Algumas observações importantes: 1. Cartões começaram a ser mais aceitos após o início do Corona. Melhorou muito a aceitação. 2. Baterias usadas podem ser entregues no supermercados geralmente, é assim que faço. Aldi Süd aceita. De resto é isso mesmo. Ótimo vídeo. Abraço.
Que legal a história do Açougue. Aqui em Brasília temos um açougue biblioteca, com shows e debates literários todas as quintas. 2 vezes por ano, os shows no açougue são grandes: já tivemos orquestras, Milton Nascimento, Mutantes, Ze Rabalho, etc. Busque por Açougue T-Bone na Asa Norte de Brasília-DF. Bjs
a questao do xixi em pe e que as goticulas mesmo que nao fiquem na tampa ou mesmo que se limpe a tampa depois de toda vez de urinar, se acumula no chao em volta do vaso sanitario, e com o passar do tempo cria um odor de urina muito desagradavel.
Olá Mário, sou alemã e vivo há muitos anos em Portugal. Gostei deste vídeo e subescrevo tudo o quê apresenta, afinal de contas, em 14 anos percebe-se muito bem como funciona um país e o seu povo. Vou vendo também os seus outros vídeos. :)
Vc tem uma voz linda.. 🥰 commuito respeito … Moro na Alemanha e sou casada com um Alemao , e meu marido faz xixi em pé, morando aqui há 8 anos eu sabia disso, moro na região da Bavária, meu marido é bastante rústico , ele não faria e nem faz xixi sentado não .. até comentei com ele sobre isso , ele disse que não sabia disso não , ao menos aqui na região, tem banheiro masculino que não é privada que parece tipo uma pia e não privadas .. que já é para fazer xixi em pé mesmo ….mas deve ser de região para região ..
Fui à Alemanha, cidade de Wanne-Eickel, NRW, diversas vezes, nos anos 70. Daí o meu interesse neste canal, para manter e desenvolver os meus conhecimentos de alemão. Casas de banho públicas: normalmente estavam nas traseiras de quiosques, nas quais era consumida a cerveja, mais barata e de meio litro, por não ser permitido à frente do quiosque.
Eu moro aqui na 🇩🇪 e isso mesmo que ele fala, e muito organizado aqui, mas nem todos os beirros Sao assim sobre limpeza, chegou muito estrangeiro aqui e nao tem habito de limpeza 👍🤐
Boa noite! Em 62 estive aí.Tudo era diferente!Sinto ter voltado.Todos meus familiares já morreram,os que conheci.Foi uma viagem para sempre!Gosto de te ouvir!maritza
Adorei a dinâmica do video, e fatos bem interessantes. Foi além do que muitos falam, sobre as “doações”, onde moro, Brisbane, existe um serviço anual em que você pode colocar itens grandes para serem coletados pela prefeitura na frente da sua casa, não rola em todas as cidades. Em algumas, há um local para você despojar as coisas,. Interessante o lance do açougue, me lembrou nossa padoca, que é padoca e ponto de encontro, como um café.
Este serviço também existe aqui na Alemanha, mas varia muito de cidade para cidade. Morei muitos anos em Colônia e perto de Düsseldorf. Lá também tem horários/dia dentro de um mês, onde um caminhão passa e recolhe tudo. Nestes dias há pessoas que as vezes passam e olham se encontram algo de útil e levam junto.
Meu amigo, que maravilha estas tuas informações! Aprendi muito com tudo que você falou sobre os costumes dos alemães. Tenho visto muitos vídeos teus e adorei. Obrigado!
Boa tarde meu amigo Sou José Luiz filho de Português Meus parabéns pelas Reportagens. Você merece ser um Repórter Profissional . Você tem Rodas as qualidades para tal .
Semana passada tive tours e não consegui produzir conteúdo. Tento, na medida do possível, manter a regularidade. Que bom que você sente minha falta :))
Poxa! Aqui no Brasil é quase impossível encontrar um estabelecimento que não aceite cartão. Quando eu pago com dinheiro, a caixa me olha com olhar de ira,tipo como vou arrumar troco?
@@celsoalves7927 infelizmente é verdade Celso moro numa cidade pequena e também é assim. Eu sou artesã e pouco toco dinheiro em espécie. Trabalho sempre com pix ou cartão quando a pessoa vem com dinheiro não tenho troco hahahah
Verdade, kkk já briguei com uma caixa pq eu dei dinheiro ela fez cara feia e me tratou mal, imagine, .. aqui na Alemanha você pode dar 100 euro eles sempre tem troco qualquer horário do dia .
@@marisneves6709 No Brasil,um funcionário fazer cara feia e tratar mal porque alguém pagou em dinheiro?qualquer pessoa que preza pelo seu trabalho jamais faria isso! se fizer isso com todo mundo vai gerar reclamação e a pessoa pode perder o emprego !
É muito interessante ver o que se vai comer, ver que está bem acondicionado e sem moscas voando no recinto. Então acho muito bom a idéia de alimentar num açougue.
Aqui,em Curitiba,tem todos os recipientes para reciclagem.Desde a década de 90,a separação do lixo é incentivada pela Prefeitura e há grande adesão da população.No condomínio onde moro, há vários recipientes separados, inclusive,para vidro, metal, óleo de cozinha.Nas Ruas da Cidadania tem locais pra coleta de pilhas, baterias.
Oi, Mário, já vieram para mim vários vídeos da Alemanha, nenhum deles me interessou, mas você tem muito carisma e didática e para mostrar tudo de forma tão interessante que eu fiquei curiosa em saber como é a viver na Alemanha! Mas acho que você teria talento para ensinar qualquer outra coisa de forma interessante ! Parabéns pelo teu canal!
Dá-lhe Mauro, seu visual tá maneiro... Curti muito esse vídeo. Fazia tempo que não assitia a um episódio de destino Berlim. Ainda aguardando a hora de chegar por aí .. enquanto isso vou planejando e surfando aqui na web
Eu moro em Zurich e a cultura não e muito diferente!!! Uma vez peguei uma mesa novinha que estava na rua e sempre que saio fico olhando se acho algo interessante que possa aproveitar.
👏 Muito interessante mesmo, realmente não vemos coisas desse tipo aqui no BR. Gostei bastante de saber sobre esses Hábitos. Certamente não acho que seria possível a separação do lixo e tbm as doações de itens que já não servem ao usuário anterior. Vejo vídeos de brasileiros no Japão e lá tbm eles são extremamente rigorosos e certinhos com reciclagem/separação de lixo.
Na cidade em que moro, no interior de São Paulo, é comum se colocar embalagens recicláveis na rua e também utensílios que não queremos mais para os catadores pegarem.
Muito bom, gostei do vídeo. Conheço poucas cidades na Alemanha más, frequento Hamburgo no norte do país, á mais de vinte anos, minha esposa é de lá e temos muitos vínculos pôr lá. A cidade é linda, conhecida como a Veneza do Elba. Porém tenho observado que nos últimos seis ou oito anos,essa parte da reciclagem de lixo, está regredindo um pouco, já foi melhor. No resto, é como disse o Mauro, funciona muito bem. Apesar de eu não querer morar pôr lá, devido ao frio,gosto muito de muitos dos hábitos dos Alemães.
Hamburgo, o meu paraíso ciclístico. Quando vou lá visitar a minha filha (coisa que não faço há quase 3 anos), saio de casa cedo e pedalo por 3 ou 4 horas, visitando os belos recantos da região. Lá tudo é belo e tranquilo para o ciclista. Até um grande cemitério que fica no norte da cidade, é um local onde se praticam caminhadas e ciclismo. Um dos meus passeios preferidos é na rota ciclística que acompanha o canal do Alster. Para os dias de maior disposição, um bate e volta, com pernoite, até Lubeck, é uma boa pedida.
@@MrSaraivasilva pois é Wagner, é verdade. Pedalar em Hamburgo é muito bom,pra todos os lados que se vai, sempre tem um atalho por lindos caminhos e belos jardins. O cemitério que você mencionou,Ohssdorfer Friedhof , é simplesmente o maior cemitério parque do mundo. E Lübeck é um charme á parte com seu lindíssimo centro histórico,lá têm o melhor marzipam, Niederegger. Vale também um passeio até a praia de Travemünde, é muito perto e vai com o transporte público da cidade.
Muito bom, tenho muita vontade de comer nos açougues, mas toda vez que tentei não rolou, pois não falo alemão e o tio não falava inglês. Agradeci, entrei num Edeka e comprei um lanche de salada de ovos e bacon. Adoro os vídeos!
As pilhas, vc pode descartar nas drogarias. Tem uma caixa de papelão ou uma lixeira parada antes da saída. Também os supermercados tem umas caixinhas onde vc pode descartar. O Lidl antes não tinha, agora alguns já oferecem.
Pois é, o tonto morando aqui há 15 anos quase e o nível de atenção pra algumas coisas lá embaixo. Talvez porque não é algo que descarto tanto. Mas já aprendi que aqui perto de casa tem o Edeka pra descartar.
@@DestinoBerlim eu não diria tonto. A gente aprende coisas novas todos os dias, independente de onde estamos. Tenho pilhas aqui em casa por causa da minha filha, porque ela tem nos brinquedos. Por isto minhas idas com pilhas as drogarias ou mercados é mais frequente 😉
Muito bom, Maurooooo! Esse "whey de mulher grávida" heheheh E OBRIGADAAA por colocar a questao do "fazer xixi sentado"... Importanto prozómi que vem nao dar furo. ;) Beijas!
Depois da pandemia acho que mudou um pouco, agora se aceita cartão em mais lugares, pero seria bom explicar que em supermercados como Lidl, Rewe, asim como as grandes tiendas e lojas como em Kudam, todas aceitan..
Muito bom seus vídeos. Acabo de me mudar pra Berlim e não sabia disso não. Ainda bem q ninguém liga pra ninguém aqui. Pq vou começar a olhar mais pros “lixos”. De verdade!
@@DestinoBerlim , o racismo institucional e a descriminação de classe deixa bem claro que nossa gente não tem a menor empatia pela dor do outro, nunca teve e não estou seguro que isso possa mudar.
@@querubimsantos2347aqui no Brasil a maioria não tem educação, sem falar na falsidade na inveja olha isso acontece tanto na classe baixa como solta, conheço muito pobre orgulhoso e invejoso😂😂
Nós aqui no norte fazemos algo parecido. Calçados, mesa ou qualquer coisa que venha valer para outra pessoa, deixamos na calçadas separado do lixo. Assim as pessoas pode recolher o que achar nescessário. As latas de cerveja por exemplo, deixo sempre dentro de um saco debaixo da lixeira pq eu sei que alguém vai pegar para a sua subsistência.
Amo esse habitos alemão, amo morar aqui 😍 a reciclagem aqui é algo admirável meu esposo segue ao pé da letra.
Algumas observações importantes:
1. Cartões começaram a ser mais aceitos após o início do Corona. Melhorou muito a aceitação.
2. Baterias usadas podem ser entregues no supermercados geralmente, é assim que faço. Aldi Süd aceita.
De resto é isso mesmo.
Ótimo vídeo.
Abraço.
Nunca reparei se os supers perto de casa aceitam baterias. Vou perguntar.
@@DestinoBerlim Geralmente após o caixa, onde tem a bancada junto ao vidro antes da saída do supermercado. Embalagem verde de papelão (caixa). Abraço.
Ótima voz, dicção, bem objetivo! Parabéns!
Que legal a história do Açougue. Aqui em Brasília temos um açougue biblioteca, com shows e debates literários todas as quintas. 2 vezes por ano, os shows no açougue são grandes: já tivemos orquestras, Milton Nascimento, Mutantes, Ze Rabalho, etc. Busque por Açougue T-Bone na Asa Norte de Brasília-DF. Bjs
a questao do xixi em pe e que as goticulas mesmo que nao fiquem na tampa ou mesmo que se limpe a tampa depois de toda vez de urinar, se acumula no chao em volta do vaso sanitario, e com o passar do tempo cria um odor de urina muito desagradavel.
Video com qualidade alemã! Se expressa muito bem. Parabéns
Verdade
Caramba. Sumiu derepente. Até que enfim, ressurgiu.
Muito bom seu canal, acabei de conhecer, excelentes dicas, boa apresentação e ótimas informações. A ALemanha é um país fabuloso e lindo.
Olá Mário, sou alemã e vivo há muitos anos em Portugal. Gostei deste vídeo e subescrevo tudo o quê apresenta, afinal de contas, em 14 anos percebe-se muito bem como funciona um país e o seu povo. Vou vendo também os seus outros vídeos. :)
Ótimas informações. A coleta e a reciclagem do lixo e admirável.
É um sonho de reciclagem. Parabéns ao povo alemão 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Infelizmente, tenho que te dizer que isso não é uma totalmente perfeito não, muito lixo ainda é exportado para países pobres da Europa!
Vc tem uma voz linda.. 🥰 commuito respeito …
Moro na Alemanha e sou casada com um Alemao , e meu marido faz xixi em pé, morando aqui há 8 anos eu sabia disso, moro na região da Bavária, meu marido é bastante rústico , ele não faria e nem faz xixi sentado não .. até comentei com ele sobre isso , ele disse que não sabia disso não , ao menos aqui na região, tem banheiro masculino que não é privada que parece tipo uma pia e não privadas .. que já é para fazer xixi em pé mesmo ….mas deve ser de região para região ..
Fui à Alemanha, cidade de Wanne-Eickel, NRW, diversas vezes, nos anos 70. Daí o meu interesse neste canal, para manter e desenvolver os meus conhecimentos de alemão. Casas de banho públicas: normalmente estavam nas traseiras de quiosques, nas quais era consumida a cerveja, mais barata e de meio litro, por não ser permitido à frente do quiosque.
Eu moro aqui na 🇩🇪 e isso mesmo que ele fala, e muito organizado aqui, mas nem todos os beirros Sao assim sobre limpeza, chegou muito estrangeiro aqui e nao tem habito de limpeza 👍🤐
Boa noite! Em 62 estive aí.Tudo era diferente!Sinto ter voltado.Todos meus familiares já morreram,os que conheci.Foi uma viagem para sempre!Gosto de te ouvir!maritza
Adorei a dinâmica do video, e fatos bem interessantes. Foi além do que muitos falam, sobre as “doações”, onde moro, Brisbane, existe um serviço anual em que você pode colocar itens grandes para serem coletados pela prefeitura na frente da sua casa, não rola em todas as cidades. Em algumas, há um local para você despojar as coisas,. Interessante o lance do açougue, me lembrou nossa padoca, que é padoca e ponto de encontro, como um café.
Este serviço também existe aqui na Alemanha, mas varia muito de cidade para cidade.
Morei muitos anos em Colônia e perto de Düsseldorf.
Lá também tem horários/dia dentro de um mês, onde um caminhão passa e recolhe tudo. Nestes dias há pessoas que as vezes passam e olham se encontram algo de útil e levam junto.
Conheci o Canal hoje - muito interessante! Parabéns, Mauro!
Sensacional 👏👏👏 Mauroooo... abração
Meu amigo, que maravilha estas tuas informações! Aprendi muito com tudo que você falou sobre os costumes dos alemães. Tenho visto muitos vídeos teus e adorei. Obrigado!
Boa tarde meu amigo
Sou José Luiz filho de Português
Meus parabéns pelas Reportagens.
Você merece ser um Repórter Profissional .
Você tem Rodas as qualidades para tal .
Maravilhoso, nos no norte da Itália tb temos algumas hábitos como os alemães, xixi sentado, se recicla o lixo,
Oi Mauro , adorei conhecer os hábitos daí .
Não fazia ideia , abraços
Oi, Mauro. Sumidão, hein!!!! Suas aulas são fantásticas!!!!
Semana passada tive tours e não consegui produzir conteúdo. Tento, na medida do possível, manter a regularidade. Que bom que você sente minha falta :))
Vielen dank für das Video!
Chegando aqui hoje e já me inscrevendo...gostei do canal.
Poxa! Aqui no Brasil é quase impossível encontrar um estabelecimento que não aceite cartão. Quando eu pago com dinheiro, a caixa me olha com olhar de ira,tipo como vou arrumar troco?
Exagerou, heim!
É verdade, aqui na minha região, notas de CEM OU DUZENTOS(essa está muito difícil)não são bem vindas.....
@@celsoalves7927 infelizmente é verdade Celso moro numa cidade pequena e também é assim. Eu sou artesã e pouco toco dinheiro em espécie. Trabalho sempre com pix ou cartão quando a pessoa vem com dinheiro não tenho troco hahahah
Verdade, kkk já briguei com uma caixa pq eu dei dinheiro ela fez cara feia e me tratou mal, imagine, .. aqui na Alemanha você pode dar 100 euro eles sempre tem troco qualquer horário do dia .
@@marisneves6709
No Brasil,um funcionário fazer cara feia e tratar mal porque alguém pagou em dinheiro?qualquer pessoa que preza pelo seu trabalho jamais faria isso! se fizer isso com todo mundo vai gerar reclamação e a pessoa pode perder o emprego !
É muito interessante ver o que se vai comer, ver que está bem acondicionado e sem moscas voando no recinto. Então acho muito bom a idéia de alimentar num açougue.
Muito legal, considero esse habito de dor muito correto.
Qual hábito de dor, Alexandre? eheheheh
@@DestinoBerlim Desculpe.... não é de dor, "dar". o habito de doar é muito correto.
Aqui,em Curitiba,tem todos os recipientes para reciclagem.Desde a década de 90,a separação do lixo é incentivada pela Prefeitura e há grande adesão da população.No condomínio onde moro, há vários recipientes separados, inclusive,para vidro, metal, óleo de cozinha.Nas Ruas da Cidadania tem locais pra coleta de pilhas, baterias.
Olá Mauro! Seus vídeos são muito bem-vindos.. É muito importante e necessário conhecer as diferenças culturais dos países,respeitá-las e adaptar-se
Adorei as dicas! Vamos colocar em prática aqui no Brasil!! Saudade de ti! Léa ❤❤
Vídeo bem interessante como sempre aprendemos muito com eles Mauro 👏❤️🥰
Essa semana apareceu pela primeira vez um vídeo seu, gostei e já estou te seguindo. Sucesso!
Valeu MA!
Adorei sua descrição sobre hábitos alemães
Muito interessante. Obrigada. Alicia
Oi, Mário, já vieram para mim vários vídeos da Alemanha, nenhum deles me interessou, mas você tem muito carisma e didática e para mostrar tudo de forma tão interessante que eu fiquei curiosa em saber como é a viver na Alemanha! Mas acho que você teria talento para ensinar qualquer outra coisa de forma interessante ! Parabéns pelo teu canal!
Que privilégio ter sua exclusividade! Obrigado, Elisabete!
Sou Inge Vaisifilder, morro em Berlim, em 2022 desejo muita salsicha e chucrute a todas vocês
Muito interessante, e muito bom conhecer os costumes de cada país, parabéns
Dá-lhe Mauro, seu visual tá maneiro... Curti muito esse vídeo. Fazia tempo que não assitia a um episódio de destino Berlim. Ainda aguardando a hora de chegar por aí .. enquanto isso vou planejando e surfando aqui na web
Plpoplll
Que bacana. Obrigada
vi hj primeira vez..gostei muito do seu canal.Me inscrevi,porque gosto da Alemanha ,já fui aí e vc explica muito bem.
Muito bom. É o tipo de video útil pra todo mundo (pra quem vai viajar ou quem quer aprender. Parabéns! Direito do Maranhão
Vim pelo 8 Minutos com Marco Falcone aki em Belzonte very good
Eu moro em Zurich e a cultura não e muito diferente!!! Uma vez peguei uma mesa novinha que estava na rua e sempre que saio fico olhando se acho algo interessante que possa aproveitar.
Eles estão super certos em priorizar o dinheiro vivo. Inteligência!
Surpresa agradável !
Hoje descobri seu canal...adorei...
Abração.
Outro pra você, Odair!
Urinar sentado deveria ser um ato de solidariedade com seu próximo. Sem contar a higiene e limpeza que ficam. Aqui em casa o vaso é sempre limpo.
É assim que penso eu também.
Cagar no banho também deve ajudar... caso também não tenha coragem de dar a descarga nesse caso.
Boa noite, gostei muito do Video, tambem estou desde 2006 aqui. Frankfurt a.M./ Limburg. Esses zum Verschenken... na maioria so tralha 😂 Liebe Grüße
Muito interessante as dicas. Vc está de parabéns
Parabéns. Gostei do vídeo.
Parabéns Mauro, Excelente canal compartilhando conhecimento!
Bela reportagem
Nota dez seus vídeos.
Excelente vídeo, Mauro. Parabéns e muito sucesso pra você.
Grande conteúdo.
Amei o vídeo. Parabéns!!
Parabéns e obrigada pelo conteúdo! E que vozeirão!! Boas festas!
Muito legal seu canal. Vou acompanhar sempre.
👏 Muito interessante mesmo, realmente não vemos coisas desse tipo aqui no BR. Gostei bastante de saber sobre esses Hábitos. Certamente não acho que seria possível a separação do lixo e tbm as doações de itens que já não servem ao usuário anterior. Vejo vídeos de brasileiros no Japão e lá tbm eles são extremamente rigorosos e certinhos com reciclagem/separação de lixo.
Na cidade em que moro, no interior de São Paulo, é comum se colocar embalagens recicláveis na rua e também utensílios que não queremos mais para os catadores pegarem.
Vídeo objetivo, claro, interessante
Valeu!
Muito top seu canal
Olá Mauro, tive a oportunidade de conhecer Berlin em 2018 com meu filho, seus vídeos são muito interessantes. Espero em breve retornar a Berlin.
Saúde, um bom inverno, abraço amigo.
Parabéns...
Muito bom, gostei do vídeo. Conheço poucas cidades na Alemanha más, frequento Hamburgo no norte do país, á mais de vinte anos, minha esposa é de lá e temos muitos vínculos pôr lá. A cidade é linda, conhecida como a Veneza do Elba. Porém tenho observado que nos últimos seis ou oito anos,essa parte da reciclagem de lixo, está regredindo um pouco, já foi melhor. No resto, é como disse o Mauro, funciona muito bem. Apesar de eu não querer morar pôr lá, devido ao frio,gosto muito de muitos dos hábitos dos Alemães.
Hamburgo, o meu paraíso ciclístico. Quando vou lá visitar a minha filha (coisa que não faço há quase 3 anos), saio de casa cedo e pedalo por 3 ou 4 horas, visitando os belos recantos da região. Lá tudo é belo e tranquilo para o ciclista. Até um grande cemitério que fica no norte da cidade, é um local onde se praticam caminhadas e ciclismo. Um dos meus passeios preferidos é na rota ciclística que acompanha o canal do Alster. Para os dias de maior disposição, um bate e volta, com pernoite, até Lubeck, é uma boa pedida.
@@MrSaraivasilva pois é Wagner, é verdade. Pedalar em Hamburgo é muito bom,pra todos os lados que se vai, sempre tem um atalho por lindos caminhos e belos jardins. O cemitério que você mencionou,Ohssdorfer Friedhof , é simplesmente o maior cemitério parque do mundo. E Lübeck é um charme á parte com seu lindíssimo centro histórico,lá têm o melhor marzipam, Niederegger. Vale também um passeio até a praia de Travemünde, é muito perto e vai com o transporte público da cidade.
Boa noite obrigado pelo vídeo
Amei teu vídeo. Cheguei agora e já me inscrevi. Obrigada pelo conteúdo ❤
que interessante
Conteúdo com muitas informações, obrigado pelo vídeo! 👍🏽
Muito fofa a doação no final do vídeo
Ahahahah, nao peguei nem o protetor labial ahahaha
Incrível!
Tem que ir muito longe não, em Pirenopolis GO tb se come no açougue, espetinhos 😀👏
ahahahah, boa!
Ótimo vídeo. Acompanhando sempre
Muito bom, tenho muita vontade de comer nos açougues, mas toda vez que tentei não rolou, pois não falo alemão e o tio não falava inglês. Agradeci, entrei num Edeka e comprei um lanche de salada de ovos e bacon. Adoro os vídeos!
Mora onde, Welson?
Leva o celular, escreve no tradutor e mostra a eles. Tenha coragem, vá vc não irá se arrepender de ter feito novas experiências!
As pilhas, vc pode descartar nas drogarias. Tem uma caixa de papelão ou uma lixeira parada antes da saída.
Também os supermercados tem umas caixinhas onde vc pode descartar. O Lidl antes não tinha, agora alguns já oferecem.
Pois é, o tonto morando aqui há 15 anos quase e o nível de atenção pra algumas coisas lá embaixo. Talvez porque não é algo que descarto tanto. Mas já aprendi que aqui perto de casa tem o Edeka pra descartar.
@@DestinoBerlim eu não diria tonto. A gente aprende coisas novas todos os dias, independente de onde estamos. Tenho pilhas aqui em casa por causa da minha filha, porque ela tem nos brinquedos. Por isto minhas idas com pilhas as drogarias ou mercados é mais frequente 😉
Muito legal, Mauro! Parabéns pelo teu vídeo👏👏👏
Tava já com saudade de seus comentários. Viu como o canal tá bombando?
@@DestinoBerlim tá muito legal! 👍 Teus comentários, relatos e vídeos, são excelentes! 👏👏👏
Saudades dos seus vídeos...
Muito bom o vídeo, as informações, a edição, enfim
Se fora eu aí pegaria correndo o protetor solar e o labial. Uso muito aqui onde moro - Bauru-SP
Muito legal
Cai de paraqueda aqui e adorei😍😍
Esse vídeo me dá vontade de me mudar pra Alemanha amanhã
Há quem vá dizer o contrário ahahahah
Muito bom, Maurooooo! Esse "whey de mulher grávida" heheheh E OBRIGADAAA por colocar a questao do "fazer xixi sentado"... Importanto prozómi que vem nao dar furo. ;) Beijas!
😍
Muito bom o vídeo, só pra variar :)
Bacana.
Gosto muito de ver lugares e costumes diferentes,grande abraço ❤️
Muito interessante.
Fui por 3 meses e adorei esses pequenos sistema de reciclagem .
Deveria insistir no mundo!
muito obrigada! 🙏🤗🙏
Cada vez melhor! Adorei seu vídeo.
Como sempre muito bom....
Muito legal, gostei! São hábitos que fazem a diferença! Quanto a resistência aos cartões em geral, realmente achei estranho.
Depois da pandemia acho que mudou um pouco, agora se aceita cartão em mais lugares, pero seria bom explicar que em supermercados como Lidl, Rewe, asim como as grandes tiendas e lojas como em Kudam, todas aceitan..
Muito bom seus vídeos. Acabo de me mudar pra Berlim e não sabia disso não. Ainda bem q ninguém liga pra ninguém aqui. Pq vou começar a olhar mais pros “lixos”. De verdade!
Mora onde?
Estou temporariamente em Prenzlaueberg. Mas ainda não encontrei o “meu lugar”. E você?
Ps: amo seu canal.
Somos vizinhos então :)
Sempre um querido!
Conteúdo maravilhoso.
Parabéns, Mauro.
Excelente vídeo!!
É super legal ver um povo que reconhece a sua identidade. Seria tão bom se conseguíssemos ser assim no Brasil.
Acho que reconhecemos a nossa também... acha não?
@@DestinoBerlim , o racismo institucional e a descriminação de classe deixa bem claro que nossa gente não tem a menor empatia pela dor do outro, nunca teve e não estou seguro que isso possa mudar.
@@querubimsantos2347, torcer pra que isso mude. São fatos tristes os que você menciona...
@@DestinoBerlim concordo plenamente. Adoraria voltar um dia.
@@querubimsantos2347aqui no Brasil a maioria não tem educação, sem falar na falsidade na inveja olha isso acontece tanto na classe baixa como solta, conheço muito pobre orgulhoso e invejoso😂😂
não vi esse tipo de doação no Rudow nas vezes em que fiquei aqui. Interessante
Nós aqui no norte fazemos algo parecido. Calçados, mesa ou qualquer coisa que venha valer para outra pessoa, deixamos na calçadas separado do lixo. Assim as pessoas pode recolher o que achar nescessário. As latas de cerveja por exemplo, deixo sempre dentro de um saco debaixo da lixeira pq eu sei que alguém vai pegar para a sua subsistência.
Norte, onde, Emerson?
@@DestinoBerlim norte do Brasil (Porto Nacional -TO).
Super informativo