Meio decadente, professor. O Felipe é bem interessante quando se trata da vivência na China. Se não for isso, é Elias Jabbour ou livros e artigos acadêmicos.
@predio-chan2141, Vivência como turista não é vivência. Não vai entender a china sem entender o chinês. E pra entender o chinês, nem passeios pela china ou livro de história algum vai ajudar muito, e muito menos ainda através de descrições de quem viveu ou passeou na china. "Não confunda o dedo que aponta para a lua, com a própria lua". Sidarta Gautama Sakyamuni.
@@user-ys9ne8ot1i Foi mal, mas não faz o menor sentido seu comentário. O Felipe vive lá, e explica sua visão de um IMIGRANTE, não turista. Só isso já derruba tudo o que você disse, mas continuo. Você ainda fala sobre "entender o chinês". Você pode ter se confundido -- penso isso baseado na sua falta de coerência -- quanto à língua falada lá, que não é "chinês" e, de qualquer forma, ninguém mencionou. Se estiver falando do gentílico, do chinês como um povo, igualmente não tem nada a ver com meu comentário. Passar bem.
Pra vc vê como é feita a construção da narrativa, é chamada de "guerra do ópio " ,mas na realidade é apenas a maior organização de narcotráfico q já existiu na história
@@AugustoROCHA-f6taté hoje consume o Reino Unido o veneno que eles quiseram impôr. E os EUA seus sócios principais. Pablito, se fosse norte-americano estaria vivendo nos EUA até hoje e sendo o rei do tráfico. Mataram ele por ser da América Latina e isso era inadmissível pra eles
@@AugustoROCHA-f6t Tem mais a ilha anglo saxonica, fazia pirataria oficial no século XVI - a rainha, chefe dos piratas, recebia um percentual da pilhagem e dos saques. Google: A pirataria inglesa começou no século XVI, durante o reinado de Elizabeth I. A rainha incentivou a navegação e a pirataria, o que levou a ataques de piratas e corsários no Brasil desde o início da colonização.
Assim como "Guerra da Coreia" não explica quem estava na guerra, nem contra oq a favor de que, pq, etc, é um completo vazio. Porém guerra na Ucrânia usualmente acompanha o nome da Rússia.
Visitei a China durante a minha primeira volta ao mundo em 1995. Já morava na Europa e quando eu voltei, todo mundo tratou-me de maluco porque o que vi (estava tudo por se fazer, mas a um ritmo incrível) eu falei que "um dia China deixará atrás os EUA e virará a nova superpotência mundial". 5 anos depois, Jim Rogers, broker milhonário da Wall Street na sua volta ao mundo num Mercedes, passando pela China ia falar igual ao que eu falei na Europa em 1995 e sendo ele americano falou que se tiver filhos, ele iria educá-los falando também chinês. Teve 2 filhos e devem estar com 20 anos agora, são bilingües, inglês/chinês (ainda no 2000 quem falava o que ele falou sobre a China, torcia o nariz)
Eu sempre dou like, Felipe adoro seus reacts, você é uma pessoal muito inteligente, honesta e confiável. Hj mudou, antes a Europa e Eua lançavam o que tinha de melhor na tecnologia, hoje como eles perderam esse papel, eles ficam lançado " novas" tecnologias que já existem há anos na China. Eu sou muito fã da China e espero que ela se torne a maior potência mundial, sem necessidade de guerras e explorar outros países. Essa nova rota da seda vai trazer muito desenvolvimento para onde ela passar e principalmente a África.
O ópio não era apenas traficado, os ingleses tbm obrigavam os chineses a usar o ópio até mesmo apontando suas armas e matando quem recusava-se a usar e para servir de exemplo para os outros chineses que presenciaram e/ou sabia do ocorrido posteriormente.
Quem tiver interesse sobre o assunto tem um livro escrito por um historiador indiano. O título do livro é " Asia and Western Dominance ", de autoria de K. M. Panikkar, um historiador indiano. É estarrecedor o que Europa, EUA e Japão fizeram com a Ásia. Vale a pena ler.
Olá Felipe, parabéns. Por favor, mostre para seu público uma jovem camponesa de Yunnan q se tornou uma potência aqui no TH-cam. Dianxi Xiaoge é uma celebridade. Com sua família e cachorro, mostra a beleza e riqueza da vida no campo, sua cultura e momentos felizes. Muita comida boa, lindas imagens, o vlog é muito, muito bem feito. Tenho certeza q vai surpreender muito Ni hao que acha que quem vive no interior da China morre de fome. Obrigado, aprendo muito com vc. ✌️
@marinaguaragna publicou um video "assim é o interior da China" de mais de uma hora 8 dias atrás e anteontem ela publicou: "Zona rural da China: o lado que ninguém mostra". Parece que encaixa certinho no que vc busca. 😊
bicho eu fico besta quando vejo uma parada dessa, o cara indica um filme produzido pelos EUA para ensinar a historia da China. kkkkkkkkkk tem que rir pra não chorar.
olha, nao sei como é esse filme, mas na epoca que saiu kung fu panda, os politicos na china discutiram sobre como estrangeiros conseguem fazer filmes da cultura ou tradiçao chineses melhores que os proprios chineses
O "soft power" da China é fraco, pior que o do Brasil. Eles estão tentando corrigir isso investindo em mídias brasileiras. Recentemente fecharam um contrato com a Band. Mas é muito pouco. Precisa de muito mais.
Mas esse filme é baseado na autobiografia do Último Imperador, e tem seu valor principalmente por ter sido o último a ser filmado na Cidade Proibida (A Capital Imperial dos últimos séculos da China).
Os videos do professor Jean são bem bons no geral acho ele menos parcial q o Ricardo Marcilio porém os dois são os melhores canais sobre geo politica q acompanho
@@Haazorks Não existe imparcialidade amigo, veja pelos contrapontos apresentados e tire suas próprias conclusões, importante também fazer umas leituras, pesquisa a obra do professor Moniz Bandeira tmj
Você é fraco Zé Hockinho! Lhe falta ódio! Você vai ser sempre refém de um liberalzinho de quinta série enquanto você aceitar tudo o que lhe falam! Eu rejeito todas as coisas. Seus impostos não me atingem, seus descontos não me afeta, sua CLT jamais me alcançará! Rejeito esse mundo que me rejeita e derrubo a retenção de todos os vídeos.😈
A China é um país decente em termos diplomáticos e geopolíticos. Não são imperialistas, nem desejam guerras, não interferem na política de outros países e blocos. Devemos assumir que a China será um líder global muito melhor que os atuais players beligerantes.
Pra entender um pouco sobre a china, tem que entender o chinês(o homem). Pra isso, só sendo chinês. Estudar sua história ajuda, mas mal arranha a superfície do conhecimento. Estudar confúcio, lao tse, o zen budismo, praticar o kung fu, tai chi...enfim, o pensamento e práticas chinesas, contribui infinitamente mais que apenas o estudo de sua história, e até no entendimento dessa. O mesmo serve para o japão, com suas respectivas influências filosóficas e práticas.
22:40 Operação Tempestade de Agosto 09/08/1945, os soviéticos em 2 semanas eliminaram as forças do império japonês (eram as tropas mais bem equipadas e bem treinandas do Japão). Os japoneses estavam desatualizado do combate moderno que ocorreu nos anos 1940 e para ajudar, a URSS acabara de ser a campeã da WWII e suas tropas estavam com a moral no máximo. Os americanos já sabiam com antecedência que a Operação Tempestade de Agosto ira ocorrer e usaram suas mais novas armas (little boy e Fatman) com a intenção de evitar que que Tóquio fosse dividida com os soviéticos como Berlin foi dividida após a derrota dos nazista. E os americanos se estenderam até o paralelo 38 para garantir que os soviéticos não se aproximariam do arquipélago japonês e, nunca mais as tropas americanas saíram dessa região.
O declínio aumentou com a invasão dos europeus……..a China era o Império do Meio e porque a maior parte do comércio era feita pelos rios do interior……..a navegação costeira foi relegada a segundo plano
Depois de viajar pra China eu não consigo entender como o Ocidental médio é muito ignorante. A qualidade das coisas feitas na China são de uma qualidade extremamente refinadas. Edifícios históricos, os cartões postais, os cadernos, livros, culinária, etc, etc, etc.
Infelizmente, quem não pode pisar na China por uns dias que seja, vai depender do seu próprio imaginário, mas a coisa complica pq nas redes sociais proliferam milhares de teorias (maioria da conspiração) que visa denegrir a China e suas transformações pq põe em cheque toda a influência americana e européia no mundo ! E sabemos que enquanto o brasileiro xinga e crítica, o chinês estuda e trabalha muito !
@@filipedasilveira4796 Aí é onde está a pegada. As fábricas chinesas oferecem para o mundo uma variedade enorme de possibilidades. A mesma fábrica que faz um eletrônico que será usado numa estação especial, também fabrica um componente que não passaria na metade dos testes de qualidade. José, numa cidade qualquer do Brasil, tem uma loja de eletrônicos. Qual será que ele vai importar pra vender? Os clientes comprarão um resistor que custa 100 reais, ou aquele que custa 50 centavos?
@@filipedasilveira4796 Da China você importa um resistor de 10 ohms que custa 50 centavos e um que custa 100 reais (e que pode ser usado no espaço). Qual você quer comprar?
@@filipedasilveira4796olá! Eu acredito que essa cultura que aprendemos de que coisas ruins vem da China é uma coisa que talvez ainda leve muito tempo para ser modificad, mas vou te falar da minha experiência na empresa onde trabalhei por 3 anos e meio. No setor de telecomunicações, eu diria que 98% de tudo o que existe em infraestrutura de telecom vem da China. Eles são de longe os maiores parceiros comerciais e com produtos de altíssima qualidade e tecnologia. Mesmos os fornecedores nacionais importam matéria prima da China e apenas beneficiam ou montam seus produtos aqui. Havia ali uma pequena quantidade de coisas importadas da Suíça e Alemanha (porque a empresa é alemã) e uma parcela menor ainda importada dos Estados Unidos. Porém, quando me desliguei da empresa havia vários produtos chineses sendo homologados para substituir os itens que vem dos EUA, porque são muito mais caros e não são superiores. É claro que existe muita coisa barata e mal feita, mas como em qualquer outro lugar do mundo, inclusive aqui, somos nós consumidores que escolhemos pagar mais ou menos pelos produtos e sabemos quais deles irão durar mais... então cabe a nós comprar coisas melhores se queremos melhores performances. Enfim, desde o seu celular de alta tecnologia, seu computador, a fibra que leva Internet para a sua casa, a antena da torre de RF, quase tudo que vc usa veio da China e são produtos de alta tecnologia e qualidade. Não tem como você escapar e isso é porque eu só conheço um setor, mas tenho certeza de que a história se repete em muitos outros.
Você não falou das famílias Sasson e Rotshild que dominavam a produção e comércio do ópio ... essaz familias junto com a família real foram os primeiros traficantes de drogas do mundo ... Será que não o são até hoje?
Portugal foi o primeiro país europeu a ter relações diplomáticas com a China, já em 1514. Em 1557 Macau foi o primeiro território chinês a ser colonizado pelos Europeus, precisamente por Portugal. Porém naquele tempo a China era uma potência pujante, governada pela dinastia Ming. Os portugueses prestavam vassalagem ao imperador e pagavam um aluguel anual ao governo chinês em troca do privilégio de se estabelecerem em Macau. Ao contrário do Reino Unido, Portugal sempre procurou ter uma ótima relação com o governo da China até hoje.
muito boa a observação sobre o tráfico de ópio da china, pq eu sou apenas uma professorinha de história e ensino isso pros meus alunos, ledo engano falar que havia comércio sendo que a china tinha tudo
Dá para medir o ápice da influência dos EUA se um país é dividido em dois, todos os países com interferência dos EUA tem um irmão gêmeo porem dado como louco
GALERA QUEM NÃO DER LIKE É FÃ DO PROF, HOC CORRE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E TEM A MÃO AMARELA TB, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MUITO BOM ESSE CARA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
0:20 a era das Grandes Navegações aconteceu por causa da "Rota da Seda" Especiarias e Produtos do Oriente para Europa, quando "Descobriram o Brasil e a América" 🤔 🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦
Sem falar da rivalidade comum que a China enfrentou com outros países na Europa e nas Américas como EUA, mas tbm a maior potência econômica mais rica superando aquele país norte americano em todos os aspectos
nessa época de transição de governos, de revolução, como era a visão da população? tinha tanta falta de consciência de classe como tem no Brasil hj? os pobres se odiavam mutuamente?
Existe atualmente uma serie na China chamada " war of Faith" que mostra esse período de guerra entre o partido nacionalista e o partido comunista. Era morte na certa de comunistas. A serie conta a história de Wei Roulai um homem que cuidou das finanças do partido comunista. Muito interessante a serie.
Felipe, só uma correção, o Zhang Xueliang (o general que sequestrou o Chiang Kai-Shek) não ficou em prisão domiciliar a vida toda não, ele foi solto em meados da década de 90 e se mudou pros EUA.
Portugal importava muita cerâmica da China. Na verdade a China teve parada por muitos anos, enquanto outros países já eram ricos. Em 1961 eu tinha 16 anos e dizia que o dia que o gigante (China)acordar o mundo o mundo vai estremecer. Isso está acontecendo. Naquela época foi que começou o projeto de submarinos no Brasil. O Brasil ficou parado e China é isso que temos hoje.
Qual o nome do vídeo, Felipe que você não quer mostrar, da morte de comunistas em 1927? Descobri seu canal e tenho assistido todos os seus vídeos, além de esclarecedores, também são divertidos! Sempre deixo o like porque não sou fã do professor HOC!
Guerra da Papoula é um livro fictício que se basea nas guerras do ópio e sino-japonesas, é bom para um caralho, tem uma pitada de fantasia militar, recomendo demais
Nesse meio tempo teve a revolução industrial, navios a vapor e canhões, a tecnologia venceu a China. A China aprendeu e hoje é um dos países que mais dominam tecnologias de ponta.
No final das contas, quem está descrevendo a história de forma mais precisa? Qual dos relatos possui maior precisão e é aceito pela historiografia? Fica difícil aprender algo quando não há referências que corroborem com as informações que são passadas. A simples afirmação não pode ser encarada como fato. É preciso haver base histórica que sustente tais relatos.
Caro Felipe, apoio seu trabalho e a sua intenção de combater informações erradas sobre a China. Dito isso, gostaria de propor uma sugestão que, ao meu ver, vai elevar ainda mais a importância e alcance do seu canal. Sugiro que vc nao leve a sério essa coisa de "react". Nao leve tão ao pé da letra. Melhor ver o vídeo antes, estudar bem, treinar o que vai dizer e depois gravar. Nao deixa de ser uma reaçao ao que foi dito pelo outro comunicador, PORÉM, o resultado sera infinitamente melhor no quesito credibilidade para quem está assistindo. Explico: voce tem discordado com veemência de certos vlogueiros ou entrevistados, porém, no momento de você contrapor a ideia, você dá uma murchada, gagueija, e, na maioria das vezes, esquece o nome de pessoas, datas ou fatos que serviriam para a sua argumentação. Isso é a mor te para quem esta assistindo. Cai no descrédito. Nao adianta a ênfase no momento de discordar, se quando vai argumentar a linguagem verbal e nao verbal não acompanha, muito pelo contrário, passa insegurança pelo número de falhas ou esquecimentos. Acredite a intencão é uma variavel, enquanto o RESULTADO é outra bem diferente. Perde impacto. Broxa. Compreende? Sugiro que veja o video do André Roncáglia no qual ele destroi os argumentos furados do Fernando Ulrich, neoliberal a servico do Mercado. Perceba que o André até admite que preparou bem antes o que iria dizer. Passou a imagem de solidez, profundo conhecimento e desenvoltura. Calma lá... sei que vc nao é um especialista como o André, mas acredito que se modelar o método, causará um impacto muito maior. O internalta quer conhecimento passado de forma simples, informal, porém que seja contundente e com segurança do conteúdo. Agradeço pelo seu carisma e comprometimento com a verdade. P.S. Isso também vai ajudar vc a conhecer antes as ideias da pessoa analisada e assim evitar bater muito forte em quem no fundo está fazendo um trabalho parecido e de mesma linha política. Por exemplo, achei que vc bateu no Rubão sem necessidade. Valeu.
Acho que o atraso da China com relação ao desenvolvimento naval, principalmente de marinha de guerra, está relacionado ao fato de, por serem autossuficientes, se fecharem para o mundo. A Europa negociava com a China mas em portos específicos... a China até tinha tecnologias navais muito superiores mas não eram plataformas de guerra. Sem orientalismo, mas "Ozymandias" já tinha dito algo sobre a soberba dos impérios antes do início dos 100 anos de humilhação...
Vou deixar meu like porque fui ameaçado pelo Felipe. 😂 Não quero ser confundido com fã de alguém que tenho vergonha de chamar de professor e que, mesmo nos anos 90, pareceria desatualizado. 👀😣😱🤐
Adoro o "quem não deixar like é fã do prof. Hoc..." 🤣🤣
Você é fã no Hock não deixou like😂
Quando estou no trabalho e não posso pegar o celular me sinto triste 😂
@@fernandosouzagallo8852 kkk
depois dessa
O meu like não faz efeito em você? Quem decidiu isso? Eu sou fã do HOC? Quem dicidiu isso?
Engajamento cruel!
Quem decide aqui sou eu! 🤖
Sou professor de Geografia, quando o assunto é China busco Elias Jabbour e os vídeos desse canal.
Meio decadente, professor. O Felipe é bem interessante quando se trata da vivência na China. Se não for isso, é Elias Jabbour ou livros e artigos acadêmicos.
@predio-chan2141, Vivência como turista não é vivência. Não vai entender a china sem entender o chinês. E pra entender o chinês, nem passeios pela china ou livro de história algum vai ajudar muito, e muito menos ainda através de descrições de quem viveu ou passeou na china. "Não confunda o dedo que aponta para a lua, com a própria lua". Sidarta Gautama Sakyamuni.
@@user-ys9ne8ot1i Foi mal, mas não faz o menor sentido seu comentário. O Felipe vive lá, e explica sua visão de um IMIGRANTE, não turista. Só isso já derruba tudo o que você disse, mas continuo. Você ainda fala sobre "entender o chinês". Você pode ter se confundido -- penso isso baseado na sua falta de coerência -- quanto à língua falada lá, que não é "chinês" e, de qualquer forma, ninguém mencionou. Se estiver falando do gentílico, do chinês como um povo, igualmente não tem nada a ver com meu comentário. Passar bem.
@predio-chan2141, Não me refiro à lingua. Me refiro ao chinês : pessoa nascida e criada na china. Pois é... um imigrante na china, não um chinês.
Então procuras propaganda chinesa 😂
Pra vc vê como é feita a construção da narrativa, é chamada de "guerra do ópio " ,mas na realidade é apenas a maior organização de narcotráfico q já existiu na história
Sempre pensei nisso. Dizem que o maior traficante da história foi aquele outro Pablo, mas na verdade, foi aquela ilha.
@@AugustoROCHA-f6taté hoje consume o Reino Unido o veneno que eles quiseram impôr. E os EUA seus sócios principais. Pablito, se fosse norte-americano estaria vivendo nos EUA até hoje e sendo o rei do tráfico. Mataram ele por ser da América Latina e isso era inadmissível pra eles
@@AugustoROCHA-f6t Tem mais a ilha anglo saxonica, fazia pirataria oficial no século XVI - a rainha, chefe dos piratas, recebia um percentual da pilhagem e dos saques.
Google:
A pirataria inglesa começou no século XVI, durante o reinado de Elizabeth I. A rainha incentivou a navegação e a pirataria, o que levou a ataques de piratas e corsários no Brasil desde o início da colonização.
@@AugustoROCHA-f6t a ilha Inglaterra.
Assim como "Guerra da Coreia" não explica quem estava na guerra, nem contra oq a favor de que, pq, etc, é um completo vazio.
Porém guerra na Ucrânia usualmente acompanha o nome da Rússia.
O Brasil precisa atualizar o material geográfico e histórico referente à China.
Visitei a China durante a minha primeira volta ao mundo em 1995. Já morava na Europa e quando eu voltei, todo mundo tratou-me de maluco porque o que vi (estava tudo por se fazer, mas a um ritmo incrível) eu falei que "um dia China deixará atrás os EUA e virará a nova superpotência mundial". 5 anos depois, Jim Rogers, broker milhonário da Wall Street na sua volta ao mundo num Mercedes, passando pela China ia falar igual ao que eu falei na Europa em 1995 e sendo ele americano falou que se tiver filhos, ele iria educá-los falando também chinês. Teve 2 filhos e devem estar com 20 anos agora, são bilingües, inglês/chinês (ainda no 2000 quem falava o que ele falou sobre a China, torcia o nariz)
Eu sempre dou like, Felipe adoro seus reacts, você é uma pessoal muito inteligente, honesta e confiável. Hj mudou, antes a Europa e Eua lançavam o que tinha de melhor na tecnologia, hoje como eles perderam esse papel, eles ficam lançado " novas" tecnologias que já existem há anos na China. Eu sou muito fã da China e espero que ela se torne a maior potência mundial, sem necessidade de guerras e explorar outros países. Essa nova rota da seda vai trazer muito desenvolvimento para onde ela passar e principalmente a África.
O ópio não era apenas traficado, os ingleses tbm obrigavam os chineses a usar o ópio até mesmo apontando suas armas e matando quem recusava-se a usar e para servir de exemplo para os outros chineses que presenciaram e/ou sabia do ocorrido posteriormente.
Exatamente, era absurdos atrás de absurdos... Uma realidade imunda que não é divulgada e conhecida por maioria...
oi boa noite, por curiosidade qual a fonte?
Com todo respeito, mas isso é tão mirabolante, que parece improvável.
Tem uma fonte disso.
Qual a fonte por favor?
@@sithyoda1tbm parece loucura o que o Leopoldo II fez no Congo, mas aconteceu. Não duvido que tenha ocorrido, vou até pesquisar.
Parabéns Felipe, admiro muito quem vai para outro país e mergulha em sua cultura e sua história com profundidade!
Cara, você podia montar um curso online de história da China, ia ser muito bom. Tenho certeza que tem milhões interessados...
Milhões não sei né haha
@@FelipeDuranteKkkkk pensa com carinho 😊
@@FelipeDuranteCerteza que há.
Quem tiver interesse sobre o assunto tem um livro escrito por um historiador indiano. O título do livro é " Asia and Western Dominance ", de autoria de K. M. Panikkar, um historiador indiano. É estarrecedor o que Europa, EUA e Japão fizeram com a Ásia. Vale a pena ler.
Tem tradução para o português?
Olá Felipe, parabéns. Por favor, mostre para seu público uma jovem camponesa de Yunnan q se tornou uma potência aqui no TH-cam. Dianxi Xiaoge é uma celebridade. Com sua família e cachorro, mostra a beleza e riqueza da vida no campo, sua cultura e momentos felizes. Muita comida boa, lindas imagens, o vlog é muito, muito bem feito. Tenho certeza q vai surpreender muito Ni hao que acha que quem vive no interior da China morre de fome. Obrigado, aprendo muito com vc. ✌️
Eu acho que o Felipe já tentou mostrar isso no canal mas não deu boa
@@rockonileva não sabia disso...
Eu acompanho o canal da Dianxi a mais de um ano. Amo os vídeos dela, amo ver a vida cheia de paz e amor.
@marinaguaragna publicou um video "assim é o interior da China" de mais de uma hora 8 dias atrás e anteontem ela publicou: "Zona rural da China: o lado que ninguém mostra". Parece que encaixa certinho no que vc busca. 😊
Adoro o canal dessa menina.
Século XIX, século da humilhação
Antes de o Japão se tornar soft power, quem só ve Japão pelos animes se espanta qnd descobre coisas como essas
E aí, atualmente, a China enche o uc dos americanos de FENTANIL (droga pesadíssima) que estão viciados
bicho eu fico besta quando vejo uma parada dessa, o cara indica um filme produzido pelos EUA para ensinar a historia da China. kkkkkkkkkk tem que rir pra não chorar.
olha, nao sei como é esse filme, mas na epoca que saiu kung fu panda, os politicos na china discutiram sobre como estrangeiros conseguem fazer filmes da cultura ou tradiçao chineses melhores que os proprios chineses
@@abadom9644 cultura, não história e fatos, esses os EUA sempre irão distorcer como bem quiserem, seja de qual país tiverem falando
O "soft power" da China é fraco, pior que o do Brasil. Eles estão tentando corrigir isso investindo em mídias brasileiras. Recentemente fecharam um contrato com a Band. Mas é muito pouco. Precisa de muito mais.
Mas esse filme é baseado na autobiografia do Último Imperador, e tem seu valor principalmente por ter sido o último a ser filmado na Cidade Proibida (A Capital Imperial dos últimos séculos da China).
Boa noite. A assistir.... De Portugal 🇵🇹 em Português.
⭐⭐⭐⭐⭐
Tem que mostrar esse vídeo pro povo que fica na fila do consulado americano implorando por um visto!!
Vira-lata não vai deixar de babar ovo de eua….
O declinio foi porque a China era um pais de economia rural.e pais DE AGRO É PAIS ATRASADO ,O BRASIL QUE SE CUIDE.
Muito bom vídeo, vamos curtir, comentar e compartilhar pra ajudar o algo ritmo
Deixei logo meu like porque não aceito sujar a palavra professor com o tal careca...respeito demais a profissão!!!!
Felipe, esse Jeangrafia é dos nossos, ele é anti hoc
Acho que é dos nossos sim.... talvez não tão bem informado, mas dos nossos...
@@j.fernandes5092esse professor é um dos melhores de geografia do TH-cam. Veja os vídeos dele sobre as chuvas no RS, o cara é super didático.
@@j.fernandes5092 Ele é professor de vestibular, um excelente professor de vestibular, mas acho que para ai
Valeu 👍, vamos que vamos, combater esses fascistas!
Tem o canal verdade concreta que é ótimo em geopolítica
Deixando meu like imediatamente pra nao ser confundido com fans do professor hoc
Aff
Felipe durante 😁👉😂 você é o cara adorei! Esse intervenções, do equívocos.... parabéns.
Acho que era a prata de Potosí da Bolívia, a maior reserva de prata da história, a prata de Potosí foi a primeira moeda de reserva internacional.
Toda vez que vejo "prata de Potosí" lembro do capítulo que Eduardo Galeano dedicou ao tema na obra "As veias abertas da América Latina"... 😢
se n me engano a prata de potosi foi aproximadamente 1/5 da prata utilizada globalmente
@@dinamosflams www.bbc.com/portuguese/articles/c1wjz19peq3o esse texto é bem legal
E aí, atualmente, a China enche o uc dos americanos de FENTANIL (droga pesadíssima) que estão viciados
Os videos do professor Jean são bem bons no geral acho ele menos parcial q o Ricardo Marcilio porém os dois são os melhores canais sobre geo politica q acompanho
Sugiro o canal verdade concreta
@@eduardoaguilar3535 Vou dar uma olhada parece interessante mas pelas thumbs e titulos são bem parciais tbm kkkk
@@Haazorks Não existe imparcialidade amigo, veja pelos contrapontos apresentados e tire suas próprias conclusões, importante também fazer umas leituras, pesquisa a obra do professor Moniz Bandeira tmj
Felipe, reaja ao vídeo do castanhari sobre a história da Coreia
❤😊 bom. Só pra engajar.
Grande Felipe, mis saludos desde Montevideo Uruguay.
costumo dizer q a rainha Vitória foi a maior traficante de dorgas da história da humanidade
Obrigado pelos comentários e a referência do vídeo sobre o massacre.
Por favor, faça uma série de vídeos contando a história da China
De longe o canal que eu mais dou likes. Toda hora sou coagido a dar like senão serei fan de algum liberal 😰
Você é fraco Zé Hockinho! Lhe falta ódio!
Você vai ser sempre refém de um liberalzinho de quinta série enquanto você aceitar tudo o que lhe falam!
Eu rejeito todas as coisas. Seus impostos não me atingem, seus descontos não me afeta, sua CLT jamais me alcançará! Rejeito esse mundo que me rejeita e derrubo a retenção de todos os vídeos.😈
A China é um país decente em termos diplomáticos e geopolíticos. Não são imperialistas, nem desejam guerras, não interferem na política de outros países e blocos. Devemos assumir que a China será um líder global muito melhor que os atuais players beligerantes.
Com certeza, a China parece ser mais ética até por ter sido dominada
Pode falar do passado, mas não garantir o futuro através dele.
Pra entender um pouco sobre a china, tem que entender o chinês(o homem). Pra isso, só sendo chinês. Estudar sua história ajuda, mas mal arranha a superfície do conhecimento. Estudar confúcio, lao tse, o zen budismo, praticar o kung fu, tai chi...enfim, o pensamento e práticas chinesas, contribui infinitamente mais que apenas o estudo de sua história, e até no entendimento dessa. O mesmo serve para o japão, com suas respectivas influências filosóficas e práticas.
@PedroGuillen-qw7ng, A influência de Confúcio nesse aspecto foi radicalmente preponderante.
A Inglaterra fez com a china, o que china é acusada hj p estados unidos...O mundo gira...
Adoro suas aulas, Felipe!
Sabia muito, fiquei sabendo mais. Valeu.
22:40 Operação Tempestade de Agosto 09/08/1945, os soviéticos em 2 semanas eliminaram as forças do império japonês (eram as tropas mais bem equipadas e bem treinandas do Japão). Os japoneses estavam desatualizado do combate moderno que ocorreu nos anos 1940 e para ajudar, a URSS acabara de ser a campeã da WWII e suas tropas estavam com a moral no máximo.
Os americanos já sabiam com antecedência que a Operação Tempestade de Agosto ira ocorrer e usaram suas mais novas armas (little boy e Fatman) com a intenção de evitar que que Tóquio fosse dividida com os soviéticos como Berlin foi dividida após a derrota dos nazista.
E os americanos se estenderam até o paralelo 38 para garantir que os soviéticos não se aproximariam do arquipélago japonês e, nunca mais as tropas americanas saíram dessa região.
Geopolítica é uma parada sinistra 🥶
Uau 👏👏
Que vídeo excelente! E ainda tem gente que fala que não existem neoliberalismo, imperialismo...
Onde a Inglaterra põe a mão.....🔥
Não é uma aula kkkkk
Imagina esses alunos, "professor ruim, péssimos alunos" kkkkk
Agradeço os esclarecimentos, Felipe.
Gostei,belíssima live,bem informativa.😮😊😅
O declínio aumentou com a invasão dos europeus……..a China era o Império do Meio e porque a maior parte do comércio era feita pelos rios do interior……..a navegação costeira foi relegada a segundo plano
KKKKK.
😂 "... PROFESSOR QUE FALA SOBRE A CHINA NO PODCAST ALHEIO..."
Valew pelos ajustes.
👍✌️
Depois de viajar pra China eu não consigo entender como o Ocidental médio é muito ignorante. A qualidade das coisas feitas na China são de uma qualidade extremamente refinadas. Edifícios históricos, os cartões postais, os cadernos, livros, culinária, etc, etc, etc.
As coisas ruins vem pra cá então né ?
Infelizmente, quem não pode pisar na China por uns dias que seja, vai depender do seu próprio imaginário, mas a coisa complica pq nas redes sociais proliferam milhares de teorias (maioria da conspiração) que visa denegrir a China e suas transformações pq põe em cheque toda a influência americana e européia no mundo !
E sabemos que enquanto o brasileiro xinga e crítica, o chinês estuda e trabalha muito !
@@filipedasilveira4796 Aí é onde está a pegada. As fábricas chinesas oferecem para o mundo uma variedade enorme de possibilidades. A mesma fábrica que faz um eletrônico que será usado numa estação especial, também fabrica um componente que não passaria na metade dos testes de qualidade. José, numa cidade qualquer do Brasil, tem uma loja de eletrônicos. Qual será que ele vai importar pra vender? Os clientes comprarão um resistor que custa 100 reais, ou aquele que custa 50 centavos?
@@filipedasilveira4796 Da China você importa um resistor de 10 ohms que custa 50 centavos e um que custa 100 reais (e que pode ser usado no espaço). Qual você quer comprar?
@@filipedasilveira4796olá! Eu acredito que essa cultura que aprendemos de que coisas ruins vem da China é uma coisa que talvez ainda leve muito tempo para ser modificad, mas vou te falar da minha experiência na empresa onde trabalhei por 3 anos e meio. No setor de telecomunicações, eu diria que 98% de tudo o que existe em infraestrutura de telecom vem da China. Eles são de longe os maiores parceiros comerciais e com produtos de altíssima qualidade e tecnologia. Mesmos os fornecedores nacionais importam matéria prima da China e apenas beneficiam ou montam seus produtos aqui. Havia ali uma pequena quantidade de coisas importadas da Suíça e Alemanha (porque a empresa é alemã) e uma parcela menor ainda importada dos Estados Unidos. Porém, quando me desliguei da empresa havia vários produtos chineses sendo homologados para substituir os itens que vem dos EUA, porque são muito mais caros e não são superiores.
É claro que existe muita coisa barata e mal feita, mas como em qualquer outro lugar do mundo, inclusive aqui, somos nós consumidores que escolhemos pagar mais ou menos pelos produtos e sabemos quais deles irão durar mais... então cabe a nós comprar coisas melhores se queremos melhores performances.
Enfim, desde o seu celular de alta tecnologia, seu computador, a fibra que leva Internet para a sua casa, a antena da torre de RF, quase tudo que vc usa veio da China e são produtos de alta tecnologia e qualidade. Não tem como você escapar e isso é porque eu só conheço um setor, mas tenho certeza de que a história se repete em muitos outros.
Tchê, muito bom aprender contigo Felipe. Obrigado!
Parabéns pelo trabalho
Gosto da aula dos dois...só não sei quem mente mais mas no sentido geral tudo é verdade só que aprenderam em livros diferentes e filmes
É o nosso inferno qdo estudamos História, nem na faculdade temos disciplina história do oriente.
Você não falou das famílias Sasson e Rotshild que dominavam a produção e comércio do ópio ... essaz familias junto com a família real foram os primeiros traficantes de drogas do mundo ... Será que não o são até hoje?
Pq não é verdade
@@FelipeDuranteAdmiro muito sua honestidade!
Nunca te pedi nada China
Felipe, não sou fã do professor Hoc, vixe. Já dei o like. ❤😂
Aquela carniça baba ovo dos EUA.
😂😂😂😂😂😂😂eu também
Estou morrendo de ri dessa dupla e suas discordancias kkkkk adorooooo kkkkk
Pô Durante, faz mais videos sobre esse tema. É absurdamente interessante.
Felipe, você recomendaria algum livro com a história da China, que seja confiável e em português?
Abraço
Não sou o Felipe mas, em uma live, ele recomendou o livro "História da China" de Michael Wood.
@@Gabriel-ch7sx obrigado 🙌🏾
Portugal foi o primeiro país europeu a ter relações diplomáticas com a China, já em 1514. Em 1557 Macau foi o primeiro território chinês a ser colonizado pelos Europeus, precisamente por Portugal. Porém naquele tempo a China era uma potência pujante, governada pela dinastia Ming. Os portugueses prestavam vassalagem ao imperador e pagavam um aluguel anual ao governo chinês em troca do privilégio de se estabelecerem em Macau. Ao contrário do Reino Unido, Portugal sempre procurou ter uma ótima relação com o governo da China até hoje.
Video foda como sempre
Marina Guaragna tem um canal aqui no youtube publicando videos interessantissimos sobre a China.
Foi a inveja e capricho da Inglaterra!
muito boa a observação sobre o tráfico de ópio da china, pq eu sou apenas uma professorinha de história e ensino isso pros meus alunos, ledo engano falar que havia comércio sendo que a china tinha tudo
Dá para medir o ápice da influência dos EUA se um país é dividido em dois, todos os países com interferência dos EUA tem um irmão gêmeo porem dado como louco
A China passou pelo século de vergonha e agora irá se vingar, isso é óbvio, mas o jogo da China é econômico, mais doloroso!!
Jean: recreação, não posso usar outra palavra no TH-cam.
Felipe: 🧐mas era pra ficar chapado mesmo 😃
Mto bom. Prof hoc chora
GALERA QUEM NÃO DER LIKE É FÃ DO PROF, HOC CORRE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E TEM A MÃO AMARELA TB, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MUITO BOM ESSE CARA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkk kkkkkkkk
Começou dizendo que "aqui era tudo mato"
Ele começou perdendo credibilidade com essa fala 😂 como se os povos antigos daqui fossem nada.
0:20 a era das Grandes Navegações aconteceu por causa da "Rota da Seda" Especiarias e Produtos do Oriente para Europa, quando "Descobriram o Brasil e a América" 🤔 🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦
O importante que achina já está voltando o que era maior potência mundial emdutrial já e
Sem falar da rivalidade comum que a China enfrentou com outros países na Europa e nas Américas como EUA, mas tbm a maior potência econômica mais rica superando aquele país norte americano em todos os aspectos
nessa época de transição de governos, de revolução, como era a visão da população? tinha tanta falta de consciência de classe como tem no Brasil hj? os pobres se odiavam mutuamente?
Existe atualmente uma serie na China chamada " war of Faith" que mostra esse período de guerra entre o partido nacionalista e o partido comunista. Era morte na certa de comunistas. A serie conta a história de Wei Roulai um homem que cuidou das finanças do partido comunista. Muito interessante a serie.
Fã do HOC é demais, camarada! Pega mais leve. kkkkkkkk
Pelo amor de Deus, já vou deixar o like.
Felipe, só uma correção, o Zhang Xueliang (o general que sequestrou o Chiang Kai-Shek) não ficou em prisão domiciliar a vida toda não, ele foi solto em meados da década de 90 e se mudou pros EUA.
O filme do Bernardo Bertollucci aborda todo o período do Império até a Revolução Cultural
Pf jean é muito bom
Esse meu colega de profissão me deixou com vergonha. Não da pra falar de história assim.
Ótima essa: Quem não deixar like, é fã do Hoc!
Ficaria feliz se na abertura colocasse o Xi comendo uma águia usando cartola e assada 😂😂😂😂😂
Portugal importava muita cerâmica da China. Na verdade a China teve parada por muitos anos, enquanto outros países já eram ricos. Em 1961 eu tinha 16 anos e dizia que o dia que o gigante (China)acordar o mundo o mundo vai estremecer. Isso está acontecendo. Naquela época foi que começou o projeto de submarinos no Brasil. O Brasil ficou parado e China é isso que temos hoje.
Qual o nome do vídeo, Felipe que você não quer mostrar, da morte de comunistas em 1927? Descobri seu canal e tenho assistido todos os seus vídeos, além de esclarecedores, também são divertidos! Sempre deixo o like porque não sou fã do professor HOC!
Xin jin pix super feliz almocando quiança na Thumb do vídeo ❤❤❤
Os EUA usa a mesma estratégia dos ingleses
Teria a fonte sobre os primeiros multimilionários dos EUA, por favor?
Guerra da Papoula é um livro fictício que se basea nas guerras do ópio e sino-japonesas, é bom para um caralho, tem uma pitada de fantasia militar, recomendo demais
Nesse meio tempo teve a revolução industrial, navios a vapor e canhões, a tecnologia venceu a China. A China aprendeu e hoje é um dos países que mais dominam tecnologias de ponta.
No final das contas, quem está descrevendo a história de forma mais precisa? Qual dos relatos possui maior precisão e é aceito pela historiografia? Fica difícil aprender algo quando não há referências que corroborem com as informações que são passadas. A simples afirmação não pode ser encarada como fato. É preciso haver base histórica que sustente tais relatos.
Caro Felipe, apoio seu trabalho e a sua intenção de combater informações erradas sobre a China. Dito isso, gostaria de propor uma sugestão que, ao meu ver, vai elevar ainda mais a importância e alcance do seu canal. Sugiro que vc nao leve a sério essa coisa de "react". Nao leve tão ao pé da letra. Melhor ver o vídeo antes, estudar bem, treinar o que vai dizer e depois gravar. Nao deixa de ser uma reaçao ao que foi dito pelo outro comunicador, PORÉM, o resultado sera infinitamente melhor no quesito credibilidade para quem está assistindo. Explico: voce tem discordado com veemência de certos vlogueiros ou entrevistados, porém, no momento de você contrapor a ideia, você dá uma murchada, gagueija, e, na maioria das vezes, esquece o nome de pessoas, datas ou fatos que serviriam para a sua argumentação. Isso é a mor te para quem esta assistindo. Cai no descrédito. Nao adianta a ênfase no momento de discordar, se quando vai argumentar a linguagem verbal e nao verbal não acompanha, muito pelo contrário, passa insegurança pelo número de falhas ou esquecimentos. Acredite a intencão é uma variavel, enquanto o RESULTADO é outra bem diferente. Perde impacto. Broxa. Compreende? Sugiro que veja o video do André Roncáglia no qual ele destroi os argumentos furados do Fernando Ulrich, neoliberal a servico do Mercado. Perceba que o André até admite que preparou bem antes o que iria dizer. Passou a imagem de solidez, profundo conhecimento e desenvoltura. Calma lá... sei que vc nao é um especialista como o André, mas acredito que se modelar o método, causará um impacto muito maior. O internalta quer conhecimento passado de forma simples, informal, porém que seja contundente e com segurança do conteúdo. Agradeço pelo seu carisma e comprometimento com a verdade.
P.S. Isso também vai ajudar vc a conhecer antes as ideias da pessoa analisada e assim evitar bater muito forte em quem no fundo está fazendo um trabalho parecido e de mesma linha política. Por exemplo, achei que vc bateu no Rubão sem necessidade. Valeu.
EU ACHO que o declínio da China tem alguma relação com uma das duas Guerras do Ópio.
Esse produto “recreativo”, neste momento tem os montes lá no tio Sam hoje em dia… Ou seja 300 anos depois em uma outra potência, se repete o fenómeno
Acho que o atraso da China com relação ao desenvolvimento naval, principalmente de marinha de guerra, está relacionado ao fato de, por serem autossuficientes, se fecharem para o mundo. A Europa negociava com a China mas em portos específicos... a China até tinha tecnologias navais muito superiores mas não eram plataformas de guerra. Sem orientalismo, mas "Ozymandias" já tinha dito algo sobre a soberba dos impérios antes do início dos 100 anos de humilhação...
mao aprendeu com o joseph de jojo, retirada estratégica
55 dias em pequim
Esses professores de podcast são iguais a nota de um real.
Uma pena que felipe nos esclareça tanto sobre a china e avacalha quem tenta defender o Brasil.
Desta maneira, felipe faz mais mal do que bem!
Boa Felipe
O professor Hoc eu não perco meu tempo com suas anales do PR hocs
A China era uma potência que vivia levanda lapadas das nações europeias.
Reage sobre o vídeo do canal sem economês sobre a China, vídeo de hj
manda link lá no instagram por favor
Pqp! Não sou deixar like no m vídeos, mas o medo de ser fã do prof. Hoc não dá.
Vou deixar meu like porque fui ameaçado pelo Felipe. 😂
Não quero ser confundido com fã de alguém que tenho vergonha de chamar de professor e que, mesmo nos anos 90, pareceria desatualizado. 👀😣😱🤐
Salve camaradas ❤
Aconteceu uma paradinha, um lance chamado colonialismo
Comentário pra engajar
A Itália também invadiu, segundo o livro Meia Noite em Pequim.
Será que o rei George ficou pirado de tanto opio? 😂😅😂