Olá Leonel dos Santos! Obrigado por sua mensagem e pela oportunidade de responder sua pergunta. O peso específico, geralmente tratado pela letra grega gama, é resultado do produto entre a massa específica e a aceleração da gravidade. Ao longo deste curso nós falamos bastante da massa específica dos fluidos e naturalmente o produto entre a massa específica e a gravidade acaba aparecendo, principalmente quando falamos de hidrostática, onde o produto entre a massa específica e a aceleração da gravidade é usado no cálculo da variação de pressão ao longo de uma coluna de líquido. Apesar de ser bastante usado, o peso específico, do ponto de vista científico não tem "grande valor conceitual", pois é apenas a multiplicação de duas outras grandezas já definidas e conhecidas. O grande uso do peso específico em si recai mesmo na facilidade de algumas operações práticas, nas quais já saber o resultado desta multiplicação facilita no cálculo, pois daí basta multiplicar pela altura da coluna para sabermos a diferença de pressão. Consegui deixar claro? Eu não falo de peso específico no curso, porque já falo da massa específica e com isso abordo toda a parte conceitual associada a ele. Bons estudos!
@@CesarFreire sim professor ficou claro, mais uma questão eu sou estudante do curso de engenharia de minas em Angola 🇦🇴 e estou vendo uma cadeira na faculdade denominada HIDRÁULICA GERAL a questão é : será que este curso de mecânica dos fluidos 1 também serve pra mim que tenho essa cadeira de Hidráulica? é que não encontro um curso aqui nesta plataforma que fale somente de Hidráulica e estou tendo dificuldade na faculdade pra entender a cadeira de HIDRÁULICA GERAL , obrigado pela compreensão
Olá @@leoneldossantos3996! Que bacana que minhas aulas atravessaram o Atlântico! Fico realmente muito honrado em poder ajudar! Sobre sua pergunta, eu acredito que o curso de Mecânica dos Fluidos I poderá sim te ajudar no curso de Hidráulica. A diferença principal entre esses dois cursos é a sua aplicação. Enquanto o curso de Mecânica dos Fluidos é mais teórico e conceitual, preocupado com a análise e modelagem Física dos fenômenos relacionados à Mecânica dos Fluidos, o curso de Hidráulica é um curso mais tecnológico e voltado à aplicações práticas. Existem muitas sobreposições de conteúdo e muitas aulas deste curso serviriam para o curso de Hidráulica, principalmente os fundamentos e definições básicas. O que vai te faltar é uma parte do conteúdo mais aplicada e voltada a casos práticos, quando geralmente uma abordagem analítica não é empregada dada a dificuldade de modelagem de geometrias ou escoamentos extremamente complexos, mas que acabam sendo modelados com base em dados experimentais em uma abordagem mais empírica. Exemplos destes conteúdos são bombas e/ou máquinas de fluxo em geral ou ainda cálculos mais avançados de tubulações.
e a propriedade de peso específico?
Olá Leonel dos Santos!
Obrigado por sua mensagem e pela oportunidade de responder sua pergunta.
O peso específico, geralmente tratado pela letra grega gama, é resultado do produto entre a massa específica e a aceleração da gravidade. Ao longo deste curso nós falamos bastante da massa específica dos fluidos e naturalmente o produto entre a massa específica e a gravidade acaba aparecendo, principalmente quando falamos de hidrostática, onde o produto entre a massa específica e a aceleração da gravidade é usado no cálculo da variação de pressão ao longo de uma coluna de líquido.
Apesar de ser bastante usado, o peso específico, do ponto de vista científico não tem "grande valor conceitual", pois é apenas a multiplicação de duas outras grandezas já definidas e conhecidas. O grande uso do peso específico em si recai mesmo na facilidade de algumas operações práticas, nas quais já saber o resultado desta multiplicação facilita no cálculo, pois daí basta multiplicar pela altura da coluna para sabermos a diferença de pressão.
Consegui deixar claro? Eu não falo de peso específico no curso, porque já falo da massa específica e com isso abordo toda a parte conceitual associada a ele.
Bons estudos!
@@CesarFreire sim professor ficou claro, mais uma questão eu sou estudante do curso de engenharia de minas em Angola 🇦🇴 e estou vendo uma cadeira na faculdade denominada HIDRÁULICA GERAL a questão é : será que este curso de mecânica dos fluidos 1 também serve pra mim que tenho essa cadeira de Hidráulica? é que não encontro um curso aqui nesta plataforma que fale somente de Hidráulica e estou tendo dificuldade na faculdade pra entender a cadeira de HIDRÁULICA GERAL , obrigado pela compreensão
Olá @@leoneldossantos3996!
Que bacana que minhas aulas atravessaram o Atlântico! Fico realmente muito honrado em poder ajudar!
Sobre sua pergunta, eu acredito que o curso de Mecânica dos Fluidos I poderá sim te ajudar no curso de Hidráulica. A diferença principal entre esses dois cursos é a sua aplicação. Enquanto o curso de Mecânica dos Fluidos é mais teórico e conceitual, preocupado com a análise e modelagem Física dos fenômenos relacionados à Mecânica dos Fluidos, o curso de Hidráulica é um curso mais tecnológico e voltado à aplicações práticas. Existem muitas sobreposições de conteúdo e muitas aulas deste curso serviriam para o curso de Hidráulica, principalmente os fundamentos e definições básicas. O que vai te faltar é uma parte do conteúdo mais aplicada e voltada a casos práticos, quando geralmente uma abordagem analítica não é empregada dada a dificuldade de modelagem de geometrias ou escoamentos extremamente complexos, mas que acabam sendo modelados com base em dados experimentais em uma abordagem mais empírica. Exemplos destes conteúdos são bombas e/ou máquinas de fluxo em geral ou ainda cálculos mais avançados de tubulações.
@@CesarFreire entendi, muito obrigado professor