🎁 GRATUITO! Quer entender mais sobre Geopolítica? 🌍 Baixe agora o E-book Exclusivo e Gratuito "O Poder Bélico"! É só clicar no link: produtos.gabaritageo.com.br/e-book e fazer o download. 📧 Além disso, você vai receber aulas gratuitas direto no seu e-mail para dominar Geopolítica com o professor Jeangrafia! Não perca essa chance de aprofundar seu conhecimento! 🚀
Os Ingleses do passado deveriam entrar no Guiness Book, como os maiores traficantes de todos os tempos. Pablo Escobar não chega nem aos pés em questão de lucro vendendo drogas.
China é um dos poucos impérios antigos (Qin Shi Huangdi, 221-207 a.C.) que sobreviveram até os dias atuais. Os outros: Rússia e Irã (antiga Pérsia), que eu me lembro.
@@albyohumanista5910tens que estudar mais !! A Rússia só está se tornando o que sempre foi um império que o diga Ivan o terrível , Catarina e Pedro o grande e a disnati Romanovs .... Stálin e o Coronel da KGB são fichinha perto dessa turma que governou o imperial Russo ...
Veja a parte sobre um missionário americano que foi pregar o cristianismo na China, acabou virando o mestre de um Mlk chines que dizia ser Jesus ... que acabou se rebelando contra o imperador e causando uma guerra Civil. Nos dias de hj tem o Falun gong, uma seita que chegou a 100 mi de seguidores na china, até que o governo foi reprimir. Nessa seita tbm a lider dizer ser Jesus como no passado.
Grande Professor. Voltei a estudar por influência do seu canal. Agora já estou na sala de aula, passei no concurso de SP, iniciando pós graduação e sempre acompanhando o canal. Abraços e sucesso. A China pegou o melhor do capitalismo e socialismo, fez o seu sistema econômico próprio, alavancou sua economia e tirou mais de 800 milhões de Pessoas da pobreza, sem invadir países, com os Brics se expandindo, um mundo Multipolar, moeda própria e as novas rotas da Seda, vamos ver essa ultrapassagem da economia logo.
A China e a Rússia entenderam que somente o poder econômico, por maior que seja, não é NADA sem o quantitativo e qualitativo de ARMAS. Foi assim, é assim e continuará assim. O domínio e a conservação do predomínio econômico depende te ultimíssima geração de armas.
Não só de armas, necessita também de um povo guerreiro manipulando elas - algo que a China moderna nunca teve... Tanto que apanhou feio em quase todas as guerras nas quais se aventurou nos tempos modernos - só conseguiram derrotar os monges, vegetarianos e pacifistas, do Tibet...
é mais ou menos similar o que ocorre com Portugal hoje, esta invadido na liguagem deles por outros paises inclusive Brasileiros, a cultura de antes ja nao é mais a mesma, o pais foi culturalmente modificado é agora vai ser dificil para se recuperar, assim como muitos paises Europeus
Prof. Jean, só um adendo: até o séc. XVII o maior e mais poderoso império naval do mundo era o espanhol (que incluía os domínios portugueses junto a coroa espanhola), inclusive com os espanhóis planejando uma invasão a China no Sec. XVII e usando as Filipinas como base. Porém o combate dos espanhóis contra franceses, britânicos, holandeses e turcos em várias frentes enfraqueceu o Império Espanhol e levou ao cancelamento desse plano, mantendo a China como um império auto suficiente, mestre do comércio e centrado em suas fronteiras. Já no Sec. XIX, com a ascensão militar dos britânicos e ávidos por expandir seu império, miraram na China por conta da pujança e riqueza do país, que superava e muito a Grã Bretanha. Elas conseguiram derrubar a China através do tráfico de opióides na China, inciando até uma guerra, chamada de Primeira Guerra do Ópio, a partir daí começou o "Século da Humilhação" chinesa.
Não é correto dizer que até ao seculo xvii a Espanha foi o maior e mais poderoso império. Antes de Espanha, foi Portugal, que tinha a maior frota naval, quem dominou os mares, seguindo pelas ilhas atlânticas de Acores e Madeira e se lançou á conquista do norte de África, em 1415 tomando Ceuta, depois outras praças em Marrocos, e seguiu dominando a costa africana até ao Cabo das Tormentas, que depois mudou o nome para Cabo da Boa Esperança, e hoje contendo a cidade do Cabo, e avancou até á costa do Malabar na Índia. Nessa altura e até ao casamento dos reis católicos, de Castela e Aragão, e até estes unificarem os vários reinos e expulsarem os mouros de Granada, ainda não havia Espanha. Espanha acordou tarde, em comparação com Portugal. E foi só nos anos de 1490 que Castela começou expedições ás Antilhas e depois às Américas. De 1580 até 1640 houve a União Ibérica, de Portugal e Espanha, sob o rei Filipe, segundo de Espanha e primeiro de Portugal, mas tendo cada um dos países o seu governo. Espanha nunca conseguiu tomar Portugal pela força, apesar de o ter tentado várias vezes. Mas eles ainda têm a nos devolver Olivença, como prometeram em 1816. Ceuta foi oferecida por Portugal á Espanha como dote pelo casamento de uma princesa portuguesa com um espanhol. Em 1500 Portugal descobriu o Brasil, o maior país da America Latina, em território e população. Unificado. Enquanto que os domínios de Espanha foram todos retalhados aos pedaços. É interessante saber o porquê... Os espanhóis só aparecem na Ásia, Filipinas etc, muito depois dos portugueses terem aí estabelecido colónias, como foram Goa, Damão, Diu, Timor, Ceilão, Formosa, Macau... Em suma, Portugal foi a primeira nação europeia a iniciar os descobrimentos e a estabelecer colónias pelo mundo, antes de Espanha, França, Inglaterra etc
@@virgiliomateus4239 Espanha se tornou o maior império ultra marino depois da União Ibérica, antes disso competia com Portugal, a partir dali planejaram até mesmo invadir a China.
Se fizéssemos o mesmo que a China seríamos uma potência China era o país mais pobre do mundo e depois da revolução ela evoluiu muito, eles fizeram tantas coisas que nós nem sequer iríamos pensar que seria possível ter em nosso país
Não é bem assim, a URSS não ajudou os comunistas, ajudou com recursos os nacionalistas, mas dos EUA e dos europeus vieram aviadores que lutavam como voluntários.
na verdade a URSS não ajudou a China, eles até ajudaram com equipamentos os nacionalistas e no final da guerra eles roubaram os equipamentos industriais da China.
@@generalbenjaminarrola340 Parte das tropas soviéticas que voltavam da Alemanha iam direto para a Mandichuria , onde os chineses lutavam com dificuldades contra os japoneses. Só por isso que atrasou a invasão do Japão pelos soviéticos, que caso tivesse ocorrido a história do Japão hoje seria outra.
@@KS-yn5zw Sim. E os chineses destruíram navios ingleses com carregamenro de opio o que fez com que a Inglaterra declarasse guerra e tomada de terras e portos alfandegários isso enfraqueceu a China. A China sofreu com os europeus.
Vendo essas histórias da para entender por que o Brasil não se desenvolve,não temos uma reais somos um povo sem identidade,não temos ideal ainda não descobrimos por que e para que lutar.
Para superar o PIB total da China sim, a Inglaterra não superou o PIB chinês, mas em produtividade sim, eles passaram muito, ou seja, em PIB per Capita.
@@Aramis_Albano_Brasil Para medir riqueza de uma nação é bem complicado, na verdade não existem dados capazes de fazer isso, principalmente por causa das lacunas entre as partes e o todo, por exemplo, Portugal tem maior IDH que o Brasil, mas partes separadas do Brasil tem maior IDH do que qualquer parte de Portugal ou Portugal todo, e como o Brasil é muito maior que Portugal, aqui temos mais gente em melhores condições do que Portugal. Também temos o problema que os índices não são completamente eficientes separadamente, a Inglaterra tinha maior PIB per capita, mas menor PIB, tinha maior Gini (menor é melhor) e menor PPC.
@@Aramis_Albano_Brasilnão exatamente. O PIB per capita é uma média e não reflete diretamente a distribuição real da riqueza ou da renda entre a população. Ele não leva em conta o fato de que os indivíduos não se apropriam de todo o valor que produzem por várias razões, como: Impostos: Parte do valor produzido é destinada ao governo através de impostos. Lucros Corporativos: Em muitas atividades econômicas, os lucros gerados vão para empresas e acionistas, e não diretamente para os trabalhadores. Desigualdade de Renda: A distribuição de renda pode ser muito desigual, com algumas pessoas ganhando muito mais do que outras. Custo de Insumos: Parte do valor produzido cobre os custos dos insumos necessários para a produção (matérias-primas, energia, etc.). Em suma, existe vários fatores que decompõe o acesso a quantidade de riqueza que um indivíduo gera,e que não necessariamente seria o "ápice" das nações e suas economias e como a riqueza é distribuída. Alguns acreditam que seria mais fácil distribuir se eliminassem de vez processos de trocas na economia, ou quem sabe o arrendamento em espécime.
A parte da balança comercial está imprecisa. A Inglaterra tinha um enorme e recorrente déficit comercial com a China, o ópio foi a forma encontrada de diminuir a sangria de prata para a Ásia.
A Itália da UE tem grandes comércio com o BRICs, e rota da Seda, presidente Lula esteve la este tempo, foi convidada a entrada no BRICs, Geórgia meloni.
@@SrFenixify, bem, a Europa e a Inglaterra tinha os piratas que pilhavam ou saqueavam navios e cidades portuárias. Bandidos e hoje é a mesma prática. Vejam o que a Europa fez com a África. Quem sabe da história sabe quem foram e continuam sendo os bandidos de sempre.
O Professor esqueceu de mencionar que os japoneses foram varridos da Manchuria pelo Exército Soviético!!! Isto é muito mais importante que a contribuição americana na guerra!
O problema do ópio na China foi tão sério que o Imperador chinês, na época, escreveu um carta à Rainha da Inglaterra informando que 30/35% da população estava viciada, inclusive ele o Imperador. Como a Inglaterra ignorou o pedido para parar a transação de ópio, o Imperador mandou prender os comerciantes ingleses que estavam na China, por isso a guerra. Se fosse um país da América do Sul, os “comerciantes” seriam chamados de traficantes.
Não sou historiador. Uma vez ouvi de um capitão que o Brasil só poderia expor suas riquezas se tiver tecnologia própria e naturalmente uma força militar a garantir seu território e naturalmente seu povo. Portanto, traga discussões tão interessantes como essa, mas voltadas a educação de nível. Obrigado!
Calma ai. Ser uma potencia nao significa que o pais era prospero. O Ocidente era mais pobre em termos brutos, mas era mais rico em termos líquidos. De distribuição de riqueza e prosperidade. E isso é o que importa afinal entre Brasil/india/ China e noruega/suica/belgica pra qualidade de vida, vc prefere o segundo bloco, mas o primeiro é muito mais rico que o segundo em PIB bruto. Mas o segundo é muito mais rico em PIB per capita, em riqueza liquida. E isso é oq importa.
Não errado África e Brasil tem aquilo de soft power ou seja representantes de interreses estrangeiros travestidos de patriótas entregam até a mãe en interrese próprio mas vendem tudo que pode da nação geram crises manipulam informações etc
Estados Unidos só existem desde 1776, eram as 13 colónias inglesas, em faixa na costa atlantica. Depois o país se expandiu, roubando as terras dos índios e metade do que era o México, e comprando a Luisiana á Franca, etc. A China foi unificada em 221 antes de cristo, mas já existia antes como civilização em vários reinos. A china sofreu o século da humilhação, de 1845 a 1945, com dinastia manchu, muita fraca, e nesse período sofreu a colonização por 8 poténcias em algumas partes do território. Aí os ingleses fizeram a primeira Guerra do Ópio, porque queriam obrigar a china a aceitar o comércio inglês do ópio que os ingleses traziam da Índia, os chineses perderam a guerra e foram obrigados a assinar o tratado de concessão de Hong Kong para os ingleses. Etc Em 1937 o Japão invadiu a Manchúria chinesa e depois vieram por ali abaixo, com bombardeamentos e massacres. É famoso o Massacre de Nanjing, com cerca de 300 000 mortos civis e militares desarmados, muitos deles degolados a espada em aposta feita por dois oficiais japoneses, sobre quem conseguiria matar mais chineses. Na Manchúria os japoneses implantaram a famosa unidade 731, que cometeu os maiores crimes que se possa imaginar... existem documentos, fotos e documentários sobre essas atrocidades. Que tem coragem, veja. Em 1945 o Japão foi obrigado a render-se por meio da bombas nucleares sobre Hiroxima e Nagasáqui, e a ilha de Taiwan que o Japão dominava como colónia foi devolvida á China. Taiwan a ilha que os portugueses chamavam de ilha Formosa... Em Nagasaki havia uma comunidade importante de portugueses, e foram estes que séculos antes haviam introduzido a arma de fogo no Japão...
Eu acho que o negócio é mais embaixo, foi quando a China se fechou para o resto do mundo e assim ficou para trás no avanço tecnológico. A revolução industrial aconteceu numa ilha da Europa, posteriormente e não na China. O resto da história segue conforme o vídeo...
Na verdade não, mesmo depois da revolução industrial a Europa não supera a China, o PIB chinês ainda é maior, mas a produtividade europeia é superior, a China entrou em declínio por volta por questões políticas mesmo, quando houve a primeira guerra do Ópio a China era muito capaz de vencer, mas ela passava por muitos problemas políticos, a haijin (a lei que proíbe as navegações) são vistas como um erro enorme, mas não como a causa total.
🎁 GRATUITO! Quer entender mais sobre Geopolítica? 🌍
Baixe agora o E-book Exclusivo e Gratuito "O Poder Bélico"!
É só clicar no link: produtos.gabaritageo.com.br/e-book e fazer o download.
📧 Além disso, você vai receber aulas gratuitas direto no seu e-mail para dominar Geopolítica com o professor Jeangrafia!
Não perca essa chance de aprofundar seu conhecimento! 🚀
Os Ingleses do passado deveriam entrar no Guiness Book, como os maiores traficantes de todos os tempos. Pablo Escobar não chega nem aos pés em questão de lucro vendendo drogas.
E a pirataria ou seja roubos de navios
@@rodrigomanoel3844 Realmente Rodrigo, tinha esquecido desse detalhe tbm.
E contrabando de artigos artísticos e históricos.
Sem falar dos piratas que são ladrões financiados pelo império britânico.
China é um dos poucos impérios antigos (Qin Shi Huangdi, 221-207 a.C.) que sobreviveram até os dias atuais. Os outros: Rússia e Irã (antiga Pérsia), que eu me lembro.
A Rússia nunca foi um império e muito menos uma potência. Seu auge foi a URSS.
@@albyohumanista5910tens que estudar mais !! A Rússia só está se tornando o que sempre foi um império que o diga Ivan o terrível , Catarina e Pedro o grande e a disnati Romanovs .... Stálin e o Coronel da KGB são fichinha perto dessa turma que governou o imperial Russo ...
@@albyohumanista5910 Como não? O Império russo foi só o terceiro maior império do mundo em território!
@@migsmartins vc fala do Império Mongol? Explica melhor sobre esse império
Kkkkkkkkkkkkkk @@albyohumanista5910
Estou totalmente apaixonado pela história da china
Vai morar lá.
@@hermesteixeira5531nada o pix da passagem.
Pela História verdadeira da China ou por esta história aí, que nunca existiu e que este cara inventou?
@@zekrausche Quais partes exatamente que ele mentiu?
Veja a parte sobre um missionário americano que foi pregar o cristianismo na China, acabou virando o mestre de um Mlk chines que dizia ser Jesus ... que acabou se rebelando contra o imperador e causando uma guerra Civil.
Nos dias de hj tem o Falun gong, uma seita que chegou a 100 mi de seguidores na china, até que o governo foi reprimir. Nessa seita tbm a lider dizer ser Jesus como no passado.
Viva as relações Brasil e China .
Grande Professor. Voltei a estudar por influência do seu canal. Agora já estou na sala de aula, passei no concurso de SP, iniciando pós graduação e sempre acompanhando o canal. Abraços e sucesso. A China pegou o melhor do capitalismo e socialismo, fez o seu sistema econômico próprio, alavancou sua economia e tirou mais de 800 milhões de Pessoas da pobreza, sem invadir países, com os Brics se expandindo, um mundo Multipolar, moeda própria e as novas rotas da Seda, vamos ver essa ultrapassagem da economia logo.
Opa, te rec¤mendo o canaI Geop¤Iítica MundiaI.
A China só está recuperando o tempo perdido agora com o Xi Jing Ping. No século XX inteiro nunca teve progresso comparado ao Ocidente.
Foda e a escravidão moderna de chineses no trabalho até hoje
@@Andregeorock o que existe de socialismo na economia chinesa?
@@guh_sw escravidão e quando vc e obrigado a trabalhar
A China e a Rússia entenderam que somente o poder econômico, por maior que seja, não é NADA sem o quantitativo e qualitativo de ARMAS. Foi assim, é assim e continuará assim. O domínio e a conservação do predomínio econômico depende te ultimíssima geração de armas.
Isso porque a economia não é nada sem a Geoeconomia e GeopoIítica.
Não só de armas, necessita também de um povo guerreiro manipulando elas - algo que a China moderna nunca teve... Tanto que apanhou feio em quase todas as guerras nas quais se aventurou nos tempos modernos - só conseguiram derrotar os monges, vegetarianos e pacifistas, do Tibet...
Maior poder é o poder de matar, sempre foi e sempre será assim.
Verdade boa observação 😊
Se formos considerar outros tipos de armas, que não propriamente bélicas, seu comentário faz total sentido.
esse tal de ingles nunca valeu nada é por isso que um dia vem o castigo
Todas as pessoas que fizeram essas coisas já morreram...
Não é o tal do inglês, é o tal do Europeu ocidental mesmo.
Mas quem está vivo se beneficia da monarquia ter roubado e explorado a China@@angelico1
é mais ou menos similar o que ocorre com Portugal hoje, esta invadido na liguagem deles por outros paises inclusive Brasileiros, a cultura de antes ja nao é mais a mesma, o pais foi culturalmente modificado é agora vai ser dificil para se recuperar, assim como muitos paises Europeus
Castigo para essa europa maldita@@Eduqueebrinque
Prof. Jean, só um adendo: até o séc. XVII o maior e mais poderoso império naval do mundo era o espanhol (que incluía os domínios portugueses junto a coroa espanhola), inclusive com os espanhóis planejando uma invasão a China no Sec. XVII e usando as Filipinas como base. Porém o combate dos espanhóis contra franceses, britânicos, holandeses e turcos em várias frentes enfraqueceu o Império Espanhol e levou ao cancelamento desse plano, mantendo a China como um império auto suficiente, mestre do comércio e centrado em suas fronteiras. Já no Sec. XIX, com a ascensão militar dos britânicos e ávidos por expandir seu império, miraram na China por conta da pujança e riqueza do país, que superava e muito a Grã Bretanha. Elas conseguiram derrubar a China através do tráfico de opióides na China, inciando até uma guerra, chamada de Primeira Guerra do Ópio, a partir daí começou o "Século da Humilhação" chinesa.
@@brennerlindolfodonasciment3282 Pesqusa aí por: GeopoIítica MundiaI "A geopoIítica da China".
Faz um vídeo aí palestrinha
Não é correto dizer que até ao seculo xvii a Espanha foi o maior e mais poderoso império. Antes de Espanha, foi Portugal, que tinha a maior frota naval, quem dominou os mares, seguindo pelas ilhas atlânticas de Acores e Madeira e se lançou á conquista do norte de África, em 1415 tomando Ceuta, depois outras praças em Marrocos, e seguiu dominando a costa africana até ao Cabo das Tormentas, que depois mudou o nome para Cabo da Boa Esperança, e hoje contendo a cidade do Cabo, e avancou até á costa do Malabar na Índia.
Nessa altura e até ao casamento dos reis católicos, de Castela e Aragão, e até estes unificarem os vários reinos e expulsarem os mouros de Granada, ainda não havia Espanha.
Espanha acordou tarde, em comparação com Portugal. E foi só nos anos de 1490 que Castela começou expedições ás Antilhas e depois às Américas.
De 1580 até 1640 houve a União Ibérica, de Portugal e Espanha, sob o rei Filipe, segundo de Espanha e primeiro de Portugal, mas tendo cada um dos países o seu governo.
Espanha nunca conseguiu tomar Portugal pela força, apesar de o ter tentado várias vezes. Mas eles ainda têm a nos devolver Olivença, como prometeram em 1816. Ceuta foi oferecida por Portugal á Espanha como dote pelo casamento de uma princesa portuguesa com um espanhol.
Em 1500 Portugal descobriu o Brasil, o maior país da America Latina, em território e população. Unificado. Enquanto que os domínios de Espanha foram todos retalhados aos pedaços. É interessante saber o porquê...
Os espanhóis só aparecem na Ásia, Filipinas etc, muito depois dos portugueses terem aí estabelecido colónias, como foram Goa, Damão, Diu, Timor, Ceilão, Formosa, Macau...
Em suma, Portugal foi a primeira nação europeia a iniciar os descobrimentos e a estabelecer colónias pelo mundo, antes de Espanha, França, Inglaterra etc
@@virgiliomateus4239 Espanha se tornou o maior império ultra marino depois da União Ibérica, antes disso competia com Portugal, a partir dali planejaram até mesmo invadir a China.
Os inglês mataram e roubaram muita gente no passado
Boa noite, professor Geangrafia! ❤😊
🎉🎉🎉
Muito bom essas aulas de geopolítica mundial com o professor Jean geopolítica .
Top também produzo este tipo de conteúdo
Sou de peruibe e gosto muito das aulas do professor J
ean
Pesquise por GeopoIítica MundiaI.
🎉🎉🎉
Professor, ouvi-lo é um bálsamo.
Sucesso sempre queridão
Parabéns por trazer está história para visibilidade.
Top
Enquanto os brasileiros ficarem brigando por políticos , nós nunca seremos independente na tecnologia etc... Independentes
Lava a boca pra falar do meu mito
@@teo-lt9kg cria de políticos você enquanto vcs brigam entre vocês eles fazem milhões
Se fizéssemos o mesmo que a China seríamos uma potência
China era o país mais pobre do mundo e depois da revolução ela evoluiu muito, eles fizeram tantas coisas que nós nem sequer iríamos pensar que seria possível ter em nosso país
Verdade agora se renderam a China
Boa noite, Professor! Acompanho você apartir de Luanda Angola
Abraço forte para Angola 😊
Boa noite Professor Jean. Adorei o tema. Parabéns pelo trabalho
Verdade é top . Também produzo no meu canal este tipo de informação
Parabéns pelo excelente trabalho professor Jean
Top
Excelente abordagem
Professor Jean
Dra Verbene Vieira
Salvador Bahia
Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais.
Também acho
Assisti o filme recomendado o Último Imperador da China mais de uma vez. O filme é uma verdadeira aula de história. Enfatizo a recomendação.
@@fabiomanzoni4501 Marco Polo... Netflix
Pra mim GeanGrafia e simplesmente de MAIS beleza valeu.
Muito bom, professor! Conteudo de qualidade.
Verdade também tento lá no meu canal
Nem comecei mas já sei que esse vídeo será um deleite
Excelente abordagem
Grande professor
Só uma coisa, a URSS ajudou com tropas a derrotar os japoneses na China, já os USA não colocaram os pés lá.
? 😢😢
Não é bem assim, a URSS não ajudou os comunistas, ajudou com recursos os nacionalistas, mas dos EUA e dos europeus vieram aviadores que lutavam como voluntários.
Não foi na Coreia ?
na verdade a URSS não ajudou a China, eles até ajudaram com equipamentos os nacionalistas e no final da guerra eles roubaram os equipamentos industriais da China.
@@generalbenjaminarrola340 Parte das tropas soviéticas que voltavam da Alemanha iam direto para a Mandichuria , onde os chineses lutavam com dificuldades contra os japoneses. Só por isso que atrasou a invasão do Japão pelos soviéticos, que caso tivesse ocorrido a história do Japão hoje seria outra.
Sabe tudo , coisas que poucos sabem 👏👏👏👏👏👏👏
Boa tarde! Muito importante o conteúdo.. Sta Bárbara - Bahia
Eba , vídeo novo, já estava aguardando
Top
Marca registada do Joza: mas, porém, entretanto. 😂😂😂😂
@@likuku79 registrada. Faltou um r aí rs
A hora que eu li ele falou junto 😅
Antes dos ingleses a Índia não era um país unificado havia muitos reinos.
exato, expliquei bem isso no meu comentário
Os indianos sofreram muito na mão dos ingleses, o capitalismo matou milhões na Índia 😢
Nossa nunca estudei isso na escola, top
Jean é monstro demais, pqp
Pensei que fosse previsão do futuro por causa do título do vídeo, assisti pra ver tudo que eu já sabia.
A parte do opio não esta bem contada. Os ingleses obrigaram os chineses a usarem. Isso nao é figurativo é literal
@@KS-yn5zw Sim. E os chineses destruíram navios ingleses com carregamenro de opio o que fez com que a Inglaterra declarasse guerra e tomada de terras e portos alfandegários isso enfraqueceu a China. A China sofreu com os europeus.
Acopanhando daqui de Teresina Piauí professor
O professor fala como se tambem se revoltou com a historia vivemos outras historia cara vc se envolveu dimais a atual situação e outra
Muito bom recomendo vou divulgar obg 😅🙋
Também acho! 🎉
Perfeito
Muito bom
Por conta da grande população!!🥱
Boa noite
Valeu
Vendo essas histórias da para entender por que o Brasil não se desenvolve,não temos uma reais somos um povo sem identidade,não temos ideal ainda não descobrimos por que e para que lutar.
Tive a impressão que a Revolução Industrial, mesmo com seus avanços tecnológicos, foi irrelevante no contexto. Ou não?
Para superar o PIB total da China sim, a Inglaterra não superou o PIB chinês, mas em produtividade sim, eles passaram muito, ou seja, em PIB per Capita.
@@livrariaabsinto100 Por isso me causou estranheza tal movimento não ter sido citado. Afinal de contas, aumento do per capita é o ápice das nações
@@Aramis_Albano_Brasil Para medir riqueza de uma nação é bem complicado, na verdade não existem dados capazes de fazer isso, principalmente por causa das lacunas entre as partes e o todo, por exemplo, Portugal tem maior IDH que o Brasil, mas partes separadas do Brasil tem maior IDH do que qualquer parte de Portugal ou Portugal todo, e como o Brasil é muito maior que Portugal, aqui temos mais gente em melhores condições do que Portugal.
Também temos o problema que os índices não são completamente eficientes separadamente, a Inglaterra tinha maior PIB per capita, mas menor PIB, tinha maior Gini (menor é melhor) e menor PPC.
@@Aramis_Albano_Brasilnão exatamente. O PIB per capita é uma média e não reflete diretamente a distribuição real da riqueza ou da renda entre a população. Ele não leva em conta o fato de que os indivíduos não se apropriam de todo o valor que produzem por várias razões, como:
Impostos: Parte do valor produzido é destinada ao governo através de impostos.
Lucros Corporativos: Em muitas atividades econômicas, os lucros gerados vão para empresas e acionistas, e não diretamente para os trabalhadores.
Desigualdade de Renda: A distribuição de renda pode ser muito desigual, com algumas pessoas ganhando muito mais do que outras.
Custo de Insumos: Parte do valor produzido cobre os custos dos insumos necessários para a produção (matérias-primas, energia, etc.).
Em suma, existe vários fatores que decompõe o acesso a quantidade de riqueza que um indivíduo gera,e que não necessariamente seria o "ápice" das nações e suas economias e como a riqueza é distribuída. Alguns acreditam que seria mais fácil distribuir se eliminassem de vez processos de trocas na economia, ou quem sabe o arrendamento em espécime.
Viva a republica popular da china
Marmita de ditador Xing Ling 😂
Em qual plataforma encontramos o filme O ÚLTIMO IMPERADOR pessoal?
Professor 10
A parte da balança comercial está imprecisa. A Inglaterra tinha um enorme e recorrente déficit comercial com a China, o ópio foi a forma encontrada de diminuir a sangria de prata para a Ásia.
Voce falou a verdade, tenho um livro que fala de tudo isso
Qual o nome?
Se as rainhas inglesas forem pagar por todas as maldades que já fizeram contra o mundo, cabeças rolarão.
eu li em algum lugar que a China teve uma Marinha muito poderosa, mas abandonaram em dado momento histórico... e aí Inglaterra cresceu...
A Itália da UE tem grandes comércio com o BRICs, e rota da Seda, presidente Lula esteve la este tempo, foi convidada a entrada no BRICs, Geórgia meloni.
Já parou pra pensar que tudo que a França fica destruído!
@@raymersonmagalhaes6479 ?
A China sabe como fazer para sua história não se repetir...!!!
Eu não sabia que o Janones entendia tanto de história.
Algum dia a Europa tem que se lascar. Ferraram todo mundo.
@@iagoamorim8596 isso já tá acontecendo
Tem gente que não quer justiça, só quer vingança. Mas quem deseja o mal não pode reclamar se acontecer com ele mesmo.
@@SrFenixify Pior de quem deseja o mal é QUEM FAZ O MAL. Por isso a Europa está decaindo.
@@SrFenixifyentão vai acontecer o mal com a Europa, é o o retorno
@@SrFenixify, bem, a Europa e a Inglaterra tinha os piratas que pilhavam ou saqueavam navios e cidades portuárias. Bandidos e hoje é a mesma prática. Vejam o que a Europa fez com a África. Quem sabe da história sabe quem foram e continuam sendo os bandidos de sempre.
O órgão hospedeiro fica na grande ilha do norte do mundo,,, esse país peculiar domina o mundo nas sombras
Não puderam aceitar que os chinas estação venceu a balança econômica e passearam de forma muito desumana
Da pobreza para a miséria. Boa Mao. Robespierre acordou.
@@PicanheiroGorpista engraçado que a população cresceu no período do mao
O Professor esqueceu de mencionar que os japoneses foram varridos da Manchuria pelo Exército Soviético!!! Isto é muito mais importante que a contribuição americana na guerra!
O problema do ópio na China foi tão sério que o Imperador chinês, na época, escreveu um carta à Rainha da Inglaterra informando que 30/35% da população estava viciada, inclusive ele o Imperador. Como a Inglaterra ignorou o pedido para parar a transação de ópio, o Imperador mandou prender os comerciantes ingleses que estavam na China, por isso a guerra. Se fosse um país da América do Sul, os “comerciantes” seriam chamados de traficantes.
O filme do Bruce Lee, o dragão ataca, mosta essa guerra do ópio.
Por favor faz comendario da historian da ilhas de Hong Kong,sobre Ingleses,
Interessante notícia. Não sabia disso. Já aprendi.
Sempre a aprender 😊
China cuidado Inglaterra tem Sr como Senhor
Cheguei! Perdoe o atraso de 1 minuto, professor!
😂😂😂😂
Em italiano: "La vinganza che un piato que se manja fredo!" (brasileiro: "A Vingança é um prato que se come frio!")
Acho que ter uma visão ideológica do mundo atrapalha na hora de analisar fatos econômicos
Ótima pergunta kkkkk
Nem parece que foi combinado essa pergunta
Nosso povo é ignorante e os maus políticos incentiva essa barbarie.
Parabéns aos chineses povo soberano e inteligente
Não sou historiador. Uma vez ouvi de um capitão que o Brasil só poderia expor suas riquezas se tiver tecnologia própria e naturalmente uma força militar a garantir seu território e naturalmente seu povo. Portanto, traga discussões tão interessantes como essa, mas voltadas a educação de nível. Obrigado!
Qual nome do podcast
Obrigado. 谢谢
Excelente aula.
Verdade também dou no meu canal
Calma ai. Ser uma potencia nao significa que o pais era prospero. O Ocidente era mais pobre em termos brutos, mas era mais rico em termos líquidos. De distribuição de riqueza e prosperidade. E isso é o que importa afinal entre Brasil/india/ China e noruega/suica/belgica pra qualidade de vida, vc prefere o segundo bloco, mas o primeiro é muito mais rico que o segundo em PIB bruto. Mas o segundo é muito mais rico em PIB per capita, em riqueza liquida. E isso é oq importa.
Seculo 18 e 19
Brasil é muito explorado pelos políticos
Não errado África e Brasil tem aquilo de soft power ou seja representantes de interreses estrangeiros travestidos de patriótas entregam até a mãe en interrese próprio mas vendem tudo que pode da nação geram crises manipulam informações etc
Interessante, mas o aprofundamento do titular ficou fora do corte postado…
topppppppppp de maissssssssss
Concordo
Seculo 16... 17 não existia Estados Unidos.
Professor, orienta uma literatura pra ler sobre este tema.
Tem algumas lá no meu canal fica atento
Estados Unidos só existem desde 1776, eram as 13 colónias inglesas, em faixa na costa atlantica. Depois o país se expandiu, roubando as terras dos índios e metade do que era o México, e comprando a Luisiana á Franca, etc.
A China foi unificada em 221 antes de cristo, mas já existia antes como civilização em vários reinos.
A china sofreu o século da humilhação, de 1845 a 1945, com dinastia manchu, muita fraca, e nesse período sofreu a colonização por 8 poténcias em algumas partes do território. Aí os ingleses fizeram a primeira Guerra do Ópio, porque queriam obrigar a china a aceitar o comércio inglês do ópio que os ingleses traziam da Índia, os chineses perderam a guerra e foram obrigados a assinar o tratado de concessão de Hong Kong para os ingleses. Etc
Em 1937 o Japão invadiu a Manchúria chinesa e depois vieram por ali abaixo, com bombardeamentos e massacres. É famoso o Massacre de Nanjing, com cerca de 300 000 mortos civis e militares desarmados, muitos deles degolados a espada em aposta feita por dois oficiais japoneses, sobre quem conseguiria matar mais chineses.
Na Manchúria os japoneses implantaram a famosa unidade 731, que cometeu os maiores crimes que se possa imaginar... existem documentos, fotos e documentários sobre essas atrocidades. Que tem coragem, veja.
Em 1945 o Japão foi obrigado a render-se por meio da bombas nucleares sobre Hiroxima e Nagasáqui, e a ilha de Taiwan que o Japão dominava como colónia foi devolvida á China. Taiwan a ilha que os portugueses chamavam de ilha Formosa...
Em Nagasaki havia uma comunidade importante de portugueses, e foram estes que séculos antes haviam introduzido a arma de fogo no Japão...
4:20 ou era meio que Ópio mesmo
Eu acho que o negócio é mais embaixo, foi quando a China se fechou para o resto do mundo e assim ficou para trás no avanço tecnológico. A revolução industrial aconteceu numa ilha da Europa, posteriormente e não na China. O resto da história segue conforme o vídeo...
Na verdade não, mesmo depois da revolução industrial a Europa não supera a China, o PIB chinês ainda é maior, mas a produtividade europeia é superior, a China entrou em declínio por volta por questões políticas mesmo, quando houve a primeira guerra do Ópio a China era muito capaz de vencer, mas ela passava por muitos problemas políticos, a haijin (a lei que proíbe as navegações) são vistas como um erro enorme, mas não como a causa total.
Foi o seu pastor que ter ensinou isso? Vc tá condundindo China com Japão.
Rota da China? Num seria Rota da Seda?
Verdade
Rainha vitória foi a maior traficante de drogas da história
Se era tão grande, como decaiu pra Inglaterra e Japão?
O que aconteceria na Bolívia e Colômbia se os EEUU LEGALIZASSEM O USO E IMPORTAÇÕES DE DOROGAS ?
❤❤❤❤
A CHINA AGORA VOLTOU A SER UMA GRANDE POTÊNCIA
Guerras fo opio foram os principais motivos...
Escrevi isso nos 56 segundos de video
❤
Fim dos EUA já...
O que isso tem a ver com a Inglaterra e a China?
NOFFA quanto ódio da bichona canhota 🤣
Vingança se come fria
A história da China se assemelha muito a história da afrika
Nada ver
Ou você usa o "mas", o "porém" ou o "entretanto". Os três ao mesmo tempo não dá.
O entrevistador está aquém muito aquém do Prof.
O entrevistado está sendo ultra-didático.
Titulo do video nada a ver com o conteudo. Mas ainda assim interessante
😮😮😮