A minha filha, casada com um brasileiro filho de alemÃĢo, jÃĄ moram na Alemanha, em Hamburgo, hÃĄ 10 anos. Tenho uma neta de 7 anos. JÃĄ os visitei por 6 vezes, sendo 80 dias a mÃĐdia de cada viagem. Realmente, a Alemanha mudou muito desde a minha primeira visita em 2014. Em Hamburgo, na Última visita em agosto de 2023, vi bairros com mais pessoas com traços ÃĄrabes (muitas mulheres de vÃĐu). A Alemanha, para mim, ÃĐ sinÃīnimo de ciclismo e muito verde. JÃĄ pedalei nas terras germÃĒnicas de norte a sul e de leste a oeste. Na Última viagem pedalei na Rota do Rio Mosele, entre Trier e Koblenz. Muitas pequenas cidades que lembram contos de fadas.
Me identifiquei muito com a resposta da Elissa sobre pertencimento. Frequentemente me perguntam "e ai, ta adaptada a FinlÃĒndia?" e eu nunca sei responder pq sinto que nunca me senti "adaptada" ao Brasil. Eu era vista como esquisita e viver num lugar onde ninguÃĐm vai ficar me questionando pelas roupas que visto ou pelo que acredito ÃĐ bom demais. âĪ Inclusive, arrisco dizer que a misoginia no Brasil me incomodava muito mais do que a xenofobia aqui na FinlÃĒndia. EntÃĢo, se alguÃĐm nÃĢo gosta de mim aqui, paciÊncia, eu nÃĢo me importo.ð
Conheci o canal em 2017, bem na ÃĐpoca que resolvi que queria conhecer a Alemanha. E conheci, viajei. Hoje em dia o canal continua no meu cotidiano de entretenimento, muito pela simpatia diferenciada do casal. ParabÃĐns pelos 10 anos!
a resposta da Última pergunta foi extremamente realista! eu passei 1 ano na Alemanha, mas a real ÃĐ que eu nÃĢo queria a Alemanha, queria sair do Brasil, e chegando aà foi bem legal nos primeiros meses por ser algo novo mas depois eu identifiquei vÃĄrios problemas e pequenas coisas que me incomodavam e nÃĢo condiziam com a rotina que eu gostaria de ter. decidi que nÃĢo era pra mim, voltei pro Brasil e hoje sou bem feliz aqui. ÃĐ bem real isso, tem que pesquisar muito e querer ir para a ALEMANHA especificamente, senÃĢo ÃĐ frustraçÃĢo na certa.
Provavelmente sou um dos primeiros inscritos: 6 de junho de 2014. Morei em Berlim de julho a fim de novembro daquele ano e o canal de vocÊs me ajudou muito. Somos de faixa etÃĄria parecida: tenho 31, eu tambÃĐm sÃģ tinha alemÃĢo bÃĄsico (B1) e nunca tinha ido a Berlim, entÃĢo sÃģ queria agradecer a vocÊs. Tive dos melhores momentos da minha vida lÃĄ em julho e agosto, mas dos piores em novembro. Eu nÃĢo estava preparado para o frio e principalmente escurecer muito cedo e a vida social ser muito âvaziaâ. No verÃĢo a cidade ÃĐ tÃĢo cheia que as vezes irrita, mas no inverno tÃĢo vazia que deprime haha Voltei um mÊs e meio antes pq estava bem depressivo, com ansiedade etc e nunca tinha passado por isso. PorÃĐm, um mÊs depois eu jÃĄ pensei em voltar pra Europa pq a qualidade de vida ÃĐ bem melhor. Terminei a graduaçÃĢo e ainda trabalhei alguns anos e sÃģ voltei 5 anos depois em 2019. Estou desde entÃĢo em Portugal, onde o clima, comida e idioma ajudam, acho adaptaçÃĢo super fÃĄcil pra brasileiros, mas os salÃĄrios sÃĢo bem ruins (nÃĢo existe lugar sÃģ com pontos positivos ðĒ). Enfim, quis compartilhar sÃģ para agradecer vocÊs e desejar muito sucesso.
@@TheChamps2001 Verdade, mas B1 ainda tÃĄ longe pra ter conversas com alemÃĢes, trabalhar no idioma etc. Ajuda para fazer compras, pedir coisas bÃĄsicas, mas nÃĢo passa muito disso
@@TheChamps2001 pra quem começa do zero ÃĐ muito difÃcil, especialmente nÃĢo sendo criança onde a facilidade ÃĐ muito maior. Mas ÃĐ o Único jeito nÃĐ haha, estudar bastante a gramÃĄtica e ouvir mÚsicas, ver sÃĐries/filmes no idioma pra ver na prÃĄtica como falam, entender gÃrias mais comuns, vÃcios de linguagem, contraçÃĩes etc Hoje tenho B2 e acho que nÃĢo posso trabalhar em alemÃĢo, ler um livro, revista, etcâĶ eu entenderia 40-60%. Se eu for falar com alguÃĐm eu consigo, pq a pessoa nÃĢo vai ligar pros meus erros bobos e vai adaptar a linguagem dela ao falar comigo. AlemÃĢo tem muitos verbos para palavras especÃficas. Machen, pode ser abmachen, zumachen, etc e isso com vÃĄrios outros verbos. E eu ainda sofro muito com declinaçÃĩes, tenho muita dificuldade com dativ, akk e alguÃĐm com diploma B2 jÃĄ deveria dominar isso. Enfim, eu chuto que com muita dedicaçÃĢo e se expondo muito ao idioma vc consegue chegar atÃĐ o B2 em 2 anos saindo do A1. Mas pra ficar fluente sÃģ morando mesmo ou sei lÃĄ, nÃĢo imagino outra maneira de ter o nÃvel de imersÃĢo necessÃĄrio sem estar no paÃs e exposto ao idioma a todo momento
@@TheChamps2001 se vc quer o idioma apenas pra se comunicar e se virar no dia a dia, o B2 ÃĐ suficiente. AgoraâĶ se quer trabalhar em alemÃĢo e ler livros, acompanhar filmes/sÃĐries sem legenda etc, aà sÃģ com fluÊncia mesmo
Verdade e concordo plenamente Rodrigo e Elissa, eu pertenço aonde eu quero estar onde eu me sinto bem e pertencente o resto ÃĐ resto e quem nÃĢo aceita ÃĐ problema de si prÃģprio cabe procurar ajuda. Acompanho vocÊs dÊs do inÃcio ÃĐ bom estar sempre com vocÊs!... NÃĢo nos deixem !
Essa parte do pertencimento pega bastante, nÃĐ? O que ÃĐ pertencer a algum lugar? à uma coisa que sempre acaba nos pegando tambÃĐm e acredito que a resposta mais simples ÃĐ: a gente pertence à quele lugar em que nos sentimos bem. Se estivermos felizes, fazendo coisas que gostamos, vocÊ encontra sentido no pertencimento. O mundo ÃĐ grande demais para acharmos que pertencemos aum lugar sÃģ!
Estou aqui no canal desde antes de ir pra Alemanha pela primeira vez em Dezembro de 2018. Desde entÃĢo jÃĄ voltei e constantemente me vejo aqui, continuando a aprender e me atualizar sobre o paÃs (e outros tambÃĐm) com vocÊs. Sou muito muito grato a tudo com que vocÊs me ajudaram (mesmo sem saberem) nesse tempo todo.
Acompanho vocÊs pela curiosidade em saber como ÃĐ a vida na Alemanha, um paÃs que admiro muito. Mas as dicas de vocÊs servem muito para quem quer emigrar ou turistar, para qualquer lugar do mundo, incluindo dentro do Brasil. Gostar do lugar, respeitar as regras e costumes locais, se interessar pela cultura enfim...tudo isso ajuda a experiÊncia ser mais agradÃĄvel e construtiva. ParabÃĐns pelo canal e pela jornada de 10 anos!
Eu e meu marido tambÃĐm chegamos aqui em Abril de 2014, mais precisamente no dia 9 kkkkkk. 10 anos de muitas conquistas, aprendizados e amadurecimento. Moramos em Koblenz âĪ
Sou fascinado pela Alemanha e tudo o que ÃĐ relacionado a este paÃs, por isso vou acompanhar o canal de vocÊs, parabÃĐns pelo trabalho e sucesso aà na Alemanha.
Eu e meu noivo vamos nos mudar para Alemanha esse ano em 2024 ðð Estamos bem animados com a ideia, ele tem cidadania alemÃĢ e jÃĄ morou por quase 4 anos em Munique, alÃĐm de jÃĄ termos amigos tanto na Alemanha quanto em outros paÃses da Europa como ItÃĄlia e Holanda, entÃĢo sim, acho que vai ser uma Ãģtima experiÊncia, estamos muito felizes ðâĪâĪâĪ
Esse vÃdeo me trouxe muita nolstalgia do canal e da minha prÃģpria vida haha. à muito legal ver como vocÊs persistiram com o canal e como o conteÚdo tÃĄ cada vez melhor, lembro que um dos primeiros vÃdeos que assisti foi o primeiro tour de apartamento que vocÊs fizeram. Nunca comento nos vÃdeos mas estou sempre acompanhando.
Eu acompanho vocÊs desde 2016 quando nÃģs fomos a turismo para a Alemanha e fiquei procurando vÃdeos de brasileiros que falassem como era Berlim e Munique. VocÊs e O AlemÃĢo (que nÃĢo ÃĐ brasileiro, mas ÃĐ quase) sÃĢo os Únicos que consegui acompanhar atÃĐ hoje e fico muito feliz que estejam comemorando 10 anos por ParabÃĐns!
Simpatizo muito com vcs. VÊ esse Canal ÃĐ uma terapia para mim. Gosto muito dos videos que falam sobre arte, cultura, arquitetura, lugares diferentes.
Nao lembro quando comecamos a acompanhar vocÊs, mas alÃĐm de conhecer lugares pelo olhar de vocÊs, as dicas foram muito Úteis quando resolvemos vir para a Alemanha. A das malas mesmo... Abraços ao casal e continuem nos agraciando com os excelentes conteÚdos.
ParabÃĐns pelos 10 anos! Conheci vocÊs em 2018 quando surgiu uma oportunidade de ir à Alemanha, foi super Útil, e sigo acompanhando pelo conhecimento e pelo carisma de vocÊs.
Moro na Alemanha hÃĄ 5 anos e sÃģ ontem fui conhecer Berlin. Tinha uma noçÃĢo sobre Berlin pelo canal de vocÊs, mas estando lÃĄ, entendi perfeitamente porque vocÊs gostam dessa cidade. Que lugar, f&$%! Amei e nÃĢo foi pouco. Infelizmente, passei apenas um dia. Felizmente, eu moro hÃĄ 2 horas de Berlin, dÃĄ pra voltar mais vezes - e eu vou voltar com certeza! ParabÃĐns pelos 10 anos de Alemanha e muito obrigada por terem sido meu "norte" quando me mudei pra cÃĄ em 2019. Abraços pra vocÊs!
Eu achei estranho esse comentÃĄrio, mas aà lembrei que moro no Brasil e nunca conheci BrasÃlia, entÃĢo faz sentido vocÊ ter passado 5 anos sem conhecer Berlim kkkk
Fiz o MPP na Willy Brandt School of Public Policy em Erfurt em 2007-2009. 15 anos depois de ficar sem pisar na Alemanha, fui pra Erfurt pra um encontro de ex-alunos. Me surpreendi como a cidade quase nÃĢo mudou. Apenas os preços mudaram. Bola de sorvete passou de 0,70 pra 1,70.
Oi Elissa e Rodrigo, parabÃĐns para os dez anos de Alemanha! Eu , alemÃĢo nato, porÃĐm mudei para o Brasil com seis anos , mas estudei tres anos em Aachen em 73 à 76. Desde 86 nunca havia retornado para lÃĄ. Estive uma semana ai e fiquei chocado com a mudança que ocorreu nos 35 anos que fiquei ausente. Em Wiesbaden e Eltvile, cidades que considerava minha origem me deixou completamente boqueaberto! Ainda se fala alemÃĢo, mas o resto mudou. NÃĢo encontrei em Eltvile uma "Kneipe" como antigamente onde meu avÃī tinha seu "Stammtisch". Onde fui agora, o dono do local , falava alemÃĢo mas era de algum pais da Asia Menor. Perguntei se conhecia os parentes( Eltville ten sÃģ uns dez mil habitantes) ele disse que sÃģ morava la hà dez anos.... , serviu um vinho branco tipo 'Liebfrauenmilch' que ÃĐ produto industrial, sendo que Eltville ÃĐ tradicionalmente produtor de vinho branco desde os romanos, hà dois mil anos. Nos anos setenta tomÃĄva-se um vinho de alguma vinicula local. NÃĢo gostei nada desta mudança! Gostei muito de Hamburgo e Aachen que estÃĢo muito arrumadas e limpas e se tivesse que mudar iria para lÃĄ.
Adorei o vÃdeo! ParabÃĐns pelo canal! âĪ Tb sou imigrante, no meu caso moro no CanadÃĄ, e ÃĐ incrÃvel como os questionamentos sÃĢo os mesmos. ð ðĨ°
Gente! Acompanho esse canal a anos e graças a vcs decidimos conhecer Berlim pela primeira vez (voltamos ontem e por coincidÊncia ficamos nesse prÃĐdio laranja do lado direito do inÃcio do vÃdeo hahahaha perto da EstaçÃĢo)
Conheci Berlim recentemente. A cidade ÃĐ simplesmente fantÃĄstica. Cosmopolita e underground, como me agrada. Os museus sÃĢo fantÃĄsticos. Sinto que voltarei muitas vezes ainda. ParabÃĐns pelo conteÚdo sÃģbrio R autÊntico.
Minha vida anda um caos e mal tenho dito tempo de acompanhar os vÃdeos, isso ÃĐ um s@co, mas enfim. Foi tÃĢo bom assistir hoje, eu sinto falta dessa pegada de antes, de antes dos anos 2015. Sinto que as coisas hoje sufocam, e tÃī na luta pra uma vida mais simples e mais tranquila. Eu me senti um pouco em 2014 assistindo... eu comecei a faculdade nesse ano, foi bem marcante pra mim pq foi quando eu consegui bolsa 100% pra fazer arquitetura e urbanismo, a paixÃĢo da minha vida. Eu tenho vontade de ir pra Alemanha desde 2006, 2007 que eu me lembre. JÃĄ nem sei mais o porquÊ... ainda nÃĢo fui (pessoalmente, presencialmente), mas vou todas as vezes digitalmente quando assisto vocÊs. Obrigada pelo esforço de manter o canal, eu jÃĄ tentei ter o meu e sei que dÃĄ uma trabalho enorme. Grande abraço, vocÊs tÊm uma vibe mutio boa ðĪâĪð
Alemanha ÃĐ um paÃs maravilhoso. Tive a oportunidade de andar por mais de 4.000 km de estrada pela Alemanha. Confesso que cheguei ao canal depois desta experiÊncia, e para minha surpresa acabei ficando e acompanhando rssss. ParabÃĐns Casal, admiro a simplicidade de vocÊs tratando cada assunto relacionado a Alemanha e Berlin.
Estou aqui hÃĄ 5 anos, mas me identifiquei muito com as impressÃĩes de vocÊs! Sou muito feliz aqui tambÃĐm, mas uma frustraçÃĢo que eu tenho ÃĐ de nunca tÊ-los encontrado pelas ruas aqui em Berlin. Sucesso pra vocÊs! Que venham mais 10 anos de canal!ð
Gostei muito desse vÃdeo. A nossa paz de espÃrito nessa vida estÃĄ muito atrelada a acharmos uma cidade que nos completa. E como dizia o ChorÃĢo, cada escolha uma renÚncia. Me mudei algumas vezes ao longo da vida, e NiterÃģi foi a cidade que mais me deu alegria e pertencimento, foi onde eu fiz faculdade e "virei adulta". Agora, por conta do trabalho, vim morar no interior do estado do Rio, mas mexendo meus pauzinhos para ser o mais temporÃĄrio possÃvel, mas agora tambÃĐm vou usar a dica da Elisa, que me tocou, de fazer do meu apartamento um lar e nÃĢo ficar pensando que ÃĐ temporÃĄrio, porque a gente merece conforto. Mas ÃĐ isso, eu sei que uma cidade como o Rio de Janeiro ÃĐ o inferno astral de muita gente, mas ÃĐ onde eu gosto de viver as minhas aventuras, uma cidade que nÃĢo oferece muitas coisas, mas oferece o que eu gosto. E em NiterÃģi, a aventura termina nas barcas, e eu volto para um lugar mais calmo. JÃĄ morei por um tempinho no CanadÃĄ e na França, para fazer cursos, e amei a experiÊncia, mas nunca senti vontade de ficar, e fiz amigos nos dois lugares que nÃĢo conseguiram voltar, se sentiram muito atraÃdos. Inclusive um garoto alemÃĢo que era da minha turma no CanadÃĄ e tÃĄ lÃĄ atÃĐ hoje. Por isso xenofobia ou patriotismo nÃĢo fazem sentido para mim, divisas sÃĢo sÃģ linhas imaginÃĄrias, nÃĢo definem nada. E tambÃĐm nÃĢo entendo a pessoa que escolhe ir morar na Alemanha para reclamar de frio e de coisas fechadas no domingo. à a vontade de reclamar mas junto com uma aversÃĢo a novas mudanças. à como eu digo do Rio de Janeiro, definitivamente nÃĢo ÃĐ para qualquer um, mas ao invÃĐs de sÃģ reclamar, procure se mudar. E ÃĐ isso, vamos vivendo juntando a paz de espÃrito com a amargura. Espero que a Alemanha traga ainda mais alegrias atÃĐ 2034!
Essa questÃĢo do pertencimento ÃĐ interessante, eu tenho uma experiÊncia bem diferenteâĶ Moro na Alemanha hÃĄ quase trÊs anos, jÃĄ tinha morado na AustrÃĄlia antes. Na Alemanha eu de fato me sinto IMIGRANTE, nunca senti isso na AustrÃĄlia, e obviamente tambÃĐm nÃĢo sentia isso no Brasil. Morei em SÃĢo Paulo e depois em Sydney, e as pessoas sempre foram muito abertas a diversas culturas, diversas formas de ser. Sinto muito em dizer isso mas ÃĐ como se os alemÃĢes gostassem de frisar o âjeito alemÃĢo de fazer as coisasâ, quem âÃĐ daquiâ e quem ânÃĢo ÃĐ daquiâ. NÃĢo sei se ÃĐ inconsciente ou nÃĢoâĶ talvez a imigraçÃĢo seja o assunto do momentoâĶ Isso me incomoda um pouco. Eu tenho muitos amigos alemÃĢes e eles dizem que eles sÃĢo assim mesmo, que eles sÃĢo abelhudos, reparam em tudo e julgam uns aos outros, por exemplo: no supermercado todo mundo tem que ser rÃĄpido MESMO, ao pedir informaçÃĢo todo mundo tem que ser objetivo MESMO, hÃĄ muitos padrÃĩes para se encaixarâĶ Acho que pessoas que nÃĢo se importam com isso se encaixam melhor, nÃĢo ÃĐ pra mimâĶ
Elissa, obrigado por compartilhar sobre sua questÃĢo com ansiedade de falar em pÚblico, principalmente qndo vc especificou quem seria esse "pÚblico" . E justamente oque aconteceu comigo e oque estou tratando neste momento, fui negligente , achando que esse pÃĒnico "era frescura minha" pq tantas outras pessoas conseguiam falar sem problemas. Agora jÃĄ estou sentido melhoras. Me senti representando hehehe. Eu e meu marido adoramos vcs. Sucesso. Bjs
...... Conhecem o canal do Ivan Rocha? SÃĢo oito anos de Alemanha, se torceu e conseguiu aprender o idioma de modo fluente, teve vÃĄrios empregos, hoje tem uma pequena empresa, se casou com uma alemÃĢ e se adaptou ao paÃs de modo brilhante.
Conheci vocÊs em 2015 em Berlin (se nÃĢo me engano hahaha). Fui para o Treffen e como tÃnhamos amigos em comum, acabamos interagindo num passeio em Berlin. Acompanho o canal hÃĄ alguns anos e fico muito feliz o quanto cresceram por aqui e nas redes. âĪâĪâĪ
Eu acho que estou acompanhando o canal a 8/9 anos, adoro a energia de vocÊs, o conteÚdo sempre muito verdadeiro e sempre adorei acompanhar as mudanças. Lembro que no começo a Elisa era sempre muito tÃmida e hoje ela ÃĐ a mais comunicativa. E que venha mais 10 de Alemanizando ðâĪ
Mudei pra Portugal sozinha com meus trÊs gatos. Trouxe uma mala de 23kg que tinha mais sachÊs, roupa, guia,daraçÃĢo, potes para os gatos do que roupas ð A mala de bordo nÃĢo era bem uma mala, foi uma das bolsas de transporte dos gatos onde coloquei mais sachÊs, lenço umedecido, caixa de areai portÃĄtil, os documentos dos gatos e os meus ðMinha maior preocupaçÃĢo era que eles passassem um mÃnimo de perrengue possÃvel. Quando saà de SC pro RJ com eles atÃĐ areia levei na mala de mÃĢo ð Como eu chorei com medo dessas crianças morrerem no vÃīo. Agora estou mais adaptada, mas no começo sÃģ nÃĢo voltei pro Brasil por causa deles. NÃĢo queria colocar eles em aviÃĢo de novo. Rs
Sobre arrumar seu cafofo (acho que esta dica se aplica a qqr paÃs), mesmo que seja alugado temporariamente, concordo 100%!!! Pois ÃĐ assim que faço aqui no Brasil e isto mudou minha vida no curto prazo... Seis meses parece voar, mas no dia a dia ÃĐ nossa saÚde mental que estÃĄ em jogo e nÃĢo vale a pena trabalhar tanto sem ter nem um cantinho decente, com cara de lar, para encostar a carcaça no final do dia. Quem fizer ou fez esta escolha de caprichar no local onde mora personalizando e arrumando tudo do seu jeitinho, conta aqui se nÃĢo faz toooooda diferença!!!!
Eu identifico muito mais maturidade e respeito nos dois para falar sobre minorias. NÃĢo que fossem desrespeitosos antes, mas um havia um certo desinteresse. Agora sÃĢo ativos, buscam pessoas com lugar de fala pra comentar sobre certos assuntos. E assumem seus papÃĐis como agentes de mudança para um mundo melhor.âĪ
"Eu sempre fui estranho no Brasil e aqui, que ÃĐ uma cidade estranha, eu me sinto em casa!" hahaha me identifiquei! hahaha a qtd de x que falaram que eu era esquisito no br hahahah e aqui em Berlin realmente eu me sinto em casa!
@@juliafeguita3420 acho q a dificuldade do alemÃĢo mereceria uma categoria sÃģ pra isso tipo - a prova foi dificil? nossa foi alemÃĢo essa prova (ninguem passou e a maior nota foi 0.5)
Moro na AustrÃĄlia a 38 anos. CidadÃĢo a 33 anos. Nunca me senti "totalmente" Australiano. Quero daqui a 3 anos me aposentar e voltar para a minha Minas querida ( se o Brasil ainda estiver lÃĄ. Pelo jeito como as coisas estÃĢo indo... nÃĢo sei... ).
Oi Elissa e Rodrigo, obrigado por responder. Realmente eu e minha esposa nos revimos muito na vossa maneira de pensar e viver aqui. NÃģs tambÃĐm nÃĢo pensamos em ir embora ð jÃĄ nos encontramos em MÞnchen bem rapidÃĢo, infelizmente nem pedimos pra tirar foto
Gosto de vossos vÃdeos e da fala sensata sem Muito deslumbre. SimâĶ Berlin ÃĐ uma cidade de gente esquisita como eu e vc. ð Vcs estÃĢo filmando nÃĢo longe de minha casa em Kreuzberg. Tudo de bom.
Eu me amarro em vocÊs. O Rodrigo ÃĐ a parte histÃģrica e a Elisa, com um tom debochado que eu adoro. ParabÃĐns pra vocÊs! Espero que esse canal cresça da forma que me deixa feliz em ver os seus vÃdeos. Eu, os cinco gatos, mais um gato agregado.ð
Bom dia, Poderiam fazer um video sobre religiÃĢo na Alemanha. Meu interesse sao igrejas evangÃĐlicas, mas poderia ser um video bastante ecumÊnico. Seria mto interessante, pq mtas pessoas consideram em manter sua fÃĐ nos locais para onde imigram. Obrigado.
NÃĢo sei como cheguei ao canal de vocÊs, mas gostei. Morei 4 anos na ItÃĄlia, e moro hÃĄ 2 anos na Irlanda. Amo frio. Comecei a estudar alemÃĢo em 2007 no Brasil (atÃĐ 2009), mas sem praticar acabei esquecendo tudo. Recomecei meus estudos de alemÃĢo. Tenho cidadania italiana, e morei por 3 meses, em 2019, em Bad Salzuflen. Amo a precisÃĢo alemÃĢ e a falta de burocracia. Meu avÃī era alemÃĢo, e eu pretendo me mudar pra Alemanha atÃĐ o fim de 2025. Primeiramente preciso melhorar o idioma. Queria mais dicas de vocÊs: ÃĐ fÃĄcil achar apartamento, emprego, etc? Existe um curso de alemÃĢo oferecido pelo governo? Obrigada!
Eu morei 10 anos em Hamburgo e outros 11 em Munique vc estÃĢo onde morando qual cidade??? um.forte abraço deste amigo portuguÊs.. boa sorte pra vcs aà fikem com Deus
Elissa, ser uma pessoa pÚblica (que chique) tem dessas coisas, e assim como os vÃdeos que vocÊs tiraram do ar - especialmente o vÃdeo do pfand - com o tempo, a gente estÃĄ suscetÃvel a mudar de opiniÃĢo, que bom, mas... A nÃĢo ser que vc REALMENTE veja um benefÃcio nisso e queira mudar sua comunicaçÃĢo - por VC, nÃĢo por livre e espancada pressÃĢo -, por favor, nÃĢo mude, vc ÃĐ uma comunicadora excelente, objetiva, super sincera, divertida e expontÃĒnea, em resumo: vc ÃĐ muito boa no que faz E PELAMOR DE DEUS ISSO à PARTE ESSENCIAL DO MOLHO DO TROÃO!!!! Sim, foi muito fofo e claramente tem muito carinho da sua parte em a/ reconhecer esse feedback publicamente, b/ tentar se adaptar a essa perspectiva, mas eu nÃĢo vejo qualquer problema com a velocidade que vocÊ fala, aliÃĄs pra ser honesto, eu sÃģ prestei atençÃĢo nisso agora que vc falou, revi alguns vÃdeos e ainda sim nÃĢo consegui ver qualquer problema. VocÊ sendo vocÊ, todos esses anos, trouxe um zilhÃĢo de dicas, diversÃĢo, entretenimento de super qualidade para seguidores - e nÃĢo seguidores. Por tudo isso, acho que a gente sÃģ pode ÃĐ agradecer, sÃĐrio, obrigado por dedicar tempo de vida pra ajudar tanta gente, continue maravilhosa... continue sendo vc mesma. Obs.: Rodrigo, vcs sÃĢo muito talentosos e queridos JUNTOS, os agradecimentos e reconhecimento claramente se extendem aos dois, sÃģ que hoje achei importante a mensagem ser no singular, vc sabe o mulherÃĢo da porr4 que tem aÃ, ÃĐ nÃģix meu querido. Abraços, fiquem bem.
amei...essa coisa de falar em publico tb acontece comigo. Vcs poderiam fazer videos do estilo de vida de vcs, de como gastar menos, pois sou daquelas que gasta o que nao tem...ð
o que eu adoro dos âAlemanizando Respondeâ ÃĐ que sempre respondo junto as perguntas feitas pra vocÊ! ð E esse foi o melhor atÃĐ agora. ParabÃĐns pra vocÊs, queridÃĩes! âĪ
NÃĢo sei ao certo desde quando acompanho o canal de vocÊs. Acho que de um perÃodo entre 2014 e 2016. E vendo esse vÃdeo hoje sobre 10 anos, fiquei um pouco triste, porque a Alemanha "habita" meu imaginÃĄrio desde 2008 e atÃĐ hoje nunca fui aà nem a passeio. Quando a gente ouve que DEZ ANOS se passaram, causa um certo impacto. ð
Oi bom dia. Estivemos aà em Berlin, a poucos dias atrÃĄs. Nos chamou a atençÃĢo esse encanamento suspenso, da cor rosa, atrÃĄs de vocÊs. à algum sistema de ÃĄgua ou coisa assim?
@alemanizando vcs convivem com alemÃĢes? Porque trabalhar e conviver com alemÃĢes de diferentes classes sociais e diferentes lugares da Alemanha ÃĐ bem complicado! E a Xenofobia tÃĪglich ÃĐ bem dolorido e dÃģi na alma e tudo ÃĐ culpa do AuslÃĪnder! Fazer exceçÃĢo para alguns alemÃĢes que sÃĢo extremamentes fofos!
Estou na dÚvida se espero a cidadania Italiana para fazer o curso de AlemÃĢo que eu sei que o governo ajuda quando ÃĐ cidadÃĢo europeu, ou se eu jÃĄ vou fazendo o curso sem a cidadania. A ideia seria ir trabalhar 40 horas por semana por 6 meses e depois voltar para a Alemanha para fazer o curso de AlemÃĢo. Acham que vale a pena? Eu tenho 22 anos e vou fazer 23 esse ano, voltaria para fazer o curso de AlemÃĢo com a cidadania com 24 anos. obrigado, adoro vcss ððð
Ã, realmente ÃĐ o que me incomoda no Brasil: qualquer lazer tu desembolsa um rim e 80% ÃĐ pura ostentaçÃĢo. Saudades de simplesmente andar pelas ruas da Europa, ver a arquitetura antiga bem preservada, e a nova conversando bem com elasâĶ as ruas limpas, caminhar sem ser assediada ou correr o risco de ser assaltada. NÃĢo ÃĐ nem roubada, ÃĐ assaltada, com violÊncia. Ir de um paÃs a outro pagando poucoâĶ aqui nÃĢo dÃĄ nem de um estado a outro.
Elissa, vc acha que isso de se sentir mais estressada no Brasil tem a ver com a questÃĢo geral da segurança e pq aà o estilo de vida ÃĐ mais tranquilo? Ou tem outros aspectos?
Oi Casal! Sou muito interessado na onda de carros, Ãīnibus, barcos, o que puder, verde, engine sem soltar fumaça. Ultimamente as vendas de elÃĐtricos caiu, por algumas razÃĩes, a maioria econÃīmicas. Que vocÊs sentem, o que vocÊs observam nas ruas? Obrigado e gosto muito do lado narrativo de vocÊs, muito bom. AbraçosâĶ
Transporte elÃĐtrico ÃĐ super bacana, mas, ainda nÃĢo ÃĐ viÃĄvel 100% pra todo mundo, o maior problema sÃĢo as baterias, afinal, o carro elÃĐtrico ÃĐ 50% sobre isso .. as fontes energÃĐticas tambÃĐm tem papel nisso, um Tesla carregando no gerador diesel nÃĢo resolve ððð .. no inverno a capacidade TB diminui, o que gera outro problema..
@@SrExclusivity certo, mas com todas as dificuldades mencionadas, ainda sÃĢo bem menos danosas do que o veÃculo de combustÃĢo interna. E sobre carregar um Tesla ou qualquer outro com um gerador à diesel, acho no mÃnimo uma falta de imaginaçÃĢo. Um pequeno painel solar, que deve ser mais barato que um gerador, resolveria. Poderiam dizer que a Alemanha no inverno os dias ensolarados sÃĢo rarosâĶa uns bons anos atrÃĄs li que o nÚmero de casas na Alemanha com painÃĐis geram um energia imensa. Eu tenho painÃĐis solares em FlorianÃģpolis. Nos dias chuvosos gera energia, menos, ÃĐ claro, que nos dias ensolarados, mas tendo luz, tÃĄ gerando.
@@luizrsimoes nÃĢo necessariamente.. veja .. a produçÃĢo das baterias de lÃtio ÃĐ extremamente danosa ao meio ambiente .. diferente do ÃĄlcool que atÃĐ fotossÃntese faz na cana, por exemplo, sim claro tambÃĐm consome recursos e energia, mas arrisco dizer que hj, por exemplo, ÃĐ mais viÃĄvel e estÃĄ de igual para igual os carros a ÃĄlcool, se bem eficientes, aos elÃĐtricos no nosso contexto em ter.os ambientais .. e melhor por exemplo, no caso de puramente elÃĐtrico, talvez uma melhor opçÃĢo seria as cÃĐlulas de hidrogÊnio ao invÃĐs de baterias, mas lembre que tambÃĐm ÃĐ necessÃĄrio energia para produzir o hidrogÊnio anteriormente.. sim painÃĐis solares, junto ÃĄs eÃģlicas podem ajudar, mas sÃĢo necessÃĄrios muitos pontos destes .. e definitivamente para carregar um Tesla, apenas um painel solar, nÃĢo ÃĐ suficiente nem de longe, a menos que vc tenha vÃĄrios dias para carga .. se nÃĢo estou enganado, os fast chargers aqui sÃĢo de 145kW .. isso ÃĐ energia pra caramba.. tipo uns 30 Chuveiros de 5000W ligados ao mesmo tempo no mÃĄximo do inverno ð.. ÃĐ muita coisa .. tenho amigos daqui que saÃram do tesla e retornaram ao diesel por esse entre outros pontos .. acho muito bacana carro elÃĐtrico, sÃģ acho que nÃĢo estamos totalmente lÃĄ ainda na questÃĢo de fornecimento e armazenamento de energia..
Eu moro no Brasil, mas viajo a Alemanha com frequÊncia, principalmente Berlim, hÃĄ dÃĐcadas. TambÃĐm tenho achado Berlim uma cidade cada vez mais igual as demais grandes cidades do mundo, com prÃĐdios envidraçados e shoppings etc etc. A percepçÃĢo sobre o clima tambÃĐm estÃĄ perfeita, esta claramente mais quente. Mas erram quando dizem que nÃĢo havia informaçÃĩes sobre a Alemanha em 2014. Oi?? 2014 jÃĄ tinha tudo o que tem hoje, grupo de WhatsApp etc. do resto, vÃdeo bom.
O mesmo nÃvel de informaçÃĢo nÃĢo tinha mesmo. Eu vim pra Alemanha morar em 2014 e fui embora em 2016 e quem me dera ter tido acesso à s informaçÃĩes que hoje em dia estÃĢo super fÃĄceis de encontrar, atravÃĐs de canais no TH-cam, perfis nas redes sociais, muitos Influencers da Alemanha. Minha experiÊncia teria sido outra.
@@maryymendes bom, influencers, youtubers e perfis em redes sociais vamos ser sinceros que sÃĢo as fontes menos confiÃĄveis possÃveis, entao aà voce nao perdeu muito Canais oficiais do governo sempre teve, ao menos em inglÊs. O que tem hoje ÃĐ a circulaçÃĢo da informaçÃĢo, de fato esta mais fÃĄcil.
VocÊs falaram que nÃĢo levariam tanta coisa do Brasil pra Alemanha. No JapÃĢo ÃĐ o contrÃĄrio: quanto mais coisas as pessoas puderem levar, melhor. Eu fiquei impressionada com a escassez de tudo no JapÃĢo. Coisas simples que existem pelo mundo, aqui nÃĢo tem. Moro hÃĄ um ano e meio no JapÃĢo e tÃī meio que em desespero pra ir ao Brasil ou Estados Unidos pra comprar coisas. Eu sÃģ nÃĢo pedi pra enviarem um colchÃĢo do Brasil pra cÃĄ, porque nenhum conhecido meu faria o favor. AtÃĐ isso aqui ÃĐ complicado de conseguir kkkk.
Aprenda alemÃĢo em 12 meses com MEGA DESCONTO no Programa Deustch Pro: alemanizando.com.br/deutschpro.html
A minha filha, casada com um brasileiro filho de alemÃĢo, jÃĄ moram na Alemanha, em Hamburgo, hÃĄ 10 anos. Tenho uma neta de 7 anos. JÃĄ os visitei por 6 vezes, sendo 80 dias a mÃĐdia de cada viagem. Realmente, a Alemanha mudou muito desde a minha primeira visita em 2014. Em Hamburgo, na Última visita em agosto de 2023, vi bairros com mais pessoas com traços ÃĄrabes (muitas mulheres de vÃĐu). A Alemanha, para mim, ÃĐ sinÃīnimo de ciclismo e muito verde. JÃĄ pedalei nas terras germÃĒnicas de norte a sul e de leste a oeste. Na Última viagem pedalei na Rota do Rio Mosele, entre Trier e Koblenz. Muitas pequenas cidades que lembram contos de fadas.
Ou seja, imigrantes sÃĢo sÃģ os outros... Brasileiros na Alemanha sÃĢo IMIGRANTES tambÃĐm, oras!
@@montech5647, sim, brasileiros sÃĢo tambÃĐm imigrantes, porÃĐm eles se integram bem a cultura germÃĒnica; o que nÃĢo acontece com muitos outros.
Me identifiquei muito com a resposta da Elissa sobre pertencimento. Frequentemente me perguntam "e ai, ta adaptada a FinlÃĒndia?" e eu nunca sei responder pq sinto que nunca me senti "adaptada" ao Brasil. Eu era vista como esquisita e viver num lugar onde ninguÃĐm vai ficar me questionando pelas roupas que visto ou pelo que acredito ÃĐ bom demais. âĪ Inclusive, arrisco dizer que a misoginia no Brasil me incomodava muito mais do que a xenofobia aqui na FinlÃĒndia. EntÃĢo, se alguÃĐm nÃĢo gosta de mim aqui, paciÊncia, eu nÃĢo me importo.ð
Pois ÃĐ, estamos juntas ðĨ°
Misoginia? No Brasil?
Mesma experiÊncia, moro na Holanda e nunca me senti pertencendo nem ao Brasil nem à Holanda.
@@sickandtired1994muito. Pq?
Que bacana que vc estÃĄ feliz aà de vdd, mas desculpa, sentido nÃĢo faz, mas tÃĄ tudo bem ððð
Conheci o canal em 2017, bem na ÃĐpoca que resolvi que queria conhecer a Alemanha. E conheci, viajei. Hoje em dia o canal continua no meu cotidiano de entretenimento, muito pela simpatia diferenciada do casal. ParabÃĐns pelos 10 anos!
a resposta da Última pergunta foi extremamente realista! eu passei 1 ano na Alemanha, mas a real ÃĐ que eu nÃĢo queria a Alemanha, queria sair do Brasil, e chegando aà foi bem legal nos primeiros meses por ser algo novo mas depois eu identifiquei vÃĄrios problemas e pequenas coisas que me incomodavam e nÃĢo condiziam com a rotina que eu gostaria de ter. decidi que nÃĢo era pra mim, voltei pro Brasil e hoje sou bem feliz aqui. ÃĐ bem real isso, tem que pesquisar muito e querer ir para a ALEMANHA especificamente, senÃĢo ÃĐ frustraçÃĢo na certa.
Provavelmente sou um dos primeiros inscritos: 6 de junho de 2014. Morei em Berlim de julho a fim de novembro daquele ano e o canal de vocÊs me ajudou muito.
Somos de faixa etÃĄria parecida: tenho 31, eu tambÃĐm sÃģ tinha alemÃĢo bÃĄsico (B1) e nunca tinha ido a Berlim, entÃĢo sÃģ queria agradecer a vocÊs.
Tive dos melhores momentos da minha vida lÃĄ em julho e agosto, mas dos piores em novembro.
Eu nÃĢo estava preparado para o frio e principalmente escurecer muito cedo e a vida social ser muito âvaziaâ. No verÃĢo a cidade ÃĐ tÃĢo cheia que as vezes irrita, mas no inverno tÃĢo vazia que deprime haha
Voltei um mÊs e meio antes pq estava bem depressivo, com ansiedade etc e nunca tinha passado por isso. PorÃĐm, um mÊs depois eu jÃĄ pensei em voltar pra Europa pq a qualidade de vida ÃĐ bem melhor. Terminei a graduaçÃĢo e ainda trabalhei alguns anos e sÃģ voltei 5 anos depois em 2019.
Estou desde entÃĢo em Portugal, onde o clima, comida e idioma ajudam, acho adaptaçÃĢo super fÃĄcil pra brasileiros, mas os salÃĄrios sÃĢo bem ruins (nÃĢo existe lugar sÃģ com pontos positivos ðĒ).
Enfim, quis compartilhar sÃģ para agradecer vocÊs e desejar muito sucesso.
@@TheChamps2001 Verdade, mas B1 ainda tÃĄ longe pra ter conversas com alemÃĢes, trabalhar no idioma etc. Ajuda para fazer compras, pedir coisas bÃĄsicas, mas nÃĢo passa muito disso
@@TheChamps2001 pra quem começa do zero ÃĐ muito difÃcil, especialmente nÃĢo sendo criança onde a facilidade ÃĐ muito maior. Mas ÃĐ o Único jeito nÃĐ haha, estudar bastante a gramÃĄtica e ouvir mÚsicas, ver sÃĐries/filmes no idioma pra ver na prÃĄtica como falam, entender gÃrias mais comuns, vÃcios de linguagem, contraçÃĩes etc
Hoje tenho B2 e acho que nÃĢo posso trabalhar em alemÃĢo, ler um livro, revista, etcâĶ eu entenderia 40-60%. Se eu for falar com alguÃĐm eu consigo, pq a pessoa nÃĢo vai ligar pros meus erros bobos e vai adaptar a linguagem dela ao falar comigo.
AlemÃĢo tem muitos verbos para palavras especÃficas. Machen, pode ser abmachen, zumachen, etc e isso com vÃĄrios outros verbos. E eu ainda sofro muito com declinaçÃĩes, tenho muita dificuldade com dativ, akk e alguÃĐm com diploma B2 jÃĄ deveria dominar isso.
Enfim, eu chuto que com muita dedicaçÃĢo e se expondo muito ao idioma vc consegue chegar atÃĐ o B2 em 2 anos saindo do A1. Mas pra ficar fluente sÃģ morando mesmo ou sei lÃĄ, nÃĢo imagino outra maneira de ter o nÃvel de imersÃĢo necessÃĄrio sem estar no paÃs e exposto ao idioma a todo momento
@@TheChamps2001 se vc quer o idioma apenas pra se comunicar e se virar no dia a dia, o B2 ÃĐ suficiente. AgoraâĶ se quer trabalhar em alemÃĢo e ler livros, acompanhar filmes/sÃĐries sem legenda etc, aà sÃģ com fluÊncia mesmo
e eu to aqui fazem 10 anos tambÃĐm acompanhando. que loucura. sucesso hj e sempre gurizada
Verdade e concordo plenamente Rodrigo e Elissa, eu pertenço aonde eu quero estar onde eu me sinto bem e pertencente o resto ÃĐ resto e quem nÃĢo aceita ÃĐ problema de si prÃģprio cabe procurar ajuda. Acompanho vocÊs dÊs do inÃcio ÃĐ bom estar sempre com vocÊs!... NÃĢo nos deixem !
Essa parte do pertencimento pega bastante, nÃĐ? O que ÃĐ pertencer a algum lugar? à uma coisa que sempre acaba nos pegando tambÃĐm e acredito que a resposta mais simples ÃĐ: a gente pertence à quele lugar em que nos sentimos bem. Se estivermos felizes, fazendo coisas que gostamos, vocÊ encontra sentido no pertencimento.
O mundo ÃĐ grande demais para acharmos que pertencemos aum lugar sÃģ!
Estou aqui no canal desde antes de ir pra Alemanha pela primeira vez em Dezembro de 2018. Desde entÃĢo jÃĄ voltei e constantemente me vejo aqui, continuando a aprender e me atualizar sobre o paÃs (e outros tambÃĐm) com vocÊs. Sou muito muito grato a tudo com que vocÊs me ajudaram (mesmo sem saberem) nesse tempo todo.
Acompanho vocÊs pela curiosidade em saber como ÃĐ a vida na Alemanha, um paÃs que admiro muito. Mas as dicas de vocÊs servem muito para quem quer emigrar ou turistar, para qualquer lugar do mundo, incluindo dentro do Brasil. Gostar do lugar, respeitar as regras e costumes locais, se interessar pela cultura enfim...tudo isso ajuda a experiÊncia ser mais agradÃĄvel e construtiva.
ParabÃĐns pelo canal e pela jornada de 10 anos!
Eu e meu marido tambÃĐm chegamos aqui em Abril de 2014, mais precisamente no dia 9 kkkkkk. 10 anos de muitas conquistas, aprendizados e amadurecimento. Moramos em Koblenz âĪ
Sou fascinado pela Alemanha e tudo o que ÃĐ relacionado a este paÃs, por isso vou acompanhar o canal de vocÊs, parabÃĐns pelo trabalho e sucesso aà na Alemanha.
Eu e meu noivo vamos nos mudar para Alemanha esse ano em 2024 ðð Estamos bem animados com a ideia, ele tem cidadania alemÃĢ e jÃĄ morou por quase 4 anos em Munique, alÃĐm de jÃĄ termos amigos tanto na Alemanha quanto em outros paÃses da Europa como ItÃĄlia e Holanda, entÃĢo sim, acho que vai ser uma Ãģtima experiÊncia, estamos muito felizes ðâĪâĪâĪ
Esse vÃdeo me trouxe muita nolstalgia do canal e da minha prÃģpria vida haha. à muito legal ver como vocÊs persistiram com o canal e como o conteÚdo tÃĄ cada vez melhor, lembro que um dos primeiros vÃdeos que assisti foi o primeiro tour de apartamento que vocÊs fizeram. Nunca comento nos vÃdeos mas estou sempre acompanhando.
Eu acompanho vocÊs desde 2016 quando nÃģs fomos a turismo para a Alemanha e fiquei procurando vÃdeos de brasileiros que falassem como era Berlim e Munique. VocÊs e O AlemÃĢo (que nÃĢo ÃĐ brasileiro, mas ÃĐ quase) sÃĢo os Únicos que consegui acompanhar atÃĐ hoje e fico muito feliz que estejam comemorando 10 anos por ParabÃĐns!
Obrigada por estar com a gente âĪïļ
Simpatizo muito com vcs.
VÊ esse Canal ÃĐ uma terapia para mim.
Gosto muito dos videos que falam sobre arte, cultura, arquitetura, lugares diferentes.
ParabÃĐns pela jornada, pela resiliÊncia e pela dedicaçÃĢo com o canal que me ajudou a passar por varios dias dificeis nesses Últimos anos âĪ
Nao lembro quando comecamos a acompanhar vocÊs, mas alÃĐm de conhecer lugares pelo olhar de vocÊs, as dicas foram muito Úteis quando resolvemos vir para a Alemanha. A das malas mesmo...
Abraços ao casal e continuem nos agraciando com os excelentes conteÚdos.
Obrigado
ParabÃĐns pelos 10 anos! Conheci vocÊs em 2018 quando surgiu uma oportunidade de ir à Alemanha, foi super Útil, e sigo acompanhando pelo conhecimento e pelo carisma de vocÊs.
Moro na Alemanha hÃĄ 5 anos e sÃģ ontem fui conhecer Berlin. Tinha uma noçÃĢo sobre Berlin pelo canal de vocÊs, mas estando lÃĄ, entendi perfeitamente porque vocÊs gostam dessa cidade. Que lugar, f&$%! Amei e nÃĢo foi pouco. Infelizmente, passei apenas um dia. Felizmente, eu moro hÃĄ 2 horas de Berlin, dÃĄ pra voltar mais vezes - e eu vou voltar com certeza! ParabÃĐns pelos 10 anos de Alemanha e muito obrigada por terem sido meu "norte" quando me mudei pra cÃĄ em 2019. Abraços pra vocÊs!
Eu achei estranho esse comentÃĄrio, mas aà lembrei que moro no Brasil e nunca conheci BrasÃlia, entÃĢo faz sentido vocÊ ter passado 5 anos sem conhecer Berlim kkkk
To viciado nesse canalâĪ
ðĨ°ðĨ°
Fiz o MPP na Willy Brandt School of Public Policy em Erfurt em 2007-2009. 15 anos depois de ficar sem pisar na Alemanha, fui pra Erfurt pra um encontro de ex-alunos. Me surpreendi como a cidade quase nÃĢo mudou. Apenas os preços mudaram. Bola de sorvete passou de 0,70 pra 1,70.
Oi Elissa e Rodrigo, parabÃĐns para os dez anos de Alemanha! Eu , alemÃĢo nato, porÃĐm mudei para o Brasil com seis anos , mas estudei tres anos em Aachen em 73 à 76. Desde 86 nunca havia retornado para lÃĄ. Estive uma semana ai e fiquei chocado com a mudança que ocorreu nos 35 anos que fiquei ausente. Em Wiesbaden e Eltvile, cidades que considerava minha origem me deixou completamente boqueaberto! Ainda se fala alemÃĢo, mas o resto mudou. NÃĢo encontrei em Eltvile uma "Kneipe" como antigamente onde meu avÃī tinha seu "Stammtisch". Onde fui agora, o dono do local , falava alemÃĢo mas era de algum pais da Asia Menor. Perguntei se conhecia os parentes( Eltville ten sÃģ uns dez mil habitantes) ele disse que sÃģ morava la hà dez anos.... , serviu um vinho branco tipo 'Liebfrauenmilch' que ÃĐ produto industrial, sendo que Eltville ÃĐ tradicionalmente produtor de vinho branco desde os romanos, hà dois mil anos. Nos anos setenta tomÃĄva-se um vinho de alguma vinicula local. NÃĢo gostei nada desta mudança! Gostei muito de Hamburgo e Aachen que estÃĢo muito arrumadas e limpas e se tivesse que mudar iria para lÃĄ.
Obrigada pelos conselhos
Adorei o vÃdeo! ParabÃĐns pelo canal! âĪ Tb sou imigrante, no meu caso moro no CanadÃĄ, e ÃĐ incrÃvel como os questionamentos sÃĢo os mesmos. ð ðĨ°
Gente! Acompanho esse canal a anos e graças a vcs decidimos conhecer Berlim pela primeira vez (voltamos ontem e por coincidÊncia ficamos nesse prÃĐdio laranja do lado direito do inÃcio do vÃdeo hahahaha perto da EstaçÃĢo)
Conheci Berlim recentemente. A cidade ÃĐ simplesmente fantÃĄstica. Cosmopolita e underground, como me agrada. Os museus sÃĢo fantÃĄsticos. Sinto que voltarei muitas vezes ainda.
ParabÃĐns pelo conteÚdo sÃģbrio R autÊntico.
Minha vida anda um caos e mal tenho dito tempo de acompanhar os vÃdeos, isso ÃĐ um s@co, mas enfim. Foi tÃĢo bom assistir hoje, eu sinto falta dessa pegada de antes, de antes dos anos 2015. Sinto que as coisas hoje sufocam, e tÃī na luta pra uma vida mais simples e mais tranquila. Eu me senti um pouco em 2014 assistindo... eu comecei a faculdade nesse ano, foi bem marcante pra mim pq foi quando eu consegui bolsa 100% pra fazer arquitetura e urbanismo, a paixÃĢo da minha vida. Eu tenho vontade de ir pra Alemanha desde 2006, 2007 que eu me lembre. JÃĄ nem sei mais o porquÊ... ainda nÃĢo fui (pessoalmente, presencialmente), mas vou todas as vezes digitalmente quando assisto vocÊs. Obrigada pelo esforço de manter o canal, eu jÃĄ tentei ter o meu e sei que dÃĄ uma trabalho enorme. Grande abraço, vocÊs tÊm uma vibe mutio boa ðĪâĪð
Rodrigo conta sobre sua trajetÃģria profissional ai! Por favor
Muuuiiito bom! Grata ð
Alemanha ÃĐ um paÃs maravilhoso. Tive a oportunidade de andar por mais de 4.000 km de estrada pela Alemanha. Confesso que cheguei ao canal depois desta experiÊncia, e para minha surpresa acabei ficando e acompanhando rssss. ParabÃĐns Casal, admiro a simplicidade de vocÊs tratando cada assunto relacionado a Alemanha e Berlin.
ParabÃĐns pelos 10 anos de vida em Berlim e pelo conteÚdo que vocÊs produzem!
Estou aqui hÃĄ 5 anos, mas me identifiquei muito com as impressÃĩes de vocÊs! Sou muito feliz aqui tambÃĐm, mas uma frustraçÃĢo que eu tenho ÃĐ de nunca tÊ-los encontrado pelas ruas aqui em Berlin. Sucesso pra vocÊs! Que venham mais 10 anos de canal!ð
Gostei muito desse vÃdeo. A nossa paz de espÃrito nessa vida estÃĄ muito atrelada a acharmos uma cidade que nos completa. E como dizia o ChorÃĢo, cada escolha uma renÚncia. Me mudei algumas vezes ao longo da vida, e NiterÃģi foi a cidade que mais me deu alegria e pertencimento, foi onde eu fiz faculdade e "virei adulta". Agora, por conta do trabalho, vim morar no interior do estado do Rio, mas mexendo meus pauzinhos para ser o mais temporÃĄrio possÃvel, mas agora tambÃĐm vou usar a dica da Elisa, que me tocou, de fazer do meu apartamento um lar e nÃĢo ficar pensando que ÃĐ temporÃĄrio, porque a gente merece conforto. Mas ÃĐ isso, eu sei que uma cidade como o Rio de Janeiro ÃĐ o inferno astral de muita gente, mas ÃĐ onde eu gosto de viver as minhas aventuras, uma cidade que nÃĢo oferece muitas coisas, mas oferece o que eu gosto. E em NiterÃģi, a aventura termina nas barcas, e eu volto para um lugar mais calmo. JÃĄ morei por um tempinho no CanadÃĄ e na França, para fazer cursos, e amei a experiÊncia, mas nunca senti vontade de ficar, e fiz amigos nos dois lugares que nÃĢo conseguiram voltar, se sentiram muito atraÃdos. Inclusive um garoto alemÃĢo que era da minha turma no CanadÃĄ e tÃĄ lÃĄ atÃĐ hoje. Por isso xenofobia ou patriotismo nÃĢo fazem sentido para mim, divisas sÃĢo sÃģ linhas imaginÃĄrias, nÃĢo definem nada. E tambÃĐm nÃĢo entendo a pessoa que escolhe ir morar na Alemanha para reclamar de frio e de coisas fechadas no domingo. à a vontade de reclamar mas junto com uma aversÃĢo a novas mudanças. à como eu digo do Rio de Janeiro, definitivamente nÃĢo ÃĐ para qualquer um, mas ao invÃĐs de sÃģ reclamar, procure se mudar. E ÃĐ isso, vamos vivendo juntando a paz de espÃrito com a amargura. Espero que a Alemanha traga ainda mais alegrias atÃĐ 2034!
Essa questÃĢo do pertencimento ÃĐ interessante, eu tenho uma experiÊncia bem diferenteâĶ Moro na Alemanha hÃĄ quase trÊs anos, jÃĄ tinha morado na AustrÃĄlia antes. Na Alemanha eu de fato me sinto IMIGRANTE, nunca senti isso na AustrÃĄlia, e obviamente tambÃĐm nÃĢo sentia isso no Brasil. Morei em SÃĢo Paulo e depois em Sydney, e as pessoas sempre foram muito abertas a diversas culturas, diversas formas de ser. Sinto muito em dizer isso mas ÃĐ como se os alemÃĢes gostassem de frisar o âjeito alemÃĢo de fazer as coisasâ, quem âÃĐ daquiâ e quem ânÃĢo ÃĐ daquiâ. NÃĢo sei se ÃĐ inconsciente ou nÃĢoâĶ talvez a imigraçÃĢo seja o assunto do momentoâĶ Isso me incomoda um pouco. Eu tenho muitos amigos alemÃĢes e eles dizem que eles sÃĢo assim mesmo, que eles sÃĢo abelhudos, reparam em tudo e julgam uns aos outros, por exemplo: no supermercado todo mundo tem que ser rÃĄpido MESMO, ao pedir informaçÃĢo todo mundo tem que ser objetivo MESMO, hÃĄ muitos padrÃĩes para se encaixarâĶ Acho que pessoas que nÃĢo se importam com isso se encaixam melhor, nÃĢo ÃĐ pra mimâĶ
ParabÃĐns pelos 10 anos, e obrigado por responder minha pergunta
Elissa, obrigado por compartilhar sobre sua questÃĢo com ansiedade de falar em pÚblico, principalmente qndo vc especificou quem seria esse "pÚblico" . E justamente oque aconteceu comigo e oque estou tratando neste momento, fui negligente , achando que esse pÃĒnico "era frescura minha" pq tantas outras pessoas conseguiam falar sem problemas. Agora jÃĄ estou sentido melhoras. Me senti representando hehehe.
Eu e meu marido adoramos vcs. Sucesso. Bjs
...... Conhecem o canal do Ivan Rocha? SÃĢo oito anos de Alemanha, se torceu e conseguiu aprender o idioma de modo fluente, teve vÃĄrios empregos, hoje tem uma pequena empresa, se casou com uma alemÃĢ e se adaptou ao paÃs de modo brilhante.
Conheci vocÊs em 2015 em Berlin (se nÃĢo me engano hahaha). Fui para o Treffen e como tÃnhamos amigos em comum, acabamos interagindo num passeio em Berlin. Acompanho o canal hÃĄ alguns anos e fico muito feliz o quanto cresceram por aqui e nas redes. âĪâĪâĪ
Eu acho que estou acompanhando o canal a 8/9 anos, adoro a energia de vocÊs, o conteÚdo sempre muito verdadeiro e sempre adorei acompanhar as mudanças. Lembro que no começo a Elisa era sempre muito tÃmida e hoje ela ÃĐ a mais comunicativa. E que venha mais 10 de Alemanizando ðâĪ
Mudei pra Portugal sozinha com meus trÊs gatos. Trouxe uma mala de 23kg que tinha mais sachÊs, roupa, guia,daraçÃĢo, potes para os gatos do que roupas ð A mala de bordo nÃĢo era bem uma mala, foi uma das bolsas de transporte dos gatos onde coloquei mais sachÊs, lenço umedecido, caixa de areai portÃĄtil, os documentos dos gatos e os meus ðMinha maior preocupaçÃĢo era que eles passassem um mÃnimo de perrengue possÃvel. Quando saà de SC pro RJ com eles atÃĐ areia levei na mala de mÃĢo ð Como eu chorei com medo dessas crianças morrerem no vÃīo. Agora estou mais adaptada, mas no começo sÃģ nÃĢo voltei pro Brasil por causa deles. NÃĢo queria colocar eles em aviÃĢo de novo. Rs
Sobre arrumar seu cafofo (acho que esta dica se aplica a qqr paÃs), mesmo que seja alugado temporariamente, concordo 100%!!! Pois ÃĐ assim que faço aqui no Brasil e isto mudou minha vida no curto prazo... Seis meses parece voar, mas no dia a dia ÃĐ nossa saÚde mental que estÃĄ em jogo e nÃĢo vale a pena trabalhar tanto sem ter nem um cantinho decente, com cara de lar, para encostar a carcaça no final do dia. Quem fizer ou fez esta escolha de caprichar no local onde mora personalizando e arrumando tudo do seu jeitinho, conta aqui se nÃĢo faz toooooda diferença!!!!
Eu identifico muito mais maturidade e respeito nos dois para falar sobre minorias. NÃĢo que fossem desrespeitosos antes, mas um havia um certo desinteresse. Agora sÃĢo ativos, buscam pessoas com lugar de fala pra comentar sobre certos assuntos. E assumem seus papÃĐis como agentes de mudança para um mundo melhor.âĪ
Que manÃĐ lugar de fala. ACORDA pra vida e vai ler um livro!
âĪâĪ
Vcs nÃĢo tem tanta burocracia pq nÃĢo tem filhosâĶ filhos geram burocracia com escola, mÃĐdicos, etc
"Eu sempre fui estranho no Brasil e aqui, que ÃĐ uma cidade estranha, eu me sinto em casa!" hahaha me identifiquei! hahaha a qtd de x que falaram que eu era esquisito no br hahahah e aqui em Berlin realmente eu me sinto em casa!
Eu estou hÃĄ seis anos na Dinamarca e cheguei no mesmo nÃvel de vocÊs: nÃĢo tÃī nem aqui se a pessoa acha que eu nÃĢo pertenço a esse lugar.âšïļ
ParabÃĐns pelos 10 anos em Berlin! ... e continuem nos presenteando com seus videos!
Muito paz para voces!
Morando em Berlim a 5 anos, dÃĄ um pouco de desespero a dificuldade do alemÃĢo
se considera 100% fluente pelo menos?
@@landrade3498 esse que ÃĐ o problema, me considero 4% fluente ð
O alemÃĢo ÃĐ difÃcil
Mesmo.
@@juliafeguita3420 acho q a dificuldade do alemÃĢo mereceria uma categoria sÃģ pra isso
tipo
- a prova foi dificil? nossa foi alemÃĢo essa prova (ninguem passou e a maior nota foi 0.5)
Moro na AustrÃĄlia a 38 anos. CidadÃĢo a 33 anos. Nunca me senti "totalmente" Australiano. Quero daqui a 3 anos me aposentar e voltar para a minha Minas querida ( se o Brasil ainda estiver lÃĄ. Pelo jeito como as coisas estÃĢo indo... nÃĢo sei... ).
Nosso Brasil estÃĄ muito melhor!
Oi Elissa e Rodrigo, obrigado por responder. Realmente eu e minha esposa nos revimos muito na vossa maneira de pensar e viver aqui. NÃģs tambÃĐm nÃĢo pensamos em ir embora ð jÃĄ nos encontramos em MÞnchen bem rapidÃĢo, infelizmente nem pedimos pra tirar foto
ParabÃĐns pelos 10 anos!! Hoje me dei conta que acompanho vocÊs desde o inÃcio. Lembro do vÃdeo das Pfand ð
acho que acompanho o canal ha quase 10 anos kkkk adoro vocÊs!
Adoro o canal jÃĄ acompanho hÃĄ bastante tenho!!ðð
Mais sucesso, saÚde felicidades!!
Que legal ver a minha pergunta, excelente vÃdeo
Vcs sÃĢo um sucesso, parabÃĐns âĪâĪ
Alegria de ter vÃdeo novo no Alemanizando! Ebaaa ðð
Sucesso sempre para vocÊ, Amo o canal
ParabÃĐns pela trajetÃģria e autoconhecimento!
Gosto de vcs! ParabÃĐns
Gosto de vossos vÃdeos e da fala sensata sem
Muito deslumbre.
SimâĶ Berlin ÃĐ uma cidade de gente esquisita como eu e vc. ð
Vcs estÃĢo filmando nÃĢo longe de minha casa em Kreuzberg.
Tudo de bom.
A gente mora aqui a tempo demais pra ser deslumbrado ðĪĢ
"construimos uma vida fabulosa ðĪĐ
Eu me amarro em vocÊs. O Rodrigo ÃĐ a parte histÃģrica e a Elisa, com um tom debochado que eu adoro. ParabÃĐns pra vocÊs! Espero que esse canal cresça da forma que me deixa feliz em ver os seus vÃdeos. Eu, os cinco gatos, mais um gato agregado.ð
Bom dia,
Poderiam fazer um video sobre religiÃĢo na Alemanha.
Meu interesse sao igrejas evangÃĐlicas, mas poderia ser um video bastante ecumÊnico.
Seria mto interessante, pq mtas pessoas consideram em manter sua fÃĐ nos locais para onde imigram.
Obrigado.
esse vÃdeo foi Ãģtimo!!!
GroÃartig! Danke fÞr die Mitteilung
VocÊs jÃĄ fizeram algum video sobre o SteuererklÃĪrung?
NÃĢo sei como cheguei ao canal de vocÊs, mas gostei. Morei 4 anos na ItÃĄlia, e moro hÃĄ 2 anos na Irlanda. Amo frio. Comecei a estudar alemÃĢo em 2007 no Brasil (atÃĐ 2009), mas sem praticar acabei esquecendo tudo. Recomecei meus estudos de alemÃĢo. Tenho cidadania italiana, e morei por 3 meses, em 2019, em Bad Salzuflen. Amo a precisÃĢo alemÃĢ e a falta de burocracia. Meu avÃī era alemÃĢo, e eu pretendo me mudar pra Alemanha atÃĐ o fim de 2025. Primeiramente preciso melhorar o idioma. Queria mais dicas de vocÊs: ÃĐ fÃĄcil achar apartamento, emprego, etc? Existe um curso de alemÃĢo oferecido pelo governo? Obrigada!
Eu morei 10 anos em Hamburgo e outros 11 em Munique vc estÃĢo onde morando qual cidade??? um.forte abraço deste amigo portuguÊs.. boa sorte pra vcs aà fikem com Deus
Berlin!
Quanto tempo vocÊs estÃĢo aÃ, nÃĢo ficou claro ðĪĢðĪĢðĪĢ. ParabÃĐns pela conquista. Bodas de strudel?
Elissa, ser uma pessoa pÚblica (que chique) tem dessas coisas, e assim como os vÃdeos que vocÊs tiraram do ar - especialmente o vÃdeo do pfand - com o tempo, a gente estÃĄ suscetÃvel a mudar de opiniÃĢo, que bom, mas...
A nÃĢo ser que vc REALMENTE veja um benefÃcio nisso e queira mudar sua comunicaçÃĢo - por VC, nÃĢo por livre e espancada pressÃĢo -, por favor, nÃĢo mude, vc ÃĐ uma comunicadora excelente, objetiva, super sincera, divertida e expontÃĒnea, em resumo: vc ÃĐ muito boa no que faz E PELAMOR DE DEUS ISSO à PARTE ESSENCIAL DO MOLHO DO TROÃO!!!!
Sim, foi muito fofo e claramente tem muito carinho da sua parte em a/ reconhecer esse feedback publicamente, b/ tentar se adaptar a essa perspectiva, mas eu nÃĢo vejo qualquer problema com a velocidade que vocÊ fala, aliÃĄs pra ser honesto, eu sÃģ prestei atençÃĢo nisso agora que vc falou, revi alguns vÃdeos e ainda sim nÃĢo consegui ver qualquer problema.
VocÊ sendo vocÊ, todos esses anos, trouxe um zilhÃĢo de dicas, diversÃĢo, entretenimento de super qualidade para seguidores - e nÃĢo seguidores.
Por tudo isso, acho que a gente sÃģ pode ÃĐ agradecer, sÃĐrio, obrigado por dedicar tempo de vida pra ajudar tanta gente, continue maravilhosa... continue sendo vc mesma.
Obs.: Rodrigo, vcs sÃĢo muito talentosos e queridos JUNTOS, os agradecimentos e reconhecimento claramente se extendem aos dois, sÃģ que hoje achei importante a mensagem ser no singular, vc sabe o mulherÃĢo da porr4 que tem aÃ, ÃĐ nÃģix meu querido. Abraços, fiquem bem.
Obrigada pelo carinho âĪïļðĪĐ
nÃģs nÃĢo paramos pr pensar nisso tipokg de mala ÃĐ muita coisa hahahah
amei...essa coisa de falar em publico tb acontece comigo. Vcs poderiam fazer videos do estilo de vida de vcs, de como gastar menos, pois sou daquelas que gasta o que nao tem...ð
o que eu adoro dos âAlemanizando Respondeâ ÃĐ que sempre respondo junto as perguntas feitas pra vocÊ! ð
E esse foi o melhor atÃĐ agora. ParabÃĐns pra vocÊs, queridÃĩes! âĪ
Hahaha bora fazer uma mesa redonda de Alemanizando responde
Bem legal!
Grandes experiÊncias do jovem casal!
Essa mudança climÃĄtica que vcs observaram ÃĐ assustadora!!
Excelente vÃdeo ððŧððŧððŧ
No verÃĢo façam videos da eurocopa, que vai ser na Alemanha
muito legal!
ðĨ°ðĨ°
NÃĢo sei ao certo desde quando acompanho o canal de vocÊs. Acho que de um perÃodo entre 2014 e 2016.
E vendo esse vÃdeo hoje sobre 10 anos, fiquei um pouco triste, porque a Alemanha "habita" meu imaginÃĄrio desde 2008 e atÃĐ hoje nunca fui aà nem a passeio.
Quando a gente ouve que DEZ ANOS se passaram, causa um certo impacto. ð
Me identifiquei com a questÃĢo do pertencimento. Ãs vezes acho que sou estranha aqui no Brasil. Faz muito sentido...
Vcs sÃĢo eternos jovens como a Avril Lavigne
Eu gostaria muito do vÃdeo sobre as coisas que tÊm no resto da Alemanha, mas nÃĢo em Berlim e vice versa. Por favor
Top âĪâĪ
Agora me deu medo... SerÃĄ que o que a Elise nÃĢo gosta tÃĄ por aqui pros meus lados, sul da Alemanha?
TÃī curiosa, quero saber ð
Bj procÊs ð
Oi bom dia. Estivemos aà em Berlin, a poucos dias atrÃĄs. Nos chamou a atençÃĢo esse encanamento suspenso, da cor rosa, atrÃĄs de vocÊs. à algum sistema de ÃĄgua ou coisa assim?
à pra drenar ÃĄgua de construçÃĩes! (Berlim era um pÃĒntano originalmente, entÃĢo tem muita ÃĄgua)
Nem em Portugal tem mais apÊ de 300 euros, acho que sÃģ em cidadezinha de interior!
@alemanizando vcs convivem com alemÃĢes? Porque trabalhar e conviver com alemÃĢes de diferentes classes sociais e diferentes lugares da Alemanha ÃĐ bem complicado! E a Xenofobia tÃĪglich ÃĐ bem dolorido e dÃģi na alma e tudo ÃĐ culpa do AuslÃĪnder! Fazer exceçÃĢo para alguns alemÃĢes que sÃĢo extremamentes fofos!
Estou na dÚvida se espero a cidadania Italiana para fazer o curso de AlemÃĢo que eu sei que o governo ajuda quando ÃĐ cidadÃĢo europeu, ou se eu jÃĄ vou fazendo o curso sem a cidadania. A ideia seria ir trabalhar 40 horas por semana por 6 meses e depois voltar para a Alemanha para fazer o curso de AlemÃĢo. Acham que vale a pena? Eu tenho 22 anos e vou fazer 23 esse ano, voltaria para fazer o curso de AlemÃĢo com a cidadania com 24 anos.
obrigado, adoro vcss ððð
Minimalismo, esta ÃĐ a saÃda, q vcs sejam mto felizes aÃ.
AtÃĐ o tschÞss em coro do fim dos vÃdeos mudou nesses 10 anos ð
Esse programa de alemÃĢo ensina o alemÃĢo austrÃaco tambÃĐm?
Ã, realmente ÃĐ o que me incomoda no Brasil: qualquer lazer tu desembolsa um rim e 80% ÃĐ pura ostentaçÃĢo. Saudades de simplesmente andar pelas ruas da Europa, ver a arquitetura antiga bem preservada, e a nova conversando bem com elasâĶ as ruas limpas, caminhar sem ser assediada ou correr o risco de ser assaltada. NÃĢo ÃĐ nem roubada, ÃĐ assaltada, com violÊncia. Ir de um paÃs a outro pagando poucoâĶ aqui nÃĢo dÃĄ nem de um estado a outro.
VocÊs jÃĄ tiveram algum contato com o Festival de Cinema de Berlim? A Berlinale?
Elissa, vc acha que isso de se sentir mais estressada no Brasil tem a ver com a questÃĢo geral da segurança e pq aà o estilo de vida ÃĐ mais tranquilo? Ou tem outros aspectos?
Oi Casal! Sou muito interessado na onda de carros, Ãīnibus, barcos, o que puder, verde, engine sem soltar fumaça.
Ultimamente as vendas de elÃĐtricos caiu, por algumas razÃĩes, a maioria econÃīmicas.
Que vocÊs sentem, o que vocÊs observam nas ruas?
Obrigado e gosto muito do lado narrativo de vocÊs, muito bom.
AbraçosâĶ
Transporte elÃĐtrico ÃĐ super bacana, mas, ainda nÃĢo ÃĐ viÃĄvel 100% pra todo mundo, o maior problema sÃĢo as baterias, afinal, o carro elÃĐtrico ÃĐ 50% sobre isso .. as fontes energÃĐticas tambÃĐm tem papel nisso, um Tesla carregando no gerador diesel nÃĢo resolve ððð .. no inverno a capacidade TB diminui, o que gera outro problema..
@@SrExclusivity certo, mas com todas as dificuldades mencionadas, ainda sÃĢo bem menos danosas do que o veÃculo de combustÃĢo interna. E sobre carregar um Tesla ou qualquer outro com um gerador à diesel, acho no mÃnimo uma falta de imaginaçÃĢo. Um pequeno painel solar, que deve ser mais barato que um gerador, resolveria. Poderiam dizer que a Alemanha no inverno os dias ensolarados sÃĢo rarosâĶa uns bons anos atrÃĄs li que o nÚmero de casas na Alemanha com painÃĐis geram um energia imensa. Eu tenho painÃĐis solares em FlorianÃģpolis. Nos dias chuvosos gera energia, menos, ÃĐ claro, que nos dias ensolarados, mas tendo luz, tÃĄ gerando.
@@luizrsimoes nÃĢo necessariamente.. veja .. a produçÃĢo das baterias de lÃtio ÃĐ extremamente danosa ao meio ambiente .. diferente do ÃĄlcool que atÃĐ fotossÃntese faz na cana, por exemplo, sim claro tambÃĐm consome recursos e energia, mas arrisco dizer que hj, por exemplo, ÃĐ mais viÃĄvel e estÃĄ de igual para igual os carros a ÃĄlcool, se bem eficientes, aos elÃĐtricos no nosso contexto em ter.os ambientais .. e melhor por exemplo, no caso de puramente elÃĐtrico, talvez uma melhor opçÃĢo seria as cÃĐlulas de hidrogÊnio ao invÃĐs de baterias, mas lembre que tambÃĐm ÃĐ necessÃĄrio energia para produzir o hidrogÊnio anteriormente.. sim painÃĐis solares, junto ÃĄs eÃģlicas podem ajudar, mas sÃĢo necessÃĄrios muitos pontos destes .. e definitivamente para carregar um Tesla, apenas um painel solar, nÃĢo ÃĐ suficiente nem de longe, a menos que vc tenha vÃĄrios dias para carga .. se nÃĢo estou enganado, os fast chargers aqui sÃĢo de 145kW .. isso ÃĐ energia pra caramba.. tipo uns 30 Chuveiros de 5000W ligados ao mesmo tempo no mÃĄximo do inverno ð.. ÃĐ muita coisa .. tenho amigos daqui que saÃram do tesla e retornaram ao diesel por esse entre outros pontos .. acho muito bacana carro elÃĐtrico, sÃģ acho que nÃĢo estamos totalmente lÃĄ ainda na questÃĢo de fornecimento e armazenamento de energia..
acho que voces iam se dar bem no CanadÃĄ ou California, em termos ideologicos
Eu moro no Brasil, mas viajo a Alemanha com frequÊncia, principalmente Berlim, hÃĄ dÃĐcadas. TambÃĐm tenho achado Berlim uma cidade cada vez mais igual as demais grandes cidades do mundo, com prÃĐdios envidraçados e shoppings etc etc. A percepçÃĢo sobre o clima tambÃĐm estÃĄ perfeita, esta claramente mais quente. Mas erram quando dizem que nÃĢo havia informaçÃĩes sobre a Alemanha em 2014. Oi?? 2014 jÃĄ tinha tudo o que tem hoje, grupo de WhatsApp etc. do resto, vÃdeo bom.
O mesmo nÃvel de informaçÃĢo nÃĢo tinha mesmo. Eu vim pra Alemanha morar em 2014 e fui embora em 2016 e quem me dera ter tido acesso à s informaçÃĩes que hoje em dia estÃĢo super fÃĄceis de encontrar, atravÃĐs de canais no TH-cam, perfis nas redes sociais, muitos Influencers da Alemanha. Minha experiÊncia teria sido outra.
@@maryymendes bom, influencers, youtubers e perfis em redes sociais vamos ser sinceros que sÃĢo as fontes menos confiÃĄveis possÃveis, entao aà voce nao perdeu muito
Canais oficiais do governo sempre teve, ao menos em inglÊs. O que tem hoje ÃĐ a circulaçÃĢo da informaçÃĢo, de fato esta mais fÃĄcil.
Me desculpe a pergunta,mas qual a idade de vocÊs?
quero o video sobre as coisas que gostam da alemanha e tem em berlin e as coisas que nao gosta e nao tem em berliiiinnnnn hahahaha
VocÊs falaram que nÃĢo levariam tanta coisa do Brasil pra Alemanha. No JapÃĢo ÃĐ o contrÃĄrio: quanto mais coisas as pessoas puderem levar, melhor. Eu fiquei impressionada com a escassez de tudo no JapÃĢo. Coisas simples que existem pelo mundo, aqui nÃĢo tem. Moro hÃĄ um ano e meio no JapÃĢo e tÃī meio que em desespero pra ir ao Brasil ou Estados Unidos pra comprar coisas. Eu sÃģ nÃĢo pedi pra enviarem um colchÃĢo do Brasil pra cÃĄ, porque nenhum conhecido meu faria o favor. AtÃĐ isso aqui ÃĐ complicado de conseguir kkkk.
VocÊs nÃĢo pensam em aplicar pra cidadania alemÃĢ? Principalmente a Elissa que ainda nÃĢo tem passaporte europeu? (Acompanho vocÊs desde 2015).
Eu acho que eles jÃĄ tem.
Vi algum vÃdeo deles falando isso, se eu nÃĢo tiver enganada
@@sharonzanlorens1221 Ele tem cidadania italiana e ela ÃĐ residente permanente, acho eu...
@@matheussantiago5128 , nÃĢo sei tambÃĐm kkkkk
Vi eles falando algo sobre cidadania em algum vÃdeo.
Mas nÃĢo me recordo do assunto em si.