para todos os ansiosos! Mas eu vivo sozinha, não dá nem tempo de deixar alguém ansioso HAHAHAH

    • @EdAlk
      @EdAlk 4 ปีที่แล้ว

      @@raissamottaa kkkkk entendi. É a vida....🤷🏽‍♂️

  • @camilafranca8603
    @camilafranca8603 2 ปีที่แล้ว +1

    Meu Deus! Me descreveu completamente!

  • @katiabrandao9547
    @katiabrandao9547 3 ปีที่แล้ว +2

    To no primeiro semestre.e to nessa aula..como queria tirar minhas duvidas sobre isso..ameiii amei.

  • @LeonardoMazzo777
    @LeonardoMazzo777 ปีที่แล้ว +1

    Me identifiquei muito, caraca!

  • @lynb.3040
    @lynb.3040 4 ปีที่แล้ว +1

    Me descreveu perfeitamente...

  • @daniellidanielli1347
    @daniellidanielli1347 5 ปีที่แล้ว +3

    Eu construí um apego evitativo com meu irmão mais velho, minha mãe eu prefiro a distância saudável, mando amor a distância, conviver é algo inviável devido ao fato de ela não permitir que eu seja o que eu sou e fazer comentários constantes para me diminuir...

  • @zezinho1973
    @zezinho1973 7 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom o vídeo, infelizmente aqui em Portugal não existem terapeutas que trabalhem com apegos e que façam um trabalho mais profundo como tu dizes, gratidão por a tua explicação, continua o bom trabalho, cumprimentos.

  • @vanuzarodriques6173
    @vanuzarodriques6173 8 ปีที่แล้ว +5

    manoel,vc foi um presente em minha vida,muinto enbreve,mas muinto,vou te conhecer pessoalmente,quero fazer seus cursos,e preciso de sua ajuda,pra que minha vida faça algum sentido

  • @nathaliacruz9183
    @nathaliacruz9183 4 ปีที่แล้ว +7

    E quando há uma mistura do apego ansioso com o evitante? Como por exemplo quando voce pensa : Não quero me relacionar porque sei que não vai durar e vou me frustrar no futuro.

    • @Lu-fe7yq
      @Lu-fe7yq 7 หลายเดือนก่อน +1

      Mas esse é o pensamento do evitativo. Ele não acredita que pode ser amado. O ansioso corre atrás e se humilha se for preciso pra não perder a pessoa.

  • @tabata8098
    @tabata8098 5 ปีที่แล้ว +5

    Meu pai nunca me deu um colo nem diz que me ama. Ele é extremamente fechado. Mas sei que ele me ama do jeito dele. E não foi por isso que o deixei de amar.

  • @professoracibellesantos4489
    @professoracibellesantos4489 8 ปีที่แล้ว +2

    Já havia visto o vídeo e percebi que esse estilo de apego em mim é evidente, contudo, dessa vez, tudo ficou mais claro e profundo, como se as palavras saltassem na minha frente rs . E estou compreendendo um pouco mais. Obrigada.

    • @ale7rds
      @ale7rds 5 ปีที่แล้ว

      Exatamente, mas ainda nao sei r3vertei isso, me causa muitos problemas sociais e perdas

  • @misteriousman5647
    @misteriousman5647 2 ปีที่แล้ว

    Acertou 95%, porque eu não me sinto superior, eu me sinto inferior.

  • @andreiaedesiadasilva9745
    @andreiaedesiadasilva9745 3 ปีที่แล้ว +1

    Me identifiquei com esse tipo de apego.

  • @vanuzarodriques6173
    @vanuzarodriques6173 8 ปีที่แล้ว +2

    ola,Manoel,eu devo ter assistido por mais de duas horas,nunca vi algo me descrever tao perfeito,definitivamente tenho esse apego evitante,isso se perpetuou até hoje em minha vida,,preciso me tratar,tenho plena consiencia disso

  • @thaynalima9669
    @thaynalima9669 7 ปีที่แล้ว +6

    explicação perfeita!

  • @elainegonsil
    @elainegonsil 7 ปีที่แล้ว +4

    amei...

  • @teresinharocha
    @teresinharocha 7 ปีที่แล้ว +9

    Nossa! Me identifiquei. Muita ressonância. Como não se sentir culpada por ter provocado inconsciente a alguem a quem a gente ama tanto? (Nossos filhos). Como reparar e reconstruir no adulto aquela conexão que ela não teve na infância? Triste isso não?

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  7 ปีที่แล้ว +4

      Teresinha Rocha não acredito que seja triste, pois triste seria se continuássemos vivendo como zumbis sem entender o que acontece dentro de nós. Sentir se culpado não ajuda em nada pois só conseguimos fazer aquilo que sabemos. Na medida que vamos nos curando e voltando ao nosso apego Seguro, conseguimos transmitir isso de forma automatica. Abordamos o tema dos vínculos em todo nosso trabalho :)

  • @barbaraperazzo4145
    @barbaraperazzo4145 7 ปีที่แล้ว +4

    Estou adorando muito muito grata

  •  5 ปีที่แล้ว +2

    muito obrigada pelo vídeo, muito bem feito.

  • @Carlos_Machado
    @Carlos_Machado 3 ปีที่แล้ว

    Tem tudo haver comigo. Nossa!

  • @marialuisasilva3841
    @marialuisasilva3841 4 ปีที่แล้ว +2

    Muuuito bom

  • @kiaracatarino1248
    @kiaracatarino1248 7 ปีที่แล้ว +4

    resumiu minha vida toda

  • @CandidaPereirac7
    @CandidaPereirac7 9 ปีที่แล้ว +3

    Olá Manoel
    ,muito boa sua
    explicação., um grande abraço.

  • @maiaraarbo1969
    @maiaraarbo1969 3 ปีที่แล้ว

    Nossa, tô chocada muito me identifiquei.

  • @rosemeiresilva6073
    @rosemeiresilva6073 5 ปีที่แล้ว +1

    Me representa demais essas características

  • @andreiaweber1396
    @andreiaweber1396 5 ปีที่แล้ว +5

    Bem explicado, porém fiquei pensando no que vc repete varias vezes "voltar ao apego seguro" alguém volta onde nunca esteve????????? Imagino que seria o entendimento de um padrão e trabalhar a desconstrução deste....

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  5 ปีที่แล้ว +6

      Wuando Michelangelo esculpiu "Davi" na pedra ele disse:
      "Só tirei o que estava no caminho. Davi sempre esteve ali."
      O sistema de apego seguro é inato em nós. Porém para sobreviver e nos adaptarmos aos pais ou cuidadores desenvolvemos os estilos disfuncionais. Então na medida que vamos curando nossas feridas vamos voltando à nossa essência, ao nosso EU VERDADEIRO, ao apego seguro!
      Isso acontece do dia pra noite?
      CLARO QUE NÃO!!!
      Mas um processo terapêutico saudável nos trás de volta😉

    • @fernandalopescoimbracardos62
      @fernandalopescoimbracardos62 3 ปีที่แล้ว

      Sinceramente, não é nem "inato", já que o mesmo afirma se baseando no autor, que é construído através da linguagem e relações. Se é mecanismo "inconsciente" e de repetição e não INATO é possível trabalhar em cima para que seja descoberto pelo sujeito e ter um "controle" que visa a minimizar os efeitos disfuncionais nas relações. Cuidado com os falsos curadores psicologizantes!

  • @monicavargas_
    @monicavargas_ 3 ปีที่แล้ว +2

    Tenho consciência de que tenho isso, mas a parte da superioridade não. Já sabia disso, mas n sei curar isso, faço terapia, mas ela n fala dessas coisas, eu tento, mas ela parece não entender mto.

  • @adeliaaparecida420
    @adeliaaparecida420 5 ปีที่แล้ว +2

    Me identifiquei muito com esse apego. ..porém, sempre me sinti é inferior ...

  • @kellyralphtrips
    @kellyralphtrips 5 ปีที่แล้ว +2

    Eu lembro da última vez que tentei me aproximar da minha mãe: eu tinha entre 9 e 10 anos. Ela foi passar férias, eu fui correndo pra abraçá-la. Ela me empurrou. Nunca mais tentei ( eu morava com minha avó desde 1 ano e só a via às vezes. 1 vez por ano ou a cada 2,3 anos )
    Eu não consigo nem namorar. Se percebo que estou me apegando ou que a pessoa está se apegando eu me afasto. Porque eu sei que posso de repente deixar de existir, por minhas próprias mãos e tenho consciência de que isso pode ser muito ruim pra pessoa.

    • @mdifem
      @mdifem 5 ปีที่แล้ว

      Kelly , se sua mãe estiver viva , não desiste, a gente nunca sabe o q o outro está passando.

  • @EspiritismoeArte123
    @EspiritismoeArte123 3 ปีที่แล้ว +1

    Ótima explicação, obrigada!

  • @mariaangelicaterranovaterr3183
    @mariaangelicaterranovaterr3183 6 ปีที่แล้ว +3

    Obrigada por seus vídeos otimos

  • @barbarasrr
    @barbarasrr 3 ปีที่แล้ว

    Eu acho estranho que me vejo em muitas características do apego distante, mas ao mesmo tempo eu sinto que em decorrência de eu ser muito observadora e estar desenvolvendo o autoconhecimento cada vez mais, eu sei perceber minhas atitudes do apego. Eu sinto ele me afetar, sei que é um problema nas minhas relações, tanto que desde a primeira vez que notei esse comportamento minha relação com meus pais melhorou muito. E eu acho que esse tipo de apego veio pela minha mãe, ela sempre foi carinhosa do jeito dela, mas ela nunca mediu as palavras dela e n construí uma amizade com ela, só agora que estou adulta. E eu não a culpo, ela é maravilhosa e tá aprendendo com a vida também.

  • @elianesimoes5600
    @elianesimoes5600 8 ปีที่แล้ว +1

    muito obrigada Manuel esse vídeo nos ajuda mesmo que Deus te abençoe

  • @elianamariadeoliveira5209
    @elianamariadeoliveira5209 8 ปีที่แล้ว +3

    Me senti "descrita" e olha,já passei por vários profissionais e até agora,não me "consertei" não

  • @marcel4347
    @marcel4347 3 ปีที่แล้ว

    uma aula,, perfeito

  • @mariaaparecidademoraes8095
    @mariaaparecidademoraes8095 7 ปีที่แล้ว +2

    Foi muito bom....

  • @Lima00631
    @Lima00631 5 ปีที่แล้ว +1

    Muito bacana! Obg por compartilhar o conhecimento!

  • @deboralikezebra
    @deboralikezebra 3 ปีที่แล้ว

    Eu estou exatamente em todas as características, todas.

  • @Luciana111flora
    @Luciana111flora 9 ปีที่แล้ว +5

    OLá.. apesar de vc ter dito que no Brasil é mais comum o ambivalente.. eu me vi muito mais nesse evitante.. exceto a questão de se sentir superior.. eu me vi em muita coisa nele.. srsr

  • @robertobaldo4311
    @robertobaldo4311 2 ปีที่แล้ว

    Não encontrei o link do vídeo Anterior. Pode disponibilizar ⁉️

  • @Dede-zv4lo
    @Dede-zv4lo 8 ปีที่แล้ว +1

    Olá Manoel, parabéns pelo total domínio do conteúdo. Aula nota 1000.
    Poderias indicar algum material de como trabalhar quando as emoções desagradáveis são ativadas na sessão? Isso com um paciente adulto com estilo de apego evitante. Não usando a EFT.
    Se tu já postastes algo, não encontrei.
    Obrigada.

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  8 ปีที่แล้ว

      Olá, Leia as obras de Bowlby e encontrará muito conteúdo, é uma excelente literatura nesse campo do apego. Um abrçao!

  • @FelipeOliveira-jw9dt
    @FelipeOliveira-jw9dt 7 ปีที่แล้ว +6

    No momento que eu inicio uma sessão de EFT eu sinto uma criança dentro de mim, E quando eu começo falar sobre o que essa criança está sentindo é como se uma parte de mim começasse a fugir do sentimento, negando o sentimento. sinto como se eu tivesse fora do meu corpo e algo me impedisse de "habitar" o meu corpo, é meio bizarro, mas é exatamente isso que eu vejo, eu sei exatamente onde está a causa disso, sei quais são os eventos, mas, não acesso a emoção... sempre sinto essa negação do sentimento, como se fosse uma forma de me proteger.. e esse sentimento de negação só aparece quando eu começo a tocar nos pontos, se em algum momento durante o dia eu falo sobre isso eu trago a emoção a tona, mas quando eu começo a tocar nos pontos da eft, e como se meu corpo ficasse " contraido " e assustado... quando essa sensação surge, quais caminhos eu devo seguir pra conseguir tirar essa camada de medo, negação e me conectar as emoções dos eventos?

    • @FelipeOliveira-jw9dt
      @FelipeOliveira-jw9dt 7 ปีที่แล้ว +4

      Pra ser mais especifico, quando eu estou aplicando a EFT, o sentimento surge, e no momento que eu crio consciencia do que eu estou sentindo, é como se o sentimento "fugisse", e toda vez que olho pro sentimento, presto atenção no sentimento, tento me conectar com ele, ele se "esconde"
      No momento eu ainda não posso pagar um terapeuta, então, o que eu devo aprender ou que caminho eu devo seguir pra resolver isso?

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  7 ปีที่แล้ว +4

      São comportamentos típicos do evitante. O que pode fazer é começar a trilhar um caminho dentro de você dando espaço aos próprios sentimentos, e que está tudo bem em senti los agora. Abraços!

  • @jospereircosta585
    @jospereircosta585 3 ปีที่แล้ว

    Sinceramente eu não sei mais o que eu tenho
    Pensei que eu tivesse fobia social e agora acho que tenho esse tipo de afeto

  • @gabiz0kaaa
    @gabiz0kaaa 5 ปีที่แล้ว

    Não tenho pai, e quando eu era criança minha mãe era muito ausente. Fui criada pela minha vó, que vivia (ainda vive) me xingando. Hoje sou muito carente, mas ao mesmo tempo tenho muito medo de me relacionar pq sei que no final não vai dar em nada mesmo.

  • @kellyralphtrips
    @kellyralphtrips 5 ปีที่แล้ว +2

    Eu não me sinto superior. Mas todos os trabalhos em grupo que fiz a vida inteira, eu sempre acabei fazendo tudo só e dividir entre os outros. Mas sempre me senti e me sinto inferior. Sempre me isolei até pra me alimentar. Eu não como à mesa com a família ou outras pessoas. Prefiro comer sozinha em algum lugar totalmente sem ninguém. E me ídolo com muita frequência.
    Eu lembro muito da minha infância.

    • @egpjr3529
      @egpjr3529 4 ปีที่แล้ว

      Nossa... pensei que eu fosse o único assim no mundo... não como com ninguém... não tenho rede social...um eremita praticamente

  • @lucysouza2288
    @lucysouza2288 2 ปีที่แล้ว

    Eu sou assim e acabei desenvolvendo transtorno de personalidade borderline. Eu não gosto dos meus pais, principalmente da minha mãe.

  • @euem1lugarsempreamorim595
    @euem1lugarsempreamorim595 5 ปีที่แล้ว +3

    Eu sou assim

  • @lucysouza2288
    @lucysouza2288 2 ปีที่แล้ว

    Eu me sinto superior sim. Pois sofri sozinha e fiz tudo sozinha na vida, portanto sou melhor que eles sim, pelo menos no sentido de conseguir vencer na vida mesmo com tanta merda na minha vida

  • @L.Hodson
    @L.Hodson 2 ปีที่แล้ว

    Bacana ! Você poderia indicar livros ?

    • @L.Hodson
      @L.Hodson 2 ปีที่แล้ว

      Não tenho dinheiro para fazer terapia

  • @cristinacavalcanti928
    @cristinacavalcanti928 5 ปีที่แล้ว

    Meu caso, com certeza...rs

  • @andarilhoalternativo8241
    @andarilhoalternativo8241 4 ปีที่แล้ว +1

    E pra mim que tenho o prazer de me isolar, tenho transtorno de apego evitante ou esquizóide?
    Acho as pessoas falsas, chatas e cansativas, corro de gente igual o diabo foge da cruz, meu sonho é ganhar na mega sena, ir morar em uma ilha deserta e nunca mais ver ninguém!
    PS estou adorando essa época de quarentena.

  • @joycekaren5209
    @joycekaren5209 5 ปีที่แล้ว +1

    Meu tipo de apego

  • @sararaquel1339
    @sararaquel1339 3 ปีที่แล้ว

    Minha irmã é evitativa. É uma tortura conviver com ela. Eu mostro meus afetos para ela e simplesmente sou repelida, isso me faz mal.

  • @josemarques6532
    @josemarques6532 5 ปีที่แล้ว

    Eu sou predominantemente assim

  • @bibimycat1
    @bibimycat1 2 ปีที่แล้ว

    Tem cura?

  • @juniorrebello9538
    @juniorrebello9538 4 ปีที่แล้ว

    Eu não entendi. A pessoa não tem sentimentos ou não consegue expressá-lo?

  • @DanePsiq
    @DanePsiq 6 ปีที่แล้ว

    Esse apego tem alguma relação com o período dos 0 aos 2 anos ? Escassez ou excesso de gratificação de alguma categoria, ou por exemplo época de desmame?

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  6 ปีที่แล้ว

      O apego já começa antes mesmo de nascermos, no ventre da mãe. E diz respeito ao vínculo que criamos com nossos pais. Abraços!

    • @amandasanttos6992
      @amandasanttos6992 4 ปีที่แล้ว

      O corpo explica?

  • @pcdolag
    @pcdolag 7 ปีที่แล้ว

    O que acontece quando não nos enquadramos em nenhum dos estilos ?

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  7 ปีที่แล้ว +2

      Pcdolag talvez a dificuldade de perceber o padrão seja diferente de não se enquadrar a nenhum. Mas isso somente com uma análise mais profunda, e trabalhando com a pessoa para saber se ela é realmente um motivo de estudo por não se enquadrar em nenhum estilo

    • @pcdolag
      @pcdolag 7 ปีที่แล้ว +1

      Você está em São Paulo correto? conhece alguém no interior que possa dar esse tipo de atendimento ?

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  7 ปีที่แล้ว +2

      Qual tipo de atendimento?

    • @pcdolag
      @pcdolag 7 ปีที่แล้ว +1

      Terapêutico, já passei por 2 psicólogos e tive a mesma impressão... adiando a solução e prolongando foram quase 2 anos de terapia...aprendi mais sobre mim com seus videos do que em 2 anos com eles.

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  7 ปีที่แล้ว +1

      Entendi. Com as mesmas abordagens que eu trabalho e como eu utilizo tudo isso não conheço ninguém do interior que possa indicar, mas nós oferecemos também sessões on line via skype, caso queira mais informações apenas entre em contato com nossa equipe whatsapp 011 99857 4132 ou E-mail contato@ntsinapse.com.br ou tel: 011 49022722

  • @beatrizmarinho4939
    @beatrizmarinho4939 6 ปีที่แล้ว

    Emanoel pessoas assim pode ser uma característica de um psicopata já que eles sentem dificuldade de ter sentimentos ?

    • @manoelaugustobissaco
      @manoelaugustobissaco  6 ปีที่แล้ว

      Ter o apego evitante não é o mesmo que psicopatas 😉

  • @NaraBritoBarro
    @NaraBritoBarro 6 ปีที่แล้ว +2

    😱💔

  • @brunagoncalves8374
    @brunagoncalves8374 4 ปีที่แล้ว +1

    😢😢😢😢

  • @thaisrosy3644
    @thaisrosy3644 3 ปีที่แล้ว

    😢

  • @georgiamuniz6100
    @georgiamuniz6100 4 ปีที่แล้ว

    Eu todinha

  • @ZeliaEloy
    @ZeliaEloy 7 หลายเดือนก่อน

    Que tristeza e uma pessoa de apego evitante

  • @joaopedroold8192
    @joaopedroold8192 6 ปีที่แล้ว +1

    Eu soi mais ou menos esse

  • @Natu.rezaaa
    @Natu.rezaaa 5 ปีที่แล้ว

    Sentimento constante de inadequação. Simplesmente horrível.

  • @karlatmachado
    @karlatmachado 2 ปีที่แล้ว

    Thais min 6:00