Keynes - Prof. Anderson
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Curso Online de História da Filosofia: hotm.art/histo...
Conheça nossos outros cursos: filosofiatotal...
Preparatório ENEM e MEDICINA: filosofiatotal...
-------------
Keynes
-------------
Keynes nasceu em Cambridge em 1883. Seu pai era professor de lógica e de economia política na Universidade local. Educado primeiro no colégio de Eton e depois estudante em Cambridge, em 1908 o jovem Keynes - então com vinte e cinco anos - é nomeado leitor de economia. Havia sido indicado por Alfred Marshall. Não particularmente interessado na carreira acadêmica, entra no Civil Service, como alto burocrata com funções de conselheiro do governo e representante da Grã-Bretanha no exterior. Durante a Primeira Guerra Mundial trabalha para o Ministério do Tesouro. Participa, vencida a guerra, da conferência de paz com a Alemanha. Também depois da Segunda Guerra Mundial participa das conferências destinadas à criação de um sistema monetário internacional. Os acordos de Bretton Woods aceitaram, em todo caso, apenas em parte as propostas de Keynes.
Do mesmo modo que David Ricardo, Keynes se enriqueceu com bem-sucedidas especulações na bolsa. Foi também diretor de uma sociedade de seguros. Alcançando o prestigioso cargo de governador do Banco da Inglaterra, em 1942 Keynes recebe o título de lorde Keynes, barão de Tilton. Este “sustentáculo fundamental da nação”, este homem “verdadeiramente insubstituível” - assim o define seu biógrafo R. F. Harrod - morre prematuramente em 1946.
De acordo com Sérgio Ricossa, economista italiano de orientação não keynesiana, talvez Keynes não seja o maior economista de nosso século, mas sua Teoria geral tem toda probabilidade de ser o livro de economia mais citado. E há razões para isso. Saído em 1936, ele fornecia ampla explicação teórica da misteriosa catástrofe econômica iniciada em 1929: um colapso repentino dos preços, da produção e da ocupação, um retorno difuso da miséria em nações que haviam demonstrado saber ser ricas. Ao mesmo tempo, a Teoria geral fundava novamente sobre bases novas a ciência econômica, e fornecia aos homens de governo um novo modo de fazer política.
Embora pretendendo salvar o regime da propriedade privada, Keynes considerava absurdas as pretensões do liberalismo desenfreado, e era de opinião que seu trabalho provocaria “grande mudança” e subverteria “os fundamentos ricardianos do marxismo. Já como aluno de Marshall, dotado de forte senso prático, polemista brilhante e conhecedor de vastas áreas da matemática, Keynes influiu de modo decisivo e direto sobre a política de seu pais. Seu ponto de honra foi o de ter resolvido a maior crise do capitalismo sem ter abraçado o marxismo.
A economia clássica sustentava que um sistema econômico, deixado livre para funcionar em condições de livre concorrência, teria produzido o bem-estar de todos e criado um regime de ocupação plena. Entretanto, em 1924, na Inglaterra, os desempregados chegaram a um milhão e, nos Estados Unidos, no início da década de 1930, um em cada quatro trabalhadores estava sem emprego. Ora, na opinião de Keynes, essa situação não podia ser resolvida com a velha ideia de que, através da redução do salário, se criariam postos suficientes de trabalho.
Escreve Keynes: “Não é nada plausível a afirmação de que o desemprego nos Estados Unidos em 1932 devia-se ao fato de que os trabalhadores rejeitavam obstinadamente a redução dos salários nominais, ou então ao fato de que eles pediam com a mesma obstinação um salário real superior àquele que a produtividade do mecanismo econômico estava em condições de oferecer”. A realidade é que um sistema econômico, funcionando livremente com base em suas próprias leis, não leva necessariamente ao bem-estar de todos e a plena ocupação, como os fatos demonstravam. Com efeito, Keynes tornou evidente que o nível de ocupação é determinado pela soma do consumo e dos investimentos.
Consequentemente, se o consumo diminui ou se os investimentos diminuem, então crescerá o número de desempregados. Os economistas clássicos haviam tecido loas à poupança. A poupança é certamente uma virtude individual, denotando espírito de sacrifício e inteligência de previsão. Entretanto, se todos poupam e ninguém investe, naturalmente toma consistência um fatal círculo vicioso: poupando, não se consome; a queda de consumo leva ao acumulo sempre mais terrível de mercadorias não vendidas nas lojas; a superprodução gera a paralisação das fábricas; a paralisação das fábricas significa a perda imediata de postos de trabalho, além da impossibilidade de novos investimentos.
O Prof. Anderson é licenciado em Filosofia com habilitação em Sociologia, advogado especializado em direito do trabalho e apaixonado pelas Ciências Humanas.
Cara teus vídeos são excelentes!!!! Foda demais, e quem está reclamando olhe o vídeo sobre o Friedrich Hayek ele só passa a ideia do Keynes na visão de Keynes, assim como ele passa a ideia de Hayek na visão de Hayek, parabéns!
Realmente, no vídeo ele só passa o que é o keynesianismo de forma resumida. Não chega a expressar uma opinião a respeito.
Exato.Igual os vídeos dele sobre Marx e Adan Smith ou Locke e Rousseau ou até mesmo em níveis mais filosóficos Platão e Aristóteles.Ele é de fato o professor mais objetivo que existe.Até me surge uma certa curiosidade em saber oq ele pensa,o próprio parece muito sábio.
Exato!
Parabéns pelo vídeo sou aluno de sociologia e vou ser bem sincero você dá um show em todos os meus professores. Eles omitem vários fatos, pois eles tomam partido naquilo que expõe para nos alunos então contão só o que interessam para eles ideologicamente. E um prazer poder seguir seu canal.
Melhor aula sobre Keynes, abordando propriamente a economia . Outros falam biografias.
Keynes é o preferido dos políticos, pois resolve problemas durante a gestão, mas joga a bomba lá na frente! Por isso, Keynes é implementado nas universidades!
Bobagem liberal que nunca apresentou nenhuma solução para as crises como Keynes o fez.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 Deixa de ser massa de manobra... Todo país que ficou rico nunca seguiu as ideias dele.. só depois ..
Olha a Argentina hoje... As ideias Keynesianas sempre foram implementadas Lá e só piorava...
Mas veja agora
Muito atual , maravilhosa essa aula , de verdade
Muito obrigado! 👍😊
Acredito que seja a melhor aula didática sobre o Keynesianismo do TH-cam! Muitas palmas!
Que explicação top! Parabéns, vídeo bem explicativo e de fácil entendimento.
Muito obrigado! 😊
Sempre volto neste video. Maravilha!
Que professor fenomenal! Ajudando muito no estudo da prova da faculdade! Obrigado!
Professor faça, se possível, um vídeo explicando um pouco da filosofia da Hannah Arendt e Ayn Rand
edilson martins apoio
Any Rand seria top, quebrando a mentalidade coletivista senso comum
Seria sensacional
Professor Anderson, gosto muito da sua didática, Parabéns!! Quero dar aulas assim.
nunca na vida tinha assistido à aula de economia tão boa!
Sempre com aulas esclarecedoras, de assuntos aparentemente complexos. Obrigada mestre!!!!!
Parabéns ,Mestre sua explicação de Heggel foi magnífica,e de keynes,tão boa quanto.
ameiiii. me ajudando muito pra estudar pra minha prova de economia
Muito bom!!
Aprendi muito.
Mais didático impossível 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Adorei a Explicação do Modelo Keynesiano
Não sou defensor desse modelo, mas Keynesianismo voltou com força total nesses tempos de pandemia. Não sou adepto de Estado máximo ou Estado mínimo e sim de um ESTADO NECESSÁRIO. Parabéns pela aula, professor!
muito bom, deu pra entender a diretriz, vou procurar aprofundar o conhecimento
Você é o melhor, professor Anderson. Excelente aula
Por isso vamos vivendo nessa onda senoidal de década em década.
Esse professor é um dos melhores aqui no TH-cam!🤜💓🤛
Professor, já que vem abordando direta ou indiretamente o tema do liberalismo clássico, poderia falar sobre o "liberalismo social", qual a visão política e econômica dessa corrente? Obrigado.
Keynes foi genial. A sua ideia de
que o Estado tem que gastar o din
heiro que *não* tem, fugindo da
contração da demanda efetiva, o
coloca no Panteão dos maiores
economistas de todos os tempos.
Genial onde? Só viu o que o Roosevelt fez, e a conta chega com juros
@@eric18993 Em verdade, o genial
é você. Não perco tempo com ro
borts " austríacos " . Estude e volte .
@@villalobos1981 Onde que eu sou austriaco, seu idolatra.
Por que vc usa o nome de um defunto charlatão?
@@eric18993 Verdade ! Você não
fala alemão . Quais sua credenci
ais acadêmicas para rotular o Pai
da Macroeconomia de " charla
tão " ? Está muito fraco. Estude e
volte .
Que video mais simplista sobre Keynes. Claramente esse prof. curte Hayek., dedicou 2 videos sobre a obra dele. Acho que os dois pensadores tem material suficiente pra fazer videos com a mesma profundidade de abordagem.
professor anderson parabens pelo canal é mt informativo e o senhor é bem imparcial explicando e mt eloquente
Só em abrir o vídeo sobre Keynes a gasolina foi pra 15 reais o litro kkkk
tamo vendo
Não sei, mas nosso governo liberal botou a gasolina a 4,80, enquanto o governo Keynesiano deixava ela na casa dos 3 reais.
@@fernandoconde4335 Mais era um preço controlado artificialmente, governo que a parti de canetada controlava. Esse atual é o preço real da gasolina, e com crise que eatamos vivendo ainda piora.
E só lembrando que foi essa política de endividamento de keynes que é que estamod em crise desde de 2013 pela dilma burro
@@pedrovictordonascimento9581 aguardemos o ultra liberal Guedes resolver o preço do dólar, do gás e da gasolina, inteligente.
@@joseilsonmoises842 Guedes só fez merda até agora, chamar ele de liberal é piada
Mais uma aula fantástica professor. Parabéns pelo trabalho.
Você é muito bom, vou mandar seu vídeo para os meus colegas.
Melhor vídeo de Keynes que encontrei! Obrigada!
Obrigado , eu adorei a aula.
opa,vídeo novo ou é IMPRESSÃO minha?kkkk
IMPRESSÂO KKKKKKKKKKKKKKKK
Tem como curtir esse comentário DEZ VEZES ?? Kkkkk
A explicação desse vídeo é linda! porem ta tudo ERRADO! kkkkkk
KKKKKKKKK
@@charuteiro9392 KKKKKK de fato
Muito bom, melhor vídeo encontrado sobre o assunto aqui no TH-cam!
Faz um vídeo sobre o Paulo Freire 😉😉 .... Seria interessante !
Explicação muito boa. Parabéns, professor!
Vai ter uma galera que vai ignorar o vídeo só por ser sobre o Keynes,mas argumentar contra alguém que discorda de você sempre é bom para ver a consistência dos seus argumentos e deixa-los melhores ainda,e o senhor está me devendo explicações sobre o Bawerk agora vou cobrar o juro dos juros sobre a teoria dele sobre o juro
Eu gostaria que esses doentes fossem a um país realmente anarco capitalista e trabalhassem de forma terceirizada, com pouco salário ( o qual dá nem para se sustentar ), sem direitos trabalhistas, com alta carga horária de trabalho e com a possibilidade de ser demitido a qualquer momento, para eles verem o nível de merda que eles defendem.
Por isso que esse país é uma merda, pois é tomado por acéfalos que não querem estudar por si, comprovar se o que o povo os argumentos nos quais as pessoas defendem é real, mas não, se está na internet é verdade! Na hipótese de youtuber ou páginas quaisquer defenderem que comer merda é bom, eles acreditaram fielmente sem comprovar ! Povo massa de manobra!
Depressão Profunda Não existe país Anarcocapitalista, porém os que se aproximam desse modelo, como a Dinamarca e a Suíça, são países excelentes, que estão sempre entre os líderes nas pesquisas de países com melhores condições de vida, então amigo melhor parar de querer forçar esse seu ódio pois dá para ver claramente que sua argumentação é a base da violência e não dá racionalidade
Depressão Profunda Cara, sinceramente, você só falou bobagens.
Para início de conversa, o principal objetivo do Libertarianismo não é a defesa do livre mercado, mas sim do individualismo, uma vez que quem possui direitos não é o coletivo, mas sim o indivíduo. Sendo eles o direito à vida, liberdade e propriedade, desenvolvimento pelo empirista John Locke. O livre mercado é apenas um reflexo da defesa dos direitos naturais e do indivíduo.
Em uma sociedade de livre mercado, não haverá países ou nações, porque é algo totalmente arbitrário definir fronteiras sobre uma terra que não é sua, nem minha, nem do povo, nem do governo. As únicas fronteiras seriam referente à propriedade, haja vista que possuem donos que trabalharam e cooperaram com outras pessoas, tendo o fruto do seu trabalho e das suas ações.
Lamento, mas não foram os direitos trabalhistas que garantiram menos jornadas de trabalho aos trabalhadores, mas sim ao acúmulo de capital proporcionado pelos capitalistas, uma vez que esse acúmulo foi destinado a melhoria dos meios de produção, proporcionado uma melhor produtividade, maiores salários, por tempos de trabalho mais baixos.
Não adianta mudar a economia na base da canetada, assinando decretos. Isso é algo temporário !!! Além disso, no início da Revolução Industrial, medidas governamentais foram implementadas para melhorar a vida dos trabalhadores, mas não adiantaram, devido a precariedade dos meios de produção.
Eu, particularmente, se estivesse desempregado, preferia ganhar pouco, mas ter emprego. Em vez de ter um salário definido independentemente da produtividade, mas não ter emprego, afinal, existem serviços que necessitam de mais horas de trabalho do que outros.
Que post débil mental, a começar com o "só por ser pobre". VOCÊ CONHECE GERALDO RUFINO?
Sou Anarcocapitalisma, vamo debater ?
Professor faz um vídeo sobre o Sociólogo George Gurvitch
Obrigado pela sugestão! 👍✍️
Na vida real nós, simples mortais, devemos poupar e consumir com inteligência e moderação.. um meio termo entre Milton Freidmam e Keynes.
Aula maravilhosa, obrigada por salvar meu semestre
Keynes esse sim revolucionou,refutou todos que pesam que liberalismo é solução!!!!!
A vontade de rir é grande mas a de chorar é maior com tal afirmação
@@leandrofernandes2051 minha afirmação tem fundamento,foi o método de quem que tirou o estado unidos e o mundo da crise económica,foi o método de quem que vigora até hoje, um método que não visa nem esquerda nem direita o equilíbrio só assim todos ganham!!!!!
@@welingtonmartins7562 serio, vc nao sabe o q ta falando.
O metodo kenesiano cmausou a crise e perpetuou a crise.
Nao te condeno, apenas acho q não sabe o q esta falando
@@leandrofernandes2051 também não te condeno muita gente está iludida com o liberalismo se o liberalismo fosse bom,para todos eu também apoiaria porém sabemos que não é já vivemos em um país muito desigual o que não precisamos é de um sistema que nos torne mais desigual ainda!!!!!
@@welingtonmartins7562
Cara acredite, o liberalismo da certo sim, e isso independente da questão ética.
"A sociedade que coloca a igualdade à frente da liberdade irá terminar sem igualdade e liberdade."
Essa frase é do friedman e retrata exatamente o argumento perfeito pra te refutar. E quanto as ideias de keynes, São verdadeiras canoas furadas, ideias de curto prazo e q soam como musica nos ouvidos dos burocratas, afinal simplesmente diz o q querem dizer, ou seja, mais dindim pra eles gastarem e se perpetuarem rsrs.
Parabens professor, melhor canal do youtube com certeza!
Você é muito bom, professor.
Provado e aceito as idéias de J M Keines após Neal Deal um sucesso
Resolveu o problema, missão cumprida.
Quem casou a crise de 1929?
O "Livre Mercado?" que de livre não tinha nada!!!
Ou as intervenções do estado na economia?
Como o próprio banco central abaixando o juros na "canetada" distorcendo todos os parâmetros na economia antes da crise!!!
Com certeza a intervenção do estado Americano na economia!
Sem contar com a lei que aumentou a reserva fracionária dos bancos e "autorizava" (obrigava) os bancos a emprestar dinheiro com mínimas garantias! Pronto, está feita a merda. Igual que 2008! Eh gracas a Lord Keynes que as economias capitalistas intervencionistas possuem um ciclo de prosperidade e logo uma crise profunda! Em resumo, abrem um buraco pra fechar outro!
Não é possível investir sem antes haver poupança. O que Keynes chama de “investimento” é dinheiro de impostos do povo para construir coisas aleatoriamente de acordo com critérios políticos.
Adorei sua explicação
Muito boa aula. Parabéns professor
Professor, só agradece... s2
Parabéns professor, eu sou o professor Jota e você acabou de ganhar mais um inscrito!
que video incrivel professor
Antes da intervenção do mercado quem investia em Infra-Estrutura?
Excelente didática!!!!!!
Professor qual o economista mais importante desse século? ou seja oque mais influência hoje em dia as ideias econômicas?
Thomas Piketty, talvez
Falta muito ainda para definir um mais importante do século.
Existe muita política que influi nessa questão. Keynes se não tivesse sido aplicado no New Deal por exemplo, ninguém saberia as ideias do cara.
parabéns pela aula!!
Países liberais desenvolvidos: indústria moderna, produtiva e competitiva, que disputa empregos causando altos salários, que disputa mercado causando o menor preço e a melhor qualidade dos produtos possível, o que gera demenda por tecnologia e aumenta o poder aquisitivo, que tem saúde gratuita (exceto os eua), que tem massivo investimento em educação, que intervem no mercado em momentos de crise (eua em 2008).
Liberalismo no Brasil: lobyes entre especuladores, latifundiários, capitalistas extrangeiros, banqueiros e monopolistas indústriais com o estado, isenções físcais, privatização de minas, energia e infraestrutura, conceções, diminuição das leis trabalistas, diminuição dos programas sociais, pobreza, desescolarização, falta de mercado consumidor, mão de obra desqualificada, monopólio dos bancos, baixo crédito para indústria, oligopólios com pouca ou nenhuma competição, baixa tecnologia, desemprego, e exportação de commodities.
Parabens, otima explicação!!!
Excelente video
Muito bom !
Teu trabalho é bom demais
Professor, fala sobre Ayn Rand
Muito bacana, professor! Obrigado!
Excelente aula! Gostaria de uma sobre #MichelFoucault
Professor, tenho dúvidas na questão da intervenção do estado na economia:
1) O sistema monetário sempre foi estatal o que significa que o estado era quem regulava a moeda certo ? Então tecnicamente o mercado não era livre, mas aí o que seria um estado livre?
2) Impostos sempre existiram ou não ? só depois da década de 30 que se passou a tributar o lucro ?
Ótima aula , gostei muito
Vc é 10! Ótimo professor!!!
O efeito multiplicador dos investimentos estatais é a parte mais brilhante de Keynes, na minha opinião. É comum se pensar que cada dólar que o Estado gasta, é um dólar de riqueza a menos disponível.
Fala sobre Robert Dahl
Esperando o mercado resolver os problemas...
O vídeo inteiro está errado, mas ainda que levássemos o que Keynes fala com verdadeiro, há uma correção: Quando você fala que a solução da crise é aumentar o investimento para estimular o consumo, estás admitindo que produção gera consumo, o que Keynes dedicou um capitulo de seu livro para tentar refutar -- a deturpada Lei de Say.
pq vc não posta mais videos⁉
Posta mais videosssss❤❤❤❤❤❤
Professor, qual sua opinião sobre escola sem partido? Quando penso no assunto, penso no senhor, um professor que explica muito bem todos os lados...
Me lembra muito um candidato a presidente que foi processado por um prefeito!
De onde vem o dinheiro que o estado gasta mesmo?
Melhor professor de humanas
Ótima aula, parabéns!
Esse cara é fera
Gostei muito!!!!!
Digam o que quiserem mas keynes foi um gênio
Esse professor é mt bom
Mas em 31 caiu dois pontos no desemprego. Thomas soller já provou que essa ideia de acabar a pobreza fez a economia estagnar uma década
O New Deal foi antes do Keynes publicar a Teoria Geral
Bem Que você poderia falar sobre a economista britânica Joan Robinson
MAGNIFICO
O problema é que o estado não gera renda. E fazendo isso o estado incompetente toma espaço dos competentes quebrando toda a estrutura de produção.
Professor, sou admirador do seu canal e do senhor. Gostaria de conhece lo um dia, bater um papo, trocar uma ideia. Forte abraço.
Keynes foi uma das maiores mentes da história da economia, ver um monte de gente que nunca leu um livro dele o criticando é triste. Eu não concordo com muita coisa de sua teoria, mas o admiro como grande pensador.
Ótimo vídeo, professor!
Algumas pessoas classificam Keynes como liberal, essa afirmação é correta?
Não
A mão invisível foi uma critica implícita a adam smith?
Ótimo vídeo! Fala sobre Marshall :)
Gênio o cara velho
Keynes é o maior economista de todos os tempos - inclusive seus ensinamentos foram utilizados para superr a grande crise de 2008 no mundo Ocidental, inclusive no Brasil. Ass. economista.
Maior em altura, só se for
Se a poupançar causa a queda de investimentos, como vai investir sem poupar? Não entendi essa parte.
Empréstimos bancários a juros baixo.
As pessoas que poupam não são as mesmas que investem. Quem poupa são os empresários, os trabalhadores assalariados gastam tudo o que ganham.
Denner Wylliam parabéns por descobrir um dos erros da teoria de Keynes. Realmente não faz sentido, logo não tem como isso ser verdade.
@@leonardoclash2031 e da onde os bancos tiram o dinheiro para emprestar? DAS PESSOAS QUE POUPAM SEU DINHEIRO LÁ, SEU ANIMAL.
Quando tu quer comprar uma casa, tu fica anos morando debaixo da ponte até juntar dinheiro pra comprar uma casa a vista?
Ótimo vídeo !!!
É, pelo pequeno detalhe de que na verdade o estado não ficou esperando a crise passar.
Gostei👏
Professor, quais foram os 4 países que adotaram o keynesianismo?
Itália, Espanha, Brasil e o próprio estados unidos até hj é keynesiano
Sem contar que ainda tem a França huehue
Que coisa absurda.